Faltam 3 dias para escolhermos uma nova direção. Por mais que tenhamos a nossa ideia fixa quanto ao melhor candidato ou a melhor lista para o Sporting, ninguém adivinha o futuro. Mas há uma coisa que todos, ou quase todos, conseguimos adivinhar: não vai ser fácil governar o nosso clube.
À parte das teorias do caos de Ricciardi, a verdade é que há de facto um défice financeiro de curto prazo e um défice desportivo estrutural. Falo, claro, do futebol, o pai e a mãe de todos os problemas no Sporting.
Sai claro como a água dos vários debates recentes, que todos concordam que o nosso futebol, desde a formação à equipa A, precisa de uma intervenção diferente, uma reestruturação da base ao topo, uma redefinição completa quer nos quadros técnicos, quer nos equipamentos, quer no modelo de prospeção e sobretudo na arte de conseguir moldar equipas principais competitivas. Quem segue os meus textos, lembrar-se-á a quantidade de vezes que chamei à atenção para este, agora nítido, atraso estrutural e competitivo do Sporting. Algo foi melhorado com a entrada e sobretudo a exigência de Jorge Jesus, mas o ex-treinador não foi nem nunca será um definidor de programas ou projectos de fundo e as medidas foram pontuais (apesar de importantes) escapando a visão global do pretendido.
Procurei arduamente esta “visão de reforma” nos programas e discursos dos candidatos e tudo o que encontrei foram…mais medias avulsas e preâmbulos de “necessidade de melhoria”. Melhorar significa trabalhar em cima de uma base que é válida. Infelizmente não é o caso. É urgente substituir, implementar, renovar, começar de novo. Passámos há muito o tempo da reciclagem ou do aproveitamento e olhando para a taxa de sucesso e a curva das performances dos vários departamentos eu diria que está tudo numa queda acentuada, exceptuando como é óbvio o futsal e o futebol feminino. Muitas pessoas com que falei sobre este tema ao longo dos anos tiveram muita dificuldade em entender este conceito de “tendência de queda na formação” e “desatualização do modelo de futebol profissional” e salientavam sempre pequenos focos de sucesso temporário como provas de validade do que estava implementado.
No campo da formação, a verdade é que ano após ano, as grandes vedetas das camadas jovens são cada vez menos as que jogam no Sporting. A verdade é que há cada vez menos miúdos-maravilha a chegar à equipa principal. A verdade é que os nossos formados têm cada vez mais dificuldade em se impor no futebol profissional.
No campo da equipa principal, a verdade é que temos extremas dificuldades em vencer jogos (relembrem há quanto tempo a equipa principal não consegue golear ou sequer vencer um jogo com facilidade evidente), extremas dificuldades em vencer títulos, extremas dificuldades em manter jogadores de grande talento nos quadros e sem o desespero para sair assim que se confirmam como jogadores de topo.
A próxima direção terá o desafio perfeito para enfrentar. Mudar tudo e mudar tudo para melhor. Repito, não será fácil. Racionalizar os gastos e conseguir investir melhor, não é fácil. Reestruturar, trazendo mais competência para o clube em áreas fundamentais (scouting, gestão de recursos humanos, motivação, estratégia comercial, gestão financeira, etc) não é fácil. Impor uma nova mentalidade, elevando os níveis de ambição e orgulho, com Peseiro, não é fácil. Atrair melhores jogadores enquanto se limpam balneários de tanto entulho, não é fácil. Motivar e unir os Sportinguistas, na ressaca de uma das piores crises institucionais vividas pelo clube, não é fácil.
Os candidatos tentaram convencer-nos que o conseguem fazer, eu duvido que tenham essa certeza. Mas irão tentar e todos os sportinguistas devem entender que a partir do dia 8 de Setembro não acaba nenhum dos nossos problemas, bem pelo contrário, acabam-se as desculpas para não os atacar. Espero que quem vença, tenha a arte e a inteligência de saber usar todas as forças do clube ao serviço do crescimento do Sporting, não deixando o passado para trás como algo dispensável e inútil. O futuro será escrito com o entendimento profundo do que fizemos mal e terá de ser mudado, mas também do que fizemos bem e merece ser continuado. Mas insisto de forma muito convicta no ponto de termos mesmo de mudar.
Não chega meter uns pozinhos de simpatia e racionalidade no discurso, ter um pouco mais de habilidade diplomática no espaço do futebol, ser muito cordato com parceiros e banca e super bajulador com os treinadores e atletas. Isso é meramente superficial e resolverá pouco ou nada. O que fará da próxima presidência um sucesso só poderá ser construído em cima de uma enorme entrada de competência dentro do Sporting. A competência de analisar, reformular e implementar uma nova forma de pensar o Sporting.
O clube que conheço hoje, está muito atrasado, em demasiadas vertentes e quem quiser informar-se desta realidade, basta ir a cada área do clube e fazer 2 perguntas a qualquer dos colaboradores. O que falta? Onde falta?
Dica: levem um bloco bem grande e várias canetas.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
6 Setembro, 2018 at 3:46
Deixar de contratar camiões de jogadores seria um optimo começo. Infelizmente, nem a última direção fugiu a esta ‘estratégia’. Por que razão isto acontece, não sei. Mas deverá andar muita gente a mamar à custa disto. Só há uma maneira de se ganhar capital moral para fazer uma reestruturação digna desse nome que é ganhar o campeonato. Mas para ganhar o campeonato temos de fazer uma reestruturação profunda. Esperemos que quem seja eleito consiga resolver esta pescadinha de rabo na boca.
6 Setembro, 2018 at 7:41
Eu não sei se é impressão minha ou ha uns 2 anos ganhamos tudo nos escalões se Formação. Agora parece que a formação não presta e que tudo está errado.
Na equipa A não se ganham campeonatos, e… vouchers, emails, corrupção, influências. .. isto não justifica nada?
Somos um clube formador, o grande lucro tem de ser a venda dos ativos. Mas parece que compramos mais do que vendemos.
Apostem nos putos que ja são homens e não os prendam debaixo da saia.
6 Setembro, 2018 at 7:55
Nunca se devem adiantar receitas, como parece que já foi feito pela anterior Direção ( 60 milhões ). Tem que se arranjar meios de investimento diferente do que gastar por conta das verbas que hão-de entrar. As verbas que temos direito a vir no máximo podem servir de garantia bancária, para conseguirmos os empréstimos nas entidades bancárias para desenvolvermos o clube quando não é assim, abre-se uma caixa de Pandora que qualquer dia não temos receitas nem crédito, acabando totalmente com os recursos do clube.
6 Setembro, 2018 at 8:01
Isso mesmo
6 Setembro, 2018 at 7:57
Não sou capaz de questionar de forma objectiva nenhuma das afirmações ou considerações que são feitas neste texto. No entanto, interrogo-me sobre a sua objectividade num contexto de total manipulação das regras do sucesso desportivo, das regras de avaliação e promoção de jovens jogadores e dos critérios de selecção de jovens jogadores para as selecções. Neste contexto em que temos vivido, confesso-me incapaz de avaliar se os concorrentes são de facto melhores que nós ou não.
Na prática, pouco ou nada parece importar. Se neste momento podemos discutir esta questão, já houve seguramente um tempo, não muito distante, em que não pecávamos por organização. O resultado? Nenhum. Durante os últimos quase 40 anos assistimos a ciclos de hegemonia de Porto e Benfica. O corolário desses ciclos de hegemonia? O apito dourado e o e-toupeira.
Por tudo isto, sim, há sempre espaço para evoluir e melhorar. E se o fizermos bem, estaremos mais perto do sucesso. Mas lá que existe nestes mea culpa periódicos uma cavalar dose de masoquismo, aí isso existe!
6 Setembro, 2018 at 8:09
+1
Isolar esse “problema da formação e estrutural” do pantanal em que vivemos é um exercício de masoquismo.
Senão vejam quantos dos “putos maravilha” que saíram das academias dos nossos concorrentes é que têm sucesso lá fora?
De repente só me ocorre:
-> o Bernardo Silva, e muito graças ao trabalho do Leonardo Jardim com ele no Mónaco.
-> o Ruben Neves, mas até agora só num nível competitivo de Championship, vamos ver como lhe corre esta época.
Depois têm jogadores hiper-inflacionados, como Renato Sanches, Ruben Dias…
6 Setembro, 2018 at 8:39
Desculpa mas sem entrar em considerações sobre esses factores externos e no peso que eles realmente têm no insucesso a verdade e que no futebol profissional em termos estruturais temos andado sempre atrás. Na formação não fomos líderes mas perdemos a dada altura quase todo o capital humano para rivais que nos copiaram e deram um passo em frente. Como diz o texto é ir falar com quem anda no terreno e perceber que no futebol temos trabalhado muito aquém do que é preciso e temos tentado atirar investimento avulso para cima dos problemas e é assim e com uma ou outra escolha feliz que temos conseguido manter-me minimamente competitivos em alturas pontuais.
6 Setembro, 2018 at 8:49
Olha que não, nas épocas recentes em que foste mais competitivo a equipa assentava sobretudo em formados na academia.
Uma equipa que tinha por base rp, R. Semedo, wc, Adrien, João Mário.
Depois ainda formaste, gm, rl, está agora a aparecer o Jovane na primeira equipa…
Isto se não contarmos com D.Duarte, Palhinha, F. Geraldes, Iuri, Matheus.
Acho exagerado dizer que estamos mais fracos na formação, quando muito os nossos adversários é que melhoraram, o que não quer dizer que não tenhamos de melhorar sempre…
6 Setembro, 2018 at 10:00
É esse o Ponto o atraso na academia demora uns anos a notar-se assim como as melhorias também vão demorar. É essa estruturação (planeamento de estratégia desportiva) que não tem existido. Eu continuo a achar que apesar de neste momento não sermos a melhor formação ela continua a ser o melhor caminho para conseguirmos ser competitivos. Aliás é ver nestes 40 anos que as melhores épocas estão quase sempre ancoradas em jogadores locais. O que disse é que a tentativa de subir o nível tem sido feita atirando investimento e trocando de treinador sem haver um plano por trás do tipo de jogo e de gestão de activos que se quer ter a médio/longo prazo. Sem isto estamos sempre a navegar à vista e podemos até ser campeões esporadicamente e depois voltar ao sabor dos acertos momentâneos em jogadores e treinadores.
6 Setembro, 2018 at 10:12
Os 2 anos em que fomos campeões tínhamos o Beto…Nelson…Quaresma e Viana no segundo…e pronto. Longe de serem a base ou sequer os mais relevantes…
Não é preciso uma base de formação para ser campeão regularmente. Pensando só no aspecto desportivo. É preciso construir uma equipa, não a desfazer logo, ir vendendo 1 ou 2 por ano, ir substituindo esses 1 ou 2 por jogadores de grande qualidade e pronto. E manter uma espinha de jogadores que não sejam de topo e por isso não sejam muito aliciados. Isto não é segredo para ninguém…não é preciso alta modelo de fundo e estrutural e tal….é preciso um bom plantel, um bom treinador, um dir. desportivo que perceba como tudo funciona e acabar com a corrupção no futebol. O ultimo é de longe mais dificil…sem ele tinhas sido campeão no 1 ano do JJ e tudo o resto tinha acontecido…
6 Setembro, 2018 at 11:53
Obvio a receita para ganhar consistentemente é basicamente esta. Mas para manteres os jogadores é importante a estrutura por trás que enquadre familias, questões psicológicas etc para que queiram manter-se e com rendimento. Para comprares (ou promoveres da formação) 1 ou 2 jogadores de qualidade por ano (e com a nossa capacidade financeira) um scouting (profissional e formação) como deve ser tens de ter um planeamento técnico da academia como deve ser.
E finalmente para ires planeando que 1 ou 2 venderes para ires renovando a equipa, e não sofreres com fins de ciclo, uma estratégia e modelo de jogo definidos a médio longo prazo e quem a idealize e quem contrate treinadores com o perfil adequado à mesma. Nós não temos tido nada disto. Nada disto é particularmente caro e é fundamental.
6 Setembro, 2018 at 8:36
Na minha opinião não deixa de ser curioso ver todos os candidatos e adeptos a dizer o que é necessário , formação , prospecção novas instalações etc etc
Mas estão se a esquecer do mais importante , sem dinheiro não podemos fazer nada disso , neste momento temos +/- 120M€ de dívida e vejo toda a gente relativizar e falar de outros de academias , formação etc etc.
Neste momento Precisamos de uma gestão experiente e profissional para por o barco a andar e a partir desse momento é que fazemos as melhorias .
Agora andar a pensar e a falar nas melhorias sem antes de resolver o problema que temos em mãos .
6 Setembro, 2018 at 8:43
É verdade que temos “culpas próprias” muitas e variadas…
Mas pergunto se mesmo com uma equipa “de Ronaldos” alguma vez seríamos (ou seremos) campeões com a corrupção que existe no futebol português…
Não é fácil construir grandes equipas ( ou é muito difícil) sem o acesso aos milhões…
É quase impossível chegar lá …com a corrupção existente…
“Pescadinha de rabo na boca…”
SL
6 Setembro, 2018 at 9:13
Bom dia.
Este é um excelente texto e ainda por cima de alguém que cujo opinião estimo bastante.
São abordados vários pontos onde a grande maioria está de acordo e o alerta está dado. Quem ganhar não vai ter vida fácil. Aliás, quem quiser fazer as coisas bem feitas no Sporting jamais terá vida fácil.
Folgo em saber o Leão06 está com a lista do Benedito (porque é aquela com a qual mais me identifico) mas se fosse outra cá estaríamos a discutir o clube com foco no mesmo objetivo. Estabilidade, coesão e vitórias.
Ontem vi o debate na TVI24 (já muito tarde) e gostei porque houve pela primeira vez perguntas interessantes sem ser o cliché do costume, os candidatos não se focaram no ataque pessoal e sim na resposta às questões. Pareceu-me que com mais tempo explicariam melhor muitos dos pontos de vista.
Rego é um tipo porreiro e até tem ideias que não são nada descabidas. É um gajo pragmático mas sem estrutura e terá pouquíssimos votos.
Tavares Pereira, epá… ok. Que continue o grande Sportinguista que dá para perceber que é.
Dias Ferreira, muitas vezes a colocar o dedo na ferida e sem papas na língua. Por mim estaria numa candidatura, mas nunca como presidente. Quem achas que Futre e Ricardo são soluções…
Ricciardi é raposa velha. Zero de ideias, a pior equipa de todas, mas leva sempre a conversa para onde lhe interessa. É um tipo que vai sempre querer pairar à volta do clube, espero que este NÃO seja o nosso presidente nos próximos 4 anos. Medo, muito medo.
Varandas tem equipa e projeto. Falta ali espontaneidade, não se consegue exprimir de forma fácil. No entanto, até que ponto isso será importante no cargo quando está um Rogério Alves na equipa a gerir exactamente os timings e política de comunicação?
Foram levantadas algumas suspeitas em relação à forma como a sua candidatura aparece, pode ter havido um aproveitamente do caso Alcochete mas jamais intervenção direta. Seria a minha segunda opção caso não estivesse há algum tempo completamente decidido.
João Benedito, por várias razões. Sangue novo, uma postura correta sem ser anjinho, muito Sporting nas veias. Entrou tarde mas preparou-se bem. Na minha opinião contava com isto para 2021 mas com o sucedido avançou.
Gostei que tivesse recusado as propostas do Ricciardi e mostrasse tomates para seguir sozinho.
É jovem? Perfeito. São ainda mais anos pela frente.
Não tenho dúvidas que vai lutar pela verdade desportiva e pela coesão interna. Não tenho dúvidas que seremos fortes na componente financeira.
Estou curioso em relação à política de comunicação, mas isso é como no resto, tanto ele como Varandas estão dentro daquilo que esperamos (formação, scouting, futebol profissional, modalidades, processos das rescisões).
Desculpem a extensão do comentário, que o Sporting vença no final deste episódio.
6 Setembro, 2018 at 10:16
Concordo com quase tudo. Apenas dou prioridade a Varandas face a Benedito por ser maior conhecedor do futebol. No entanto fico confortável com a vitoria de ambos.
Agora… Ricciardi é que não!!
6 Setembro, 2018 at 11:36
E mesmo isto.
6 Setembro, 2018 at 11:42
Bom resumo, partilho da opinião
6 Setembro, 2018 at 9:22
Max devido á Máfia que os dirigentes do Benfica e Porto criaram dentro do futebol português, podemos perder desportivamente, mas não podemos perder um rumo certo para nós mantermos financeiramente fiáveis, temos que ter e competir com orçamentos mais baixos e errar o menos possível, lutando sempre pela verdade desportiva. Este caso E toupeira vai limpar muitos, mas nós sabemos que tal como o José Silva se vendeu por privilégios no Estádio da Luz, os árbitros também fazem o mesmo mas agora com o VAR e outras tecnologias as coisas podem melhorar, sabendo nós que aonde os nossos rivais possam pôr a mão na massa põem.
6 Setembro, 2018 at 9:29
Curiosamente acho o contrário.
Não vejo necessidade de nenhuma revolução nem no futebol sénior nem no de formação.
No caso do futebol sénior, nos últimos anos temos tido melhor equipa que os outros. Ou vá…melhores jogadores. Temos tido um investimento nos montantes dos outros. O que tem faltado? Cultura de vitória. Tirando o primeiro ano do JJ (aí o campeonato é nosso e não faltou nada a não ser os lampiões não serem corruptos) o que nos tem faltado desde MS a JJ é não falhar. É entrar num jogo com a certeza que o vamos ganhar e fazer por isso do 1 ao ultimo minuto. Nunca entrar nem com medo de perder nem tranquilos porque a vitória chegará. Sempre que aconteceu uma das ultimas duas perdemos pontos. Se tivesse de mexer alguma coisa seria contratar menos e investir menos até…
No futebol da formação só ouço grandes revoluções que implicam gastar uma fortuna…organogramas, máquinas, redes de observadores, apanhar os melhores e cenas. Quase ninguém parece saber exactamente o que é feito na academia e sinceramente a grande maioria nem parece conhecer as equipas. Basta olhar para os sub.23 e é possivel ver ali muito talento e talento que este ano talvez já se faça notar no plantel principal. E por aí abaixo é igual. Sinceramente eu não percebo quem acha que precisamos de enfiar uma data de milhões na formação. Eu até acho que o nosso maior defeito na formação é eles chegarem a seniores demasiado mimados. Que o maior defeito da formação está longe de ser (actualmente) a qualidade dos jogadores ou o trabalho que é feito com eles.
6 Setembro, 2018 at 9:32
Eu deixo só uma pergunta…do que vêm proposto, vai chegar gente melhor que o Inácio? Ou melhor do que o Carlos Vieira? Melhor do que o Luís Martins? Só para ir ao mais básico e simples, o mais visível. No futebol e formação claro…
Tenho muitas duvidas…
6 Setembro, 2018 at 10:46
clap clap tiago
6 Setembro, 2018 at 12:09
Acho que independentemente das pessoas, precisamos de repensar seriamente o scouting e formação.
Acho que no futebol profissional é mais um problema de estrutura que pessoas, um modelo diferente.
É preciso saber lidar com algo tão sensível como um balneário.
6 Setembro, 2018 at 15:06
Achas que o Inácio não sabe?!
Repara…eu concordo que é preciso mais para ganhar. Certo. Este trabalho mental com a equipa e a estabilidade emocional, etc tem de ser trabalhado! Mas é preciso acrescentar o pouco que falta e mudar algumas coisas ou fazer uma revolução? Eu não vejo que seja preciso uma revolução…apenas melhorar o que existe…
6 Setembro, 2018 at 12:16
O Inácio é um bluff do caraças. Chegou o Mário Jorge muito recentemente, que segundo sei está a trabalhar bem!
6 Setembro, 2018 at 15:03
Claro…
O que mais se notou nesta pré-época é que o trabalho que antes era feito pelo Inácio foi óptimo. Estágio, contratações, organização, jogos de pré-época, estrutura da equipa…
6 Setembro, 2018 at 9:49
Clap Clap Clap clap Clap clap
6 Setembro, 2018 at 10:24
Isso dos melhores jogadores nos últimos anos é um bocado usar as lentes verdes.
Nem sem se mesmo em 15/16 onde fomos de longe a melhor equipa tínhamos os melhores jogadores. Nos dois anos seguintes muito longe disso.
Essa história da cultura de vitória tem o que se lhe diga, que cultura de vitória tinham PSG City Chelsea etc… Quando há jogadores e treinadores de qualidade e uma linha do modelo de jogo que se quer ter a cultura de vitória aparece. Depois há toda a gestão à volta dos jogadores que tem de ser muito melhor, desde acompanhamento familiar dos que chegam a estruturas de inserção na sociedade portuguesa, tudo coisas que os clubes de topo fazem e que custam tostões ( os 50% do passe do Lumor davam para isto funcionar 2 ou 3 anos).
Outra coisa de que discordo em absoluto é que os gastos em scouting e em pessoal para melhorar o trabalho técnico e acompanhamento sejam significativos. Com os 3,5 milhões que gastámos no Matheus Oliveira e no Lumor tens isso a funcionar 3 anos. Estamos a falar de pessoas com Salários normais (À excepção do director de Scouting que começam a ser disputados e mesmo assim com sálarios muito abaixo de um jogador ou treinador) e 3,5 milhões para pagar salários normais (mesmo que para o alto) dá para muita coisa. Olha dá por exemplo para ter 10 pessoas a trabalhar três anos com um salário de quase 8000 euros por mês. Se estas 10 pessoas, nesses 3 anos evitarem a contratação de um Alan Ruiz e encontrarem um Slimani vê a contribuição que fazem para as contas globais do clube.
6 Setembro, 2018 at 10:49
Não tens tido?! No ano passado, que jogadores de porco e lampiões entravam diretos para o 11 do Sporting?! Faz esse exercício para os últimos 3 anos…
Usas 3 exemplos que me agradam…é que estás a falar de clubes que tiveram de gastar rios de dinheiro e muito, mas muito mais do que os rivais diretos para conseguirem ganhar e adquirir essa cultura de vitória…coisa que nunca conseguirás fazer. Mas que chegando à Europa e a lutar contra orçamentos mais equivalentes e equipa com muito mais cultura de vitória nas C. Europeias que eles…bloqueiam…Eu não teria dado melhores exemplos que esse sobre o quão importante é essa cultura de vitória.
Quanto ao ultimo ponto…já tirámos um Alan Ruiz para suportar o défice nas modalidades. Agora tiramos Lumor e Matheus Oliveira…se calhar vivemos sem contratações. Ou então acham que vamos contratar 2 ou 3 jogadores e vai ser em cheio…não vai haver desperdício. E se em vez de tirarmos 1 Lumor tiramos um Mathieu? Ou um Piscinni? Vamos ser modelo único no mundo! Contratar pouco, barato mas certeiro! É que depois dessa rede ainda tens de pagar a pais e empresários dos meninos que queres comprar. E sim…putos de 14 anos com empresários. E depois tens de lhes pagar para ficarem e renovarem…e tens de lhes pagar mais do que pagam os rivais. Não sei se sabes por exemplo o João Félix começou no porco…Portanto se calhar tens de cortar ainda mais nas contratações da equipa A. E vai resultar em quê?! 2 ou 3 por geração a chegar à equipa A? Quantos chegam hoje mesmo? E quantos podiam chegar com um treinador que trabalhe miúdos?! Será que mais 5 ou 6 milhões por ano vão mesmo dar um upgrade de jogadores na equipa A de qualidade?! Eu olho para o lado (ambos porco e lampiões) e não os vejo terem assim um upgrade tão mais evidente que nós nos miúdos da equipa principal e no tempo que lá estão…
E mais…sabes como é a rede actualmente? Se calhar ficarias surpreendido pelo que existe efectivamente agora e não com aquilo que dizem que disse…
6 Setembro, 2018 at 12:14
Fiz esse exercício sempre e há vários jogadores dos rivais que na mesma posição eram superiores aos nossos nas últimas 3 épocas (isto claro depende do modelo de que gostamos e de que características valorizamos como as que aproximam mais a equipa da vitória), agora especialmente na primeira e na última a nossa qualidade era muito mais semelhante à dos outros do que era antes isso sim.
Olha que Chelsea, City e PSG rapidamente começaram a ganhar campeonatos assim que o dinheiro entrou. A questão é que cultura de vitória ou não quando tens dinheiro para ter Guardiola ou Sarri os deixas construir um equipa a cultura de vitória aparece. Com talento a sério, basta um mínimo de estrutura que a vitória aparece. Agora quando lutas com outros de talento igual é obvio. Mas claro nada disto é sequer solução para ou Sporting que tem de ir por outro caminho.
Em relação ao investimento mais uma vez scouting e estrutura técnica são peanuts dei-te exemplos de valor mas provavelmente nem é preciso investir quase nada (bastará organizar e substituir pessoas) até porque como dizes existem olheiros no Sporting o trabalho que fazem tem é de ser modernizado e integrado na estratégia desportiva global coisa que não tem acontecido.
Depois temos o ponto final que é o exemplo que dás dos rivais. Neste momento se o Benfica não fosse uma máquina de embolsar dinheiro para os corruptos que o dirigem podia ter um plantel com uma grande base da formação e com uma qualidade semelhante ao que tem. Agora eles preferem a lavandaria e o carrosel para se abotoarem. Mesmo o Porto tem vendido muitos jogadores de Formação.
A verdade é desde o raide que fizeram à nossa academia levando pessoas e copiando metodologias e com a modernização que foram fazendo passaram de décadas sem um único jogador de jeito formado (tens Paulo Sousa e Rui Costa em 30 anos) para de repente teres Nélson Semedo, Bernardo Silva, Guedes, João Cancelo em campeonatos de topo e agora Gedson e João Félix a aparecer (felizmente para serem despachados a correr para o Orelhas ensacar mais algum).
No Porto tens Ruben Neves (que é um dos maiores disparates de gestão do Porto), Diogo Dalot, André Silva. Ou seja eles pelo menos igualaram-nos em aparecimento/rendimento com vendas de talentos da formação.
6 Setembro, 2018 at 14:57
Amaral…se os lampiões não fossem uma máquina de desembolsar dinheiro para os corruptos que o dirigem + o Mendes tinham exactamente o mesmo problema de nós para captar ou manter os jogadores de talento…é eles alimentarem essa gente toda que faz com que tenham uma capacidade maior que os outros para os reter. E depois o preço é mais de metade nem cheiram bem o relvado….
Lá está….o Felix começou no porco…não mudou por amor ao clube, podes ter a certeza…
Eles cresceram bastante. E formam com qualidade. Não tenho a mínima duvida. Mais que lampiões, há anos que admiro equipas jovens do porco. O passo que eu não vejo é formarem muito mais e muito melhor que nós, estarem muito à frente e ser preciso investir muito para tentar recuperar o terreno perdido. Eu não vejo isso. Tal como não vejo que uma máquina cúbica ser crucial para fazer jogadores , ter 30 campos relvado, ter mil gajos no scouting, uma escola etc…
Achar que os vamos combater com as mesmas armas é utopia. Quem vende isso está a vender uma mentira. É tão simples quanto isto. Eu não acredito que o Sporting tenha capacidade financeira (nem quero) para andar a comprar putos à toa e a entregar tudo a um empresário, ficando à sua mercê. Só para dizer que temos alta formação e depois na verdade aproveitarmos tanto como os outros. É o que se passa. Por cada Gedson que aparece há um Bragança ou um Miguel Luis à espera de oportunidade. Por cada Félix há um Jovene ou Rafael Leão. Talento jovem à espera de ser aproveitado no Sporting é o que não faltou, falta ou faltará.
O que eu acho que temos perdido terreno é na oportunidade. Isso sim. Eles aparecem na equipa principal. Um R. Dias aparece por cada D. Duarte que emprestamos. Um R. Semedo tem vida muito mais difícil dentro de campo que um Lindelof (que nem é da formação deles). Aí sim…temos de mudar radicalmente o paradigma dos últimos 4 anos e voltar às bases porque senão não vale a pena ter academia…
6 Setembro, 2018 at 15:10
No ano passado. Do porco queria (para o 11):
Herrera para jogar com o William no lugar do Battaglia…e são os 2 medianos na minha opinião mas pronto. Acho que o Herrera encaixaria bem;
Brahimi para o lugar do Acuna;
Ricardo para o lugar o Piscinni…e mesmo assim hesito…
Dos lampiões:
…….
…….
Se estivesse em condições, o Jonas para 2º avançado.
O resto tínhamos equivalente ou melhor…
6 Setembro, 2018 at 10:46
Tiago, quanto à formação, estás completamente enganado. Estamos a léguas do Benfica, neste momento, e em vários aspectos, e até o Braga começou já a investir tanto como nós na formação.
6 Setembro, 2018 at 10:49
a principal diferença tem numéro: 15 milhões
6 Setembro, 2018 at 10:51
Em quê?!
Não sei em quê…vejo as equipas e não vejo uma diferença enorme entre elas. Umas gerações melhores, outras piores…Vejo o produto final (jogadores na equipa A) e não vejo uma diferença enorme. Eu ouço e leio isso tudo…mas depois vejo e …. onde é que isso se materializa? Não sei…
6 Setembro, 2018 at 12:26
A diferença é nos pequenos detalhes. Eu conheço um puto com 9 anos, ferrenho Sportinguista, daqueles que anda o dia todo com a Verde e Branca vestida, que é craque. Foi abordado n vezes pelo Sporting(foi fazer testes umas 6 vezes) Carnide, Belenenses etc. Acabou no Belenenses, e desiludido por ir tantas vezes ao SCP e não ficar. Se lhe perguntar onde quer jogar, responde: Carnide. O staff, e organização do Carnide nestes escalões é muito grande e não passa ao lado dos outros putos que logicamente se apercebem.
6 Setembro, 2018 at 15:02
Desses, que são milhares, 2 ou 3 chegam à equipa principal. Ele é brutalmente melhor que os que temos? São esses que contam. E não vejo que eles tenham mais putos prontos para a equipa principal que nós. Não estou a falar da captação, etc. Estou a falar do que vejo das equipas do Sporting e dos outros. Em campo.
Infelizmente têm-lhes dado mais espaço do que nós. Mas aí o problema está no futebol sénior, não no de formação.
6 Setembro, 2018 at 9:37
Nos últimos dias tenho andado a refletir sobre estas eleições e se e em quem devo votar. Por mais que insista, esta ideia não me sai da cabeça.
Bruno de Carvalho TINHA de estar nestas eleições. Não está, e não me f#dam, não há nenhuma razão objetiva e séria para não estar. E não estando, estas eleições não passam de uma palhaçada, e decidi que não vou ser cúmplice dela. Quem pensa diferente não está errado, mas sinceramente gostava que a nação sportinguista desse uma demonstração maciça de sportinguismo (e já agora de dignidade e memória) no sábado… ficando longe de Alvalade.
6 Setembro, 2018 at 9:46
Isso. E depois nem sabemos se estas eleicoes vão realmente ser feitas ou se os resultados vão ou não contar. Enfim
6 Setembro, 2018 at 10:26
Bruno de Carvalho nao está porque preferiu ser destituido em vez de se ter demitido quando foi responsável pela maior crise da nossa historia (admito que indiretamente mas foi o principal responsavel pelo cargo que ocupava). Para alem de ter violado os estatutos e ter posto os interesses pessoais à frente do clube (MAG ilegal, videos da AG publicados, suspensão do plantel, providências cautelares disparatadas, num dia vai desistir do Sporting no dia seguinte já não). Portanto este senhor perdeu a lucidez.
Isto seria suficiente para o Bruno do primeiro mandato (em quem votei convictamente) exigir a explusao de socio do Bruno do segundo mandato.
Assim, eu enquanto socio exijo a sua expulsão definitiva do clube.
6 Setembro, 2018 at 10:53
não vi justa causa em lado nenhum para se avançar por inicativa do bomebrio para a g de destituição, o que vi foram pressões para se demitir, como não o fez nos moldes que estavam em cima da mesa o bombeiro auto destituido avançou para ag sem mostrar uma unica prova aos socios.
isto é facto e não ficticio.
6 Setembro, 2018 at 11:10
Suspensão do plantel, providências disparatadas, num dia desiste no outro não… E fundamentos de verdade, daqueles legais, tens? Já agora, o Marta Soares também deve ser expulso por ter feito o mesmo?
6 Setembro, 2018 at 13:55
Eu vou seguir esse exemplo.
Não vou votar pela primeira vez.
Ainda ponderei em votar Benedito, mas seria sempre uma segunda opção e eu na vida gosto de escolher o que quero e não o que me querem impor.
Portanto pela primeira vez não irei votar.
Também concordo consigo, julgo que um numero de votantes inferior ao das ultimas eleições poderá ser uma lição para se perceber que para mobilizar é necessário dar espaço a todos.
6 Setembro, 2018 at 14:44
+1 AQUI. SL
6 Setembro, 2018 at 9:47
Sinceramente custa-me ver, ler, e ouvir, quando alguém fala no Sporting em 2018, como se tivesse a beira do precipício, ou quase para fechar portas.
Alias ou sou eu que estou muito pouco informado, ou então vem me a ideia o ano de 2013, o 7º lugar, o passivo acumulado, os 4 ou 5 treinadores por época, os PER’s etc. etc.
Depois vem me a ideia as eleições desse ano, onde apareceram 2 gatos pingados, sendo que um deles foi pescado do refugo do caldeirão do croquetismo, onde toda a gente(e muitos que agora até se apresentam em listas), diziam que só um louco pegava no Sporting naquela altura….e agora estas eleições onde aparecem 7 candidaturas, mas outras quantas que não chegaram a se-lo, e eu fico a pensar…epa mas isto está assim tão mau?
Tenho, com grande tristeza, zero esperança no futuro proximo do Sporting. O Sporting tem na sua cúpula de associados, um saco de gatos, onde toda a gente se arroga ao direito de opinar, de pertencer, de fazer parte só porque o avô foi o fundador, ou a puta da mãe foi da ginastica. E a forma como se procedeu o caminho que levou a estas eleições, e agora os debates, onde se atacou mais do que debateu, mostra bem isso.
Eles só se uniram para derrubar o ditador. Assim que o tacho ficou a vista, e se viu que não dava para todos, começou logo tudo a dispersar.
Quem for para lá, ou é estilo de Bruno de Carvalho e afasta esta merda toda de lá, o máximo de tempo que a sua sanidade mental permitir, ou então se começa a tentar congregar todas estas “sensibilidades” da treta, esta fodido em meia duzia de meses.
Também haveria a hipótese de ser, ao contrario de Bruno de Carvalho, menos musculado, mas mais inteligente, e mais rato…mas sinceramente não me parece que nenhum o seja.
No meio disto tudo estou indeciso. Se voto no Benedito, porque me pareçe ser o que mais se aproxima daquilo que eu idealizaria. Se voto Fernando Tavares Pereira, para votar em aluém de fora da “nata” sportinguista. Se não voto sequer, e mando foder isto tudo.
6 Setembro, 2018 at 10:31
Por um lado achas que o Sporting nao está mal. Por outro achas que o futuro será miserável… nao acho que faça muito sentido. O proximo Presidente tem todas as condições para fazer um bom trabalho se os sócios não entrarem nestes pessimismos sem substância. Afinal estamos em primeiro com o (fraquinho) Peseiro…
6 Setembro, 2018 at 11:16
Nao vejo problema em achar que o presente é bom e o futuro péssimo. A diferença chama se sporting pos golpada.
6 Setembro, 2018 at 11:34
Pessimismos sem substância? Tenho 30 anos. Acha que eu preciso de mais substancia, do que aquela substância, e de merda, que vejo a mamar no Sporting desde que sou nascido?
O Sporting não está tão mal como o pintam, graças a quem la esteve nos ultimos 5 anos.
Mal estava em 2013, quando muitos destes senhores todos se esconderam, e não apareçeram para pegar no clube quando a coisa realmente estava dificil.
Melhorou, porque muitos destes senhores foram afastados do Sporting, a conta da “loucura” e dos tomates de quem o liderou nos ultimos anos, e a conta dos sócios de base, como eu, alguns que se reaproximaram, outros que finalmente se aproximaram, e que serviram para os manter em sentido.
Tudo isso, e não retiro culpas proprias a BC, acabou no dia em que ele foi destituido, e principalmente da forma que foi.
Agora acha que eu não tenho razões para estar pessimista? Tenho 30 anos de idade! O que é que eu vi até hoje amigo? O que é que eu vi?
Os outros a ganhar, nós praticamente sempre a descer, até que apareçeu um maluco que teve a coragem de pôr o dedo na ferida, e melhorar as coisas enquanto teve cabeça para tal, até que quando a perdeu se deixou cair na esparrela que lhe prepararam. E se a perdeu, tambem foi por ter de andar a lutar, e muito, tanto dentro, como fora(como agora se vê bem a merda que ha no futebol português).
Acha que algum dos candidatos me dá 100% de confiança, de que as coisas vão melhorar? Até quando é que o vai conseguir?
Até quando vão aguentar caladinhos os grupinhos, os etcs, até começarem a foder o esquema ao proximo, como fizeram a este ultimo?
6 Setembro, 2018 at 11:15
Nem mais. O que era preciso era um novo ditador, ainda mais sanguinario, que simplesmente mandasse embora todos os cancros, desfizesse todos os grupinhos e desse um rumo ao clube.
6 Setembro, 2018 at 11:15
Na mesma condição, sem tirar nem pôr.
6 Setembro, 2018 at 10:24
A dois dias das eleições, caso estas se realizem
Boas ideias, como sempre acontece nestas coisas. Entre o pensar e o executar vai um espaço enorme, depende da competência, da vontade, e de factores externos.
Veremos se os perdedores colocam à disposição do Clube e SAD todos os recursos que afirmaram ter em seu poder, sejam parceiros ou conceitos.
Em termos de futuro próximo, a receita parece ser “simples”: aumentar receita e reduzir despesa, e obter resultados desportivos. Os títulos são um factor determinante para aumentar a fidelidade do cliente e a militância do adepto, e permitem o acesso aos milhões da Indústria, quer seja através de LC, quer seja pelas transferências. Aumentar a receita, num mercado pequeno como o nosso, é um exercício difícil, daí que seja essencial o recurso a parcerias com empresas estrangeiras. Não vi algum dos candidatos comprometer-se com um prazo e valor para o naming do estádio.
Quanto à despesa, é preciso reduzir drasticamente o número de jogadores sob contrato, e restringir as compras anuais. O plantel profissional tem de ser gerido com o máximo de eficiência e eliminar a filosofia das “apostas de baixo risco”. Seria interessante alguém fazer uma análise financeira custo/benefício dos jogadores contratados nos últimos 10 anos, entre valores despendidos pelo clube (custos de compra mais salários) e ganhos (taxas de empréstimos e vendas). E quiçá contrapor com jogadores formados, que na última década significaram a maior fonte de receitas para a SAD em termos de transferências.
Um plantel de 23/24 jogadores, com os sub-23 a apoiar, seria o ideal. Ao longo do mandato tentar implementar uma estratégia de estabilidade do plantel, limitando entradas e saídas. Como flops e barracas todos dão, também será preciso aumentar as “parcerias” com os empresários, de modo a colocar excedentes, algo que esta Direcção nunca conseguiu fazer eficazmente.
6 Setembro, 2018 at 10:34
off
Naide Gomes vai ficar com a medalha de bronze dos Mundiais de Atletismo de 2009, em salto em comprimento, devido à desqualificação da russa Tatyana Lebedeva, apanhada num caso de doping.
A atleta portuguesa tinha ficado no quarto lugar no campeonato realizado em Berlim, mas nove anos depois foi feita justiça.
Tatyana Lebedeva conquistou na altura a medalha de prata, no entanto, a Unidade de Integridade do Atletismo veio esta quarta-feira retirar o título à atleta russa.
Naide Gomes, que tinha ficado fora da cerimónia do pódio, fica agora com a medalha de bronze. Naquela final de Berlim saltou 6,77 metros
6 Setembro, 2018 at 10:59
Excelente post. Especialmente no que toca à formação. Neste momento, estamos bem atrás do Benfica – e isto é-vos dito por qualquer tipo, desinteressado, que trabalhe na formação. E enquanto continuarmos iludidos, não vamos crescer o suficiente para apanhar o Benfica. Em todo o caso, o Benfica, nos últimos dois anos, deixou sair vários tipos bons da formação, pelo que este seria o momento para os tentarmos apanhar. Sei também que a equipa do JB anda a tentar perceber exactamente o que é que aconteceu em concreto para termos sido ultrapassados, como fomos, pelo Benfica.
Se é verdade que o BdC não tem necessariamente culpa disso – no último ano do Godinho, por ex., os olheiros deixaram, pura e simplesmente, de receber -, as coisas melhoraram ligeiramente entretanto, mas o BdC andou a atirar areia para os olhos dos adeptos: ao passo que o Carnide se preocupou em criar melhores jogadores, mesmo que não ganhasse campeonatos – notem que os melhores jogadores deles jogavam sempre no escalão acima; para além disso, estão muito acima de nós quer quanto ao critério na escolha do tipo de jogador pretendido, quer quanto à rapidez com que chegam aos miúdos -, ao passo que o SCP preocupou-se exclusivamente com tentar ganhar umas competições jovens.
E embora nem vá muito à bola com o Varandas, o gajo ontem sublinhou um aspecto importante e um erro de palmatória do BdC: a destruição da equipa b. A segunda liga é muito mais competitiva do que a liga revelação.
6 Setembro, 2018 at 11:04
Eu gostava de saber que gajos são esses de que falam…
Eu não conheço muitos gajos desses. Conheço 1 do Sporting e conheço alguns que acompanham mais de perto escalões de formação dos grandes…
O que trabalha no Sporting já me disse que eu me ia rir se soubesse o que é feito no Sporting e o que é dito pelos candidatos ou que se diz por aí como verdade adquirida.
Os que vão acompanhando de perto todos me dizem o mesmo…umas gerações melhores outras piores…há MUITO talento no Sporting…
6 Setembro, 2018 at 11:26
Isso que dizes é verdade: a maior parte deles não faz ideia do que está a dizer. Chegam a dizer que vão fazer coisas que já existem.
Quanto ao resto, não tens razão. Dou-te um bom exemplo: só este ano vamos ter academias regionais; e outro: perdemos recentemente o nosso coordenador da prospecção da zona norte para o Braga.
6 Setembro, 2018 at 11:50
Isso faz com que seja mentira que há muito talento na academia?!
Então este ano vamos ter academias regionais…o caminho está a fazer-se…
6 Setembro, 2018 at 12:16
Tiago, eu vejo mais talento no Benfic@!
Ainda ontem levamos 3 secos num jogo quase sem história nos iniciados.
O que se fala é em comparação com um passado recente onde nós tínhamos muito mais talento que o Benfic@ ou o Porto. Hoje não temos. E porquê? Porque eles não só acordaram para a vida, e passaram a fazer como nós fazíamos, como melhoraram vários aspectos. E não são só o Benfic@ e o Porto. Hoje, Braga, Guimarães, Belenenses, e outros clubes menores já seguram e atraem jogadores que antes não conseguiam!
Antes, em caso de propostas similares, os jogadores escolhiam o Sporting porque era o Sporting que tinha a melhor formação e que lhes dava oportunidade de chegarem à 1º categoria. Hoje escolhem o Benfic@, pelas mesmas razões. E isto é um sinal claro de que fomos ultrapassados
Tens talento na formação, claro. Mas não tens esse muito talento que falas… Já tiveste!
6 Setembro, 2018 at 12:21
Claro que há talento na academia, mas estamos a perder muitos talentos para os outros. E se não concorrermos ficamos para atrás é que antes apanhávamos tudo.
6 Setembro, 2018 at 14:11
Eu não disse que não há talento na academia. Disse que, neste momento, estamos atrás do Carnide tanto na formação, como na prospecção, de onde se pode retirar que a probabilidade de eles lançarem mais e melhores putos do que nós é, agora, maior.
6 Setembro, 2018 at 11:41
Na semana em que sai a acusação mais grave da historia do futebol português , ainda anda aqui pseudo Sportinguistas a falar que o benfas ultrapassou o Sporting nisto e naquilo bla bla whiskas saquetas , é tudo fictício naquele clube CORRUPÇÃO VAI ATÉ AS CAMADAS JOVENS DA SELECÇÃO , e já agora toma conta deste nome da nossa formação
Joelson Fernandes
6 Setembro, 2018 at 11:45
O que é que uma coisa tem que ver com a outra? Mas tens aí um ponto, se é verdade que nos passaram na formação, não é menos verdade que dominam a federação, o que explica, em parte, algumas das convocatórias para as selecções jovens.
O Joelson é muito bom, sim!
6 Setembro, 2018 at 12:22
Fernando Marques, tu és cego!
Quem pensa que tudo o que o Benfic@ faz é merda e tudo o que o Sporting faz é fantástico… só vê 1/4 do que se passa!
Não fosse a corrupção e nós ganhávamos 10 campeonatos em 9 anos… É óbvio que sim!
Acorda para a vida!
6 Setembro, 2018 at 12:34
Não se eu fosse cego tinha votado na destituição do segundo melhor presidente dos 112 anos de historia do meu clube não porque roubou ou delapidou o clube , não porque mandou a Juve Leo bater nos jogadores , mas porque escreveu umas coisas , e disse que era chato , e agora os não cegos vão eleger o gajo que vai vender o clube , clap clap clap
6 Setembro, 2018 at 23:32
Vês?
És cego… para não dizer algo pior!
Não foi por isso que foi destituído!
6 Setembro, 2018 at 11:07
a culpa do estado do Sporting é dos Sportingustas.
grupos e mais grupos , desde stromps a leões de portugal , para dizer a verdade são tantos que perdi a conta, todos com intresses de diversos quadrantes sociais.
qualquer direção que entre tem de ter elementos dos variados grupos para não ser minada, basta ver os elementos da ultima direçao todos pertencentes a grupos diferentes.
ao fim ao cabo como conta a historia eles acabam por não se entender porque o sucesso desportivo ( futebol ) não aparece e começam ai as danças, as lutas internas etc.
não se iludem seja varandas seja bendito a vençer as eleiçoes, se não forem campeões vamos ter novamente palhaçada, lutas internas de grupos e por ai fora ( já tivemos um cheirinho no debate jb vs pmr ).
ao fim ao cabo os grupos são todos uns gatos fedorentos que minam o Sporting por dentro.
vou alterar:
OS CULPADOS SÃO OS IMENSOS GRUPOS SPORTINGUISTAS !!!!!!!!!!!!
6 Setembro, 2018 at 11:38
Ora alguem que consegue resumir as coisas melhor do que eu, e com menos asneiras.
Só discordo de uma coisa….
“eles acabam por não se entender porque o sucesso desportivo ( futebol ) não aparece”
Eu acho que aqui, não é uma questão de não vençer. É mesmo uma questão cultural! De Cagança! O Sporting está é cheio de Cagança. É uma questão de ADN da cupula.
Por isso mesmo vencendo, duvido muito que houvesse paz. E a haver seria sempre uma paz podre.
6 Setembro, 2018 at 12:06
Também acho que estamos cheios de gente com cagança a mais.
A renovação do Jovane pelo Cintra é uma prova clara disso. Não é competência dele renovar contratos a 3 dias de sair e de entrar uma Direcção legitimada pelo voto dos sócios. Mas o aparecer na foto e dizer que foi ele que fez – sabe-se lá de que maneira – é mais forte e cagou de alto que aquilo não é da sua competência. Lá está, cagança a mais.
Outro exemplo é o parvalhão da CF que veio falar das contas. Não é da competência dele mas a cagança é tanta que fazem tudo por aparecer nas TVs e nos jornais, como gente importante e acima dos outros!
Estamos cheios de merdosos que se auto intitulam “sócios ilustres”… Enquanto não se mudarem estas mentalidades, não vai ser fácil sermos diferentes do que temos sido nas ultimas décadas!
6 Setembro, 2018 at 12:22
merdosos que se auto intitulam “sócios ilustres”
Miguel não tenha medo de dizer a palavra certa esta gente não são sócios como tu e eu , são SPORTINGADOS e de sportinguistas não tem nada .
SL
6 Setembro, 2018 at 13:04
Também tens razão Pedro
6 Setembro, 2018 at 11:59
Excelente texto com o qual concordo a 99%.
Estava a lê-lo e a pensar “olha, alguém que vê o mesmo que eu”…
Lá está, falta alguém que “tenha um projecto na cabeça”, que pense o clube, que consiga pensar o futebol do Sporting em ciclos de 3 ou 4 anos.
Há que racionalizar melhor as coisas.
Cada plantel não deve ter mais de 25 jogadores, 2 dos quais guarda-redes. O 3º guarda-redes é o principal do escalão abaixo. Dos 25, 17 ou 18 têm de ser jogadores que criem dores de cabeça ao treinador para escolher os titulares.
Na equipa principal, há que apontar para ter 50% de jogadores formados no clube e 50% de jogadores portugueses. Não sendo obrigatório, deve ser tentado pois ajuda a manter a identidade do clube e a criar alguma mística.
Não se pode mudar meio plantel por época. Isto é um claro sinal do falhanço que foi a época anterior. Deve-se vender muito bem um dos principais jogadores, bem outro, e mais dois ou 3 daqueles que são menos utilizados e não se espera já grande evolução. Portanto, são 4 ou 5 jogadores a trocar de época para época. 2 desses virão da formação e os outros contratados fora.
É perfeitamente possível ter sucesso desportivo e económico com um plano similar a este. É preciso é ser competente e ter um clube bem estruturado, com uma boa formação, com um bom scouting, com bons treinadores e alguém que pense em ciclos de 3 ou 4 anos.
O clube deve ter 3 equipas seniores: A, B e sub23. Serão 70 a 75 jogadores aqui. Mais 4 ou 5 que podem ser emprestados a equipas da 1ª Liga, para ganharem embalagem e competitividade jogando regularmente, em vez de estarem no plantel principal e pouco jogarem. Serão, no máximo, 80 jogadores. Muitos dos sub23 serão ainda juniores. Um ou outro dos B serão juniores também.
O mais importante na formação não são ganhar os campeonatos de iniciados, de juvenis ou de juniores, mas sim formar jogadores para os patamares profissionais seniores. Se der para ganhar, óptimo. Se não der, não há problema. E, acredito, se as coisas forem bem feitas, ganharemos o suficiente.
Não iremos ganhar sempre, como é óbvio. Haverá um ano ou outro em que a coisa não correrá tão bem e poderemos estar afastados da luta pelos títulos mais cedo do que o desejável, mas o normal será termos uma consistência que nos permite estar nos momentos de decisão e lutar pelas vitórias finais.
Para mim, e ninguém me vai conseguir convencer do contrário, um clube só contrata 15 ou 20 jogadores por época para que alguém saque dinheiro assim. Porque não é necessário e, pior, não é bom que se mude tanto as equipas. Contratar “carradas” de jogadores nunca será um bom sinal e nunca levará ao sucesso.
Em relação ao texto, quero dizer que também começo a achar que existem deficiências no futebol feminino. Algo não está a funcionar bem na equipa principal e, acho eu, este ano teremos grandes dificuldades em revalidar os títulos que limpámos, com todo o mérito, no ano passado! E não irmos à WCL na próxima época será um duro golpe para as nossas raparigas e para o prestigio que o futebol feminino do Sporting tem vindo a alcançar!
No domingo já vamos ter uma ideia do que nos espera este ano…
6 Setembro, 2018 at 12:30
Ao contrário do que o texto refere, acho que este mandato será mais fácil do que parece. Não somos aquele clube que BdC projectou inicialmente nem estamos tão fortes como essa projecção preconizava. BdC deixou o clube mais forte do que encontrou, é um facto, mas não tão forte como prrometeu. E há que colocar as coisas nos devidos lugares:
– Questões de património (recuperação de passes, pavilhão, etc) não mudam com novo presidente. Nng vai mandar o João Rocha abaixo ou voltar a espartilhar os passes de jogadores ou perder a maioria da SAD
– Questões de gestão desportiva e financeira só com tempo poderemos analisar. Mas verdade se diga, se aqui existirem alterações não perdemos nada, sobretudo nas contratações (em quantidade e qualidade). O caminho que estava a ser seguido, a depender de EO e antecipação de receitas para sobreviver não me parece que fosse correcto (independentemente dos rivais fazerem o mesmo ou não)
– Questões de Marketing e Comunicação, aqui sim, poderemos ver logo o impacto das alterações. Seja na frequência da comunicação, canais, forma e conteúdo. E no Marketing o amadorismo é tal que é impossível fazer pior.
– Questões de Modalidades, só um louco é que desinveste depois do ano passado que tivemos. A não ser que não tenha vontade de cumprir sequer 1 ano de mandato.
No entanto, compreendo os receios. Partilho-os, até. Se há coisa que nunca existirá e podemos dar isso como garantido, é que não teremos união. Este presidente vai sofrer as mesmas pressões que o anterior (mas desta vez vindas de “notáveis” diferentes) a questâo é saber como lidará ele com isso. Se saberá analisar os contextos, definir estratégias e manter-se fiel às mesmas ou se a “estrategia” será o seu impulso no momento.
Preocupado, sim. Em pânico, não.
6 Setembro, 2018 at 13:10
100% de acordo com o Zero Seis!
Há muito para mudar; tem de ser agora mas não vai ser fácil; e infelizmente não vislumbro ninguém com vontade e capacidade para o fazer …
A minha esperança é que o candidato que ganhe as eleições consiga depois unir a família Sportuinguista e atrair as competências em falta na sua estrutura.