A pergunta dá título a um artigo do Goalpoint, onde se analisam as prestações do camisola 8 leonino. Depois de uma época onde foi o jogador mais em destaque no campeonato nacional, Bruno Fernandes está longe da influência demonstrada e, diversas vezes, damos por nós a vê-lo falhar passes que normalmente não falharia. O próprio jogador, inclusivamente, já utilizou a sua página de Instagram para dar conta da frustração que sente pelo decréscimo de qualidade das suas exibições.
A questão não pode ser contornada: Bruno Fernandes não se está a exibir como na época passada, mas estará assim tão em baixo de forma? Será justo afirmar que o médio está a ter um percurso assim tão abaixo das suas possibilidade? Em que pormenores o seu futebol perdeu qualidades? A sua influência no futebol leonino perdeu peso?
Os números mostram, de facto, um Bruno Fernandes diferente. Porém, há factos ligados ao colectivo sportinguista que explicam este menor fulgor do médio. Menor, mas não ao ponto de se poder afirmar que está a fazer uma má época. Não está. Só que ninguém joga sozinho e há questões de estilo colectivo a afectarem o que o jogador faz nas quatro linhas.
Para já, um olhar sobre os principais números de Bruno Fernandes nestas primeiras sete jornadas, em comparação com os das primeiras sete de 2017/18 e os totais da temporada passada.
O médio acaba por ser “vítima” da forma de jogar do Sporting, necessariamente diferente com José Peseiro em relação ao que era com Jorge Jesus, por diversos factores, como a filosofia de jogo do treinador e os jogadores que tem à sua disposição. Ao internacional português é pedido que seja uma espécie de “patrão” de toda a manobra ofensiva da equipa, perdendo, no processo, a liberdade de ocupar espaços mais à frente no terreno, numa clara ligação ao ponta-de-lança que parece perder-se neste momento – algo que abordarei mais à frente.
Importante, para já, perceber onde Bruno está diferente e, analisando a tabela acima, o cenário começa a ganhar forma. Por esta altura de 2017/18, o jogador já levava cinco golos, contra os dois desta temporada, é certo, mas a principal diferença nem é essa. O médio já conta uma assistência, faz mais passes para finalização do que anteriormente e até o número de ocasiões flagrantes é semelhante à média da época passada. O problema parece estar nas expectativas criadas com o arranque de campeonato passado, no qual o jogador arrasou em golos, remates, taxa de conversão dos mesmos, a forma fácil como os enquadrava (de dentro ou de fora da área) e como os colocava longe do alcance dos guarda-redes. Isto tudo advinha do facto de Bruno jogar bem mais próximo da baliza adversária, ainda que ao longo da prova esses números tenham “normalizado”.
A “frustração” do internacional português, e dos adeptos, tem sustentação na menor inspiração do atleta no momento do remate – muito por culpa de jogar um pouco mais longe da baliza contrária -, não pela quantidade, mas pela qualidade. Bruno tenta o remate praticamente com a mesma frequência de outros momentos, mas com menor eficácia, com especial destaque para os disparos colocados aos ângulos superiores, que se cifram em… 0%, ou na taxa de conversão dos remates (9,1%, em comparação, por exemplo, com os quase 28% das primeira sete rondas de 2017/18).
O aumento dos maus controlos de bola apontam para uma menor confiança do jogador e o facto de terem diminuído bastante os passes curtos para desmarcação sustenta a ideia de que Bruno Fernandes integra-se bem menos nas acções ofensivas junto às áreas contrárias.
Ninguém joga sozinho e a qualidade de quem o acompanha ou está ausente, neste caso nos momentos de finalização, acaba por afectar o rendimento do português. Falo de Bas Dost, que apenas completou duas jornadas até ao momento no campeonato, com dois golos marcados. Deste então, o desempenho do próprio Bruno Fernandes tem vindo a cair. Coincidência? Não creio.
No final de 2017/18, olhámos para os “parzinhos” da Liga NOS, nos diversos momentos de jogo em que pares de jogadores mais interagiram durante a época em variáveis fundamentais. Numa dessas análises, relativamente às assistências, e como pode constatar na infografia acima, Bruno Fernandes ofereceu a Bas Dost seis dos golos que este apontou, sendo a interacção mais elevada no campeonato passado, a par de Ricardo Horta – Paulinho, no Sp. Braga.
Tal ganha mais relevo pelo facto de, à sétima jornada, Bruno Fernandes ser o terceiro jogador na Liga com mais passes para finalização por 90 minutos, nada menos que 3,2 – apenas atrás de Pizzi e Alex Telles -, mais do que registava por esta altura de 2017/18 (2,1) e que no total da temporada passada (2,3). A variável “passe para finalização” define o acto de proporcionar a um colega uma situação de finalização, pelo que a transformação deste movimento em “assistência” depende muito da qualidade com que o colega de equipa finaliza. E aqui, a ausência de Bas Dost por lesão assume um peso relevante e explica em grande medida o facto de Bruno Fernandes registar apenas uma assistência para golo nesta fase. Golo, aliás, apontado por… Bas Dost na primeira jornada, no triunfo por 3-1 em casa do Moreirense – onde Fernandes também facturou.
Em suma, Bruno Fernandes está diferente, sim, mas a meu ver devido à diferente missão que a si lhe é atribuída por José Peseiro e à ausência de Bas Dost como “parceiro” ideal para concluir com qualidade a boa quantidade de passes para finalização que o médio produz por partida. A falta de confiança de Bruno na altura do disparo, consequência de todos os factores expostos acima, acaba por afectar bastante a sua eficácia de remate, pormenor que, esse sim, justifica os reparos dos adeptos e dos próprios. Acredito que, com o regresso do holandês, o desempenho do português sofrerá um “boost” considerável. Porque um jogador com a qualidade de Bruno Fernandes não desaprende simplesmente de jogar.
11 Outubro, 2018 at 18:29
whiskas…. saqueta…. whiskas…..
Aos meus olhos está bem diferente…. chega atrasado a 95% das disputas, mais vale nem ir… joga mais “acima” no terreno… e é menos influente na manobra ofensiva, quer defensiva….
Portanto….
whiskas…. saqueta…. whiskas…..
11 Outubro, 2018 at 18:31
Eu, que acho o traidor Fernandes um ser humano execrável, como os restantes traidores, considero que, desportivamente, ele é o menos culpado.
1/ Peseiro não faz puto ideia onde ele rende mais, que é a 8 como bem sabemos;
2/ mesmo jogando mais adiantado poderia ter um rendimento desportivo muito superior, no entanto ter atrás de si jogadores que são uns tamancos e fazem a bola “chorare” não ajuda
3/ a solução:
3.1/ colocar o jogador a 8;
3.2/ caso não queira essa opção, escolher um 6 com perfil, e só temos o Petrovic e um 8 tipo Wendell ou no limite o Misic (que é um dos médios que chuta melhor de fora da área) ou o traidor Battaglia.
NUNCA podemos jogar com dois cepos na zona central, isso é certo, como aliás se comprova.
Portanto, não. Não considero que traidor Fernandes seja o maior responsável pelo “apagão” exibicional.
De salientar ainda que desde que Gudelij assumiu a titularidade passamos a jogar, ainda, pior.
É necessário acções urgentemente.
11 Outubro, 2018 at 18:53
” um ser humano execrável, ”
Oh Sir isto não é um bocadinho forte demais ? Diga-nos lá o que é que sabe do homem extra futebol pra classificá-lo assim .
11 Outubro, 2018 at 19:03
Quem faz o que ele fez ao meu Sporting é, e será, sempre assim catalogado.
Há coisas que, para mim, não são negociadas.
11 Outubro, 2018 at 19:04
E já estou a passar ao lado, como diz Nani, do “Jogador-treinador-presidente”…
Não puxes muito o assunto, Pacheco.
11 Outubro, 2018 at 19:33
Dos que rescindiram diria que é o que tem mais circunstâncias atenuantes.
11 Outubro, 2018 at 21:04
fodaseee…. então porquê??? elucide sfv.
12 Outubro, 2018 at 9:39
A unica atenuante deste FDP é que não foi formado no clube…. de resto não passa duma puta que traiu o clube e os adeptos na primeira oportunidade que teve…. e depois deixou de ter tomates para sair e voltou com contrato melhorado.
Assim pode continuar a cocar os tomates (se os tiver) e daqui a uns meses dá de frosques.
11 Outubro, 2018 at 21:53
Trata-te!
11 Outubro, 2018 at 21:22
Traição a quem o foi buscar a Itália e tornou um desconhecido num “ídolo”
Um FDP na linguagem de Rua.
Aquele gajo que por mais amigo que seja… depois desse dia… deixa de o ser.
Sabes o que é isso?
Então é porque és muito novinho.
Lá chegares.
Já o que ele fez ao Clube nem tem adjectivos.
A braçadeira … irá estar naquele braço enquanto o presidente for o que dá o exemplo.
12 Outubro, 2018 at 5:05
Ah ah ah…
Mão aberta no cú mas não faz mal, o sr é de boas famílias….
11 Outubro, 2018 at 18:40
Melhor jogador do Sporting por alguma margem.
Em forma não esta.
Se calhar não esta a aguentar a pressão e a braçadeira também pesa e não lhe assenta bem.
Há dois jogadores que para mim têm que ser cobrados pelo bom e mau do futebol do Sporting.
1° Bruno Fernandes.
2° Nani.
O 1° tem estado a um nível fraquíssimo, facto.
Gostei das palavras que teve na altura da volta, mas falta a importante resposta dentro de campo.
Não nos podemos esquecer que este rapaz rescindiu, ora aqui uma pressão em fazer tudo bem, para “calar” quem foi contra.
Também poderia entrar na questão do Peseiro.
Mas vou deixar para outros.
11 Outubro, 2018 at 20:19
Dost
11 Outubro, 2018 at 21:39
Raphinha vai acabar a época mais bem cotado que o BF, principalmente se o Pe0 continuar até ao fim da época
11 Outubro, 2018 at 18:48
Segundo uns, ele joga pior porque joga com os bolsos pesados. Segundo outros está em má forma. Para mim, ele simplesmente não percebe o que o limitado do Peseiro quer, alia-se a isto o facto de ele querer ser responsável por tudo: presidente, treinador, jogaodor, team manager….e pufff….está aí o resultado.
Se para vermos um bom jogo dele tivermos que esperar pelo Bas Dost, então estamos lixados….
11 Outubro, 2018 at 18:49
Culpar este traidor …..culpados …..quem lhe aumentou o ordenado e quem contratou este treinador fraquissimo e tmb não nos podemos esquecer do fivelas….assumiu a presidência e manteve este enormíssima treinador……está fivelas a pensar no título?????não acredito.
11 Outubro, 2018 at 18:49
Principal culpado é sem duvida Peseiro. Este “esquema” em que jogamos não beneficia ninguém.
11 Outubro, 2018 at 21:25
O principal culpado … para mim ainda são na sua maioria os Sportinguistas.
11 Outubro, 2018 at 18:50
Hum… estou a ver onde o burro fernandes foi aplicar parte do dinheirinho extra que ganhou com o regresso…
O Cherba perdeu aqui uma oportunidade de ouro de ganhar uns trocados. Mas isto a continuar assim não vão faltar oportunidades para a blogosfera lavar a face ao Sporting.
11 Outubro, 2018 at 18:57
Um dos nossos melhores jogadores.
Pode e sabe fazer melhor, mas vejo-o a dar tudo em todos os lances.
Não rende mais por causa do otário do Peseiro e do seu sistema tático.
11 Outubro, 2018 at 19:29
Acho que é um problema (P0) que acaba por prejudicar não só o Bruno mas também Bataglia, gudelj e até Wendell…mas este último é mesmo por não jogar…
11 Outubro, 2018 at 20:23
A bola pouco lhe chega e em más condições.
O Mathieu ainda era o que melhor o servia.
11 Outubro, 2018 at 21:26
Quem é escolheu Peseiro?
11 Outubro, 2018 at 21:36
Quem escolheu o Peseiro? Foram os filhos da puta que suspenderam a democracia e tomaram conta do clube.
11 Outubro, 2018 at 21:56
A direção anterior era muito democrática, era…
12 Outubro, 2018 at 5:07
Ó burro do caralho, tão democrática que foi destituída.
12 Outubro, 2018 at 16:41
O teu comentário apenas prova que não compreendes aquilo que lês…
12 Outubro, 2018 at 9:42
A democracia é ir a votos constantemente, não é tomar o clube de assalto e aldrabar as eleicões. Não é demitir-se e 48 horas decidir que afinal não se demite. Não é tomar decisões de gestão corrente que prejudicaram severamente o clube, com os resultados que estão à vista de todos.
Infelizmente em democracia estupidos e inteligentes votam e contam na mesma proporcão, porque se não fosse assim o Sporting nunca teria acabado.
12 Outubro, 2018 at 16:43
Estás como o Lourenço. Não consegues ler para além das palavras em si mesmas.
11 Outubro, 2018 at 18:58
Onze inicial de Portugal.
Rui Patricio, Cancelo, Pepe, Ruben Dias, Mario Rui, William, Ruben Neves, B.Silva, Pizzi, Rafa e André Silva.
11 Outubro, 2018 at 19:31
Quê?
11 Outubro, 2018 at 19:00
Após 40 anos a ver futebol, tendo eu próprio feito todo o percurso de camadas jovens num clube competitivo, confesso que ainda sinto um certo misticismo à volta desta coisa da forma. Ainda não percebi muito bem o que é, na verdade. Percebo o cansaço acumulado e as lesões crónicas que, à medida que a época decorre, vão reduzindo a capacidade de dar o litro. Mas a forma, essa entidade misteriosa que parece explicar porque é que um jogador joga bem ou mal… não sei. E depois há aqueles gajos que estão sempre em forma, nunca jogam mal… e há os Castaignos a quem a forma nunca pega, mesmo quando marcam 4 num jogo…
E depois também há treinadores que sabem exactamente o que pedir a cada jogador. Treinadores que colocam a inteligência ao serviço dos recursos disponíveis em vez de martelarem os recursos até eles encaixarem na sua visão reduzida e redutora, ao ponto de perderem identidade e qualidade. É isto que penso da forma. Do BF e de outros…
11 Outubro, 2018 at 19:45
Acho que “a forma” está de algum modo relacionada com a questão mental de cada indivíduo…conheci bons jogadores de futebol que em determinada altura tinham o tal “abaixamento de forma” (era assim que a coisa era tratada) o problema não era, aparentemente, de cansaço fisico, não tinham qualquer lesão, mas acontecia… por vezes o treinador tinha mudado e tinha outra ideia de jogo em que eles, apesar de poderem até continuar a jogar na mesma posição eram obrigados a efectuar movimentacões diferentes…ou então eram colocados em posições diferentes vê isso criava-lhes maiores dificuldades…outros pura e simplesmente não entendiam o que o treinador pretendia deles… Uns acabavam por se conseguir adaptar e superar o tal abaixamento…outros pura e simplesmente iam para o banco e em alguns casos até da convocatória acabavam por sair…
11 Outubro, 2018 at 20:22
Boa e má forma, pondo de lado os índices físicos que têm grande importância, tem a ver com confiança. É diferente um gajo estar bem psicologicamente, estar confiante, e ao arriscar as coisas saem sempre bem e estar sem confiança e ao tentar uma simples ação como um passe, um drible, uma receção, as coisas não saem bem.
11 Outubro, 2018 at 21:29
A consciência do Bruno … tenho a certeza que o faz chutar para as nuvens, quando o ano passado eram meio golo.
A forma da nossa consciência tem muito peso no dia a dia.
11 Outubro, 2018 at 21:58
Se assim fosse, o Orelhas já estaria a fazer de sacristão num qualquer estabelecimento prisional…
12 Outubro, 2018 at 5:07
Orelhas, não conheço, joga onde?
12 Outubro, 2018 at 8:53
Olha que não falta muito.
Se és amigo dele, podes lhe dar o recado.
11 Outubro, 2018 at 19:11
O dia em que este gajo sair do clube e deixe uns milhões acima do que custou vai ser um dia feliz
Z
11 Outubro, 2018 at 19:13
Vai ser um dia ainda melhor para ele com a percentagem do passe que tem.
11 Outubro, 2018 at 19:33
Game Over!
11 Outubro, 2018 at 21:30
Pode ser que lhe cause uma indigestão?!
12 Outubro, 2018 at 9:47
Mesmo que saisse a custo zero…. esta puta só prejudicou o clube desde que voltou…. e mesmo antes de sair, fodeu o segundo lugar e a taca de Portugal.
Tudo isso apenas para derrubar a direccão do clube.
Quando a SAD for vendida espero que alguem analize quem meteu dinheiro ao bolso…. porque este tipo de jogador mais parece continuar a querer levar o clube para a ruina, para se poder justificar a tal venda da SAD a fim de se “salvar o clube”.
11 Outubro, 2018 at 19:16
O brasileiro Raphinha sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e é baixa garantida para o próximo jogo do Sporting, com o Loures para a Taça de Portugal, correndo também o risco de falhar o jogo com o Arsenal, em Alvalade, para a Liga Europa.
O extremo fez um exame que detetou a lesão, que o coloca na lista de baixas da equipa de José Peseiro, que inclui ainda Bas Dost e Mathieu, que fazem tratamento, bem como os guarda-redes Salin, que continua em repouso absoluto após a lesão sofrida na cabeça durante o jogo com o Portimonense, e Luís Maximiano, que está em fase de reintegração no treino de forma progressiva.
11 Outubro, 2018 at 19:28
Quando o gajo de alto performance chegar os nossos jogadores vão ser uns super-heróis…..
11 Outubro, 2018 at 19:29
É rescindir com o Peseiro por deficiente preparação física
11 Outubro, 2018 at 19:31
Dele?
11 Outubro, 2018 at 19:35
Obvio. A filha ta bem preparada
11 Outubro, 2018 at 19:32
Peso a mais… Nos bolsos.
Menos peso no carácter…
Natural a baixa de forma…
11 Outubro, 2018 at 19:37
A forma que mais desejo ao BF é a forma ausente… Dele! Do Sporting!
Esta Roma não paga a TRAIDORES.
Daqui não levas nada.
Mete o barril de dinheiro e a percentagem do passe no cu e desaparece.
Mercenário FDGsissimaP.
11 Outubro, 2018 at 19:37
Bruno Fernandes irá ser o MVP deste campeonato, quando mudarmos de treinador (ou talvez não). É preciso é pô-lo no lugar certo!!
Agora quero fazer uma aposta… o ruben Dias vai ser expulso hoje… quem aposta??
SL
11 Outubro, 2018 at 19:40
Eu como tal com o Sir acho o ser execrável ele é os outros traidores , mas tenho que dizer o que tenho visto e ele bem pelo contrário não está assim tão em baixo de forma vejam o jogo no Algarve de novo e não tirem os olhos do retornado para repararem as piscinas que ele fez para fazer a compensação do Ristoviski esse sim lento sem forma subia e não descia . O que falta é um treinador com olhos na cara para ver o que se passa em campo .
12 Outubro, 2018 at 5:09
Nao etsa em baixo de forma, apenas, pelos três jogos que vi, nao esta a jogar um caralho.
E estou farto de o ver tentar marcar o golo da jornada… Relaxe um pouco
11 Outubro, 2018 at 19:42
A UNIÃO LEONINA
CRÓNICAS DE UM GRANDE LEÃO – Nº 1
Saudações Leoninas,
Para o início destas crónicas na página da “A Turma do Fisgas”, quero primeiro que tudo agradecer ao “Fisgas”, pelo convite que me endereçou, para ir deixando por aqui algumas palavras sobre a vida do nosso clube e sobre o futebol em geral.
Como “Grande Leão” que me auto denomino, acredito que aqui poderá ser o espaço ideal para deixar e partilhar com o Mundo Sporting, alguns dos meus pensamentos, ideias e desabafos, que não posso (por questões pessoais e profissionais) deixar nos meus espaços, onde seria facilmente identificado e quiçá prejudicado.
Quem daqui vos escreve, é Um Grande Leão.
É alguém que aprendeu a amar o Sporting Clube de Portugal, desde muito cedo.
Alguém que viveu o clube por dentro em várias vertentes e que conhece bem a realidade, não só do clube, bem como do futebol em geral.
Alguém que a grande maioria dos Sportinguistas conhece (ou reconhece) e que no geral é respeitado pelo seu amor ao nosso clube.
Não sou Brunista e muito menos Sportingado.
Sou do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e não admito a ninguém que me diga ou que diga de mim o contrário…
Não sou daqueles que diz que “sou mais Sportinguista do que os outros”.
Isto porque para mim devemos e deveríamos ser todos iguais ao nível do amor, fidelidade, dedicação e empenho por este clube.
E por isto, também posso dizer-vos que eu sou um leão que não acredita neste tipo de ofensas que se fazem de forma gratuita.
A adjetivação e a colocação deste tipo de rótulos, são o início do fim do nosso clube, e um dos fatores que contribui para nos fazer ganhar muito menos vezes do que os outros.
Quando eu era miúdo, passava fins-de-semana em Alvalade a ver jogos das várias modalidades e escalões.
Naquele tempo, aprendi que ser do Sporting era ter sempre alguém do meu lado para lutar. Ser Sporting não se ensina. Sente-se. Acredita-se.
E naquele tempo, fizeram-me acreditar que em TODOS os leões, eu podia confiar.
– “Somos do Sporting. Somos todos família!”
Vezes sem conta ouvia estas frases.
Naquele tempo, não nos importávamos de não conhecermos quem estava ao nosso lado, quando era para ser colocado nas cavalitas de alguém que eu não conhecia, quando era para ter sempre ao meu lado um companheiro de diálogo sobre as incidências dos jogos, quando era para ficar madrugadas inteiras acordado a pintar/preparar coreografias nas claques ou quando era para termos de meter os lampiões, e os tripeiros a correr à nossa frente, sempre que eles (sempre sem sucesso!), nos tentaram fazer frente.
Naquele tempo nada importava, tudo era na boa. Tudo era tranquilo.
Porque éramos todos uma família! E que saudades eu tenho daquele tempo.
O Fisgas não sabia, quando me convidou, mas eu tenho um grande defeito.
Eu não consigo escrever só com meras palavras. Só sei escrever com sentimentos transmitidos em palavras.
E, neste momento, estou a escrever este texto, e as lágrimas escorrem-me pelo rosto, pela tristeza que sinto…
Porque me lembro do quão desunidos e desligados estamos uns dos outros…
Porque me lembro dos comentários que já li e ouvi, de gente que se diz SPORTING, a dizerem tanto mal de GRANDES SPORTINGUISTAS que estão neste momento com as suas vidas arruinadas, depois do que se passou em Alcochete, e de tudo o que se seguiu, orquestrado por uma justiça comprada, por uma imprensa falaciosa e por uma máquina de poder instalado, comandada por membros da maçonaria, pela lampionagem e por tudo o que é anti-Sporting e se regozija com as nossas derrotas.
Para mim, o Sporting Clube de Portugal não é isto que temos hoje.
Não são estas guerras de interesses e de interesseiros, e esta constante divisão que acontece entre nós.
Isto tudo acontece, fruto daquilo que é a realidade atual da nossa sociedade.
Uma sociedade muito diferente daquela que existia nos tempos da nossa Fundação.
Uma sociedade cada vez mais sectária e egoísta. Uma sociedade onde as pessoas só olham para si próprias e para os seus interesses pessoais. Onde as pessoas não têm compaixão, dedicação, solidariedade, união e são completamente desprovidas de amor pelos outros, e muito menos por uma causa maior como é o GRANDE Sporting Clube de Portugal.
E eu só pedia que o Sporting, nestes campos, fosse diferente, e não fosse um reflexo da sociedade…
Isto tem reflexo também nas nossas claques, começando logo pela mais antiga e maior de todas, onde as guerras são constantes, e estão retratadas de forma pública, com os exemplos dos “pretos” a acusarem os “carecas” e dos “carecas” a apontarem o dedo aos “pretos”.
Senão vejam só este trecho de uma música dedicada a um líder de uma claque:
– “Correste à pancada o racista, és um orgulho Sportinguista!”.
Naquele tempo, no tempo que eu aprendi a amar e ser SPORTING, isto era uma frase impossível de ser dita, quanto mais escrita e cantada numa música associada ao Sporting…
Um Sportinguista, a orgulhar-se de ter “corrido à pancada” outro Sportinguista?
E fazê-lo, só por este ter visões/perspectivas diferentes do mundo das suas?
Naquele tempo? Nunca!
Não sou racista, não sou “preto” nem sou “careca”. Sou do SPORTING.
E não misturo as coisas como muitos hoje em dia tendem a fazer.
Para mim, o único grande defeito (ou falta de qualidade) que uma pessoa pode ter, é não ser SPORTING e não amar o meu Sporting Clube de Portugal.
Mas, reflexo da sociedade moderna, que setoriza a população, da mesma forma que nos tempo da monarquia se sectorizava a nobreza, o clero e o povo, o Sporting hoje é isto.
E infelizmente já o é há algum tempo.
E atenção, isto não acontece só por culpa do Bruno, do Godinho, ou de quem for.
Isto é culpa de TODOS NÓS! Todos os que deixaram que certos poderes e interesses pessoais fossem sendo instalados dentro da nossa casa e se superiorizar-se ao Sporting Clube de Portugal.
O Sporting Clube de Portugal, está, aos dias de hoje, tomado de assalto.
A maçonaria, é quem manda no nosso clube. Frederico Varandas, foi o escolhido pela maçonaria para que estes tenham o clube controlado. Interessa aos interesses do país e da maçonaria que assim seja.
Têm dúvidas disso? É simples.
Vão google e façam uma simples pesquisa: “Rogério Alves – Maçom”.
Nos resultados, terão a oportunidade de verem a quantidade de textos, notícias e artigos que vos aparecem, associando o nosso atual presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting à maçonaria, e daí podem tirar as vossas conclusões…
Revejam as imagens do dia das ultimas eleições, e lembrem-se da quantidade de velhos maçons que apareceram para votar, alguns até em cadeira de rodas e muletas, para fazerem Frederico Varandas (o candidato da maçonaria) vencer com os votos do velhos maçons e João Benedito perder com os votos da grande maioria dos associados do Sporting Clube de Portugal.
A minha opinião é simples, hoje temos no Sporting, uma pessoa que está à frente dos destinos do clube, como presidente do Clube e da SAD, mas que não manda nada ali.
Quem lá manda é outra pessoa. A pessoa que está ligada à maçonaria.
A pessoa que a maçonaria quer que controle o nosso clube. E quando essa pessoa, é a pessoa que representa todos os sócios… será que somos e queremos todos ser maçons?
O que eu queria era ter um Presidente da MAG e do CD que respeitasse e unisse verdadeiramente o SPORTING. E poderia começar por contratar um treinador que fosse consensual e desejado por todos os Leões. Um treinador que nunca tivesse falado mal de nós. Que fosse respeitado por nós. Que fosse SPORTING. E que não fosse adepto do nosso rival, como é o caso deste “Zé” que está à frente da nossa equipa principal…
O que eu queria era ter um Presidente que fosse buscar para o nosso clube, pessoas que amem o nosso clube e as colocasse a trabalhar lá.
Uma vez, falei com um ex-jogador nosso, um grande campeão (por respeito não vou referir o nome).
Encontrei-o por aí, com um trabalho comum, como tantos outros cidadãos.
Reconheci-o e meti conversa com ele. Disse-me que não estava no Sporting porque o Sporting nunca mais se lembrou dele. Doeu-me a alma ao ouvi-lo falar, com saudade, dos tempos que viver no nosso clube e de tudo o que ainda tinha para nos dar. Depois de tantos títulos que nos deu, o Sporting não quis aproveitar tudo aquilo que podia capitalizar com ele. Nem que fosse para ensinar aos nossos miúdos o que era o Sporting. Nem que fosse para andar a entregar o correio. Aquele homem, na minha opinião, por tudo o que nos deu como atleta, tinha de trabalhar no Sporting. Mas como ele há mais…
Hoje em dia, se vamos a Alcochete é muito fácil por lá encontrar “putos lampiões”, saídos das faculdades e armados em engenheiros futebolísticos, sem paixão pelo clube e a trabalharem por lá com os nossos miúdos, sem lhes conseguirem passar os nossos valores tão essenciais…
Por isso é que depois levamos com as facadas que levámos, como as mais recentes de termos de ver tantos jogadores formados em Alcochete, a quererem sair à força do clube (Rui Patrício, Gelson, Adrien, Rafael Leão, Podence, entre outros…), quando o que faria sentido – se fossem bem educados e ensinados – seria, todos eles, não abdicarem do nosso clube por nada deste mundo…
Mas para isto, primeiro, teriam de ser os Sportinguistas a mandar no Sporting, e não a maçonaria, paus-mandados ou as “elites”…
Pessoas de bem? A única coisa que o Sporting precisa é de amor!
É o que vejo. É o que sinto. É aquilo em que acredito.
Nos dias que correm, dói-me o coração, porque o SPORTING NÃO É ISTO!
SPORTING SEMPRE,
Um Grande Leão.
11 Outubro, 2018 at 19:47
Longo mas bom.
11 Outubro, 2018 at 20:02
Emotivo mas não menos lúcido e esclarecedor!! Obrigado!
11 Outubro, 2018 at 20:08
Há uma grande diferença entre os que AMAM o Sporting, e os que SÃO do Sporting.
11 Outubro, 2018 at 21:11
Caro consócio, li o teu comentário/post do princípio até à última letra e a única coisa que tenho a dizer é que estou completamente ao teu lado!!!
Mete-me um nojo medonho a maçonaria que, na sombra da fraternidade/liberdade (e não sei quê mais) têm uma ganância de controlar tudo e todos; são uns dos cancros deste pobre País!!!
Vamo-nos livrar desta “doença!!!
Abraço e SL
11 Outubro, 2018 at 21:19
O SPORTING não é isto!!!
Nem mais
11 Outubro, 2018 at 22:04
Isto sim, é ser SPORTINGUISTA!
Parabéns, caro Fernando!
11 Outubro, 2018 at 23:30
Partilho muito desta visão. Alguns pontos de discórdia. Não acho que aqueles que foram a Alcochete o fizeram pelo clube. Boas intenções não ilibam de práticas criminosas. E não seriam propriamente as pessoas nas quais colocaria as minhas mãos no fogo.
Custa muito ver a mística leonina desvanecer. A ideia de um Sporting corporate, para tudo e mais uns quantos mandarem, tem de ser erradicada. E não com este palerma a presidente que vamos lá.
Sporting Sempre!
11 Outubro, 2018 at 23:59
Mamarem
12 Outubro, 2018 at 9:07
Grande Leão, tudo se iraresolver… basta a gente queres!
“A única coisa que o Sporting precisa é de amor”
O Amor exacerbado torna o Ódio também ele desiquilibrado.
Temos todos de encontrar rapidamente esse equilíbrio.
Uma grande vitoria irá sanar muitos dos nossos actuais problema!
12 Outubro, 2018 at 9:54
Bom texto, excepto que o sobrinho não deve ser da maconaria…. o preto nem deve saber o que isso é.
O Sporting foi tomado de assalto por duas pessoas: sobrinho e ricciardi.
Tudo o resto são fantasias. Agora perguntam, mas eles não andam às turras um com o outro? Sim, andam às turras, porque o clube tem de estar em crise profunda para a SAD ser vendida o mais depressa possivel. Ou acham que a SAD é vendida apenas porque sim?
O fundo que irá comprar a SAD já foi anunciado na SIC, os valores até já foram divulgados. O verdadeiro Presidente avisou várias vezes que isto poderia acontecer.
O varandinhas agora vai continuar a encher os bolsos até chegar a altura de assinar a papelada e ir embora.
12 Outubro, 2018 at 10:14
Concordo com o essencial da mensagem, mas tem uma contradição fundamental.
Se somos todos Sporting e só valemos pelo sportinguismo, não podemos logo a seguir apontar o dedo a um grupo dentro do Sporting.
Os maçons seguindo a lógica inicial também têm direito a ser maçons e sportinguistas (se até skinheads podem pelos vistos e ninguém devia apontar o dedo!!!). Ou a maçonaria já incomoda mais??
Os tais velhos em cadeira de rodas são portanto sócios como os outros e supostamente sportinguistas, e voltando à tal lógica do “somos todos amigos”, o facto de serem maçons não nos diz respeito.
Agora vem a minha conclusão.
A conclusão que tiro disto é que, lamento muito meus caros, mas SIM HÁ PESSOAS QUE DEVEM SER CORRIDOS AO PONTAPÉ DO SPORTING.
Ou não se querem os melhores e toda a gente pode ser sportinguista, ou se querem os melhores e temos de nos proteger de filhos da puta. Escolham. Querer as duas coisas implica lógicamente que uma delas é treta.
E agora vou juntar os meus dois tostões.
Já disse e repeti e vou voltar a fazê-lo:
Querem um Sporting à Sporting com Sportinguistas que amam o Sporting?
Proibam, repito, proibam, escrito preto no branco nos estatutos, qualquer indivíduo que tenha trabalhado, jogado, colaborado, para qualquer função que seja, nem que seja na bilheteira ou na rega da relva, num dos nossos 2 rivais. Ponto parágrafo.
Segundo ponto: proibam amigos pessoais de lfv ou pc de ocupar cargos no Sporting, nem que seja vogal da suplente da quinta casa do caralho.
Pronto.
Enquanto não formos sérios nisto vamos continuar a ter almocinhos conspirativos de parasitas com rivais, vamos continuar a ter bufos a todos os níveis do clube, e vamos continuar a ser comidos por todos os lados.
Têm a palavra os sócios.
12 Outubro, 2018 at 10:51
Só para clarificar, quero dizer que se deve proibir a contratação para o Sporting de qualquer indivíduo que já tenha estado ligado profissionalmente a um rival. Se quiserem ser sócios, podem. Mas trabalhar dentro do Sporting: zero.
Portanto:
Peseiro, Bruno César, não se Rogério Alves já defendeu alguém ligado ao benfica na sua vida profissional, mas se o fez adeus, etc, etc.
E agora perguntam:
Então mas um Sportinguista não tem o direito de trabalhar para o benfica?!?!
E eu respondo:
Pode! Simplesmente ao fazer essa escolha, abdica conscientemente da possibilidade de um dia servir o Sporting.
É assim que as coisas se fazem quando se quer sériamente sanear uma casa.
Acham exagero?
Então tentem ser contratados pelo ministério da defesa, sei lá, do reino unido ou dos estados unidos, com umas fériasinhas passadas no Irão ou na Líbia no vosso currículo, ou simplesmente com um passaporte estrangeiro.
Força nisso e avisem quando tiverem o primeiro salário enquanto vou buscar o sofá com chaise longue.
Depois desse emprego de sonho, podem tentar ser contratados numa empresa multinacional com algum registo criminal no vosso cadastro.
Espera aí que aproveito e levo também a manta e o laptop para me distrair um pouco.
Chama-se a isto “background checks and employment history”.
É assim que fazem todas as instituições que querem proteger a sua identidade e evitar ataques externos.
O Sporting continua a ser casa da mãe Joana em que todos entram e saem, e depois admiram-se de estarmos endémicamente com “dramas de alcochete” e outros “momentos negros”.
Acho que já disse o suficiente para quem queira entender.
Agora tenho de ir trabalhar.
11 Outubro, 2018 at 19:46
Má forma????
Este TRAIDOR está em Super Forma
Contrato melhorado, sub capitão, os suores e os pesadelos desapareceram. Jogar à bola este ano é que está quieto.
Está ao nível do presidente Fivelas.
DUAS VALENTES MERDAS!
11 Outubro, 2018 at 19:53
Não faço puto do que lhe vai na cabeça. mas todos os jogos que vi esta época estão ao nível do ULTIMO da época passada.
11 Outubro, 2018 at 19:53
Não está num momento bom, mas para mim o principal responsável é a avécula lampiã que está no banco e sua respectiva equipa técnica rabolhense. Ninguém sabe o que fazer ao certo em campo, é um amontoado de jogadores a dar chutões para a frente.
O único jogador que ganhou algum valor estes meses foi Jovane. O resto, no Natal se PaZero ainda for treinador vai com a cotação para metade. E isso vai ser um problema no Verão. Voltamos ao ciclo vicioso de saldos e pechinchas que recomeçaram outra vez este ano com o senil Cintra.
11 Outubro, 2018 at 19:55
Até podia ser o Cristiano Ronaldo ou Maradona. Para mim será sempre TRAIDOR!
11 Outubro, 2018 at 20:01
Bruno Fernandes é vítima de ter de construir numa equipa feita para destruir e para rasgos individuais.
Como está tudo sempre à espera que ele faça a equipa jogar sozinho, toda a gente acaba desiludido. Para além disso… Tal como todos os outros… Parece não perceber exatamente o que é pretendido dele. Creio que nem o treinador tem nada específico pretendido para ninguém… É largar os jogadores e ver o que dá.
Obviamente neste plantel e com estes jogadores, B. Fernandes tinha de jogar atrás. A 8. Aproveitando para vir de trás e construir com mais espaço, tendo o Nani (esse sim) solto atrás do PL a cair para as alas e a criar desiquilibrios quer ao meio quer nas alas e abrindo espaço quer para as entradas do BF quer para a sua meia distância. Além de Nani parecer o nosso melhor a cabecear de todos lá à frente (assustador…). E para isso também precisamos de sangue novo para as alas. Obviamente era Matheus que saltava aos olhos até de um ceguinho que tinha de ser titular, mas não havendo há Elves, há Paulinho que faz bem também 2 avançado e podia permitir Nani nas alas…mas estamos a falar de uma mula burra e teimosa mudar quase tudo…Não vai acontecer… Vai ser esta merda até à mula de lá sair e aparecer alguém que queira meter esta equipa a jogar à bola. Até porque tudo isto era visível a léguas de distância. Fiz um “hoje escreves tu” há mais de um mês que dizia isto…e até na pre-época já era evidente…
11 Outubro, 2018 at 20:11
Bruno Fernandes não pode ser 8, perde demasiadas bolas, falha demasiados passes, remata demasiado, tenta fintar demasiado e não tem capacidade de recuperação de bolas.
11 Outubro, 2018 at 21:47
Não concordo contigo. Acho que ele a 8 pode vir a ser brilhante. Precisa de crescer mas ele constrói muito bem a partir de trás e entra bem de trás para a frente em zonas de decisão. Precisa de ter ao lado um “tanque” que ajude na recuperação mas ele também vai lá e também recupera bolas. Tem uma óptima capacidade de passe longo e curto. Não pode arriscar sempre bem tanto mas ele é capaz de o fazer muitas vezes. E tendo à frente o Nani é o Montero para ajudar a romper em combinações… Melhor ainda.
Foi onde o vi jogar melhor nos sub 21 e mesmo no Sporting eu acho que o melhor BF e o que gostei mais foi o que jogou ali, especialmente quando jogou ao lado do Battaglia…mais do que ao lado do William..
11 Outubro, 2018 at 20:06
Frango do patrício
11 Outubro, 2018 at 21:15
Bons tempos…
11 Outubro, 2018 at 20:07
Já íamos buscar este avançado polaco antes que se torne impossível.
11 Outubro, 2018 at 20:14
Numa altura em q me interessava a equipa de futebol, gostava do arkadius milik… Andou muito tempo lesionado.
11 Outubro, 2018 at 21:51
o piotek? depois do que ele anda a fazer em italia?
esquece, o genova vai multiplicar por muitos os 4 milhoes que pagou por ele
11 Outubro, 2018 at 22:12
O piotek tem uma clausula que lhe permite sair para qualquer clube que equipe de verde e tenha Sporting no nome por 5 milhões. Tudo o resto que dizes é especulação.
11 Outubro, 2018 at 22:19
Vai buscar pequeno gremlin !!
TOMA !!!!!
11 Outubro, 2018 at 20:08
Traidor piu: Polónia 1 seleção do Mendes 0! Siga.
11 Outubro, 2018 at 20:20
Isso da selecção conta para alguma coisa?
Pixzi, Rafa?…
11 Outubro, 2018 at 20:28
Não estamos a jogar mal.
11 Outubro, 2018 at 20:36
Jogam os que estão em melhor forma.
E estão bem até agora.
11 Outubro, 2018 at 21:34
E tu que não defendesses os do benfas…
11 Outubro, 2018 at 20:26
Gostei de saber que a maioria dos sócios do Sporting são da Maçonaria. Antes isso que Opus Dei .
11 Outubro, 2018 at 20:46
Da Mansonaria…
11 Outubro, 2018 at 20:52
Tens de perguntar ao teu irmão na fé .
11 Outubro, 2018 at 21:15
Sou agnóstico…
11 Outubro, 2018 at 21:16
…e ateu.
11 Outubro, 2018 at 22:20
Desculpa, mas para seres Agnóstico tens de pagar direitos de autor ao Nuno, o Resignado.
SL
11 Outubro, 2018 at 21:14
Cá para mim antes do Opus dei do que da maçonaria!!!!!!!
SL
11 Outubro, 2018 at 21:28
Entre a mansonaria e a opus gay… Venha o diabo e escolha…
11 Outubro, 2018 at 20:26
O treinador de merda que temos sabe lá o que fazer com os jogadores . Este ano somos a clara e típica situacAo em que um treinador não tem mais para os jogadores que tem . A qualidade do nosso olá tel não justifica de forma alguma as miseráveis exibições e resultados que temos vindo a ter . O
11 Outubro, 2018 at 20:29
No tenis de mesa 2-2…
Diogo Carvalho a vencer 1-0 na decisão.
11 Outubro, 2018 at 20:35
Acho que o BF este ano tem tudo para sobressair mais com o ano passado com Nani, Raphinha e Montero. Jogadores criavitos, bons tecnicamente e bastante inteligentes, com um QI futebolistico que lhe permite entender-se muito bem. Um dos grandes problemas é a bola não lhe chegar em boas condições devido aos 2 sacholas que tem na fase de construção e isso complica e muito quem recebe de costas para a baliza.
No entanto a má forma, que é nada mais que falta de confiança (excluindo os indices fisicos), parece-me até razoavelmente expressa nas estatisticas da goalpoint. Veja-se por exemplo o aumento de maus domínios de uma época para a outra (para um jogador com a qualidade dele 3,4p/jogo é altissimo) ou o numero de interceções (que não sendo defesa, tem uma boa leitura do jogo). E falta ai um dado que para mim é o mais importante e acho que deve ter reduzido drasticamente que é a % de passes com sucesso).
De qualquer forma eu até sou contra a estatística para avaliar rendimentos dos jogadores. Por muito que o queira na alheta, o BF é claramente o nosso melhor médio e até de rastos é melhor que Gudejl, Battaglia e Misic. A solução para mim óbvia é baixa-lo para 8, expo-lo mais ao jogo por estar na fase de construção e começar a dar uns minutinhos ao Wendel ou colocar o Nani nessa posição.
11 Outubro, 2018 at 23:27
O problema nem é só não haver qualidade dos jogadores de trás para.construir é construirmos num 4+2 tudo por fora do bloco adversário e sem ninguém a receber no espaço mais importante entre médios e defesas adversários. Ora o resultado é zero bolas nós pés de Bruno Fernandes nessa zona onde ele brilha. Depois não está a lidar nada bem.com essa ausência de bolas em.condicoes e passa o jogo a tentar e a falar.
11 Outubro, 2018 at 23:39
Completamente de acordo. Mas há quem jure a pés juntos que jogamos com 2 trincos para podermos projetar os laterais.Nota-se…
12 Outubro, 2018 at 9:39
Projetar os laterais lol. Estão sempre 4 5 metros à frente dos dois centrais na primeira fase de construção com o duplo pivot a colocar-se à frente da primeira linha de pressão do adversário. São 6 jogadores para no máximo 2 adversários, o que dá para andarmos a rodar a bola de um lado para o outro à vontade o pior é quando queremos avançar e esses 6 nem para progredirem juntos com bola servem ficam a trocar entre eles cá atrás a tentar encontrar uma linha de passe mais a frente onde temos 4 jogadores para 8 adversários, normalmente terminando num charuto para uma corrida de um extremo.
12 Outubro, 2018 at 5:12
passa o jogo a tentar e a falar.
A jogar uma merda, portanto?
12 Outubro, 2018 at 9:35
Sim mas porque o treinador e o que a equipa não joga como colectivo o está a meter num buraco de desconfiança. Nisto Nani tem melhor personalidade (também mais experiência) para manter clarividência no jogo. Mesmo neste contexto o Bruno Fernandes podia estar a jogar melhor se limitasse a sua acção e fizesse menos mas com mais calma.