Alguém deve ter aconselhado aos membros da Comissão de Gestão e a alguns dos candidatos às próximas eleições do Sporting, que a melhor comunicação era tentar fazer o oposto da linha seguida pelo ex-presidente BdC. Nota-se o esforço com que se contêm para transmitir um ar tão Gandhi quanto possível, somam-se usos inflacionados de expressões como paz, serenidade, consenso, amizade, constroem-se bolinhos e pirâmides de açúcar sobre conceitos como “discutir com elevação”, “concertar entre todos”, “unir”, “pacificar”, “aglutinar”.
Certamente os curadores de imagem destes senhores concluíram que tinha sido a comunicação uma das lacunas que mais serviram para derrotar BdC e dentro dela, a “tal” forma com que o mesmo se fazia entender no espaço mediático. Ora, o que se pode dizer sobre isto é que há uma enorme confusão entre o que realmente falhou no diálogo entre a presidência e a massa associativa.
Um. Não foi o espírito combativo que esteve errado, mas sim a falta de outros registos que equilibrassem a imagem de BdC.
Passar mais de 5 anos de faca nos dentes sem resultados importantes no futebol, foi caducando a validade e a razoabilidade do esforço, foi desgastando a capacidade e convicção com que se aderia à luta. Mas convém relembrar que continua a existir toda a necessidade de haver combate e capacidade para não virar as costas a nenhuma minorização, algo que BdC entendeu de forma exemplar ser gravíssimo não enfrentar com todo o arsenal disponível.
Em última análise nem sequer foi o modo de constante agressividade que “tramou” o ex-presidente, mas sim as lutas que foi perdendo e os títulos que faltaram no futebol. É que podendo ter (e tinha) toda a razão do mundo, nunca encontrou forma de dobrar os seus grandes inimigos, alvos desde a primeira hora do primeiro mandato: os notáveis leoninos, a imprensa, 2 ou 3 poderosos empresários e os rivais (com toda as suas primazias na imprensa e nas influências sobre da FPF, Liga ou APAF).
Dois. Preferimos sempre a paz à guerra. Bem, pelo menos a maioria dos seres humanos prefere. Mas a verdade é que há guerras necessárias.
Dizer que o Sporting vai pacificar as suas relações com clubes como o Benfica é o mesmo que prometer que vamos apertar uma mão cheia de espinhos. Mais uma vez o erro é entender que os sportinguistas querem o inverso a BdC, ou seja, boas relações com todos os outros agentes do futebol. Acho um retrato estupidificante do que são os sócios leoninos.
Talvez não seja preciso abrir tantas frentes de batalha como o presidente cessante abriu, talvez baste apenas que não sejam tão públicas, talvez com um pouco mais de método e consistência na arte de fazer diplomacia, seja mais gerível a quantidade de forças opositoras ao clube. Acima de tudo, não vamos conseguir derrotar os nossos adversários com palavras e entender isso já é um passo à frente do que tem sido feito. As vitórias conquistam-se em reunir consensos e influência em todos os palcos, em reunir boas equipas em todas as áreas do clube.
Três. Sim, é verdade. A estratégia de comunicação, principalmente durante as últimas épocas, foi errática – mudando sistematicamente os meios, os focos e os objetivos. Foram excessivamente dependentes do peso mediático do presidente e mais importante que tudo, foram desenhadas para fins que não atingiram. A estratégia falhou e, como o próprio BdC já admitiu, todos pagaram um preço elevado.
Costuma dizer-se que “Se ganhas, trabalha. Se perdes, trabalha ainda mais“ e embora a comparação seja pobre, faltou sempre ao anterior líder do Conselho Directivo entender que tudo se pode dizer e fazer sobre a esteira de vitórias, e tudo deve ser medido ao detalhe com muito mais descrição quando se somam desaires.
Quatro. A comunicação não é um somatório de declarações públicas dos dirigentes de um clube e muito menos se reduz à capacidade para “plantar” notícias” nos jornais e tv’s. Tanto quanto comunicar não é abrir a boca para sairem palavras ou redigir uma carta ou um e-mail. Aquilo que se denomina “Comunicação” dentro de uma grande estrutura é um vasto, e necessariamente concertado, bloco de objectivos que se pretendem alcançar num ou mais anos de atividade. Mas para definir as tais metas que servirão de baliza à comunicação é preciso saber qual o Sporting que se idealiza ou se quer ter no futuro e aqui, tanto a CG como a esmagadora maioria dos candidatos às eleições, peca por ter olhado o futuro como um “agora continuado” e não o que será uma visão definida em futuro, definida no contraste para o que temos hoje.
Cinco. Ouço e leio muita gente encher a boca para dizer “…isto é o que os sócios desejam”, “aquilo é o que os Sportinguista escolheram”, argumentos que servem como legitimação para gestos e actos como a estúpida e absurda presença dos membros do CD transitório na tribuna do Estádio da Luz. Para quem se arroga de ter devolvido o clube à “tradição democrática” é bom que deixem de usar aquilo que acham que os sócios do Sporting querem como justificação para as suas vaidades e saudosismos. Igualmente aconselho todos os candidatos a ouvir diretamente o máximo de sócios possíveis, para que entendam de uma vez porque razão se extinguiu o anterior CD e qual os seus desejos e prioridades para o futuro do nosso clube. Talvez se o fizessem nos poupariam a propostas como as senhas digitais para ir à casa de banho de Ricciardi ou a extensão extraordinária do contrato de catering com a empresa de José Eduardo (vejam lá os estatutos e as leis da atividade comercial).
Concluo com uma ideia que penso ser fabulosa e útil para todos os que ocupam e vão ocupar cargos de relevo no Sporting: O capuchinho vermelho foi mesmo comido pelo lobo e toda a sua candura serviu para “bola”. Foi preciso um outro personagem e uma faca para que a história tivesse um final feliz. Se o caçador quisesse pacificar a narrativa e pedisse ao lobo que “jogasse limpo”… acabam todos os personagens na sua pança. A paz constrói-se quando há espaço e personagens que o queiram. De outra forma, toda a paz é conquistada na guerra e não há ninguém melhor que os sócios e adeptos sportinguistas para entender o que sobra das pacificações oferecidas ou das alianças forjadas com desprezo e ódio.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
28 Agosto, 2018 at 23:59
Belíssimo Post. Parabéns. Em especial as últimas linhas. A paz faz-se com quem quer a paz. Caso contrário, teremos de conquistar a paz, com guerra, vencendo-a. E tb me parece que anda muita gente a fazer uma análise muito superficial, falaciosa e enganada quanto ao que foram, efectivamente, os verdadeiros erros de comunicação de bdc.Espero que espírito Zen do wishfull thinking do peace and love…não nos traga grandes amargos de boca.
29 Agosto, 2018 at 6:44
Sem justiça não há paz
29 Agosto, 2018 at 0:19
“Concluo com uma ideia que penso ser fabulosa e útil para todos os que ocupam e vão ocupar cargos de relevo no Sporting: O capuchinho vermelho foi mesmo comido pelo lobo e toda a sua candura serviu para “bola”. Foi preciso um outro personagem e uma faca para que a história tivesse um final feliz. Se o caçador quisesse pacificar a narrativa e pedisse ao lobo que “jogasse limpo”… acabam todos os personagens na sua pança. A paz constrói-se quando há espaço e personagens que o queiram. De outra forma, toda a paz é conquistada na guerra e não há ninguém melhor que os sócios e adeptos sportinguistas para entender o que sobra das pacificações oferecidas ou das alianças forjadas com desprezo e ódio.”
Foda-se!!!depois de um petisco destes preciso de abrir a botelha do digestivo…grande texto,mais um dentro do habitual.
29 Agosto, 2018 at 0:23
essa analogia ficou uma maravilha, sem dúvida
29 Agosto, 2018 at 0:26
Muito à frente…só ao alcance de alguns!
29 Agosto, 2018 at 9:59
Leão da Inbicta
Muito bom mesmo, eu .. vou abrir uma bela botelha de tinto 100 Reis.
😉
SL
29 Agosto, 2018 at 0:29
Texto muito bem articulado, fundamentado e incisivo! Muito útil para candidatos como também inspirador para todos os sócios. Bem haja
29 Agosto, 2018 at 9:56
+1
29 Agosto, 2018 at 0:32
Boa Noite maltinha.
Só tenho a escrever o seguinte…
O próximo Presidente, como escrevi ontem, tem aqui um dos maiores desafios do seu mandato.
Fazer o do Sporting um ator principal desta novela que é o futebol PT.
Um ciclo vermelho esta a chegar ao fim e o Sporting não pode mais uma ficar como figurante nesta novela.
Primeiro passo é arrumar nossa casa e a seguir começar a conhecer os vizinhos, não sei é alianças ou algo genero, mas o futebol PT é dos “clubes pequenos” é ai que o Sporting tem que lutar por um futebol mais verdadeiro…e onde não seja comido de cebolada.
Entrar a “matar” não nos vai levar a lado nenhum.
Não é necessário relações com benfas ou porto.
29 Agosto, 2018 at 9:52
Infelizmente, não tenho tanta certeza de que o ciclo vermelho esteja a chegar ao fim…
SL
29 Agosto, 2018 at 0:33
Dizer que foi, em grande medida, a estratégia comunicacional de bdc, e obviamente o seu conteúdo, que conduziu ao actual estado comatoso do rabolhense. Lembrar que durante muito tempo o benfica de joão Gabriel dominava a seu bel prazer o espaço comunicacional, numa lógica de confronto, guerrilha e condicionamento que depois tinha tradução nos orgãos de decis\ao e de poder da Liga e FPF. E foi bdc, muito antes, dos J.Marques e do FCP, que enfrentou esse poder mediático e, obviamente, tinha de ser ao ” murro e ao pontapé”. E esse é um mérito que ninguém lhe pode tirar.
29 Agosto, 2018 at 9:10
Se temos mantido o homem ao Leme.
Também já não tínhamos JJ, e tínhamos um treinador sem vícios da liga e sem ser benfiquista.
Teríamos 500M a haver em tribunal, por causa dos suores frios.
Teríamos o Slimsni, Nani e outros bons jogadores, como foi apanágio nos últimos anos.
Não passaríamos vergonhas … cada vez que o nosso presidente abrisse a boca!
Não faríamos parte da bandeira nacional de maõs dadas com a corrupção, de forma assumida!
Não passaríamos vergonhas e materiamos o nosso rumo na luta pela verdade desportiva!
Estaríamos com certeza a festejar a prisão do Orelhas e a provável descida de divisão do SLB!
Teríamos mais para festejar que andar a ser gozados por 7 fantasmas e uma Cmtv 24/7 .
Tenham orgulho!
Sejam homenzinhos!
29 Agosto, 2018 at 9:18
“Nao passarias vergonhas de cada vez que o nosso presidente abrisse a boca”… o qué?!?!? Com BdC nao passarias vergonhas?!?!?
Ahahahahahahahahahahah
Ahahahahahahah
Oh pá! As vossas drogas devem ser muita boas…
29 Agosto, 2018 at 11:07
Ó Tadeu, o Sinisa é miserável. Só veio, porque mais nenhum maluco aceitou.
29 Agosto, 2018 at 11:10
Tadeu, o Professor Bambo.
29 Agosto, 2018 at 11:17
Tadeu, o Ventura da Tasca
29 Agosto, 2018 at 11:40
Concordo excepto no seguinte:
«Estaríamos com certeza a festejar a prisão do Orelhas e a provável descida de divisão do SLB!».
Neste amostra de País onde infelizmente vivemos ninguém prende Vieira, nem muito menos ataca o Benfica. Basta olhar para a Tribuna daquele grupo criminoso organizado e assistir ao “beija-mão” da classe política ao DDT “Don Orelhone”.
SL
29 Agosto, 2018 at 22:25
EPÁ!!! MAS JÁ NÃO ESTÁ! Temos que eleger outro Comandante.
29 Agosto, 2018 at 9:15
Lol… nao fossem os emails do marques… ganhem juízo, pá!
29 Agosto, 2018 at 0:33
Muito bom texto!
Parabéns ao autor!
29 Agosto, 2018 at 0:33
Bom texto.
Estou de acordo com quase tudo.
Paz? Quando a merecerem.
29 Agosto, 2018 at 0:36
“Ainda antes do início do campeonato de andebol, o FC Porto escreveu à Federação de Andebol de Portugal
Dias antes do início do campeonato de andebol, o FC Porto escreveu à Federação de Andebol de Portugal para expor a “grande preocupação com o estado atual do andebol português”. Na mira dos dragões está o alegado esquema de corrupção e viciação de resultados – resultante da operação judicial “Chasball” – que em maio motivou a abertura de um processo de inquérito pela parte do CD da FAP.
Sem novidades a esse propósito, três meses depois, o FC Porto recorda que não se avançou na procura da verdade e que não há clima propício à divulgação da modalidade e, por isso, solicita à Federação “esclarecimentos cabais”, porque este processo não resulta de uma denúncia anónima, mas sim de alguém perfeitamente identificado.
Para os dragões, é evidente a coincidência de alguns factos descritos com ocorrências em jogos do FC Porto, nos quais a equipa se queixa de ter sido prejudicada e, em alguns deles, até com protestos e recursos formalizados. Para que a nova época decorra sem problemas, o FC Porto considera fundamental saber em que ponto estão as investigações e que medidas foram tomadas no sentido de se apurar responsabilidades”. O Jogo
Querem saber mais perguntem ao arrependido ou à amiga do Cintra e do Torres
29 Agosto, 2018 at 11:11
É fazer uma parceria e ver jogos na tribuna com o PC.
29 Agosto, 2018 at 0:37
Isto para não falar do facto de ter sido a mesma estratégia comunicacional que “obrigou” à introdução do VAR (mesmo com todos os defeitos). Relembrem-se das posições do Benfica e do Porto na fase inicial desse debate e de muitos outros clubes da 1º Liga que era de completa desvalorização e tentativa de obstaculizar a sua implementação. O facto de termos sido dos primeiros a introduzir o VAR a bdc se deve que o conseguiu, acima de tudo, com uma comunicação assertiva e imune às pressões não se coibindo de confrontar directamente os seus opositores.
29 Agosto, 2018 at 7:55
Atencão, no novo sporting é errado salientar algo que tenha corrido bem.
Tudo o que o BdC fez foi errado. E tudo o que correu bem foi fruto da direccão anterior, do meio ambiente, do bruxo da esquina, tudo menos do BdC.
O Presidente que correu com os chulos dos empresários, que recuperou a quase totalidade dos passes dos jogadores (mas dessas “contrataccões” não falam eles), que em 2 anos deu a volta a um resultado negativo crónico e colocou o clube a dar lucro, que introduziu mais transparência no futebol para tentar acabar com a corrupcão…. tudo errado, ele apenas fez coisas más. Era um ditador.
Aliás, o VAR era para beneficar o Sporting…. diziam eles, mas agora quando se “desliga” é tudo a reclamar (curiosamente apenas se “desliga” em jogos dos corruptos, nunca nas equipas pequenas, nunca com o Sporting se desligou).
29 Agosto, 2018 at 0:38
O melhor texto de que me lembro dos ultimos tempos!
Tivemos o melhor presidente que poderíamos ter, um homem que não aguentou 5 anos de lutas e TODA a comunicação social corrupta do país a minar-lhe a imagem sob calúnias e difamações! Sentiu-se injustiçado, perdeu o norte e muitas vezes a razão!
O carnide ganhou no tabuleiro da manipulação de massas… Cash Ball, alguém se lembra?
Agora temos uma CG made in cmtv…
Um potativo futuro presidente, o favorito Varandas, amarrado aos atacantes da academia como ontem ficou claro!
Este é o Sporting Clube de Portugal… completamente à deriva… à espera de um milagre no próximo dia 8.
29 Agosto, 2018 at 0:39
Para haver paz no desporto português tem que haver guerra. E a paz só será alcançada se os bons ganharem. Já imaginaram se hitler e mussolini tivessem levado a deles avante?
29 Agosto, 2018 at 1:11
Apesar de os inimigos externos serem perigosos e muito difíceis de combater o nosso maior inimigo somos nós próprios. Obviamente quando digo nós, falo de todos aqueles que gravitam em torno do Sporting não para o servir mas para se servirem e se houve alguma coisa de positivo nesta guerra fraticida foi o desmascarar desses oportunistas, grupinhos e grupelhos. Este é sem duvida o nosso maior cancro, se não o combater-mos nunca seremos fortes o suficiente para ganhar.
29 Agosto, 2018 at 1:22
Vi há pouco excertos do Porco Carunchoso na SportTV+ e repugnou-me aquele discurso centrado em dizer mal do Bruno. Ele é um poeta. Vendedor da banha da cobra, podia fazer sucesso a vender a Bíblia da Igreja Universal de Deus no meio da selva. Nojento de merda que prefere mandar mais uns pontapés num dead body em vez de vender o seu programa carregado de chatos.
29 Agosto, 2018 at 1:49
E Varandas é a mesma merda ou PIOR! passou 45 dias no Afeganistão apenas com ração de combate. Hehehe
29 Agosto, 2018 at 22:29
Qual, D. Sebastião, qual quê!!!
29 Agosto, 2018 at 1:25
Excelente post.
29 Agosto, 2018 at 1:26
Clap Clap Clap
29 Agosto, 2018 at 1:32
Muito bom:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156551763624471&set=gm.570784800042264&type=3
29 Agosto, 2018 at 1:46
Isto foi uma bujarda do Cherba, fora da área, mesmo ao ângulo!!! Muito bem Java Dude!!! GOLO!
29 Agosto, 2018 at 5:50
Foi este
https://youtu.be/BDJlU5pNYkY
29 Agosto, 2018 at 2:29
Não tivemos tropas suficientes para estas guerras todas
29 Agosto, 2018 at 3:08
O pior da ação de BC nesta guerra que encetou com toda a justiça pela limpeza do futebol em Portugal, foi em primeiro lugar não ter feito pontes com outras entidades parceiras para não estar só. Outra foi o tom mais violento no tom que usou no seu método de discurso. Em relação aos média devia ter feito pontes que nunca fez para ter pelo menos alguns do seu lado nesta luta, sabendo-se que tudo o que mexe com o Benfica é logo atacado, pois como está provado, eles na sua organização mafiosa, têm avensados e pessoas que através de convites para eles e amigos. para o Camarote Presidencial em que não falta nada fazem tudo para servir o GLORIOSO, como se viu com as toupeiras que eles arranjaram em todas as instituições em Portugal fossem ligadas ao Desporto ou não, desde que sejam úteis ao Benfica vão para o Camarote Presidencial, que é o centro do grande poder mafioso do Benfica, ali se viram juízes e outros agentes de autoridade corruptos que tudo fazem nos seus gabinetes para ajudar o clube de Luís Filipe Vieira. É aqui que entram os dirigentes do Sporting, o que é que foram lá fazer ? Certificar tudo o que aquele Camarote Presidencial serviu de mau para o futebol Português ?
Agora já os juízes corruptos o podem visitar á vontade, pois até os dirigentes do clube que mais tem sido perseguido em Portugal o fizeram. O que BC fez mal por não ter medido o excesso das suas intervenções estes dirigentes atuais fizeram com a sua ação muito pior , pois foram certificar os desmandos deste Benfica.
29 Agosto, 2018 at 7:47
Granda xico, disseste tudo e não disseste nada. Ou para entenderes melhor, mais valia estares calado.
O BdC estabeleceu pontes com a UEFA, estabeleceu pontes com a FIFA (até acabamos por colocar o Peroteyo no museu da FIFA, eles só deviam conhecer o colosso do inzé). Aliás, o BdC acabou por estender a mão aos dois corruptos, para tentar acalmar o ambiente, mas o orelhas recusou.
O BdC criou as pontes todas que podia criar, mas quanto metade dos clubes da liga são vassalos do carnide o que esperas que aconteca? Vais ser aliado do braga? do belenenses? Abre os olhos, as pontes não foram queimadas pelo BdC mas pelo outro lado. O BdC até vendeu o casamento à cmtv…. podiam ter aceite treguas, mas como escumalha que são preferiram continuar ao servico do carnide.
Internacionalmente a imagem do Sporting era imaculada, antes desta golpada. Parceria em montes de paises com diversos clubes, parcerias com entidades com vista a vanguarda do futebol, culminando com ideias propostas pelo clube serem aceites e implementadas por todo o lado, VAR é o exemplo mais visivel, mas igualmente o workshop “Future of Football”, enfim, o Sporting era visto com um clube de futuro….. Agora é visto como um clube que morreu na praia.
29 Agosto, 2018 at 8:23
apoiado
29 Agosto, 2018 at 9:25
E morre na Praia… porque nenhum dos fantasminhas tem visão para o clube nem para Portugal, apenas para o espelho e bolso!
29 Agosto, 2018 at 11:28
Isto
29 Agosto, 2018 at 14:02
És burro que dói!
O que dizes é mais uma prova que actuou mal.
Fez pontes na UEFA e FIFA e aí as coisas correram relativamente bem internacionalmente, apesar de termos mesmo assim perdido o caso Doyen. Mas essas entidades não mexem em nada cá! Ponto.
Cá NUNCA poderia ter entrado nestas guerras sozinho, como diz o Chico e muito bem. Qualquer pessoa com cérebro percebe isso!
O homem foi burro.
Do orgulhosamente só nessas lutas – muitas delas completamente justas – acabou mesmo só mas não orgulhosamente!
29 Agosto, 2018 at 22:35
Tu és um burro masoquista.
…dói-te mas tu gostas da dor.
o clássico ‘doutor da mula russa’, o único que tem cérebro…
LOL
29 Agosto, 2018 at 3:27
Muito bem!
29 Agosto, 2018 at 4:42
Permite-me discordar em dois assuntos.
Primeiro, o problema de Bruno de Carvalho e o Sporting ao longo destes 5 anos não é o facto de não ganhar por si só, é acima de tudo o facto de não ter tido qualquer tipo de estratégia ou plano para o futebol. O Sporting recomeça do zero e aleatoriamente todas as épocas no que diz respeito ao futebol, não há nem houve nada que se parecesse com uma identidade, uma politica ou uma planificação.
Segundo, a forma de comunicação ou as lutas ou qualquer coisa relacionada com isso por si só não foram o problema de Bruno de Carvalho, foi o facto de não haver qualquer estratégia ou plano de comunicação.
Isto pode parecer a mesma coisa mas não é, não ter qualquer tipo de estratégia ou plano para o futebol e comunicação não é ter uma estratégia.
E os mesmos problemas se passam com a comissão de gestão. Significa que não estamos a aprender.
Em relação ao futuro, veremos se alguém aprende.
29 Agosto, 2018 at 6:14
Hum…
Mentira.
Até porque 1 ( ou 2 ), foram “mesmo” ganhos pelo Sporting.
Mas até disso se esquecem.
Houve planificação e identidade.
O Leonardo Jardim, por exemplo, era gajo para ficar alguns anitos ( como aconece no Mónaco ), mas pagaram a cláusula ( ninguém iria adivinhar isso ), e surgiu a hipótese JJ ( Com a qual nunca concordei ) e que tens de admitir, teve um bom boost inicial ( E depois sempre a descer, como em todas as épocas dele.
Acabou ( e bem ) essa fase, a qual não correu como o esperado, e iniciava-se uma outra, mais de acordo com as 2 primeiras épocas ( Mas desta vez, com um Clube muito mais forte, sustentado, com melhor orçamento do que Marco Silva e Leonardo Jardim tiveram ).
Mas nada foi começado do zero.
As ratazanas e cobras estavam todas a sair, e isso é ainda melhor do que tentar “limpá-las” do Sporting ( Ainda para mais com as merdas que diziam de ser ditador e afins, qualquer coisa que fizesse do género, lá iam dizer essa merda ), e sndo assim, o regresso do Inácio e um treinador que aposta em jovens, quer jogar ao ataque, com uma culura táctica elevada, e sem “vícios” da nossa Liga SciFi, com jogadores que querem/queriam, MESMO, ficar e jogar pelo Sporting Clube de Portugal.
O começar do zero, é o que esão alguns a tentar “Impingir” ao pessoal.
E isso é que não se admite.
Ainda para mais continuando a culpabilizar outra pessoa…
Irrisório.
Em relação à Comunicação( no geral, de todos ), poderia ser sido melhor, mas não podem dizer que era má.
Desmentia, respondia e contra atacava ( Não falo apenas de BdC, mas sim do “Departamento” de Comunicação )
Umas vezes melhor, outras pior, mas não sejamos desonestos.
Era todos os dias a bater no Sporting, sempre.
E já todos vimos que os Comunicados de outros, nem têm por onde se pegar ( Sejam os oficiais, sejam os oficiosos, da cartilha ).
Agora é imaginar se batessem, todos os dias, neles ( E há razões para fazer com os outros, já com o Sporting não há/havia )
Em relação à CG, nem há comparação.
Isso também é desonesto, sequer comparar ( ou chamar para a conversa da Comunicação, um bando de bandalhos, nomeados, para serem apenas fantoches. Nunca pensaram no Sporting, nem querem saberm do Sporting. Sejam os golpistas, sejam os cúmplices, seja quem os nomeou a todos, JMS. )
E este sim, JMS, o gajo que deveria estar a levar a porrada TODA, por completo, assim como o JJ deveria ter levado MUITA porrada.
É que, a culpa, é sempre do Bruno, e isso é ser-se desonesto.
A culpa é/foi do JJ.
A culpa é/foi do JMS.
Dizer ( ou tentar ) algo diferente, é pura desonestidade e é gozar com as pessoas, chamando-as de estúpidos.
E sim, espero ( e acredito ) que o BdC aprendeu muuuita coisa para o futuro.
Nomeadamente em relação a “confianças” ( E isto serve para todos nós, na vida, no dia a dia. Todos sabemos bem do que as pessoas são capazes.. ), e que um “pacto” de não agressão com o Porto, não é, necessariamente, uma “aliança”.
Agora com o sell bê ?
Com pessoal do Governo que pertence aos tentáculos do sell bê ?
Com a CS que sempre manchou o nome do Sporting ? ( Como li num post acima, de alguém que até escreve glorigozo, em caps lock.. )
Impossível.
Nunca.
Eles nunca quiseram isso, pois eles querem é “agradar” ao sell bê, pois é o “sonho” deles ( Podes/podem lr nos E-mails )
Ia criar pontes, como criou com o JJ ?
Para depois acabar a levar facadas ?
Olha a conversa em off com os jornaleiros, por exemplo.
Há bem pouco tempo, houve outra conversa dessas.
Mas o lixo da tv ( Cofina ), continua sempre na mesma merda, não muda.
Que pontes querias/queriam que fossem criadas ?
Corrupção, ofertas ?
Impossível.
Nós é que temos de lutar contra esses merdas, ou pelo menos nao “desajudar” na luta de muitos.
O resto, só com processos e queixas, mas no dia a dia é estar contra eles, e não a favor ( Directa/indirectamente, e/ou consciente/inconscientemente )
Para se criar pontes, ambas as partes têm de querer, e a CS demonstoru que não quer ( Seja porque estão com os corruptos, seja por receios/ameaças/chantagens )
É uma luta desigual, sempre foi, mas pensei que já todos soubessem disso.
E o BdC deve ter pensado o mesmo.
Mas afinal, ainda há alguns pacóvios a ir nas Cofinices, Carvoíces, a rate de bem cofinar.
Anyways, penso que todos nós aprendemos alguma coisa com toda esta Golpada, com todas estas traições, com todos estes ratos e cobras.
E há que continuar o trabalho de 5 anos muito bons, para não virem com as conversas de que se começa sempre do zero.
Just that.
Vamos ver se as eleições são em Novembro, ou Dezembro.
Se fossem em Março, ainda iam associar uma má época a BdC, e isso não ia abonar a favor.
Portanto, é esperar para se saber quando serão, e aguardar pelos debates a sério.
29 Agosto, 2018 at 6:41
Como é que se costuma dizer:
Um povo sem memória é um povo sem futuro? Algo assim?
Agora façam o paralelismo…
29 Agosto, 2018 at 7:38
Disseste tudo.
E como dizia o amigo do orelhas, Goebbels, uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade.
A verdade é que o Sporting ganhou titulos, e até campeonatos jogador dentro do campo, mas com o carnide a roubar é obvio que não fomos campeões.
Por isso bora lá repetir a mentira que perdemos tudo por causa do BdC para se tornar verdade. Bora lá repetir a mentira que o Sporting não ganhou nada por causa do BdC que é uma verdade. Bora lá repetir a mentira que o carnide é um grande clube, com um grande projecto e que ganha tudo porque tem uma estrutura 5 estrelas…..
Realmente a falta de inteligência não é apenas uma maleita do carnide…. por aqui há com cada calhau que mete dó.
29 Agosto, 2018 at 22:36
Pois… faz-me lembrar o que a CG , devia levar na cabeça… 1 paralelo!!!
29 Agosto, 2018 at 9:36
Standing ovation!
O que “matou” BdC foi não ter conseguido pôr em prática o que uma vez disse: “Para o bem do Sporting, aturo o maior fdp”. Não soube ser cínico, não conseguiu arranjar estômago para os aturar. Tentou combater os de fora e, pior, combateu os de dentro, que é coisa que NUNCA deveria existir. Principalmente porque o clube estava a melhorar a olhos vistos. Nunca fui admiradora do tom das suas intervenções, mas sempre consegui “absorver” a mensagem. Eu sei, sou repetitiva, mas era tão bom que os sportinguistas se deixassem dessa conversa do “somos diferentes”, de termos elevação… isso levou-nos até onde estávamos em 2012, e temo que estejamos a regressar a esses tempos. Isso de sermos diferentes nunca seria aplicado se o mundo do futebol fosse limpo, onde a lisura de processos fosse norma, onde a honestidade imperasse. BdC, nesse aspeto, foi “anjinho”. Infelizmente, não por pensar que o poderia limpar, mas por acreditar que os seus combateriam com ele. Os “companheiros de armas” entregaram-no em bandeja de prata. Para reforçar a analogia, nada como termos Varandas a ser o primeiro a chegar-se à frente a traí-lo, ainda antes de se saber que iria haver batalha.
Fartinha desta merda toda. Não gosto de política. E o que se passou, está a passar, é a política a funcionar ao seu melhor estilo. Aliás… basta ver quem está à frente da CG… Política, meus amigos, pura e dura. E, tal como na política, com interesses e lobbies por trás.
29 Agosto, 2018 at 10:29
muito bem ana
29 Agosto, 2018 at 11:30
+1
29 Agosto, 2018 at 14:07
Muito bem Ana . Concordo em absoluto
29 Agosto, 2018 at 9:42
E juro que não me acho um gajo muito inteligente … no entanto percebo, entendo e compreendo tudo o que dizes.
Será que nós, ao contrário de alguns Maria vai com as outras, aqui no tasco e na sociedade em geral, somos muito menos dotados de percepção e razoabilidade??
Não teremos os mesmos conhecimentos sobre os actos perpetrados e elencados por JMS até aos dias de hoje, de forma a conseguirmos entender de forma esclarecida … que nos estão a roubar a Alma de uma luta de 5 anos ( no mínimo )!
Defender JMS neste contexto, é ignóbil e nojento!
Sinto de forma Muito pior é mais dolorosa, do que alguma trafulhice do slb tenha feito durante toda a minha vida!
Quem defende que isto que está acontecer é bom para o Sporting … só pode estar a tentar gozar connosco!
Ou é inimigo ou só tão ou mais desonesto que os nossos inimigos!
29 Agosto, 2018 at 7:56
Discordo com o teu primeiro ponto de discórdia, e o teu segundo ponto não é de discórdia, é o que o javardeiro escreve.
29 Agosto, 2018 at 11:14
Acho que tens razão, ainda que quanto ao ponto 1, ao menos na primeira temporada, tal fosse aceitável. Mas, depois disso, a verdade é que a estratégia passou tão somente por arranjar um bom treinador e pouco mais.
Quanto ao ponto 2, também concordo: entrar em guerra com toda a gente – em muitos casos, bem – não é, só por si, uma estratégia. E o ponto reside aí mesmo: se já é estúpido declarar guerra a toda a gente ao mesmo tempo, mais estúpido é ainda quando o fazemos sem um verdadeiro plano.
Isto não significa, porém, que os anteriores tivessem sido melhores ou sequer tão bons. Não foram.
29 Agosto, 2018 at 6:50
Ainda este fim de semana vi um filme em que saltou a frase: “quanto maior for o sacrifício maior será a paz”
A pergunta é: Até onde vai o sacrifício (não confundir com martírio) que os Sportinguistas estão dispostos a fazer para conseguir a “paz”???
Pela amostra destes últimos meses… Nenhuma disponíbilidade para isso. Ficaram “fartos”… Agora, martirizem-se.
29 Agosto, 2018 at 6:53
Bom texto .
Na Grécia mas atento . A sério que o Bruno abriu uma conta de Twitter ? . Temos um sério concorrente ao Donald trump…
Bruno processa Joana e pede 30.000€. Meu deus como acabou este amor de conto de fadas. 30.000€ não é nada Bruno . Devias pedir o somatório das cláusulas de rescisão de todos os jogadores que saíram . Foi esse o impacto negativo no Sporting porque a Joana te meteu louco da cabeça e não soubeste gerir o clube.
29 Agosto, 2018 at 11:47
Os processos de divórcio têm sempre obrigatoriamente o valor de € 30.000,01. Até nisto vê-se a falta de formação/ preparação da imprensa.
Enfim…
29 Agosto, 2018 at 7:05
Essa tua conclusão, da narrativa, do capuchinho e do caçador, são a base do nosso desespero actual.
Estamos cada vez mais destinados a escolher entre um caçador sem narrativa, ou entre várias narrativas sem caçador. Ou entre um Homem com projecto, e vários projectos sem Homem….
*isto para quem, pragmatica e tragicamente, consegue reconhecer nesta fase que o único candidato com um mínimo de carisma, próprio para o cargo, é este “Tio” vazio de conteúdo.
29 Agosto, 2018 at 7:31
Por um lado a comunicacão do BdC não era a melhor, mas não vamos esconder o que realmente se passou. O BdC era atacado todos os dias, atacado pela CS directamente e atacado pelas pessoas que usavam a CS para transmitir a sua mensagem.
Ele deve ter sido a pessoa mais atacada da historia do país. Nem o Salazar ficou com uma imagem tão manchada quanto o BdC.
Dizer que o BdC falhou é falso, ele cometeu erros mas quando se anda a ser atacado todos os dias é normal ficar paranóico.
Por outro lado o BdC recusou a partilha dos titulos com o carnide, como foi divulgado na altura, nunca desmentido quer pelo orelhas quer pelo motorista. Se tivesse aceite partilhar os titulos como foi pedido pelo orelhas hoje não estaria na situacão onde está, mas seria um heroi. Claro que não o seria para mim, pois eu não aceito corrupcão, seja ela qual for.
A guerra tinha de ser feita, mas infelizmente perdemos. Ficámos sem clube em resultado disso, mas a guerra era justa e não podia ser evitada.
O oposto da guerra seria a paz, a paz que consistiria em dividir titulos com o carnide.
O que fez cair o BdC em ultima instância foi a aldrabice na ultima AG…. não foi a comunicacão, não foi o post de Madrid, e muito menos o ataque ordenado pelo sobrinho à Academia. Foi a falcatrua na AG. A mesma falcatrua que lhe retirou a vitoria nas primeiras eleicões para o clube, e na altura ele afastou-se…. mas disso ninguem fala, porque é um ditador. Curiosamente o resultado disso foram dois anos em que quase acabaram com o clube.
Claro que a historia se irá repetir, mas desta feita será acabar com o clube através da venda da SAD. Quem ainda é sócio em breve irá “aprovar” numa AG a venda da SAD, e até aposto que o resultado serão 71% a favor da venda.
Basta enumerar os actos de gestão lesivos que andam a ser praticados por uma pseudo-comissão de gestão que seria suficiente para colocar o clube numa situacão critica, mas a venda da SAD será o ponto final na historia do clube. Irá continuar com meia duzia de modalidades, mas quem votou e apoiou o golpe era mesmo isso que queria.
29 Agosto, 2018 at 10:27
espero que os clubes do belenenses se resolvam… podemos vir a precisar do estádio do jamor se isto continuar seguir o caminho que esta a ser seguido
29 Agosto, 2018 at 11:34
Isto
30 Agosto, 2018 at 2:12
🙂
29 Agosto, 2018 at 8:00
Belo texto.
A analogia do lobo mau e capuchinho vermelho está boa mas demasiado simplista para a realidade. Os responsáveis pelo clube a partir do dia 8 terão de ser inteligentes. Foi a filosofia de “comer ou ser comido” que levou a BdC abrir tantas guerras porque via ameaças em todo o lado. Alguma reais, outras exacerbadas e outras inventadas ou irrelevantes.
Combate pela verdade desportiva? Sempre. Mas com inteligência. Não é a cagar para as reuniões da Liga (por pior que seja aquele antro, é ali que tem de buscar apoios), entrar em conflito com presidentes de outros clubes ou fazer posts no FB que isso é feito. Também não sei como se faz mas é preciso, antes de mais, traçar uma estratégia e segui-la à risca.
A frase a lapidar, para mim, é esta: “é bom que deixem de usar aquilo que acham que os sócios do Sporting querem como justificação para as suas vaidades e saudosismos”
Cintra, após perceber que a presença na tribuna caiu muito mal entre os sportinguistas, fez aquele ridículo número de “qual é o problema?” e “bandeira nacional”. Isto é um dos maiores insultos que me podem fazer, não como sportinguista mas como amante de desporto. O mínimo que um sportinguista quer é que não o associem ao crime e a corrupção. E SC fê-lo porquê? Porque sofre do mesmo mal que BdC: não pode ver um jornalista ou um microfone que é logo atraido pelas luzes ds ribalta. Este tem sido um dos grandes males do clube e transversal a qq presidente.
29 Agosto, 2018 at 12:28
Isto.
29 Agosto, 2018 at 14:17
Muito bom comentário!
29 Agosto, 2018 at 8:06
Bem..,
Este post é…”uma javardice”
Parabéns por conseguir expressar tão corretamente…
Aquilo que julgo…
Seja o pensar da maioria dos sportinguistas…
Ao ler isto…até “ me senti mais em Paz…”
Vou já preparar umas quantas pás…”para enterrar uns quantos coveiros “ do Sporting…
SL
29 Agosto, 2018 at 8:16
É claro que a vinda do JJ e a nossa performance desportiva pelo título, fez com que os lamps, usassem a máfia toda para não sermos campeões, só não percebo uma coisa. Porque é que a equipa desceu depois tanto de nível ? Foi pela venda de Slimani e João Mário ?
Dost e o menino substituíram bem.
29 Agosto, 2018 at 8:27
Tens de combinar um almoço ( Ou cimeira ), com o JJ e perguntar-lhe.
Entretanto podes, também, questionar os lfv e rogério alves, que estarão na mesma mesa.
29 Agosto, 2018 at 8:29
Até podes ir mais longe.
Porque é que o Sporting jogou mais numa época, do que todas as outras do sell bê, e ainda assim “não ganhou”.
O JJ nunca foi o que se dizia/diz.
Mais um “produto” made in seixal/CS.
Acima da média ( mas já em fase descendente ) e não mais do que isso.
29 Agosto, 2018 at 12:38
O Bruno já te segue no Twitter? (Apenas curiosidade)
SL
30 Agosto, 2018 at 2:14
Não sei.
Se fosses, realmente, curioso, ou se te interessasse a pesquisa/investigação, já poderias saber isso facilmente.
Mas acredito que estejas há espera de ver algo na Verborreio da Manha
Se descobrires, avisa, pois também fiquei curioso.
Saudações Domesticadas
29 Agosto, 2018 at 9:51
Porque o JJ teima, em certos aspectos, em ser um jumento.
Uma das suas taras é que o jogador se adapta ao que o treinador quer, e nunca o contrário.
Ora o Dost nunca pode fazer o mesmo que o Slimani (era patético ver aqueles passes em profundidade para ele correr), e o Gelson não é igual ao João Mário.
Nos primeiros anos de slbe aconteceu exactamente o mesmo, na 1ª temporada tinha o Ramires, que conseguia fechar bem o corredor ao mesmo tempo que dava profundidade ofensiva, era ele quem ajudava a equilibrar a equipa. Ele saiu, mas o JJ deidiu que devia continuar a jogar exactamente da mesma maneira. Foi o que se viu.
O Jesus conseguiu extrair o máximo do Adrien, porque este era um jogador que se enquadrava naquilo que ele via como um 8, era apenas uma questão de corrigir movimentações para que ele não se desgastasse à toa em correrias inúteis. Praticamente todos os outros, o Jesus não fez evoluir, porque se recusa liminarmente a explorar as suas características naturais. O Gelson melhorou imenso em termos defensivos e tácticos (um pouco à imagem do mankovic), mas perdeu explosão e nunca melhorou o último passe e remate. O que o valorizaria mais, ser um jogador “completo”, ou fazer 20 golos e 15 assistências por ano? O William é outro que parou (se bem que aqui dou o benefício da dúvida dele mesmo ser um langão). Já nem falo nos outros jovens e semi-jovens, porque os houve pouco, já que se optou quase em exclusivo por jogadores feitos (e o j boicota quem não é do seu agrado).
29 Agosto, 2018 at 11:41
Boa analise mas o problema nunca foi uma questão Técnico tática.
Foi mesmo de vontade. …
29 Agosto, 2018 at 12:24
Porque não tínhamos liga dos Campeões e porque cagamos na liga europa.
Se tivessemos feito o mesmo na época passada tínhamos no mínimo lutado até à última jornada.
Não vencemos um campeonato desde 2001/2002, não temos dinheiro para ter super planteis. Mas queremos vencer em todas as competições?!?!
Boa sorte (a culpa é só do JJ)
SL
30 Agosto, 2018 at 2:34
Os valores das indemnizações relativamente às rescisões, dariam para pagar a dívida, e ainda sobraria para “super plantéis”
Juntando ao contrato com a NOS.
Mas os Golpistas decidiram que o dinheiro não iria para o Sporting, mas sim para os bolsos.
E os tachistas e cúmplices, assim continuam a entender.
Primeiro eles, depois o Sporting.
Primeiro tirar de lá o gajo que colocava o Sporting em primeiro lugar, depois logo dividem os tachos.
A sociedade anda como anda, por causa de pessoas como tu, e mais alguns que por aqui andam.
“Boa sorte” – Karma
30 Agosto, 2018 at 2:35
*Wrong place/post
29 Agosto, 2018 at 11:40
Para mim, é simples.
Depois de 86 pontos, depois de uma segunda volta em que o carnide foi levado ao colo quase jogo após jogo , jota jota desistiu .
Ponto, desistiu.
Depois tens uma pré época desastrosa para a segunda época. Saída de jogadores importantes, dúvidas até à última (ex adrien), jogadores a conta gotas.
E possivelmente, um balneario extenuado emocionalmente.
Deu a merda que deu, Jesus também cagou e nao soube motivar.
Terceira época, tira teimas, grandes jogadores, muitos jogos, aceito que não deu para nota artística (e a gestão do plantel) mas não aceito e não perdoo jesus não ter feito tudo para ganhar os últimos 3 jogos, acho que até fez tudo para perder. .
Foi um canalha, não foi Leal ao presidente e por inerência ao clube.
Esta é a minha visão.
29 Agosto, 2018 at 12:24
Percebes a gravidade do que estás a dizer? JJ desistiu? Depois de ter renovado? Se desisitiu nunca podia renovar, deixava acabar contrato e ia à sua vida. Se renovou é porque não desistiu. A não ser que se quisesse auto-sabotar e mesmo eu, que o odeio de morte, acho isso muito rebuscado. Do que ele não desistiu foi de levantar o chorudo cheque ao final do mês.
A teoria de perder de propósito é um must. Logo o JJ, que é só o tipo mais orgulhoso do mundo da bola, ia perder um jogo de propósito. Acredito mais que os jogadores estiveram a fazer-lhe a folha durante os últimos 2 anos. E “fazer a folha” não implica necessariamente perder de propósito, basta fazer-se em campo o que se quer e não obedecer às instruções do treinador, entre tantas outras “ferramentas” que os jogadores têm ao dispor.
A minha teoria é esta (e não é válida só para o Sporting mas antes a todas as equipas treinadas pelo JJ): Se o primeiro ano corre bem, corre-se o risco de limpar 2 ou 3 campeonatos de seguida. Se o primeiro ano corre mal, entra-se em crise profunda. JJ é um ordinário com os jogadores que só o aturam se isso trouxer resultados. Se não trouxer, onde está a vantagem? Levam nas orelhas e no final não ganham? Espera aí que para o ano vou continuar a levar com a ordinarice da velha e vou correr ainda mais…é que é certinho!
E é por isto que JJ vai ser visto como um dos piores treinadores da nossa história. Porque não ganhou no primeiro ano e porque a crise que originou por não ganhar com os seus métodos levou à queda de uma direcção. E o seu ordenado pornográfico contribuiu para isso. Chupou como mais nng chupou no clube, perdeu o balneário e sai pela porta pequena…
29 Agosto, 2018 at 12:33
Ganhou no primeiro ano e tu sabes também disso como eu.
Estávamos unidos como nunca. Mas falou se demais, várias vezes, aí o JJ e o Bruno estavam bem um para o outro. Não precisavam de elogios externos que eles sempre se souberam auto elogiar.
Podia falar também da situação do Carrillo, mas nem vou por aí.
Nesse ano era “impossivel” sermos campeões, o benfic@ do “Deus Renato” e do “gentleman Vitória” iria sempre acabar em primeiro.
Dá bons jogadores ao JJ e ele põe nos a jogar bom futebol. Dá lhe liberdade para falar e ninguém está para aturar o ego dele.
SL
29 Agosto, 2018 at 13:15
O teu segundo parágrafo resume muito do que se passou.
29 Agosto, 2018 at 15:58
Esse primeiro ano é o primeiro de JJ em todo o lado. O choque de mentalidades e alteração de métodos é tal que todos dão o litro porque querem jogar e, como ainda não conhecem o treinador, têm uma boa imagem dele e dos seus métodos. Estar unido nessas circunstâncias é muito fácil.
O problema é quando começam a conhecer o treinador que têm, a merda que diz, o puxar para si o lustro todo e deixar as grainhas para os jogadores, o “eu” em vez do “nós” e tudo o que acontece nos treinos (JJ trata os jogadores abaixo de cão). E é aqui que o “Ganhar” entra na equação. Se ganhas, somas títulos na carreira e fazes melhores contratos como disse o Nuno. Se perdes, a capacidade de tolerar JJ vai diminuindo.
A táctica não é ciência aplicada, todos os treinadores têm o conhecimento ou pelo menos têm acesso ao mesmo. Complicado mesmo é gerir relações humanas em alta competição.
29 Agosto, 2018 at 12:34
Sá
Acrescento que o jogador só “atura” o JJ porque vê nele um passaporte para dar um salto (quantitativo) na carreira. A partir do momento em que o treinador veta a saída, ou o presidente a dificulta ao máximo, cadê a cenoura?
29 Agosto, 2018 at 12:42
Já ao Peseiro, ao Sérgio e ao Vitória aturam nos por amor.
SL
29 Agosto, 2018 at 12:37
O primeiro ano no benfic@ correu bem e não ganhou nem no segundo nem no terceiro.
O JJ taticamente é muito bom. Em termos motivacionais deixa muito a desejar. Limitações da sua formação como Homem.
SL
29 Agosto, 2018 at 15:40
Percebo
E a esta distância nao tenho duvida nenhuma.
Condenava o homem se fosse juiz e tivesse poder para isso?
Não pois não tenho provas nenhumas.
Obviamente que levantava o ordenado Lol.
Podes chamar feeling, estupidez o que quiseres mas entre a primeira e segunda época algo aconteceu e não foi
Não digo que ele sabotou.
Digo que cagou e nao fez nada mas nada pra ganhar. .antes pelo contrário.
É só ir aos blocos de notas dos últimos três jogos.
Foda-se tres jogos, um adversário difícil.
O homem pode ser um cagao (de convencido) podia não ter o plantel com ele etc mas porra motivar para três joguinhos apenas..
Não quis ele e não quiseram alguns jogadores.
Cavalas Cavalas o que eu sei é que nenhum jogador com o mínimo de juízo fariam o que gajos que rescindiram fizeram sem uma garantia mínima.
BdC destituído, dia seguinte mendes à porta. Que querido vem ajudar.
Coincidências?
Coincidências o caralho.
Tempestade perfeita e teve vários actores. Não digo que foi um cartel mas foi claramente uma associação de conveniência.
De resto é o que escreve o presidente aí em cima e em baixo.
29 Agosto, 2018 at 14:19
Foi pela falta de empatia entre o plantel e o treinador. Quando o plantel não acredita no que o treinador diz e faz, dá nisto…
29 Agosto, 2018 at 8:32
Vejo mais clarividência no javardeiro, cherba e outros blogs sportinguistas do que nos candidatos à presidência do clube. Isto preocupa-me. O que nos vale é que o futebol português está uma miséria e os nossos rivais também têm os seus problemas….
29 Agosto, 2018 at 8:37
Honestamente, começo a ver um Porto bem organizado outra vez. Receio que venhamos a perder a oportunidade de mudança de ciclo…
29 Agosto, 2018 at 12:42
Só más contratções e vendas desde que Antero foi embora.
Quando PdC partir vão ter a sua Guerra dos Tronos.
O slb criou um polvo que mais tarde ou mais cedo se transformará num Kraken que irá virar-se contra o criador.
Quem vai talvez crescer é o Braga sobretudo connosco a mandarmos para lá bons jogadores quase de graça!
29 Agosto, 2018 at 12:45
O Porto nunca se desorganizou. Nem no seu “sistema”, apenas foi obrigado a acalmar. Mas isto apenas muda de mãos, são ciclos. E voltam com a lição bem estudada, acredita.
SL
29 Agosto, 2018 at 8:36
Gostei muito do texto e das ideias que expressa. Penso, no entanto, que dá demasiado ênfase aos inimigos externos e pouco aos internos. É verdade que uma esteira de vitórias tudo legítima e deixa pouco espaço para os contestatários. Mas também é verdade que uma eficaz agregação em torno de um líder permite lidar melhor com os inimigos externos, mesmo na ausência de vitórias. Não se esqueçam que no mesmo período o FCP ganhou bola, e nunca os adeptos culparam o presidente. Para os do FCP o culpado sempre foi claro: a corrupção instalada pelos de carnide.
Para mim, a chave na falha comunicacional, ou o que lhe quiserem chamar, do BdC foi interna. Foi a criação de sportingados, foi o despedimento muito mal conduzido do Marco Silva, foram os processos disciplinares a sócios, foi, em última instância, a contratação de JJ. Foram estes, e provavelmente outros, erros que deram aos inimigos internos as ferramentas necessárias para o derrubarem quando tiveram oportunidade. Não foi nenhum inimigo externo que destitui o BdC. Foram os internos com a capacidade de manipulação dos sócios que o ataque a alcochete lhes deu. Aí sim, usaram uma imprensa ávida por se juntar ao festim e um grupo de jogadores e empresários insatisfeitos com a forma como BdC não deixava que o Sporting saísse a perder em negócios de transferências. Estou convencido que a destituição, se não houve marosca, aconteceu devido ao pânico causado pelas rescisões. E essas foram em primeiro lugar sugeridas por “Sportinguistas”.
No fundo, acho que BdC acabou por cometer um dos erros mais básicos da guerra. Mantém os teus amigos por perto, mas mantém os inimigos ainda mais perto…
29 Agosto, 2018 at 11:47
Inimigos internos?!
Então estas parvo…!?!
União pá união.
Enquanto os scpguistas não perceberem que o maior problema do club, esta dentro do próprio clube, a Chico espertice, a chulice o umbiguismo o oportunismo, a falsa moralidade, o termos de ser um clube bem e simpático.
São “sportinguistas” que parasitam o clube que o enfraquecem e o deixam à mercê dos inimigos (sim inimigos, isto ultrapassa o desporto, falamos de negócios e interesses).
E foi isto que a anterior direção combateu.
Vejam lá como acabou.
O presidente mais vencedor (para os fãs do Sporting futebol clube peco desculpa pela heresia) foi corrido, por quem?
Bravo, por sportinguistas!
Os da sombra, e os carneiros intoxicados e irresponsáveis que não souberam exigir um processo limpo.
29 Agosto, 2018 at 14:05
O povo é feito de ovelhas que agem em rebanho.
Elas se forem bem orientadas voltam para casa!
Neste momento andam tresmalhadas e cheias de medo!
29 Agosto, 2018 at 8:41
Pode não ter sido a melhor estratégia vir para facebooks, mas foi a melhor forma de passar a mensagem para toda a gente e denunciar toda a podridão que há no desporto português. Teve que fazer para ser ouvido quando nem contavamos para o totobola com nalgas e afins, poderia ou deveria ter mudado a estratégia quando já era ouvido para melhor passar a mensagem. “Morreu” por isso, mas que outros no minimo aproveitem inteligentemente o que foi conquistado.
29 Agosto, 2018 at 13:20
O problema nunca foi a plataforma. A ideia de chegar a todo o lado é válida como qq outra.
O problema foi não a saber usar. Aliás, o Twitter é exemplo de que não aprendeu nada.
Forte em debates e entrevistas, gravadas ou em direto.
Péssimo na reação. Pagou caro por isso.
29 Agosto, 2018 at 14:07
Tu é que sabes usar!??
Deixa te de demagogia barata!
Ou tens um CS seria e profissional … ou estás fodido!!!
29 Agosto, 2018 at 9:10
Belo petisco pela manha… gostei.
29 Agosto, 2018 at 9:14
Bom texto.
A eterna história do ovo e da galinha, ou se quiserem do cu é das calças.
BdC era atacado pela CS? Resposta: Sim.
BdC soube ser desde o principio inteligente a lidar com a CS? Resposta: Não.
Vários ditados e sabedoria popular se podem aplicar à relação BdC vs CS: “Quem semeia ventos, colhe tempestades”, ou “Quem quer respeito tem de se dar ao respeito”, etc.
A postura de BdC desde o principio foi dum gajo arrogante, que sabia tudo e foi rara a CI em que BdC não arranjava anticorpos entre alguns jornalistas presentes. BdC foi burro a lidar com uma das maiores forças da sociedade atual: a CS. O próximo presidente tem de ser muito mais inteligente a lidar com a CS. Vejam o caso por ex. de JJ que é um gajo que não sabe falar mas que tem um poder de comunicação brutal a lidar com a CS, o gajo, tem os jornalistas todos na mão e essa relação muito contribuiu para o seu sucesso aqui no burgo.
Faz algum sentido dum Presidente do Sporting aqueles posts de facebook a chamar labrego ao Rodolfo Reis, ou ao Rui Santos, ou ao Rui Pedro Braz? É a mesma coisa que um CEO duma grande multinacional andar preocupado com o estafeta.
A relação de BdC com os empresários também foi pouco inteligente, mas isto era outro pano para mangas. Foi pena que um Presidente que podia ter ficado na história por uns bons 30 anos, tenha sido atraiçoado pela sua maneira de ser, de não saber “ouvir e calar” para depois inteligentemente “rispostar e matar”. Arranjem as cabalas que quiserem, mas a principal causa do declinio de BdC foi a sua personalidade.
29 Agosto, 2018 at 9:33
“Faz algum sentido dum Presidente do Sporting aqueles posts de facebook a chamar labrego ao Rodolfo Reis, ou ao Rui Santos, ou ao Rui Pedro Braz? É a mesma coisa que um CEO duma grande multinacional andar preocupado com o estafeta.” – acrescenta aí o Salvador e é o que eles são verdadeiramente.
Se faz sentido chamá-los isso no facebook? A questão para mim será: fará sentido chamá-los isso em público? Faria sentido dizê-lo para uma câmara de tv? Talvez, depois dos vis ataques que sofreu…
29 Agosto, 2018 at 9:51
Escrevi aqui na altura e depois desta afirmação:
“Os nossos adversários têem de dar mais luta”. Nunca mais vi nessa personagem qq tipo de qualidade para ser um líder. Prepotente, arrogante, sem a minima noção do lugar que ocupava. FINITO!!
29 Agosto, 2018 at 11:35
Para mim a melhor talvez tenha sido: ‘durmo com os 3 olhos fechados’
Classe
29 Agosto, 2018 at 14:08
Para que queres tu classe… neste país de Porcos!???!!!
29 Agosto, 2018 at 11:19
Precisamente!
29 Agosto, 2018 at 9:25
BdC revelou-se um populista da pior espécie… como todos os populistas… tinha que ter sempre um inimigo qualquer á mão, uma cabala, uma cruzada qualquer para agitar as massas e distraí-las dos seus fracassos, nomeadamente:
1) o erro da contrataçao/renovaçao com jesus
2) a mingua de resultados, títulos do futebol
Quando o inimigo passou a estar dentro de portas… foi a queda. Sobretudo plo seu descontrolo emocional…
Fez coisas boas? Fez! Fez muita merda para o fim… ah poi fez.
Teria, terá condiçoes para voltar a liderar o clube? Nunca!
Podem as brunettes continuar com as cabalas, com os insultos e com a vossa adoraçao insanaao deus-bruno… o tempo nao volta para trás.
29 Agosto, 2018 at 9:43
“Quando o inimigo passou a estar dentro de portas…”
Moça, o inimigo está dentro de portas há muuuuuuuuuuitos anos. E não duvides de que vai continuar a conspirar contra quem quer que seja que seja eleito. Há muitas fações… seja quem for que ganhe, não duvides que vai ter inimigos dentro do Sporting. Com um bocadinho de sorte, se estiver a fazer um bom trabalho, vai ter como inimigos a fação menos poderosa e conseguirá comandar o barco, com maior ou menor dificuldade.
29 Agosto, 2018 at 10:37
fasz um desenho ana com setinhas e a cores pode ser que perceba
29 Agosto, 2018 at 10:41
“…vai continuar a conspirar contra quem quer que seja que seja eleito,”
O amigo Vieira vai explicar como se resolve. Enquanto houver dinheiro e caixas de sapatos repletas de convites, ninguém vai conspirar, seremos uma família feliz, mesmo sem resultados.
29 Agosto, 2018 at 11:49
Enquanto os scpguistas não perceberem que o maior problema do club, esta dentro do próprio clube, a Chico espertice, a chulice o umbiguismo o oportunismo, a falsa moralidade, o termos de ser um clube bem e simpático.
São “sportinguistas” que parasitam o clube que o enfraquecem e o deixam à mercê dos inimigos (sim inimigos, isto ultrapassa o desporto, falamos de negócios e interesses).
E foi isto que a anterior direção combateu.
Vejam lá como acabou.
O presidente mais vencedor (para os fãs do Sporting futebol clube peco desculpa pela heresia) foi corrido, por quem?
Bravo, por sportinguistas!
Os da sombra, e os carneiros intoxicados e irresponsáveis que não souberam exigir um processo limp
29 Agosto, 2018 at 10:27
O Cintra sorriu
29 Agosto, 2018 at 10:33
Rice again???
29 Agosto, 2018 at 9:35
Doumbia, grande na saída! Desejo-lhe toda a sorte do mundo!
“No dia em que sigo para outra aventura, quero agradecer a todos os adeptos e ao Sporting pelos demonstrações de afeto que fui alvo. Gostava de agradecer pelas boas vindas e pelos momentos que passámos juntos. Quero reforçar também o bom ambiente que sempre existiu no balneário.
Deixo o Sporting Clube de Portugal para uma nova aventura, numa nova cidade: o Girona FC.
Sigo assim para um dos maiores campeonatos do mundo de futebol e espero um desafio extremamente emocionante!
Fui muito bem recebido pelo Girona que fez todos os esforços para me ter aqui na Catalunha, onde espero continuar a crescer”
29 Agosto, 2018 at 12:51
Preferia que tivesse jogado melhor do que escreve. Mas isso sou eu que dos jogadores prefiro ver o que demonstram dentro das 4 linhas.
SL
29 Agosto, 2018 at 13:24
Explicou aos da “formação” como se faz. Boa sorte.
De resto… zero. Culpa do JJ em parte, admito. Mas zero…
29 Agosto, 2018 at 14:09
Os golos que te meteram dentro da LC … valeram muito mais que zero!
29 Agosto, 2018 at 9:36
Grande posta.
Está bem escrito e com as ideias bem arrumadas.
O problema da anterior direcção não tem só haver com a forma de comunicação mas também da forma como nós sócios, adeptos ou simples simpatizantes, “embarcamos” e “aceitamos” os conteúdos (ou a falta de conteúdos) da CS.
É muito fácil para quem tem o poder dos media em fazer saír cá para fora as notícias que querem e bem entendem de acordo com os interesses, prova disso foram as capas de jornal de ontem.
Sou apoiante de Bruno de Carvalho, e apesar de concordar com muitas das críticas a ele dirigidas, não posso de maneira nenhuma esquecer o que foi o Sporting antes e pós esta direcção.
3 meses de “más” decisões ou “má” comunicação não apagam aquilo que acredito que de positivo foi feito nestes 5 anos.
Termino com esta frase no qual me revejo 100%
“Um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo”
SL
29 Agosto, 2018 at 9:51
Como recordar é viver, já dizia alguém… aqui vai uma “bela” recordação.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2046564302339240&id=2013890998939904
SL
29 Agosto, 2018 at 9:55
Não, não foram apenas 3 meses!!
Não façam das pessoas parvas.
29 Agosto, 2018 at 10:06
Jonnybalboa
No meu entender sim, e longe de mim fazer das pessoas parvas.
É apenas a minha opinião, apenas isso e só isso.
SL
29 Agosto, 2018 at 10:30
Isso é o que tu fazes aqui há mais de 5 anos.
Ou então és de facto muito bronco?!
29 Agosto, 2018 at 10:42
Tadeu, Tadeu…
Sugiro que faça o mesmo que eu em relação aos seus comentários(?)…ignorar.
29 Agosto, 2018 at 15:04
Fom fom fom
29 Agosto, 2018 at 9:48
Para mim BdC fodeu-se quando percebeu o real tamanho do “bicho” interno e externo … Olhou para trás e ao invés de ter um exército unido tinha um exército moribundo desleixado e principalmente desertor da luta .
29 Agosto, 2018 at 9:51
Desertor e, parte dele, traidor.
29 Agosto, 2018 at 9:52
+1
29 Agosto, 2018 at 9:53
Incluis no lote dos traidores o Carlos Vieira, a Elsa Judas e o Pedro Proença?
29 Agosto, 2018 at 10:30
Está a falar dos anónimos.
Dos adeptos, dos sócios, dos chamados bois mansos de cornos serrados…
29 Agosto, 2018 at 10:31
Sim!
29 Agosto, 2018 at 10:32
O que é que esses gajos são mais do que tu??’
29 Agosto, 2018 at 10:32
elsa judas e pedro proença sao nada mais nada menos que dois oportunistas. carlos vieira sempre teve ao lado dele mesmo querendo os dois ir a eleições.
29 Agosto, 2018 at 10:47
Não. CV nunca traiu BdC. Os outros são personagens de outra história.
29 Agosto, 2018 at 10:50
Meter CV no lote dos ressabiados dos tachos, das cunhas, dos convites e dos jeitinhos, não lembra ao diabo.
29 Agosto, 2018 at 9:57
Grande texto! Diz tudo o que eu penso!
Tudo o que seja relações com porco e lampiões não quero. Zero! Dessa gente só queremos distancia.
No limite discutir propostas para o futebol português. De resto não quero cá relações nenhumas.
Nem com porcos nem com lampiões. Porque é muito mais o que nos separa do que o que nos une…
29 Agosto, 2018 at 10:06
Quando está merda acabar iremos sair muito mais fortes isso é a única coisa positiva desta merda toda.
Agora quando é que isto vai acabar essa é a one milion question
29 Agosto, 2018 at 10:31
O que é cíclico não acaba…
29 Agosto, 2018 at 10:19
Excelente post Javardeiro!