Quando nos propômos a uma responsabilidade de gerir transitoriamente um clube desportivo durante o período de defeso, não seria ajuizado ter assegurado uma equipa que desse garantias de conseguir operar no mercado de transferências, definindo alvos e assegurando-os?
A pergunta é retórica, mas talvez na mente de 90% das pessoas que constituíram a nossa Comissão de Gestão tal necessidade estivesse longe de ser uma prioridade. Enganaram-se redondamente. Por várias razões, a construção do plantel de futebol para esta época era o ponto mais fundamental da missão da CG. A começar na destruição quase total da base da equipa e a terminar na evidente carência de motivar os adeptos para um novo paradigma de liderança e gestão, não havia forma de ignorar a urgência em escolher as pessoas certas para junto de vários empresários, encontrarem os melhores jogadores para moldar uma equipa que terá de carregar quase sozinha todos os pecados cometitos nos últimos meses.
Não preciso de dons adivinhatórios ou sequer espiões bem colocados para ter uma certeza quase segura que esta CG se entregou às mãos de um enorme problema chamado ignorância e pior que isso, confiou em garantias saloias de quem descontruiu o mercado de transferências como algo passível de ser delegado “à confiança”. Quase dois meses depois e a duas semanas do fecho de mercado a factura de azelhice vai aumentando.
E se já não era bom assistir diariamente às poucas movimentações de mercado, narradas ao segundo por meios de comunicação social “amigos da casa”, mais penoso fica entender a parca imaginação no tipo de alvos que são eleitos para debater contratos com os empresários. Levar negas sucessivas é a cereja no topo de um bolo cada vez mais recheado de preocupação.
A brincar, a brincar…esta CG adquiriu Renan Ribeiro e…Sturaro, ou seja, em dois meses de trabalho garantiu dois jogadores que não entrarão tão cedo no 11 titular. E se quisermos olhar pelo lado das dispensas, o cenário não melhora. Muito poucos resultados, más escolhas, negociações falhadas, incapacidade de persuasão, escolham os “dont do’s” do mercado de contratações e esta CG fez o pleno.
Desconfio que esta última leva de nomes seja já o prenúncio de desespero de quem tanto protelou nas semanas decisivas. Diaby, Horta, Enzo Perez, Quaresma…mau, péssimo, inútil e tarde. Em quatro nomes, quatro provas da incompetência quer dos dirigentes, quer dos mandatados para escolher as melhores soluções. Sinceramente, se é para este tipo de operações, mais vale olhar bem para o que temos (Petrovic’s e Castaignos de parte) e instruir Peseiro para trabalhar com o que já está disponível.
Por outro lado se a CG está a tentar criar as melhores condições para fazer sobressair a próxima direção, retiro tudo o que disse e só posso dizer que estão a fazer um óptimo trabalho. O próximo presidente parecerá um génio de gestão desportiva. Pena só que uma época tenha ido pelo cano nos entretantos.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
16 Agosto, 2018 at 1:50
Esperar que isto não caia nas mãos do ridcciardi ? Isto já caiu e nunca mais se levanta os candidatos são todos farinha do mesmo saco pouco interessa quem ganha porque todos estão alinhados para a venda da sad , até porque o ridcciardi bem que avisou que isto não estava para amadores , por isso estes candidatos é a fina flor do entulho , todos é mesmo todos .
16 Agosto, 2018 at 7:29
Bruno ou o caos. Já estava a demorar…
16 Agosto, 2018 at 8:10
” Já estava a demorar ”
Yep, demorou 5 anos.
Nada do que tem acontecido é o “caos”, é coisas boas.
🙂
16 Agosto, 2018 at 8:35
Nem tudo é golpada, meu caro. Nem tudo.
16 Agosto, 2018 at 2:21
O drama das contratações.
O empréstimo de Demiral (tal como Geraldes, Palhinha e mesmo Wallyson) é espectacular, uma vez mais. Ainda por cima, no caso de Demiral, com opção de compra por um saco de rebuçados? Quando do outro lado da circular se fala em muitos milhões por um Ruben qualquer e o FCP vendeu um Diogo por 20 milhões. O nosso clube continua a ser patético na gestão dos seus ativos (recordo Esgaio, Iuri, Tobias, Dier, Ilori, Bruma…), para não ser mais cáustico e apropriado.
Responsabilidade da Comissão de Gestão? Então o Augusto Inácio não é também responsável pelas negociações das dispensas e empréstimos? Ou será que nem dá opinião? E o Manuel Fernandes, que também lá anda/va e descobriu com o seu gabinete de scouting um fenómeno chamado Misic, também não tem responsabilidades? E o treinador e os seus amigos? Mas é Sousa Cintra ou outro qualquer elemento da Comissão de Gestão quem define quais os jogadores que fazem ou não fazem parte do plantel? Parece pouco provável.
Com a contratação de José Peseiro, um treinador que acumula maus resultados nos melhores clubes portugueses (este é daqueles que não se pode queixar de falta de oportunidades, mas que nunca cumpriu as expectativas), comprometeu-se toda a gestão imediata do futebol do Sporting e o fracasso é o resultado natural e expectável. Tudo o que seja positivo é extraordinário e devemos celebrar como se conquistássemos um título, como, por exemplo, ganhar com grande dificuldade a um Moreirense que teve problemas na pré-época e tinha sido derrotado pelo Varzim uns dias antes é magnífico (pelo menos foi isso que pareceu após o jogo).
Sousa Cintra devia ter apostado em alguém muito experiente, estrangeiro, competente, com currículo de vencedor, conhecedor do futebol internacional (o futebol deixou de ser um conjunto de aldeias) e que tivesse experiência e competência no trabalho com jogadores de formação, porque essa era a realidade do Clube que era necessário explorar e rentabilizar (aquilo que o SLB e em parte o FCP e o SCB estão a fazer muito bem. É a única receita de sucesso para a sustentabilidade do futebol português nos próximos anos, salvo os clubes passarem a ser propriedade de lavandarias estrangeiras). A este alguém experiente deveria ter juntado dois ou três adjuntos portugueses, claramente identificados com o clube (antigos jogadores com experiência como técnicos). Não o fez. Se calhar não o deixaram. No futebol, não há milagres. Há competência e a falta dela…
Um onze de luxo…
Salin
Gaspar
Marcelo
Pinto
Lumor
Petrovic
Misic
Bruno César
Mattheus Oliveira
Doumbia
Castaignos
Dizerem que uma equipa que tem estes 11 talentos no plantel (uma equipa inteira) pode lutar pelo título em Portugal é no mínimo “engrassade”… Parabéns a quem conseguiu juntar no mesmo clube esta malta toda, é notável.
Mas em vez destes 11… podiam estar estes…
Stojkovic
Riquicho
Domingos Duarte
Demiral
Vinagre
Palhinha
Geraldes
Esgaio
Iuri
Guedes
Leão
Estávamos pior? Deviam era pagar a estes o mesmo que pagam aos outros. E todos estes jogadores estavam a valorizar e sairiam, se bem geridos, no tempo certo, por muitos milhões, garantindo o sucesso desportivo e financeiro do clube. Vejam o caso do Mónaco. Nunca vamos aprender? Pelo que se vê das candidaturas, com talentos inquestionáveis como Inácio e José Eduardo para coordenarem o futebol, a procissão continua…
Sugestão de alguns jogadores com qualidade para jogar no Sporting…
Na defesa…
Rodrigo Caio (São Paulo). Empréstimo com opção de compra. Cedência definitiva de alguns dos nomes do onze fabuloso (Marcelo, Bruno César, Mattheus, Douglas) Faria uma dupla fortíssima no meio campo com Wendel (outro que Peseiro não sabe fazer cumprir e tem um talento enorme);
Jorge (Mónaco). Empréstimo com opção de compra.
No meio campo…
É ir buscar o Geraldes e assumir que se fez merda.
No ataque…
Pedro (Fluminense). Empréstimo com opção de compra. Cedência definitiva de alguns dos nomes do onze fabuloso (Marcelo, Bruno César, Mattheus, Douglas)
Luuk de Jong (PSV) o substituto ideal de Bas Dost. Compra definitiva, 5 a 7 milhões mais cedências definitivas (Petrovic, Misic, Castaignos, Doumbia – Petrovic no campeonato holandês era um jogador interessante).
Selke (Herta). Dois anos no Sporting e passava a valer mais de 50 milhões no campeonato alemão, mas duvido que haja 15 milhões para o contratar. Mas podiam levar um kit de ‘estrelinhas’ e fazer um desconto…
Mas, como o José Peseiro vai continuar, pelo menos até dia 8 de setembro, é ter fé, muita fé. E acreditar que um Renan podia ser um Cristiano Ronaldo das balizas e um Diaby reencarnar num Messi qualquer do Mali.
16 Agosto, 2018 at 5:50
🙂
16 Agosto, 2018 at 2:56
Um verdadeiro Marreta merdoso escolheu um bando merdoso de Marretas para serem a CG até às eleições.
O trabalho desenvolvido é medíocre – e só não é mau por ter conseguido o regresso do Bruno Fernandes e do Dost.
Nada do que, até agora, fizeram me surpreende. Já esperava que o resultado fosse uma desgraça… Por isso não quis a destituição do cretino!
16 Agosto, 2018 at 4:58
Basta um email, podes crer que ele o leem, é simples. colocas lá os nomes dos jogadores que é de vender, com os nomes dos clubes interessados em comprá-los, pelo preço aqui da tasca claro. Pelo que vou lendo por aqui, nunca abaixo de trinta milhões cada um, mínimo dos mínimos.
Depois colocas também os nomes dos jogadores que entendes ser de comprar, com a indicação dos clubes que os queiram vender ao Sporting, com a aceitação dos jogadores, claro, e juntas o montante da pechincha a ser paga, simbólica espero eu, uma vez que lhes basta a honra de jogar no Sporting, o clube pelo qual quase todos os jogadores da europa aspiram a vestir as suas cores.
Depois, ainda no mesmo email, indicas o que fazer dos restantes, tendo em conta que temos mais ou menos oitenta jogadores profissionais, uma boa parte deles são da formação e outra parte uma boa quantidade de excelentes jogadores que a dupla maravilha foi trazendo ao longo dos últimos anos.
De seguida juntas os nomes dos jogadores da formação que devem ficar no plantel, com lugar garantido no onze claro e tornas-te tutor de todos eles de forma a que nenhum faça birra nem queira sair do clube se lhe cheirar a cenoura num outro sítio qualquer.
Creio que tens a tarefa facilitada, mas tens que ter um pouco de paciência porque eles, a CG, são um bocado lerdos, mas vão lá com a tua visão, eloquência e quem sabe não venhas a ser convidado para vires a ocupar um cargo de responsabilidade no futebol do Sporting. Vá lá, não te acanhes, bate ou não bate certo tudo isso no teu teclado? Se bate, envia-o o mais rapidamente possível, não os deixes fazer mais asneiras, já te disse e tu também já confirmaste por diversas vezes que eles são mesmo taralhoucos.
A tua visão será o futuro de Sporting, ainda vamos a tempo, não te esqueças é de clicar no botão “send” do teu editor de mail.
E bem hajas por nos estares sempre a ensinar aqui na Tasca, Da minha parte o meu muito obrigado e SL.
16 Agosto, 2018 at 5:07
PS- Se este post já tiver sido encerrado e eu verificar que não tiveste tempo de ler este comentário eu arranjarei uma aberta num próximo post para te fazer chegar este incentivo e agradecimento. Haverá senpre um boraquinho onde enquadrá-lo.
16 Agosto, 2018 at 7:36
Berto está on fire! Estás globalmente satisfeito com o trabalho da CG ou qual a tua sincera opinião?
16 Agosto, 2018 at 10:52
Ele tem lá opinião… quanto mais sincera!
Limita-se a dizer mal! E uma piadolas…
16 Agosto, 2018 at 13:28
Estou a aguardar pela opinião sincera. Honestamente que estou.
16 Agosto, 2018 at 7:18
Quanta tolerância…
Mas pronto, estamos a falar de gente que trabalha por paixão, claro. Sem interesses e que está lá por amor umas horas do dia à la FSF ou fifias da Cunha…
Nenhum membro da CG ia para as listas e tal… Espírito de missão, diziam…
Boiada mansa…
16 Agosto, 2018 at 10:50
Emails para os Marretas não têm faltado…
Mas registo, mais uma vez, a tua posição do contra. És contra… seja o que for!
Não me lembro de um comentário teu positivo, com uma ideia estruturada. Ou são piadas – umas boas, outras nem tanto – ou é uma critica a alguém que comenta qualquer coisa.
Um bom contributo para o debate, o teu…
16 Agosto, 2018 at 7:13
“…a nossa comissão de gestão”…?
Como assim, nossa?! NOSSA?!?!
16 Agosto, 2018 at 7:32
Concordo em parte mas não nos podemos esquecer que a CG acaba por estar ligada ao regresso do Dost, BFernandes e do argentino. De certo modo, contam como “reforços”. É uma falha no texto.
SL.
16 Agosto, 2018 at 7:37
Então as putas regressam, são premiadas por isso e ainda contam como reforcos?
Não comas tantos gelados com a testa porque isto não é o carnide.
16 Agosto, 2018 at 9:11
Podes chamar-lhe o nome que quiseres, mas que são efetivamente reforços, lá isso são!
Não mencionei sequer se era a favor ou contra o regresso dos jogadores e já sou apelidado de comer gelados com a testa. Enfim. Continua lá no teu mundo.
16 Agosto, 2018 at 11:01
Vamos lá ver, o facto de terem regressado, só por si, não quer dizer que seja bom. Interessa saber em que condições regressaram…
O Bruno Fernandes e o Dost, segundo as informações que correm, vieram com um contrato similar – a ganhar o mesmo, mais um ano de contrato, e ficaram com 15% e 20% do passe em troca disso. Parece-me um pouco demais, a parte do passe com que ficaram mas, enfim, aceita-se.
O Battaglia foi outra situação. Aumentou bastante o ordenado – há quem diga que duplicou e há quem diga que triplicou, o que não acredito – e ainda ficou com parte do passe – e há aqui o problema do Braga também. Não tenho a certeza de ter sido um bom regresso, até porque tiveram a possibilidade de trazer o Badelj, que era muito melhor, e porque havia outras alternativas no mercado. Portanto, são duas situações diferentes para jogadores que regressaram.
Mesmo considerando isto positivo, mesmo que se queira ver a troca de treinador como positiva, que é bastante questionável, tudo o resto é uma merda… E já lá vão 2 meses.
Em cima disto tudo há as constantes “fugas de informação” que são da responsabilidade desta CG, que é outra coisa a roçar o ridículo. Portanto, há muita coisa má para tão pouca coisa que se possa dizer que foi positiva.
16 Agosto, 2018 at 13:27
Eu próprio dividido o regresso em 2. Por um lado o Bas Dost e o Bruno Fernandes que oficialmente não receberam nenhuma contrapartida. Isso das percentagens do passe é um palpite, nada mais do que isso. O Battaglia e infelizmente como começa a ser costume pela CG não se sabe de nada somente o que o CM nos dá. Que veio com contrato melhorado não há dúvidas.
A CG globalmente suficiente menos. Dado ao ambiente de guerra que se estava a viver no Sporting, não havia outra solução.
16 Agosto, 2018 at 16:41
Não havia outra solução, porque o Bruno a recusou, mas havia outras pessoas…
16 Agosto, 2018 at 16:45
“oficialmente não receberam nenhuma contrapartida. ”
Bas Dost teve mais um ano de contrato… É uma contrapartida e conhecida! São mais 4M€!
16 Agosto, 2018 at 7:33
Muita coisa pode ser apontada à CG, mas uma coisa têm feito muito bem: não usam o Facebook.
Tendo sido isso o factor principal onde o BdC falhou, apesar de ter salvo o clube e de nos ter dado tantas vitorias. Enfim, coisas pequenas face ao uso do Facebook.
Sem usar o Facebook o novo presidente poderá vender a SAD à vontade e mandar foder o pavilhão pago pelos sócios, pois o importante é realmente deixar as redes sociais e dar a palavra à CMTV.
Como não adorar o novo sporting?
16 Agosto, 2018 at 8:11
😀
16 Agosto, 2018 at 9:17
Pavilhao pago pelos socios???
Sabes quanto custou o pavilhao???
Sabes como foi financiado???
SL
16 Agosto, 2018 at 9:21
Roquette, Soares Franco e Ricci
16 Agosto, 2018 at 9:24
Sao socios, segundo o Tasqueiro anterior tambem foram eles que pagaram …
SL
16 Agosto, 2018 at 9:41
é uma realidade que as contratações não têm sido do agrado dos sportinguistas… contudo e se analisarmos bem, vimos que não estão a ser cometidos erros de contratações duvidosas só porque sim… Nani, Renan Ribeiro e Sturado, Bruno Fernandes, Bas Dost e Bata, foram para já os trunfos desta CG… nada mal digo eu… não sei como estão as contas do clube e os meios que temos para atacar o mercado… se podia ser melhor, podia é claro… mas… vamos levar tempo a sarar as feridas da não entrada na CL e de tudo o que aconteceu na academia… a marca desvalorizou e os nossos ativos não foram rentabilizados… dificuldades e mais dificuldades é o que nos espera… como dizia o presidente do Nápoles… “como podem estar chateados comigo se compram camisolas falsas e saltam torniquetes”
16 Agosto, 2018 at 11:07
Nani, Renan e Sturaro não são contratações duvidosas?
Para mim são!
O Nani, não vale o que veio ganhar! No máximo, com boa vontade, valerá metade.
O Renan não faz falta nenhuma e ainda vem tirar espaço ao desenvolvimento do Max, que é um tiro nos pés que cometemos há anos!
O Sturaro é uma espécie de Battaglia 2.0 que só estará em condições de jogar lá para Novembro, no mínimo! Como se contratou este lesionado, procura-se outro jogador para vir já dar o contributo à equipa. Se isto não mostra o erro então não sei o que é preciso para se perceber a estupidez duma coisa destas…
16 Agosto, 2018 at 12:35
Nao sao contratacoes duvidosas. Na minha opiniao sao so muito mas muito mas contratacoes que servem o interesse de um certo empresario, mas nao os interesses do futebol profissional do sporting.
Quem nao ve isso e porque tem pestana fechada ou nao percebe muito de bola.
16 Agosto, 2018 at 11:45
Bom texto.
Mas começa logo com uma ideia errada, na minha opinião. Esta CG não tinha de formar equipa para atacar o mercado. Não tinha sequer que atacar o mercado. Aliás, a palavra “mercado” devia ser tabu para eles. Contratar um jogador é assumir um compromisso com um atleta bem para além dos 2 ou 3 meses em que estão em funções. É “oferecer” uma prenda ou entulho para quem assumir no dia 8 resolver. Está completamente fora da sua prorrogativa, na minha interpretação do que é uma CG, que para mim só podia pagar contass e salários.
O problema é que isso implicaria andar na sombra, ser discreto e não chamar a si um protagonismo para o qual nunca foram eleitos. Implicaria responder a cada pergunta sobre o título e sobre reforços qq coisa como: “Peço desculpa mas não estou mandatado para isso, apenas estou aqui para garantir a gestão diária e corrente do clube até dia 8.” Mesmo que lhes caisse em cima o ónus deste ano não termos equipa para lutar pelo título. Que não cairia pois toda a gente perceberia o âmbito das suas funções e o contexto.
O problema é que somos uma feira de vaidades e o bombeiro chama o Cintra, que é o pináculo da discrição. E como homem discreto e low-profile que é disse logo que iamos ser campeões e que iríamos contratar jogadores tendo em vista esse objectivo. E hoje até lhe chamam de “Presidente” e ele não corrige porque sente-se mesmo Presidente. O bombeiro deu os 2 min de fama ao Cintra e ele está a adorar.
16 Agosto, 2018 at 12:33
Porra um gajo da um salto aqui a tasca para ver o que ha de novo, e ainda anda tudo com o carvalho na boca?
Porra, o homem o louco demente, o gordo badocha, ja la nao esta. Ou tambem querem discutir como o tal louco demente limpou os anos de merda dos Godinhos e outros que tais?
O post era sobre a comissao de gestao – que os 71 pc la meteram e que diziam que ia salvar o sporting e resolver tudo. Porque e que sempre que se constata a valente merda que estes imbecis estao a fazer, a unica resposta e e falar de Carvalho.
Fds. Assumam-se crl. Quem votou para esta vergonha agora que em consiencia continue a apoiar. Mas apoiar nao e aqui no teclado. Apoiar e ir ao estadio comprar gamebox e pagar as quotas. Mas isso ta quieto…
16 Agosto, 2018 at 21:35
Só temos que agradecer aos que votaram na saída do Bruno.
Éramos um clube de rigor, de lutar pelas vitórias, de aspirações…
Tornamos-nos num caso de estudo sério, de tamanha incompetência chegando a cair no ridículo.
Acho que estão a ajudar o Bruno a voltar..
Saudades de quando éramos um clube temido e com pulso firme