Olá, Frederico. Espero que já tenhas tido tempo para interiorizar que, agora, és presidente do Sporting Clube de Portugal e que aquele sorriso meio incrédulo que apresentaste nos primeiros dias tenha ficado para quando chegas ao final de um dia com o sentimento de missão cumprida.
Esta é, no fundo, a primeira vez que me dirijo a ti, não o presidente que eu escolhi, mas o presidente que desejo que seja capaz de cumprir o programa traçado, colocando em prática as ideias que apresentou e conduzindo o Sporting a muitas e muitas vitórias, não só no futebol como nas modalidades que são um orgulho para tanto Sportinguista.
Mas, mais do que estar a centrar-me no que tu e a tua equipa pretendem fazer, queria sugerir-te que deixasses de lado o chavão da “união”. Sei que o foi o mote da tua campanha, sei que todos os candidatos apelaram a um baixar das armas, sei que essa palavra é bonita. Acontece que a união tem tanto de complicado como de bonito, nomeadamente quando se cruza com o universo Sporting.
E é como Sportinguista que te digo que, neste momento, continuar a insistir na tecla da união de cada vez que falas à comunicação social e te diriges aos adeptos e sócios é um erro. É cansativo. E a tua própria equipa de comunicação deverá levar isso em linha de conta, até porque tu estás muito longe de te ser um bom comunicador para as massas, ao contrário do que me tem sido passado por muitas pessoas e que indica que, em grupo fechado, consegues passar perfeitamente a tua mensagem e ser agregador.
Isso, é o mais importante neste momento: chegar à diversas estruturas, chegar aos atletas, chegar aos treinadores. Os adeptos? Quem votou em ti e gosta de ti já não precisa do chavão; quem não votou em ti, mas está disposto a dar-te tempo para que lhe proves que mereceste a confiança não precisa do chavão; quem não pode sequer ouvir no teu nome quer mais é que metas o chavão da união no sítio que todos sabemos.
Por isso, repito: olha para dentro! Há enormes e fundamentais desafios económicos muito próximos; há as questões das rescisões dos jogadores que devem ser levadas até ao limite; há toda uma nova equipa directiva para se adaptar a uma realidade chamada Sporting; há uma equipa de futebol a entrar num ciclo louco de jogos; há modalidades a arrancar para épocas onde defendemos os título de campeão sem um patrocínio na camisola; há modalidades a precisar que olhem para elas sem desdém, como é o caso do futsal feminino; há um mundo do marketing a precisar de ser mais emotivo e mais próximo; há questões relacionadas com ex-presidentes onde será colocada à prova o teu bom senso, seja na expulsão de uns como no regresso de outros, como os compadrios já se encarregaram de colocar em marcha. Há uma máquina, gigante, para ser afinada, aproveitando o muito de bom que foi feito e optimizando o muito que há e que sempre haverá por optimizar!
Por outras palavras, trabalho! Esta não é a fase de repetires, em loop, que queres unir o Sporting. Caga na união, Frederico! E trabalha, trabalha como se não houvesse amanhã, sem momentos kodak como o da medalha ou sem promessas sem data como a da conquista do campeonato! Esforço, Dedicação, Devoção. É esse o caminho. Sempre foi. E não é à toa que essas três máximas surgem antes da Glória. E da União.
14 Setembro, 2018 at 10:34
Não senhor, não é nada apontar a mira.
Veja-se:” há as questões das rescisões dos jogadores que devem ser levadas até ao limite”. Como se as rescisões tivessem ganhas antecipadamente. E com que dinheiro se vai pagar ordenados, fornecedores, etc? É que parece que o empréstimo obrigacionista não está para breve, os bancos andam a fugir disso.
SL
14 Setembro, 2018 at 10:45
O importante não é o estilo. É a obra feita. Portanto cumpra o programa e terá o meu respeito
Do que lhe vi até agora, tenho zero de confiança. Não acho sequer que tenha inteligência
E tem uma promessa para cumprir para ontem…
14 Setembro, 2018 at 10:58
Fenomenos interessantes aqui na tasca:
1. Ninguem votou Varandas… So neste post apenas 1 tasqueiro assumiu o voto. Os outros todos dizem ah e tal… nao votei nele mas apoio… enfim, parece a Italia do Berlusconi – nunca conheci um italiano que votou Berlusconi, mas ele ia ganhando as eleicoes.
2. Repetem-se os apelos de que ainda é cedo – deixem o homem trabalhar – pessimistas! Os espanhois tem um ditado “Um pessimista mais nao é que um optimista bem informado.” Daqui a uns dias vamos comecar a ver quem sao os pessimistas ou os otimistas bem informados.
14 Setembro, 2018 at 11:19
Eu já disse que votei!
E outro tasqueiro, que não me lembro quem, também. Portanto, dos que aqui costumam comentar, somos só 3…
O que quer dizer qualquer coisa!
15 Setembro, 2018 at 3:18
Zé caberá.
Vai – te foedery.
E mais mão digo,
14 Setembro, 2018 at 11:01
Varandas é o presidente do clube. como presidente não pode ter amigos. é presidente. amizades foram antes e serão depois de sair do clube. enquanto presidente não precisa de amigos, precisa de pessoas competentes e precisa de defender o clube acima de todos. isto é um presidente.
14 Setembro, 2018 at 11:20
Isso!
A posição dele é defender o Sporting!
14 Setembro, 2018 at 11:24
Posição defender o Sporting?
Sporting > leão.
Canzana, portanto?
Gosto gosto, das minhas preferidas.
Doutor Frederico, temos algo em comum!
(Duas pelos menos, somos do Sporting)
14 Setembro, 2018 at 11:03
Gestão para pagar a luz e o gás ao fim do mês. Go go Varandas!
14 Setembro, 2018 at 15:10
Saudades da gestão de topo á Godinho.
14 Setembro, 2018 at 11:05
“Não quero que o Varandas me emocione nem que me motive com os discursos. Estou cansado de palavras. O Varandas não é um líder carismático, como era o Bruno. Mas o Bruno era muito mais carismático do que líder. E eu prefiro que o Varandas seja mais líder do que carismático. Quero que seja um exemplo de trabalho e de competência. E é pelo trabalho, pelo que se veja, de mudança para melhor, que eu quero ser motivado!”
Trabalho e silêncio, é o que é preciso agora!
(e eu até gostava que ele me sossegasse quanto ao assunto das rescisões mas sei que não é o momento para se falar, nem disso!)
14 Setembro, 2018 at 11:09
Esperemos que consiga ser esse elemento agregador dentro de portas. Só com muito espírito de missão e sacrifício é que temos a remota hipótese de ser felizes esta temporada, seja qual for a modalidade. Se Varandas for essa pessoa, estaremos mais perto do sucesso.
Em relação aos rescisores, gostava sinceramente que isto se resolvesse antes de chegarmos a tribunal. Sei que não é a opinião da maioria mas acho que precisamos urgentemente de fechar esse capítulo e largar as armas contra jogadores.
De resto, concordo com o tasqueiro-mor, apesar de saber que nada desses problemas vão resolver-se no futuro próximo.
14 Setembro, 2018 at 11:13
Achas que devemos fechar esse capitulo vendendo jogadores ao desbarato, perdendo milhoes e deixando claro que no futuro qualquer jogador pode rescindir com o clube dos mansos porque sim?
Olha que é um custo elevado para se “fechar esse capitulo”. Nao é assim que se gerem clubes de futebol profissional.
14 Setembro, 2018 at 11:15
provocar os jogadores, desafiá-los a avançarem com as rescisões como fez o teu guru é que é gerir um clube de futebol…
14 Setembro, 2018 at 11:19
espera!
Cagar na equipa enquanto esta prestava declarações no posto da GNR de Alcochete… não haver ninguém do antigo CD presente, e o próprio BdC ir jantar nessa noite com os famigerados croquettes do grupo Stromp… é que é gerir um clube de futebol…
14 Setembro, 2018 at 11:19
Nao – tambem nao. Mas ele nao e o meu guru. Parece-me que e mais o teu guru. Ainda ninguem tinha falado do homem, e la vens tu com o carvalho na boca.
Fala do Varandas. Tu disseste aqui na Tasca antes da destituicao, que havendo destutuicao, iriam aparecer alternativas solidas para a lideranca do clube.
Entao e agora? Estas contente com o Varandas? Estas contente se ele vender os traidores ao desbarato (alias muitas vezes te disseram antes da destituicao que o filme ja estava feito para o novo presidente chegar a acordo e nao deixar nenhum dos casos ir a tribunal onde agora – de repente – todos os juristas iluminados ja concedem que o Sporting deve ganhar)? Estas contente rute? Ou so te contentas com o carvalho?
14 Setembro, 2018 at 13:07
Mas já foi tomada alguma decisão nesse sentido ou estás só a pôr em causa o Varandas com base numa crença?
14 Setembro, 2018 at 11:27
Rute, que tem essa merda a ver com o assunto?
Isso é assunto, sequer?
14 Setembro, 2018 at 11:29
Esta toda queimadinha…
14 Setembro, 2018 at 11:16
Acho que esse capitulo só se encerrará com os jogadores a serem seriamente penalizados. Sem isso sinceramente acho que é um capitulo que nunca se encerrará até porque o sentimento da maioria será de que fomos comidos à bruta…
Não fomos nós que abrimos guerra aos jogadores…foram eles que abriram ao Sporting…
14 Setembro, 2018 at 11:28
Não levar os processos até ao fim, além de ser mau para o Sporting em termos económicos, será mau para a sua imagem e prestigio! E, na minha opinião, abrirá uma nova guerra interna!
14 Setembro, 2018 at 14:51
A imagem e o prestigio do Sporting já desceram o mais baixo possível. É veres nas redes do Nani, por exemplo, o que nos chamam a nós adeptos do clube.
14 Setembro, 2018 at 15:29
🙂
Nunca desces o mais baixo possível. Há sempre mais um degrau para descer.
Sempre que bates no fundo, o fundo desce mais um bocado!
14 Setembro, 2018 at 11:18
Quem dizia aqui que não iriam haver quaisquer rescisões? Carvão, carvão.
Depois o Presidente põe-se a cantar ao desafio.
Isto depois de colocar processos disciplinares a um plantel inteiro, gestão de excelência.
14 Setembro, 2018 at 11:26
Nunca presidiste um clube de topo.
14 Setembro, 2018 at 11:27
As rescisoes nao aconteceram logo. Demoraram algum tempo para que os empresarios e o Luiz com z se pusessem de acordo acerca da destituicao e tivessem recebido o conforto de que precisavam para ter a certeza que nenhum dos casos chegue a tribunal. Ou pelo menos, nenhum dos casos que pode trazer um grande encaixe ao Sporting.
Hoje, alguns dos iluminados que diziam que os jogadores tinham justa causa (poiares maduro), ja vem dizer que afinal nao e bem assim. Se nos nao temos razao e os jogadores estao no seu pleno direito porque e que o Wolves e o Betis nos querem pagar? Por caridade?
Ambram os olhos.
E voces acham que
14 Setembro, 2018 at 11:45
As rescisões aconteceram quando tiveram de acontecer.
Os jogadores, e suas entourages, tiveram de pesar prós e contras (sim, há quem faça isso antes de decidir em cima do joelho), preparar os textos, etc. Nada disso invalida que meia dúzia de alucinados por aqui negassem aquilo que seria uma clara evidência: alguns jogadores iriam avançar para rescisões unilaterais. E negaram, negaram, negaram sempre. Até relógios mostraram. Tic tac, tic tac. E quando o Presidente veio mandar larachas ainda disseram que os seus colhoes metálicos iam fazer os amotinados ficar quietinhos. Viu-se.
14 Setembro, 2018 at 11:31
Nuno, o que se passou que levou à situação actual não está em discussão.
O que está em discussão é “como resolver esta situação”?
Qual é a tua ideia? Acordo? Até ao fim?
Chega-te à frente, sem piadas! 🙂
14 Setembro, 2018 at 11:26
Sinceramente, Maria Ribeiro, tenho muita dificuldade em perceber como um sportinguista diz isso mas… respeitando sempre a tua opinião… gostava de saber o seguinte:
Achas então bem que se tenha feito o acordo pelo William por 16M€ mais uns eventuais 4M€? Achas que o Cintra fez mal e não fechar os acordos com o Patrício, com o Gelson e com o Rúben Ribeiro? Em que condições aceitarias um acordo? Podes especificar para cada caso?
A tua finalidade é arrumar o assunto ou tens duvidas que se ganhe os processos?
E, finalmente, fazendo um acordo, quanto achas tu que podemos deixar de receber?
14 Setembro, 2018 at 14:50
Primeiro que tudo, parece-me o Sporting tem imensa razão em alguns casos (Rafael Leão e Podence serão um escândalo se ganharem). E por princípio e orgulho ferido, adoraria ver estes dois principalmente a fazer contas à vida. Mas não tenho assim tanta certeza em relação a Gelson Martins e Rui Patrício (a quem lhe tinha sido prometida uma venda) e aqui podemos abrir um precedente para os outros.
O Sporting não garantias de nada e falhou na protecção dos seus jogadores (confesso que é com algum espanto que vejo o pessoal falar de uma agressão tão violenta num local de trabalho com tanta tranquilidade).
Depois, quanto tempo vai durar isto? Dois três anos? Vamos recapitular isto tudo quantas vezes?
Pelo preço certo, vendia já os jogadores. Obvio que se o Atlético oferecer 15 milhões, é uma piada. Mas se der quarenta pare resolver o caso, eu aceitava.
14 Setembro, 2018 at 15:49
Ok…
Continuo a não concordar.
O caso Matusalém foi resolvido em 1ª instância em menos de 1 ano e em 2ª instância ainda em menos tempo, ainda que tenha demorado um ano a tornarem a sentença publica – porque só o quiseram fazer no fim dos campeonatos.
Portanto, serão 2 anos a resolver isto, como se diz desde o início. Por mim até podiam ser 5. Não valorizo isso! Óbvio que preferia um decisão final rápida, em 6 meses a 1 ano – custa-me a entender que demore tanto tempo, como me custa a entender que o Caso Patrício não esteja já em andamento – mas se demorar mais e isso me fizer ganhar muito mais dinheiro, por mim está óptimo!
Ataques a Academias ou Centros de Estágio são vários ao ano, no mundo inteiro. NENHUM levou a rescisões com justa causa. Tiveste este ano o de Guimarães e tiveste um no Vasco da Gama tipo 1 mês depois do nosso. São cenas que acontecem e não há maneira de controlares isso. Se um grupo de vândalos entrar num Continente, não tens hipótese de evitar isso. Se 10 gajos entrarem num banco para o assaltar, mesmo com policia a sério lá, não evitas o assalto. São cenas que ninguém controla, nem pode garantir que não aconteça.
Portanto, neste aspecto, discordo de ti. Mas se me disseres que suspeitas que alguém da Direcção do Sporting está envolvido no caso, aí passo compreender perfeitamente a tua posição.
A base para a alegação da justa causa é o que aconteceu na Academia, meia dúzia de dizeres do Bruno (por SMS, no Facebook e faladas), e um monte de palha fora da validade. Se lhe prometeram ser vendido ou não, é irrelevante para o caso, até porque não sabes se acabaria vendido ou não! A alegação de todos tem o mesmo por base. Não é diferente do Rui Patrício para o Gelson, nem para nenhum outro. O facto do Rui ter lá “2” frases que não vêm nos outros processos não sustenta mais o caso dele. Se uma guerra não deu direito a rescindir com justa causa, não vai ser uma SMS e um post no Facebook que vão dar! Podes ter a certeza disso!
Se acordarem, a pronto pagamento, até meio de Outubro:
Patrício… 35M€
Gelson… 80M€
Podence… 40M€
Leão… 45M€
… não me oponho a um acordo (200M€)!
14 Setembro, 2018 at 15:57
Não é irrelevante a questão de Patrício porque o Sporting recusou uma proposta oficial e ele alega que isso é que motivou a sua rescisão (não tinha condições para continuar, encontrou uma solução e não foi aceite)
14 Setembro, 2018 at 16:03
Portanto a rescisão é birra por rejeitarem uma proposta…
Quero ver a FIFA dizer “Sim senhora…têm razão!”
A Juve foi mesmo estúpida…oferecia 5M pelo Ronaldo, o Real rejeitava, ele dizia que não tinha condições e siga…mesmo que depois ele não tenho no final razão para rescindir…a FIFA chega a um valor bacano para um gajo de 33 anos…
14 Setembro, 2018 at 13:33
Claro Maria, mas com 90% da clausula no bolso e com condições de pagamento favoráveis.
Sem dinheiro não há palhaço!
14 Setembro, 2018 at 11:15
Não concordo que o assunto das rescisões seja linear.
E não percebo como se afirma com toda a naturalidade que se adiantem verbas da NOS (ainda mais de um ano já voou).
Há muitas variáveis a considerar, o risco (a tanga do 100% de certeza de vencer é isso mesmo, uma tanga), o tempo, as necessidades de tesouraria, e o relacionamento com outros clubes (e sim, a FIFA vai tentar mediar um acordo).
Não vejo a situação a preto e branco, de ir até ao fim e de ser melhor perder de espinha direita do que negociar.
Já o disse e repito, é tudo uma questão de valores.
Falou-se em 100M pelo “pacote”, o que em teoria seria bom. O problema é que ao negociar o Patricio e o Gelson, obtendo (hipoteticamente) 70M, perder-se-á alguma alavancagem no casos do Podence e Leão. E os gregos e francius não darão (até porque não têm) 30M por esses dois. Ou seja, negociar, mesmo que em alta, os dois amotinados mais valiosos pode colocar em causa o processo a correr com os outros dois. Por outro lado, é dinheiro certo em caixa.
Lamento, mas nestes assuntos as certezas absolutas não existem.
14 Setembro, 2018 at 11:24
Eu tenho a certeza absoluta da minha opinião. Prefiro mil vezes não receber nada mas ir até ao fim do que receber o que lhes apetece.
Prefiro mil vezes adiantar mais 30 Milhões dos 400 e tal que ainda falta do contrato da NOS a fazer um acordo desses.
E a maior certeza que tenho.
O Varandas nunca disse que estaria disposto a fazer um acordo por valores abaixo de metade das clausulas de rescisão. Em toda a campanha. E teve muitas oportunidades para o fazer e em vez disso preferiu dizer que não havia amigos, que mesmo os jogadores sabiam que ele levaria tudo até ás ultimas consequências…
Portanto…
14 Setembro, 2018 at 12:41
Honra!
A malta hoje sabe lá o que é isso…
14 Setembro, 2018 at 11:25
Nuno mas a malta manda essas tiradas para o ar com um à vontade que me faz confusão.
Do genero “negociar jogadores só com descontos de 2M ou 3M do valor da clausula”. lol ou “Ir até ao fim, ganhar os processos todos e receber o valor das clausulas”. Exacto…
E a questão é exactamente essa. O caminho é continar a viver do adiantamento de receitas futuras? Até quando?
14 Setembro, 2018 at 11:31
Prefiro ter um orçamento mais pequeno, racionalizar as contratações, ter um plano a 3/4 anos para recuperar deste adiantamento do que passar a mensagem de que somos comidos pelos jogadores e ainda gostamos…
Não vais viver de adiantamentos…vais viver da vontade dos jogadores de não fazerem birra. Entre viver de adiantamentos e viver das birras dos jogadores prefiro dos adiantamentos a prazo.
14 Setembro, 2018 at 11:57
Isto
14 Setembro, 2018 at 12:10
Tiago dúvidas que te coloco, sinceramente porque não me recordo da tua opinião….ficaste lixado de Bruno Fernandes, Battaglia e Dost terem regressado ao clube? Ficaste lixado com a venda de William? Era para meter os 9 em tribunal e ir até ao fim?
14 Setembro, 2018 at 12:21
Estava pronto para que os arrependidos voltassem SE as condições fossem as mesmas!
Não tenho neste momento motivo para duvidar do BF que insistiu muito que tinham sido. Por isso Ok no regresso.
Dost para mim era o único que tinha uma situação especial…mas se voltou a ganhar mais fui contra na mesma embora seja o que sou mais condescendente.
Frontalmente contra o regresso do Battaglia. Era para ter ido até ao fim.
A venda do William foi uma merda. Foi dado. Era para ter ido até ao fim também.
Admiti…admiti muito remotamente a possibilidade do William ter sido vendido com o dinheiro a pronto e que isso tenha sido vital para estes meses de CG. A CG não teve de preparar programa, não teve 3 ou 4 meses para se preparar para entrar, não fez promessas aos adeptos.
Portanto sim. Por principio…ou voltavam atrás nas mesmas condições ou era tudo para ir até ao fim. E votaria sempre contra quem disse-se o contrário. Que o Varandas NÃO disse…
14 Setembro, 2018 at 13:17
100% de acordo contigo, Tiago!
14 Setembro, 2018 at 11:33
Matias,
Entao a solucao e qual? Abdicar de 70M EUR vendendo ao desbarato?
Por termos dificuldades de tesouraria?
Se tu es gestor, diz-me onde e que trabalhas, para eu nao investir na tua empresa…
14 Setembro, 2018 at 11:50
Não tenho por hábito fazer referência pessoais, mas aqui vai: há uns anos a empresa onde estava esteve envolvida num processo por falta de pagamento. Os valores alcançaram os 6 dígitos, o que numa Micro é dinheiro. A coisa seguiu para tribunal (e o que demorou), e quando supostamente o julgamento iria começar, foi pedido um entendimento entre as partes. Os caloteiros propuseram pagar tudo, de uma vez. Contrapartida, abdicar das custas e dos JUROS. Ora, a vitória no processo era 99,9% garantida, mas as opções eram receber o dinheirinho, ou ter de recorrer a créditos (que na altura eram difíceis) e sabe-se mais lá o quê para pagar salários, SS, impostos, enquanto a coisa não se resolvesse lá na comarca.
Não é preciso ser adivinho para saber qual o caminho a seguir, certo?
14 Setembro, 2018 at 12:03
pagar tudo, de uma vez.
Muito bem.
Aqui o tudo é o quê? As cláusulas?!
É que misturam receber menos para pagar despesa actual com receber “tudo” sem juros..
Parece me óbvio que ninguém ficará fulo se se negociar .mas alto.
Podem sentir se fodidos e querer levar as coisas até ao fim.
Mas o que realmente importa, além do dinheiro é a mensagem.
Ora se se negociar alto, pode ser win win. Dinheiro e passa a mensagem de que não são vendidos ao desbarato e não vale a pena rescindir.
Agora outra possível falácia.
Receber agora… Mesmo que os jogadores tivessem sido negociados / vendido pelo clube, quanto dinheiro entrava agora!?
Mas alguém paga a pronto
14 Setembro, 2018 at 12:51
Lourenço está a dar-me razão. Tudo se resume a um número.
A falácia do “pronto pagamento” não o é.
Ao vender um jogador, o clube receberá prestações nos prazos acordados. Pode gerir tesouraria consoante esses prazos. Pode vender esses créditos. Um processo judicial não tem prazos.
14 Setembro, 2018 at 12:56
Nuno, um processo de trabalho comum é uma coisa, um processo dum jogador de futebol, ainda por cima tratado na FIFA, é outra. Não é bem a mesma coisa. Aliás, nem os contractos se regem pelas mesmas regras…
14 Setembro, 2018 at 12:06
Só é preciso bom senso. Mas até isso está caro
14 Setembro, 2018 at 12:07
Queriam bom senso não rescindiam…
14 Setembro, 2018 at 11:49
Matias,
Não vamos receber o dinheiro das clausulas porquê? Porque na CS dizem isso? Já leste a lei da FIFA?
Sabes o que dizem os contractos dos jogadores?
Ou o teu problema é pensar que está alguém do Sporting por trás do ocorrido em Alcochete?
14 Setembro, 2018 at 12:01
Miguel,
O tema não é linear e os casos não são todos iguais. Estas 2 permissas são importantes.
Acreditar que receberemos 60M por Podences ou Rubens Ribeiro é muito bonito mas…
(atenção tb eu gostaria que o Sporting recebesse um jackpot de 200 e tal milhões)
14 Setembro, 2018 at 12:07
“Acreditar que receberemos 60M por Podences ou Rubens Ribeiro é muito bonito mas…”
Não percebi…mas…o quê?
Parar mim é muito simples. Os processos são todos iguais. Como as rescisões foram todas iguais. É para ir até ao fim. Se os clubes em causa não tiverem dinheiro a FIFA cativa as receitas deles e vão pagando…
Não querem? Não tivessem contratado.
14 Setembro, 2018 at 12:14
lol ok. Para ti é tudo muito simples…respeito mas não concordo minimanete.
14 Setembro, 2018 at 12:17
Mas porquê que não concordas?
14 Setembro, 2018 at 12:24
Ok. São opiniões…obviamente respeito.
Mas fico com uma duvida. Se me permites a ousadia…apoiaste algum candidato estas eleições? Eles, em campanha, disseram todos que era igualmente simples…
14 Setembro, 2018 at 12:16
Lê a lei da FIFA sobre o assunto, lê o contrato do Patrício, que é publico, e vais perceber que o caso Podence enquadra-se numa numa situação e que o Caso Rúben Ribeiro noutra.
Os contratos são todos similares neste aspecto das rescisões.
14 Setembro, 2018 at 12:56
Certezas absolutas há na ciência. Física e química regem-se por regras e leis bem definidas (ok, pronto, eu sei).
O Direito é uma treta. Não há certezas. Se houvesse Razão no Direito nem julgamentos eram necessários.
Atenuantes, interpretações.
Adiante.
Há quem diga (com propriedade ou mero bitaite) que poderá haver quem tente aproveitar este caso para criar jurisprudência na situação das clausulas de rescisão desproporcionais em relação ao salário. Havendo clara vontade dos clubes em baixar valores de transferência, era juntar fome e vontade de comer. A FIFA pode bem julgar em favor do clube, mas dizer que o valor justo não é o da rescisão mas sim aquele que seria “expectável” receber em caso de venda.
É esperar para ver.
14 Setembro, 2018 at 13:24
Eu acho que temos razão…. Mas se a Fifa se “lembra” de dar razão aos jogadores numa lógica de penalizar o comportamento dos adeptos?
Certezas…. Nenhumas
14 Setembro, 2018 at 13:41
De 50 adeptos?
Tu achas que este assunto não preocupa TODOS os clubes no mundo, em especial os grandes clubes, que são quem em os grandes jogadores e as grandes clausulas de transferência?
E, se preocupa, preocupa em que sentido? Na defesa dos jogadores ou na defesa do Sporting?
E, preocupando, num sentido ou no outro, achas que não fazem lobby para defender os seus interesses e deixar claro aquilo que defendem e querem que a FIFA defenda?
E, ainda, a tomada de posição da FIFA, nos últimos anos com mais insistência, na defesa do cumprimento dos contratos, seja pelos clubes, seja pelos jogadores, não terá base no forte lobby que os clubes e as Federações fazem?
Vocês vão-me desculpar, mas em termos de leis e dos interesses do futebol, só vejo vantagens do nosso lado!
Ou algo se passa quanto ao processo Alcochete, ou não entendo este medo!
14 Setembro, 2018 at 14:12
Miguel….
Eu apenas levantei uma hipótese….
E certeza absolutas não há…
E um “pormenor”…
Admitindo que os processos seguem na FIFA até ao fim e nos é dada razão e os jogadores/clubes são condenados a pagarem o valor das clausulas….. tu achas que os clubes pagam sem recorrem para os tribunais comuns??
E nos tribunais comuns….. mais uma vez sem certezas absolutas quanto à decisão….
E escusado será dizer que quem perder…mete recurso….
Entretanto o tempo não pára…
14 Setembro, 2018 at 15:54
E a FIFA deixa os clubes meterem isto nos tribunais comuns? Uma cena que viola uma cena que é exclusiva deles?
É que contratos de trabalho na vida real não são feitos nesta base… Queres sair duma empresa, avisas, e 2 meses depois estás livre para trabalhar noutra.
É um mundo diferente.
Repara, já nem a lei Webster funciona. A FIFA fez por isso… Isto está tudo no meu texto que estou à espera que o Cherba coloque aqui…
14 Setembro, 2018 at 16:32
A fiFa não tem como deixar ou não deixar….
Ninguem paga 100 milhões porque a FIFA “diz” sem decisão em tribunal….
14 Setembro, 2018 at 16:38
Ricardo…não é verdade.
O tribunal pode dizer o que quiser.
Se a FIFA não inscreve ou não permitir participar nas competições não há tribunal que lhe valha…é disso que a FIFA se vale.
Ainda no outro dia discutia isso com um amigo advogado. Ele falava do tribunal de trabalho e o crl. E eu disse: “Se a FIFA diz que ou pagam ou não são inscritos nas competições e não podem inscrever novos jogadores, de que lhes vale o tribunal do trabalho?!”. E mesmo disse que pois…realmente…
Nenhum tribunal pode obrigar a FIFA a aceitar uma inscrição…é em cima disso que a FIFA trabalha. é uma associação privada que inscreve quem quer…
14 Setembro, 2018 at 17:27
Tiago…
Já ouviste falar de um tal de Bosman?
Decisão nos Tribunais…. e a FIFA teve que se adaptar!
Por isso….claro que toda a e qualquer decisão da FIFA é passivel de recurso nos tribunais comuns…
14 Setembro, 2018 at 13:34
Dou-te razão – e já disse que não sou um Crente na Justiça – que a Justiça não é uma ciência exacta.
Mas a lei diz…
“If a professional is required to pay a compensation, the profissional and is new club shall be jointly and severally liable for its payment. The amount may be IN THE CONTRACT or agreed between the parties.”
O contrato do Patrício, que é publico, tal com o do Leão, diz, na alínea 11, b:
“Na hipótese de ser o Jogador a rescindir ilicitamente fica obrigado, no âmbito jurídico-laboral, a pagar à Sporting SAD uma indemnização correspondente ao valor das remunerações que haveria de receber até ao final do contracto rescindido, ficando a sua inscrição por parte de um terceiro Clube dependente, no âmbito jurídico-desportivo, do pagamento do montante de 45M€ correspondentes à valorização dos direitos de participação desportiva do Jogador feita pelas partes no presente contracto.”
Portanto, não sendo uma ciência, onde há certezas absolutas, parece-me claro que a lei é fácil de aplicar aqui…
Mas vai depender de darem justa causa aos jogadores ou não!
Quem acha que eles têm justa causa, por mais que isso me espante, compreendo perfeitamente que defendam um acordo.
Quem não acha que há justa causa para a rescisão, não percebo em que se baseiam para querer um acordo.
14 Setembro, 2018 at 13:51
Com um presidente normal, nao tinhamos acordado nenhuma venda. Era tudo em tribunal. E nao havia retornos. Acabava se o passivo num único momento e liquidava se o jm.
14 Setembro, 2018 at 14:02
Não diria assim mas, sim, com o Bruno não haveria nenhum acordo para venda, nem para voltarem. Ou vinham iguais ao que estava, ou ia tudo para tribunal até ao fim.
Disse aqui, já não me lembro se antes da AG de dia 23, se depois, que tinha a certeza que neste assunto ninguém nos defenderia tão bem quanto o Bruno. Mas ele devia ter pensado nisto tudo antes de fazer as toneladas de merda que fez. Por isso eu digo que ele não colocou nunca os interesses do Sporting em primeiro lugar. Colocou o seu orgulho, o seu ego, os seus interesses… Ainda hoje faz isso!
A verdade é que tudo isto era evitável se o homem tivesse bom senso e uma melhor noção das coisas!
15 Setembro, 2018 at 19:49
mas receber 60 ME pelos 4 para muitos já estaria bem…
Este facilitismo para que o dinheiro, ainda que pouco, caia na conta no imediato e livre da chatice quem dirige, levará o clube rapidamente ao tapete.
14 Setembro, 2018 at 15:39
Eu não sei como é possível sequer equacionar e vender os jogadores que rescindiram por valores baixos. O Rafael Leão gozou conosco nas redes sociais, o podence o karembeu a gozar conosco o podence agora é nosso, o Wolverhampton a dizer se quisermos ir para tribunal que fossemos que eles não queriam saber e finalmente o atletico que andou a fazer chantagem. Eu nem vou qualificar os jogadores.
Depois disto tudo, quererem ir pedir por favor, para dar uma esmolinha. A resposta vai ser cerca de um quarto do valor dos jogadores, neste momento não podemos ir procurar um acordo é um tremendo sinal de fraqueza.
Se ganhamos os casos ou não, se isto é razão para rescindir, um ataque terrorista feito por criminosos. Então vai-se abrir uma caixa de pandora.
14 Setembro, 2018 at 11:33
Certezas não há.
Podemos até perder e receber pouco.
Mas, na minha opinião, a médio longo prazo, o risco que se corre no precedente que se abre é muito grave.
Temos o conselho do espanhol especialista, portanto é ouvir o que ele tem a dizer.
Não faço questão de levar a tribunal ninguém.
Faço questão é de se negociar por muito alto.
É mesmo tudo* ou nada, por causa do tal precedente.
Numa visão de curto prazo, precisamos guito, boa.
Numa de medio longo prazo posicionamos – nos sempre como fracos.
* tudo não implica valor da cláusula.
Não sei qual a do Rui, por exemplo.
Mas não me choca negociar por 25-30 um redes de 30 anos.
Não me choca o gelson, apesar do potencial ser negociado por 35-40..
As cláusulas são, por defeito, exageradas.
Mas isto sou eu, que acho absurdos um passe de. Jogador ser negociado por mais de 20 m (e dos de topo)
14 Setembro, 2018 at 11:33
Podemos negociar mas o cabroes têm de sofrer um pouco…
14 Setembro, 2018 at 11:36
Essa visão curta do é melhor 5 que nada deu na venda do Montinho por 10M ao porco…e tudo o que isso arrastou com ela…o Sporting nunca mais teve mão nos jogadores. A partir daí foi o que foi…
14 Setembro, 2018 at 11:37
Podemos perder – seria a maior revolucao no futebol desde o caso Bosman.
E podemos ganhar – acho que as ofertas do Wolves e do Betis sugerem que eles (que ate nem tem maus advogados) ja perceberam que o caso a favor do Sporting e muito forte… por isso oferecem milhoes (de certeza que nao o fazem por caridade).
Agora cada um decide como quiser. Claro que o Jorge Mendes quer acordos (para receber as suas comissoes), os jogadores tambem querem acordos – a posicao do Sporting, depende do novo Presidente. Mas objectivamente nao ha razoes suficientes para se abdicar dos processos.
14 Setembro, 2018 at 12:16
Tocas num ponto em que estou perfeitamente em sintonia…negociar valores por alto.
Já o disse aqui, acho vantajoso o Sporting mostrar abertura para negociar, se o caso chegar a tribunal, será sempre um argumento a nosso favor.
Agora o negociar não é abrir as pernas, não é negócios à William, ou aceitar vender o Patrício por 18M menos 7M, mais, os clubes que receberam os desertores têm igualmente que perceber que correm igualmente riscos se a FIFA nos der razão, não podem agir como se nos estivessem a fazer um favor ao negociar.
Se para além disto, o Sporting quiser passar uma postura de força para desencorajar atitudes semelhantes no futuro, se for possível e viável, porque não fazer correr nos tribunais civis um processo individual contra cada um dos jogadores por danos reputacionais e de imagem?
Tendo em conta tudo o que se passou nestes 3 meses, não seria difícil de provar que a imagem e a confiança dos investidores, condicionaram o normal funcionamento do clube durante este período.
14 Setembro, 2018 at 11:45
Eu defendo ir até ao fim porque estou convicto que ganharemos.
Não tenho 100% de certeza que não seja dada justa causa aos jogadores, mas tenho 95%. E os 5% que deixo de fora é porque pode aparecer algum dado novo, que nem acredito que apareça mas enfim, dou essa possibilidade como possível, que muda a situação actual, que é de ZERO culpa do Sporting no acontecimento de Alcochete.
Quanto ao resto, e já estudei o assunto, dentro do que me é possível não sendo da área, a lei da FIFA é clara nestes casos e, não sendo dada justa causa aos jogadores e cumprindo lei, vamos receber as clausulas de indemnização por rescisão unilateral do contrato!
O Cherba já tem um texto meu sobre o assunto com todos os dados e poderão ver que são claros e porquê.
Claro, sendo eu um céptico dos Tribunais, tenho a noção que nunca há 100% de certeza, mas que a lei está do nosso lado, disso não tenho duvida nenhuma.
Depois, há outras coisas que são importantes perceber.
A UEFA e os Clubes querem abrir um precedente com este caso para:
a) os jogadores poderem rescindir se acontecer uma situação como a de Alcochete – onde adeptos invadem o centro de treinos? Sabem quantas situações destas acontecem por ano no mundo?
b) que as clausulas de rescisão não sejam válidas e seja sempre um tribunal a definir as indemnizações?
Temos tudo do nosso lado.
As únicas incertezas são:
a) haverá novidades nas investigações a Alcochete que possam comprometer o Sporting?
b) é um caso em Tribunal!
Portanto, eu diria que a probabilidade de ganharmos é acima dos 90% e portanto iria até ao fim…
… Até porque perdendo, tirando o caso do Rúben Ribeiro, não temos nada a pagar a ninguém!
14 Setembro, 2018 at 12:34
“Eu defendo ir até ao fim porque estou convicto que ganharemos.
Não tenho 100% de certeza que não seja dada justa causa aos jogadores, mas tenho 95%. ”
Caro Miguel,
Já que estamos numa de “gut feeling”, eu também poderia, hipoteticamente, dizer que “Não tenho 100% de certeza que seja dada justa causa aos jogadores, mas tenho 95%. “, certo?
E que há clubes a contratar os nossos ex-jogadores porque também pensam assim, certo?
E que os que pretendem entrar em acordo é por causa do risco (mesmo que de 5%) de poder perder, certo?
E por acordo, só em “saldos” ou “por baixo”, certo?
E que os clubes NUNCA aceitarão pagar as cláusulas. Quer porque estão convictos que têm razão, quer porque acham que os jogadores não valem nem perto disso, or whatever.
Não esquecer:
– Os fundamentos para a rescisão NÃO SÃO apenas Alcochete;
– A UEFA (a meu ver!) vai “forçar” entendimento entre as partes, se for caso disso.
SL
14 Setembro, 2018 at 13:55
Sim, acho que a UEFA vai tentar que haja um acordo…
Agora, que acordo está o Sporting disposto a fazer?
Depois, há um trabalho que, na minha opinião, o Sporting devia estar a fazer junto dos grandes clubes europeus. Aqui dou 100% de razão ao Bruno: isto é um caso que poderá marcar o futebol Europeu e mundial de uma forma muito similar ao caso Bosman!
O interesse dos clubes, como aliás se vê pelas noticias de Inglaterra na alteração das transferências, é manter a estabilidade contratual com os SEUS jogadores e para isso querem que as clausulas tenham realmente um valor real e não sejam só uma coisa que para ali está sem grande significado.
Se isto fosse assim tão incerto, o PSG tinha metido mais 20 ou 30 M€ nas mãos do Neymar para ele ter rescindido, depois o tribunal dizia que não tinha justa causa e que tinha de pagar 120 ou 140 M€, o que já era uma barbaridade na altura, e tinham poupado 50 ou 60 M€ com a brincadeira.
No caso do Marega, com o Porto e o West Ham, tinham feito o mesmo…
Os clubes não querem isso. Querem que a clausula que colocam seja realmente válida para tirar a ideia aos maluquinhos de que podem fazer tudo!
Eu só vejo aqui uma coisa duvidosa, e é daí que vêm os 5% de não certeza: o resultado final do processo Alcochete. As SMSs do Bruno valem zero. Os posts do Bruno valem zero. Era o que faltava a FIFA dizer que SMS ou posts no Facebook davam para rescindir. Uma guerra não dá mas um post no Facebook já dá? Por favor…
Eu investiguei tudo isto, dentro do que existe na net sobre o assunto, para fazer um post para colocar aqui na Tasca, e não vejo como podemos perder isto. É deixar o Cherba colocar aqui isso, que já está com ele, para vocês verem o mesmo que eu vi. Claro que sendo algo que vai para tribunal, nunca se tem 100% de certeza… Mas que está tudo do nosso lado, para mim, está!
14 Setembro, 2018 at 14:09
” As SMSs do Bruno valem zero. Os posts do Bruno valem zero. Era o que faltava a FIFA dizer que SMS ou posts no Facebook davam para rescindir. Uma guerra não dá mas um post no Facebook já dá? Por favor…
Eu investiguei tudo isto, dentro do que existe na net sobre o assunto, para fazer um post para colocar aqui na Tasca, e não vejo como podemos perder isto”
Caro Miguel,
Se “investigou tudo isto”, e a única coisa que tirou das rescisões foi Alcochete+post+sms, então acho que deveria investigar mais…
SL
14 Setembro, 2018 at 16:19
Investiguei no sentido de que pesquisei toda a informação possível e li tudo… E tirei as minhas conclusões com base nisso, como um cidadão comum, que é o que sou.
Não disse que tudo se resume a Alcochete, SMSs e Facebook.
Disse que há 2 situações distintas.
1ª – Dar ou não a Justa Causa aos jogadores – e a minha opinião é que com o que vem na carta de rescisão do Patrício e com o que está na carta de defesa do Sporting, não será dada razão aos jogadores, a não ser que apareçam dados novos. Fui claro na minha OPINIÃO aqui?
2ª – Definir o valor a pagar para quem perder a justa causa – e a minha opinião é que com o que diz a lei da FIFA sobre rescisões sem justa causa e o que vem no contracto do Patrício, supondo que são todos similares, iremos receber o que pedimos, a não ser que o Tribunal não siga a lei. Fui suficientemente claro aqui também?
Depois, caro Livramento, não me restringi a isto. Li outras coisas. Sei, por exemplo, que devido a recomendações dos Tribunais que julgaram o primeiro caso deste tipo, no Brasil e em Espanha passou a ser OBRIGATÓRIO todos os contratos terem um valor de indemnização para os casos de rescisão unilateral sem justa causa – e que será esse o valor a pagar!
Sinceramente, não percebo onde quiseste chegar com o comentário que fizeste. Eu não afirmei em lado nenhum, que tenho a certeza que vai ser como disse, tendo inclusive o cuidado de dizer que, à partida, nem confio na Justiça!
Mas enfim… se fosse outra pessoa a fazer esse comentário, nem me admiraria! Assim, admiro-me…
Mas, pronto, quando o Cherba colocar aqui o texto será mais fácil, a todos, perceberem o meu raciocínio e fazerem o vosso próprio, baseado no que realmente interessa. Depois, o que o tribunal decida é outro assunto. Pode ou não fazer o mesmo raciocínio que eu fiz perante o que diz a lei e o que diz o contracto – porque acho que aqui será claro para todos o que está escrito. E é por isso que eu não confio na Justiça!
14 Setembro, 2018 at 11:16
O que eu pensava do senhor Varandas antes de dia 8 e que escrevi aqui é o que eu penso hoje e vou pensar sempre , não vou nunca mais repetir aquelas palavras por respeito ao meu Sporting mas o senhor varandas não é nem nunca será meu presidente , o que desejo é que o Sporting seja campeão e que não seja vendido , se for com o senhor Varanda ou não tanto faz , já merecemos ser felizes .
Um off : A aqui adeptos do nosso grande amor que aqui escrevem spor71ng , não gostar dos dirigentes de alguns adeptos é uma coisa agora escrever o nome do maior clube do mundo assim é um desrespeito , Sporting Clube De Portugal
14 Setembro, 2018 at 11:23
Nao so adeptos. Adeptos e socios ha muitos anos – antes do BdC ter chegado.
Desrespeito meu amigo nao é escrever Spor71ng. Desrespeito é roubar o clube desde o tempo do saudoso joao rocha, e ainda bater palminhas a quem nos rouba.
14 Setembro, 2018 at 12:10
Pois eu tambem sou sócio com as cotas em dia e até sou o que a malta chama de brunista acéfalo , concordo com tudo o que escreveu menos escrever o nome do nosso grande amor , basta ler os deveres de sócio do Sporting para perceber que escrever assim o nome esta errado .SL
14 Setembro, 2018 at 11:27
Mais uma vez vamos em cantigas tudo o que interessa aos nossos adversários
14 Setembro, 2018 at 11:32
Boa Cherba, começa cedo o incentivo para o presidente varandas não cumprir com as suas promessas de campanha…
Agora, um: caga na união. A seguir um: caga nas rescisões?
Onde vai isto parar? A um: caga no campeonato que vamos ganhar não sabe quando?
14 Setembro, 2018 at 11:41
Cherba… e o que achas do Luís Paixão Martins?
Achas que é verdade o que vem na imprensa sobre a LPM ficar em Outsourcing com a comunicação do clube? Assessoria, jornal, tv…
Ou achas que é fake?
14 Setembro, 2018 at 11:51
Eu acho que é tudo fake. O LPM é sportinguista desde pequenino. O irmao do Varandas nao e nada amigo do Luiz com z, nem serviu no seu mandato. O Varandas nao e amigo do Patricio, e vai fazer voz grossa ao malandro do Jorge Mendes. O Varandas nao vai fazer acordo com o jorge para receber 18M – 7M do Adrien por um jogador avaliado no dobro. Tudo fake.
14 Setembro, 2018 at 12:10
O mendes achava que lhe deviam 7 milhões. O mendes não foi para tribunal. O mendes esperou. O mendes sabe. O mendes teve a sorte de o punhetas querer ir embora e ameaçar que dava o exemplo e levava o plantel atrás. Isso deve-se à sorte que o mendes teve em ter havido um acontecimento que permitiu ao punhetas alegar isso. O mendes aproveitou para pedir os 7 milhões com a promessa de que o capitão assim não rescindia. O mendes teve a sorte de o clube interessado no punhetas entrar na brincadeira. O gajo foi burro, o mendes não teve a culpa. O mendes espera. O mendes sabe. O mendes teve a sorte do gajo ser destituído. O jornal oficial do mendes já veio dizer que ele vai receber os seus 7 milhões. Deve estar com sorte. A sorte dá trabalho, bem mais trabalho do que ir ao tribunal reclamar o que é seu por direito.
14 Setembro, 2018 at 12:14
O moral da historia é que o mendes é um gajo cheio de sorte…
14 Setembro, 2018 at 12:26
A sorte, a sorte. Podia escrever um poema sobre a sorte.
No zapping pós-eleitoral ouvi um artista a dizer que, embora não tivesse votado fivelas lhe desejava a maior sorte, porque a sua sorte seria a sorte do spor71ng. Ora, será possível ser-se burro ao ponto de não perceber a proporcionalidade inversa entre a sorte que fivelas tem tido na vida desde maio até agora e a sorte que tem bafejado o spor71ng?
Enfim, desejo sorte a todos vós, menos ao lpm e ao zé-dos-tachos, já que sem concurso não é preciso sorte para o ganhar.
14 Setembro, 2018 at 12:07
Este LPM não foi o gajo que geriu a campanha do Varandas?
14 Setembro, 2018 at 16:41
E do Sócas
14 Setembro, 2018 at 13:39
não suporto o Paixão Martins.
Quanto à notícia, é bem capaz de ser verdade.
14 Setembro, 2018 at 15:06
Medo.
14 Setembro, 2018 at 11:49
Para não ferir susceptibilidades, foi só dizer : Enfim…
Tô fora deste filme.
14 Setembro, 2018 at 11:50
*vou só
14 Setembro, 2018 at 12:07
leva papel 🙂
14 Setembro, 2018 at 11:59
Eu também, já desisti.
14 Setembro, 2018 at 12:00
em relação ao nosso novo Presidente , não estou nada optimista , os sinais de que podemos voltar ao antes BdC são vários , espero sinceramente estar redondamente enganado , ao novo Presidente espero que tenha o estado de graça o beneficio da dúvida (que nunca foi dado a BdC) para que tenha alguma paz e consiga trabalhar , que respeite o Sporting e aquilo que o Sporting representa , o Sporting é grande nunca se esqueça não deve nada aos rivais antes pelo contrário tem é uns sócios e uns adeptos que são uma vergonha , mas isso tem que ser trabalhado .
14 Setembro, 2018 at 12:04
Continuo estupefacto com a ideia que continua aqui…
Um chefe exige e repreende é mau.
Os trabalhadores reclamam sem razão nenhuma, fazem uma revolta e coitadinhos….
14 Setembro, 2018 at 12:08
Viva Portugal meu caro… Temos o pais que merecemos, e como um tasqueiro disse aqui no outro dia, o Sporting tambem é um pouco o reflexo do pais que somos.
14 Setembro, 2018 at 12:59
O meu chefe exige. E repreende. Até já deu umas valentes pissadas.
Mas não em forma de espectáculo com público a assistir.
14 Setembro, 2018 at 13:02
E posso dizer-te que o último urso que fez aqui um número desses, o enxovalho público, contribuiu para que o alvo estivesse 10 minutos depois a pedir transferência de projecto. Azar, era competente e o melhor da equipa na sua área. No dia seguinte já ofereciam isto e aquilo para evitar a “rescisão”.
14 Setembro, 2018 at 13:13
O elogio faz-se em publico…
A critica dura faz-se em privado….
14 Setembro, 2018 at 16:45
Balelas deszatualizadas, é o que é.
Não digo que BdC esteve bem. Óbvio que não e por isso me incompatibilizei com ele ha3 anos.
Só para dizer que assuntos públicos muitas vezes não podem somente ser discutidos em privado.
Mas antigamente sim, o chavão correcto era esse.
14 Setembro, 2018 at 12:09
União é fundamental é lá dentro, na equipa de Varandas, que é quem toma as decisões e governa o clube. União e apoio são precisos é da parte dos “governos sombra”, que desde sempre pairam como abutres sobre quem tenta gerir o clube. União é necessária é nas equipas das diferentes modalidades que temos. Nós, adeptos, sempre fomos desunidos, andamos sempre às turras uns com os outros, mas temos um desejo comum e genuíno: o sucesso do Sporting. A única influência que temos na governação do clube é expressa em assembleias gerais (duas, três por época?) ou nas eleições. A única contribuição que podemos dar para o sucesso desportivo do clube é apoiar as equipas. Acho que temos cumprido a nossa parte, portanto. Que não se passe a ideia de que é fundamental os adeptos estarem unidos, porque isso nunca acontecerá se quem nos governa não estiver.
14 Setembro, 2018 at 12:17
Ana ja disse varias vezes. Nem no tempo do Joao Rocha se pode falar de adeptos unidos. Havia porrada em certas AGs. Isso de basear a retorica na uniao é um mito para distrair os mais distraidos das negociatas e acordos com traidores, e para meter no sporting os LPMs e os Luises com z.
14 Setembro, 2018 at 12:20
“União é fundamental é lá dentro, na equipa de Varandas, que é quem toma as decisões e governa o clube. União e apoio são precisos é da parte dos “governos sombra”, que desde sempre pairam como abutres sobre quem tenta gerir o clube. União é necessária é nas equipas das diferentes modalidades que temos. Nós, adeptos, sempre fomos desunidos, andamos sempre às turras uns com os outros, mas temos um desejo comum e genuíno: o sucesso do Sporting.”
Pelos vistos nós contrariamos o ditado… não escrevemos direito por linhas tortas… até nisso somos diferentes… um must!
14 Setembro, 2018 at 12:17
Vejo toda a gente a dar como adquirido que ganhamos os processos das rescisões e pelos valores que exigimos! Só pessoal optimista aqui na Tasca.
Eu não dou isso por adquirido com nenhum jogador, porque se a Fifa se lembra de fazer de Alcochete um caso exemplar e ainda temos de ser nós a pagar indemnizações aos jogadores, não há advogados espanhóis que nos valham.
Essas teorias do “abrir precedentes” não me dizem nada. O Bosman também “abriu precedentes” e foi o que foi. Defender os interesses do Sporting não é ser autista, lembrem-se disso.
14 Setembro, 2018 at 12:22
A maioria dos comentadores deste estabelecimento quando comenta o dossier das rescisões esquece facilmente que a justiça é cega e que num caso como este em que não ha jurisprudência NINGUÉM SABE COMO VAI SER DECIDIDO … falam no facto da FIFA não querer e outros que tais, mas a FIFA não decide nada … em ultimo caso quem vai decidir são sempre os tribunais …
SL
14 Setembro, 2018 at 14:57
TAS Suiça
14 Setembro, 2018 at 12:28
o que não deixa de ser curioso é que numa primeira fase toda a gente dizia que os jogadores tinhama a razão do seu lado e que o sporting ia acabar porque 7, 8, 9, oportunistas tinham aproveitado um acto hediondo para rescindir unilateralmente… depois a “besta negra” foi destituída e de repente, afinal, a razão já estava do lado do clube e que ia_se chegar a acordo e os rapazes iam voltar, o sol tinha voltado a brilhar… agora está-se novamente a inverter o ciclo porque é necessário criar a ideia nos adeptos de que os jogadores foram negociados a baixo dos valores justos, porque o clube necessitava do dinheiro e não tinha alternativa. No final ainda vão medalhar o presidente pela capacidade negocial que teve e assim conseguiu tirar o clube do buraco negro onde se encontrava… enfim, mais do mesmo! Só não vê quem não quer… mas isto sou eu a fazer futurologia!!
14 Setembro, 2018 at 12:41
Quando BdC era presidente, a CS e a opinião pública rasgaram as vestes e afirmavam que os jogadores tinham todas as razões do mundo para rescindir.
O Sporting era um cancro para a sociedade e até o marcelo (!) veio condenar.
Quando entrou Cintra, passámos a ter alguma razão. Afinal, os jogadores podiam ter ficado e tinham condições para regressar.
Agora que Varandas é o novo Presidente, já temos toda a razão do mundo e os jogadores foram uns traidores.
14 Setembro, 2018 at 12:53
Bem vindo ao S(quizofrénico)Clube de Portugal.
14 Setembro, 2018 at 14:19
Sporting Clube Coincidências…
14 Setembro, 2018 at 12:23
Alguém que me explique que a primeira pessoa que abandonou o barco, rescindiu por sms com o Sporting pode se quer ter o nosso apoio?
E a moral para chegar ao pé de um dos traidores que rescindiram e dizer:
“Vou te colocag em Tgibunal, pogque gescindiste sem justa causa”. Vai levar a resposta “tu também, e agora és presidente!”
Como fica?
14 Setembro, 2018 at 12:27
Tás caguegadinho de gazão!
14 Setembro, 2018 at 16:49
😀 😀
14 Setembro, 2018 at 12:55
Assim como assim ia ser despedido no fim do mês. Não é o que se diz?
14 Setembro, 2018 at 14:11
Assim como assim alguns dos que rescindiram iam ser vendidos no final da época não era o que “esses mesmos” diziam?
E…….
14 Setembro, 2018 at 14:38
Vendidos era bom para o Clube. Melhor que rescindirem sem dar nada ao Sporting
14 Setembro, 2018 at 14:21
Diz-se que acabava contrato.
14 Setembro, 2018 at 16:47
Ahahahah foda-se vá-lá, és mais inteligente que isso.
14 Setembro, 2018 at 16:48
Então não tinha contrato de um ano. Estás a chamar o gajo de mentiroso (ontem chamaste-onde gay… Moto aqui um padrão de ódio…)
14 Setembro, 2018 at 17:20
Eu é que o chamei de gay? Lá tas tu a ser desonesto oh Sir. Quem insinuou que ele jogava noutra divisão foste tu, não tentes subverter a situação. És mais inteligente que isso.
14 Setembro, 2018 at 17:23
O contrato não é referente ao ano desportivo? Então estava a acabar ou não?
14 Setembro, 2018 at 12:30
Quanto aos casos em questão eu aceitaria de imediato os seguintes acordos:
GR = 20 milhões + 5 milhões ( igual a Adrien )
Gelson = 40 milhões + 5 milhões ( igual a João Mário )
Podence = 15 milhões ( igual a mendilhões )
Rafael Leão = 15 milhões ( igual a mendilhões )
Estes 90 milhões + 10 milhões ( em cash ou garantias bancárias ) seriam a melhor coisa que poderia suceder ao SCP.
SL
14 Setembro, 2018 at 12:54
Para quê as clausulas dos clubes quando podes ter acordos arranjados através de umas chapadas…
14 Setembro, 2018 at 13:14
Rafael Leão no mínimo 20M no mínimo!! RL se não for apoquentado por lesões vai ser um caso sério!!! Tem muito futebol aquela besta que se quis ir embora…
14 Setembro, 2018 at 14:22
O Lille nem os 15 milhoes tem para dar quanto mais 20 ….
SL
14 Setembro, 2018 at 14:59
Cagativo. Vai-se cobrando juros (também deu juros no Doyen não foi). Transferências que faça, prémio UEFA, FFF, retém-se o dinheiro etc
14 Setembro, 2018 at 14:23
190M! E com boas condições de pagamento!
Não querem? Bora para o TAS da Suiça!
15 Setembro, 2018 at 20:01
Abriste saldos? Espero que não penses em candidatar-te
14 Setembro, 2018 at 12:54
Acho que o Sporting ganha o caso das rescisões, mas tambem sei que o Sporting precisa de dinheiro. Sendo assim se aparecesse alguem (cenario hipotético) que desse 120M a pronto pelos jogadores que rescindiram, provavelmente aceitaria.
Obviamente prefiro ir até ao fim, mas racionalmente acho que o dinheiro faz falta neste momento.
Agora, como isto é só um suponhamos, vamos lá com isto até ao fim.
14 Setembro, 2018 at 12:56
Tao e afinal vai ser a LPM a tomar conta da comunicação?
14 Setembro, 2018 at 14:38
comunicação total, tanto para dentro como para fora.
young networks o que ?
14 Setembro, 2018 at 14:12
A União vai ter de a conquistar e a confiança também.
Não me venha pedir “combate” e outras merdas, isso é não ter noção da realidade Portuguesa.
Um adepto comum, regra geral, mal tem tempo para acompanhar o dia-a-dia do Sporting, quanto mais andar a “combater” os rivais, não seja um “romântico”…que essa merda no mundo real não existe.
Não preciso que venha para a praça pública “gritar”, que vá trabalhando na sombra, que os resultados vão falar por si.
Não queira ser um “campeão” e tenha noção da realidade do Sporting e do seu mercado.
O Presidente e sua equipa técnica é que vai ter esse trabalho.
Ao adepto só pode “exigir” apoio tanto no futebol e modalidades, mas lembrar que é preciso resultados.
Chamar a rapaziada para ir ao estádio e por ai vai.
Muito trabalho pela frente e muito potencial para “potenciar”, principalmente fora de campo, na comunicação e no marketing do clube.
Rescisões.
Para mim é simples, levar ao limite…não pode ser ficar a “zeros” no processo, ou seja perder.
Isso somos nós a dizer numa tasca e em conversa de café, quando na realidade isso não é assim tão simples e á muito €€€ em jogo.
Palavra-chave é Equilibrio, ou seja, chegar a um acordo justo para o Sporting.
Por exemplo no caso do Gelson, só acima dos 30M, se não, é levar sim ao limite.
Não percebo a cena da honra, então o Sporting negociar, perde a sua honra?
Se perder o caso no tribunal, onde colocam a honra?
Porque ninguém tem 100% que vamos ganhar este processo, sim era um precedente que se abria e então, não tivemos já isso no passado?
14 Setembro, 2018 at 14:23
Resumindo – Rescisões
Os clubes que receberam os rescisores têm de compreender primeiro que ficaram com eles ao preço da uva mijona ( jogadores de topo), e que se quiserem acordo que paguem o que o Sporting pede; e aqui entra a nova CD com Varandas à cabeça, não vão atrás de cantigas e peçam muito para irem buscar, não todo, mas valores acima do que “está na mesa” (por exemplo 18 M€ por Patrício é dado – no entanto não sei se esses valores são verdadeiros).
SL
14 Setembro, 2018 at 14:26
Por outro lado o Sporting também não “deve” exigir 50M por Gelson, porque nem no tribunal chega a esse valor.
No caso Rui, acrescenta ai 4/6M e fica negócio fechado.
Agora o Mendes recebe alguma percentagem?
14 Setembro, 2018 at 14:34
Desculpa, mas a clausula do gm são 100M, mais salários fica 105M.
O próprio Benedito disse no último debate conjunto na Sporting TV, que e só se esteve desesperado por €, podia fazer um acordo na base dos 70-80 M com o atleti, caso contrário tribunal.
Fazer o que dizes é lesa património do clube (mandar 50 a 70M para o caixote do lixo)
14 Setembro, 2018 at 14:39
70/80M?
Nem no tribunal vais ganhar esse valor.
100M, é para proteger o jogador, numa situação normal de mercado e numas negociações sem “tribunal”.
O Gelson vale entre 35/40M e já estou a ser gentil, para o nosso mercado/época.
15 Setembro, 2018 at 20:13
Quando somos nós a desvalorizar o que é nosso nada a fazer…
14 Setembro, 2018 at 14:26
Então se não tens garantia a 100% de receber a clausular vais aceitar 30%?
Acho que as condições para ganhar são boas, o risco de correr mal não é nem nada que se pareça a 70%.
Só se a intenção é o SCP se auto-sabotar para defender “valores mais altos que se levantam”…
14 Setembro, 2018 at 14:35
O Gelson, não vale a cláusula, nem o seu valor de mercado chega perto.
14 Setembro, 2018 at 14:43
Entao Stalley – o problema é mesmo esse de quem rescindiu. Os tribunais usam como valor de referencia a clausula de rescisao e nao o valor de mercado.
Se vale a clausula ou nao, nao compete ao sporting nem aos tribunais julgar. Mas o Gelson tinha um contrato e decidiu romper unilateralmente esse contracto, logo se os tribunais adjudicarem que ele nao tinha justa causa para a rescisao unilateral o sporting tem de ser compensado pelo valor da clausula e nao o valor de mercado.
14 Setembro, 2018 at 14:49
E o Sporting ganha em tribunal?
O que eu ouvi dizer, era o valor de mercado.
Isto o caminho é chegar a um acordo entre os clubes.
Se é bom ou mau?
Depende dos €€€ que entrar no Sporting.
14 Setembro, 2018 at 15:03
Stalley – acho muito provavel que o Sporting ganhe o caso em tribunal. Alias a maior parte dos atletas foi aconselhado a nao rescindir porque precisamente os seus advogados sabem que sera muito dificil (sabendo o que sabemos hoje), que lhes seja dada justa causa.
Eu sei isso, acredito que o Wolverhampton, Betis, Olympiakos tambem sabem isso porque ja se chegaram a frente com ofertas. Acho que o regresso de todos os jogadores (alguns dos quais foram directamente ameacados durante os ataques) prova que os argumentos dos rescisores sao muito fracos. Isso nao e nada de novo. O que e novo, e que alguns que antes defendiam que os jogadores tinham justa causa, agora ja aceitam que e um caso dificil se nao impossivel de ganhar para os jogadores (fazer reparo que desde o primeiro dia o sindicato dos jogadores alertou os atletas para o facto da justa causa ser muito dificil – nisso pelo menos foram coerentes).
Agora o Presidente varandas tem de decidir. Ou faz o que disse durante a campanha – e que acho que a maioria dos socios quer – isto é segue o assunto para uma adjudicacao em tribunal – ou – faz aquilo que o Jorge Mendes quer (e que foi prometido a alguns jogadores), e negoceia abaixo do valor de rescisao. O valor de mercado nao é o valor de referencia.
14 Setembro, 2018 at 15:05
Sim o GM agora e provavelmente nunca vai valer isso em mercado. Mas estamos a falar de contratos e Tribunal de Arbitragem da FIFA com recurso para TAS Suiço. É uma transferência internacional. O tribunal de trabalho português não vai intervir.
O que ouves é um spin: – BdC arruinou o clube, com o agora não acabou o mundo, foi a cg e a nova direção que fizeram um trabalho extraordinário em condições muito difíceis (por muita cagada que na realidade façam [já estão a falar em despedir o José Ribeiro])
14 Setembro, 2018 at 15:08
Quem é o José Ribeiro?
14 Setembro, 2018 at 14:44
O valor real do gelson é de 25/30 milhões.
Mas para o ano, quando for emprestado ao villarreal, vai valer metade.
Eu aceitaria 25 milhões limpos + 1 empréstimo de um jogador.
14 Setembro, 2018 at 14:25
Ficaram três letras esquecidas no título: S-T-E, para juntar ao verbo. Crónica da leonina sodomização anunciada: fivelas Traidor, o fantoche dos Golpistas, cumprirá as ordens dos donos (quem ali o pôs, para coroar o Golpe). Ao contrário do carvão aqui disseminado, a FIFA é a última instância neste caso mas duvido que lá se chegue – nunca deixaríamos de ganhar muito mais do que os cúmplices (proxenetas e rabolhos) estariam dispostos a tolerar que acontecesse. Haverá acordos privados entre o desfalques e o sillycones, afinados pelo lideranças, o Sporting perderá valor material e prestígio internacional, o garrote financeiro – criado por quem beneficiou e ainda não acabou de o fazer com isto – apertar-se-á. Logo que o P0 volte a demonstrar a MERDA que é, com esta vergonha materializada, vaGandas será cinicamente imolado pelos escRoquettes para aplacar a «ira» – eh, eh, eh- dos bananinhas e a este encolhimento do Clube, corresponderá a cooptação de um «novo modelo» (em pleno grooming, por enquanto) de presidente proporcional, o ex GR de Futsal, «por motivos óbvios de legitimidade ‘eleitoral’ e ‘estatutária’».
Aposto que, logo após voltarmos a ser Roubados com o sp. 3P, expulsam o Coreano. Veremos quanto é que a união pesa e importa nessa altura.
14 Setembro, 2018 at 14:38
Como não há posts no Facebook ou soundbites já começa a intriga de que pouco ou nada está a ser feito! Incrível, incrível! Alguns de vocês são mesmo do Sporting??
14 Setembro, 2018 at 14:51
Amigo – o que tem comentario e bitaites a ver com ser do Sporting? Nao queres ler os comentarios da tasca, vai comprar a Maria ou a TV Guia. Ninguem aqui diz que nada esta a ser feito. Pelo contrario, acho que a maior parte dos tasqueiros hoje estam preocupados precisamente com o que esta a ser feito e que ao que parece inclui:
1. ver-se livre do Inacio (para que? para la ter o Manuel Fernandes? Comparem quantos titulos ganhamos com o Manuel Fernandes em funcoes de tecnico ou director… e depois comparem com o Inacio).
2. Luis Paixao Martins para a comunicacao. Esse nao é so o facto de ser lampiao. é o facto de ser um lampiao odioso. So mesmo alguem muito proximo do Luiz com z para la meter este gajo.
3. Negociacoes com traidores das rescisoes – disse que nao ia aceitar acordos e afinal parece-me que é o proprio Vice Presidente para a areas juridica que vem confirmar que estao em negociacoes com varios traidores para nao levarem o processo a adjudicacao de um tribunal.
4. Venda do RP por 18 M EUR menos 7 para o amigo mendes.
Eu acho que aqui muitos tasqueiros, ao fim de alguns dias de mandato, ja preferem que o bravo soldado Varandas se deixe ficar quieto e nao faca mais nada.
14 Setembro, 2018 at 16:34
foi isso que o texto te transmitiu?
14 Setembro, 2018 at 14:38
Nao vai nada. Isso do LPM e fake news. Como é que é possivel um lampiao ser responsavel pela comunicacao do Sporting?
Quem diz isso deve pensar que nos sportinguistas comemos gelados com a testa. Isso é boatos. Como aqueles boatos que a mulher do P0 fez “like” ao post que anunciou a rescisao do RP com o Sporting. Isso nunca se provou.
Ou como aqueles boatos que dizem que o nosso bravo soldado Presidente Varandas vai nas cantigas do Jorge Mendes para negociar o RP por 18 M menos 7 M da comissao manhosa do Adrien.
Tudo gente mal intencionada a disseminar mentiras porque querem mal ao Sporting. O Cintra, o Marta Soares e os outros torresmos é que nos querem bem.
14 Setembro, 2018 at 15:23
Não se provou?? Vi eu com os meus olhos. A toupeira do P0 partilhou a notícia de rescisão de Patrício.
Procura melhor, enquanto isso põe 1 like no post dela com o P0 no galinheiro a chamar-nos lumiarenses.
E se depois disso ainda te apetecer, procura os vídeos do adjunto a gozar connosco dia sim, dia sim senhor na SporTV e no Facebook. De nada.
14 Setembro, 2018 at 15:24
Lol percebi agora a tua ironia. Estou no turno da noite e de directa. My bad 😉
14 Setembro, 2018 at 15:19
Tanto teórico de rescisão.
No fim vamos baixar as calças e vai:
RP – 18 milhoes, menos 7 para o Mendes.
Gelson – 20 milhões + 10 por objectivos “alcançáveis” como ser Bola de Ouro e marcar 20 golos.
Wait and see.
Podence – 7 milhões.
Leão – 9/10 milhões em 48 prestações.
RR – Dado ao Rio Ave.
14 Setembro, 2018 at 15:23
Fico de queixo caído com a cena de que as clausulas não interessam…
Fds…está no contrato, previstas exactamente para estes casos. E não interessam?! Essa é boa…
14 Setembro, 2018 at 15:27
Tens toda razão, o problema é que interessam a quem tiver tomates para defender o Sporting. Quem quiser ser amigo do RP e Cia, e vier com desculpas de tesouraria é isto que vai fazer.
14 Setembro, 2018 at 15:52
É triste, mas tenho de assumir que este blog se tornou não tasca mas rasca, onde os posts sao 80% sobre o mesmo. Pena não terem sido tão frontais e interessados na teoria “fazer mais e falar menos” nos ultimos 5 anos, com relevo para os ultimos 3, antes pelo contrario, todo excitados e a colocar posts de cada babuseira e provocaçao que saiam de quem dirigia o clube. Que decepção…
14 Setembro, 2018 at 16:35
tu percebeste o texto?
14 Setembro, 2018 at 16:57
Tanto byte desperdiçado para dizer uma coisa:
– os inimigos do Sporting colocaram um boneco com as calças pelos tornozelos. E ele em vez de ter decoro pergunta:
“É muito grosso? É que quero sair desta sem dar muito nas vistas…”