A equipa feminina do Sporting Clube de Portugal parte amanhã para a Croácia, com o objectivo de alcançar a próxima fase da Champions. Todos os jogos terão transmissão em directo na SportingTV e estas são as convocadas que defenderão o Leão Rampante.
Chamo a atenção, também, para esta entrevista da Mariana Cabral à SportingTV. A responsável pelo futebol de formação do Sporting explica o porquê da criação da equipa B, que será por ela orientada, num panorama onde as jovens jogadoras, em Portugal, são obrigadas a passar de jogos de futebol 9 para um patamar senior em que se joga futebol 11.
Vale a pena clicar aqui e escutar.
4 Agosto, 2018 at 12:57
Força leoas!!!
4 Agosto, 2018 at 13:23
Cada ano que passa o futebol feminino está a assumir uma maior importância no panorama desportiva mundial , e nós em Portugal muito a frente dos outros clubes grandes , embora tenha que deixar uma palavra ao s c b que também se apercebeu que o futebol feminino ia assumir está importância para o crescimento das marcas que representam . SL
4 Agosto, 2018 at 13:27
Discurso muito acertivo e muita clarividência. Estou certo que está aqui um dos pilares de sucesso do futuro do Sporting em futebol feminino. Será a próxima treinadora da equipa A, seja para o ano, seja daqui a 4 ou 5. Com ela ou com o Prof. Nuno Cristovão, estou descansado.
Excelente iniciativa da equipa B e de todo o projecto com ideia de ter uma equipa baseada na formação. Esperemos que dê frutos. Vai dar, seguramente.
4 Agosto, 2018 at 13:29
A Média Neuza é familiar do outro que andou pela baliza dos seniors?
4 Agosto, 2018 at 13:37
O q uma tem de nome o outro tem de personalidade (ou falta dela).
4 Agosto, 2018 at 13:38
Impressionante, é tudo tão claro, pragmático, focado e objectivo no Futfem SCP….vi a entrevista da Mariana e está lá tudo…e tenho a certeza que elas vão cumprir aquilo que dizem…
Entretanto faço votos que a equipa A não tenha azares, porque basta isso e o talento e empenho delas para atingirem os objectivos….elas não precisam de sorte e não dão desculpas…raça, compromisso, talento e dedicação é o que elas dão e vai chegar!!!
SL
PS Mais elegancia e beleza mas isso não é para aqui chamado…
4 Agosto, 2018 at 14:23
Aqui está uma modalidade pensada de alto a baixo com cabeça, tronco e membros! E com grande impacto no futuro da modalidade, não só para o Sporting mas para a selecção e para os os outros clubes!
Tenho total confiança no que estão a fazer e se tiver de apontar algum defeito só encontro algumas falhas nas aquisições do ano passado e deste ano também.
3ª feira teremos um jogo importantíssimo!
4 Agosto, 2018 at 14:25
Miguel,
Desde já peço desculpa se estiver enganado, mas…
… Não eras tu que dizias que isto não é uma modalidade?
SL
4 Agosto, 2018 at 14:31
Esquece…
Não era aqui, era no outro post!
(Acho que bebi demais ao almoço, vou enfiar a cabeça no mar!)
SL
4 Agosto, 2018 at 14:55
Sim, fui eu que disse que “não é um desporto”… 🙂
Jogar computador não me diz nada, em termos de desporto, obviamente!
É entretenimento, como o é o cinema ou o teatro.
Querem fazer disto uma modalidade, façam!
Se é porque dá visibilidade ao Clube, tudo bem! Até compreendo e aceito isso. Mas chamar a isto desporto… É, nitidamente, muito mais uma ferramenta de marketing…
4 Agosto, 2018 at 15:34
Bom, para teatro tens o PMR… expert.
4 Agosto, 2018 at 15:59
🙂
4 Agosto, 2018 at 17:55
Miguel, e porque não haverá de ser chamado de desporto? o que é o Bilhar? o Pool? o Xadrez? ou a Capoeira?
Hoje, os e-sports já são isso mesmo desportos elctrónicos, jogos em que se usam novas ferramentas para se COMPETIR. Já existem, inclusive, vários Clubes europeus a, tal como o Sporting, incluírem o e-sports como sua modalidade e a organizarem provas com outros clubes com vista a criar federações nacionais e uma associação internacional, para oficializar competições e gerar e compatibilizar os seus calendários (visando a internacionalização).
SL
4 Agosto, 2018 at 18:30
É a minha opinião…
Não consigo ver o e-sport como desporto!
Modalidade, até pode ser. Ferramenta de Marketing, com certeza!
Capoeira é outra cena que me ultrapassa!
Comparar estas coisas com Bilhar ou Xadrez… enfim!
Mas também não vem mal ao mundo disto! Essa é que é a verdade.
E é bom lembrar que a questão se levantou pela frase – na altura, completamente tirada do contexto – do Varandas sobre “as modalidades à Benfic@”.
Para mim não faz sentido dizer que se tem uma modalidade quando tudo o que fazes é, por exemplo, pagar a alguém para ter autocolantes no carro, ou, pagares a alguém para fazer o aquecimento com uma t-shirt com o emblema da Sporting!
Mas isto devo ser só eu… e o Varandas! 🙂
4 Agosto, 2018 at 14:29
Boas notícias, o futebol não é só para homens (infelizmente os homens só estragam o futebol).
Força leoas
4 Agosto, 2018 at 17:57
E os homens que mais estragam o Futebol não são os que o jogam mas sim aqueles que deles se aproveitam.
SL
4 Agosto, 2018 at 14:32
Altamente pessimista do futuro do futebol feminino.
Do desporto feminino em geral.
Para dar um exemplo, nas escolas (pré e primária) em que andou a petiza, passaram por lá “n” modalidades para divulgar… mas sempre no masculino.
Desporto de menina continua a ser a ginástica, patinagem ou dança.
É preciso um plano bem definido, uma estratégia. Nacional.
Não pode ser apenas e só um clube, ou clubes, a puxar pela modalidade.
Off: segunda-feira começam os europeus de atletismo. Atenção especial a Mamona e Évora. Terça entram em acção Joao Vieira e Ines Henriques
4 Agosto, 2018 at 15:01
Devia ser melhor e mais igualitário? Devia sim, mas percorreu-se já um longo caminho..
Há 40 anos atrás ensinei a minha irmã a jogar á bola, no liceu inteiro (e era daqueles grandes) não existiam 10 miúdas para fazerem 2 equipas, 2 da minha turma que era opção desporto, 2 da turma da minha irmã, mais uma ali, outra acoli, as miudas nem 10 eram, tinham de “obrigar” outras coleguinhas a jogar…
Não estou a dizer que agora seja perfeito, longe disso, mas evolui-se muito na direcção certa…
4 Agosto, 2018 at 15:25
Tudo uma questão de oferta e procura…
A malta do Xadrez e o subbuteo também se deve queixar…
O leque não pode abrir todo por igual.
Veja-se o futebol, em comparação com as outras modalidades.
Querem um leque de 40 professores ali à disposição para turmas de 30 miudos/as… é impraticável.
4 Agosto, 2018 at 17:47
Não sei como é que foste capaz de ensinar alguém a jogar à bola, mistério.
🙂
Mais a sério, o que fala o Nuno estende-se a muitas outras coisas, inclusive no masculino.
Condições desde bem cedo para miúdos e miúdas serem no futuro potenciais medalhados olímpicos.
Tenho noção do exagero, mas é só para chegar à ideia que desde as condições de treino, horário (em conjunto com a escola)… os nuestros hermanos dão-nos 10-0.
Já nem vou aos US colleges e universities.
4 Agosto, 2018 at 20:07
Essencialmente o Estado faz o que sempre fez “encosta-se” neste caso aos clubes como sempre fez, não investem, não criam, não apoiam, mas….apertam as mãos, tiram fotos e distribuem beijos ao mais pequeno sinal de sucesso, são como noutras áreas da nossa sociedade, uns verdadeiros parasitas que vivem do trabalho e esforço de outrem…
Os subsidios para os atletas olimpicos, são ridiculos se não fossem complementados pelos salários que os atletas têm, dos seus empregos do dia a dia, ou dos clubes para os que têm a sorte de praticar uma modalidade mais popular, o desporto escolar é baseado na carolice de milhares de professores a quem nada é pago, nem sequer têm tolerância nos horários, devido aos fins de semana que trabalham com os miúdos!!!
Aonde andam essas verbas, para aonde vão os nossos impostos? Aqui como noutras áreas a pergunta é igual e a resposta a mesma!!!!!
5 Agosto, 2018 at 0:27
Tocaste no ponto. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que com uma estratégia e tomates tornava isto possível.
4 Agosto, 2018 at 15:02
O futebol feminino está em expansão!
Deve ser das modalidades que cresce mais ao ano, não só no sector feminino mas no geral.
Concordo contigo que ainda há pouca divulgação do desporto feminino, especialmente nas escolas, por culpa do Estado, que se alheia completamente desta vertente, e por culpa dos Clubes, que fazendo alguma coisa estão muito longe do desejado – já aqui falei sobre isso em relação ao Sporting – mas o sucesso, mesmo pontual, de algumas atletas ou algumas equipas vão minorando um pouco essas lacunas.
A CS também pode ajudar mais e não o faz…
4 Agosto, 2018 at 18:03
O Sporting e a Sporting TV fizeram mais em 2 anos pela promoção da Modalidade que a FPF e todos os outros clubes juntos desde que ele existe em Portugal.
SL
4 Agosto, 2018 at 18:31
GRANDE verdade!
4 Agosto, 2018 at 15:06
Isso também tem a ver com a formação dos professores que maioritáriamente apostam mais na àrea de especialidade
e até muito recentemente o futebol e o futsal tiveram poucas mulheres em especialização e essa geração mais nova ainda se está a integrar no ensino. No caso de pré e primária, normalmente quem promove essas visitas são as federações ao abrigo dos planos de desenvolvimento e infelizmente o futebol acha-se tão grande que pensa que não precisa disso para nada.
4 Agosto, 2018 at 15:14
Neste caso são os próprios clubes. Aproveitam para se promoverem.
Até clubes pequenos (também falo de um meio pequeno).
Mas sim, as federações e associações fazem pouco.
4 Agosto, 2018 at 15:20
É verdade, a tendência do futebol feminino é o crescimento à escala global.
4 Agosto, 2018 at 16:14
Em 75% dos casos, nessas modalidades que falas, já se começam a criar clubes próprios que para terem praticantes vão à procura. Os clubes onde o futebol é o principal, seja masculino ou feminino, normalmente encostam-se à sombra da modalidade e esperam que os atletas apareçam.
4 Agosto, 2018 at 15:00
Gostava tanto de dar a minha opinião … mas não consigo … faltam me as forças e o entusiasmou… falta me a chama vinda da Alma
4 Agosto, 2018 at 15:22
Cuidado que essa merda da Alma é mais a Sul, oh Tadeu.
Tu não te desgraces, pá…
4 Agosto, 2018 at 20:18
Não podia estar mais a sul
4 Agosto, 2018 at 15:26
Off:
Entretanto a comissão de gestão sofreu duas baixas, para a candidatura do tio Zé.
A comissão de gestão prometeu duas coisas aos sócios:
1/ não seriam remunerados;
2/ nenhum elemento faria parte de qualquer lista.
Falhou no ponto 2 e no ponto 1 veremos.
Mas está tudo bem, é continuar a bater palminhas, bananinhas.
4 Agosto, 2018 at 15:33
A talho de foice…
https://www.publico.pt/2018/06/25/desporto/perfil/artur-torres-pereira-o-antigo-secretariogeral-de-marcelo-que-faz-agora-a-gestao-de-danos-no-sporting-1835734
Esta tive de esfregar no mentiroso encartado que anda para ai com tendências pedófilas…
4 Agosto, 2018 at 15:35
Eh pa roubaste-me o comentário do post anterior. Ladrão 🙂
4 Agosto, 2018 at 15:37
E tu a mim a oportunidade de mandar com um encharcado nas trombas do outro…
4 Agosto, 2018 at 15:42
Joguei na antecipação
4 Agosto, 2018 at 20:14
És o Marvin do comentário.
4 Agosto, 2018 at 21:47
A sério?! Desculpa lá!
(Pensei que tinha visto isto no Twitter, mas hoje já levo muitas bejecas e muitos gins a mais!)
5 Agosto, 2018 at 13:42
Ahah tranquilo tava a gozar
4 Agosto, 2018 at 15:34
Entretanto, a organização da volta eliminou a subida à torre, devido ao clima.
4 Agosto, 2018 at 15:36
Olha que não sei…
O Cavalleri já vem destacado na descida do Torres… e tem a Meta Volante à vista!
Vai vestir a camisola das Metas Volantes patrocinadas pelo Velho Banco… 👿
4 Agosto, 2018 at 15:57
que parvoice. fazem-se etapas de 200km no alentejo e depois cancela-se a subida à torre…
4 Agosto, 2018 at 15:53
o futebol feminino é o futuro, já presente.
aumentar o número de associadas do nosso clube.
mudar um pouco o perfil de marketing e artigos na loja verde.
camisolas à venda com o nome delas.
o museu do clube com uma ala feminina.
agora um off:
já nem sequer há um período de nojo…
entram e saem da comissão…
diretos a candidaturas sem qualquer explicação.
é tudo normal.
4 Agosto, 2018 at 16:22
http://misterdocafe.blogspot.com/?m=1
4 Agosto, 2018 at 15:58
que tipo de informação qualificada é que estas pessoas levam para as listas onde aparecem?
estarão todos os candidatos em igualdade ou uns estão mais que outros?
4 Agosto, 2018 at 16:04
Obviamente que quem tem gente ex-CG tem informação privilegiada… Essa foi uma das razões dadas para ninguém da CG se candidatar ou entrar em candidaturas!
Mas a palavra vale alguma coisa hoje em dia?
4 Agosto, 2018 at 16:34
Pois uma das principais questões é essa mesma, o que vale a palavra hoje em dia ? De que vale terem programas que nos prometem tudo no entanto não existe a mínima confiança na sua aplicabilidade. Para se ser Presidente do Sporting têm que estar livre de qualquer tipo de suspeição !
4 Agosto, 2018 at 17:03
Mas este tipo de “dicas” não são bons indicadores sobre a “valia” de quem se propõe a ser eleito…?
4 Agosto, 2018 at 17:38
Para certos sportinguistas todos são suspeitos menos o Bruno de Carvalho… 🙂
Eu não alinho nisso!
Acho que a luta pela vitória será entre o Varandas e o Benedicto, que juntos terão 70% a 80% dos votos dos sócios, e ambos darão um bom Presidente porque ambos são inteligentes e saberão aproveitar o bom que já foi feito pela DIRECÇÃO do Bruno de Carvalho, corrigindo as coisas menos boas. Ambos têm bons programas e estão acompanhados de pessoas competentes.
Estou confiante que iremos melhorar assim que um deles pegar nos destinos do Clube!
4 Agosto, 2018 at 17:43
Sabendo que não há ninguém perfeito, quais são os seus defeitos?
4 Agosto, 2018 at 18:32
De quem?
4 Agosto, 2018 at 20:21
“corrigindo as coisas menos boas”
Quais?
4 Agosto, 2018 at 20:42
Comunicação!
Foi um desastre a todos os níveis – menos para as avestruzes!
Relações com as pessoas, sejam funcionários, sejam atletas, sejam sócios, seja o resto do mundo!
Estratégia de alianças – sozinho não mudas nada, quanto mais a podridão do futebol português!
Politica desportiva do futebol – muito fraca, com mais de uma centena de contratações em 5 anos e muito dinheiro deitado fora; ausência total de um projecto e completamente focado no clássico “este ano é que é”!
Tens aqui 4 exemplos.
Há também outras coisas a fazer – que não são corrigir o que se fez mal porque são coisas para melhorar o clube!
4 Agosto, 2018 at 20:44
A “comunicação” tem as costas largas.
Achas, por exemplo, que o post a propósito do Ruben Ribeiro é uma questão de comunicação?
5 Agosto, 2018 at 14:36
Que post é esse?
4 Agosto, 2018 at 17:47
Também li os programas do Varandas e Benedito e, ainda que nas intervenções públicas se note que são pessoas com pouca experiência, têm projecto, ideias claras e entusiasmo. É o mínimo exigível a um candidato, claro, mas também mais do que os restantes apresentaram.
4 Agosto, 2018 at 21:06
+1
4 Agosto, 2018 at 21:27
O Programa de Varandas está a léguas de distância do de Benedito, na minha opinião. Menos completo, menos coerente, com questões que evita pôr no papel (como a questão da manutenção do novo acordo de reestruturação da dívida à Banca – recompra das VMOCs, reconversão destas em acções; ou como a questão da definição clara do relacionamento financeiro entre SCP Clube e Sporting Futebol SAD; ou como o investimento nas Modalidades – aqui, o que procurou “esclarecer” deveria dar para assustar qualquer sportinguista que não pense que o Clube se reduz a Futebol e pouco mais; ou como a alocação de património edificado ao Clube e à SAD).
Além disso, mais do que aquilo que está escrito no Programa, são os actos assumidos, as palavras proferidas e as companhias escolhidas na pré campanha e na campanha que melhor definem qual será a verdadeira estratégia dos candidatos e que interesses vão ou não servir (voluntariamente ou objectivamente). Nessa matéria, Varandas agiu de forma questionável na forma como “avançou” para a sua candidatura; falou e escreveu o que não devia (sobre as modalidades à benfica, sobre o investimento nas Modalidades, sobre “criar a modalidade de Padel” e escolheu como suas companhias privilegiadas pessoas como Luis Paixão Martins, João Paiva dos Santos, Tomás Fróes, Jorge Jesus, Margarida Caldeira da Silva, Rogério Alves, Dionísio Castro e outros) de aí que seja legítimo questionar a verosimilhança da realização de muitas das promessas contidas no seu Programa eleitoral.
Saudações leoninas
4 Agosto, 2018 at 21:07
+1 Miguel
4 Agosto, 2018 at 17:02
Vale se não houverem uns pategos a serem comidos por lorpas!
Mas ai já vai de cada um…
4 Agosto, 2018 at 16:45
Isto é vergonhoso. Já o palhaço do Cavalleri ter sido convidado para a CG quando tinha um conflito de interesses enorme…
E não se esqueçam dos documentos confidenciais do Sporting que foram passados ao CM naquela semana de tiro ao BdC
4 Agosto, 2018 at 16:45
A gente precisa é de um Sporting à Bayern
4 Agosto, 2018 at 17:41
Tremendo o trabalho do Futebol Feminino e da Mariana Cabral em particular. Empolgante e de um profissionalismo inexcedível. Tudo aquilo a que o Sporting deve ambicionar, em todas as vertentes.
Além do mais, a Mariana também nos dá pérolas enquanto jornalista do Expresso. Leia-se a entrevista ao José Boto, por exemplo:
https://tribunaexpresso.pt/no-banco-com-os-misters/2018-08-04-Jose-Boto-o-scout-dos-craques-da-Luz-Todos-os-domingos-eu-e-o-Rui-Costa-festejavamos-as-derrotas-do-Saragoca-para-irmos-buscar-o-Aimar
Ler as palavras dele sobre o Chico Geraldes é frustrante. Como é que o nosso clube gere um talento destes com tanto amadorismo?
4 Agosto, 2018 at 18:37
Verdade!
O Geraldes está a ser pessimamente gerido desde que subiu a sénior…
Mas não é só ele.
Os talentos que se aproveitaram nestes 10 ou 15 anos foram por 2 unicas razões:
a) porque eram talentos enormes e a qualidade deles fez-se sentir logo;
b) porque, por uma razão de contexto pontual, não havia dinheiro para contratar jogadores que os tapassem.
NUNCA houve, em 45 anos que sigo o Sporting, alguém que tivesse uma visão de futuro e criasse um projecto para lançar jogadores. Limitam-se a formar jogadores – hoje pior que os rivais e não só – e logo se vê…
4 Agosto, 2018 at 17:54
Alguém tem por aí o calendário dos jogos, com horário?
Já que o GAG anda a brincar com esta merda…
4 Agosto, 2018 at 18:45
https://pt.uefa.com/womenschampionsleague/season=2019/matches/qualifying/#/mt/2018/08
Todos os jogos passam na Sporting TV.
Penso que as horas indicadas são horas locais, por isso tenham isso em conta.