Olhar para os erros de arbitragem e para a falta do VAR ou para o atestado de pequenez que o treinador assinou? Dificilmente haverá um adepto do Sporting que não considere mais pertinente resolver o segundo problema, por altura o maior problema de um Sporting com plantel para fazer bem mais do que o que tem feito nestes três meses que a época já leva
O jogo tinha um ingrediente diferente de todos os anteriores. Ou de quase todos, vá, se exceptuarmos a visita à Luz: o Sporting tinha possibilidade de jogar na expectativa face a um adversário olhado por todos como favorito, sabendo que poderia fazer toda a diferença ser capaz de aproveitar os espaços concedidos nas costas dos defesas ingleses em transições rápidas.
E cedo se percebeu que essas transições dificilmente aconteceriam. Peseiro abdicou de todo e qualquer velocista, reforçando o meio-campo com Petrovic nas costas de Battaglia e de Gudelj, que ganhavam “liberdade” para pressionar mais os ingleses, e deixava as acções ofensivas para o trio Nani, Bruno Fernandes (a extremo…) e Montero. Não faltou boa vontade a toda esta gente, começando por Montero que chegou a vir à entrada da nossa área recuperar bolas, continuando em Nani (único remate decente da equipa em 90 minutos, ainda assim sem acertar na baliza) e em Bruno Fernandes e nos médios que, à vez, davam uma ajuda nesse bloco alto que, ao longo dos primeiro 45 minutos, emperrou o futebol dos ingleses. Acuña também esteve muito bem, Ristovsky na boa, os centrais a limparem o que havia para limpar, ou seja, no plano de segurar o nulo até correu tudo muito bem.
Registe-se que, nessa primeira parte, fica por mostrar um cartão vermelho ao central do Arsenal, por puxão a Montero e que o golo dos ingleses, já na segunda, nasce de um fora de jogo, pois Coates não toca na bola, mas, escreve-vos este rapaz que já perdeu a conta às vezes em que viu o Sporting ser prejudicado dentro e fora de portas, será um erro analisarmos o jogo por aí. Ou, se preferirmos, analisarmos o jogo à Peseiro.
Peseiro, essa figura cada vez mais nefasta a todos e quaisquer níveis, armou a equipa para cumprir a sua promessa: de certeza que não vamos levar quatro do Arsenal. Conseguiu, durante 45 minutos e com a equipa compacta e pressionante, emperrar os gunners, mas, também, conseguiu rebentar com a equipa, nomeadamente com Bruno Fernandes e Nani. Depois, no segundo tempo, quando quis estender-se um pouco mais no terreno… foi o que se viu.
Bastou o Arsenal acelerar o ritmo para as oportunidades aparecerem. Na nossa baliza, claro, com o redes Renan a dar nas vistas, nomeadamente com a mancha anti-picadinha ao rapaz de nome esquisito que se farta de marcar golos. Veio o golo deles e veio a nossa gritante incapacidade para jogar à bola. Zero. O futebol deste Sporting, ao fim de três meses de trabalho, é um enorme e exasperante zero! E, fruto desses zero, combinado com a superioridade “futebol-plantelística” do Arsenal e com o estouro físico da equipa, não houve capacidade para ir atrás do resultado (Jovane entra aos 71′, Diaby aos 86′ e fica um duplo ferrolho até final, mesmo em desvantagem) e terminamos a partida com quase metade da posse de bola do Arsenal e sem termos feito um remate à baliza.
E se uma pessoa chega ao final do jogo tolhido de emoção e de ideias, o que se segue é demasiado mau para poder aceitar-se. Feliz da vida por ter cumprido a promessa de não levar quatro do Arsenal (estes ingleses devem pensar que são o Portimonense!), Zé Peseiro apresentou-se na conferência de imprensa de peito feito, como se, sozinho, tivesse feito uma pega de caras ao maior touro do mundo e fosse para o duche apenas com um braço partido.
Para Zé Peseiro, a única coisa que correu mal neste jogo foram os erros de arbitragem e se não fossem esses erros o Sporting não tinha perdido. Ou, se preferirem, o plano podia ter resultado na perfeição: não perder (contra um Arsenal que aproveitou a vinda a Lisboa para rodar a equipa e ganhar pela primeira vez um jogo disputado no nosso país). O Sporting jogou para não perder e, para Zé, isso é perfeitamente normal. Tão normal que, imagine-se, o Zé ainda berrou que só o Chelsea e o City conseguiram emperrar o futebol dos gunners como o Sporting fez na primeira parte (alguém lhe diga que um jogo tem duas partes e que essas equipas ganharam os respectivos jogos). Tão normal que, imagine-se, o Zé teve o desplante de dizer «as outras equipas sofrem em média 3 golos, nós só sofremos 1».
É este o Sporting do Zé. E o relógio já deu demasiadas voltas sem que alguém lhe diga Hit the road Zé and don’t you come back no more, no more, no more, no more; Hit the road Zé and don’t you come back no more!
26 Outubro, 2018 at 9:46
Ontem tive uma alegria. Só comecei a acompanhar o jogo aos 53 minutos e vi que estava 0-0. Boa, pensei, pelo menos não estamos a levar quatro ou cinco. Tal é a tristeza pelo atual estado do meu querido Sporting.
A outra alegria tive-a hoje, quando li que a tal homenagem ao intervalo não se realizou. Foi uma alegria bem triste. Então não há ninguém na ‘estrutura’ (ena, que termo pomposo) que faça uma análise historica simples das declarações do putativo homenageado e chegue à conclusão que é capaz de não ser boa ideia?
Pergunta retórica, não preciso de responder.
Mais um sintoma de que a casa está a ser construida começando no telhado. Nunca funciona, mas no Sporting levamos décadas neste esforço.
Quanto ao hit the road jack, nem devia ter entrado. Mas não deve interessar mandar embora. Cada segundo, hora, dia que cá fica – o nosso valor de ‘mercado’ baixa. Deve interessar a alguém isto. Também conhecemos isto por ‘quanto pior, melhor!”. Muito sorriso nos bastidores e nos senhores atrás da cortina.
26 Outubro, 2018 at 12:42
“Cada segundo, hora, dia que cá fica – o nosso valor de ‘mercado’ baixa. Deve interessar a alguém isto. Também conhecemos isto por ‘quanto pior, melhor!”. Muito sorriso nos bastidores e nos senhores atrás da cortina.”
Kadechima
26 Outubro, 2018 at 9:46
26 Outubro, 2018 at 9:48
Desenganem-se quem acha que o problema do Sporting C.P. passa apenas pelo P0. Cultura de exigência foi pelo cano abaixo e o mais grave é que ninguém quer saber.
26 Outubro, 2018 at 9:54
Isso da cultura de exigência é muito bonito mas tem muito que se lhe diga…
Tem de haver cultura de exigência. Mas cultura de exigência é MUITO, mas MUITO mais do que gritos e dizer para fora. É criada por dentro, vai desde ser uma característica dos jogadores que se compra a ser uma característica implementada na formação, é uma responsabilidade passada aos líderes do balneário…
Eu não acho que havia uma cultura de exigência. Havia apenas berraria quando não se ganhava…por isso ela não foi pelo cano. Nunca existiu…
26 Outubro, 2018 at 10:00
Achas que os titulos que o Sporting ganhou durante o mandato de BdC nao sao resultado de uma cultura de exigencia? Achas que o saneamento financeiro e os 100.000 socios pagantes nao sao resultado de uma cultura de exigencia? Achas que o renegociar a divida com os bancos e garantir um contrato para as transmissoes ao nivel do porto e benfica resulta de uma cultura de exigencia?
Nao te conheco Tiago, nao sei que idade tens, de onde es, ou o que fazes. Mas so pelo que escreves, pareces-me um bom exemplo de quem nunca jogou ou se envolveu num clube desportivo – porque perdes muito tempo na play station e a mandar larachas em blogs.
26 Outubro, 2018 at 10:14
No futebol que resultados teve?
Não, não acho que seja resultado de uma cultura de exigência instalada. Acho que é um trabalho bem feito. Até porque era publico que a cultura de exigência era para os outros, porque quando se exigia ao CD era um ataque cerrado a quem exigia. Porque eram pormenores, porque era privado, porque não interessava, porque não sabiam, porque tinham era de apoiar, porque tinham era de ficar do lado do Sporting, porque, porque…
Houve resultados nas modalidades. Mas não foi fruto de cultura de exigência. Foi fruto de apoio, proximidade e investimento. Não foi por se fazer guerra a cada falha que tinham…
26 Outubro, 2018 at 10:29
Andas um bocadinho alheado da realidade das modalidades.
Se ouvisses e lesses os comentários de jogadores e treinadores das modalidades talvez percebesses a importância de ter um presidente presente e ativo na defesa e apoio.
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/miguel-maia-sobre-bruno-de-carvalho-falou-connosco-durante-uma-hora-e-um-valente-9298296.html
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1016362/jogadores-divulgam-mensagens-de-apoio-a-bruno-de-carvalho
Querer relativizar a importãncia da anterior Direcção nas conquistas do ano passado é digno de lampião…
26 Outubro, 2018 at 10:34
“Houve resultados nas modalidades. Mas não foi fruto de cultura de exigência. Foi fruto de apoio, proximidade e investimento. Não foi por se fazer guerra a cada falha que tinham…”
“Se ouvisses e lesses os comentários de jogadores e treinadores das modalidades talvez percebesses a importância de ter um presidente presente e ativo na defesa e apoio.”
Não percebi…era suposto a 2ª contradizer a primeira citação?!
26 Outubro, 2018 at 12:48
A resposta era a esta tua passagem:
“Eu não acho que havia uma cultura de exigência. Havia apenas berraria quando não se ganhava…por isso ela não foi pelo cano. Nunca existiu…”
Para lá do apoio e presença constante, havia e houve sempre uma cultura de exigência por parte da Direção (e não só de BdC), algo que se perdeu nestes últimos meses.
Aos jogadores de hóquei, andebol e futsal foi-lhes exigido mais e responderam com o melhor que tinham.
No futebol foi-lhes exigido mais e em resposta tivemos voltas olímpicas e promessas de amor eterno…que resultaram naquilo que se viu.
Com berraria ou sem berraria, com Facebook ou sem Facebook, havia exigência.
26 Outubro, 2018 at 11:52
“Eu não acho que havia uma cultura de exigência. Havia apenas berraria quando não se ganhava…por isso ela não foi pelo cano. Nunca existiu…”
Exacto!
Existiu uma cultura de vontade… o que é uma coisa muito diferente.
Estou cansado de aqui dizer que há, houve uma diferença abissal entre o que se passou nas modalidades e o que se passou no futebol, onde a cabeça era o Bruno de Carvalho.
Nas modalidades, cada modalidade esteve, e está, entregue a alguém que percebe do assunto e é competente. E foi feito um trabalho que, de ano para ano, foi sempre crescendo, foi sempre dando mais meios à equipa.
No futebol, a modalidade esteve entregue à vontade do Bruno de Carvalho, que se submetia muito à vontade do JJ, a partir da sua contratação. E, convenhamos, foi um desastre. Em 5 anos investiu-se no plantel principal cerca de 140M€. Com as outras equipas da formação o investimento ultrapassa os 150M€ à vontade. Mais de 100 jogadores contratados em 5 anos, muitos deles chegando num ano e sendo descartados no ano seguinte. Dos mais de 10 jogadores, aproveitam-se uns 20 ou 25, dos quais só metade poderão ser vendidos em bons negócios para o Clube.
Seguindo uma politica que já vinha do Godinho, estragou-se mais um pouco a formação, fazendo com que hoje a formação dos rivais nos suplante sem dificuldade e haja já outras que se batem connosco!
A pessoa que mandava no futebol, e também no clube, e que devia ser um exemplo de responsabilidade, criou uma das maiores crises no Clube de que há memória, dando azo a 9 rescisões que incluíram os 7 ou 8 valores mais rentáveis do clube, e 6 dos 11 jogadores que mais jogos fizeram na época.
É isto que chamas politica de exigência?
Tudo feito em cima do joelho, sem visão de futuro, sem um ideia de projecto, sem qualquer rumo a não ser o famoso “este ano é que é”!
É óbvio que enquanto houver uma parte significativa do clube a defender isto, nunca passaremos de um clube com potencial e mais nada que isso!
26 Outubro, 2018 at 12:43
És um mentiroso compulsivo?
26 Outubro, 2018 at 9:56
O mais grave e que muitos aqui ainda aplaudem.
26 Outubro, 2018 at 10:00
Bem…
“indo na conversa” do Peseiro…
“Correu” tudo muito bem…!
“Podíamos ter levado 3…e só perdemos por 1”
Na verdade entre “as parvoices” ditas pelo JJ e as ditas pelo “forcado”…
O diabo que fique com a escolha…! (O Diaby não…que nem lhe dão tempo para isso…)…
Gaita…eu “não mereço” sofrer desta maneira…(por mais optimista que seja…!)
SL
26 Outubro, 2018 at 10:01
Mais um jogo deprimente.
Como é que é possível o Petrovic acabar aquele jogo!?
Wendel é o único médio capaz de imprimir velocidade ao jogo e fica de fora.
Estou farto deste treinador medíocre!
26 Outubro, 2018 at 10:04
Alternativas?
Luís Castro, Treinador do Estoril, Rui Jorge…
Fdx, só peço alguém que consiga pôr a equipa a jogar futebol. Será pedir muito!?!?!?
26 Outubro, 2018 at 10:06
Peseiro = Paulo Sérgio II
Quanto mais tempo ficar, mais tempo o Sporting perde!
26 Outubro, 2018 at 10:09
Mais Luís Castro que Rui Jorge, mas ambos seriam melhor opção que manter Peseiro
26 Outubro, 2018 at 10:11
Para quem gosta de aprender um pouco do que é futebol, este post do lateral esquerdo resume tudo sobre este miseravel treinador:
https://www.lateralesquerdo.com/2018/10/25/contra-os-canhoes-recuar-recuar/
SL
26 Outubro, 2018 at 10:12
Duplo-pivot na Liga Nós, triplo-pivot na Liga Europa…Se jogássemos a Liga dos campeões a tática a seria com um quadruplo-pivot!
26 Outubro, 2018 at 10:14
O Peseiro não presta, nunca foi grande coisa, mas parece-me evidente que o problema não se resolve com a saída dele, que, aliás, foi a escolha implícita da maioria dos sócios há meros meses. Não é com aspirinas que se combatem cancros.
26 Outubro, 2018 at 10:17
Vocês são giros. Dividem-se entre os que não percebem e os que não querem perceber que:
P0 é bom para fivelas. É o seu azeredo lopes, a sua constança urbano de sousa. Enquanto estiver o porco no espeto, mesmo que já esteja em carvão, não chega o lume ao chefe.
P0 é bom para jj. É possivelmente o único treinador que faria pior que ele, evitando que um qualquer silas, miguel cardoso ou mija-lá-ó-vic o viesse banalizar.
P0 é bom para o porto e para o carnide, já que evita que o sporting faça uma gracinha e estrague o esquema.
P0 é bom para os empresários que mandam no sporting, já que desvaloriza jogadores perante a opinião pública, permitindo que sejam vendidos por menos dinheiro e mais comissão.
P0 é bom para os desertores porque se submete às suas ordens. Bf e batt querem jogar, jogam. Bf chateia-se com Nani, manda-se o gajo para a bancada. Bf chateia-se com viviano, fode-se o gajo. Dost quer ficar em casa a cuidar do recém-nascido, fica. Para além disso ainda os desvaloriza, permitindo que saiam a baixo custo e bom ordenado.
P0 é bom para a direcção fivelas-godinho porque está lá para ficar com o ónus de dispensar os putos da formação e assinar de cruz as contratações feitas para alguém mamar a comissão.
P0 é bom para o sobrinho, porque maus resultados e desvalorização dos jogadores vão piorar as finanças e facilitar a tomada da sad.
P0 é bom para a cofina porque dá umas conferências de partir o coco a rir.
P0 é bom para os boys da direcção godinho porque enxota gente das bancadas, aumentando o espaço para os comedores de croquettes.
P0 é bom para a direcção fivelas-godinho porque anestesia os sportinguistas, que deixam de querer saber do clube e, portanto, permitem que se faça tudo sem contestação.
Sobretudo devido a esta última razão, P0 é muito bom.
26 Outubro, 2018 at 10:40
Não creio que os Sporting se vão anestesiando…aliás creio que mais rápido do que parece o caso Peseiro será mais prejudicial para o Varandas do que anestesiante e do que escudo. Quando o escudo está todo esburacado por balas…faz fraca protecção…
26 Outubro, 2018 at 10:43
Oh… O pessoal só tem uma boquinha. Enquanto passar um dia inteiro a falar mal do P0 não consegue dizer nada sobre o fivelas.
Azeredo lopes, meu caro.
Se o treinador não fosse tamanha merda o tema era a vergonha que tem sido a presidência fivelas.
26 Outubro, 2018 at 10:48
Espero que não…
Ainda ontem ouvi um gajo que votou varandas perguntar onde é que o gajo andava se não via que isto só estava a piorar….
E é um gajo que não podia estar mais longe das minhas opiniões. Acha muito bem os acordos com os rescisores e acha muito bem o silencio e o crl..
Vamos ver…
26 Outubro, 2018 at 12:46
Sinceramente aind anão percebi qual o teu papel???
Ora fazes te de parvo?
Ora mentes. Ora defendes o indefensável.
Ora queres mudança.
Tu define te home!
26 Outubro, 2018 at 14:09
Eu? Não tenho papel…
Sei que é estranho…mas não tenho…defendo o que acho bem, critico o que acho mal…independentemente de quem o diz ou faz…
Estou muito bem definido. Adepto indefectível do Sporting.
26 Outubro, 2018 at 15:25
Assim não Tiago ! Tens que te meter num trincheira 🙂
26 Outubro, 2018 at 10:42
Tão bom no discernimento como o original era no futebol!! É tudo isto!! +1.
26 Outubro, 2018 at 11:38
Acho uma excelente analise. E sim sou dos que nao percebiam realmente o quanto P0 e importante para esse pessoal todo.
Hadji, importante continuar a relembrar isto a alguns sportinguistas porque acho uma analise excelente = e o comentario acerca do Dost denota que tens algum conhecimento do Sporting. Nao como muitos que por aqui andam.
26 Outubro, 2018 at 12:00
Diagnóstico perfeito.
26 Outubro, 2018 at 12:29
Grande comentário.
26 Outubro, 2018 at 12:36
O problema é que acho que tens razão, e isso entristece-me imenso… Aqui a Tasca ainda é um oásis, e por isso comecei a seguir o blog (um abraço sentido, caros tasqueiros, a minha sanidade mental agradece-vos), mas para a maior parte dos Sportinguistas que conheço somos uns teoristas da conspiração, uns paranoicos esquizofrénicos e uns seguidores acéfalos. Temo que quando se aperceberem do que está a acontecer já seja tarde demais. Há 5 anos, com BdC, ainda conseguimos fazer um reset e evitar a derrocada. E agora? Será que nos aparece outro? E se aparecer? Será que se vai dispor a ir para a guerra, ser atacado por todos os lados e ver o seu caráter, competência e idoneidade postos em questão diariamente sabendo que à mínima dificuldade as suas tropas se põem ao fresco?
26 Outubro, 2018 at 12:44
“Cada segundo, hora, dia que cá fica – o nosso valor de ‘mercado’ baixa. Deve interessar a alguém isto. Também conhecemos isto por ‘quanto pior, melhor!”. Muito sorriso nos bastidores e nos senhores atrás da cortina.”
Kadechima
26 Outubro, 2018 at 9:46
26 Outubro, 2018 at 13:17
Na mouche, mas è preciso lembrar que só nós è que podemos impedir a concretização de muitas das coisas que “viste” com tanta clareza
SL
26 Outubro, 2018 at 13:23
É isso tudo.
26 Outubro, 2018 at 14:26
Melhor comentário do mês!
26 Outubro, 2018 at 14:50
Nem mais. Desde Agosto que digo que Peseiro foi escolhido para…. Ser o primeiro a assar no espeto. Já cheira a carvão, mas não tem problema. Tem que escolher outro bode expiatório. O problema está muito acima.
O Vagandas não ia dar sempre a cara?!
Tenho andado desligado, mas parece-me que tem andado desaparecido. Para que foi eleito mesmo?!
26 Outubro, 2018 at 10:19
O mais interessante esta época no Sporting vai ser tentar adivinhar até quando p0 aguenta porque tudo o resto já todos sabemos a merda que isto vai dar.
26 Outubro, 2018 at 12:47
Ele aguenta o tempo que os Sócios deixarem!
26 Outubro, 2018 at 14:28
Ele aguenta até o jj ter luz verde para deixar o dubai
26 Outubro, 2018 at 10:26
Nós passamos de um estado em que ficamos fodidos por empatar com a Juventus para outro em que ficamos felizes por só perder por um.
Obrigado Sporting.
26 Outubro, 2018 at 10:27
É gritante a falta de qualidade de Peseiro.
Como li lá atrás e bem, o medo e a falta de confiança transpira para a equipa.
Ok, há menos qualidade mas temos plantel para bem mais que isto.
Eu propunha estádio cheio de lenços brancos mesmo ganhando ao Boavista como espero. Dou por mim na dúvida a desejar derrotas para alguém tomar decisões.. Como sempre e infelizmente temo que só o façam quando já estivermos afastados…
Leonardo Jardim era mel mas duvido que queira…
Se for para fazer ano zero seriamente e com tempo, apostava no Castro ou Cardoso.
26 Outubro, 2018 at 12:48
Gritante é a falta de carácter das pessoas que estão no poder do nosso CLUBE!!!
26 Outubro, 2018 at 10:27
A grande diferença entre “este” Sporting e o Sporting dos últimos anos, é que quando no diziam que íamos entrar em campo contra a juventus/real/barcelona era para ganhar, nós Sportinguistas e jogadores acreditavamos. Iamos todos juntos para a batalha.
Agora, também nos dizem isso, mas sabemos que é treta. Ninguém acredita, dentro e fora do campo, que vamos ganhar.
Vamos lutar pelo titulo? Sim, claro. Vamos ganhar ao Arsenal? Sim, claro. Somos o Sporting, whiskas saquetas. Só palavras e meros discursos de circunstância. O outro maluco fazia-nos acreditar que era possível, este faz-no acreditar que é treta.
O resultado na maioria dos casos, até pode ser igual, mas atitude é completamente diferente. E é por isso, que não vamos a lugar nenhum.
26 Outubro, 2018 at 10:29
Mais triste que o futebol do Sporting só ver as cambalhotas que metade da malta aqui dá para fazer comentários neutros, que nem sim nem não, tipo coiso mas pronto, assim nem muito ao mar nem muito á terra.
Andaram meses a berrar com quem criticou a vinda do Peseiro e com o Cintra, defenderam estes dois com unhas e dentes contra os acólitos de satã e agora acertam passo com a opinião geral.
Ao menos o cromo do Jubas76 ainda mantém a coerência e defende a anedota de que não existem alternativas. Ridículo? Foi o mesmo argumento que vocês utilizaram.
Não sei se a equipa está mais parecida aos adeptos ou se são os adeptos a ficarem parecidos com a equipa, em ambos os casos, é triste.
Revolta-me o estado do clube e não tenho lágrimas de crocodilo para andar aqui numa novela que já vi demasiadas vezes. Admira-me termos todos o guião na mão e ainda conseguirmos mostrar-nos surpreendidos pelo filme.
Já diria o ROC, tiro-vos o chapeaux!
26 Outubro, 2018 at 10:40
Tudo dito Juve Boy:
“Andaram meses a berrar com quem criticou a vinda do Peseiro e com o Cintra, defenderam estes dois com unhas e dentes contra os acólitos de satã e agora acertam passo com a opinião geral”.
Houve que acha-se com Peseiro estaríamos em primeiro em Dezembro, ele se ler vai lembrar-se destas palavras!
E se amanha for anunciado um novo ” Peseiro” , vai-se ter a mesma passividade ? O mesmo optimismo sem fundamento ?
26 Outubro, 2018 at 10:44
Não foram poucos os que foram apelidados de lampiões por dizer que não estávamos a ir para lado nenhum…agora andam com os cornos para baixo porque estão pesado pa crl…
26 Outubro, 2018 at 11:27
Pois…ficava-lhes bem assumir que erraram e que essa conversa de apelidar Brunettes ou o Caralho os foda a mínima critica não ajuda em nada o Sporting Clube de Portugal, so aumenta a passividade em quem não tem problemas de querer intervir. Dizer que a tasca não é um bom barómetro do que se passa no universo Sporting é o mesmo que dizer ” Oh Leão dos Fjords esta quietinho no teu lugar”.
Eu não gosto Mourinho ponto mas lembro me da imensa contestação que houve quando se previa a sua vinda ( independentemente das razões) para o Sporting (#ELENÃO) , porque não houve a mesma pressão para a vinda do Peseiro ?
Pensem !
26 Outubro, 2018 at 11:43
E argumentar que era burrice um candidato dizer que não escolheria outro treinador quando chega-se o seu mandato também foi um erro pois deu o seu OK e está implicitamente responsável por esta situação a que chegamos. O único que contestou foi o “come a prima”.
26 Outubro, 2018 at 11:44
Tudo dito Juve Boy. É só cambalhotas agora. Olha para o Shika, esta semana já fez praí 3 mortais encarpados.
Quem percebe um mínimo de futebol viu este desastre acontecer á 3 meses. Mas éramos todos maluquinhos e viúvas, etc. O futebol não é nenhuma ciência oculta. Para alguns parece, mas não é.
26 Outubro, 2018 at 11:59
Portanto, quem estava contra o Bruno tem agora que apoiar o Peseiro…
És limitado que dói! E desonesto…
26 Outubro, 2018 at 12:14
Onde raio é que leste isso? A sabedoria é tanta que até te atrapalha a leitura. O “sabão” da Tasca já teve melhores dias.
26 Outubro, 2018 at 12:50
Estavas contra Bruno de Carvalho…pode se saber porque?
26 Outubro, 2018 at 12:04
Oh Lion, não eras tu que tinhas que ser bloqueado por andar sempre a insultar toda a gente? Não percebo um caralho disto.
26 Outubro, 2018 at 12:12
Opah é a vida do Miguelinho, além de ter dificuldade em lêr português, ainda tem de lidar com a sua eterna crise existencial: Sim, agora não, talvez e o seu oposto. De certeza! Isto em 5 minutos de post. É obra!
26 Outubro, 2018 at 10:36
Estas afirmações do Pé0 não são diferentes do encaminhamento do público da bola para a ópera se o que queria era espectáculo.
O objectivo não é unir, obviamente. O objectivo é afastar a crítica, seja ela construtiva ou não, e ficar apenas com indefectíveis. O problema é que há indefectíveis de bom jogo, indefectíveis de resultados e indefectíveis de ambos. Indefectíveis de derrotas e jogo mal jogado, só há os que conduziram a um clube estagnado em tudo mas que começou por encalhar na paixão e é aí que estamos a ser atacados nestes tempos.
Se o objectivo do presidente não for este já vai sendo hora de acordar, que dormir mais do que 8h também não é saudável porque se inicia um novo ciclo de sono e depois acordamos estremunhados.
26 Outubro, 2018 at 10:42
Bela escolha musical!
Quanto ao jogo, não vi. Hoje por hoje, sou mais feliz assim.
SL
26 Outubro, 2018 at 10:47
De depois de falhar isto, pagando nas palavras do Cherba:
“Bem, certo certo é o que vai ser cobrado em primeiro: a promessa de contar tudo o que sabe sobre como nos roubaram o campeonato em 2015/16”
Não consigo deixar de referir isto:
“Futebol, fácil, fácil … ”
Apesar do CD anterior e o Cintra terem dito que tudo estav pronto, já estamos a chegar a isto:
https://eco.pt/2018/10/26/sporting-sob-pressao-financeira-estuda-novo-adiamento-do-reembolso-de-30-milhoes/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1540514034
O Peseiro é o menor dos nossos problemas.
Infelizmente aquilo que aqui escrevi, logo no dia 24/06 , teima em ser validado pela realidade.
26 Outubro, 2018 at 10:52
Esquece isso…Não vai haver adiamento e vai ser pago dentro dos prazos…
26 Outubro, 2018 at 10:54
A narrativa é exactamente essa. Era tão difícil e estávamos metidos na merda e o homem salvador conseguiu resolver os dossiers todos. Até com as soluções que já existiam mas pronto…
Com o amigo do Sócrates o importante é criar a narrativa…a realidade depois ajusta-se…
26 Outubro, 2018 at 11:09
Pode ser por ai, quanto mais negro o quadro for pintado mais será justificar tudo. O que escrevi em 24/06 for exactamente isso.
Mas de certeza que não demoram aparecer os teóricos da cabala que consideram que tudo acontece por acaso.
26 Outubro, 2018 at 10:55
Se a questão é sériamente que treinadores eu gostaria e não gostaria de ver no Sporting, penso que é consensual para todos que em primeiro lugar está Leonardo Jardim, sem a mais pequena dúvida.
De resto, se fosse um regresso a lista é limitada a 4 e por esta ordem:
Leonardo Jardim (só para relembrar)
Carlos Carvalhal
Augusto Inácio (única e exclusiva excepção no universo para a regra “quem esteve do outro lado nunca mais pode estar no Sporting)
Sá Pinto
Fora isso, nos que pudessem ser acessíveis, gosto de Pellegrini, Ranieri aceita-se e portugueses, não vejo um.
Paul Le Guen teria sido muito interessante e até o Sinisa teria gostado de ver. Pelo menos esta pasmasseira duvido muito fosse.
Wenger não sei se ainda é treinador em fase com o seu tempo, mas em Portugal, talvez desse.
Dos que fui lendo por aqui, não quero:
Cara de enjoado cagalhão Rui Jorge
Paulo Fonseca
Rui Faria
Mourinho, nem de borla, num clube como o Sporting nunca daria o litro. Aliás ele nunca viria para o Sporting.
Sei que não há discussão nesse sentido de momento, mas mais cedo ou mais tarde haverá.
Vilas-Boas, Vítor Pereira idem aspas.
E no geral tudo o que tenha passado por putas e polvos nunca dará bom resultado no Sporting.
Mas se calhar mesmo, e não sendo nenhum dos 4 listados acima, e sem dizer nomes, o perfil teria de ser ou um jovem desconhecido do caralho mais velho, estrangeiro ou não, mas com uma fome de sucesso e humilde (sonsos no more please), ou um velho estrangeiro com muita experiência, cara de poucos amigos (tipo Halilhodzic) e nada a perder.
26 Outubro, 2018 at 10:57
Vítor Oliveira!??
26 Outubro, 2018 at 11:04
Ah, e Vítor Oliveira, nunca mas nunca na vida.
Só se querem baixar de nível em relação ao Peseiro.
Subir equipas de divisão não é argumento para treinar o Sporting, ainda mais com ideias dos anos 80/90. Mais valia ir buscar o Artur Jorge ou o Toni. Ou os 2.
26 Outubro, 2018 at 11:07
O Sá Pinto, por mim, não punha cá mais os pés. Não veio porque a altura não era boa? Ora bolas, se é leão de facto e ama o clube como diz que ama… na “altura que não era boa” é que ele devia ter aceitado (se é que alguma vez lhe foi feito o convite).
O Carvalhal… naaaaa
Inácio, sim.
Rui Jorge, sim.
Leonardo Jardim, sim. Mesmo já o considerando treinador para outras ligas, como as coisas lhe correram tão mal no Mónaco recentemente, era capaz de ser bom para ele (e para nós, claro) voltar à casa onde foi feliz e recuperar a fama que daqui levou.
Paulo Fonseca e Rui Faria não quererão vir para a liga portuguesa. Já andam noutros voos. E não falo de ordenados, porque se o JJ esteve por um fio para voltar…
26 Outubro, 2018 at 11:42
Estou contigo, o Sá Pinto desiludiu-me imenso. Nunca pensei vê-lo a virar as costas ao Sporting. Se tivesse o convite de um grande clube até compreendia, agora ir para um mija na escada qualquer….
26 Outubro, 2018 at 12:04
O Sá Pinto não foi sondado.
26 Outubro, 2018 at 12:04
É não ter noção…
Só vinha se quisesse acabar com a carreira dele ainda antes de a ter começado.
Sá Pinto já falhou uma vez no Sporting. Falhando uma segunda seria enterrado definitivamente como treinador!
26 Outubro, 2018 at 12:35
Só podes estar a gozar. Enterrado definitivamente tem andado ele este tempo todo em clubes de 2 categoria.
26 Outubro, 2018 at 12:52
Peseiro 2
26 Outubro, 2018 at 13:34
??? O Sá Pinto treina há quantos anos? Acabar antes de começar? Estás a brincar? Já treinou o Sporting e tudo, lembras-te?
Tua e a tua (in)coerência. Se temos bons jogadores e o mal é o treinador… o Sá Pinto só se “queimaria” se fosse incompetente.
26 Outubro, 2018 at 12:25
Para quem nao sabe, o Sa Pinto e mais sportinguista do que o treinador principal, treinador adjunto, treinador de guarda redes e metade do CD eleito pelos Spor71nguistas.
Nao o qualifica como bom treinador, mas nao duvidem do seu sportinguismo.
Ao contrario do Boa Morte que foi convidado e depois desconvidado em mais um belo exemplo da puta de confusao que reina pelos lados de alvalade.
26 Outubro, 2018 at 12:27
É a bandalheira total!
26 Outubro, 2018 at 13:57
O boa morte é que não aceitou a medalha.
26 Outubro, 2018 at 14:26
Eu por acaso duvido, creio que foi um sportinguismo de circunstância. Ainda me lembro dele a fazer-se ao fcp depois do episódio com o Artur Jorge. Se era tão sportinguista essa hipótese não se colocava. Aliás, ele é do Porto e foi no fcp que começou.
E depois recordo-me do último jogo dele enquanto jogador. E da “beleza” que foi a sua experiência enquanto treinador. Entregou-se bem em campo enquanto jogou, para mim foi isso.
Ainda assim, concordo que é capaz de sentir mais o clube que o Peseiro e outros que por lá andam e não, não me parece grande treinador.
De qualquer forma, o principal problema nem sequer é o treinador.
26 Outubro, 2018 at 15:53
Eu não duvido que seja Sportinguista, mas o comboio das oportunidades geralmente só passa uma vez na vida….mas no caso dele, até passou duas e ele recusou!
26 Outubro, 2018 at 11:19
Leonardo Jardim e Carvalhal, sim. Mas eles só vêm se forem malucos.
26 Outubro, 2018 at 10:55
Até já me custa, porque isto é estar a bater no ceguinho. Como já disse aqui, o Peseiro, nós e os futebolistas somos umas vítimas. O Peseiro porque não tem culpa de que o tenham ido buscar; os jogadores porque estão a desaprender, a desvalorizar e a desmotivar; nós porque levamos com exibições e táticas deprimentes e vemos o nosso clube afundar.
Só me lembro de um anúncio natalício da RTP:
Pró natal a minha prenda eu quero que seja
um treinador novo, um treinador novo
nananananana
26 Outubro, 2018 at 11:12
“É este o Sporting do Zé” … não não é! É de muito mais gente…
26 Outubro, 2018 at 11:14
Viviano, Wendell e Diaby.
A direcção tem de explicar como se fodem 18M € sem NENHUM proveito desportivo. E quanto valerão em Janeiro? E em Junho? Talvez o mesmo que o Ruiz, ou seja 0
Que incompetência!!
26 Outubro, 2018 at 11:17
*Corrijo para as direcções
26 Outubro, 2018 at 11:27
O Wendell está tão mal aproveitado…
26 Outubro, 2018 at 11:32
wendell é outro mini-messi…
26 Outubro, 2018 at 14:59
Já o Diaby é o novo pongole.
Se tivesses vergonha na cara, estavas calada.
26 Outubro, 2018 at 11:22
O importante para o novo SPORTING 71 é. Percebermos qnd é q há novamente eleições????!
26 Outubro, 2018 at 11:27
Tanto lirismo por aqui.
Esse desfile de treinadores (Leo, Fonseca, Rui Jorge ,etc.) NUNCA põe os pés em Alvalade com este circo. Não vão queimar o que andaram anos a construir, para arriscar vir para um clube sem rei nem Roque. Quer queiram quer não, o outro dava imagem de rigor, de um clube com estrutura e que dava todas as condições para trabalhar.
A ideia que passa todos os dias neste momento é de um Circo autentico. O Fivelas que continue a fingir de morto, que não passa desta época.
O P0 é uma fatia grande do problema, mas não é só.
Qualquer pessoa com 2 dedos de testa via no dia que foi anunciado que era o oposto do que era preciso. Qualquer? Se calhar não, o grupinho do Shikaboi e afins acordou hoje. Bateu com os cornos na realidade, como eu o avisei em tempos. Mas como não pesca NADA disto andamos 3 meses a brincar ao faz de conta que é treinador.
O problema é muito mais abrangente e já se alastrou as modalidades. Vem de cima. Temos um Fantoche á frente do clube a quem falta TUDO para o cargo: Competência, liderança, carisma, conhecimento, etc.
Fracos líderes fazem fracos as fortes gentes.
26 Outubro, 2018 at 11:44
ó GatinhoDown, nem vou perder mais tempo contigo. Eu sou um gajo que critica e aplaude independentemente das caras, a minha preocupação chama-se Sporting Clube de Portugal.
Se sabes tanto e já vens a avisar há tanto tempo, porque a tua atitude é tão passiva? Passas os jogos aqui a “vomitar” comentários, nunca vais a Alvalade, só sabes dizer mal.
Eu já disse bem do Bruno, já disse que votei no Bruno, já disse mal do Bruno, Já disse que foram os 4 piores meses que me lembro do Sporting, já disse que fez um 1º mandato de excelencia, já chamei paspalho ao Cintra, disse que o Peseiro é uma merda… porque eu vejo o Sporting… e tu, sabes o que vomitas todos os dias:
“o fivelas, o P0, o fivelas, o P0, o fivelas, o P0…”
Liberta-te caralho! E se estás tão insatisfeito chega-te à frente! Sai desse teclado e vai a Alvalade! Leva uma tarja! Reune as tropas! Cresce foda-se!
26 Outubro, 2018 at 12:04
Ahahahahahahaha Ó Shikaboi tás a tentar virar homem agora? Meses e meses a debitar merda, o Bruno isto, o Bruno aquilo e agora queres passar por sério? Queres que alguém te leve a sério? Eu avisei, muitos avisaram. Só um burro autista como tu achou que vinha aí uma época de sonho. Preferiste andar a fazer a figura de triste da tasca durante meses. Como se prova em centenas de posts aqui na tasca.
Acordaste esta semana? Agora é comer e calar. Não te adianta de nada andar a fazer mortais encarnados. A culpa é do DJ. Continua o teu registo que vao menos eras coerente.
Tens o clube que mereces.
26 Outubro, 2018 at 12:55
admite.
pede desculpas.
faz as pazes.
26 Outubro, 2018 at 11:51
Esta discussao dos treinadores e so para distrair a malta. Nenhum treinador minimamente competente vem para este bordel em que se transformou o nosso clube.
E mesmo com 2 guardiolas no banco e mais 3 mourinhos, ontem perdiamos o jogo na mesma. Porque nao temos uma visao sobre o que queremos para o futebo, gastamos dinheiro a desgarrada por jogadores que marcam tanto como os mortos, e jogam por vezes menos de 5 minutos. Nao temos visao, nao temos projecto logo nao temos criterio nem na escolha de jogadores nem de treinadores.
Ainda para mais, o P0 neste momento e o bode expiatorio ideal para um CD eleito que nao sabe o que fazer. Enquanto se bate no P0 o homem invisivel nao leva tau tau.
Mas estas aves-raras que apoiaram a destituicao e os imbecis que elegeram este morto-vivo invisivel, devem agora explicar a merda em que o clube esta. Sao eles que quiseram este Spor71ng vergonhoso.
26 Outubro, 2018 at 12:05
+1
26 Outubro, 2018 at 13:48
+1
26 Outubro, 2018 at 11:36
Ah e outra coisa.
As assistências, tínhamos sempre mais de 50.000 pessoas a apoiar contra Barças, Real, Juventus e Borussia.
A assistência de 40.000 ontem sem entusiasmo, eu senti isso nas bancadas o pessoal sabe que isto está na merda e que em breve virão mais derrotas.
SL
26 Outubro, 2018 at 11:39
Calma, que o jogo foi as 18h e impediu muita gente de ir a Alvalade. A mim, pelo menos, impediu.
26 Outubro, 2018 at 12:57
Calma é o caralho…. mais calma???
fodasse ….
“é só a cabecinha”
…então não é pastor!??
26 Outubro, 2018 at 11:47
40 mil e pareciam martelados. Muita borla teve de ser oferecida para compor aquilo. Nem contra um Arsenal enchemos o estádio.
26 Outubro, 2018 at 12:08
Não, não pareciam martelados. Pelo menos no estádio.
A hora – 17h55 – foi impeditiva para muita gente.
O Arsenal não é a Juventus, o Barcelona ou o Real Madrid.
A Liga Europa não é a Liga dos Campeões.
Mas sim, o Peseiro é miserável e, a continuar, vai levar a quebras enormes na assistência.
26 Outubro, 2018 at 12:17
Se tu o dizes acredito. Mas já li pessoal que foi ao estádio a dizer que não pareciam 40 mil…
A hora de jogos não pode ser sempre desculpa esta época. Nos últimos 5 anos também tivemos muitos horários destes.
26 Outubro, 2018 at 12:18
Eu até achei que estavam mais mas não entro nessa guerra do “parece-me que”…
26 Outubro, 2018 at 12:19
Não me parece que havia 10.000 lugares vagos…1/5 do estádio…mas pronto. Pode ser ilusão de óptica. Na minha zona estava muito bem composto…
26 Outubro, 2018 at 12:31
Ok. 40 mil então. Mas é na mesma preocupante que não encha com o maior cabeça de cartaz desta época…
26 Outubro, 2018 at 13:01
e sei de muitos que foram…porque sim.
porque compraram a GB…porque têm filhos e não sabem como explicar tudo isto.
e Enviam mensagens do tipo:
“não estão a jogar nada.
sai o Nani aos 86:17 muito bom.
e
já se cantou joguem à bola que a camisola é para suar”
e é isto meus amigos.
eu não pago a este chulos.
Apenas as cotas…por necessidade!
27 Outubro, 2018 at 2:53
Eu achei que estavam mais. Fiquei surpreendido quando anunciaram o número…
26 Outubro, 2018 at 11:50
Não há nada pior para as assistências que um futebol de merda e decadente que todos percebem que não vai a lado nenhum.
Não devia…devia encher na mesma e ser tratado como merece…lenços brancos, assobios, Peseiro vai poh crl…mas nunca deixando de ir…
26 Outubro, 2018 at 12:06
Sempre mais de 50 mil… LOL
26 Outubro, 2018 at 11:41
Sou obrigado a suspirar pelo Paulo Bento,
Ao menos havia compromisso e tirando o desastre Bayern na Europa, até foi competitivo.
SL
26 Outubro, 2018 at 11:42
Vamos buscar o Zidane,aposta nos putos,
sabe gerir egos e tem uma ideia de futebol ofensiva.
27 Outubro, 2018 at 2:27
Ora!
26 Outubro, 2018 at 11:45
DJ Bruno, larga a música e regressa ao Sporting! Fomos cinco anos campeões, cinco vezes vencedor da Taça de Portugal e cinco vezes fnalista da liga dos Campeões!
Enfim, esquecem alguns que temos de recomeçar porque alguém entendeu que o Facebook é para mandar recados aos jogadores., porque não tinha coragem para o dizer na cara.
26 Outubro, 2018 at 11:47
Porquê? Porque quando o disse, os meninos chibaram-se cá para fora? É por isso?
26 Outubro, 2018 at 11:49
Jonas Rabolho as tuas desculpas de derrotado já não convencem ninguém. És um fiel espelho do crónico adepto banana da maioria: derrotado, gozado e enxovalhado. Mas está tudo bem, porque o outro ia ao Facebook. Tens o clube que mereces. Já eu e outros merecíamos mais.
26 Outubro, 2018 at 13:02
aí Carolina ao aí meu bem!
:))
( palhacinho)
26 Outubro, 2018 at 11:48
Nos últimos anos…
COM EQUIPAS ESPANHOLAS
Atlético de Madrid 2 / Sporting 0
Sporting 1 / Atlético 0
Sporting 0 – Barça 1
BaRÇA 2 – Sporting 0
Sporting 1 / Real Madrid 2
Real Madri 2 / Sporting 1
COM EQUIPAS ITALIANAS
Juventus 2 / Sporting 1
Sporting 1 / Juventus 1
COM EQUIPAS ALEMÃS
Sporting 0 / Bayer Leverkusen 1
Bayer Leverkusen 3 / Sporting 1
Sporting 0 / Wolfsburgo 0
Wolfsburgo 2 / Sporting 0
COM EQUIPAS INGLESAS
Chelsea 3 / Sporting 1
Sporting 0 / Chelsea 1
RESUMINDO…
1 VITÓRIA (perdemos a eliminatória…)
11 DERROTAS
2 EMPATES
Derrotas humilhantes com:
Pizen, Légia de Varsóvia, Skenderbeu
RESUMINDO…
É uma vergonha! Spor71ng blá, blá, blá, mansos, cornos, fantoches, fivelas, forcados, RUA COM TODOS.
26 Outubro, 2018 at 11:51
Ou seja, foi bom resultado porque nos outros anos também perdemos.
Faz agora uma pesquisa igual com as 4 batatas do Portimonense.
26 Outubro, 2018 at 12:04
Não interessa o mau compara-se o bom ignora-se, está tudo nas guide lines da destituição, só não percebe quem é mesmo burro.
26 Outubro, 2018 at 12:05
Claro.
26 Outubro, 2018 at 12:09
Não, foi mau como nos outros anos. Qual é a diferença?
É que antes estava lá o gajo a quem gostas de lamber os colhões e hoje não está…
26 Outubro, 2018 at 12:19
Estás violento hoje Miguelinho. É a frustração por teres votado no maior pateta possível para presidente.
Custa ouvir “Nós avisamos” não custa. Pois, mas nós avisamos. É lidar.
26 Outubro, 2018 at 15:56
Até agora, pelo Varandas, não há frustração nenhuma.
A frustração que há é ter confirmado que o Bruno é um idiota quando tinha condições impares para ser um presidente de eleição por décadas! Só lhe faltou bom senso, noção das coisas e inteligência!
26 Outubro, 2018 at 16:46
Ainda bem que não há frustração com o Fivelas! Com o Inverno a chegar é bom enterrar a cabeça na areia para não ter frio nas orelhas.
26 Outubro, 2018 at 14:09
A maior diferença é que tinha vontade de ir ao estádio. O entusiasmo perdeu se todo, a paixão não vêm nas estatísticas.
26 Outubro, 2018 at 15:54
A realidade não se faz da vontade da viúva LionUp… Sorry!
26 Outubro, 2018 at 16:52
Já respondes aos outros a pensar em mim. É o que eu digo, tanta sabedoria deixou-te á nora.
A realidade é que o demoniac, eu e muitos outros perderam a tusa pelo clube. Não é vontades, é realidades. Seres tão sabão ainda não te dá o dom de mexer com a vontade dos outros. Temos pena.
26 Outubro, 2018 at 17:18
Miguel essa resposta não alcancei, peço desculpa, o meu intelecto não chega até aí.
O maior património de um clube são os adeptos, e um bom presidente é aquele que consegue acicatar a nossa paixão pelo clube, porque no fundo tudo gira a volta disso.
A grande realidade é que o varandas não têm carisma para nos devolver a ilusão.
26 Outubro, 2018 at 12:00
Os números falam por si. Mas as brunettes gostam do DJ, não é do Sporting.
26 Outubro, 2018 at 13:47
Olha o 4ortimonense, olha o 4ortimonense.
26 Outubro, 2018 at 12:13
Foda-se….
Afinal estamos óptimos!! Qual é o problema?! Está tudo impecável! Afinal não há motivo para problemas…
Fds…é incrível como afinal nem a merda que o Peseiro é é unânime. A/O Rute acha que está tudo fixe e para a frente é que é caminho. Ainda anda aí mais 1 ou 2 que acham o mesmo!
26 Outubro, 2018 at 12:21
Já foram mais. Uns fugiram com a vergonha, outros começaram esta semana a dar mortais. Outros como o Rute estão em negação e vão continuar a martelar até ao Natal, e mesmo aí….
26 Outubro, 2018 at 13:37
Somos um clube de gente burra, nunca vamos passar da cepa torta por isso mesmo.
26 Outubro, 2018 at 13:05
mas tu queres comparar …
jogar olhos nos olhos com Barça, com a sensação que poderíamos ganhar
e jogar a medo com o colosso Arsenal :))
triste vida a tua :))
26 Outubro, 2018 at 13:59
Eu compreendo que tu argumentes com esses resultados porque não percebes um caralho de bola!! 90% desses jogos que falaste jogamos futebol à séria e não mereciamos perder. .Real Madrid, Barcelona, Juventus…e nem se comparam minimamente com este arsenal, entenda-se. A minha dúvida é se tu só não percebes de futebol ou és mesmo desonesta e vens para aqui fazer contraditório só porque sim…
26 Outubro, 2018 at 16:21
E não falta uma vitória e uma derrota com o Schalke 04? Não é uma equipa alemã?