É um fenómeno relativamente recente mas com que todos aprendemos a lidar com facilidade. Um pouco por todo o mundo digital, páginas e páginas de comentários alimentam discussões acesas sobre os mais diversos temas da actualidade (alguns tão ridículos que nos limitamos a rir) quase sempre regados pelos mais criativos insultos, quase sempre sem muita razão de qualquer uma das partes. Mas sempre encarei este fenómeno como uma das fantásticas possibilidades que a tecnologia nos trouxe: a nossa opinião tem um espaço, a opinião de outros tem outro e podemos discutir todas as nossas divergências seja com quem for, em que parte do mundo for, na língua que quisermos.
No futebol não é diferente. E por isso, em Portugal e pelo mundo, espaços como este ganharam nova importância no nosso quotidiano, passaram a fazer parte do nosso tempo livre, das nossas pausas no trabalho, no fim de noite em que não dá nada de jeito na televisão. Na Tasca e em muitas outras plataformas do universo leonino, sportinguistas espalhados pelos cantos do mundo podem comentar o que bem lhes apetecer, ler o que quiserem e, claro, discutir forte e feio com alguém que pensa diferente. Por isso é que isto resulta, por isso é que aqui voltamos sempre e por isso é que de alguma forma contribuímos para um clube melhor e para a revitalização da vida activa do Sporting.
Desde que frequento este espaço (e mesmo antes da sua transformação) voltei a ser sócia do Sporting, tive e deixei de ter Gamebox (algumas vezes confesso), participei nas minhas primeiras eleições enquanto votante, escrevi dezenas de textos sobre os mais diversos temas, fiz amizades e inimizades, almocei entre tasqueiros, provei a ginja do Max, apanhei um escaldão numa tarde quente no Jamor e apresentei até família ao nosso querido e ilustre núcleo digital. Pelo meio, claro, discuti, “gritei”, até devo ter insultado alguma vez, as dezenas de pessoas que por aqui passam que pensam de forma absolutamente diferente da minha. Sabendo sempre que este é um espaço que não pertence ao mundo real, no qual não devo alimentar ódios nem perseguições, que serve apenas para o alimento do meu sportinguismo.
Só que infelizmente (e aqui existem diversos factores que contribuem para o fenómeno) o universo leonino, em particular o universo digital, é hoje um espaço de insulto gratuito, divisão profunda e absoluta perseguição. Não vi nunca este nível de degradação nos nossos rivais ou em qualquer clube que conheça (nem mesmo em clubes com temas efectivamente fracturantes, como lutas pela independência). A facilidade com que bloqueamos, escorraçamos e perseguimos. A facilidade com que alguém é rotulado, criticado, humilhado publicamente com temas da vida pessoal. A facilidade com que nos expomos ao ridículo de reforçar as coisas em que acreditamos a qualquer oportunidade, para que não nos metam na caixa dos “brunistas” ou dos “croquetes” ou dos “ratos”. A quantidade de vezes por dia que somos confrontados com o desconforto de alguém nos insultar, porque cometemos o erro de falar do clube que apoiamos.
Não é normal, não tem de ser desculpabilizado, não tem de fazer parte do nosso dia-a-dia. Nestes meses, a quantidade de sportinguistas com que deixei de conversar sobre o Sporting, apenas para não alimentar uma discussão. A quantidade de comentários que deixei de fazer, a quantidade de barbaridades que deixamos passar em branco, todos os dias, para resistirmos ao constante confronto. A quantidade de pessoas que dedicam horas, dias, anos ao Sporting com muito pouco retorno que são destruídas em cinco minutos, ameaçadas de pancada ou perseguidas nas redes sociais.
Achamos sempre que não devemos alimentar o troll. Que ignorar alguém tão desesperado por atenção é a melhor solução para um problema que se arrasta há demasiado tempo e que claramente subiu de tom desde a última AG. Nada mais falso. Calar aqueles que se dedicam ao ataque constante e pessoal, retribuir o favor de apontar a sua profunda estupidez e lutar por um Sporting mais tolerante, menos sectário e dogmático é essencial naquilo que é a vida a curto prazo do clube. Até o mais positivo e compreensivo dos sportinguistas se sente afastado, desligado e profundamente irritado com aquilo que se transformaram os seus adeptos.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
3 Agosto, 2018 at 11:02
Tivemos umvergonhoso 7 lugar.
Este ano esta escumalha vai fazer ainda pior
3 Agosto, 2018 at 11:04
Fazendo uma análise a frio aos números. No caso de nenhuma PC suspender a suspensão (e se for pedida sem audição da outra parte por motivos de urgência pode acontecer, pois poderão ser alegadas restrições de direitos civis). Acredito que teríamos um candidato ainda não apresentado que reuniria cerca de 40 a 45% das intenções de voto e inclusive entraria naquela faixa dos mais de 17 votos com um certo à vontade.
3 Agosto, 2018 at 11:04
Bem, se dizes que não vês o mesmo nivel de “trollagem” nos nossos rivais é porque não tens a pestana aberta.
O maior troll de sempre chama-se porco guerra, e é acompanhado de perto por um mini-troll chamado porco gil….. muitos porcos há por ali.
E no porco (o real) tens o Fernando Serrão que é o unico troll que chega a ter piada.
Agora, pensas um pouco e chegas à conclusão que os “nossos rivais” (não considero rival quem faz a merda que eles andam a fazer, mas sim inimigo) não chegam ao nosso nivel e percebes. Com um partido unico não existe discussão. O que fez o Nazismo? Eliminou os outros partidos. O que fizeram os ditos rivais? Eliminaram a concurrencia. No porco ninguem se atreve a ir contra o xéxé porque sabe que perde tal o nivel de lavagem celebral daquela gente. E no carnide ninguem vai contra o orelhas porque sabe que acaba com uma bala no meio dos cornos.
O Sporting era um clube democrático, daí haver discussão e opinião extremadas, até ter sido morto na AG da vergonha.
Agora acabou-se a peixarada nas TVs mas na net ainda existem pessoas inteligentes que irão tentar reverter a morte do clube (eu não acredito que voltemos a ter clube).
3 Agosto, 2018 at 11:04
O que faz falta é a bola a rolar e umas Vitórias convincentes!
Depois disso…
3 Agosto, 2018 at 11:31
Parece que a bola tem rolado…
3 Agosto, 2018 at 12:27
Ainda estou a rir à gargalhada
Vitórias no Xporting só no pingpong
Isso do futebol é para outras paragens
3 Agosto, 2018 at 13:53
Então tirou-se de lá o BdC para quê?
Tirar de lá o chiclas? Já estava feito… e já tinhamos o Mihalovic.
3 Agosto, 2018 at 13:54
A bola vai rolar… Vitórias convincentes é que está pior….
3 Agosto, 2018 at 19:07
lol..
Desde que se ganhe, o resto esquece-se, é isso ?
É que para mim não vale, nunca valeu, tudo.
O que faz falta é esta palhaçada que se tem passado, continuar a animar a malta.
:\
3 Agosto, 2018 at 11:06
Os ‘internet trolls’ aparecem nos anos 80, nos BBS e UseNet, e , claro, não podiam deixar de infestar a World Wide Web a partir dos anos 90. Como resistir à tentação de atormentar as hostes de ‘Computer-Illiterate Schmucks’ que a inclusão de um web browser, no OS mais popular, tinha produzido?
O internet troll não tem qualquer investimento emocional na discussão. Fusão nuclear, o concílio de Trento ou as previsões do oráculo de Delfos, tudo serve para procurar incautos que “mordam o isco” e proporcionem uma ‘flame war’.
A característica fundamental do internet troll é o anonimato.
O mais perto disto que vi, aqui neste forum, foi o ‘Superleão’ e a sua teoria pioneira das selecções…
O que se vê por estes dias são pessoas com fortíssimo envolvimento emocional (retirem a ligação afectiva ao Sporting, da equação, e isto fica mais vazio que um forum de discussão dedicado à produção de cordas de violino pelos métodos em uso no tempo de Vivaldi).
O que se vê é intolerância. Presunção automática das piores intenções no interlocutor, e reacção em conformidade. Tornado possível pelos esforços de desumanização do Outro.
Somos todos Sporting, non?
3 Agosto, 2018 at 11:10
clap, clap, clap!
3 Agosto, 2018 at 11:17
N’Wokocha verdade….eu acrescento apenas que ninguem anda bem psicologicamente….nosso grande amor nao esta bem nos nao estamos bem…bom senso precisa-se
3 Agosto, 2018 at 11:32
Agora já percebeste o que vem o nick shikabala aqui fazer…?
3 Agosto, 2018 at 19:12
lol
O Cherba bate palmas, mas nem “repara” bem para o quê.
Há aqui uns quantos nicks que se estão a cagar para o Sporting, que são anti BdC ( diferente de não ser apoiante ), continuam a trollar forte e feio, metem nojo, são nojentos, asquerosos e piores que lampiões..
Mas, como o texto é polido, e acaba a dizxer que somos todos Sporting, bae palmas, sem perceber, realmente, os conteúdos.
Para ele deve ser mais do género: ” Epah, se andam a dizer asneiras, e estão acriar discussões de dividir e afins, são trolls, ou não são Sporting “, por isso deve ser a esses todos que se referem os textos, portanto vou bater palmas.
Shikabala, Paulis, os dos textos longos e bonitos, cheios de areia gelados e pontinhos ( faltam as seinhas e corezinhas ) os Rck coração de melão, os que s dizem do Sporting, mas não o são ( tipo lpm e seus seguidores ).
Oh well.
3 Agosto, 2018 at 19:44
anti BDC?? dude, you’re barking up the wrong tree…
3 Agosto, 2018 at 11:17
O Superleão era um adepto do porto chamado Luís Miguel.
https://oartistadodia.blogspot.com/2014/10/bruno-prata-no-portugal-holanda.html
3 Agosto, 2018 at 13:55
Fdx, as coisas que tu descobres…
3 Agosto, 2018 at 19:13
Por falar em Luis Miguel.
Ese é outro.
Sem esquecer o Berto das manias, e o boçe do Maike
3 Agosto, 2018 at 11:18
O Superleão fazia-me rir.
Saudades dele. 🙂
3 Agosto, 2018 at 12:26
Não consigo resistir, o riga também
3 Agosto, 2018 at 19:13
Olha, esse é outro
3 Agosto, 2018 at 11:33
Claramente… NON!
3 Agosto, 2018 at 11:34
muito bem!
3 Agosto, 2018 at 11:35
Os que desejam sempre a vitória do Sporting, independentemente do Presidente A, do Treinador B ou jogador C…..claro que somos todos Sporting!
Os que desejam ou desejaram derrotas…. podem ser muita coisa….mas certamente que não serão do Sporting!
3 Agosto, 2018 at 12:02
Piu…?
3 Agosto, 2018 at 12:13
Sim tens razão ….os que desejam ou desejaram derrotas do Sporting podem ser ….”Pius” —> Lampiões
3 Agosto, 2018 at 12:36
Tão lindo…
A subir a escadinha que lhe lançam… previsível.
Deixaste de ter vida própria hoje, foi?
3 Agosto, 2018 at 12:40
Tu é que te sentiste “picado” por já teres desejado derrotas do Sporting…. e eu é que “subi a escadinha” ??
Olha….vai dormir que o teu mal é sono.
O sake está definitivamente estragado 🙂
3 Agosto, 2018 at 12:56
Se eu pudesse, até ia… Mas como tb tenho vida própria, tenho outras coisas a tratar… Lá para as 2h da manhã, veremos!
Quando o bêbedo não aguenta a bebida, culpa-a de ser má…
3 Agosto, 2018 at 12:56
ahhhhhh…
🙂
3 Agosto, 2018 at 19:14
Olha outro, com a comversa do Sake estragado lol
Vê-se que tratam bem das coisas, e que sabem o que dizem… Ou não.
3 Agosto, 2018 at 12:17
Tens a certeza que nunca fizeste tal coisa?
3 Agosto, 2018 at 12:23
Pronto…tendo em conta o teu problema de carência de atenção levas agora a resposta do dia.
Para mim quando o Sporting entra no terreno de jogo…. não é o bruno, o jorge ou o paulinho….. que conta! O que conta é o Simbolo que trazem ao peito!!! E por isso não só NUNCA desejei a derrota do Sporting, tal como nunca assobiei nenhum jogador com a nossa camisola vestida.
P.S. A ti só te respondo 1 vez por dia 🙂
3 Agosto, 2018 at 12:29
É tão Spirtinguista e Sporting acima de tudo que antes de um jogo e depois desse jogo puxa por lenço branco e grita a todos os pulmões ao presidente, cabrao pede a demissão, tudo em prol do Sporting, sempre a desejar a vitória e a puxar por ela.
3 Agosto, 2018 at 12:33
Calimero ….
Se soubesses ler….. evitavas dizer tanto disparate em tão poucas linhas 🙂
Faz o luto e segue em frente.
3 Agosto, 2018 at 12:59
Merda esqueci-me no meu comentário anterior o calimero.
Vendido, vai enganar quem tu quiseres, tens de comer ainda muita sopinha para me fazeres frente, a tua previsível qualidade de enganar não funciona, és muito merdinhas para isso, tenta evoluir.
3 Agosto, 2018 at 13:28
Carência? Já me acusaste de muita Merda. Fico a pensar k contrataste o PPC para me seguir e vasculhar o meu lixo. Perdeste a minha consideração há muito tempo e nem deste por ela.
3 Agosto, 2018 at 11:18
A vergonha continua e só aumenta , ó dr. dias ferreira não acha que devia deixar o Sporting e os Sportinguistas em paz … já chega …
” Não tenho nada contra o Benfica, é uma instituição que respeito há muitos anos. Tenho muitos amigos do Benfica e alguns familiares ‘doentes’. Às vezes, quase que digo que sofro com eles ” dias ferreira in record/rascord/merdaáspazadas , puta que os pariu , fechem o clube por uns anos … ao menos não envergonham ninguem …
3 Agosto, 2018 at 11:28
Descobrimos que a falta de títulos do SCP nestes ultimos 40 anos têm um dedo do Dias Ferreira.
Ou será apenas coincidência?
E será que ninguém o expulsa dali a bem do SCP?Esse nojento está sempre metido na vida do SCP.
SL
3 Agosto, 2018 at 12:24
Já o disse e volto afirmar, entreguem isso ao LFVieira
Voltamos a ser temidos e evitamos toda esta trapalhada de 9 candidatos
Obtemos privilégio total de um Gabinete Crise organizado e voltamos a ser uma potência mundial
Jogos todos os fins de semana em Lx
3 Agosto, 2018 at 11:19
Miguel Relvas e Frasquilho na lista do Tio Zé.
Isto é a sério ou estou a ser trollado à grande?
3 Agosto, 2018 at 11:29
Ele mete quem quer na Lista dele e os sócios depois decidem…
Estás a preocupar-te com uma coisa que não tem importância nenhuma. O homem nem chegará aos 15%!
A luta vai ser entre o Varandas e o Benedito, claramente! Os 2 juntos terão 65% a 75% dos votos. Os outros todos juntos não passarão dos 30% a 35%! Vamos ver quem ganha!
3 Agosto, 2018 at 11:31
Miguel…
O ricciardi nem aos 10% vai chegar….
Quanto mais 15%
SL
3 Agosto, 2018 at 11:43
Já estou a dar uma margem… 🙂
3 Agosto, 2018 at 12:31
Os únicos que vão a votos serão benedito e varandas
3 Agosto, 2018 at 12:31
Se forem a votos
3 Agosto, 2018 at 11:33
Com a atual conjuntura poderia existir um candidato a chegar a perto de 50% ou mesmo passar. Ele que queira avançar.
3 Agosto, 2018 at 15:56
Chegar aos 50% acho difícil, ou perto, mas bater nos 40% ou 42% acho perfeitamente possível.
Ninguém, a não ser Varandas e Benedito, passará os 15%! Muitos nem 5%…
3 Agosto, 2018 at 11:41
“O homem nem chegará aos 15%”
Cuidado a subestimar alguém com a influência do Ricciardi…já ouvi mais malta do que aquela que gostaria a apoiar esta candidatura.
3 Agosto, 2018 at 11:48
Eu acho enternecedor pensarem que, como a coisa está partida, as eleições serão assim para o livre…
Ainda sou do tempo de quem se lembra da madrugada de finais de março de 2011…
Desta vez vai ser mesmo à descarada…
Isto neste momento, está como nos casinos… no fim, ganha a banca!
3 Agosto, 2018 at 11:58
Não sei se será à descarada, mas 2011 foi um dos maiores exemplos de que tudo é possível no Sporting quando existe má fé.
Bem, esta candidatura do Ricci vai obrigar-me a não votar em branco como estava a equacionar, este gajo à frente dos destinos do clube é demasiado perigoso.
3 Agosto, 2018 at 12:04
Meu, quando até o Ricciardino sai da toca…
No minimo, o apocalipse parece um picnic mais agitado…
3 Agosto, 2018 at 11:50
Quando era mais novo também era assim inocente.
Já vão muitos anos disto para saber como as coisas aparecem.
3 Agosto, 2018 at 11:34
O Relvas?!
C’um cralhes!
Há mesmo petróleo…
Só falta o Portas, quando o Sporting for ao fundo eles raspam-se abaixo da linha d’agua… o Portas sabe!
3 Agosto, 2018 at 14:00
Muito forte, mas o que lhe vai dar a vitória é o JEDU.
Pelo menos em tempos foi muito aplaudido…
3 Agosto, 2018 at 14:02
A porrada que eu levei porque lhe chamar Zé dos Tachos na altura do MS…
3 Agosto, 2018 at 11:21
Discordar e mandar alguém àquele sitio não é nada de mais. O que divide as pessoas e nos leva, a mim em particular, ao ponto do insulto gratuito é a desonestidade intelectual, o tentar fazer dos outros burros.
Vir para um espaço de adeptos com cartilhas profissionais e discursos formatados, preparados e repetidos até á exaustão para tentar passar mentiras por verdades. E isto acontece em vários blogs e redes sociais. Sempre pelos mesmos . É tão previsível o modus operandis que basta ver o discurso de um diz á segunda-feira para não precisar ler o que os seguidores dirão durante essa semana.
E depois além destes trolls pagos temos um Paulis1972 que não contente com o serviço, os insultos, as melancias, os brunistas chega ao cúmulo de dizer que quer os FILHOS do Leão Rampante SODOMIZADOS!!! O que é isto? Isto já não é um troll, é um ABORTO da sociedade, é lixo puro!!
Sou contra bloqueios ou silêncios, mas isto é inadmissível! Este lixo está a mais, não é só na Tasca, é no Mundo!
3 Agosto, 2018 at 11:38
Podes meter o nick shikabala no barulho…
A unica MERDA que vem aqui fazer é passar a mensagem infeta da coca e do caralho que o foda. Mas desta segunda parte ele não gosta de alimentar muito aqui…
Reciclem esse FDP!
3 Agosto, 2018 at 12:36
Nem reciclado servia.
3 Agosto, 2018 at 12:53
Para ti em especial …
MELANCIAS E MELOES PARA MIM SO FATIADOS A 29% …
VAI INCHAR TANTO TANTO TANTO QUE VAIS REBENTAR E ENCHER DE MERDA TUDO O QUE TE RODEIA POIS É DE MERDA QUE ÉS FEITO …
EM BREVE VAIS APRENDER QUE NAO VALR TUDO … E QUE O ANONIMATO DA INTERNET É UMA MIRAGEM QUE TE VENDERAM … ANDA ATENTO … A QUALQUER MOMENTO VAIS TER UMA SURPRESA AGRADAVEL …
3 Agosto, 2018 at 13:07
Tens sorte de ainda andares em liberdade pedófilo.
3 Agosto, 2018 at 14:27
Apoia o teu presidente para não voltar ao passado
3 Agosto, 2018 at 14:34
Veremos quem vai ser ..
E mesmo que seja alguem em quem nao vote e alguem do qual eu discorde … nesse mesmo dia passara a ser o meu Presidente … sempre assim foi e sempre assim sera … pois antes de qualquer dirigente esta o MEU AMOR AO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL …
SL
3 Agosto, 2018 at 16:58
Passas a ser é um burro vestido ainda maior. Agora até ameaças. Não surpreende, mas depois do que andaste a dizer sobre os filhos dos outros devias era ter vergonha de apareceres aqui mais.
A culpa não é tua, é de quem deixa um asqueroso como tu andar aqui a rastejar.
3 Agosto, 2018 at 17:00
E fala baixo, que não metes medo a ninguém.
3 Agosto, 2018 at 19:19
Todos, menos o BdC, calma.
Pois já sabes que todos os outros, são o mesmo, para o mesmo.
Tristeza.
3 Agosto, 2018 at 11:25
Bom texto, Maria Ribeiro! Mais um…
Eu não faço ideia se o que se passa aqui, na Tasca e no Sporting, se passa noutros clubes e em blogues associados a esses outros clubes. É irrelevante para mim porque eu sei que os valores do Sporting são diferentes desses outros clubes e só este facto já faz com que tudo o que seja Sporting seja diferente deles.
Gente inteligente, gente “normal” e gente parva há em todo o lado e todos temos a noção disso. Há no Sporting, como há nos rivais. Não é diferente aqui. O que é diferente são os valores que defendemos e, acho eu, isso já faz toda a diferença quando se debate, quer o clube, quer o resto.
Aqui, no Sporting e na Tasca, tudo serve de debate quando, de algum modo, se colocam em causa valores. A esmagadora maioria dos sportinguistas quer muito ganhar mas, mesmo ganhando pouco no futebol, prefere não ganhar do que ganhar com batota! Nos rivais não. Querem tanto ganhar como nós, obviamente, mas não interessa como o fazem. Os portistas renegam os 30 anos de “apito dourado” que hoje são muito mais que uma certeza e que só um país podre deixou passar em claro sem que houvessem consequências disso. Os benfiquistas renegam os mais de 10 anos dum “apito abençoado” que está há vista de todos e que é muito fruto da impunidade que o “apito dourado” teve. Uns e outros não querem saber disso e no que querem é só para acusar o adversário de ser corrupto. Eles não! O adversário sim!
Não há porque se dividirem! Todos querem ganhar e a esmagadora maioria não olha a como se ganha. Vão discutir o quê? Só discutem a batota do outro… Por isso, quando falam, quando opinam, normalmente estão de acordo. Se ganharam, todos concordam que ganharam bem. Se perderam, todos concordam que os outros só ganharam com batota.
Nem sequer podem discutir pessoas porque são dirigidos pelos mesmos há muitos anos. Uns há mais de 30 anos e os outros a caminho dos 20 anos. Nós, ciclicamente, temos de discutir pessoas porque não há quem se aguente à frente do clube…
Já aqui disse, e mantenho, que as duas grandes virtudes da passagem do Bruno na presidência do Sporting foram: a) mesmo no contexto distorcido do desporto em Portugal, provar que é possível, com boas ideias, trabalho e gente capaz, colocar o Sporting no patamar de grande Clube português que é; b) acordar uma enorme massa de adeptos adormecida por sucessivas Direcções incompetentes, para não lhes chamar outra coisa!
Estas duas coisas, os valores do clube e o acordar da massa adepta faz com que as pessoas debatam o clube de uma forma entusiasta. E o carácter, a personalidade, do Bruno de Carvalho faz com que tudo seja mais intenso e mais no “ou é preto, ou é branco”. Criou-se uma cultura fundamentalista na defesa do Bruno – que ele próprio sempre pediu – e isso levou à criação da cultura fundamentalista oposta contra o Bruno. Muita gente se situa numa destas duas vertentes, o que leva a debates que facilmente resvalam para o insulto e para a parvoíce!
De repente estamos a assistir a alguém dar uma opinião e o contraditório é “és um paneleiro”, “manso”, “lampião”, “és pior que o cancro” e outras barbaridades do género!
As pessoas não querem saber se têm razão ou não. Querem ter razão, dê lá por onde der… entrando muito naquilo que é um adepto rival. Chegamos ao ponto em que se lê por aqui – e isso fica registado para a posteridade! – que violar uns estatutos é coisa sem importância… Os estatutos, que são a Constituição do Clube, a lei de base do Clube, podem ser violados, espezinhados, que não há problema! Mas perdoar um penalti ao Benfic@ é o fim do mundo e uma prova inequívoca de corrupção!
É não ter a mínima noção do que se fala…
Os estatutos são feitos, na boa fé, para defender e fazer funcionar o Clube de uma forma Justa. Claro, como tudo o que é feito pelo homem, podem ter falhas, não será algo perfeito, mas, na boa fé, é feito para ser equilibrado, justo e ajudar a que os diferentes orgãos sociais e o próprio clube funcione correctamente. Quando alguém viola os estatutos – que é bom que se lembrem, podem ser alterados em AG pelos sócios sempre que necessário e entendido assim pelos sócios – a coisa NUNCA pode ser vista de animo leve! Quem vai para uma função num Orgão Social compromete-se a respeitar e a seguir os Estatutos! Ponto!
Violá-los é GRAVE. Ponto!
Uma coisa simples, básica e linear como esta NUNCA devia levar a discussões como as que temos assistido aqui na Tasca e, muito menos, levar as pessoas a insultarem-se umas às outras. Qualquer sócio devia perceber isso! Mesmo dando um desconto, e sabendo que gente parva há em todo o lado, o fundamentalismo e o culto da personalidade do Bruno de Carvalho, tal como o culto anti-Bruno, extremaram as coisas de uma maneira que ultrapassa em muito o razoável!
O Bruno é uma pessoa com valor, com ideias, que merece ser aproveitado para o bem do Sporting. Não tem é perfil, nem capacidade, para ser Presidente do Clube. E se isso foi difícil de perceber nos primeiros 4 anos, ainda que alguns indícios estivessem lá claramente, estes últimos 6 meses não deixam a menor dúvida sobre isso! Aliás, qualquer intervenção que ele tenha feito de há 2 ou 3 meses para cá demonstra claramente isso! Não tem capacidade, não tem condições, não é a pessoa certa para liderar o Clube, por muita razão que tenha, e tem, em algumas coisas que diz e por muitas boas ideias, que as tem, que apresente!
O Bruno nem é o Deus Sol que se julga e que os seus seguidores querem fazer dele, nem é um gajo em que nada se aproveita, como os anti-Bruno querem fazer crer. O Bruno é uma pessoa válida para o Clube que só não serve para ser Presidente. É isso que é preciso entender para que se possa virar esta página e seguir em frente – o Sporting e o Bruno! – deixando de lado todos os fundamentalismos e a agressão verbal barata, em prol de um bem maior: o Sporting!
SL
3 Agosto, 2018 at 11:39
Às vezes enganaste e escreves qualquer coisa. Não concordo com tudo, mas no geral é isso. Discordo totalmente que ele seja válido noutro cargo que não seja presidente.
Acho que estas eleições não se devia candidatar e resguardar-se para as próximas (1/2 anos?).
Mas também acho que se quer candidatar-se deve ser permitido porque é a vontade dele e de muitos sócios. Não é um ditadorzeco que desvia dinheiro dos bombeiros que tem de decidir isso.
Continuo á espera de 1 candidatura que não seja um fantoche da dupla Rici/Sobrinho.
3 Agosto, 2018 at 12:07
Pronto, é a tua opinião.
Eu, confesso, tenho MUITA dificuldade em perceber que alguém pense dessa maneira pois qualquer pessoa com o mínimo de formação percebe que ele não tem capacidade emocional – já nem falo do resto! – para estar num cargo de lider do que quer que seja, e muito menos de um clube, onde o emocional é puxado à superfície a toda a hora!
O constante “dizer uma coisa com toda a convicção” e momentos depois “dizer o seu contrário com a mesma convicção” devia ser suficiente para as pessoas perceberem que não pode estar no cargo de Presidente. Nem precisa estar no cargo de Presidente para que se aproveite o que de bom tem…
Agora, ele, mais que ninguém, tem de perceber isso… Mas está difícil!
Depois, caro LionUp, o Bruno está suspenso de sócio 1 ano. Voltará a ser sócio e a pagar quotas em Agosto de 2019.
Só poderá ser candidato em Agosto de 2024 porque é preciso ser sócio e pagar quotas ininterruptamente há 5 anos!
Para vocês, fundamentalistas do thriller “Assalto ao Sporting”, o Sobrinho e o Ricciardi estão por trás de todas as candidaturas… Estão sempre a falar nisso, estão sempre a colocar essa ameaça em cima da discussão.
O Sobrinho tem milhares de M€ e precisa de gamar o Sporting para quê se sempre que lhe pediram ajuda ele acedeu em ajudar? Que provas têm vocês disso? Existe alguma que possam colocar aqui?
O Ricciardi vai concorrer e está por trás das outras candidaturas? Que sentido faz isso? Provas, há?
Ou Varandas, ou Benedito… Um dos 2 vai ser Presidente do Sporting.
Acredito que qualquer um tem um bom programa e vão aproveitar muito daquilo que o Bruno fez!
3 Agosto, 2018 at 12:46
Pronto já não concordo com quase nada.
Mas discordo principalmente da parte das candidaturas fantoche.
Para mim é claro:
3 candidaturas que tem em comum advogados de um na lista de outro, sócios de empresas de um na lista de outro, irmão de um trabalha com outro,etc.
Eu, com 33 anos, já não acredito em coincidências, almoços grátis e Pai Natal. ESPECIALMENTE no Sporting!!
Falei em BdC candidatar-se daqui 1 ou 2 anos porque considero que o bombeiro atropelou tudo e todos, estatutos incluídos para fazer o que lhe mandam. Ilegal, e esse sim tem justa causa para ser expulso do clube, junto com o coveiro mor Godinho e o fora da lei PPC. Os outros que contribuíram para a ruína são “só” incompetentes. Como o Cintra nos prova todos os dias.
E já agora abandona o Rei Sol e os fundamentalistas que isso não tem ponta por onde pegar.
3 Agosto, 2018 at 13:41
Se não concordas com quase nada quer dizer que me expliquei bem… 🙂
Provavelmente só concordamos sobre o JMS mas isso também se deve a tu teres percebido em Abril ou Maio o merdoso que ele é. Porque eu já o sabia há anos… 😉
Eu sou muito diferente do meu irmão. Ele apoia umas coisas, eu apoio outras. Umas vezes concordamos, outras discordamos. Tenho amigos que trabalham comigo que pensam duma maneira diferente da minha e outros que pensam como eu. E?
Deixem de fazer filmes…
3 Agosto, 2018 at 17:02
E…..Não acredito no Pai Natal….é só.
3 Agosto, 2018 at 19:22
Segundo o Maike the Boçe, não tens o mínimo de formação, portanto..
O Ricci tem, assim como Benedito e Varandas, e o Roger Alves.
Aliás, se um gajo for “minimamente inteligente”, mesmo sem formação, não conta.
Depois, dizer que uma pessoa não tem capacidade emocional, para estar à frente de um Clube, quando o esteve 5 anos, é quase o mesmo que dizer que o Maike esteve semrpe contra o BdC.
Parece que, segundo ele, se uma pessoa amiga dele ou familiar, passa algumas dificuldades durante uns meses, os mesmos eixam de ter capacidades, a mesma que tiveram durante anos, que ainda têm, e ele também deixa de confiar neles.
Top
3 Agosto, 2018 at 11:39
clap clap clap
3 Agosto, 2018 at 11:44
Também já largavas essa do Deus Sol… está a ficar ridículo.
3 Agosto, 2018 at 11:46
Subscrevo Sake, essa linguagem é apenas reveladora do incomodo que ainda causa.
É um um rei sol, um ditador, destituído de forma rápida, sem apelo, pelo grandioso crime de violar estatutos.
3 Agosto, 2018 at 12:07
O epíteto de Rei-Sol tem uma conotação negativa, mas factualmente o Bruno de Carvalho enquadra-se no perfil. O Estado, neste caso o clube, é ele. Repara que numa entrevista ele disse “queimaram-me o relvado”. BdC defendeu e defende o modelo presidencialista, em que ele e apenas ele é o centro de decisão.
O pessoal é que liga ao “rei-sol” apenas a questão do ego.
Já o Midas é visto como algo de positivo, pois transforma tudo em ouro. Segundo a história, aquilo acabou mal para ele, pelo que ser um Midas não é verdadeiramente uma qualidade.
3 Agosto, 2018 at 12:12
Concordo, boa observação.
Nunca seria problema, se o enquadramento fosse sempre esse, por um lado e pelo outro, começa a ficar ultrapassado pelos acontecimentos.
3 Agosto, 2018 at 12:40
Quando eu digo “o meu Sporting” também sou um ditador coreano?!
Quando eu trato o presidente pelo 1º nome, porque o considero um dos meus, também vou levar com uma preventiva nas trombas porque “desrespeitei” o Clube na figura do seu presidente?!
Foda-se, a Edite Estrela rebolou agora…
Vocês são uns analiticos do catano… Mais, vcs são uns dissecadores das palavras… melhor… são os medicos-legistas das palavras… esventram até encontrar o que procuram.
3 Agosto, 2018 at 12:44
Curioso.
Os apoiantes do Bruno diziam que era apenas um presidente do caralho, com colhões de aço e mais não sei o que…
Vocês é que lhe arranjaram alcunhas…
3 Agosto, 2018 at 19:24
E não só…
Repara que a alcunha do rei deus sol, sempre foi do lfv.
E o gabinete de crise, também foi sempre deles, mas já serve para o Sporting.
O pessoal falava na belenensificação, mas parece que querem fazer outra coisa, querem dar outro tipo de conotações.
E depois não querem que os chamemos de nojentos e asquerosos, anti Sporting.
Para estes trolls, é o vale tudo.
3 Agosto, 2018 at 13:18
Se percebesses patavina de historiografia francesa e da idade moderna dar-te-ias conta da atoarda que afirmaste quanto à conotação desse apodo no mundo dos que sabem do que falam. O «factualmente (!) enquadra-se no perfil» é só reflexo dessa ignorância. Além do «enquadramento» de «factos» com 4 séculos de distância, durante o reinado de Luís XIV, (ah, toma lá política comparada e informa-te sobre Mazarin e Colbert – a wikipedia não se fez para outra coisa – e manca-te,) a França foi a Principal potência Europeia, o monarca morreu na cama e o seu regime durou mais 68 anos.
Quando se reproduzem soundbytes de e para rabolhos, é isto. Olha que o invertebrado simpson é mais insidioso com essa conversa de merda quanto à violação dos estatutos; aquela perpetrada pelo RATO é anterior e tem precedência nessa conversa dos mansinhos do gatil.
3 Agosto, 2018 at 19:25
+1
😀
3 Agosto, 2018 at 12:13
Não largo porque esse é exactamente um dos GRANDES problemas do Bruno de Carvalho!
Ele julga-se superior a toda a gente.
Ele sabe tudo, de todas as áreas! Domina o futebol, domina as transferências, domina o treino e domina a táctica, domina a Justiça, etc…
Ele é o único honesto!
Ele é o único capaz e competente. Todos os outros são incompetentes!
Ele tem sempre razão. Os outros só têm razão quando partilham da opinião dele…
Ele é o maior…
Deus Sol em estado puro!
3 Agosto, 2018 at 12:46
Se o problema é do BdC escusas é de atirar o ônus da questão para quem o apoia… ou apoiava, whatever…
Que tu aches que ele é a puta do egocentrismo em pessoa e uma coisa, que tu aches que TODOS aqueles que o apoia(va)m não viam mais nada à frente, é outra.
Dá para perceberes a diferença…
3 Agosto, 2018 at 12:48
Ou já estás como o Crente, que porque o homem “queimaram-me o relvado” já é dono do clube?!
Foda-se, que dirá de mim quando digo “o que fizeram ao meu Sporting”? Sou ainda mais dono que o BdC?!
3 Agosto, 2018 at 13:51
Não vejo dessa forma o comentário do Nuno, ele utiliza essa frase para conotar BdC com um sistema presidencialista e até diz que isso não é necessariamente negativo e eu até digo mais, no futebol é fundamental.
3 Agosto, 2018 at 13:53
Vamos lá ver, Saké…
A personalidade do Bruno de Carvalho é como é. Já era assim antes de vir para o Sporting. Não penso que tenha sido o Sporting a “criar” o “monstro”. Já existia…
O facto de vocês, fundamentalistas seguidores do Deus Sol todo o poderoso que sabe tudo e nunca se engana, dizerem amém a tudo o que o homem fazia, bem ou mal, ajudou bastante a que tivesse confiança para continuar igual e não se preocupar em corrigir os seus erros.
Repara, desde o post de Abril pós Madrid veio sempre a bater na mesma tecla, que ele é que estava correcto e todo o mundo estava errado, sem nunca admitir sequer que podia eventualmente ter feito alguma coisa mal. A primeira vez que inverteu de algum modo – é mesmo de algum modo e não uma inversão real – o discurso foi quando disse que se demitia se os jogadores todos voltassem – óbvio que TODA a gente sabia que isso não ia acontecer por isso ele nunca considerou realmente a possibilidade de se demitir!
Só depois de suspenso e afastado, já bem depois da AG, ele disse que alteraria algumas coisas no futuro PORQUE AS PESSOAS QUERIAM, não porque tivesse percebido que tinha errado!
É óbvio – para mim é! – que o facto de uma franja ruidosa de adeptos fundamentalistas dele estarem sempre a favor e aplaudirem o que ele faz também contribuiu para a postura dele.
Por isso, sim, de algum modo vocês também têm culpa no que aconteceu!
3 Agosto, 2018 at 14:24
“O facto de vocês, fundamentalistas seguidores do Deus Sol ”
Ai está. É aqui que esta conversa morre…
3 Agosto, 2018 at 14:25
É o que eu te digo… cais no rediculo, Miguel.
Por tão pouco
3 Agosto, 2018 at 16:03
Touché. E eu que digo tantas vezes “o que estão a fazer ao meu clube”, devo ser um ditador e um egocêntrico do cara*%%.
3 Agosto, 2018 at 19:28
Masn, mas então uma pessoa não pode ser inteligente, é isso ?
Será que isto tudo é mesmo inveja ?
A mesma inveja dos nojáveis, que semrpe tiveram dele ?
” Um garoto chega aqui e é o maior, não pode ser ”
Ele nãos e julga superior a toda a gente, mas e´superior aos nojáveis, ao lfv e aos comentadeiros.
Ele não sabe tudo de todas as áreas, mas sabe de tudo um pouco.
Ele não é o único honesto, mas é honesto.
Ele não é o único capaz e incompetente, mas é mais capaz e competente que muitos outros têm sido/são.
Ele não tem semrpe razão, mas tem razão a maior parte das vezes, e nada tem a ver com opiniões, mas sim factos.
Foda-se, qual é mesmo o complexo, o teu complexo e o de outros ?
Faz aí uma pesquisa.
Agora compara TUDO o que escreveste, mas em relação ao gajo a quem deram essa alcunha.
O lfv.
3 Agosto, 2018 at 11:41
A facilidade com que se desvaloriza um vai para o ca*****o… eu cá fico chateado se o recebo. Se calhar esforcavamos a evitar as pequenas coisas.
3 Agosto, 2018 at 19:29
Encaminha-te para o pénis.
Assim ?
3 Agosto, 2018 at 11:51
Alguém viu ontem o JB ? Parece que temos candidato .
3 Agosto, 2018 at 11:55
Ontem não vi…. mas pelos comentários já vi que tenho que ir puxar a box atrás.
Teve mais “solto” em termos de linguagem?
No dia que anunciou a candidatura vi um Benedito muito “formatado” pela Agencia de Comunicação… e o João não precisa disso, pois tem claramente o dom da palavra e tem também à vontade para falar em publico.
3 Agosto, 2018 at 12:00
Muito mais solto . A falar muito bem dos vários temas. Gostei bastante . Parece ser uma candidatura forte.
3 Agosto, 2018 at 12:10
Ontem não vi, mas do que tenho acompanhado noto que a candidatura do João está a “subir”…..
E quer se queira quer não…. é a ÚNICA candidatura que alia a componente desportiva com a capacidade de Gestão.
Por exemplo…o João Benedito e o Ricardo Andorinho em termos desportivos são “lendas” ….. mas em termos de gestão têm ambos formação em duas das melhores Universidades do País…….e isso também conta.
Aguardemos as cenas dos próximos capitulos….
3 Agosto, 2018 at 13:01
Agora estou mais descansado.
Estás ouvir cintra ?
Qual foi s universidade que frequentaste?
3 Agosto, 2018 at 14:03
Muito mais solto! Muito menos artificial! Pudera! O CV e o BdC estavam dados como renegados! E por isso, o menino João enveredou por um discurso mais bélico!
Imaginem vocês que na opinião deles – bem como do Bruno – não havia segurança que tivesse impedido a invasão. Que não admitiria que algum jogador rescindisse por justa causa (dando a entender que levaria a coisa até às últimas consequências) e que, embora queira relações institucionais positivas com todos, caso alguém pise o rabo do leão, vão ter levar com tudo!
Epá… por breves momentos pensei que estava a ouvir o Bruno.
Ahhhhh… deixou cresceu a barba! Sinal que está mais maduro!
Hehehehehe
Anda aqui gente a ler os comentários do italiano e depois dá nisto!
Não têm de agradecer!
3 Agosto, 2018 at 14:13
Vale a pena ouvires até para teres a tua opinião sem influência do que leste pela net.
Bem melhor na “formatação” e com as respostas na ponta da lingua.
Aquilo que um adeptos gosta de ouvir? Sim, admito. É preciso fazer a malta acreditar que pode concretizar na prática.
Bem inteligente na forma como tocou nos temas sensíveis (Bruno, formação, rescisões, SAD e modalidades).
Uma coisa é certa. Preparou-se e sabe ao que vem.
3 Agosto, 2018 at 14:14
Muitos tasqueiros vão ficar desapontados…
3 Agosto, 2018 at 14:14
Ou então… vão dobrar a espinha.
3 Agosto, 2018 at 12:08
So li parte.
400M passivo? Entre os quais 170M de dívida a fornecedores?
De onde sacou esses números?
3 Agosto, 2018 at 12:17
Vai ser clarificado nos debates concerteza
3 Agosto, 2018 at 14:35
João Benedito esteve brilhante na entrevista que deu à Sporttv, meu receio é que a poluição criada pelo elevado numero de candidatos e a presença nefasta de BdC em todos os meios de comunicação acabe por distrair os sportinguistas da mensagem e programa de Benedito. não tenho duvidas que se verificarem o seu programa, o seu discurso, vão constatar que é a melhor candidatura de longe. Chego a afirmar que João Benedito me entusiasma mais do que alguma vez BdC foi capaz do fazer mesmo no tempo que colhia 90% de aprovação. Não só conhecemos a brilhante carreira de Benedito a defender a camisola do Sporting, como também sabemos que como capitão foi dos melhores que o clube teve, pelo que a sua liderança deverá reflectir isso mesmo. aconselho todos se puderem verem a entrevista dada por ele a sporttv, e estejam atentos também que conforme João Benedito começa a crescer nas intenções de voto, os spin doctors começam a ficar nervosos, hoje já vemos uns headlines com umas tiradas fora de contexto que exemplificam bem isso. não percam a oportunidade de estar do lado de Benedito, acredito que ele é o futuro do clube assentado num projecto desportivo sem doutores, engenheiros e notáveis que pululam a volta desta fogueira de vaidades que é o universo leonino.
3 Agosto, 2018 at 11:54
Para memória futura:
https://screenshot.net/pt/qnrzs60
3 Agosto, 2018 at 12:01
23 de jun de 2018
A democracia venceu a arbitrariedade. Os sócios mostraram que não precisam, para defender o seu clube, de ninguém que se julgue acima deles. Depois destes meses de vergonha a que foram sujeitos, os sportinguistas deram uma enorme lição de democracia. A partir de segunda-feira, debatemos o futuro. Garantida a democracia, as prioridades são: defender a maioria do clube na SAD e unir um clube.
3 Agosto, 2018 at 12:03
Mas ele sabe bem como evitar isso…
«Com o aproximar das eleições no Sporting é mais que provável que surjam as promessas mais mirabolantes, os trunfos, as jogadas. O Sporting está à beira do precipício. É mesmo assim; pode falir a qualquer momento.O Clube pode perder o controlo da SAD, pode vir a ficar em tal situação financeira que os resultados desportivos poderiam ditar a sua inexorável queda para lugares nunca antes imaginados. É tempo para ter os pés bem assentes no chão. O Sporting precisa de uma direcção firme, capaz de salvar o clube e de envolver os sócios e os adeptos nessa difícil tarefa. Não precisa de jogadas eleitorais de última hora.»
Ah espera… esta declaração é de 2013
3 Agosto, 2018 at 12:06
Pelos visto já não precisamos “de uma direcção firme, capaz de salvar o clube e de envolver os sócios e os adeptos”…
Bom saber…
Sabe-me bem o descanso…
3 Agosto, 2018 at 12:18
Nunca critiquei o Daniel Oliveira pela tomada de posição que teve a favor da destituição, nas marchas que fez contra o CD (que por acaso ele também ajudou a eleger) ou pelos textos que escreveu a arrasar a direcção.
Grande machadada deu no respeito que, apesar de tudo, tinha por ele. Um gajo com a cultura e conhecimento que ele tem, que sabe melhor do que ninguém o que significaria o clube perder a maioria de uma SAD e quem se pode posicionar para adquirir essa maioria, dizer uma coisa destas é de alguém que se vendeu a interesses alheios, um invertebrado.
3 Agosto, 2018 at 12:49
O que para um aparente indefetivel de esquerda (embora não saiba bem onde nessa esquerda) não deixa de ser curioso…
3 Agosto, 2018 at 14:09
Indefetivel de esquerda e não só, falamos de alguém que defendeu o populismo no discurso de BdC.
3 Agosto, 2018 at 14:11
Deve ser mais um Robles desta vida.
3 Agosto, 2018 at 12:13
Rumo ao ABISMO
3 Agosto, 2018 at 12:50
Bute dar o passo em frente…
3 Agosto, 2018 at 12:36
Não diz nenhuma mentira pois é o que vai acontecer, engraçado é ele contribuir para isso
3 Agosto, 2018 at 12:00
Com trolls posso eu bem, o pior são os shills
3 Agosto, 2018 at 12:04
E os Shells?!
3 Agosto, 2018 at 12:31
Esses quando saem da dita sao os piores
3 Agosto, 2018 at 12:51
E vem com cada “pérola”…
3 Agosto, 2018 at 13:04
ahah
3 Agosto, 2018 at 19:32
😀 😀
3 Agosto, 2018 at 12:09
Bom texto Maria
3 Agosto, 2018 at 12:12
O verdadeiro TROLL é o
Xporting comédia de portugal
Agora é lidar, ou em alternativa retirar a ferramenta INTERNET da mão aqueles que em criança brincavam com berlindes,
Isto da modernidade não é para todos
Muita gente acima dos 40 não deveria ter acesso ao mundo virtual
O mundo da casta aristocrata não percebe a dimensão cibernética
Agora deixem os Velhos do Restelo domar os Gatinhos
Nobo Sheporting
3 Agosto, 2018 at 12:18
Estás sempre a rebaixar o Sporting…
Grande sportinguista que tu és!
Deves ter orgulho no que vês quando te olhas ao espelho… 🙁
3 Agosto, 2018 at 12:47
O Xporting ultimamente tem rebaixado todos os que sempre acreditaram no ser “diferente”
Infelizmente os verdadeiros TROLLs estão dentro do club
A novela transformou-se numa comédia
Protagonistas papalvos cheios de pretenso lirísmo e parcos em acção
3 Agosto, 2018 at 13:54
O Sporting está acima dessas merdas todas…
3 Agosto, 2018 at 19:34
Ai sim ?
Se o Sporting se tornar corrupto, vindo de Golpadas, continua acima de tudo ?
Está acima de integridade, valores e princípios ?
De transparência e verdade ?
Não é isso o Sporting, não está acima de tudo, não.
Eu não apoio um Sporting tipo sell bê.
E se fosse do sell bê, não apoiaria o clube, tão simples quanto isso.
3 Agosto, 2018 at 12:17
Off: Rui Jorge pego avança para candidato
3 Agosto, 2018 at 12:32
Pela foto parece o trafulha dos emails das toupeiras
3 Agosto, 2018 at 12:21
Perguntem à Maria Ribeiro como sou na bancada! Presenciei com ela à primeira Taça de Portugal futebol feminino. Nessa final, uns conhecidos dela, até as nossas leoas brindaram com insultos – isto quando estávamos a perder.
3 Agosto, 2018 at 19:34
🙂
3 Agosto, 2018 at 12:22
Não concordo, nem concordarei com insultos pessoais e tento ao máximo não os escrever, ou proferir, embora seja difícil, muito difícil as vezes, estou a refererir-me a cartilheiros, imbecis e facciosos, de qualquer forma a escrever para mim controlar-me é mais fácil e gosto de discutir ideias e não pessoas, embora hoje em dia seja muito difícil dissociar as pessoas das ideias…
Posto isto as 3 grandes diferenças entre o clima que se vive entre os nossos adeptos e os adeptos dos rivais, prende-se a meu ver com os seguintes pontos:
Falta de vitórias no futebol, para amenizar os egos
Desonestidade intelectual, na medida em que se “deixa de ouvir” e se “auto-justifica” tudo e um par de botas que não interesse ou que interesse, mas enquanto nos rivais isso ē feito em prol do clube, no SCP é feito em prol do “eu é que tenho razão” o que com 5 ou 6M de adeptos a nível mundial dá para aí umas 150.000 “razões” únicas e verdadeiras….
Nenhum clube a nível Português ou mesmo Mundial foi de perto ou de longe, mais desrespeitado, atacado, provocado e descreditado pela CS e pelas estruturas de poder como o SCP, é impossível fazer comparações entre massas adeptas quando uma está constantemente “a levar na tromba” e as outras massas associativas lá levam uma “penachada” de quando em vez….
Comparar a reação dos nossos adeptos com os dos outros é um exercício inválido e inútil porque para isso precisaríamos de ver a reação deles se lhes acontecesse o que aconteceu, só para dar um exemplo, ao SCP nos últimos 6 meses….e não venham para cá com merdas que os ataques eram exclusivamente a BdC, não eram, eram e sempre foram ao Universo Sporting de que ele, bem ou mal faz parte e esses ataques ocorrem de forma “natural” com uma incidência mais espaçada se estivermos “adormecidos” com o famoso spin repetido á exaustão “ o desporto precisa de um Sporting forte” e aumentam exponencialmente de intensidade e frequência se o SCP começar a fazer frente aos outros dois….
Apesar dos defeitos ou feitios que reconheço á nossa massa de adeptos, os comportamentos destes têm atenuantes que não posso descartar, NINGUÉM no Mundo passa o que nós passamos só por apoiar um clube e isto sim, deveria ser um factor de união e compreensão entre os Sportinguistas, não há um único adepto do Sporting que não tenha já sentido na pele, o peso de ser do nosso clube, com maior ou menor intensidade…..
Pensem nisto e fiquem bem
SL
3 Agosto, 2018 at 12:53
Yep.
3 Agosto, 2018 at 12:54
Lucidez…
Nestes dias de calor torrido, uma lufada de lucidez…
Só faltava um gin a beira mar.
Clarinho, clarinho!
Para quem não é ingrato ou convenientemente amnésico…
4 Agosto, 2018 at 1:25
Bom e interessante ponto de vista
3 Agosto, 2018 at 12:56
O ridículo é por vezes ser insultado de brunista e no dia seguinte de croquete, pura e simplesmente por ter uma opinião própria.
Mas aqui o ridículo tem uma lógica que escapa á maioria, muita gente aqui não está cá para discutir um tema, mas sim cumprindo uma agenda com um intuito de moldar a opinião.
O triste para estes trollitaristas é que na maioria das vezes o resultado é inverso ao seu objetivo.
3 Agosto, 2018 at 12:59
Mas no final o efeito realmente mau é o impedir o fluxo de raciocínio que nos poderia permitir atingir uma compreensão evoluída do tema.
3 Agosto, 2018 at 13:21
Eis algo que nunca me afetou.
Leio opiniões, concordo com algumas, não concordo com outras, discuto na boa…
Se vierem insultos… Acho piada a alguns, quando me apetece respondo com ironia se estiver para isso, os que nem piada têm não me aquecem nem arrefecem. É para o lado que dormo melhor.
Mentiria se não dissesse que há gajos com jeito para o insulto e cujo insulto se faz rir…faz parte das redes sociais e para mim mais estranho é levar a coisa a sério…
3 Agosto, 2018 at 14:06
Trolls? Ui, tanto para dizer.
O TenhamOrgulho fala de alguns pontos essenciais mas penso que o maior trolanço foi mesmo o dono do tasco ter censurado um dos meus comentários mas depois fazer vista grossa aos shikabalas e Migueis ou Balboas que por aqui passam.
Trollar não é ofender ou dizer palavrões. Trollar é ser gratuito e espalhar desinformação.
Em casa de ferreiro, espero de pau.
3 Agosto, 2018 at 14:18
*espeto 🙂
3 Agosto, 2018 at 14:22
Esperas de pau?
Vai-te cansar… é melhor pensares em coisas…
3 Agosto, 2018 at 14:30
3 Agosto, 2018 at 14:30
🙂 🙂 🙂
3 Agosto, 2018 at 15:12
Triste é ver na primeira página de comentários malta a concordar com o post e depois a fazerem o que se critica na página 2. São gente rude, mal-educada, triste.
Nem sequer percebem que o que está em causa não é a possibilidade da crítica, porque dessa ninguém se escapa, felizmente. O que está em causa é a educação, nível e o respeito por pessoas que supostamente partilham connosco valores. Sim, VALORES, porque o Sporting Clube de Portugal tem valores.
E nem preciso de vir aqui ver para para saber que entretanto vai haver alguém que vai pegar nisto e comentar: “então e a merda/caralho/etc dos valores quando o JMS/ Bruno/ Godinho / Varandas / RP / gato silvestre fez A / B / C / Y Z ?”
Porque é isto que acontece, um gajo dá uma opinião e o que interessa é encaixar essa pessoa no primeiro contentor que houver, de preferência oposto ao nosso, porque a carapuça nos serviu e como se costuma dizer, se não está comigo está contra mim, é esta a mentalidade aqui nos comentários na maioria das vezes.
Insulto fácil, de baixo nível, que não dignifica ninguém.
Admiro a capacidade de tolerância do Cherba, porque se fosse eu, tudo o que fossem insultos fáceis em comentários sem conteúdo e só para rebaixar alguém, iam logo fora.
SL
3 Agosto, 2018 at 19:39
Não é capacidade de tolerância, é mesmo o continuar a ter os posts preenchidos de comentários.
Repara..
Se ele bane os que estão contra toda esta palhaçada, isto transforma-se noutro camarote e outros que mais.
Se ele expulsa esses anti BdC e alguns anti Sporting, isto passa a ter mais/melhor informação, e falar-se-ia mais das coisas, de forma objectiva e clara.
Voltaria o tal “Fight&Resist” e se calhar já tinhamos feito alguma coisa de forma a parar toda esta palhaçada que se tem passado.
Mas ele teria menos posts/comentários.
3 Agosto, 2018 at 15:48
Bom texto, Maria Ribeiro.
Cerca de 2 anos de Tasca, único espaço Sportinguista que é para mim de visita diária obrigatória.
Nunca antes tinha comentado em qualquer outro espaço e quando me decidi a entrar neste mundo logo a primeira questão foi a do nome. Colocar nome/apelido, colocar só nome ou arranjar um nick? Nick “puro” ficou logo fora de hipótese, pois assumo que não sou defensor da sua utilização. Mas como essa é a minha ideia mas não a ideia da esmagadora maioria dos utilizadores da blogosfera, acabei por ficar num meio termo em que coloquei o nome mas não escancarei a porta toda.
Parto sempre do principio que somos todos Sportinguistas, com ideias por vezes similares, por vezes divergentes, consoante os assuntos.
Trolls? Há entre os tasqueiros aqueles cujas opiniões, sejam elas semelhantes ou contrárias às minhas, gosto de ler e aqueles que na grande maioria das vezes leio na diagonal porque considero que pouco trazem ao debate. Há sempre aqueles que um gajo pensa que já deviam ter ido c’os porcos há algum tempo.
Quanto a insultos, da minha parte não haverá. Até ao momento à minha pessoa só por uma vez alguém que não terá entendido e por isso não concordou com o que eu disse e me chamou lampião. Lampião!! Devo dizer que me custou ler aquilo (sempre ouvi dizer que a primeira vez é que custa) e a resposta foi na tentativa de esclarecer a situação.
Outros tipos de insultos, frequentes na Tasca, se algum dia vier algum, faço como o “outro”, vai para Spam, ou seja sem direito a resposta.
É a Tasca actual, o reflexo do universo Sporting actual e dificilmente, nos tempos mais próximos, voltaremos a ter uma Tasca pré-Fevereiro de 2018.
Haverá Trolls na Tasca? Ok. Mas há muitos outros com quem se podem trocar ideias e esses é que contam.
3 Agosto, 2018 at 18:34
100% de acordo com o teu texto! Se o que todos temos em comum é o amor pelo nosso SPORTING, e acredito que esse amor é superior a qualquer personalidade, porque não tentar fazer pontes em vez de barreiras e ofensas. Desde a final da taça que sempre que escrevo, no face, aqui ou noutro blog sou sempre ofendido! Trata-se pior os sócios (no meu caso à 19 anos) e simpatizantes que os adversários! Não compreendo e eles devem-se fartar de rir de nós…
3 Agosto, 2018 at 21:20
Ainda não perceberam que as reacções viscerais que vamos assistindo por parte de muitos sportinguistas é por estes perceberam que são paus de cabeleira e que nao contam para nada. Ainda não perceberam que n\ao tem que ver com a defesa deste ou daquele mas que as pessoas se sentem completamente traídas por este processo de golpada. As pessoas sentem-se usadas, manipuladas a um nível nunca visto. Quem defende esta golpada (e nao tem que ver com não defender bdc) espera o quê ? falinhas mansas; elevação; boa educação; Valores princípios???. Por acaso estiveram presentes em todos os que activamente contribuiram para a aG de 23/06. Para quem não concordava só tinha de sair (no caso dos orgaos sociais) constituir- se como oposição declarada fundada num projecto alternativo e aguardar por eleições. Não era tomar o poder. A proibição de candidatura de BDC e carlos vieira e completamente anti democratica. Devem estes e todos os seus apoiantes deitar mão de todos os recursos legais para impedir e obstaculizar este processo eleitoral, ilegítimo na sua génese. Caso nao o façam e caso se consume o cenário previsivel havera muitos sportinguistas que perderão o cordão umbilical identitário ao clube. Eu serei um deles e espero que muitos mais o façam. Nao pode valer tudo só porque nao se gosta de uma pessoa.
4 Agosto, 2018 at 1:45
Isto