É bom lembrar de que falamos de um campeão do Mundo. E não era propriamente o aguadeiro.
Já não tem capacidade física para aguentar uma época inteira em níveis de exigência altíssimos (caso contrário estaria numa qualquer equipa de topo da champions), mas para a realidade portuguesa é de longe, um jogador top-5, e talvez até o melhor do campeonato.
A mania parola de desvalorizar o que é português em detrimento do “produto” estrangeiro dá em afirmações absolutamente disparatadas e desfasadas da realidade. Ruesga veio para o Sporting por SUA ESCOLHA CONSCIENTE.
Ele afirmou, na altura, que, para ele foi a opção natural: queria dar um novo rumo à sua carreira num clube que não fosse apenas uma referência do andebol mas que também privilegiasse o ecletismo; sem ser o Barça tinha o Real (também em Espanha, e fora de cogitação por ser o eterno rival dos catalães,) a escolha ÓBVIA era o Sporting .
Portanto, caro Nuno, em vez de se resignar ao seu agnosticismo, procure informar-se: o Ruesga não quis uma equipa de topo da Champions mas sim um Clube de topo do Desporto (o 3º da Europa em nº de títulos e a aproximar-se rapidamente do Real Madrid.
Saudações leoninas
Tirando a “escolha consciente”, nada se aproveita daí.
Mais um comentário na linha dos jogadores de volei que iam ficar (quando se falou que o Garret, Luke e Agames iam sair) porque afirmaram estavam comprometidos com o projecto, ou de como o volei ia de certeza à Liga dos Campeões porque era essencial subir o patamar, e outras dissertações semelhantes, sempre a exultar o Sportinguismo, mas desfasado da realidade.
Eu não desvalorizo o que é português, simplesmente tenho a consciência de que o nosso campeonato é completamente periférico, e nem se pode comparar com o espanhol, francês ou alemão. O Ruesga, a 100%, abdicar de jogar em Espanha para vir actuar em Portugal seria o mesmo que o Griezman ir jogar para a Suíça ou Grécia.
O Sporting nem clube de 1ª linha de Liga dos Campeões é, Portugal nem sonha em chegar ao top-5 do ranking europeu de clubes, e a nossa Liga é uma espécie de passeio.
Mas pronto fiquem lá com a vossa, o Ruesga veio jogar para Portugal para ajudar o Sporting a alcançar o Real Madrid em número de títulos. Abdicou de jogar entre os melhores, contra os melhores, tudo pelo ecletismo.
Ruesga terá sentido que o seu tempo no Barcelona esteva a esgotar-se e (isto digo eu) terá preferido sair de Espanha para um país vizinho, onde pudesse continuar a ser figura de topo – falo de um homem que foi capitão do Barcelona durante uns 10 anos, que foi campeão de Espanha e Eurpeu várias vezes e, acima de tudo, foi capitão da selecção do seu país e, com ela, campeão do Mundo.
Não hesito em dizer que é, de longe, o jogador com melhor palmarés de quantos praticam a modalidade em Portugal.
Pelo seu comportamento em campo (e fora dele, já agora), também não hesito em dizer que foi uma dádiva para o Sporting encontrar um jogador desta qualidade e, sim, seria muito bom se ele, daqui por mais 2-3 anitos, se mantivesse… noutras funções.
Um gajo que vem de uma cultura completamente diferente, vive e sente o clube de forma muito mais intensa, dentro e fora dos pavilhões, que alguns nascidos e criados no Sporting.
As palavras bonitas são levadas pelo vento. Mas sem dúvida que demonstra muito compromisso e qualidade dentro do pavilhão. E a equipa ganha e bem, permitindo-se até a gerir com uma certa sobranceria a vantagem na 2ª parte no pavilhão dum dos rivais, depois de um jogo exigente na Champions.
Por mim, sim… Pode ficar sempre ligado ao Sporting!
Esta equipa de Andebol é fantástica.
Aliás, nas nossas principais modalidades, só a do futebol e a do atletismo masculino é que não são fantásticas. Voleibol, Hóquei em Patins, Andebol, Futsal, Atletismo Feminino, Futebol Feminino… Tudo equipas fantásticas. E para o ano, subindo à 1ª Divisão, teremos uma equipa de Voleibol feminino fantástica também!
A próxima jornada é uma recepção ao Benfica, grau de dificuldade máxima.
Uma vitória é agradável, mas como sabemos, os pontos perdidos entre adversários directos são recuperáveis na segunda fase. Aí é que tudo se decide e a margem de erro é quase nula.
Passado esse obstáculo interno, restam nesta 1ª volta jogos entre o fácil e o acessível. Aproveitar para recuperar lesionados, dar minutos aos miúdos (e já agora ao Asanin), e enquadrar o bósnio, que nem toca na redonda.
Digo isto plenamente cosnciente que Ruesga só está cá porque quis continuar a carreira no clube com uma estrutura séria, eclética, adeptos apaixonados… mas tb porque a sua idade e níveis físicos não lhe permitem continuar a jogar nas maiores ligas europeias.
Somos de 2ª linha na europa, mas primeiríssima em Portugal. Com o Ruesga temos classe.
Julgo que sim é um jogador muito acima da média, é daqueles que vale a pena fazer mais um esforço para continuar.
O Sporting se for inteligente é o que fará, manter os melhores nas modalidades onde conseguimos estar entre os melhores é simples.
Manter o investimento no Hoquei, Andebol e Futsal parece-me totalmente lógico, são modalidades em que conseguimos estar entre os melhores da Europa (Hoquei e Futsal) e num segundo patamar (Andebol, porque aqui existem sobretudo dois campeonatos com investimentos elevadíssimos França e Alemanha). Julgo que esse deverá ser o objectivo do Sporting estar sempre entre os melhores.
Já investir no Basquetebol seria uma estupidez porque apesar de apreciar a modalidade, nunca chegaríamos a estar entre os melhores da Europa nem num segundo patamar. Nunca passaríamos de uma equipa medíocre como todas as outras portuguesas.
Prova disso são os rankings das equipas lusas na Europa.
Para se ter uma ideia no Hoquei temos 4 no TOP 10
No Futsal temos o Sporting perto do TOP 5 e o Carnide no TOP 15
No Andebol temos o Sporting no TOP 30 e mais e até ao TOP 60
No Basquetebol a primeira equipa está fora do TOP 100.
Isto projecta a marca! E no Andebol com um orçamento de 2M€/3M€ conseguimos estar ou na Champions ou na Taça EHF Cup e brilhar. Tirando os campeonatos Alemão e Francês e depois algumas equipas esporádicas de outras ligas podemos estar junto com os melhores.
Depois tens o espanhol com um super Barça acima de todas as outras um Hungaro, com um super Vezprem mas os outros já não são assim tão mais fortes que o de portugal, aliás pode ver isso no ranking acumulado dos últimos anos nas competições europeias.
Alias nesse mesmo ranking europeu das competições europeias dos últimos anos se removermos as equipas francesas e alemãs, o Sporting estaria em 17º (assim está em 27º sendo que já batemos este ano o 15º
HC Metalurg Skopje) e o 21º (Chehovski Medvedi Chekhov).
Os jogadores das “outras” modalidades sempre a dar cartas e a dar provas de amor ao clube, mesmo sendo estrangeiros.
Andebol e Futsal as joias da coroa desta instituição e depois há os mimalhões do futebol sénior, o elo mais fraco deste clube há decadas, que ganham o triplo ou mais, que não jogam nada, não querem saber de nada, não lutam e reclamam e choram baba e ranho.
Quero aqui assumir uma falha grave da minha parte.
Já vi no PJR o futsal por diversas vezes, já fui apoiar o meu conterraneo Afonso Reis no volei, ainda não vi o hoquei e pior que isso ainda não vi CR11 ao vivo, esta época tenho de compensar as duas modalidades em falta.
Quanto ao CR11 será sempre uma mais valia numa estrutura desportiva pela experiência, profissionalismo e compromisso que desde o primeiro dia mostrou com o clube
Citando o Braveheart: “Zero ídolos o caralho”
Até pela sequência de jogos e o facto de já termos 2 lesões entre os que fariam parte dos jogadores mais utilizados Bosko e Claudio Pedroso. E agravado pelo facto do Bosnio que veio para lateral ainda estar em fase de adaptação e EHFCL ainda não ter jogado.
Hoquei este ano temos uma equipa mais apetrechada que o ano passado. Faz bem em ir ver, quanto ao Andebol esta equipa dá gosto de ver pela capacidade de luta. Ainda existem bilhetes para Sábado. Eu vou la estar.
Hoquei gosto de ver ao vivo, cheguei a ir ver o Sporting à aldeia do hoquei (Turquel) já na tv nem por isso, desporto em que não se consegue ver a bola 😀 , sábado tenho outros compromissos e não sei se chegava a horas decentes, assim só mesmo o futebol é certo.
E concordo o Hoquei ao vivo é outra coisa, já pela TV é uma pena ser assim, aliás julgo mesmo que por esse factor tem perdido espaço para outras modalidades. Por ser a menos apelativa de ver pela TV.
Oh Carlos… e não queres fazer uma perminha com a bola nos pés…??? Ganhavas por Ko ao fim do primeiro quinto do primeiro assalto… a qualquer um dos que lá andam…
ÉS GRANDE… ÉS MUITO GRANDE (daqueles que ainda nos fazem sonhar com o termo ÍDOLO… Nunca percas isso sff…. OBRIGADO por seres um dos nossos)
27 Setembro, 2018 at 10:17
Assino já
27 Setembro, 2018 at 10:21
Na memória já é vitalício!
27 Setembro, 2018 at 10:30
Evidentemente. Sem tarefas defensivas, pode perfeitamente fazer mais 2/3 épocas.
27 Setembro, 2018 at 14:16
E depois disso só tem de ficar ligado à secção. Um jogador desta classe tem muito a ensinar.
27 Setembro, 2018 at 10:43
SIM caralho
27 Setembro, 2018 at 11:04
Desculpem o off:
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/psd-de-serpa-divulga-boato-de-que-a-nova-pgr-e-amiga-de-socrates
Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há…
27 Setembro, 2018 at 12:03
Neta da nova PGR….talvez
27 Setembro, 2018 at 13:54
Não sei se é ou não amiga desse tipo…
Mas já li que a senhora na imagem…não tem nada a ver com a PGR…
SL
27 Setembro, 2018 at 11:12
É bom lembrar de que falamos de um campeão do Mundo. E não era propriamente o aguadeiro.
Já não tem capacidade física para aguentar uma época inteira em níveis de exigência altíssimos (caso contrário estaria numa qualquer equipa de topo da champions), mas para a realidade portuguesa é de longe, um jogador top-5, e talvez até o melhor do campeonato.
27 Setembro, 2018 at 11:26
A mania parola de desvalorizar o que é português em detrimento do “produto” estrangeiro dá em afirmações absolutamente disparatadas e desfasadas da realidade. Ruesga veio para o Sporting por SUA ESCOLHA CONSCIENTE.
Ele afirmou, na altura, que, para ele foi a opção natural: queria dar um novo rumo à sua carreira num clube que não fosse apenas uma referência do andebol mas que também privilegiasse o ecletismo; sem ser o Barça tinha o Real (também em Espanha, e fora de cogitação por ser o eterno rival dos catalães,) a escolha ÓBVIA era o Sporting .
Portanto, caro Nuno, em vez de se resignar ao seu agnosticismo, procure informar-se: o Ruesga não quis uma equipa de topo da Champions mas sim um Clube de topo do Desporto (o 3º da Europa em nº de títulos e a aproximar-se rapidamente do Real Madrid.
Saudações leoninas
27 Setembro, 2018 at 11:55
Tirando a “escolha consciente”, nada se aproveita daí.
Mais um comentário na linha dos jogadores de volei que iam ficar (quando se falou que o Garret, Luke e Agames iam sair) porque afirmaram estavam comprometidos com o projecto, ou de como o volei ia de certeza à Liga dos Campeões porque era essencial subir o patamar, e outras dissertações semelhantes, sempre a exultar o Sportinguismo, mas desfasado da realidade.
Eu não desvalorizo o que é português, simplesmente tenho a consciência de que o nosso campeonato é completamente periférico, e nem se pode comparar com o espanhol, francês ou alemão. O Ruesga, a 100%, abdicar de jogar em Espanha para vir actuar em Portugal seria o mesmo que o Griezman ir jogar para a Suíça ou Grécia.
O Sporting nem clube de 1ª linha de Liga dos Campeões é, Portugal nem sonha em chegar ao top-5 do ranking europeu de clubes, e a nossa Liga é uma espécie de passeio.
Mas pronto fiquem lá com a vossa, o Ruesga veio jogar para Portugal para ajudar o Sporting a alcançar o Real Madrid em número de títulos. Abdicou de jogar entre os melhores, contra os melhores, tudo pelo ecletismo.
27 Setembro, 2018 at 13:59
É isto tudo
27 Setembro, 2018 at 21:57
Ruesga terá sentido que o seu tempo no Barcelona esteva a esgotar-se e (isto digo eu) terá preferido sair de Espanha para um país vizinho, onde pudesse continuar a ser figura de topo – falo de um homem que foi capitão do Barcelona durante uns 10 anos, que foi campeão de Espanha e Eurpeu várias vezes e, acima de tudo, foi capitão da selecção do seu país e, com ela, campeão do Mundo.
Não hesito em dizer que é, de longe, o jogador com melhor palmarés de quantos praticam a modalidade em Portugal.
Pelo seu comportamento em campo (e fora dele, já agora), também não hesito em dizer que foi uma dádiva para o Sporting encontrar um jogador desta qualidade e, sim, seria muito bom se ele, daqui por mais 2-3 anitos, se mantivesse… noutras funções.
27 Setembro, 2018 at 11:20
Um gajo que vem de uma cultura completamente diferente, vive e sente o clube de forma muito mais intensa, dentro e fora dos pavilhões, que alguns nascidos e criados no Sporting.
Se isto não dá que pensar…
27 Setembro, 2018 at 11:27
As palavras bonitas são levadas pelo vento. Mas sem dúvida que demonstra muito compromisso e qualidade dentro do pavilhão. E a equipa ganha e bem, permitindo-se até a gerir com uma certa sobranceria a vantagem na 2ª parte no pavilhão dum dos rivais, depois de um jogo exigente na Champions.
27 Setembro, 2018 at 11:37
Ainda não comprei a camisola deste ano, mas tal como prometi a mim mesmo vai ser gravada com CR 11….
27 Setembro, 2018 at 11:56
deixa lá ver se conseguimos desbloquear a venda de camisolas de modalidades na Loja Verde
27 Setembro, 2018 at 12:00
A minha vai ser com MT 92.
Mas não é fácil encontrar camisolas do Tulio. Estarão esgotadas?
27 Setembro, 2018 at 12:07
Por mim, sim… Pode ficar sempre ligado ao Sporting!
Esta equipa de Andebol é fantástica.
Aliás, nas nossas principais modalidades, só a do futebol e a do atletismo masculino é que não são fantásticas. Voleibol, Hóquei em Patins, Andebol, Futsal, Atletismo Feminino, Futebol Feminino… Tudo equipas fantásticas. E para o ano, subindo à 1ª Divisão, teremos uma equipa de Voleibol feminino fantástica também!
27 Setembro, 2018 at 12:14
A próxima jornada é uma recepção ao Benfica, grau de dificuldade máxima.
Uma vitória é agradável, mas como sabemos, os pontos perdidos entre adversários directos são recuperáveis na segunda fase. Aí é que tudo se decide e a margem de erro é quase nula.
Passado esse obstáculo interno, restam nesta 1ª volta jogos entre o fácil e o acessível. Aproveitar para recuperar lesionados, dar minutos aos miúdos (e já agora ao Asanin), e enquadrar o bósnio, que nem toca na redonda.
27 Setembro, 2018 at 12:18
RUESGA é um senhor!
27 Setembro, 2018 at 12:25
É o CR do Andebol e é nosso… Que fique enquanto jogar.
SL
27 Setembro, 2018 at 12:33
Será um grande campeonato a seguir com atenção este ano.
Pois temos 3 equipas muitos fortes e qq uma pode ganhar !
27 Setembro, 2018 at 12:38
Zero ídolos o caralho.
Digo isto plenamente cosnciente que Ruesga só está cá porque quis continuar a carreira no clube com uma estrutura séria, eclética, adeptos apaixonados… mas tb porque a sua idade e níveis físicos não lhe permitem continuar a jogar nas maiores ligas europeias.
Somos de 2ª linha na europa, mas primeiríssima em Portugal. Com o Ruesga temos classe.
27 Setembro, 2018 at 12:49
Julgo que sim é um jogador muito acima da média, é daqueles que vale a pena fazer mais um esforço para continuar.
O Sporting se for inteligente é o que fará, manter os melhores nas modalidades onde conseguimos estar entre os melhores é simples.
Manter o investimento no Hoquei, Andebol e Futsal parece-me totalmente lógico, são modalidades em que conseguimos estar entre os melhores da Europa (Hoquei e Futsal) e num segundo patamar (Andebol, porque aqui existem sobretudo dois campeonatos com investimentos elevadíssimos França e Alemanha). Julgo que esse deverá ser o objectivo do Sporting estar sempre entre os melhores.
Já investir no Basquetebol seria uma estupidez porque apesar de apreciar a modalidade, nunca chegaríamos a estar entre os melhores da Europa nem num segundo patamar. Nunca passaríamos de uma equipa medíocre como todas as outras portuguesas.
Prova disso são os rankings das equipas lusas na Europa.
Para se ter uma ideia no Hoquei temos 4 no TOP 10
No Futsal temos o Sporting perto do TOP 5 e o Carnide no TOP 15
No Andebol temos o Sporting no TOP 30 e mais e até ao TOP 60
No Basquetebol a primeira equipa está fora do TOP 100.
SL
27 Setembro, 2018 at 19:39
No futsal a ultima actualização mostrava o Sporting em 3° e o carnide em 6°/7°.
27 Setembro, 2018 at 12:55
Aquele golo na Champions, passou em todo o mundo. O mundo do Andebol passou-nos a conhecer.
27 Setembro, 2018 at 13:02
É isto, centenas de milhares de visualizações.
Isto projecta a marca! E no Andebol com um orçamento de 2M€/3M€ conseguimos estar ou na Champions ou na Taça EHF Cup e brilhar. Tirando os campeonatos Alemão e Francês e depois algumas equipas esporádicas de outras ligas podemos estar junto com os melhores.
27 Setembro, 2018 at 13:44
Alemao e Francês? Só? Nunca na vida
27 Setembro, 2018 at 14:37
O Espanhol tens um super Barça que gasta 7 M€ e depois as outras equipas gastam menos de 1/3
depois existem super equipas em alguns campeonatos mas o campeonato em si não é super.
27 Setembro, 2018 at 14:48
Depois tens o espanhol com um super Barça acima de todas as outras um Hungaro, com um super Vezprem mas os outros já não são assim tão mais fortes que o de portugal, aliás pode ver isso no ranking acumulado dos últimos anos nas competições europeias.
http://www.eurotopteams.com/handball/pays.php
Referi o françês ou o Alemão porque metade das equipas de cada um deles poderia lutar pelo titulo em cada um dos restantes campeonatos.
27 Setembro, 2018 at 14:56
Alias nesse mesmo ranking europeu das competições europeias dos últimos anos se removermos as equipas francesas e alemãs, o Sporting estaria em 17º (assim está em 27º sendo que já batemos este ano o 15º
HC Metalurg Skopje) e o 21º (Chehovski Medvedi Chekhov).
http://www.eurotopteams.com/handball/club.php
SL
27 Setembro, 2018 at 19:03
Esses países não vão à Challenge.
São pontos “fáceis” para o ranking nacional.
27 Setembro, 2018 at 19:12
Sim mas o peso dos pontos da ehfcl e da ehf é mto maior que o da chalenge
27 Setembro, 2018 at 13:37
Os jogadores das “outras” modalidades sempre a dar cartas e a dar provas de amor ao clube, mesmo sendo estrangeiros.
Andebol e Futsal as joias da coroa desta instituição e depois há os mimalhões do futebol sénior, o elo mais fraco deste clube há decadas, que ganham o triplo ou mais, que não jogam nada, não querem saber de nada, não lutam e reclamam e choram baba e ranho.
27 Setembro, 2018 at 13:53
Quero aqui assumir uma falha grave da minha parte.
Já vi no PJR o futsal por diversas vezes, já fui apoiar o meu conterraneo Afonso Reis no volei, ainda não vi o hoquei e pior que isso ainda não vi CR11 ao vivo, esta época tenho de compensar as duas modalidades em falta.
Quanto ao CR11 será sempre uma mais valia numa estrutura desportiva pela experiência, profissionalismo e compromisso que desde o primeiro dia mostrou com o clube
Citando o Braveheart: “Zero ídolos o caralho”
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
27 Setembro, 2018 at 14:25
Sábado, 18:30. Vou com o Sá.
Jogo fodido, diria que quase impossível de vencer, mas podes ver os bravos atletas a lutarem até ao fim.
27 Setembro, 2018 at 15:21
Não diria impossível mas muito complicado.
Até pela sequência de jogos e o facto de já termos 2 lesões entre os que fariam parte dos jogadores mais utilizados Bosko e Claudio Pedroso. E agravado pelo facto do Bosnio que veio para lateral ainda estar em fase de adaptação e EHFCL ainda não ter jogado.
27 Setembro, 2018 at 15:31
Daí o quase impossível, se bem que sendo realista em condições normais tb o diria.
E o Chiuffa? Não sei pq não jogou no dragão.
27 Setembro, 2018 at 15:41
Espero que seja gestão de esforço, por exemplo o Solha também só jogou poucos minutos.
27 Setembro, 2018 at 15:46
Vai ser um jogão e eles merecem o apoio.
Nem vai dar para descansar para os lamps…
27 Setembro, 2018 at 15:23
Hoquei este ano temos uma equipa mais apetrechada que o ano passado. Faz bem em ir ver, quanto ao Andebol esta equipa dá gosto de ver pela capacidade de luta. Ainda existem bilhetes para Sábado. Eu vou la estar.
27 Setembro, 2018 at 15:27
Hoquei gosto de ver ao vivo, cheguei a ir ver o Sporting à aldeia do hoquei (Turquel) já na tv nem por isso, desporto em que não se consegue ver a bola 😀 , sábado tenho outros compromissos e não sei se chegava a horas decentes, assim só mesmo o futebol é certo.
27 Setembro, 2018 at 15:44
terá muito mais oportunidades 🙂
E concordo o Hoquei ao vivo é outra coisa, já pela TV é uma pena ser assim, aliás julgo mesmo que por esse factor tem perdido espaço para outras modalidades. Por ser a menos apelativa de ver pela TV.
SL
27 Setembro, 2018 at 13:56
RUESGA…
R(u)asga aquilo tudo…!
Mas aquele golo de livre contra os russos…mereceia um monumento…!!
SL
27 Setembro, 2018 at 15:13
Merecia sim senhor!
27 Setembro, 2018 at 22:01
Para já, foi “só” considerado o melhor golo desta 2ª jornada de apuramento da Champions – já é um princípio!
28 Setembro, 2018 at 9:54
Este foi ainda “melhor “ que o do Ronaldo…
SL
27 Setembro, 2018 at 14:28
Carlos “Neo” Ruesga…
27 Setembro, 2018 at 18:18
Oh Carlos… e não queres fazer uma perminha com a bola nos pés…??? Ganhavas por Ko ao fim do primeiro quinto do primeiro assalto… a qualquer um dos que lá andam…
ÉS GRANDE… ÉS MUITO GRANDE (daqueles que ainda nos fazem sonhar com o termo ÍDOLO… Nunca percas isso sff…. OBRIGADO por seres um dos nossos)
27 Setembro, 2018 at 19:46
o asturiano já é quase português…
do Sporting já é de certeza.
Carlos Ruesga Passarin?
!!! CARLOS RUESGA “LEON” !!!
27 Setembro, 2018 at 22:30
Dá que pensar…formação?