Alguém deve ter aconselhado aos membros da Comissão de Gestão e a alguns dos candidatos às próximas eleições do Sporting, que a melhor comunicação era tentar fazer o oposto da linha seguida pelo ex-presidente BdC. Nota-se o esforço com que se contêm para transmitir um ar tão Gandhi quanto possível, somam-se usos inflacionados de expressões como paz, serenidade, consenso, amizade, constroem-se bolinhos e pirâmides de açúcar sobre conceitos como “discutir com elevação”, “concertar entre todos”, “unir”, “pacificar”, “aglutinar”.
Certamente os curadores de imagem destes senhores concluíram que tinha sido a comunicação uma das lacunas que mais serviram para derrotar BdC e dentro dela, a “tal” forma com que o mesmo se fazia entender no espaço mediático. Ora, o que se pode dizer sobre isto é que há uma enorme confusão entre o que realmente falhou no diálogo entre a presidência e a massa associativa.
Um. Não foi o espírito combativo que esteve errado, mas sim a falta de outros registos que equilibrassem a imagem de BdC.
Passar mais de 5 anos de faca nos dentes sem resultados importantes no futebol, foi caducando a validade e a razoabilidade do esforço, foi desgastando a capacidade e convicção com que se aderia à luta. Mas convém relembrar que continua a existir toda a necessidade de haver combate e capacidade para não virar as costas a nenhuma minorização, algo que BdC entendeu de forma exemplar ser gravíssimo não enfrentar com todo o arsenal disponível.
Em última análise nem sequer foi o modo de constante agressividade que “tramou” o ex-presidente, mas sim as lutas que foi perdendo e os títulos que faltaram no futebol. É que podendo ter (e tinha) toda a razão do mundo, nunca encontrou forma de dobrar os seus grandes inimigos, alvos desde a primeira hora do primeiro mandato: os notáveis leoninos, a imprensa, 2 ou 3 poderosos empresários e os rivais (com toda as suas primazias na imprensa e nas influências sobre da FPF, Liga ou APAF).
Dois. Preferimos sempre a paz à guerra. Bem, pelo menos a maioria dos seres humanos prefere. Mas a verdade é que há guerras necessárias.
Dizer que o Sporting vai pacificar as suas relações com clubes como o Benfica é o mesmo que prometer que vamos apertar uma mão cheia de espinhos. Mais uma vez o erro é entender que os sportinguistas querem o inverso a BdC, ou seja, boas relações com todos os outros agentes do futebol. Acho um retrato estupidificante do que são os sócios leoninos.
Talvez não seja preciso abrir tantas frentes de batalha como o presidente cessante abriu, talvez baste apenas que não sejam tão públicas, talvez com um pouco mais de método e consistência na arte de fazer diplomacia, seja mais gerível a quantidade de forças opositoras ao clube. Acima de tudo, não vamos conseguir derrotar os nossos adversários com palavras e entender isso já é um passo à frente do que tem sido feito. As vitórias conquistam-se em reunir consensos e influência em todos os palcos, em reunir boas equipas em todas as áreas do clube.
Três. Sim, é verdade. A estratégia de comunicação, principalmente durante as últimas épocas, foi errática – mudando sistematicamente os meios, os focos e os objetivos. Foram excessivamente dependentes do peso mediático do presidente e mais importante que tudo, foram desenhadas para fins que não atingiram. A estratégia falhou e, como o próprio BdC já admitiu, todos pagaram um preço elevado.
Costuma dizer-se que “Se ganhas, trabalha. Se perdes, trabalha ainda mais“ e embora a comparação seja pobre, faltou sempre ao anterior líder do Conselho Directivo entender que tudo se pode dizer e fazer sobre a esteira de vitórias, e tudo deve ser medido ao detalhe com muito mais descrição quando se somam desaires.
Quatro. A comunicação não é um somatório de declarações públicas dos dirigentes de um clube e muito menos se reduz à capacidade para “plantar” notícias” nos jornais e tv’s. Tanto quanto comunicar não é abrir a boca para sairem palavras ou redigir uma carta ou um e-mail. Aquilo que se denomina “Comunicação” dentro de uma grande estrutura é um vasto, e necessariamente concertado, bloco de objectivos que se pretendem alcançar num ou mais anos de atividade. Mas para definir as tais metas que servirão de baliza à comunicação é preciso saber qual o Sporting que se idealiza ou se quer ter no futuro e aqui, tanto a CG como a esmagadora maioria dos candidatos às eleições, peca por ter olhado o futuro como um “agora continuado” e não o que será uma visão definida em futuro, definida no contraste para o que temos hoje.
Cinco. Ouço e leio muita gente encher a boca para dizer “…isto é o que os sócios desejam”, “aquilo é o que os Sportinguista escolheram”, argumentos que servem como legitimação para gestos e actos como a estúpida e absurda presença dos membros do CD transitório na tribuna do Estádio da Luz. Para quem se arroga de ter devolvido o clube à “tradição democrática” é bom que deixem de usar aquilo que acham que os sócios do Sporting querem como justificação para as suas vaidades e saudosismos. Igualmente aconselho todos os candidatos a ouvir diretamente o máximo de sócios possíveis, para que entendam de uma vez porque razão se extinguiu o anterior CD e qual os seus desejos e prioridades para o futuro do nosso clube. Talvez se o fizessem nos poupariam a propostas como as senhas digitais para ir à casa de banho de Ricciardi ou a extensão extraordinária do contrato de catering com a empresa de José Eduardo (vejam lá os estatutos e as leis da atividade comercial).
Concluo com uma ideia que penso ser fabulosa e útil para todos os que ocupam e vão ocupar cargos de relevo no Sporting: O capuchinho vermelho foi mesmo comido pelo lobo e toda a sua candura serviu para “bola”. Foi preciso um outro personagem e uma faca para que a história tivesse um final feliz. Se o caçador quisesse pacificar a narrativa e pedisse ao lobo que “jogasse limpo”… acabam todos os personagens na sua pança. A paz constrói-se quando há espaço e personagens que o queiram. De outra forma, toda a paz é conquistada na guerra e não há ninguém melhor que os sócios e adeptos sportinguistas para entender o que sobra das pacificações oferecidas ou das alianças forjadas com desprezo e ódio.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
29 Agosto, 2018 at 8:41
Pode não ter sido a melhor estratégia vir para facebooks, mas foi a melhor forma de passar a mensagem para toda a gente e denunciar toda a podridão que há no desporto português. Teve que fazer para ser ouvido quando nem contavamos para o totobola com nalgas e afins, poderia ou deveria ter mudado a estratégia quando já era ouvido para melhor passar a mensagem. “Morreu” por isso, mas que outros no minimo aproveitem inteligentemente o que foi conquistado.
29 Agosto, 2018 at 13:20
O problema nunca foi a plataforma. A ideia de chegar a todo o lado é válida como qq outra.
O problema foi não a saber usar. Aliás, o Twitter é exemplo de que não aprendeu nada.
Forte em debates e entrevistas, gravadas ou em direto.
Péssimo na reação. Pagou caro por isso.
29 Agosto, 2018 at 14:07
Tu é que sabes usar!??
Deixa te de demagogia barata!
Ou tens um CS seria e profissional … ou estás fodido!!!
29 Agosto, 2018 at 9:10
Belo petisco pela manha… gostei.
29 Agosto, 2018 at 9:14
Bom texto.
A eterna história do ovo e da galinha, ou se quiserem do cu é das calças.
BdC era atacado pela CS? Resposta: Sim.
BdC soube ser desde o principio inteligente a lidar com a CS? Resposta: Não.
Vários ditados e sabedoria popular se podem aplicar à relação BdC vs CS: “Quem semeia ventos, colhe tempestades”, ou “Quem quer respeito tem de se dar ao respeito”, etc.
A postura de BdC desde o principio foi dum gajo arrogante, que sabia tudo e foi rara a CI em que BdC não arranjava anticorpos entre alguns jornalistas presentes. BdC foi burro a lidar com uma das maiores forças da sociedade atual: a CS. O próximo presidente tem de ser muito mais inteligente a lidar com a CS. Vejam o caso por ex. de JJ que é um gajo que não sabe falar mas que tem um poder de comunicação brutal a lidar com a CS, o gajo, tem os jornalistas todos na mão e essa relação muito contribuiu para o seu sucesso aqui no burgo.
Faz algum sentido dum Presidente do Sporting aqueles posts de facebook a chamar labrego ao Rodolfo Reis, ou ao Rui Santos, ou ao Rui Pedro Braz? É a mesma coisa que um CEO duma grande multinacional andar preocupado com o estafeta.
A relação de BdC com os empresários também foi pouco inteligente, mas isto era outro pano para mangas. Foi pena que um Presidente que podia ter ficado na história por uns bons 30 anos, tenha sido atraiçoado pela sua maneira de ser, de não saber “ouvir e calar” para depois inteligentemente “rispostar e matar”. Arranjem as cabalas que quiserem, mas a principal causa do declinio de BdC foi a sua personalidade.
29 Agosto, 2018 at 9:33
“Faz algum sentido dum Presidente do Sporting aqueles posts de facebook a chamar labrego ao Rodolfo Reis, ou ao Rui Santos, ou ao Rui Pedro Braz? É a mesma coisa que um CEO duma grande multinacional andar preocupado com o estafeta.” – acrescenta aí o Salvador e é o que eles são verdadeiramente.
Se faz sentido chamá-los isso no facebook? A questão para mim será: fará sentido chamá-los isso em público? Faria sentido dizê-lo para uma câmara de tv? Talvez, depois dos vis ataques que sofreu…
29 Agosto, 2018 at 9:51
Escrevi aqui na altura e depois desta afirmação:
“Os nossos adversários têem de dar mais luta”. Nunca mais vi nessa personagem qq tipo de qualidade para ser um líder. Prepotente, arrogante, sem a minima noção do lugar que ocupava. FINITO!!
29 Agosto, 2018 at 11:35
Para mim a melhor talvez tenha sido: ‘durmo com os 3 olhos fechados’
Classe
29 Agosto, 2018 at 14:08
Para que queres tu classe… neste país de Porcos!???!!!
29 Agosto, 2018 at 11:19
Precisamente!
29 Agosto, 2018 at 9:25
BdC revelou-se um populista da pior espécie… como todos os populistas… tinha que ter sempre um inimigo qualquer á mão, uma cabala, uma cruzada qualquer para agitar as massas e distraí-las dos seus fracassos, nomeadamente:
1) o erro da contrataçao/renovaçao com jesus
2) a mingua de resultados, títulos do futebol
Quando o inimigo passou a estar dentro de portas… foi a queda. Sobretudo plo seu descontrolo emocional…
Fez coisas boas? Fez! Fez muita merda para o fim… ah poi fez.
Teria, terá condiçoes para voltar a liderar o clube? Nunca!
Podem as brunettes continuar com as cabalas, com os insultos e com a vossa adoraçao insanaao deus-bruno… o tempo nao volta para trás.
29 Agosto, 2018 at 9:43
“Quando o inimigo passou a estar dentro de portas…”
Moça, o inimigo está dentro de portas há muuuuuuuuuuitos anos. E não duvides de que vai continuar a conspirar contra quem quer que seja que seja eleito. Há muitas fações… seja quem for que ganhe, não duvides que vai ter inimigos dentro do Sporting. Com um bocadinho de sorte, se estiver a fazer um bom trabalho, vai ter como inimigos a fação menos poderosa e conseguirá comandar o barco, com maior ou menor dificuldade.
29 Agosto, 2018 at 10:37
fasz um desenho ana com setinhas e a cores pode ser que perceba
29 Agosto, 2018 at 10:41
“…vai continuar a conspirar contra quem quer que seja que seja eleito,”
O amigo Vieira vai explicar como se resolve. Enquanto houver dinheiro e caixas de sapatos repletas de convites, ninguém vai conspirar, seremos uma família feliz, mesmo sem resultados.
29 Agosto, 2018 at 11:49
Enquanto os scpguistas não perceberem que o maior problema do club, esta dentro do próprio clube, a Chico espertice, a chulice o umbiguismo o oportunismo, a falsa moralidade, o termos de ser um clube bem e simpático.
São “sportinguistas” que parasitam o clube que o enfraquecem e o deixam à mercê dos inimigos (sim inimigos, isto ultrapassa o desporto, falamos de negócios e interesses).
E foi isto que a anterior direção combateu.
Vejam lá como acabou.
O presidente mais vencedor (para os fãs do Sporting futebol clube peco desculpa pela heresia) foi corrido, por quem?
Bravo, por sportinguistas!
Os da sombra, e os carneiros intoxicados e irresponsáveis que não souberam exigir um processo limp
29 Agosto, 2018 at 10:27
O Cintra sorriu
29 Agosto, 2018 at 10:33
Rice again???
29 Agosto, 2018 at 9:35
Doumbia, grande na saída! Desejo-lhe toda a sorte do mundo!
“No dia em que sigo para outra aventura, quero agradecer a todos os adeptos e ao Sporting pelos demonstrações de afeto que fui alvo. Gostava de agradecer pelas boas vindas e pelos momentos que passámos juntos. Quero reforçar também o bom ambiente que sempre existiu no balneário.
Deixo o Sporting Clube de Portugal para uma nova aventura, numa nova cidade: o Girona FC.
Sigo assim para um dos maiores campeonatos do mundo de futebol e espero um desafio extremamente emocionante!
Fui muito bem recebido pelo Girona que fez todos os esforços para me ter aqui na Catalunha, onde espero continuar a crescer”
29 Agosto, 2018 at 12:51
Preferia que tivesse jogado melhor do que escreve. Mas isso sou eu que dos jogadores prefiro ver o que demonstram dentro das 4 linhas.
SL
29 Agosto, 2018 at 13:24
Explicou aos da “formação” como se faz. Boa sorte.
De resto… zero. Culpa do JJ em parte, admito. Mas zero…
29 Agosto, 2018 at 14:09
Os golos que te meteram dentro da LC … valeram muito mais que zero!
29 Agosto, 2018 at 9:36
Grande posta.
Está bem escrito e com as ideias bem arrumadas.
O problema da anterior direcção não tem só haver com a forma de comunicação mas também da forma como nós sócios, adeptos ou simples simpatizantes, “embarcamos” e “aceitamos” os conteúdos (ou a falta de conteúdos) da CS.
É muito fácil para quem tem o poder dos media em fazer saír cá para fora as notícias que querem e bem entendem de acordo com os interesses, prova disso foram as capas de jornal de ontem.
Sou apoiante de Bruno de Carvalho, e apesar de concordar com muitas das críticas a ele dirigidas, não posso de maneira nenhuma esquecer o que foi o Sporting antes e pós esta direcção.
3 meses de “más” decisões ou “má” comunicação não apagam aquilo que acredito que de positivo foi feito nestes 5 anos.
Termino com esta frase no qual me revejo 100%
“Um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo”
SL
29 Agosto, 2018 at 9:51
Como recordar é viver, já dizia alguém… aqui vai uma “bela” recordação.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2046564302339240&id=2013890998939904
SL
29 Agosto, 2018 at 9:55
Não, não foram apenas 3 meses!!
Não façam das pessoas parvas.
29 Agosto, 2018 at 10:06
Jonnybalboa
No meu entender sim, e longe de mim fazer das pessoas parvas.
É apenas a minha opinião, apenas isso e só isso.
SL
29 Agosto, 2018 at 10:30
Isso é o que tu fazes aqui há mais de 5 anos.
Ou então és de facto muito bronco?!
29 Agosto, 2018 at 10:42
Tadeu, Tadeu…
Sugiro que faça o mesmo que eu em relação aos seus comentários(?)…ignorar.
29 Agosto, 2018 at 15:04
Fom fom fom
29 Agosto, 2018 at 9:48
Para mim BdC fodeu-se quando percebeu o real tamanho do “bicho” interno e externo … Olhou para trás e ao invés de ter um exército unido tinha um exército moribundo desleixado e principalmente desertor da luta .
29 Agosto, 2018 at 9:51
Desertor e, parte dele, traidor.
29 Agosto, 2018 at 9:52
+1
29 Agosto, 2018 at 9:53
Incluis no lote dos traidores o Carlos Vieira, a Elsa Judas e o Pedro Proença?
29 Agosto, 2018 at 10:30
Está a falar dos anónimos.
Dos adeptos, dos sócios, dos chamados bois mansos de cornos serrados…
29 Agosto, 2018 at 10:31
Sim!
29 Agosto, 2018 at 10:32
O que é que esses gajos são mais do que tu??’
29 Agosto, 2018 at 10:32
elsa judas e pedro proença sao nada mais nada menos que dois oportunistas. carlos vieira sempre teve ao lado dele mesmo querendo os dois ir a eleições.
29 Agosto, 2018 at 10:47
Não. CV nunca traiu BdC. Os outros são personagens de outra história.
29 Agosto, 2018 at 10:50
Meter CV no lote dos ressabiados dos tachos, das cunhas, dos convites e dos jeitinhos, não lembra ao diabo.
29 Agosto, 2018 at 9:57
Grande texto! Diz tudo o que eu penso!
Tudo o que seja relações com porco e lampiões não quero. Zero! Dessa gente só queremos distancia.
No limite discutir propostas para o futebol português. De resto não quero cá relações nenhumas.
Nem com porcos nem com lampiões. Porque é muito mais o que nos separa do que o que nos une…
29 Agosto, 2018 at 10:06
Quando está merda acabar iremos sair muito mais fortes isso é a única coisa positiva desta merda toda.
Agora quando é que isto vai acabar essa é a one milion question
29 Agosto, 2018 at 10:31
O que é cíclico não acaba…
29 Agosto, 2018 at 10:19
Excelente post Javardeiro!
29 Agosto, 2018 at 10:21
Admitindo que o processo apesar de inquinado desde o inicio, não para, tenho a certeza do seguinte: Ou apresentam factos que comprovem uma gestão danosa de BdC ou daqui por uns anos, se calhar meses, não vamos encontrar ninguém que tivesse contribuído para a destituição.
29 Agosto, 2018 at 10:22
Tudo isso.
Completamente de acordo.
SL
29 Agosto, 2018 at 10:35
Infelizmente ainda não é desta que o Javardeiro concorre a eleições… 🙂
Parabéns pelo petisco!
Z
29 Agosto, 2018 at 10:41
Entretanto, a máquina de propaganda dos corruptores, já retirou das capas dos jornais o Benfic@ arguido.
Ontem, notáveis do benfic@, puderam comentar a situação na TV.
29 Agosto, 2018 at 10:50
Há indícios de que LFV está mesmo em casa com pulseira eletrónica e que o processo da SAD do SLB vai mesmo avançar.
29 Agosto, 2018 at 10:45
Texto de hoje no sapo desporto. É fabulosa a qualidade desta gente…
“Bas Dost está sem competir há duas semanas, depois de se lesionar na coxa direita na primeira ronda frente ao Vitória de Setúbal. Falhou os jogos com o Moreirense e Benfica e não deverá recuperar a tempo do encontro com o Moreirense.”
Pqp…
29 Agosto, 2018 at 10:53
Ontem num rodapé do noticiário passava o perigo eminente de qualquer coisa…
29 Agosto, 2018 at 11:51
Somos diferentes! Até o perigo é uma eminência!
29 Agosto, 2018 at 10:59
Isso é por causa da “Tesão no Sporting”
29 Agosto, 2018 at 10:59
Rui Pastoricio já veio desmentir o Tio.
Querem ainda mais o que para perceber que o Tio tem apenas uma Lista para não concorrer?
29 Agosto, 2018 at 11:03
“Não venho para ficar uma data de anos no Sporting. Venho para resolver este problema, uma vez que não reconheço a nenhuma das outras candidaturas essa capacidade. Se ganhar, como conto, e depois de resolvidos os problemas e de sermos campeões, eu passarei o testemunho a uma nova geração”
De resto, Ricciardi vê nomes como “Poiares Maduro, Samuel Fernandes de Almeida, Tomás Froes, João Benedito ou Luís Figo” como potenciais futuros candidatos.
Começou…
Daqui a uma semana vem algum “problema pessoal” e endossa o seu presente envenenado (perdão, apoio) ao… JB
29 Agosto, 2018 at 11:07
«Não prestei qualquer tipo de declaração sobre os acontecimentos em Alcochete a nenhum dos candidatos à presidência do Sporting Clube de Portugal, por essa razão sou a esclarecer e a lamentar a mentira que foi proferida em meu nome, de acordo com o debate realizado ontem entre dois candidatos à presidência do SCP na Sporting TV», escreveu o internacional português, nas redes sociais.
Não reagiu a esta declaração do RP nem vai reagir… o objetivo é tornar-se (ainda mais) o odioso dos candidatos e depois endossar o seu apoio ao JB. Não é à toa que não tem havido debate entre os dois… sem confrontação não pode haver clivagem…
29 Agosto, 2018 at 11:16
José Eduardo, Caneira e Jorge Cadete!
Como não amar…
Agora a sério… Vcs acham mesmo que isto é para ganhar?!
29 Agosto, 2018 at 11:21
Vão abrir um restaurante.
Temos o “zé dos rissois” mais o “caneira dos leitões”.
O cadete deve ser para servir à mesa.
29 Agosto, 2018 at 11:52
Ou para confecionar a sobremesa. Entrada e prato principal está garantido.
29 Agosto, 2018 at 11:49
Enquanto os scpguistas não perceberem que o maior problema do club, esta dentro do próprio clube, a Chico espertice, a chulice o umbiguismo o oportunismo, a falsa moralidade, o termos de ser um clube bem e simpático.
São “sportinguistas” que parasitam o clube que o enfraquecem e o deixam à mercê dos inimigos (sim inimigos, isto ultrapassa o desporto, falamos de negócios e interesses).
E foi isto que a anterior direção combateu.
Vejam lá como acabou.
O presidente mais vencedor (para os fãs do Sporting futebol clube peco desculpa pela heresia) foi corrido, por quem?
Bravo, por sportinguistas!
Os da sombra, e os carneiros intoxicados e irresponsáveis que não souberam exigir um processo limp
29 Agosto, 2018 at 12:47
Grande Post!!!
Qual dos candidatos a Presidente, consegue pegar no BdC Bom e utilizá-lo na sua estratégia de liderança?
SL
30 Agosto, 2018 at 2:36
O próprio ^^