Esta pergunta não me sai da cabeça desde ontem, na sequência do empréstimo do Geraldes. E, pelo menos para mim, se já era uma pergunta essencial, passou a sê-lo ainda mais numa altura em que caminhamos para eleições.
Esta pergunta não me sai da cabeça desde ontem, na sequência do empréstimo do Geraldes. E, pelo menos para mim, se já era uma pergunta essencial, passou a sê-lo ainda mais numa altura em que caminhamos para eleições.
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Theme by Anders Noren — Up ↑
26 Julho, 2018 at 13:22
Nem eu sei o que a CG quer para o Sporting quanto mais para a formação.
Os candidatos parecem uns morcões, ao manterem esta postura de silêncio e união sobre algo que nunca esteve unido e muito eles contribuíram para isso.
26 Julho, 2018 at 13:41
+1 pavel
26 Julho, 2018 at 13:41
A CG parece querer seguir o mesmo caminho que BDC estava a ter para a formação: Um caminho para sermos cada vez piores e aproveitarmos cada vez menos o que de bom de lá sai.
26 Julho, 2018 at 13:50
BdC fez quase 70M com 2 jogadores formados no clube. Durante a sua presidência apareceram William, João Mário, Adrien, Gelson, Ruben Semedo (14M são 14M) e no inicio da sua presidência, inevitavelmente saíram Cédric e Dier. Nunca tinhas formado tantos e tão bons. Beneficiou dos 2 primeiros treinadores e só no 2o do JJ “cagou” na formação.
26 Julho, 2018 at 14:00
Tão bons? Calma lá
26 Julho, 2018 at 14:11
Tirando o Ruben Semedo e o Cédric o resto são realmente bons, ou pelo menos serem bons o suficiente para serem importantes na conquista do Europeu. O Gelson e o Dier têm potencial para jogar em equipas top10 a titulares
26 Julho, 2018 at 14:12
serem-foram
26 Julho, 2018 at 15:28
E jogadores que fizeram a formação nestes 5 anos que agora estão no plantel principal?
26 Julho, 2018 at 17:14
dp e rl…
26 Julho, 2018 at 18:46
Tinhas até à semanas o Xico, o RL (incógnita), Palhinha e Matheus. É mau proveito?
26 Julho, 2018 at 14:35
Tambem me custa este silencio por parte dos candidatos…
A partir de dia 8 sera diferente espero eu.
O unico candidato que fala esta mais preocupado em poder ser candidato do que propriamente em discutir a situaçao actual do clube. Se bem que, no caso especifico da formaçao, a moral para falar seria nula.
26 Julho, 2018 at 15:48
A Cg não devia querer NADA porque é transitória! O mínimo de decência exigível era não mexer com esses activos até 8 de Agosto e depois estabelecer com os candidatos REAIS (que já estão TODOS formalizados nesse dia, último para aceitar listas) parâmetros comuns para responder às últimas 3 semanas da janela de mercado.
Aceito que tenha havido necessidade de trabalhar outros “processos” como rescisões , “regressos”, algumas aquisições de oportunidade; mas, mais que isso e, sobretudo, os activos da Formação que ainda estavam no plantel após as saídas “amigáveis” (porque promovidas pelo amigo Mendes) de 3 jogadores que deveriam servir de referência dos valores dessa Formação, não deveria NUNCA ser alvo de um poder discricionário de um pretenso “senador” da velha guarda geriátrica a quem uma CG nomeada (e não eleita) por um PMAG demissionário, sem consulta àqueles que se colocarão ao escrutínio democrático do principal activo do Clube – os Associados.
este tipo de decisão prepotente, mais do que um desrespeito por aqueles que têm (concorde-se ou não com eles) a coragem e o sportinguismo de se sujeitar a esse escrutínio democrático, é um insulto aso Sócios do SCP que vêem parte dos Programas sujeitos à sua escolha “limitados” por este tipo de actuação.
SL
26 Julho, 2018 at 18:48
nem mais
26 Julho, 2018 at 13:23
Em tracos gerais, Eu queria que ela fosse aproveitada. Que se deixasse de comprar um jogador d qualidade igual ou inferior do que os que temos na formação.
26 Julho, 2018 at 13:26
Gostava que a formação fosse repensada, tivesse um projecto.
Neste momento ninguém percebe bem o que se passa na formação, que ja estava a decair mas que com a vinda do Mestre ficou definitivamente abandonada.
Gostava que a formação fosse a base do plantel complementada com as tais contratações cirúrgicas.
26 Julho, 2018 at 13:28
E gostava que se pegasse no comentário do Tasqueiro que falou do scouting que também é algo que temos que melhorar.
26 Julho, 2018 at 13:27
Por mim pode fechar. Os que formamos e não jogam são marginalizados pelos treinadores. Os que jogam apenas preparam terreno para enfiar a faca.
26 Julho, 2018 at 13:41
O teu comentário da que pensar, Sá. Abraço.
26 Julho, 2018 at 13:48
Fechar a formação e apostar no scouting (não olhar a nomes) – é só copiar os bons projectos que existem nas ligas top5.
26 Julho, 2018 at 13:56
+ 1
26 Julho, 2018 at 14:32
Fds Sá que parvoíce.
A formação é fundamentalmente em clubes do nosso campeonato.
26 Julho, 2018 at 15:23
Não, não é. Fundamental é ter 11 jogadores de qualidade em campo, independentemente de onde venham. E podes sempre comprar os formados dos outros clube ainda novos e escusas de gastar uma fortuna em estruturas para os fazer evoluir.
Se o Sporting só aposta na formação quando está na penúria e o resto do tempo serve apenas para nos promovermos à pala das bolas de ouro do Cristiano e das fases finais de competições internacionais de selecção, faz sentido esperar algo diferente? É que isto é transversal a dirigentes e treinadores. E nestas eleições vai ser igual. Vão todos prometer a aposta na formação porque fica sempre bem em campanha. Mas basta haver guita e a aposta acaba ou nem sequer começa. O próprio BdC, que começou muito bem nesta vertente com LJ, mandou o projecto da formação às urtigas quando viu a hipótese de contratar JJ.
Há que separar as coisas e redefinir o que queremos ser. Se queremos ser formadores ous e queremos aproveitar os formados. Porque se quisermos aproveitar os formados a gestão deles terá de ser muito diferente.
26 Julho, 2018 at 15:43
Fds e tens dinheiro para comprar 11 jogadores de qualidade sem ser da formação? Qto custam os Williams, os Gelsons, os Adriens, os Matheus Pereira se os tiveres de os comprar?
É que essa é que é a questão. Qualidade!
26 Julho, 2018 at 16:24
E tens de comprar sempre 11 jogadores todos os anos?
Em relação ao custo dos jogadores que referiste, reitero o que escrevi acima: podes ir buscar um William com 19 anos no Cercle Brugges. Ou um Adrien antes de ir emprestado para a Académica. Ou o Gelson no ano em que Marco Silva cagou para ele. Aposto que não gastarias mais de 10M por todos juntos. Existe sempre um momento onde podes ir buscá-los e baixo preço. Mas é preciso ser competente no scouting.
Qualidade há em todo o lado. A questão é: perdemos 10/15 anos a sustentar estes chulos (e aqui é mesmo sustentar pois nesta altura nng sabe o que vão dar) ou vamos buscá-los a algum clube que faça aquilo que fazemos (formar para vir outro aproveitar já prontos para dar o salto) e sem a pressão de ganhar.
PS: Não havia gajo mais “formação lover” do que eu. Mas enough is enoough. É que se estão todos a cagar: os próprios formados, dirigentes e treinadores.
26 Julho, 2018 at 18:41
Sá…..formação, ir buscar formados noutros clubes qdo ainda não deram o salto, é tudo a mesma merda se não apostas neles.
É que também tens um Gauld ( que anda há anos em empréstimos – e nós sabemos que “tinha” qualidade ) ,um Dala e um Demiral ( que vão acabar por nunca calçar no Sporting ).
Ou queremos apostar em jovens ou não queremos. E se não queremos, poupem na avença do GAG. E nas sandes de fiambre.
26 Julho, 2018 at 19:44
‘nuff said. +1906
26 Julho, 2018 at 19:49
O problema é que isso é teoria, só, vais buscar os “gajos bons” que não explodiram ainda, certo e fazes isso com uma bola de cristal claro…
A razão dos clubes “pobres” formarem é porque somando tudo é MUITO mais barato, para acertares em 11 gajos desses “novos e bons que ainda não explodiram” tens de comprar para aí uns 50 e isto é a realidade, ao fim de 2 anos tens 120 ou 130 jogadores sob contrato, porque se eles não servirem para nós vais impingi-los a quem? Só se for a clubes piores que o SCP e em Portugal não é, porque cá não há segundo mercado, para as “sobras” dos grandes como em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha…
A tua teoria inclusive só funciona num modelo estático porque com o turnover normal num clube de futebol vais andar sempre a comprar 20 para substituires os 3 que vendeste…
O fcp tentou isso, está a voltar para a formação, o carnide tentou isso voltou para a formação e nós como somos o supra-sumo da batata chegamos lá e PLIM magia fica tudo a funcionar lindamente….
E nem vale a pena dares exemplos de clubes que apostam nesse modelo com sucesso, têm de ter as mesmas condicionantes claro, porque eu apresento-te o mesmo numero de clubes que apostam na formação com sucesso e não saimos disto…
Não, a resposta está em aproveitar o que já temos e rentabilizar isso ao máximo e a sério, toda a gente tem razão quando diz que mal temos desafogo financeiro começamos logo a desaproveitar a formação e é exactamente esse ciclo que é preciso quebrar, resistir á tentação de ir “buscar o gajo perfeito e já feito” que resolva os problemas…
O problema é que é uma área em que é necessário existir muito equilíbrio e só vou dar 2 exemplos, as promoções e o turnover:
Comecemos pelo último um turnover excessivo tipo Ajax que houve uma altura em que vendeu sucessivamente gerações atrás de gerações da sua cantera, atirou o clube para um colapso desportivo do qual ainda não sairam, tanto a nível interno como internacional, aquilo já não eram equipas de futebol, eram expositores de vendas, um turnover quase nulo (estou a falar da equipa A) como aconteceu com o SCP de BdC resultou na grande revolta do galinheiro cujas consequências ainda não são inteiramente conhecidas (e não me venham com merdas de ataques, o que aconteceu foram jogadores saturados e que queriam ir embora e agentes gananciosos, ponto!!!)
As “promoções” são outro bico de obra, primeiro dependem da qualidade dos formandos, ás vezes aparecem 3, outras dois e pode não aparecer nenhum, tanto a estrutura como os adeptos têm de estar preparados para isso, nem tudo o que vem da Academia é ouro, mas também não é barro…há posições no campo e posições no campo, para algumas dessas posições não são precisos figos ou ronaldos, bastam apostas consistentes e vontade dos jogadores, mas este assunto tem de estar directamente relacionado com o de cima se tivermos um extremo direito muito promissor é ir-lhe dando minutos e no ano a seguir no máximo dois, vender o titular e colocar o “puto” no lugar dele, o que nos leva a outro problema, para não estares sempre a começar do principio a equipa A só podes arriscar fazer isso com uma ou duas posições por ano…
Em resumo é dificil? É sim, exige muita coordenação e um projecto de raiz, mas não é impossivel, as vantagens é que metade do caminho (a mais fácil) já está feita, nós formamos jogadores…e bem, como se pode ver nas estatisticas de clubes formadores vs jogadores a jogarem nos diversos campeonatos, a questão mesmo é queremos fazer esse trabalho a sério e não pela rama só para Inglês ver…ah e aceitar as consequencias, neste modelo ao principio ou temos muita sorte com as gerações que dão os jogadores ou as possibilidades de sermos campeões diminui (não que tenhamos ganho campeonatos á bruta com o sistema do nem carne nem peixe…)
Abco e SL
26 Julho, 2018 at 16:04
A aposta da Formação tem de assentar numa filosofia como a que foi promovida nos 2/3 primeiros anos de BdC.
Apostar num maior número de jogadores formados no Clube a jogar na equipa A (equipa de L.Jardim e , embora menos, as equipas de Marco Silva e do 1º ano de JJ); apostar na maior permanência no Clube dessas apostas; promover a sua saída apenas após terem dado retorno desportivo e para darem bom retorno financeiro (João Mário, Ruben Semedo, Adrien).
Os 2 últimos anos foram o descalabro da inversão desse rumo: em boa parte porque em 2015/16 (1ª época de JJ em que ainda se manteve a aposta) não houve sucesso competitivo, e porque este voltou a ser uma exigência prioritária, sobrevalorizada ao ponto de prejudicar muitos outros parâmetros de gestão do sucesso desportivo.
Claro que, em termos de estruturação de projecto a médio/longo prazo, era preciso mais do que o que foi feito nesses 3 anos; .
Mas o que então foi feito era a base mínima para retornar ao sucesso da Formação: gerar na novas gerações de Formandos a sensação de que valia pena o seu esforço, sacrifício e todos os anos de formação, porque teriam recompensa na sua carreira profissional.
Os últimos 2 anos de JJ, os esses finais de BdC e este período do Consulado ou da “Regência” de Sousa Cintra, fizeram ruir essa imagem de referência para os jovens formandos.
SL
26 Julho, 2018 at 16:09
Isto.
26 Julho, 2018 at 14:56
Não tinha lido antes de comentar…
No fundo é isso…
26 Julho, 2018 at 13:31
A verdade é que com tanta conversa de termos a «melhor formação do mundo» nos deixámos adormecer à sombra da bananeira. O que quero é ter os melhores a formar os melhores. E, na minha qualidade de perfeito leigo, parece-me que convinha ter um modelo mais centrada na capacidade colectiva do que na individual. Pode ter dado bons resultados, mas parece que se virou contra nós.
26 Julho, 2018 at 13:38
Está a vista de todos……
Pergunta antes ….. O pk de somente terem sido os jogadores da formação a rescindir?????
26 Julho, 2018 at 13:40
Na lógica de 2 jogadores para cada posição, pelo menos 1 devia ser um produto da formação quando houvesse jogadores de qualidade para essa posição. Devia ser algo bem vincado pelo CD e o director desportivo.
26 Julho, 2018 at 13:40
Não será tarde demais para pensamentos destes?
26 Julho, 2018 at 13:44
O Florentino aqui há uns dias disse que o objectivo do Real é cultivar os produtos da cantera e depois comprar os melhores para preencher posições (pelo menos foi isso que entendi). O objectivo do Sporting devia sempre passar por isto. Num plantel de 24, pelo menos 6/7 serem da formação e jovens e o resto ser colmatado com jogadores claramente superiores.
Olhamos para as grandes equipas e vemos o ManU de 99 fazer um triplete com jogadores como os irmãos Neville, Beckham, Scholes e Giggs os Fergie Babies; O Barça do triplete com Busquets, Iniesta Xavi e Messi; O Ajax vencedor da CL com o plantel quase todo formado no clube; dá para perceber que uma boa formação alinhada com apostas correctas pode ganhar titulos de forma sustentada.
E é o que o Sporting tem de fazer, formar e colmatar lacunas com bons jogadores. Seremos sempre uma plataforma de lançamento para a maior parte dos jogadores, mas temos de mostrar que se acreditarem em nós podem vir a ser tão bons como os melhores da Europa.
Para mim esta seria a ideologia do Sporting, um clube assente na formação, mas com jogadores chave vindos de fora
26 Julho, 2018 at 14:23
Não há problema nenhum em sermos plataforma de lançamento. O Sporting pode competir com os melhores, mas a Liga portuguesa continua a léguas das melhores e não se pode censurar à partida um profissional que queira sair do país. O essencial é que saiam com alguns anos de casa, troféus conquistados com a nossa camisola e com vontade de voltar.
26 Julho, 2018 at 14:24
Sempre defendi isto.
Fazemos de tudo para nos afastarmos deste paradigma.
E depois vêem os iluminados, com a formação não se ganham campeonatos. E quantos temos ganho com contratações manhosas a granel?!
É óbvio que 4 ou 5 contratações cirúrgicas por ano, complementadas pela integração dos talentos mais promissores da academia é a estratégia mais adequada ao nosso ADN. Mas deve ser muito difícil de fazer.
Quanto custaria um geraldes no mercado? Uns 8 milhões, tipo Alan Ruiz?!
26 Julho, 2018 at 14:54
Formação não ganha campeonatos, é verdade, porque faz falta experiência e sangue frio nos momentos decisivos. Mas teres 4 jogadores jovens a titulares e o resto bons jogadores tipo Mathieu, Dost, jogadores com experiência e qualidade, são a formula para ganhar alguma coisa.
Não acho que seja difícil de fazer é preciso é tempo, paciência e tomates para reformular um plantel e apostar nos jogadores jovens. Por exemplo, este ano, tinha sido bom ano para agarrar nos cabrões que rescindiram e fechar-lhes a porta. Jogavas com o Xico como o cérebro e subias o Daniel Bragança para caso o Xico para o ano saísse, já tinhas um jogador jovem de qualidade com rotina no plantel e qualidade. O Jovane está a receber o tratamento certo por enquanto por exemplo.
Há que melhorar neste aspecto, e isso tem de partir de quem manda. Temos das melhores academias do mundo, e não aproveitamos mais porque somos parvos.
26 Julho, 2018 at 15:02
Subscrevo.
26 Julho, 2018 at 13:45
Quer goste-se ou não estes 5 anos de BDC tivemos uma qualidade decrescente nas nossas equipas de formação e no seu aproveitamento. É verdade, já não olhamos para as equipas de juniores e juvenis e vemos aqueles 6 ou 7 miudos que podem entrar na nossa equipa a breve prazo.
O aproveitamento que fizemos da nossa formação foi fraca, sobretudo desde chegada de JJ. JJ realmente apostou em Ruben Semedo e Gelson Martins. Em 3 anos é muito pouco. Mas a principal culpa não é de JJ…
26 Julho, 2018 at 13:57
Foi desde que entrou o mestre da tática… o LJ e MS não apostaram em nenhum jovem da formação…. A culpa é sempre do mesmo…mas apenas para alguns….
É pedir a está cg para desviar as cotas de sócio para a academia…. estúpido foi o ditador não ter feito isso. Ahh, espera, nesse caso agora “estariamos” a criticar a antiga direcção por 5 anos de cotas atiradas ao ar….
Já todos vimos que há muita gente agradecida a está cg, pq mau, mau foram 5 anos
26 Julho, 2018 at 14:02
Muito subjetivo o que dizes.
Sem qq análise (e posso estar errado), sempre tivemos oscilações nas vitórias e independentemente disso sempre lançámos putos, mesmo sem retorno desportivo. Fosse pelo sistema, fosse por más decisões internas).
Mas se os títulos contarem, há dois anos limpámos tudo excepto os iniciados.
E nos 5 anos que falas há ali miúdos com muita qualidade. Convém que acreditem ter futuro no clube e claro, sorte com os treinadores.
26 Julho, 2018 at 14:29
Quem fala que a formação está um desastre, certamente não vê os jogos dos miúdos. Temos bastante talento, não se faz é o aproveitamento adequado.
Um geraldes e um Matheus já podia estar no plantel, pelo menos, há 2 anos. Mas o filho da puta do JJ achou que não é andamos a esbanjar dinheiro em Alan ruizadas e mankovicadas. Sob forte aplauso de muitos.
26 Julho, 2018 at 15:31
Não falo em desastre. Mas acredita que neste momento conheço bem a realidade das formações de futebol em Portugal.
E neste momento o Benfica está num patamar superior a nós! O que nos tem valido é um Porto muito mansinho que não tem estofo para muito mais, e que nos permite ser a 2ª melhor em Portugal neste momento.
26 Julho, 2018 at 14:11
a culpa foi mesmo de jj, tudo mudou com a sua entrada.
26 Julho, 2018 at 13:48
O que eu quero?
O que eu quero é foder!
E também quero que se foram todos os que lá estão é lá estiveram!
Ontem fritei o cérebro e hoje continua frito, caguei, para mim chega, isto não é um simples empréstimo, isto é um ataque à academia pior do que o de Maio, com a agravante de ninguém prender o cintra ou o peseiro…
26 Julho, 2018 at 13:53
O Reinaldo pode ajudar nisso
http://www.wasd.pt/wp-content/uploads/Paradisereinaldo.jpg
26 Julho, 2018 at 14:47
🙂
26 Julho, 2018 at 13:56
O que queremos não interessa para nada, pá.
O que eu queria já é outra conversa.
Scouting forte, modelo implementado a partir dos juvenis com os olhos postos no estilo de jogo dos seniores, aposta sem medos nos miúdos cuja qualidade está lá, juntando experiência para os (nos) ajudar e claro, investindo depois nas posições cuja fornada não fornece. Para ir aos seniores, contrato e cláusula…
Eu sei que sou um lírico do caralho e que mais vale mandar tudo com os porcos, basta olhar para a nossa história e perceber a facilidade com que nos viram as costas e a facilidade com que nós lhes viramos as costas a eles. Há vários exemplos, em todas as direções.
Neste aspeto, o trabalho do Bruno foi muito importante. Condições logísticas melhoradas na Academia, relvado novo no Estádio, passes recuperados, cláusulas a tempo e horas. Não vou estar a bater no ceguinho em relação às merdas que foderam isto tudo, seja pelo JJ, seja por estar doente.
‘Não contando em ele ou Vieira’, estou muito curioso em perceber o que Varandas ou Benedito querem fazer em relação a isto. Interessante ver Aurélio Pereira a juntar-se a um dos lados, haverá aqui uma aposta? Do bene ainda não percebi, gostava de ver o tal organograma que o Tenham Orgulho referiu mais que uma vez.
Uma coisa sei. Tenho GB e vou lá estar a apoiar. Sempre que possível estarei no JR. E via Sporting TV, tablet ou telefone, acompanharei (porque é mais forte que eu) os jogos dos putos e das miúdas.
26 Julho, 2018 at 13:57
Antigamente o Sporting formava sozinho em Portugal, o Porto de vez em quando dava um ar da sua “graça”.
Alcochete era top de linha.
Hoje isso já não acontece.
Em Portugal fomos ultrapassados pelo Seixal.
Ontem um user comentava mesmo isso, em termos de infraestruturas, o que é normal, dado que é bem mais recente, o benfas está a nossa frente.
No entanto sendo a formação uma das nossas bandeiras, a Academia já devia ter levado uma reestruturação.
Mais uma vez estou ser levado pelo o que vejo comentado na Internet por Sportinguistas, quando visitei a Academia ainda nem existia o Seixal, ou então estava muito no inicio…
E aqui não é a questão dos títulos, como vi ontem no post do Nogueira, por ai o Sporting leva baile, o que interessa é qualidade que formamos e quantos chegam á equipa A, e não quantos são vendidos por 10/15M antes de jogar pela equipa A.
Ou até na convocação das selecções jovens, porque onde realmente interessa os A, o Sporting continua a colocar os seus.
Tamém colocava outra questão de quanto o Sporting, Porto e benfas investe na formaçao?
Onde entra o scouting?
Não seria uma excelente medida, ter parcerias, com clubes do CNS/2º liga, para enviar os nossos jovens?
O “sonho” era ter projectos lá fora, mas isso para já parece impossível.
O que fizeram ontem ao Geraldes, já vi eu acontecer a X de jogadores.
Raros os casos onde o jogador sai a bem do clube, como também nota um “carinho” pelo mesmo.
Sporting não pode fazer uma das suas “bandeiras” a formação e depois não investir na mesma e aqui entra aposta em jogadores.
Não acho que tenha que haver uma “cota” para a cada época entrar 1 ou 2, o processo tem que ser natural.
Não é uma questão de idade é uma questão de qualidade, com quantos anos foi aposta Quaresma, Moutinho, Ronaldo ou Nani, por exemplo?
26 Julho, 2018 at 14:03
“Não é uma questão de idade é uma questão de qualidade”
Esta frase diz tudo
26 Julho, 2018 at 14:04
Antigamente o Sporting formava sozinho em Portugal, o Porto de vez em quando dava um ar da sua “graça”.
O que é antigamente?
O Porto sempre teve, por exemplo, excelentes centrais a sair da sua formação. A opção pelo mercado sul-americano é (relativamente) recente.
26 Julho, 2018 at 14:07
Olha que nao sei, no calor da noite ja devem apostar nesse mercado há muito.
26 Julho, 2018 at 14:18
E o Sporting excelentes Extremos.
Mas o Porto nunca fez nem faz a formação uma “bandeira”.
Ainda hoje á um certo mal estar para o não “aproveitar” da formação do Porto, por parte dos adeptos.
26 Julho, 2018 at 14:28
É preciso explicar o porquê do FeCePe nunca ter feito da formação uma “bandeira”?
Mas olha que quando as coisas correm mal, puxam muito do assunto “jogador à porto” e “anos de casa”
26 Julho, 2018 at 14:38
Se calhar porque nunca “precisou” disso…
Olha eu já a levar a conversa para outro caminho, da conquista de títulos.
Mas também o Porto tinha um excelente projecto para o futebol(desde treinadores…a árbitros) com o Pinto da Costa.
26 Julho, 2018 at 14:08
Já agora a comparação dos titulos, onde eu digo “levamos baile” é quando entra o Seixal.
E tanto Porto, Sporting, benfas tem uma Academia e quando do outro lado, começaram a trabalhar a sério na formação.
Antes disso por aqueles lados não tinham nem noção o que era “formação” o último jogador com “nome”, tinha sido o Rui Costa e se não me engano o Paulo Sousa.
26 Julho, 2018 at 13:59
O que é que queremos do clube Sporting Clube de Portugal?
é uma pergunta retórica, pois os sócios só serviram para mandar embora o coreano. Agora já mandam nada.
26 Julho, 2018 at 14:02
Para tratar mal a formação, mais vale fechar a porta.
Não me lembro de uma direção que se preocupasse com a formação, mesmo a que construiu a Academia.
No passado recente, os containers de jogadores que BdC e Godinho trouxeram espelham bem esse desprezo.
Formação na perspectiva de engorda do porco dá nisto.
Acredito numa formação que vise a constituição de uma equipa competitiva, comprometida e em que a venda de jogadores seja a consequência do sucesso e não o objectivo.
Todos falharam nesse propósito.
Esta formação, que nós temos, não me diz nada.
26 Julho, 2018 at 14:06
Ora bem.
Pode dizer-se que a aposta é fazer desenvolver o Iuri e o Matheus quando se traz Drame e Sacko para “competirem” com eles? Faz sentido ir buscar jovens, em período de passagem para sénior, fora, quando há em casa?
Sem contar com Melis, Rosell, e outras apostas no escuro.
26 Julho, 2018 at 14:23
Desenvolver o Matheus, o Geraldes, o Iuri, o Gelson, o Palhinha, etc., não implica não contratares talentos fora.
Não podes é contratar cepos, ainda por cima caros, como o Campbell (tapou o Matheus e o Iuri), o Matheus Oliveira (tapou o Geraldes), o Alan Ruiz (tapou o Iuri e o Podence), o Petrovic (tapou o Palhinha)…
Exemplos concretos do que é uma perfeita estupidez, uma coisa sem sentido e contra os interesses do Clube.
26 Julho, 2018 at 15:17
Bom comentário.
26 Julho, 2018 at 18:01
Yep
26 Julho, 2018 at 19:42
Nessa altura esses miúdos andavam na B, para terem minutos. Para mim, não faz sentido ir buscar fora jogadores para as mesmas posições, para o mesmo efeito. Acabam por tirar minutos uns aos outros
Aquisições da equipa A nem comento.
26 Julho, 2018 at 14:14
Totalmente de acordo. Ate em termos de motivação.
Que pensará um puto ao ver chegar todos os anos un 8/10 jogadores?
26 Julho, 2018 at 14:04
Da perspectiva dos jogadores/Pais:
– Formação tem de ser apelativa e tem de ser vendida usando e abusando todo o sucesso que de lá saiu.
– A academia deveria ter uma escola para que os jogadores possam usufruir de uma boa educação.
– O Sportinguismo tem de ser incutido nas crianças, é necessário estudar a melhor forma de levar estas crianças a sentirem a camisola e a amarem o clube. O Sporting até pode ser visto como um clube de passagem para um jovem sul americano mas nunca por um miúdo saído da formação.
Da perspectiva do clube:
– É necessário criar um sistema tático que permita aos jovens evoluírem e chegarem à equipa principal.
– Tem de haver um trajecto padrão para os jogadores mais ou menos flexível dependendo do jogador em questão e da necessidade do clube. Por exemplo o jogador tem de saber que ao sair da formação do Sporting (se tudo correr bem) vai ser emprestado dois anos, um em Portugal e um no estrangeiro antes de integrar a equipa principal.
– A estrutura de futebol apenas deveria contratar jogadores que sejam mais valias indiscutíveis para o Sporting, ou para posições em que tenhamos carências.
– O Sporting deve assumir de uma vez por todas que é um clube que dá preferência à formação, e não andar em função das vontades dos treinadores que contrata. Os treinadores devem ser escolhidos em função dessa política.
26 Julho, 2018 at 14:15
“. Os treinadores devem ser escolhidos em função dessa política.”
+1
26 Julho, 2018 at 14:10
A maioria sai a mal do clube (Moutinho, Bruma, RPatricio, William, Podence, Gelson….)
Outros pouco orgulho mostram (Quaresma, Dier,…)
Os outros são dispensados.
Mais vale fechar!
26 Julho, 2018 at 14:35
Para ficares com o monopólio dos miúdos lá no Seixal, não é?!
E a leoa de torres? Estará viva?
26 Julho, 2018 at 14:37
Identificas bem um dos problemas mais graves, mas depois preferes fechar. E que tal tentarmos resolvê-lo e podermos contar com talento da casa para ganhar títulos? E depois vê-los brilhar pelo mundo fora e voltar a recebê-los mais tarde, seja dentro ou fora do campo? Alimentar os sonhos dos nossos putos e fazer crescer o clube.
26 Julho, 2018 at 16:25
Porque ninguém (parece) saber lidar com a formação nem o seu propósito.
26 Julho, 2018 at 14:15
Desporto sem formação? Desculpem lá mas desporto sem formação?
Esqueçam lá isso, desde o xadrez ao futebol tem de haver formação.
Futebol : Este é o Busílis, o futebol. O que sai da academia tem de ser Ultra TOP se não não joga. Até parece que o Gelson se o Carrilho não tem roído a corda, tinha-se afirmado tão depressa… chama-se agarrar a oportunidade. O problema é que para uns há oportunidades para outros não.
O que andou o Mateus Pereira a fazer no SCP no 1º ano de JJ? a perder tempo. O que andou o Palhinha a fazer na época passada, a perder tempo. Até o Tobias andava à deriva, lá foi a tempo para as terras de sua majestade.
Os exemplos que ultimamente temos com jogadores da academia são fatais para os que lá estão:
– Os jogadores da casa que se fazem Homens fazem birra para sair, o patrão não os deixa sair para melhorarem as suas condições (não deixa à 1ª, nem há 2ª, nem há 3ª) e à primeira oportunidade traem a família verde e branca;
– Os que cá ficam são menosprezados e emprestados, consecutivamente, e consta-se que têm qualidade.
Temos de ter alguém que arrisque apostar nos nosso jovens, temos de ter mais de uma mão cheia de atletas formados no SCP todos os anos na equipa, todos os anos tem de ser dada a oportunidade a alguém, temos de mostrar que aos que são juniores e sub 23 que podem vir a ter uma oportunidade de ser top no SCP equipa A. Temos de saber deixa-los sair para se fazerem à vida quando os tubarões os querem e já não podemos aumentar o salario, temos também de os deixar ir à vida deles quando se chega à conclusão que não vão poder ficar na equipa A.
Esse alguém é o Presidente, o diretor desportivo e os treinadores.
Andamos cegos com a possibilidade de sermos campeões e com isso lixamos um presidente, uma equipa e possivelmente danos em jogadores de academia que se interrogam sobre o seu futuro.
Alguém tem de vir meter ordem na casa, aqui é que se deviam aplicar na campanha.
26 Julho, 2018 at 14:18
O automobilismo não tem!
Nem o Ténis.
Nem o Padel…
Nem o e-Sports!
26 Julho, 2018 at 14:22
Mas devia Miguel.
26 Julho, 2018 at 14:30
Se quiseres ter a modalidade no clube, sim, devia. 100% de acordo com isso!
Mas o Sporting não tem nada a ver com automobilismo, por exemplo. Dizer que temos essa modalidade, especialmente no contexto em que existe, é uma coisa só para avestruzes sorrirem e baterem palmas.
Vamos pegar no exemplo do ténis…
Temos um gajo que já jogava, num desporto que nada tem a ver com clubes sequer e é, todo ele, focado no individuo. Paga-se x por mês a esse gajo para dizer que o Sporting tem ténis e assim temos 55 modalidades e não só 54.
Ora a mim não me choca que o Sporting queira ter ténis, mas se querem ter ténis é fazer o trabalho de base nesse desporto como se faz noutros, dando, no Sporting, condições para formar jogadores de sucesso nessa modalidade.
Queremos realmente ter a modalidade ou não?
Se queremos há que pensar numa forma de o fazer, dentro do que é normal e não pagar a um gajo só para dizer que temos…
26 Julho, 2018 at 14:35
Concordo com tudo. È isso mesmo que eu penso.
26 Julho, 2018 at 14:36
E o Volley?!
Isso para mim não é critério. Pode perfeitamente ser muito mais rentável e inteligente uma modalidade não ter formação. Formação para mim não é uma obrigação…é um caminho para os casos em que podemos obter dividendos dela…
Basta para isso que a probabilidade de obter retorno da formação seja muito baixa. O automobilismo é uma delas. Vale muito mais investir num bom produto acabado do que em formação. É assim para quase todas as modalidades amadoras.
26 Julho, 2018 at 14:47
Hum… não sei como explicar… mas o desporto é também muito mais que o lucro que se obtém dele. Não estava a pensar de forma economicista, a formação nas modalidades amadoras normalmente não dá lucro, quanto muito consegue sustentar-se, com mais ou com menos o patrocínio ou o PAItrocínio.
Estava mesmo a pensar nos valores do desporto, na passagem de testemunho entre escalões, no convívio e troca de experiencias entre os pares e de tudo aquilo que o desporto beneficia os atletas na vida não desportiva. Aliás falo em termos de desporto federado e do não federado, tem de existir espaço para tudo num clube como o SCP. É este o nosso ADN também, acho.
26 Julho, 2018 at 15:30
Eu não estava a falar em lucro…estava a falar em rendimento.
Ou seja estava a falar de ter uma formação que alimenta a equipa principal. Não estou a falar de dinheiro…
Parece-me inócuo e até confesso um pouco estúpido ter formação se não se aproveita para a equipa principal. E não me parece fácil aproveitar. Tipo…Voleibol. Vais formar melhor localmente (não vais buscar miúdos ao magote para uma academia longe de casa para jogarem…volley. Ninguém vai…o rendimento possivel futuro não compensa o risco e o sacrificio) do que contratar? Não. Ou pelo menos acontecerá uma vez ou outra. Vale a pena gastar dinheiro em formação só para dizer que temos e depois chegamos aos séniores e contratamos a equipa inteira?! Para mim não.
Apostar na formação em cada modalidade não é uma obrigação. Se fizer sentido…ok. Se for só para dizer que há formação…poupem o dinheiro…
26 Julho, 2018 at 16:07
O Voley estão a fazer esse caminho, ou tu não percebeste isso?
No ténis não estão e, escreve aí, NUNCA TIVERAM INTENÇÃO de o fazer…
Foi só para gajos que bebem saké estragado aplaudirem que nem focas num circo!
26 Julho, 2018 at 16:09
Em TODAS as modalidades é mais rentável não ter formação, excepto no futebol onde um gajo da formação pode ser vendido facilmente por um valor que paga 2 ou 3 anos dessa mesma formação. E se tiveres um tiro de sorte, paga-te 10 ou 20 anos…
26 Julho, 2018 at 23:44
Ignorância Ridícula. Secção activada em 1911, conta entre outras glórias, com 6 campeões individuais e 2 títulos nacionais por equipas no nacional de Ralis, um segundo lugar no Rally de Monte Carlo (1951), uma vitória em Monza (Fórmula de Clubes, 2009).
26 Julho, 2018 at 14:17
O problema não é a formação.
O problema está muito acima disso!
A pergunta que se devia colocar é “O que queremos do futebol do Sporting?”
Um plantel do Sporting, e devia ser assim em qualquer clube normal, deve ser composto por jogadores da casa e jogadores contratados, de uma forma equilibrada, que dependerá sempre das fornadas de jogadores que vão aparecendo e saindo da formação.
Podemos dizer que, teoricamente, num plantel de 16 jogadores se poderia esperar uma espécie de 50/50 e ter 13 jogadores formados no clube e 13 fora do clube com uma cena ideal e de bom senso – partindo do principio que somos capazes de formar bons jogadores.
Depois depende dos períodos pois tanto podemos ter mais da formação, como ter menos da formação, sendo que será normal considerar como mais previsível ter menos da formação e mais contratados fora.
O resto é uma questão de ter o tal Projecto que falei no post anterior ou não… Enquanto não houver projecto, é tudo feito em cima do joelho e muito na base de de uma cabeça: ou o presidente, ou o treinador!
Sempre foi isto que vi!
Agarrem num exemplo diferente dos que tenho dado aqui: Thierry Correia! Tem tudo para, daqui a 3 anos, com 22, ser o lateral direito da equipa do Sporting. Agora, meus amigos, é pensar o que se tem de fazer para isso, quer em termos dos jogadores que actualmente temos no plantel principal nesse lugar, quer nos 3 anos que faltam para o Thierry chegar ao patamar necessário para ser aposta a titular do Sporting!
26 Julho, 2018 at 14:27
Se o Thierry Correia é bom, no meu ver não tem de esperar 3 anos para ir treinar e jogar na equipa principal. Se é bom, é bom. Se calhar pode ser titular na Sub 23 mas ser premiado com idas à equipa A, e se mostrar que é melhor que os que lá estão, o lugar é dele, tipo este ano, se não aguarda mas neste registo.
Há jogos da taça, da taça da liga, há os lesionados (em vez de se andar a inventar adaptações no plantel principal vão à sub 23).
26 Julho, 2018 at 14:32
Sim, verdade…
Só falei nisso no sentido do “Projecto”, ou seja, de ver a coisa no tempo e planear uma coisa para acontecer daqui a 2 ou 3 anos.
O Thierry não tem ainda qualidade para ser titular do Sporting mas… lá chegará! Por isso é preciso pensar nisso e trabalha para isso!
26 Julho, 2018 at 14:41
Não tem??
Mas porque não tem? É que Esgaio também não tinha, mas foi para braga e teve mais assistências e golos que todos os nossos extremos…
26 Julho, 2018 at 14:45
Esta época não tem.
Se não percebes isso também não sou eu que te vou explicar…
26 Julho, 2018 at 14:36
Se o jogador tem qualidade só tem de jogar já, independentemente de ter 17, 18 ou 23 anos. Farto desta cantiga de tem que rodar e o cara***.
26 Julho, 2018 at 14:46
Mas eu concordo com isso!
Só não acho que o Thierry tenha, para esta época, capacidade para estar no plantel. Nem acho que para o ano já tenha…
26 Julho, 2018 at 14:31
Aos 22/23 já ele tem que estar a sair do Sporting, com uma proposta acima da média para o clube.
Alexander-Arnold, ao 18/19 anos é titular na ala do Liverpool, finalista da Champions, convocado para o Mundial.
No minha opinião, é um ano emprestado, no outro a seguir entrar no plantel, ao 3º ano ou tem qualidade para titular ou é vendido.
O Thierry, este ano já devia ser emprestado, ele leva 2 épocas de Juniores e ainda vai para a merda dos sub-23, daqui nada tem 20 e poucos e ainda dizem que não está preparado.
26 Julho, 2018 at 14:40
Este era o ano, por todas as razões e mais alguma para ter no plantel principal:
DDuarte
Palhinha
Matheus Pereira
Francisco Geraldes
Mané
Provavelmente Pedro Silva, Thierry, ou Jovane Cabral muito perto da equipaA
Mas não, vamos continuar a cometer os mesmos erros, again and again…farto deste merda
26 Julho, 2018 at 14:54
Como é óbvio.
Mas vamos ter mais Petrovic e afins. Vai evoluir para caralho aos 29 anos. E deve ter um salário muito em conta.
26 Julho, 2018 at 14:55
Domingos Duarte, talvez!
Palhinha, sim e eu apostaria nele a central.
Matheus Pereira, obviamente.
Geraldes, sim.
Mané, não tem qualidade, acho eu.
Jovane, sim, treinar nos A e jogar nos juniores se não for convocado.
Pedro Silva, já lhe foderam as hipóteses no Sporting.
Thierry, não, ainda!
26 Julho, 2018 at 15:04
Jovane já não é junior. Desde o ano passado, salvo erro.
26 Julho, 2018 at 15:06
Já digo desde o 2º ano de jj
Se é para lutar pelo 3º lugar com um futebol de merda, estes jogadores chegam e sobram!!
26 Julho, 2018 at 15:35
Chegam, sobram e vão crescer.
26 Julho, 2018 at 15:19
Exactamente.
26 Julho, 2018 at 14:43
Eu acho que no Sporting devem sair aos 24, 25 ou 26 anos, dependendo do jogador e da posição que ocupa. Se queremos ter equipas competitivas tens de ter jogadores a fazer 3 e 4 épocas no plantel principal, pelo menos. Isso implica que, no geral, não saias do clube antes dos 25 porque, no geral, não estarás em condições de lutar pela titularidade antes dos 21.
Se for um grande talento, chegará à equipa principal antes dos 21, logo poderá sair antes dos 25. Se fores mais dentro do normal bom, já só entrarás no plantel principal aos 22 ou 23 e isso já implicará saíres mais nos 25 e 26 anos.
Porque, não esquecer, o que se procura no Sporting é ter retorno desportivo e económico. Isso requer tempo no plantel mas também o bom senso para saírem ainda numa boa idade para terem uns 5, 6 ou 7 anos pela frente para jogares e ganharem dinheiro lá fora.
Sair aos 25 anos é uma idade perfeitamente aceitável e ainda com muito pela frente. Sair aos 24, economicamente pode ser um pouco melhor mas perdes um ano desportivo para o clube importante. Em alguns casos pode-se perfeitamente sair aos 26… Mas já devem ser casos mais vistos como excepções.
26 Julho, 2018 at 14:49
É a gestão à coninhas, sempre com receio de tomar decisões erradas.
Decidem que os putos não servem, mas não têm coragem de os deixar seguir as suas vidas. Fazem os putos viver no limbo, agarrados a contratos profissionais aos 16 anos, que os agarram até aos 21. Aos 19 acenam com renovação e contrato até aos 24. Dos 19 aos 23 saltam entre a 2ª B e uma 7ª linha da 1ª Liga.
Depois querem compromisso.
O principio de Peter tem de ser aplicado aos 20 anos a todos os jogadores da formação. Têm capacidade para entrar de caras no 11 da equipa principal? Não? Liberte-se o jogador com condições favoráveis para todas as partes.
26 Julho, 2018 at 14:52
Stalley…
Portanto, estás a comparar esse com o Thierry?
Quer dizer, ele já devia ter jogado a época passada na equipa principal – tirava o lugar ao Piccini e ao Ristovski – e o Fernando Santos até o tinha levado ao Mundial…
É isso? 🙂
Eu vejo o Thierry com potencial para, daqui a 2 anos estar no plantel, e para daqui a 3 ser titular. Não o vejo com capacidade para estar no plantel este ano, nem me parece que vá ter já essa capacidade para a próxima época!
Portanto, estou aqui a fazer aquele exercício que falei e ver a coisa a 2 ou 3 anos… Agora com o Thierry, como já fiz com o Geraldes, com o Matheus e com o Iuri!
26 Julho, 2018 at 14:58
Miguel, é mesmo isso.
Se não tem essa qualidade aos 20, nunca terá.
Nem sequer devia estar na formação do Sporting.
Se sabem dispensar jogadores aos 14, 16, e 17 anos, porque é que não sabem aos 20?
Para estar na formação do Sporting, tem de ser a elite. A subida à equipa principal deve ser natural e não uma aposta.
26 Julho, 2018 at 15:03
O Porto o ano passado, quando precisou recorreu ao Dalot…jogou sempre bem ao ponto de estar no Man Unt por 20M ( enão me venham com a merda dos mendilhoes ou que raio isso é).
Nós rodámos entre bcesar, ruiz ou petrovic..é a diferença
26 Julho, 2018 at 16:13
O Dalot é um gajo muito acima da média – TODA a gente diz isso há 3 ou 4 anos, não e de agora.
O Thierry é só um gajo jeitoso com potencial.
Há uma diferença grande. Se o Dalot tivesse nos sub19, o Thierry nem calçava…
26 Julho, 2018 at 19:45
Sem jogar não se sabe.
Tem é que ir lá para dentro. Sempre foi assim.
Queimar etapas… isso é no Touro.
26 Julho, 2018 at 19:46
Tour
26 Julho, 2018 at 14:18
Eu quero para a formação é:
– Scouting competente
– Boa gestão de carreira (empréstimos, subidas à equipa B, passagens à A)
– Oportunidades na equipa A
No fundo um projecto a sério no futebol!
26 Julho, 2018 at 14:18
A Formação do Sporting deixou de ter o comando na captação, pois os nossos rivais devido ao seu investimento no sector, tomaram-nos a dianteira. Estou convencido que em condições temos do melhor, agora sem a melhor matéria prima não podemos obter os melhores resultados. Cabe à próxima direcção inverter está situação, sendo que os nossos adversários, devido ao que nos copiaram é que investiram estarem neste momento em vantagem
26 Julho, 2018 at 14:19
Estou-me a cagar para a formação. Nunca nos deu títulos, só algum dinheiro e algumas das maiores humilhações da nossa história, protagonizadas por jogadores formados no clube: Futre, Montinho, Patricio e Gelson. Também não devemos nada a CR, Figo, Quaresma e tantos outros, eles é que devem ao Sporting a sua carreira. PQP!
Se eu já era critico da formação, neste verão passei a sê-lo ainda mais.
26 Julho, 2018 at 14:33
Também já estive mais longe de pensar isso.
Acrescento a essa lista, e por ser muito sintomático, Dani.
Um talento fora de série desperdiçado num gajinho que se revelou ser pouco mais que um monte de merda com olhinhos de gatinho. Durante, e depois da carreira.
26 Julho, 2018 at 14:19
Eu sou completamente contra à tipificação do percurso que um jogador tem de ter:
Juniores -> B (ou Sub23) -> Empréstimo(s) -> A
Muitos jogadores se perdem ao percorrer este percurso. A minha opinião é que emprestar um jogador que jogue a extremo ou avançado não faz sentido. Esse tipo de jogadores tem de aprender a jogar sem espaço para pensar e para correr, que é o que acontece na maioria dos jogos do Sporting. Jogamos contra adversários fechados e temos de encontrar forma de entrar. Se os nossos putos vão para outros clubes crescer e habituam-se a jogar sempre com espaço, como é que isso vai ajudar a jogar pelo Sporting? Por exemplo, sempre foi apontado ao Iuri que ele gostava de ser a estrela da equipa. Então, alguém me explique como é que lhe ensinamos a não ser estrela se o emprestamos durante 3 épocas a equipas onde ele, efectivamente, era a estrela???
Já os GR e defesa acho que devem ir rodar até aos 22/23, para levarem porrada, fazerem frangos e todo o tipo de falhas fora do clube.
Se um jogador tem qualidade, tem de jogar. Ponto. Tenha 20, 18, ou 16. É bom? Joga! Rafael “fdp” Leão devia ter jogado muito mais vezes. Pedro Marques devia ter tido a sua oportunidade.
Que idade tinham Quaresma, Ronaldo, Moutinho ou Viana quando se estrearam?
A minha ideia da formação é servir como base. Não ir buscar gajos tipo Meli ou Petrovic quando temos putos que não são piores. Isto não quer dizer que tenham obrigatoriamente de jogar. Se vier um de fora melhor, banco com o das escolas. Mas para mim, idealmente, todas as segundas linhas tinham de ser das escolas.
26 Julho, 2018 at 14:22
Concordo absolutamente com este comentário, só nos guarda redes não sei, se é bem assim.
26 Julho, 2018 at 14:34
E centrais
26 Julho, 2018 at 14:38
Eu acho que quando se é bom tem de se arriscar e apostar no Homem, seja central seja avançado, tenha 19 tenha 20… Não sei se há algum jogador que aos 30 seja muito bom e que aos 20 não o fosse, sinceramente não sei.
26 Julho, 2018 at 16:59
Eu concord que se tivermos um GR génio aos 17/18 anos ele tem de jogar.
Mas sendo uma posição onde os erros se pagam mais caros, acredito que são poucos os que aguentariam passar pelo que o patricio passou, por muito bons que podessem vir a ser. O mesmo com os centrais. Mas cá está, cada caso é um caso. Sou contra generalizações.
26 Julho, 2018 at 14:22
Completamente de acordo! Cada caso é um caso.
Há miudos que aos 17, 18, 19 devem ser lançados sem medos!
O Mbappe aos 18 anos era titularissimo do Monaco campeão.
26 Julho, 2018 at 14:43
O Varane titular do Real…
O Dembele no Dortmund…
O Donnaruna no Milão…
26 Julho, 2018 at 14:59
Estar a comparar jogadores que são foras de série com o desenvolvimento normal de um jogador com potencial é comparar o mesmo que comparar tomates com bananas…
26 Julho, 2018 at 15:02
Querias dizer … bananinhas??’ 🙂
26 Julho, 2018 at 15:07
Claro que é adaptado á nossa realidade.
Não estou a dizer que DDuarte é igual ao Varane…mas no nosso campeonato de merda provavelmente teria o mesmo impacto.
26 Julho, 2018 at 16:14
Só na tua cabeça!
26 Julho, 2018 at 15:41
Quando tens o caralhinho do Tadeu a concordar contigo…nem mereces resposta Miguel. Percebeste bem o que quis dizer.
26 Julho, 2018 at 16:15
O Tadeu não concorda. Aproveitou para mandar uma piadinha sobre a fruta preferida dele…
26 Julho, 2018 at 14:52
“Não ir buscar gajos tipo Meli ou Petrovic quando temos putos que não são piores.”
É isto que fazemos repetidamente.
Podíamos enumerar aqui casos e casos e mais casos destes, apesar do discuro polido do “comprar jogadores que sejam realmente mais valia”. E ainda não se aprendeu com os erros, fdx! Cambada de incompetentes!
26 Julho, 2018 at 14:23
Formação no Sporting não existe há uns anos bons!! Estamos a ficar a anos luz do venfique neste aspecto, e não falo do aproveitamento que eles dão aos jogadores deles, falo em Scouting, infra-estruturas, tecnologia etc..
26 Julho, 2018 at 17:11
De onde vem essa ideia? Pergunto por curiosidade. Não é a primeira vez que a ouço.
26 Julho, 2018 at 14:27
O que eu quero da formação parece incompatível com o que jogadores, treinadores e presidentes querem…
Jogadores só querem saber do clube enquanto ele pode ser um trampolim para eles.
Treinadores só querem jogadores feitos ou muito perto disso.
Presidentes parecem não ter nenhum plano nem para a equipa principal nem para a formação…
Nesta altura de eleições é só planos e reestruturações e aproveitamento e cenas bonitas em powerpoint…e a verdade é que esse aproveitamento só existiu com o Paulo Bento e com o Leonardo Jardim…
O que mais me irrita nem é o ser da formação ou não. É que têm mais qualidade do que o que fica ou o que vem. É assim há anos a fio…
26 Julho, 2018 at 14:34
Há muito que não lia tantos comentários consecutivos com interesse na Tasca, está aqui um bom debate de ideias. E muitas delas discordantes.
26 Julho, 2018 at 14:36
A formação tem sempre de existir para a subsistência de um plantel sénior. Mesmo nos distritais, não é a formação dos clubes o maior fornecedor de jogadores para o plantel sénior, desde logo pela falta de experiência, mas ajuda a criar a envolvência de apoio que o plantel sénior necessita.
A formação é uma forma, não só de promover o desporto, mas essencialmente por criar um quadro de apoio ao clube, do qual se destacam os familiares e amigos dos atletas, olheiros, empresários ou simples aficionados por futebol, para além dos sócios e simpatizantes que apoiam o seu clube, mesmo no jogo da carica.
Sem a formação perde-se o contacto com a maior parte de toda esta gente que também é consumidora, seja de produtos da loja dos clubes, seja dos bares e cafés onde as suas equipas se deslocam para jogar, seja de pagantes de quotas e mensalidades para que os seus filhos possam jogar futebol.
Esta é uma realidade transversal ao desporto, em geral, e não apenas ao futebol de 11.
SL
26 Julho, 2018 at 14:42
Dois Off.
Mais uma colocação, agora Pedro Ferreira no Mafra da 2º liga.
O mercado não acaba mais cedo este ano?
26 Julho, 2018 at 14:44
Em Inglaterra sim.
Acho que a 8 ou 9 de Agosto.
26 Julho, 2018 at 14:53
Atendendo ao último jogo, subiu na vida.
26 Julho, 2018 at 15:14
depositava grandes expectativas nele, mas parece que não correspondeu na passagem para senior. Se não me engano, na época passada, nada ou pouco jogou na b.
26 Julho, 2018 at 14:50
Como em qualquer área de negócio, o problema da formação foi descansar à sombra da bananeira, achando que estávamos muito à frente dos outros.
Entretanto ou outros, percebendo que não estavam à frente trabalharam, criaram condições, e hoje recolhem os louros. E não falo apenas do Benfica, que é o caso mais evidente, mas também do Porto, Guimarães e Braga.
Este último, para os mais distraídos, começa a rivalizar na zona norte com o Porto na captação de jovens talentos. Tem uma cidade desportiva novinha em folha, que em nada fica a dever aos centros de formação dos grandes, e com a vantagem da proximidade ao centro da cidade. A presença constante nas fases finais dos campeonatos juvenis (onde até foi campeão de juniores recentemente) e chamadas regulares às selecções (tem tantos convocados para este europeu de sub19 como o Sporting) ilustram bem a evolução do Braga na formação.
Portanto, a meu ver, a primeira coisa que o Sporting tem de assumir é que, não estando tudo mal, já há muito perdemos o domínio na formação e que neste momento existem projectos de formação mais fortes do que o nosso e outros emergentes que cada vez mais rivalizam com o nosso.
Esse deve ser o ponto de partida, a partir do qual se repense toda a estratégia da formação, desde a componente humana à componente estrutural, onde, a meu ver, a ideia de uma nova Academia defendida por Carlos Vieira, uma Academia 2.0, situada a norte do Tejo, em zona de maior densidade populacional, pensada de forma invertida, ou seja, pensando primeiro nos escalões mais jovens e não no que sobre das necessidades dos seniores, deve merecer uma profunda e atenta reflexão.
SL
26 Julho, 2018 at 15:00
Ter aquela miudagem em Alcochete é só uma estupidez!
Mas o Xintra vai resolver isto se Deus quiser! 🙂
26 Julho, 2018 at 15:00
Comentário que devia dar um post, muito pertinente!
Descurar a formação é um erro que se vai pagar muito caro!
26 Julho, 2018 at 15:25
O Adolfo está ver a questão de outro prisma. Aqui o problema não está em se a formação está à frente, equiparada ou atrás dos demais clubes mas sim de que forma se aproveita ou não essa formação.
26 Julho, 2018 at 17:40
Meu caro, percebo perfeitamente a observação, mas, em meu entender, as duas questões estão umbilicalmente ligadas.
De que adianta defender a integração da formação na equipa principal se essa formação a nível nacional não for a melhor? Estaríamos sempre atrás dos rivais, ou porque integravam melhores “produtos” nas suas equipas ou porque a venda desses “produtos” permitiam aquisições de outro nível. Tudo está ligado. Antes de chegarmos a essa dor de cabeça que é o que fazer com esses “produtos” temos que garantir que os mesmos são os melhores! Pelo menos no nosso mercado!
SL
26 Julho, 2018 at 17:14
Bom. Onde se pode ler mais sobre esse projecto do Carlos Vieira?
26 Julho, 2018 at 14:50
OFF:
Badelj na Lazio, é o que vem em Itália.
26 Julho, 2018 at 14:58
Melhor.?! Sousa Cintra pede 100€ milhões por Gelson :))
Como não Amar está fantochada toda??
Nojo!!!
26 Julho, 2018 at 15:00
Aproveitando o off, fala-se em Arias no Napoles. Ainda vamos buscar €€€
26 Julho, 2018 at 15:00
🙁
26 Julho, 2018 at 16:19
É o que dá estar a discutir 1M€ num jogador que está avaliado em 15M€ para ver se o prémio de assinatura são 3, 4 ou 5 M€…
Vão p’ró caralhinho!
Perdem-se assim óptimos jogadores todos os anos…
Em cada 10 acções, acertam 1, 2 são razoáveis, e 7 são uma merda. Tristeza!
26 Julho, 2018 at 16:25
Perdeu-se um bom jogador por causa de um ano de contrato, pelo menos é o que dizem os media italianos.
O Badelj queria 4 anos, o Sporting ofereceu 3…a Lázio chegou-se à frente com 4…ganhou a corrida!!
26 Julho, 2018 at 14:51
Andar a comentar o Sporting hoje em dia é como andar a comentar Portugal e as suas leis.
Quem lá está … faz o que tem de fazer … e o povo que pague!
O resto é para boi dormir!
Estou me bem a cagar para tudo isto!
Chega!
Carrega Sporting!
26 Julho, 2018 at 14:52
Carrega?
26 Julho, 2018 at 20:33
O novo Spor71ng é assim meio lampeonivo… tudo gente de bem!
26 Julho, 2018 at 14:51
Para começar, ficava satisfeito que a formação parasse de nos dar facadas nas costas.
Mais a sério, não interessa aquilo que o comum adepto quer, interessa saber o que quererão os futuros candidatos, porque vai sair dali algures o Presidente do Sporting.
Acho que foi o Tiago Coração de Leão que ontem escreveu que os candidatos terão uma resposta pré-formatada no que diz respeito ao assunto formação e tendo em conta o que se tem visto e lido, dou-lhe toda a razão nisto que escreveu.
Dos programas eleitorais que li (Varandas e Benedito), as partes referentes à formação estão todas cheias de intenções, cheias de ideias que no papel parecem fantásticas, mas não existe uma linha que esclareça de que forma pretendem colocar em prática aquilo a que se propõe, é tudo muito vago.
Não sei se nas campanhas que os candidatos fazem pelos Núcleos, se desvendam em detalhe algumas áreas do seus respectivos projectos, mas era importante que o fizessem e que a Sporting TV estivesse presente para fazer esse acompanhamento, em vez de estarmos à espera de debates que podem até nem se realizar.
26 Julho, 2018 at 14:52
Já andei tantas vezes à volta do tema da formação que acho que em meio dia fazia um documento todo catita sobre a formação, com aspectos macro e micro e tal. Espectacular. Coisas que publicadas aqui e acho que 90% ia concordar com quase tudo.
Valia mesmo de quê?! Jogadores com 2 anos de equipa principal estariam fartos de estar no Sporting. O treinador que chegasse ia pedir prendas atrás de prendas e meter 1 ou 2 só para dizer que apostam… e possivelmente passariam grande parte do tempo no banco. E se não passassem…ao fim de 2 anos estavam de birra…
Não renovem rápido com o Matheus…e vão ver aquilo que já vimos acontecer dezenas de vezes…
26 Julho, 2018 at 17:17
Apesar de tudo, se quiseres verter isso num post, de certeza que muita gente aqui gostaria de ler.
26 Julho, 2018 at 14:53
Boa questão.
A resposta à partida seria simples, mas tendo em conta a bipolaridade da maioria dos Sportinguistas. A resposta torna-se muito mais complexa.
26 Julho, 2018 at 14:53
A pergunta que fazes Cher ba tem de ser acompanhada pela de que modelo é princípios adoptar nas contratações de jogadores… na minha nh opinião é irreal gastar 10/15 milhões de euros em 6/7/8 jogadores medianos que tapam lugares de formados localmente. Música, Petrovics Matheus Bebeto e outros que tais… comprar, que se gaste e se compre bem jogadores que sejam efectivos e aecundando-os com produtos da casa. Isto parece-me basilar.
26 Julho, 2018 at 14:55
Ps-desculpem os essros, escrever à pressa no tmovel dá nisto…
26 Julho, 2018 at 14:57
Se pedem resultados imediatos a um treinador é óbvio que este não se vai virar para a formação.
Se um qualquer presidente se sente menos confortável no seu mandato não deixará de arrancar duas ou três contratações mais ou menos sonantes.
Por fim esquecemos que o futebol é um negócio chorudo e que muita gente vive à pala de comissões por cima e por debaixo do pano. A formação por norma não dá comissões.
26 Julho, 2018 at 15:01
“Se pedem resultados imediatos a um treinador é óbvio que este não se vai virar para a formação.”
O que é que um A. Pinto ou Marcelo nos aproximam mais de títulos do que D. Duarte que é melhor que eles?!
O que é que o Petrovic nos aproxima mais do titulo que o Palhinha se é pior jogador?
O que é que o Misic nos aproxima mais do titulo do que o Geraldes se é pior?
Se fosse assim…se a formação fosse secundarizada porque tinhamos melhores ou íamos buscar melhores…epah até percebia. Agora assim…isto só nos afasta do titulo, não nos aproxima…
26 Julho, 2018 at 15:06
Não não estou a dizer que são melhores, pelo contrário, na minha opinião não têm lugar no Sporting já aqui o escrevi. Mas se reparares quem os compra anuncia-os sempre como os melhores da reboleira. Junta é os três ponto tal qual escrevi e tens o filme todo.
26 Julho, 2018 at 15:10
Às tantas ainda me vens responder que os treinadores não ganham com as aquisições, vai perguntar aos empresários.
26 Julho, 2018 at 15:19
Eu sei que a lógica deles é essa…mas parece-me idiota…enfim…
E já nem vou falar do JJ…acontece à mil anos.
O Peseiro está à espera de ir buscar um gajo melhor que o Geraldes?! O Peseiro não viu que o D. Duarte é melhor que o Marcelo ou o A. Pinto? É cego?! O Palhinha do que o Petrovic? Nem sequer foi ele que os foi buscar!
Não percebo…honestamente…não percebo o que vai na cabeça de um treinador…
Ainda por cima é absolutamente estúpido! Mesmo que conseguisse ir buscar um do nível do Geraldes (que não vai)…ele é dos treinadores que mais precisa de convencer os adeptos a estarem do lado dele e nada melhor do que usar os putos…
Tudo isto é ridiculo…
26 Julho, 2018 at 14:59
O que eu quero da nossa formaçao? Que seja a base da equipa senior.
A realidade? Nao temos qualidade nem mentalidade para isso.
Em termos de qualidade porque quando depositamos grandes esperanças em jogadores como Podence (ou palhinha ja agora…) esta tudo explicado. Canta bem mas nao alegra. Veremos a carreira entre grecia, chipre e turquia que vai ter. A nossa rede de olheiros (existe?) esta uma bela merda. Levou um corte pela raiz com GL e nao me lembro de BDC ter feito melhor (admito dificuldades economicas para repor o que de bom tinhamos…).
Em termos de mentalidade porque uma grande parte destes miudos sao estupidos e vivemos num pais anti-sporting. O que precisa um miudo do Sporting para ir a seleçao, aparecer como a “proxima perola” nas capas dos jornais, etc…? Acham que isto aos 16 anos nao influencia? O Sporting tem de fazer o que fazem os clubes formadores sem capacidade economica (como Ajax por exemplo), vender à primeira boa proposta. Por cada cristiano mal vendido, ha 2 ou 3 custodios ou hugos vianas que compensam. Alias o Sporting tem de fazer isso para todos os jogadores e nao so os da formaçao. Quem se lembra das propostas pelo Douala, Djalo, beto, Moutinho, etc… Mais recentemente, William e Adrien.
O futebol é uma merda. Tudo o que nao é bonito neste desporto esta agarrado como uma lapa desde a nascença. Ja nem falo dos agentes e dos paizinhos a espera dos milhoes dos “perolas” mas treinadores de iniciados a pedirem para os miudos perderem tempo, miudos que “ganham faltas”, comentarios de experts nas televisoes a fitas descomunais do genero “muita experiencia deste jogador”. Po caralho com esta merda toda. Nao foi o Sporting que morreu, o futebol é que já esta morto e ainda nao sabe.
26 Julho, 2018 at 20:36
Prontos … agora estamos de acordo!
O relógio só tinha que dar a volta!
26 Julho, 2018 at 15:01
Tamos fortes, tamos muita fortes.
Despachamos o geraldes, deixamos fugir ao Badelj (se é que alguma vez tivemos interessados e isto não foi tudo uma nuvem de fumo criado para não vermos o que esta a ser feito)
O que resta? Negocios com o braguilha claro, lá vai o palhinha como moeda de troca.
Acho que aqui esta bem perconizado a gestão da nossa academia.
O que estão a tentar fazer (nisto incluo JJ)? Acabar aos poucos com o mito da nossa formação, para outra lhe tomar o lugar e já estão a conseguir os seus intentos.
26 Julho, 2018 at 15:02
É difícil apostar em formação e tentar ser campeã ao mesmo tempo.
Nos campeonatos de topo, os erros pagam-se caros e formar sem erros é coisa muito rara.
Só isto limita á partida o número de jogadores da formação que podemos assimilar na equipa A.
Apostar num ou em dois miúdos por ano também não entusiasma ninguém e muito menos os jogadores… E sem jogadores entusiasmados na academia, aquilo é só mais curso profissional…
Ter medo de apostar nos jogadores, ou achar que crescem entrando 20 minutos em campo de 15 em 15 dias é tambem um erro, a meu ver.
Gosto da formação e acho que é de facto a nossa identidade. Ver crescer os jogadores é também o que faz de nós uma família. Abandonar isso em prol de uma demanda por títulos é para mim uma quimera…
Gosto do Ajax e do seu modelo, mas é justo dizer que a nível internacional roça o irrelevante. Na Holanda, vai ganhando campeonatos quanto tem de facto uma fornada mais forte de jogadores.
Chamem-me o que quiserem, mas para mim, ganhar um campeonato em cada cinco com base na formação seria mto bom.
O SCP para mim, deveria ter uma equipa toda da formação. Jogadores “estrangeiros” só se fossem titulares de seleção ou regularmente convocados de seleção.
Como já foi dito, isto implicaria desde logo um treinador que se adapte ao projeto e não o contrário. Se calhar, chegou tb a altura de formarmos treinadores… Seria inovador, pelo menos heheh…
26 Julho, 2018 at 15:20
Não pode haver medo por parte do Presidente de impor parte da intenção de aposta ao treinador. Faz parte do ADN não faz? Então o treinador que assimile o ADN do clube.
Se a aposta na formação for feita de maneira sustentável e com qualidade, és campeão em menos tempo do que se pensa. Até porque ao usar a formação fazes retenção de custos.
Tem de ser bem estudado por quem de direito, mas a meu ver tem mais pontos positivos do que negativos, e a longo prazo ainda mais.
26 Julho, 2018 at 15:16
Vai aqui uma enorme chachada. Um convénio de filósofos e doutores, todos muito sabedores, a discutir coisas importantes.
Só se esquecem de perceber que o que pensam, decretam e deliberam podem escrever em papel para os velhos limparem o cu.
Nesta democracia sportinguista todos têm voz, desde que seja para dizer o que o patrão manda. Já foi assim na destituição e ainda ontem vimos uns arrependidos e outros feitos desentendidos a ladrar ao avião que leva mais um refugiado para a Alemanha. Valeu-lhes zero e cagou esta discussão filosófica da treta.
Olhem, fiquem com o poeta Aleixo.
“Convém manter o Zé bem distraído
Enquanto ele se entrega à diversão,
Não pode ver por quantos é comido
E nem se importa que o comam, ou não.”
26 Julho, 2018 at 15:23
Comparar a nossa formação com a do benfas só pode ser para rir o melhor que o Seixal deu foi Guedes e Bernardo , nem para comparar da sequer , Mateus perreira é craque, o problema não tá na academia porque a formação vem e ondas umas melhores outras piores , está nos treinadores da equipa principal .
PS guardem este nome Joélson Fernandes