Este início de época seria sempre complicado. Muita gente nova, muita gente a regressar, turbulência diretiva… não estava à espera (acho que ninguém estava) de começar o ano a triturar e como grande candidato a ganhar. Neste momento penso que é unânime que não jogamos nada. Temos 6 pontos mas nem sabemos bem como lá chegámos. E urge perceber o que raio se está a passar. Será normal?!

Quais são para mim os maiores pecados desta equipa. Não tem criatividade, não tem velocidade, não tem construção de jogo e a organização é má. E porquê?

– Porque joga com um Defesa esquerdo que não sabe defender e que a cada 10 cruzamentos acerta 7 no defesa à frente dele. Porque cada bola que se aproxima dele e que ele tem de defender é um absoluto desastre. Se ele não falhar nela ou não andar a tropeçar já é uma festa. De qualquer forma é certo que ou o Acuna lá chega para ajudar ou o extremo, por mais coxo que seja, vai passar com facilidade.

– Porque temos um meio campo a 2 que juntos não fazem 1 jogador com a bola nos pés (na verdade nem os 3 juntos fazem). Receber, correr, pensar o que fazer, ver colega (normalmente o central ou o lateral já que ou estão a correr para o lado ou para trás), concentrar-se, ajeitar, fazer o passe. Durante este processo quem defende correu com eles, tentou cortar, percebeu que não vale a pena o esforço, recuou, acendeu um cigarro, fumou, deitou a beata fora e bebeu um copo. E mais engraçado que isso, viu grande parte dos passes dos abnegados transportadores de bola virem-lhe parar aos pés ou para fora. Bem…e se atacam assim…a defender não muito é melhor. Como os 3 juntos não fazem um jogador inteligente…passam a vida a correr atrás de pessoas. Não há uma ocupação inteligente do espaço, nada. É correr e rezar para eles não aproveitarem as avenidas que se abrem quando cada um corre para o seu lado (ou para trás) atrás ou de um jogador ou do que tem a bola e fica um vazio no meio que seria ótimo para eles correm com a bola por ali fora. É nessa altura que o Coates e o Mathieu conseguem ver na perfeição a camisola do Dost e lhe perguntam por gestos se está tudo bem com ele e com a família.

– Porque não há o mínimo de velocidade. Acuna ainda corre com a bola e tenta, com a cabeça baixa ver um espaço para onde correr que lhe permita cruzar a bola. Mas o Nani pára a bola para contemporizar (o que seria impecável, se ela não tivesse vindo de um transporte do Battaglia que correu com ela 20 metros para o lado e a deixou no Coates, que deu ao Misic que correu 20 metros para o outro e a deixou no Mathieu que lá deu ao Nani que veio atrás buscar jogo), o Dost toca de primeira 90% das vezes para trás (e vai quase sempre para um médio correr com ela para nenhures ou para o Nani contemporizar). O único jogador que joga e pensa rápido é o B. Fernandes. Mas até mete pena o homem a tentar meter dinâmica, fazer uma tabela e a bola ou vai para o Nani que a pára, ou para o Battaglia que decide correr com ela para onde estiver virado, ou para o Acuna que procura uma ala qualquer para a centrar.

peseiro-sporting

Ora bem…isto é culpa do quê? Jogadores que chegaram a conta gotas?! Instabilidade?! Ora bem…

Quem chegou a conta-gotas: Dost e Battaglia. O Acuna, Coates e BF não conta… vieram do mundial e vieram cedo. Ora… o Dost é o PL… não é por ele que vai passar um futebol ligado. O Battaglia chegou tarde… mas estavam lá 3 trincos desde o inicio (Petro, Misic e Palhinha). Era assim tão complicado meter um deles a fazer o papel de varrer o meio campo? O Palhinha não era perfeitamente capaz disso? Se calhar era preciso ter apostado num modelo que se adequasse a eles. Feito isso e o conta-gotas contava pouco. E porquê os 2 tristes trincos?! Não tinha lá desde o inicio do estágio o Geraldes, o Wendell, o Barbosa, o Gauld e o Nani para tentar fazer um meio campo a 3 que soubesse construir?! E depois de 2 destes estarem com ritmo não era tão mais fácil meter o BF na máquina em funcionamento? Foi ou não desde o primeiro dia mostrada a intenção de jogar com 2 tristes trincos independentemente do conta-gotas?! E nunca, nunca funcionou! Depois de acabar o conta-gotas… adivinhem! Os 2 tristes trincos entre Battaglia, Misic e Petrovic vão continuar a não vão jogar um boi! A culpa é do conta-gotas e instabilidade ou de quem insiste nesta ideia?!

E o Jefferson?! Então o conta-gotas obriga a meter o Jefferson porquê?! O Acuna está à tanto tempo a jogar na frente… se houvesse o mínimo de intenção de o meter a DE, já lá estaria! O Jefferson faz tudo muito pior do que o Acuna. Defender, atacar, raça, força. Se está lá é porque um treinador insiste no mesmo erro over and over again. Nada tem a ver com instabilidade ou conta-gotas.

E os extremos. Ora estamos a jogar com o Acuna e o Nani. Se já disse que me parece óbvio que Nani devia estar desde o inicio a jogar no meio e o Acuna a DE… isto ainda saí reforçado se podemos meter velocidade e criatividade (2 coisas que tanta falta fazem) nas alas. Matheus e Raphinha são os melhores da pré-época. Qual é a puta da lógica de, assim que chegaram os conta-gotas eles terem ido para o banco?! Zero. Para além destes 2 até temos o Jovane e o Mané.

Nem sequer vou estender isto a termos 1 central emprestados melhor do que os 2 suplentes ou de termos despachado outro que com facilidade será melhor que os 2 suplentes juntos. Nem de termos deixado sair um jogador como o Geraldes que daria a criatividade que tanto falta. Ou um Dala que podia dar velocidade e até podia ajudar a meter o Nani na ala em caso de o Peseiro querer mesmo… mas mesmo… meter o Nani na ala.

A equipa não joga um boi. E não joga um boi nada tem a ver com a falta de contratações, instabilidade ou com o conta-gotas ou whatever. Tem a ver com um monte de escolhas absurdas do treinador. Espero que ainda vá a tempo de mudar porque mesmo assim ainda tem no plantel gente de qualidade para meter esta equipa a jogar à bola. Percam um bocadinho a ver o Chelsea jogar. Se o viram jogar no ano passado percebem o impacto de um treinador que chegou a MEIO da pré-época e com muito mais jogadores no mundial que nós. Não são fantásticos e terão muito para melhorar. Mas há uma ideia de jogo implementada, há um fio de jogo, há evolução. Não pedia ao Peseiro que fosse um Sarri. Seria absurdo. Mas que pelo menos fds…meta os cornos numa tv, veja os últimos 5 jogos do Sporting com olhos de ver e perceba que não está a andar para lado nenhum a não ser um descalabro quando a coisa apertar!

Desculpem o desabafo que já vai longa. Se me irrita o Peseiro e as suas escolhas, ainda me irrita mais as desculpas para justificar o injustificável.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]