Quase sem darmos por isso, passaram cinco anos. Cinco anos desde que nos mudámos para esta casa a quem, em conjunto, demos um nome. Não houve festa, é verdade, mas houve tempo para fazer um balanço ao fim de dez anos a escrever para vocês, metade deles num Cacifo onde foi cabendo cada vez mais gente e outra metade numa Tasca aberta a toda a gente que sinta este clube chamado Sporting Clube de Portugal.
É esse o mote. Sempre foi. “Somos do Sporting, somos enormes e cabemos todos na Tasca“. Ou, resumido numa frase mais curta para cerca de 50 pessoas reunidas à mesa, “a Tasca é isto!”. E o “isto” sempre foi, na minha cabeça, a possibilidade de ter um espaço onde se respirasse Sporting e onde coubessem todas as formas de defendê-lo, de celebrá-lo, de senti-lo. Sou e sempre serei um defensor da pluralidade de ideias e opiniões como motor para tornar-nos mais fortes e conseguir reunir fora da web esses Sportinguistas com pensamentos mais ou menos diferentes foi um extra que me encheu de orgulho.
Não foi por isso à toa que, este ano, preferi fazer o balanço ao invés de tentar marcar uma almoçarada, uma jantarada ou uma futebolada. Não dá para fingir que não me incomoda e entristece o que vem acontecendo nas caixas de comentários. E não estou a falar dos pessimismos incontroláveis, dos desnortes totais e dos descarregares de frustrações nos comentários que são feitos enquanto as nossas equipas jogam.
Estou a falar do peso, do cinzentismo, da falta de respeito que grassa a cada novo post, afastando mais e mais Sportinguistas que, ao invés de comentarem, preferem manter-se em silêncio a ter que levar com uma trupe de equilibristas a fazer chacota ou a ofenderem-no face ao que escreveu.
A isto chama-se “matar a liberdade de expressão”. Ou, se preferirem, chama-se fazer exactamente o que os lampiões tentaram fazer quando pediram os dados dos bloggers à google: promover o silêncio. Castrar a opinião. Estragar.
Sim, tu tens estado a estragar a Tasca. Tu que criticas os lampiões por quererem amordaçar os Sportinguistas. Tu que lamentas que o GAG tenha interrompido o seu trabalho e te esqueces (ou finges) que ele, como outros, deixou de comentar na Tasca por tua causa. Tu que não hesitas em ofender quem aqui escreve. Tu que não hesitas em lançar suspeições sobre tudo e todos. Tu que te estás marimbando para o trabalho que dá escrever um post e não hesitas em mudar o assunto só porque achas mais giro fazer trocadilhos ou puxar temas que vão descambar passado pouco tempo. Tu que estragas um post e depois outro e mais outro, como se o teu dia dependesse dessa miserável conquista.
Não sei se tudo isto é propositado. Não sei se acharias giro fazeres o luto porque a Tasca fechou a porta. Mas sei que também conseguiste tornar-me, várias vezes, pior pessoa. Sei que conseguiste promover em mim a vontade de atacar pessoas do meu clube, de esfregar-lhes na cara cada vitória dizendo-lhes que não a merecem. E sei que, sim, a culpa de tudo isto também é minha por, provavelmente durante demasiado tempo, ter acreditado que, pese a diferença de opiniões e da forma como sentimos o clube, cabemos todos na mesma casa.
Esta é a minha grande derrota ao fim destes cinco anos de Tasca: perceber que há quem esteja a querer destruir a casa a quem demos nome em conjunto, oprimindo aquilo que sempre a tornou numa casa única. E isso é algo que eu não posso permitir mais, por todos aqueles que aguentam estoicamente a sujidade e a maldade que algumas pessoas trazem agarradas a si. Por todos aqueles que aceitaram o desafio de assinar os seus próprios posts. Por todos aqueles que sei que aqui andam, mas a quem conseguiram cortar a palavra da qual tenho saudades e que já só consigo ler ou ouvir se com eles falar directamente.
Conforme vos disse no início, quase sem darmos por isso, passaram cinco anos. Cinco anos desde que nos mudámos para esta casa a quem, em conjunto, demos um nome. Não houve festa, é verdade, mas houve tempo para fazer um balanço e para decidir qual o caminho a seguir. Um caminho onde cabem tantas e tantas ideias para celebrar o Sporting e para transmitir Sportinguismo (assim o Jusko esteja para aí virado, também). Um caminho onde não cabem, decididamente, pessoas como tu.
Não penses, no entanto, que me é simples escrever o que acabei de escrever. Ter que abrir a porta da rua a um de nós será, sempre, uma tristeza para alguém que continua a querer acreditar que há espaço para todos e para todas as opiniões. E que, sem isso, no fim perde o Sporting…
7 Novembro, 2018 at 9:20
Parabéns à Tasca.
Eu sou do tempo do Cacifo, nunca escrevi muito, e cada vez tenho menos vontade de escrever (leia-se, exprimir ideias).
A Tasca vai no sentido contrário à sua essência.
Digo eu…
7 Novembro, 2018 at 9:28
É velha a máxima de que “ o pior cego…é o que não quer ver…”
Há sempre quem “caminhe desencontrado…nas o defeito é sempre dos outros…”
Há sempre quem ache que tem razão…”mesmo tendo a certeza de que a não tem…”
É difícil ( não totalmente impossível…está provado…) conviver com esse género de gente…e por isso muitos “já desistiram “…ou simplesmente “sentam-se na mesa do fundo…e aguardam pacientemente que “o dono do tasco “ faça cumprir as regras que alguns desrespeitam sucessivamente…
“Só sabe mesmo aproveitar e dar valor à liberdade…quem alguma vez foi obrigado a viver sem ela…”
E infelizmente por aqui…existe quem “não dê valor” a esse “dom supremo “…
Lamentavelmente…
SL
7 Novembro, 2018 at 9:34
Também do tempo do cacifo. Escrevo muito pouco mas sigo os posts do Cherba com muito interesse. A caixa dos comentários é passada na diagonal numa procura meramente iconográfica dos avatares usualmente com opiniões válidas, mesmo aqueles com que potencialmente possa estar em desacordo. Mas fixo-me nos comentários cada vez menos vezes. Então as trocas muito longas de frases curtas é passá-las muito rapidamente e sem ler.
Já não sei que líder comunista disse uma vez que mais vale uma direita inteligente do que uma esquerda estúpida. Independentemente das conotações políticas, é preferível alguém com ideias diferentes mas com quem se consiga discutir do que a total impossibilidade de diálogo.
7 Novembro, 2018 at 9:34
Um post que, infelizmente, se impunha.
Força Tasca!
Força Sporting!
7 Novembro, 2018 at 9:36
>Um abraco daqui de Viena, que segue a tasca desde os tempos da outra casa.
7 Novembro, 2018 at 9:39
Sporting, sempre!!!
7 Novembro, 2018 at 9:40
O tempo tudo esclarece. Agora aos que pedes educadamente para não darem a sua opinião e a não ter espírito crítico , eu respondo cá estaremos , cá estaremos , para o ano outra vez . Anyway se achas que já não há nada para lutar e resistir podes mudar o slogan para unir e acreditar ou algo do género. Após o post do possível novo treinador, digo o mais educadamente possível , a coisas demasiado óbvias para se conseguir defender. Talvez a minha luta não seja já a mesma a que tu defendas. Percebo, mas depreendo que agora o que procuras e um auto de fé, e isso caro anfitrião é sinal que a situação está tão má que já só acreditas que um milagre pode resolver isso. Por isso vamos dar as mãos e acreditar que o keiser é uma escolha altamente competente e com ele estaremos sem duvida mais perto de ganhar e ser campeão.
7 Novembro, 2018 at 9:54
Alguém disse um dia que a maior herança da anterior direcção tinha sido o culto da exigência que tinha vindo para ficar.
De P-ZERO para K-ZERO…
Não sei se ria ou se chore…
É melhor mandar uma mangueirada no toldo porque o slogan da casa está queimado. Deve ser do Sol…
7 Novembro, 2018 at 12:33
essa do K-Zero é fixe…esperemos é que o nome não pegue e que os resultados apareçam 🙂
7 Novembro, 2018 at 9:50
Percebo-te no que a insultos gratuitos diz respeito. Mas também aqui tens “insultos com elevação”, e confesso que esses ainda me irritam mais. No resto, ando na blogosfera há 12 anos (fénix, que o tempo voa), e sempre vi discussões, alcunhas depreciativas, que sempre evitei aplicar. Nunca concordei com isso. Somos todos sportinguistas, sim. Com ideias diferentes, e ainda bem, porque a unanimidade só revela falta de sentido crítico. Atualmente, as posições estão demasiadamente extremadas. Posso dizer-te que perdi uns amigos “blogosféricos” à conta do que se passa desde fevereiro. Uns porque desamiguei, outros porque me desamigaram por postar cenas a favor de Bruno de Carvalho, mas sem insultar ninguém, outros porque acionei a função “unfollow”. Pessoas que tinha como equilibradas e que “ensandeceram” com a questão Bruno de Carvalho. E se uns são dos tais que insultam “com elevação”, outros partiram para o insulto gratuito.
Do que te queixas, grassa pelas redes sociais. Não é apenas aqui no teu tasco. Tens sempre a opção de pôr um letreiro a dizer “direito de admissão” e um “gorila” à porta, a deixar entrar apenas quem queres. Percebo que seja a última medida que gostarias de tomar, mas se estás assim tão desgostoso… é a única possível que vejo. Modera os comentários. Tomar-te-ia muito do teu tempo, é certo, mas depressa estabilizaria, à medida que as pessoas fossem vendo o que podem ou não dizer.
Nos entretantos… vivó Sporting, vivá Tasca!
7 Novembro, 2018 at 9:56
Posso sugerir como gorilas à porta o Miguel de Almada e o Dolbeth… 😀
7 Novembro, 2018 at 10:13
Naaa, dois ia dar discussão à mesma. Um, UM gorila à porta. 😛
7 Novembro, 2018 at 10:25
Pronto!
Pode ser o Miguel d’Almada para porteiro e o Dolbeth para Relações Públicas… 😀
Tá ok?!
7 Novembro, 2018 at 15:27
+1
7 Novembro, 2018 at 9:50
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Não há muito a dizer sobre o post do Caro cherba.
Quem ler esta passagem
“Sim, tu tens estado a estragar a Tasca. Tu que criticas os lampiões por quererem amordaçar os Sportinguistas. Tu que lamentas que o GAG tenha interrompido o seu trabalho e te esqueces (ou finges) que ele, como outros, deixou de comentar na Tasca por tua causa. Tu que não hesitas em ofender quem aqui escreve. Tu que não hesitas em lançar suspeições sobre tudo e todos. Tu que te estás marimbando para o trabalho que dá escrever um post e não hesitas em mudar o assunto só porque achas mais giro fazer trocadilhos ou puxar temas que vão descambar passado pouco tempo. Tu que estragas um post e depois outro e mais outro, como se o teu dia dependesse dessa miserável conquista.”
sabe facilmente o que levou o Caro cherba a este post.
Sendo manifesto que os destinatários desta mensagem (são óbvios) vão saber que foi para eles a escrita do Chefe do Tasco, é para mim também cristalino que se vão estar a borrifar para isso.
A Tasca é, também isso (e infelizmente): 3 ou 4 “village idiots”…
SL
7 Novembro, 2018 at 10:12
Ahhhh
O moralismo e os bons costumes sempre bem acompanhados dum bom álcool-gel…
7 Novembro, 2018 at 14:41
E a presunção…?
8 Novembro, 2018 at 0:31
Falta é a “água benta” …
7 Novembro, 2018 at 9:56
Venho aqui todos os dias e jamais o deixarei de o fazer. Mesmo que a minha vida pessoal ou profissional um dia me impeça de continuar a contribuir com uns textos, serei sempre uma tasqueira para discutir o Sporting.
Consigo ignorar as ironias constantes, os trocadilhos e as teorias da conspiração. Não consigo ignorar os ataques pessoais, de pessoas que julgam conhecer alguém porque veêm um avatar todos os dias num blog dedicado a um clube. Isto serve para discutir o Sporting e não para fazer breves apreciações de caracter.
Discordei e concordei com milhares de pessoas aqui, mas desde a fatídica AG de Fevereiro não encontro forças para dizer tudo o que quero e comentar tudo o que quero. Porque é irrespirável o ar.
Faz-me impressão a forma como se continua a ignorar o mais básico valor humano (basta ver a quantidade de comentários nojentos à lesão de Battaglia). O problema não está aqui, está em todas as plataformas digitais. Mas por esta ser uma “casa” gostava que respeitassemos o quão sagrado é o Sporting para todos.
7 Novembro, 2018 at 10:02
Ainda me deves uma cerveja, nao penses que me esqueci 😛
7 Novembro, 2018 at 10:03
Eu também não me esqueci! Queres dobrar a aposta?
7 Novembro, 2018 at 10:07
Done
7 Novembro, 2018 at 10:18
Se fossemos campeões este ano.. ai meu deus! Mas não me vou iludir, não me vou iludir!
7 Novembro, 2018 at 10:24
Eisshhh….
Não te metas nisso….aposta antes ganhar a taça de portugal ou assim…isso nunca se sabe!
Ou se te meteres nisso ao menos arranja uma ODD. Se tu ganhares ele paga UM BARRIL de cerveja de 50L, se ele ganhar tu pagas um copo de 25cl…
😀 😀
A coisa até podia fazer-se pela merda que os outros estavam também…mas o Conceição descobriu que havia um cabrão baixinho espanhol no plantel…a coisa ficou mais preta…
Maldito dia em que alguém lhe explicou que aquele puto franzino que lá andava desde o ano passado também jogava e que lhe pagava um copo se ele o experimenta-se no 11…
7 Novembro, 2018 at 10:26
Se o Vildemoinhos deixar o céu é o limite.
7 Novembro, 2018 at 10:40
Eu arranjo uma máquina. Está aqui prometido levo uma máquina para a festa e juntamo-nos todos para pagar um barril. Mas só no campeonato!
7 Novembro, 2018 at 11:23
A cerveja azeda?
7 Novembro, 2018 at 10:30
Se fossemos, nao. Quando formos campeões este ano
7 Novembro, 2018 at 10:37
O Bruno está positivo!! É este ano
7 Novembro, 2018 at 15:43
Bem, eu devo uma grade ao teu irmão!!!
7 Novembro, 2018 at 16:38
Podes paga-la a mim que ele não se importa
7 Novembro, 2018 at 12:19
Isto poupa-me o trabalho de escrever o que quer que seja. Olé!
7 Novembro, 2018 at 9:59
…. infelizmente a Tasca neste momento mais não é do que um reflexo do clube: dividido, fraturado sem união e sem consenso. E ao abrigo da privacidade da internet, acabam-se os filtros que permitem o respeito pelo próximo. É muito triste situações como no último bloco de notas, onde se tenta ler a opinião dos Sportinguistas sobre o jogo e consequentemente sobre a situação do clube e a maioria do tempo é passado a fazer scroll down porque a quantidade de comentário de “desconversa” e insulto gratuito ultrapassa a própria opinião das pessoas. Como alguém disse acima, fight & resistência sim, não deve ser deixado ao abandono…. Mas o respeito entre pessoas, ainda por cima do mesmo clube, também não! Não concordo com algumas das direções dos posts deste espaço que é único, no entanto penso que os posts existem como base de troca de ideias, ideais e princípios… Nao como ponto de partida para insulto e arremessos de infantilidades descabidas… É isto que acontece sempre! Os 71% foram na minha opinião tão nefastos para o clube como Roquetes e Gordinhos… No entanto as pessoas tem o direito de votar em consciência e de acordo com aquilo em que acreditam. Este ponto é intocável! Por muito que não o entenda, terei sempre de o respeitar. É assim qualquer organização democrática!
Por fim, obrigado Cherba pelo esforço em manter o espaço e….Viva o Sporting!!!!
7 Novembro, 2018 at 10:09
As pessoas tem o direito de votar.
Em consciência ou não é que é difícil de provar… Para mim, o 71% revela que não houve consciência nenhuma. Apenas uma coisa na verdade estava nas cabeças de quem votou: acabar com o “incómodo” e com o “vexame”… Independentemente do que aí viria para o Clube. O resto… É o que se vê.
7 Novembro, 2018 at 10:25
Não votaram em consciência nem para ti, nem para mim. Ou melhor… O voto dos sócios não traduziu a nossa visão ou a nossa vontade do que seria melhor para o clube. Mas votaram de acordo com a consciência DELES! E não acredito numa fraude eleitoral com estas proporções. Não posso em consciência ofender quem não pensa como eu. Posso discordar até ao mais fundo do meu ser e lutar pelo meu ponto de vista. No entanto isso não me dá o direito de deixar de debater e passar ao insulto gratuito. Não concordo com o rumo que o clube leva… deixa-me triste e prostado… acho que estamos a caminhar para o abismo. Mas nunca desejarei uma derrota do Sporting e terei de fazer tudo o que posso para que durante o restante do tempo e numas próximas eleições poder demonstrar o meu desagrado! E no meu ponto de vista se começar a agir como um rolo a insultar tudo e todos que pensam diferente, perco automaticamente a razão…
7 Novembro, 2018 at 10:31
Gabo-te a pachorra.
Tb já a tive… Mas infelizmente coloquei na minha cabeça que esta autofagia é… Cíclica. Ou seja, não tem cura.
E não tenho mais paciência para esperar por outro “louco” mais umas décadas… Até ver, estão a sangrar o meu Sportinguismo. E bem, diga-se… Vai ser até à última gota. Não espero doações… Não acredito que cheguem a tempo. Deixa sangrar. É até ao dia.
7 Novembro, 2018 at 11:23
Encontraste um alibi moral para não olhares ao que o “incómodo” e o “vexame” faziam ao Sporting.
7 Novembro, 2018 at 11:40
Nada como um bom revisionismo histórico acompanhado de meia torrada e um cafezinho…
7 Novembro, 2018 at 10:01
Antes de mais: que nunca te falte a voz Cherba, este blogue é uma referência no mundo Sporting devido à tua dedicação constante.
Também sou dos tempos do Cacifo, já comentei mais do que comento agora, mas raro é o dia em que não passo aqui para dar nem que seja uma espreitadela rápida nos comentários. E devo dizer que não são poucas as vezes em que perco logo a vontade de comentar. Cada vez se vêm mais comentários a agredir verbalmente tasqueiros que não partilham as mesmas ideias.
A tasca hoje em dia, não tem nada a ver com a tasca até há 9 meses atrás. Um gajo dantes entrava na tasca, cumprimentava toda a gente, ia buscar um copo ao balcão e sentava-se numa mesa qualquer para beber o seu copo e falar do Sporting. Hoje em dia, a tasca está dividida em grupos. É o espelho do Sporting: um clube dividido.
Cherba, quanto a mim, quem goza com o próprio clube (e vejo montes de comentários diáriamente desses) só devia ser permitido beber água. Ou então, devia ficar à porta da tasca até aprender a respeitar o clube. Acho que tenhas feito estes post e dado um murro na mesa. A tasca, tal como o Sporting, não voltará ao convivio saudável de antigamente de um modo fácil, vai levar o seu tempo, mas uma coisa é liberdade de expressão, outra, é desrespeitar os tasqueiros e o próprio clube. São coisas diferentes, que espero que tu Cherba saibas diferenciar para bem da tua/nossa tasca e clube.
7 Novembro, 2018 at 10:04
Basicamente, basta o Sporting ser campeão ou pelo menos, voltar a jogar um bom futebol, para que a Tasca volte ao normal.
Anda tudo ressabiado e todos têm razão.
7 Novembro, 2018 at 10:40
Creio que te enganas redondamente.
Vi, ontem, assim por alto, o rescaldo post do jogo nos Açores e chamou-me a atenção uma lamúria de um sonso, dizendo que nem parecia que o sporting tinha vencido. Pois. Está difícil admitir que os problemas do clube são bem mais profundos, dramáticos e irreversíveis do que um jogo, um resultado ou um campeonato.
A existência de um clube depende da consistência de uma base de apoio, mais ou menos uniforme. A do Sporting sempre foi heterogénea mas agora é diferente. Agora só vejo ódio. E o ódio não se cura. Disfarça-se, mas uma vez instalado não passará. Muitas vezes até entre gerações se transmite.
7 Novembro, 2018 at 11:24
Grande vitória, chamaram-lhe.
7 Novembro, 2018 at 11:27
Senhor Hadji, terei sido eu o “sonso”?
“Agora só vejo ódio”. Este?
“Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.”
Olhe, Hadji, tenho lido aqui muito de negativo. Mas o que mais me magoou e me levou a intervenções muito esporádicas, como a de domingo (não vinha aqui há para aí dois meses) foi esta sua vergonhosa frase. Vinda de alguém que me merecera, até então, o respeito que sempre procurei aqui demonstrar, quebrado muito poucas vezes e devido a ataques ou insinuações sobre a minha paixão pelo Sporting. Estou a menos de um mês de cumprir 71 anos e não há muita gente aqui que sofra tanto pelo meu Clube como eu. Também devido a uma saúde cada vez mais abalada, a minha vida actual tem muito de Sporting. Não sofro no Estádio e no Pavilhão, mas o que passo eu no inevitável sofá!
Temos visões diferentes de Clubismo. Não tenho é o direito, como você tem feito sistematicamente, de ofender quem diverge da sua.
Se conhecesse minimamente o que sou, parava com essa merda de “sonsos” ou, para outros, de “hipócritas”.
E para terminar, um resumo do que foi a minha participação na Tasca ao longo de quase três anos:
Nunca gostei da personalidader de BdC, mas admirei-lhe o elan que trouxe ao Clube e que me levou ao regresso a sócio, e também ao do meu filho.
Mas fui um dos que votei na destituição. E fi-lo conscientemente, sem influência de ninguém, apenas levado por um coração que sempre foi impetuoso. A espiral desequilibrada em que entrou, precipitou aquilo que alguns teimam admitir.
BdC só tem que culpar-se a si próprio. Não culpem aqueles que ainda o “veneram”, os “velhos (e novos) do Restelo”, pelo que se passou.
Culpa-se toda a gente, menos o maior culpado. A isto eu chamo fanatismo. Nunca o fui pelo Sporting, não o iria ser por um homem.
Doente sempre fui pelo meu Clube. Uma vivência intensa de dez anos no Passadiço até atingir a maioridade, entre os quais cinco como atleta, como que “formataram” o meu Sportinguismo. Que só desaparecerá quando a vida, que não antevejo muito longa, terminar.
Hesitei antes de comentar após este NECESSÁRIO mas provavelmente inútil tema do Cherba. A sua intervenção, dirigida ou não à minha pessoa, decidiu-me. Fica aqui, de forma sucinta, aquilo que sinto neste momento: uma profunda tristeza pela divisão que atingiu o Sporting.
Não quero contribuir mais para este “peditório”. Fica aqui, uma vez mais, o meu apreço pelo Sportinguismo do Cherba. Muita tolerância tem manifestado.
Viva o Sporting!
7 Novembro, 2018 at 14:21
Hoje é só interrupções, mas esta impõe-se:
Palavras duras, muito duras do Hadji que será necessário contextualizar para se perceber o sentido das mesmas, proferidas numa altura em que sentiu (mos) uma enorme perda, a identidade, a alma Sportinguista se preferirem.
Só não as subscreveria na altura porque não acredito(ei) no resultado, mas os eventos subsequentes e a realidade, teimam em cada dia que passa, façam mais sentido e recebam o meu total apoio, não no seu sentido literal pois não desejo o mal de ninguém e tenho a certeza que o Hadji tb não.
Pelo que está a acontecer no clube, mais do que os votos expressos 23/06, culpo quem permitiu que o PMAG controlasse todo o processo em que era parte interessada, culpo quem não se revoltou com as CFT que tudo fizeram para que a situação não se clarificasse, culpo os candidatos que tiraram proveitos da situação, culpo quem votou em 08/09 numa eleição inquinada e promotora de divisionismo.
Temo pelo futuro do clube, pelo menos na forma como o conhecemos nos últimos anos, sei quem foram os responsáveis, mas não posso de deixar de também atribuir culpas, a BdC na forma como lidou com todo o processo, eu próprio, que votei não, também tenho culpas no cartório, pois não consegui dentro das minhas possibilidades, passar a mensagem da necessidade de defender a identidade do clube.
Reafirmo o que disse mais abaixo, mais importante que discutir o novo treinador é importante que se consciencializem, sem uma boa gestão o clube não tem futuro, OLHEM PARA AS CONTAS, e pensem.
Quem acha que o MS foi despedido com justa causa por causa do fato, nunca vai entender este pedido.
7 Novembro, 2018 at 16:10
Clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap…
Standing ovation.
Não adianta.
Quem odiava BdC (e andava calado por causa do bom trabalho) não vai mudar.
Quem não queria BdC porque era chato levar com os amigos nadegueiros não vai mudar.
Quem votou irresponsavelmente, das duas uma agora da uma de pilatos ou recusa se a acreditar na merda que fez. . Por enquanto.
Daqui a uns tempos ninguém votou na destituição e talvez ninguém votou varandas (espero estar enganado).
Godinho revisited
7 Novembro, 2018 at 20:10
+1
Hoje devia chamar-me Malcom2
7 Novembro, 2018 at 20:26
Junto as minhas às palmas do Lourenço. Este comentário não podia ser mais incisivo.
7 Novembro, 2018 at 10:05
Para mim, o ambiente de uma tasca reflete o ambiente do seu clube. Se o clube está bem, se está com vitalidade, o ambiente na tasca tende a ser bom. Se o clube está na merda, não esperes milagres porque o ambiente nas tascas será igual ou pior. É a casa onde não há pão.
Faz o que tens a fazer. Só não me tires a crónica à segunda de manhã onde vou tirar um sorriso ou lamber as feridas, confirme o caso. Ou onde vou descarregar um pouco da fúria que me esmaga tentando não ofender ninguém. Onde vou ler uns pipis, ou um Sá, ou um 06, ou outros, para me espantar com a capacidade de pensar com tanta clarividencia e escrever tão bem. Não conheci o cacifo mas gosto da tasca. À alarvidade e boçalidade responde-se com desprezo, este é o meu conselho para ti e para todos. Em bom português, significa “caga nisso”. Se conseguires, claro.
7 Novembro, 2018 at 10:15
Bala, depois tens de abrir actividade para receber a avença. Não te esqueças.
7 Novembro, 2018 at 10:34
🙂
7 Novembro, 2018 at 10:19
Basicamente é isto. A Tasca, e outras Tascas são o barómetro do clube. Depois claro há os trolls, e os malcriados crónicos. Só vejo duas receitas para estes. Ignorar ou manda-los tomar um duche mais cedo.
Ignorar parte de todos nós e bem sei como é difícil contar até quatro e evitar a picardia. Quanto ao duche, isso já é lá com o Patrão…
Z
7 Novembro, 2018 at 10:28
E as capas dos jornais pah?! Querias receber por fora e ele queria que passasses recibo?
Era alta rubrica…eu curtia!
7 Novembro, 2018 at 10:31
Também eu
7 Novembro, 2018 at 10:33
+ 1
É impressionante o número de notícias negativas do Sporting vs positivas dos rivais.
7 Novembro, 2018 at 11:12
Vou voltar a pensar nisso… Se o patrão me aceitar de volta 🙂
Z
7 Novembro, 2018 at 11:17
Epah! Isso é que era! Pensa bem nisso…
7 Novembro, 2018 at 15:29
+1
7 Novembro, 2018 at 22:45
Ohh pá. Vou-te buscar ao aeroporto
Se há uma rubrica que tenho saudades é essa.
Se puderes, continua.
Pensa só no peido do João Félix que vai encantar todos os portugueses.
7 Novembro, 2018 at 10:16
A coisa mais fácil de fazer é criticar e ofender e ainda mais facil é no anonimato da net!!! Depois há pessoas como tu que tentam fazer e que fazem mesmo sem perder opinião e tentando colocar o Sporting acima de todos os interesses!!! Isso é difícil de engolir e ainda por cima não podem gritar que é golpada!!! Espero que o Jusko esteja contigo e como dizes também tenha vontade de nos mostrar todas essas ideias para nos aproximar do nosso Sporting!!! Muita força para continuares e para as vassouradas que tiveres que mandar!!!
7 Novembro, 2018 at 10:21
Já que fazes referência ao Jusko nunca mais escreveu aqui e era um gajo que gostava bastante de ler. Tal como o Sá que cada vez escreve menos. Aos poucos e poucos a tasca vai “perdendo” estes tasqueiros por algum motivo…
7 Novembro, 2018 at 21:29
a saida da ag de junho encontrei la o Jusko( quer dizer ele é que veio ter comigo e se apresentou) e o que ele me disse é que vinha cada vez menos aqui devido ao ambiente que aqui andava e ao nao se poder ter uma opiniao contraria, que se era logo insultado
7 Novembro, 2018 at 10:28
Post relevante… Mas para mim vem atrasado no mínimo uns meses.
7 Novembro, 2018 at 10:29
Parte do prazer de vir à Tasca era, há muito tempo atrás, ler o que cada um escrevia, para lá dos conteúdos que nos eram oferecidos por ti, Cherba.
A Tasca tinha vida própria, muito para além do que escrevias e sei que isso também te orgulhava, mesmo que desse protagonismo a outros.
Deixaste banalizar a ideia de que a Tasca era nossa e houve quem a tomasse de assalto, retirando todo o interesse às caixas de comentários.
Hoje é raro cá vir, porque parte do interesse se perdeu. São incontáveis os contributos de valor que deixaram de se verificar e enriquecer os teus textos ou discutir os temas que simplesmente lançavas.
Temo que o tempo não possa voltar atrás, por isso, só reinventando. Se o conseguires fazer, talvez cá volte assiduamente.
Um abraço e SL
7 Novembro, 2018 at 10:33
Espero que isso aconteça, como bem sabes
7 Novembro, 2018 at 10:36
Um abraço GAG.
7 Novembro, 2018 at 10:31
Como não o dizer: mais um post do Cherba que leio e durante o mesmo fico com pele de galinha.
Nunca fui um grande “postador” mas comecei a fazê-lo com alguma regularidade. Desde há uns meses para cá, deixei de o fazer. Simplesmente porque é impossível dar uma opinião sem ser atacado, insultado, etc e para andar fodido, chateado, exaltado já bastam os problemas do dia-a-dia. Sempre entendi o Sporting como uma fonte de bem-estar e um complemento brutal à minha vida e nunca como uma fonte de problemas.
Para além disso, começou também a ser difícil ler os comentários. Porque por regra vai sempre parar ao mesmo assunto.
Ponho-me na pele do Cherba e penso que deve ser tão difícil. Até porque ele priva do seu tempo pessoal para nos dar postas desta categoria. Por vezes, parece que são poucos a dar valor a isso.
E pronto, é isto. Que o tempo possa sanar estas divisões e que, de facto, possa outra vez dizer que os sportinguistas são diferentes dos demais. Ou pelo menos que volte a acreditar nisso. Por agora é impossível.
Um abraço a todos e amanhã viagem até Londres. Boa viagem a todos os tasqueiros.
7 Novembro, 2018 at 10:32
At asca é um reflexo do sporting. Indignar-se com os sintomas sem uma palavra para a sua causa é querer fazer dos outros parvos.
Mas nem assim aqueles que mataram o sporting e que aqui se indignam contra tudo excepto com o risível rumo do clube e com a guerra fratricida que despoletaram conseguem perceber o que fizeram.
7 Novembro, 2018 at 11:11
“Indignar-se com os sintomas sem uma palavra para a sua causa”
Tcharammmm…
7 Novembro, 2018 at 14:59
Já se viu bem que para esses a causa é sempre a mesma : BdC
Ele é que obrigou os sócios à sua destituição e ele é que obrigou os sócios a não autorizarem que fosse a votos para bem da democracia
7 Novembro, 2018 at 15:30
Bingo!
7 Novembro, 2018 at 10:34
Eu sou seguidor assíduo e como muitos já devem ter reparado nunca comentei nada que não fosse de análise direta ao Futebol.
E mesmo isso nos últimos tempos evito ao máximo, pois basta admitir que um jogador de um rival tem qualidade superior a um nosso para num instante levar com um epíteto da moda, e reparem sem nunca aqui sequer ter comentado outra coisa que não as decisões no futebol ou a qualidade do jogo de jogadores ou treinadores.
No post do novo treinador por exemplo nem quis por a minha opinião simplesmente não vale a pena.
Se repararem, e o Cherba tem com certeza esses números, nos últimos tempos não comentam mais de 10 pessoas os Posts, são sempre os mesmos e sempre com a mesma conversa. E o grande problema é que tirou todo o interesse em ler as caixas de comentários que quando comecei a vir aqui tinha quase tanto interesse como o Post propriamente dito, acrescentavam informação e tinham ideias mesmo quando se criticava isto ou aquilo (e no SCP especialmente no Futebol houve sempre muito para criticar ). Agora temos malta desocupada que percorre caixas de comentários só a gozar ou a chamar nomes a toda a gente, isso irrita e faz que quem tenha uma vida minimamente interessante não esteja a perder tempo com palhaçada.
O Cherba estará com medo de sofrer do mal do Facebook, de perder cada vez mais relevância e utilidade porque as pessoas deixam de estar disponíveis para ter de levar com a frustração dos outros, porque as pessoas ainda vão tendo mais do que fazer do que passar horas a chamar nomes na Internet em trocas enormes de comentários.
7 Novembro, 2018 at 11:07
é exactamente isso q penso.
se escrevesse um comentário, ia escrever exactamente aquilo que escreveste.
“Se repararem, e o Cherba tem com certeza esses números, nos últimos tempos não comentam mais de 10 pessoas os Posts, são sempre os mesmos e sempre com a mesma conversa. E o grande problema é que tirou todo o interesse em ler as caixas de comentários que quando comecei a vir aqui tinha quase tanto interesse como o Post propriamente dito, acrescentavam informação e tinham ideias mesmo quando se criticava isto ou aquilo (e no SCP especialmente no Futebol houve sempre muito para criticar ). Agora temos malta desocupada que percorre caixas de comentários só a gozar ou a chamar nomes a toda a gente, isso irrita e faz que quem tenha uma vida minimamente interessante não esteja a perder tempo com palhaçada”
7 Novembro, 2018 at 22:53
Isto é um excelente comentário.
Eu gostava de ler a tua opinião sobre o treinador.
Acredito que deve ser difícil para ti ignorar quem faz esse tipo de comentários que referes porque és sempre objetivo, mas sinceramente, preferia que ignorasses porque a tua contribuição é muito válida.
Nem sempre concordo ou, pelo menos, tenho a oportunidade de questionar porque assim aprendo qualquer coisa.
7 Novembro, 2018 at 10:34
Grande post Cherba!!!
Ainda nao ha muito tempo, eu e o meu irmao (dois leoes no estrangeiro – USA e Espanha) comentámos que vir à Tasca, que nos dava um prazer enorme comer uns belos petiscos e ouvir a conversa sem participar muito, estava a tornar-se extremamente tóxica, tal o azedume e ódio que se destila por aqui.
Divergencia de opinioes? É saudável caralho….é a regra de ouro de uma democracia em que o debate de ideias contribuiem para proposta de soluçoes, mas sempre, repito sempre na base da tolerancia e respeito de quem diverge de nós, porque independentemente de estar lá o Zé ou o Manuel, o que nos norteia é o grande símbolo sagrado do Leao, aquele amor indescrítivel que nos faz chorar de alegria ou tristeza, que nos faz sentir aqule nervoso miudinho, aquele frio na barriga quando vemos os nossos atletas em qualquer campo de qualquer modalidade entrar, carregando a responsabilidade de transportar todas as nossas emoçoes, valores, o nosso ideario, a nossa forma de estar no desporto, valorizando ao máximo os nossos princípios.
Nao quero com isto afirmar que temos que dizer amén a tudo que qualquer Direcçao faça….NAO!! Temos de estar vigilantes e ter espirito crítico para elogiar o que se faz bem, para alertar o que para nós nao parece ser o rumo correcto e sempre sempre nao ter medo de expor as nossas opinioes e sugestoes, de aceitar criticas e opinioes divergentes desde que seja na base do respeito mútuo e de concordancia democrática.
E nunca esquecer que felizmente desde o 25 de Abril de 74 e especialmente desde a data do 25 de Novembro de 75 vivemos num país democrático onde reina o império da lei que permite que haja mais igualdade e protecçao das liberdades individuais.
Viva o Sporting Clube de Portugal!
7 Novembro, 2018 at 10:36
Lamento que o extremismo no espaço tenha chegado ao ponto que chegou.
Lamento que apenas se tenha decidido castigar o insulto, mas que se esqueça de castigar a hipocrisia. Hipocrisia dos que pediram ou que ainda vão pedir desculpa neste post, para no post a seguir fazerem a mesma merda, hipocrisia dos maiores instigadores de ódio que se arrogam no direito de sugerir um reset ao comportamento, ou a hipocrisia daqueles que se acham melhores sportinguistas que os restantes mortais e que escolhem as alturas chave para aparecerem a debitar cartilha, desaparecendo pouco depois durante meses.
Lamento que este espaço (admitam ou não) tão amado por todos nós não seja utilizado por aquilo que devia ter de melhor.
O meu respeito por ti e pelo que fazes é enorme Cherba, e desejo com sinceridade que continues com força, coragem e saúde para continuar a escrever e a servir o Sporting com este esforço, esta dedicação e esta devoção.
Um Abraço
7 Novembro, 2018 at 22:54
Muito bem.
7 Novembro, 2018 at 10:41
https://youtu.be/UIhzaKgaSvk
7 Novembro, 2018 at 10:48
Bom dia,
Excelente post que reflecte exactamente o que penso.
Venho á Tasca diariamente mas não comento quase nada,porque como dizia o “outro”,é uma chatice ser ofendido e insultado,e francamente ,não tenho vontade nenhuma de entrar nessas guerras.
Bem hajas Cherba e viva o Sporting Clube de Portugal.
7 Novembro, 2018 at 10:52
A tasca é uma espécie de reflexo do universo sportinguista. Sabemos que está dividido, todos preferíamos que não estivesse e isso só lá vai com vitórias e tempo. E mesmo assim não é garantido, que há marcas que acabam impressas no código genético. Mas não me parece que este seja um post a pedir para sermos monocórdicos nas opiniões nem na forma de as expressar, muito menos a pedir união e kumbaya. É um post contra os insultos, os ataques pessoais e o terrorismo intelectual em cada post que sai. É difícil concordar?
7 Novembro, 2018 at 10:53
Caralhadas e provocações à parte, o ambiente não anda para moderados.
Seja a falar do Varandas, do Bolsonaro, ou do Papa Francisco.
Quem toma uma posição de um dos lados não conta.
Evoluímos para isto.
A internet ajudou, ao contrário do que pensam os utilizadores, a informação que nos chega é cada vez mais filtrada por algoritmos que nos dão exactamente aquilo que queremos receber.
O que alguns ainda não perceberam é que a posição política é em si subjectiva.
O X apelida o Y de anti-bruno, porque este critica as contratações, mas noutro contexto, o Y é pró-bruno para o Z, porque elogia a política das amadoras. Do mesmo modo que o Obama, nos EUA, é um esquerdalho do pior, mas na Venezuela é um neoliberal de extrema direita. A incapacidade de situar cada opinião num cenário específico é que é a derradeira prova da falta de raciocínio. Depois, junte-se a intolerância para quem pensa diferente, e está feito. Aliás, boa parte dos “argumentos” usados, relacionados com atividades anais e derivados, mostram bem que a malta é liberal e tal, mas com esse pessoal desviante bem longe.
7 Novembro, 2018 at 22:55
Vês que consegues ser engraçado quando queres?
7 Novembro, 2018 at 11:10
A divergencia de ideias ajuda na evolucao. Ninguem é dono da verdade absoluta, quanto mim este post só serviu para alencar ainda mais a divisão que existe neste espaço.
Os bons e os maus. Ao bom estilo do spielberg o imperio contra ataca.
7 Novembro, 2018 at 11:16
Excelente critica ao que por aqui se tem passado,espero que as pessoas mudem a sua forma de estar e que respeitem os outros mesmo discordando das opiniões.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Parabéns á tasca
7 Novembro, 2018 at 11:17
Eu venho do tempo do Cacifo, e pouco comento agora. Está irrespirável. Qq medida que sirva para limpar a Tasca, eu concordo. Quem não sabe viver em liberdade tem que a perder, infelizmente.
Cherba, sugiro que retires as ‘escadinhas’ por uns tempos. Assim só podemos comentar e directamente responder ao post. O insulto fica muito mais difícil de ser feito, porque ficará descolocado e perdido na maralha de comentários.
Pode ser que assim voltem os grandes comentários que chegavam a ser melhores que alguns posts Uma solução simples. Que funciona.
7 Novembro, 2018 at 11:23
Concordo plenamente com o retirar das escadinhas.
7 Novembro, 2018 at 11:25
Mudaste de ramo…?
7 Novembro, 2018 at 22:58
Percebo o propósito mas não acho que seja uma resolução para o problema.
Uma das coisas que gosto na Tasca é poder conversar
7 Novembro, 2018 at 11:18
Grande respeito por ti e pelo que fazes Cherba. Quem vive longe tem sempre aqui um espaço para ler coisas diferentes do clube e sentir um pouco mais os sócios.
Infelizmente estes comentários são reflexo não só do momento que o clube passou, como da atual sociedade, quer a nível nacional quer a nível global. É algo que se repete em inúmeros blogs, redes sociais, grupos, etc – o nós contra eles e não somente sobre o Sporting ou neste blog em particular. O achar que eles estão sempre errados e nós corretos. O ver maldade, segundas intenções e teorias da conspiração em tudo. O acreditar em algo que se quer acreditar e não parar para se distanciar e tentar pensar um pouco. O ser anti só por ser e por dar mídia.
Foi isso que elegeu o Trump, que elegeu agora o Bolsonaro no brasil, que levou ao Brexit .
Isto tudo Cherba para dizer que acredito que não existe uma culpa sobre o que aqui acontece.
Lê qualquer caixa de comentários sobre qualquer notícia no Facebook e estão lá os mesmos tipos de comentários (seja qual for o assunto), os mesmos trolls que por aqui passam, o mesmo ódio, as mesmas teorias da conspiração, as mesmas ofensas. A Tasca, por ser quase uma rede social de sportinguistas e um excelente reflexo desta parte da sociedade, reflete também estes problemas.
Tal como no Facebook deixei de comentar seja o que for, porque não vale muito a pena. Mas adoro vir aqui ler os posts. Não sei que solução existe para o problema que identificas no post, mas se descobrires até ao Zuckenberg poderás ensinar.
Um grande abraço e Saudações Leoninas,
André Cruz