Aproveitando o acto eleitoral, o conselho de administração da SAD do Sporting liderado por Sousa Cintra revelou as contas do último ano, com valores calculados até dia 30 de junho de 2018.
Como não podia deixar de ser, o que salta imediatamente à vista é o facto do Sporting apresentar um prejuízo de 19,9 milhões de euros e a regressar ao universo da “falência técnica”, algo que acaba por não admirar se tivermos em conta que já se sabia que o terceiro trimestre se tinha traduzido num simples milhão de lucro e se nos recordarmos da não entrada na Champions e da debandada de jogadores que impediu que, até à data de 30 de junho, se tivessem verificado vendas que permitissem inverter os números.
De acordo com o relatório e contas enviado à CMVM, o ano de 2017/18 trouxe um volume de negócios de 126 milhões de euros, dos quais 34 milhões com venda de jogadores (no ano anterior a faturação da SAD foi de 173 milhões). E o resultado líquido foi negativo em quase 20 milhões de euros, colocando a SAD do Sporting em falência técnica, com os capitais próprios a apresentarem um valor negativo de 13,3 milhões de euros. Estes número são justificados pelo “investimento efetuado no plantel” para tentar dar a Jorge Jesus todas as condições para alcançar conquistas na época passada.
Soluções, claro que existem, como podemos constatar no próprio R&C, sendo uma das primeiras grandes tarefas da direcção de Frederico Varandas: além da necessidade de garantir a cobertura do défice de tesouraria de exploração, da ordem dos 60 milhões de euros, é preciso concretizar o princípio de acordo realizado com o Novo Banco e o BCP em abril deste ano (30 milhões de euros), com a recompra dessa dívida por uma entidade terceira. E é necessário garantir o empréstimo obrigacionista, também de 30 milhões, que vence em novembro.
Na despedida, Sousa Cintra desdramatizou a situação lembrando, por exemplo, que o regresso de alguns dos jogadores teve um impacto positivo de 18 milhões de euros no resultado e no ativo intangível (plantel) e que a SAD do Sporting está confiante em ver ser-lhe dada razão nos processos contra os jogadores que rescindiram e que, nesse caso, permitiria ao clube um encaixe superior a 220 milhões de euros, como pode ler-se no mesmo relatório (54,7 milhões de Patrício, 60 milhões de Podence, 105 milhões de Gelson Martins).
Esta questão das rescisões será outra das grandes provas de fogo desta nova direcção que, no meio de tudo isto, encontra o clube com um passivo global reduzido de 311 milhões para 283 milhões de euros.
10 Setembro, 2018 at 22:52
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Pelos vistos, ainda não dá para prestar muita atenção a este blogue, pois os 4, 5 do costume continuam a emporcalhar a Tasca.
Hoje, uma novidade: o Manuel Fernandes é, aparentemente, um “Chupa-Piças”.
O MANUEL FERNANDES!!!
Agora apercebo-me da “visão” do Sporting que certos (os 4, 5) Tasqueiros têm. Começo a perceber porque é que escrevem “Xporting”, e falam do “Novo Sporting”, e dizem que “o Sporting acabou”, e “o Sporting morreu”: não sabem o que é o Sporting Clube de Portugal.
SL
10 Setembro, 2018 at 22:59
Não sabem, nem querem saber!… Tenho para mim que a maior parte deles nem sequer é sócia…
10 Setembro, 2018 at 23:06
O ser sócio ou não é muito relativo,existe muita gente que não pode,não és mais sportinguista que eles,outros podem e não querem…Olha eu soube hoje de dois jogadores da nossa equipa de vôlei que iam votar e não tinham as cotas em dia…e quase que aposto que não és mais que ele,simplesmente esqueceu se de as pagar.
E sim o Manuel Fernandes ontem disse merdas que não devia,ponto final.
10 Setembro, 2018 at 23:19
Caro Liondamaia,
Não ser sócio até dou de barato… como o Caro Koki diz, há quem não possa (distância, condições económicas…) ser.
Agora, não conhecer ou desdenhar da nossa História? Das nossas Maiores Figuras? Mas que “Sportinguismo” é este???
SL
10 Setembro, 2018 at 23:43
Livramento eu ontem não gostei nada do que o Manuel Fernandes disse,acho que era escusado e ninguém beneficiou com isso,assuntos internos,são isso mesmo,internos.
E acho que uma pessoa com funções não deveria fazer parte desses programas,muito menos o MF onde lhe acho ingênuo na comunicação.
11 Setembro, 2018 at 0:05
Sinceramente, nem acho que faça por mal ou leve encomendas.
Mas um funcionário (ou dirigente) nunca poderia estar ali, nem sequer ele pode ser 100% isento.
11 Setembro, 2018 at 0:13
Eu também sou dessa opinião,acho o Manuel uma pessoa genuína,sem qualquer tipo de cartilha ou com segundas intenções,por isso mesmo acho que só lhe faz mal estar num programa desses,por isso mesmo,por ser desbocado e que em nada lhe favorece lá estar.
11 Setembro, 2018 at 0:11
Caro Koki,
Não tenho absolutamente nenhum problema com o teor do seu post: discorda com o que o Capitão disse, fundamenta, critica e conclui.
Assertivo e educado.
(E, aliás, concordo com tudo!)
GIGANTESCA diferença para com os 4, 5 “village idiots”.
Que é o meu ponto.
SL
10 Setembro, 2018 at 23:13
” Hoje, uma novidade ”
Hoje ?
Uma novidade ?
Livra-te..
És tu e o Venâncio, que utilizam esses nicks, e conspurcam os nomes dos mesmos.
Que troll.
10 Setembro, 2018 at 23:53
Todos os grandes símbolos do clube deixaram de o ser para esta gente.
Para eles só há um símbolo: o rei-sol, o fundador do clube, o verdadeiro leão, o único sportinguista íntegro: Bruno de Carvalho!
Manuel Fernandes, Peyroteo, Travassos, Jordão, Carlos Lopes, Castros, Mamede, Balakov, Venâncio, Oceano, C.Xavier, Inácio, Boloni, Beto, Schmeichel, Acosta, A.Cruz, Valckx, Marco Aurélio, Cadete, Jardel, Liedson, Vítor Damas, etc., para eles são todos uma valente merda.
Só importa o Bruno!
O resto, bem, o resto são só mercenários e meninos mimados que por cá passaram. Nomes que passaram mas o clube ficou.
Já o Bruno, passou, mas o clube acabou, é o fim, o holocausto, o big bang!
Tou cansado de espezinharem o clube desta maneira, só para defenderem um homem que se auto-flagelou e que quer neste momento levar o clube com ele.
Apoiei-o enquanto pude. Foi o meu presidente.
Mas neste momento ainda bem que é passado.
Quem não quiser continuar a ser SPORTING, tem bom remédio, ponha-se nas put@s, que esta merd@ não tem dono!
11 Setembro, 2018 at 0:34
Ahh shut the fuck up.
11 Setembro, 2018 at 7:47
Mais uma viúva a chorare…
Estão fartos do homem mas não se calam com o homem.
Tudo é pretexto…
Que paixão doentia…
Ao vêem BdC à frente.
Comentário que bem podia ter ficado no bucho de tão… Tão… Tão…
11 Setembro, 2018 at 9:29
lol
“Viúva”???
Isso são vocês, a carpir lágrimas desde dia 23.
Agora, desde dia 8 então… esta tasca parece um velório.
Se não percebem que o comentário foi dirigido a vós, que não conseguem esquecer o ex e seguir em frente, já não sei mais o que dizer.
Esse senhor para mim é passado.
Ele que cuide da sua saúde física e mental, e deixe o clube me paz.
Um dia, quem sabe, possa regressar e tentar pegar nele de novo.
Até lá é marinar…
Vocês deviam fazer o mesmo.
O SPORTING tem um presidente e chama-se Frederico Varandas.
11 Setembro, 2018 at 13:29
Dizes tu. A esmagadora maioria dos votantes, para não falar dos abstencionistas e dos adeptos considera-o um fantoche golpista e Traidor – a prazo. Não dura meio mandato.