Nasci no final da década de 60 do século passado. Nasci Sportinguista. Acho que já o era antes de nascer… o meu Pai não deixou nada ao acaso, tal como fiz mais recentemente, já neste século, com o meu filho.
Desde cedo me habituei ao ritual de sofrer com o Sporting, de ignorar os adversários (na altura já o inevitável bullying lampiónico) e de celebrar as vitórias com entusiasmo.
A de 81/82 foi a primeira que realmente mexeu comigo… aquela equipa, aquele ataque de sonho, aquele treinador cheio de carisma, encheram-me de orgulho e de alegria pelo meu Sporting na inocência dos meus 12 aninhos. O ritual de ouvir os relatos na rádio, com todos os jogos em simultâneo, a tentar adivinhar onde era o “Gooooooooooooolo” entre o “tempo que ia sempre passando em Alvalade” fazia parte das tardes de Domingo, com o raro prémio de, casualmente, lá ver um jogo do Sporting na televisão… eram outros tempos.
No meio do “grande jejum” do futebol, as alegrias das modalidades, do atletismo, do enorme eclectismo do Sporting. Mas sempre lá, na bancada nova do velho Alvalade… desde os jogos para a Taça em que até se ouvia os jogadores (uma vez vi um gajo atirar um sapato ao Maside depois de discutir com ele da bancada para a linha… sempre me interroguei como se explica em casa chegar sem um sapato?), aos derbies com o estádio “à pinha” e, especialmente às noites europeias, que na altura eram o prato principal do futebol… muitas, desde o 3-0 ao Bilbau com um golo de sonho do Sousa que só viu quem lá estava (o jogo não foi filmado, já não me lembro porquê), os 7-0 ao Timisoara, até às desesperantes “derrotas” com o Real e com o Barcelona, por causa do golo sofrido em casa… além das outras muito mais frustrantes, com equipas mais pequenas, nacionais e internacionais, imagino que, contrariamente à minha convicção, renovada todos os anos, devido a não termos afinal os melhores jogadores do mundo, apesar das sonantes contratações efectuadas, Eskilsons, Roger Wildes e afins.
Muitos anos a virar frangos… O melhor momento, 14 de Dezembro de 1986, 7-1 numa tarde de neblina, mágica! O pior, 14 de Maio de 94, quando o menino de oiro resolveu marcar 3x e cometer mais uma injustiça cósmica contra nós, ensopados e arrasados. Pouco mais de um ano depois, no Jamor, o “Mochilas” lá me recompensou pela lealdade e, à falta do campeonato, deu-nos a merecida alegria da Taça.
Muitos anos, muitas lágrimas de raiva… tive que esperar até ao virar do milénio para chorar realmente de alegria, na noite de Vidal Pinheiro em que o País parou e se lembrou da dimensão do gigante adormecido há 18 anos… às 4 da manhã lá estava, com mais 60 mil leões, à espera daqueles heróis que fizeram o que parecia impossível e trouxeram o caneco contra tudo e contra todos… título esse tão ansiado, que me custou um anel de ouro, porque as promessas são para cumprir. Nesta noite, como em todas as de alegria, celebrações sempre únicas e partilhadas por todos os Sportinguistas… quantas vezes abracei pessoas que nunca tinha visto e nunca voltei a ver na imensidão do velhinho Alvalade? Quantas vezes todos nós o fizemos?
Dois anos depois, o Super-Mário e o Menino (agora sim) de Oiro até nos fizeram crer que depois de tão grande travessia do deserto tínhamos finalmente chegado à terra prometida do “Reino do Leão”… ilusão amargamente destruída pouco depois, novamente a 14 de Maio (maldita data), agora de 2005, com mais uma impossibilidade cósmica que contra nós insistem em aparecer, fulminantes e arrasadoras, neste caso na cabeça-ombro, ambos faltosos, de uma “girafa”.
Entretanto já o futebol tinha mudado e se tinha tornado o negócio dos empresários, fundos e milhões, a caminho do actual estado lampiónico da (sem) vergonha, que até o amador apito dourado do “café com leite” faz parecer uma coisa amadora. Foi uma fase de desencanto e descrença, que me fizeram viver com menos entusiasmo o meu Sporting… o amor e a paixão, esses não passam, hão-de morrer comigo, espero que continuem nos meus filhos. Nem é necessário relembrar tudo que nos levou a 2013 e àquele desastroso ano do 7º lugar.
Ainda me lembro (bem) da crença que depois renasceu, com a chegada de Bruno de Carvalho e, pouco depois, com a contratação de JJ, que me trouxeram de novo para Alvalade semanalmente… para voltar a sofrer a tragédia grega de 2016, desta vez a 5 de Março, com contornos trágico-cómicos de cariz costa-riquenho provocados pelo tufo de relva do Alvalade XXI que decidiu afastar a bola da maldita baliza lampiónica.
Tenho quase 50 anos de Sportinguismo, com algumas alegrias, muitas tristezas, muita crença, sempre! Nesses quase 50 anos, muitos craques, treinadores e dirigentes passaram por Alvalade, sempre apoiados pelos Sportinguistas, por isso mesmo muitas vezes considerados adeptos diferentes, indefetíveis, (d)os melhores do mundo! Os últimos meses foram os piores desses quase 50 anos, de forma quase impensável, imerecida e inacreditável.
Nunca pensei ter que ir votar para destituir um Presidente que, depois de fazer renascer a crença, chegou ao ponto de fazer o clube refém, sem conseguir avaliar os danos causados ao Sporting, parece que decidido a fazê-lo cair consigo, como que sua propriedade… e que insiste em não deixá-lo reerguer-se e continuar, como se dele fosse inseparável.
Este choque com a realidade é terrível, esmagador e indigna o meu Sportinguismo, que provavelmente continua a ser demasiado ingénuo, como em 1982. Essa ingenuidade não esquece o que de bom foi feito por Bruno de Carvalho pelo Sporting durante 3 anos e tal… mas não consegue aceitar, e muito menos perdoar, o que lhe está a fazer desde há 4-5 meses, numa espiral de loucura inaceitável, por mais que o tente justificar por amor ao clube.
Amor ao clube?! Amor ao clube tenho eu e quem o defende, sempre, contra tudo e contra todos… os Sportinguistas. Sim, SPORTINGUISTA! Nunca sportingado, sportinguense, croquete ou outra merda qualquer com que, no seu discurso já de ódio e loucura (só pode) Bruno de Carvalho decidiu fragmentar os adeptos do Sporting, naquilo que escolheu deixar como o pior do seu legado, agravado um pouco todos os dias, com o apoio dos (cada vez menos) brunistas, que entretanto querem acreditar ser uma espécie de Sportinguistas Arianos, mais puros que os “pior que lampiões” todos com que têm que partilhar o Sporting.
Mas que merda é esta?! Não cabe na cabeça de ninguém que os piores inimigos… sejam os “outros” Sportinguistas!!! O Sporting está cá há 112 anos, e estará cá por muitos mais! Muito depois de o último brunista celebrar o último dos muitos títulos que ainda irá conquistar. Se a fortuna quiser (algum dia tem de querer!), o Sporting ainda irá realizar o potencial que os muitos milhões de adeptos alimentam todos os dias e dar-lhes as inúmeras alegrias que merecem celebrar, com muitas vitórias, também no futebol.
Mas, enquanto não conseguirmos aceitar que os adversários estão fora do Sporting, alguns se calhar mesmo como verdadeiros inimigos, porque só querem o nosso mal e não olham a meios para vencer… enquanto escolhermos alimentar a guerra civil que continua a ser ateada todos os dias, esse potencial fica todo por realizar e só resulta em frustração.
Não é essa a minha escolha… não consigo deixar de escolher, sempre, o Sporting Clube de Portugal, a única instituição a que realmente pertenço por escolha puramente afectiva… e podemos mudar de tudo nesta vida, mas de clube nunca mudamos! Sporting, Sempre!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Lanterna Verde
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
7 Setembro, 2018 at 15:40
Danos ao Sporting foram feitos por pessoas que mais rapidamente se viram contra o clube do que em sua defesa.
Mais rapidamente pensam no seu umbigo do que no que se passa efectivamente no desporto português.
Que quando vêem o CM a difamar com chavões aceitam e são os primeiros a discutir e a criticar o clube, quando a correcção vem uns dias depois já nem falam disso.
Infelizmente, estes são mais do que eu pensava. Têm o clube que merecem.
Sendo sincero, neste momento, só queria que a SAD fosse vendida para haver finalmente a divisão de quem ama o clube e de quem gosta do futebol moderno.
7 Setembro, 2018 at 18:34
é tudo isso menos o ultimo parágrafo!!!
7 Setembro, 2018 at 15:44
fdx é que até fiquei arrepiado, eu não te conheço no entanto diria que este texto poderia ter sido escrito por mim. Tirando um pequeno pormenor o resto bate tudo certo.
7 Setembro, 2018 at 15:49
BdC decidiu fragmentar, critica-o por isso e continua igualmente a fazer o mesmo a chamar de Brunistas e ainda a fazer referências/comparações com ideologias nazistas…
Duas coisas eu tenho a certeza a tão chamada união que muito se fala, não será certamente por este caminho e que “Sportingados” existiam e continuam a haver e basta ver os “ilustres” que não perderam tempo a passear a sua classe durante este período.
7 Setembro, 2018 at 15:59
Sou mais velho mais ou Menos que Lanterna Verde 10 anos, e vivi tudo isso que viveu e mais algumas coisas, como o campeonato de 73/74 em que O Chirola marca 46 golos, ainda hoje Record da Europa em campeonatos nacionais, a vitória no campeonato de 77/78, com a vitória de 3 a 0 e invasão no último jogo com o União de Leiria. Penso que devemos lutar sempre pela verdade Desportiva, mas comidos de cebolada é que nunca. Bruno de Carvalho, veio mexer com isto tudo e foi uma lufada que entrou no clube contra o situacionismo que se apoderou no Sporting, na sua luta foi pouco racional e perante adversários tão poderosos perdeu-se e em vez de se apoiar nos sportinguistas que o podiam ajudar, abriu mais uma frente de batalha sem quartel dentro do próprio clube, fazendo Assembleias e fazendo programas para expulsar sócios da colectividade, isto só no tempo da inquisição. Aqui foi o começo da morte anunciada de um homem que se tivesse tido uma linha de orientação correta, teria sido um grande presidente. Um presidente deve ser um aglutinador de todas as forças possíveis dentro do clube, independentemente das sensibilidades de cada um. Na história de Lawrence de Arábia, foi necessário que houvesse um homem que reunisse todas as tribos, independentemente das suas diferenças para conseguirem atingir os seus objetivos e unir a nação Árabe , senão teria acabado e findado todos. Estamos neste momento numa situação muito similar em que se queremos um grande clube, temos que estar atentos e unidos contra as malvadedezas dos nossos rivais.
7 Setembro, 2018 at 16:15
Bom comentário, Chico Faria!
A minha idade deve estar ligeiramente acima do autor do texto original e ligeiramente abaixo da sua.
Lembro-me de muita coisa a partir de 70/71… De antes lembro-me de pouco! O que eu adorava o Yazalde! 🙂
SL
7 Setembro, 2018 at 16:32
Chico Faria, devo ter aproximadamente a sua idade. Queira rver a data do campeonato ganho no jogo com o Leiria: a época foi 79/80. Nos últimos 50 anos vencemos em 69/70, 73/74, 79/80, 81/82, 1998/2000, 2001/2002.
u, ABRAÇO E saudações LEONINAS
7 Setembro, 2018 at 17:01
Também julgo que terá sido em 79/80 pois há fotos de mim ao colo do meu pai com a invasão de campo ao fundo e eu nasci em 78.
7 Setembro, 2018 at 17:53
Verdade!
2 campeonatos em 3 anos… Ninguém diria que se seguiria uma seca de 18 anos…
8 Setembro, 2018 at 11:23
Para mais 2 em 3 anos.
7 Setembro, 2018 at 16:01
Gostei muito de ler este post,, sobretudo pelo Sportinguismo emanado do mesmo! Não vivi a felicidade do título de 81/82, mas nunca esquecerei o velhinho Alvalade com 150 mil pessoas em 99/2000. Partilhei a minha cadeira com 3 ou 4 desconhecidos. Tinha 16 anos e nunca esquecerei o que um desses 3 Sportinguistas gritava: QUERO VER O IORDANOV!!!!!
Enfim, boas memórias dum tempo em que acreditei poder ser de viragem. Infelizmente tal não sucedeu e aqui estamos, com apenas mais 1 título conquistado em 01/02, zangados uns com os outros e com tudo e mais alguma coisa.
A única coisa que não entendo do seu escrito é a tal loucura imputada a BdC. Parece que se instalou uma inilidível presunção de culpa, a nível nacional, sobre o nosso antigo Presidente. Em coisa de meses, e à moda do futebol, passou de bestial a besta, sem fundamento, juridicamente/moralmente atendível para tal.
Mais uma vez digo aqui: aceito que Sportinguistas queiram outro Presidente. Não concordo, mas aceito. Apoio sempre o Sporting, independentemente de quem o lidera. Não aceito é a exclusão ab initio, ad aeternum e contra legem de Bruno de Carvalho. Aliás, o próprio autor do post começa por reconhecer méritos ao excomungado, só para terminar como acusador, julgador e “carrasco” deste último.
Cansei de desta responsabilidade panfletária e de slogan dirigida a condutas não descritas de Bruno de Carvalho.
Termino, reiterando que, mesmo não concordando com a conclusão, gostei da leitura e do evidente Sportinguismo do seu autor.
SL
7 Setembro, 2018 at 16:16
Excelente e muito bem escrita opinião, Leão da Cruz de Pau.
7 Setembro, 2018 at 16:34
Obrigado Verde Mania. É apenas reflexo do que me vai na alma!
SL
7 Setembro, 2018 at 16:38
Exactamente o mesmo que eu penso. Quem critica os exageros comunicacionais internos de BdC não pode depois lançar sobre ele e quem o apoia o anátema de brunista e de Sportinguista Ariano, colando uma imagem ideológica nazi a um grupo de sportinguistas. Estragou TUDO o que de bom poderia estar contido no seu post.
Revelou um divisionismo e um sectarismo mais segregacionista e inflamatório que todo aquele de que se quixa.
SL
7 Setembro, 2018 at 19:02
É isto a 100%!!
Eu vivi a felicidade do titulo de 81/82 e depois… vivi tudo o resto!
Não me esqueço NUNCA de ver os jogadores do sporting a festejarem na cabine do estádio do salgueiros e quando se apercebem que estão a ser filmados… yordanov dá o mote e logo todos cantavam em uníssono “A SIC é do benfica, a SIC é do benfica… era um camera da sic que os estava a filmar… isso diz-me TUDO!!
É também por isso que, reconhecendo todos os erros estúpidos, não posso deixar de valorizar MUITO tudo aquilo que bdc fez de bom e pegando nas suas palavras “Não aceito é a exclusão ab initio, ad aeternum e contra legem de Bruno de Carvalho.”
Espero estar enganado, espero mesmo, mas, essa exclusão é uma ferida que não sei quando irá estar cicatrizada e isso não augura nada de bom…!!
Mas amanhã vou votar em Benedito, sem grande convicção mas vou! Porquê? Simplesmente porque nesta situação que o clube atravessa, era garantidamente aquilo que o meu pai faria!! Analisaria os prós e os contras e pensaria… o objectivo é fazer o Sporting avançar, portanto, aquele que melhores condições me dá é Benedito. Varandas está associado ao que se passou na academia, abandonou o barco e aproveitou-se da situação para proveito próprio… Ricciardi é um homem de negócios sem escrúpulos, ser Sportinguista vem sempre em segundo lugar… Dias Ferreira é o eterno quase… os restantes não reúnem mínimas condições para o cargo…!
Eu sou sportinguista desde criança por causa do meu pai, porque o meu pai era um ENORME sportinguista e eu logo o quis ser também.
Amanhã vou votar Benedito em memória do meu PAI.
7 Setembro, 2018 at 19:19
Pretoriano,
Que prazer é ler as suas ponderadas palavras. Um exemplo que muitos deveriam seguir!
Respeito a sua posição, ainda mais por vir do mais belo dos lugares: do coração Sportinguista de seu Pai!
O meu Sportinguismo deve-o ao meu Avô e quero acreditar que ele compreenderia a minha abstenção no acto eleitoral. Se ainda cá estivesse e se não concordasse com esta minha posição, seria a única pessoa capaz de fazer-me mudar de ideias.
Infelizmente já se foi, mas continua vivo no coração dos que cá deixou e tudo lhe devem, inclusivamente o Sportinguismo.
Grande Abraço para um grande Leão!
7 Setembro, 2018 at 19:58
Grande abraço para si também e bem haja!
SL
7 Setembro, 2018 at 19:21
Muito bonito! #Respect!!
7 Setembro, 2018 at 16:09
Danos ao Sporting… nos ultimos 5 ou 6 meses?
* Um presidente atacar um plantel inteiro…
* Um presidente suspender um plantel pelo Facebook…
* Um presidente fazer um figura ridícula num CI no dia do jogo com o Paços de Ferreira…
* um presidente criar um crise que fez suspender e depois parar a NRF…
* um presidente criar uma crise que fez suspender um EO que obrigou a adiar 6 meses o pagamento do EO anterior…
* um PMAG com constantes declarações ridículas…
* o ataque à Academia por um grupo de sócios…
* a atitude dos jogadores no pós ataque à Academia, recusando-se treinar…
* todo o aproveitamento que o JJ fez de tudo isto…
* a perda da Final da Taça de Portugal contra o Aves…
* um presidente e uma Direcção que violam os estatutos do clube, criando orgãos que não existem…
* ser necessário marcar uma AG para destituir um presidente sobre forte contestação…
* todo o folclore do Bruno de Carvalho no dia da AG…
* a nomeação duma CG cheia de Marretas e merdosos…
* as rescisões dos jogadores…
* as muitas declarações de sócios conhecidos, que acham que são ilustres (merdas), contra o Sporting e pondo em causa, por motivos pessoais, os interesses do Sporting, defendendo as rescisões…
* algumas das decisões da CG, como a contratação do Renan, a perda do Badelj, a ida para a tribuna na Luz…
* as atitudes do Bruno de Carvalho desde a AG até agora…
* muitas declarações do Ricciardi durante a campanha eleitoral…
* as declarações do merdoso da CF…
E provavelmente esqueci bastantes… Nestas coisas todas, há alguns gajos que deviam ser simplesmente expulsos de sócios…
7 Setembro, 2018 at 16:33
Olha… deixa isso… esquece… faz como eu formata o cérebro… mete por agora tudo para trás das costas… prepara-te para um novo ciclo… caga nisso, não andes por aqui na luta porque não vale mesmo a pena. Deixa as pessoas a falar do passado recente sozinhas, não vale a pena andar a contrariar, reafirmar, porque não vale mesmo a pena.
Uns mais depressa que outros, outros nunca lá chegam, é mesmo assim.
O que eu puxei aqui para esse filme, na altura porque pensava que era o melhor, até cair em mim e ver que afinal, se calhar, só ajudei a enterrar o meu clube.
SL
7 Setembro, 2018 at 16:49
Miguel na minha opinião, esses danos ao SCP começaram antes de Janeiro/Fevereiro de 2018, começaram em 2017 logo após a reeleição, vide AG de apresentação de contas 2016/17, já estava tudo lá. Vão ver que está muita coisa na net/youtube … Foi na minha óptica o início dos “sportingados”.
Só que só veio à superfície no início deste ano com a ag dos regulamento disciplinar (a parte dos estatutos é risória, não conta para quem tem 2 dedos de testa, só para acabar com o CL que fazia parte do programa de BdC).
Se BdC devia ter feito a “chantagem” ou não dos 75% é discutível. Correu mal, agora à 2ª feira é fácil acertar no totoloto.
Agora pergunto, se tivesse pura e simplesmente se demitido, convocando eleições quem teria compreendido e não dito porque raio legitimado com 90% há menos de 1 ano provoca eleições outra vez?
Teriam pensado há mesma chantagem do ditador coreano não é?
Ele cometeu um gravíssimo erro, ter construído uma “arca” cheia de “submarinos” (jms, jmricci…). Achou que com essa arca grande o suficiente tinha um vaso de guerra para afrontar o estado lampiónico…
Corremos com o BdC e agora temos os submarinos distribuídos pelas várias candidaturas (É escolher… é pró menino e prá menina!!).
Era bom que a diferença entre nós e os lampiões fosse a facilidade em enfiar cornetos na testa. Será?
Não advogo não votar amanhã porque vejo uma via. Preferia ter BdC para escolher. Alguém tomou essa decisão por mim, não me agrada e não acredito sequer que seja bem intencionada!
7 Setembro, 2018 at 18:03
Concordo mas não quis ir tão longe…
O que importa no meu comentário não são os erros do Bruno que causaram dano ao clube mas sim de toda a gente que, em algum momento e de alguma forma, se colocaram acima do clube, não se importando de prejudicar o Clube para levarem a sua avante!
Isto é uma coisa que não se vê nem no Porto, nem no Benfic@, ou se vê, é raramente. Nós, são umas atrás das outras…
A quantidade de pessoas que prejudicou o Sporting com o assunto Academia e Rescisões, foi I M P R E S S I O N A N T E ! Era vê-los, todos os dias, na CS a enterrar o Sporting! Eu acho essa merda INDESCULPÁVEL.
Pessoal que atacou a Direcção do Clube por causa do ataque à Academia e pessoal que defendeu a rescisão dos jogadores, por mim era tudo expulso de sócios. Todos! Puta que os pariu!
Se essa merda é ser sportinguista, Deus me livre!
É como agora andarem a colocar cá fora informação interna do Sporting. Que devem x a este, que não pagaram y aquele, que não vão ter z para pagar ao outro no próximo mês… Qu’é esta merda?
É mais isso que eu queria focar…
7 Setembro, 2018 at 18:32
Concordo com o que dizes aqui.
7 Setembro, 2018 at 17:38
Se o calhau do bombeiro tivesse marcado uma AG para auscultar os sócios ou arranjado as assinaturas para a destituição após o jogo com o paços de ferreira tinha-se evitado a merda toda que aconteceu. Mas não.
7 Setembro, 2018 at 18:08
O calhau do bombeiro propôs ao Deus todo o poderoso, demitir-se, marcar eleições rapidamente e manter-se em funções até às eleições!
Exactamente o que fizeram com o Godinho!
O gajo não quis!
E a culpa é do merdoso do bombeiro? Só porque deu prazos longos, para lá do que era preciso…
Repara, até os Marretas da CG foi o que o gajo conseguiu arranjar. Muita gente foi convidada antes e não aceitou. Aqueles foram os primeiros 10 ou 11 que o gajo conseguiu juntar…
E não estou a defender o merdoso, porque merdosos não são para serem desculpados de nada mas acho que se deve dizer as coisas como elas foram! O gajo não deixa de ser um merdoso na mesma! 🙂
7 Setembro, 2018 at 18:36
De onde vem essa informação que a MAG propos eleições e que o CD recusou? Já não é a primeira vez que dizes isso mas a informação que tenho é exatamente a contrária:
“O Presidente do CD disse então “Faço a mesma proposta já feita na ultima reunião: a MAG e o
CFD dizem quantos dias necessitam, 15, 20, 25 dias, sejam os que forem, e nós garantimos o
acesso a tudo o que diga respeito ao Clube e à SAD, incluindo acesso a toda a documentação, e
contacto pessoal com jogadores e restantes colaboradores”; acrescentou o Presidente do CD o
seguinte: “Esta é uma proposta honesta e que evitará toda a injustiça e problemas para o Clube
e SAD que esta posição da MAG e CFD está a causar.”
O Presidente do CD acrescentou ainda que se a MAG estava a dar 60 dias para a Assembleia
Geral (AG), dando estes 15, 20, 25 dias e analisando toda a documentação facultada pelo CD
ainda tinham tempo, se descobrissem algo de mal, para convocar as eleições nos tais 60 dias
que indicaram, e, até lá, permitiria gerir normalmente o Clube.”
Retirado da Acta da reunião dos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal a 24 de Maio de 2018
8 Setembro, 2018 at 1:01
O Miguel é um filho da Puta!
Podia dizer isto em palavras bonitas, já o fiz … mas há uma altura em que não vale alemã andares a gastar o teu latim com um gajo burro e mal formado!
7 Setembro, 2018 at 17:45
Mais uma…
Miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiike’s Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiist!
7 Setembro, 2018 at 19:19
Porque não fazes uma lista dos danos feitos ao sporting por Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes!!? Era um bom exercicio… tenta, se fores capaz!! Vê, ou tenta ver o que era o Sporting quando Dias da Cunha sai e como estava quando Bruno de Carvalho entrou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
10 Setembro, 2018 at 12:28
O que é curioso é ver esta lista imensa de 20 danos que o anterior presidente provocou ao SCP e verificar que, afinal, ligados diretamente a ele foram apenas 5 ou 6…!! E nem todas assim tão lineares na responsabilidade de BdC, porque eventualmente poderão ter sido provocadas por forças “exteriores”.
Mas, enfim, temos novo presidente e que faça um mandato completo e diferente do que estou à espera dele…
7 Setembro, 2018 at 16:28
Nasci no final da década de 60 do século passado…
vou só mudar “Pai” por “Mãe”… o resto é igual, mas lembro-me do anterior titulo de 79/80 (Chico Faria… muda aí a data)… e o resto revejo-me
SL
7 Setembro, 2018 at 16:28
Sábado… eleições.
Segunda… impugnação.
Siga.
7 Setembro, 2018 at 18:10
A impugnação já não fará grande mal…
Pelo que me disseram, vai criar alguma complicação, dar trabalho mas a vida do clube vai seguir…
O que o gajo quer é guito! Uma indemnização!
Vão ver…
8 Setembro, 2018 at 1:02
Mal formado do caralho!
Ah
E filho da Puta!
Sim é o que tu és!
7 Setembro, 2018 at 16:36
O Laterna Verde é um pouco mais novo que os meus pais, portanto respeito a sua visão do Sporting, bem maior que a minha, já que ainda vou a caminho dos 30’s.
Agora não percebo esta insistência é falar em Bruno Carvalho ou “Brunistas”.
Amanhã é dia de eleições e andamos a perder tempo com uma AG e um presidente então destituído.
Parece que gostamos de andar nesta “novela”…
Dão importância a um assunto que não o merece nesta altura da vida do Sporting.
Não foram todos votar?
29% pela não e 71% pela sim, a maioria ganhou.
O próprio Bruno apelou ao voto e foi lá votar também…o que querem mais?
Espero que o novo Presidente tenha espaço para fazer o seu trabalho.
7 Setembro, 2018 at 16:45
Vamos passar por cima das suspeitas e irregularidades da Assembleia e ingenuamente acreditar na regularidade e veracidade na mesma.
29%
Quantos dos candidatos atuais é que tu estás certo que perante a pergunta: “Queres este senhor a Presidente do Sporting?” atingiria 29%???
2 na melhor das hipóteses?
Isso é motivo para negar a possibilidade de todos os outros ir a eleições?
Usar a Assembleia para dizer que é um não assunto é completamente falacioso. Uma coisa é assembleia destituitiva, outra coisa são eleições.
Dizer que é um não assunto é uma falta de respeito para quem tem direito de voto e não se vai poder expressar.
Esta é a verdadeira anti-democracia que nunca havia existido no meu clube.
7 Setembro, 2018 at 16:51
Então o Bruno apelou ao voto para AG ilegal?
E onde o próprio participou?
Isso era só ridículo da parte do próprio e uma falta de respeito para os seus apoiantes.
Os sócios votaram e decidiram, é respeitar a maioria.
Os candidatos tem que se preocupar com a sua candidatura e fazer o seu projecto, e não com Bruno ou AG’s, onde a maioria votou pelo “sim”.
7 Setembro, 2018 at 16:59
Stalley não leste o que disse inicialmente? Tudo o que escrevi foi com o pressuposto que a a AG foi legal.
Estás a confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.
A destituição significa que ele deixou de ser Presidente do Sporting.
Eu não disse que ele devia ser Presidente. Disse que ele devia ser CANDIDATO.
Na Assembleia ninguém votou que ele não podia ser candidato.
7 Setembro, 2018 at 18:14
Xait…
Acredito que o Benedito e o Varandas tenham os 2 mais que isso!
Acredito que o Bruno hoje nem 20% teria!
Mas vamos supor que o tinham deixado ir a eleições e ele até ganhava com, digamos, 35%.
Tu achas correcto 71% dos votos dos sócios terem destituído uma pessoa e depois essa mesma pessoa é eleita com 35% dos votos dos mesmos sócios?
É este o teu sentido de JUSTIÇA?
É este o teu sentido de democracia?
SL
7 Setembro, 2018 at 18:35
Pelo menos tão correcto como o manel ou o jaquim ganharem com 35%.
Tem te diz que parte dos 71 aliás 65%, se efectivamente existiram…, não queriam eleições para eventualmente reelegerem o BdC?
7 Setembro, 2018 at 18:37
Claro que sim.
Assim como se Frederico ou Benedito ganharem com 35% significa que 65% não estão de acordo com a sua eleição.
Uma coisa são Assembleias destituitivas que podem ter inúmeras razões, uma delas até pode ser o “forçar eleições” para verificar se a pessoa em causa ainda tem base de apoio, outra coisa são os pressupostos e resultados de eleições.
A título de exemplo, concordando que a maioria até votasse igual, acho perfeitamente normal que haja gente que tenha votado “não” na Assembleia e que agora votasse noutro candidato como acharia normal que alguns tivessem votado “sim” e agora votassem em Bruno de Carvalho.
A democracia é respeitar o resultados das eleições mas não as viciar logo de início limitando as escolhas.
7 Setembro, 2018 at 19:33
Óbvio que sim, mas se BdC fosse a eleições muitas das outras listas fundiam-se e talvez ai se percebesse quem é quem.
7 Setembro, 2018 at 17:01
Aquilo foi tipo fuzilamento sumário na retaguarda das trincheiras da 1ª guerra mundial a um desertor!
Às tantas fuzilavas o varandas queres ver?
Tipo:
C. Fuzilamento: Capitão varandas acusado de desertar! O que tem a dizer?
Cap. V: A guerra esta a correr mal, os soldados são carne para canhão e morrem aos tordos, o General manda carregar contra uma barragem de artilharia. Estava a tentar ir ao QG para mudar a estratégia..(Ah e tal o comboio estava a descarrilar e tentei ir à casa das maquinas para parar!)
Com. Fuzilamento: Alta traição! PUM!!
Se os direitos que foram dados ao BdC para se defender foram só aqueles, quero bué mais.
Se te satisfazes com menos é contigo. O BdC estava lá em meu nome. Em nosso nome!
Será que lutar pelo SCP em Portugal corrupto é uma carnificina tipo 1 Guerra mundial !?
7 Setembro, 2018 at 16:36
Sporting Sempre e Sempre Sporting 🙂
7 Setembro, 2018 at 16:37
Diz o autor do texto:
“Mas, enquanto não conseguirmos aceitar que os adversários estão fora do Sporting, alguns se calhar mesmo como verdadeiros inimigos, porque só querem o nosso mal e não olham a meios para vencer… enquanto escolhermos alimentar a guerra civil que continua a ser ateada todos os dias, esse potencial fica todo por realizar e só resulta em frustração.”
E ironicamente… Deixamos um juízes facciosos e não escolhidos por nós mas sim nomeados por um órgão demissionário não permita que a pessoa mais lutou contra os adversários que estão fora do Sporting seja julgada em eleições.
E ironicamente… Não deixando uma grande parte de sócios tenha direito de voto nestas eleições vetando o seu candidato estamos apenas a minar o próximo Presidente porque vai ter aqui uma força de bloqueio.
E ironicamente… Bastava deixar o belzebú ir a eleições e acabavam-se as providências cautelares e essa fantochada toda.
Ironicamente… o autor deste texto apresenta uma superioridade moral ao afirmar que apenas há Sportinguistas e não Sportingados para a seguir chamar a outros de Brunistas.
Enfim… Mais do mesmo moralismo.
Somos todos cúmplices, essa é que é essa.
7 Setembro, 2018 at 17:34
E de arianos…
É valente este.
7 Setembro, 2018 at 16:41
“Mas, enquanto não conseguirmos aceitar que os adversários estão fora do Sporting”
Enquanto não conseguires aceitar que muitos dos adversários estão dentro do próprio Sporting…
Os nossos adversários externos são todos adversários uns dos outros e nossos. A diferença é que talvez não os tenham dentro do próprio clube.
E nunca mais é dia 9…
7 Setembro, 2018 at 16:57
+1 ana
7 Setembro, 2018 at 17:05
e o matheus pereira a marcar 2 golos no primeiro jogo
7 Setembro, 2018 at 17:58
..dos 17 marcados pela equipa cof..cof…
Z
7 Setembro, 2018 at 22:51
Xiu não estragues!
😉
7 Setembro, 2018 at 17:06
A questão principal é que não foi Bruno de Carvalho que dividiu os adeptos. Eles sempre estiveram divididos. Ele simplesmente obrigou a que as faces dessa divisão se mostrassem e se identificassem. Sendo que ele está dum dos vários lados dessa divisão de adeptos.
O grande problema do clube é exactamente os adeptos não conseguirem defender o clube perante os adversários de fora e darem sempre pimazia aos objectivos pessoais dentro do clube.
Qualquer presidente que seja definido amanhã vai estar sozinho na luta, porque as outras divisões à qual não pertence vão estar mais preocupados em deita-lo abaixo do que a sustenta-lo contra o que vem de fora.
As criticas internas devem ser feitas com recurso à informação pública do clube. Qualquer sócio/acionista tem acesso a essa informação e pode manifestar interesse em a saber e debate-la com os seus consórcios. Agora quando os sócios abrem a crítica interna com base no carvão da nossa comunicação social, não há presidente que resista. E quando são adeptos/sócios do próprio clube a alimentarem as polémicas para interesse dos nossos rivais é o fim da macacada.
Independentemente do presidente amanhã escolhido, negros tempos se adivinham porque vai haver ausência de critica porque qualquer critica construtiva vai ser automaticamente boicotada. E os adeptos que não apoiem a lista vencedora que se preparem, porque quando criticarem o futuro presidente do Sporting vão ser rotulados de brunistas, vão levar com as comparações do Bruno de Carvalho e vão ver a vossa voz reduzida a serem uns ressabiados.
Militância a sério é o que falta no Sporting. Não é vir publicamente criticar tudo e todos do clube. Não é armar um pé de vento por causa da cor das meias. Não é papar tudo o que é dito pela comunicação social e julgar sem contraditório. Verdadeira militância é proteger o clube e as pessoas que o dirigem das forças exteriores e internamente e na privacidade sportinguista criticar o que achar que se deve criticar.
Não é por em causa as pessoas do clube mas sim pedir explicações para as dúvidas que tenha.
7 Setembro, 2018 at 17:26
“A questão principal é que não foi Bruno de Carvalho que dividiu os adeptos. Eles sempre estiveram divididos. Ele simplesmente obrigou a que as faces dessa divisão se mostrassem e se identificassem. Sendo que ele está dum dos vários lados dessa divisão de adeptos.”
Bom texto.
A divisão tem décadas. A designação ‘sportingados’ é recente mas a divisão é bem mais antiga do que o mandato de BdC.
Claro que também convém colar a ‘autoria’ dessa divisão a BdC. Assim sempre compõe o ramalhete do belzebu, anticristo, drogado, ditador e mais umas quantas patranhas.
…
Mas agora isso não interessa. Terminou a guerra (pudera, não houve coragem para a fazer!!).
O tempo é de felicidade. De esperança.
Vai para lá o Benedito e o Sporting já não terá inimigos nem problemas internos ou externos (a meus braços lampiãozinho / porquito / facadazinhas).
É tudo verde…
Como um vómito.
7 Setembro, 2018 at 17:48
clap clap clap estrilho
7 Setembro, 2018 at 17:56
XLNT!
Mas os cegos pelo culto do ódio ao BdC preferem ver o maluco com os olhos vermelhos (olaááááá) de ódio que perceber isto.
Chega até a ter graça quando apelidam brunistas de cegos e seguidistas, quando os vejo cegamente a cultivar o ódio a um homem que muitas vezes foi isso mesmo por cobardia de muitos, um homem só, a lutar contra o mundo (ok, não precisava ser o mundo inteiro sempre).
BdC não foi nem mais nem menos que a fabricação de todos, repito, TODOS os Sportinguistas… onde uns quiseram dar-lhe apoio e outros quiseram dar-lhe o empurrão para a frente para se estatelar sozinho e para poderem apontar o dedo do alto dos seus próprios egos e das suas pretensas superioridades morais.
Muito bom e esclarecido post!
E sem “estrilhos”… 😀
7 Setembro, 2018 at 19:35
Grande comentário Estrilho!
7 Setembro, 2018 at 22:51
Excelente comentário
7 Setembro, 2018 at 17:15
Gostei do texto.
7 Setembro, 2018 at 17:29
Nasci em 65.
Lembro-me do Toyota Corolla do Yazalde ter sido sorteado.
Ainda ontem vi na arrecadação a corneta que outrora teve uma bandeira plástica.
Nesse jogo do título com o Leiria, penso não estar errado, era tanta gente que deram cabo da rede de protecção do lançamento do martelo.
Naquela altura era um puto que ia à bola com o meu pai e achava que era tudo mágico.
O Yazalde, o Damas, o Dinis, o Nelson “bagaço”…
Agora o que se vê é muitos actos de ilusionismo.
E contorcionismo.
O futebol nestes últimos meses deixou de ser um enorme prazer e passou a ser quase exclusivamente um vicio.
E o Sporting passou, de alegre debate com os amigos Sportinguistas ou não, a discussão muitas vezes com os mais próximos.
Que venha a paz.
7 Setembro, 2018 at 17:31
“Sportinguistas Arianos”.
Bons critérios editoriais que por aqui vão, Cherba.
Os meus parabéns.
Já perguntaste ao Benedito se concorda que os ‘brunistas’ são ‘Sportinguistas Arianos’? Tenho imensa curiosidade em saber a opinião dele.
Mas, se não é Bruno, é na boa, certo?
7 Setembro, 2018 at 17:35
Realmente o uso da expressão “arianos”, não lembra a ninguém.
Acho que o autor desconhece a etimologia da palavra.
7 Setembro, 2018 at 17:36
Pelo contrário.
O autor sabe de certeza e por isso é que usou o termo.
E o autor do blog também sabe e, mesmo assim, deixou passar.
7 Setembro, 2018 at 17:51
psfilipe
é simplesmente vergonhoso
7 Setembro, 2018 at 17:58
Não é nada.
É a política de extermínio.
É preciso exterminar BdC (e aqui BdC não é o homem, é a ideia, obviamente).
Os tipos que fazem a política de extermínio são aqueles que acusam outros de ser arianos.
Tudo by the book.
7 Setembro, 2018 at 19:10
Não te vi com essa indignação quando se contratou o filho da puta do sérvio que dizia que nunca tinha ouvido falar da Anne Frank
7 Setembro, 2018 at 23:05
Psf, claro que isto é altamente reprovável e há que de uma vez por todas erradicar este tipo de catalogação do Sporting. Discuta-se sem hipocrisia, mas com algum respeito.
Mas essa questão que levantas de perguntar ao Benedito o que acha ou deixa de achar, podias tê-la feito pessoalmente numa das várias sessões de esclarecimento.
Se estiveste em alguma, as minhas desculpas.
7 Setembro, 2018 at 17:34
Ganhe quem ganhar (tenho certeza que vai ser o Varandas, e já estava escolhido antes dos ataques a Alcochete)… O Sporting está lixado, assim está profetizado (Ou esqueceram as palavra do outro?)
7 Setembro, 2018 at 17:56
Não acho.
Acho que, aqui, o cavalo de Troia é o Benedito.
Foi o Benedito que andou reunido com o RA e o Ricci.
Se fosse eu, que estivesse a preparar um candidato durante muito tempo, seria ele a marioneta que escolhia. Jovem, atleta do Sporting, discurso mais progressista…
Varandas? Aparece de paraquedas e sem qualquer preparação ou consistência.
É uma figura de cartão. Aliás dá-me vontade de rir como alguém pensa em dar-lhe um voto que seja.
Agora o Benedito… O Benedito faz disparar vários alarmes. Ao mesmo tempo.
Mas estamos de acordo. O Sporting (aquele que eu defendo) está lixado.
7 Setembro, 2018 at 23:07
Conta lá o que sabes desse almoço para elucidar a malta mais ignorante na matéria.
Não sei se fazes horas extraordinárias como empregado de mesa, mas para um tipo de comunicação não faria sentido falares sem teres a certeza do que se passou.
7 Setembro, 2018 at 23:11
“Acho”
8 Setembro, 2018 at 0:01
Sim, mas acha por alguma razão que seguramente é forte.
O psfilipe não é gajo para falar à toa.
De “achismos” estou eu farto.
8 Setembro, 2018 at 0:12
Ah, estavas mesmo a perguntar!!!
🙂
Pensei que estavas a criticar dizer algo como verdadeiro sem confirmação!
Quando é uma opinião.
Pois, não sei o que o Filipe sabe.
Eu só “achismos” .
E tenho o pessoal hábito de ligar aos meus achismos
8 Setembro, 2018 at 0:29
?
Claro que perguntei, fdx.
Então se estou farto de achismos ia fazer o mesmo?
Mas o Fernando Gomes abaixo já falou no tema e o psf respondeu.
Siga.
8 Setembro, 2018 at 0:42
Pensei que estavas a criticar e afirmar que era isso que o ps tinha feito:
dar uma opinião como se fosse uma verdade, sem confirmação!
8 Setembro, 2018 at 0:44
Que também acho criticável dar como verdades opiniões pessoais sem deixar isso claro.
(E que é uma coisa que eu inadvertidamente faço…)
7 Setembro, 2018 at 23:10
Este é o meu medo.
Porque é óbvio que é o candidato ideal.
É o que eu votaria.
É sabido que BdC está a ser atacado há pelo menos 2 anos.
As maiores tricas começaram em 2016.
Os outdoors, flyers, etc
Gostam muito de falar nos últimos 6 meses, mas tirando Alcochete pouco foi diferente.
Mesmo a crítica à equipa, a possível suspensão não teria passado de mais uma polémica sem alcochete e a nojenta tentativa de colar isso a BdC.
Curioso como todos se despacharam a condenar o acto pior que o 11 de Setembro. Os caralhos foram engavetados tarda nada há 5 meses e NÃO SE SABE AINDA NADA DO MANDANTE… Foda-se, aguem acredita!?!
É óbvio, para quem não anda a dormir, que benedito é candidato à espera.
Foi preparando se (preparado?)
Quem banca? Ele sozinho?
Quem o apoia?
Tenho uma nova teoria..
A direção de BdC anda a ser minada há 2-3 anos.
(?!ricci e ala croquette?!)
Entretanto, este ano, foi o anúncio da tomada “hostil” da SAD por parte do Sporting . Isso levou ao ataque dos accionistas (sobrinho).– mandante de alcochete?!!
(Para um angolano deste nível, Alcochete foi uma brincadeira)
Foi uma acção conjunta final por interesse mútuo, a queda do maluco.
Sobrinho lançou varandas e ricciardi já tinha o candidato dele há muito..
Quem pode ele ser?!
Até aceito que ricci e sobrinho tenham feito uma aposta de quem ganha a presidência, tipo por 1 dólar!!!!
Não descarto que ricci se te há candidatado só para bater nos outros (consta que não foi muito mau com bene).
7 Setembro, 2018 at 23:21
psfilipe
Só para corrigir um detalhe. A reunião que falas, o famoso almoço nas Amoreiras, foi só com Rogério Alves, tal como João Benedito já confirmou. O assunto foi um convite que foi rejeitado. José Maria Ricciardi estava no mesmo restaurante (Madeirense) e almoçava com outra pessoa.
Podes não gostar do programa, das ideias da qualidade da equipa, mas fica mesmo muito mal e soa a falta de argumento ofender na dignidade e ética da pessoa ou das pessoas.
SL
7 Setembro, 2018 at 23:49
Fernando…
Tu queres que eu acredite em algum dos candidatos a esta eleição?
Tens de convencer-me com outros argumentos. Coincidências? A sério?
Eu, por ti, só tenho respeito.
És amigo de pessoas que sei que são 100% Sportinguistas e acredito que tu também o sejas.
Divergimos em relação ao apoio a BdC mas nada mais do que isso.
Mas eu, quando escrevo aqui, sei aonde estou e para quem escrevo.
Não estou entre ‘amigos’, ‘conhecidos’ ou até mesmo ‘sócios’ ou ‘adeptos’.
Estou no espaço público. Aberto a qualquer um.
Sim, na minha percepção, tudo à volta de Benedito fede. Tresanda, mesmo.
E quanto mais o defendem mais desconfiado fico.
Os seus silêncios no passado; os seus apoiantes de candidatura (só aqui estaria o suficiente para achar surreal apoiar este gajo), que não pararam, nem por um segundo, nestes 5 anos de denegrir esta direcção; as suas afirmações mais recentes sobre as atitudes de BdC no balneário; os seus elogios à CG (só isto chegaria para o odiar de morte) ; a forma como foi completamente incapaz de se pronunciar acerca desta manobra palaciana que fizeram a BdC (e isto até compreendo porque como também acredito que foi um dos que conspiraram isso faria dele ainda mais hipócrita).
Tudo nesse tipo fede.
Acresce que conheço quem o conheça e tem péssima opinião pessoal dele.
Mas, como eu já disse no passado:
Que eu esteja redondamente enganado.
Que ele seja mesmo um tipo às direitas e que faça esquecer os 5 anos que apenas devolveram este mero sócio e adepto ao Sporting.
Para ti, SL.
7 Setembro, 2018 at 17:37
“Sim, SPORTINGUISTA! Nunca sportingado, sportinguense, croquete ou outra merda qualquer com que, no seu discurso já de ódio e loucura (só pode) Bruno de Carvalho decidiu fragmentar os adeptos do Sporting…”
…
“agravado um pouco todos os dias, com o apoio dos (cada vez menos) brunistas, que entretanto querem acreditar ser uma espécie de Sportinguistas Arianos,”
“O Sporting está cá há 112 anos, e estará cá por muitos mais! Muito depois de o último brunista celebrar o último dos muitos títulos que ainda irá conquistar.”
Bom… Para quem acusa de alguém de fragmentar e rotular Sportinguistas…
7 Setembro, 2018 at 17:39
Que além de apelidar de Brunistas (e pelos vistos, fases houve que 90% deles o “eram”), ainda levam com o epiteto carinhoso de “Arianos”…
Este certamente tb tinha 2h de almoço para emborcar absinto… “bons patrões”.
7 Setembro, 2018 at 17:41
Por estas e por outras, eu cá passei a ser um Sportingado…. Sportinguista DEFRAUDADO!
7 Setembro, 2018 at 17:39
Melhor post na Tasca, desde há muito. Subscrevo integralmente.
7 Setembro, 2018 at 17:46
Ou não sabes ler, ou não entendeste um caralho, ou és mais hipócrita de merda.
7 Setembro, 2018 at 20:24
Depois da AG não disseste que nunca mais comentavas aqui? Falta-te o quê?
7 Setembro, 2018 at 23:50
Ao S Melo falta-lhe paz.
A ti, Jomiff, falta-te vergonha.
7 Setembro, 2018 at 17:44
Mais um post cheio de falsos moralismos de merda.
7 Setembro, 2018 at 17:57
Para mim o moralismo é bem verdadeiro… e está lá todo!
7 Setembro, 2018 at 17:48
“Mas, enquanto não conseguirmos aceitar que os adversários estão fora do Sporting, alguns se calhar mesmo como verdadeiros inimigos, porque só querem o nosso mal e não olham a meios para vencer… enquanto escolhermos alimentar a guerra civil que continua a ser ateada todos os dias, esse potencial fica todo por realizar e só resulta em frustração”.
Não, muitos adversários e mesmo inimigos estão dentro de portas e não acreditar nisso é o primeiro passo para levar um pontapé no dito cujo como ontem relembrou o angolano sombra. Os elementos que entraram na academia não eram dos nossos rivais que me lembre.
Mais do que a obra que deixa, dou os parabéns ao Bruno por ter feito uma coisa que eu gosto muito: obrigar as pessoas a sair do anonimato e deixarem de ser hipócritas, mostrar quem são e de que lado estão os arautos do sportinguismo.
Um dos mal da família sportinguista é que uns abraçaram este clube sem ouvir o chamamento do leão (Não somos nós que escolhemos o Sporting, o Sporting é que nos escolhe). Por herança ou propriedade adotaram o clube como seu e depois criaram as divisões existentes.
7 Setembro, 2018 at 17:59
Somos todos amigos, pessoal!
7 Setembro, 2018 at 18:58
Amigos? O teu amigo Moita Flores chamou-me atrasado mental em directo na TV…
7 Setembro, 2018 at 18:03
Até consigo concordar e, mesmo não concordando, aceitar tudo o que está neste post, mas, caro lanterna verde, tem que me explicar qual foi a razão para se escolher uma CF a dedo com o único propósito de impedir que os membros do CD anterior, que não se demitiram, fossem impedidos de participar nas eleições. Isso, caro lanterna verde, chama-se golpada e é, na verdade, a única coisa que está em causa nesta clivagem de Sportinguistas. Há os que estão disponiveis para engolir a golpada pretensamente em nome do Sporting, mas na verdade o que não estão é dispostos ao confronto que isto exige. Há os que não estão dispostos a aceitar que o futuro se defina por golpadas, por muito que discordem de BdC ou dos outros membros do CD. No que me diz respeito, pertenço ao segundo grupo e faço-o porque tenho princípios que estão antes do Sporting. Hoje, toleramos a golpada para afastar um tipo incómodo como BdC. Amanhã vamos tolerá-la por razões bem mais prosaicas. É assim que começa a perda de valore elementares. E é por isso que não há nenhuma forma de que o Presidente a eleger amanhã possa ser o Presidente de todos os Sportinguistas. Meu, não será jamais. O meu Presidente será sempre alguém cuja eleição decorre da expressão livre e não censurada da opinião dos sócios do Sporting. Eu aceitaria sem reservas qualquer presidente que fosse eleito numas eleições em que BdC e CV participassem. Até lhe digo mais, neste momento acho que votaria num candidato que não os dois anteriores.
De resto, concordo consigo, acho que tenho a mesma idade que você, e penso que mesmo não nos conhecendo vivemos os mesmos momentos de alegria e felicidade com o nosso clube.
Sporting sempre!
7 Setembro, 2018 at 18:07
Eu voto JAS!!!
https://www.youtube.com/watch?v=-Y4Wda151rA
7 Setembro, 2018 at 18:09
Bom texto.
Não concordo com muitas das conclusões do mesmo mas é sempre bom ler o testemunho, ou as “memórias” de um sportinguista dos anos 80 – uma década que não está ainda devidamente estudada do nosso clube.
7 Setembro, 2018 at 18:15
Sporting, versão de autofagia, em duas penadas…
“Breathe the pressure
Come play my game I’ll test ya
Psycho, somatic addict, insane
Come play my game
Inhale, inhale, you’re the victim
Come play my game
Exhale, exhale, exhale”
7 Setembro, 2018 at 18:18
I’m the trouble starter
Punky instigator
I’m the fear addicted
A danger illustrated
I’m a firestarter
Twisted firestarter
You’re the firestarter
Twisted firestarter
I’m a firestarter
Twisted firestarter
I’m the bitch you hated
Filth infatuated, yeah
I’m the pain you tasted
Fell intoxicated
I’m a firestarter
Twisted firestarter
You’re the firestarter
Twisted firestarter
I’m the self inflicted
My detonator, yeah
I’m the one infected
Twisted animator
I’m a firestarter
Twisted firestarter
You’re the firestarter
Twisted firestarter
I’m a firestarter
Twisted firestarter
Starter, starter
7 Setembro, 2018 at 18:24
Curiosamente, este verso – «Psycho, somatic addict, insane» – lembra-me qualquer coisa, mas não estou agora a ver.
7 Setembro, 2018 at 18:26
Engraçado…
Mal li, também tive essa sensação…
Deve ser à demência duma seita do culto cego ao ódio…
talvez…
7 Setembro, 2018 at 18:26
Isso ou o espirito autofágico enraizado no clube…
Não sei… Hesito…
7 Setembro, 2018 at 23:15
Mas viste a dar na branca ou contaram te?
(Estou-me cagando, porque mim até pode snifar naftalina)
7 Setembro, 2018 at 18:19
Unir os brunistas a quem for presidente é facílimo: basta não venderem a Sad e comprarem as Vmocs, não se aliarem a empresários e a corruptos, manter a fasquia e a aposta no ecletismo e ganhar. Fácil!
Agora unir os haters e opositores de Bruno e até do Sporting a quem for presidente isso é que será um desafio hercúleo.
O próximo mandato é de gestão corrente e quem ganhar vai-se queimando em lume brando. Por gostar do Benedito e ver nele alguém com enorme futuro, apesar de ter muitos judas na equipa, não apostava nele. O ideal para breve prazo era um velhote, mas provavelmente isto será a 3 e no fundo entre o tio e o angolano sombra.
7 Setembro, 2018 at 18:21
Off: Liguei há pouco a Sic Notícias e estava lá um tal de José Carlos Freitas (apresentado como “comentador”) que disse algo como: “é inegável que o Sporting desviou verbas do futebol para as modalidades, para as modalidades ganharem títulos”
Isto é um escândalo, não acredito em teorias da conspiração, nem que os media estão controlados por 1 ou 2 clubes:
-Mas quando vejo tanta prudência a falar num caso com a magnitude do e-toupeira e depois vejo isto.
Não acredito em bruxas mas…
7 Setembro, 2018 at 18:25
Posso dizer-te que isso rodava, por exemplo, na AR.
7 Setembro, 2018 at 18:43
A sigla AR representa Assembleia da República?
7 Setembro, 2018 at 18:54
Iá. Mas a verdade é que continua por demonstrar…
7 Setembro, 2018 at 18:59
tipo isto?
http://misterdocafe.blogspot.com/2018/07/os-milhoes-das-modalidades.html
o Artista do Dia na altura também desmontou isso, mas não estou a encontrar.
7 Setembro, 2018 at 18:30
E porquê a palavra desvio? Ainda não percebi porque se usa essa palavra. Porque não transferência? Ou investimento?
7 Setembro, 2018 at 18:56
Tenho a ideia de ser proibido, pá.
7 Setembro, 2018 at 19:00
Tenho ideia que o clube não pode retirar verbas da SAD só porque sim e à revelia dos acionistas, é disso que acusam. Mas não tenho a certeza do que estou a dizer.
7 Setembro, 2018 at 19:35
O Sporting é o accionista maioritário… de qualquer forma, já foi negado, inclusive por alguns dos candidatos.
7 Setembro, 2018 at 18:34
Bom texto, lanterna.
SL.
7 Setembro, 2018 at 18:37
Desculpem o off. Alguém sabe o que aconteceu ao Ruben Ribeiro?
7 Setembro, 2018 at 18:53
Boa pergunta!
Será que vão ter o descaramento de safarem o gajo no último dia?
Sem vantagem para o SCP tirando 1 milhãozito? Ou menos?
Nós que nem o salário do gajo temos de pagar?
É deixar cozer em lume brando até crescerem bigodes verdes…
Também achei de mau gosto renovarem com o Jovanne que já tinha contrato até 2022. Não dava para esperar uma semaninha e deixar para a nova direção?
7 Setembro, 2018 at 19:02
Espero que ande a preparar a sua defesa com os seu advogados.
Não há novidades sobre as rescisões? Na altura com o Shaktar a resolução dos casos foi bastante célere (1/2 meses se bem me lembro).
7 Setembro, 2018 at 19:02
Eu pergunto-me é como é que alguém se lembra do Ruben Ribeiro. 🙂
7 Setembro, 2018 at 19:35
Lembro-me de todos os cêntimos que são nossos. Tu não?
7 Setembro, 2018 at 20:13
Esse só dava despesa.
7 Setembro, 2018 at 20:33
Mas tem uma cláusula de rescisão. O JJ que o leve para a Arábia, já que o contratou.
7 Setembro, 2018 at 20:41
Jogador do c€%&&ão.
Partiu tudo na estreia, teve direito a dedicatória em forma de reflexão e tudo.
7 Setembro, 2018 at 21:05
Quem o contratou foi o presidente.
Quanto muito o JJ pediu que fosse contratado.
E temos lá mais que se não voltássemos a ouvir falar deles, já era lucro
7 Setembro, 2018 at 18:41
Entretanto nem um jogador do Sporting no jogo da Seleção de Sub-21. Nem um…
Uma formação com dois Bolas de Our! pode acontecer?
7 Setembro, 2018 at 18:52
Agora fora de brincadeiras…
Vamos lá amanhã votar no Ti Rcci, sff.
Assim acabam-se com estas chatices que os sócios tem constantemente de lidar… é AGE’s, é eleições, é aprovar orçamentos, é alterar estatutos…
Maltinha, foda-se… Vota Ricci!
7 Setembro, 2018 at 19:16
Mas a teoria não é auto-imolação do tio Ricciardi para ajudar o Varandas?!?!?
7 Setembro, 2018 at 23:19
Tens de admitir que o tio fez tudo para não ser levado a sério
7 Setembro, 2018 at 18:53
Acabei o meu lanche de 2 horas …para mandar o debita sakes pro caralho.
Bem haja
7 Setembro, 2018 at 18:54
Parece que o moreirense foi suspenso.
Será um test drive para o carnide ir a seguir?
https://observador.pt/2018/09/07/moreirense-suspenso-de-competicoes-durante-um-ano-por-corrupcao/
7 Setembro, 2018 at 18:55
Agora é o Moreirense… Estes já podem ser culpados. As galinhas n voam mas devem ser mesmo difíceis de apanhar…
7 Setembro, 2018 at 18:55
Será que o mundo está a mudar?!
Moreirense suspenso das competições durante um ano por corrupção ativa!!!!
7 Setembro, 2018 at 18:58
wtf…
Eu nem sabia que havia processo?
O que não vale ter um Gonçalves à mão de semear…
7 Setembro, 2018 at 18:59
Um Júlio, Um Zé… enfim…
7 Setembro, 2018 at 18:55
Olha olha…
“O Moreirense foi esta sexta-feira condenado por quatro crimes de corrupção ativa e a um ano de suspensão das competições profissionais.
E causa estão dois jogos da Segunda Liga 11/12. A equipa minhota foi condenada de suborno a jogadores da Naval 1º de Maio e do Santa Clara para prejudicarem as suas equipas e dessa forma beneficiarem o Moreirense na luta pela subida, algo que acabou por acontecer.
Para além da suspensão, o clube foi também condenado a pagar 112 mil euros. O filho do presidente do clube e um dos vice-presidentes foram também condenados a penas suspensas.
O clube já anunciou que vai recorrer e por isso a decisão do tribunal não vai transitar em julgado e o clube vai continuar a competir. ”
in ZeroZero
7 Setembro, 2018 at 19:09
Então o outro é que era malucoe tinha uma conta no FB!
JMR abriu uma conta no Tinder para fazer “match” com os sócios?!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…
Tou farto de dizer: Este gajo faz de tudo para empurrar votos para o Varandas!
Caralhos fodam isto… somos mesmo a Paródia de Portugal.
7 Setembro, 2018 at 20:24
Ainda há dúvidas?
Ainda há patetas que vão conseguir pôr o Varandas no clube junto com o saco de gatos carregado com 90% dos escroques e “notáveis” que andam a chupar o clube há 30 anos. Incrivel!
7 Setembro, 2018 at 20:55
Vamos formar um novo clube! Foda-se para o campo grande united!
SL
7 Setembro, 2018 at 19:11
O Moreirense está suspenso, certo.
Com toda a merda que se conhece de um certo clube, este não é suspenso porque…
7 Setembro, 2018 at 20:43
O Moreirense não está suspenso.