Regresso à competição para os escalões jovens do Sporting, depois de uma semana em que a formação foi o tema mais discutido e badalado entre sportinguistas e um pouco por toda a imprensa especializada.
Os Juniores voltaram a desiludir frente ao Belenenses, numa partida com muito desperdício da parte dos nossos jovens leões e a mostrar um Belém muito muito perigoso no contra-ataque e na saída rápida. Os sub-19 estiveram a perder até aos 70’ minutos, igualaram por intermédio de Tiago Rodrigues mas não conseguiram sacudir a pressão dos maus resultados das últimas semanas e voltaram a ceder pontos. Tempos de preocupação para uma equipa que, apesar de não contar com os talentos de outros tempos, continua a ser muito superior à larga maioria dos adversários que encontra.
Os Juvenis venceram o União de Leiria por 5-0 num jogo que poderia definir o primeiro lugar da série. Gonçalo Batalha terá de ser o grande destaque, com um hat-trick em apenas 17 minutos, com Tiago Tomás a confirmar o excelente momento com mais um golo e Francisco Tilli a fechar as contas. Os sub17 somam agora 7 vitórias em 7 jogos, já marcaram 41 golos e sofreram apenas 3. Mais um fantástico inicio de temporada de João Couto, que promete lutar pelo título até final.
Por fim, os Iniciados golearam o SC Estrela por 10-0 e o complicado será encontrar alguém na ficha de jogo que não tenha marcado um golo. Chermiti, ponta de lança que está no seu terceiro ano de formação leonina, assinou um hat-trick e Isnaba Mané, que já soma 6 golos em 7 jogos, bisou na partida. Os pequenos continuam no segundo posto, a três pontos do rival Benfica e na luta pelo apuramento no primeiro posto da sua série.
Para terminar as notícias semanais, Miguel Luís estreou-se finalmente pela equipa principal na Taça de Portugal, frente ao Loures. Miguel chegou ao Sporting com apenas 9 anos, vindo das escolinhas da Académica, foi campeão nacional de Juvenis e de Juniores, representou a equipa B ainda enquanto junior e cumpriu agora um dos seus sonhos. O percurso começa agora e nada lhe será oferecido. Esperemos que trabalhe, que lute pela presença mais regular nas opções do seu treinador e que se possa estabelecer finalmente na equipa A.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
24 Outubro, 2018 at 10:29
Estimada Maria Ribeiro, esqueceu-se desta pequena maravilha
Sábado 20 Outubro 2018 – 15h00 – (Lisboa)
AF Lisboa Juniores D Sub13 Fut9 S2 2018/19
Campeonato | Jornada 1
Sporting 9-0 Benfica
9 batatas no mini-lamps!
24 Outubro, 2018 at 10:42
Lindo!
24 Outubro, 2018 at 10:46
Cherba a critica ao esquecimento é um pretexto para cortar na avença? 😀
24 Outubro, 2018 at 11:08
claramente acabou-se o refill de Somersby…
24 Outubro, 2018 at 11:25
Era o que faltava!
24 Outubro, 2018 at 10:59
Pequena maravilha, mesmo. 🙂
24 Outubro, 2018 at 10:37
Não mudem o treinador dos Juniores e dos sub23 não…
O Cintra tem olho para a coisa…escolheu 3 treinadores, 3 buracos de merda…
3 gajos que espero estejam a muito curto prazo no Sporting…e que só admito que estejam (estes 2 porque o Peseiro não tem explicação) por ainda estar tudo a começar a mudar na academia e não ter ainda chegado à parte de escolher treinadores…
24 Outubro, 2018 at 10:47
O Lima já foi bom.
Ou estagnou ou o problema é mesmo a qualidade do plantel, que a meu ver é pouca!
Quem é o treinador dos Juniores?
No site não diz!
Mais de 3 meses depois da época começar o site tem uma informação miserável…
Não dá para entender!
24 Outubro, 2018 at 10:50
Venâncio.
O Lima nunca foi bom. Tinha equipas razoáveis e gajos grandes e fortes e os adversários eram uma merda. Futebol que é bom…nada…sempre foi uma merda que foi ganhando títulos à pala de alguma sorte (aquele golo do Rosado no ultimo segundo em Alvalade…), equipas com alguma potencia física (Neto e William + Baldé na mm equipa) e adversários fracos…
24 Outubro, 2018 at 10:55
Se calhar tens razão…
Lá está, ganhar campeonatos não quer dizer tudo!
24 Outubro, 2018 at 10:57
Mas olha que tem gente que pensa o contrário, juntamente com as chamadas às seleções…
24 Outubro, 2018 at 11:07
É verdade!
Essa cena das selecções tem muito que se diga…
24 Outubro, 2018 at 10:59
O Venâncio e o Morato juntos não faziam 1 central mediano…
24 Outubro, 2018 at 11:06
Discordo. Especialmente do Venâncio. Sempre teve foi muitos problemas nos joelhos.
Nenhum era inferior ao Rúben Dias… 🙂 O Venâncio era superior e o Morato andava ali dentro do mesmo, sem dar tanto pau!
24 Outubro, 2018 at 11:14
O Venâncio era feito de cristal mas tinha alguma técnica. O Morato era um pouco mais raçudo. Sofriamos golos que era uma coisa louca, andámos anos a fio com duplas fracas de centrais. Depois veio o Duilio que estabilizou um bocado a coisa, mas também não era nada de especial, só tinha altura.
24 Outubro, 2018 at 11:30
Só estabilizou quando teve um Luisinho ao lado. Mas nos anos 80, quando os centrais tinham 1,75 cm, o Venâncio era top no jogo aéreo e relativamente rápido. Mas claro que estava sempre tapado na seleção pelos Fredericos e Nunes, que eram bem piores.
Secar o Klinsman não era para qualquer um.
24 Outubro, 2018 at 10:40
“Tempos de preocupação para uma equipa que, apesar de não contar com os talentos de outros tempos, continua a ser muito superior à larga maioria dos adversários que encontra.”
Ser muito superior à larga maioria dos adversários que encontra não é relevante. Não contar com os talentos de outros tempos, é!
O João Couto é um excelente técnico e consegue sempre potenciar os miúdos que lhe passam pelas mãos.
Contra um Loures, só meter o Miguel Luis aos 90 minutos diz bem da capacidade do Peseiro para estar à frente da equipa principal do Sporting!
O Peseiro tem razão quando diz que não é o mesmo treinador de há 12 ou 13 anos. Nessa altura era um gajo com potencial e hoje é um gajo completamente ultrapassado, que não desenvolveu o potencial que tinha!
Devia ter sido despedido no dia 8 de Outubro. Timing perfeito para a entrada de um novo treinador. Tinham 15 dias de paragem na equipa principal, o primeiro jogo era contra o Loures, depois seguia-se o Arsenal e se perdessem não era nenhum drama, e finalmente, 3 semanas depois da mudança, recebíamos o Boavista.
Perdeu-se uma oportunidade muito boa para a mudança que, mais tarde ou mais cedo, acontecerá!
24 Outubro, 2018 at 10:42
Totalmente de acordo.
24 Outubro, 2018 at 10:47
De acordo!
24 Outubro, 2018 at 10:56
Miguelito quando queres até escreves alguma coisa de jeito.
Concordo com o que escreveste.
24 Outubro, 2018 at 11:02
🙂
A única diferença é que agora concordas… 😉 A questão não é, nunca será, escrever coisas de jeito mas sim vocês concordarem ou não.
24 Outubro, 2018 at 11:46
Já viste como seria o mundo se todos concordasse-mos com tudo? 😉
A tasca serviria para quÊ? 😀
24 Outubro, 2018 at 15:14
Podes discordar e isso serve para debater ideias. Um argumenta para cá, outro argumenta para lá… Até pode ser giro e trazer alguma luz a alguém. Ou ficar tudo na mesma. 🙂
O que fazem aqui não é discordar… 😉
24 Outubro, 2018 at 11:04
Teve o privilégio de estar como adjunto num Real Madrid no inicio da carreira, se bem que o seu chefe nunca valeu um caralho. Ainda hoje me pergunto, se eu a treinar uma equipa com Figo, Balakov, Vujacik, Iordanov, Juskowiak e outras estrelas não tinha sido campeão mesmo com o Lemajic na baliza. Mas adiante, o Zé de Coruche teve o que muitos não têm no inicio da carreira, depois ainda fez uma boa época no Sporting em que podia ter sido uma época de sonho… a partir daí ficou marcado pelo destino. Acho que não vale a pena continuar a investir no Peseiro, quanto mais cedo vier um gajo com créditos firmados melhor.
24 Outubro, 2018 at 11:12
O Queirós perdeu esse titulo como o perderam o Paulo Bento, o Peseiro e o Jesus. Gamadissimo.
Mesmo perdendo esse jogo do 3-6 com o Benfic@, não fosse o gamanço e tínhamos ganho o campeonato. Nas Antas acabámos com 8 jogadores, numa arbitragem vergonhosa do Carlos Valente que era o padre de serviço na altura!
Desse campeonato para cá o Benfic@ não ganhou um único limpo, esse inclusive!
24 Outubro, 2018 at 11:16
Concordo.
Esse jogo foi dos maiores nojos que me lembro. Acabou com o Oceano na baliza. Fomos roubados à descarada.
24 Outubro, 2018 at 15:21
Esse do Oceano na baliza acho que foi no Bessa…
Expulsaram o Juskoviak, o Peixe e outro que já não lembro bem – talvez o Vujacic. E ainda tivemos a idiotice do Paulo Sousa ao intervalo. A jogar com 9 foi sempre taco-a-taco, até ficarmos com 8 e eles meterem o 2º golo quase no fim.
O Peixe e o Juskowiak foram de vermelho directo e apanharam 2 jogos. E o Peixe era o gajo que normalmente secava o João Pinto!
Nesse ano, com Carlos Valentes, Martins dos Santos, Calheiros, Mesquitas, e mais uma série de aprendizes de padres, era roubar à descarada! Tínhamos era uma grande equipa, que ganhava muitas vezes contra 14…
24 Outubro, 2018 at 12:30
“o Zé de Coruche teve o que muitos não têm no inicio da carreira” (Vasco dixit)
O José Peseiro, começou a carreira 11 anos antes de ir para adjunto do Real Madrid. E começou pelo União de Santarém 2 anos), União de Montemor (2 anos) e Nacional (4 anos e onde levou o Nacional 2 vezes a provas europeias). Foi o 2º melhor aluno do Curso de Educação Física e Desportos em que o Mourinho ficou em 7º (e, dizem, que a copiar trabalhos dos colegas e bajular professores; por curiosidade o 1º do curso foi o Mil-Homens que concebeu e geriu a nossa Academia e, agora, está no Carnide).
Resumindo, o ribatejano pode até nem ter evoluído quase nada, particularmente na gestão de recursos, que foi sempre o seu calcanhar de aquiles, mas daí a não reconhecer que, como a maioria no meio, subiu a pulso, vai uma grande distância.
Saudações leoninas
24 Outubro, 2018 at 10:55
A equipa de juniores tem ali um bom jogador,Félix Correia,mas o resto é muito fraquinho..
24 Outubro, 2018 at 11:00
Tem o Gonçalo Pinto, o Gonçalo Costa e o Bernardo Sousa.
Mas ainda estão numa idade em que podem melhorar. Muito tem a ver com a atitude que tens nos treinos e nos jogos.
24 Outubro, 2018 at 11:50
Um OFFzito
“Nas redes fala-se de tudo. «Despeja-se tudo». Quando chega a hora de partir para a acção, são poucos e sempre os mesmos a ter iniciativa, e muitas das vezes, de forma desconcertada.
É incrível a quantidade de pessoas que leio que deixaram de pagar quotas, como forma de protesto. «Recuso-me a dar dinheiro a estes que lá estão» é a frase recorrente. Errado. Por dois motivos: primeiro, o Clube, acima de tudo, precisa da quotização. Independentemente de quem esteja ao comando, é pelo Sporting que temos de zelar. Depois, se não tivermos as quotas pagas, não temos o nosso maior trunfo, a nossa voz para tentar mudar aquilo com que não concordamos: o voto. Sem ele, nada podemos fazer.
É muito isto que se tem de combater. Não basta dizer sempre o mesmo, para as mesmas pessoas, nos mesmos locais. É preciso mostrar, com o voto, aquilo que queremos. Nunca a frase feita «passar das palavras à acção» fez tanto sentido!
De outra forma, não nos podemos queixar.”
24 Outubro, 2018 at 11:54
Nem mais !
24 Outubro, 2018 at 11:59
Nisso os Alemães e Ingleses são fdd…nunca deixam de ir e de pagar.
Mas fazem manifs brutais a lutar contra preços de bilhetes, horários, etc.
Em Portugal…deixa-se de ir e abandona-se o clube…acho triste…
24 Outubro, 2018 at 15:22
Isso!
24 Outubro, 2018 at 12:58
Acresce ainda, caro Tadeu, que quem decidir não pagar quotas por causa do Futebol deveria lembrar-se que só está a afectar as Modaliddaes que é o destino da sua totalidade.
SL
24 Outubro, 2018 at 15:23
Exacto!
Não consigo entender…
24 Outubro, 2018 at 16:57
Não consegues entender absolutamente nada caro Miguel e por seres inimputável é que o pessoal te vai deixando andar por aqui.
24 Outubro, 2018 at 22:55
Caro Álvaro, se AINDA é assim, custa-me entender esta frase do cintra, que era unicamente presidente da SAD, na recente entrevista, que transcrevo:
“Tínhamos filas de sócios a pagar quotas. Começou a entrar dinheiro que foi uma coisa maluca!”
Uma coisa pelo menos, para mim fica mais claro, o destino da base de dados que o bombeiro levou para parte incerta.
24 Outubro, 2018 at 11:53
Diogo Rosado, jogador formado no Sporting, acusa o empresário Paulo Rodrigues de burla em cerca de 120 mil euros, num processo que decorre no Tribunal do Porto.
Paulo Rodrigues foi empresário do Ze Turbo e Bobacar Djalo.
Fodam-se á grande !
24 Outubro, 2018 at 12:47
Obrigado Maria.
Os sub-23 e os Juniores têm como treinadores dois ex-futebolistas medianos e sem grande formação profissional. O Lima é muito limitado na forma como comunica com os jovens jogadores, tem garra mas falta-lhe estofo de formador. O mesmo acontece com Venâncio, que está naquela função só porque sim…
Seria mais coerente ter avançado o prof. J. Couto para os Juniores e o Coelho para os junenis. Nos sub-23 preferia um treinador rodado, maduro. Naquelas idades, os jovens necessitam de uma referência, de um conselheiro e de um treinador com provas dadas, tipo Luis Castro ou Vitor Oliveira(embora não simpatize com este), alguém experiente. Por mim poderia até ser estrangeiro, se no mercado português não encontrassemos alguém com essas caracteristicas.
24 Outubro, 2018 at 13:31
Onde anda o Luís Martins, alguém sabe? Ainda de baixa? Coordenador da formação? Encostado? É um profissional, que eu gostava que permanece no Clube.
24 Outubro, 2018 at 13:32
Permanecesse*
24 Outubro, 2018 at 22:50
É preciso toda a nossa formação levar uma volta e das grandes.
Vai demorar a endireitar.