Na 2ª jornada, o Sporting Clube de Portugal deslocou-se à Rússia para defrontar o Chekhovskie Medvedi. Uma equipa nossa conhecida que, no ano passado, defrontou e venceu o Sporting por 30-27 (jogo a contar para a 9ª jornada da época anterior).

O Sporting esteve praticamente o jogo inteiro em desvantagem, fruto da baixa eficácia do ataque e do facto de não ter aproveitado as situações de superioridade numérica, o que fez com que andasse sempre atrás resultado, chegando os russos a ter, várias vezes, uma vantagem de 4 golos. Ao intervalo o marcador registava 14-10 a favor do Chekhovskie Medvedi. Na segunda parte e, apesar de algumas precipitações no ataque, o Sporting conseguiu aproximar-se do marcador, primeiro aos 41 minutos e depois já na recta final do jogo (58min), onde fez o 22-22.

Quando o marcador deu o sinal de fim da partida com livre de 9m para a equipa leonina, eram poucos os que acreditavam que ainda seria possível sair da Rússia com a vitória. Esqueceram-se de que quem ia marcar era Carlos Ruesga, um génio do andebol que me faz lembrar Talant Dujshebaev (cof cof), outro génio que, principalmente na década de 90, deliciou os apaixonados da modalidade. E Carlos Ruesga fez passar a bola no único espaço disponível, surpreendendo a barreira e o guarda-redes.

Para além de Carlos Ruesga, destaque na partida para os Guarda-redes: Cudic com 33% de eficácia, e Skok com 50% de eficácia, foram permitindo ao Sporting estar em jogo durante os 60min; e para Edmilson Araújo e Fabio Chiuffa, que com 4 golos cada foram os melhores marcadores do Sporting. Destacar na equipa russa, Sergei Kosorotov, com apenas 19 anos, marcou 6 golos e foi o melhor marcador do jogo.

Com este resultado, o Sporting lidera o Grupo C com 4 pontos e mantém bem vivo o objectivo de passar a fase de grupos. Na próxima jornada recebemos os dinamarqueses do Bjerringbro/Silkeborg.

Por cá, a nossa formação deu o pontapé de saída na época desportiva, com o arranque dos campeonatos nacionais de juvenis e juniores.
A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Alavarium (equipa de Aveiro) com um resultado expressivo de 33-22. Esta formação tem novo treinador, Yuriy Kostetskyy e o principal objectivo é o título nacional.
O escalão de juvenis (bicampeões nacionais), que este ano tem um processo normal de renovação, com muitos atletas de 1º ano, tem como principal objectivo chegar à fase final. Apesar do desaire por 1 golo (22-21) na 1ª jornada, no terreno sempre complicado do Avanca (equipa de Aveiro), as aspirações e objectivos mantém-se intactos.

Aproveito para desejar a todas as equipas técnicas, dirigentes e atletas da formação de andebol, votos de uma excelente época desportiva!

*às terças, o Talant Dujshebaev explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”