Hat-trick do jovem extremo na equipa de sub23 e bis do médio ofensivo ao serviço dos Juniores, um deles um incrível livre directo, são os destaques maiores de uma semana em que os Juvenis voltaram a convencer e todos os outros parecem entrar no caminho certo.

Vitória expressiva dos nossos sub19, que voltaram a contar com Diogo Brás e que com o talentoso avançado têm vindo a subir de forma. O 5-0 frente ao Vitória de Setúbal é o espelho de uma equipa que vai sacudindo as falhas das últimas semanas e tenta aprumar a forma no que falta desta Série. O primeiro lugar será, ao que tudo indica, completamente impossível, mas aumentar os índices competitivos e a qualidade do futebol praticado será essencial para o apuramento de campeão.

Bernardo Sousa (2x), Tiago Rodrigues (x2) e Diogo Brás foram os marcadores de um jogo sem história, que ficou resolvido no primeiro tempo. João Goulart e Carlos Silvas, a dupla na defesa, merecem a nossa maior atenção nos meses que se seguem.
Os Juvenis voltaram a vencer sem sofrer golos, desta vez por 3-0 frente à Naval. Bruno Tavares (ele que tem andado mais afastado da lista de marcadores mas continua a revelar um enorme potencial) Daniel Rodrigues e Paulo Agostinho selaram as contas do jogo e garantiram os fantásticos 30 pontos nos primeiros 10 jogos, naquele que tem sido um percurso incrível dos sub17 e que esperamos dê frutos no final da temporada.

juniores

Os sub23 foram protagonistas e vencedores de um jogo de loucos frente ao Vitória de Setúbal. Entre golos anulados, cambalhotas no marcador, penalties e chances perdidas, o resultado incerto até final proporcionou um enorme espectáculo e voltou a fazer soar alarmes em relação à nossa defesa.

O Sporting até começou a vencer através de um penalty, aos 50 minutos, mas pouco depois o Setúbal conseguiria dar a volta com um golo vindo de um lançamento lateral (imperdoável) e um potente remate de fora de área. Aos 83’ os nossos sub23 perdiam a partida e apareceu Elves Baldé. Dois golos em quatro minutos, com uma chance escandalosamente desperdiçada por Mitrovski pelo meio, e estava feita a segunda remontada da tarde com os três pontos a ficarem em Alcochete. Continua a ser gritante a inconsistência da equipa, principalmente a sua facilidade em sofrer golos de todas as formas e mais algumas, mas a verdade é que já nos proporcionaram jogos de alta emoção.

elves

Nesta pausa para selecções, destaque claro para a chamada em peso dos leões aos sub20 de Hélio Sousa, que por largos meses pensei que tinha perdido o telefone da Academia de Alcochete. Daniel Bragança, Elves Baldé, João Oliveira, Luís Maximiano, Thierry Correia e Miguel Luís foram chamados a defender a nossa selecção e esperamos todos que muitos possam dar sequência ao trabalho realizado esta temporada, mas integrados no contexto da equipa principal.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)