Num jogo que chegou a ser chato e com Alvalade a meio gás, foram lampejos artísticos a quebrar a monotonia e a conduzir o Sporting a uma vitória no primeiro jogo da Liga Europa
E se o grande destaque de 45 minutos de futebol fossem as opções tácticas com que um treinador inicia o jogo? Talvez seja exagerado, porque até houve dois ou três momentos capazes de nos fazerem mexer na cadeira, mas essa acabou, mesmo, por ser a nota de maior destaque da primeira parte do Sporting vs Qarabag, partida que assinalava a entrada dos Leões na Liga Europa.
Peseiro deu a titularidade a Gudelj ao lado de Battaglia e colocou Acuña do lado esquerdo da defesa, algo que até soa a natural tendo em conta a evolução do Sporting neste início de época. Mas se, na teoria, esse encaixar de peças seria meio caminho andado para um bom jogo, a verdade é que a primeira parte foi um longo bocejo, apenas sacudido por um dos regressados, Mathieu. O central tentou de livre directo, depois tentou marcar na sequência de um canto e como a bola teimava em não entrar, recordou os tempos em que era lateral esquerdo, fez uma maldade a um adversário, foi à linha e meteu redondinha para Montero tentar marcar de calcanhar. Seria um daqueles golos que ficaria para a história, mas acabou por ser o ponto final numa primeira parte que nos deixou mais empedernidos do que o Bruno César a assistir a um jogo de andebol.
E foi preciso esperar 15 minutos do segundo tempo para a turba se agitar. O Sporting tinha entrado a pressionar mais alto, Gudelj utilizava as últimas barritas de energia para ajudar a empurrar os azeris, mas seria dos pés do capitão, Nani, que nasceria o desbloqueio: arrancada pela direita e pura classe a cruzar rasteiro, daqueles cruzamentos onde o guarda redes não chega e onde a bola rola perfeita para alguém encostar. Esse alguém foi Raphinha, cada vez melhor, cada vez mais solto, sempre com aquele sorriso que qualquer um de nós teria se estivesse lá em baixo com aquela camisola.
Estava feito o mais complicado, mas a esperança de que surgissem mais golos foi-se desvanecendo na pouca velocidade, na pouca verticalidade, na ausência de quem jogasse entre linhas e na constante fuga de Montero da zona de ponta de lança, com o colombiano uma, duas, três vezes, a vir jogar e fazer jogar e a acabar por ser ele a centrar para… onde ele devia estar. A ausência de Dost, única referência de área neste plantel, foi problema não resolvido e que, agora, terá que ser contornado.
Isso não significa que Montero jogue mal, bem pelo contrário. Montero é craque dos pés à cabeça, mas não é ponta de lança. E, ontem, depois de ter sido o melhor contra o Marítimo, para a Taça da Liga, resolveu desafiar os adeptos da intensidade, pressionar um defesa, roubar-lhe a bola, espetar-lhe uma cueca de calcanhar e oferecer a Raphinha a possibilidade de assistir o recém entrado Jovane Cabral para o golo que matou o jogo.
Um jogo quase sempre chato, para alguns pragmático, com aquela sensação de que vai correr bem mas que a qualquer momento uma bola às três pancadas poderá fazer correr mal, que acabou resolvido por lampejos de classe de artistas a quem vai sendo dada liberdade táctica para ensaiarem o que de melhor sabem fazer. E, com esses momentos de brilho momentâneos, o Sporting entrou a ganhar na Liga Europa e segue vencedor nas diversas provas em que está envolvido. Não é motivo para festejos, mas, pelo menos, é coisa para deixar qualquer Sportinguista com um leve sorriso.
21 Setembro, 2018 at 8:01
O Qarabag não é assim tão mau, principalmente a defender. O lateral esquerdo deles fartou-se de jogar.
Tal como dito no Bloco, lá na frente são todos muito rápidos.
Boa vitória.
21 Setembro, 2018 at 9:04
Também reparei no lateral esquerdo deles. Muito rápido e forte a defender…. até fui ver a idade para ver se valia a pena o investimento 😀 mas já tem 29 anos. Que fique no Azerbeijão lol
21 Setembro, 2018 at 9:41
Muito bom o lateral. A idade… o Coentrão tem 30 e ficou tudo fdd com a CG por não o ter trazido. Cenas…
21 Setembro, 2018 at 10:14
Muito bom lateral ou fez um bom jogo??São coisas bem diferentes…
Coentrão tem 30 anos mas toda gente o conhece…acho que não faz sentido qualquer tipo de comparação.
21 Setembro, 2018 at 8:09
Valeu pela vitória, por um onze que é o do adepto.
Pena a lesão do Mathieu, no entanto, não fosse isso e tínhamos Petrovic lá dentro para os últimos minutos. O que teria acontecido …
Esperava um pouco mais de futebol bem jogado. Pode ser que com o tempo.
Pensamento em Braga, com o mesmo onze (excepto Mathieu).
21 Setembro, 2018 at 9:54
Exactamente, a lesão do Mathieu, livrou-nos da entrada de Petrovic, a vinte minutos do fim, para defender a magra vantagem de um golo, que podia ter corrido muito mal…
21 Setembro, 2018 at 10:07
Para fazer o que Gudelj andou o jogo todo a (não) fazer, mais valia ter entrado o Petrovic.
21 Setembro, 2018 at 10:24
Isso é a sério ou a brincar..?
21 Setembro, 2018 at 11:56
Lol
21 Setembro, 2018 at 8:15
Se o Jesus ouve outra vez o Peseiro a dizer que o jogo tem quatro momentos e não cinco como ele inventou volta já.
21 Setembro, 2018 at 8:17
Espero que o Peseiro nunca mande 3 jogadores formar um quadrado…
🙂
21 Setembro, 2018 at 8:27
Foi com bilhete de ida e volta…
21 Setembro, 2018 at 9:43
O Sporting jogou ontem. Tens alguma opinião em relação ao jogo?
21 Setembro, 2018 at 12:05
Tenho.
Tenho a opinião que não comento jogos que não vejo…
21 Setembro, 2018 at 13:03
Dizia-me um amigo meu numa saida à noite enquanto olhava para uma gorda gigante, “ao menos tem mamas”!
Se não vês os jogos, não pagas quotas e andas para aqui a meter nojo o dia todo és o equivalente a uma gorda… sem mamas.
És o pior dos dois mundos.
21 Setembro, 2018 at 13:10
E das que tem a mania que é modelo da Victoria Secret
21 Setembro, 2018 at 13:20
Boa ideia!
Vou pedir na proxima 5ª feira que tiver a formação que o pessoal meta lá uma TV para eu poder assistir ao jogo enquanto os outros prestam atenção ao que de facto vão lá fazer…
Obrigado por essa ideia revolucionária.
Quando, e se, tiveres uma minimamente inteligente, avisa, ok?
Poupas-te ao ridículo… se é que fazes questão disso.
21 Setembro, 2018 at 13:36
Paga as quotas e emagrece.
21 Setembro, 2018 at 13:43
Pensa e pergunta primeiro.
21 Setembro, 2018 at 13:21
Quanto a gordas sem mamas, já deixei de ver o Prolongamento…
21 Setembro, 2018 at 13:25
Então mantém a opinião. Não comentes jogos que não vês em posts sobre jogos que não viste.
21 Setembro, 2018 at 13:45
Coerência.
Eu não comentei o jogo.
E vou continuar a não comentar.
Porque não posso comentar um jogo que não vi.
Simples.
Quanto a offs… metes uma carta ao PGT (procurador-geral da Tasca)…
21 Setembro, 2018 at 10:19
E se o gabarolas Mourinho o ouve ouytra vez falar de pressão açta vai novamente chamar-lhe cozinheiro e dizer que pressão é só nas panelas.
SL
21 Setembro, 2018 at 10:21
errata: (…) OUTRA vex falar de pressão ALTA (…)
É muita “rapidez” no teclado …
SL
21 Setembro, 2018 at 8:16
Contra um adversário fraco (mas muito aguerrido) eu esperava um pouco mais. O resultado é bom, claro! Os pontos, ranking, moral, etc.
Peseiro finalmente a assumir que Acuña é ali e o argentino a dizer presente, Montero a passear classe e o lance do segundo golo é delicioso, mas o duplo pivot na minha opinião não funcionou. Talvez seja Peseiro a insistir neste modelo para Braga (admito isso).
Só descansei com o segundo golo (que podia ter vindo bem antes), mas vou ter de ser justo com este grupo de trabalho. Se ainda não vi futebol de encher o olho, não posso deixar de dizer que a equipa está unida, luta até ao fim e Peseiro tem vindo a melhorar na construção do onze. Os resultados estão à vista e isso é mesmo o mais importante.
Confesso que andava fartinho do futebol italiano (not) do JJ. Pelo menos agora somos mais verticais e para a frente é que é caminho.
Um bom dia de Sporting, onde o Andebol foi tranquilo a pensar no sábado (qd foi preciso, resolvemos).
21 Setembro, 2018 at 10:15
Não achei assim tão fracos. Já perdemos pontos na europa com equipas bem piores.
21 Setembro, 2018 at 11:01
Não comparando com outros clubes ou jogos (até pq eles no ano passado chegaram a empatar com o Atlético), eram muito aguerridos mas com bola… muito fracos.
21 Setembro, 2018 at 14:06
»Peseiro finalmente a assumir que Acuña é ali e o argentino a dizer presente, Montero a passear classe e o lance do segundo golo é delicioso, mas o duplo pivot na minha opinião não funcionou.«
Bullseye!
21 Setembro, 2018 at 8:17
Oh Cherba talvez tenhas razão, mas a equipa do Qarabag não é uma equipa qualquer, e o motivo que levou a que o jogo fosse chato de se ver não foi do Sporting mas sim da disposição (no terreno e mental) da outra rapaziada do Azerbaijão!
Bom dia e SL
21 Setembro, 2018 at 8:19
Noto a equipa a crescer de jogo para jogo. È verdade que a primeira parte foi enfadonha, em parte porque falta ali um 8 que dê jogo e um Dost na área. Mas fomos sempre tentando construir alguma coisa. E na segunda parte isso foi evidente, saltando o talento de Nani e Montero.
Vitória justa! Acuna para mim agarrou o lugar.
Venha o Braga, jogo muito difícil e que vai por a equipa à prova.
21 Setembro, 2018 at 10:24
E que jogão o do JOVEM Mathieu!!! 34 anos e vindo de uma lesão!? é a prova que o Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) não é determinante para a qualidade de um jogador (e atleta).
SL
21 Setembro, 2018 at 12:19
ha coisas que se perdem com a idade, mas ha outras que tambem só se ganham com a idade.
fica ela, por ela…
21 Setembro, 2018 at 8:25
Já com musicas de natal…?
21 Setembro, 2018 at 12:20
Nao antecipem o natal…
21 Setembro, 2018 at 8:38
Bom dia pessoal amigo da Tasca…
3 pontos…o principal…!
Alguns momentos agradáveis…
Pela frente uma equipa “que deu muito pau” fez muitas faltas e contou com um árbitro condescendente…
Há que continuar…na segunda-feira…
Abraço e SL
21 Setembro, 2018 at 9:42
Arbitro (e restante equipa) condescendentes e idiotas…imensos lances decididos ao contrario….foras de jogo mal marcado…tirou-me do serio!
21 Setembro, 2018 at 10:29
Acho que foi o seu primeiro jogo internacional. Muito mal ajudado por um dos fiscais (o que acompanhou o nosso ataque na 2ª parte) e pelos 2 “fiscais de baliza”.
Sinceramente, não percebo por que razão insiste a UEFA em gastar uma dinheirama (“Cachet”+Viagens+Estadias) com mais 2 imbecis que só “desauxiliam” (como muito bem dizia o Paulo Bento, “são apenas mais 2 a errar”), quando seria muito mais eficiente e menos oneroso o VAR!.
SL
21 Setembro, 2018 at 8:45
Vejo muitos aspetos positivos:
– O onze inicial faz qualquer adepto sorrir. É claro que com o tempo Peseiro vai impondo cada vez menos o estilo conservador e até enfadonho com o qual começamos a época e vamos nos organizando com uma equipa mais ofensiva e com bons momentos de futebol.
– Acuna fez o melhor jogo da época a nivel pessoal! A defender dá 50-0 ao Jeff e a atacar outros 50. Não gosto, nunca gostei de Jeff. Aprecio o esforço e a garra. Mas não tem mais, muito menos para jogar com a verde e branca. (Ao ir a braga nao dá para deixar lá Jefferson e trazer de volta Esgaio?)
– Ter Raphinha numa ala e Nani noutra é sinónimo de qualidade. E aparecem muito em zonas de finalização e tem golo nos pés. Isto em relação á época passada é um upgrade 20x. E termos um Bruno mais perto da baliza ajuda sempre naquele ultimo passe e mesmo na pressão alta. Não está na melhor forma, mas Bruno fernandes é um verdadeiro leão.
– É verdade que não temos Dost. Que Montero tem pinta e classe. Que não é PL. Mas, é tão bom ver uma equipa que sabe jogar quando tem Dost e quando não tem não joga da mesma maneira, com cruzamentos estupidos para a área. Mais um upgrade
– Gostei de Gudelj. Está ainda duro de rins, á procura da melhor forma fisica. Mas é daqueles que não engana.
Pontos menos positivos:
– A lesão de Mathieu. Espero que seja ultima desta época.
– A demora de Peseiro em mexer. Gudelj estourou a partir dos 65; O jogo pedia Jovane (mesmo a ganhar);
Sporting <3
21 Setembro, 2018 at 9:05
Os verdadeiros leoes rescindem, suam frio, falham nos mundiais e voltam com aumento para serem capitaes. Pena que so temos três.
21 Setembro, 2018 at 9:21
Falta de capacidade do Cintra.
Pouco Axe…
21 Setembro, 2018 at 9:35
Sotkio daqui a quanto anos te vais calar com isso e olhar pra frente?
21 Setembro, 2018 at 10:05
É lidar com mais uma vitoria e lidar com mais uma derrota nos tribunais do letal.
21 Setembro, 2018 at 10:16
“Bruno Fernandes é um verdadeiro leão.”
Vou ali vomitar e já volto.
21 Setembro, 2018 at 10:53
frase mais estupida que li
21 Setembro, 2018 at 13:23
Pergunta existencial:
“e se for, ele, de facto, o verdadeiro leão?”
Pronto… um nó cego para desatar.
21 Setembro, 2018 at 12:21
eu lavei os olhos com lixivia…
21 Setembro, 2018 at 13:24
vai deixar mancha…
21 Setembro, 2018 at 13:42
“I see spots everywhere”
21 Setembro, 2018 at 8:48
Só mais um upgrade! As conferências de Peseiro!
Que delicioso ouvir um treinador a falar em todos os jogadores como uma equipa e a não individualizar nenhum, mesmo os que não jogam. A não lamentar-se por não ter Bas Dost…
A ser igual falar de Jovane ou de Nani
21 Setembro, 2018 at 9:20
https://youtu.be/vwPz_uPahMM
21 Setembro, 2018 at 8:49
Por acaso saí do jogo com sensações mais positivas. O Qarabaq defendeu bem e, no entanto, a equipa soube sempre manter a calma e jogar o seu jogo. Nos dois últimos anos este jogo tinha dado empate ou vitória sofrida “à italiana”.
21 Setembro, 2018 at 9:03
Fiquei com a mesma sensação
21 Setembro, 2018 at 8:59
Lanço uma pergunta à tasca, quantos jogos seguidos ganhámos o ano passado sem o Bas Dost, e nos jogos sem ele qual foi o numero de golos (médio) que marcámos por jogo?
Confesso que se me dissessem há 1 mês atrás que iriamos estar sem Dost e que marcaríamos 7 golos em 4 jogos, eu duvidaria e muito disso. Portanto isto deixa-me com alguma confiança para o futuro. Acho que temos equipa para lutar por muitas coisas!
21 Setembro, 2018 at 9:09
Montero jamias será um PL, na minha opinião.
Mas como segundo avançado, transborda classe.
Como tem a tarefa de homem mais avançado, mesmo não ganhando duelos na área abre espaços e as “setas” aproveitam.
Menos cruzamentos e mais gente na frente num futebol apoiado, é isto que se pede sem o Dost.
21 Setembro, 2018 at 9:33
Epá não entendo essa nova moda de dizer que o Montero não é ponta de lança…
Era capaz de jurar que marcou golos aos molhos e que era o nosso PL com Leonardo Jardim e com macaquinho silva.
Devo ter sonhado.
Só porque não é um cepo incapaz de fazer duas fintas nem é um bruta montes que leva tudo à frente, já é incapaz de ser PL?
21 Setembro, 2018 at 10:13
Não é moda, é a minha opinião. Eu não o vejo como PL. Vejo-o como avançado móvel, perfeito num sistema a 2.
O JJ dizia que ele era PL.
Opiniões.
No entanto, como único avançado tem estado bem porque o sistema de jogo de Peseiro tb ajuda. Menos cruzamentos, jogo mais apoiado.
21 Setembro, 2018 at 10:14
Exatamente.
E tem estado bem porque essencialmente é 1 de 3 avançados e não um PL fixo que joga sozinho. Se fosse assim Montero era -1 como sempre mostrou…
21 Setembro, 2018 at 11:04
Aqui tiro o chapéu ao Peseiro, mesmo que sem Dost fosse forçado a lançar Montero.
A estratégia para início de época, com todas as vicissitudes foi mesmo jogando mal… vencer.
Não vejo vedetismos. Há um grupo e isto só pode melhorar. É preciso que Gudelj ganhe ritmo…
Pode não chegar para Braga? Certo. Muito longe de uma equipa para ser campeã? Sim.
Mas tb iamos ser goleados na luz… e se estivermos na luta em Janeiro… aí as mexidas podem ser decisivas.
21 Setembro, 2018 at 9:52
Montero, Raphinha e Nani é copiar os movimentos de ataque do Liverpool. (Sadio Mané Firmino e Salah). Quem marca menos golos deste trio no Liverpool?
O ponta de lança Firmino porque é ele que é o ponto de ligação e é ele que baixa entre linhas, é nele que entra a bola para depois solicitar as roturas de Mané e Salah.
Apesar das óbvias diferenças de qualidade entre os dois trios o nosso tem exactamente as mesmas características.
21 Setembro, 2018 at 10:14
Certo.
Falar em “PL” pode induzir em erro.
O que quero dizer é que ele não tem características de um finalizador, tipo os matadores que encostam. Fisicamente perde muitos duelos e basicamente é menos se metido entre dois centrais.
Agora, a fazer jogar e abrir espaços…
21 Setembro, 2018 at 9:06
Jogo entretido, pena os muito passes que continuamos a falhar e que tiram fluidez ao jogo. bataglia é um mestre nisso e bruno fernades continua em péssima forma. Sinal mais para Salin, Rafinha, Nani e Montero.
Z
21 Setembro, 2018 at 9:13
Incrível mesmo a quantidade de passes simples falhados por Battaglia. Imperdoável num internacional mesmo. Compensa no momento defensivo, mas…
Raphinha muito bom jogador.
Nani acho que continua a mastigar muito o jogo.
Coates horrível.
Não acho que o futebol vá melhorar muito
21 Setembro, 2018 at 9:23
Oceano e Vidigal a sorrir …
21 Setembro, 2018 at 10:13
A sorrir de quê??
21 Setembro, 2018 at 11:52
Fdx o Oceano era tão melhor que este cepo. Até mesmo o Vigal…
Só digo uma coisa, se há tanto clube interessado neste portento é vender e fazer um negócio do C@r@lho!
Z
21 Setembro, 2018 at 12:54
Ocenao era um portento de
força … aos 20 anos era bem pior que o Bataglia … aos 30 anos era um senhor …
Bataglia é a formiga que trabalha por 2 ou 3 … vejam as vezes que mata o jogo adversario, principalmente nos contra ataques …
Makeles ou Casemiros nao ha muitos e nao jogam em clubes do campeonato portugues … a azia que sentis sei eu bem qual é … A RESCISAO … de resto nao ha nada apontar ao jogador, inclusivamente quando é chamado a prestara declaracoes é um SENHOR
SL
21 Setembro, 2018 at 16:50
Devia-te crescer um pinheiro no cu por seres tão estúpido!
Só mostra que não sabes que foi Oceano. Nem o Vidigal.
Burro que nem uma porta!
Esse argentino é, isso sim, um Polga com mais pulmão, e sem tiques de pseudo-campeão do mundo.
Continua a ser fraquinho….
21 Setembro, 2018 at 10:36
Nani é CLASSE pura!!
Ai e tal mastiga…. mas ontem…. quem “desbloqueou” o jogo foi ele com aquela assistência do outro mundo
21 Setembro, 2018 at 10:59
Certo.
Mas não podemos avaliar os jogadores de forma a desculpar coisas básicas.
Nani tem mais que futebol e jogos nas pernas para perceber que não pode dar sempre 20 toques na bola. O futebol pede velocidade de execução
21 Setembro, 2018 at 11:54
O Nani sabe muito bem o que faz.
Ontém teve 3 cruzamentos fantásticos. Um deles com o pé esquerdo. 2 deles foram salvos in-extremis pela devesa… O outro deu golo.
Z
21 Setembro, 2018 at 12:52
Respondo da mesma forma:
“Nani tem mais que futebol e jogos nas pernas para perceber que não pode dar sempre 20 toques na bola. O futebol pede velocidade de execução”
Se calhar por isso é que deixou de contar para o ManUnt, para o Valência,…
21 Setembro, 2018 at 13:55
Caro Johnny Balboa,
Atendendo ao excelente início de época do Nani, é um bocado estranho isso que diz…
SL
21 Setembro, 2018 at 10:34
Z, e Mathieu?
SL
21 Setembro, 2018 at 11:53
O Mat… lesionou-se… Infelizmente. Acho que esteve “normal”.
Z
21 Setembro, 2018 at 9:06
Repito o que disse ontem
“Primeira vitória na LE, exibição com altos e baixos mas positiva.
4pontos sobre este jogo
– Raphinha joga muito e vai ser muito importante durante a epoca
– Acuna tem que ser o nosso LE, Jeff não serve
– Montero é o jogador mais inteligente do plantel. A jogada do 2golo tem todo o merito dele. Correr à maluca nao é ser jogador de futebol.
– Jovane continua com a estrelinha
Quanto a Peseiro, podemoa continuar com limitações, com alguma insegurança defensiva, com momentos de apatia no jogo, mas foda-se mil vezes este futebol mais ofensivo do Peseiro do que aquela merda italiana do JJ. E nem vale a pena falar do discurso dele a dar o mérito aos jogadores”
21 Setembro, 2018 at 14:16
E vamos chamar de “merda italiana” mesmo assim entre aspas, porque muitas vezes era apenas uma merda básica que dava uma vitória sofrível por 1-0 e em que, na falta de melhor adjetivo, se categoriza de italiana… Porra.
21 Setembro, 2018 at 9:24
A equipa está solta, alegre, é meio caminho andado.
Nani é o maior.
Raphinha, é aumentar a cláusula o mais rapidamente possível. Vai ser o nosso jogador mais valioso esta época (golos, assistências, participação em golos).
Montero fez um grande jogo.
Gudelj tem de ser mais rápido a pensar e a executar, agora, o toque de bola não engana.
Peseiro tem mérito neste arranque.
E acho que o duplo pivot faz sentido é um esquema que aproveita bem as características dos jogadores.
O plantel é bom, nem sequer é curto.
A verdade é que os valores individuais que a administração BdC deixa de herança ao Varandas estão num patamar muito alto, mesmo com tanto coxo comprado ao longo de 5 anos.
E ainda havia Matheus e Geraldes para somar.
O teste decisivo é na próxima segunda-feira: ganhando em Braga, estamos fortíssimos, sócios.
21 Setembro, 2018 at 9:34
Duplo pivot é quase obrigatório com o sistema de Peseiro a obrigar os laterais a serem quase extremos.
É preciso é que com bola tenha outra dinâmica, pq sem ela servem para as compensações.
21 Setembro, 2018 at 9:41
Não percebo isso ó brave…
Fds…Há tantas, mas tantas boas equipas no mundo com laterais projectados e sem o duplo pivot, porque é que o Peseiro tem mesmo de jogar assim?
Aliás é o que mais há…equipas com laterais projectados e sem duplo-pivot…
21 Setembro, 2018 at 9:58
O que projecta os laterais não é um ou dois jogadores no centro mas sim o facto dos extremos jogarem por dentro. Quando Rafinha fica na direita e Nani na esquerda são os laterais que passam nas costas e exploram o corredor lateral. Quando trocam, o papel do lateral em fase de construção é jogar mais por dentro servindo de ligação entre os Médios Centros e os Extremos.
O facto de se jogar com dois Médios Centros (atacando e defendendo) obriga a que os dois se coordenem muito bem para alternar o posicionamento lado a lado com um mais adiantado. Numa primeira fase do processo defensivo é necessário que um deles se chegue mais à frente para ajudar Montero e Bruno F. na pressão sobre a primeira fase de construção do adversário, depois é necessário que quando a bola entra no nosso meio campo (segunda fase de construção do adversário ou fase de criação) os dois MC cobram a zona central e/ou fechem a saída da bola dos corredores laterais.
Na minha humilde opinião Battaglia corre muito, luta e até recupera bolas, mas em fase ofensiva é arrepiante a falta de qualidade de passe. Com um segundo médio com as característica de Gudlij seriamos muito mais fortes no processo ofensivo e não estaríamos condicionados na fase defensiva.
Acuña é o nosso melhor Lateral esquerdo e ontem isso foi evidente.
Montero não tem o golo que Bas Dost tem mas consegue fazer o que Bas Dost nunca vai fazer. Permite que a equipa suba no jogo directo e sabe ficar com a bola deixar a equipa subir e entrega em passe com qualidade. Com Bas Dost e sem o tal segundo MC com qualidade ofensiva vamos passar por alguns problemas para chegar à fase de criação.
O jogo ontem foi agradável de se seguir com alguns momentos de menor qualidade mas julgo que o adversário não é tão mau como a CS o pintou. Vou esperar para ver como se portam contra o Arsenal.
SL
21 Setembro, 2018 at 10:20
Concordo em absoluto com a avaliação que fazes do Battaglia
21 Setembro, 2018 at 10:19
Mas eu não digo que tenha de ser assim.
Em casa, provavelmente com equipas muito recuadas até chegará um médio defensivo e o outro ser quase um 10.
Não estou na cabeça do Peseiro, mas acho que ele não abdica do duplo pivot. No entanto, Gudelj com boa dinâmica deverá ser bem mais ofensivo, pq o Battagli não faz um passe vertical (qd tenta, dá merda).
E vamos ver se o Sturaro não vai ser o parceiro do Gudelj… a seu tempo.
21 Setembro, 2018 at 11:31
“E vamos ver se o Sturaro não vai ser o parceiro do Gudelj… a seu tempo.”
Afinal não o unico maluco com essa ideia….
E a esses dois podes sempre juntar o Wendell à espreita…
Battaglia é lutador e tal…. mas tem 2 tijolos e sinceramente para o Sporting não o vejo mais do que um “gajo útil no plantel”, mas que não pode ser titular numa equipa que se quer a lutar pelo titulo.
Por isso….eu em Dezembro aproveitava o facto do Battaglia ter sido recentemente internacional e vendia-o em alta….
21 Setembro, 2018 at 11:33
Também vendia
21 Setembro, 2018 at 13:43
Muito útil no plantel.
Ser titular é mau sinal.
Ah, mas o Vidigal e o Oceano e tal… Pois, muito úteis e tremendamente importantes pela entrega e postura. Mas quem decidia era o Douglas, o Duscher…
21 Setembro, 2018 at 9:27
Evolução … é isto … estamos em processo evolutivo … fisicamente, tacticamenfe e em termos individuais tambem pois jogar com Petrovic e Jeferson nao é a mesma coisa que jogar com Gudelj e Acuna …
Mais um jogo, mais uma vitoria.
Agora segunda feura ne Pedreira ha que manter a mesma equipa e seguramente vamos fazer um bom resultado que para mim é a vitoria.
SL
21 Setembro, 2018 at 10:27
É. O Gudelj jogou imenso… parecia o redondo!
21 Setembro, 2018 at 10:58
Por acaso senti a falta do Misic.
21 Setembro, 2018 at 11:19
Mas o Alan Ruiz não está no Cólon emprestado?
21 Setembro, 2018 at 12:13
Clube com nome adequado à sua qualidade.
21 Setembro, 2018 at 11:44
Eu é que pareço o Redondo. Eu e o Alan
21 Setembro, 2018 at 11:51
Sabes o que é que o Alan e o Redondo (vila) têm em comum? Ambos têm um codigo postal
21 Setembro, 2018 at 13:44
E caem da cama para os dois lados.
21 Setembro, 2018 at 10:48
SE ganharmos na Pedreira, depois recebemos o Marítimo no sábado seguinte (29 Set), vamos à Ucrânia jogar na 5ºFª (4 Out) e finalmente teremos o jogo em Portimão no Domingo (???) 7 de Outubro e nova “paragem” do campeonato de 3 semanas:
Não dá para entender por que motivo, após um jogo internacional na Ucrânia, somos OBRIGADOS a jogar em Portimão num domingo, quando até vai haver a seguir uma paragem competitiva.
Nesta semana, que até jogámos para a Liga Europa em casa, o jogo seguinte com o Braga é a uma 2ª; no próximo vamos à Ucrânia tentar DAR MAIS PONTOS A PORTUGAL e “põem-nos a jogar” em Portimão num domingo (até podia ser 3ª Fª, que não há jogos a seguir)
De qualquer modo se passarmos esse ciclo com vitórias temos mais um período de afinação da máquina e já teremos ido à Luz e a Braga e vencido aos mais directos competidores da LE.
Diria que será um “começo” MUITO PROMISSOR!!!
E são as vitórias que promovem a reconciliação e a união.
Até porque, por essa altura conto já ter mais algumas também nas modalidades, particularmente na EHF Champions (Andebol), na “Main round” da Futsal Euro Champions e nos Campeões Europeus de Ténis de Mesa, para além das competições nacionais em TODAS as Modalidades.
Saudações leoninas
21 Setembro, 2018 at 20:47
deve ser porque a seguir existem jogos da selecçao que começam na 5f seguinte, e como é data fifa os jogadores sao obrigados a la estar 3 dias antes, ou seja na 2f
21 Setembro, 2018 at 9:28
Valeu pela vitória e pelos pontos. Braga será um teste de fogo para a equipa. De qualquer modo se em Julho me dissessem que estávamos em 1º no campeonato já após a ida à Luz e a entrar a ganhar na Liga Europa, eu não acreditava.
Não esperem nada de especial esta época, estamos num período de transição após a tempestade. De qualquer modo se nos aguentarmos na frente até final de Dezembro, com uma boa ida ao mercado tudo pode acontecer. O problema é ficarmos lá na frente até final de Dezembro… o ataque é fraco e a equipa tem outras lacunas.
21 Setembro, 2018 at 10:29
Para trazer pontos de Braga é preciso jogar muito mais que isto.
Aliás, isto é transversal a todo o futebol do Sporting, da formação ao profissional. Os jogadores têm de meter na cabeça que camisolas não ganham jogos, e só jogando no limite se conquistam títulos.
Isto de estar 15 dias sem jogos e depois fazer uma 1ª parte como a do Maritimo ou como a de ontem é inadmissivel.
21 Setembro, 2018 at 11:18
Ah mas não tem problema de maior… estamos em período de transição….
21 Setembro, 2018 at 21:58
Com quem jogou o Braga na Liga Europa?
21 Setembro, 2018 at 11:16
Essa é a história do Sporting nos últimos 30 anos…de período de transição em período de transição…não esperar nada de especial esta epoca é discurso de perdedor.
21 Setembro, 2018 at 11:21
“o ataque é fraco ”
Discordo totalmente!
Uma equipa que tem Nani, Raphinha, Jovane, Bruno Fernandes e Dost tem tudo menos um ataque fraco.
E ainda há Montero que a espaços “resolve”…..
Resta também saber o que vale Diaby….
Se isto não é um ataque forte para a Liga Portuguesa….
21 Setembro, 2018 at 9:34
A equipa está a crescer basicamente à velocidade que o Peseiro vai conseguindo (a muito custo) acertando o 11 com o mais forte. Demorou mas começa a chegar lá.
No entanto para mim é um bocado aflitivo como tirando isso a equipa está estagnada. Acuna é melhor (MUITO MELHOR) que o Jefferson. Por isso a equipa ficou com um flanco esquerdo mais forte. Raphinha é o nosso maior desequilibrador. Por isso a equipa desequilibra à velocidade que ele consegue desequilibrar. Gudelj tem muito mais facilidade em sair a jogar e por isso a equipa passou a ter mais facilidade em sair da pressão.
Muita bola perdida, muito balão a tentar apanhar as costas da defesa, muito futebol lento (com muitos toques), meia dúzia de combinações (se tantas) e por isso muita dificuldade em desposicionar a defesa…Bruno Fernandes a querer estar em todo o lado e fazer tudo e no fundo a não conseguir fazer nada, Nani a perder muitas bolas e o resultado de tudo isto é muito, muito poucas oportunidades de golo e as que temos grande parte são de bola parada.
Tudo isto para mim é um bocado estranho com mais de 1 mês de competição e a trabalhar com a equipa à mais de 2 meses…mas pronto. Está a ser uma construção MUITO lenta, pode ser que ao menos esteja mesmo a ser uma construção. E a falta de criatividade é gritante…mas pronto…não vou bater mais no ceguinho…não contavam para o totobola…fazer o quê…
Ontem ainda teve a agravante de o Peseiro ter adormecido no banco. A primeira substituição ia ser aos 70 e era entrar o Petrovic?! Com o Nani a pedir para sair desde os 60 minutos e a equipa a pedir velocidade adicional (para acrescentar ao Raphinha) para aproveitar os espaços? Foda-se…
Agora é preparar Braga…este é daqueles jogos que podem definir a época. Ganhar é um statement de que estamos cá para ficar e para lutar pelo titulo. Perder ou empatar é um statement de que estamos cá para lutar pelo 3º com o Braga. A obrigação claramente é ganhar.
Tem a palavra a equipa!
21 Setembro, 2018 at 9:40
“Perder ou empatar é um statement de que estamos cá para lutar pelo 3º com o Braga. A obrigação claramente é ganhar.”
Não concordo. É mais do que normal empatar em Braga e até mesmo perder. Considero Braga um dos estádios mais dificeis de passar, não só para nós mas para os rivais. O Porco por exemplo tem nos últimos anos melhor performance no Colombo do que na Pedreira.
21 Setembro, 2018 at 9:44
Normal perder em Braga? Porquê? Jogam com 3 dispensados do Sporting e fomos lá buscar um titular absoluto que é nosso suplente (e nem isso devia ser). Têm o quê…1 jogador que seria titular no Sporting? 2? Lá está…3 deles nem para suplentes do Sporting serviam…
A ultima vez que olhei, isto era o Sporting…não é normal perder nem na luz nem no dragão…quanto mais em braga. Nem empatar quanto mais…
21 Setembro, 2018 at 10:45
Anda tudo maluco.
O Sporting tem SEMPRE de ganhar ao Braga.
Não, não estou a ser megalomano, estou a ser realista.
PS. Grande som Cherba.
21 Setembro, 2018 at 11:15
O Sporting é sempre, mas sempre, favorito num jogo com o Braga.
O S. Luis era mais dificil que a pedreira, nos velhos tempos do Paco Fortes, e não era por isso que o Sporting não era favorito.
21 Setembro, 2018 at 11:22
Foda-se… é mais do que normal empatar em Braga e até mesmo perder!??? Ok assim vamos ganhar muitos campeonatos… É passar essa mensagem para os dirigentes, técnicos e jogadores. Malta se empatarem ou perderem tá-se bem é normal.
21 Setembro, 2018 at 13:01
As merdas que um gajo lê…
21 Setembro, 2018 at 9:41
Vitória segura e inquestionável contra um adversário chato.
Grande exibição do Acuña, o melhor em campo na minha opinião, boa joga do Montero está em boa forma e sempre com uma grande entrega, faltam os golos claro, mas no resto, há muito tempo que não o via jogar tão bem.
A ver se a curto prazo se corrige aquele buraco entre o BF e a dupla Batta/Gudelj, com 3 médios centro, não se admite que o adversário tenha um espaço do caralho naquela zona para jogar à vontade.
21 Setembro, 2018 at 9:43
E Acuna, que jogão!!!
21 Setembro, 2018 at 9:45
Boa vitória contra uma equipa chata e que se bateu sempre muito bem.
O onze escolhido, como alguém em cima já referiu, esteve muito perto de ser o escolhido pela maioria dos adeptos. Na minha opinião, e quando pudermos contar com Bas Dost, recuaria o Bruno Fernandes ( para jogar mais perto do Gudelj )para o Montero jogar nas costas do holandês.A classe de Montero, as linhas de passe e o futebol apoiado que permite não deveria ser desperdiçado…
O Raphinha não engana, rápido a jogar e a pensar/decidir no jogo, muita qualidade no passe e tem golo.
Gostaria de ver a nossa equipa jogar num sistema táctico com três defesas, mas talvez o Peseiro não tenha rasgo para tanto…
Vamos caminhando com vitórias, o que torna tudo mais fácil…pelo menos no campo do futebol profissional.
SS
21 Setembro, 2018 at 9:49
Espero que o Padre que vá á Diocese de Braga faça uma boa homilia, para todos os fiéis
21 Setembro, 2018 at 9:58
Montero, Raphinha e Nani é copiar os movimentos de ataque do Liverpool. (Sadio Mané Firmino e Salah). Quem marca menos golos deste trio no Liverpool?
O ponta de lança Firmino porque é ele que é o ponto de ligação e é ele que baixa entre linhas, é nele que entra a bola para depois solicitar as roturas de Mané e Salah.
Apesar das óbvias diferenças de qualidade entre os dois trios o nosso tem exactamente as mesmas características.
21 Setembro, 2018 at 10:07
Pois…mas o problema não é só esse…
Salah para Nani…não têm nenhuma semelhança. Zero. Salah é um jogador que joga em velocidade, em progressão e desequilibra no 1×1. O Nani hoje em dia não é nada disso. É cerebral mas precisa de espaço para desiquilibrar.
O melhor exemplo é a jogada ontem do golo do Jovane. O Raphinha e o Jovane chegaram lá. O Nani nunca chegaria…
A isso acresce que há igualmente uma enorme…enorme diferença de velocidade entre o Firmino e o Montero. Não só de corrida mas de execução.
Raphinha com Mané sim…têm algumas semelhanças nas caracteristicas.
Estás a falar de um trio que desequilibra fundamentalmente pela velocidade (quer de corrida quer de execução) para um trio onde 1 gajo é rápido…
Para além de que o suporte é diferente. O trio que mete intesidade fisica em campo é Wijnaldum, Keita e Milner…3 gajos que sabem muito bem tratar a bola e que libertam este trio para jogar lá na frente. O nosso duo construtor obriga o trio de desequilibradores a vir buscar a bola ao meio campo sob pena de ou perdermos a bola ou ficar a trocar a bola entre eles e os centrais ad eternum…
21 Setembro, 2018 at 10:21
Ainda assim no nível a que nós jogamos (contra equipas muito piores do que as que o Liverpool defronta) chega perfeitamente para jogar no mesmo tipo de dinâmicas (ligação no ponta de lança e mais golo nos extremos).
21 Setembro, 2018 at 10:26
Não dá porque eles não são mais rápidos que os defesas…
A única coisa possivel é os extremos marcarem mais que o avançado centro por este sair de posição e os extremos jogarem por dentro. Mas isso é comum a todas as equipas que jogam com 3 avançados…
Tudo o resto não tem nada a ver…
21 Setembro, 2018 at 10:10
Não é bem, bem semelhante. A começar pela velocidade de Salah e de Sadio que é 20x mais que Nani, o que no trio Klopp faz toda a diferença
21 Setembro, 2018 at 10:27
Isso faz com que sejam a melhor equipa do mundo em transição onde ai sim a velocidade deles marca uma diferença mundial.
Mas em organização ofensiva eles continuam a procurar a ligação com o Firmino e o ataque a profundidade dos outros dois e nesse momento é mais um provocar do que um sprint de metros (as equipas já estão junto à area) e aí o fundamental é que os extremos têm golo e Firmino jogo em espaços curtos. E isso na nossa realidade (com bem mais tempo para pensar do que na do Liverpool) os nosso também têm.
21 Setembro, 2018 at 10:18
Penso que o onze mais forte é o de Ontem. Mas não acho como o Peseiro que a qualidade de jogo tenha aumentado por aí além. Continuamos a bater muita bola na frente e em organização defensiva não temos movimentos de excelência.
Ontem muitas vezes com demasiado espaço entre a linha defensiva e a linha média especialmente quando activamos a pressão.
Ofensivamente, em transição estamos mais perigosos do que o ano passado, sobretudo com Montero em campo no lugar de Dost, mas continuamos a sofrer de más decisões e definições sobretudo porque B. Fernandes não tem estado ao seu nível nesse aspecto.
Em organização ofensiva continua muito pobre, não se trabalham linhas de passe interiores , e Bataglia é péssimo nesta fase. E ontem defrontamos uma equipa que várias vezes se apresentou com demasiado espaço entre a linha média e defensiva espaço esse onde conseguimos chegar pouco. Falta também mais coragem de sair a jogar limpo, ainda batemos na frente em muitas situações onde temos saída por trás da primeira linha de pressão livre.
Em Braga espero muitas dificuldades. Em termos de plantel não sei se não estarão mais fracos do que o ano passado. Mas têm para mim o melhor treinador da liga actualmente. É de longe a equipa mais trabalhada em todas as fases do jogo e a que mais se adapta estrategicamente aos adversários.
Basta ver as dinâmicas super pensadas de Palhinha para tirar partido das suas caracterisitcas, ou como goiano e Esgaio se articulam.
O ano passado em todos os jogos com os grandes o Braga só foi inferior no jogo com o Benfica na Pedreira ( e ai muito porque correu Bem ao SLB e porque o Vitoria foi mais para impedir o jogo do Braga do que para impor o seu), perde os jogos na Lixeira e com o FCPutas muito no imponderável e no pormenor individual. Contra o mestre da tática deu dois banhos.
Dificilmente teremos dominio de jogo lá, espero que a qualidade individual faça pender para nós o jogo, e que eles não sejam eficazes.
21 Setembro, 2018 at 10:19
O jogo de ontem valeu pela vitória!! O nosso calcanhar de Aquiles é o meio campo… BF continua fora de forma, desmotivado… Ainda não percebi bem qual delas ou se ambas…gudelj ainda sem ritmo competitivo e com falta de rotinas com os colegas, Bataglia muito trapalhão e por vezes parece perdido dentro de campo. Quando gudelj estiver a 100% provavelmente iremos achar que Bataglia é o elo mais fraco e que necessitamos de mais qualidade… Wendell?? Acunha é para manter a LE, aliás já lá devia estar há algum tempo. De resto, lamentar a lesão de mathieu… Perceber que Mateus Pereira fazia falta a este plantel, que urge perceber se o avançado belga é realmente alternativa e que independentemente disso precisamos de mais um avançado. Estivemos relativamente bem no galinheiro… também aí valeu mais pelo resultado do que pela exibição. Os nossos verdadeiros desafios vão começar agora…segunda em braga e depois na Ucrânia….! Ainda não vi a nossa equipa fazer jogo de encher o olho mas isso também já era pedir demais…
21 Setembro, 2018 at 10:21
suou muito, agora tem que se hidratar
21 Setembro, 2018 at 10:19
foi o melhor jogo do Sporting dos últimos 4 dias
21 Setembro, 2018 at 10:21
Pela primeira vez em 6 jogos, P0 mete o melhor 11 possível. E é capaz de ser o primeiro jogo em que não fomos controlados/dominados.
As despesas ofensivas estão a ser feitas pela qualidade individual dos jogadores. Uns dias é Nani, outros é BF e agora Raphinha tb entra neste lote. Colectivamente ainda estamos muito aquém de um padrão de jogo com bola que nos permita dominar um adversário durante muito tempo durante um jogo. Mas sem bola estamos bem e as melhorias notam-se de jogo para jogo, ontem terá sido o jogo mais seguro que fizemos sem permitir qq oportunidade ao adversário.
Sortudo do clube que pode contar com Nani e BF, que mesmo quando não estão particularmente inspirados, metem sempre números nas suas stats e decidem jogos. Quando não é um, é o outro. Consta que no fim do jogo, Raphinha e Nani foram agradecer ao Nuno Dias, o mentor da jogada do primeiro golo, a mais famosa do futsal.
Especial destaque para o espírito de equipa e a vontade com que abordam todos os lances. Este espírito parece-me bem mais “verdadeiro” do que aquele que nos era vendido no ano passado nos instagrams e tweeters dos jogadores. Nota-se a léguas que estão todos motivados e felizes no Sporting.
21 Setembro, 2018 at 10:37
O primeiro golo em que 75% da jogada e´ o passe de Mathieu que descobre B.Fernandes entre linhas e bate 6! jogadores do adversário (que ficam para trás da linha da bola). Bataglia, André Pinto e mesmo Coates (este ainda poderia acontecer) não fariam aquele passe. Depois B. Fernandes a receber e enquadrar logo (a perceber que havia espaço para rodar e a não fazer apenas de apoio frontal ) e Nani a definirem muito bem. Mas um dos problemas da equipa e não haverem mais Mathieus na primeira fase de construção a saberem “descobrir” companheiros como ele fez nesta jogada.
21 Setembro, 2018 at 11:22
Este é um dos problemas que Peseiro tem de resolver. Qd temos os centrais a fazer mais passes de rutura que os médios…
21 Setembro, 2018 at 10:32
Peseiro ontem mais uma vez mostrou que é um treinador cheio de dúvidas e sem convicção na tomada de decisão.
Petrovic estava pronto para entrar (o que seria um disparate) ….
Entretanto Mathieu lesionou-se e petrovic…. sentou-se.
Que Andre Pinto tenha entrado para Central….normal e lógico, mas faltando ainda 2 substituições e se na cabeça de Peseiro o jogo pedia Petrovic…… tinha que o meter de seguida.
Ao não fazê-lo (Ainda bem!!! Acrescento eu) mostrou que é um treinador sem convicções.
21 Setembro, 2018 at 10:40
Eu diria que peseiro mais uma vez mostrou que não é treinador para o Sporting. Mas eu sou suspeito… Não tenho dito outra coisa desde o início.
21 Setembro, 2018 at 10:42
Òbvio… porque um treinador sem convicção nas suas próprias ideias nunca pode ser treinador para o Sporting.
Mas agora…. é tempo de apoiar o Homem!
21 Setembro, 2018 at 10:47
Estou-lhe a dar o benefício da dúvida, ontem achei que finalmente escolheu o melhor onze! Avancemos.
21 Setembro, 2018 at 10:45
Pode nao ser.
Petrovic devia ir entrar para o lugar do Gudelj que ja estava cansado, o que nao fazia grande diferença em termos de construção de jogo a partir de tras por causa do Mathieu, como se viu no primeiro golo.
Ora se Mathieu sai, e se a seguir ele metia na mesma Petrovic, ficavas com Pinto Batta e Petrovic que em termoa de construção de jogo dão zero à equipa.
Assim preferiu deixar o Gudelj em campo, na minha opinião bem.
21 Setembro, 2018 at 13:10
Isso mesmo!
Bom olho, tasqueiro!
21 Setembro, 2018 at 15:55
Pode ser isso como também podia ser uma entrada para proteger mais o Mathieu defensivamente porque ele estava a mostrar fadiga. Sem Mathieu deixou de ter essa necessidade.
Até porque acho que a construção é uma das coisas que o Petrovic faz (se calhar a única) melhor do que o Battaglia…bem melhor…
21 Setembro, 2018 at 15:52
Como dizia o outro “O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas enquanto os idiotas estão cheios de certezas”. Eu também duvidei/duvido do Peseiro mas reconheço o mérito que obrigatoriamente tem que lhe ser atribuído pelo excelente início de época a nível de resultados. 6J 5V 1E Not bad at all.
21 Setembro, 2018 at 15:57
Moral da história….tu és uma pessoa cheia de certezas 🙂
21 Setembro, 2018 at 16:05
Isso aplicado ao futebol é a cena mais estúpida…
O jogador mais inteligente não está cheio de duvidas…tem certezas. Assim como o treinador mais inteligente. Os cheios de duvidas são todos uma merda…
Exemplos:
Battaglia com a bola é cheio de duvidas. Não sabe para onde deve mandar aquilo e se consegue fazer o passe. O Raphinha não tem duvidas. é completamente acertivo.
Outro: Guardiola. Certezas. Insistência e teimosia nas suas ideias porque tem a certeza que é assim. Mourinho…anda cheio de duvidas…mete 1, tira outro, joga de uma maneira, joga de outra….
21 Setembro, 2018 at 10:37
Cherba desta vez não concordo completamente contigo, foi para mim um bom jogo de futebol.
Uma primeira parte é verdade menos conseguida, mas isso na minha opinião deveu-se mais à capacidade defensiva do adversário, que lembre-se no ano passado empatou duas vezes com o Atletico de Madrid, do que à menor capacidade do Sporting.
A segunda parte foi em geral bem jogada e os golos surgiram eu diria que naturalmente, tal foi o dominio do jogo por parte do Sporting.
Isto quer dizer que não houve erros? É claro que houve, por parte do treinador, de alguns jogadores e até dos adeptos.
Peseiro finalmente ouviu a voz do bom senso e lá retirou o Jeferson da equipa e colocou nesse sitio um jogador e que jogador, Acuña foi para mim um dos melhores em campo. Colocou Godelj a 8 embora mais em duplo pivot com Bataglia e a equipa ganhou consistência, faltando no entanto algum poder ofensivo, que se esperaria com a entrada do reforço. Peseiro errou na minha opinião quando esperou ao limite para reforçar a equipa demonstrando esta já alguns defices fisicos e não errou ainda mais, porque quando se preparava para fazer entrar Petrovic, Mathieu lesionou-se e teve de ser substituido por André Pinto levando à mudança de ideias do treinador.
Os jogadores, Salin está confiante, fez apenas uma ou duas defesas mas uma delas foi determinante, é isso que se espera de um guarda-redes de clube grande, veremos se mantém essa determinação em jogos de maior dificuldade.
Na defesa Mathieu foi grande, a defender e até a atacar, foi substituido tranquilamente por A.Pinto depois da lesão que por ser recorrente põe algumas questões no dep.medico, Coates um pouco abaixo, com algumas hesitações, os laterais muito bem, Risto muito perto de marcar e Acuña a demonstrar porque é que na seleção Argentina joga naquele lugar, espero que nao saia mais dali.
O meio campo, Godelj a mostrar qualidade, com um posicionamento tático exemplar embora com algumas deficiências físicas no final do jogo e alguma falta de entrosamento com a equipa. Esperava dele que fosse mais um 8 e foi mais um duplo pivot , faltaram os passes e os remates que certamente virão com o tempo e com a disposição do treinador. Bataglia ganhou com a presença tatica de Godelj e cumpriu naquilo que faz bem, desarmar adversários. Bruno Fernandes esteve abaixo da sua normal qualidade, embora não saiba jogar mal.
Na frente, Raphinha a mostrar ser a grande contratação da época, custou 6 vai valer 60, a fazer esquecer Gelson, embora não defenda tão bem faz melhor aquilo que se quer a um avançado, marcar golos. Nani é grande, a demonstração que Alvalade é mais exigente para com os seus filhos queridos, palmas e assobios no mesmo jogo ou a forma de fazer alguns engolirem o apito. Por vezes enrola, enerva, mas faz bem aquilo que os outros não sabem fazer.
Montero é um caso de policia, onde pára o goleador? Desaparecido há alguns anos, foi substituído por outro artista, um mago que aparece, desaparece dá nós cegos a adversários, faz assistências impossíveis, apenas não marca golos.
Recompensa-se quem o encontrar.
Os adeptos também erram. Assobiar um dos melhores filhos daquela que todos consideram ser a base do nosso clube e que sempre tem demonstrado o seu amor pelo clube é no mínimo vergonhoso. Quem engoliu o assobio e lhe bateu palmas pela grande assistência para o primeiro golo do Sporting, deveria ser obrigado a escrever 500 vezes a frase.
Obrigado Nani
21 Setembro, 2018 at 10:41
“Bruno Fernandes esteve abaixo da sua normal qualidade, embora não saiba jogar mal.” também porque Montero sai bastantes vezes da zona do ponta de lança e pisa os terrenos do Bruno…e consequentemente….ficamos sem ponta de lança e com o jogo do Bruno Fernandes condicionado
21 Setembro, 2018 at 11:03
Eu acho que o problema é que nem o Bruno Fernandes percebe bem o que tem de fazer…
Ele anda pelas alas, ele vem buscar jogo aos centrais, ele é 2 avançado…
Para mim o BF devia ser o nosso médio centro que constrói o jogo a partir de trás. O nosso Duscher. Tudo o resto que ele faz o Nani também faz…cair nas alas e meter a bola redondinha…
21 Setembro, 2018 at 11:06
De facto a ideia que fica é que nem o Bruno Fernandes sabe onde deve andar, mas também porque o Montero desce e ocupa os espaços entre linhas…. e o Bruno tem que procurar outros espaços.
21 Setembro, 2018 at 11:47
Tens toda a razão.
21 Setembro, 2018 at 10:47
Raphinha nao defende tao bem como Gelson…e isto foi dos principais erros de JJ, a merda da obsessão defensiva. Gelson, com JJ, so evoluiu defensivamente, ofensivamente evoluiu zero, ou até regrediu.
21 Setembro, 2018 at 10:51
Raphinha dá 10 -0 ao gelson!!
gelson para alem de não ter golo….. não tinha objectividade! Gostava muito de adornar os lances e consequentemente decidia mal muitas vezes.
Raphinha…ainda “só está a começar” e demonstra uma confiança brutal….. e joga para “a frente” com olhos na baliza….
21 Setembro, 2018 at 10:55
Disse isso logo no inicio da época passada. Gélson é muito limitado no momento da decisão.
Nessa altura choveram pedras…
21 Setembro, 2018 at 13:14
Chovem sempre que uma pessoa tem uma opinião contra a corrente… Habitua-te!
21 Setembro, 2018 at 14:32
Hahahahaha
Coitadinho do calimero.
21 Setembro, 2018 at 10:56
+1
21 Setembro, 2018 at 11:54
Gelson não tinha golo? Hahahah
21 Setembro, 2018 at 12:14
10 a zero não digo, mas um 20 a zero…
Foda-se, calado fazes melhor figura.
21 Setembro, 2018 at 12:15
Desconfio que possas ser a versão clonado do Diogo Bernardo. Esse também percebe bué de bola.
21 Setembro, 2018 at 12:22
O Raphinha parece ter mais poder de concretização que o Gelson.
Mas Gelson era excelente a assistir para golo.
O problema foi que o JJ preferiu fazer o Gelson evoluir no aspecto táctico, nomeadamente a defender, ao invés de apostar na finalização. Ainda por cima, obrigava-o a um desgaste físico em constantes subidas e descidas, o que prejudicava a chamada “decisão”
21 Setembro, 2018 at 12:28
Concordo. Mas dá uma espreitadela na estatística do rato.
21 Setembro, 2018 at 11:05
Eu acho o mesmo.
O Gelson quando era mais chavalo decidia bem. Bastante bem até.
Só que a partir do momento em que o Gelson passa mais tempo a fazer piscinas do que outra coisa…na altura da decisão fica mais difícil…se ainda por cima não foi trabalhado nesse sentido, pior um bocado…
21 Setembro, 2018 at 10:46
Eu acho que o problema é que nem o Bruno Fernandes percebe bem o que tem de fazer…
Ele anda pelas alas, ele vem buscar jogo aos centrais, ele é 2 avançado…
Para mim o BF devia ser o nosso médio centro que constrói o jogo a partir de trás. O nosso Duscher. Tudo o resto que ele faz o Nani também faz…cair nas alas e meter a bola redondinha…
21 Setembro, 2018 at 11:04
BF está a jogar a 10 e essa posição já não é aquela em que o artista joga de cadeirinha à entrada da grande área pronto para meter o último passe ou a finalização. Hoje em dia um 10 é o jogador menos posicional da equipa, está onde o jogo se desenrola. Se a bola está nas alas, ele está lá a dar uma linha de passe e fazer o 2+1 na ala com extremo e lateral. Se a bola está no meio, desce para receber e organizar. E ainda tem de ser o 2º Avançado e entrar na área quando a bola lá chega. É uma percepção minha que pode estar errada mas o 10 actual, ao contrário de antigamente, trabalha mais sem bola do que com ela, sobretudo na criação de linhas de passe e em ocupação de espaços em zonas de finalização ou decisão. É cada vez mais um finalizador/decisor do que um organizador/distribuidor.
Acho que o problema está no facto do BF preferir jogar a 8 pois vê o jogo de trás e tem mais vezes a bola. E apesar de estar a jogar a 10, continua a pensar como um 8. Em jogos mais complicados até dá jeito mas em jogos como o de ontem é desnecessário.
21 Setembro, 2018 at 11:07
Sá…mas esse é o problema.
Qual é o 10 que conheces que consegue jogar assim bem? Que seja 8, 9 e meio ou 7?!
Não creio que isso corra mesmo bem com nenhum…
21 Setembro, 2018 at 11:19
pois…
21 Setembro, 2018 at 11:54
Acho que BF continua a pensar como 8, porque é isso que ele é e o futebol italiano formatou-o a pensar dessa forma mas tb acho que ele está a tentar alterar o seu jogo indo ao encontro das exigências da posição que ocupa. Os golos que já leva são fruto disso, todos marcados dentro da área ao mesmo tempo que vamos vendo cada vez menos assistências e últimos passes (excepto bolas paradas) sobretudo a longa distância (próprias de quem se posiciona e vê o jogo mais atrás). Umas vezes tem corrido bem (Moreirense, por ex) e outras nem por isso (ontem). Na minha opinião isto tb depende muito do treinador e das características dos próprios jogos. Se P0 tirar ilações de ontem, em casa contra equipas mais fracas jogaríamos sempre com BF a 8 (podendo meter Nani a 10 e Jovane numa ala ou Montero/ Diaby sendo um deles 10 e outro 9).
Mas afinal de contas é o P0….duvido que ele queira mais do seu duplo pivot do que segurança e qualidade defensiva. Acho que o próprio Gudelj pode ser prejudicado com isso, ontem pareceu-me muito mais focado em posicionar-se bem e em jogar simples e sem risco.
21 Setembro, 2018 at 11:10
Concordo.
Para mim o BF recuava, o nani ia para o meio apoiar o montero e o jovane na ala.
21 Setembro, 2018 at 11:19
ainda hoje pensei nisso, mas não acham arriscado ir a Braga jogar assim?
21 Setembro, 2018 at 11:24
Acho mais arriscado jogar com 2 médios com dificuldades em sair a jogar. Ainda por cima que não me parece que preencham muito bem o meio campo.
O Gudelj admito que saiba mas não está com ritmo para isso…
21 Setembro, 2018 at 11:28
A equipa em Braga vai ser a mesma de ontem, apenas com a entrada do André Pinto!! O P0 não vai mexer garantidamente.
21 Setembro, 2018 at 11:25
E só por curiosidade… quem é que tiravas??
21 Setembro, 2018 at 11:27
Gudelj. O Battaglia tem mais rotina de jogar com o BF ao lado…
21 Setembro, 2018 at 11:33
Ok. Gostava de ver, lá mais para a frente, o nosso meio campo com gudelj, Wendell, e BF só para tirar umas dúvidas… Acho que Wendell pode ser um caso sério se apostarem nele. Neste sistema e apesar de saber que não é a posição em relação ele mais gosta de jogar…experimentar gudelj a 6.
21 Setembro, 2018 at 11:34
*em que ele
21 Setembro, 2018 at 11:38
Deixa o Sturaro estar a 100% e ai vais ver o que é um meio campo á seria!
21 Setembro, 2018 at 11:44
Epá estava-me a esquecer dele … Não está cá já nem me lembrava…ok ok mas confesso que me faz pena ver um jogador como Wendell tão sub aproveitado…acho mesmo que o puto tem muito futebol!!
21 Setembro, 2018 at 11:46
A minha ideia confirma-se, Bataglia é mesmo o elo mais fraco…
21 Setembro, 2018 at 11:50
Sim…entre Struraro, Gudelj e Battaglia, o Battaglia a prazo será rapidamente o elo mais fraco…o elo bem mais fraco…