Augusto Baganha, ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), fez chegar, ontem, à Procuradoria-Geral da República uma carta onde solicita a Joana Marques Vidal (procuradora ainda em funções, apesar de já ser público que deixará o posto nos próximos dias) que atente a três assuntos que, no seu entender, “necessitam urgententemente de ser investigados”. Baganha acredita que os temas em causa podem consubstanciar “ilícitos criminais”, admitindo também que os mesmos possam estar relacionados com a sua recente exoneração do cargo de presidente do IPDJ, assim como a de Lídia Praça, ex-vogal do respetivo Conselho Diretivo.
Os três temas constantes na denúncia são:
– intrusão, acesso e pesquisas ilegítimas realizadas no PC da ex-vogal Lídia Praça (assunto que já foi investigado pela Polícia Judiciária em 2017, mas que entretanto voltou a ser falado por ter passado a fazer parte do ‘E-Toupeira’);
– furto de documento (em concreto, o original da ata 11 da reunião de 5 de maio de 2017 do Conselho Diretivo do IPDJ)
– e eventual favorecimento de entidade (neste caso, o Benfica, que viu 55 autos de contraordenação serem arquivados devido ao atraso de cerca de 9 meses num processo administrativo sob a tutela de Vítor Pataco, na altura ‘vice’ e agora atual presidente do IPDJ).
Já hoje, Augusto Baganha foi ouvido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, na Assembleia da República, na sequência de um requerimento apresentado pelo PSD sobre as motivações da cessação do seu mandato. Na sua intervenção inicial, Baganha sublinhou que se se verificaram “em momentos inesperados das decisões jurídicas do IPDJ, pressões ilegítimas e em privado, por parte de Membros do Governo”.
“Tive conversas sim, mas muitas delas em privado e sem a participação de terceiros; pelo que, não as posso revelar, mas reafirmo que, não que não tivessem relevância para este assunto que hoje nos traz aqui, mas porque ocorreram em privado podia ser desmentido. Mas uma, por exemplo, posso revelar é que o Sr. Secretário de Estado enviou, por SMS, o número do telemóvel do Advogado do Sport Lisboa e Benfica, para a minha colega do Conselho Diretivo, Dr.ª Lídia Praça, a fim de que fosse resolvido o processo da interdição do Estádio da Luz, em julho de 2017. Isto, porque nunca aconteceu com qualquer outro processo, foi entendido por mim como pressão. Esta situação pode ser comprovada por análise aos registos telefónicos”, afirmou o antigo responsável pelo IPDJ.
Esta foi a declaração, na íntegra, de Augusto Baganha:
“Antes de mais, muito obrigado pelo convite que me foi dirigido pela Sr.º Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Sr.ª Deputada Dr.ª Edite Estrela, na sequência de um requerimento que deu entrada nesta mesma Comissão pelo Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, no dia 07 de setembro de 2018.
Esta oportunidade torna possível esclarecer todo o processo relacionado com o meu afastamento de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Relativamente às afirmações que proferi nas últimas semanas acerca da cessação do meu mandato, e quanto à relação da conduta do anterior Vice-Presidente do IPDJ e atual Presidente deste Instituto, Dr. Vítor Pataco, mantenho todas as afirmações que proferi até à data de hoje, pois não há coincidências sobre os factos que envolvem este Senhor e o Sr Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, relativamente ao meu afastamento.
Não posso deixar de exprimir aos Sr./s Deputados, que já avancei esta semana, de duas formas, para que se faça justiça relativamente a este processo, já por mim anunciadas anteriormente:
1) dará entrada no Tribunal Administrativo de Sintra, uma Providência Cautelar, sendo o Ministério da Educação com toda a certeza citado ainda esta semana,
2) dá foi enviada ontem por Carta Registada à Sr.º Procuradora Geral da República, Dr.ª Joana Marques Vidal, uma participação sobre factos graves ocorridos no Instituto Português do Desporto e Juventude.
Os factos de extrema gravidade são imensos, o que fazem com que a Administração Pública fique descredibilizada junto da opinião pública:
1. Destituição do Conselho Diretivo do IPDJ
A um ano de terminar a minha comissão de serviço, no dia 20 de agosto de 2018, deparei-me com uma chamada presencial ao Gabinete do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, para apresentação de um Projeto-Despacho, onde me informou que o Conselho Diretivo iria ser dissolvido, utilizando o argumento da implantação de uma nova estratégia, entre outros, conforme mencionado do Despacho de 20 de Agosto de 2018.
Após a receção deste despacho, o Conselho Diretivo tinha apenas dez dias úteis para se pronunciar sobre o referido documento.
Continuo a referir, sem qualquer dúvida, que houve nesta decisão repentina e abrupta, favorecimento do Sr. Secretário de Estado a dois membros do Conselho Diretivo: Vítor Pataco e Carlos Manuel Pereira, pois bem se percebe agora que a sua saída nunca esteve equacionada, sendo usado o instrumento de dissolução do Conselho Diretivo, como uma mentira para afastar dois elementos e manter outros dois, o que revela bem o caráter de quem decide ao esconder-se neste instrumento, que rapidamente desmascarou o engodo.
Não esquecer que estes afirmaram publicamente em Sede do IPDJ, que continuariam na futura estrutura diretiva do Instituto, apesar de ambos terem sido igualmente e com os mesmos argumentos e fundamentos, visados no Despacho proferido pela Tutela.
O timming e a forma repentina escolhida para apresentação deste Despacho, que nada diz de grave e urgente, a um ano do término da minha comissão de serviço e da Dr.ª Lídia Praça, revela no meu entendimento, que o Sr. Secretário de Estado reagiu de forma sectária e com intenção de privilegiar uns em detrimento de outros, apesar de os colocar inicialmente a todos ao mesmo nível, o que tal não se verificou.
Não posso deixar de estranhar, que o novo Conselho Diretivo tenha começado a exercer funções no dia 04 de setembro de 2018, sem que antes tenha sido tornado público o Despacho de Nomeação em Diário da República, conforme me foi comunicado pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
Em sede de audiência prévia no processo de dissolução do Conselho Diretivo, foi ignorado pela Tutela, em absoluto, o conteúdo do contraditório que produzi, numa atitude de total indiferença à lei e aos direitos de defesa consagrados aos cidadãos.
2. CRESAP e Avaliação do Conselho Diretivo
No meu entender, existiu uma promiscuidade clara e visível entre o Governo e o Estado, o que é lamentável. Nas Declarações do Sr. Secretário de Estado, numa entrevista televisiva, o que me espantou foi ter desvalorizado a CRESAP, o que para mim representa O regresso à Partidarização da Administração Pública.
A minha nomeação para o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Desporto e Juventude foi efetuada após concurso público realizado no âmbito da CRESAP.
Quando o atual Sr. Secretário de Estado atribuiu ao Conselho Diretivo uma avaliação positiva de “BOM”, concluo que o trabalho efetuado não só respondeu, como respondeu bem aos objetivos estratégicos estabelecidos.
Nunca foi a Tutela “impedida” de estabelecer quaisquer estratégias, nem poderia obviamente, todas as estratégias foram cumpridas com avaliação de BOM; ora, justificar agora que pretende imprimir uma nova estratégia, a um ano do fim da legislatura, e o Conselho Diretivo que sempre respondeu bem não o poderá fazer, é contraditório. E, profundamente, inócuo quando nomeia pessoas sem experiencia significativa face à experiência pública dos elementos demitidos.
Com estes indicadores, defendo uma Administração Pública politicamente isenta, em que se deve privilegiar o mérito e a competência no seio das Instituições.
A Providência Cautelar não é um capricho. É a forma justa encontrada para defender a honra e a dignidade de uma equipa que desempenhou as suas funções com esforço, dedicação e competência profissional. Bem como, a imagem de uma instituição de prestigio nacional.
Não é apenas a minha dignidade que defendo … é a dignidade de todos e a imagem do IPDJ.
3. Pressões Governamentais / Organizações Desportivas
Este assunto é da maior gravidade e temos que o distinguir de duas formas distintas:
a) o Conselho Diretivo teve em momentos cruciais ao longo do seu mandato, decisões que poderiam comprometer o Cumprimento da Lei.
Verificaram-se, em momentos inesperados das decisões jurídicas do IPDI, pressões ilegítimas e em privado, por parte de Membros do Governo. Tive conversas sim, mas muitas delas em privado e sem a participação de terceiros; pelo que, não as posso revelar, mas reafirmo que, não que não tivessem relevância para este assunto que hoje nos traz aqui, mas porque ocorreram em privado podia ser desmentido.
Mas uma, por exemplo, posso revelar é que o Sr. Secretário de Estado enviou, por SMS, o número do telemóvel do Advogado do Sport Lisboa e Benfica, para a minha colega do Conselho Diretivo, Dr.ª Lídia Praça, a fim de que fosse resolvido o processo da interdição do Estádio da Luz, em julho de 2017. Isto, porque nunca aconteceu com qualquer outro processo, foi entendido por mim como pressão. Esta situação pode ser comprovada por análise aos registos telefónicos.
b) o Conselho Diretivo ao longo do seu mandato recebeu ataques direcionados à minha pessoa, de forma dura e ameaçadora, protagonizados por Dirigentes de Clubes de Futebol e outros, quer nesta Casa, quer através dos Órgãos de Comunicação Social, de forma legitima e pública, ainda que, por vezes com excessos de linguagem ofensiva, defendendo assim os interesses das suas Organizações.
4. Balanço Geral: Componente Desportiva e Recuperação Financeira
O apoio que tenho sentido de vários Presidentes das Federações Desportivas e outras Organizações demonstram a perplexidade quanto à destituição repentina dos dois membros do Conselho Diretivo, pois o relacionamento e apoio institucional sempre foram excelentes entre ambas as partes.
Os excelentes resultados desportivos que estão à vista tem muito a ver com o espírito colaborativo e investimento realizado pelo IPDJ nestes últimos seis anos de mandato, não esquecendo a situação adversa que o País atravessou.
É bom lembrar que de uma situação de dívida de aproximadamente 15 Milhões de Euros herdada no ano de 2011, passamos para um saldo positivo de 20,1 Milhões de Euros, apesar desta verba não poder ser utilizada em programas desportivos e juvenis, e na melhoria do funcionamento do IPDJ, por impedimento da área das Finanças.
Dou nota ainda, que os prazos de pagamento aos fornecedores variam entre oito e quinze dias, salvo raríssimas exceções.
No âmbito da Juventude, no ano de 2012, o IPJ tinha previsto no seu orçamento, uma redução de 20% nos Programas de Apoio ao Associativismo Jovem. No entanto, o IPDJ após a fusão, manteve os valores de Apoio ao Associativismo Jovem de 2011, ou seja, não aplicou a redução de 20% que estava prevista para 2012 no IPJ.
5. Processo de Fusão: IPJ e IDP / Argumento da Criação da Nova Autoridade
Para finalizar, saliento que o processo de fusão destas duas instituições públicas (IDP e IPJ e dissolução da FDTI) foi muito exigente, tendo sido pioneiro no âmbito da redução e melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC). Este processo foi coordenado por mim e pela minha Ex-colega do Conselho Diretivo, Dr.º Lídia Praça, que já em 2007 tinha participado no processo de reestruturação da DGV, no âmbito do PRACE.
À experiencia nesta matéria é de sobra, eventualmente a que faltará a outros. Ressalvo que todo este processo foi o primeiro a ser concluído, como sucesso, com “Paz Social” e com o envolvimento e reconhecimento dos Sindicatos, em que tudo se fez para proteger os trabalhadores dos dois organismos públicos.
Assim, e para concluir carece de fundamentação a mensagem da Tutela que esta nova dinâmica no IPDJ, não poderia ser prosseguida pela anterior equipa (só se for por excesso de competência e experiencia).
Foi o Departamento Jurídicos e de Auditoria (DJA) do IPDJ, sob coordenação da minha colega, Dr.ª Lídia Praça que acompanhou o novo projeto de alteração à Lei nº 39/2009, que deu contributos e se empenhou nas propostas.
Foi o DIA e a minha Ex-colega, Dr.ª Lídia Praça, também agora demitida, que em junho de 2017 (há mais de um ano) propuseram a criação de uma Entidade Administrativa Autónoma com competências sancionatórias em matéria de Desporto e que nunca mereceu interesse por parte do Sr. Secretário de Estado… até ao dia em que o Sr. Primeiro-Ministro fala dela e a apresenta como solução para os factos ocorridos em Alcochete. Então, aparece a defendê-la como se fosse ideia sua e do Governo a que pertence. Na realidade, as matérias que saem do IPDJ para a nova Autoridade são uma parte mínima da matéria da competência do DJA; pelo que, nem implicaram uma alteração na Lei Orgânica do IPDJ.
A verdade é que a ideia que o Sr. Secretário de Estado defende como uma estratégia para este contexto da violência no Desporio foi-lhe proposta pelo IPDJ e recusada. De resto, isso está expresso num e-mail enviado para o Chefe de Gabinete, em 30 de outubro de 2017, às 18h15 e reencaminhado, a pedido deste, em 30 de maio deste ano, após as ocorrências de Alcochete. Sem querer entrar em especulações, a verdade é que se esta proposta tivesse sido aceite, os acontecimentos de violência que ocorreram talvez tivessem sido evitados”
25 Setembro, 2018 at 18:34
Mais um lampião na estrutura do Varandas. Mas quantos lampiões é que o gajo reuniu para o acompanhar? Não vos preocupa?
25 Setembro, 2018 at 18:35
mesmo…mas parece que anda tudo a dormir…
25 Setembro, 2018 at 18:44
Quem?! Faz o quê?
Detesto lampiões ou tripeiros na estrutura…
25 Setembro, 2018 at 19:48
Deste texto tira-se que existe mais um lampião na estrutura do Varandas?
Alguém me explica, por favor? Quem é? O que vai fazer? Como aparece?
25 Setembro, 2018 at 18:39
Lá estão VCS com a porra das intrigas.
Eh pá, não foi giro ver ontem os dois Presidentes lado a lado???
Eh pá.
Apoiar… E mais nada! O lugar onde ficarmos será irrelevante…
25 Setembro, 2018 at 18:50
Onde anda o puppet?:) todas esta situação não merece nem um comentariozinho que seja ; uma declaração en passant que seja do nosso herói de guerra . ?! Ou ainda está a fazer a digestão dos croquetes que comeu ontem na tribuna do atrasado mental do mestre de obras do orelhas ?
25 Setembro, 2018 at 19:15
Manoel
Toda a razão.
Institucionalmente o Sporting devia reagir, porque não podemos esquecer as declarações que este senhor fez em relação a questões levantadas pelo Sporting …
25 Setembro, 2018 at 18:53
Baganha, providência cautelar. Benfica, providência cautelar.
Só cautelas, a ver se sai a sorte grande a alguém
25 Setembro, 2018 at 19:09
Parece que uns podem almejar a sorte grande. Outros só devem ter “direito” à terminação.
25 Setembro, 2018 at 19:49
A maioria nem isso…
25 Setembro, 2018 at 21:10
Ficam-se pela aproximação.
25 Setembro, 2018 at 21:12
Taluda!!!
25 Setembro, 2018 at 18:53
Isto é o governo a corromper a administração pública em benefício de uma entidade da sociedade civil . Atua no aparelho de estado como intermediário desta, ao mais alto nível. A comprovar-se o que afirma baganha não é só uma questão criminal mas uma questão politica delicadíssima .
25 Setembro, 2018 at 19:50
Vota PS… Costa é o maior! 🙂
26 Setembro, 2018 at 14:07
Maior farsa…
25 Setembro, 2018 at 18:56
E que interfere connosco obviamente porque coloca em causa a igualdade de tratamento . A partir disto que percepção de isenção e que iremos ter sempre que o ipdj actue !?
25 Setembro, 2018 at 19:10
POR TU GAL POR TU GAL POR TU GAL!!!
25 Setembro, 2018 at 19:10
ipdj no rumo certo
25 Setembro, 2018 at 19:13
Este senhor acordou tarde para a realidade …
É triste que um quadro médio superior da administração pública só tenha acorado para a realidade quando foi “corrido”, esquecendo o seu desempeno no cargo e até declarações que proferiu … nomeadamente em resposta a posições assumidas por dirigentes do SPORTING.
Antes de mais devia pedir desculpa por essa declarações ao Sportinguistas …
Não me merece qualquer respeito … antes indignação, sendo certo que é de relevar as suas declarações para investigação e espero que não se venha a chamuscar …
Para mim, entre o que “encobriu e pactuou ” – ao que parece – muito grave não é muito diferente do que fez a “toupeira” ao aceder ao Citius …
São farinha do mesmo saco … devia era ter vergonha da sua prestação … é isto este país. Enquanto dura a palha temos BURRO (e grande) acaba-se a mesma e começa a escoicear com que lha forneceu … e em grande.
Senhor Baganha tenho pena que tenha vestido a camisola do Sporting, porque a sua coluna não tem arcaboiço para a ter envergado …
25 Setembro, 2018 at 19:26
Já agora para que as pessoas tenham memória e para apreciar este “traste:
“Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, fez uso das redes sociais para criticar Augusto Baganha, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ).
Em declarações à SportTV, Augusto Baganha afirmou que os “grupos de adeptos organizados” do Benfica deviam “registar-se para ficar como os outros,” mas que, até agora, “isso não tem sido um problema para o IPDJ nem para a polícia”.
inRead invented by Teads
Bruno de Carvalho repudiou estas declarações através de uma publicação no Facebook, . “Realmente, quanto mais o cerco aperta, mais as baratas ficam tontas…”, começa por escrever.
“Esta afirmação está ao nível dos energúmenos que dizem que duas mortes no futebol não contam pois são coisa pouca. Ao presidente do IPDJ fica o aviso que, pessoalmente, já disse ao Sr. Secretário de Estado, sobre o porquê das suas atuais atitudes contra o Sporting e de como a violência no desporto está a evoluir por causa de atitudes como a que voltou a ter. Existe um idiota no futebol que está sempre a incitar à violência, que permite que se chame folclore a atos criminosos, que, perante mortes, monta cartilhas de “o que estava a fazer essa pessoa na rua….????”, e que luta pela não legalização das suas claques, a quem apoia, e de quem tem medo. Esse mesmo idiota intitula-se de sério e anda sempre com o chavão que alguém lhe ensinou na boca: ‘um dia vai haver uma desgraça’. Anda a dormir, ou pensa que andamos todos!
Já houve, pelo menos, duas meu caro: dois adeptos do Sporting CP assassinados por adeptos do seu clube! Mude o disco e faça-se homem de vez, criticando e condenando de forma firme estas atitudes, afastando estes criminosos dos estádios e pavilhões e obrigando as suas claques a legalizarem-se”, escreveu Bruno de Carvalho.
“Já transmiti pessoalmente a quem de direito que está nas mãos do Governo a responsabilidade do que se está a passar, do que já se passou e do que se venha a passar no futuro. Os problemas não desaparecem por assobiarmos para o lado. O futebol não pode ser um subsistema dentro do sistema que é a Lei. Vamos a arregaçar as mangas e agir! Ou é por sermos campeões europeus que existem intocáveis? Se fomos campeões devemos aos clubes, dos mais pequenos aos maiores, e ao Sporting CP em especial, com 10 Aurélios que jogaram a final a serem Made in Sporting! (uma pequena nota adicional: inexplicavelmente, em seleções dos escalões de formação – de sub21 para baixo – têm sido deixados de fora muitos atletas campeões do Sporting CP, e os resultados desportivos pioraram logo…. coincidências?)”, continuou.
“Do IPDJ à Federação é tempo de começar a exigir o que implica as responsabilidades que lhes foram confiadas pelo Governo e deixar de ter receios de o fazer. Quanto aos que dizem que duas mortes é insignificante gostava que tivessem a coragem de dizer isso, cara a cara, aos filhos, pais, familiares e amigos dessas duas pessoas assassinadas. Cretinos!”, conclui.”
É Preciso não Esquecer…
25 Setembro, 2018 at 19:32
Vamos virar a página.
Vivó ipdj.
Vivó Salvador.
Viva o são convívio.
25 Setembro, 2018 at 19:32
Esquecer, deturpar, contornar, manipular, é tão fácil…
25 Setembro, 2018 at 22:12
Muito muito muito bem João . Reavivar a memória . E o gajo é doido fará se não fosse
25 Setembro, 2018 at 19:54
Este gajo tornou-se mais um merdoso da sociedade portuguesa – que não é muito diferente do resto do mundo, no geral, com algumas excepções.
Portugal é um país de Yes Men.
Pensar que este gajo pertenceu a uma fabulosa equipa de basquetebol do Sporting…
25 Setembro, 2018 at 22:10
Muito bem João
25 Setembro, 2018 at 19:18
benfica x porto e braga x rio ave à porta fechada? Ou ainda há mais recursos?
25 Setembro, 2018 at 19:55
Recurso para o TAD e providências cautelares para suspender a aplicação do jogo à porta fechada!
25 Setembro, 2018 at 20:19
E não vai dar em nada pois a posição da FPF quando for chamada ao TAD vai ser de aceitar as petições sem contestar, pois acha que em caso do parecer ser favorável aos clubes os danos são enormes para os mesmos.
25 Setembro, 2018 at 19:18
Afinal o Nani segundo a BOLHA terá dito:
“O capitão leonino, porém, saiu com cara de poucos amigos, e quando se dirigia para o local da substituição soltou vários impropérios, ainda que não se tenha percebido muito bem para quem se dirigiam. «Vai mas é para o c… filho de uma granda p…», atirou o internacional português, que continuou a caminhar em direção a Jovane com cara de poucos amigos, ele que, diga-se, fica ligado ao golo do SC Braga, pois é ele quem acaba por perder a bola”.
25 Setembro, 2018 at 20:45
Parece que o Nani será o próximo Rochembach.
25 Setembro, 2018 at 19:26
É tudo muito grave, mas o ultimo paragrafo, nem sei o que pensar:
“… ocorrências Alcochete. … acontecimentos de violência que ocorreram talvez tivessem sido evitados”
Afinal a culpa foi do Bruno ou é do governo?
25 Setembro, 2018 at 19:27
A culpa pode ser polígama
25 Setembro, 2018 at 19:31
Desde que não morra solteira.
25 Setembro, 2018 at 19:34
Moralmente já foi sentenciado.
Nem percebo pq questionar.
Querias provas, não.
Isso agora não é assim que funciona…
“Questionem. Questionem tudo”
Bahhh… Lelas.
25 Setembro, 2018 at 19:27
Ai Portugal Portugal, do que é que estás à espera, tens um pé numa galera e outro no fundo do mar… é lidar meus caros é lidar… é o termo da moda, “é lidar”!
O nosso presidente está a limpar o cano da espingarda, quando começar a disparar vai ser de rajada que o homem vai aparecer bruto…mas educadamente.
25 Setembro, 2018 at 19:29
Hehehehe é a loucura, Carnide anuncia reforço… para a equipa juridica
25 Setembro, 2018 at 19:34
Luisão???
25 Setembro, 2018 at 21:09
Rui Patricio…e mais dois médios super-defensivos… ninguém entra naquela defesa…
25 Setembro, 2018 at 19:31
Marco Ferreira revisitado
Enquanto por lá esteve, nada se passava. Foi corrido, é denunciar e atacar.
Nem sequer é a “credibilidade” que está em causa, é a postura de pactuar (no mínimo) com tudo o que se passou enquanto lhe foi favorável.
Tivesse ele saído aquando dos acontecimentos contra os quais se rebela (as pressões, etc), e provavelmente esta história teria hoje contornos diferentes.
Assim, o julgamento vai ser feito nas redes sociais, onde o veredicto será “culpado de 2 crimes de inveja por ressabiamento, 1 de incoerência, e 3 de azia agravada”. Pague ao SLB sem passar pela casa de partida.
25 Setembro, 2018 at 19:44
renego as minhas convicções democráticas…
sou favorável à TORTURA e ao AFOGAMENTO SIMULADO no caso do rabolhense.
toda esta merda incrustada tem de se saber.
todos estes cabrões têm de ser desmascarados.
25 Setembro, 2018 at 19:45
“pau de arara” para o orelhas… vai bufar tudo em segundos.
25 Setembro, 2018 at 19:50
Grave. Muito grave. Gravíssimo.
Mas já o sabíamos.
E ainda vamos saber mais acerca da promiscuidade entre este governo e o SLB.
Vai ter consequências.
Ainda bem que Baganha põe a boca no trombone.
25 Setembro, 2018 at 19:56
vou ressuscitar o nuno da cunha e ataíde… 50 anos inquisidor mor do reino, único confessor de 2 reis de portugal…
especialmente para o orelhas bufar tudo. Ele e toda aquela máfia.
25 Setembro, 2018 at 20:00
Off Mónaco mais uma derrota, 16 lugar. É pá corram com o LJ que eu recebo-o de braços abertos. Ele que até é grande amigo do Frederico.
25 Setembro, 2018 at 20:02
Esse era um grande tiro!
25 Setembro, 2018 at 20:18
É despedir o tipo, já. Paguem ao homem e corram-no do Principado.
Claro que depois a sueca é logo virada, mas sacrifícios fazem-se.
25 Setembro, 2018 at 20:21
esse boato corre desde 2013 e foi inventado pelos rabolhos…
tu vires aqui dar essa tanga do leonardo jardim… dás-me pena.
25 Setembro, 2018 at 20:25
The Rabolhos Are Coming! The Rabolhos Are Coming!
25 Setembro, 2018 at 20:30
vai-te foder… com uma boneca insuflável.
mereces!
25 Setembro, 2018 at 20:30
porque é essa a tua dimensão de amor próprio….
uma boneca insuflável.
25 Setembro, 2018 at 20:40
Que tipo de boneca?
25 Setembro, 2018 at 20:46
uma cicciolina.
25 Setembro, 2018 at 20:49
Vintage
25 Setembro, 2018 at 21:21
intemporal…
unissexo, dá pra todas as fantasias.
25 Setembro, 2018 at 20:48
Lol
25 Setembro, 2018 at 20:00
Este país é uma podridão sem limites…
Encontrar pessoas que não se dobrem ao dinheiro é como como encontrar uma agulha no palheiro!
Não admira que se tenha chegado a esta situação. Cada país é o reflexo do seu povo!
25 Setembro, 2018 at 20:04
O Homem pode estar cheio de razão mas a sensação que fica é que só se mexeu quando acabou a mama.
25 Setembro, 2018 at 21:05
Sensação?
Foi uma bruta lambada…
25 Setembro, 2018 at 20:05
Políticos corruptos a meterem-se no futebol? É assunto novo…
25 Setembro, 2018 at 20:05
A TVI abre o noticiário com a detenção de altos quadros da PJ militar, classificando o caso como GRAVÍSSIMO para Estado de Direito em Portugal!
Pena não terem feito algo do género com a entrada do CITIUS pelo Benfic@… Espiar a JUSTIÇA portuguesa é uma merdinha sem importância!
25 Setembro, 2018 at 21:04
PJ militar?
Mas isso existe?
26 Setembro, 2018 at 0:08
Óbvio!
25 Setembro, 2018 at 20:08
E já agora, num post anterior falaram do salário do Frederico ser 30.000€. Eu sinceramente não sei, mas depois do que se tem falado, do fecho da clínica por dificuldades financeiras (mas que entretanto arranjou 376.000€ para pagar a um credor que pediu a falência) não me admirava nada.
A questão da clínica é pública, pelo menos no sector, o salário também já devia ser. Em nome da transparência.
25 Setembro, 2018 at 20:16
não tem qualquer interesse para o nosso clube…
mas convinha ao atual presidente matar esse assunto. O falatório sobre as atividades fora do clube continua a crescer.
25 Setembro, 2018 at 20:20
Acaba por ter, são coisas que se cruzam quer queiramos quer não.
Mas claro que senti salário for esse vai adensar a dúvida das dificuldades financeiras pessoais com a questão profissional. É inevitável.
Por isso deveria esclarecer já, de outra forma o que já se diz nos bastidores acabará por prejudicar… o Sporting.
25 Setembro, 2018 at 21:44
O vosso clube, as vossas preocupações, a vossa visão sobre o que interessa ou não.
Todavia, tenho a vaga ideia de ser uma escandaleira terem um dirigente que se fazia pagar 5000 euritos por ano e (oh desplante) prémios pelos resultados da SAD (quando a SAD deu lucro, sendo esse um pormenor, até porque todos sabem que a SAD do Sporting é sinónimo de prejuízo). Era óbvio que “o cabrão do gordo coreano drogado e pedófilo” estava “agarrado ao tacho”. Mesmo quando negou pagar os 7 M ao mendes (por uma dívida que o dito nem se dignou a reclamar judicialmente), o que despoletou que o jogador em causa iniciasse a debandada que culminou na sua destituição, continuava a ser óbvio que estava agarrado ao seu ordenado (aguardo uma cabeça diferente e pensante para articular isto com alguma lógica).
Neste contexto, haver um alegado dirigente a alegadamente auferir o alegado sêxtuplo do alegado salário do gordo será a alegada puta da alegada vergonha? E se esse alegado dirigente vender dois alegados jogadores de futebol por alegados 110 M abaixo, não apenas da alegada cláusula, mas do valor alegadamente peticionado em alegado tribunal? É que o gordo vendia por valores próximos da cláusula, mesmo sem a força adicional de um processo em tribunal do qual poderia sair vencedor.
Isto não levanta questões sérias? Não? Ainda bem. Sigam felizes.
25 Setembro, 2018 at 21:57
Há gente que já segue feliz se a venda for apenas por 50K nem querem saber para onde vão os restantes 50K garantidos pelo Torres e Cintra.
Uma info adicional, a comissão paga pelo Diaby é superior a todas as restantes comissões pagas pelo gordo. Para não falar que é um valor muito superior ao valor normal de mercado, 20%. (normal, julgo eu é de 10 a 15%)
Em números, 4.5M pelo passe mais 1M de comissão, um negocio de 5.5M, as diferenças começam a notar-se.
25 Setembro, 2018 at 22:14
A ver vamos se “o que de bom foi feito pelo anterior CD é para manter” não foi só paleio. Por enquanto a suspeição do salário já cheira bem mal, e o negócio do Diaby foi só esquisito tendo em conta tudo o que se perdeu no mercado (Coentrão e Badelj por exemplo) e o tempo de que tem disposto no campo (a menos que tenha sido 1M/min de jogo)… Se até Dezembro der merda, em Maio há eleições outra vez
25 Setembro, 2018 at 22:17
Pagar 1M de comissão à stellar só se estiverem a incluir a não rescisão do Acuna.
Até parece que houve uma corrida ao jogador.
25 Setembro, 2018 at 22:24
Se calhar choveram propostas e o mestre Cintra escondeu-as todas… Tudo muito mal gerido e ainda 3 salários para mostrar a quem de direito (sócios e adeptos). Infelizmente a CG era intocável e todos os candidatos curtiram. As rescisões, o seu ordenado e o rendimento desportivo serão os assuntos mais importantes para o CD, erra nos 3 salta, isto se a exigência for a mesma mostrada em Julho
25 Setembro, 2018 at 22:20
Já ouviste falar de um tal de Alan Ruiz?
E viste esse valor do diaby onde?
25 Setembro, 2018 at 22:23
E também já ouvi falar de um Pongolle também já percebi tudo o que for mau está justificado.
Podes ver na comunicação à CMVM das transacções no mercado de verão, onde a transparência da informação IMPERA.
25 Setembro, 2018 at 22:25
Já vi os valores do diaby e dos outros.
25 Setembro, 2018 at 22:35
Mais abaixo já há um link com os mapas todos, ainda nem vi bem pois só esta do Diaby já me deixou meio atarantado.
25 Setembro, 2018 at 22:00
Agora já não se pode questionar nada. Bons tempos em se falava de tudo…
26 Setembro, 2018 at 13:48
Clap Clap Clap clap
25 Setembro, 2018 at 21:03
Alguém pediu uma dose de…
#zerosuspeição
25 Setembro, 2018 at 20:13
Isto só mostra que o Bruno tinha razão. Dos 4 elementos do ipdj nenhum se aproveita e o secretário de estado é o pior. Fdp.
Agora vem se chorar pq foi corrido.
Todos para o xadrez
Todos pro crl
Carnide pra 2 divisao
O fivelas ñ tem coragem para falar sobre este assunto pois está preocupado com os mails das toupeiras….apareceram mails com combinações entre o fivelas e outros croquetes com os lampiões para derrubar o Bruno. Ao ponto que estes bandalhos fdp chegaram.
Bruno a justiça vai ser feita.
Saudações leoninas
25 Setembro, 2018 at 20:18
a chafarica do LPM deve estar de férias…
onde está a defesa do nosso clube perante assuntos de tão grande gravidade?
o rabolhense prejudicou a nossa equipa
aproveitou-se de contactos com pessoas que deviam ser neutras.
25 Setembro, 2018 at 20:19
!!! O TÍTULO DE 2015-2016 É NOSSO !!!
!!! É NOSSO !!!
25 Setembro, 2018 at 20:38
Leonardo Jardim voltou a perder.
Demora muito a ficar livre para regressar ao SPORTING?
25 Setembro, 2018 at 20:41
E traz o Radamel.
25 Setembro, 2018 at 20:51
Esse deixa-o ficar por lá
25 Setembro, 2018 at 22:47
Temos o Castaignos.
25 Setembro, 2018 at 20:48
“Entende a FPF que o cumprimento do castigo antes de haver uma decisão definitiva no TAD sobre o recurso apresentado é passível de causar danos irreparáveis aos clubes caso lhes venha a ser dada razão, pelo que a melhor solução passa por aceitar o efeito suspensivo ”
E porquê o tratamento aos castigos aplicados a dirigentes e treinadores é diferente?
25 Setembro, 2018 at 21:07
Ora nem mais, o outro é que cumpria os castigos todos e depois eram-lhe retirados quando lhe era dada razão, mas o castigo estava cumprindo… É para acabar com essas injustiças…gente esperta…