Este fim de semana tivemos sortes diferentes no torneio em Lamego. A equipa feminina brilhou, ganhando a final com grande facilidade. A época passada foi brilhante e esta está a começar da mesma forma. Temos uma equipa cheia de qualidade, que com certeza nos dará a subida de divisão. Passo a passo #rumoàprimeira.
A equipa masculina perdeu a final com o benfica por 3-2. Podia ter corrido melhor, é verdade, mas não há motivo para preocupação. Interessava continuar a ganhar rotinas de jogo para quando for a doer. E esta semana começará a sério e logo com o nosso maior rival. No dia 5 de outubro, 19h, na Póvoa do Varzim, o campeão nacional vai defender o seu favoritismo e tentar vencer a Supertaça nacional. Espera-se uma grande afluência dos leões do Norte como é habitual, dada a sempre incansável capacidade de mobilização dos núcleos sportinguistas.
A qualidade dos reforços deste ano indicia que vamos estar preparados para lutar por todas as frentes nacionais que estamos inseridos, começando já pela referida Supertaça. Na rubrica de hoje, vou falar um pouco de cada um deles, lançando uma ideia da potencial qualidade que podem trazer à nossa equipa, segundo a minha opinião.
Hélio Sanches (Ex- Espinho)
27 anos, 2.04m, Central, internacional por Cabo Verde
Um jogador forte, conhecedor do campeonato português visto que já joga por cá há alguns anos. Era, sem dúvida, um dos melhores jogadores do Espinho no último ano. Irá ajudar à competitividade no lugar e será um jogador muito útil ao longo do ano. É um bloqueador de grande qualidade.
André Brown (ex- TSV Herrsching)
28 anos, 2,06m, Central, nascido no Canadá
Um desconhecido, mas com um bom cartão de visita. Vem do campeonato alemão, que por tradição é forte e competitivo. Pelo que se vai percebendo, destaca-se no serviço e no bloco. Parece-me que não será tão explosivo no ataque como os outros colegas de posição, mas o tempo ajudará a perceber melhor as suas qualidades.
Roberto Reis (ex- Espinho)
38 anos, 1.90m, Atacante Zona 4, internacional Portugal
Um dos grandes jogadores nacionais dos últimos anos. Forte, explosivo, motivador e corajoso. É daqueles que nos fomos habituando a ver no nosso campeonato como um “problem solver” – “Mete bola que eu resolvo”. Chega ao melhor clube do mundo aos 38 anos e com vontade de ser, mais uma vez, campeão nacional. Pela sua experiência, ajudará ao objetivo. Terá concorrência de luxo ao lugar por isso o desafio é enorme.
Guillermo Hernan (ex- Tours)
36 anos, 1.82m, Distribuidor, internacional Espanha
Este espanhol apresenta um currículo fantástico, como prova as suas vitórias no campeonato espanhol e francês. Tem uma característica no seu passe que gosto muito. O Hernan, tal como o nosso Miguel Maia, não tem medo de jogar pelo meio da rede, pelos nossos centrais. Será um prazer ver jogar mais um craque mundial neste nosso pavilhão João Rocha.
Lionel Marshall (Ex- Piacenza)
Já falei nele noutro post. Estou com muitas expectativas de ver jogar este senhor do voleibol. Se quiseres recordar a análise individual, clica aqui.
Wallace Martins ( Ex- Osaka Sakai)
35 anos, 2.04m, Oposto, internacional pelo Brasil
Outro bem conhecido do universo do voleibol. Um pontuador nato! Daqueles jogadores que, quando o distribuidor está aflito para quem passar, é meter a bola nele. Felizmente, este ano temos vários craques para assumir jogo, este é mais um. Inúmeras vezes titular pela seleção do Brasil, uma das melhores seleções do mundo. Vem de um campeonato menos competitivo por isso veremos a que nível chega. É mais um para estar atento.
Aleksiev (Ex- Olympiakos)
35 anos, 2.04m, Atacante Zona 4, internacional Búlgaro
Fechamos os reforços com dois búlgaros, dois Balakov´s. O Aleksiev é, sem qualquer sentido pejorativo, um bicho do c******. Um jogador top mundial vindo de um campeonato grego que também é forte. Ainda joga muito! Sempre se destacou na sua seleção e nas equipas onde joga. É bom vê-lo com a verde vestida.
Nikolay Nikolov (Ex- VC Belogorie)
32 anos, 2,06m, Central, internacional pela Bulgária
Por fim, mais um Balakov. Outro que vem para “partir tudo no centro da rede”. Esqueçam aquele rapaz que tanto nos irritou na final do ano passado (Honoré). Se fosse hoje, ele ia pedir para sair ainda no primeiro set, abafado pelo Nikolov.
As expectativas são altas porque os jogadores são bons. Espero dia 9 de outubro estar a escrever-vos, confirmando cada elogio que fiz a estes reforços.
Entretanto, no final de cada post terei uma “sub-rubrica” com o “bê-à-bá” do voleibol. Alguns conceitos, nomes ou gestos técnicos, para tentar ajudar aqueles que estão menos familiarizados com a modalidade. Espero que seja útil.
“bê-à-bá” do voleibol: Zonas
O campo de voleibol está dividido por uma rede. Cada um dos lados tem uma divisão imaginária de 6 partes, às quais chamamos zonas. Falamos da Zona 1 até à zona 6. Nos comentários aos jogos são muitas as situações que ouvimos que um jogador rematou de zona 4 ou zona 2, sendo isto apenas a zona do campo onde está o jogador.
Termino com uma nota off-Sporting para lembrar a partida, por doença prolongada, de um grande jogador de voleibol chamado Nuno Rocha. Um atleta internacional, contemporâneo dos nossos Roberto Reis, Hugo Ribeiro, Miguel Maia, Kibinho… Foi um dos que muito ajudou à evolução da modalidade e devemos prestar-lhe desportivas homenagens.
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
2 Outubro, 2018 at 23:18
vou ter que ficar acordado até mais tarde, para conseguir digerir este pitéu! 😀
confirmas que jogamos a Supertaça na sexta e no domingo começamos o campeonato, em Espinho?
3 Outubro, 2018 at 7:59
Posso confirmar que sexta é a Supertaça na Póvoa de Varzim e lá estarei a apoiar os nossos campeões.
2 Outubro, 2018 at 23:37
Depois desta dissertação fantástica do Adrien S, fiquei completamente fascinado para começar ver esta equipa jogar, a única coisa pior é fazer a ligação no jogo entre estes grandes jogadores pois não devem ter feito muitos treinos e todos nós sabemos que o conjunto é importantíssimo no Voleibol
2 Outubro, 2018 at 23:39
Muito obrigado pela maneira como explica pormenorizadamente não só as qualidades dos reforços…como ainda o “bê-à-bá” do volei…
Vou ficar a aguardar a crónicas regulares…
SL
2 Outubro, 2018 at 23:43
O Campeonato Nacional começa já domingo?
2 Outubro, 2018 at 23:55
Belo pitéu indeed 😀
No jogo de domingo ainda deu para ver grandes momentos de voleibol por parte do Sporting. Mas a falta de rotinas foi evidente em alguns momentos e perdemos muitos pontos por causa disso. Houve direito a duas toupeiradas no último set senão algum santo estaria para cair do altar 😀
SL e viva o Sporting crl!
3 Outubro, 2018 at 0:02
como equipa ainda não deve funcionar.
vamos sofrer um pouco nos primeiros jogos.
3 Outubro, 2018 at 7:34
Como deves saber, há casos de equipas que nascem dum momento para o outro são criadas e são campeãs logo à primeira.
Eu não estaria preocupado… 🙂
3 Outubro, 2018 at 0:23
Sim, começamos Domingo com o Sporting de Espinho. O jogo é às 15h.
O post já ia longo e, apesar da informação ser relevante, foquei-me mais no troféu de sexta.
SL
3 Outubro, 2018 at 0:30
Excelente post Adrien S., agradeço toda a info e avaliação feita. Verdadeiro serviço publico.
3 Outubro, 2018 at 0:33
Bom serviço, Adrien S..
Aproveito para informar/relembrar que amanhã iniciámos a competição na uefa champions league.
3 Outubro, 2018 at 7:31
??????
Então nós não passamos para a “liga Europa” do volley?
3 Outubro, 2018 at 12:22
Futsal
3 Outubro, 2018 at 0:34
Que bom que é termos um post dedicado ao Voleibol… Muito obrigado ao Adrien e ao Cherba.
A equipa feminina tem 2 ex-treinadoras da minha filha e a melhor amiga dela. 🙂
Subirão de divisão de certeza!
Com certeza irei ver muitos jogos, masculinos e femininos.
SL
3 Outubro, 2018 at 0:35
RIP ao Nuno Rocha
3 Outubro, 2018 at 9:32
Nem chegou aos 40… puta de vida.
3 Outubro, 2018 at 10:18
Triste mesmo! 🙁
3 Outubro, 2018 at 1:47
Este reforço que o cherba trouxe para a tasca começa com um poker isto promete , parabéns .
3 Outubro, 2018 at 2:50
Obrigado pelo excelente serviço! Irei acompanhar com muito gosto.
3 Outubro, 2018 at 6:33
Muito bom
3 Outubro, 2018 at 7:31
Excelente! Obrigado por esta crónica que acompanharei e obrigado pela ideia do “bê-à-bá” que ajudará pessoas como eu, com pouco conhecimento da modalidade, a entender melhor o jogo.
Foram muitas as chegadas, algumas tem aparência de reforços. Vamos ver se o são. Ainda assim, muita gente nova e acredito que estes dois primeiros jogos vão ser mais exigentes pela falta de rotinas.
Como ficou a situação das competições internacionais? A qual vamos? Qual a nossa possibilidade de a discutir?
SL 🙂
3 Outubro, 2018 at 7:54
Vamos disputar a Taça Challenge e não a Champions.
Adversário do Luxemburgo, o Fentange.
https://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=125145
3 Outubro, 2018 at 8:02
Obrigado!
Alguém tem ideia das nossas ambições realísticas para esta Challenge Cup?
3 Outubro, 2018 at 8:00
Grande texto!
3 Outubro, 2018 at 8:17
Excelente post! Mais um aqui que seguirá com atenção. Muito obrigado, Adrien S. SL
3 Outubro, 2018 at 8:52
Serviço Publico este post.
Segundo leio Guillermo Hernan é craque mundial, sem saber o valor do reforço fiquei triste quando ele assinou porque achei que o meu conterrâneo Afonso Reis ia ter menos tempo de jogo mas ficará com 2 “monstros” como professores o que para quem tem 19 anos será top.
Quanto a Nuno Rocha que descanse em paz
3 Outubro, 2018 at 8:58
Excelente serviço e ponto bem trabalhado.
3 Outubro, 2018 at 9:10
Obrigado, Bruno de Carvalho, Presidente legítimo do Sporting Clube de Portugal.
3 Outubro, 2018 at 9:12
E mais importante, para o nosso FUTURO, Legítimo Presidente da SAD.
3 Outubro, 2018 at 9:20
Como assim?
3 Outubro, 2018 at 9:24
Lol.
SL
3 Outubro, 2018 at 9:31
Delírios
3 Outubro, 2018 at 9:47
suores frios
3 Outubro, 2018 at 10:09
Ou talvez não.. 😉
3 Outubro, 2018 at 10:19
Há cenas difíceis de entender…
3 Outubro, 2018 at 9:35
Antes de mais, obg pela info. Brutal.
Muitas entradas fruto de muitas saídas… tenho muita curiosidade em ver ao vivo o Hernan e o Marshal, apesar da idade avançada penso que serão fundamentais na revalidação do título.
Preferia que o campeonato começasse mais tranquilo, mas tb não sei o que vale o Sp. Espinho este ano.
Para já… a supertaça.
3 Outubro, 2018 at 9:46
Excelente post.
Rumo ao bi.
3 Outubro, 2018 at 11:34
Obrigado pelo post
3 Outubro, 2018 at 11:52
Obrigado, boa posta
3 Outubro, 2018 at 12:41
Adrien S. tenho uma pergunta,não vi o jogo contra o Benfica,mas estive a ver um pouco do jogo contra o Fonte Bastardo e fiquei com a impressão que os reforços jogaram pouco.
Actuaram todos neste torneio ?
SL
3 Outubro, 2018 at 16:40
Belo post. Podes explicar também, num post futuro e porque muita gente não sabe, que as posições têm que ser mantidas antes do serviço ser efectuado, podendo as mesmas ser alteradas após o batimento da bola. Ainda assim os jogadores de “ataque” só podem mudar entre eles. O mesmo para os da “defesa”. Daí as trocas de posições que habitualmente se vê quando a bola é batida no serviço.