Confesso que todo este texto foi escrito e rescrito algumas vezes ao longo das últimas 48 horas, mais umas cheias de dores de cabeça para os sportinguistas e para a composição do nosso plantel. O regresso de Battaglia, que parecia certo, é afinal mais um problema para resolver. A afirmação de Francisco Geraldes ficou definitivamente afastada da equação, a venda de Palhinha parece mais do que certa por estas horas, o alvo prioritário Badelj assinará afinal pela Lazio, Domingos Duarte e Demiral não estarão no plantel da próxima temporada e jogadores como Coates ou Acuña serão incertezas até dia 31 de Agosto.
E se do lado das saídas o cenário ficou definitivamente desolador (apimentado com a saída de Gelson Martins para o Atlético) os rumores de entradas não são motivo de celebração. Enzo Perez, um ex-benfiquista exilado na Argentina, Vukcevic ou a arte de ser associado a um clube por três verões consecutivos, a falta de avanços no rumor Slimani (ou qualquer outro avançado já agora) e até Paulinho, ponta-de-lança do SC Braga que, pese embora a excelente temporada que fez o ano passado, não me parece ter argumentos para representar o Sporting Clube de Portugal.
Perante tantas notícias e contra-informação, fico mais uma fez estupefacta com a capacidade que este clube tem em mexer pelo prazer de mexer e constantemente apostar num mercado cada vez mais inflacionado, numa altura que se exigia mais que nunca a reaproveitação de recursos que temos disponíveis e a poupança para os tempos que se avizinham. Quanto mais não seja para estabilizar um plantel que tem de ser gerido com pinças, alegrar alguns adeptos que só encontram em alguns jogadores a força para regressar a Alvalade ou até para desportivamente usufruir de excelentes alternativas.
Toda a calma e ponderação que senti na entrevista de José Peseiro, que me pareceu realista e estranhamente positivo nesta altura, foi rapidamente substituída pela tão bem conhecida incerteza e desilusão. E este texto, que até era sobre um treinador que nos disse claramente que teríamos vários sistemas de jogos e que já testou o 4x3x3 e o 4x4x2 (com a presença de Nani atrás da referência ofensiva) deixou de fazer sentido porque deixámos de ter certezas que possam suportar qualquer teoria táctica.
Nas próximas eleições, votarei claramente no candidato que denuncie o constante recurso ao mercado de transferências, que fale abertamente do projecto de integração de jovens jogadores ou jogadores da formação, que assuma que erros de casting vão existir sempre, mas que não vai recorrer ao mercado com esperança e sim com certeza.
Os sportinguistas estão cada vez mais privados de referências, não se identificam com a grande maioria dos últimos plantéis e continuam sem compreender como se podem ter mais de 60 jogadores com contrato profissional e mesmo assim chegarem, pelo menos, 10 novos atletas todas as temporadas. E aqui não se trata de mais ou menos qualidade (que deve ser a linha orientadora de qualquer plantel) mas sim dos tais recursos. Todos os dias somos lembrados de que não temos fundos para investir, que estamos a montar um plantel com pouco para tentar fazer muito, mas todos os dias temos visto alternativas válidas serem dispensadas com uma facilidade quase assustadora. Tudo isto a uns escassos dias de começar Agosto…
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
26 Julho, 2018 at 17:37
“Nas próximas eleições, votarei claramente no candidato que denuncie o constante recurso ao mercado de transferências, que fale abertamente do projecto de integração de jovens jogadores ou jogadores da formação, que assuma que erros de casting vão existir sempre, mas que não vai recorrer ao mercado com esperança e sim com certeza”, em suma, em quem me apresentar uma ideia de Projecto para o futebol do Sporting, de alto a baixo, e que, ao mesmo tempo, se comprometa a seguir tudo o que de bom foi feito nas modalidades.
Sinceramente, tudo isto já me cansa!
Cansa-me discutir o Bruno de Carvalho. Ouvi-lo ou ler as idiotices que diz!
Cansa-me os 75% vs os 29%…
Cansa-me a conversa do “Bruno ou o caos”, tal como me cansa o anti-brunismo doente!
Cansa-me a conversa da Holdimo e do Ricciardi, que, segundo os haters, estão por trás das candidaturas do Varandas, do PMR e da pseudo-candidatura do Figo! Se chegarem ao Benedito garantem que serão os grandes vencedores em 8 de Setembro.
Cansa-me debater as rescisões, sempre em 2 ou 3 teclas!
Cansa-me a conversa da treta que esta CG está a fazer um grande trabalho – foda-se!!!! – e que até se devia candidatar!
Cansa-me a inércia no mercado!
Cansa-me a conversa de vendedor de banha da cobra do Cintra e do avozinho da CG!
Esta época tem tudo para ser traumática! Tudo fazem para que se parta muito atrás da concorrência e até muito atrás do Braga!
Neste momento sinto-me demasiado cansado e desiludido para ir no sábado a Alvalade – até por razões extra Sporting! Mas amanhã ainda é dia…
Tudo fazemos para não ter sucesso!
Como é possível?
Como é possível, com tiros nos pés desde que me conheço, com tão poucos títulos onde realmente eles fazem a grande diferença, ainda sermos este clube grandioso?
26 Julho, 2018 at 17:46
Grandiosos camelos, eu diria…
26 Julho, 2018 at 17:46
Tiros Nos Pés é a nossa principal modalidade!
26 Julho, 2018 at 17:47
As xs até acho que o objetivo é esse mesmo, cansarem as pessoas.
26 Julho, 2018 at 18:14
Eu neste momento também estou cansado de tudo isto.
São os jogadores que deveriam ficar e vão, são os que deveriam ir e não vão, é a indefinição da equipa de futebol e a indefinição do futuro do clube.
Decidi que até dia 8 de Agosto mando lixar os candidatos. A partir dessa data logo pensarei nisso.
Sábado lá estarei.
Mas até o que habitualmente é o jogo mais descontraído da época, em que muitas vezes a verde e branca fica na gaveta a gozar o defeso, este ano cansa pensar no que será a reação dos Sportinguistas ao CG, à equipa, principalmente aos regressados e muito particularmente ao Bruno Fernandes, que hoje até perdeu uma boa oportunidade para estar calado, a reação dos jogadores às claques, o ambiente geral.
É o que temos e só quero que role a bola.
Quanto aos negócios, podemos contestar à vontade que eles, como todos os outros, estão-se a cagar para as nossas opiniões e fazem o que querem.
26 Julho, 2018 at 18:18
Isso tudo! 🙁
26 Julho, 2018 at 17:45
Venham as ideias dos candidatos. Mas o pior é se não as há ou se são todas iguais.
26 Julho, 2018 at 17:52
«Falo diariamente com ele, é um amigo. Estou feliz por ele, deu um grande passo na carreira, espero que tenha toda a sorte no mundo»,
Havia necessidade de dizer esta merda.
Estes gajos … dasse.
26 Julho, 2018 at 18:13
Exacto…
Foda-se!
26 Julho, 2018 at 18:17
Se há coisa que eu não espero de jogadores da bola, da grande maioria, são declarações sensatas.
Triste mas verdade
26 Julho, 2018 at 18:54
Mas podiam “ensinar-lhe”…
“descule a essa pergunta…não respondo…”
Sempre era melhor que dizer “patetices…”
SL
26 Julho, 2018 at 18:27
cuidado … com os reparos aos meninos pode-se criar o tal mau ambiente …
26 Julho, 2018 at 19:03
Depois ficam sem condições psicológicas…
26 Julho, 2018 at 17:53
Formação com o caralho, Scouting de ponta e alguém há-de pagar!
Provalmente, é melhor apoiar um PSG ou RM… Diz que têm mais dinheiro.
Se é para apoiar sem referências, de que serve apoiar o futebol do Sporting?
26 Julho, 2018 at 18:44
O problema está precisamente aí, nas referências. Porque é que têm de ser formados cá? As minhas referências de sempre são Balakov, em termos de qualidade e Sá Pinto em Sportinguismo. Nenhum foi cá formado.
Referência é o jogador que escolhe fazer carreira no Sporting (independentemente de depois poder sair mediante boa proposta para o clube).
A ideia de fazer dos putos referências faria sentido se a regra fosse o parágrafo anterior. Infelizmente é a excepção.
26 Julho, 2018 at 19:09
Porque o contexto mudou (Partilho as referências).
Perdemos o comboio financeiro e estamos a anos luz de voltar a fazer contratações dessa dimensão (Bala foi para encher chouriços, a estrela era o Iorda).
26 Julho, 2018 at 18:00
Olha eu nem gostei da entrevista do Peseiro. Não senti segurança nem crença. Mais valia ir um de nós treinar aquela malta e transmitir lhes a nossa fé e o nosso entusiasmo.
26 Julho, 2018 at 18:09
Os verões da anterior direção eram demasiado calmos, vai daí a elite que comanda o Sporting decidiu apimentar a coisa.
Num ano em que não temos champions e temos obrigatoriamente que reduzir o teto salarial não sabemos nada sobre o clube. Não sabemos se há dinheiro para aquisições (mas já fizemos vendas), não sabemos se vão reduzir o número de atletas com contrato, não sabemos se vão apostar na formação, não sabemos que tipo de jogadores vão contratar, não sabemos se há dinheiro para craques, não sabemos se vão comprar já as VMOCs ou se estão a resguardar uma parte do valor das vendas para comprar as Vmoc´s, não sabemos se há contratos assinados com o Wolves, Atlético e Olympiacos para a venda dos atletas mediante uma decisão desfavorável aos jogadores….no fundo, não sabemos que c*r*lh# andam lá eles a fazer.
26 Julho, 2018 at 18:15
Os Verões da anterior direcção eram calmos porque eram só contratações cirúrgicas… Umas 10 ou 12…
26 Julho, 2018 at 18:58
Todos os verões no nosso clube há novelas meu caro: as últimas foram Bruma, Carrillo, Adrien.
26 Julho, 2018 at 19:05
Não percebo…
Estavas à espera de saber o que faz uma direção que ninguém sabe como foi escolhida?
Olha… um lírico…
26 Julho, 2018 at 18:14
O Sporting foi buscar este menino a Braga
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/flavio-nazinho-troca-formacao-do-braga-por-alcochete-9641517.html
26 Julho, 2018 at 18:17
Vocês falam falam…ate ao colapso geral !!!!! Parabéns….
26 Julho, 2018 at 18:25
Pelos dados até agora disponíveis (vamos ver quando fecharem os plantéis) dos quatro primeiros (FCP/SLB/SCP/SCB) o SCP é aquele que irá integrar menos atletas oriundos da formação….
Grande CG e treinador …
Siga a marinha …
26 Julho, 2018 at 18:31
Se é para mudar de paradigma também mudamos nesse sentido. Tinhamos no minimo 3/4 formados a titular, este ano se calhar temos 1/2 e enviamos mais valias para rodarem enquanto vamos buscar os Enzos da vida. É o que dá esperar pelo fecho de mercado para ter eleições quando as mesmas podias ser feitas no início de agosto
26 Julho, 2018 at 19:06
Mas… depois como é que uma certa comissão fazia o que lhe apetecia quando se gasta €€€??
26 Julho, 2018 at 19:17
Pois mais um passo do golpe
26 Julho, 2018 at 18:28
Acho que este comentário se calhar era mais apropriado ao post anterior, mas como aqui também se fala de formação aqui vai:
Em qualquer actividade economica, há uma garantia de sucesso ( que deve ser sempre acompanhada de uma inovação constante ), qual é ( para já vamos deixa de fora as questões inerentes ao futebol português e aos jogos de bastidores )?
Muito simples, o controlo de todos os vectores considerados importantes. Como os identificamos? Muito fácil, olhando para a estrutura de custos e identificando quais possuem maior expressão.
Então analisamos a N/ SAD, a que conclusão chegamos? Investimento em jogadores e respectiva massa salarial. Este é o vector que mais peso tem dentro da N/ estrutura de custos. Assim sendo somente através de um controlo da N/ matéria prima ( jogadores ) poderemos ter garantido o sucesso.
Através da formação de talentos estamos a garantir jogadores com elevada qualidade a baixo custo, o que nos permite libertar capacidade de investimento para outros vectores que sejam prioritários.
Assim sendo, facilmente chegamos a conclusão que numa actividade como o futebol, ainda por cima como o N/ futebol, onde por falta de uma politica desportiva e de promoção do futebol português, é tão dificil realizar receitas é fundamental a aposta na formação.
Para um clube como o Sporting Clube de Portugal, que teve uma posição dominante no “mercado” da formação torna-se ainda mais fácil pois as diversas decadas de aposta na mesma levou a que neste momento ja faça parte do N/ ADN …
Levanta-se então a questão: O QUE SE PASSA PARA QUE O APROVEITAMENTO DE JOVENS TALENTOS ESTEJA A DIMINUIR?
Resposta simples: DEIXAMOS DE INOVAR, DEIXAMOS DE INVESTIR, FOMOS ULTRAPASSADOS PELO CONCORRÊNCIA
Desde a utilização do lar para o jovem jogador, desde a criação da rede de scouting nacional ( em 86 através de Aurélio Pereira, quem se baseou nos sócios, bombeiros, policias, alguns árbitros e desta forma conseguiu abranger todo o território nacional e ilhas ), através da edificação da academia ( aposta na excelência da metodologia de treino ), …. mas eis que após o Presidente Filipe Soares Franco, deixamos de inovar e pior ainda começamos a desinvestir … resultado??? Perda do domínio do “mercado” da matéria prima … Quando BC chega á Presidencia toda a rede de scouting estava com dois anos ( 24 meses ) de avenças e despesas em atraso, o que levou a que perdesse eficácia. Mais, o Benfas á 10 anos atras lança uma inovação dos CFT ( centro de treino e formação ) de proximidade sem que o SCP tenha reagido, acrescido da dispensa do Prof. Pedro Mil Homens ( sem que tenha sido substituido por alguem com igual perfil, formação e experiencia ), uma politica de exigência de resultados/vitórias de forma a encobrir a menor valia das N/ equipas e por fim a ausencia por doença do Sr. Aurélio Pereira, leva a que neste momento tenhamos menos capacidade de captação de jovens talentos.
No ultimo ano, Virgilio Lopes, lançou o projecto das Academias Sporting de proximidade, que nos podem no espaço de tres anos, ajudar a recuperar algum do terreno perdido. Mas falta um director tecnico da academia com conhecimento e capacidade para voltar a impor questões tão simples como o talento em detrimento do rendimento, metodologias de treino e de jogo iguais em todos os escalões, identificação e potenciação dos jogadores tipo A, etc etc etc.
Se começarmos agora, podemos voltar a ter uma posição de força na //captação e formação de atletas e podemos voltar a ter jogadores que aos 17/18/19 anos assumam um lugar de destaque na equipa principal.
So assim, controlando a matéria prima a baixo custo, podemos ter capacidade de investimento em jogadores de elevado qualidade e neste mix podermos ter equipas competitivas. Mas isto é outro assunto, que politica desportiva e que objectivos ….
SL
26 Julho, 2018 at 18:43
Caro amigo
Estes nomes dizem-lhe algum coisa:
Manuel Petronilho
João Aranha (não o do FP).
Outro ?
Eugénio Ribeiro
Valdemar
Osvaldo Silva
César Nascimento (talvez o melhor treinador de futebol juvenil)
Mário Mateus
Tomé
Bastos
Bernabé.
O Aurélio é significativo, mas a equipa era fundamental.
A equipa de olheiros era algo diferente da que diz …. mas ficamos por aqui
26 Julho, 2018 at 18:44
O João Aranha era Manuel João Aranha
26 Julho, 2018 at 18:49
Já agora dessa época de Manuel Petronilho talvez o melhor dirigente do Futebol Juvenil que passou pelo Sporting que passava mais de quinze horas ao serviço do Clube, dos atletas das seleções só falharam três ( João Pinto, Caetano e Paulo Alves) de resto todos passaram pelo SCP.
Outros tempos, outras pessoas, outros métodos, outra filosofia, outros modos de trabalhar, com míseros ativos um campo pelado ….
26 Julho, 2018 at 18:53
o paulo alves o avançado que depois esteve no maritimo?
e o joao pinto é o joao oliveira pinto?
26 Julho, 2018 at 18:57
Riga,
Sim o Paulo Alves de Vila Rela que foi para o FCP
O João Pinto que refere é do Castelo (se não fosse o ambiente familiar e outras situações … e ele sabe que ainda há tempos falamos, ele está no SJFP) podia ter sido um dos melhores futebolistas português … mas quando a cabeça não tem juízo.
O João Pinto foi o homem do Boavista que esta na seleção.
26 Julho, 2018 at 19:01
o paulo alves tambem passou pelo Sporting, vindo do maritimo, em 95/96 ou 96/97, saindo depois para o bastia
26 Julho, 2018 at 19:03
Sim mas já como senior …
26 Julho, 2018 at 18:53
Esqueci-me de um homem fundamental o celebre senhor FERRÃO … que homem … que dedicação ao futebol juvenil do SCP ….
26 Julho, 2018 at 18:54
Não havia um Ernesto Santos?
26 Julho, 2018 at 18:59
Falta-me um da equipa que trabalhava na área dos despachantes oficiais que nos tratávamos por alcunha e não recordo agora o nome ….talvez seja esse, só fazendo uma busca … mas pode ser
26 Julho, 2018 at 19:07
Mario Lino, Carvalho, Osvaldo, Cesar Nascimento, Fernando Mendes, etc etc etc.
em 1985 Aurelio Pereira é campeão nacional de Juniores ( agora sub19) .. Keith Burkinshaw acaba de chegar ao Sporting e impõe um treinador inglês para o escalão … O presidente Amado de Freitas e Dias Ferreira chamam Aurélio Pereira e lançam-lhe o desafio para ele ser a pessoa responsável pelo acompanhamento dos jogadores que iam ser emprestados. Ele declina e pede 48 horas para lhes avançar com uma proposta de trabalho. Assim foi e nessa reunião apresenta o projecto de alargar a rede de scouting a nivel nacional a que ambos Amado de Freitas e Dias Ferreira ) respondem positivamente.
Dam-lhe um gabinete, uma pessoa que vem da secretaria e um telefone. Após ajustar a estrutura de proximidade Aurelio lembra-se de avançar atraves dos socios e envia cerca 90.000 cartas ( numero de socios que tinhamos altura com um questionário onde se pretendia saber as ligações ao mundo de futebol e a disponibilidade para colaborar no scouting ).
esteve semanas com a familia a fechar cartas … passadas algumas semanas, ligam lhe da secretaria. Era necessário que ele quando chegasse a Alvalade fosse lá ( ele trabalhava em regime de part-time que so abandonou quando foi criada a Academia ). Trabalhava numa grafica.
Era o caos, os correios não conseguiam entregar todas as cartas de resposta, era necessário ir recolhe-las. Nova tarefa, abrir e selecionar os candidatos.
Apos algumas semanas a rede estava montada. Começam a parecer os LITOS e os RUI CORREIA ( dois nomes do meu distrito ). Com ajuda da policia e dos bombeiros ( entidades sempre presentes nos jogos ) que á segunda feira apos chegar ao gabinete a Alvalade contactava para saber como tinham decorrido os jogos …
OUTROS TEMPOS, SEM INTERNET …
SL
26 Julho, 2018 at 19:23
Caro amigo algumas correções só:
Todos os fatos que lhe referi são até à saída do senhor João Rocha.
Praticamente toda a equipa abandona (menos o Ferrão e o amigo que trabalhava na área das Alfandegas).
Sim o Aurélio trabalhava numa tipografia (Novotipo) que pertencia ao Sr. Durvalino que foi o Diretor de Futebol Juvenil que antecedeu o senhor Petronilho.
O Litos (por acaso cunhado do Vermelhinho do FCP e o novo “futre” do senhor Octávio Barrosa) bem como o Rui Correia, são anteriores ao Amado de Freitas, são do tempo do senhor Petronilho e vieram pela mão de um grande olheiro que geria todo o distrito de Aveiro e que tinha um restaurante na quina da Avenida do Brasil com o campo grande onde parte do futebol juvenil comia).
Esqueci um outro nome que igualmente também veio a fazer parte da equipa e que trabalhava nos iogurtes, o Carlos Pereira.
26 Julho, 2018 at 19:28
Quando referi Litos e Rui Correia era para dar um exemplo, Litos com Burkinshaw ja estava nos seniores e o Rui aparece na epoca seguinte … O Sergio Louro aparece na anterior ..
SL
26 Julho, 2018 at 18:34
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Viviano (parece que tem que “ir à faca”?)
Ristovsky – Coates — Mathieu – Jefferson
??
Matheus – Bruno Fernandes – Acuña
Nani – Bas Dost
Com a óbvia falta de um MD (diz-se que Palhinha estará de saída; mesmo que continuasse não sei se é “starting material”) o possível/provável “onze” não me parece muito fraco.
Wendel, Raphinha, Doumbia e Montero no banco…
SL
26 Julho, 2018 at 18:38
Trocava o Wendell pelo Nani. O Nani não é melhor que o BF e este mais recuado não oferece a mesma qualidade de jogo.
Quanto ao Palhinha é difícil avaliar um jogador que está ano e 1/2 no banco e chegou a jogar com o Risto e o Gauld no meio campo se não estou em erro. Merecia mais do que o que o Sporting lhe deu
26 Julho, 2018 at 19:01
Wendell é hype.
26 Julho, 2018 at 19:05
Não concordo. Ele tem boas qualidades, algumas deficiências mas também é novo. Prefiro apostar nele uns jogos a titular do que no Nani
26 Julho, 2018 at 19:09
Não digo que não tenha qualidade ou não venha a ser muito bom, mas para mim está longe daquilo que se pagou.
Hype youtube.
26 Julho, 2018 at 19:20
Foi uma oportunidade de negocio que não se podia passar. Podia ter jogado mais e mostrado mais. Este ano como as coisas estão uma merda espero que lhe dêem a devida oportunidade
26 Julho, 2018 at 20:05
O meu comentário nem é uma crítica.
É mais pelo que vi até agora.
Que jogue e nos agrade 😉
26 Julho, 2018 at 20:10
Espero que sim, mas é preciso apostar nelo o que não parece estar na política da CG
26 Julho, 2018 at 20:53
Brave tenho um amigo que é muito amigo do empresário do João Amaral,do Neto que foi o 1 jogador dele,do krovinovic por exemplo,lampião doente mesmo e segundo o tal empresário,de acordo com os relatórios que fazem dos vários jogadores,o Wendel no Brasil partia tudo,que é muito bom jogador,uma perola,vale o que vale,os empresários nem sempre acertam mas dizem que o gajo é mesmo craque. 😉
26 Julho, 2018 at 21:28
Koki, gosto de te ouvir dizer isso.
Mesmo que no Brasil seja outro ritmo.
Eu parto tudo na praia a jogar contra o meu puto.
Mas mais a sério, que tenha oportunidade. Como daqui a pouco sou o único gajo da Tasca com Box vou puxar por com uma tarja.
🙂
26 Julho, 2018 at 19:18
Caro FixTix,
Se o Nani estiver em condições físicas, não vejo como o colocar “no banco”. Ainda por cima pelo Wendel, cuja qualidade está ainda longe de ser comprovada (se bem que por falta de aposta até ao momento)…
26 Julho, 2018 at 19:57
Não seria propriamente pelo Wendell seria mais pelo Bf que apesar de poder jogar a 8 quando joga mais à frente é completamente diferente.
Para mim o papel do Nani já não pode passar por titular indiscutivel. Há que dar lugar a jogadores mais jovens, mas com a saída do Xico acho que já não sei nada
26 Julho, 2018 at 18:51
Livramento, mas Viviano aleijou-se agora, ou já vinha assim da Sampdoria ?
26 Julho, 2018 at 19:10
Vai fazer uma lipoaspiração.
26 Julho, 2018 at 19:15
Caro Chico Faria,
É um rumor que “anda por aí”, mais nada… por enquanto.
SL
26 Julho, 2018 at 19:04
Podíamos ter resolvido a posição 6, mas ao que parece a Comissão não quis dar 4 anos de contrato ao Badelj……enfim, uma idiotice, a juntar à de ontem com o empréstimo do Geraldes…..
26 Julho, 2018 at 18:35
É tudo isso Paulis1972.
26 Julho, 2018 at 18:37
Fartinho desta merda.
Fartinho deste clube que dá tiros nos pés atrás de tiros nos pés.
Mas nós desde que chegou JJ tivemos algum projecto de futebol que não fosse ganhar a todo o custo?
Depois uma pessoa olha para os candidatos e só apetece desligar completamente.
Cada vez me vou afastando mais…infelizmente o sentimento é cada vez mais este.
26 Julho, 2018 at 19:15
Farto é pouco, nos últimos 3 dias e meio, já assistimos a isto:
– Advogado do RLeão é candidato ao CFD
– Piccini os 10M que afinal são apenas 8M
– Cancelou-se jogo da 4ª Feira com Covilhã e marca-se treino conjunto com Mafra
– Derrota com Mafra
– FGeraldes emprestado
– CG saí em defesa das claques
– Badejl vai assinar mas afinal parece que já assinou pela Lazio
Tudo numa semana e pensar que ainda temos, pelo menos, mais 43 dias pela frente disto!!
Estava convencido que com a saída do maluco os problemas do Sporting ficavam resolvidos.
27 Julho, 2018 at 8:39
Era não era?
O maluco foi-se.
Temos melhor comunicação?
Temos contratações de qualidade tipo Dost ou B.Fernandes?
Ah recompra não conta…
26 Julho, 2018 at 18:53
E o Badej? Já foi roubado ou o Cintra ainda acha q vai fazer mais um “milagre” dos dele?
Grande Cintra! Os únicos jogadores q contrata são aqueles q já jogavam cá no ano passado.
Alguém achava mesmo q ele ia conseguir trazer um jogador de jeito?
Pqp
26 Julho, 2018 at 19:02
“Por um lado é bom que os problemas do futebol português (e até da sociedade em geral) tenham sido finalmente todos resolvidos nas últimas semanas, mas por outro vou sentir saudades das colunas de opinião regulares sobre os perigos do populismo, já me estava a afeiçoar a elas.”
Rogério Casanova
26 Julho, 2018 at 19:21
Scouting:
Alguém faz ideia de quantos observadores trabalham atualmente para o Sporting, para as toupeiras e para os fruteiros?
26 Julho, 2018 at 19:50
Ano sei ao certo o numero mas para ter uma ideia da diferenca de meios e recursos para o nosso concorrente directo ( o Porco nao tem expressao nacional ) fica com esta informacao
O Benfas possui 5 CFT ( centro de formacao e treino ) localizados Algarve, Braga, Porto, Aveiro e Viseu … Ferro é o primeiro produto do CFT de Aveiro que esta a porta da priemira equipa. Esta estritura fisica ja tem cerca de 10 anos e com a proximidade e numero permite controlar mais jogadores. O benfas baseia a sua estritura de RH com elemenfos de chefia profissionais que agregam varios distritos e depois possui e paga a um conjjnto de informadores que possui em quase todos os clubes.
Outro exemplo, o Braga ( tem a frente do scouting um elemento ex-Sporting ) paga cerca de 300/400 euros por mes a um observador tecnico. O SCP paga a um coordenador distrital … metade …
SL
26 Julho, 2018 at 20:18
Obrigado.
Perguntei porque me disseram que o Carnide tem mais observadores na região de Lisboa (onde analisam a maior parte dos jogos em todos os fins de semana), do que o Sporting a nível nacional. A confirmar-se, acho preocupante.
26 Julho, 2018 at 19:53
É triste é verdade mas o pessoal para dramatizar tambem… vai lá vá, fdx tudo é um drama aqui e nunca nada está bem puta que pariu
26 Julho, 2018 at 20:27
so tenho a dizer “so faz falta quem esta, nao faz sentido estar a pensar em quem saiu” qualquer coisa assim e “um leao nao foge” … sabem de quem sao as frases?
26 Julho, 2018 at 21:19
Falemos então do futebol de formação ….
Começo por declarar que defendo esta área definindo-a por futebol juvenil por oposição a futebol de formação.
O futebol juvenil, tal como o sénior, parecendo algo semelhante são, no fundo, áreas totalmente diferentes.
É certo que hoje o futebol juvenil caminhou por uma linha que parece quase o futebol sénior. Ou seja, assume uma linha profissionalizante que acompanha os tempos modernos. Nada contra.
Porém no futebol juvenil tem que se adicionar – para além do desempenho profissional – mais dois ingredientes, quais sejam: a PAIXÃO e a DEVOÇÃO.
Estes dois pilares têm que acompanhar um departamento juvenil de forma temporalmente permanente e de forma orgânica, verticalmente. Desde o responsável máximo até ao mínimo.
Depois aos ativos humanos, de natureza fundamental, devem possuir características especiais, desde técnicas, humanas e socias.
Da minha experiência passada há trinta anos entendo determinadas linhas mestras:
Na área técnica os treinadores devem ser figuras de algum relevo no clube, com um passado de profissionalismo impoluto e de um carácter humano e social irrepreensível de forma a passar mensagens importantes aos jovens. Por exemplo, no meu tempo no SCP era impossível o filho do Manuel Fernandes ser o treinador do fim da linha de formação (juniores) pese embora todas as qualidades humanas e técnicas que possa ter. No nosso tempo tinham que ser figuras como Fernando Mendes, Mário Mateus, Tomé, Bastos e outros.
Depois no início da linha – no meu tempo já apareceram os infantis – o corpo técnico tinha que ser composto por pessoas com o perfil de “avô”, como César Nascimento (que esteve nos iniciados) e Osvaldo Silva. Só homens com esta idade, desde que possuidores de devoção e paixão, são as pessoas indicadas para transmitirem todos os conceitos técnicos, humanos e sociais aos jovens que estão a dar os primeiros passos. Tem que ser disciplinados, mas ao mesmo tempo passarem a candura e a doçura que um miúdo desta idade necessita.
Lembro que numa reunião de quarta feira – existiam reuniões à segunda para analisar tudo o que se havia passado no fim de semana, desde o aspeto técnico, humano, social e outras de cada jogo e atleta que nele participasse e às sexta feiras para preparar o fim de semana) o César Nascimento chegou atrasado à reunião, numa tarde/noite de chuva e disse: “Foda-se estive quase uma hora a explicar ao Fernando do Montijo (Fernando Mendes) como se faz um carrinho” – os mais velhos fechem os olhos e vejam os nossos laterais a fazerem “carrinhos” ao tempo.
Só um homem como César Nascimento já na casa dos sessenta anos tem a disponibilidade, a paciência, o carinho e tudo o mais necessário para passar uma eficiente mensagem técnica com a paciência e a disponibilidade de um “avô”.
É nesta fase inicial, crucial para o futuro atleta, que se exigem pessoas com larga capacidade de conhecimento técnico e igualmente de uma disponibilidade humana sem limites.
Depois no escalão médio (juvenis) o corpo técnico deve ser constituído por jogadores de mérito no clube/profissionais de referência técnica, nomeadamente, ao tempo, com experiência de vida diversa do futebol: Aurélio Pereira (trabalhava na Novotipo); Carlos Pereira (comercial de iogurtes); Bernabé (professor de educação física) em que se mitigava o ensino do futebol nas suas várias valências, com experiencias de vida que é fundamental transmitir nestas idades em que o atleta tem que absorver a parte técnica mas tem que igualmente começar a ser formatada a parte humana.
Depois uma “férrea” disciplina de métodos técnicos, mas, fundamentalmente, de carácter humano e social. Recordo ao tempo uma equipa de infantis que foi jogar a Bruxelas o primeiro torneio da CEE – que ganhámos. Aquando da preparação o senhor Petronilho determinou que a equipa viajava toda de fato de treino tendo pedido apoio ao João Rocha. Este disse algo como isto: “Lá está você a querer dar pala”. Responde o Petronilho: “Não Presidente eu tenho um grupo onde alguns nem sapatilhas ou calças tem para levar. E o meu grupo tem que ser único em tudo, desde o vestir, ao jogar e ao comer. Não posso ter pobres, remediados ou ricos, tenho que ter um grupo”.
Depois, o departamento tinha três pessoas mais idosas (Petronilho/Ferrão/o homem das alfandegas que não recordo agora o nome) mas tudo o resto era malta mais jovem com paixão e dedicação ao futebol juvenil.
Lembro como num spectrum e depois num IBM 4 (julgo) o Dr. Valdemar economista e o Eugénio Ribeiro homem de informática desenharam os primeiros modelos de gestão computacional onde se tinham as bases de dados, de fácil acesso, aos treinadores e dirigentes. Aqueles para a área técnica, estes para as áreas social e humana. O SCP foi o primeiro clube a usar e a criar bases de dados informáticas de apoio que depois veio a ser copiada para o futebol profissional quando o Marinho foi adjunto do António Oliveira.
Do meu ponto de vista o departamento de futebol juvenil tem que ter uma grande do seu suporte humano/técnico assente em figuras de referência do clube, quer do ponto de vista técnico, quer humano. Ou seja, não sou fundamentalista. Mas não devem ser jovens saídos da Faculdade que peguem nestes jovens que começam a sua carreira. Estes devem ser integrados nas equipas, mas a responsabilidade máxima deverá ser sempres de antigos jogadores com referência ao Clube.
Julgo que reside na falta de referências a crise por que passa o futebol juvenil do SCP.
O futebol juvenil precisa de referências técnicas e humanas de preferência que deve ser acompanhada de profissionais saídos das escolas de formação adequada.
Não é um qualquer licenciado em educação física ou futebol, com a melhor escola que sabe ensinar um “carrinho”. Ele pode saber do ponto de vista teórico, mas o saber prático é fundamental na fase de formação.
O futebol juvenil do SCP está atualmente desprovido de PAIXÃO e DEVOÇÃO bem como de referências de jogadores de grande caráter profissional e humano, nos vários escalões técnicos, que são entre si diferentes, embora com um final único.
27 Julho, 2018 at 8:48
Isso dá muito trabalho e preocupação pensar nessa temática porque não rende milhões.
Até lhe digo mais.
A maior parte ao ver um texto tão longo nem se deu ao trabalho de ler.
O Mundo está assim agora….
27 Julho, 2018 at 9:09
Não é apenas o perfil das pessoas. É preciso como dizes no início haver uma componente de trabalho psicológico profissionalizada e individualizada, que permita inculcar nos jovens as atitudes como esforço, dedicação e devoção.
26 Julho, 2018 at 21:24
Oh… “kum karaças…”
Mas isto vale tudo…??
https://ptjornal.com/socios-podem-lucrar-com-derrotas-do-sporting-311329
Coitado do Madeira…deve estar a “precisar de um tratamento com Cuprinol…”
SL
26 Julho, 2018 at 22:34
Depois vai dar o cu no Marquês para pagar as logistica de um jogo, da luz, policia, etc.
26 Julho, 2018 at 23:01
Kum MundraFakir !!!
Muito bom !!!!
26 Julho, 2018 at 22:32
Ontem por breves momentos ao ver a conferência de imprensa pareceu-me estar a ver o Belenenses com dois presidentes o do clube e do SAD. Foi engraçado escutar um a chamar ao outro de Sr. Presidente.
26 Julho, 2018 at 22:54
off a minha mulher estava a fazer zaping e apanhei a noticia a correr, parece que anda tudo á estalada na SAD o cintrinha fartou-se de ser pau mandado e fazer tudo que lhe mandavam e recusou a “proposta” do atleti pelo Gelson e… caiu o carmo e a trindade, os outros “rapazes” já tinham destino “certo” para os 15M e o doido do velho recusa…ah ah ah ah
Isto não é defender o Cintra, embora neste caso estejamos de acordo, porque até ele sabe que aceitar 15M pelo Gelson mais um frangueiro qualquer não tem defesa possivel, mas isto prova definitivamente duas coisas:
Primeiro quem tinha ilusões que a CG estava lá para defender o SCP só com uma dose industrial de má fé pode continuar a dizer o mesmo
Segundo Como eu sempre disse e independentemente dos erros que cometeu, o problema não era BdC a pessoa, nunca foi o BdC, o problema era o acesso ao dinheiro da SAD, estava bloqueado antes e agora não, só que só têm 2 meses para facturar tudo o que puderem (não vá a coisa correr mal nas eleições) por isso é preferivel, para eles que não para o SCP, 15M agora do que 30M dia 9….é tão simples folow the money!!!!
Agora vou falar para quem foi de forma ingénua e inocente endrominado poe estes “notaveis” e pelos DDT (inclusive da CS) não falo para os que fazem parte do golpe (ou fazem os tios ou pais) e para os cegos pela raiva, não vale a pena, gastaer aí o latim, mas os outros que agiram e boa fé e apenas seguiram a voz da sereia, espero que comecem agora a perceber o logro monumental em que cairam, o mproblema não era tirar de lá ou não BdC era a PRESSA, AQUELA PRESSA TODA, é que se esperasse dois meses, se quisessem mesmo tiravam de lá o homem na mesma, mas estes que lá estão agora NÃO TINHAM ENTRADO!!!!
É um bocado como termos um rebanho de ovelhas cercado por lobos e depois porque andamos a discutir se preferimos para cão de guarda pastores alemães ou lobos da alsácia , tiramos de lá o pastor alemão, antes da chegada do lobo da alsácia e, consequencia directa, deixamos o rebanho indefeso….
SL
26 Julho, 2018 at 23:30
+1
Sempre fomos avisados para isso, que estava em plano a reestruturação e por isso a pressa de tirar de lá quem a queria fazer. Era só esperar 2 meses e depois destituir. C a ajuda da cs a cegueira em destituir congelou a restruturação… deixaram o rebanho abandonado….
Abraço de Leão
26 Julho, 2018 at 23:07
Concordo com muito que aqui foi dito visando melhorar o funcionamento da formação.
Quero deixar esta interrogação. Porque é que não existem resultados práticos das inúmeras academias que o Sporting tem patrocinado praticamente em todos os continentes? Retenho apenas um jogador, muito interessante, da equipa de iniciados, oriundo de Toronto .
SL
26 Julho, 2018 at 23:10
PS. Lucas Dias é o seu nome.
28 Julho, 2018 at 1:19
Trata-se de um Iniciado muito talentoso. Um dos candidatos há dias referiu que as Escolas criadas dão um lucro anual de cerca de 1ME,