Com esta fica completo o ciclo das grandes modalidades. Na minha opinião será preciso um competente departamento de Marketing que nunca tivemos, para arranjar bons sponsores para o Desporto de Alta Competição, pois isto não é só contratar jogadores e não termos sustentabilidade, para aguentarmos os orçamentos. É lindo ter os Ruesga, bem que ele seja especial, mas temos que lhes pagar e não pode ser só por meia dúzia de anos, tem que ser para sempre pois os sócios do Sporting gostam do ecleticismo. Na minha opinião as modalidades de pavilhão são aquelas de que os adeptos mais usufruiem, até pelo ambiente especial que o nosso pavilhão tem. Agora é preciso arranjar dinheiro para isto tudo e os Sponsores não querem guerras no desporto pois se apoiarem as modalidades do nosso clube e há grandes empresários do Sporting, também precisam dos consumidores dos nossos rivais. Temos que ter consciência e eu também porque não gosto nada deles, o ódio tem que acabar.
Concordo com a parte dos sponsors e do marketing. Agora a sustentabilidade existe mas para o que temos veja os orçamentos do clube nos últimos anos e vera que temos.
Quanto ao ódio aos rivais acabar isso só aconteceria se percebessemos que não somos prejudicados e que um desses rivais não manipulasse tudo neste pais.
Desculpe mas eu não me dou com traficantes ou ladrões, porque tenho de me dar bem com uma organização criminosa como o Benfica?
Depois colocou aí e bem um nome ruesga e eu posso adicionar frankis ou nickcevic no andebol pedro gil platero ou marin no hóquei ou merlim guitta ou dueguinho no futsal ou dennis Williams ou wallace no vólei. Sabe porque podemos ter jogadores de nivel nessas modalidades? Porque é possível!
Tudo gira em torno de números. Uma equipa top na europa de hóquei custa 2,5M€/ano uma de futsal 5M€/ano uma de andebol ou vólei um pouco mais 6/7M€ sabe quanto custa uma equipa top de basquet? 20/30/40M€ ano.
É tão só isto. Até o Barcelona já se questionou se vale a pena ter basquete. Porque gasta o dobro do que o somatorio das outras 3 modalidades (não têm vólei, porque em Espanha são mediocres como nos por cá no basquet) e tem muito menos sucesso.
Como já referi sou contra este regresso por diversos motivos
O primeiro deles é a questão do investimento, acho que em qualquer modalidade em que o Sporting entre terá de ter que o fazer para vencer, para lutar por títulos para aumentar o seu prestígio e nunca só para participar. Ora se esta direção disse mais que uma vez, que o clube não podia gastar 20M€ por ano, vai agora contrariar o que afirmou e gastar ainda mais? Ou irá cortar em outras modalidades? Esperemos que seja a primeira hipótese e que o discurso dos 20M€ ser muito fosse apenas por ignorância. É que dispersar recursos pata ter todas as modalidades deixando de ser competitivo em várias não é mau é péssimo e uma equipa para lutar para ser campeã em pt custa cerca de 2M€/ano.
Em segundo lugar eu gosto muito de basquetebol, sobretudo de qualidade, o da nba em miúdo até colecionei cromos das épocas de ouro da competição e via todos os jogos que conseguia. Mas e honrando o nosso fundador que dizia que deveríamos ser tão grandes como os maiores da europa, e somos em futsal e no hóquei com 2M€ epoca e estamos num segundo patamar ai nad 20/30 melhores no andebol com o mesmo orçamento, o basquete em pt é medíocre os melhores clubes lusos nem na quarta divisão do basquet europeu conseguem muitas vezes jogar. Por isso mesmo julgo que será um desperdício investir em algo que somos e estamos condenados a continuar a ser fracos podendo prejudicar outras modalidades.
Gosto bastante de basquetebol, é uma das minhas modalidades preferidas a par do andebol. Como já sou um bocado entrado na idade, lembro-me bem de ver o Sporting jogar na minha terra, num ringue ao ar livre e com piso de alcatrão e foi por ter visto ao vivo atletas como Kit Jones, Nelson Serra e Mário Albuquerque que fiquei com o bichinho desta modalidade., tendo lastimado imenso que Santana Lopes tenha acabado com ela.
Não me lembro de ter ouvido o atual presidente dizer que achava demasiado o gasto de 20 milhões nas modalidades, pelo contrário, parece-me que o ouvi dizer o contrário, que o investimento era para continuar e até para aumentar, especialmente a nivel de receitas com o merchandising e publicidade.
mas esperemos que tenha sido apenas por ignorância como disse à pouco.
Aliás em ordenados pelo ultimo orçamento não chegava a 10M€, os restantes custos
eram relacionados com manutenção rendas deslocações e estadias administrativas amortizações etc etc.
O meu problema é que nunca conseguiremos ter uma equipa de basquet boa ou sequer razoável a nível europeu, ao contrario das restantes que conseguimos ter em Futsal (top5) Hoquei (Top5) ou Andebol (Top 25) Volei (não temos dados porque ainda agora começámos, mas acredito também num top 30 que é o que Benfica é hoje em dia).
Não quis dizer ignorância sua, mas dele quando referiu que não se podia gastar 20 M€ nas modalidades.
Sim é verdade que disse que ia apostar nas modalidades mas o afirmar que 20M€ de orçamento do Sporting era muito é incoerente.
Espero que ele e quem o rodeia tenha percebido que dos 20M€ do orçamento do clube apenas metade são salários das modalidades de alta competição 😉
Estamos cá para ver, o meu grande receio é que possamos perder a única coisa em que ainda somos melhores que os nossos rivais que é a capacidade de dar cartas lá fora nas modalidades. E mantermo-nos como o clube mais ganhador em FUTSAL e Andebol (voltamos a ultrapassar o Porto recentemente).
E bem haja é bom conversar de algo que não seja futebol!
Concordo com o que o MFM diz só com uma diferença é que é no pavilhão que os adeptos mais usufruiem das modalidades e o Basket é uma delas, o Sporting ao voltar á modalidade vai revolucionar outra vez o gosto pelo Basquetebol como era nos anos 80, em que se fizeram campeonatos altamente competitivos e que eram uma paixão para o público com pavilhões cheios, as audiências televisivas vão aumentar e são elas que pagam, os outros players também querem o nosso regresso, porque precisam de nós para a modalidade, pois tudo vai aumentar desde as audiências, às assistências, não subestimemos o nosso valor, agora é preciso ter um melhor Marketing, apesar de não se puder ganhar sempre também não quero ser o bombo da festa como temos sido no futebol, temos que ser competitivos.
Sem duvida no pavilhão é que os adeptos mais usufruem das modalidades ai estou 100% de acordo consigo. E oxalá tenha razão no regresso aos pavilhões cheios.
E longe de mim subestimar o nosso valor, antes pelo contrário, agora a cultura deste pais hoje em dia está resumida ao futebol, é triste ainda hj vamos jogar para a liga dos campeões em Hoquei temos alguns dos melhores jogadores do mundo da actualidade e pelo que vi nem 1/3 da lotação do JR está vendida. Isto diz muito da diferença do que foi e do que é agora a mobilização para desportos de pavilhão.
Talvez seja eu que gosto de um Sporting pujante não só aqui mas lá fora, como apesar de tudo somos no futebol (apesar de muitas coisas não correrem bem) ainda estamos nos 35 melhores no ranking UEFA, somos no Futsal e Hoquei equipa top 5 no panorama europeu, no Andebol tambem TOP 30 e a dar cartas este ano na EHF, e poderemos ser algo próximo disso no Volei se a aposta continuar, agora no basquet não dá não é possivel gastar tanto como gastamos nas outras 4 modalidades para ter uma equipa de Basquet para também fazer parte ai do 2º ou 3º patamar europeu e já aparecer no mapa.
O que eu digo e volto a repetir é que o Basquet aqui em PT é medíocre e vamos desperdiçar recursos é só isso. Gosto de apostar naquilo em que somos os melhores ou pelo menos andamos lá perto.
Acompanho a ideia do MFM, mas nesse caso tinha-se que fazer um apanhado muito sério de todas as modalidades e ver as gorduras de todas elas, o interesse que tinham pará os adeptos e depois tomar uma decisão, porque há uma coisa que penso que estamos de acordo o Basket vai ter mais audiências e assistências e isso também vale muito dinheiro em relação á maior parte das modalidades.
Concordo que essa análise tenha de ser feita, mas julgo que pelo menos 3 modalidades teriam obrigatoriamente de ter lugar cativo.
Em primeiro lugar o FUTSAL e o Andebol por sermos o clube luso com mais tradição e mais titulado em ambas, e logo a seguir o Hoquei porque aproveitando o facto de sermos dos melhores do mundo a praticar a modalidade e estar sempre próximos de conquistas europeias.
Quanto ao Basquet ter mais assistências e audiências ver para crer.
É que como disse antes no hoquei ou no futsal e mesmo no andebol temos alguns dos melhores praticantes da modalidade do mundo por cá, eu confesso que entre um Sporting Ovarense em basquet e um jogo da NBA em casa vejo claramente o 2º. Oxalá tenha razão e o Basquet consiga cativar muita gente.
E obrigado por esta troca de ideias construtiva e não destrutiva como sucede na maioria dos outros temas.
O Sporting é uma instituição desportiva.
Nem tudo tem \pode ser visto como entrar para ganhar.
(A competição subentendido, os jogos são todos para ganhar).
Não compartilho desta visão.
Aliás visto por esse prisma, tirando futsal e hóquei se calhar é melhor nem ir à Europa.
Se não tiver orçamento para lutar pelo título, mantem a formação, joga com equipa de formação e entra em todos os jogos para ganhar. Ponto.
Pode ficar a meio da tabela mas se isto me for explicado assim continuo apenas a exigir o mesmo de sempre, orgulho na camisola e suor e lealdade e desportivismo
Tenho muitas duvidas, se no Hoquei no Futsal ou no Andebol vale a pena investir na formação porque conseguimos formar em Portugal jogadores top no Basquet estamos a léguas disso.
Alias as melhores equipas lusas são prova disso mesmo
Benfica 2 espanhois 2 norte americanos 1 esloveno e 1 angolano
Porto 2 croatas 1 servio 1 norte americano 1 cabo verdiano e 1 espanhol
Oliveirense 3 norte americanos 1 belga 1 montenegrino
Ovarense 3 norte americanos 1 servio 1 angolano
Uma equipa só com tugas ainda descíamos de divisão, julgo que não é esse o objectivo.
O teu comentário não invalida o do TV.
Se o nível é baixo se calhar com direção e técnicos competentes temos formação para ser competitivos em Portugal.
Ponto.
A nao ser que queiras ganhar na Europa.
E acho também que temos muitos fãs de basket em Portugal.
A seguir a futsal deve ser a que tem mais adeptos, arrisco mesmo mais do que hóquei.
Aliás hóquei sofre do problema que não tem graça nenhuma na TV
Durante algum tempo ouviu-se muito o discurso das modalidades terem de vir a sofrer um desinvestimento pois era incomportável o valor que a anterior Direção “gastava” nesta coisa horrível e que tantas alegrias nos tem dado nos últimos tempos.
Com a formalização do regresso do basquete ao mais alto nível, o Sporting voltar a estar presente na disputa pelo título nas 6 principais modalidades de Pavilhão.
Interessa agora que se arranje forma de manter o nível das outras 5 e fazer com que esta atinja o nível a que já nos habituámos (topo) e do qual nenhum sportinguista quer baixar (desinvestimento).
Gostaria de ver muito menos Ruizes, Diabys e outras merdas a empestar o meuclube, em contraponto com mais Ruesgas, Maias e outros que tanto orgulho nos trazem.
Só que no Basquet nunca teremos jogadores do nível das outras modalidades simplesmente porque são muito caros.
Com os mesmos 2M€/época que são gastos numa das outras modalidades teremos uma equipa a lutar pelo titulo cá, mas o basquet cá é muito fraco e como é a modalidade de pavilhão mais cara, além do nível aqui ser muito baixo não conseguimos contratar jogadores de qualidade.
E claro que será para ganhar. Não conheço o projeto, não sei se é tipo hóquei (até haver condições) ou tipo volei (primeiro ano para vencer), mas há formação e algum trabalho já iniciado.
Orçamento? A Oliveirense é campeã. Não peçam é europa… isso seria ridículo.
O Andebol é a modalidade a par do Futsal onde somos o clube com mais titulos em Portugal, depois ainda conseguimos ter jogadores de grande qualidade como Ruesga, Nickcevic Cudic ou Frankis Carol só para citar alguns.
O futebol é o desporto rei e pergunte lá fora se não conhecem o Sporting, e não estamos todos os anos nas competições europeias? Isso é desconversar.
No basquet seja franco se estiver a dar na TV um Sporting Iliabum e um jogo da NBA verá qual? É que o basquet praticado em Portugal é mediocre.
Não dá para comparar a qualidade do Basquet com a do Andebol ou mesmo Volei praticado em PT, o basquet é incomparavelmente mais fraco.
Bom estamos a comparar alhos com bogalhos estou a falar em modalidades de pavilhão que têm custos de cerca de 2,0M€/ano não é o caso do tenis de mesa onde também somos fortes e mesmo lá fora competimos na champions league ainda o ano passado chegámos às 1/2 finais.
Ainda bem que já perceberam que a história dos 20M€ nas modalidades ser muito era apenas ignorância, porque afinal desses 20M€ apenas metade eram ordenados, o resto eram amortizações e encargos com pavilhão deslocações rendas do estádio etc etc etc.
Errar é humano!
Espero é que não seja ter mais uma modalidade e fragilizar as outras, quero acreditar que não seja isso.
Infelizmente nenhum presidente viu o mandato interrompido ou eleições perdidas por falta de aposta nas modalidades, nem isso nem sequer por estourar orçamentos.
Pensar que isso pode acontecer é utópico.
Quanto ao regresso, só posso aplaudir, mas depois da acesa discussão sobre o desvio de dinheiros da SAD para as modalidades, em que o actual presidente também apadrinhou ou pelo menos não contestou, saber que o CD anterior afirmou que para ter uma modalidade competitividade seriam necessário salvo erro mais 10.000/20.000!!? sócios pagantes, ver esta “suposta” aposta no 1º mês de mandato, deixa-me no mínimo desconfiado.
Sem duvida, a menos que existam na calha sponsors muito fortes, só posso ver isto como desinvestimento em algumas das outras modalidades.
E menos investimento em qualquer uma delas implica perder competitividade. É que nem a formação nos safa no basquet enquanto que no Hoquei no Futsal e Andebol conseguimos formar jogadores top no Basquet somos medíocres.
Já agora, tu que passas lá grande parte do teu tempo, a que sabe o cú do varandas mesmo? É verdade o que dizem que tem o olho do cú depilado?
E sobre o tema, então era a desgraça total e “nonsense” dos 20M€ e afinal já são só 12M€?
E anunciam isso sem um único tremelique na voz?
A isso não se chama “mentir” e “manipular” e “catastrofismo deshonesto”?
hmm?
Também se deve agradecer?
Um off, mas que acaba por ser muito in, para quem gosta de modalidades como eu, e acha-as importantes hoje teremos o melhore dia até agora desta época no JR, com dois jogos top em duas modalidades diferentes, ás 15h00 Hoquei para a liga europeia contra o Forte de Marmi, 2º classificado da liga italiana, e as 18h00 derby contra as toupeiras em Voleibol.
Espero uma adesão em massa à hora dos jogos porque pelo que vejo no site ainda estão imensos bilhetes à venda. E isto devo dizer custa-me imenso a engolir porque dizemos que gostamos muito das modalidades e depois o que acontece é isto no futebol tive GB nos ultimos 13 anos e quase sempre quando não ia conseguia emprestar os meus bilhetes, agora no JR já ofereci as minhas GBs variadíssimas vezes às mesmas pessoas e até hj ainda nenhuma aceitou. Dá que pensar se nem as que temos acompanham vale a pena ter mais?
Treta para lavar a imagem.Claro que o JMendes vai partilhar com ele aquilo que sacou ao Sporting. Os jornais ingleses já falam em
bargain (pechinha) para o Wolves….A Isabel está a tentar proteger o Varandas…
Uma pena que se opte mais uma vez por dar entrevistas ao jornal manhoso mas pelo menos dá para perceber que enquanto o Albuquerque por cá andar, será mais difícil concretizar o tal desinvestimento profetizado.
Basquete (basket?) em Portugal… enfim. Era preciso investir, por exemplo pagar Universidades nos EUA aos jovens promissores, mas o retorno é nulo, e nem sequer é possível segurar jogadores como se faz no futebol.
Sim, concordo. E o basquete é a minha modalidade favorita.
Para mim poderia enventualmente fazer sentido com um investimento fortíssimo na formação, numa espécie de “revolução” do basquete cá do burgo, num plano a vários anos para no fim avançar com uma equipa profissional. Para o ano não me parece fazer sentido. Assim vai ser impossível fugir aos americanos, que são caros e, por vezes, pouco profissionais.
Já agora, as unversidades americanas até já estão a recrutar em Portugal. Vão aos europeus de formação que existem todos os anos e recrutam os jogadores com mais potencial, pagando-lhes os estudos. Em femininos, por exemplo, existem várias jogadoras em universidades americanas.
Mas afinal há potencial para o basket nos jovens portugueses ou nao?
Há mas não há é uma estrutura nacional e uma visão estratégica a nível nacional?
Isso percebo e faz toda a diferença.
Basta ver o futebol em França há uns valentes anos e mais recentemente na Alemanha.
Não basta potencial.
É preciso uma estratégia um rede / estrutura supra clubes e se possível, sem clubismos, para collher e potenciar esse potencial
A diferença é que os clubes de menor dimensão apostam na formação do futebol, por diferentes razoes (sociais, financeiras), e no basquete não.
Nunca teremos essa rede.
Na minha opinião, o sucesso passa por um sistema misto de escola com clubes.
Tem é de haver uma estratégia /supervisão e técnicos competentes.
Já lá vão muitos anos mas no meu liceu no desporto escolar tínhamos volei, basquete.
No meu liceu havia pelo menos dois miúdos interessanteS, chegaram a seniores no união Santarém.
Na minha terra, três liceus, três equipas de liceu.
So que falamos duma ausência de sistema.
(Logo que a coisa devia ser equipas inter “liceais”) e competir entre cidades.
Carolismo.
Muito por força dos professores e amor a um deporto em particular.
Não falamos de técnicos credenciados.
Obviamente não temos a cultura desportiva dos college amaricanos (nem sei se gostaria que tivéssemos?).
Mas uma rede entre escolas, supra liceus com técnicos especializados (poderiam entrar aqui os clubes).
Clubismos de fora (não faz sentido um miúdo de 14 anos vir de trás os montes para Lisboa para competir ,desde que haja competividade na região).
Neste último aspecto, é um pouco como o futebol de formação na Alemanha, há quase dois sistemas interligados e dificilmente deixam um miúdo jogar a mais de 100 km da sua residência.
La esta nacionalismo acima do clubismo.
Esta modalidade teria os seus primeiros séniores provenientes da formação em 19/20 DE QUALQUER MODO. As minhas últimas lágrimas vertidas pelo SPORTING foram aquando da perda do título nacional de basquete de 79/80, com uma derrota na última jornada que sagrou o Atlético campeão. Advogo um modelo igual àquele do Hóquei, i.e., lutar pela promoção até chegarmos à primeira liga, com a diferença de que ali chegados, só é possível ambicinarmos a primazia nacional, onde estávamos quando eu era um puto (e o Baganha alinhava por nós). Além de Formação, precisaremos de recrutamento barato e Inteligente: eu vasculharia as «sobras» de África (para arranjar talento) e da América do Sul (pela experiência competitiva). Nada disto deve ser feito em detrimento de QUALQUER outra modalidade de pavilhão. (Escrevi isto e apeteceu-me ir ligar uma moto-serra)
Gosto imenso desta modalidade com um passado glorioso no Clube e como tal gostaria de a ver regressar.
Penso que a Federação tem que rever a questão do numero de estrangeiros, limitando-o a dois em jogo, o que aliás já foi prática no passado. Esta medida fará que muitos dos jovens praticantes não fiquem pelo caminho, como agora, por não vislumbrar saída para o profissionalismo. A onossa seleção é um reflexo disso, assim como ver os quarentões Miguel Miranda ou Carlos Andrade sem substitutos à altura. Dos actuais atletas selecionádos, vários eram segundas escolhas uma decada atrás, está tudo dito.
Este é, tão só mais um trabalho que foi deixado pela anterior direcção …
Não pode, não deve, mas sobretudo, os sportinguistas não podem nem devem ir na cantiga que foi esta direcção que preparou o Basket de regresso ao SCP …
20 Outubro, 2018 at 8:39
Com esta fica completo o ciclo das grandes modalidades. Na minha opinião será preciso um competente departamento de Marketing que nunca tivemos, para arranjar bons sponsores para o Desporto de Alta Competição, pois isto não é só contratar jogadores e não termos sustentabilidade, para aguentarmos os orçamentos. É lindo ter os Ruesga, bem que ele seja especial, mas temos que lhes pagar e não pode ser só por meia dúzia de anos, tem que ser para sempre pois os sócios do Sporting gostam do ecleticismo. Na minha opinião as modalidades de pavilhão são aquelas de que os adeptos mais usufruiem, até pelo ambiente especial que o nosso pavilhão tem. Agora é preciso arranjar dinheiro para isto tudo e os Sponsores não querem guerras no desporto pois se apoiarem as modalidades do nosso clube e há grandes empresários do Sporting, também precisam dos consumidores dos nossos rivais. Temos que ter consciência e eu também porque não gosto nada deles, o ódio tem que acabar.
20 Outubro, 2018 at 9:27
Concordo com a parte dos sponsors e do marketing. Agora a sustentabilidade existe mas para o que temos veja os orçamentos do clube nos últimos anos e vera que temos.
Quanto ao ódio aos rivais acabar isso só aconteceria se percebessemos que não somos prejudicados e que um desses rivais não manipulasse tudo neste pais.
Desculpe mas eu não me dou com traficantes ou ladrões, porque tenho de me dar bem com uma organização criminosa como o Benfica?
Depois colocou aí e bem um nome ruesga e eu posso adicionar frankis ou nickcevic no andebol pedro gil platero ou marin no hóquei ou merlim guitta ou dueguinho no futsal ou dennis Williams ou wallace no vólei. Sabe porque podemos ter jogadores de nivel nessas modalidades? Porque é possível!
Tudo gira em torno de números. Uma equipa top na europa de hóquei custa 2,5M€/ano uma de futsal 5M€/ano uma de andebol ou vólei um pouco mais 6/7M€ sabe quanto custa uma equipa top de basquet? 20/30/40M€ ano.
É tão só isto. Até o Barcelona já se questionou se vale a pena ter basquete. Porque gasta o dobro do que o somatorio das outras 3 modalidades (não têm vólei, porque em Espanha são mediocres como nos por cá no basquet) e tem muito menos sucesso.
20 Outubro, 2018 at 9:33
Perdão onde se lê “Williams” devia ler Marshall.
20 Outubro, 2018 at 9:10
Como já referi sou contra este regresso por diversos motivos
O primeiro deles é a questão do investimento, acho que em qualquer modalidade em que o Sporting entre terá de ter que o fazer para vencer, para lutar por títulos para aumentar o seu prestígio e nunca só para participar. Ora se esta direção disse mais que uma vez, que o clube não podia gastar 20M€ por ano, vai agora contrariar o que afirmou e gastar ainda mais? Ou irá cortar em outras modalidades? Esperemos que seja a primeira hipótese e que o discurso dos 20M€ ser muito fosse apenas por ignorância. É que dispersar recursos pata ter todas as modalidades deixando de ser competitivo em várias não é mau é péssimo e uma equipa para lutar para ser campeã em pt custa cerca de 2M€/ano.
Em segundo lugar eu gosto muito de basquetebol, sobretudo de qualidade, o da nba em miúdo até colecionei cromos das épocas de ouro da competição e via todos os jogos que conseguia. Mas e honrando o nosso fundador que dizia que deveríamos ser tão grandes como os maiores da europa, e somos em futsal e no hóquei com 2M€ epoca e estamos num segundo patamar ai nad 20/30 melhores no andebol com o mesmo orçamento, o basquete em pt é medíocre os melhores clubes lusos nem na quarta divisão do basquet europeu conseguem muitas vezes jogar. Por isso mesmo julgo que será um desperdício investir em algo que somos e estamos condenados a continuar a ser fracos podendo prejudicar outras modalidades.
SL
20 Outubro, 2018 at 9:30
Gosto bastante de basquetebol, é uma das minhas modalidades preferidas a par do andebol. Como já sou um bocado entrado na idade, lembro-me bem de ver o Sporting jogar na minha terra, num ringue ao ar livre e com piso de alcatrão e foi por ter visto ao vivo atletas como Kit Jones, Nelson Serra e Mário Albuquerque que fiquei com o bichinho desta modalidade., tendo lastimado imenso que Santana Lopes tenha acabado com ela.
Não me lembro de ter ouvido o atual presidente dizer que achava demasiado o gasto de 20 milhões nas modalidades, pelo contrário, parece-me que o ouvi dizer o contrário, que o investimento era para continuar e até para aumentar, especialmente a nivel de receitas com o merchandising e publicidade.
Por isso, seja bem vindo o basket.
20 Outubro, 2018 at 9:45
Quanto ao não achar muito 20M€ tem aqui a sua resposta,
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1076853/e-impossivel-continuar-a-gastar-20-milhoes-nas-modalidades
mas esperemos que tenha sido apenas por ignorância como disse à pouco.
Aliás em ordenados pelo ultimo orçamento não chegava a 10M€, os restantes custos
eram relacionados com manutenção rendas deslocações e estadias administrativas amortizações etc etc.
O meu problema é que nunca conseguiremos ter uma equipa de basquet boa ou sequer razoável a nível europeu, ao contrario das restantes que conseguimos ter em Futsal (top5) Hoquei (Top5) ou Andebol (Top 25) Volei (não temos dados porque ainda agora começámos, mas acredito também num top 30 que é o que Benfica é hoje em dia).
SL
20 Outubro, 2018 at 10:07
Realmente pode ser ignorância minha, mas…
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=12&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjx2I2N05TeAhVRTBoKHXNKCVYQFjALegQIBxAB&url=https%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fdesportos%2Finterior%2Fas-principais-medidas-de-frederico-varandas-para-o-sporting-9819115.html&usg=AOvVaw03wWEqZml5zj0CVXoukeiK
SL
20 Outubro, 2018 at 10:14
Não quis dizer ignorância sua, mas dele quando referiu que não se podia gastar 20 M€ nas modalidades.
Sim é verdade que disse que ia apostar nas modalidades mas o afirmar que 20M€ de orçamento do Sporting era muito é incoerente.
Espero que ele e quem o rodeia tenha percebido que dos 20M€ do orçamento do clube apenas metade são salários das modalidades de alta competição 😉
Estamos cá para ver, o meu grande receio é que possamos perder a única coisa em que ainda somos melhores que os nossos rivais que é a capacidade de dar cartas lá fora nas modalidades. E mantermo-nos como o clube mais ganhador em FUTSAL e Andebol (voltamos a ultrapassar o Porto recentemente).
E bem haja é bom conversar de algo que não seja futebol!
SL
20 Outubro, 2018 at 20:02
Numa entrevista o Miguel Albuquerque revelou que as modalidades custam pouco mais de 12 ME.
20 Outubro, 2018 at 9:40
Concordo com o que o MFM diz só com uma diferença é que é no pavilhão que os adeptos mais usufruiem das modalidades e o Basket é uma delas, o Sporting ao voltar á modalidade vai revolucionar outra vez o gosto pelo Basquetebol como era nos anos 80, em que se fizeram campeonatos altamente competitivos e que eram uma paixão para o público com pavilhões cheios, as audiências televisivas vão aumentar e são elas que pagam, os outros players também querem o nosso regresso, porque precisam de nós para a modalidade, pois tudo vai aumentar desde as audiências, às assistências, não subestimemos o nosso valor, agora é preciso ter um melhor Marketing, apesar de não se puder ganhar sempre também não quero ser o bombo da festa como temos sido no futebol, temos que ser competitivos.
20 Outubro, 2018 at 9:58
Sem duvida no pavilhão é que os adeptos mais usufruem das modalidades ai estou 100% de acordo consigo. E oxalá tenha razão no regresso aos pavilhões cheios.
E longe de mim subestimar o nosso valor, antes pelo contrário, agora a cultura deste pais hoje em dia está resumida ao futebol, é triste ainda hj vamos jogar para a liga dos campeões em Hoquei temos alguns dos melhores jogadores do mundo da actualidade e pelo que vi nem 1/3 da lotação do JR está vendida. Isto diz muito da diferença do que foi e do que é agora a mobilização para desportos de pavilhão.
Talvez seja eu que gosto de um Sporting pujante não só aqui mas lá fora, como apesar de tudo somos no futebol (apesar de muitas coisas não correrem bem) ainda estamos nos 35 melhores no ranking UEFA, somos no Futsal e Hoquei equipa top 5 no panorama europeu, no Andebol tambem TOP 30 e a dar cartas este ano na EHF, e poderemos ser algo próximo disso no Volei se a aposta continuar, agora no basquet não dá não é possivel gastar tanto como gastamos nas outras 4 modalidades para ter uma equipa de Basquet para também fazer parte ai do 2º ou 3º patamar europeu e já aparecer no mapa.
O que eu digo e volto a repetir é que o Basquet aqui em PT é medíocre e vamos desperdiçar recursos é só isso. Gosto de apostar naquilo em que somos os melhores ou pelo menos andamos lá perto.
SL
20 Outubro, 2018 at 10:17
Acompanho a ideia do MFM, mas nesse caso tinha-se que fazer um apanhado muito sério de todas as modalidades e ver as gorduras de todas elas, o interesse que tinham pará os adeptos e depois tomar uma decisão, porque há uma coisa que penso que estamos de acordo o Basket vai ter mais audiências e assistências e isso também vale muito dinheiro em relação á maior parte das modalidades.
20 Outubro, 2018 at 10:46
Concordo que essa análise tenha de ser feita, mas julgo que pelo menos 3 modalidades teriam obrigatoriamente de ter lugar cativo.
Em primeiro lugar o FUTSAL e o Andebol por sermos o clube luso com mais tradição e mais titulado em ambas, e logo a seguir o Hoquei porque aproveitando o facto de sermos dos melhores do mundo a praticar a modalidade e estar sempre próximos de conquistas europeias.
Quanto ao Basquet ter mais assistências e audiências ver para crer.
É que como disse antes no hoquei ou no futsal e mesmo no andebol temos alguns dos melhores praticantes da modalidade do mundo por cá, eu confesso que entre um Sporting Ovarense em basquet e um jogo da NBA em casa vejo claramente o 2º. Oxalá tenha razão e o Basquet consiga cativar muita gente.
E obrigado por esta troca de ideias construtiva e não destrutiva como sucede na maioria dos outros temas.
SL
20 Outubro, 2018 at 14:34
O Sporting é uma instituição desportiva.
Nem tudo tem \pode ser visto como entrar para ganhar.
(A competição subentendido, os jogos são todos para ganhar).
Não compartilho desta visão.
Aliás visto por esse prisma, tirando futsal e hóquei se calhar é melhor nem ir à Europa.
Se não tiver orçamento para lutar pelo título, mantem a formação, joga com equipa de formação e entra em todos os jogos para ganhar. Ponto.
Pode ficar a meio da tabela mas se isto me for explicado assim continuo apenas a exigir o mesmo de sempre, orgulho na camisola e suor e lealdade e desportivismo
20 Outubro, 2018 at 9:27
trabalho de base…
não precisamos de contratar vedetas nenhumas.
o nível do basquetebol português são americanos de 42 anos.
somos a seleção mais fraca da europa, estamos no lugar mundial 60 em 160 países, a 8 pontos das bahamas e a 21 de taiwan.
não há lugar para estrangeiros, aqui sim as equipas deviam estar proibidas de usar estrangeiros.
20 Outubro, 2018 at 9:50
Caro Tvpifou tem razão mas deixava pelo menos ter um, pois postes é difícil arranjar em Portugal, somos baixitos.
20 Outubro, 2018 at 11:57
Tenho muitas duvidas, se no Hoquei no Futsal ou no Andebol vale a pena investir na formação porque conseguimos formar em Portugal jogadores top no Basquet estamos a léguas disso.
Alias as melhores equipas lusas são prova disso mesmo
Benfica 2 espanhois 2 norte americanos 1 esloveno e 1 angolano
Porto 2 croatas 1 servio 1 norte americano 1 cabo verdiano e 1 espanhol
Oliveirense 3 norte americanos 1 belga 1 montenegrino
Ovarense 3 norte americanos 1 servio 1 angolano
Uma equipa só com tugas ainda descíamos de divisão, julgo que não é esse o objectivo.
20 Outubro, 2018 at 14:38
O teu comentário não invalida o do TV.
Se o nível é baixo se calhar com direção e técnicos competentes temos formação para ser competitivos em Portugal.
Ponto.
A nao ser que queiras ganhar na Europa.
E acho também que temos muitos fãs de basket em Portugal.
A seguir a futsal deve ser a que tem mais adeptos, arrisco mesmo mais do que hóquei.
Aliás hóquei sofre do problema que não tem graça nenhuma na TV
20 Outubro, 2018 at 9:31
e é um jogo muito específico… a “baliza” está lá em cima.
o recrutamento começa ao 1,90.
20 Outubro, 2018 at 9:53
Durante algum tempo ouviu-se muito o discurso das modalidades terem de vir a sofrer um desinvestimento pois era incomportável o valor que a anterior Direção “gastava” nesta coisa horrível e que tantas alegrias nos tem dado nos últimos tempos.
Com a formalização do regresso do basquete ao mais alto nível, o Sporting voltar a estar presente na disputa pelo título nas 6 principais modalidades de Pavilhão.
Interessa agora que se arranje forma de manter o nível das outras 5 e fazer com que esta atinja o nível a que já nos habituámos (topo) e do qual nenhum sportinguista quer baixar (desinvestimento).
Gostaria de ver muito menos Ruizes, Diabys e outras merdas a empestar o meuclube, em contraponto com mais Ruesgas, Maias e outros que tanto orgulho nos trazem.
20 Outubro, 2018 at 10:02
100% de acordo.
Só que no Basquet nunca teremos jogadores do nível das outras modalidades simplesmente porque são muito caros.
Com os mesmos 2M€/época que são gastos numa das outras modalidades teremos uma equipa a lutar pelo titulo cá, mas o basquet cá é muito fraco e como é a modalidade de pavilhão mais cara, além do nível aqui ser muito baixo não conseguimos contratar jogadores de qualidade.
20 Outubro, 2018 at 14:38
Subscrevo!
20 Outubro, 2018 at 9:57
Estao acabar com o ecletismo do SCP … estes bananas … promete na campanha fazer regressar o Basket e … queres ver que vai cumprir!?!?!?
SL
20 Outubro, 2018 at 10:51
O basquete já tinha regressado merdoso.
20 Outubro, 2018 at 10:00
Sou completamente a favor.
E claro que será para ganhar. Não conheço o projeto, não sei se é tipo hóquei (até haver condições) ou tipo volei (primeiro ano para vencer), mas há formação e algum trabalho já iniciado.
Orçamento? A Oliveirense é campeã. Não peçam é europa… isso seria ridículo.
20 Outubro, 2018 at 10:04
Por não poder estar ao nível das outras modalidades na Europa sou frontalmente contra.
Para mim será um total desperdício de recursos. Portugal é fraquissimo em Basquet.
20 Outubro, 2018 at 10:59
Então para quê o andebol? Ficamos com hóquei e futsal, vá….atletismo feminino. Volei?
Para quê ténis de mesa?
Faz sentido o futebol? Nem cá ganhamos.
Ecletismo é ter muitas modalidades, em Portugal é entrar sempre para vencer, lá fora competir até onde der, conscientes da realidade.
20 Outubro, 2018 at 11:14
Para quê o Andebol?
O Andebol é a modalidade a par do Futsal onde somos o clube com mais titulos em Portugal, depois ainda conseguimos ter jogadores de grande qualidade como Ruesga, Nickcevic Cudic ou Frankis Carol só para citar alguns.
O futebol é o desporto rei e pergunte lá fora se não conhecem o Sporting, e não estamos todos os anos nas competições europeias? Isso é desconversar.
No basquet seja franco se estiver a dar na TV um Sporting Iliabum e um jogo da NBA verá qual? É que o basquet praticado em Portugal é mediocre.
Não dá para comparar a qualidade do Basquet com a do Andebol ou mesmo Volei praticado em PT, o basquet é incomparavelmente mais fraco.
Bom estamos a comparar alhos com bogalhos estou a falar em modalidades de pavilhão que têm custos de cerca de 2,0M€/ano não é o caso do tenis de mesa onde também somos fortes e mesmo lá fora competimos na champions league ainda o ano passado chegámos às 1/2 finais.
20 Outubro, 2018 at 10:14
O Kobie Bryant não podia vir cá fazer uma perninha?
20 Outubro, 2018 at 10:25
Obrigado ao Conselho Directivo liderado pelo Doutor Frederico Varandas!!
20 Outubro, 2018 at 10:32
Ainda bem que já perceberam que a história dos 20M€ nas modalidades ser muito era apenas ignorância, porque afinal desses 20M€ apenas metade eram ordenados, o resto eram amortizações e encargos com pavilhão deslocações rendas do estádio etc etc etc.
Errar é humano!
Espero é que não seja ter mais uma modalidade e fragilizar as outras, quero acreditar que não seja isso.
20 Outubro, 2018 at 11:02
O próprio Varandas sabe que se desinveste nas modalidades ou nem acaba o mandato pela contestação ou fica-se pelas próximas eleições.
Iria contra a sua campanha e Miguel Albuquerque não faria sentido nenhum no cargo.
A prova de fogo será a próxima época. Esta foi praticamente toda tratada pela direção anterior.
20 Outubro, 2018 at 11:16
Verdade.
Concordo consigo a próxima é que será a prova de fogo, esta época já estava tudo acertado.
20 Outubro, 2018 at 11:42
Infelizmente nenhum presidente viu o mandato interrompido ou eleições perdidas por falta de aposta nas modalidades, nem isso nem sequer por estourar orçamentos.
Pensar que isso pode acontecer é utópico.
Quanto ao regresso, só posso aplaudir, mas depois da acesa discussão sobre o desvio de dinheiros da SAD para as modalidades, em que o actual presidente também apadrinhou ou pelo menos não contestou, saber que o CD anterior afirmou que para ter uma modalidade competitividade seriam necessário salvo erro mais 10.000/20.000!!? sócios pagantes, ver esta “suposta” aposta no 1º mês de mandato, deixa-me no mínimo desconfiado.
20 Outubro, 2018 at 11:50
Sem duvida, a menos que existam na calha sponsors muito fortes, só posso ver isto como desinvestimento em algumas das outras modalidades.
E menos investimento em qualquer uma delas implica perder competitividade. É que nem a formação nos safa no basquet enquanto que no Hoquei no Futsal e Andebol conseguimos formar jogadores top no Basquet somos medíocres.
20 Outubro, 2018 at 11:47
Já agora, tu que passas lá grande parte do teu tempo, a que sabe o cú do varandas mesmo? É verdade o que dizem que tem o olho do cú depilado?
E sobre o tema, então era a desgraça total e “nonsense” dos 20M€ e afinal já são só 12M€?
E anunciam isso sem um único tremelique na voz?
A isso não se chama “mentir” e “manipular” e “catastrofismo deshonesto”?
hmm?
Também se deve agradecer?
20 Outubro, 2018 at 14:42
LUIS, dá – lhe com PAIXÃO, dá – lhe MARTINS
20 Outubro, 2018 at 10:28
Um off, mas que acaba por ser muito in, para quem gosta de modalidades como eu, e acha-as importantes hoje teremos o melhore dia até agora desta época no JR, com dois jogos top em duas modalidades diferentes, ás 15h00 Hoquei para a liga europeia contra o Forte de Marmi, 2º classificado da liga italiana, e as 18h00 derby contra as toupeiras em Voleibol.
Espero uma adesão em massa à hora dos jogos porque pelo que vejo no site ainda estão imensos bilhetes à venda. E isto devo dizer custa-me imenso a engolir porque dizemos que gostamos muito das modalidades e depois o que acontece é isto no futebol tive GB nos ultimos 13 anos e quase sempre quando não ia conseguia emprestar os meus bilhetes, agora no JR já ofereci as minhas GBs variadíssimas vezes às mesmas pessoas e até hj ainda nenhuma aceitou. Dá que pensar se nem as que temos acompanham vale a pena ter mais?
20 Outubro, 2018 at 11:03
Estou tão fodido com o Peseiro que nem o posso ver.
Vai ser grande tarde.
20 Outubro, 2018 at 10:29
Desculpem o off, mas tem que ser.
Um amigo escreveu no FB uma espécie de agradecimento em virtude do g/r que fugiu ter abdicado de € 5M.
Uns a favor outros contra e eis que surge um comentário da Isabel Trigo Mira, que passo a citar:
“Rui Patrício fez o que duvido mais algum “dito” sportinguista “notável” o faria, abdicar de cinco milhões de euros! Obrigado capitão!”
Lavagem da imagem?
Desde o dia em que rescindiste e não teres tido uma palavra, na hora, para quem sempre te apoiou, estimo bem que te focas.
20 Outubro, 2018 at 11:05
Mas há alguém que acredite nisso?
Política. Gestão de imagem. Jornais.
20 Outubro, 2018 at 20:09
Treta para lavar a imagem.Claro que o JMendes vai partilhar com ele aquilo que sacou ao Sporting. Os jornais ingleses já falam em
bargain (pechinha) para o Wolves….A Isabel está a tentar proteger o Varandas…
20 Outubro, 2018 at 10:48
Ha entrevista de Miguel Albuquerque ao CMerda … alguem tem o link??!?!
20 Outubro, 2018 at 10:49
A aguardar moderacao???
20 Outubro, 2018 at 14:43
Espero que para sempre
20 Outubro, 2018 at 14:45
Não é cedo demais?
20 Outubro, 2018 at 14:45
Foda-se.
Não era aqui
20 Outubro, 2018 at 11:04
Uma pena que se opte mais uma vez por dar entrevistas ao jornal manhoso mas pelo menos dá para perceber que enquanto o Albuquerque por cá andar, será mais difícil concretizar o tal desinvestimento profetizado.
https://tuvaisvencer.blogspot.com/?m=1
20 Outubro, 2018 at 11:12
Boa entrevista. Sabe o que diz.
É no CM, enfim… mas tal como aconteceu no passado, é para tentar chegar a todo o lado.
Interessante o parágrafo sobre Bruno Carvalho.
20 Outubro, 2018 at 11:48
Interessante ou cartilheiro?
20 Outubro, 2018 at 11:47
Abaixo de Popovich para treinador é um falhanço.
Basquete (basket?) em Portugal… enfim. Era preciso investir, por exemplo pagar Universidades nos EUA aos jovens promissores, mas o retorno é nulo, e nem sequer é possível segurar jogadores como se faz no futebol.
20 Outubro, 2018 at 12:00
Concordo com o seu segundo parágrafo em absoluto!
Está condenado ao fracasso. É um desperdício de recursos.
SL
20 Outubro, 2018 at 12:57
Sim, concordo. E o basquete é a minha modalidade favorita.
Para mim poderia enventualmente fazer sentido com um investimento fortíssimo na formação, numa espécie de “revolução” do basquete cá do burgo, num plano a vários anos para no fim avançar com uma equipa profissional. Para o ano não me parece fazer sentido. Assim vai ser impossível fugir aos americanos, que são caros e, por vezes, pouco profissionais.
Já agora, as unversidades americanas até já estão a recrutar em Portugal. Vão aos europeus de formação que existem todos os anos e recrutam os jogadores com mais potencial, pagando-lhes os estudos. Em femininos, por exemplo, existem várias jogadoras em universidades americanas.
20 Outubro, 2018 at 14:55
Mas afinal há potencial para o basket nos jovens portugueses ou nao?
Há mas não há é uma estrutura nacional e uma visão estratégica a nível nacional?
Isso percebo e faz toda a diferença.
Basta ver o futebol em França há uns valentes anos e mais recentemente na Alemanha.
Não basta potencial.
É preciso uma estratégia um rede / estrutura supra clubes e se possível, sem clubismos, para collher e potenciar esse potencial
20 Outubro, 2018 at 15:17
A diferença é que os clubes de menor dimensão apostam na formação do futebol, por diferentes razoes (sociais, financeiras), e no basquete não.
Nunca teremos essa rede.
20 Outubro, 2018 at 16:08
Se houvesse interesse…
Na minha opinião, o sucesso passa por um sistema misto de escola com clubes.
Tem é de haver uma estratégia /supervisão e técnicos competentes.
Já lá vão muitos anos mas no meu liceu no desporto escolar tínhamos volei, basquete.
No meu liceu havia pelo menos dois miúdos interessanteS, chegaram a seniores no união Santarém.
Na minha terra, três liceus, três equipas de liceu.
So que falamos duma ausência de sistema.
(Logo que a coisa devia ser equipas inter “liceais”) e competir entre cidades.
Carolismo.
Muito por força dos professores e amor a um deporto em particular.
Não falamos de técnicos credenciados.
Obviamente não temos a cultura desportiva dos college amaricanos (nem sei se gostaria que tivéssemos?).
Mas uma rede entre escolas, supra liceus com técnicos especializados (poderiam entrar aqui os clubes).
Clubismos de fora (não faz sentido um miúdo de 14 anos vir de trás os montes para Lisboa para competir ,desde que haja competividade na região).
Neste último aspecto, é um pouco como o futebol de formação na Alemanha, há quase dois sistemas interligados e dificilmente deixam um miúdo jogar a mais de 100 km da sua residência.
La esta nacionalismo acima do clubismo.
20 Outubro, 2018 at 13:38
Esta modalidade teria os seus primeiros séniores provenientes da formação em 19/20 DE QUALQUER MODO. As minhas últimas lágrimas vertidas pelo SPORTING foram aquando da perda do título nacional de basquete de 79/80, com uma derrota na última jornada que sagrou o Atlético campeão. Advogo um modelo igual àquele do Hóquei, i.e., lutar pela promoção até chegarmos à primeira liga, com a diferença de que ali chegados, só é possível ambicinarmos a primazia nacional, onde estávamos quando eu era um puto (e o Baganha alinhava por nós). Além de Formação, precisaremos de recrutamento barato e Inteligente: eu vasculharia as «sobras» de África (para arranjar talento) e da América do Sul (pela experiência competitiva). Nada disto deve ser feito em detrimento de QUALQUER outra modalidade de pavilhão. (Escrevi isto e apeteceu-me ir ligar uma moto-serra)
20 Outubro, 2018 at 14:52
Bom comentário
20 Outubro, 2018 at 14:46
Não é cedo demais?
?
O plano inicial não era formação apenas uns anos e só depois avançar?
20 Outubro, 2018 at 15:15
Gosto imenso desta modalidade com um passado glorioso no Clube e como tal gostaria de a ver regressar.
Penso que a Federação tem que rever a questão do numero de estrangeiros, limitando-o a dois em jogo, o que aliás já foi prática no passado. Esta medida fará que muitos dos jovens praticantes não fiquem pelo caminho, como agora, por não vislumbrar saída para o profissionalismo. A onossa seleção é um reflexo disso, assim como ver os quarentões Miguel Miranda ou Carlos Andrade sem substitutos à altura. Dos actuais atletas selecionádos, vários eram segundas escolhas uma decada atrás, está tudo dito.
20 Outubro, 2018 at 17:52
Bem vindo de regresso Basquetebol!!!
Este é, tão só mais um trabalho que foi deixado pela anterior direcção …
Não pode, não deve, mas sobretudo, os sportinguistas não podem nem devem ir na cantiga que foi esta direcção que preparou o Basket de regresso ao SCP …
20 Outubro, 2018 at 20:13
O Basket vai fragilizar as outras modalidades. É demasiado caro.
Não tarda que nos digam que o importante é competir…