Como sócio do Sporting entendo ter responsabilidades e direitos. A questão que me faz escrever estas linhas envolve ambas as vertentes da condição que relatei.
Existem vários problemas no futebol português. A maioria é complexa e difícil de resolver. Mas existem outras que apenas não são resolvidas por pura inépcia e laxismo ideológico. Falo dessa praga promotora de valores anti-desportivos que graça pelas televisões, mais particularmente os ditos “debates sobre futebol”, aka “painéis desportivos” ou “programas de paineleiros”.
A fórmula parece ser um “cash-cow” para canais como a CMTV, TVI24, SIC Notícias ou ABola TV. Sei que sabem exactamente ao que me refiro e quase que adivinho que sabem exactamente o que vou dizer sobre estes programas. Na verdade toda a gente identifica o problema que são e o ruído que geraram e vão continuar a gerar na sua proliferação e sucesso de audiências. A sua atracção explica-se de forma tão simples como paradoxal. Se não há polémicas, criam-se. Se não há desacordo, inventa-se. Se não há ódio, estimula-se. A audiência quer ver “sangue”, quer ver agressividade, golpes baixos, difamação e ofensas. Os “coliseus romanos” entram pelas casas dos adeptos e o “circo” derrama clubite, hora atrás de hora, os cifrões dos patrocinadores vão aumentando, o futebol vai empobrecendo.
As várias horas de transmissão destes “shows” não têm qualquer conteúdo sobre desporto, ninguém se debruça sobre a prestação de jogadores ou treinadores, não existe qualquer elogio à qualidade, ao empenho ou ao mérito desportivo. Tudo rodeia apenas um único factor: a polémica. O desporto comentado é o “Ódio Visceral sem Barreiras”, o “Tiro com Cartilha”, a “Maratona de Hipocrisia” e o “Lançamento do Insulto”. Os “paineleiros” não são pagos para “defender o clube” (como muitos dizem) mas sim para tentarem denegrir as posições dos clubes rivais. Não são pagos para debater ou trocar opiniões, mas sim para estimular o recurso ao autismo competitivo, onde ganha quem for mais surdo e insensível a argumentos contrários.
Custa-me dizer isto, mas todos os comentadores sabem bem que estão a contribuir para tudo o que é mau no desporto. Sabem-no, mas aquelas centenas de euros semanais vão chegando para anestesiar algum remoto sentimento de culpa ou vergonha. Como em muitas coisas na sociedade, é mais fácil imaginar que se está a ser pragmático, aceitando o que “outros iriam aceitar” e “antes para mim, que para os outros”. Chegamos então ao ponto em que estamos agora. Todos sabem que urge reduzir o impacto negativo destes “coliseus”, ninguém sabe como. E é aqui que reside a razão deste texto. Eu acho que cada pessoa pode fazer alguma diferença e como comunidade podemos fazer muita diferença na evolução do debate sobre a utilidade ou validade destes formatos.
Não acho que a questão deva ser posta sobre a pergunta “como podemos acabar com estes shows de degredo dialético” mas sim, perguntarmo-nos “o que podemos fazer para reduzir a exposição dos nossos adeptos a esta carga tóxica”. E nesse sentido vejo como a solução mais prática e viável a promoção de um debate o mais abrangente possível dentro do universo leonino, sobre se devem os adeptos do Sporting estar representados nestes painéis e dessa forma viabilizar o formato do debate como “entre os três grandes”. Julgo sinceramente que não cabe ao clube “proibir” ou ”vetar” a decisão de um indivíduo em participar nos programas. Mas caberá sem dúvida aos dirigentes leoninos poder suscitar possíveis consensos entre adeptos e associados.
Resistir à tentação de usar estes espaços para fazer circular informação pró ou contra-spin seria já um resultado significativo, pois sabemos que não só os “representantes” de cada emblema gostam de se sentir aproximados do status quo de cada emblema, mas também que as próprias “comunicações” dos grandes clubes adoram contar com ajudas de ressonância mediática, onde quer que estas possam existir. Muitos dos habituais comentadores leoninos defenderão o contrário do que estou a tentar expressar, invocando a primazia da “real politik” futeboleira, desenhando na poeira do espaço de absurdos a imagem “não podemos ser comidos de cebolada” ou “é esta a realidade e temos de nos adequar à mesma”. Mas eu pergunto: e faz sentido fazê-lo quando sentimos que é a mais errada das opções?
Não teremos já maturidade suficiente para acabar com as “regras de recreio da escola” e deixar de fazer algo só porque “os outros também fazem”? É que tudo isto me sabe a qualquer coisa bastante próxima da parábola de Mark Twain “Never argue with stupid people, they will only drag you down to their level and then beat you with experience” e isso, só não devemos mudar se não conseguirmos. Mas antes de chegar a esse patamar, teremos de tentar. As vantagens serão evidentes, o esforço será proveitoso e racional. Não tenho a mínima dúvida que este não é um assunto menor, tanto quanto tenho a certeza que sermos o primeiro clube a debruçar-se sobre o mesmo, só nos colocará na vanguarda de uma solução que a todos beneficiará.
Concluo com algo que vejo como bastante simples e que gostaria deixar na imaginação de todos: o que o Sporting se deve opor é ao conteúdo e à temática destes programas e não ao formato ou a existência dos mesmos. Falar sobre tudo o que é o desporto, sim (até incluindo as polémicas). Falar só sobre as polémicas e partindo sempre da observação mais especulativa possível, não. Os “inimigos” não são os canais de tv, os jornalistas, o lucro ou as audiências, mas sim a promoção da mentira e do conflito como algo lúdico, de facto, destruindo o diálogo e todos os valores que estão na base e na riqueza do desporto. Basta ver 10 minutos de qualquer um destes programas e no tipo de moderação realizado para se entender exactamente o que está em causa.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
3 Outubro, 2018 at 11:34
Atualmente quem defende melhor o Sporting nestes programas é o Rodrigo Roquete e o Paulo Andrade.
3 Outubro, 2018 at 12:33
Rodrigo Roquete foi de vela…
3 Outubro, 2018 at 14:37
Mas o Pedro Proença não tem estado mal…
3 Outubro, 2018 at 11:43
Já desisti disto Zero Seis.
Esses programas existirão até deixarem de ser moda. Um dia vão deixar de ser moda e nesse dia vai tudo ao ar.
Até lá vão ter atrasados mentais a ver e atrasados mentais lá a discutir.
A CS em portugal, especialmente a desportiva, era capaz de matar uma pessoa só para acompanhar a investigação. Mas já nem a eles culpo…enquanto houver atrasados mentais que alimentam isso…
3 Outubro, 2018 at 12:47
“Nightcrawler”.
Grande filme a expor exatamente isso.
3 Outubro, 2018 at 14:01
Agendado
3 Outubro, 2018 at 14:01
Iep
3 Outubro, 2018 at 11:47
“E perceber que são os programas televisivos que trazem esse lixo tóxico para aquilo que é a sociedade”
Foi o inicio do fim, depois de milhares de horas e noticias com o objectivo claro e inequívoco, destruir o caráter de quem teve a ousadia de proferir a citação acima, feita no local certo, na casa da democracia portuguesa.
3 Outubro, 2018 at 11:50
Depois um gajo mora em Inglaterra e vê o Monday night football com ex lendas como o ferdinand e o Jamie a falar de futebol e das tacticas, movimentos etc e vê quao mau Portugal anda em termos destas programas
3 Outubro, 2018 at 12:06
Eu de futebol só ouço podcasts de futebol tuga (Sporting e outros) e da liga inglesa (Guardian, sky ou 5 live).
Quando deixei de ver na tv programas de futebol ainda ouvi durante um tempo os grandes adeptos e o outro da TSF com o freitas lobo. Desisti pouco depois. Sinceramente a qualidade do conteúdo do que é feito por adeptos ou por jornalistas (suponho que alguns sejam) mas que é feito sem ligações directas à CS é 10 vezes melhor. E ainda há mais espaço para ser ocupado pelos podcasts, assim os portugueses se comecem a habituar mais a este formato…
3 Outubro, 2018 at 12:37
Se fosse só nos programas. Os relatos dos jogos são do mais pobre que existe. Carregados de clubite e más analises. Ver em inglês, espanhol ou mesmo italiano faz muito melhor à alma. Até os brasileiros comentam melhor que nós. Tudo o que envolve gentes do futebol cá, é podre.
3 Outubro, 2018 at 13:21
Migas… experimenta ouvir o relato de um jogo na TV sem olhares para as imagens. A minha profissão obriga-me a estar a olhar para um monitor de computador todo o santo dia. Quando tenho muito trabalho e não posso interromper para ver os jogos, só sei dos golos, porque eles falam de tudo menos do que se está a passar em campo.
3 Outubro, 2018 at 14:48
Muitas das vezes já opto por ver sem som tal o nojo que me provocam, até do Freitas Lobo me fartei. Por isso prefiro não ver, a ouvir um relato.
3 Outubro, 2018 at 14:52
Eu já à uns anos que vejo sem som…normalmente se tiver sozinho tenho musica, acompanhado por um grupo também não faz falta o som.
Só que ficamos sem o som ambiente. Devia era dar para tirar os comentadores e ficar só com o som ambiente.
3 Outubro, 2018 at 11:51
A solução é simples, é não ver tal programas.
Falo por mim, que nos últimos 5 a 10 anos, deixei de ver televisão.
Com os serviços de streaming, esta tudo á distancia de um click e uma “curta mensalidade”.
Hoje em dia uma televisão tem esses serviços incluídos, com um vário leque de marcas, com preços razoáveis.
A malta queixa-se, mas sabe sempre o que se fala por lá…
Aqui na Tasca é sinal disso mesmo.
De vez em quando vejo ali um mais futebol ou prolongamento, mas muito raro.
Não acho que isto vá mudar nos próximos anos.
A cmtv veio para ficar e é líder de audiências, por exemplo.
TVI a mando do “Moniz”, já fez regressar um tal de Pedro Proença, mais um pokemon vaidoso, que foi dado palco no Sporting e agora ganha um “tacho” na tvi24.
Os comentadores na sua maioria estão ali pelo dinheiro e um levantar de ego pessoal.
A cmTV foi buscar alguns “esquecidos”…
Que raio o Otávio Machado precisava desta merda? é tudo uma questão de “dinheiro”, por um trabalho fácil.
Alguém já espreitou o programa da Champions na TVI?
Só vi um cheirinho e ficou apresentado, só falam banalidades e 0 futebol.
Há uma fraca tentativa de copiar a cultura Inglesa, com ex-jogadores no painel, tenho a comentar que há um longo caminho a percorrer…
3 Outubro, 2018 at 11:53
eu não vejo nenhum programa em directo ha muito tempo, as vezes algumas passagens no youtube que apareçem mas muito raramente.
da-me vomitos ver esses programas.
3 Outubro, 2018 at 11:54
eh eh eh… não é querer bater no ceguinho, mas a solução para estas “aberrações” deixarem de existir era fazer o que o outro pedia: “não vejam”. Só assim acabariam. Por não terem audiência, logo, por não gerarem receita. É a ÚNICA solução. A continuarem a existir, claro que o Sporting tem de estar representado. Se já é tão atacado tendo lá quem supostamente o defenda, o que faria se não estivesse. A não ser que todo e qualquer tema relacionado com o Sporting não viesse à baila. Tipo os representantes dos outros dois grandes assinarem um contrato que incluísse uma cláusula que proibisse o tema Sporting.
Mal por mal, onde ainda se consegue ver programas a debater futebol, jogadores e treinadores é na SportTV…
3 Outubro, 2018 at 15:09
ana, o sporting nunca está representado, porque as escolhas dos “representantes” são feitas pêlos produtores dos programas. E eles só querem quem correspondam quer ao formato (roupa suja, mexeriquice, ódio, ruído) quer ao objectivo ( veicular da cartilha do Estado Lampiânico).
Um abraço e Saudações Leoninas
3 Outubro, 2018 at 15:15
errata: deveria ter escrito “por os”, pois , os correctores automáticos, quando se faz a aglutinação da preposição “por” com o artigo “os”, coloca um acento circunflexo, tornando a dita justaposição em filamentos capilares de protecção corporal.
Acho que são mariquices dos correctores gerados no “âmbito” do Novo “Acordo” “Ortográfico”, a que eu chamo de Velho Desacordo (porno)Gráfico.
SL
3 Outubro, 2018 at 18:06
Muito bem falado.
3 Outubro, 2018 at 11:55
Desculpa mas não tenho como comentar não sigo, nem sequer vejo qualquer tipo de programa desses, as vezes nem os da Sporting TV, a minha info passa por alguns vídeos que são postados na net….logo não falo do que desconheço, embora te possa dizer que a razão do meu desconhecimento passa muito por aquilo que escreveste!!!!
SL
3 Outubro, 2018 at 11:56
Educadores do povo estão démodé.
Se o povo gosta dos prolongamentos, dos quintas das celebridades, que fazer?
Continuem a ver, continuem a partilhar.
Siga
(o da foto do meio é o Encarnação Jr?)
3 Outubro, 2018 at 11:58
Esses programas exsistem porque o zé povinho gosta das novelas extra futebol. Vai para lá meter gajos a falarem de táticas e modelos de jogo e audiência acaba. É o povinho que temos e o share €€€ é que manda.
3 Outubro, 2018 at 12:01
Andamos a discutir isto nesta altura? Mas quando o BdC falou nisso era um ditador, um autentico despota! Ou será que ele não se reuniu com todos os paineleiros? Ou será que ele não apelou ao boicote por parte dos adeptos? Ou será que o Inácio, o unico com nivel, não saiu do clube para poder continuar a ser paineleiros de forma legal (já os outros nada fizeram nesse sentido).
A unica coisa que podem alegar é que ele ligou em directo para a cmtv quando não concordou com algo que estava a ser dito (de lamentar, mas um gajo não é feito de ferro).
Não ver programas-lixo é a unica opcão que temos. Discutir o quê nesta altura?
3 Outubro, 2018 at 12:08
Também acho que não tem grande discussão…quem vê continuará a ver (se não parou até agora de ver….), quem não vê já não vê…
3 Outubro, 2018 at 12:07
O Neo ópio do Povo…
3 Outubro, 2018 at 12:11
Ha anos que me deixei de ver estas merdas. Tao interessados em tudo menos futebol e eu gosto é de futebol.
Em Off Miguel Luis e Elves convocados
3 Outubro, 2018 at 12:16
Nos 18 ou nos 20?
3 Outubro, 2018 at 12:20
Nos 20. Mas mesmo assim é uma boa experiência para eles
3 Outubro, 2018 at 12:21
O Miguel Luís está a ficar bastante experiente em estar convocado e acabar na bancada…
3 Outubro, 2018 at 12:23
Mas pode ser que algures surja uma oportunidade…
A julgar por o que tem acontecido ao Mané e ao Diaby…não vai ser fácil…
3 Outubro, 2018 at 12:34
Espero que hoje tenha uns minutos. O Elves deve acabar na bancada.
3 Outubro, 2018 at 12:47
O Mané não entendo porque não recupera o ritmo nos sub23, o regulamento permite 2 até aos 26.
3 Outubro, 2018 at 12:20
Não ver programas desse tipo e os sócios em AG que decidam se querem levantar processos disciplinares a quem lá for “defender” o clube.
Mil vezes um cachecol e uma bandeira do Sporting em cima de uma cadeira vazia para discutir com esses labregos do que aquilo que existe.
Por mim já tinham ido ao charco
3 Outubro, 2018 at 13:53
+1
3 Outubro, 2018 at 14:55
Mas tu podes impedir de um adepto ou sócio do Sporting, ou de que clube seja, de ir a um programa destes?
Não me parece!
3 Outubro, 2018 at 12:22
Estes programas existem porque as pessoas vêem. É tão simples como isto. Seguem o mesmo principio das “Casas dos Segredos” e dos “Big Brother” desta vida.
Tem de ser o povo a acabar com isto, não vendo, mas este povo jamais fará isso.
Depois, podem ser as TVs a acabar com isto. Também têm esse poder. Mas com as audiências que estes programas dão, jamais o farão!
Não se pode colocar as culpas nas pessoas que lá vão e muito menos nos clubes (no geral).
Imaginemos que ninguém do Sporting lá ia… Ia ser bonito o rol de mentiras que diriam sem nunca serem contestadas.
Basicamente está na mão do povo – como tudo – mas as TVs também podem fazer algo para melhorar!
3 Outubro, 2018 at 12:28
O que me preocupa mais que tudo não é a situação do EO, a situação das rescisões e a situação das NRF.
É isso e os resultados desportivos nas diversas modalidades!
O resto são merdas para entreter…
3 Outubro, 2018 at 12:46
As mentiras ditas continuam sem ser contestadas. Para as contestar quem comenta teria de saber tudo o que se passa no dia-a-dia do clube. O único que sabe é o Manuel Fernandes que até tem o desplante e falta de bom senso de meter conversas privadas do balneário cá para fora…
Eu acho que o Sporting poderia tomar uma posição firme quanto a esses programas. Das duas uma, ou se dava ao trabalho de refutar todas as noticias falsas e processar a emissora (sempre que devido), ou escolhia afastar-se da maioria dos “paineleiros” que “nos representam”, através de um comunicado onde deixavam claro que não se reviam em qualquer palavra dos mesmos nem aceita que usem o nome do clube para formatar a opinião pública e fomentar o ódio entre rivais, tudo isto em prol de uma pacificação do futebol português…
3 Outubro, 2018 at 12:30
É uma questão complicada. Por uma lado é óbvio que a utilidade desses programas é nula. Que poluem o ambiente de um futebol já podre e que elevam ao estatuto de “celebridade” personagens pouco recomendáveis, de todos os clubes. Pessoas que vão à boleia de um símbolo histórico e aproveitam para cuspir em tudo aquilo que os clubes representam. Por outro lado, não penso que seja nossa função educar o outro. Os programas têm audiência porque têm todos os ingredientes que secretamente gostamos. “Eu contra os outros, os meus é que são bons, os outros são todos uns cabroes”. E isto tem sido explorado por todos os clubes de forma constante (não somos inocentes aqui). Da minha parte não vejo, os meus amigos não vêem, a minha família não vê. Só compro jornais desportivos em dias especiais, denuncio o que posso e que me parece injusto. Façamos a nossa parte nesse sentido e organicamente estes programas deixarão de fazer sentido para as novas gerações.
3 Outubro, 2018 at 16:12
O problema Maria é que olhamos estes espaços de tv como coisas que são cada vez menos. O seu crescimento e poder na opinião pública é devastador e tiveste um vislumbre disso na recente AG de Destituição no Sporting. O perigo está em ignorar o seu potencial de ganância e achar que “basta não ver”. Enquanto nos remetemos à nossa democracia de entretenimento, as “campanhas” sujas e de desgaste criam uma intromissão na avaliação pública, uma distorção que de forma alguma pode ser desconsiderada.
Nós achamos que só querem mais audiência, pois, e se a forma de ter mais audiência seja manter o Sporting em permanente ebulição. E se um dia conseguirem mesmo fazê-lo? Estaremos assim tão longe? Devemos cooperar com a nossa própria distorção com fins terceiros? Ficam as dúvidas.
3 Outubro, 2018 at 12:34
E nem vamos falar do Manel de Sarilhos… xiu…
Z
3 Outubro, 2018 at 12:36
Aí a culpa é do clube…
3 Outubro, 2018 at 12:40
Concordo. Quem tem cargo no clube não pode estar num programa desses
3 Outubro, 2018 at 12:49
Não tinha saído uma lei ou o que foi que proibia isso mesmo?
3 Outubro, 2018 at 13:27
A lei é punir representantes de clubes que digam certas coisas nas TVs. Diz que o RGS se demitiu do cargo que ocupava no esselbê para poder dizer o que bem queria no Dia Seguinte. Diz que a razão foi essa…
3 Outubro, 2018 at 13:43
Diz que diz só que não
3 Outubro, 2018 at 13:42
Acho que essa lei foi anulada não sei se pela FPF ou se foi mesmo com recurso aos tribunais civis.
Tenho quase a certeza que foi cancelada.
3 Outubro, 2018 at 13:45
Não era “lei”, era um regulamento da Liga.
Recorreram aos civis e foi anulado (e bem, liberdade de expressão e tal).
3 Outubro, 2018 at 12:42
As saudades que tenho do Domingo Desportivo…
De ver todos os golos da jornada, de ver o resumo de todos os jogos da primeira e segunda liga…
De ver os resultados mais importantes das restantes modalidades…
Continuo a achar que um programa deste género, no nosso panorama televisivo, seria líder de audiência sem problema…
Uma coisa deste género não seria possível na nossa TV? Já devíamos estar a fazer parcerias com a Eleven sports para isto…
3 Outubro, 2018 at 12:44
É tão fácil. Não vejo há anos. Há medida que fui ganhando gosto por aprofundar o conhecimento do jogo perdi completamente o interesse nesta parte.
A última vez que vi só existia ainda o da Sic Notícias. Não tem interesse nenhum não se fala de nada que me interesse.
O que era de valor era um programa semelhante ao da premier league (onde comenta o Henry) onde dessem palco aos 8 ou 9 treinadores/analistas/scouts que comentam pela Internet em vários redes sociais e blogs para mostrarem exemplos video de jogadas, fazer analise tática das equipas etc.
Desde que “entrei” nesse gosto pelo jogo em si. Até o Sofrimento nos jogos do SCP passou a ser por motivos diferentes, sofro mais pela qualidade do que pelo resultado propriamente dito.
Nós enquanto adeptos também temos culpa da falta de moral no futebol. Quando o adepto quer é ver destes programas e quando o mais importante é ganhar para enxovalhar o amigo/colega/vizinho à segunda feira é difícil que os dirigentes não sigam estes caminhos pois sabem que se não ganharem (seja como for) e não fizerem barulho para alimentar a fogueira, saltam fora.
Enquanto não for possível a um clube ter mercado e crescer apenas porque apresenta bom futebol e dá gosto perder aquela 1h30m a olhar para o relvado o futebol português não passa da cepa torta.
É isso que acontence desde logo em Inglaterra e Alemanha que têm milhares a ver jogos das divisões secundárias em todos os campos pelo prazer de ver jogar sabendo a maioria que os seus clubes não podem ganhar regularmente.
Eu pessoalmente já quase só vejo os jogos do Sporting na liga Portuguesa fora isso um ou outro jogo de uma equipa mais interessante como o Rio Ave do Ano Passado ou as equipas do Luis Castro. E alguns dos Rivais para perceber o que valem.
Já na Premier league todas as semanas há vários que eu gostaria de ver. Aliás a Premier este ano está super interessante juntando os melhores treinadores da actualidade (Guardiola, Sarri, Pochetino e Klopp) e ainda com várias outras equipas de ideias muito interessantes.
3 Outubro, 2018 at 12:50
Que barbaridade de comentário senhor Miguel então não se pode culpar os filhos de uma grande mãe que vão para esses programas venderem o nome do nosso Sporting , tal judas por 30 moedas , muito antes de BDC ter pedido já eu não via essas merdas , carácter e amor próprio são virtudes que prezo e que faço por passar aos meus filhos .
Atrás de mim virá , quem de mim bom fará .
3 Outubro, 2018 at 14:50
Foi isso que eu disse, ó senhor Marques?
O que eu disse é que é o povo que vê e as TVs, que colocam no ar, quem têm o poder de acabar com isto… Não é a pessoa A ou B, porque se não estiver lá a A ou a B, estará a C ou a Z…
E se o senhor acha que esses sportinguistas são filhos de não sei quem, eu não acho. E não posso dizer o mesmo de si…
A única coisa que o Sporting pode, e deve, fazer é não ter empregados seus neste tipo de programas.
De qualquer maneira, isto, para mim, é um assuntinho…
3 Outubro, 2018 at 13:11
Sportinguista que se preze não pode participar nestes programas.
Tem que ter amor-próprio.
Por isso é que a proposta de BdC, apesar de irrealista e ditatorial, tinha os seus méritos. (no discurso final da AG da alteração dos estatutos)
A permanência de comentadores sportinguistas nesse tipo de programas, naquela fase, foi uma oportunidade perdida para dar uma chapada de luva branca ao futebol português.
Mas percebo bem que os salários dêem jeito…
3 Outubro, 2018 at 13:39
Off
O nosso melhor ciclista está de sai da para a efapel
3 Outubro, 2018 at 13:46
Dramé?
3 Outubro, 2018 at 14:16
Joni 🙂
P.S. O drame depois de perceber que a “bicicleta” era “falsificada” devolveu-a 🙂
3 Outubro, 2018 at 13:47
Isto poderia ser simples. E só não é porque no geral a nossa sociedade está formatada para peixarada.
A culpa é de quem vê. Contra mim falo, pq aqui e ali falhei com o compromisso de não ver nenhum destes programas.
Se faço os possíveis para não ver, resumindo-me apenas a excertos que passam nas redes sociais, tb fico curioso e acabo por ficar interessado apenas e só qd num desses realiy shows à volta do futebol está alguém a defender o clube.
Mas a defender como deve ser. E já me deu gozo ver o RA a entalar o caga tacos como meu de imenso prazer ver o Roquette a enrabar a sangue frio o Jabba the Hut.
Era fã do Domingo Desportivo… isso acabou.
Veja na Premier antigos jogadores a discutir os jogos sempre na vertente desportiva… isso não existe cá.
3 Outubro, 2018 at 13:48
Vai quem quer, vê quem quer.
Só acabava com o da RTP, que sou eu que o pago.
3 Outubro, 2018 at 13:48
Pois…
Neste caso BC “tinha razão”, mas como nem sempre “sabia ter razão”…conseguiu “voltar contra si” todas essas “etars de propaganda”…
Em “nome da liberdade e da democracia”…fazem-se “os piores atentados”…
Precisamente a estes dois baluartes…!
Não vai ser fácil acabar “com estes modelos”…
1º porque os seus intervenientes são pagos “para manter” aquela linha…
Depois porque as próprias estações de TV…devem concluir que quanto mais “baixo e ordinário ” for o programa…mais audiências cativa…
Agora que tudo aquilo é uma “verdadeira trampa”, disso não resta a mais pequena dúvida…
Até um careca fica de “cabelos em pé”, por exemplo ao escutar um Octávio Machado (representante do Sporting…), a arengar às massas da bola…
Ou escutar na mesma TV um André Ventura…ou na TVI24 um Guerra…
Não há duvida…qualquer destes programas “são um autentico atentado”…a nossa sanidade mental…
Para mim, de todos os “paineleiros”, o unico que se pode escutar “sem vomitar”…é mesmo o Paulo Andrade…e nesse mesmo programa, escutar por exemplo o representante dos lampiões…”até causa alergia…”…
Mas como podemos nós, já não digo acabar com isso…mas ao menos, levar à mudança de paradigma…?
SL
3 Outubro, 2018 at 15:38
Não, não tinha.
Porque pediu um boicote à CS e que acreditasse apenas nos canais oficiais como fonte de informação.
Isso é acreditar na Anarquia e apelar ao totalitarismo.
E porque pede para não ver esses “programas”, não porque são uma valente *poia*, mas porque tratam mal o Sporting.
E é aí que ele, e outros que defendem o mesmo, perdem a razão. Eu não vejo a CMtV porque sou contra os conteúdos e linha de programação que seguem. Até podiam ter um programa de 2 horas a tecer elogios ao Sporting, que jamais o veria.
3 Outubro, 2018 at 13:50
Ha não muito tempo atrás, numa alvaláxia perto de nós, alguém pediu aos sportinguistas que deixassem de ver, que deixassem de participar, que se demitissem de paineleuros, que deixassem de comprar. Fez mal. Foi o princípio do seu fim. Os sportinguistas são consumidores de lixo como qualquer outro e aí de quem ouse tirar-lhes esse prazer escatológico!
Aqui entre nós, as polémicas que frequentemente estalam na Tasca estão bem ao nível do que se discute nesses programas. Alguns tasqueiros têm intervenções que fariam deles paineleuros perfeitos para esses programas. Interrogo-me até se os paineleuros não andam por aí…
The truth is out there…
3 Outubro, 2018 at 14:00
Toda a razão Iorda9…
Abr e SL
3 Outubro, 2018 at 13:55
Acrescento, que sei da boca de uma das pessoas que já foi membro do “prolongamento” que a SIC pagava 500 mil euros anuais. É difícil dizer não…
3 Outubro, 2018 at 13:55
Por mim ja tinham acabado todos … nao perco um minuto que seja a ver estas palhacadas …
SL
3 Outubro, 2018 at 13:58
Tenho a certeza que é verdade para a maioria dos tasqueiros, mas, claramente, estes não são uma boa representação dos adeptos portugueses…
3 Outubro, 2018 at 14:12
Difícil perceber porque dirigentes desportivos não podem ir “debater” quando temos autarcas e deputados com direito a tempo de antena para dissertar e opinar.
3 Outubro, 2018 at 14:12
Neste caso sou grato por ter alguma diminuição auditiva. Para ouvir estes labregos em condições, os vizinhos também iam ouvir, lol. Não sigo com áudio nenhum jogo da TV nem nenhum programa. Sempre me irritou os relatos e comentários tendenciosos. Até na rádio me irrita, portanto só ouço as CI pós jogo.
3 Outubro, 2018 at 14:13
Portugal não é uma ETAR a céu aberto, é uma puta de uma lavandaria. Somos um povo que adora novelas com enredos polêmicos, nada a fazer. É continuar a lavar roupa suja em horário nobre. Eu deixei de ver qualquer tipo de programa de debate de futebol porque estava a ficar burro como eles. Prefiro ler comentários do shikabala toda a noite a ouvir o porco guerra 10 minutos a dizer baboseiras. Ambos dizem/comem merda aos baldes, mas o shikabala pelo menos não fica com gosma branca nos cantos da boca… digo eu.
3 Outubro, 2018 at 14:13
Recuso-me a ver um minuto que seja desses “programas” de berraria e anormalidade.
Há anos que deviam ter sido banidos mas infelizmente há quem goste, enchem audiências a dão taxos a medíocres que nunca deram um chuto numa bola e são pagos para ladrar aleivosias.
De lamentar que se tenha terminado em Portugal com o interessante programa Grandiosa enciclopédia do ludopédio ( RTP 3) que era dos poucos que falava de futebol com uma abordagem interessante e gente informada.
3 Outubro, 2018 at 14:13
Continuo com a mesma posição que sempre tive em relação a estes programas….Ausência de qualquer adepto do Sporting, pelo menos mantendo-se estes criérios editorias.
Só lixo!!
3 Outubro, 2018 at 14:34
E Wendell continua lesionado??
FDX
3 Outubro, 2018 at 14:39
Acabar com isto é como acabar com “instituições” como o palito na boca, o fio de ouro no pescoço visto pela camisa com três botões abertos ou o copo de três…
E se fosse só no desporto, ou vá, no futebol, era uma sorte.
Enquanto não se colocar na ordem empresas cujos interesses vão muito aquem do interesse público, o ópio continuará nas ruas e ao alcance de qq um…
Uma televisão que se digna a passar imagens duma violação em sinal aberto permite-se a tudo… Se não tem freio, o cheiro só tende a alastrar.
E se fosse apenas uma TV no cabo, volto a dizer, já não era mau…
3 Outubro, 2018 at 15:19
Para mim é acima de tudo uma questão cultural e depois, financeira!! E não iremos sair disto tão cedo… TVs, rádios, jornais… A antena 3, por exemplo, numa rubrica “portugalex” passou meses a falar de forma consecutiva, sempre com escárnio e maldizer, claro, sobre o Sporting e BdC… Sobre o Carnide e o orelhas, que tanto havia para dizer…nunca ouvi… Vejo esporadicamente um ou outro programa, mas sempre à posteriori, se ouver algo com interesse para ver ou ouvir. Ultimamente, com vauchers, mails, toupeiras, mala ciao e afins… vejo o Porto da bancada à 3a feira …! Mas não tenhamos ilusões, a esmagadora maioria desses órgãos de comunicação estão e sempre estiveram ao serviço do carnide e acentuaram esse modus operandi com esta direção do orelhas, aquando da criação dos directores de comunicação, iniciada por João Malheiro e que teve o seu apogeu com Mr Burns!!
3 Outubro, 2018 at 15:29
Talvez pelo facto de não ter televisão, torna-se mais fácil para mim escolher o conteúdo que quero consumir. Durante a semana vou vendo/ouvindo os programas de que gosto relacionados com o futebol/Sporting. Eu não tenho nada contra esses programas, nada, simplesmente não vejo. Zero Seis caga para essa merda. Ainda hoje almocei sozinho a ouvir a malta do Sporting 160 a falar sobre Sporting. Sobre o grande Sporting. Esses programas de que falas são como o Big Brother, ninguém via ninguém via mas ninguém se calava com aquela merda. Viva o Sporting!! Sempre!!
3 Outubro, 2018 at 17:51
Vou ser polémico.
Não há problema nenhum em ver estas merdas.
O problema é levar aquilo a sério!
E comer o que servem lá!
Digo isto mas nao vejo nada dessa merda.
Mal tenho tempo para a tasca quanto mais para perder a vida nisso.
Mas gosto muito de ver alguns memes e cortes que blogs afectos ao SCP passam.
O que me rio…
Depois “choro” , quando penso que há povo que come aquilo em vez de ver aquilo como comédia.