Nasci e cresci Sportinguista, fiz-me sócio com a minha primeira mesada, fiz “maratonas” de desporto no velhinho Alvalade e percorri o país a apoiar a equipa de leão ao peito. Mas nos últimos dois ou três anos as coisas foram mudando para mim. A constante guerra comunicacional dos três grandes, os e-mails, a podridão do futebol nacional e, por fim, a invasão a Alcochete empurram-me para a terra de ninguém. Cresceu a apatia, o fogo na barriga que desde sempre senti ficou mais pequeno.
“Mas o que se passa comigo?”
Não foi consciente, mas todos estes fatores deixaram-me com nenhuma vontade de seguir mais o Sporting. E assim foi, durante uns meses. (As quotas, claro, sempre pagas, apesar de tudo)
Mas depois, com o passar do tempo, regressei às origens. Tropecei em artigos e histórias do futebol internacional, vídeos que demonstram o impacto que os clubes têm nas pessoas, com ou sem vitórias. Fui-me lembrando de João Fernandes, o jovem adepto cego do Sporting, que tudo o que queria era relatar jogos do futsal…
fui-me lembrando da história do Marcelo, que vivendo a milhares de quilómetros de Alvalade se apaixonou pelo Clube…
lembrei-me do estádio cheio a cantar O Mundo Sabe Que com as lágrimas nos olhos, porque o sentimento não cabe na voz…
lembrei-me das histórias do meu avô a ver os 5 violinos com os seus amigos… E de repente, a chama renasce, tão forte como no primeiro dia.
Porra! Somos muito mais do que temos mostrado ao Mundo! Não somos melhores nem piores, somos o Sporting! Somos mais do que Taças e conquistas, mais do que 50 mil lugares num estádio. Somos apaixonados por algo que não se explica, porque não se resume a um relvado. Mas o que falta?
Discordamos uns dos outros e podemos ter ideias diferentes do que pensamos ser o melhor para o clube, mas TODOS QUEREMOS O MELHOR PARA O CLUBE. Discutamos com uma cerveja e entre brindes, é bom que exista pluralidade no Clube. Mas nunca pensem que o outro não quer o bem do Sporting.
Aos que estão contra a direção, ou a favor da anterior: Estejam todos a favor do Sporting. Deixemos-nos de egos e apoiemos porque o seu sucesso é o nosso e o nosso o deles.
Compreendo que podemos ter ideias diferentes e que estejamos chateados,mas prejudicar o Sporting não é, certamente, a solução. Vamos-nos envolver cada vez mais com o Clube, vamos participar em AG’s, vamos oferecer o nosso conhecimento ao Sporting e ajudar como nos for possível.
“Para quê apoiar este clube, neste país, com este futebol?”. Confesso que ainda não tenho resposta para isto. Talvez seja a minha ingenuidade (já tenho idade para ter juízo), a loucura do Sporting, os meus amigos que me contagiam, ou os momentos históricos que me motivam. Não sei. Sei que ser do Sporting me enche de orgulho, não pelo que é, nem sequer pelo que foi, mas pelo que poderá ser, um dia, se nos unirmos.
Viva o Sporting Clube de Portugal! Sempre, acima de tudo!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nave de Alvalade
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Outubro, 2018 at 18:37
Belo post, nem que seja por recordar esses videos.
Grande puto Marcelo
24 Outubro, 2018 at 19:03
Belo post, emotivo e racional, e que descreve, na perfeição, tudo aquilo que penso e sinto sobre o “momento” do Sporting.
O Momento do Sporting não se pode resumir ao “momento” de agora.
Ele começou em 1 de Julho de 1906 e prolongar-se-à ad eterno, com ciclos mais ou menos vitoriosos, mas sempre com a certeza de que nunca haverá períodos menos bons que derrubem uma instituição que se tornou intemporal e que transporta e transportará sempre os valores do seu lema e os da Lealdade e Verdade Desportiva, Democraticidade, Liberdade e Solidariedade.
Muitos dizem que o Sporting é um clube “ingovernável”, “com uma plêiade enorme de facções e de egos”, “que está sempre a dar tiros nos pés” … Tudo isso até pode ter um fundo de verdade. Mas continuo a preferir mil vezes a opinião diversa, mesmo que conturbada, do que a paz podre que reina nos rivais, onde o mínimo laivo de oposição é anátema de exclusão.
Por isso também digo como o Nave de Alvalade:
Viva o Sporting Clube de Portugal! Sempre, acima de tudo!
Um abraço e saudações leoninas
24 Outubro, 2018 at 19:17
Bonito post para reler amanhã às 20:00…
24 Outubro, 2018 at 19:18
Numa coisa tenho que tirar o chapéu ao autor. Conseguiu escrever este texto todo sem usar uma única vez a palavra ‘União’… 🙂
24 Outubro, 2018 at 19:23
Muito bom …. e não podendo estar em alvalade amanhã .. lá estarei dia 8 com o meu filho em Londres para apoiar o meu clube (e do meu pai e do meu filho) e.. e… SEMPRE
Saudações leoninas desde Dundalk
24 Outubro, 2018 at 19:42
Aplaudo de pé Nave de Alvalade!
SL
24 Outubro, 2018 at 20:02
Nunca deixei de gostar do Sporting. Mas ser do Sporting não é ser do novo sporting.
Nunca compactuarei com corrupcão ou esquemas, seja em que clube for.
O Sporting pode ter morrido e dado origem ao novo sporting, mas sei que um dia irá renascer, e mesmo sem SAD voltaremos a ser como os maiores da Europa.
Até lá é rir para não chorar e não stressar em demasia, porque o luto já foi feito há meses Afinal é como dizem “Há mais vida para além do Orçamento” e as memórias nunca as me vão poder roubar como fizeram com o Sporting.
24 Outubro, 2018 at 20:04
É isto!
Já estivemos unidos em mais do te uma ocasião…ainda há pouco tempo isso aconteceu…depende sempre muito de quem nos dirige…e depois de “meia dúzia” de ranhosos sem coluna vertebral que se promovem à custa do Sporting, nem que para isso tenham que fazer o papel de Judas…esses tinham que ser corridos, essa purga tinha que ser realizada…o clube iria ficar muito mais saudável!!
Gostei. Um abraço.
SL
24 Outubro, 2018 at 20:04
Boa posta que descreve a dura realidade de muitos de nós. Tocou no ponto principal desta nossa vivência. Será que todos nós queremos o melhor para o SCP?
Amanhã lá estarei com o meu filho a torcer pelo nosso amor, como de costume. SL
24 Outubro, 2018 at 20:06
em direto da jamba, o doutor jonas savimbi explica:
https://youtu.be/UeUvO5o-ZFE
24 Outubro, 2018 at 21:08
Varandas não pode ver esse vídeo sob o risco de perder totalmente a confiança…
24 Outubro, 2018 at 22:58
Da jamba só conheço um,
o anão gosma da silva e mais nenhum!
24 Outubro, 2018 at 20:19
Um adepto do Sporting que vai a tribunal testemunhar contra o Sporting não gosta do clube. Um adepto que torce pelo e rejubila com o insucesso de um presidente não gosta do clube. Um adepto com responsabilidades de gestão, que põe a sua “amizade” com um orelhas à frente dos interesses do Sporting não gosta do clube. De resto, gostei do teu post e é louvável a tua tentativa de animar as hostes.
24 Outubro, 2018 at 20:53
Nunca entenderei alguém que testemunha contra o clube. Nem quem coloca os seus interesses pessoais à frente do interesse do clube.
Quanto às tuas “bocas”, que são só isso, digo-te que se o gajo que tanto gostas tivesse metido os interesses do clube à frente dos dele, ainda hoje era presidente.
25 Outubro, 2018 at 1:09
És tão insuportável…
Z
25 Outubro, 2018 at 9:38
Ele nasceu assim, ele viveu assim… É a Gabriela da Tasca.
25 Outubro, 2018 at 9:46
AHAHA 😀
25 Outubro, 2018 at 9:53
Até ao dia em que isso acontecer de forma a que estrague a narrativa e aí haverá longos textos a explicar e um ignorar olímpico da opinião aqui expressa, com uma defesa intransigente do direito que todos têm a pôr o Sporting em tribunal e coiso e tal…
Ou a modalidade mais divertida que é sou contra mas depois explicando porque é que neste caso é a favor…e noutro…e noutro…
24 Outubro, 2018 at 20:27
Pois é….
Em fim …
25 Outubro, 2018 at 0:03
“Pois é” não é tudo junto?
25 Outubro, 2018 at 15:12
“Enfim” também é tudo junto….
Depende como queiras te expressar
24 Outubro, 2018 at 20:41
Sinto-me Traído…Dor de Corno é Fodida, Dizem…
24 Outubro, 2018 at 21:05
Tenho uma visao um pouco diferente, um Sporting quer-se com Taças e conquistas, se nao me identifico.
Amanha e para ganhar para passarmos para a fase seguinte !
24 Outubro, 2018 at 21:34
Li és post é ainda não parei de rir , e só me lembrei de uma frase , Diz não à lavagem cerebral .
24 Outubro, 2018 at 21:36
Wow, quase dois meses depois é anunciada uma boa medida, a contratação de um scout para substituir o chorão, espero que seja apresentado no intervalo do jogo de amanha de forma a ser ovacionado em conjunto com o lampião Boa Morte.
24 Outubro, 2018 at 21:40
Atenção que este gajo é uma mais valia tremenda, só espero que corra bem.
24 Outubro, 2018 at 21:47
🙂
Não conheço, mas acredito que sim.
Mesmo que não goste, nunca desejo a ninguém que trabalhe no Sporting que profissionalmente lhe corra mal, até ao banana hermético do presidente, se lhe correr bem, faz de mim uma pessoa desportivamente feliz.
Isto também se aplica-se ao treinador toureiro, só o facto das touradas já faz de mim um hater, mas se fosse só isso … mas amanha que ganhe ao Arsenal e eu festejo de certeza absoluta, se não ganhar … sujeita-se ao estado de espírito.
25 Outubro, 2018 at 0:04
Não conheces mas é uma merda.
25 Outubro, 2018 at 0:18
És!
25 Outubro, 2018 at 12:49
Tens que ler melhor
25 Outubro, 2018 at 15:13
Em fim!
25 Outubro, 2018 at 7:53
O Scout é importante, numa altura em que o fornecedor unico se chama Jorge Mendes.
Vai ser avaliar os dois ou três jogadores que o salvador JM quiser despachar e seleccionar o melhor, e por melhor refiro-me àquele com maior margem para meter uma comissão no bolso.
24 Outubro, 2018 at 21:40
A malta do hóquei anda a reinar com esta merda…
https://www.facebook.com/famatv.famalicao/videos/314609239358517/
Não vençam, não… é aqui que se perdem campeonatos.
2-2… toca a acordar!
24 Outubro, 2018 at 21:49
Ando mesmo alheado, podia estar a ver esse jogo, aqui sem fazer nada, porra, esses bravos merecem todo apoio do mundo.
24 Outubro, 2018 at 21:51
Não vi a primeira parte, vou ver a 2ª. Estamos a jogar mal é?
24 Outubro, 2018 at 21:57
Se fosse só a malta do hóquei.
O grande problema é q grande parte dos atletas das modalidades não se identifica com o novo SPORTING 71.
Este será o pior ano da história do Sporting ……só nós estamos no atletismo feminino!!!!
24 Outubro, 2018 at 22:01
Cala-te, caralho.
Estamos a jogar mal, não estamos a jogar sem vontade.
3-2!!!
Grande golo.
25 Outubro, 2018 at 15:24
Ui ui
Estamos a perder a cabeça?
25 Outubro, 2018 at 7:56
Passámos de um regime em que o Presidente não só apoiava as modalidades como andava com os atletas e tentava resolver os problemas à medida que os descobria, para um regime em que o objectivo é “fechar modalidades à carnide”….
Acho que os atletas das modalidades só sabem quem é o varandinhas porque leram no jornal que ele ganhou qql coisa (dificil charmar àquilo eleicões quando o resultado era conhecido já desde Maio).
24 Outubro, 2018 at 22:00
2 penaltis seguidos para eles, estamos a jogar mal, é um facto.
Girão defende os dois e defende as recargas.
Estamos sem calma no ataque…
24 Outubro, 2018 at 21:45
Só falas do que te interessa ó talibã. És o gajo mais asqueroso da Tasca. Um autêntico amestrado que só sabe gozar com o clube. A única explicação que tenho para isto é que deve ser o próprio DJ.
Comenta lá isto. Diz que é uma cabala dos tribunais e que o Bruno é que tem razão:
“Bruno de Carvalho perdeu a terceira providência cautelar na “guerra” jurídica que está a travar contra o Sporting. O antigo presidente pedia, nesta ação, a revogação das sanções disciplinares decididas pela Comissão de Fiscalização, nomeadamente, no seu caso concreto, a suspensão por um ano do estatuto de sócio, anunciada em agosto.”
24 Outubro, 2018 at 21:51
Eu sinceramente não percebo tanto homem pelo gajo que mais fez pelo Sporting nos últimos 30 anos.
Mas também não deve ser para perceber.
24 Outubro, 2018 at 21:57
Caro, já disse aqui centenas de vezes que o Bruno teve uma 1º mandato excelente, um começo de 2º mandato bom e os últimos 4 meses do pior que tivemos na nossa história. Estragou tudo.
O que eu não percebo é que se goze com o clube e se tenha satsfação com isso. Que é o que eu constato aqui com os comentários de baixo nivel a gozar com o clube deste tasqueiro. Tenho a certeza que este tasqueiro amanhã deseja a derrota e isto é pior que podemos ter entre nós.
24 Outubro, 2018 at 21:58
Não contas para o totobola.
24 Outubro, 2018 at 21:57
Não ligues a esse coitado de cima. Já ninguém liga. É tipo um bot.
24 Outubro, 2018 at 21:56
Shika Porco, já te disse que nem contas para o totobola. Caricatura.
24 Outubro, 2018 at 22:02
Ferran Font golo!!
depois de 2(3 1 foi repetido) penaltis defendidos por Girão
24 Outubro, 2018 at 22:03
Off:
Gelson jogou pra caralho hoje, não chegou é para evitar o 4-0…
24 Outubro, 2018 at 22:16
Nem sei o que pense.
24 Outubro, 2018 at 22:07
4-2! Mais um grande golo. Font!
24 Outubro, 2018 at 22:07
4-2 Ferran Font
24 Outubro, 2018 at 22:13
Obrigado pelo post, quase me trouxe lágrimas aos olhos. Saudações Leoninas
24 Outubro, 2018 at 22:13
““Para quê apoiar este clube, neste país, com este futebol?”. Confesso que ainda não tenho resposta para isto. ”
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Salientei esta frase.
NUNCA me perguntei tal. Nunca me fiz essa pergunta em toda a minha vida. E nunca a farei.
E, certamente, sou muito mais velho do que a gigantesca maioria dos Caros Tasqueiros.
NUNCA, jamais, em tempo algum, desejei que algum elemento Sportinguista não tivesse sucesso. Já vi passar alguns Presidentes (e alguns da “estirpe” de Roquette, Santana Lopes e Godinho); muitos treinadores (incluindo o inenarrável Jorge Jesus, talvez o pior de todos eles!) e inúmeros jogadores. E nunca desejei o insucesso a nenhum. Nunca rezei para que Fernando Gomes ou João Vieira Pinto falhassem golos. Que Jesualdo perdesse jogos (para correr com Godinho mais cedo).
União? Eu não preciso de união nenhuma. Só preciso é que se ganhem jogos!
SL
25 Outubro, 2018 at 15:26
Talvez ???
Fodasse ….
Como Homem, o pior!
Como treinador, dos melhores caro tasqueiro!
24 Outubro, 2018 at 22:21
5-2
24 Outubro, 2018 at 22:22
Henrique Magalhães, 2-5
24 Outubro, 2018 at 22:23
Um sportinguista nunca abandona o clube. Nem no tempo do Godinho, nem do Marquises. Posso ser totalmente contra o presidente, mas nunca quererei ou apoiarei o insucesso dele à frente do clube.
24 Outubro, 2018 at 22:24
Então vamos homenagear o Boa Morte? Ahahahahahahahahahahahah Um lampião dos 7 costados, que anda nas redes sociais a gritar por eles!!
Está certo, é em linha com o que o Cintra senil faz. E esta direcção de espantalhos continua o serviço.
Ainda dizia o outro fantoche que o Circo ia acabar!! Cada vez é maior! Um clube sem valores, sem moral, sem orgulho próprio, sem auto-estima, sem qualquer empatia ou afinidade com a maioria da massa adepta, nada, zero, rien!! Um completo buraco negro!!
24 Outubro, 2018 at 22:25
O Boa Morte é Lampião? De certeza?
24 Outubro, 2018 at 22:28
Ele é que o disse em entrevistas. Nas redes sociais até canta “glorioso” etc..
24 Outubro, 2018 at 22:29
Sim
24 Outubro, 2018 at 22:32
Quando faz posts com cânticos das toupeiras, poucas duvidas restam, pelo menos não é Sportinguista como eu.
25 Outubro, 2018 at 9:33
O conceito de Sportinguismo mudou… O caro é que não se adaptou. O caro é um retrógrado… Vive na cavernicolice do Sportinguismo… Evolua, caveman!
24 Outubro, 2018 at 22:33
Desconhecia.
24 Outubro, 2018 at 22:35
Até o jogo, estou com a ideia que há pessoal muito atento (tipo pides) ao que se escreve nas redes sociais e acredito que cancelem a homenagem.
24 Outubro, 2018 at 22:25
O Boa Morte e o Tiago Fernandes, amanhã juntos em Alvalade ? Ok !!!
24 Outubro, 2018 at 22:26
Entretanto, já me esquecia das pérolas da conferência do P0:
“Arsenal? Sabemos que temos de jogar melhor do que com o Loures” Este gajo é uma lenda!!
25 Outubro, 2018 at 15:28
Era quem lhe desse com um Touro Lindo nos Cornos!