Já ando para escrever uma crónica há mais de um mês, mas de cada vez que marco uma hora para me sentar ao computador acontece qualquer coisa que me lixa o tema.

Primeiro, apeteceu-me mandar vir com o Peseiro, mas logo a seguir vieram as entrevistas do Cintra e do Varandas a deixar claro que o homem só lá ficava até se fechar contrato com outro gajo. A seguir apeteceu-me mandar vir com o pessoal que no Twitter e nas caixas de comentários deste e de outros blogs não se calam com comentários de merda como “agradeçam aos 71”. Como se não fosse possível ter uma opinião diferente sobre seja o que for sem se ser “croquette”, “avençado” ou outra merda qualquer. Mas o dono da Tasca antecipou-se e fê-lo muito melhor do que eu conseguiria fazer. Finalmente, apeteceu-me reflectir sobre a situação do BdC e sobre como votaria numa AG uma eventual expulsão (afinal de contas criou órgãos sociais paralelos sem fundamentação jurídica…). Já estava sentado em frente ao PC de mangas arregaçadas, quando a minha namorada me vem dizer que tinham prendido o homem. Foda-se, quem faz vida de cronista ou é blogger deve ter semanas de merda.

Como são ainda oito e tal da manhã e eu só entro às 9h e entretanto não me apetece começar já a trabalhar, vou escrever umas linhas sobre estes assuntos pendentes.

Treinador
Peseiro despachado. Foda-se…finalmente. Já estava farto de ver aquele duplo queixo a abanar na linha lateral. E daquele Nuno Presume, por quem tenho um embirração tão grande que no Football Manager 2019 a primeira coisa que faço é mandá-lo para a puta que o pariu. Quando contrataram o Peseiro ainda senti 5% de esperança de que se calhar iamos começar jogar bem à bola e a ter um futebol de ataque. O homem nunca foi grande treinador, mas acho que no Sporting conseguiu ser pior do que é costume. Se calhar vinha com vontade de corrigir as falhas da última passagem. Transformou o futebol de ataque numa retranqueira inqualificável. Trocou a bonomia e o “laissez-faire” por uma postura de corno armado em disciplinador. Não me sai da memória a conferência de imprensa em que ele tentou convencer os sportinguistas de que há “bons meninos da formação” (Miguel Luís, Thierry e Elves) e “maus meninos da formação” (Matheus, Geraldes e Palhinha).

Marcel Keizer contratado. Escolha surpreendente, que inicialmente me deixou um bocado surpreendido, mas que depois de algum tempo de reflexão me deixa relativamente optimista. Haveriam muitas hipóteses mais óbvias e mais seguras. Se o Varandas tivesse escolhido o treinador a pensar na sua sobrevivência (afinal foi eleito com menos votantes que o Benedito) teria optado por um treinador mais consensual, como o Miguel Cardoso, Vitor Pereira, Peter Bosz ou outro nome mais credenciado. Em vez disso escolheu um nome desconhecido. Mas parece tê-lo feito com método.

Primeiro definiu um modelo de futebol baseado na formação e fortemente apoiado no conhecimento científico. A seguir
escolheu pessoas de top para o departamento médico, departamento de scouting e para a unidade de performance. Depois escolheu um treinador que na sua opinião se encaixa neste modelo. Dizem os jornais que o futuro médico do Sporting, Dr. João Pedro Araújo terá dado boas referências do Keizer. Acho isto engraçado porque da última vez que pedimos ao médico para opinar sobre o treinador, fomos campeões com ele. Para quem não se lembra, Bettencourt e Ribeiro Telles levaram o Dr. Gomes Pereira à entrevista com o Lazlo Boloni porque ele tinha experiência a avaliar alunos na faculdade.

Malta do “agradeçam aos 71”
Eu também apoiei o BdC. Eu também votei contra a destituição. Eu também fiquei com uma grande azia depois do resultado da AG. Também tive pensamentos do tipo “agora que lixaram o clube, fiquem vocês com o Sporting…”. Eu de certa forma percebo o que vos vai na cabeça. Mas é importante que percebam que estar exposto a opiniões diferentes das vossas não vos faz mal nenhum e que se calhar até podem aprender qualquer coisa. Eu dou-vos o exemplo do Diogo Bernardo, cujos tweets eu acompanho. Ele foi das primeiras pessoas a chamar a atenção para os maus caminhos por onde a direcção de BdC se tinha metido. Discordei muitas vezes da opinião dele e fiquei várias vezes irritado com coisas que ele escreveu. Mas nunca deixei de o ler e, mais importante que isso, nunca lhe chamei nomes, nem o vilipendiei. Não quero colocar o homem no pedestal, nem dar-lhe estatuto de oráculo. Quero apenas afirmar que pessoas com opiniões diferentes das nossas…podem ter razão. E não há nada de errado com isso.

BdC
Tenho dificuldade em acreditar que um homem inteligente como BdC congeminasse um plano daqueles. Qual seria o benefício? Os jogadores já queriam sair, por isso é absurdo achar, como O Jogo acha, que ele organizou aquilo porque queria reduzir custos. Agora há que esperar que a justiça faça o seu trabalho. Obviamente que acho o timing da detenção ridículo e o circo mediático montado abjecto. Mas já vimos isso ser feito com o Sócrates, Ricardo Salgado e com outros peixes graúdos. É assim que o nosso Ministério Público funciona. Primeiro prende e depois investiga. Pelo meio e à medida que vai sendo preciso, vai dando uns leaks à CM TV.

Esta semana em vez de ser passada a discutir tácticas, a tentar adivinhar o que o Keizer quer fazer e futuras contratações, vai ser passada a falar em BdC e no impacto nos processos das rescisões. Eu, pela minha parte, tenciono não ver um único programa de comentário desportivo e evitar pensar nisto. BdC já não é presidente, o ataque a Alcochete já foi há seis meses e na pior das hipóteses teremos de pagar 6.5M aos jogadores que rescindiram. É bastante dinheiro, mas não é nada de dramático. O último exercício terminou com 16M de lucro. O valor dessa indemenização será menos de 25% do valor da maior transferência que vamos fazer no fim da época. Não é agradável, mas já temos nova direcção, temos um projecto desportivo a ser implementado e temos um caminho definido. Há que caminhá-lo sem olhar para trás.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]