16 Maio 2018. No rescaldo o bárbaro ataque à Academia Sporting, Marcelo Rebelo de Sousa não hesitava. “Tive o sentimento de alguém que se sente vexado pela imagem projetada por Portugal no Mundo. Vexado porque Portugal é uma potência, nomeadamente no futebol profissional, e vexado pela gravidade do que aconteceu”.
Indignado, Marcelo considerou necessário travar a escalada [de violência]: “Se não é travada agora, então quando for, mais adiante, é por meios mais drásticos e penosos. E todos queríamos evitar isso. Para mim, uma coisa é óbvia: é que não podemos fazer de conta. Nós, portugueses, somos muito bons a fazer de conta, fazer de conta que o que é grave não é grave e que aquilo que é anormal é normal. Fazer de conta que é um caso isolado. E não há um clima como há sempre relativamente a atividades potencialmente ou alegadamente criminosas. Sobretudo coletivas”.
Também o primeiro-ministro, António Costa, foi célere a reagir ao ocorrido, afirmando que os atos de “selvajaria” ocorridos na Academia do Sporting, em Alcochete, não podiam ficar impunes, e defendendo que os comportamentos “inaceitáveis” no desporto têm de ser banidos. “O desporto é uma forma de transmissão de valores e não pode ser uma forma de promoção da selvajaria, como ontem pudemos assistir, que obviamente a todos repugna e não pode ficar impune de forma alguma”. António Costa sublinhou, ainda, que houve “uma infiltração grande no mundo do futebol de comportamentos que são inaceitáveis, que nada têm a ver com o desporto, e que têm de ser banidos. Temos de nos dotar dos meios legais necessários para banir este tipo de comportamentos e devolver ao desporto, neste caso ao futebol, a pureza própria”, defendeu.
E porque não há duas sem três, Ferro Rodrigues, presidente da AR e sócio do Sporting, apelidou este tipo de incidentes como “atos terroristas”, responsabilizou o ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho pelos acontecimentos e deixou um “É bom que autoridades judiciais, que investigam tanto o os políticos, investiguem bem os dirigentes desportivos”.
Ora, cerca de seis meses volvidos, adeptos do benfic@, vestidos de preto e encapuzados, atingiram com pedras e cadeiras um hotel junto ao Estádio da Luz, onde se hospedaram vários adeptos do Ajax.
O grupo chegou pouco depois do final da partida, em que os encarnados empataram 1-1 com o Ajax, e de acordo com o jornal holandês De Telegraaf, “os adeptos do Ajax foram surpreendidos por adeptos encapuzados no terraço do hotel, que lançaram garrafas de cerveja e pedras contra os holandeses”. A publicação adianta ainda que os “adeptos do Ajax foram obrigados a correr para os quartos” para se protegerem do ataque.
Fonte da PSP confirmou “os desatacados provocados por adeptos do Benfica”, adiantando que quando as autoridades chegaram ao local, parte dos adeptos envolvidos no incidente já teria dispersado do local. Apesar de os elementos da PSP terem alcançado alguns dos envolvidos, não houve detidos. “Os funcionários do hotel não conseguiram identificar os suspeitos”, explica a PSP.
Curiosamente, quando já passaram cerca de 15 horas sobre o ocorrido, não existem reacções por parte de quem quer que seja. Não há quem, com responsabilidades governamentais, se sinta vexado por aquilo que se passou e que corre mundo no vídeo que mostra as agressões. E, desta vez, o país não corre o risco de passar uma má imagem para o exterior e o pobre do presidente do clube ao qual pertencem esses adeptos está totalmente isento de culpas. Afinal, é o benfic@ e o seu presidente nunca soube que as claques existem.
8 Novembro, 2018 at 14:48
Agarrem numa cadeirinha e sentem-se à espera das declarações destes senhores!
8 Novembro, 2018 at 16:06
Mas escolham uma cadeirinha confortável…
8 Novembro, 2018 at 14:53
O Varandas que traga a discussão para a praça pública e que peça comentários aos filhos da puta que nos (des)governam!
8 Novembro, 2018 at 14:54
era uma boa oportunidade, sem dúvida
8 Novembro, 2018 at 15:29
Achas mesmo que isso vai acontecer?!? Muito sinceramente, achas?!? Espera sentado, infelizmente!
8 Novembro, 2018 at 15:34
Sem a cobertura mediática e, sobretudo, sem este tremendo empurrão institucional o ataque a Alcochete não teria sido diferente do ataque ao aimar, do ataque ao treino do Guimarães, do ataque ao plantel do lille ou a mais um dia no escritório no futebol sul-americano.
O fivelas foi o homem que mais ganhou com o que resultou desse processo, do ponto de vista profissional e, até no campo financeiro ganhou muito, no qual elevou em muito o seu ordenado e ainda o colocou numa posição em que tem que assinar muitos movimentos financeiros (não se comparando a mendes ou aos desertores, contudo).
Estás à espera que o fivelas vá atacar a mão que o alimentou? Em que mundo vives?
Alguém acha que, depois da suprema demonstração de poder que foi a de afastar alguém com o trabalho de BdC, algum presidente disto vai levantar uma onda que seja? Se destituíram BdC trucidam o fivelas se ele não se comportar.
8 Novembro, 2018 at 15:47
Concordo em absoluto com o primeiro parágrafo!
8 Novembro, 2018 at 15:55
Uma coisa é o contexto que levou o Varandas ao poder e o seu comportamento perante isso, outra é o que nós como Sportinguistas esperamos que o nosso presidente faça!
Reafirmo, espero que o presidente do Sporting encoste às cordas estes 3 FDP…
Se perder a oportunidade… mais pontos para o descrédito!
8 Novembro, 2018 at 16:09
Podes esperar, até, que o dótór descubra a cura para todas as doenças. Mas porquê enganares-te dessa forma?
O único trunfo dessa criatura é “não ser o BdC”. E é isso que lhe vale esta pequena mas ruidosa trupe de seguidores.
8 Novembro, 2018 at 16:22
Essa tua chamada de atençao relativa ao que o Varandas “ganhou”, ganha e ganhará é uma preocupação que tem percorrido o teu percurso enquanto Sportinguista ou só decorre dos últimos, digamos, 6 meses?
8 Novembro, 2018 at 16:39
“O fivelas foi o homem que mais ganhou com o que resultou desse processo, do ponto de vista profissional e, até no campo financeiro ganhou muito, no qual elevou em muito o seu ordenado”
És capaz de fundamentar estas afirmações?
8 Novembro, 2018 at 16:08
Ser o Varandas a fazer isso não é boa ideia.
Agora, alguém sportinguista que o faça.
8 Novembro, 2018 at 18:36
e colhões para isso????
8 Novembro, 2018 at 14:58
Quero crer que a Democracia, a Justiça e o sentido dum Estado de Direito, sempre e em qualquer circunstância se sobreponham à hipocrisia, cinismo e parcialidade.
Aguardemos pois pelo posicionamento e declarações dos órgãos públicos.
8 Novembro, 2018 at 15:01
Caricato ouvir um agente da PSP a dizer que tinham sido identificados sete indivíduos, mas que nenhum tinha sido detido porque o hotel não fez o que era preciso para que isso acontecesse. Ou seja, não apresentaram queixa. Com medo de represálias, digo eu. E assim vão continuando impunes este anormais que gostam de lançar o caos. Os governantes… acho que ouviremos algumas declarações tímidas, se o pessoal na Holanda disser alguma coisa. Por vontade deles, fsabemos que, mais uma vez, vão ficar caladinhos e apressar mais alguma sessão no parlamento para irem ver o benfas num qualquer próximo jogo de interesse na luz.
8 Novembro, 2018 at 15:46
Inacreditável….
o Hotel tem de apresentar queixa contra desconhecidos, no mínimo…
e desde quando é que a PsP precisa que alguém apresente queixa para agir em caso de desacatos?
8 Novembro, 2018 at 16:10
O Estado Lâmpianico é uma organização criminosa, que vive em clima de impunidade total, à margem da lei, contando com tentáculos em todos os sectores públicos e não só. Todo aquele que se levantar contra este grupo terrorista sofre ameaças e todo o tipo de vinganças. O mito dos 6 milhões ajuda a branquear e a relativizar os seus actos criminosos. Atę quando?
8 Novembro, 2018 at 15:01
Ó amigo… Se isto não mete os verdes e o Belzebu do casaco de cabedal ao barulho é para esquecer e enterrar!
Como o pedido de insolvência dos rabolhos amigos do Godo…
8 Novembro, 2018 at 15:05
Agora já não há problema, o Gordo Drogado já foi fuzilado, enterrado e o Sporting é um Clube de bem que não se mete em confusões porque isso dá muito trabalho aliás o Fivelas tem de dormir 8 horinhas não vá a sua saúde por água abaixo,
Enquanto isso o Panelas vai continuando a ser o Clube do Regime.
8 Novembro, 2018 at 15:11
Este episódio foi apenas uma represália pelas declarações do Dijsselbloem sobre Portugal…Costa e Centeno aprovaram, o Marcelo também que gosta de uma boa escaramuça (o Trump que o diga) e o Ferro, a menos que o assunto diga respeito a meninas de tenra idade, não tá nem aí!!!
8 Novembro, 2018 at 16:41
Meninos.
8 Novembro, 2018 at 16:41
Alegadamente.
8 Novembro, 2018 at 16:51
Sim…Alegadamente
8 Novembro, 2018 at 15:21
E agora?
Agora absolutamente nada.
Este acto ‘terrorista’ não servirá para justificar uma destituição.
Este acto terrorista não servirá como arma de arremesso contra um clube.
Este acto terrorista não servirá de assunto de conversa e assassinato público de uma pessoa.
Nada.
8 Novembro, 2018 at 15:26
Já agora:
O seu a seu dono.
Excelente escolha editorial nas fotos desta peça, Cherba.
8 Novembro, 2018 at 15:30
Uma coisa não desculpa a outra.
8 Novembro, 2018 at 15:31
Não vão dizer nada, assim como também nada vão dizer sobre:
https://www.facebook.com/2252161494823813/videos/261503831226101/?t=0
8 Novembro, 2018 at 16:12
Ou isto…
https://www.facebook.com/opolvoPT/videos/444708142724461/UzpfSTEwMDAwMDk5MzE5MDA5MToyMTgwNTI4MTU4ODY5MjMy/
8 Novembro, 2018 at 15:34
Pois a mim, amigos, o que me choca, mesmo, é que quem produziu esta pequena obra de arte tenha tido o cuidado de inserir o som dos conhecidos mil ciclos para encobrir as -, desculpem-me os mais tímidos ou mais sensíveis -, caralhadas de que aqueles inergúmenos se fizeram acompanhar. É que a mim, o que me choca não é a linguagem dessa gentalha, são as acções de uma coardia sem limites acobertada por aqueles a quem tudo isto dá muito jeito. E se no nosso Clube existir gente assim que sejam escorraçados, sem piedade. Não me esqueço que o desastre de Alcochete aconteceu no dia 15 de Maio de 2018, dia em que, por acaso, completei 62 anos de vida! Porra que é sofrer de mais por um Clube. Fora com essa gentalha! E não me venham dizer que Bruno de Carvalho instigou esses dejectos humanos a fazer o que fizeram. Não acredito! Mas se se provar que aconteceu, deixo definitivamente de acreditar na Humanidade!
8 Novembro, 2018 at 15:37
Não vão dizer nada porque não existe um jornalista de uma redacção que esteja interessada nisso, ora se ninguém fizer as perguntas incomodativas, ninguém fala abertamente sobre o tema. E pronto, passa pelo intervalo da chuva.
Digo eu…
8 Novembro, 2018 at 15:42
E há 6 meses só houve um holandês agredido… agora foram… vários!
8 Novembro, 2018 at 15:44
Agora precisamos de um SPORTING que exponha esta merda… já agora junto com o video do Centento com pressa de ir ver o benfica.
8 Novembro, 2018 at 15:45
Mas já que se fala deste caso que, no fundo não passa de uma cabala como os lampiões discípulos de césar das malas tão bem gostam de apelidar, muito me espanta que estes holandeses, evoluídos e informatizados não tivessem um telemóvel à mão para filmar as agressões e colocar no ar, na cmtv, uma hora depois. É que se estivessem a treinar ainda se percebia não terem o telemóvel consigo.
Mais estranho ainda é a cmtv, cuja sede é ali ao lado não ter lá camaras a filmar o ataque em directo.
Muito estranho. Às tantas ninguém tinha sido avisado do que ali se ia passar.
8 Novembro, 2018 at 15:49
“Às tantas ninguém tinha sido avisado do que ali se ia passar.”
Este assunto não diz respeito a Bruno de Carvalho.
Logo não é do interesse público.
8 Novembro, 2018 at 16:06
Olhe as cavalas shôtor, olhe as cavalas…
8 Novembro, 2018 at 16:13
Soubessem vocês as gargalhadas que eu já dei em frente ao computador ao ler as varandettes a comportarem-se exactamente como lampiões, a usar esse mesmo léxico, para tentar apelidar de “cavala” tudo o que demonstra gestão danosa do novo Deus, mesmo que se trate de assuntos comunicados pelo clube à própria cmvm, da mesmíssima forma que os lampiões apelidam de cavala tudo o que tem sido público sobre os seus processos de corrupção…
Há dias que só cá venho para isso.
8 Novembro, 2018 at 16:12
é gente que sabe usar o fator surpresa.
dez anos à frente dá para tudo e mais alguma coisa.
8 Novembro, 2018 at 16:22
Atrevo-me a dizer que esconderam foi logo os telemóveis, com medo de serem roubados. Olha…
8 Novembro, 2018 at 16:03
Muitas das culpas que têm a ver com estes problemas…
Agudizam-se precisamente pelo “fechar de olhos” das Entidades oficiais…governamentais e desportivas…
É ao fim e ao cabo…”!o sentirem-se donos” de tudo isto…
SL
8 Novembro, 2018 at 16:10
E não foi só isso!
Há imagens na net de policias a bater em adeptos que estavam pacifica e tranquilamente a ver o jogo…
Sempre quero ver o que isto vai dar!
8 Novembro, 2018 at 16:14
Sim, já vi essas imagens…
E “custa-me” a acreditar que ao policia tenha “batido só porque sim…”
Não estou a dizer que “acho bem” o que fez o policia…
Mas acho estranho…já haver alguém “à espera de telemóvel engatilhado”…
(De qualquer forma…nestas situações, muitas vezes “paga o inocente pelo culpado…”)
SL
8 Novembro, 2018 at 16:40
https://www.facebook.com/opolvoPT/videos/444708142724461/UzpfSTEwMDAwMDk5MzE5MDA5MToyMTgwNTI4MTU4ODY5MjMy/
8 Novembro, 2018 at 16:11
Foi um grupo organizado de adeptos, não há problema.
Hipócritas de merda.
8 Novembro, 2018 at 16:18
Que post é este Cherba????!!!!!
Então as forças de autoridade vão repor a ordem, como se pode conferir pelo vídeo, e tu vais acusá-los atos criminosos?!
Até o ministro das finanças estava impaciente para os ir ajudar…..
Todos preocupados por dar uma boa impressão do país, claro, afinal parece que andam por aí milhares de nerds num encontro lá para os lado da expo…..
PS. Tenho a impressão que se um sportinguista mata alguém a pena de morte volta a ser permitida a título excecional.
8 Novembro, 2018 at 16:20
As condições de excepcionalidade serão chamar-se Bruno e ter um apelido que rime com caralho.
8 Novembro, 2018 at 16:19
Correção ao final do texto. Onde se lê nunca soube, devia ler-se nunca sube.
8 Novembro, 2018 at 16:20
E agora nada!
O principal já foi feito, domesticar outra vez o clube bananinha.
Correu-se com o estorvo ( o dj malucão), mete-se lá o palhaço ( varandim fivelas), o futebol fica outra vez dividido entre o Norte e Carnide, e todos ficam contentes, o empresário mafioso, os abutres, o poder político, a comunicação social porca e os bananinhas.
O país já pode descansar porque tudo já está bem.
Tá tudo bem
Tu também tá tudo bem
Vamos ver si tu tá bem
bem bem bem bem bem….
https://www.youtube.com/watch?v=S6baf8BqKDI
8 Novembro, 2018 at 16:40
No pasa nada filha da puta de país. A gaja da sic teve a puta da lata de dizer que o lençol era por causa do holloween.
8 Novembro, 2018 at 16:42
Isto não é assunto para o Campo Grande Football Club.
Isto é um não-assunto.
Não há festa, não há protagonismo, não interessa nada.
8 Novembro, 2018 at 17:10
Penso que o Ajax já reportou os incidentes à UEFA… http://www.rtp.pt/noticias/pais/adeptos-do-benfica-atacaram-hotel-onde-estavam-hospedados-apoiantes-do-ajax_v1110161
Têm que se mexer lá fora, e espero que se mexam muito bem para isto virar noticia nos outros paises e serem questionados por isto, porque cá dentro ninguem se mexe.
Não foi o Semtino que quis despchar os trabalhos na AR para ir ver o seu clube…
8 Novembro, 2018 at 17:14
E vejam bem estas bestas quadradas
https://twitter.com/Dutchdaddy84/status/1060541922882793472
8 Novembro, 2018 at 17:55
Não sei se esse agente não se vai lixar.
8 Novembro, 2018 at 18:57
os holandeses ainda não perceberam contra quem é que jogaram , aliás nem nós Sportinguistas que por cá andamos á tanto tempo conseguimos perceber o poder destes anormais ! ou então percebemos … enfim , siga
8 Novembro, 2018 at 18:00
Y NO VA A PASAR NADA !
O Triunvirato da cúpula do Poder, que se atropelou para ver quem primeiro estabelecia o paralelo entre o nosso modesto Alcochete e as gigantescas Torres Gémeas novaiorquinas, foi acometido de súbita e grave afonia sazonal.
Causa na verdade espanto o facto da manada de Bois sem Nome, autora reconhecida de desacatos gravíssimos cometidos por este País fora ao longo de todas as épocas , NUNCA ter sido “CANGADA” , nem sequer identificada pela nossa super-reputada bófia, (lebre em tudo – cágado nos desmandos encornados). Por caprichos do destino, em noventa e dez % dos casos, quando chega aos locais dos crimes (que pena)……já os urubus levantaram voo!!!
Quanto à nossa prestigiada Descomunicação Sexual que deitou a mão a tudo o que é papagaio cá na terra para cobrir para o mundo 24/24 a barbárie da Academia Leonina, apanhou o comboio do tiroteio da Califórnia para distrair a parolada e encobrir com o seu manto de silêncio mafioso mais este ignóbil acto perpetrado pelos abutres da Carnilândia. Nem sequer se interrogam sobre a possibilidade de ter havido um MANDANTE!
Resta lembrar que enquanto uns lambem as suas feridas, os matadores de Rui Mendes e Marco Ficini pavoneiam-se risonhos e felizes nas fileiras dos “Adeptos auto-Organizados”
8 Novembro, 2018 at 18:03
É pá, só não vai haver declarações porque logo hoje joga o Grande Sporting e o Rodrigues convidou o Sousa e o Costa para irem lá a casa ver o jogo e fazer uma petiscada.
À hora dos telejornais dá o jogo e portanto não vão interromper as bejecas para falar aos jornalistas.
Sejamos compreensivos…
Já dizia o outro “Ah Portugal, Portugal”
8 Novembro, 2018 at 18:19
Foi o Bruno Carvalho?????
Alguem
tem a ver com Bruno Carvalho????
Então passa a frente …… Nem os SPORTINGADOS criticaram.
8 Novembro, 2018 at 18:50
Comparar com alcochete é um erro. Eram hooligans a atacar jogadores de futebol dentro do clube. Aqui são hooligans a atacar adeptos de futebol num hotel.
Os adeptos do Ajax não apresentam queixa? Que pessoas tão especiais. Bom coração. Como o keizer.
8 Novembro, 2018 at 18:53
claro que é um erro , aliás tudo o que ofenda os lampiões é um erro …
9 Novembro, 2018 at 16:37
A ver se nos entendemos: holligans atacam jogadores dentro de um clube e é terrorismo; holligans atacam adeptos dentro dum hotel e….não é nada. Ora que porra!