Uma ideia de jogo não é assente apenas na disposição com que os jogadores são colocados em campo, mas nas funções atribuídas a cada jogador na forma como são colocados em campo. Qualquer medíocre jogador de FM saberá este básico conceito daquilo que é o trabalho diário de uma táctica, de uma ideia ou de um sistema.
José Peseiro, um treinador cheio de fantasmas que decidiu abraçar o projecto de um clube cheio de bombas, escolheu pela primeira vez em muitos anos jogar com um duplo pivot defensivo no meio campo, algo que os sportinguistas não viam desde que Jesualdo Ferreira tomou as rédeas de uma cambada de putos e ainda tentou lutar pela Europa. Mesmo sem (em princípio) gostar da ideia de um Sporting medroso, que privilegia a ilusão da segurança defensiva em vez de um futebol virado para o ataque, explosivo e positivo, entendo que a falta de tempo, de plantel, de opções e de estabilidade precipitaram as convicções de José Peseiro de que esta seria a melhor forma de ir vencendo, de fechar os caminhos para a baliza e de tentar crescer em torno de vitórias.
O problema é que nunca descobriu bem com quem ia aplicar este plano. E neste momento, partindo para a sexta jornada, não me admiraria que o meio-campo sofresse novas alterações e que até final da temporada por ali andem mais três ou quatro protagonistas. Porque não me parece que seja apenas uma questão de atletas em fora de forma, mas sim de atletas que não conseguiram ainda interpretar, perceber e valorizar-se num modelo que não é compatível com as suas características nem com o clube onde estão.
O duplo pivot não tem de ser sinónimo de futebol sem ideias, bolas longas e zonas de pressão pouco definidas (que assustador foi ver correr os nossos para o vazio no Municipal de Braga). Um duplo pivot não deve nunca ser sinónimo de absoluto buraco entre a zona defensiva e ofensiva, deixando à sorte e abandono os jogadores responsáveis pela criação. Como pode Bruno Fernandes estar mais perto de fazer o que faz melhor (criar, participar, pensar) se Battaglia e Gudelj não entram por uma única vez numa jogada colectiva? Se o meio-campo não acompanha o movimento ofensivo? Impossível.
Falta risco neste Sporting, falta um treinador que imponha a sua ideia sem esquecer que os pergaminhos do clube não são compatíveis com uma postura medrosa, de quem prefere não sofrer a marcar. Falta integrar neste modelo (ainda que a espaços) alguns jogadores que podem trazer mais criatividade e critério de passe ao meio campo defensivo, como Wendell, Miguel Luís ou Daniel Bragança. Falta Sturaro, que em forma será sempre um upgrade em relação ao totalista e cansado Battaglia. E falta que os jogadores se soltem, que assumam o estatuto que o clube que os contratou lhes conferiu, por sorte e talento, sem medos.
E se mais provas precisámos de que a táctica disposta em campo não deve influenciar o espectáculo, aqui está o golo do Chaves (outro clube que aposta num duplo pivot) a segundos de terminar uma partida frente a um dos grandes do futebol português.
PS: Presi Varandas, Hugo Viana, Beto… Stephen Eustáquio, tratem lá disso.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
28 Setembro, 2018 at 12:22
O duplo pivot do Peseiro tem ideias:
1ª – não deixar a zona central do meio campo defensivo sem ninguém
2ª – não consigo ligar a primeira fase com a fase de criação, lanço na referência (Montero) e ele segura até chegar um dos 3 que podem aproximar-se da área do adversário (Nani, Bruno F. e Rafinha)
3ª – … não tem mais nehuma, desculpem.
SL
28 Setembro, 2018 at 12:25
O duplo pivot foi a maior merda inventada no Sporting! Ponto!
Foi o que matou a evolução do “polvo” William que sozinho fazia de “6” estrondoso com o Leo Garden…
E foi a partir daí que começamos a jogar o chamado futebol-merda… até aos dias de hoje.
28 Setembro, 2018 at 12:46
Que duplo pivot foi esse, Saké?
O William estagnou porque é um gajo limitado da cabeça. Pouco profissional e, acima de tudo, pouco ambicioso, excepto na conta bancária! O que ele gosta é sopas e descanso!
28 Setembro, 2018 at 12:54
Os duplos pivots começaram quando quiseram começar a arranjar muletas ao William quando ele NUNCA precisou. Basta recuar à primeira época dele com o LJ…
Depois começaram a colocar-lhe jogadores ao lado quando o que deviam era manter a formula inicial (um jogador charneira e outro ao lado deste, os dois à frente de WC).
Com duplo pivot ou o que lhe quiserem chamar, perdemos poder de meio campo…
Com duplo pivot e extremos nas alas, perdemos meio campo pelo meio porque esse duplo pivot joga demasiado recuado e nunca avança em conjunto…
O duplo pivot não trouxe nada de bom… NADA!
28 Setembro, 2018 at 13:20
Mas que duplo pivot foi esse?
Os 2 do meio, com o Jardim, com o Marco e com o JJ, foram o William e o Adrien. Só nesta ultima época, portanto, 1 em 5, é que não foi assim! Entrou o Battaglia!
Não existiu duplo pivot nenhum!
É só histórias da carochinha… O William é que é um cona mole! Em 5 anos não evoluiu nada por CULPA PRÓPRIA. Foda-se, nem rematar sabe!
Não admira que só o Betis tenha pegado nele! Um gajo com um potencial para ser dos melhores 6 do mundo… Dava era trabalho e isso para ele é fodido!
28 Setembro, 2018 at 13:40
Miguel, tens grade no tejadilho?!
Foda-se…
Eu tenho pouca paciência para gajos que se fazem de burros…
Bem entendido, quando falo em duplo pivot falo no sistema tático, na forma como se colocam os jogadores em campo.
Estamos a desconversar, caralho?!
Faz-te assim tanta confusão eu dizer que é um duplo pivot, foda-se, pronto… são dois gajos lá atrás a enconar o jogo… melhor?!
Desde que quiseram colocar um gajo ao lado do WC tiraram-me toda a influencia que ele tinha de armar a equipa e a sair a jogar lá de atrás…
Qual é a dúvida?
Deixa-te de historinhas da carochinha e do caralhinho… essas já bastam as que o Varangas te conta.
28 Setembro, 2018 at 14:21
Duplo pivot é o que temos hoje.
William e Adrien NUNCA foram um duplo pivot.
Um era um 6 puro, o outro um 8, que vai e vem… Chamar a isto duplo pivot ou 3 centrais é igual… Errado!
28 Setembro, 2018 at 14:22
William e Battaglia jogavam por vezes em duplo pivot. Outras não. Um fazia de 8 e o outro de 6, tendo até alternado nessa função!
28 Setembro, 2018 at 14:31
Chama-lhes o que quiseres.
WC chegava e sobrava pa caralho sozinho lá atrás.
É ver a época que fez com o Jardim.
Com companhia foderam o jogador. Ponto.
E não digo que a ganância do bicho não tenha ajudado porque logo no primeiro ano já se andava a colocar em bicos de pés…
28 Setembro, 2018 at 15:21
Eu não discordo disso.
Discordo de dizeres que foi a implementação do duplo pivot pós Jardim que limitou o William!
28 Setembro, 2018 at 13:47
Com LJ William jogava sozinho a 6…
Depois duplo pivot com Adrien … Depois com B. Fernandes ou Battaglia ou Brian
28 Setembro, 2018 at 13:59
Com LJ jogava sozinho, mas raramente avançava. Nunca chegava à área (só mesmo no final da temporada lá se aventurava). E tinha 2 médios “de cobertura” à sua frente.
Com o JJ havia dois médios, mas ambos cobriam todo o meio-campo
28 Setembro, 2018 at 14:06
Não avançava nem precisava!
Só ele limpava aquela merda lá atrás e ainda saia a jogar curto para o Adrien ou para as faixas.
Este foi o melhor WC que tivemos… a jogar a 6… sozinho… atrás… sem merda de invenção de muletas!
28 Setembro, 2018 at 14:08
Agora diz isso ao teu amigo das carochinhas que se fores tu, pode ser que ele saiba ler…
28 Setembro, 2018 at 14:09
Concordo com tudo menos com os 2 médios de cobertura do Leonardo Jardim. O meio campo grande parte das vezes que me lembre foi William, Adrien e A. Martins e chegou a ser William, Adrien e Mané. E nem Mané nem A. Martins são médios de cobertura…
Eu acho que jogava claramente com um trinco (William), um box to box (Adrien) e um 10 (A. Martins ou Mané).
28 Setembro, 2018 at 14:12
Marco Silva acho que foi o primeiro a jogar com o William e o Adrien como 2 médios centro. O JJ depois manteve.
E eu concordo com o Saké. William devia jogar mais recuado e sozinho. Só para a primeira fase de construção e coberturas. Mas quer o JJ, quer o MS quer agora no Bétis os treiandores parecem achar que o William joga demais para jogar tão atrás…
28 Setembro, 2018 at 14:13
Isso mesmo!
28 Setembro, 2018 at 14:15
Tiago, Foda-se, parece que estes gajos nunca viram a 1ª época do WC no SCP… Pior… parece que desde MS que ninguém nunca viu o WC jogar com o LJ…
28 Setembro, 2018 at 15:41
O Mané jogava a extremo. Raramente foi usado como segundo avançado.
O Adrien e o André Martins jogavam muito próximos do William, aliás, a equipa defendia em bloco atrás.
Com o JJ, o William passou a ter muito mais espaço para cobrir, e menos gente a ajudar.
28 Setembro, 2018 at 14:18
A única coisa que discordo contigo é nessa do duplo pivot.
O MS e até ao JJ jogavam com 2 médios centro. Nenhum era pivot…jogavam os 2 a preencher o meio campo quer ofensivamente quer defensivamente. E jogavam a par e bem mais avançados que o tradicional trinco (ou pivot).
Jogar com 2 médios centro não tenho nada contra. Têm que ser 2 médios fortes defensivamente e na construção mas não tenho nada contra. Jogar com 2 trincos é que não dá com nada…
28 Setembro, 2018 at 14:35
Não vou entrar em tecnicidades dos nomes das posições.
Para mim, sempre que se jogou com dois médios ao meio (melhor?!) estes não jogavam muito subidos e perdiamos o meio campo. Era constantemente. Só William com Adrien (por ser o Adrien) disfarçavam pontualmente durante o jogo.
Foi com estas táticas de merda que se começava a ver o carrossel de bolas para os lados e para o meio, do meio para os lados e por aí vai…
Tu vias o WC a roer logo as canelas dos adversários, roubar muitas bolas com uma pinta do caralho e muitas vezes a sair a jogar de cabeça levantada. Até Rinaudo fazia esta merda muito bem… desposicionava-se muito porque era um trator e queria subir mais do que devia, mas fazia-o. Mas como WC nunca… e foi por isso que Fito saiu do 11…
28 Setembro, 2018 at 14:45
https://www.youtube.com/watch?v=ZGs6QGag5Ng
nada como deixar as imagens falar
28 Setembro, 2018 at 12:29
Epah isso é como os PL.
Das 2 uma…ou jogamos com 2 avançados que sabem jogar à bola ou com um PL daqueles que só faz golos. Não dá para jogar com 2 PL aqueles estáticos que só fazem golos porque a bola deixa de lá chegar.
O mesmo no meio campo. Ou jogamos com um trinco ou jogamos com 2 médios centro que sabem jogar e que sabem defender. 2 trincos nunca funciona.
Mas agora o Peseiro chegar lá é que está fdd…
28 Setembro, 2018 at 13:13
É um bocado isso, sim.
Jogando o Battaglia e o Gudelj, defendem os 2 juntos mas a atacar o Gudelj tem de se libertar e chegar mais à frente, até para poder rematar à baliza.
Mas na maioria dos jogos eu colocaria o melhor 11:
Viviano;
Ristovski, Coates, Mathieu (A. Pinto) e Acuña;
Raphinha, Gudelj, Bruno Fernandes e Jovane;
Nani e Dost (Montero)
Falta um bom extremo no plantel porque metendo o Jovane a titular é preciso alguém que entre e mexa no jogo e não há esse jogador.
Este plantel foi mal formado, está cheio de equívocos, e a culpa desta merda é do Peseiro (60%) e do Cintra (40%).
Max tem de ser aposta já este ano, jogando uns 5 ou 6 jogos a titular.
Demiral devia ser o 4º central e opção para uns 8 a 10 jogos.
Palhinha devia estar no plantel, ser opção para 6 – Petrovic devia ter sido despachado – e nunca, mas nunca, emprestado por 2 anos! Com o Palhinha foram erros a mais nestes 4 anos (já contando com o actual).
Geraldes devia estar no plantel e ser opção para suplente do Bruno Fernandes – outro jogador com 4 anos de uma péssima gestão da carreira).
Matheus tinha de estar no plantel e ser opção para a esquerda. O problema dele é cabeça e isso trata-se com um acompanhamento devido que o Sporting tem de ter.
O Iuri é uma situação muito similar quer ao Geraldes (na má gestão), quer ao Matheus (na cabeça), e resolvia-se com um melhor acompanhamento que não existe – inacreditavelmente.
O Castaignos era para despachar e no seu lugar devia estar o Dala.
Isto sim, era um plantel a pensar não só neste ano mas no futuro…
O Cintra fez muito mais coisas mal feitas do que coisas bem feitas. O saldo é claramente negativo. Conseguiu hipotecar mais um bocadinho deste ano mas também hipotecar já uma parte da próxima época!
E o Peseiro é, claramente, limitado. O Sporting não pode ter treinadores que entram em Braga para empatar ou que têm dificuldades em ser activos a mexer na equipa.
2 jogos de grau elevado até hoje: Luz e Pedreira.
Se na Luz se percebe a postura inicial, não é possível perceber as substituições que encostaram a equipa cá atrás só a defender – com Jovane e Diaby no banco e Raphinha ainda em campo. Depois do 1-0, não fizemos mais nenhum ataque de jeito!
Na Pedreira jogámos para o 0-0, com um Braga que ficou muito aquém do que se esperava e pode fazer. Perdeu em toda a linha com o Abel, que foi activo enquanto o Peseiro foi reactivo. Quando reagiu já o Braga ganhava e teve de ir atrás do prejuízo!
Tendo dado o beneficio da duvida ao Peseiro, estes 2 jogos mostraram um treinador medroso e com pouca visão. No resto, o futebol não é grande coisa, ainda que não seja pior do que o que jogámos nos últimos 2 anos!
Continuamos com um treinador limitado – outros limites mas limitado na mesma – ainda que se poupem cerca de 8M€ entre um e outro! Nem tudo está mal!
28 Setembro, 2018 at 13:32
Exatamente.
28 Setembro, 2018 at 14:21
“Falta um bom extremo no plantel porque metendo o Jovane a titular é preciso alguém que entre e mexa no jogo e não há esse jogador.”
Tens aí 2 bons extremos a titulares. Só precisarão de ser substituídos se não estiverem a render, se estiverem desgastados ou por opção de mudança táctica.
E, para substituí-los não faltam opções: Nani, Acuña, Carlos Mané, Diaby.
Não acho que seja por aí que o plantel está mal (e ainda “emprestaram” Matheus Pereira).
As carências estão: na defesa – alterar Jefferson e Marcelo (acho que não têm o nível exigível para o plantel A do Sporting)e no centro do ataque (falta alguém para render o Bas Dost sempre que preciso – Slimani tinha sido óptimo e até poderiam jogar os dois muitas vezes, porque Slimani não é tão “posicional”).
Saudações leoninas
28 Setembro, 2018 at 14:31
Mais uma vez, discordo de ti.
Os extremos são dos que mais desgaste têm. Podes não precisar de substituir os 2 – como faz por vezes o Vitória – mas é bom que vás rodando os 2 lugares com 3 jogadores para os manteres sempre sem entrarem no vermelho físico.
Além disso, nem sempre o jogo sai bem e por vezes um deles pode estar abaixo do normal e é bom teres alguém que entre e mexa no jogo – como faz o Jovane quando vem do banco. Um dos problemas do ano passado foi exactamente não termos ninguém para meter que mexesse no jogo…
O Nani não mexe no jogo a extremo. Pode mexer se o colocares atrás do 9. O Nani não passa um gajo num 1×1… Já não tem pernas para isso e ainda por cima defende com deficiências.
O único lugar onde o Nani é útil é onde joga hoje o Bruno Fernandes. Portanto, se é para manter Battaglia e Gudelj como os 2 no meio, ou joga o Bruno Fernandes, ou joga o Nani, no apoio ao 9!
28 Setembro, 2018 at 14:55
Jogar com o Jovane, Nani e Raphinha nesta altura seria, para mim a nossa melhor equipa. E com Acuna a DE e BF a 8 claro. De longe.
Mas como dizes isso cria um problema grave. Porque se quiseres mexer no jogo e criar desequilíbrios a uma equipa que estabilizou e nos anulou (seja por ter apanhado a manha e os movimentos do extremo à sua frente seja por termos de meter sangue novo e fresco com outra rotação)…não há…
Todo este plantel foi construído para jogares apenas 2 desequilibradores…e ficares com 1 ou 2 no banco. Na altura o Peseiro via Nani e Acuna a titulares, Raphinha e Jovane no banco. + Bruno Fernandes. Conforme foi percebendo como a equipa crescia e cresce com eles a jogar…foi ficando sem opções de banco.
Tem remédio? Tem…chama o Paulinho e o Elves dos sub23 definitivamente. 2 desequilibradores natos, um de corredor e outro de meio. Miguel Luís conheço pior. Mas eu já estou a dar muuuuiiitosss passos à frente. Se demorou 2 meses a perceber que o Acuna tinha de ser DE só deve perceber o problema do duplo pivot lá para finais de Novembro, Jovane a titular lá para Dezembro/Janeiro…e aí talvez chame os putos para entrar…talvez…Se tivermos a sorte dele aí chegar (significaria que ainda assim íamos ganhando e estávamos lá em cima…)
28 Setembro, 2018 at 15:03
Partilho muito da tua opinião…
O problema é o que apontei: o plantel foi mal feito. E começa-se a caminhar para um titulo com a construção dum plantel!
28 Setembro, 2018 at 15:10
Exatamente. Até porque eles estavam lá…ele não es usou (ou usa porque ainda tem lá o Wendel embora para mim ele não seja titular, como disse na equipa que acho melhor e o Wendel até atrás do Misic estava nas preferenciais do Peseiro…). E até os despachou…
28 Setembro, 2018 at 15:13
Repara que ele disse que o Jovane ficou porque mostrou que não se importava de ser suplente. Ou seja, a conclusão que tiro é que para o Peseiro sempre foi claro que ou ficava o Matheus no plantel ou o Jovane. O Jovane não se importava de ser suplente do suplente Raphinha, o Matheus não achou piada…o que confesso que acho natural (apesar da estupidez do acto do Matheus…que acho que é um problema posterior às escolhas do Peseiro).
28 Setembro, 2018 at 17:25
🙂
Para mim a equipa no Moreirense devia ter sido:
Viviano (Salin)
Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña;
Raphinha, Battaglia, Bruno Fernandes e Matheus;
Nani e Dost
Mesmo não metendo o Matheus no 11, tinha sempre lugar no banco, mesmo com o Jovane lá.
Foi uma má gestão do miúdo, mesmo tendo o miúdo sido parvo.
É preciso uma estrutura que apoie os miúdos e os ajude a evitar estes disparates. Arranjem um gabinete de psicólogos a trabalhar os miúdos.
Eu acho que há falta de intensidade e de atitude, constante, na formação do Sporting. Já aqui falei disso várias vezes. Uma ou outra equipa tem um pouco mais e isso nota-se menos, mas no geral, ao longo dos anos, sempre achei que é uma coisa que existe regularmente nas equipas da formação – por acaso, acho que ontem, alguém também falou nisso.
É preciso um acompanhamento psicológico aos jogadores para melhorarem isso.
Vejo, por exemplo, um Diogo Brás cheio de talento mas o que tem de talento falta-lhe em intensidade. E isto pode ser trabalhado porque é uma coisa mental.
Facilmente se arranja uma dezena de miúdos da formação, com um potencial enorme, com talento que salta à vista, mas depois falta-lhes intensidade: João Mário, Iuri, Matheus, Leão, Wilson Eduardo, Pereirinha, Illori, Zezinho, Betinho, André Santos, Renato Neto, Miguel Veloso, Saleiro, etc…
28 Setembro, 2018 at 19:12
Só um Peseiro é que não via que o Matheus ia fazer falta. Não há nada que não se resolva com vontade… felizmente temos o Diaby o Castanhos para desbloquer resultados
28 Setembro, 2018 at 12:32
Parece-me uma questão pertinente . Claramente o setor da nossa equipa onde se nota mais confusão e com menos eficácia. E não é por falta de protagonistas, ter Battaglia, Gudelj, Bruno fernandes, Wendel, mesmo até Petrovic que na posição base de trinco cumpre a quem ainda de vai juntar Sturaro…
Pessoalmente, não acho a ideia de duplo pivot má, mas não gosto de como ela está a ser trabalhada. A ideia de ter Bruno Fernandes mais solto é boa, sobretudo na parte ofensiva, mas é preciso um acompanhamente dos médios de cobertura que raramente acontece. Nem defensivamente estamos coesos. Falta sempre o médio que vá fazer a dobra e que o outro compense no espaço.
Falta afinar a máquina claramente aqui.
Pessoalmente gostava de ver um meio campo com Battaglia – Wendel e Bruno fernandes, mas com Batta mais fixo.
E futuramente não tenho grandes duvidas que Sturaro se regressar bem é ele e Bruno Fernandes e mais outro.
28 Setembro, 2018 at 12:36
Tenho esperanças (não miito fundadas, diga-se…)…
De que com o evoluir dos treinos e dos jogos…esse meio campo irá subir de rendimento (vistas bem as coisas…há pelo meio muito pouco tempo de treino com o recém chegado médio Gudelj…)
Que falta nos faz o Bast…não é a mesma coisa centrar ppor alto…para quem mal sobressai do solo…ou para uma “espécie” de clone das Torres Gémeas…
Amanhã lá estarei se Deus quiser…para fazer a minha parte…!
SL
28 Setembro, 2018 at 14:28
Acho que o problema com o Gudelj, por enquanto , não é o pouco treino conjunto (já vai para um mês) mas sim o ter estado parado quase 6 meses. Ain da tem falta de intensidade e de ritmo competitivo para aguentar em alta os 90 minutos. Esteve muitíssimo bem no Marítimo, porque jogou 20 minutos contra um meio campo adversário que já acusava algum desgaste.
Já não foi a mesma coisa para aguentar 90 minutos contra um meio campo de enorme intensidade como o do Braga.
SL
28 Setembro, 2018 at 12:39
Falta de tempo e de plantel uma pinóia, não andassem a emprestar jogadores, muitos deles melhores dos que militam na equipa principal.
Peseiro é uma merda de treinador, temos um meio que não ganha bolas, passes longos sem nexo e muitas vezes correm 50 metros para fazer passes de 1 metro.
FDX, andamos agora a branquear esta merda??? Não contém comigo!!!
SL
28 Setembro, 2018 at 12:43
Mais, para mim Nani a 10, Jovane lá para dentro e o Bata que vá pró caralhinho.
SL
28 Setembro, 2018 at 12:53
Olha que subscrevo isso, desde a segunda jornada. Com especial ênfase no Battaglia ir pro caralhinho.
SL
28 Setembro, 2018 at 12:43
Excelente texto, Maria Ribeiro.
😉
28 Setembro, 2018 at 12:49
Melhor equipa com duplo pivo que me lembro: Alemanha com Schweinsteiger e Khedira, com Ozil a MO.
Porque é que funciona? Porque nenhum deles é trinco, porque ambos sabem que a bola é redonda. Médios equilibrados a defender e atacar. Em organização ofensiva quando um sobe, o outro fica a equilibrar e vice versa. Em organização defensiva, bola de um lado, o pivo desse lado cai para lá e o outro protege o meio, bola troca de flanco, os papeis invertem-se.
Porque não funciona no Sporting? Porque o Battaglia não tem qualidade de passe nenhuma e o Gudelj também não impressiona, construção fica para o Mathieu. Os lados de cada um é ao calhas, não ha coordenação a defender. A atacar são ambos muito estáticos e ficam sempre os 2 a fazer equilíbrios.
A principal falha é o sistema que não está bem trabalho (alo Peseiro) e depois as características dos jogadore snão me parecem ser as melhores. Até vejo o Gudelj com características para as funções, ao Batta não (é mais trinco puro, embora nem aí goste muito dele).
28 Setembro, 2018 at 12:56
Jogar futebol apoiado com o Battaglia é aquela cena que podem já esquecer. A maior dificuldade dele é fazer um passe simples pelo chão, por isso quando sobe normalmente é como se não tivesse subido. Por isso das duas-uma: ou assume o Gudelj numa posição mais subida, relegando o Batta para o que sabe fazer melhor, varrer; ou escolham um e ponham o Wendell a jogar (ou recuar o BF e meter o Nani a 10). Um meio campo com Gudelj e Batta só focados na defesa dá 0 como ficou provado em Braga.
E outra, instruir os extremos e laterais a jogar nas linhas quando o ponta é o Montero é mesmo de quem não percebe da poda. Acho que o Sporting nunca teve uma dupla de extremos com tanto jogo interior como tem este ano com Raphinha e Nani (ou mesmo Jovane). E nisto o Montero dá 20-0 ao Bas, controlo de bola, descoberta de espaços, e é muito mais forte nas tabelas. Procurar a linha de fundo com, provavelmente, a melhor meia distância da liga, é criminoso quase.
28 Setembro, 2018 at 14:35
Gudelj não é um 6 e não creio que seja isso que Peseiro espera dele. Gudelj é muito mais 8 que 6 (tal como acho que Bruno Fernandes é muito mais 8 que 10); também acho que o Sturaro é mais 6 que Gudelj (e,seguramente um 6 muito mais completo que Battaglia); temos ainda o Wendel que, na minha opinião é o que tem mais condições para fazer de 8 sempre que se opte por um 6 só para varrer, como Battaglia.
SL
28 Setembro, 2018 at 14:57
Partilho algumas opiniões. O Gudelj sabe defender, pelo menos eu acho isso. O Wendell é claramente um 8, rotinado e com alguma melhoria defensiva pode ser o melhor da liga na sua posição (nesta altura acho o Herrera o melhor 8 do campeonato). O BF apesar de não espalhar magia é um 10 a meu ver. Ultimo passe, finalização e qualidade no apoio às alas…
28 Setembro, 2018 at 12:57
Para uma equipa grande jogar com duplo pivot eles têm que saber jogar futebol. E vão me desculpar mas o Battaglia é tudo menos jogador de futebol. Gudelj precisa de tempo mas parece me ser bom jogador.
Eustaquio neste momento era titular no Sporting com um olho fechado.
28 Setembro, 2018 at 13:37
Arrisco me a dizer que até Palhinha o era.
28 Setembro, 2018 at 14:37
Não vejo qual seja o risco de o dizeres … ah … sim .. o treinador é o José Peseiro!
SL
28 Setembro, 2018 at 14:12
Num 4-3-3 os jogadores do meio-campo têm de ser bastante completos futebolísticamente. Boa cultura defensiva e ofensiva. Ponto.
28 Setembro, 2018 at 14:14
Ou pelo menos 2 desses médios serem…admito que o trinco não seja mas para isso resultar em bom futebol os centrais têm de saber sair a jogar.
28 Setembro, 2018 at 14:15
Basta um pivot defensivo e nisso o Palhinha teria servido perfeitamente.
28 Setembro, 2018 at 14:30
Exactamente…
E possivelmente melhor que o Battaglia porque penso que rapidamente saberia ser mais posicional do que o Battaglia que parece mais um toro que um jogador de futebol…só que em vez de passar a vida a correr atrás do vermelho, passa a vida a correr atrás da bola.
Por isso foi tão mais fácil para ele marcar o Messi…era fácil…era substituir a bola pelo Messi e correr atrás dele…
28 Setembro, 2018 at 13:00
Pela primeira vez em muitos anos?
E quando jogávamos com WC e Battaglia não era uma nuance próxima do duplo pivot?
28 Setembro, 2018 at 13:06
Era mas o WC tinha bastante mais criterio de passe e posicionamento do que o Battaglia.
O problema do duplo pivot nao acho que seja o esquema tactico em si, mas os jogadores que o executam no sporting.
Mas o meio-campo nao e o nosso unico problema – falta futebol apoiado e muito mais jogo interior quando nao temos um pinheiro como o dost na area.
A dada altura o treinador ira tirar ilacoes e saber se deve continuar a criar rotinas com estes 2 pivots ou se deve mudar de jogadores ou eventualmente mudar de sistema.
Mas outro jogo como o de braga e as coisas vao comecar a correr muito mal – mesmo dentro do balneario.
28 Setembro, 2018 at 13:09
É isso, o William tinha a capacidade de construir jogo com qualidade e o único trabalho que o Battaglia tinha era correr que nem um desalmado atrás da bola coisa que ele faz muito bem. O critério e tudo o que necessita-se de pensamento era deixado a cargo do WC.
28 Setembro, 2018 at 14:58
Na minha opinião o Battaglia provou o ano passado que não sabe jogar com outro médio defensivo ao lado.
Enquanto jogou só nessa função durante a lesão do William no início do campeonato toda a gente gostou do seu desempenho e o homem jogava verticalmente.
Mal começou a jogar com William, ao fim de 10 minutos já estava a fazer de terceiro central e a gastar a relva em correrias sem sentido horizontalmente.
Mas os outros senhores é que têm curso de treinador por isso deve ser só impressão já que insistem nessa solução.
28 Setembro, 2018 at 15:02
No entanto o problema estaria resolvido se esse senhor tivesse ficado onde devia: no olho da rua e com processo à perna.
Os outros 2 idem aspas.
28 Setembro, 2018 at 13:07
a necessidade do duplo pivot foi a estabilidade da equipa de forma a nao ser muito exposta defensivamente e marcando um golito ganhava jogos que que fazia aumentar a confiança e deixava para tras a névoa qye pirava no Sporting… e isso foi conseguido ate Braga. Em Braga se o jogo inicia e bem a meu ver com o duplo pivot a necessidade de incerter alguma coisa seria de tirar um fo menbros do duplo pivot baixar o bruno para “8” depois jeovane nani e rafinha atras de montero (ou alguem porque montero e nada é a mesma coisa) mais dentro da area. A discussão neste sentido tem de ir mais loge, a fraca qualidade do treinador sempre foi despedido em todo o lado onde treinou e depois certas peças do plantel que nao tem capacidade nem qualidade para jogar no Sporting
28 Setembro, 2018 at 13:40
Boa análise Maria. A solução é simples… é só despachar um treinador que nunca vingou em lado nenhum e caiu de pará-quedas, mais uma vez, no nosso clube, que por vezes parece um vazadouro, contratado por um gajo que mandou boby Robson embora para ir buscar Carlos Queiroz…! Agradeçam e prestem a devida homenagem ao homem, ele merece. Entretanto, espero que a notícia de que hoje li apenas o título, seja verdadeira…”demiral pode regressar em janeiro”…
28 Setembro, 2018 at 13:57
bom, bom era o sérvio… e antes deles o jorge “apoia, caralho” Jesus… e maior do que todos eles juntos o saudoso destituído…
E ontem pá! as toupeiras perderam 2 pontos e as viúvas do destituído, coitadas… devem ter chorado tanto… fizeram o enterro da equipa há uns dias atrás… e vai na volta… continuamos na luta!
28 Setembro, 2018 at 14:04
Porra… Baza caralho!!!! Um conselho: não deites os pensos higiénicos na retrete. Cotonetes idem. Olha pelo planeta. Faz a tua parte. Juntos somos todos CAPAZES.
28 Setembro, 2018 at 14:08
Toma o teu Xanax e vai fazer a cama. Aprende a cozinhar. Não abuses do take away e dos jantares fora de casa. Toma banho e não gastes tanto dinheiro em bases.
28 Setembro, 2018 at 14:09
Depila o olho do cú…
28 Setembro, 2018 at 14:09
não ligues a bots
28 Setembro, 2018 at 16:12
Hehehehe tá desenfreada?!! Falta de carinho!?? Sítio errado,!!
28 Setembro, 2018 at 13:55
Veremos o que o Peseiro vai fazer… Mas é óbvio que não podemos conceituar assim…
B. Fernandes está algo perdido, Battaglia e Gudelj não estão a conseguir coordenar-se. Como solução poderá ser a saída de Battaglia, recuo de B. Fernandes, Nani a 10 e Jovane a titular. Ou adiantamento de Gudelj.
Curioso para verificar o 11 de sábado.
Nota: Ristovski também não tem estado muito bem e se calhar está na altura de dar minutos ao Bruno Gaspar
28 Setembro, 2018 at 13:57
Com duplo pivot ou sem ele, Wendel tem de ser um dos 3 do miolo. É dos poucos para quem a bola n é quadrada. Nem Gudelj nem Battaglia e arrisco já nem Sturaro. Isto pq duvido que P0 meta BF a 8 que é onde deveria jogar. Para mim isto é cada vez mais claro.
28 Setembro, 2018 at 14:29
Ainda não vi nada de especial no Wendell…
28 Setembro, 2018 at 14:47
Já vi mais do Wendel do que do Gudelj. E devem ter mais ou menos o mesmo tempo de jogo (o que diz tudo sobre a nossa gestão do zuca). Em termos de conforto com a bola e risco nas acções, para mim, nem há comparação.
Mas nem que seja pelas diferenças de características. Para mim é claro que Batta + Gudelj nem é carne nem peixe. Tem de ser um deles com outro com características diferentes. E aqui só vejo BF (não acredito que P0 o desça para 8) ou Wendel. Com esta “ideia” e estes “princípios”, Wendel tem de ser titular.
28 Setembro, 2018 at 15:28
Do pouco que vi gostei… E já vi suficiente do bataglia para dizer que é um cepo com olhos… Vamos vender este gajo asap, por favor!
Z
28 Setembro, 2018 at 15:44
+1
Prefiro jogar com o Gudelj a 6 e o Wendel ou BF a 8 do que ter o cepo do Batta
28 Setembro, 2018 at 16:14
Nem podes, ele não joga…
28 Setembro, 2018 at 13:59
aliás! o Sinisa era tão bom, tão bom… que continua no desemprego…
28 Setembro, 2018 at 14:21
Ola boneca – bem vinda.
A carissima tem algum comentario a fazer acerca da nomeacao de Nuno Correia da Silva para o CA da SAD. Ficando assim o Sporting Clube de Portugal com 2 representantes na SAD (os mesmos da Holdimo)?
Nao tem? Pena. Vamos continuar a falar de treinadores…
28 Setembro, 2018 at 14:49
Podes esclarecer como é actualmente o Conselho de Administração da SAD?
Só naquela de perceber quem são os 2 da holdimo…. ou se é apenas mais 1 spin sem fundamento
28 Setembro, 2018 at 14:52
É que a ideia que tenho é:
3 do Sporting –> Frederico Varandas / Salgado Zenha / Miguel Cal
1 Holdimo –> Nuno Correia da Silva….que por sinal já estava na Administração
1 da banca —> Era o Guilherme Pinheiro….até se demitir.
28 Setembro, 2018 at 15:00
Também é isso que sei pelo que foi comunicado.
28 Setembro, 2018 at 15:02
Dai ter questionado o Misse-Misse….
28 Setembro, 2018 at 15:31
Pelo que diz o leao da estrela os da holdimo serao 2 (como os do sporting). Mas se calhar e o tal duplo-pivot.
28 Setembro, 2018 at 15:35
pois… mas o leão da estrela tem uma credibilidade do caraças! Nem é capaz de colocar os 2 nomes da Holdimo…porque não existem!!
Com a actual estrutura accionista….. 5 administradores
3 do Sporting –> Varandas / Zenha e falta nomear o Miguel Cal. Provavelmente por compromisso profissionais…. digo eu
1 da Banca –> falta a banca nomear o substituto do Guilherme Pinheiro
1 da Holdimo –> o nome referido é apenas e só o que já lá estava! Não há nenhum SEGUNDO admin da Holdimo.
Moral da história…. só come “palha” quem quer
28 Setembro, 2018 at 17:28
Ricardo, há pessoal aqui que só dá palha a comer, e há pessoal que só gosta de palha.
Mas, nos dias de hoje, ninguém está livre de comer palha, tanta a que anda a ser distribuída!
28 Setembro, 2018 at 17:38
É um facto Miguel.
Mas porra… esta aldrabice era demasiado óbvia e bastava ter o mínimo de conhecimento da estrutura accionista para perceber logo que era aldrabice.
—————–
Diferente é por exemplo a questão do Demiral…
Factos conhecidos –> há uma opção de compra de 3,5 milhões.
Factos desconhecidos e que podem “salvar” o negócio
—> Quando é que essa opção de compra pode ser exercida? Já em Dezembro? Só no final do empréstimo?
—> Está ou não prevista a possibilidade do Sporting resgatar o jogador?
E estas duas questões fazem toda a diferença….
Hoje temos um jornal que diz que vamos resgatar o demiral no mercado de inverno e depois temos outro jornal a dizer que os turcos vão exercer a opção de compra no mercado de inverno e revender pelo dobro.
Ou seja….um dos dois está a mentir! Qual? Não sei!
28 Setembro, 2018 at 15:19
…o Conselho de Administração da Sporting SAD tem a seguinte composição:
Presidente Frederico Nuno Faro Varandas
Vogal Francisco Albuquerque Salgado Zenha
Vogal Nuno Jorge Lopes Correia da Silva
Lisboa, 14 de Setembro de 2018
28 Setembro, 2018 at 15:31
Ou seja falta a Banca nomear o substituto do Guilherme Pinheiro… e o Sporting nomear o Miguel Cal
Anteriormente para alem do Bruno de Carvalho tínhamos o Carlos Vieira e o Rui Caeiro.
Conclusão —> Holdimo continua com 1 administrador tal como tinha!
28 Setembro, 2018 at 17:47
Parece-me óbvio mas para fundamentar a cabala não pode ser assim!
Não é o Miguel Cal que só pode vir depois de Outubro, ou algo assim?
28 Setembro, 2018 at 19:59
a direcçao entrou em funçoes dia 9 e a ag da sad para se tratar disso teria de ser ate ao fim deste mes…..como esta marcada, e onde se irá confirmar os nomes que ja la estao neste momento e serem nomeados os outros 2: o terceiro do Sporting e o da banca
28 Setembro, 2018 at 14:00
O problema do duplo pivot chama-se Peseiro.
Como gosta de laterais subidos, quer de certa forma equilibrar a equipa defensivamente.
Mas isto não é só querer, é preciso saber.
Num jogo fora e muito difícil até compreendo, depois é sempre uma questão de ajustar durante a partida. No que é normal e habitual no campeonato tuga, qual duplo pivot.
Que o Batagglia fique exclusivamente para situações defensivas sendo até o primeiro apoio aos centrais e se liberte o Gudelj. Durante o jogo e se for preciso sai e o Bruno desde um pouco no terreno para entrar gente para a frente.
Vamos ver se Sturaro não encosta o Batta e passamos a ter alguém que naquela zona também saiba jogar para a frente.
Já na frente, é o eterno problema. Treinadores borrados. Com Dost é meter o Montero entre linhas. É ali que se ganham os jogos em Portugal, não nos duplos, triplos e quádruplos pivots (volta Palserge).
Prefiro entrar a vencer e gerir que andar sempre todo fodido a dar a volta aos jogos, até pq pode faltar tempo, força ou discernimento.
28 Setembro, 2018 at 14:03
Eh pá, duplo pivot, três centrais, extremos abertos, táctica do pirilau… tudo m**da se os intérpetres tiverem tamancos dentro das botas.
Um jogador pode ser perito a explorar as “entre linhas”, mas se a bola bater na chuteira e for aleatoriamente para qualquer sítio, serve de nada a táctica.
Interessava lá se o Barcelona jogava em 4x4x2, 4x4x3, 4x5x1, o caraças, com aqueles jogadores era trocar a redonda ao primeiro toque e os adversários a cheirá-la.
Até podem jogar com 1 trinco e dois médios ofensivos, se estes forem o Misic e o Battaglia, a borracha chega lá sempre à frente aos trambolhões.
28 Setembro, 2018 at 14:06
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
José Peseiro vive um equivoco: ele pensa que se jogar de forma conservadora, defensiva, e o SCP não ir perdendo muitos pontos conseguirá conservar o emprego para o ano.
Mas não. A única hipótese de Peseiro (cuja vinda não deixou absolutamente ninguém animado) conseguir estar no SCP para o ano é conseguir fazer algo de excepcional com este plantel. Mesmo que não ganhe títulos, tem que haver bom futebol e exponencialização dos jovens jogadores.
Quanto ao meio campo defensivo, Peseiro “herdou” o problema Battaglia, jogador que nunca mas nunca deveria ser titular num SCP que lute pelo campeonato. Eu já não falo dos Paulos Sousas, Oceanos e Duschers: Vidigal e Veloso davam 10 a 0 ao Battaglia na posição.
E isto porque Battaglia precisa de uma “muleta”, atendendo a que não tem disciplina táctico e é incapaz (porque não sabe o que fazer com a bola nos pés) de iniciar a primeira fase de construção ofensiva em mais do que passar (passe curto!) a bola ao jogador que tenha (um pouco!) mais à frente.
O Battaglia seria um jogador óptimo se ainda estivessémos no tempo dos “nºs 10” adversários por quem passava todo o jogo: marcação homem-a-homem em todo o terreno, disso o Battaglia é capaz.
De ser um bom médio defensivo? Não.
E isso condiciona todo o meio campo do SCP, uma vez que obriga a que alguém tenha que ficar perto dele ( actualmente o Gudelj), consequentemente a criar um “fosso” no meio campo para o médio ofensivo/segundo avançado, que consequentemente tem que “vir buscar o jogo atrás”, o que cosnequentemente deixa o PL mais isolado, etc., etc..
Com um bocado de sorte:
1- o Gudelj revela-se um box-to-box capaz de rematar 1, 2 vezes por jogo à baliza;
ou
2- Sturaro tira o lugar a Battaglia (quando estiver em condições de jogar, claro 🙁 )
SL
28 Setembro, 2018 at 14:14
Sim. O Sturaro já começou a preparação. A ver jogos do SCP acompanhado de pipocas e muita cerveja geladinha.
28 Setembro, 2018 at 14:16
Oxalá quando voltar se lembre o que é o Sporting…
28 Setembro, 2018 at 14:32
Ele que não veja muito o Sporting…pode ser que venha entusiasmado e que faça diferente….
28 Setembro, 2018 at 14:38
isso, isso…
ando a seguir essa tática tb… pode ser que a saudade ajude. Mas não me parece… e agora tb não temos nenhum PMAG que goste de protagonismos ao ponto de “inventar” uma AG destitutiva… 😐
28 Setembro, 2018 at 14:06
Sou incapaz de comentar estes posts quando se fala que o Rui Punheteiro é o Gelson podem ser negociados por 35M. Em cash. É que o Demiral foi um negócio do catano para os outros. Xau.
28 Setembro, 2018 at 14:40
Se o Varandas aceitar 35M€ por esses 2 cava a sua sepultura! Tens noção do que é isto? 20M€ pelo Gelson e 15M€ pelo Patrício? Epá, isto só pode ser carvão…
Só um deles vale mais que isso!
Além disso, se fores até ao fim, nem tens de pagar a empresários, ainda que o tenhas de fazer ao Advogado – e não me admirava que o gajo cobrasse 10% do valor a receber!
28 Setembro, 2018 at 14:52
Miguel – aqui ha dias no Record o proprio VP para a area juridica do Varandas assumiu que estava a negociar com os 2 traidores. Aparentemente o CG anterior ao Varandas tentou negociar com os dois traidores. O Varandas – que eu saiba – nunca assumiu que ira levar os casos a tribunal. Porque e que tue continuas a pensar que o Varandas nao vai negociar os jogadores e evitar uma adjudicacao pelo tribunal?
Objectivamente – nao vale a pena dizer ” ah se o Varandas fizesse isso tudo lhe caia em cima…”.
Se o Varandas nomeasse para o Conselho de Administracao da SAD mais um administrador da Holdimo tambem tudo lhe caia em cima nao era… mas olha – azar, parece que vai ser mesmo assim e a Holdimo vai ter tantos administradores na SAD como o SCP.
28 Setembro, 2018 at 18:10
Caro Misse Misse,
Eu, quando comento, vou pelas informações que tenho ou simplesmente pela minha opinião baseada na minha lógica.
Não tendo qualquer informação sobre o que está a ser feito nesta matéria, a não ser que é o próprio Varandas que já assumiu publicamente ser ele que está a tratar dos assuntos, o que a minha lógica me diz é:
a) quando alguém com fervor sportinguista se candidata a Presidente do Clube, fá-lo a pensar estar nessa posição o mais tempo possível; 1º, porque é um lugar de sonho para qualquer sportinguista; 2º, porque é um lugar que dá uma boa vida a qualquer pessoa – uma vida bem acima da média! Portanto, diz-me a lógica que o Varandas, ou quem quer que seja, quer estar ali muitos anos.
b) que o Varandas SABE, tem a NOÇÃO, do quanto importante este tema e este assunto é para os sócios, para os adeptos e, principalmente, para o clube. Não tenho qualquer dúvida disto!
c) que o Varandas sabe que foi eleito à tangente e tem muito mais gente que não o apoia do que gente que o apoia – como acontece sempre que se ganha com menos de 50%.
Partindo destas 3 ideias, para mim, lógicas, parece-me lógico que o Varandas perceba que tem de conseguir resolver este dossier de modo a satisfazer a maioria dos sócios – já nem digo adeptos! – pois de outra maneira a onda de contestação será enorme e o homem perderá as condições para implementar todas as suas ideias – ideias essas que levarão algum tempo significativo a serem implementadas e que ainda demorarão mais tempo a terem resultados visíveis.
A minha lógica diz-me que levará entre 6 meses a 1 ano a implementar o que ele quer de modo a começar a funcionar dessa forma, e depois levará também entre 6 meses a 1 ano a começarem-se a ver (alguns) resultados disso. Portanto, nunca será antes de 1 ano que teremos algo palpável para acrescentar ao que o Varandas é neste momento – uma incógnita em que depositamos esperança e damos o beneficio da dúvida.
Se o homem fizer merda – e vender o Gelson e o Patrício por 35M€ é merda da grossa! – no entretanto, perderá o capital de esperança que muitos sócios depositam nele e deixará de ter o beneficio da duvida de grande parte dos sócios, passando a estar sobre contestação – porque uma merda destas não será esquecida facilmente nem em pouco tempo!
Já aqui dei a minha opinião sobre o que poderá acontecer nesta época desportiva: falhanço total no futebol, mais uma vez, e passarmos de um quase domínio nas modalidades para uma ou duas vitórias isoladas! Ainda que tal não seja culpa dele, é sobre ele que vai cair o peso disso!
Portanto, onde ele tem mesmo de ser agarrar é na BOA RESOLUÇÃO dos processos das rescisões – será basicamente isso que o poderá dar uma visibilidade positiva neste ano desportivo – ou então teremos eleições muito rapidamente e ele sairá pela porta pequena, completamente de rastos.
Isto é o que eu vejo.
Por isso não acredito nessa merda das cabalas. Se isso fosse verdade, o Varandas era corrido antes do fim de 2019! E ele não foi para lá para só lá estar pouco mais de 1 ano!
28 Setembro, 2018 at 14:55
Caro Miguel,
Para isso eu quero Sousa Cintra de volta!
Então a CG recusou € 18M por Patrício e €22M + € 5M de objectivos e Frederico Varandas vai aceitar menos?? 🙂 🙂
SL
P.S.: para mim, seria no mínimo €18M + € 25M…
28 Setembro, 2018 at 15:08
Não acredito que o Varandas aceite sequer perto desses valores.
Para mim é o Mendes a pressionar via CS…à espera que comece a haver mais aceitação social e mais pressão para o Varandas aceitar valores ligeiramente mais altos…
28 Setembro, 2018 at 18:14
Muito provavelmente!
28 Setembro, 2018 at 14:18
Conclusão:
O Peseiro ainda não sabe o que fazer com os jogadores que tem à disposição!!!!!!
Acho que temos jogadores para fazer uma boa equipa, portanto é só trabalho de treinador!!
Pô-los nos lugares que rendem mais, nos jogos das taças fazer rotação para recuperação física dos mais utilizados, boa preparação física e ter o balneário na mão!!!
Eis a receita “mágica”!!!
SL
28 Setembro, 2018 at 14:23
José Peseiro sempre foi um treinador de “risco”…a jogar ao ataque…. excepto quando sente MEDO.
Em 2004:
—> Independentemente no ROUBO na luz no golo do luisão…. é um facto que nesse jogo entrámos a medo e a jogar para o empate….
—> Com o CSKA…. a ganhar ao intervalo …. e sabendo que os russos eram fortissimos no contra-ataque…. entusiasmou-se e continuou a jogar da mesma maneira e lixou-se a sofrer golos em contra-ataque
Agora:
—-> Nunca ele pensou em voltar ao Sporting, pelo que quando a oportunidade lhe caiu do céu….. sabendo a qualidade dos jogadores do Sporting e a qualidade média da Liga….. pensou….meto 2 “tampões” à frente da defesa…. e depois mesmo não jogando um caralho…. há sempre um Nani, Bruno Fernandes, Dost, Jovane, Montero….. que saca um coelho da cartola e pumba….3 pontos!
Só que mais tarde ou mais cedo tinha que dar buraco e deu em Braga, em que se entrou essencialmente para não se perder….e se perdeu, sendo igualmente verdade que criámos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Mas jogámos MAL!!
E pode parecer cliché, mas a verdade é que jogando bem….estaremos sempre mais próximos de ganhar e em qualquer estádio de Portugal…. o Sporting tem que chegar e assumir no jogo uma postura de quem quer ganhar!! E isso peseiro não tem tomates para isso.
P.S. O Mónaco demora muito a despedir o Jardim?
28 Setembro, 2018 at 14:37
Subscrevo este comentário!
Este próximo joga da LE na Ucrânia vai definir muito o que vai ser a nossa participação neste grupo. A jogar como o fizemos em Braga, arrisco a dizer que vimos de lá com uma derrota!
Se perdermos algum jogo para a LIga até ao final do ano, é para substituir o Peseiro na hora. Só admito um empate até ao Guimarães-Sporting, inclusive! Vá, dois… 🙂
E não admito nada mais que vitórias nos jogos da LE, excepto com o Arsenal, que pelo menos um dos jogos não podemos perder!
28 Setembro, 2018 at 17:13
Então é melhor avisá-lo já.
28 Setembro, 2018 at 14:52
“Em 2004:
—> Independentemente no ROUBO na luz no golo do luisão…. é um facto que nesse jogo entrámos a medo e a jogar para o empate….
—> Com o CSKA…. a ganhar ao intervalo …. e sabendo que os russos eram fortissimos no contra-ataque…. entusiasmou-se e continuou a jogar da mesma maneira e lixou-se a sofrer golos em contra-ataque” (Ricardo Coração de Leão dixit)
Primeira correcção: os 2 jogos que citam nõ foramem 2004 mas sim em 2005. Segunda precisão: o “facto” de que “no jogo da Luz entrámos a medo”, mesmo se considerado verdadeiro, talvez se tenha devido, digo eu que sou lerdo, ao FACTO de não termos podido jogar com a fonte de pânico de Carnide, porque o levezinho se auto-excluíu desse jogo com um 5º amarelo forçado e estúpido com o Vitória de Guimarães. Terceira precisão: o jogo com o CSKA foi um rol de invenções disparatadas como o Enakharire a defesa lateral direito e o Rogério a centro campista.
SL
28 Setembro, 2018 at 15:01
Alváro “enciclopédia” 🙂 ….
E o Miguel Garcia jogou em que posição?
https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/history/season=2004/matches/round=1981/match=80814/index.html
28 Setembro, 2018 at 16:01
O Enakharire fez asneira num contra-ataque junto à linha direita mas enquanto defesa central. Podia ter limpo facilmente o lance mas preferiu inventar.
28 Setembro, 2018 at 16:02
Limpado.
28 Setembro, 2018 at 14:45
haja profissionalismo ! o que se passa em Alvalade ?
“Assim, de acordo com os dados recolhidos pelo nosso jornal, o Alanyaspor vai acionar a opção de compra em dezembro ou janeiro, para depois negociar Demiral pelo menos pelo dobro do valor (nesta altura, as conversas preliminares andam à volta dos sete milhões de euros). Demiral está a ser uma das figuras do campeonato turco,”
Este clube é um espetáculo !!
28 Setembro, 2018 at 15:18
também parece que existe uma cláusula que nos permite resgatar o jogador em janeiro sem qualquer custo. Calma, caralho!
28 Setembro, 2018 at 17:46
calma ! calma é o que mais tenho , siga
28 Setembro, 2018 at 18:17
Se existe, accionem-na já para evitar males maiores!
Mandem para lá o Marcelo que lá o gajo desenrasca bem! 🙂
Ou emprestem-no ao benfic@, que parece que precisa de centrais…
28 Setembro, 2018 at 14:58
Hóquei a perder por 5 a zero em Portimão, contra o Turquel…
28 Setembro, 2018 at 15:09
6-1
28 Setembro, 2018 at 15:15
6-3
28 Setembro, 2018 at 15:17
6-4
28 Setembro, 2018 at 15:25
6-5
28 Setembro, 2018 at 15:29
7-5
28 Setembro, 2018 at 15:42
7-6
28 Setembro, 2018 at 15:49
7-7
28 Setembro, 2018 at 15:54
8-7
Para o Sporting!!!
28 Setembro, 2018 at 15:23
Que se passa com o hóquei ?
Aburguesaram-se com o título de campeões ?
Este princípio de época não tem sido nada bom, apesar de algumas vitórias, foram com equipas de segunda linha.
28 Setembro, 2018 at 15:32
É melhor não responder-lhe… 🙂 SL
28 Setembro, 2018 at 15:53
Finalmente estamos a ganhar! 8-7!
28 Setembro, 2018 at 15:55
Acabou! Ufa!
28 Setembro, 2018 at 15:33
Anda tudo a falar do vogais da SAD e perder o controlo e patati patata
Leiam isto, do muito respeitado Jose Ribeiro, que muitos ( como eu) nao gostaram de ver sair do Clube
https://twitter.com/JosRibe69824230/status/1045324226360758272
28 Setembro, 2018 at 15:37
Tal como eu escrevi mais acima.
Mas só come “palha” quem quer……
P.S. Bobi….busca outra aldrabice que esta é apenas mais uma em que és apanhado a mentir
28 Setembro, 2018 at 17:01
Pois é, mas parece haver aqui gente que pode ser tudo menos sportinguistas, pois repetem mentiras mesmo após terem sido apanhadas, até à exaustão na ânsia que se transformem em verdades.
28 Setembro, 2018 at 18:21
Há certos tasqueiros que só se preocupam em lançar “noticias” que fundamentem a cabala… Qual é mesmo a novidade? Nenhuma. É assim há 4 meses ou mais…
Até o Sporting já acabou, ainda que eu já tenha planeado passar lá o dia amanhã… 🙂
28 Setembro, 2018 at 16:01
Há dias dei o caso Nani como exemplo da ausência de estratégia de comunicação do Sporting. Não faltaram críticas. As notícias de hoje e as declarações do Peseiro dão que pensar. Ou não…
28 Setembro, 2018 at 16:04
Quais noticias e quais declarações?
28 Setembro, 2018 at 16:12
.
Nani manifestou desagrado depois de ser substituído, frente ao SC Braga, e José Peseiro fez, publicamente, uma reprimenda ao jogador. “O Nani teve um comportamento inadequado e reprovável, que ele próprio reconheceu perante o grupo. Vai contra os princípios que orientam o nosso trabalho, tais como altruísmo, seriedade, responsabilidade, compromisso e união. Cabe, agora, ao Nani mostrar a todos nós que este comportamento não passou de um equívoco. Pelo seu trajeto como jogador, é só isso que esperamos. E que não repita, como é evidente”, disse, na antevisão do jogo frente ao Marítimo.
Peseiro abordou ainda a derrota frente ao SC Braga, na última jornada. “Sabemos como perdemos. Costumo ver o jogo no vídeo uma ou das vezes. O Sporting quis vencer o jogo e em nada sentimos que esta derrota nos belisca. Nós não fomos piores do que o SC Braga e quisemos vencer”, analisou.
Sobre o jogo com o Marítimo, o técnico do Sporting lembrou que quer repetir o último jogo frente aos madeirenses, para a Taça da Liga. “Os jogos, as exibições e os resultados não se repetem. Mas vamos fazer tudo para repetir o resultado, pelo menos (…) para conseguir os três pontos é necessário jogar bem e estarmos focados no jogo, no adversário e nas nossas forças. O resultado far-se-á amanhã”.
Sobre a evolução do Sporting sob a batuta de Peseiro, a resposta foi vaga: “A equipa cresceu dentro do que estava previsto. Eu próprio já o foquei e sabemos o ponto onde estamos e onde queremos chegar. Temos potencial para evoluir”.
Peseiro explicou ainda que a falta de aposta em Diaby tem que ver com a ausência do jogador no período em que esteve ao serviço da seleção do Mali, fase em que, segundo Peseiro, poderia ter havido criação de entrosamento
28 Setembro, 2018 at 16:13
Devia ter ficado calado. Estas situações resolvem-se no balneário.
É esperar que o Jardim seja mandado embora
28 Setembro, 2018 at 16:19
Hoje sou do St. Etienne 🙂
28 Setembro, 2018 at 16:22
ate vestem verde e tudo
28 Setembro, 2018 at 16:27
Provavelmente, o Manuel Fernandes ainda vai aparecer no Jornal da Noite da SIC a explicar tudo e a garantir que o Nani já pediu desculpa.
28 Setembro, 2018 at 16:15
Fds…
28 Setembro, 2018 at 16:11
José Peseiro: «Nani teve um comportamento inadequado»
E eu a pensar que só o “Deus Sol” é que criticava os jogadores em publico.
28 Setembro, 2018 at 18:24
O Peseiro é o Presidente? Tinha ideia que não… Mas, sendo assim, percebe-se que a equipa jogue tão pouco. Não faz sentido ter o Presidente a orientar a equipa no banco… Deve ser falta de dinheiro para contratar um bom treinador!
28 Setembro, 2018 at 16:15
O Peseiro está a exercer uma pressão inaceitável ao Nani.
Ainda vem aí mais uma rescisão e a culpa é do presidente que não tem mão na equipa técnica.
“Ide todos apanhar no cú” Mode OFF
28 Setembro, 2018 at 16:16
#AgoraDancem
28 Setembro, 2018 at 16:18
Será que o Peseiro é o JJ mas com uma mascara da missão impossivel?!
Façam o gajo falar espanhol para o desmascarar!
E, pelo sim pelo não, convidem o Rochamback para o próximo jogo…ele não deve ter muito a dizer mas vai ser certeiro…
28 Setembro, 2018 at 16:28
“Varandas quer 35 milhões limpos por Patrício e Gelson”
What?!?!
28 Setembro, 2018 at 16:29
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/varandas-quer-35-milhoes-limpos-por-patricio-e-gelson-9921069.HTML
28 Setembro, 2018 at 16:31
Para já ainda não apareceu no jornal oficial do SCP…Cofina…
28 Setembro, 2018 at 16:31
Disse-te ele ou é o novo “spin aldrabão”?
Isto depois do da holdimo ter 2 administradores ter sido completamente desmascarado 🙂
28 Setembro, 2018 at 16:44
Fica tranquilo que ainda não saiu na cofina. Quando sair é verdade.
28 Setembro, 2018 at 16:46
Estamos esclarecidos…
É apenas o novo spin ALDRABÃO das “viuvas” 🙂
28 Setembro, 2018 at 17:08
Para mim era isto:
Vivi
Bruno Gaspar-Coates-André Pinto-Acuña
Raphinha -Batta-Bruno-Jovane
Nani-Montero
Como eu detesto quem maltrata o Sporting, apesar de gostar de Bruno Fernandes, por mim quem regressou era vendido ou emprestado, mas não ficava no Sporting.
Jogaria assim:
Viviano
Bruno Gaspar-Coates-Mathieu-Fábio Coentrão
Raphinha-Wendel-Aquisição-Acuña
Nani-Slimani
esperam lá esta era a equipa do Sinisa no fim de junho, eu jogava com:
Viviano
Bruno Gaspar-Coates-Mathieu-Acuña
Wendel-Batta-Bruno
Nani-Montero-Raphinha
28 Setembro, 2018 at 17:16
Tem tudo que ver com dinâmicas e caraterísticas dos jogadores.
A primeira equipa era o 11 da próxima jornada, assente na tática que o Peseiro diz que joga.
A terceira era com as alterações que eu fazia com o atual plantel, jogar em 4x3x3 ou em 4x2x3x1, mas com alguém que saiba jogar futebol ao lado do Batta.
Um treinador inteligente aproveita os mecanismos do último treinador, se este for bom, e aproveita o staff ao máximo para lhe transmitir ideias de jogo e de treino como o rui vitória fez depois de ver que aquilo que tinha preparado para impor no carnie ia dar asneira. Peseiro como é o suprassumo do futebol nacional, afastou o Nélson, o Tiago, trouxe comenta…dores da Sport tv mudou a tática e procurou adaptar os jogadores às suas ideias, mesmo sabendo que os jogadores rendiam mais noutras funções….
Quando um jogador não rende ou não evolui como se perspetiva também se pode e deve imputar responsabilidades aos treinadores, nem todos têm dedos/unhas para tocar guitarras, nem todos podem conduzir carros de competição, apesar de saberem conduzir.
28 Setembro, 2018 at 17:17
O Peseiro tem ideias?!
Nice…….
28 Setembro, 2018 at 17:32
Eu parto do princípio que sim, embora isso não quer dizer que essas ideias sejam boas. Aliás, o que não falta no mundo é gente com ideias de m****, basta ver o que aconteceu ao triatela ou àquela mãe adotiva.
28 Setembro, 2018 at 17:36
Fazia sentido no início, agora já vimos que não resulta. No Braga foi sintomático, falta criatividade no meio campo. Batta não serve para isso e Gudelj não sei o que vale, mas ainda não está a 100%. Logo por aqui o meio campo é uma nulidade ofensiva. Ou tens Mathieu que dá jogo ou tens o BF a buscar a bola. Penso que Nani aqui também encaixava bem, o problema depois era na ala.. Deixávamos de ter um extremo no banco que pudesse abrir o jogo quando estivéssemos apertados. Diaby não sei bem se é extremo ou PL.
E aqui culpo quem deixou sair o Geraldes que fazia falta no meio campo e o Matheus que seria uma boa opção.
Depois temos outro “problema”. Wendel. Que fazer com o miúdo. Claramente com potencial para o que nos faz falta mas não se aposta nele. Agora está lesionado é certo, mas tenho dúvidas que seja opção depois.
E ainda temos Sturaro que em forma deverá empurrar Batta para o banco.
28 Setembro, 2018 at 18:32
Vender:
Bruno Fernandes, Battaglia, Coates, Marcelo, André Pinto, Ristovski, Lumor, Castaignos, Bruno César, Petrovic e Misic.
Fazer regressar:
Demiral, Domingos Duarte, Geraldes e Matheus Pereira, Mamma Baldé e Gelson Dala
Despachar Peseiro.
Revisão estatutária a obrigar que, o orçamento seja 80% do valor das receitas, excluindo receitas extraordinárias, enquanto existir divida financeira.
28 Setembro, 2018 at 19:43
Duplo pivot é: A defender vai haver a hesitação de quem lá vai .
A atacar restam só 4: 2 alas, 1 PL (que vai para a área) e sobra apenas um 10 para tudo, no meio, sózinho contra um central e 2 pivots, por isso só joga para trás e para o lado.
Um pivot: Dá para ter 2 alas que vem atrás, 1 PL e um apoio para o 10
29 Setembro, 2018 at 13:48
Detesto o duplo pivot!