Boa noite, caros consócios! Boa noite Sporting! Porque se há aqui algo que nos une nesta noite é o Sporting! Porque isto é o Sporting! Porque isto é que deve ser o Sporting!
Têm sido dois meses muito intensos. Todas as pessoas sérias, decentes, lúcidas, que conhecem o Sporting, que acompanham a vida do nosso Clube, têm a noção do desafio colossal que temos todos em cima dos nossos ombros.
E no “todos” incluo-vos também a vós, pois se amamos, verdadeiramente o nosso Clube, a missão de recuperar o Sporting é, também, uma missão de todos nós, de cada um de nós.
Têm sido dias e noites extenuantes a lidar com situações muito complicadas, muito difíceis. Muitas coisas que teremos de guardar para sempre dentro de nós e algumas delas esperar que as possamos um dia esquecer.
E, por isso, antes de mais, queria agradecer aos que estão praticamente a viver em Alvalade e em Alcochete, aos que levam trabalho para casa e que não dormem a pensar no Sporting.
Quero agradecer a todos os membros dos órgãos sociais, a todos os nossos funcionários, a todos os nossos atletas, às equipas técnicas, aos médicos, fisioterapeutas, aos seccionistas que, nestes dois meses, cientes da dimensão do desafio, no meio de todos os processos, da turbulência, do ruído, da maledicência, dos insultos, das ameaças, das birras, da histeria mediática, das detenções, das polémicas, da insanidade, não se desviaram do que lhes pedi.
Quero agradecer aos que não se queixam, aos que não pedem, nem pedincham. Quero agradecer aos que ajudam com um sorriso nos lábios. Quero agradecer aos conscientes da realidade duríssima que tivemos e teremos pela frente, mas que sem medos, sem receios, em silêncio, fortes, líderes, sem se deixarem afligir ou influenciar pelos agoirentos, com sobriedade, com máxima dedicação, têm tido o sentido de missão que o Sporting hoje precisa e que lhes pedi.
E quero agradecer, e muito, aos muitos sócios que temos sempre ao lado do Clube, sempre com o Sporting.
Quero agradecer aos sócios, aos que acreditam sempre, aos que não desesperam, aos que não desistem, aos que não vacilam, aos que não deixam de ter os pés no chão, mas que acreditam que com trabalho, com seriedade, com educação, com respeito por nós próprios e pelos outros, é possível superar os obstáculos.
A todos vós, e em nome do Sporting Clube de Portugal, muito obrigado!
Gerir o Sporting não é pensar no “agora”, não é gerir para a bancada, nem para ser popular, nem para dizer chavões, comprometendo o clube e o futuro. Já disse e repito: Não estou aqui para ser popular. Não estou aqui para agradar a estes ou àqueles. Não estou aqui para fazer favores ou para gerir em linha com o que opinion makers acham ou gostam. Não estou aqui para levar pancadinhas nas costas, ou para me dizerem que sou o maior, porque ao longo de toda a minha vida não cheguei a lado nenhum por acaso, não tenho problemas de autoestima, nem inseguranças e sei exactamente o meu valor e o valor inestimável de todos aqueles que me acompanham e que, como eu, estão aqui para servir o Sporting e não para se servirem do Sporting. Também não estou aqui para ser justiceiro, nem para apagar a história, seja ela boa ou má. Estou aqui para fazer aquilo em que acredito e com aqueles em quem confio, com aqueles em quem acredito e que ao longo das suas vidas, nas suas carreiras, nos seus trajectos, uns mais novos, outros mais experientes, deram inúmeras provas de competência e de boa-formação.
O nosso Sporting é o Clube que recebemos dos nossos avós, dos nossos pais e que queremos deixar aos nossos filhos, aos nossos netos, para que a nossa história continue.
Um Sporting que não se respeite a si próprio, não terá o respeito de ninguém! um sporting de figuras tristes, de ressabiamento, loucura, histeria, ruído, cheio de gente com sede de protagonismo para, por tudo e por nada, passar a vida, em público ou em privado, a falar mal do sporting, não merece o respeito de ninguém!
Temos de ter noção, o discernimento, o sentido de auto-crítica, de que há situações e um nível de comentários sobre o Sporting que não existe em mais lado nenhum do mundo e que isso também provoca os seus efeitos.
Quem conhece o desporto europeu, quem conhece a realidade dos outros grandes clubes europeus e os seus modelos de gestão, sabe que a paz e a estabilidade são condições básicas, e repito o “básicas”, para vencer, pois esses são factores essenciais para se poder planear, semear, estruturar, testar, treinar, corrigir, vencer. quem trabalhe e tenha tido sucesso, em qualquer coisa, seja num negócio, na sua profissão, na sua carreira, sabe que há coisas que devem ser feitas e coisas que não devem ser feitas. ao nível de clubes, seja em Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, em nenhum lugar do mundo há, tantas vezes, com tanta frequência, tanto ruído à volta de um clube como há com o Sporting. e é preciso entender, é preciso que todos, e quando digo todos… é mesmo todos… entendam… aquilo que nos faz bem, enquanto clube, aquilo que nos faz mal, enquanto clube, aquilo que nos faz mais mal que bem, enquanto clube.
E, por isso, quando me pedem palavras, quando me pedem promessas, prefiro apresentar trabalho, prefiro factos, prefiro acções.
E é de acções, de factos, que vos falo aqui hoje.
Hoje já temos um novo modelo de gestão na academia, liderado pelo Professor Paulo Gomes onde voltaremos a ser uma referencia na formação de jogadores. mas não queremos apenas formar bons jogadores. queremos formar bons jogadores que percebam e que sintam o privilégio que é vestir a camisola do Sporting.
Reforçámos o Departamento Médico com um dos mais conceituados médicos na área da medicina desportiva – Doutor João Pedro Araújo.
Estamos a montar uma Unidade de Performance que será um exemplo em toda a europa. em Janeiro chegará como coordenador dessa unidade Francisco Tavares, uma referência na comunidade científica, que já trabalha há vários anos ao mais alto nível no râguebi tendo mesmo estado num dos melhores clubes de râguebi da Nova Zelândia. para a unidade de performance fomos também buscar um dos mais credenciados sports cientist do mundo – Alireza Rabbani.
O nosso scouting teve um reforço de peso com a entrada do José Guilherme Chieira.
Escolhemos um treinador pela sua competência e não pela sua nacionalidade ou popularidade. mas não só a escolha do treinador foi pensada como também toda a sua equipa técnica. a contratação de Rodoldo é cirúrgica e essencial para potenciar o trabalho de Marcel Keiser.
Mas há mais.
Quando, há uns meses atrás, disse que era preciso conhecer a casa das máquinas, ter um conhecimento profundo do core business do clube, das actividades do clube, perceber o que é hoje o futebol profissional ao mais alto nível, não estava a brincar. estava a falar a sério. Futebol é pormenor. E cada pormenor conta.
Mas não só no Futebol estamos a preparar o futuro…
No Hóquei, renovámos com o André Girão.
No Andebol renovámos com Carlos Ruesga e Edmilson
No futsal renovámos com Panny Varela e com o nosso querido mister Nuno Dias.
Tudo isto de uma forma sã, equilibrada e em linha com o modelo de sustentabilidade transversal que defendemos para todo o Universo Sporting.
Redefinimos a grelha da Sporting TV que deve ser um canal Sporting, para sportinguistas, um canal plural, aberto, com liberdade de opinião, que não deve estar ao serviço das agendas de ninguém e que é de todos e para todos.
Estamos a trabalhar em vários dossiers e parcerias com sponsors, fornecedores, que, por motivos óbvios, e havendo negociações em curso, não podemos falar delas em público. mas o trabalho, trabalho sério, está a ser feito.
Mas há mais.
Houve quem dissesse que não iríamos ver um euro do caso Rui Patrício, mas, num processo muito difícil, muito difícil mesmo, que exigiu tempo, desgaste, paciência, tenacidade, resiliência, muito esforço e empenho de várias partes, o caso resolveu-se. e o Sporting recebeu bem mais que um euro!
Apesar da tristeza de inúmeros factos que são conhecidos de todos e em todo o mundo, apesar da vergonha, não desistimos de irmos buscar o máximo que pudermos pelo Gelson junto do Atlético de Madrid e estamos a trabalhar em soluções.
E apesar dos boicotes, apesar das cunhas, apesar das altas-traições, apesar de todas as tentativas inqualificáveis para que não houvesse Empréstimo Obrigacionista, apesar das facadas que foram dadas no coração do Sporting quando se diz, impunemente e irresponsavelmente, que a SAD está em falência ou em insolvência, apesar de todas as manobras incríveis e que jamais poderia acreditar que pudessem ser feitas para que não houvesse empréstimo obrigacionista, com os brutais prejuízos que isso teria para o próprio Sporting, apesar de tudo isso, conseguimos fazer e lançar o empréstimo obrigacionista.
E, uma vez mais, também já ouvi as vozes do costume, com as encomendas do costume, dizerem que agora o Sporting não vai conseguir vencer a batalha do Empréstimo Obrigacionista. mas vai vencer. O Sporting vai vencer também esta batalha. Vamos vencer. Haja o que houver, nós vamos ultrapassar isto e superar o que tiver de ser superado.
Às vezes, e digo isto aos que estão mais perto de mim, aos que estão na minha equipa : “Vão meter o pé, vão tentar rasteirar, vão tentar derrubar-nos, mas nós vamos ultrapassar todos os obstáculos, vamos superar tudo! vamos abanar, mas não vamos cair, nem fazer fita, nem nos vitimizar, pedindo falta ou cartão. Vamos em frente, vamos passar por eles todos, e vamos marcar golo!”
E, por fim, porque gosto de ser directo e conciso nas minhas intervenções, para concluir, queria falar-vos de: “Amor ao Sporting!”
Há vários tipos de amor. há várias concepções de amor.
Em minha casa, na minha família, fui educado e cresci com uma definição de amor. “Amar é proteger” – foi isso que me ensinaram.
E, por isso, quando ouço a frase “amar o Sporting”, o meu primeiro instinto e o instinto que deve estar em cada um de nós, é o de proteger o Sporting!
Proteger o Sporting!
Como?
Pelo exemplo. dando o exemplo.
Cuidando. Estimando. Respeitando. Defendendo. Preservando. Quem ama – verdadeiramente – o Sporting é isso que faz.
Se cada um de nós fizer isso, teremos um clube melhor, teremos um clube mais forte, mais saudável, mais digno, mais independente.
E todos nós gostamos da ideia de independência, todos nós gostamos da ideia de um clube nosso e dos sócios, forte e com vitalidade. Pois então, saibamos lutar por isso. saibamos, com actos concretos, garantir essa independência, essa dignidade.
Saibamos dar provas de amor ao Sporting, principalmente quando o Sporting mais precisa desse amor e dessa protecção.
Hoje, e nestes próximos dias, pelo Sporting e só pelo Sporting, todos têm, uma vez mais, a oportunidade de fazerem o que puderem pelo vosso, pelo nosso, Sporting!
E como?
Uma vez mais, dando o exemplo.
Estes órgãos sociais subscreverão, dando o exemplo, o Empréstimo Obrigacionista. se cada sportinguista subscrever o valor mínimo de €100 neste Empréstimo Obrigacionista, correspondente a 20 obrigações, pelo Sporting Clube de Portugal, daremos uma enorme demonstração de força ao país e ao mundo depois de tudo o que nos aconteceu. Estaremos a investir no Sporting. estaremos a investir no nosso presente, no nosso futuro.
Independentemente do investimento que já foi feito e que tem vindo a ser feito pelos institucionais neste empréstimo obrigacionista, sinceramente, confesso que preferia ver uma prova de vida inequívoca, de força e de vitalidade, da massa associativa e da massa adepta do Sporting Clube de Portugal ao país e ao mundo e gostava de ver muitos a participar, mesmo que com pouco, do que poucos a investir muito. mas esta é também a minha concepção de clube e vai em linha com o sentido de militância e de participação associativa em que me revejo.
Mas voltando ao nosso amor…
Estejam certos de que não iremos vacilar.
Não iremos vacilar. Não daremos um passo atrás. Com humildade, sabendo escutar e sentir a nossa massa associativa e respeitando sempre os sócios, todos os sócios, mesmo aqueles que discordam de nós, com a mesma firmeza com que abraçámos este desafio, com a mesma paixão com que entrámos nesta missão, defenderemos as nossas ideias e lutaremos, em cada segundo, por um Sporting mais vencedor!
Haja o que houver, Sporting sempre!
VIVA O SPORTING!
18 Novembro, 2018 at 11:14
When Drucker meets Carlos Cruz.
(antes que comece)
Janeiro está aí…
18 Novembro, 2018 at 11:15
Bla, bla, bla, bla, bla, bla, …, bla. Acredito nas cabalas, não votei neste cona mole, mas a bem do SPORTING CP vou investir no EO e acho que todos devíamos fazer o mesmo, dentro das suas possibilidades, a bem do nosso grande amor. SL
18 Novembro, 2018 at 12:52
+1
18 Novembro, 2018 at 11:19
Uma intervenção ao nível do habitual. Apelo pela união. Confesso que gosto de saber quem são os inimigos do SCP e estando identificados, não entendo porque não se dão os nomes aos bois. Uma forma diferente de liderança. O tempo dirá se a estratégia do não confronto público, será suficiente.
18 Novembro, 2018 at 11:21
Ler Verandas é diferente do o ouvir, mas prefiro muito mais avaliar as ações (umas já, outra vou ter de esperar) que ligar a palavras.
De uma forma geral acho que está a ser feito um bom trabalho, sem mediatismo. As ideias são boas, veremos os resultados.
Sobre o tema do EO, penso que teria sido importante passar a mensagem dos “100€” com mais clareza. Pode-se alegar que antes não era feito, nos outros EO isto nem foi assunto. Ok, mas isso não invalida o que escrevo.
Sem contas certas, fico com a ideia que só lá perto dos 1000€ é rentável. Menos dará sempre prejuízo. Mas se a ideia for ajudar, então encare-se com tal… foi assim no Pavilhão e ninguém se queixou.
18 Novembro, 2018 at 11:45
“foi assim no Pavilhão e ninguém se queixou.
Exacto. Ou mesmo com os apelos a comprar merchandising. Um casaco branco retro são 60€, as camisolas igual.
Vejo mais isto como uma ajuda ao Clube do que como investimento.
18 Novembro, 2018 at 14:23
Isso. SL
18 Novembro, 2018 at 12:10
No meu banco, só em comissões de “guarda”, são 24€/ano. Mais taxa de subscrição, taxa de mais-valia, taxa do carvalho que os poda…
18 Novembro, 2018 at 12:20
Aqui
http://web3.cmvm.pt/SDI/ifs/sim_obr/sim_obr_input.cfm
18 Novembro, 2018 at 12:29
Pela minha parte, obrigado
18 Novembro, 2018 at 14:29
Ajudei na Missão Pavilhão num jogo em casa, acho que contra o Estoril, após o anúncio (durante os dias anteriores ao mesmo) …
Infelizmente, foi uma vergonha, pois na Loja Verde não tinham nada preparado, depois fui às bilheteiras e … nada … Entretanto, dirigi-me novamente à loja Verde novamente e perante uma funcionária com mais idade lá consegui efectuar o meu donativo … DEvo ter sido um dos primeiros milhares a fazê-lo …
No caso deste empréstimo obrigacionista, irei novamente ajudar o Sporting Clube de Portugal, o meu SCP, o teu SCP, o nosso SCP …
Mas vou, não por causa desta ‘sonsa-monga’ nem tão pouco do restante elenco que o acompanha nesta direcção. Vou porque, mais uma vez o meu CORAÇÃO VERDE E BRANCO não me deixa sequer ter outra opção.
A esta direcção, estou como até aqui tenho dito, estou como São Tomé, ver para crer … Para já, tem um enorme problema com o que disse em campanha e o que tem andado a fazer e dizer (rescisões de jogadores e situaçãofinanceira do clube e sad À cbeça) … No entanto, ressalvo aquilo que considero importante e que tem a ver com o bem do SCP, nomeadamente:
– Miguel Albuquerque a chefiar todas as Modalidades
– Renovações com diversos atletas das Modalidades
– Criação da Unidade de Performance
– Reorganização do Scouting
– Reorganização da Academia SCP
– Despedimento do pZero
Agora, falar em Sporting TV … Por amor de Deus … Ele que explique como é que a Rita Ferro Rodrigues assume o lugar de gestora do canal … Favores a serem pagos ao hipópotamo que preside à assembleia da república e que é pai dela?
Quem é este treinador que vem para o futebol principal do SCP??? Ainda por cima pagou quase 600 mil € para a desvinculação?
Andar a reboque de um dos maiores inimigos do SCP (mendes), de mão estendida??? DEpois de tudo o que esse mafioso tem feito directa e indirectamente contra o SCP???
Discurso nada motivador que tem levado a que dezenas de milhar de sócios e adeptos se tenham afastado do clube … Ou seja, assistências em acentuado decréscimo e, pelos vistos, é para continuar …
E por aí fora …
Em suma, muitas contradições em tão pouco tempo não auguram nada de bom para o que aí vem, no entanto, e como sabemos que assim é no SCP, das duas uma ou o principio de Murphy verifica-se vezes sem conta, no entanto, o seu inverso também pode ser que venha a ocorrer … Por exemplo, o caso do futebol nesta época 2018/19, não temos jogado nada de jeito, uma miséria franciscana, mas, devido aos tropeções dos outros encontramo-nos a apenas 2 pontos da liderança, em 2º lugar isolados e com ambos os jogos por disputar contra o foicomputas … Por isso, sim o futuro pode ser melhor, eu quero acreditar que sim, mas quer os ‘flic-flacs’, quer os personagens que estão neste elenco directivo, deixam-me muito na dúvida … E, como se sabe, quando uma direcção fica dependente dos resultados … Ou corre muito bem, ou então Ciao baby …
18 Novembro, 2018 at 16:47
4K.Minimo.
Eu não subscrevo porque considero demasiado arriscado.
Não confio nesta gente.
18 Novembro, 2018 at 11:21
“…Quero agradecer aos sócios, aos que acreditam sempre, aos que não desesperam, aos que não desistem, aos que não vacilam, aos que não deixam de ter os pés no chão, mas que acreditam que com trabalho, com seriedade, com educação, com respeito por nós próprios e pelos outros, é possível superar os obstáculos …”
Votei Sporting (via Benedito…)…
Mas como sempre aconteceu com todos os Presidentes do Sporting…
Apoio “agora” o Dr Varandas…e espero poder continuar a faze-lo por muito tempo…(será sinal de que está a dirigir o Sporting no “bom caminho”…)…
Não sei se devido à idade (mas com pequenas nuances “fui sempre assim…”)…”consigo olhar” as situações…”sem me baralhar completamente…”…
O “meu Clube” é e sempre será o Sporting…mas tenho o discernimento necessário para “dar o meu apoio” a quem julgo que está a fazer um bom trabalho pelo Clube…
O que Varandas fez até aqui…nem é suficiente para lhe “dar de mão beijada” um apoio incondicional…como também também não é razão para “fazer seja o que for” para que possa errar (nunca o fiz…nunca o farei…)
Vou continuar a “dar tudo o que tenho e posso” pelo Sporting…
E “quem dá o que tem…a mais não é obrigado…”
SL
18 Novembro, 2018 at 11:30
São todas palavras muito bonitas, mas tenho algumas reticências quanto à defesa do Sporting que tanto apregoam. Não que entenda ou saiba se estão ou não a fazer efectivamente um bom trabalho na estruturação do clube, mas o mesmo tem passado por muitas dificuldades com estes processos todos, e por vezes parece que é mais cómodo deixar cair tudo o que nos imputam ou que indirectamente tem que ver com o Sporting por intermédio da anterior direcção. Até agora vi pouco em defesa do Sporting. Até o FCP o faz mais e melhor.
18 Novembro, 2018 at 11:54
Caro Barata, não é por muitas vezes se dar muitos tiros que se acerta nos alvos e se consegue melhores resultados. Varandas respondeu-lhe Vieira quando tinha de responder, foi á federação e á liga, falar com os órgãos que dirigem o futebol, alguém aqui já falou disso ?
Penso que ele está a falar nos órgãos que têm superintendência no futebol e a marcar a posição do Sporting, se vem para o exterior dizer mal deles, faz com que perca a interlocução que ganhou quando marcou a sua posição nas conversações que teve internamente. Infelizmente o futebol é uma máfia seja nacional ou a nível da FIFA ou UEFA, se vai andar a falar mal publicamente das organizações, faz com que perca capacidade de depois internamente conseguir prevalecer as suas necessidades e isto só para satisfazer Os sócios internamente, porque resultados são zero.
18 Novembro, 2018 at 13:16
O que percebi foi que ia contar tudo o que sabia da época 2015/2016… a toda a gente. Contá-la à FPF ou à Liga… é anedótico. Até parece que iria acontecer alguma coisa.
18 Novembro, 2018 at 14:08
Isso é passado. Não interessa para nada saber o que ele sabe que aconteceu pois irá abrir mais feridas. Os Sportinguistas têm de focar no futuro. Agora é preciso união. U-N-I-Ã-O.
O BdD também disse que ia denunciar a corrupção no futebol português e o que é que sabemos hoje graças a ele? Bom… muita coisa, mas isto estraga a minha narrativa, portanto, favor esquecer que este parágrafo alguma vez foi escrito.
18 Novembro, 2018 at 13:24
“Caro Barata, não é por muitas vezes se dar muitos tiros que se acerta nos alvos e se consegue melhores resultados.”
Caro Chico Faria, estou inteiramente de acordo com a sua premissa. Se há coisa em que Bdc falhou redondamente foi na compra de guerras desnecessárias, falando demais e tendo demasiada sede de holofotes. Um dia até respondeu nas redes sociais a um página fictícia do Gabriel Alves….
O problema no entanto, é provavelmente mais adensado do que falar demais ou não. Não se olvidando que existem organismos e órgãos próprios para se tratar, resolver e falar dos assuntos (do futebol, da justiça, etc, etc), o paradigma que hoje vivemos urge que se tenha uma abordagem que vá para além dos mínimos exigíveis. E digo paradigma para não falar em desconfiança nas nossas instituições, que enfim, é pelo menos ligeiramente legítima.
É que não nos podemos esquecer que o clube é duplamente vítima nisto tudo. É vítima directa enquanto actor passivo do ataque a Alcochete, e é vítima nas repercussões que esse ataque poderá ter na sua esfera patrimonial (e ainda há o Cash Ball, processo no mínimo com contornos caricatos…).
Ressalvo assim, apenas duas ou três ideias onde entendo que o clube (o Presidente à cabeça, pois claro) se devia defender melhor:
– Mesmo não sendo o Sporting que obviamente define os tipos de crimes nas acusações públicas, deveria ter sido uma posição de minorizar os problemas, i.e., ter feito alguma pressão pública para tirar alguma legitimidade ao crime de terrorismo, crime esse que é uma bomba completa nas rescisões;
– Por outro lado, assistimos a actos que em teoria também poderiam ser considerados terrorismo por parte de adeptos de clubes rivais, sem que o Sporting se manifestasse de forma concisa, colocando assim alguma pressão na Justiça (legítima, mais que legítima);
– Não me parece que tenha grande interesse em defender a sua cara no Cash Ball;
– Nem a misera defesa de uns bloggers, embora saibamos em alguns casos porquê;
Ora, só posso concluir, correndo o risco de estar errado, pois não estive nas diligências que o Presidente fez às respectivas entidades onde foi chamado e não sei o que disse, que o interesse na defesa incondicional do Sporting não é assim tanto. E nem quero falar de fivelas e vídeos que minutos depois do ataque estavam na Cmtv.
A pergunta (ou o conjunto de perguntas mas todas no mesmo segmento de ideias) mais importante mas também a mais básica é esta: quão grande é o Sportinguismo destas pessoas? Que problemas traria a vitória/derrota do Sporting nestes processos todos para a legitimação/desligitimação (pelo menos moral) da actual a anterior direcções, respectivamente? Mais vale ser tudo terrorismo e o mentor ser o Laden de Carvalho, ou não ser assim e pelo menos nas rescisões o Sporting estar com maior poder judicial/negocial?
Saudações Leoninas
18 Novembro, 2018 at 11:47
Bom discurso. Varandas pode não ter à vontade a falar para público, não é caso único, mas tenta passar a sua mensagem.
Mas mais que palavras interessam as decisões. E até agora acho que tem feito um bom trabalho no geral, com menos mediatismo menos aparições públicas, mas trabalhando para o que ele entende ser o melhor para o Sporting.
18 Novembro, 2018 at 11:49
Para quando a expulsão de sócios de José Maria Ricciardi e Álvaro Sobrinho? Não causaram já suficiente dano ao clube? Ou só interessa bater no Bruno de Carvalho?
Mais. Já que falamos em dano ao clube, porque não expulsar também o Sousa Cintra, esse velho caquético que só fez MERDA, contratando um treinador que é o ranho do futebol, pondo o futebol do Sporting a um nível paupérrimo? Sousa Cintra também desrespeitou os estatutos, porque não lhe cabia autoridade para tomar decisões que ultrapassassem a duração da comissão de gestão. Não tinha nada de despedir um treinador, contratar outro e ainda pôr-se a contratar jogadores (qual deles o maior cepo)! Agora o Sporting vai ter de indemnizar o sérvio, o Pézero, e pagar o holândes. Só aqui estão TRÊS treinadores. Eu metia um processo em tribunal para obrigar o Cintra a pagar isto!!
E ainda mais. Tenho a certeza que toda a gente notou a “coincidência” de Bruno de Carvalho e Mustafá terem sido presos na semana em que foi lançado o empréstimo obrigacionista do Sporting. E certamente também notaram que apenas um banco, o Montepio, o ter publicitado e permitido a subscrição de obrigações online. Convenhamos que é muito mais prático fazê-lo no website do nosso banco, do que ter de nos deslocar à agência, e isso pode prejudicar a operação. Registamos isto, ou não? Isto vai ter consequências, ou vamos comer e calar o que os nossos “parceiros” fizeram.
Por último, também fico muito “tranquilo” que a PJ nada tenha a ver com a investigação a Alcochete, que isto esteja a ser tratado pela Maria José Morgado, uma das personagens mais sinistras do aparelho judicial português, e que a comunicação (anti)social continue a autocensurar-se relativamente à corrupção lampiónica, enquanto pede a condenação de Bruno de Carvalho (sem provas). Este país é uma PIOLHEIRA!!!
18 Novembro, 2018 at 11:55
Cashball … outra mentira piadosa que caiu por terra!
Cada vez está direção tem menos por onde se agarrar.
O pau cada vez tem mais sebo ò Varandas!
18 Novembro, 2018 at 12:52
Clap Clap clap Clap
18 Novembro, 2018 at 14:26
Não é necessário, porque o Cintra prometeu pagar do seu bolso a indemnização ao peseiro, caso não resultasse. Gostava que Varandas o confrontasse com aquilo que disse.
18 Novembro, 2018 at 15:49
+1
18 Novembro, 2018 at 11:51
Até agora uma liderança sóbria e discreta , mas a meu ver eficaz . Gostei particularmente da arrumação que fez na Academia . Parece-me bem acompanhado (Zenha é um bom exemplo) e isso tem muita importância.
Na linha do que escreveu o Max , não temos razões para lhe erguer uma estátua , mas também não há razões para descrer na sua competência e empenho.
Força Varandas, Força Sporting!
18 Novembro, 2018 at 11:51
Ao fim de muitos anos acho que se começa a ver na prática um projecto e uma estrutura de futebol, com diversos nomes e valências já definidos.
Só gostava que nomes como Hugo Viana e Beto me dessem o mesmo nível de conforto, até pode ser que sim.
EO, toma lá €200!
18 Novembro, 2018 at 11:56
Diversos nomes???
A anterior só tinha um, vá lá, dois nomes. :))
18 Novembro, 2018 at 16:56
Para dares um donativo, não precisas de subscrever um EO.
A maior parte desses 200 euros vai para a banca e o estado.
18 Novembro, 2018 at 11:55
” Maria José Morgado, uma das personagens mais sinistras do aparelho judicial português, ”
Dizer isto de Maria José Morgado é uma injustiça tremenda. Não sei o que conhece dela mas é uma personagem honesta, integra , a quem o futebol diz zero.
18 Novembro, 2018 at 12:01
LOL
18 Novembro, 2018 at 13:17
Ai Pacheco, Pacheco…
18 Novembro, 2018 at 14:59
Funny… funny…
18 Novembro, 2018 at 15:41
Uma pessoa que eu conheço, inspector da PJ, fez parte da ‘task-force’ de Maria José Morgado …
Não há dúvida que é uma excelente profissional e que, quando começou a “vasculhar onde não interessava” foi ‘metida na jarra’ … Digo mesmo, que foi injustiçada …
No entanto, o facto de saber de certas coisas permitiu-me saber também que o marido desta douta maria josé morgado é um rabolho lãpião, e ela pelos vistos também …
Por isso, desenganem-se se pensam que algum processo contra o SCP ter ido parar às mãos desta “exilada” significa algo de bom para o nosso clube …
A observar com muita atenção …
18 Novembro, 2018 at 15:55
Concordo consigo caro sportinguista
18 Novembro, 2018 at 17:08
Saldanha Sanches, marido de Maria José morgado, faleceu de doença, salvo erro em 2010…
18 Novembro, 2018 at 18:32
Sim, mas por falecer não deixou de ser lãpião … Enquanto esteve vivo …
Ou tens dúvidas que muitas investigações contra o tRaficante orelhudo e mesmo contra a rabolhagem clube foram “metidas na gaveta” anos a fio por causa destes lãpiões da PJ e do Ministério Público …
Por exemplo, em 2008 já a PJ tinha em curso diversos processos contra o TRaficante Orelhudo, quer a nivel pessoal, quer a nivel do clube … E o que ocorreu contra ele?!? Pois, nada …
Portanto, continuem a assobiar pro lado que a ‘banda do Ali-Baba e 40 ladrões’ continua impune …
18 Novembro, 2018 at 19:08
Apenas te quis dizer que o homem já tinha falecido há 8 anos… Visto que tu disseste “…o marido desta senhora é…”. Quanto ao que na altura não quiseram investigar sobre o orelhas, não estou a par mas garanto-te que Maria José Morgado foi e é tão somente uma das pessoas mais idoneas que já passaram pela nossa justiça. Se todos fossem como ela…No entanto, parece-me que desde há algum tempo a esta parte foi colocada numa prateleira a apanhar pó. Provavelmente pelo facto de no desempenho das suas funções não olhar a quem…
18 Novembro, 2018 at 11:58
Com este porta-voz a recitar poesia estamos bem fodidos…
Obviamente que concordo com muito do que está escrito mas muito mais importante são as acções.
Não temos quem nos defenda institucionalmente, o Fivelas é frouxo…
18 Novembro, 2018 at 12:04
OFF-TOPIC
Estou a “adorar” a nova imagem do JJ. Pintou o cabelo e até meteu botox na cara, para parecer mais novo, para além da operação mediática para reabilitar a sua “reputação”. Está mesmo a caminho da Luz.
18 Novembro, 2018 at 12:04
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Varandas ganhou as eleições. E está a “compor” o Clube de acordo com a sua estratégia e o seu projecto.
Só resta esperar que resulte.
SL
18 Novembro, 2018 at 12:05
Acho que já temos todos demasiados anos a virar frangos para dar votos de confiança às cegas a quem nem nas urnas o conseguiu.
Tem muito que trabalhar, tem muito que demonstrar e, sobretudo, tem ainda muito mais que provar do que ler um discurso bonito no papel…
18 Novembro, 2018 at 12:18
Um bom discurso do qual sublinho…
“Todas as pessoas sérias, decentes, lúcidas, que conhecem o Sporting, que acompanham a vida do nosso Clube, têm a noção do desafio colossal que temos todos em cima dos nossos ombros.”
“Gerir o Sporting não é pensar no “agora”, não é gerir para a bancada, nem para ser popular, nem para dizer chavões, comprometendo o clube e o futuro.”
Obviamente, se fossemos ver pela amostra que é a Tasca, metade dos adeptos/sócios não perceberiam nada disto!
Esta Direcção está a fazer o seu caminho. Um caminho difícil na vertente futebol pois implica uma mudança de 180º ao que foi feito na ultima década, ou mais! Finalmente não se pensa só no “agora”. Já se pensa no “agora” mas a olhar para o “amanhã”.
Foi uma pena não se ter mudado o treinador em 8 de Outubro mas, provavelmente, ainda não tinham encontrado o treinador com o perfil que queriam – só vejo essa justificação.
Nas modalidades a coisa é mais na continuidade – foi feito um trabalho muito bom pela anterior Direcção e deve ser continuado, melhorando onde for possível.
Não posso deixar de comentar, fora do discurso, que passaram 6 meses e não foi feita nenhuma acusação ao André Geraldes no caso Cashball. Não querendo dizer que o caso está arrumado, é sem dúvida mais uma boa noticia para o Sporting – e para o André Geraldes que pode voltar a trabalhar sem problemas.
18 Novembro, 2018 at 12:21
sobre isso do treinador, no outro dia li uma referencia de Maduro, antigo jogador holandes, que está na estrutura do Ajax, a dizer que por volta de dessa altura( 8 de Outubro), o Hugo Viana lhe tinha ligado a pedir informações sobre o Keizer( eles tinham jogado juntos em Valencia) e que a partir dai começou a observar jogos dele.
18 Novembro, 2018 at 12:53
Pois, só posso entender como ainda não tinham definido o alvo a atacar, porque era mais que evidente que o Peseiro nunca nos levaria a nada de positivo! Até um puto de 12 anos já tinha percebido isso, tal a pobreza franciscana do nosso futebol, principalmente com os ucranianos e em Portimão!
18 Novembro, 2018 at 13:03
Glup Glup glup Glup
18 Novembro, 2018 at 14:05
Tru.
18 Novembro, 2018 at 15:01
O teu contributo é sempre o de um peru!
É o que dá veres-te negro para fazer um raciocínio…
18 Novembro, 2018 at 15:22
Dia 24 espero um bom contributo de um peru.
18 Novembro, 2018 at 12:38
Já referi noutro post que gostei do discurso e há muita verdade no seu conteúdo.
Ao contrário de muitos não penso que a eloquência seja assim tão importante. Importante é ter profissionais capazes que assegurem qualidade nas suas áreas e FSZ, por exemplo, até o momento não me tem desiludido.
A próposito: https://comquemsporting.blogspot.com/2018/11/argumentos.html
Este também é interessante: http://misterdocafe.blogspot.com/2018/11/os-indicios-que-levaram-detencao-de.html
18 Novembro, 2018 at 12:40
Em saboroso OFF:
Iniciados
Lanternas.1 SCP. 2
Estamos em primeiro lugar
Parabéns, miúdos.
18 Novembro, 2018 at 12:45
Não é por vencer o Carnide, mas temos boas fornadas na academia.
Ou seja nem tão maus como alguns querem fazer crer nem a hegemonia que outrora detivemos.
18 Novembro, 2018 at 12:51
Por acaso só mais um facto de ontem os sub 19 de Portugal golearam por 5-1 com 3 golos de sportinguistas.
https://maisfutebol.iol.pt/selecao/torneio-preparatorio-da-uefa/sub-19-portugal-goleia-armenia-com-segunda-parte-de-luxo
18 Novembro, 2018 at 13:06
Epa, acho que nunca tivemos hegemonia nenhuma..
Aliás até acho que uma grande parte de craques saídos da academia nem foram, por exemplo, campeões de juniores.
Não insisto muito nisto mas é a ideia que tenho de discussões já há alguns anos, noutros tascos
18 Novembro, 2018 at 13:12
A geração do Figo foi campeã apenas uma vez, se não me engano.
Títulos são giros, mas o que vale é “fazer” jogadores.
Ja o aproveitá-los, sempre fomos fraquinhos.
18 Novembro, 2018 at 13:14
O problema sempre teve na visão de mercado.
Temos formação, mas falta jogadores de qualidade a acompanhar os putos…
18 Novembro, 2018 at 13:27
E falta deixar de achar que um puto sul americano de 18anos está mais preparado que um puto de 18anos da Academia
18 Novembro, 2018 at 17:11
Vice-versa.
18 Novembro, 2018 at 13:39
Isso, estabilidade nos plantéis, continuidade nas apostas,…
18 Novembro, 2018 at 14:36
Verdade. Ideia concebida errada. Confundiu se hegemonia nas camadas jovens em títulos com aproveitamento aqui e ali na equipa sénior.. O que era novidade face a fcp e slb. Quando um jovem tinha mais talento e nós punhamo-lo a jogar na equipa principal. Para mim era e foi sempre so isto. Maior liberdade para os criativos jogarem e criou se esta reputacao o que atraiu muitos jovens a ir para o scp. Era so esta a diferença.
18 Novembro, 2018 at 15:07
Tanto tiveste hegemonia que a selecção campeã da Europa tinha 13 – em 22 – jogadores formados no clube. Portanto, mais que todos os clubes juntos.
Muita da discussão está no se o mais importante e significativo é ser campeão na formação ou se é formar jogadores para serem aproveitados na equipa principal.
Eu defendo que 60% a 70% é formar jogadores e 40% a 30% é ser campeão na formação. Mas há quem defenda o contrário.
18 Novembro, 2018 at 12:57
Acredito que dos iniciados para baixo já haja um trabalho melhorado – em termos de talento individual – em relação ao que se fez nos anos anteriores – que são hoje juvenis, juniores e sub23. E nos juvenis temos um excelente técnico que melhora muito os jogadores e as equipas que passam nas suas mãos.
18 Novembro, 2018 at 12:46
Bom discurso. Até agora estou a gostar da maioria das decisões desta direção. Não me importa que Varandas não tenha a veia política para discursar em público . Quero boas ideias , um rumo e resultados práticos.
18 Novembro, 2018 at 12:58
” Não me importa que Varandas não tenha a veia política para discursar em público . Quero boas ideias , um rumo e resultados práticos.”
+1
18 Novembro, 2018 at 12:50
Isto foi escrito pela anterior direção?!
Quase que parece….
18 Novembro, 2018 at 12:59
Na volta o Varandas pediu ao Bruno para lhe escrever o discurso… 🙂
18 Novembro, 2018 at 13:08
Se não entendeste, não te vou explicar
18 Novembro, 2018 at 15:09
Entendi!
Era uma piada…
Se não entendeste não te vou explicar! 🙂
18 Novembro, 2018 at 13:23
Mas teria a sua piada.
Eu, cabalista confesso, gostaria mesmo desta cabala.
Varandas está feito com BdC.
Ambos engendraram este plano em que varandas age como infiltrado para expor os verdadeiros inimigos dentro do Sporting.
Faz de conta que alinha com sobrinhos e outros umbiguistas para depois agir como cavalo de Tróia levando a avante o mais importante, a recompra das vmoc e a maioria absoluta e definitiva sobre a SAD.
E daqui a uns anos o plano é acabar com a SAD e a treta do clube empresa.
Este plano e esta aliança foram congeminados quando BdC e varandas (grande sportinguista que etsa disposto a enganar o irmão e o sócio deste pelo bem do SCP) perceberam que mais grave do que as nádegas e em especial o EL como impeditivo do crescimento do Sporting, era dentro do próprio Sporting (“sportinguistas ” umbiguistas, aka sportingados e accionistas) que estavam os maiores inimigos a esse crescimento.
Pouco a pouco foram dando forma ao plano em que varandas simulação ser anti bruno e a coisa funcionou pois foi convidado para encabeçar uma lista ainda antes de haver eleições.
Aqui chegados BdC e varandas deixaram seguir o plano dos inimigos internos do Sporting que culminaram com a destituição e consequente subida de varandas ao poder.
O que eles não sabem (os maus) é que varandas é na realidade um agente duplo.
Mais umas semanas tudo será exposto e bdc e varandas serão elevados à condição de heróis sportinguistas.
Esta era a cabala que eu gostava de ver confirmada.
Infelizmente, só partes desta história são reais
18 Novembro, 2018 at 13:40
Fazes bem.
A cabala é rica em ómega 3.
18 Novembro, 2018 at 13:49
Por isso é que a Madonna é fã
18 Novembro, 2018 at 15:23
Uma cabalona.
Agora transformada em cougar.
18 Novembro, 2018 at 13:00
Ler todos sabemos ler.
Temos q aguardar plo trabalho ,ja sabemos que a cabala existiu e que se formou umnovo Sporting.
Ja sabemos q temos pavilhao e estadio vazio ,grande maioria dos sportinguistas nao se reveem neste presidente e ba forma como tomaram o clube de assalto,aos sportinguistas so nos resta esperar para ver o q realmente esta a ser feito e se bem feito.
No final da epoca sera feita uma analise mais objetiva agora uma coisa é certa ele q nao arrepie caminho q corre o risco de ter 10000 a assistir aos jogos e 200 no Pavilhão.
Os sportinguistas neste momento perderam grande parte da chama q tanto tempo levou bruno Carvalho a acender.
18 Novembro, 2018 at 13:10
Lindo discurso. Agradável de ler. Provavelmente mais agradável de ler do que de ouvir, mas com isso posso eu bem. Entendo e suporto as ideias fundamentais. União, progressão. É um facto que os inimigos externos muito dificilmente poderão ser enfrentados enquanto os inimigos internos se mexerem desta forma. Agora não cometam o erro de pensar que os inimigos internos são aqueles que não aceitam a forma como a direccao anterior foi destituída. Isso seria de uma burrice sem limites. E burros até dizer basta já muitos Sportinguistas foram, como o cashball e outras cagadas similares se vão encarregando de demonstrar.
Está enganado, Varandas, se pensa que vai poder manter-se nesta posição de equilibrista muito mais tempo. Vai ter que clarificar a sua posição quanto às diferentes correntes de Sportinguistas. Tem muita coisa para explicar aos 29%. Não basta dizer que quer um Sporting plural e com uma soprtingtv para todos (já agora, podia explicar porque correu com todos os Sportinguistas que colaboravam com a Sportingtv). São necessários atos. Ainda não o vi a demarcar-se claramente das acusações cashball e ao ex-presidente. Há muitos Sportinguistas à espera de ver o que vale este presidente também em relação à sua memória. Ele estava lá em 2013. Ele sabe o que BdC fez pelo Sporting. Fico à espera.
Quanto ao EO, deveria começar por se interrogar como é que BdC convenceu os Sportinguistas a contribuir para o pavilhão. Eu não hesitei em dar 150 euros para o pavilhão mas, para já, não tenciono investir no EO. Porquê? Por uma questão de confiança. A confiança que BdC soube inspirar-me e que Varandas não é capaz de inspirar. Quem sabe nas próximas AGs o Varandas age de forma inspiradora de confiança para os Sportinguistas. É que 29% ainda é um número razoável. E, curiosamente, começo a ficar com a ideia que é precisamente nesses 29% que reside os Sportinguistas mais mobilizados e mobilizadores.
SL
18 Novembro, 2018 at 13:43
Presumo que os mais militantes…
18 Novembro, 2018 at 15:12
Certo
18 Novembro, 2018 at 13:10
Bom dia malta.
“Gerir o Sporting não é pensar no “agora”, não é gerir para a bancada, nem para ser popular, nem para dizer chavões, comprometendo o clube e o futuro. Já disse e repito: Não estou aqui para ser popular. Não estou aqui para agradar a estes ou àqueles. Não estou aqui para fazer favores ou para gerir em linha com o que opinion makers acham ou gostam. Não estou aqui para levar pancadinhas nas costas, ou para me dizerem que sou o maior,…”
“Também não estou aqui para ser justiceiro, nem para apagar a história, seja ela boa ou má. Estou aqui para fazer aquilo em que acredito e com aqueles em quem confio, com aqueles em quem acredito e que ao longo das suas vidas, nas suas carreiras, nos seus trajectos, uns mais novos, outros mais experientes, deram inúmeras provas de competência e de boa-formação.”
“Um Sporting que não se respeite a si próprio, não terá o respeito de ninguém! um sporting de figuras tristes, de ressabiamento, loucura, histeria, ruído, cheio de gente com sede de protagonismo…”
Destaco esta parte do texto.
Podia ter sido eu a escrever.
Quem o escreveu, parece saber aquilo que é e tem que ser o Sporting.
Parece-me que o Fred. Varandas esta bem acompanhado.
Quanto ao resto das promessas.
Estaremos cá para analisar.
Falar e escrever texto’s é fácil, na prática vamos ver.
Para já gostei e tenho gostado do trabalho.
Tirando ali o mau momento nas modalidades e o Peseiro, penso que no geral podemos estar satisfeitos.
18 Novembro, 2018 at 13:17
Votei em J Benedito e continuo a pensar que perdemos a possibili-
dade de ter um Presidente em que a maioria dos votantes se reviam a que acresce o facto de serem provavelmente aqueles que mais vivem o clube, pela idade que tem. Teve mais 11,7 % de votantes mas menos votos porque os 20 % mais velhos viraram os resultados,devido ao sistema que recompensa a fidelidade de forma excessiva. As regras eram essas e Varandas é o Presidente
legitimo.
Num breve balanço à sua accão:
-Apoio acções que tem levado a cabo nas Modalidades e o
esforço que está a fazer para melhorar a estrutura do futebol, tenho boas expectativas para o desempenho de Francisco Salgado Zenha e Miguel Cal porque tem capacidade técnica e experiência em Instituições de referência para um bom desempenho.
-Sou frontalmente contra as negociações com clubes que nos desrespeitaram e por levar atrelado J Mendes, agente aliado do
rival e que é um sanguessuga para o Sporting.Os lampiões conseguiram meter a raposa no nosso galinheiro. Com J Mendes e a LPM não precisam de mais para saber tudo o que se passa no Sporting. O negócio do RP foi ruinoso para o clube e o de Gelson vai ir pelo mesmo caminho, basta ver as noticias plantadas pelos
amigos do JM para preparar esse caminho
Temos gente altamente qualificada a tratar do assunto e Varandas em vez de dar-lhe força, está a fragilizar a nossa defesa e a encher os bolsos a JM que, diz-se, foi o instigador das rescisões.
Também aguardo:
– uma accão forte contra os criadores do Cashball, agora que formalmente se ficou a saber aquilo de que já
se suspeitava : novela produzida e realizada pelo CM. Resta saber quem financiou mas talvez não seja difícil…
– A reafirmação de que retoma o negócio de compra das VMOCS porque é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada
O Sporting não pode deixar cair o assunto sem reacção depois do enxovalho a que foi sujeito.
18 Novembro, 2018 at 13:24
Varandas não tem carisma absolutamente nenhum. E isso não é culpa dele. São maneiras de ser. Não há quem lhe dá umas aulinhas de discursos para massas?… Vamos continuar a ter mensagens boas com oratórias que distraem do conteúdo. E se um era “arruaceiro” mas conseguia arrancar aplausos a quem estava atento ao conteúdo, atualmente temos um “panhonha” que não motiva ninguém. Não é desrespeito, é uma constatação. Das duas uma: ou melhora o discurso, ou que se emitam comunicados, que, aí ao menos, cada qual os lê para si com o estado de ânimo que melhor lhe aprouver. Isto assim não é nada.
18 Novembro, 2018 at 13:50
Ana, o carisma não se compra, não se vende. Simplesmente as lideranças nascem connosco, ou temos ou não temos é inato. Já depois saber lidar e ser líder é bem diferente e o Fivelas não é líder, não tem carisma nem nunca vai ter. Será sempre e tão só o Fivelas.
18 Novembro, 2018 at 14:22
Mas a comunicação trabalha-se.
18 Novembro, 2018 at 16:33
Trabalhar um gajo como o Varandas são muitas horas…
Horas que tens de tirar a outras coisas! 🙂
18 Novembro, 2018 at 16:32
Pegas em carisma, se líder e ser um comunicador, metes tudo no mesmo saco e achas que já está!
São coisa diferentes. Muito diferentes.
Varandas é um mau comunicador. Ponto!
É só este o problema dele.
Bruno ganhou o carisma que teve porque é uma pessoa com “à vontade” perante as câmaras e por ter tido um discurso contra o sistema que agregou os adeptos. Estar “à vontade” perante as câmaras é diferente de ser bom comunicador. E Bruno não era um bom comunicador, tanto que sempre se criticou o seu discurso. Um bom comunicador passa a sua mensagem e o Bruno muitas vezes não o fazia – em assuntos muito relevantes – exactamente porque não era um bom comunicador mas simplesmente estava “à vontade” em frente aos microfones.
Há quem não seja bom comunicador mas tenha boas ideias e saiba liderar um projecto. Lideram pelas ideias, não pelo discurso. Até porque um discurso pode não ser nada, não passar disso, ou nem ser na direcção certa.
Este ataque ao Varandas, que a maioria das “viúvas” aqui fazem sempre que podem – todos os dias – é tão triste como quem anda aqui com o Varandas ao colo, como se tivéssemos descoberto a lâmpada do Aladino!
Esta Direcção ganhou as eleições – legitimas, como os tribunais têm demonstrado – e apresentou uma ideia para o Clube que está a tentar pôr em prática. É cedo para criticar ou até para elogiar.
Esta Direcção apresentou o seu projecto desportivo assente em 2 ideias: manter o bom trabalho nas modalidades e melhorá-lo dentro do possível; alterar por completo a forma de trabalhar no futebol, desde a formação à equipa A.
É isso que tem estado a fazer – por mais que algumas alminhas continuem a dizer mal! Goste-se, ou não, estão a cumprir com o programa. Agora é esperar que as escolhas tenham sido acertadas e que os resultados apareçam.
No resto também estão a trabalhar, como se tem visto.
O caso das rescisões tem hoje um contexto algo diferente do que existia em Julho e Agosto. Funcionários do Sporting foram formalmente acusados de envolvimento nos acontecimentos de Alcochete – bem ou mal isso interessa pouco nesta altura – o que muda um bocado a maneira como se tem de abordar o tema. O que antes era uma “quase certeza” é hoje uma dúvida – a não ser para os fundamentalistas de que o mundo se juntou para dar cabo do Bruno de Carvalho – ainda que muitos, como eu, continuem a achar que a anterior Direcção nada teve a ver com a estupidez que foi o ataque à Academia.
O EO está em andamento, apesar de todas as dificuldades que se lhe colocaram e colocam. Apesar das dificuldades, esta Direcção conseguiu levar isto em frente. Esperemos agora que corra bem.
Resta a Nova Reestruturação Financeira – e chamo-a assim porque é diferente da anterior (2013/2014) e feita a partir de uma nova negociação entre as partes. Já aqui dei uma ideia do que se passa – que me fez novamente ser acabado por algumas viúvas!
Há efectivamente movimentações contra a realização dessa NRF. E um dos sinais evidentes é que em vez dos 60M€ que originalmente ia ser o EO – cerca de metade disso era já para a compra das VMOCs, a que se juntaria o dinheiro da conta que já existia para esse efeito e parte do dinheiro da venda de jogadores – esse valor passou a ser só os 30M€ necessários para pagar o EO anterior – o que me leva a supor que, pelo menos para já, a ideia dessa NRF fica suspensa.
Finalmente, ao contrário do que é afirmado aqui – e não só – por muitas das viúvas, o Sporting não está nas mãos do Jorge Mendes. Foi Bruno de Carvalho quem PEDIU AJUDA ao Jorge Mendes para vender o Patrício – e também já aqui falei de que considero isso um erro de palmatória inexplicável! Foi o marreta Sousa Cintra que fez depois uma aproximação à Gestifute através do processo do Patrício e procurou que ele ajudasse noutros processos (especialmente no do Gelson) por ter boas relações – obviamente que tem! – com os clubes para onde foram os jogadores.
Esta Direcção limitou-se a seguir os processos que estavam em andamento – Wolverhampton e At. Madrid – mantendo as mesmas pessoas a trabalhar nos mesmos. Chegou-se a acordo com o Wolverhampton – que seria sempre um mau negócio para nós, do meu ponto de vista – e esta-se a tentar chegar a acordo com o At. Madrid – só saberemos se é um bom negócio ou não no futuro porque nesta altura, não só depende dos valores que estiverem sobre a mesa, como depende do desenrolar do processo Alcochete!
Os outros 3 processos estão parados – foram feitas as queixas na FIFA que tinham de ser feitas – e não há qualquer tentativa de acordo para já – até porque as posições dos clubes são completamente opostas.
Como se vê, o Mendes esteve no caso do Patrício – onde começou a pedido da anterior Direcção – e está no caso Gelson. Não está em mais caso nenhum! Nem esteve na contratação do novo treinador, contrariando a retórica das “viúvas” aqui na Tasca – e não só!
A minha posição quanto ao Mendes – para que não hajam duvidas – é que se deve evitar fazer negócios com ele mas não é preciso andar a dizer mal dele a toda a gente. Deve-se manter uma relação cordial – um quase “bom dia” e “boa tarde” – e tentar funcionar sem recorrer a jogadores seus. No entanto, se quisermos muito um (bom) jogador que é seu, não devemos deixar de fazer negócio desde que se salvaguarde os nossos interesses.
Aliás, eu defendo que não se deve trabalhar preferencialmente com um determinado empresário mas sim com os empresários dos jogadores que nós queremos.
18 Novembro, 2018 at 13:51
Ana desculpe-me mas a sueca não o acha nenhum panhonha e olhe que ela tem grande pedalada.
18 Novembro, 2018 at 14:31
Grande garanhão, o nosso presidente. Já fico mais descansado…
Enfim, é o país que temos…
18 Novembro, 2018 at 21:22
A sueca que, por acaso, já nem está com ele…
19 Novembro, 2018 at 13:19
Espectáculo, ó Chico. Estiveste a ver os Malucos do Riso?
18 Novembro, 2018 at 15:16
“Vamos continuar a ter mensagens boas com oratórias que distraem do conteúdo.”
LOL
Depois de 5,5 anos de oratórias do Bruno vires dizer isto é de colhões d’aço!
18 Novembro, 2018 at 17:14
És tão otário, com tanta pressa de lolar, que és capaz de ler uma frase, transcrevê-la e lolar mesmo estando de acordo com ela, embora não o saibas porque não percebeste.
Passo a explicar, não te vá dar outra lolada com a boca cheia de pipocas e engasgares-te.
Ora vamos lá…
“Vamos CONTINUAR”. Lê lá outra vez só estas duas palavras, para não te distraíres com o resto da frase, que nem é muito comprida, mas pronto. A diferença está no ES-TI-LO. Percebes agora? A mensagem não passa para quem está atento ao estilo. Só se repara no arrueiceirismo ou na panhonhice. Sendo que entre um e outro… é uma questão de gostos. Mas o essencial continua a falhar: a mensagem.
18 Novembro, 2018 at 15:55
Já antes se falava no conteúdo vs forma. O conteúdo estava lá antes e a forma era a errada, agora o conteúdo continua a estar presente e a ser importante e a forma continua errada. 2 presidentes o mesmo problema
18 Novembro, 2018 at 16:35
A diferença é que a ana não deu por isso durante 5,5 anos e agora em 2 meses achou o problema!
18 Novembro, 2018 at 17:16
F*da-se que és desonesto à brava. Vai ler os meus comentários de há ANOS para cá. E vou voltar a ignorar os teus comentários, porque tu és desonesto, ponto.
18 Novembro, 2018 at 13:29
off muito importante para o nosso Andebol
Ao intervalo o Silkeborg vence o Presov 17-14, se o Silkeborg vencer, estamos a uma vitória contra do Besiktas de ficar entre as melhores 16 equipas da Europa este ano, o que é um feito inédito graças a um trabalho fantástico de vários anos do Andebol do Sporting.
Para quem quiser acompanhar está aqui
http://www.ehfcl.com/en/men/matches/201911020102135/Bjerringbro-Silkeborg_vs_TATRAN_Presov
18 Novembro, 2018 at 13:33
e esta a dar em direto na sporttv 3
18 Novembro, 2018 at 13:35
Um presidente à altura da maioria dos adeptos sportinguistas.
Isto não é um elogio
18 Novembro, 2018 at 14:06
😉
18 Novembro, 2018 at 14:42
Ocorreu-me agora uma constatação curiosa: os 3 grandes têm neste momento à sua frente pessoas que encarnam na perfeição o espírito e valores das coletividades que lideram. Pobre futebol tuga. Pobre Portugal…
18 Novembro, 2018 at 16:36
Deves ter uns 2 metros…
19 Novembro, 2018 at 13:21
Top comment.
18 Novembro, 2018 at 13:35
Entretanto jogo muito equilibrado entre o Silkeborg e o Presov.
19=
18 Novembro, 2018 at 13:43
Discurso do fivelas: poderia ter discriminado quanto recebemos pelo Ru Pív. Os acordes do seu canto de sereias para chicos farias são conhecidos, mas todos sabemos que o $ só o deixa brincar aos futebóis. Fala da reestruturação financeira e não te queixes da cabala Fguegue. Ao contrário das escassas e sortidas vagandettes, eu nunca sabotei o SPORTING e vou empandeirar mais trocos no EO – porque é o meu Clube, o único objecto da minha lealdade incondicional neste planeta.
Notícias sobre o Cashball – é claro desde o início que era jogada pelo menos parcialmente rabolha, inclusivamente pré anunciada pelo azeiteiro das Malas – para abafar os emails de 18 de Maio (onde se descobriu, por exemplo, que havia um tipo do Supremo – já jubilado, creio eu – que se punha ao dispor dos rabolhos por intermédio do azeiteiro arguido Gonçalves) e perturbar a decisão dos vários campeonatos das modalidades; aqui, correu-lhes Mal, eh, eh, eh. Foi imediatamente descoberto com a retratação do delator, completamente abafada pelo ruído daquilo que se seguiu à invasão.
Depois do «buraco financeiro» e dos «resultados da auditoria», negados por ESTA direcção, continua a história da «Crise na Formação!!!». Nos sub 19 e 20 é irem ler as fichas de jogo, os do escalão superior são a maior expressão da manipulação rabolha das convocatórias dos últimos anos e o melhor é o TRAIDOR r. leão, no jogo de ontem estavam 5 da nossa lavra, 3 de marca rabolha e 2 andrades (mais o vesgo). Ainda entraram um nosso (que deu a volta ao jogo e foi o melhor na 2ª parte) e um trolha simbólico rabolho (o «dono do lugar», eh, eh, eh), só mesmo para queimar tempo, além de Guerreiro. Ninguém com um mínimo de juízo nega que o Sanitas é e foi ontem o Patrão daquela equipa, coadjuvado pelo Fonte e pelo Pato. (Mais uma vez a supermaiorestrela anã dos rabolhos não fez um cesto da gávea e jogou o jogo todo para nada). Hoje, os Leões Iniciados mandam-vos ósCUloS.
O amarelo de Merlim: acho que fui o primeiro a mencionar isso: o regulamento não é claro mas teleologicamente é aplicável e o Mago deverá ficar de fora. A) o cartão em si foi exagerado e ridículo. B) Não acho que devam rolar cabeças: o regulamento é equívoco como já escrevi e Merlim fez a falta enquanto lutava para garantir a vitória e a margem de golos que nos permite empatar e passar. C) Além do jogador não estar em grande forma, isto teve o mérito de encher a rabolhagem de ‘confiança’. Confiança tenho eu no Nuno Dias para dar a volta táctica a isto e em todos os restantes jogadores dos TRICAMPEÕES.
18 Novembro, 2018 at 14:29
Caro Antão, acima dos discursos que eu não passo cartão nenhum é os resultados, veja lá se no espaço de 2 a 3 anos ele organiza o clube e é campeão nacional em futebol, como também se pode dar o inverso, se formos vivos e Deus queira que sim cá estaremos para analisar.. Um abraço
18 Novembro, 2018 at 16:12
Resultados? Então não percebo porque é que não lhe li uma linha quanto ao roubo do Derby de Maio em Alvalade (com VAR e tudo), pois uma vitória nesse jogo teria garantido a exclusão dos Rabolhos da CL ou àquele da final da TdP, com o 0-2 precedido de falta CLARA (com VAR outra vez).
2 ou 3 anos? Optimismo (seu…)
18 Novembro, 2018 at 18:26
Caro Antão, percebo o que quer dizer, mas acima da culpa dos jogadores é o treinador e acima do treinador é a Direção, que é a responsável máxima por tudo o que de bom e mal se passa no clube. Em caso inverso do futebol temos as modalidades e o pavilhão, obras e trabalhos muito bem gizados pela anterior Direção. O que interessa hoje é ganhar o futsal.
18 Novembro, 2018 at 13:48
“Francisco Geraldes pode regressar já ao Sporting
Varandas está a tentar o regresso antecipado”
Ver para crer.
18 Novembro, 2018 at 15:53
+1 aqui!!!
E o TRAIDOR b fernandes no banco …