Um dos momentos mais relevantes desta semana foi a visita de Frederico Varandas, acompanhado por Bruno Fernandes e Miguel Luís, ao pólo EUL, no do Estádio Universitário, considerado como a base da pirâmide da formação do Sporting.
Este ‘viveiro de talentos’ tem representado, nos últimos anos, cerca de 80 por cento do recrutamento na Academia e ali evoluem, diariamente, dezenas de miúdos desde a pré-competição (Pré-Escolas 7 e 8 anos) até os Infantis.
Ora, a visita do presidente do clube e de dois jogadores da equipa principal foi, obviamente, motivo para enorme agitação, não só pela possibilidade de interagir com os “crescidos” utilizando um microfone da SportingTV, mas, também, pela entrega de bilhetes para o jogo contra o Qarabag, cerca de 400, numa prática que Frederico Varandas anunciou ser para repetir frequentemente. «Estar aqui é um orgulho. Não é o facto de ter cumprido uma promessa, é perceber que estes miúdos são o futuro do Sporting. Treinar aqui e ter a vista para o estádio… Jogarem lá tem de ser a ambição deles!», afirmou o presidente leonino nas breves declarações que prestou.
Partindo do princípio que estas visitas vieram para ficar, não forçosamente com a presença de Varandas, aproveito para deixar algumas ideias (façam o mesmo, se acharem por bem) que podem melhorar aquela que já é uma boa ideia.
Desde logo, estender este tipo de acções às equipas femininas. Também aqui treinam pequenas Leoas que, por certo, gostarão de ser visitadas pelas jogadoras que lhes servem de inspiração. Ou, porque não, estas visitas terem a presença de um jogador e de uma jogadora, pois permite reforçar essa vertente plural do clube.
Depois, não faz sentido algum que os jogadores do Sporting, ídolos dos mais pequenos, se apresentem com tshirts da Nike e da Adidas, mesmo que sejam as marcas que os patrocinam (levem ténis). Dando de barato que os atletas se apresentem sem equipamento oficial, então que vistam uma das peças que estão à venda na Loja Verde, onde tem sido forte aposta as tshirts casual e algumas peças vintage. Estas visitas acabam, sempre, por ter cobertura da comunicação social, e nada melhor do que mostrar o que temos para vender através dos nossos atletas.
Depois, além de bilhetes para ir ver o Sporting a Alvalade, criem-se uns vouchers de “experiência de Leão”, convidando estes miúdos e as respectivas famílias a, além de irem à bola, visitarem o Museu e assistirem a um jogo no João Rocha. E que esse voucher valha um desconto exclusivo na Loja Verde onde, entre muitos outros artigos, estará a roupa que os atletas tinham vestido quando os foram visitar.
Por último, não me parece fazer sentido que uma acção destas decorra sem a presença do Jubas. Não digo que apareça de início, mas ser “a cereja no topo do bolo” parece-me extremamente interessante. E se quisermos ir um pouquinho mais adiante, o nosso amigo Jubas deveria ter a companhia de um fotógrafo de Polaroid em punho, pronto a fazer fotos muito especiais, entregues na hora e assinadas pelos craques.
p.s. – hoje há sub-23, na Cova da Piedade, e juniores, em Tondela, ambos a partir das 11h; os iniciados jogam às 16h, na Academia, com a Acad Santarém, e os infantis jogam às 18h no IV Torneo Internacional Ciudad Talavera, onde estão, também, Real Madrid, Betis, Benfica, Badajoz, Montijo, Guadiana e Talavera la Real. No domingo, voltam a jogar os infantis pela manhã (logo se vê se para a final se para os lugares de “compensação”) e há juvenis na Academia, frente ao Sintrense, às 11h.
22 Setembro, 2018 at 13:41
Rato Fernandes esse exemplo de integridade Sportinguista em que qualquer miúdo da formação se pode rever…Somos Grandes!
22 Setembro, 2018 at 13:47
Um exemplo… Do neo-sportinguista.
Ou pior… Do verdadeiro Sportinguista?
Sim, pq ver tanta gente como se viu, a ser conivente com a intentona só porque “estava farto”… Acho que ficam bem, não… Muito bem representados.
23 Setembro, 2018 at 17:41
A intentona de tentar fazer deste Clube um clubzeco de trazer por casa, só para alguns, pejado de benfiquistas contratados por um destituído que tentou por duas dezenas de vezes salvar o rival das notícias das suas aldrabices?
Estão agora melhor representados do que estavam até há bem pouco tempo. E contigo, é o IEFP, porque nem os tribunais te vão safar. Será esta semana que tens a confirmação? Será na próxima? Faltará pouco…
22 Setembro, 2018 at 14:35
Gelson, patricio ou Leão, futre, maçã podre, suinao! Todos exemplares ! Puros!
Ps-o Brunão depois de (e se) receber indeminização continua a ser puro ou passa ao lote dos vendidos?
22 Setembro, 2018 at 15:42
+1
22 Setembro, 2018 at 13:43
A equipa B nunca devia ter sido extinta. Ponto. Estava inserida numa competição profissional, onde os nossos jovens poderiam competir contra jogadores já feitos, com experiência e manhosice, alguns deles até com experiência de primeira divisão…era este patamar que os podia preparar a sério para as diferenças e dificuldades de jogar nos seniores. Enfim mais um mau acto de gestão!
22 Setembro, 2018 at 14:19
A divisão de Seniores é quase amadora. A maior parte dos jogadores recebe salário mínimo e desloca-se para os treinos de autocarro.
Muitos campos sintéticos, muitas lesões, muitas arbitragens viciadas, competição sem visibilidade e desmotivadora. Mande um jovem jogador para esta divisão e acenda velas à Santinha quando chegar a altura de renovar.
22 Setembro, 2018 at 14:36
Exacto! Quantas equipas B desistiram da competição de facto?
Oh well…
22 Setembro, 2018 at 13:45
Parece que o minino Túlio jogou 10 minutos e conseguiu não ser chamado de filho da puta como alguém que muito apregoa o seu Sportinguismo ousou chamar pelo facto de achar que o rapaz nem joga assim tanto.
Portanto, na cabeça de alguns um gajo ficar fodido por um processo miserável que alterou o rumo do clube, que provocou uma destituição e por tabelas novas eleições, é anti-scp.
Um gajo que chama FILHO DA PUTA a um jogador que no momento veste a camisola do clube porque não joga tão bem como acha que devia jogar… É apoiar o SPORTING.
Eh pá, tá bem…
Eu, pq não vi o último jogo, já devia mudar de clube… Assim vou ter de me abster de fazer formações à noite pq acima de tudo está o SCP, certo?!
Moralistas (s/ moral…) do caralho.
22 Setembro, 2018 at 14:03
🙂
22 Setembro, 2018 at 13:48
Tiago Santos venceu o título do Mundo da ISKA Junior em 63,5kg Parabeeeeens campeão do mundo .
22 Setembro, 2018 at 13:52
Patrão, vai haver post para o andebol?
22 Setembro, 2018 at 14:00
Já vi que sim.
22 Setembro, 2018 at 13:53
Diz que o Dr Gonçalves é muito religioso porque ia muitas vezes à missa e sempre que podia…
Mas isso já nos sabíamos…
Os padres pedófilos tb tinham esse hábito. Diz que estão mais perto daquilo que os chama…
Novidades???
22 Setembro, 2018 at 14:00
Podem dizer o que quiserem da formação… Mas eu, para mim temos 2 treinadores muito fraquinhos quer nos sub 23 quer nos juniores…
Têm matéria prima para muito mais…
22 Setembro, 2018 at 14:01
Lima só para a caipirinha…
22 Setembro, 2018 at 15:00
Os jogadores da formação do clube têm que ter como objetivo de vida, jogar e ser profissional na equipa principal do Sporting. É isto que tem de ser alcançado pela estrutura do clube se não for assim e os nossos jovens quando chegam a seniores quiserem ir para outras paragens, quer dizer que o clube não fez tudo na sua formação. Outra coisa é um jogador atingir um nível altíssimo e querer outros desafios e aí que seja bom para as duas partes, clube e jogador, e para estas situações também é preciso trabalha-las.
22 Setembro, 2018 at 15:08
E o OhDaeSu?
22 Setembro, 2018 at 17:44
foi ver o andebol à Rússia
22 Setembro, 2018 at 18:10
Bom jogador, mas o plantel está fechado.
22 Setembro, 2018 at 18:12
Espero que não lhe tenham feito mal. Este Novo Sporting que ameaça sportinguistas começa a assustar-me.
23 Setembro, 2018 at 17:42
Ficou sem avença. Contenção de custos.