Quase sem darmos por isso, passaram cinco anos. Cinco anos desde que nos mudámos para esta casa a quem, em conjunto, demos um nome. Não houve festa, é verdade, mas houve tempo para fazer um balanço ao fim de dez anos a escrever para vocês, metade deles num Cacifo onde foi cabendo cada vez mais gente e outra metade numa Tasca aberta a toda a gente que sinta este clube chamado Sporting Clube de Portugal.
É esse o mote. Sempre foi. “Somos do Sporting, somos enormes e cabemos todos na Tasca“. Ou, resumido numa frase mais curta para cerca de 50 pessoas reunidas à mesa, “a Tasca é isto!”. E o “isto” sempre foi, na minha cabeça, a possibilidade de ter um espaço onde se respirasse Sporting e onde coubessem todas as formas de defendê-lo, de celebrá-lo, de senti-lo. Sou e sempre serei um defensor da pluralidade de ideias e opiniões como motor para tornar-nos mais fortes e conseguir reunir fora da web esses Sportinguistas com pensamentos mais ou menos diferentes foi um extra que me encheu de orgulho.
Não foi por isso à toa que, este ano, preferi fazer o balanço ao invés de tentar marcar uma almoçarada, uma jantarada ou uma futebolada. Não dá para fingir que não me incomoda e entristece o que vem acontecendo nas caixas de comentários. E não estou a falar dos pessimismos incontroláveis, dos desnortes totais e dos descarregares de frustrações nos comentários que são feitos enquanto as nossas equipas jogam.
Estou a falar do peso, do cinzentismo, da falta de respeito que grassa a cada novo post, afastando mais e mais Sportinguistas que, ao invés de comentarem, preferem manter-se em silêncio a ter que levar com uma trupe de equilibristas a fazer chacota ou a ofenderem-no face ao que escreveu.
A isto chama-se “matar a liberdade de expressão”. Ou, se preferirem, chama-se fazer exactamente o que os lampiões tentaram fazer quando pediram os dados dos bloggers à google: promover o silêncio. Castrar a opinião. Estragar.
Sim, tu tens estado a estragar a Tasca. Tu que criticas os lampiões por quererem amordaçar os Sportinguistas. Tu que lamentas que o GAG tenha interrompido o seu trabalho e te esqueces (ou finges) que ele, como outros, deixou de comentar na Tasca por tua causa. Tu que não hesitas em ofender quem aqui escreve. Tu que não hesitas em lançar suspeições sobre tudo e todos. Tu que te estás marimbando para o trabalho que dá escrever um post e não hesitas em mudar o assunto só porque achas mais giro fazer trocadilhos ou puxar temas que vão descambar passado pouco tempo. Tu que estragas um post e depois outro e mais outro, como se o teu dia dependesse dessa miserável conquista.
Não sei se tudo isto é propositado. Não sei se acharias giro fazeres o luto porque a Tasca fechou a porta. Mas sei que também conseguiste tornar-me, várias vezes, pior pessoa. Sei que conseguiste promover em mim a vontade de atacar pessoas do meu clube, de esfregar-lhes na cara cada vitória dizendo-lhes que não a merecem. E sei que, sim, a culpa de tudo isto também é minha por, provavelmente durante demasiado tempo, ter acreditado que, pese a diferença de opiniões e da forma como sentimos o clube, cabemos todos na mesma casa.
Esta é a minha grande derrota ao fim destes cinco anos de Tasca: perceber que há quem esteja a querer destruir a casa a quem demos nome em conjunto, oprimindo aquilo que sempre a tornou numa casa única. E isso é algo que eu não posso permitir mais, por todos aqueles que aguentam estoicamente a sujidade e a maldade que algumas pessoas trazem agarradas a si. Por todos aqueles que aceitaram o desafio de assinar os seus próprios posts. Por todos aqueles que sei que aqui andam, mas a quem conseguiram cortar a palavra da qual tenho saudades e que já só consigo ler ou ouvir se com eles falar directamente.
Conforme vos disse no início, quase sem darmos por isso, passaram cinco anos. Cinco anos desde que nos mudámos para esta casa a quem, em conjunto, demos um nome. Não houve festa, é verdade, mas houve tempo para fazer um balanço e para decidir qual o caminho a seguir. Um caminho onde cabem tantas e tantas ideias para celebrar o Sporting e para transmitir Sportinguismo (assim o Jusko esteja para aí virado, também). Um caminho onde não cabem, decididamente, pessoas como tu.
Não penses, no entanto, que me é simples escrever o que acabei de escrever. Ter que abrir a porta da rua a um de nós será, sempre, uma tristeza para alguém que continua a querer acreditar que há espaço para todos e para todas as opiniões. E que, sem isso, no fim perde o Sporting…
7 Novembro, 2018 at 11:21
Isto é apenas a minha opinião, mas depois da golpada deixei de me interessar por futebol.
Podem até andar a dizer que quero que o Sporting perca, mas estou-me a cagar para tudo. Seja o Sporting ou o Manchester, deixei de apoiar qualquer equipa, deixei de ver os jogos, e estou muito bem assim.
Claro que quero que o Sporting continue a dominar nas modalidades, mas no futebol morreu tudo para mim.
Não digo que não queria estar errado, mas desde que a golpada aconteceu o clube morreu, morreu e apenas alguns se aperceberam. Mas quanto mais cedo fizerem o luto mais depressa ultrapassam a perda.
Nunca escondi que acho que a SAD irá ser vendida e sempre foi esse o objectivo da golpada. Gostava de estar enganado, mas até ao momento não parece ser esse o caso.
Compreendo que por vezes hajam excessos, afinal a net é isso mesmo, um local onde cada um usa o anonimato e faz o que não faria na vida real. Mas sempre disse que a Tasca era grande, grande porque todos tinham uma voz, e penso que isso é que é democracia, todos terem uma voz, mesmo quando não concordamos. Não temos de nos respeitar, mas temos de aceitar que todos têm direito a ter uma voz.
Andar para aqui a dizer que está tudo bem não irá mudar o facto de que o clube viveu um golpe interno e que pouco podemos fazer para o mudar. Não muda, mas ajuda falar sobre isso.
Não é a tasca que está dividida, é o mundo. Estamos cada vez mais divididos, tal como no seculo XX, quando apareceram o comunismo e fascismo, as pessoas andam a afastar-se das posicões moderadas e andam a assumir lugares nas pontas.
A America está dividida, a Europa está dividida, não é o Sporting ou a Tasca que são as excepcões, são parte da regra.
7 Novembro, 2018 at 11:54
Com todo o respeito Leonidas, golpada é ter toupeiras e árbitros comprados que adulteram a verdade desportiva, e que nos roubaram o campeonato no primeiro ano do JJ, por exemplo. Os sócios de um clube destituirem um presidente através dos meios que têm à sua disposição não é golpe. Foi assim com Godinho Lopes, foi com Bruno de Carvalho, será com qualquer outro, assim queiram os sócios.
Se não quiseres ver futebol porque o futebol está podre, concordo. É feio, sujo e corrupto, como tem sido provado. Se não quiseres ver porque A ou B está na presidência já não faz tanto sentido na minha opiniao.
7 Novembro, 2018 at 15:03
e sobre a parte de não deixarem o homem ir a votos ? nem uma palavra ?
Temos de aceitar todos essa decisão imposta pelos sócios ?
7 Novembro, 2018 at 19:44
Golpada foi o que aconteceu, gostes ou não, mas existiram irregularidades na AG que todos sabem.
A comecar pelo varandinhas que já era candidado quando ainda sequer havia uma AG marcada, até aos sacos cheios que sairam do Pavilhão momentos antes das votacões terminarem,…. até ao numero irregular de votos.
Mas, nem vamos por ai.
Se a esmagadora maioria estava contra BdC como afirmas, nem haveria razão para este ter sido impedido de ir a votos…. e mais não digo
No dia em que souberes que a SAD foi vendida voltamos a falar do carnide, poque é disso que gostas. O BdC bem ou mal estava a lutar por limpar o futebol, e agora nem isso…. nem isso.
7 Novembro, 2018 at 21:58
E está a chegar aos seio das famílias.
A net está a afastar as pessoas, ao contrário do que possa parecer crer.
7 Novembro, 2018 at 11:26
Rotulagem barata, que ofusca o conteúdo. Se não és alhos és cebolas, quando tu próprio sabes que és uma noz. A pluralidade de opiniões dá o lugar à dualidade, e quem tenta ver os dois lados ou ser mais “imparcial” é cínico ou hipócrita.
Ou és anti ou és pró, mesmo que sejas sempre Sporting. E devia ser isso o mais importante. A argumentação seria contra-argumentada, e as ideias de futuro seriam debatidas.
Impera o insulto rasca, ou a descredibilização da pessoa por mais válido que seja o seu argumento.
Teríamos de ser hepta para sanar estas quezílias e mesmo assim não sei.
7 Novembro, 2018 at 11:27
Já por aqui ando desde o cacifo e como é natural o cacifo/tasca sempre foram indicadores do estado de alma dos Leões. Julgo aliás que é por isso que todos nós cá vimos, é óptimo ter um lugar onde podemos vir discutir e partilhar ideias e emoções.
Muito obrigado Cherba pelo espaço, pelos posts e pela dedicação.
Agora como indicador que é do estado de espirito dos leões é natural que nos últimos tempos o ambiente tenha andado pesado e dividido. O que já não é normal é que haja uma minoria que se acha dona da razão que venha para aqui insultar, gozar e desejar as derrotas do Sporting. Cherba, não te estão a querer destruir a casa… Querem-nos destruir o clube.
Quer se queira quer não temos um presidente que foi eleito democraticamente e deve ser o nosso Presidente até que hajam novas eleições.
Entendo que não queiras ser tendencioso ou condicionar a liberdade de expressão dos Sportinguistas, mas espero que este balanço sirva para entenderes que os ataques que aqui acontecem constantemente não podem/devem acontecer vindos de Sportinguistas. Tenho amigos benfiquistas que respeitam muito mais este clube do que esta gente.
O F&R que está lá em cima não é um toldo de um espaço comercial, aquilo aplica-se a ti que te achas Sportinguista mas que vens aqui debitar ódio e divisão todos os dias.
Cá estaremos todos os dias a discutir, a trocar ideias e emoções apesar de termos de ler as merdas que tu e os outros meninos amuados escrevem.
SL
7 Novembro, 2018 at 11:52
Interrompo o silencio auto imposto, para também fazer a minha avaliação, não só da tasca mas do clube, o que se passa na tasca é o reflexo do que se passa no clube.
Desculpem a linguagem estou a marimbar se o presidente é o Bruno, o Fernando ou o Benedito, há critérios objectivos para medir o desempenho dos dirigente, para mim e por esta ordem são o desempenho económico/ financeiro e o sucesso desportivo. Nunca trocaria um titulo hipotecando o futuro e para mim e julgo que, para a maioria dos Sportinguistas a SAD ou melhor o futebol não é tudo e atrevo-me, nem é o mais importante. Se os títulos fosse o mais importante nos clubes muitos clubes teriam desaparecido, vejam o exemplo do Guimarães.
No 1º semestre, fui apelidado de brunista, acéfalo, entre outros mimos, apenas porque exprimia a minha opinião, criticava aquilo que achava ser importante criticar e elogiava o que também me parecia importante.
A partir de junho sou apelidado de brunette, viuva entre outros mimos apenas porque procuro ser coerente e exprimo a minha preocupação sobre a gestão do clube.
Isto, estes insultos, não seriam graves, graves se tornam quando somos apelidados de desonestos e mentirosos, isso eu não admito .
Há uma serie de nicks que sempre foram muito críticos da gestão económica, em analisar os ReC e agora parece que se esqueceram das contas, esqueceram que percebem do assunto.
Meus amigos, a situação é muito grave, basta olhar para as contas do 1T e percebe-se facilmente que no Semestre o Prejuizo Operacional já será superior aos 10M e que no final do ano será superior a 40M.
Nada que eu conheça está a ser feito para diminuir este desequilíbrio, que já vem dos anos anteriores e que seria imprescindível corrigir. Não vejo nenhuma medida para isso, antes pelo contrario os gastos continuam a disparar.
O ano em curso pode/vai ser atenuado com as vendas dos desertores em saldo e depois …
Podem dizer-me que não adianta sofrer por antecipação, mas também de nada vai adiantar quando espetarem na trombas dos sócios um resultado de 40 ou 50M negativo, e só nessa altura pensarem em quem vai ser o maluco que vai pegar no clube.
Ou estou num espaço em que posso discutir e fundamentar as minhas opiniões, criticas ou elogiosas, ou estou num espaço em que vejo a incoerência e insultos de muitos que nitidamente defendem ou atacam pessoas e não desempenhos. Incoerência ainda suporto, insultos não.
Fui e não volto tão cedo, deixo apenas a mensagem OLHEM PARA CONTAS.
7 Novembro, 2018 at 12:12
Este comentário deveria dar direito a um post!
SL
7 Novembro, 2018 at 12:25
Isso era dantes.
Agora, união.
7 Novembro, 2018 at 12:18
O Bruno de Carvalho chegou a presidente do Sporting porque a Maçonaria/interesses/escrotos da sociedade/you name it, fez um “erro” de cálculo. Conseguiram em 2011, mas algo falhou (felizmente) em 2013. Demoraram 5 anos para conseguirem corrigir o “erro”, tal a sua (dele) resiliência. O resto são “mordidas de som.”
Agora… cada um ignora o que mais lhe convier para que possa desfrutar o que conseguir.
Ah, e sim, democracia.
7 Novembro, 2018 at 12:19
E lampião? Passou a ser um insulto banal e generalizado por aqui….mas é na boa. Um deles que me chamou lampião ainda disse que o primeiro a fazê-lo tinha sido o dono do tasco por isso estava à vontade…
Calculo que não tenha lido se não provavelmente o Cherba teria dito qualquer coisa. Admito que não seja possivel ler tudo o que aqui se diz…
7 Novembro, 2018 at 12:29
A Suíça é vermelho e branco.
Estás apresentado! 😉
7 Novembro, 2018 at 12:32
E se quiseres falar comigo, o meu nome é Dikembe Matumbo N’Doye.
Sou de Lagos… Nigeria!!!!
7 Novembro, 2018 at 12:34
Náìjírià!!!
7 Novembro, 2018 at 12:32
Foda-se….ainda não tinha pensado nas merdas por esse prisma….
A bandeira pode ser vermelha e branca mas o símbolo real é verde…ou são as verdes…
7 Novembro, 2018 at 12:25
Malcolm tb entras na minha listinha lá de atrás… Claro!
7 Novembro, 2018 at 20:23
FDX Malcom +2
7 Novembro, 2018 at 11:52
Apetecia-me dar resposta mas nem vale a pena… farto desta hipocrisia. O vento agora sopra do norte. Amanhã soprará do sul.
Yeahhhhhh…
“Fight and Resist!!!!!!!!!!!!!!”
Pr’o caralho hipócritas!
7 Novembro, 2018 at 11:56
És mesmo um romântico! Podias escrever letras para o Tony Carreira e para o Toy. Olha que tens jeito.
7 Novembro, 2018 at 12:01
Isto sempre foi assim! E sempre o será!
Em 5 anos, este deve ser o take 45……
7 Novembro, 2018 at 12:06
Ando mesmo a fazer um esforço para deixar de cá vir. Já se nota qualquer coisa.
Este local para mim já morreu há muito tempo.
Destesto hipocrisia. Lirismo bacôco. Lamechice que tresanda.
7 Novembro, 2018 at 12:07
O que é que se passa contigo meu?
7 Novembro, 2018 at 12:08
A conter-me para não dizer mais merda. O dono do espaço deve ter uma auréola na cabeça. Só quem tem óculos especiais é que consegue ver à semelhança do filme do John Carpenter, Eles Vivem.
7 Novembro, 2018 at 12:21
Grande, grande filme!
E muito pela sua simplicidade.
7 Novembro, 2018 at 15:31
No Web-Summit podiam criar algo parecido, para ajudar a evitar certas personagens alienígenas, ou meros lobos em pele de cordeiro.
7 Novembro, 2018 at 12:41
Pode ser o que tu quiseres, mas continua a ser dono do espaço.
7 Novembro, 2018 at 12:06
Sempre foi assim? Quando é que no passado tínhamos pessoas sportinguistas, num blog do sporting a gozar com o nome do próprio clube?
7 Novembro, 2018 at 12:08
Sempre foi assim!
7 Novembro, 2018 at 12:19
Ahhhh deixa ver… quando foi anunciado que íamos ter um Pavilhão! Ahhhhh… quando o Frost anunciava quase diariamente a contagem crescente de sócios! Ahhhhh… quando vendíamos gajos por mais de 30M! Sim… tens razão… bons tempos….
7 Novembro, 2018 at 12:23
E o regresso de modalidades “despesistas”.
Serem todas campeãs no mesmo ano não justifica pagar salários 2587432456 vezes mais altos que os “sandes e sumol”.
7 Novembro, 2018 at 12:39
E estávamos cá todos para esses dias excelentes e cá todos para os péssimos dias, de polémica, derrotas, desilusões e até violência. Mas nunca se desceu tão baixo.
7 Novembro, 2018 at 15:32
Pois estive… E tenho estado. Mas para alguns passei a ser catalogado como sendo uma viúva. Daqueles que torcem pela derrota do clube.
7 Novembro, 2018 at 13:31
Sporting Clube de Lisboa não é o nome do “nosso” clube.
7 Novembro, 2018 at 11:57
Não sou do tempo do cacifo, comento na Tasca faz 2 anos e pouco no máximo.
Pouco acompanhava antes o blog, apesar de o conhecer.
Comecei a comentar no zerozero, com outro nick, á uns 10 anos ou pouco menos, entretanto mudei para o Visão de Mercado, já com este nick.
Como o Visão de mercado, começou a ficar com uma cartilha vermelha nos comentários e anti-Sporting ou Bruno de Carvalho, vi que era mais saudável descobrir um espaço apenas para “Sportinguistas” é ai que vem o Artista, mas a caixa de comentário é pouco dinâmica.
Chega então a Tasca, começo a ler as opiniões e os post’s, acabo por ficar até hoje.
Já aqui escrevi vários elogios ao Cherba.
Penso que tem aqui um espaço importantíssimo no universo Leonino, sobretudo para quem mora longe de Alvalade ou até fora de Portugal.
Do futebol ao goalball, tudo tem direito a post.
Agora é certo que o que da vida ao blog é mesmo o futebol e o seu “fora de campo”, tanto interno como externo ao Sporting.
E ai é que entra tanta discussão.
Acho sinceramente que se instalou uma total falta de coerência e muita hipocrisia em alguns comentários.
Eu aqui tou á vontade.
Nem fui pró-Varandas.
A minha Guerra aqui foi a partir de Janeiro de 2017 para com JJ.
Raramente escrevi sobre o Bruno Carvalho, tirando os últimos meses do seu mandato.
Fui criticado por uma malta que escrevi que “atacar o JJ era atacar o Bruno”, ou então que devíamos dar tempo e o beneficio da dúvida.
E o que fazem agora?
O que tanto criticavam, é aqui que não percebo.
Então o que pediam para o Bruno ou JJ, não o fazem agora para Varandas ou um possivel Marcel? (que ainda nem treinou).
Parece-me que a malta era pró-Bruno.
Onde anda o tal pró-Sporting, que tanto escreviam na sua altura?
Falam em Golpada na AG?
Então a próprio direcção não participou na tal golpada?
Não incentivou ao voto? Não foi lá votar?, enfim é tanta falta de noção.
Mas posto isto não tenho muito mais a acrescentar, acho que vai continuar assim.
Gosto de ler e respeito a maioria que tem opinião contrária a mim, como o Malcom, Lourenço, Filipe, Portuguezza, entre outros.
Não tirem a escadinha do blog, é ai que entra a grande dinâmica dos comentários.
Para finalizar, era bom já termos acertado novo treinador.
Falam que entra após o Chaves…eu quero ver se o Tiago amanhã consegue um bom resultado em Londres e depois em Alvalade, não acaba por ficar…a ver vamos.
Não tenho grande opinião sobre o assunto nem pensei muito sobre isso.
Acho que o Tiago é um arrogante, que o seu maior feito até ao momento é ser filho de uma lenda do Sporting…cheira a tacho.
Posso estar enganado.
7 Novembro, 2018 at 12:00
Comecei a ler o post (como leio todos apesar de por opção própria ter deixado de comentar), convencido de que ia ler mais um dos muitos posts “gourmet”que o Cherba quando quer nos oferece.
Parei de ler quando percebi que não se trata de “doutrina isenta”.
E essa é a razão principal porque também deixei de comentar e de “estar sempre presente no Aeroporto”.
O dono da Tasca tem todo o direito de se virar para o lado que quer…..mas eu também.
Saudações leoninas
7 Novembro, 2018 at 12:40
Tem o direito e diria eu, o dever de indicar a linha editorial…
7 Novembro, 2018 at 12:06
Tenho pena pelo dono do “Tasco”, o Cherba, porque efectivamente é um grande Sportinguista e não merece no que este espaço se tornou.
Da minha parte comento pouco e assim farei no futuro…ou mesmo cortar esta relação.
Não tenho paciência para certas personagens que por aqui saltitam
7 Novembro, 2018 at 12:11
Os Blogues vivem disto! Não tenhas pena nenhuma! É como as TVs! Vivem do Sangue! Da Polémica! Da Mentira! Da Maledicência! Vives em que mundo?!
7 Novembro, 2018 at 12:16
por isso disse “Da minha parte comento pouco e assim farei no futuro…ou mesmo cortar esta relação.”
7 Novembro, 2018 at 12:23
Eu também desejava que não houvesse corrupção, que não destruíssem a Amazónia, que não houvesse incêndios… que não houvesse fome no mundo. Que não houvesse injustiça social… que os notáveis do clube fossem todos de vela… aiiiiii como eu queria tanta coisa…
7 Novembro, 2018 at 23:12
Mas tu tens paciência para alguma coisa???
Fui ver num daqueles sítios de estatística e o JonnyBalboa tem cerca de 0.01% de comentários positivos.
7 Novembro, 2018 at 12:10
O Sporting já perdeu à muito… quando perde-se o foco, e fica-se preocupado com coisas sem interesse dá merda da grossa.
Agora o que importa aqui é fingir que está tudo bem.
Triste este novo Sporting… mas é o que temos.
SL
7 Novembro, 2018 at 12:11
Eu já desisti de escrever Cherba. Sou leitor desde o Douglas e sempre invejei a tua lucidez mesmo das (poucas) vezes que não concordei contigo.
Isto é sinal dos tempos. Todos são heróis atrás de um teclado e comportam-se como se estivessem na primária.
Lamento dizer-te mas isto não vai melhorar. A tendência dos tempos e das tribos é a polarização. Reage-se primeiro e pensa-se depois.
E o peso que ganhaste no universo leonino é tal que serás sempre apetecível para as diatribes e testes de mercado dos quintelas e paixões martins desta vida. A tasca é incontornável em qualquer estratégia de defesa ou de ataque ao Sporting e á sua direção.
Ou assumes alguma forma de curadoria dos comentários, cumprindo a máxima do Karla Popper de sermos tolerantes com todos menos com os intolerantes. Ou isto será sempre a selva que tem sido. Diria que metade dos gajos que aqui comentam obedecem a uma agenda ideológica externa e por isso fazem o que fazem.
Prometo continuar a ler os teus posts e aqueles que escolhes postar. Já não ligo há muito aos comentários.
7 Novembro, 2018 at 12:13
Parabenizo o teor, a reflexão e a fundamentação do “post”, no qual me revejo profundamente, assim como, com a maioria dos comentários que se lhe seguiram.
Sou hiberne, despretensioso e novato caminhante nestas andanças, pese embora sexagenário da Vida.
Desde há algum tempo e porque já liberto de responsabilidades e afazeres profissionais, passei a ser assíduo leitor deste fórum, por forma a ocupar tempo livre, a manter-me atualizado com a realidade do clube, beber informação útil da realidade e do fenómeno desportivo em geral, percepcionando diferentes opiniões e críticas, por vezes, divertindo-me mesmo com a hábil ironia e conhecimento justamente reconhecida a alguns “tasqueiros”.
Fazendo uso desta notável ferramenta de liberdade e comunicação, algumas das vezes atrevi-me e armei-me em simples e humilde comentarista (não cartilhado), sempre com a superior preocupação de defender e elevar o nome e prestígio, do que é, e sempre deveria ser, denominador comum – os soberanos e superiores interesses do Sporting, extensível a todos aqueles que nos apropriados momentos foram legitimados, para o defenderem, servirem, honrarem e enriquecer a todos os níveis.
Jamais entendi ou entenderei a existente cultura no clube, de egos com desmesurada cupidez, fraccionários, lutas intestinas ou movimentos palacianos tendencialmente golpistas.
Sem minimamente pretender colocar a liberdade de expressão de quem quer que seja, certo é que por diversas vezes frequentemente senti, que este blogg passou a ser aparentemente restritivo e frequentado por um núcleo de pessoas habituais (eventualmente conhecidas entre si, o que nada tem de mal) e cristalizadas temporalmente.
Em séquito, surgiu a desilusão, a decepção, a invalidade de argumentação, a inocuidade de capacidade interventiva para tentar inverter vicissitudes prejudiciais à instituição, e até alguma revolta interna por verificar que aquele caminho é simplesmente auto destrutivo e apenas e tão só, serve para minar a coesão necessária e desejável, ou seja, são contrários a tudo aquilo que se deseja como contributos para o sucesso e excelência desportiva do n/ amado Sporting.
Agradeço o louvável esforço, a coragem, a denotada abnegação e reconhecido trabalho, dedicados pelo mentor e criador deste fórum de debate, em e para defesa ou elevação, do enorme Sporting Clube de Portugal.
Vai longo o exposto, pelo que conciso e humildemente peço desculpas por algo que involuntariamente suscite menor apreço ou correção, mas não poderia deixar de expressar o sentimento puro e sincero de uma alma que vive, respira e lega aos seus descendentes, os valores, as cores, os símbolos e a História do Sporting.
SL
7 Novembro, 2018 at 12:15
o problema é que há um grupo que pensa assim: “no fim perde o SPOR71NG”
.. Assim mesmo: “SPOR71NG”. Porque este é um grupo de frustrados que anda há meses a gozar com o nome do clube, a rejubilar com os golos dos adversários, a regozijar-se com lesões de atletas e a insultar a maioria da massa associativa e os actuais dirigentes.
Entre o que eles escrevem e o que escreveria uma toupeira infiltrada… a diferença será mínima!
E vão continuar nisto, Cherba, porquê:
1) são uma ínfima minoria, mas que ruidosamente ainda se faz notar em alguns poucos locais virtuais
2) Como todos os fanáticos, prosseguem a política da “terra queimada”. Tentam destabilizar ao máximo na expectativa que do caos regresse o seu messias / Rei Sol
3) E sabem que, se esta direcção tiver sucesso… o brunismo nunca mais regressará.
4) Pessoalmente creio que não têm nada para fazer na vida e por isso passam cá os dias a destilar ódio e azia.
Finalmente… Eu preferiria ter como Presidente João Benedito… mas a maioria dos votos recaiu em Frederico Varandas.
É o presidente eleito do meu clube. Espero que tenha sucesso, pois o sucesso dele será o sucesso do clube.
Irei defendê-lo de toupeiras, fruteiros e otários até que a realidade me prove (realidade e não “boatos”, “diz que disse” e “teorias da conspiração”), tal como fiz com o Bruno de Carvalho. Porque o meu clube é o Sporting, não é o “A” ou o “B”.
Sudações Leoninas
7 Novembro, 2018 at 13:33
Olha-me este…realmente é preciso cara de pau e muita hipocrisia.
7 Novembro, 2018 at 15:33
+1
7 Novembro, 2018 at 15:08
o grande exemplo de moderação actual na Tasca !
Depois o Marco é que era sonso
7 Novembro, 2018 at 15:09
Como é que sabes que é uma ínfima minoria se não os deixaram ir a votos ?
7 Novembro, 2018 at 19:49
Interessante, o Cherba escreve um post a criticar pessoas como esta puta, e ela vem deixar um ar de sua graca. Não deve ter arranjado clientela lá pelos lados do carnide e depois vem para aqui.
7 Novembro, 2018 at 23:17
Eis um nick que, bem antes deste comentário, já merecia um cartão amarelo repetidamente.
Agora vou começar a chamar-te Rúben
7 Novembro, 2018 at 12:24
Bem, sobre o tema…
Tudo verdade o que o Cherba escreveu. Pelo menos nos quase 3 anos que aqui comento – não sou do tempo do Cacifo e só lia a Tasca há uns 2 meses quando comecei a comentar. Portanto, deve fazer por esta altura 3 anos que aqui venho.
Não tenho dificuldade em assumir que por vezes também passo a linha. Ultimamente tenho tentado controlar mais isso mas nem sempre é fácil e o consigo fazer, porque a desonestidade de certas pessoas a comentar tira-me do sério. Umas vezes consigo passar à frente e ignorar. Outras não. Deve ter a ver com o “meu” momento, ou com “o grau de desonestidade” do comentário.
Ao contrário do que li aqui – e reporto ao período que aqui ando e não antes disso – penso que a Tasca só ganhou este clima de guerra de Abri para cá. Antes disso eram coisas pontuais, que apareciam com um tema ou outro – e na parte que me toca lembro das discussões sobre o JJ, sobre o Alan, sobre a mudança de Estatutos… Talvez mais um caso ou dois!
Agora é todos os dias, em todos os posts!
Não há post que se salve!
Soluções?
A única solução que vejo, mantendo a Tasca, era haver moderação de comentário. Dada a quantidade de comentários, é uma solução impossível!
Resta apelar a cada um de nós.
Mas, não querendo ser pessimista, acho que será um apelo que cairá em saco roto…
Quem defende a Cabala, jamais deixará de defender a Cabala!
Entrou-se num fundamentalismo e contra isso não é fácil combater ou aceitar.
7 Novembro, 2018 at 12:47
Talvez a solução passe por arranjarem trabalho.
Simples
7 Novembro, 2018 at 13:03
Bem visto!
7 Novembro, 2018 at 15:19
Há também uma solução que é aceitar e perceber os que defendem a cabala (não é preciso concordar) e não ter de obriga-los a aceitar e apoiar esta nova direcção.
Porque há muita gente que aceitará resultados em democracia…mas resultados em ditadura custa-lhes.
Fora isso podemos ser todos amigos
7 Novembro, 2018 at 23:22
Só para deixar uma gotorra, um pingo de chuva grande como o caralho nessa testa
7 Novembro, 2018 at 12:37
Caro,
concordo com tudo menos com a bandeira do nosso amado Clube a negro: o Sporting nao acabou como Projecto Roquette, nao acabou com Godinho Lopes, nao acabou com a espiral suicida de BdC e nao vao acabar nunca.
E gusto particularmente da ideia implicita no post de se fazer uma purge porque Democracia nao e’ o que se esta’ a passer na Tasca, o que se ve e’ uma benfiquizacao dos comentarios, muitos deles abjectos.
Referi na altura que BdC estava a tomar um caminho autofagico e a Tasca esta no mesmo caminho. “Como acabam as Democracias”, um livro a ler para muitos tasqueiros.
SL
7 Novembro, 2018 at 23:23
Bem visto. Esta bandeira a negro deve ser reservada
7 Novembro, 2018 at 12:40
Passar de
gordo, drogado, mitomano, Fight & Resist
para
golpista, pinoquio, cona de sabão, Suck & Swallow,
é apenas trocar de adjetivação.
Naaa.
Jamais.
Assim, como o Sportinguismo nos amarra pelo que nos desperta, tambem a Tasca nunca deixará de ser o espaço por excelência onde, para muitos nós, esse despertar ganha voz.
No dia em que deixares que isso deixe de acontecer, Boss, morre a Tasca e morre um pilar do Sportinguismo na blogosfera.
Naaa.
Jamais.
Viva a Tasca.
E vivam todos os cabroes, filhos da puta, croquetes, frustados, apaixonados, doentes, fanáticos, loucos, desvairados, trolhas, ressabiados, doutores e engenheiros que são, para o bem e para o mal, a essência da maior potência desportiva mundial.
Todos, menos os traidores.
SL
7 Novembro, 2018 at 21:45
🙂
7 Novembro, 2018 at 22:19
Sempre a Puta da ressalva :))
7 Novembro, 2018 at 12:47
Boas, eu venho cá todos os dias.
Bebo, pago e saio sem abrir a boca …
7 Novembro, 2018 at 13:20
Já que sais de fininho…ao menos tenta não pagar 😉
Pode ser que o dono do tasco não repare
7 Novembro, 2018 at 12:53
Ainda não fez um ano que fiz o primeiro comentário na Tasca, apesar de não ter jeito para a prosa reconheço que em alguns assuntos sobretudo técnicos pois a minha formação académica é Ed. Fisica e Desporto com especialização em Futebol podia e devia dar o meu contributo com uma atitude profilática em relação aos mesmos.
Simplesmente não consigo, não consigo ter clarividência em relação ao meu Clube que tanto AMO e me faz chorar na hora das derrotas e das vitórias.
Posso e vou fazê-lo, moderar a minha linguagem que ultimamente tem ultrapassado os limites do razoável.
Tenho quase 28 anos de Sócio Efectivo, não me considero nem mais nem menos SPORTINGUISTA que outros que por aqui andam, mas não contem comigo para ser tolerante com o intolerável,
EU NÃO SOU HIPÓCRITA
Não me peçam para ser tolerante com um Presidente que rescindiu contrato com o meu Clube e no mesmo dia deu 50 entrevistas a dizer que era candidato sem existirem eleições marcadas, que firmou contratos e acordos com o Mendilhões e poderia estar aqui um dia a dissertar sobre este homem, para mim é um TRAIDOR ponto.
Não me peçam para ser tolerante com os jogadores que rescindiram com o SCP ídolos da massa associativa, mas especialmente dos miúdos como foi o caso do meu filho na altura com 5 anos a chorar devido a um “Punhetas” qualquer.
Não me peçam para ser tolerante com os Henriques Monteiros, Sousas Sintras, JMS e A Torres Pereira desta vida.
Não me peçam para ser tolerante com comentários que por aqui se fazem que mais parecem comentários do Porco Guerra ou outro cartilheiro qualquer.
Não me importo que me chamem Brunette, Viúva ou qualquer outro vernáculo desde que defendam o SCP e não caiam no ridículo de apenas o fazerem porque querem atingir e catalogar opiniões divergentes.
Sou oposição a esta direcção, não me revejo nesta liderança mas que ganhem tudo a bem do SPORTING CLUBE de PORTUGAL
7 Novembro, 2018 at 21:46
🙂
8 Novembro, 2018 at 0:54
Mai nada!
7 Novembro, 2018 at 12:57
Bem, escrevo para ti cherba que este texto devia ser entendido por cada um como uma mensagem pessoal e não um texto para a “geral”.
Não há milagres e esta refeição é requentada porque é a versão 175269 da mesma mensagem que queres passar. O problema é que quem a devia entender está-se bem cagando para a tasca e seu ambiente. Até te brindam com uns insultos e uns salvos de “a tasca está morta”. No entanto andam cá todos os dias a mata-la. Post sim, post sim.
Um dos problemas é que criar um mau ambiente faz-se em dois tempos. Recuperar o espirito que havia demora muito mais.
É pena e eu admito que nao contribuí para que fosse melhor (às vezes bem pelo contrário) mas fazer o quê? Agora é lidar. Pode ser que um dia a coisa mude mas isto não vai lá com textos. Só á marretada mesmo.
7 Novembro, 2018 at 13:24
Olha olha… Eu li o teu comentário até aqui ” Até te brindam com uns insultos e uns salvos de “a tasca está morta”. No entanto andam cá todos os dias a mata-la. Post sim, post sim”.
O Cherba é um santinho e tu para lá caminhas.
Ainda bem que não te devo nada. Nem tickets, nem jolas…
7 Novembro, 2018 at 13:00
10anos fooodaaa-se.
Já nem me lembro do primeiro Nick que usei.
Só me lembro daquele tipo da web na tal de summit a pedir aos presentes para se apresentarem a pelo menos 3 pessoas.
Porque terá o gajo pedido isto?
7 Novembro, 2018 at 23:26
Não tinhas um com o Nani?
7 Novembro, 2018 at 13:02
União, foi o lema da campanha do vencedor, vejo tudo menos UNIÃO! Sei que também não contribuo para isso, mas eu já tentei, mas não consigo! Não consigo unir-me a um traidor, não consigo puxar pela equipa quando um traidor está à frente do Clube, tenho pena, mas não consigo ser hipócrita, não consigo apoiar tudo aquilo que lutei contra, não faz sentido, sei que foi a maioria que venceu, mas por ter vencido não quer dizer que concorde com ela e é por isso que existe liberdade de expressão. Eu luto contra aquilo que acho que não é bom para o Clube, o varandim na minha opinião não é bom para o Clube, mas está nas mãos dele mudar esse prisma. Até lá, não estou “unido” a ele! Isso não tem haver com o BdC, com o fivelas, com o benedito, com nomes, tem haver com o Clube e o que é melhor para o Clube e neste momento só via uma pessoa que defendia o Clube como eu sempre desejei, essa já andou, se aparecer outro com os mesmos ideais, com os mesmos valores, com a mesma defesa do Clube, cá estarei aqui para apoiar, até lá não contem comigo para apoiar o que se está a passar no Nosso Clube! Não vou ajudar a enterrá-lo, NUNCA e por isso mesmo não vai existir ninguém que me mude a minha maneira de pensar.
7 Novembro, 2018 at 13:28
Gato por lebre.
Há quem compre, há quem não.
7 Novembro, 2018 at 19:52
União sim, união de esforcos do sobrinho, do varandinhas e do ricci…. com o apoio do super agente essa união fez milagres.
Transformaram uma votacão de 90% a favor para 71% contra.
7 Novembro, 2018 at 13:04
Bom Dia,
Talvez fosse bom encerrar o Tasco durante uns tempos (largos?) para ver se os ânimos se acalmam.
Há muitos sócios que ainda não perceberam que BdC enlouqueceu e que o futuro do clube não passa, de todo, por ele.
Das coisas mais tristes que tenho visto é o querer que a equipa perca para desse modo dar razão [??WTF??] ao destituído. Bardamerda para esses palermas. Bardamerda para a conversa dos 71%
SL
Sporting SEMPRE
7 Novembro, 2018 at 13:08
Quanto tempo irá demorar ao Presidente Varandas para enlouquecer também?
Essa é a questão!
7 Novembro, 2018 at 13:38
Não serão 7 anos, certamente.
E tb não será sujo pela lama que lhe atiravam diariamente. Até pq ele soube escolher o lado da barricada de onde se lança a merda…
7 Novembro, 2018 at 16:17
Tudo dito!
SL
7 Novembro, 2018 at 22:26
Já alguma vez experimentaram trocar o verde por vermelho? Fica um equipamento belíssimo!
7 Novembro, 2018 at 13:28
Verdade!!
7 Novembro, 2018 at 15:22
Não era mais fácil e transparente deixar o maluco ir a votos ?
Assim talvez os 19% se convencessem que a maioria prefere outras alternativas.
7 Novembro, 2018 at 15:34
Ora nem mais….
7 Novembro, 2018 at 16:29
Deixar o maluco ir a votos? se estava suspenso de sócio como podia ir a votos? mas afinal para que servem os Estatutos?
7 Novembro, 2018 at 16:32
Para instrumentalizar uma golpada.
Pelos vistos é para isso que servem.
7 Novembro, 2018 at 17:01
Sim, suspenso pelo Avental Monteiro que andava há meses a destilar ódio publicamente a BdC….
7 Novembro, 2018 at 19:55
Os estatutos são como as meninas virgens, servem para ser violados.
Os estatutos que diziam que uma MAG cai quando todos os seus orgãos renunciam e que basta a renuncia explicita para ser efectiva?
Ou os estatutos que dizem que os socios podem pedir eleicões, e mesmo assim não o fizeram…. Ou os estatutos que foram ignorados pelo bombeiro.
Ah, sim, os estatutos que tu criaste no papel higiénico de casa… certo, esses.
7 Novembro, 2018 at 20:30
Os estatutos que dizem que o jms era obrigado a marcar data para eleições para os orgão demissionários em 15 dias e a realizar até 60 dias?
7 Novembro, 2018 at 22:27
A sério?
Tu estás mesmo a provocar?
Neste Post?!
7 Novembro, 2018 at 13:07
Compreendo, e respeito a opinião.
Desconfio desta Direção. Desconfio da sua capacidade, e não concordo com a forma como conseguiu o Poder.
Isso não quer dizer, que lhe queira mal!
Quanto ao ambiente que aqui se vive…muito sinceramente acho-o, no conteúdo, igual ao que era antes. Mudaram-se os adjectivos, e os personagens simplesmente trocaram de barricada.
O que esta diferente, é o nivel do barulho! E isso deve-se, na minha opinião, ao simples facto de existir muito mais gente nesta fase contra a actual direção, do que havia contra a outra.
O que é que estavam a espera?
Para mim, só espero é que não se siga o caminho de muitos outros espaços, onde certas pessoas se acham superiores moralmente a outras. Onde se esqueçam de toda a merda que andaram a debitar nos ultimos 5 anos, ou pensem que essa merda é mais refinada só porque é dita sem asneiras!!
Chamar a alguem de traidor, ou de ditador ou drogado. Ou agora como é dito “defunto”, é tudo igual no final do dia para mim.
Eu, asneirento e mal-criado, vou fazer aquilo que a minoria de outros tempos não fez.
Apesar de me cheirar muito a merda, vou dar a quem agora esta a frente do nosso clube, tolerância e tempo! E se tiver de perguntar alguma coisa, espero pelas AG’s.
7 Novembro, 2018 at 13:15
Bem , tomar o clube de assalto , fazer uma limpeza étnica ao clube , ao jornal , Sporting tv e infestar de lampiões , ter o líder da nova comunicação do Sporting a ofender os Sportinguistas , trazer um dos maiores cancros do futebol JM para dentro do clube , ver o dinheiro do Sporting a ser esbanjando e as receitas a cair a pique sem se fazer nada , e ler aqui muito comentários a pedir apoio que a direção so lá tá a dois meses , quando tivemos cinco anos que questionamos tudo e muito bem , e agora não se questiona nada , sou Sportinguistas , sócio , e nunca deixarei de ser mas não me peçam para apoiar este rumo que estou convicto que vai acabar com a venda da SAD .
Quando as ofensas , da minha parte tolerância zero , nunca ofendi nem respondi a ofensas .
7 Novembro, 2018 at 23:28
Foda-se, tinha-me esquecido dessa. Limpeza étnica no clube!
7 Novembro, 2018 at 13:16
Eu sempre regi a minha vida seguindo determinados valores.
Valores esses que tento passar aos meus filhos.
O Sporting foi o clube que escolhi e no qual sempre tive orgulho dessa escolha por nele ver valores que coincidem com os meus. É isso que me faz querer ser sócio deste grande Clube.
Não discuto valores com ninguém pois cada um terás os seus.
Em 5 anos já por muitas vezes vi o dono do Tasco escrever posts como este a criticar sobretudo o insulto gratuito trocado entre tasqueiros que por vezes roça a vergonha sabendo que todos queremos o mesmo futuro. Ter um grande Clube que nos encha a todos de orgulho.
Não participo nesse insulto gratuito e consigo perfeitamente ignora-lo. Aceito naturalmente que existam pessoas que fervem mais que outras e que facilmente podem chegar ao descontrolo nos comentários. Tudo pode ficar sanado numa tarde de futebol e de copos.
No entanto, neste momento, as coisas são diferentes. O clube está dividido e naturalmente a tasca está também dividida.
Sempre fui defensor da democracia e como tal o que a maioria decidir teremos todos de aceitar. Quem está mal ou não concordar tem um bom remédio que é abandonar o meio onde está inserido.
Agora não me peçam é para aceitar estar num clube onde, através de esquemas pouco transparentes, se faça a folha a um homem que tudo o que sempre fez (bem ou mal) foi a pensar na grandeza deste nosso clube.
Não permitir Bruno de Carvalho ir a votos foi de uma baixeza incrível e custa-me muito ver pessoas que lidam bem com isso e que ainda querem a sua expulsão de sócio do clube para o enterrar de vez.
Isto sim é matar a liberdade de expressão ! Isto sim é amordaçar os Sportinguistas !
Não são esses os valores com que me identifico (não sou ingrato) e se o clube/direcção assim o entender só tenho de aceitar e deixar de ser sócio.
Posso bem voltar apenas a ser simpatizante desse clube como fui nos tempos de godinho.
Ponham-me em listas, chamem-me brunefalo, viúva ou o que quiserem que para mim é igual.
Eu ignoro pessoas com as quais não me identifico e continuo com a minha vida. Quero é poder fazê-lo sempre de cabeça bem levantada e com orgulho do caminho que escolhi seguir !
SPOOOOOOOOOORTING !
7 Novembro, 2018 at 13:38
Para mim não se trata de “travar” as ideias ou a voz seja de quem for…
Todos temos direito à nossa opinião…
e a “gostarmos mais ou menos…ou a não gostarmos mesmo…”
Mas de uma coisa nenhum de nós “está isento”…:
Opinar educadamente…e saber respeitar as opiniões dos outros…
Alguém pode expor como entender os seus pontos de vista…mas “deve faze-lo civilizadamente…”
Eu posso “não concordar” com esse ponto de vista (assiste-me isso…)…
O que não poderei (quer dizer…: poder até posso, mas não devo…) é expressar o meu desacordo de forma malcriada e ofensiva…
Que é o que infelizmente aqui tem acontecido em demasia (e já seria demais… mesmo que fosse apenas um…)
Estou convencido, que muita “desta valentia ” se deve ao facto de se estar a escrever “escondido” por detrás de um ecrã de computador…e de que “cara a cara” não diriam nem metade do que escrevem…(e não por medo…mas talvez “por vergonha” de assumirem a paternidade do que dizem…)
Sporting Sempre…
Abraço e SL
7 Novembro, 2018 at 13:57
Claro Max ! é isso tudo !
Também já perdi a conta aos seus posts a pedir essa mesma educação/moderação 🙂
7 Novembro, 2018 at 14:36
Grande comentário!
7 Novembro, 2018 at 21:49
+1
7 Novembro, 2018 at 13:18
“O meu Leão pode ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.”
Rui Beru.
Fight & Resist
7 Novembro, 2018 at 13:30
Este crédito tem de ser dado ao Hadji tal como o Rui Beru o frizou.
https://atascadocherba.com/2018/06/28/hoje-escreves-tu-winds-of-change/
7 Novembro, 2018 at 15:36
Ao Hadji, as minhas desculpas e o meu reconhecimento por este grande pensamento.
7 Novembro, 2018 at 13:44
Na jaula deve ser mais tranquilo dormir 8h…
7 Novembro, 2018 at 14:37
Ora aí está. É isso mesmo!
7 Novembro, 2018 at 13:30
Primeira vez que escrevo por aqui.
Desde já fica aqui a minha preferência clubistica , sou benfiquista.
Tenho acompanhado está tasca desde que é cacifo , gosto muito dos textos e gosto mais ainda dos posts sobre as modalidades . Desde já vos digo que tenho imensa vergonha dos indivíduos a qual o meu clube está entregue e não me revejo em absolutamente nada nas actuais políticas do Slb. Eu sou do tempo do apito dourado e bem sei o asco que me dava sempre que via o Porto nas notícias, por isso percebo de certa maneira o que os sportinguistas sentem ao ver tamanha bandalheira nos corredores do futebol. Posto estes dois pontos prévios, dizia anteriormente que assisti de fora a uma transformação deste espaço nem sempre para melhor , e para quem está de fora esta análise é mais simples de fazer. Num comunicado primeiro momento , com a eleição de BDC ditou por aqui uma grande esperança no futuro do sporting, eu próprio comunguei dessa mesma esperança porque na altura me pareceu ser alguém que desafiava os poderes que se tinham instalado tanto no sporting bem como nos cargos tanto da liga como da federação, e a bem da verdade a sua maneira BDC conseguiu parte dessa epopeia a que se propunha bem como o elevar do nome do sporting que até a sua presidência tinha estado afastado das principais competições. Depois numa segunda fase vieram alguns erros, que até acabam por ser erros normais de quem não tem ainda um traquejo do que é ser presidente de uma instituição grande como é o sporting. Mas para quem como eu pensou que BDC não tornaria a errar enganou-se redondamente. Os erros foram por demais óbvios e a estratégia usada por BDC para mascarar esses mesmos erros foi a estratégia usada por os outros dois grandes, ou seja imputar culpas aqui e ali sem realmente perceber o que se estava a passar, e a verdade é que todos percebemos que BDC não iria estar muito tempo a frente do clube porque se tinha tornado na cópia daquilo que repugnava e que tanto lutou para afastar, não sei ao certo como se deu esse processo de inversão mas para ser totalmente transparente .. foi um acerbo de poder que toldou a atitude de BDC. Depois disto tudo chegou o inevitável descalabro para mal do sporting, já sobejamente descrito por este e outros blogs. O certo é que nestes últimos dois três anos já não se consegue ler uma posta aqui na tasca sem que venham os arautos de uma ou outra facção esgrimir argumentos e normalmente poluir um espaço que considerava de eleição para me actualizar sobre as modalidades e outros assuntos. Não creia que para já a tasca vá sobreviver a está poluição comentarista mas espero sinceramente que os adeptos saibam fazer as pazes porque o futuro do sporting depende e muito desse feito.
7 Novembro, 2018 at 13:52
“e a estratégia usada por BDC para mascarar esses mesmos erros foi a estratégia usada por os outros dois grandes, ou seja imputar culpas aqui e ali sem realmente perceber o que se estava a passar, e a verdade é que todos percebemos que BDC não iria estar muito tempo a frente do clube porque se tinha tornado na cópia daquilo que repugnava e que tanto lutou para afastar”
Cópia?!
Onde é que BdC é cópia de PDC ou LFV?
Poderia fazer aqui a lista das tropelias de um e outro, mas não trouxe o meu Mike, por isso.
Agora, só por curiosidade, dá aí umas luzes sobre o que achaste de todo – TODO – o processo da destituição… E se achas que alguém se pode rever sinceramente em tudo aquilo.
7 Novembro, 2018 at 14:08
Acompanhei o processo , com atenção e na minha opinião apesar de ter sido muito mal conduzido por quem era a favor da destituição a bem da verdade cabe nos a nos perceber se BDC até ao momento da sua queda fez todos os possíveis para salvaguardar o Sporting, penso que não. Aliás os últimos tempos de BDC foram apenas uma tentativa vâ de assegurar a sua própria permanência deixando para segundo plano a instituição. Mas penso que no processo total como mencionou as culpas repartem-se, não creio que tenha sido um assalto ao poder porque esse próprio poder já tinha caído perante a grande maioria dos Sportinguistas, mas também sou da opinião que desde que o processo findou devia ter sido aberto um inquérito à actuação da mesa da assembleia e a sua actuação.
7 Novembro, 2018 at 15:39
Patrão Cherba, um whisky velho para este tasqueiro lúcido de ideias mas perdido nas cores clubísticas . Põe na minha conta!
7 Novembro, 2018 at 22:40
Ao que isto chegou….
Quanto mais te baixas….
Um ilustre Boca de Piano… agora já vem … dizer coisas … zás … zás
….
Cherba … Cherba …. olha que não foi por falta de aviso.
7 Novembro, 2018 at 15:52
“Aliás os últimos tempos de BDC foram apenas uma tentativa vâ de assegurar a sua própria permanência deixando para segundo plano a instituição.”
Pois, pois… O dia em que isso for provado será o dia em que me penitencio publicamente.
Só há um probleminha — É que esse dia não chegará pois essa afirmação é falsa. Podem acusar o homem do que quiserem mas não lhe ponham em causa as suas intenções e convicções!
De resto, és benfiquista?
O benfica há décadas que é um pardieiro moral em termos desportivos.
Só não sabe isso quem não está interessado em saber.
Isto para dizer que calculo que a opinião de um ‘benfiquista’ sobre BdC seja igual aquela que eu tenho de LFV.
Imagina lá qual é?
7 Novembro, 2018 at 19:59
Eles provam tudo…. mas apenas com boatos…. porque factos esses nunca aparecem.
A julgar pelas acusacões o BdC destruiu o Sporting e nada fez de bom.
Ele é o unico responsavel pela merda toda no futebol tuga…..
Aguardo por todas as provas, pelos desfalques, pelo menos uma coisa hão de descubrir, não?
7 Novembro, 2018 at 15:25
Está na altura de sair do armário e abraçar o verde !
Não é vergonha nenhuma, muitos já o fizeram !
🙂
7 Novembro, 2018 at 22:40
LPM em grande 🙂
7 Novembro, 2018 at 17:06
Oxalá seja a última. Como se qualquer um de nós – dos Autênticos – quisesse alguma vez saber o que é que as toupeiras pensam. O teu clube Roubou-nos a EL com aquela Capelada Escandalosa e aliciou o Bruma logo aquando da chegada de BdC à presidência do Clube. Votos de que se PHODAM (em homenagem à ortografia real de «farmácia» no tempo de D. Carlos).
7 Novembro, 2018 at 23:33
Ricardo, podes elaborar mais sobre os erros nessa segunda fase?
8 Novembro, 2018 at 13:49
Claro que sim. E isto vale o que vale porque é só a minha opinião. Depois do 1 mandato , creio que BDC foi reconhecido por todos por ter operado um milagre no Sporting, desde a restruturação financeira até ao despertar das modalidades e da equipa principal de futebol, (aqui a jogada de JJ foi de génio), além disso conseguiu manter a pressão sobre o Benfica e causou a instabilidade necessária para que os processos e-mails e toupeira vissem a luz do dia( penso que os vouchers foram apenas fair divers, mas que tiveram uma repercussão nos media que nunca mais largaram o assunto). Ao mesmo tempo sentia-se o Benfica a perder algum poder, dentro e fora de campo . A esta altura pensei que o sporting se iria intrometer definitivamente na conquista do título e também pensei que seria campeão logo na 1 época de JJ. Mas isso não aconteceu , o Benfica foi campeão,..a esta altura penso que o pensamento de BDC foi o de intensificar os ataques ao Benfica com o intuito de retirar ainda mais poder e , a meu ver , surge o primeiro erro , a concertacao de esforços com o Porto só poderia trazer glória a Um clube e esse clube não foi o sporting mas sim o Porto a beneficiar de todo o esforço feito por BDC em desmascarar a estrutura do Benfica. Internamente as consecutivas faltas de timings também traziam dissabores (as primeiras críticas surgiram nas televisões por homens que outrora foram apoiantes de BDC,) a comunicação também não era a melhor (aqui tenho de fazer uma ressalva, eu entendo BDC por querer utilizar o FB, mais perto dos adeptos , mais coerente com os seus pontos de vista, mais implacável nos ataques, mas ao mesmo tempo mais longe daqueles que discordam consigo)—erro 2 . Não percebeu que as discordâncias a sua retórica nunca poderiam ser combatidas através da expulsão, isso só vem trazer a ideia de mártires para cima da mesa e todos nós sabemos que existem sempre aqueles capazes de alavancar está ideia a seu favor. BDC fez tudo ao seu alcance para desmascarar aqueles o queriam tirar da esfera do poder, mas não conseguiu e com isso trouxe ainda mais apoiantes as fileiras da oposição. A partir deste ponto seguem se as ag para a obtenção de mais poder (alteração dos estatutos) para lidar com estas ameaças internas (mas não corre bem, consegue ainda ter mais contestação e desta vez por figuras que são bastante mais mediáticas e com mais tempo de antena) . Acredito sinceramente que BDC foi dos melhores presidentes que o sporting já teve, acredito também que irá voltar aos comandos do Sporting (mas para isso acontecer não se pode desgastar mais) tem de se afastar e actuar como um vigilante mas sem nunca entrar naquela retórica bacoca de ser BDC contra o mundo.
7 Novembro, 2018 at 13:47
Sou do tempo do cacifo e mais tarde da tasca,por vezes lá comento,outras nem vontade tenho,porque o tasco está quase todo dividido em facções,uns de um lado onde tudo está bem,outros do outro onde só choram pelo bdc,devia haver um meio termo,mas não,ambos os lados onde todos dizem merda(eu incluído,obviamente)mas a tasca é o espelho do nosso clube,mais fraturado que nunca e tão cedo as coisas não vão mudar,vais ter de ter paciência Cherba e dar tempo ao tempo…pode ser que melhore.
SL
7 Novembro, 2018 at 13:54
Acredita que há um meio, são é pessoal que ou pouco escrevem ou são abafados por n comentários discordantes. O Max, o Miguel, o brunolv, o Agnóstico Resignado, o Tiago Coração de Leão e há mais.
Mas é como tudo, tens é de saber escolher e a quem dar crédito. A fragmentação é natural dado ao aparente limbo em que nos encontramos, mas é preciso tempo e paciência. Daqui a uns meses, quando a direcção não estiver tão fragilizada, as conversas mudam de tom. É preciso dar tempo ao tempo e esperar o melhor.
SL
8 Novembro, 2018 at 8:53
O Miguel? Por favor. A pior víbora que aqui anda….
7 Novembro, 2018 at 13:49
O titulo do poste é enganador.
Fosse verdade, teria mais de 1000 comentários.
Long lives Tasca!
7 Novembro, 2018 at 13:54
O que se passa na Tasca é o reflexo real do divisionismo existente no nosso clube. Quer se queira quer não existe um antes e um pós Bruno de Carvalho (e não vou frisar aqui se é mau ou bom).
É por isso que apesar de todos os sinais que vou lendo de Frederico Varandas, torço mais do que nunca para que tenha sucesso desportivo e financeiro, pois só isso poderá unir novamente as pessoas!
Quanto ao resto parece-me também que há algum saudosismo pois essa conversa do “o ambiente da tasca nunca esteve tão mau” já o ouço desde os tempos do JEB, passou o Godo, o BdC, agora o Varandas…
O que é certo é que estamos sempre aqui caídos, nem que seja para descarregar a frustração leonina a que o nosso clube é tão perito a nos vetar.
Por tudo e mais alguma coisa…. OBRIGADO CHERBA
7 Novembro, 2018 at 13:55
Cherba
Obrigado pelo teu esforço e dedicação e devoção e porque não dizê-lo glória também (sim, porque no fim de tudo, creio que é justo salientar e enaltecer o facto de que mesmo não procurando esse mediatismo, tu és uma voz de referência e a Tasca é um (dos) faróis que ilumina e inspira o Sportinguismo de todos (ou pelo menos para mim, assim é… já o era o Cacifo)
Eu não sou uma pessoa informada do Universo Sportinguista, vivo longe dos centros de decisão e da informação, no que ao Sporting diz respeito, raramente tenho a oportunidade de ver o Sporting ao vivo e portanto o frequentar este e outros espaços foram e são fundamentais para mim, diariamente (várias (demasiadas) ezes por dia.
Não me interessa quem são os dirigentes do Sporting, desde que veja neles o respeito por valores fundamentais que me definem não só enquanto pessoa, mas enquanto ser social e portanto nunca fui apoiante indefectível de BdC.
Cansa-me verdadeiramente o clima constantemente acintoso que muitos cultivam por aqui. A criação e fomento de anátemas e inimizades, a teorização de cabalas, cabalinhas e cabaletas o constante negativizar de tudo o que é dia-a-dia do Sporting e pior, a tentativa de menorização não só opinativa, mas principalmente pessoalizadora de tudo e todos (seja de que quadrante for – e mea culpa também).
Nesse sentido, e a posta do GaG ali atrás é reveladora desse espírito de cansaço, creio que mais importante do que expressarmos pela milionésima vez que somos anti ou pró Direcção, concentremo-nos em ser pró-Sporting e pró-Tasca…
Acima de tudo e de todos está o Sporting!
Quem ganha somos nós (e todos aqueles que como eu, estão longe e vêm aqui beber aqueles 20 paus dela para aquecer a alma)… quem ganha é o Sporting
7 Novembro, 2018 at 14:40
“Cansa-me verdadeiramente o clima constantemente acintoso que muitos cultivam por aqui.”
Então se te cansa, porque é que contribuis para esse clima?
Criticas a menorização opinitiva? Então explica lá porque é que ainda há poucos dias estavas, juntamente com o irlandês, a menorizar a opinião do Kovacevic? Opinião essa feita sem insultar ninguém acrescente-se…
Estranha posição, ainda para mais quando me pareces ser uma pessoa condescendente, tal a forma como defendeste um gajo conhecido por proferir comentários PEDÓFILOS!!
7 Novembro, 2018 at 16:13
Green o Paulis retratou-se e pediu desculpa, já o fez aliás hoje também.
Para o mal ou para o bem, estamos todos atrás de um teclado, não te conheço a ti ou ao Paulis para inferir o que quer que seja a vosso respeito (nem a ninguém aqui, diga-se) e portanto não me permito a tecer juízos de valor sobre ninguém, muito menos apedrejar publicamente alguém por escrever umas baboseiras e deixar outros passar entre os pingos da chuva.
Eu já admiti e admito que algumas coisas que escrevo podem ter esse efeito (deliberadamente ou não). O primeiro balanço tem de ser de auto-análise, não o de apontar os dedos aos outros…
7 Novembro, 2018 at 16:58
O Paulis retratou-se aonde? E foi só dos comentários pedófilos ou foi também de há 2 semanas quando desejou mortes e que famílias ficassem tetraplégicas?
Pois….
7 Novembro, 2018 at 17:23
Vai ler… aproveita e escalpeliza todos os que decretaram tb a “morte aos bananinhas” ou até pior…
7 Novembro, 2018 at 18:25
Onde, neste post?
7 Novembro, 2018 at 23:36
Neste post não, não vi até agora.
Mas o Rf era gajo para ter uma dose de humildade nesta matéria.
Estou a ver é não tem
8 Novembro, 2018 at 10:34
Se não está, desculpem, ia jurar que tinha lido um post do Paulis aqui…
isso não invalida que não o tenha feito, nem nada do que disse atrás.
Obrigado pelo esforço em deduzir falta de humildade das minhas palavras…