Muito pode ser dito relativamente à composição dos planteis e do trabalho dos treinadores dos 3 grandes nestas primeiras jornadas do campeonato. Com as emoções em grande nos tempos que correm, a tendência é sermos pouco objectivos na análise do desempenho dos clubes, se bem que muitas vezes são os números que nos querem enganar e adiar aquilo que a nossa intuição nos diz.
No Sporting vivem-se momentos difíceis, e é inegável que quer a composição do plantel, quer as oportunidades dadas as mais jovens não parecem caminhar para uma situação que orgulhe os Sportinguistas. Por isso, decidi fazer uma análise simples relativa aos minutos de utilização nos 3 grandes procurando responder a 3 perguntas:
1- Qual a média de idades ajustada aos minutos jogados nos 3 clubes?
2- Qual a % de minutos que os 11 jogadores mais utilizados jogaram relativamente a todo o plantel?
3- Qual a % de minutos de jogadores com 20 ou menos anos e 24 ou menos anos jogaram relativamente a todo o plantel?
Abordaremos então estas questões. Desde já aviso que apenas analisei os minutos de 1ª Liga, mas acredito que os minutos nas competições europeias não alterem muito o cenário aqui descrito.
Pergunta 1: Qual a média de idades ajustada aos minutos jogados nos 3 clubes?
O Sporting utilizou 22 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6934 minutos, tendo o mais jovem 20 anos e o mais velho 34. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 27,7 anos.
O Benfica utilizou 21 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6921 minutos, tendo o mais jovem 18 anos e o mais velho 34. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 25,7 anos.
O Porto utilizou 20 jogadores nestas 7 jornadas, totalizando 6930 minutos, tendo o mais jovem 19 anos e o mais velho 37. A média de idades ajustada aos minutos jogados foi de 27,4 anos.
2- Qual a % de minutos que os 11 jogadores mais utilizados jogaram relativamente a todo o plantel?
No Sporting, os 11 jogadores com mais minutos representam 82.8% do total de minutos.
No Benfica, os 11 jogadores com mais minutos representam 82.9% do total de minutos.
No Porto, os 11 jogadores com mais minutos representam 84.7% do total de minutos.
3- Qual a % de minutos de jogadores com 20 ou menos anos e 24 ou menos anos jogaram relativamente a todo o plantel?
No Sporting, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 3.7% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 19.8% do total de minutos.
No Benfica, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 6.6% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 43.8% do total de minutos.
No Porto, os jogadores com idades ≤20 anos jogaram 9.2% do total de minutos e os jogadores com ≤24 anos jogaram 21.1% do total de minutos.
Não são famosos estes números para o futuro deste plantel. O Sporting tem a maior média de idades ajustada aos minutos jogados dos 3 grandes, e a uma distância bastante significativa do Benfica, não sendo provavelmente errado dizer que o potencial do plantel não parece ser brilhante.
Adicionalmente, o Sporting é, dos 3 grandes, aquele em que os jogadores mais jovens, com idade ≤20 anos, têm menos minutos de utilização, e esse cenário mantém-se quando estendemos essa análise até aos 24 anos. No que respeita à rotação do plantel, as diferenças são mínimas entre os 3, privilegiando os 3 treinadores o 11 base a uma rotação significativa de jogadores no campeonato.
Deixo uma análise adicional para cada um. Pessoalmente espero sinceramente que se reconheçam as limitações evidentes desde plantel e se comece já a integrar jogadores que confiram um maior potencial num futuro próximo.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Abelixander
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Outubro, 2018 at 8:10
Off isto. Alguem sabe se é verdade que o Wendel foi castigado e enviado para os sub 23?
18 Outubro, 2018 at 9:39
O Peseiro vai passar a ser chamado Coveiro. Os putos foram todos a andar.
18 Outubro, 2018 at 9:45
Admiras-te?
Ele explicou na entrevista!
Acredita muito no Viviano mas ele lesionou-se e está sempre lesionado…quando estiver impec joga.
Acreditava muito no Matheus e Geraldes mas eles queriam ser titularissimos…por isso despachou-os…
Acreditava muito no Wendell mas ele lesionou-se…e agora castigo….
Esqueceu-se de dizer que acreditava muito mas quando estavam bem e prontos a jogar…nada….
18 Outubro, 2018 at 10:00
Ora bem…
18 Outubro, 2018 at 8:15
De uma coisa tenho a certeza absoluta, que temos neste momento um nível na formação muito abaixo do que tivemos e que estamos a começar a cavar um enorme fosso para o Benfica. ENORME!
Aqui há uns anos riamo-nps quando se falava nas melhorias no Seixal, gozavamos com as “lavagens” de dinheiro por Cavaleiros, Cancelos e Bernardos e dizia-mos que nós é que éramos os melhores e seriamos para sempre. O problema foi dizer-mos e nada fazermos. O problema foi desinvestir…
Basta olhar para uma série de jogadores de topo que sairam do Seixal nos ultimos 4/5 anos e que são de topo (Bernardo e Cancelo á cabeça); (Este Gedson não sei o que pode dar, mas Jota e Feliz são muito bons). Dizer que estamos neste momento muitop atrás não é vergonha nenhuma, vergonha será ficarmos parados a olhar e nada fazer.
18 Outubro, 2018 at 8:58
Fomos comidos de cebola na formação pelo benfic@. Começou com o GL e agravou-se com o DJ Bruno.
18 Outubro, 2018 at 9:02
A auditoria forense está a chegar ao rasto dos 800.000€…
Parece que o DJ os meteu no escritório de advogados do sogro.
Cada dia que passa me orgulho mais de ter sido um dos que deu um valente pontapé nas trombas deste charlatão para ser corrido do SCP.
18 Outubro, 2018 at 11:00
continua propaganda continua
18 Outubro, 2018 at 14:25
LUIS, dá – lhe com PAIXÃO, dá -lhe MARTINS
18 Outubro, 2018 at 19:22
Pontapé sei eu a quem dava um na boca 🙂
18 Outubro, 2018 at 14:25
LUIS, dá – lhe com PAIXÃO, dá -lhe MARTINS
18 Outubro, 2018 at 14:25
LUIS, dá – lhe com PAIXÃO, dá -lhe MARTINS
PS JA FOSTE votar em mais duas listas?
18 Outubro, 2018 at 18:00
Nao. Mas contínuo Brunista até a morte. Que aberracao
18 Outubro, 2018 at 8:24
De uma coisa tenho a certeza, a este nosso plantel acrescentando Chico Geraldes, Matheus, Iuri e Dala ficariamos com um plantel 10x melhor e com muito mais soluções, com mais velocidade, inteligência.
Tirares Bruno Fernades e colocares Geraldes em algunsa jogos de menor exigÊncia; Teres Iuri para jogar pela direita num jogo onde tenhas Bas na área, onde tenhas um Risto para subir por fora, onde queiras ter um jogo com posse e circulação; Teres um Matheus para ser a primeira solução a Raphinha ou mesmo para jogar do outro lado, jogando com 2 extremos vertiginosos em muitos jogos~; Finalmente ter Dala como solução em vez de Castaignos—
18 Outubro, 2018 at 8:26
Um homem cheio de certezas…
Já foste ver aquilo do coiso derivado da questão?
18 Outubro, 2018 at 9:43
Este ano está a ser tragico de todos os pontos de vista. Este é apenas mais 1.
Tanto jovem formado em Alcochete, bem mais baratos, melhores e com muito mais potencial do que o que está no plantel e nós mandámos embora por causa de um treinador de merda que não sabe nem liderar nem treinar…
Cada dia que passa e o Peseiro fica é um prego que estamos a meter no caixão nem é desta época…é da próxima!
18 Outubro, 2018 at 10:24
A única qualidade que via no Peseiro quando foi anunciado, foi a expectativa de que iríamos voltar a apostar nos jovens de Alcochete.
Estava mesmo convencido que esta época, a premissa teria de ser semelhante à da 1ª época do Leo Jardim até porque a conjectura do clube pedia exactamente isso, aproveitamento ao máximo dos recursos que existiam dentro do clube, e isso implicava uma aposta no Matheus, no Geraldes, no Dala, no Palhinha, no Demiral ou até no Domingues…não podia estar mais enganado.
No que a futebol diz respeito, parece que não mudou nada, voltámos a dispensar jovens que tinham qualidade para serem reais opções, preferimos manter a aposta em gajos que pouco ou nada acrescentam e ainda fomos buscar mais um ou outro de qualidade duvidosa, e hoje estamos aqui com o problema do costume, os resultados deixam a desejar e as exibições ainda mais.
18 Outubro, 2018 at 11:01
Concordo.. Temos de recomeçar do zero. E é agora. Esqueçam esta época. Temos de pensar e planear, fazer agora a pensar na proxima. Virar a página de alcochete, vender os rostos de alguma forma ligados a esse evento, temos de virar a página. O ponto de partida: treinador, director desportivo (alguém que perceba mesmo de futebol e gestao desportiva).
18 Outubro, 2018 at 11:25
O treinador era para ontem, a dificuldade será encontrar a pessoa indicada para um projecto que, possivelmente, será a curto/médio prazo. Uma coisa é certa, da maneira como isto está, não pode continuar muito mais tempo e de certeza que o Peseiro nestes 15 dias não corrigiu as lacunas que se mantêm há 3 meses.
O director desportivo duvido que venha, o Varandas disse que quem trata do futebol é ele e presumo que no futuro próximo não deva mudar, mal na minha opinião, mas isso sou eu.
18 Outubro, 2018 at 11:44
Não é preciso grande coisa. O mal não está todo feito.
Pegar num treinador decente que queira construir uma equipa de futebol. Despachar entulho que é o que não falta. Subir 2 ou 3 dos sub23 (Os que me parecem melhor para subir e manter no próximo ano são Elves, Paulinho, Miguel Luis ou Bragança, 1 dos 2). Em Janeiro ver a possibilidade de trazes alguns dos que estão fora (Palhinha está riscado…pagar não…o Demiral também deve estar riscado…mas entre Iuri, Matheus, Geraldes, D. Duarte e Dala, trazer os que for possivel…).
Ir despachando (ou encostando) da equipa principal quem não tem lugar conforme conseguimos trazer os putos. Renan, Salin, Marcelo, Jefferson, Battaglia, Petrovic, Misic, Castaignos, Diaby….
Preparar o próximo ano com esta malta…
E só para foder tudo (porque até aqui grande parte das pessoas devia concordar) ainda me atravesso mais. O treinador era um destes 3. Luis Castro ou Rui Jorge. Ambos precisam de tempo para construir algo sólido (e este ano estando perdido era perfeito), ambos gostam de trabalhar com putos, ambos já provaram serem capazes de meter equipas as jogar à bola. Claro que a escolha perfeita era o Leo Jardim. Mas este nem polémico é. E pronto…venham daí bater nas escolhas de treinadores….heheheheh!
Mas pronto…tudo isto é indiferente! Acho que quase todos percebemos do que o Varandas disse que o Peseiro está de pedra e cal e que o importante é que abra o mercado para enterrar mais dinheiro em jogadores para o Peseiro desaproveitar….
18 Outubro, 2018 at 11:50
Concordo com tudo a 100%.
18 Outubro, 2018 at 12:16
Renan e Salin, devem ser para ficar, parece que há um desespero enorme em despachar o Viviano.
Os regressos seriam bons, mas é dificil, Matheus e Geraldes, depois da forma como foram tratados, duvido que regressem enquanto o Peseiro cá estiver. Os únicos 2 onde talvez exista a possibilidade de regressarem são o Dala e o Iuri, que este ano quase não tem sido opção.
O Leo Garden é mesmo o sonho molhado de muito sportinguista, mas imagino que terá outras hipóteses em carteira, acho difícil regressar. Entre Rui Jorge e Luís Castro, o segundo parece-me a escolha mais acertada, até porque duvido que o Rui Jorge largue a mama da FPF, aquilo deve ser muito bom e a pressão não é muita, não há grandes chatices.
18 Outubro, 2018 at 12:22
Daí que o primeiro paço de tudo seja despachar o Peseiro e pegar num treinador decente.
Assim deixa de haver o desespero para despachar o Viviano e podemos ficar com o melhor GR e com o de maior potencial (Max). E também podemos tentar o regresso dos proscritos porque o Peseiro deixa de ser um entrave…
18 Outubro, 2018 at 11:29
a formação já não é o que era e o crl… podiamos ter no plantel, tivessem eles oportunidades reais, riquicho, demiral, tobias, domingos, empis, palhinha, rafa, geraldes, iuri, matheus, mané, podence, leão e gelson. isto só alguns porque existem mais exemplos por aí. ah com estes nunca serias campeão…. pois, porque campeonatos é o dia a dia em Alvalade.
o “problema” da formação está nos negócios que as sucessivas direcções vão fazendo quando começam a trabalhar. alguém que tenha tempo e paciência faça uma lista de contratações dos últimos 20 anos, vou por baixo, e confirme que se devem ter gasto entre 200 e 300 milhões em bombas do futebol que nesse mesmo período nos deram 2 títulos de futebol.
mas a imagem que se passa é que a formação já não é o que era. agora o benfas é que é bom. temos que investir em jogadores de fora porque não formamos bons homens… bla bla bla bla.
estamos em outubro e já se falam em contratações para janeiro. e assim vamos. não olhamos para o passado recente e continuamos a cometer os mesmos erros, achando que o resultado vai ser diferente.
querem formação? apostem num treinador que perceba de formação e que não tenha medo de pôr putos a jogar. e deixem os putos jogar. sem assobios. com ordenados de titular. apresentem um projecto realista aos sócios. tentem isto durante 5 anos. se os resultados forem piores acabem com a formação. talvez não sejam.
18 Outubro, 2018 at 11:43
Sem assobios?
essa é engraçada 🙂
18 Outubro, 2018 at 11:49
tunfas!
18 Outubro, 2018 at 13:25
Clap Clap Clap clap
18 Outubro, 2018 at 13:51
Limpem a casa.
Criem condições para os jogadores.
Dêem um projecto a um treinado jovem, competente e ambicioso…Rui Faria por exemplo.
18 Outubro, 2018 at 14:06
Isto!
18 Outubro, 2018 at 11:52
Não deixa de ser curioso que tenhamos passado de clube com a melhor formação do mundo (Julho de 2016, após vencermos o Europeu), para clube sem formação (2018).
Como diz, e bem o georgus, não nos tem faltado matéria prima para apostar mas o que vemos são dois projectos de treinador (Jesus e Peseiro) a fazerem cagadas constantes com Geraldes, Matheus, Palhinha e outros para apostar em gente medíocre que fica a anos luz dos nossos putos.
Quando voltarmos a ter alguém que seja mesmo treinador, como Leonardo Jardim por exemplo, poderemos voltar a falar…
18 Outubro, 2018 at 12:26
Peseiro….Out…
Regressa Leo Garden 🙂
18 Outubro, 2018 at 14:23
não me digas que agora és cartilha ?