Aqui há dias, a Gestifute (leia-se Jorge Mendes) fez saber que a contratação do próximo treinador do Sporting não teria a colaboração nem participação daquela empresa. Vários paineleiros transmitiram essa informação nas tvs, alguns cartilhados inscreveram esse pequeno detalhe algures nos jornais. Ninguém aparentemente entendeu ou quis reflectir sobre o porquê da necessidade ou relevância dessa assunção.
Eu estranhei, por vários motivos. Um, nunca a Gestifute ou Jorge Mendes assumiram publicamente que estavam envolvidos na chegada de qualquer treinador a qualquer clube. Dois, porque se tornou então importante fazê-lo desta vez? Três, a quem se dirigiu realmente aquela nota informativa? E se pergunto, também respondo. Um, Jorge Mendes não gosta de mediatizar as suas operações, quanto menos foco para ele, melhor. O dinheiro não fala, canta. E canta melhor sem que multidões estejam atentas aos desafinanços do “show”. Dois, ao anunciar aos sete ventos que não está por detrás da escolha do próximo treinador, Jorge Mendes está de facto a retirar “a benção” que estendeu a José Peseiro (ou vocês acreditam que tantos opinadores da nossa praça são tão fãs do nosso José como parecem?).
E não ter “a benção” de Mendes implica mais ou menos a subtração de 80% da nossa imprensa. Implica críticas ferozes em vez de elogios vazios. Implica o “varrimento” da vida pessoal e broncas passadas nos CM’s do costume (como fizeram ao Mihajlovic). Implica muitas medalhas de lata na última página do Record. Implica horas de carvão em cima nas tvs, em ecrãs divididos entre imagens negativas do treinador e desaires da equipa. Implica toda e qualquer coisa que possa servir para denegrir a capacidade do treinador, de quem o escolheu, de quem o apoia.
Três, a mensagem não é para os espectadores quem está a ler o jornal, ou a escutar a rádio. É para quem lá trabalha.
E os “profissionais” entenderam-na “loud and clear”. Dessa nota em diante, a comunicação social transformou-se numa verdadeira carreira de tiro. Chamar-se Keizer, Olaf, Juan, John ou outro nome qualquer, era indiferente. Tivesse zero jogos disputados na Liga dos Campeões ou três troféus da competição lá em casa, também. Era para bater e eles bateram. Forte e feio. Levou por ter e não ter. Por ser e não ser. Por chegar e não chegar. Muitos acharam normal, “…afinal os argumentos usados tinham algum sentido”. Pergunto-me se verdadeiramente alguém perdeu 10 segundos a pensar nos “argumentos”. Se não perderam, eu perco.
Dizem que Keizer não tem experiência, nem currículo para treinar o Sporting e que não conhece (não domina os meandros) do futebol português. Eu pergunto-me que vantagens retirámos destes factores nos últimos treinadores? Desde Lazlo Boloni (esse lisboeta marialva com cv impressionante e conhecimento profundo do tugão), último treinador campeão, tivemos Fernando Santos, Peseiro, Paulo Bento, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, Couceiro, Domingos, Sá Pinto, Oceano, Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim, Marco Silva, Jorge Jesus e José Peseiro (pela segunda vez). 14 treinadores!
E zero título maiores. Não vou porém dizer que não é uma vantagem falar português, conhecer os terrenos, estar familiarizado com o nosso contexto futebolístico e que ter mais experiência é melhor que ter menos. Mas não são vantagens ou desvantagens eliminatórias ou handicaps inultrapassáveis. O mais essencial continuará a ser sempre o nível de empenho, persistência, assertividade, discurso e sagacidade do treinador. Mourinho, Leonardo Jardim ou Paulo Fonseca não são excelentes treinadores por serem portugueses ou por terem muito conhecimento do nosso futebol, mas porque diariamente tomam as melhores decisões nas suas equipas.
Decidem bem, planificam melhor, abordam cada jogador, jogo e táctica da forma mais impactante para se aproximarem da vitória. Deixemos-nos de hipocrisias, seria melhor que Marcel Keizer tivesse nascido na Madragoa, se chamasse Marcelo Cruz e que tivesse passado por vários clubes de nomeada do futebol europeu. Mas não é fundamental que não seja essa a realidade. O que é fundamental é que seja um bom treinador e que o prove no Sporting. E isso, meus amigos, ninguém sabe. Muito menos os opinadores da nossa praça, que andaram 3 meses a ver a nossa desgraça em campo e a assobiar para o lado enquanto enalteciam a coragem de Peseiro em estar no Sporting. Uma coragem que “desapareceu” para Keizer, no misto de chauvinismo, na penumbra da “não benção” de Jorge Mendes. Na arte de bem cavalgar “A Crise no Sporting”. Na “herança” de Bruno para Varandas, que deixou “herdeiros” apeados sem “terra e pão”, a pedir a esmola perdida com sabor tacho nas televisões.
Na verdade, o treinador ainda nem sequer está confirmado. Não há preto no branco. Mas venha quem vier, uma coisa pode ter garantida. O Rui Santos, o Joaquim Rita, o Rui Pedro Braz, o Ribeiro Cristovão e todos os outros não lhe darão paz nem sossego. Não lhe darão mais que fel e críticas. Não lhe darão nada do que deram em abundante luxúria a Peseiro. Tudo que conquistar no futebol português será graças ao seu talento e não ao apadrinhamento de outros, todo o reconhecimento que terá, será graças ao que os adeptos do Sporting lhe transmitirem e não pelo que verá ou lerá na Comunicação Social. Que não nos enganemos – o próximo treinador do Sporting está entregue a nós, o Sporting. Isso deveria ser suficiente. Temo que não seja, assim como temo o quanto nos transformamos por sermos tão vulneráveis a lixo televisivo e jornaleiro. A lixo que obedece às vontade de Mendes e outro mandantes.
PS – Li o post do Cherba e gostava de dizer só uma coisa. Não existe nenhum sítio como esta Tasca e a sua riqueza está totalmente concentrada na qualidade e razoabilidade do que escrevemos e comentamos. Mesmo uma tasca, quer-se de portas abertas, para que todos se sintam bem-vindos. Uns tornam isso mais fácil, outros cospem demasiadas vezes para o chão, fazendo gosto em que nem todos se sintam livres a escrever o que lhes apetece. No final do dia, não sei o que cada um de nós ganha com um ambiente de azedume e ódio, que afunila todas as questões para a mesma discussão de sempre.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
7 Novembro, 2018 at 15:40
Lá está 14 Treinadores, mas se fizermos as contas aos 40 anos 4 títulos então muitos mais serão. Liderança meus caros liderança, não se ensina, não se compra com o dinheiro e as influências dos amigos e dos papás. Nos últimos 40 anos quer se gosto ou não do estilo tivemos 2 líderes J Rocha e BC ou seja 1 a cada 20 anos. Dá que pensar não dá?
PS- Esta época vamos ao que tudo parece para o 4 Treinador, passamos a pagar ordenado a 2 e vamos ver como fica o caso do Sinisa.
7 Novembro, 2018 at 17:22
É verdade. A liderança, ou falta dela, geralmente é o que define ou aproxima um clube do sucesso. Basta ver o Pinto. Qualquer marmanjo que não invente muito e tenha um mínimo de competência a treinador é campeão…
8 Novembro, 2018 at 10:24
melhor que a liderança só os resultados… qualquer líder só o é enquanto os seus resultados o fizerem prevalecer.
o mesmo se aplicará ao actual presidente do SCP.
8 Novembro, 2018 at 11:49
Errado, pois estás a dar a entender que “resultados” são os titulos.
Nenhum presidente de clubes em Portugal teve a tarefa que o BdC levou a cabo, de dar a volta ao clube e passar de um clube onde as fotocopias estão restritas para um clube que anda na Champions a lutar de igual para igual com os colossos. Podemos ter perdido, mas mostrámos que temos valor para os enfrentar.
Resultados no Sporting não são os titulos, porque se assim o fosse ninguem seria lider. Resultados é tudo, e é isso que um lider faz, une todos em torno do mesmo objectivo ao salientar o que todos têm em comum.
No caso de BdC foi primeiro alinhar todos para salvar o clube e posteriormente para lutarem contra o polvo.
Um gestor faz o oposto, identifica o que cada um tem de diferente e maximiza isso. Claramente o BdC era um lider, e apresentou resultados, mas como gestor não, e por isso mesmo tinha o seu Carlos Vieira, que tantas vezes aqui foi elogiado.
7 Novembro, 2018 at 17:37
Visão um tanto canhestra, não será?
40 anos, 4 títulos, 2 líderes, em que um ganhou e o outro não; pelo meio, outros que ganharam mas, obviamente, não foram líderes, apenas terão sido… presidentes?
A minha intenção não é discutir os líderes. Ou os presidentes. Mas não posso aceitar estas visões vesgas, sectárias, do nosso passado.
7 Novembro, 2018 at 18:00
Não é sectarismo, são factos. Na minha opinião apesar de Roquette e DC terem sido Campeões foram péssimos líderes pois o seu projecto levou o Sporting à pré-falência pondo em causa a própria existência do Sporting. O nosso problema não é sermos sectários é não termos memória, esse sim o nosso maior sectarismo.
7 Novembro, 2018 at 18:30
Obrigado, poupaste-me ser eu a responder-lhe.
8 Novembro, 2018 at 7:42
Mas como é que é facto se um dos líderes não ganhou, e não líderes ganharam? Essa é a parte em que mesmo com tantas palavras, conseguiste não responder.
8 Novembro, 2018 at 11:50
2 titulos nos 3 anos em que os arbitros eram sorteados…. o outro vencedor foi o Boavista.
Lideres, Presidentes, nada disso importou, porque o resultado adveio da não interferência de “terceiros” nos jogos.
7 Novembro, 2018 at 15:50
“Tudo que conquistar no futebol português será graças ao seu talento e não ao apadrinhamento de outros, todo o reconhecimento que terá, será graças ao que os adeptos do Sporting lhe transmitirem e não pelo que verá ou lerá na Comunicação Social. Que não nos enganemos – o próximo treinador do Sporting está entregue a nós, o Sporting.”
Grande texto!
7 Novembro, 2018 at 16:11
M. Keizer ja rescindiu com o Al-Jazira!
7 Novembro, 2018 at 15:51
Boa posta!
Não era a minha escolha, mas se vier o careca holandês, passa a ser o meu treinador. O sucesso dele será o sucesso do meu clube e esta simples frase mata as moscas todas.
Em relação ao teu ps: Quem me conhece de comentar aqui sabe que fui um defensor de BdC, votei nele 2 vezes. Comecei a torcer o nariz com aquela AG de fevereiro 2017 que ainda hoje estou para perceber a razão. Depois.. bem depois foi o descalabro. Perdi completamente a confiança em BdC para ser timoneiro dum clube com o SCP. É isso que muita gente ainda não percebeu: é que os dias de BdC acabaram e o principal culpado foi ele próprio. Mesmo que Varandas falhe como Presidente muito dificilmente BdC voltará a sentar-se na cadeira de sonho. Existe Benedito como nome muito forte e poderão surgir outras alternativas. Foda-se ninguém mais do que eu e grande parte dos sportinguistas, diria 90% pelo menos, queria que o BdC do 1º mandato fosse o nosso presidente por 30 anos, mas não resultou e não duvidem que BdC foi o principal responsável por ter sido destituido.
7 Novembro, 2018 at 16:03
[…]e não duvidem que BdC foi o principal responsável por ter sido destituído.”
Duvidamos pois.
E vamos continuar a duvidar até que hajam provas cabais que atestem o contrário.
7 Novembro, 2018 at 16:17
Um dia gostava que se fizesse um inquérito, daqueles com cruzinhas, aos adeptos sportinguistas, em que se indicariam diversos tópicos da gestão de BdC e o pessoal picasse as opções “má”, “razoável”, “má” e “muito má”. É que, pelo que me apercebo, a razão para ele ter sido escorraçado prende-se acima de tudo pelo descontrolo emocional. E esse descontrolo emocional deu-se a partir do princípio do ano. Porque terá sido?
7 Novembro, 2018 at 16:25
Tretas, Ana.
BdC cai porque os adeptos não estão bem informados acerca do que acontecia se o plano financeiro do ex-presidente fosse para a frente.
Tens noção da quantidade de dinheiro que o Sobrinho ia perder?
7 Novembro, 2018 at 16:45
Eu sei disso. Gostava era de perceber de uma vez por todas a motivação dos 71% que votaram a sua destituição. Ou de grande parte, vá. A ideia que fica é a que referi, a avaliar pelas discussões que tive. Aqui e na “vida real”.
7 Novembro, 2018 at 16:50
Motivação??
Desconforto social e total falta de informação sobre os reais desafios que o clube passa neste país.
– Desconforto social porque qualquer guerra é incómoda e provoca cisões entre as pessoas. Muitas vezes entre familiares ou amigos.
– Falta de informação porque os nossos adeptos não procuram ir mais além do que os canais generalistas para obterem conhecimento.
Junto ainda a isto uma apatia natural de quem tem vidas profissionais e pessoais mais ricas do que os adeptos dos outros clubes.
E, sim, admito que esta última é uma generalização perigosa e inexacta.
7 Novembro, 2018 at 17:10
Da minha parte, é simples: a partir do momento em que tentou fazer um autêntico golpe de estado, criando órgãos inexistentes e nomeando apaniguados para exercer pseudo-funções, perdi toda a confiança nele. Há quem roube dinheiro, há quem queira roubar o poder. E o poder, no Sporting, é dos sócios (“o Sporting é nosso”, ai é mesmo!). O que ele tentou fazer é imperdoável. E sem sequer se preocupar que tudo aquilo era absolutamente nulo do ponto de vista jurídico e ia pôr o Sporting num caos total, pois a qualquer momento qualquer um poderia pedir a um trinunal para declarar a nulidade de qualquer decisão, contrato, etc, desses pseudo-órgãos. Aí, passámos do descontrolo emocional (bem visível desde a tal AG do regimento) para um plano que jamais tolerarei a ninguém.
7 Novembro, 2018 at 17:50
Meu caro, a Ana tem razão.
Já nos finais de 2017, BdC vinha dando sinais de descontrolo: arrogância, egocentrismo, agressividade…
Em 2018, pediu uma AG para legitimar uma liderança que poucos contestavam e, surpreendentemente (para mim, um seu apoiante) retirou dessa AG a conclusão de que a sua base de apoio aumentara, era agora de 90% – dava, assim, os primeiros passos para passar de presidente – um líder – a “caudillo”.
Se os indícios já se notavam, agora era uma possibilidade bem real.
O futuro deu-me razão, infelizmente, por mais que os seus seguidores queiram mistificar os acontecimentos pós-Fevereiro.
7 Novembro, 2018 at 20:52
Quer então dizer que foi essa única razão por que votou na sua destituição? O descontrolo emocional? É triste eu ter razão, então. É o que eu digo: gostava que fosse feito um inquérito…
Descontrolos emocionais tratam-se. Mandar embora um presidente apenas por esse motivo é mau, muito mau. Não estou nada de acordo. O defeso estava à porta, o homem teria tempo para se recompor de uma época de frustrações, e até já tinha dado sinais de que iria alterar alguma coisa, contratando Fernando Correia (o que será feito dele) e Inácio para lidar com o plantel (com quem BdC reconheceu que já não havia grande “clima” para diálogos) e recambiou Jesus para as arábias.
Mas, pronto. Está feito, está feito. Espero que o futuro, com ou sem ele, seja risonho. A bem do Sporting, a meu bem.
7 Novembro, 2018 at 21:00
Sabe por acaso por que problemas passou BdC a nível pessoal nesse período até quase meados do ano???
Só naquela.
E se souber, pergunto: Em situação similar, conseguia separar o pessoal do profissional?
Aposto que não!!!
7 Novembro, 2018 at 22:59
O burro foi ele em vir falar nisso antes de estar concluído. Hoje, segundo oiço de quem trabalha na banca, há uma pressão gigantesca do Porto e do Benfic@ para que tal não vá para a frente. Ou indo, querem entre 50 e 70 M€ também…
8 Novembro, 2018 at 10:48
Não acho que tenha sido burro. Pelo contrário, acho que fez bem porque as consequências de ele não falar seriam as mesmas, ou achas que o sobrinho ou lá quem quer que fosse não iria saber dessas intenções?!
Acho que a intenção dele em falar prendeu-se com a necessidade que ele sentia de ter as “costas quentes” com o apoio dos adeptos e dos sócios (mas aqueles com o “poder” suficiente) para o proteger das retaliações que mais tarde veio a sofrer e que deram no que deram…
7 Novembro, 2018 at 23:01
Que quantidade era essa?
E, já que és tão informado, que pensam os rivais dessa reestruturação “oferecida” pela banca?
8 Novembro, 2018 at 7:44
Cai por descontrolo emocional como disse a Ana. O resto é teoria da conspiração.
7 Novembro, 2018 at 16:34
Assunto demasiado debatido para se iniciar novamente analise profunda do tema. Foi muito mais do que descontrolo emocional. De uma forma muito resumida, foi não ter tido qualquer sucesso na principal modalidade do clube e ter dividido os adeptos com perseguições e responsabilizações ridículas. Pior do que não ter tido resultados, demonstrou total incapacidade de lidar com a equipa de futebol e as suas particularidades. Podia, perante nós e na defesa do clube, ter toda a razão do mundo mas não soube lidar com a situação, é um facto. Garanto-te, foi muito pior do que descontrolo emocional. Até porque muito descontrolo teve ele mesmo sem ser nos últimos 6 meses… A verdade, pouca gente a sabe e é só uma mas a pílula é dourada consoante com quem vais tomar café e como te chega a informação.
7 Novembro, 2018 at 17:26
Isto é parte do problema e uma excelente descrição do que se passou. A outra parte saber-se-á daqui a pouco tempo e, como em ocasiões passadas, com dirigentes cretinos e que prejudicaram o Sporting (Godo, PPC, …), os sportinguistas decidirão o que fazer.
7 Novembro, 2018 at 22:55
Bla bla bla
Vão ver
Está quase
Bla bla
E alcochete está quase
E a auditoria
Bla bla
E o Paulista e o ruyz
Bla bla
Tenham paciência mais um pouco.
As provas do anti Cristo estão quase aí
8 Novembro, 2018 at 9:35
Olha lá, a auditoria “forense” ainda vai apanhar o período da contratação do Diaby e da doação de 4M€ ao Mendes?
É para um amigo.
7 Novembro, 2018 at 17:35
Ele é o próprio a admitir: “O facebook matou-me”
E porque Elsa Judas, Pedro Proença, Ornelas, Vieira e outros afastaram-se dele já no fim??
Então, estão todos mal e só ele é que está bem?
Todos estávamos com ele até Madrid, depois foi a implosão.
7 Novembro, 2018 at 22:55
Tens nocao do ridículo?!
O problema foi criticar a equipa de futebol…
Foda-se…
7 Novembro, 2018 at 23:12
O problema foi fazer isso como o fez, tendo inclusive suspendido um plantel via Facebook, e tudo o resto que se seguiu… Para não falar do que já vinha de trás!
8 Novembro, 2018 at 0:09
Continua a ser ridículo
8 Novembro, 2018 at 2:07
Bdc esteve mal em criticar a equipa do Sporting via facebook no jogo do atlético, os jogadores foram bastante piores com o comunicado , bdc esteve outra vez mal ao anunciar suspender o plantel pelo Facebook, os jogadores foram uma merda com as voltas olímpicas.
Os sócios acharam que os jogadores eram mais importantes que o presidente e depois seguiu-se o que todos sabemos.
8 Novembro, 2018 at 7:47
Lê o post do Ireland e reflete melhor no que diz o Fernando. Foda-se tanta borrada, tanto estrilho, e querem reduzir isto a conspirações sobrinhescas e atritos apenas com a equipa de futebol.
7 Novembro, 2018 at 23:07
O Bruno caiu da sua cadeira de sonho por uma série de razões pessoais:
* Falta de bom senso
* Gabarolice
* Falta de noção
* Burrice
* Falta de humildade
* Incapacidade para ouvir
Ou então foi a cabala e não teve culpa nenhuma porque ele é o maior.
7 Novembro, 2018 at 23:57
Estava a ver se evitava esta, mas lá vai:
Ó mike…
É melhor ser bananininha ou damo despeitado?
8 Novembro, 2018 at 0:10
Tantos pontos para parecer muito mas enunciaste apenas duas coisas
8 Novembro, 2018 at 10:29
era porreiro sustentares também tuas teses de cabalas em provas…
8 Novembro, 2018 at 11:52
Agora disseste tudo.
Eles é que ainda não perceberam. Andam a lamber a cartilha e depois “não percebem”.
7 Novembro, 2018 at 17:04
Foi também culpa do BDC não ter podido ir a votos ?
É tão facil esquecer tudo o que se passou e simplesmente acreditar que a culpa foi toda dele.
PS: realmente estas discussões de PSs deveriam ficar no próprio post . Sorry Cherba !
7 Novembro, 2018 at 17:35
Foi seguramente culpa dele não ter percebido que, depois da invasão da academia, só lhe restava demitir-se, convocar eleições e apresentar-se outra vez, se queria demonstrr ser um líder…em vez de enveredar por tentar criar órgão falsos…isso, seguramente foi culpa dele.
8 Novembro, 2018 at 10:30
evidentemente!
8 Novembro, 2018 at 11:56
Primeiro não tens capacidade para perceber que “demitir-se” significa assumir a culpa por algo que não foi culpa dele.
Logo ai estás a cometer um erro.
Segundo ir a votos era responsabilidade dos sócios de o pedir, coisa que nunca aconteceu.
Terceiro, nenhum orgão falso foi criado, pois tudo foi criado de acordo com a lei, no entanto essa parte “esqueces”…. não convem lembrar.
9 Novembro, 2018 at 9:34
Caro Leónidas, não foi não, nada foi criado de acordo com a lei, isso é uma evidência indiscutível. Basta saber um pouco de “leis”, ou até saber ler e fazê-lo: os estatutos do Sporting são públicos, é fácil. Só a Judas, o Trindade e outros aldrabões (e eles sabiam o que estavam a fazer, talvez o BdC não soubesse, mas eles sabiam) do género podem fingir que achavam aquilo legal. Aliás, aí estão as sucessivas decisões judiciais a confirmá-lo. Desculpe lá, mas eu sei do que estou a falar, não mando bocas para a geral.
7 Novembro, 2018 at 23:09
Ouvi dizer que não pode ir a votos porque foi suspenso por atropelar os estatutos…
7 Novembro, 2018 at 23:58
Ouvi dizer que nos estatutos a mag mesmo demissionária tinha que marcar eleições para os orgãos que se demitiram e não para os que não se demitiram.
8 Novembro, 2018 at 9:39
Estatutos à la carte…
Sabes como é que é para essa escumalha das maçonarias e politica:
“Aos amigos, tudo! Aos inimigos, nada! Aos outros, a lei!”
8 Novembro, 2018 at 10:31
outra vez arroz…
7 Novembro, 2018 at 19:49
Cantas bem mas nao me convences.
7 Novembro, 2018 at 15:53
Confesso que não tinha visto as coisas por esse prisma…
Mas também essa mensagem passou-me despercebida uma vez que não vejo nada do que sai na CS…
Já gosto mais da contratação do Kaiser que antes…
7 Novembro, 2018 at 16:15
Há outro prisma muito preocupante. Diz que não tem nada a ver para ficar de cara lavada e ninguém contestar camiões de jogadores que vão chegando do seu “fundo”. Espero bem que não e que o Javardeiro tenha razão.
Estou tão entusiasmado com esta contratação como antes, ou seja, espero um bom trabalho. Continuo a achar que tem um bom perfil para o nosso clube, aparentemente é justo para os jogadores e que pode ser que corra bem.
No fundo ninguém o conhece bem. Alguns de nós têm um bom feeling outros nem tanto. Os nostálgicos vão sempre preferir outro qualquer, desde silas a luis castro ouve-se de tudo. É o que temos, vou fazer o que sempre fiz, acreditar e apoiar ao máximo. Se correr bem, festejar. Se correr mal, criticar o que houver para criticar e tentar mudar o que há mudar. É a escolha de Varandas, de certa forma mete a cabeça no cepo, também terá de responder por isso.
7 Novembro, 2018 at 15:56
No outro dia disse que só um sportinguista louco via late night TV.
Quero corrigir isso:
Só um sportinguista louco vê day time e late night TV (desportiva bem-entendido) e lê a imprensa desportiva.
7 Novembro, 2018 at 16:10
Olha, pois que ontem vi o Pressão Alta, ou lá como se chama o novo programa da Sporting TV, só mesmo naquela de ver se vinha aí mais do mesmo, e fiquei sintomizada até ao fim. Gostei. Só me chateou um bocado o sr. Samuel dizer que o programa era sobre o Sporting e que não queria falar do esselbê e que não comentava questões jurídicas por ser advogado. De resto… já tenho um programa alternativo ao Universo Bancada, do canal concorrente, aka Porto Canal.
7 Novembro, 2018 at 22:55
Esse Samuel é mais um merdas que gravita há anos no Sporting à procura de tacho.
Personagem merdosa mesmo…
7 Novembro, 2018 at 23:17
Toda a gente é merdoso menos o Guru…
7 Novembro, 2018 at 16:03
Pois eu acho que mais do qeu ser treinador do Mendes, o que está em causa é ser treinador do Sporting. Defende-se o mauzinho (Peseiro) porque dá jeito que ele se mantenha no Sporting, ataca-se todo e qualquer um que dê sinais de competência. o exemplo disto mesmo é o JJ. Quando veio para o Sporting, convencidos de que era um grande treinador, que conquistara tanto título à custa da sua competência, e depois de vencer os três primeiros jogos da época ao esselbê… começaram a deitá-lo abaixo, pondo tudo em causa, até o seu feitio. Agora que se foi, ó injustiça das injustiças, ingratidão das ingratidões, coitadinho do senhor, que foi desterrado para as arábias. Na, meus amigos, o ponto em comum aqui não é Mendes. É o Sporting, ponto. Já levo uns aninhos desta coisa a que por cá chamam futebol, e sempre, mas sempre, fomos maltratados pela CS. Antes ainda da ideia “só podem haver dois clubes grandes em Portugal”.
7 Novembro, 2018 at 16:08
Ah! E de há muitos anos para cá que isso da competência não é atributo essencial na contratação de um treinador para os três grandes. No caso do Sporting, o atributo principal que se exige a um treinador é que seja resiliente e exigente como os adeptos. Alguém que consiga incutir nos jogadores a garra e a voluntariedade necessárias para contrariar os padres cá da paróquia. Cada vez que me lembro da época do Mirko Jozic… Como uma equipa tão jovem foi tão castigada por arbitragens, mas que corria que se desunhava, não dava um lance por perdido…
7 Novembro, 2018 at 18:19
Ana, quem foste lembrar!… Mirko Jozic mostrou que era um grande treinador, a equipa jogava um futebol de grande nível.
Só que… nós jogávamos futebol de 11, mas tínhamos adversários que sistematicamente jogavam futebol com 14.
Que Jozic merecia ter tido bem melhor sorte, isso afirmo, a pés juntos!
7 Novembro, 2018 at 23:20
Um dos campeonatos completamente gramados…
Tanto que o gajo tinha mais um ano de contrato e arranjou uma desculpa para ir embora.
7 Novembro, 2018 at 16:06
Peço desculpa, mas não consigo deixar de achar este texto um pouco paranóico. É verdade que o Peseiro teve uma cobertura positiva por parte da CS que era incompreensível, como também teve a CG, mas também vi o Rui Santos a dizer que o despedimento era compreensível face à qualidade de jogo apresentada e vi vários artigos a elogiar o Marcel Keiser, normalmente a citar antigos colegas, é verdade.
De resto, é impossível não concordar. Este treinador, tal como todo o clube, está e sempre esteve entrege aos adeptos. Ninguém nos vai dar nada, isso parece-me evidente.
7 Novembro, 2018 at 17:28
Viste artigos a elogiar que, das duas uma:
1) Ou eram de fontes de informação pouco usuais e com pouca visibilidade.
2) Ou pequenas notícias nos principais desportivos, aos quais o destaque dado é pouco mais que nulo.
7 Novembro, 2018 at 22:57
Cabalas cavalas
7 Novembro, 2018 at 23:21
O Rui Santos criticou o despedimento do Peseiro. Vai lá ver isso bem…
7 Novembro, 2018 at 16:20
Keizer não seria a minha escolha, mas se vier terá o meu apoio.
Se o Cherba não levar a mal, aconselho a todos lerem este post do lateral esquerdo, com video onde identifica a forma de jogar deste treinador:
https://www.lateralesquerdo.com/2018/11/06/o-al-jazira-de-marcel-keizer/
Daquilo que vi e do que li pela blogosfera, é um treinador que tem as suas ideias e deverá querer implementá-las no SCP.
Uma coisa é certa, vamos deixar de ter aqueles pontapés parvos para a frente a ver se alguém apanha a bola.
7 Novembro, 2018 at 16:36
Fdx… DUPLO-PIVOT também???
Já me chegou o duplo-ferrolho do P0…
7 Novembro, 2018 at 16:41
Duplo-Pivot não é propriamente negativo, tudo depende das dinamicas incutidas.
É diferente teres um duplo pivot com Battaglia e Gudelj ou um com Gudelj e B. Fernandes. Além disso, tambem depende das instruções que têm os jogadores por exemplo, um dos jogadores do duplo-pivot pode ter a instrução de subir com a equipa e procurar os espaços entre médios, não precisam exactamente de ser dois jogadores defensivos com ordens para trancar as portas.
7 Novembro, 2018 at 21:59
Há uma ressalva no texto:
‘Apresentam-se maioritariamente em 4231, com dois médios mais defensivos e lado a lado na construção, acreditamos nós que é a forma de precaver a perda e erros individuais, que abundam, devido à qualidade técnica dos jogadores à sua disposição.’
7 Novembro, 2018 at 16:37
Interessante a análise. O afirmação sobre a superior qualidade do treinador tuga é de um corporativismo básico e infundado que começa a dar vómitos.
7 Novembro, 2018 at 16:48
Não me chateia o duplo pivô. Chateia-me é que esta organização não beneficia um regresso de Palhinha com este treinador.
7 Novembro, 2018 at 16:51
E esse regresso é assim tão fundamental ?
7 Novembro, 2018 at 17:18
Vejamos:
Battaglia está a desvalorizar desde junho e a custar-nos cada vez mais;
Sturaro está entre as férias de ano novo e erasmus no segundo semestre;
Petrovic termina contrato;
Se calhar fazia sentido, digo eu….
7 Novembro, 2018 at 17:27
Palhinha foi um péssimo negócio em todos os sentidos possíveis e imaginários. Junta-se a isso a nossa amiga Lei de Murphy que anda sempre de mão dada connosco, e fez questão de nos relembrar isso mesmo com a lesão de Bata, então o péssimo vira catastrófico.
7 Novembro, 2018 at 18:19
Batta na seleção argentina e a desvalorizar? Como assim?
O Palhinha já não é titular no braga, tem entrado no fim.
Quando saiem parecem todos bons…
7 Novembro, 2018 at 18:33
Um jogador que vai ficar parado quase uma época inteira, desvaloriza sempre. Nem que fosse o CR7. Vamos ver como volta. Palhinha era a solução para a sua ausência, formada em casa, barata, sportinguista e conhecedor do clube e campeonato. Além de que não teriamos reforçado um rival.
7 Novembro, 2018 at 22:09
Em abono da verdade, Palhinha estava a jogar bem e tinha ganho a titularidade, tendo inclusive marcado um golo na estreia. Perdeu-a no jogo com o Sporting por causa da regra dos emprestados. Tendo ganho o jogo, parece-me que Abel preferiu manter o 11, que tem mantido até agora, dada a campanha positiva que estão a realizar.
7 Novembro, 2018 at 18:27
Battaglia, infelizmente para ele, abriu o lugar a Palhinha;
por outro lado, Gudelj acaba de provar, num jogo extremamente exigente, que parece dar-se bem como 6, tendo jogado bem melhor do que o tem feito a 8.
Sinceramente, não vejo Palhinha fora do cenário, já que o novo treinador, dizem, gosta de apostar em jovens.
7 Novembro, 2018 at 16:20
Não tenho problemas com a nacionalidade dos treinadores, a minha reserva com o Keizer não é essa, nem sequer a falta de títulos no currículo.
O problema é mesmo a sua falta de experiência, são 35 jogos enquanto treinador de equipas de 1ª liga e onde apenas 4 jogos são nas competições europeias…isto aos 49 anos.
Não consigo estar otimista, confesso.
Isto já seria uma tarefa complicada para um treinador experiente e titulado, conseguir ter sucesso a trabalhar num clube que ainda não tem uma estrutura forte o suficiente para o escudar das criticas externas de possíveis maus resultados…agora ter um treinador inexperiente a trabalhar numa estrutura “em construção”?
Eh pah pode correr tudo muito bem…e oxalá que corra, quero muito que consigamos encontrar um rumo para o futebol…mas em teoria, tem tudo para correr mal.
7 Novembro, 2018 at 16:22
Pode ser que seja bafejado pela famosa “sorte de principiante”. 🙂
7 Novembro, 2018 at 16:38
Não estou crente que tenhamos descoberto a pólvora…mas tudo é possivel se existir competência, boa organização e suporte, muito suporte por parte de quem o escolheu para treinador. Se os resultados aparecerem, os adeptos estarão com ele, disse não duvido
7 Novembro, 2018 at 18:30
Temos bons exemplos no passado: Allison, Bolloni, Inácio…
7 Novembro, 2018 at 16:24
Boa posta?????
Vamos apoiar……este excelente treinador.
Continuo a aguardar o pk dos SPORTINGADOS não terem apoiado sinisa?????
7 Novembro, 2018 at 16:41
Lembro-me de algumas pessoas terem dito que ele era racista.
Lembro-me de muita gente ter criticado o timing em foi contratado e a duração do seu contrato.
Lembro-me de muito gente se opor ao seu despedimento apesar de não ter aprovado a sua contratação nos moldes em que foi feita.
Tens noção que uma mentira dita muitas vezes só se torna chato, não passa a ser verdade.
7 Novembro, 2018 at 16:52
Estranho não te lembrares das centenas de críticas feitas ao sinisa.
Só mostra q não andas atento.
7 Novembro, 2018 at 16:59
sinisa era o sr. treinador 12 milhões que o dr. Bruno contratou a 3 dias da AG de destituição…
É engraçado que rasguem as vestes por ter de se pagar 1.2 milhões ao Peseiro, mas já não se lembrarem o que teriam de pagar ao sérvio…
Do resto já nem vale a pena falar…
7 Novembro, 2018 at 17:01
Vaquinha…………………
7 Novembro, 2018 at 17:05
Se não tens nada de válido para contrapor…
bate uma, onanista!
7 Novembro, 2018 at 17:28
Patrão, mais um medronho para mim.
Beber para conter.
7 Novembro, 2018 at 18:21
Esta de passar logo ao insulto após uma opinião contrária é lapidar!
É de emoldurar.
7 Novembro, 2018 at 23:26
É o Gasosas. Não consegue melhor que isso.
7 Novembro, 2018 at 23:00
É diferente pagar a um treinador para… Treinar
Do que pagar a um toureiro para ir para casa.
Enfim, perspectivas
7 Novembro, 2018 at 16:29
Já encontraram um marmelo qualquer (a treinar na China) que afirma não ser necessário contratar estrangeiros, porque há muito treinador português de qualidade.
7 Novembro, 2018 at 16:37
eu leio estes textos e fico a pensar que Sun Tzu e Maquiavel ao pe do Jm são uns meninos de coro… que exagero
li o texto e lembrei me do filme a beautiful mind…
7 Novembro, 2018 at 16:39
Seria interessante saber se tem e quem é o empresário deste treinador. Outro exercício interessante seria ver quantos “jogadores do mendes” recebeu este treinador enquanto treinador principal.
A partir do momento em que um treinador não tenha interesses em jogos de empresários e avalie os jogadores unicamente pelas suas qualidades, é meio caminho andado para termos sucesso.
7 Novembro, 2018 at 16:42
Grande posta Javardeiro!
Mesmo o que a Tasca estava a precisar hoje!
Concordo contigo! O carinho para o Keiser se houver será exclusivo das bancadas e nadinha da CS. Mas isso não me preocupa. E como holandês o Keiser estará bastante imune à critica parva da CS. Preocupa-me mais a possível falta de discernimento das bancadas de Alvalade.
Quanto ao bater o pé do Varandas ao super-agente, confesso que fiquei bastante admirado! O Varandas subiu uns pontos na minha consideração. Ainda não me convenceu mas está no bom caminho.
Estou com uma estranha fezada neste Keizer!!! Quero mesmo que funcione!
7 Novembro, 2018 at 18:56
Por principio, aceito sempre um treinador escolhido pela Direcção, por parto de um outro principio – a escolha do treinador foi ponderada.
Por isso, mesmo que me pareça escolha de risco, está cá, é o nosso treinador, boa sorte.
Varandas parece estar a contratar bem, muito em especial para a Formação. (Atenção que esse treinador holandês que chega para os sub- … 19, ou 23 , não sei, e p assou pelos fruteiros, dizem por aqui que deixou trabalho feito e que era, efectivamente, muito bom)
Temos que esperar, com calma, a ver no que dão as alterações que vão sendo introduzidas, e se fosse possível, ainda que dentro do espírito e estilo “fazer e falar depois”, serem um pouco mais informativos, talvez evitassem algumas das bacoradas que por vezes dizemos na Tasca.
7 Novembro, 2018 at 16:50
Sempre uma lufada de ar fresco este escriba! E atenção que não concordo a 100% com tudo. Mas não há truques, falácias, especulações ou fábulas. Factual e assertivo.
A influência do Mendes nos últimos meses no clube é por demais evidente e incontestável. A influência deste na CS deste país então nem se fala!
Como é normal em tudo o que ele se mete, é sempre win win para ele. Quem se fode é o clube.
No Carnide é igual, só que os spin doctors, as cartilhas e os jornaleiros a soldo do Mendes vendem tudo aos adeptos das Toupeiras como ouro, quando na verdade é latão pintado de dourado.
Claro que também ajuda eles comerem a palha toda que lhe dão. E nós ainda não chegamos a isso. Pelo menos a maioria ainda não. Espero eu…
7 Novembro, 2018 at 17:06
Segundo os jornais, os árabes do antigo clube já confirmam Marcel Keizer no Sporting.
Estamos a falar de um treinador que até 2015 tinha ZERO jogos em campeonatos de topo.
Aos 49 anos, Marcel Keizer tem 28 jogos na primeira liga, distribuídos por duas épocas. 28 jogos.
Na primeira época sofreu 10 derrotas em 11 jogos e desceu o Cambuur. Na segunda foi despedido do Ajax, em Dezembro, eliminado da Champions (Nice, na pré), da Europa League (Rosenborg, também na pré) e da Taça da Holanda (Twente).
Portanto, é alguém que aos 49 anos tem 4 jogos nas competições europeias.
Em 2017, o Ajax B foi vice-campeão da segunda liga na Holanda com Marcel Keizer. E no ano seguinte (2018) foi campeão com o Reiziger.
A este currículo, é juntar estes últimos meses no Médio Oriente.
Repito tudo isto porque é preciso ter noção do que está a acontecer.
Contratação, no mínimo, surpreendente.
Pode resultar? Claro que pode.
E nada me daria mais gozo do que ver o Sporting campeão, com futebol de ataque e a equipa cheia de putos.
7 Novembro, 2018 at 17:06
Em relação à escolha deste treinador, fui tentar informar-me e só consegui ver a analise ao seu clube actual que fizeram no Lateral Esquerdo e uma entrevista que o Dominio Tático traduziu para inglês onde ele fala de Futebol que aliás recomendo a leitura para que saibam mais sobre a sua ideia e modelo de jogo aqui:
https://medium.com/@LyricalGhost/marcel-keizers-vision-my-wingers-were-unstoppable-60940cbb8392?fbclid=IwAR2XtTUOqqV6UmU7q5uyZeLj22a4LPV2T6d0VcAvG6lubR0oaJbmPka2brw.
Do que vi das analise ao Al Jazira e do que li da entrevista:
Prós: Enquadra-se na visão, modelo de jogo e tipo de jogador a potenciar que preconizo deve ser a do futebol do Sporting: Futebol apoiado com muitas opções de saída na construção, equipa a progredir junta, resposta rápida à perda de bola. Busca continua de conhecimento e a admiração pelos dois melhores treinadores do Mundo Sarri e Guardiola (ele menciona o estudo que fez de Napoli e City na entrevista). Do que vi no Al Jazira vê-se esta matriz com algumas coisas de que não gostei tanto (mas talvez devido ao contexto de jogadores bem inferiores tecnicamente aos nossos).
Contras: Vários treinadores portugueses enquadram-se num linha semelhante, desde logo Miguel Cardoso e Luis Castro, que ao contrário deste treinador já mostraram conseguir operacionalizar estas ideias e conheceram melhor os jogadores do SCP. No Al jAzira usa dois jogadores mais recuados no meio campo se bem que numa dinâmica completamente diferente da do Peseiro (eu pessoalmente não gosto deste arranjo) ele defende que permite dar mais opções de ligação na construção e segurança na perda. Finalmente não conseguimos saber se consegue operacionalizar estas boas ideias, o Al Jazira tem um jogo bem mais interessante do que o tinhamos que o peseiro ( mas o contexto não dá para ver grande coisa)
Conclusão- Agradam-me as ideias dele expressas na entrevista, ao contrário das que Peseiro foi indicando nas entrevistas que deu na pré época onde quando falava de futebol dizia várias coisas com que não concordo nada. Acho que vai levar algum tempo a que se consiga operacionalizar estas ideias (até porque temos algumas posições onde não temos jogadores capazes), vai ser preciso fazer os jogadores acreditarem no caminho pois ficam mais expostos ao erro, mas por outro lado podem ter muito mais gozo a jogar. Em relação à organização defensiva não encontrei nada por isso não posso opinar. Não provou nada mas percebo que na “entrevista” para o lugar tenha convencido de que tem ideias e de que pode ser competente.
7 Novembro, 2018 at 17:08
Essa entrevista que linkas é bem interessante.
7 Novembro, 2018 at 20:05
Bela entrevista
7 Novembro, 2018 at 23:31
Obrigado pelo link. Boa entrevista.
Um par de notas:
“Our way of attacking — focused on the center of the pitch ” – Não gosto nada do futebol que jogamos (e isto vem já do JJ), em que boa parte das penetrações na área são através de cruzamentos. No entanto, essa estratégia permite-nos tirar partido do jogo de cabeça do Bas Dost, o qual não estou a ver encaixar num modelo de jogo em que tenha que fazer mais do que amortecimento + passe simples + arranque para a área no meio campo. Pela entrevista parece-me um treinador que privilegia a progressão na diagonal em passe, com movimentações constantes e pressão na perda, algo que exigirá do 9 muito mais do que Dost, por melhor finalizador que seja, é capaz normalmente de dar. Por outro lado, Montero e Nani creio que se encaixariam bem num sistema assim. É preciso é haver coragem para sentar o Dost, se necessário.
Quanto ao ‘duplo pivot’, acho que se ele usar Gudelj ou Petrovic + Wendell ou B. Fernandes talvez funcione. Agora, se se meter num cenário de Gudelj + Petro, não sei como vai conseguir obter “extra options in possession” 🙂
No geral, e a confirmarem-se os valores (e a contratação, claro), parece-me um treinador caro demais para o cv que tem, sendo claramente uma aposta que comporta algum risco (considerável). Não o conhecendo dar-lhe-ia sempre, no entanto, o benefício da dúvida, e o que tenho lido (esta entrevista, em particular) faz-me sentir algum otimismo cauteloso.
Que tenha boa sorte, se vier, tanta quanto o Tiago, que nos comandará amanhã. Deu algumas boas indicações na estreia e pode até ser que se revele uma solução económica, de futuro e ‘in-house’.
SL
7 Novembro, 2018 at 17:12
Guardiola…
Tinha um ano de Barcelona B… antes de ir treinar a equipa principal
Zidane…
Tinha 2 anos de Real Madrid B… antes de ir treinar a equipa principal
Keiser…
Tem 1 ano de Ajax B… antes de ir treinar a equipa principal… do Sporting Clube de Portugal
… mas também tem já mais alguma experiência acumulada…
Supreendente escolha?
Sem dúvida!
Provável fracasso em perspectiva?
Talvez…
Mas quem é SPORTINGUISTA, tem neste momento de:
1) apoiar
2) esperar para ver
3) e no fim desta época que se façam as contas à qualidade e eficácia do futebol que viermos a praticar.
7 Novembro, 2018 at 17:35
Bom comentário Rute, sem ofender ninguem, sem falares do passado, espero que continues assim, porque não vale a pena continuarmos com guerras. Sei que muitas vezes é provocada, mas deves ignorar.
7 Novembro, 2018 at 17:38
Esses 2 tem a óbvia diferença: foram jogadores de topo mundial, ganharam tudo nos maiores clubes do mundo. Tem um conhecimento profundo de tudo o que envolve futebol de alto nível: Exigência, método, conhecimento, ambição, pressão, etc
A bagagem futebolística de um Zidane, Guardiola ou Anceloti não é comparável.
8 Novembro, 2018 at 1:37
Ou de um Boloni …
As pessoas esquecem-se que Laszlo Boloni tinha sido enquanto jogador diversas vezes campeão pelo Steaua de Bucareste e Campeão Europeu … Venceu a Taça dos clubes Campeões Europeus … Internacional A pela Roménia , etc, etc, etc
7 Novembro, 2018 at 18:02
Guardiola e Zidane na primeira época completa à frente dos respectivos clubes, foram campeões nacionais e europeus…ou seja, na primeira oportunidade que tiveram para provar a sua qualidade, provaram-no.
O Keizer na primeira época à frente de um clube foi despedido em Dezembro…Comparas o incomparável, nem é justo sequer para o próprio Keizer.
8 Novembro, 2018 at 19:14
Sendo que a opinião geral é que foi mal despedido…em circunstâncias em que um dos jogadores morre de enfarte e tem de lidar com isso…
7 Novembro, 2018 at 17:32
A minha opinião é que é um completo tiro no escuro e que tem tudo para não durar até á Páscoa! Oxalá me engane, mas já tenho muito futebol e principalmente muito Sporting nas pernas para não ver ao longe o que vai acontecer.
7 Novembro, 2018 at 17:34
Que se foda quem é o treinador.
Que se foda se é bom ou mau.
Que se foda quanto é que custou.
E…
Que se foda a merda do futebol.
Temos problemas 100 vezes mais graves para resolver no Sporting.
Enquanto não entendermos isto não saímos da cepa torta.
7 Novembro, 2018 at 23:03
🙂
+1
7 Novembro, 2018 at 23:04
Tens de seguir em frente, bro
😉
7 Novembro, 2018 at 23:56
Isso é bem verdade, e acho que até me consigo frequentemente distanciar, ganhar perspetiva e ‘look at the big picture’, mas quando a bola começa a rolar, nem que seja por 90 minutos, só vejo os nossos verdes e brancos e os outros… Não confio nem na competência nem na idoneidade desta direção, mas há algo dentro de mim, que nunca serei capaz de controlar, que mesmo nas horas mais negras (e quase não vivi outras, pois já não sou do tempo do João Rocha) faz com que uma pequenina e ilógica réstia de esperança, por mais ténue que seja, permaneça, para mim, sempre acesa. Confesso, no entanto, e relendo agora o parágrafo que acabei de escrever, que talvez seja também por causa de gajos com eu que o Sporting nunca sai da cepa torta. É tão difícil ser-se Sportinguista, foda-se…
8 Novembro, 2018 at 16:09
Sim.
Em Portugal somos uma raça a abater.
Eu já só me concentro no combate estratégico.
Embora torça sempre pelas nossas equipas é raro ver jogos em directo. Em diferido vejo todos os que consigo. Gosto de analisá-los.
7 Novembro, 2018 at 17:37
O que me precocupa é:
-despedimos Sinisa e se o tribunal lhe der razão temos de desembolsar uma choruda indemnização.
-despedimos Peseiro, o que significa mais uma indemnização a caminho.
-pagamos a cláusula aos árabes, mais dinheiro gasto num treinador.
São 3 situações que nos vão/podem custar muito caro.
Acho demais este despesismo.
Devíamos ter feito as coisas melhor, em vários níveis.
Para começar, Peseiro não devia ter vindo nestas condições, com a cabeça quase a prémio e devia ter-se gizado um contrato que nos garantiria um pagamento residual em caso de despedimento.
Nem que viesse a recibos verdes.
7 Novembro, 2018 at 17:40
Muito dinheirinho torrado.
7 Novembro, 2018 at 23:40
Já dão o caso Subida perdido… Fixe!
As mesmas pessoas que acham que ganhavamos todos os casos das rescisões…
7 Novembro, 2018 at 18:12
O Sinisa pode levantar as questões que quiser, mas se realmente estava dentro do periodo experimental estipulado no contrato, não há nada que ele possa fazer!
7 Novembro, 2018 at 18:23
Infelizmente para o Sporting , assim como os atletas não vão ter razão nas rescisões , o Sporting não vai ter na rescisão unilateral com o treinador .
SL
7 Novembro, 2018 at 23:42
São casos completamente diferentes, julgados por entidades completamente diferentes, sobre regras completamente diferentes.
Nós treinadores tens até 15 dias ou um mês para rescindir. Nós jogadores tudo se faz para que não hajam rescisões.
7 Novembro, 2018 at 18:19
O clube árabe foi compensado com uma verba a rondar os 500 mil euros mais o 1,700 mil para o Peseiro mais os adjuntos. Está bonita a festa está.
7 Novembro, 2018 at 19:00
Bruno, acho que não é assim tão simples no mundo do desporto invocar o período experimental.
7 Novembro, 2018 at 20:46
Bruno dasse 🙂 🙂 🙂
7 Novembro, 2018 at 20:54
Brunette, queria ele dizer… 😉
7 Novembro, 2018 at 23:45
Não é no desporto. É nós treinadores de futebol em Portugal. Está na lei geral dos contratos dos treinadores.
7 Novembro, 2018 at 18:14
Então vamos apoiar incondicionalmente, no mínimo durante alguns meses.
7 Novembro, 2018 at 18:21
Erro terrível, não há ninguém que mereça apoio incondicional, nem Deus que, se existe, também faz as suas asneiras.
7 Novembro, 2018 at 23:06
Rudolfo, concordo
Se, de algum modo, deus tem alguma coisa a ver com a tua presença na tasca, falhou claramente, rena
8 Novembro, 2018 at 0:52
Não, estás a brincar. É a nossa Rudy, Lourenço? (facepalm)
8 Novembro, 2018 at 1:05
Não sei não sei…
Nunca o negou e já lhe referi várias vezes.
Ignorou olimpicamente (pelo menos no próprio dia, não me dei ao trabalho de ir ver passados uns dias)
Está atento,
O mesmo tipo de humor, mesmo tipo de falta de vergonha (gozar com o facto de ser cartilheiro, etc)
We’ll come back to that.
Mas sabes qual o maior gozo, ele e a rockabilly a fazerem pandilha (que convenhamos, a Rute, contra os lampiões sempre esteve bem)
8 Novembro, 2018 at 2:53
Comecei a seguir a Tasca à pouco tempo. Não conhecia o registo deste Bertodias, mas agora que passei aqui uns minutos a seguir a pegada desta pessoa, sim, há inegáveis semelhanças. A Rudy era mais brejeira e mais agressiva, mas isso também adviria do contexto (l@mpion@ assumida na toca do leão). Para além do mais, este nick não parece ter qualquer presença online fora da Tasca, e isso só a partir do final do ano passado, excetuando talvez esta imbecilidade (tratando-se, isto é, da mesma pessoa):
https://dooclip.me/channel/UCDrA37Dzw1K53oaeh8q5CmA
https://www.youtube.com/channel/UCDrA37Dzw1K53oaeh8q5CmA
Para além do mais, o único comentário que encontrei desta pessoa a criticar o benfic@ data de hoje:
Bertomanias
7 Novembro, 2018 at 18:45
Responder
Se não estivesse em Portugal parecer-me-ia um pedido legítimo do DIAP, como estou, franzo logo o sobrolho…
Sete volumes e dezenas de apensos. Mais um processo que vai ter centenas de volumes e que depois por ser tão pesado é melhor deixá-lo como está.
Será como o BPN, 10 anos depois, milhares de volumes depois, todos os anos caem 400 a 500 milhões de euros de prejuízos nas contas públicas e ninguém está preso.
Justiça só para os crentes e mesmo desses alguns desistem e passam a agnósticos ou resignados.
https://atascadocherba.com/2018/11/07/corruptos-sim/#comment-1125047
Ou seja, depois de a teres acusado de ser um l@mpi@o infiltrado. Antes disso, só vi o ‘indrominanço’ nortenho e a cartilha ‘Bruno de Carvalho é o anticristo’ típicos da Rudy, so I think you’re really onto something.
Oh e quanto eu desejo que isso seja verdade. I so fucking miss Rudy 🙁 🙁 🙁
Quanto à Rute, seria uma ironia do caraças, e uma que ela inteiramente mereceria. Tenho umas quantas coisas a dizer acerca dela, mas fá-lo-ei diretamente (ou o quão diretamente o comentar em blogs permite).
Seja como for, é muito fixe encontrar-te aqui. Sinto falta daqueles tempos simples em que era tudo mais preto e branco, nós (Rute incluída) a cascar neles (vulgo: lampiões e o fruteiro de serviço), com crença e propósito. Hoje é lutar contra os nossos pela sobrevivência do clube…
7 Novembro, 2018 at 18:16
Zero seis e um Sportinguistas que estimo e que leio sempre com atenção , e que quase sempre me identifico , mas hoje não é um desses dias , os Sportinguistas não vão deixar de apoiar o treinador , agora isto é um tiro no escuro que tem tudo para correr mal , o senhor Varandas tinha aqui uma oportunidade de trazer um treinador de peso para o seu projeto que mesmo que está época não corra bem os sócios lhe dessem uma hipótese de começar a próxima época , este treinador só tem uma hipótese ganhar se não ganhar , no natal vai de vela .
SL
7 Novembro, 2018 at 18:17
Continuo sem perceber a complexidade do campeonato português. Qual a grande dificuldade que ele apresenta em termos tecnicos e tacticos?
Continuo a preferir um treinador estrangeiro, porque ta a leste dos paineleiros, jornais tugas e tudo e mais alguma coisa.
7 Novembro, 2018 at 18:43
Para mim a dificuldade é ter excelentes treinadores, na maioria tugas, bons jogadores, na maioria brasileiros, péssimos árbitros, na maioria corruptos e piores dirigentes, na maioria, burros e submissos.
7 Novembro, 2018 at 20:03
É fdd jogar contra 31/32 autocarros todas as épocas, burros são os das outras ligas que não estacionam como se estaciona aqui. Qualquer Brazzado, Rui Caracolinhos sabe que as manobras são muito mais complocadas aqui. E é inerente ao português, só nós é que sabemos da poda.
Ah e somos especialistas em futurologia, nunca vi povo tão forte na matéria
7 Novembro, 2018 at 18:18
“E os “profissionais” entenderam-na “loud and clear”. Dessa nota em diante, a comunicação social transformou-se numa verdadeira carreira de tiro. Chamar-se Keizer, Olaf, Juan, John ou outro nome qualquer, era indiferente. Tivesse zero jogos disputados na Liga dos Campeões ou três troféus da competição lá em casa, também. Era para bater e eles bateram. Forte e feio. Levou por ter e não ter. Por ser e não ser. Por chegar e não chegar. Muitos acharam normal,…”
Estou como o Yyzx, que passo a citar: “eu leio estes textos e fico a pensar que Sun Tzu e Maquiavel ao pé do Jm são uns meninos de coro… que exagero”
Ou então…
A tasca está pejada de “profissionais”…
Não vou por aí, cada um terá a sua “agenda” e usa-a da forma que entende, cá por mim prefiro utilizar um moleskine.
7 Novembro, 2018 at 23:11
Rudolfo, já chega.
Assim fica óbvio demais
7 Novembro, 2018 at 20:00
Bom texto, a retratar toda a podridão desta CS.
Aproveitando para comentar a contratação do Keizer até pode ser criticável por razões óbvias. Mas há que pelo menos tentar perceber o enquadramento e a aposta. O enquadramento é o estilo de jogo e não os resultados (até pq os resultados leia-se, distância para o 1 lugar e estar vivo nas restantes competições, este ano até nem têm sido maus. O problema está no estilo de jogo ou a falta dele e a consequente falta de qualidade colectiva) A aposta, aparentemente, é um melhor e mais rápido aproveitamento da formação. O Keizer tanto pode demorar 1 época a transformar o que pretende e aí ficará refém dos resultados ou pode começar a apresentar esse estilo em poucos jogos e com resultados pois no tugal e com o plantel que temos, inferior apenas a 2 equipas, não é impossível irmos ganhando e mantendo-nos na luta estando ainda em fase de implementação de novo estilo. Tudo dependerá dos jogadores, da sua vontade de jogar num estilo diferente e do seu compromisso em, antes de ganhar, jogar bem. Por esta ordem. Porque só assim se conseguem transformações duradouras em vez do “one hit wonder” JJ. Isto n significa abdicar da vitória, significa acreditar que a forma escolhida é a que mais vitórias garantirá a longo-prazo. E quanto mais se comprometerem mais rápido isso acontecerá. Isto, claro, se o Keizer for aquilo que diz no rótulo e se a sua forma de trabalhar for mesmo diferenciadora. Falo por mim, mas depois de levar com os tugas todos sem resultados e, pior, sem uma forma atractiva de os alcançar, já quero um treinador estrangeiro há muito tempo. Depois, mais do que um nome sonante quero um estilo de jogo vincadamente ofensivo e um perfil de jogador muito mais baseado na sua técnica e criatividade do que no seu físico, salvo excepções que combinem ambos. E quero um forte, para não dizer total, aproveitamento ds formação logo em idade de júniores desde que tenha talento e se diferencie dos demais. Por isto, estou disposto a abdicar deste ano. Se o Keizer o conseguir, e o seu perfil preenche tudo o que pretendo para o nosso futebol neste momento, excelente. Se o rótulo estiver enganado sairá como todos os tugas saíram se calhar até mais rápido. Mais do que ele, é o presidente que os mete no cepo. Se falhar, seja por não lhe dar tempo ou porque se enganou a seu respeito, é Varandas que fica com o ónus. Não quero acreditar que para fazer uma aposta destas, tão “out-of-the-box” e tão arriscada não exista um conhecimento seguro da sua forma de trabalhar. Mas tudo é possível e sendo no Sporting, ainda mais.
7 Novembro, 2018 at 21:16
Mais um bom texto do autor.
No entanto deve estar equivocado pois as viúvas GARANTIRAM que seria o Mendes a meter um treinador no Clube pela simples razão que tem o Varandas nas mãos e a ideia é vender a SAD baratinho.
Penso que o Zero Seis devia rever isso…
7 Novembro, 2018 at 21:25
Bom regresso europeu do Sporting no voleibol e meio caminho andado para passarmos à próxima eliminatória.
7 Novembro, 2018 at 23:07
Não percebo tanto conversa sobre apoiar o treinador.
O pessoal pode torcer o nariz mas,:
Foda-se, até o peseiro foi apoiado.
Não dava era para mais
Qual a dúvida/problema mesmo?
7 Novembro, 2018 at 23:09
Se ganhar muito sem dúvida terá apoio.
Se não ganhar muito, se precisar de tempo, se os adeptos não apoiarem, qual o problema mesmo?
Quem despede não são os adeptos, é o presidente (ou alguém mandatado por ele—pun intended)?
8 Novembro, 2018 at 0:38
Um post cheio de violinos celestiais. Deve ser para embalar as viúvas….
8 Novembro, 2018 at 1:06
🙂
8 Novembro, 2018 at 0:41
Ah. Espero mas Duvido que o holandês não tenha ligações ao Proxeneta, precisamente por terem dito o contrário. E estou disposto a apoiar o treinador, pois precisamos URGENTEMENTE de um. Acho que seremos eliminados na lucília, econtinuaremos em prova na TdP, mas a qualificação Europeia será o primeiro teste de fogo e o CLUBE Precisa de continuar na prova. Que o Chorão Jr nos consiga um ponto (e volte para a formação).
8 Novembro, 2018 at 0:57
Só os dois artigos que ja postaram mostram o ridiculo que esta contratação é, um post para conhecermos o treinador e quem é e outro com a teoria cabalas.
sabem o que me preocupa mesmo:qual a necessidade de neste momento depois de uma boa decisão em demitir o treinador em ir fazer esta aposta no escuro?
dinheiro? eu poupo essa desculpa e até exemplifico aqui como o barato sai caro:
peseiro 4 meses = 2 milhões
keizer: 500 mil de rescisao + ordenado + premio de assinatura
total ja gasto em treinadores em 4 meses vai rondar os 4 milhoes…
8 Novembro, 2018 at 1:53
Hoje o petisco apresentado … sabe-me a plástico …
Será que o ‘tupperware’ ficou algum tempo ao sol?
1º Não consigo compreender como é que esta direcção manteve pZero mais de 50 dias, quando toda a gente (menos os avançados, spor71ngados e rivais) percebia que aquilo não dá para mais … Má preparação fisica, inexistência de modelo de jogo, péssima escolha de plantel, miserável conduta para com os jogadores, fraquissima leitura durante o jogo, gestão das substituições etc, etc, etc …
2º Conforme já tantos tasqueiro(a)s já o referiram, esta escolha tem tudo para correr mal … Afinal isto é o SCP e o principio de Murphy aqui realiza-se várias vezes por mês … Eu não quero saber de experiências nem de “…ah e tal, vamos dar uma oportunidadezinha e todos a bater palminhas e pagar quotas e a apoiar, e depois logo se vê…” . Isso é para quem não sabe o que quer … Eu quero o Sporting Clube de Portugal Campeão, e, honestamente, não me parece que, com esta escolha, trilhemos esse caminho. Oxalá me engane, mas isto tem todos os ingredientes para dar um “refogado queimado” …
Dificil vai ser esta equipa técnica deixar este grupo de jogadores continuar a jogar a miséria franciscana que temos observado … Mas nem isso já considero impossivel …
8 Novembro, 2018 at 7:45
Por um lado até é bom que discutam agora. Enquanto não e o nosso treinador. Quando assinar pouco mais há a dizer.
8 Novembro, 2018 at 8:26
Vénia ao Zero6, ex-LdP, por mais uma posta de qualidade premium.
Para já, Keizer começa a ganhar pontos comigo.
A absoluta palhaçada que foi esta campanha de branqueamento e endeusamento de São peseiro torna tão evidente o objectivo de manter um teinador incompetente no Sporting o maior tempo possível, que estas críticas ao Keizer soam-me a música celestial.
Notem as reacções do presidente da asociação de treinadores – muito boa resposta dada a esse lambecús pelo presidente, já agora, quando está bem, está bem, e também gostei da resposta dada ao orelhas pela ameaça feita – da maior e mais velha rameira do futebol português, otávio machado – já chupou todas as pilas do panorama clubístico nacional – e last but not least, do filhinho de papá da cadeira de sonho, villas-boas.
Tudo isto é claramente encomendado pela máquina mendes, e quem diz mendes diz benfica e orelhas, não se iludam.
E tudo isto são excelentes sinais para o Sporting e pontos a favor de varandas.
Só que agora, o senhor presidente vai começar a sentir na pele o lado àspero de quem o levou ao colo até aqui.
Vai ser interessante, e quanto mais essa corja bater no (futuro) treinador e no presidente, mais eu me vou pôr do lado deles.
8 Novembro, 2018 at 10:36
Mais um grande, grande texto!
“Mas venha quem vier, uma coisa pode ter garantida. O Rui Santos, o Joaquim Rita, o Rui Pedro Braz, o Ribeiro Cristovão e todos os outros não lhe darão paz nem sossego. Não lhe darão mais que fel e críticas.” Para isto, que vai continuar a ser o pão nosso de cada dia para o Sporting e o seu novo treinador, até é vantajoso que ele seja estrangeiro, visto que não lhes irá passar cartão, que é o que todos nós deveríamos fazer a esta gentalha. Deixá-los a falar para os rabolhos…
8 Novembro, 2018 at 11:02
Há uma potencial vantagem decisiva em ter um treinador estrangeiro. Se for bom vai apostar sem medo na qualidade e estará sempre mais perto do sucesso… Poderá deixar de haver preconceito em relação ao passaporte, idade, altura, peso, e o caralho a sete? Oxalá.. precisamos disso como ar para respirar!
Qualquer treinador português no Sporting actual terá sempre mais medo de perder do que vontade de ganhar! Parece a mesma coisa mas não é…