Neste fim de semana, a onda de resultados positivos vivida por muitas das nossas Modalidades (Rugby Feminino Sénior, Andebol Masculino Sénior, Vóleibol Masculino Sénior, Hoquei em Patins Masculino sénior, Futsal, entre outras) acabou por se estender, com maior ou menor brilho, a todos os escalões do nosso Futebol Feminino que foram chamados a competir.
Curiosamente, o resultado mais brilhante até acabou por ser obtido pelo escalão que ainda não tinha logrado vencer (por competir em condições de dificuldade extrema, sempre contra equipas de rapazes e com média de idades 1 a 2 anos mais velhas): tal como vaticinei no último post, as nossas meninas iam agora começar a obter vitórias. E as pequenas leoazinhas não fizeram por menos: foram, no sábado, ao Campo Sintéctico da Lapa ganhar ao Caneças por expressivos 0-8 com golos de autoria de Lara (2), Maisa (2), Cíntia, Inês Fonseca, Rita e Maria Chaves. No mesmo dia, as nossas Juniores sub 19 (em teoria, porque a média de idades não chega aos 17 anos), deslocaram-se ao Estádio Municipal de Alcobaça, para bater o Ginásio local por 0-6, tendo marcado Nicole Araújo (ataque, 16 anos, 1.58m – 2 golos), Beatriz Conduto (ataque, 18 anos, 1.66m – 1 golo), Laura Silva (defesa, 17 anos, 1.66m -1 golo), Margarida Caniço (ataque, 15 anos, ?m – 1 golo) e Barbara Lopes (meio-campo, 16 anos,?m -1 golo). Também para 17 de Novembro estava agendada para o Campo nº 6 do Estádio Universitário de Lisboa (nossa casa emprestada) a partida entre o Sporting e o CAC (Clube Atlético e Cutural), que ficou adiada para data ainda não calendarizada.
Já no Domingo, dia 18, realizaram-se 2 partidas, ambas às 15 horas: as Séniores receberam no Aurélio Pereira a equipa do Clube Albergaria que terminou com o tangencial resultado de 1-0 a nosso favor, com um golo de Carlyn Baldwin (meio-campo, 22 anos, norte-americana, 1.59m; pela 2ª vez decisiva na conquista de 3 pontos); a Equipa B, recebeu no Campo nº 5 do Estádio Universitário de Lisboa, a equipa do Sintrense (3º classificado) e venceu por 4-0.
Grave, MUITO GRAVE, na minha opinião, é o facto de o site oficial da FPF, no link/página de uma “SUA” competição (o Campeonato Nacional da 2ª Divisão), ao fim do dia dessa competição não incluir o resultado do jogo Sporting CP-SU Sintrense; esta omissão torna-se ainda mais grave, porque o referido site oficial, no mesmo link/página fornece os resultados das outros 3 partidas do mesmo Grupo (Torreense-Ponte Frielas; CP Pego-GD Os Vidreiros; Damaiense-Benfica) incluindo até as respectivas fichas de jogo (onzes iniciais, suplentes – com fotos -, substituições, equipa de arbitragem, treinadores e eventos do jogo como os momentos e intépretes de cartões e dos golos). De salientar que esta omissão só foi “superada” era já 01h30m do dia 19 de Novembro, quando o jogo em falta teve início às 15h00m e término às 16h50m de dia 18 de Novembro!!! O problema é que a “omissão/atraso” de resultados referentes às equipas do Sporting no site da FPF é frequente, e esse facto nunca sucede com a maioria dos outros clubes, particularmente com as equipas dos clubes rivais.
A falta de respeito é total, mas, também nestes detalhes, deveria haver responsáveis do Sporting a par da situação e a EXIGIR o devido reparo. Até pelo respeito que a FPF deveria ter para com a infinda pléiade de atletas que o Sporting fornece a TODAS as Selecções Nacionais dos diversos escalões nos 2 géneros, mas também porque existem outros factores que podem (e devem) ser associados à divulgação (ou falta dela) dos resultados (e das fichas de jogo a eles referentes) das equipas do clube. Factores como a (des)valorização do investimento de patrocinadores, a (des)valorização da Imagem e da Marca Sporting e a (des)valorização dos activos e dos(as) atletas do Clube.
Interessante também o destaque ou o ordenamento feito das competições de Futebol Feminino que a FPF organiza: na Home Page, clica-se em Jogos e Resultados; nesta clica-se em Competições e aberta a respectiva página, clica-se em Federação: aparecem listadas as competições de Futebol Masculino, Futebol Feminino, Futsal Masculino, Futsal Feminino e Futebol de Praia Masculino. A curiosidade reside no facto de, no ordenamento das competições de Futebol Feminino, o Campeonato da 2ª Divisão aparecer no topo (!!!), antes da Liga BPI (1ª Divisão), da Supertaça e da Taça de Portuigal, além, claro, do Campeonato Nacional de sub 19. É mesmo caso para dizer: na FPF, há que dar primazia à competição onde está o clube de carnide.
Mas, deixando para trás o desvelo com que a Federação culminou 15 dias de tratamento discriminatório aplicado ao Sporting Clube de Portugal (após o regabofe clubístico patente nas várias escolhas associadas ao triplo “compromisso” da Selecção “Nacional”), decidi, para este post, centrar a atenção em mais um dado interessante sobre o cuidado que, no nosso Projecto de Futebol Feminino, é dado a todos os detalhes da Formação em competição.
Atentem nas escolhas para a composição da equipa que alinhou pelas sub 19 na vitória de sábado, 17/11, em Alcobaça, por 6-0: 9 INICIAL – Inês Dias (da equipa de sub-17; G-R;15 anos;m?); Ana Laura Silva (Def.;17anos;1.66m); Filipa Matos (Def.;18 anos;m ?); Matilde Raposo (Def.;18anos; 1.53m); Maria Cabo (Def.;16 anos;m?); Raquel Ferreira (Meio-Campo;16 anos;m?); Bárbara lopes Ferreira (M-C;16 anos;m?); Inês Macedo (Ataque;18 anos;m?) e Margarida Caniço (At.;15 anos;m?). SUPLENTES USADAS: Marisa Paulo (da equipa de sub-17;Def.;15 anos;m?); Beatriz Conduto (Ataque;18 anos;m?) e Nicole Araújo (At.;16 anos;1.58m). Fazendo a média de idades das 12 meninas que “foram a jogo”, esta é de 16/17 anos (e lembro que a competição é de sub 19, ou seja, normalmente, para atletas de 18 e de 19 anos). De salientar que: “foram a jogo” 2 meninas que habitualmente alinham nas sub-17 (uma guarda-redes e uma defesa), ambientadas assim a um escalão competitivo físicamente mais exigente e com outras exigências técnico tácticas (até porque nas sub 17 joga-se Futebol de 7 e nas sub 19 joga-se Futebol de 9); estas 2 “entradas” colmataram parte da ausência competitiva do escalão sub 17 devida ao adiamento do jogo que estava calendarizado com o CAC; por outro lado, permitiram também “dispensar” deste jogo das sub19 mais duas atletas para o jogo da Equipe B, no dia seguinte, de futebol de 11, a contar para o Campeonato Senior da 2ª Divisão (uma vez que esta Equipa B não é mais que a equipa sub 19, reforçada por duas atletas sub 21 e por atletas que, não estando lesionadas, não tenham sido convocadas para o jogo das Senires A).
Já no que se refere a esse jogo da Equipe B para o campeonato da 2ª Divisão Sénior (Futebol de 11), as escolhas das 14 jogadoras que “foram a jogo” correspondiam a uma média de idades de 17 anos e incluiam 2 jogadoras que haviam alinhado nas sub-19 menos de 24 horas antes (Inês Macedo e Beatriz Conduto); de salientar também que as autoras dos golos foram Andreia Jacinto (Meio-campo; 16 anos; 1.68m) e Marta Ferreira (Meio-campo; 16 anos; 1.64m, que fez um hat-trick em 4 minutos!!! – aos 73min, 75min e 77min).
Todos estes indicadores constituem FACTOS que atestam que, ao contrário do alarmismo com que algns já começam a analisar os resultados da equipa sénior, estamos a percorrer o caminho correcto. É com base na Formação trabalhada em anbiente competitivo de exigência máxima e de permanente superação, que o Projecto do Futebol Feminino do Sporting se está a construir. De uma forma SUSTENTADA e SUSTENTÁVEL. Porque estamos a falar de investimento global para alimentar o Futebol Senior PROFISSIONAL. E, em cada um dos 3 anos da sua existência nesta Modalidade, o Braga investiu sempre mais só no seu Plantel Sénior que o Sporting em todos os Escalões; e construíu a sua equipa senior com base em mais do triplo de contratações de estrangeiras; e tem muito menos potencial e capacidade de angariar receitas de patrocínios, bilhética, merchandising e outras.
Também é preciso atentar que um processo idêntico ao do Braga (ainda mais exagerado) se verifica com o investimento feito pelo Benfica (com a agravante de estarem na 2ª Divsão e de terem custos acrescidos por não utilizarem instalações suas para treinar e para jogar “em casa”). Acresce a isto o facto de para o ano, haver mais uma equipa a entrar para a Modalidade e que será concorrente geográfica directa do Braga: o Vitória de Guimarães.
Aquilo que pode estar a faltar no projecto do Sporting (e friso o PODE, porque só faltará MESMO se não viermos a conquistar o campeonato este ano) são os seguintes factores de sustentabilidade do Projecto: uma maior assertividade na escolha das estrangeiras (talvez sejam necessárias mais duas centrais de boa estampa física – entre 1,75m e 1,80m – e suficientemente ágeis, rápidas e de alguma capacidade técnica para sair a jogar; a existirem essas centrais a Nevena pode avançar para a posição 6; a necessidade dessas centrais já em Janeiro é dependente do resultado do jogo com o Braga – vencendo pode-se contratar apenas 1 e a outra só no mercado seguinte); e uma maior agressividade, criatividade, rigor e competência no desenvolvimento de áreas de captação de receitas como o Merchandising (tem de deixar de ser só para o Futebol Sénior Masculino e tem de se associar mais o merchandising aos jogos e a iniciativas específicas com a presença das jogadoras), o Marketing (patrocínios e publicidade específica, direitos televisivos) e a Bilhética (passar a cobrar, mesmo que simbólico, nos jogos no Aurélio Pereira e realizar mais jogos no Alvalade, cobrando mais por ingresso, de recordar que, apar o ano recebemos Braga e Benfica e poderemos também fazer “casas” e receitas interessantes – se em bons horários, devidamente publicitados e integrados com os jogos de Pavilhão – nos jogos contra Valadares e Marítimo).
Este segundo factor de sustentabilidade do Projecto é independente de qualquer resultado e já devia de estar implementado antes de ontem. Aliás, num momento em que muito se fala (e bem) em arrumar a casa, estas áreas (e a Comunicação Institucional) talvez devam merecer prioridade máxima, pois podem constituir importante e decisivo factor de crescimento e de agregação do Clube e dos seus Adeptos.
* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
19 Novembro, 2018 at 14:08
Sporting 18 golos
Braguilha 31
Isto é preocupante e nada tem que ver com o projeto feminino do Sporting, mas sim com o estilo de jogo, dinâmicas e jogadoras ao dispor
19 Novembro, 2018 at 16:27
Pavel, continuo a dizer que não me preocupam em demasia esses números. Há que os contextualizar e há que esperar pelo resto da temporada.
Recordo a 1ªépoca, em que empatámos com o Albergaria e já desacreditavam o projecto; a seguir fomos empatar a Braga (num jogo em que até fomos claramente superiores) e diziam que tínhamos tido sorte; quando ganhámos em Alvalade ao Braga na 2ª volta e demos um passo de gigante para o título, continuavam a haver muitos que, internamente, insistiam em desvalorizar por termos ganho de penalti, já nos descontos (quando o penalti, tendo sido claro e inequívoco, faz parte de um jogo que dura os 90minutos e mais o acréscimo que o(a) árbitro(a) quiser dar) e “esqueceram-se” de dizer que a única equipa que quis ganhar, e muito, aquele jogo foi o Sporting e que as únicas “culpadas” de ter havido descontos foram as jogadoras do Braga que se fartaram de queimar tempo); a seguir o Braga ainda empatou mais um jogo (com o Valadares)e, o título foi mais que merecido.
Até agora, já efectuámos 8 jogos oficiais com o Braga e só perdemos 1 e foi no desempate por grandes penalidades; empatámos outros 2 e vencemos 5! Não vejo assim tão grandes motivos para preocupações. Estamos a ter resultados mais equilibrados que nos outros 2 anos? Verdade que sim, excepção feita a IGUAL PERÍODO do 1º ano! Mas gostava de ver os resultados do Braga sem jogadoras tão influentes como a Ana Borges (há quase 2 meses) e muitas vezes sem Diana Silva, Joana Marchão e Ana Capeta (sobre-utilizadas na selecção).
Pavel, (e Miguel e alguns outros) proponho que falemos de novo sobre este assunto, após 9 de Dezembro, quando recebermos o Braga!
Entretanto aconselho-o a ver o link disponibilizado pelo Cherba uns comentários abaixo e a deliciar-se com um dos golos do hat-trick de Marta Ferreira, centro de campista de 16 anos, num jogo contra seniores (já sei que me vai dizer que é na 2ª divisão, mas é contra o Sintrense que está em 3º na série D, só atrás de Benfica A e Sporting B, o que quer dizer que, em condições competitivas normais -sem o ano de entrada do SLB e não contando a equipa B do Sporting; seria um sério candidato à subida de Divisão); e classe é classe, seja contra quem for!!!
Meu caro, é este alicerce que sustenta o Projecto a curto, médio prazo: ali viu a Marta Ferreira, mas posso falar de outras predestinadas como a Neuza Bezugo, a Bruna Costa, a Andreia Jacinto, a Margarida Caniço, a Beatriz Conduto, a Nicole Araújo, a Iara Gonçalves (avançada de 13 já nas sub 17), a Maria Francisca Dias (centro campista de 13 anos e também já nas sub 17), entre várias outras. Todas elas são activos (vários, e com os quais investimos recursos humanos, técnicos e de infraestruturas). Enquanto os outros optaram (é um seu direito) por um investimento para resultados imediatos, nós optámos por investimento para resultados de médio e longo prazo mas de sucesso continuado. E, a verdade é que, até agora o investimento que deu resultados não foi o de curto prazo.
Saudações leoninas
19 Novembro, 2018 at 18:03
Estás a misturar o projeto com o futebol sénior. Esta equipa sempre defendeu bem, mas parece-me que nunca jogou tão mal. São poucas oportunidades de golo, pouca criativa e, por consequência poucos golos.
19 Novembro, 2018 at 19:32
Elementar, meu caro Watson!
19 Novembro, 2018 at 21:35
Não estou a misturar nada porque não são “separáveis”. Desde o 1º dia que Nuno Cristóvão que aceitou vir para o Sporting liderar este Projecto por ser um Projecto que visa colocar o Clube entre as 8 melhores equipas da Europa! Claro que Nuno Cristóvão não é doido e sabe que essa é uma meta a prazo (6 a 8 anos) mas que tem como alicerce sólido a Formação pois só assim existe alguma garantia de continuidade do sucesso.
Dito de outra forma, num mercado como o português e dispondo de jogadoras autóctones com características específicas, há que trabalhar a Formação para elevar rapidamente os seus patamares competitivos, de maneira a, quando atingirem o escalão profissional, estarem técnica, táctica, física e mentalmente preparadas para ombrear com as melhores. Isto é, a forma de “contrariar” o mitológico axioma de que a jogadora portuguesa não consegue competir com a “altura” e o “físico” das matulonas nórdicas e alemãs (e americanas e canadianas) é dar, desde pequeninas um ambiente competitivo às nossas jogadoras que as leve permanentemente à superação física e mental para as “aproximar” um pouco dessa “vantagem” física” das outras e, simultaneamente colmatar o “resto que falta para lá chegar” com o aprimoramento técnico e táctico, individual e colectivo. (cont.)
19 Novembro, 2018 at 22:14
(Cont.)
Mas falemos dos tais “mitológicos axiomas” (ou dogmas): peguei nos 11 iniciais das 16 equipas que disputaram a 1ª mão dos oitavos de final da Champions League desta temporada e fiz as “contas” às idades e alturas das diversas equipas, jogadoras estrangeiras que jogaram e respectivos resultados, surgindo interessantes factos:
۞ -JOGO 1: LSK Kvinner (NOR) 1 Brøndbÿ (DIN) 1:
¤ – a equipa norueguesa tinha uma GR de 22 anos e 1.74m; tinha 2 estrangeiras no 11 (1 finlandesa e 1 alemã); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.68m.
¤ – a equipa dinamarquesa tinha uma GR de 28 anos e 1.70m; não tinha estrangeiras no 11; as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 22 anos e de alturas de 1.69m. Na 2ª mão o resultado foi Brøndbÿ 0-LSK Kvinner 2. Passou a equipa norueguesa, 4 anos mais velha e 2 cm mais baixa
۞ -JOGO 2: Linkoping FC (SUE) 0 PSG (FRA) 2:
¤ – a equipa sueca tinha uma GR de 17 anos e 1.73m; tinha 4 estrangeiras no 11 (3 dinamarquesas e 1 norueguesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 24 anos e de alturas de 1.70m.
¤ – a equipa francesa tinha uma GR de 27 anos e 1.82m; tinha 7 estrangeiras no 11 (2 bras., 1 sueca, 1 chilena, 1 polaca, 1 norueg., e 1 chinesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 24 anos e de alturas de 1.67m. Na 2ª mão o resultado foi PSG 3-Linkoping FC 2. Passou a equipa francesa, com a mesma idade e 3 cm mais baixa.
۞ -JOGO 3: Barcelona (ESP) 5 Glasgow City (ESC) 0:
¤ – a equipa catalã tinha uma GR de 25 anos e 1.68m; tinha 2 estrangeiras no 11 (1 francesa e 1 brasileira); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.68m.
¤ – a equipa escocesa tinha uma GR de 27 anos e 1.70m; tinha 1 estrangeira no 11 (bósnia); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 25 anos e de alturas de 1.66m. Na 2ª mão o resultado foi Glasgow C. 0-Barcelona 3. Passou a equipa catalã, com a mesma idade e 2 cm mais alta.
۞ -JOGO 4: Zurich (SUI) 0 Bayern Mun. (ALE) 2:
¤ – a equipa suiça tinha uma GR de 18 anos e 1.74m; sem estrangeiras no 11; as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 23 anos e de alturas de 1.73m.
¤ – a equipa alemã tinha uma GR de 23 anos e 1.77m; tinha 3 estrangeira no 11 (2 austríacas e 1 holandesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.69m. Na 2ª mão o resultado foi Bayern 3-Zurich 0. Passou a equipa alemã, 3 anos mais velha e 4 cm mais baixa.
(cont.)
19 Novembro, 2018 at 23:03
(cont.)
۞ -JOGO 5: Atl.Madr. (ESP) 0 Wolfsburg (ALE) 4:
¤ – a equipa espanhola tinha uma GR de 25 anos e 1.72m; tinha 4 estrangeiras no 11 (1 francesa, 1 brasileira, 1 italiana e 1 mexicana); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 28 anos e de alturas de 1.67m.
¤ – a equipa alemã tinha uma GR de 27 anos e 1.80m; tinha 7 estrangeiras no 11 (1 islandesa, 1 norueguesa, 1 dinamarquesa, 1 sueca, 1 suiça, 1 polaca e 1 portuguesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 28 anos e de alturas de 1.69m. Na 2ª mão o resultado foi Wolfsburg 6-Atl. Madr. 0. Passou a equipa alemã, com a mesma idade e 2 cm mais alta.
۞ -JOGO 6: Ajax (Hol) 0 Lyon (FRA) 4:
¤ – a equipa holandesa tinha uma GR de 20 anos e 1.72m; tinha 2 estrangeiras no 11 (1 dinamarquesa e 1 finlandesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 25 anos e de alturas de 1.68m.
¤ – a equipa francesa tinha uma GR de 32 anos e 1.75m; tinha 5 estrangeiras no 11 (2 inglesas, 1 norueguesa, 1 japonesa e 1 holandesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.69m. Na 2ª mão o resultado foi Lyon 9-Ajax 0. Passou a equipa francesa, 1 ano mais velha e 1 cm mais alta.
۞ -JOGO 7: Chelsea (ING) 1 Fiorentina (ITA) 0:
¤ – a equipa inglesa tinha uma GR de 35 anos e 1.79m; tinha 6 estrangeiras no 11 (2 suecas, 1 neo-zelandesa, 1 galesa; 1 escocesa e 1 suiça); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.65m.
¤ – a equipa italiana tinha uma GR de 31 anos e 1.70m; tinha 65 estrangeiras no 11 (2 belgas, 1 grega, 1 alemã, 1 sueca e 1francesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 28 anos e de alturas de 1.69m. Na 2ª mão o resultado foi Fiorentina 0-Chelsea 6. Passou a equipa inglesa, 2 anos mais nova e 4 cm mais baixa.
۞ -JOGO 8: Rosengard (SUE) 2 Slavia Praga (CHE) 3:
¤ – a equipa sueca tinha uma GR de 22 anos e 1.78m; tinha 7 estrangeiras no 11 (2 norueguesas, 1 espanhola, 1 dinamarquesa, 1 islandesa, 1 alemã e 1 escocesa); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 27 anos e de alturas de 1.76m.
¤ – a equipa checa tinha uma GR de 22 anos e 1.75m; tinha 1 estrangeira no 11 (canadiana); as 10 jogadoras de campo tinham uma média de idades de 26 anos e de alturas de 1.67m. Na 2ª mão o resultado foi de 0-0. Passou a equipa checa, 1 ano mais nova e 4 cm mais baixa.
RESUMINDO: em 8 eliminatórias, só 3 das equipas que passaram tinham uma média de alturas das jogadoras de campo maior que as equipas eliminadas (e por diferença média de 1 ou 2 cm); 5 das equipas que passaram aos 4ºs de final (o “grupo” das tais 8 “melhores” da Europa)eram mais baixas que as equipas que eliminara; em dois destes casos, a média de alturas das equipas que passaram era 4 cm(!!) mais baixa que a das equipas eliminadas.
Vejamos as médias de alturas do top 8:
Lyon (actual campeão) – 1.69m
Wolfsburg – 1.69m
Bayern Munich – 1.69m
Barcelona – 1.68m
Chelsea – 1.65m
PSG – 1.67m
LSK Kvinner – 1.68m
Slavia Praga – 1.67
Comparemos com a média de alturas das 10 jogadoras de campo de Sporting e Braga que iniciaram o jogo da Supertaça deste ano e do Benfica que jogou contra o Sporting B (adicionalmente fornece-se o nº de estrangeiras de cada um dos 11 iniciais):
Sporting CP – 1.65m (3 estrangeiras)
SC Braga – 1.71m (5 estrangeiras) (*)
Benfica – 1.66m (9 estrangeiras)
(*) jogou com 1 americana de 1.83m; ficaram de fora 2 americanas também de 1.83m cada, e que, até agora, juntas não perfazem 200 minutos de jogo.
20 Novembro, 2018 at 1:20
🙂
Gabo-te a pachorra! 🙂 🙂 🙂
Meu caro, as médias de altura das equipas podem não ter a relevância que queres dar – ou no caso concreto é mais a relevância que não queres dar.
As médias de altura são até 4cm… Isso não é nada! Preparares bem ou mal um salto faz mais diferença que esses 4cm de diferença em altura!
Volto a ir buscar os exemplos do Braga e do Sporting para perceberes.
No Sporting tens 2 jogadoras com 1,70m ou mais – as 2 centrais que têm 1,70m e 1,72m. Se jogares com a Carolina Mendes a 9 passas a ter 3 (1,73m)
No Braga tens 3 jogadoras com menos de 1,70m.
Onde realmente está a diferença é que o Braga tem várias jogadoras com 1,75m ou mais e algumas com mais de 1,80, enquanto nós temos jogadoras que estão ali a bater no 1,60m.
Em lances defensivos tens as duas laterais (1,61m e 1,62), tens a trinco (1,59m), e tens as 3 atacantes normais (1,60m, 1,60m e 1,61m)! São 6 jogadoras a bater no 1,60m que vão disputar lances contra 6 jogadoras que têm 1,75, para cima, duas das quais têm mais de 1,80m!
estamos a falar em metade das equipas com diferenças de 15cm a 20cm. Nesta altura já jogam regularmente as jogadoras mais altas (têm 3 jogadoras de 1,83m).
Não estamos portanto a falar de 4cm…
É óbvio, super óbvio, que esta diferença de alturas faz a diferença. E fez em TODOS os jogos que perdemos. Isto é um facto! Nos 2 jogos da WCL sofremos 5 golos e 4 foram de cabeça. Nos jogos com o Braga sofremos golos de cabeça!
É azar?
Já expliquei que uma equipa de 10 Petrovics (1,93m) não ganha a uma equipa de 10 Messis (1,70m). Mas uma equipa de 10 Petrovics ganha a uma equipa de 10 Moutinhos (1,70m), ainda que os Moutinhos sejam melhores jogadores. Não são é suficiente melhores para que a diferença de 23cm em altura nas bolas altas não se faça sentir!
Portanto, é óbvio que a altura não é tudo mas é alguma coisa. E passa a ser muito quando existe equilíbrio entre as equipas e só a altura faz a diferença…
Aliás, por alguma razão o Braga cilindra qualquer equipa… Têm quase 5,5 golos de média por jogo.
20 Novembro, 2018 at 2:41
Ó Miguel, olha que eu faço o mesmo trabalho por sectores e, se calhar, tens mais algumas surpresas.
Agora o que é FACTO é que essa tal diferença de média que “reflecte” uma diferença mais significativa de “lugares-chave,” no que respeita a Braga e Sporting (de que tu tanto falas), ainda não deu para o Braga nos ganhar um único jogo em 8.
Mas também não deu para 5 das oito equipas eliminadas nos oitavos e final da Champions eliminar os seus adversários; em 3 casos com uma diferença de média de alturas de 4 cm mais baixas (Chelsea, Bayern Munich e Slavia Praga).
E aquilo de que estamos a falar é de INVESTIMENTOS e da qualidade/assertividade dos mesmos. Falas depreciativamente da contratação da Carlyn Baldwin (1,59m) e elogias as escolhas do Braga. Será que estás a referir-te à contratação de Carly Gould (USA, 1.83m) ou Hannah Keane (USA; 1.83m)? É que as duas juntas ainda não jogaram 1/3 do tempo de Carlyn Baldwin esta época! E a Carlyn Baldwin já “ofereceu”, esta época, 6 pontos ao Sporting (Futebol Benfica e Albergaria)! O que quer dizer que a relação Investimento/rendimento ( custo/benefício em linguagem empresarial) da “baixinha” Carlyn é mais de 800% superior à das 2 atletas gingatones que passam a maior parte do tempo a aquecer o banco do braguilha.
O que é facto é que se pode ser campeão europeu (Lyon) a jogar com um 10 de campo que mede 1.69m de média (e atenção que essa média se deve, em boa parte, à central – francesa, natural de Lyon – que mede 1.87m) ; que se pode ser vice-campeão europeu (Wolfsburg) a jogar com um 10 de campo que mede 1.69m de média; que se pode ser semifinalista dos campeões europeus (PSG) a jogar com um 10 de campo que mede 1.67m de média; que se pode ser o outro semifinalista dos campeões europeus (PSG) a jogar com um 10 de campo que mede 1.65m de média. Que uma equipa da República Checa (33º lugar do Ranking FIFA, apenas 3 furos acima de Portugal e 1 acima do País de Gales com quem acabámos de ganhar e de empatar) pode chegar ao top 8 europeu com uma equipa com a média de alturas de 1.67m e apenas com 1 estrangeira.
Tudo isto são FACTOS. E esses factos relevam que a assertividade na composição de um plantel está longe de ter que ver com a altura como factor determinante. A altura será sempre um factor, SIM, mas nunca tão decisivo quanto o Miguel e o Pavel o estão a querer fazer crer
Saudações leoninas
20 Novembro, 2018 at 2:45
Interessante seria procurar saber como foi feito o trabalho nos escalões de Formação (todos) no Lyon, no PSG, no Chelsea, no Bayern de Munich e no Slavia de Praga de há 7 anos para cá.
Estou convicto que iríamos deparar com, muitas agradáveis semelhanças com o trabalho que está a ser feito no Sporting.
Saudações leoninas
20 Novembro, 2018 at 10:51
Tu insistes em meter aqui o processo da formação quando eu me refiro exclusivamente ao plantel da equipa principal…
Não é disso que falo por isso não tragas isso ao assunto, que nada tem a ver para o AGORA (esta época) do futebol feminino sénior!
Eu já disse que gosto da Baldwin. Dá tudo o que tem. Não tem é o que a equipa precisa de ir buscar nas estrangeiras. Como não tem a Sharon, como me parece que não tem a sueca! Mas a Damjanovic já tem! Portanto, para mim, em 4 contratações de estrangeiras, falharam 3. Foram buscar 3 estrangeiras com características que encontram nas jogadoras portuguesas, ficando a faltar altura e poder físico na mesma.
É este o ponto e por isso não leves a conversa para outro lado que nada tem a ver.
Dei-te as alturas que interessavam – e a média não me diz nada só por si porque como te expliquei SEI que 10 Messis ganham a 10 Petrovics.
O Braga não nos ganhou jogo nenhum AINDA porque antes não havia esta diferença que existe agora – ou tu não consegues ver isso?
Antes o Braga era ligeiramente superior fisicamente e em altura mas nós compensávamos isso sendo ligeiramente superiores em velocidade e nos processos de jogo. Por isso os jogos foram sempre muito equilibrados – com a excepção do jogo da Supertaça do ano passado que, apesar de estarmos a perder até quase aos 90 minutos, dominámos completamente. E este dominio teve a ver com o facto de nós virmos com um ritmo de WCL e do Braga estar a fazer o 1º jogo da época. Obviamente ressentiram-se disso. O que aliás também aconteceu este ano, ainda que o poderio físico delas tivesse minorado um pouco a coisa.
Meu caro, tu já deste a tua opinião, eu já dei a minha opinião. O tempo vai encarregar-se de mostrar quem tem razão – ainda que neste texto tu já apontes para TUDO aquilo que eu defendo aqui desde o 1º minuto desta época.
Este ano a diferença daquilo que tenho referido entre as duas equipas mais que duplicou. Estamos muito longe da altura e do poder físico do Braga. Também estamos longe da quantidade de opções que o Braga tem. Nós temos 13/14 jogadoras que jogam sempre, a não ser que estejam lesionadas. O Braga tem uma escolha variada.
É natural que não joguem todas as estrangeiras mas vão rodando. Começaram por meter meia equipa nova – e já se ressentiram disso – e aos poucos vão introduzindo as outras jogadoras.
Nós não temos isso, não só porque só vieram 2 novas inicialmente como porque temos um plantel curto e completamente desequilibrado.
Olha-se para o futebol do Braga e consegue-se ver uma ideia e um caminho que foi feito desde o 1º jogo da época. Nota-se evolução e até os resultados dizem isso.
Olha-se para o nosso futebol e é, nesta altura, deprimente. É lento, sem ideias, sem chama, mastigado, sonolento… Parece que cada jogo é pior que o anterior.
Ainda há quem não ache relevante o Braga dar 7 a uma equipa com quem empatámos, ou dar 9 a essa “boa” equipa a quem ganhámos por 2-0 com dificuldade. É relevante. Mostra as dificuldades porque estamos a passar, enquanto elas fazem destes jogos uma “brincadeira”.
Se eu achava no início da época que o Braga era o favorito este ano, hoje acho isso muito mais. Acho até que nos arriscamos a perder em Alvalade, daqui a 3 ou 4 semanas, com alguma facilidade se as coisas continuarem a evoluir neste sentido.
O Braga não perderá pontos com nenhuma equipa a não ser eventualmente com o Sporting porque tem um plantel muito bom, muito melhor que qualquer uma das outras equipas – como nós também temos mas menos – e porque tem n soluções para desbloquear os jogos se estes se complicarem. Se for preciso metem as 3 jogadores de 1,83m na área e fazem um futebol directo – foi assim que ganharam um dos jogos fora onde estavam com imensas dificuldades.
Não ver tudo isto é, para mim, um pouco estranho e uma casmurrice porque é demasiado evidente.
Mas, pronto, tu ficas com a tua que a altura não interessa, e eu fico com a minha que a altura interessa. Especialmente quando falamos de uma diferença de alturas de 15cm a 20cm em meia equipa! Não de 2cm, 3cm ou 4cm de média!
19 Novembro, 2018 at 14:12
Isto não é petisco, é refeição completa!
Grande trabalho Álvaro!
SL
19 Novembro, 2018 at 15:06
+1
Vou ter de fazer uma pausa no trabalho para ler isto com calma.
19 Novembro, 2018 at 14:24
cereja no topo do bolo
https://twitter.com/aminhabola/status/1064503973644771328
19 Novembro, 2018 at 15:06
Temos uma “Karel Poborský”…
https://www.youtube.com/watch?v=AR8eurcLK1E
19 Novembro, 2018 at 15:53
Este é um dos golos do hat-trick que fez em 4 minutos, aos 73, aos 75 e aos 77; ainda vai ser ela a bater os recordes do Peyroteu!!!
Um abraço Cherba e saudações leoninas deste sossegado cantinho do Atlântico.
19 Novembro, 2018 at 18:37
“Completando” a informação sobre performances extraordinárias de algumas das nossas meninas (e recordando que os seus jogos de juniores pelas sub19 se realizam em sábados que antecedem o seus jogos de seniores da 2ªa Divisão pela Equipa B):
Marta Ferreira – 16 anos – 6 jogos seniores (3 como suplente) e 17 golos marcados!! – 2 jogos sub19 e 3 golos marcados;
Nicole Araújo – 16 anos – 1 jogo seniores e 4 golos marcados – 4 jogos sub19 e 5 golos marcados;
Margarida Caniço – 15 anos – 1 jogo seniores e 1 golo marcado – 4 jogos sub19 e 6 golos marcados;
Vera Cid – 15 anos – 6 jogos seniores (só 2 completos) 6 golos marcados – 2 jogos sub19 sem golos.
Saudações leoninas
19 Novembro, 2018 at 16:54
Não posso dizer que o que mais me preocupa é o facto de metermos menos golos que o Braga…
Desde que ganhemos todos os jogos…o resto “são estatísticas…”…
Inqualificável “esse tratamento” dado pela FPF ao Sporting…
Talvez “devesse haver um reparo” oficial…contra “tanto esquecimento”…ou “falta de atenção” (para não dizer…: falta de respeito…)
Vamos lá vencendo e solidificando posições…!
Obrigado ao cronista…
SL
19 Novembro, 2018 at 17:33
Bem da maneira que as coisas estão, temos que ser 100% perfeitos em tudo e em todas as modalidades. Álvaro Antunes, obrigado pelo excelente trabalho feito sobre o Futebol feminino que nos coloca por dentro desta modalidade.
19 Novembro, 2018 at 18:23
Parabéns Álvaro… Sei que sou repetitivo mas a culpa é toda tua 🙂
Sobre a pouca e/ou selectiva importância dada ao nosso Clube, já nada há a acrescentar!!! É um tratamento vergonhosamente desigual… Porém, nós também temos um pouco de culpa pois, tirando o Futebol Sénior Masculino, tudo o resto tem também um tratamento inferior 🙁
19 Novembro, 2018 at 18:43
Sim Serjão é dentro do próprio Clube que temos de começar por mudar mentalidades e apoiar mais o Eclectismo e a Formação. Por isso, serem tão importantes páginas como a tua e a que o GAGH disponibilizava aos adeptos. Tal como é bastante importante este espaço de verdadeira CULTURA CLUBÍSTICA que o Cherba gere com tanta habilidade, paciência e tolerância. Porque se lêem aqui posts que considero muitíssimo interessantes para conhecermos, percebermos e debatermos várias das nossas Modalidades. Muito mais importante e produtivo que quaisquer das as quezilentas disputas que alguns persistem em manter.
Um abraço e saudações leoninas
19 Novembro, 2018 at 20:36
Mas os anos vão passando e dentro do próprio Clube, parece que pouco ou nada muda 🙁 Ainda um dia temos de ser todos em conjunto a fazer algo (já o fazemos mas refiro-me a compilar tudo num mesmo espaço) 🙂
19 Novembro, 2018 at 19:49
Pedindo desculpa ao Álvaro pelo off, não é que no andebol o Presov voltou a ganhar aos dinamarqueses…e na casa destes (29-30).
Acabamos a jornada num inesperado 3° lugar (todos empatados com os mesmos pontos).
Além de termos de vencer o Besiktas em casa na próxima jornada, muito provavelmente teremos de ir vencer à Dinamarca na última jornada para nos apurados para o play-off.
Difícil, muito difícil…
19 Novembro, 2018 at 20:29
E num jogo com arbitragem… digamos… estranha.
Temos que pensar em ganhar os dois jogos, sim. Mas o TPresov ainda tem, salvo erro, que ir à Rússia onde estivémos a perder durante praticamente todo o jogo.
Aquela derrota com o Presov no Pav. João Rocha foi muito dura. A este nível paga-se caro.
19 Novembro, 2018 at 19:55
Mais uma vez, um extraordinário post sobre o Sporting e para Sportinguistas.
Nunca é de mais agradecer a excelência do trabalho de pesquisa e compilação.
Permitam-me expressar o que entendo como uma forma de apoiar e sentir Sporting – SEMPRE.
Cronologia recente:
1. Votei e apoiei os O.S. cessantes – Direção, Mesa da Assembleia Geral (particularmente arrependido e convicto que foi um erro, nomeadamente quanto ao s/ Presidente e a s/ atuação – competia-lhe esclarecer e unir a família, não promovendo ou contribuindo para a discórdia e não respeitando integralmente o estabelecido nos Estatutos e com isso transmitindo indícios de colaborar num golpe palaciano) e Conselho Fiscal e Disciplinar.
2. Votei e voltaria a fazê-lo, contra a destituição do anterior Conselho Diretivo e continuo surpreso pelos resultados finais, mas no superior interesse do clube, aceito-os, uma vez não existir de forma consistente e consubstanciado, qualquer elemento ou facto de prova em contrário.
3. Analisei, ponderei e decidi votar nos atuais O.S., os quais e até agora,
na minha modesta opinião, têm demonstrado enorme saber e competência de gestão no conduzir dos diversos e gravíssimos problemas / dossiers. Cumprindo com o prometido e com a necessária assertividade, ponderação e cautela processual que se recomenda neste momento, com uma comunicação incisiva, curta, objetiva e em dose q.b., assim como a necessária descrição possível – cada dia passado, mais certo estou de ter tomado uma decisão acertada, sem colocar e/ou minimamente beliscar qualquer dos outros grandes sportinguistas que se disponibilizaram para dirigir os destinos do clube.
4. O balanço parece-me claramente muito positivo, passados apenas 2 meses da tomada de posse, e tantas decisões entretanto já verificadas num período pós turbulência e fraccionamento.
5. Os delicados processos em curso, carecem e estou certo disso, que são alvo de trato de extrema atenção e cuidado, providencial prudência e acompanhamento pelo Departamento Jurídico, garantindo a salvaguarda dos superiores interesses do Sporting – nos quais se constituiu Assistente dos mesmo, o que significa que na apropriada e devida altura tomarão as decisões e iniciação processual contra quem e todos aqueles que causaram danos e prejuízos ao enorme Sporting.
6. Subscrevi hoje o EO, na medida das minhas possibilidades económicas, porque a História, a credibilidade dos seus responsáveis e os valores do clube, são incomparáveis e insuperáveis a nível de instituições desportivas e de âmbito social complementar, neste País.
7. Espero marcar presença nas próximas Assembleias, onde certamente votarei contra a expulsão de qualquer dos dirigentes cessantes. A menos que algo de muitíssimo grave venha a confirmar-se (o que quero acreditar não existir e até ao momento não se verifica – muito pelo contrário, conforme sobeja da evolução dos últimos dias).
8. A recomendação de continuidade da suspensão decretada pela Comissão Fiscal transitória nomeada pela anterior Comissão de Gestão, também a julgo como não estar isenta de reparos, começando desde logo, por parte dos seus membros terem anterior e publicamente assumido posições e opiniões contrárias e opostas ao C.D. cessante, e com isso, ferindo inequivocamente as garantias e os princípios de isenção, imparcialidade e transparência do órgão transitório que integraram.
9. Tanto mais que a interpretação dada aos Estatutos, foi díspar, contraditória e não consensual, entre digníssimos juristas e excelsos causídicos, o que certamente foi matéria invocada e avocada para as conclusões dos Processos Disciplinares.
Vai longo, talvez mesmo «chato» o reportório expresso, mas em consciência julgo ser uma respeitosa postura em defesa do meu grande amor – o Sporting Clube de Portugal.
SL
19 Novembro, 2018 at 22:07
Gostei deste seu comentário, caro José Nave.
Saudações Leoninas
19 Novembro, 2018 at 20:26
Offff
o Crosse de Torres Vedras viu dois atletas do Sporting subirem ao mais alto lugar do pódio. Inês Monteiro venceu a prova pela quarta vez ao cumprir o percurso de 7500 metros em 26m02s, enquanto Miguel Marques foi o mais rápido na prova masculina ao cortar a meta em 28m16s.
19 Novembro, 2018 at 21:58
Grandes leões!!!
19 Novembro, 2018 at 20:49
Mais um excelente texto sobre o futebol feminino, caro Álvaro!
No entanto partilho da opinião do Pavel de que misturas a parte da formação com o que se passa na equipa A!
Já aqui disse, e repito as vezes que forem preciso, que o projecto do futebol feminino é muito bom e TODO o FUTEBOL FEMININO PORTUGUÊS vai lucrar com isto – e não só o Sporting!
O que tu escreves sobre o futebol de formação é fantástico. Estás em cima do assunto e passas essa informação a todos nós, o que só podemos louvar e agradecer-te pois fazes um trabalho que é um autêntico serviço aos adeptos e sócios que devia estar a cargo do Clube e não de um “anónimo” associado ou adepto.
Registo, finalmente, que algumas pessoas, incluindo tu próprio, começam a abrir o olho para o fraco trabalho que foi feito nestas 2 janelas de transferências de verão – 2018 e 2019! O mau trabalho deste ano então é surpreendente e eu gostava de saber, como associado do clube e adepto da modalidade, quem esteve na base deste fraco trabalho e porque raio isso aconteceu quando conseguiram formar um conjunto interessantíssimo no ano do regresso da modalidade!
Vamos na 7ª jornada!
O Braga deu 9-0 àquela boa equipa que falaste aqui na semana passada, quando só lhes ganhámos por 2-0 em mais uma deprimente exibição da equipa – o Boavista. Não sei se lembras mas eu apostei aqui que o Braga daria de 6-0 para cima e elas fizeram questão de suplantar isso em 50%!
O Braga já tinha dado 7-0 a outra boa equipa – o Maritímo – com quem tínhamos empatado na jornada anterior!
Só não vê quem não quer!
Só não percebe o que se vai passar – e eu disse isto depois do 1º jogo oficial da época portuguesa – quem não percebe o que é um desporto colectivo e em que bases é sustentado! O Braga tem um plantel quase novo e vai fazer a época em crescendo, ou seja, à medida que as novas jogadoras se forem ambientando e a equipa vá criando rotinas, vão jogar melhor. Nós temos 2 jogadoras novas, das quais só uma é que é titular indiscutível pelo que jogam 9 ou 10 jogadoras da equipa do ano passado! Somos o que somos e não é de esperar grandes diferenças a não ser pelas normais oscilações de forma da época.
Em 7 jornadas elas levam mais do dobro dos golos marcados. Vão chegar primeiro aos 40 golos do que nós aos 20. Nós temos menos golos marcados que o Valadares Gaia, onde vamos na próxima jornada!
Com a chegada do inverno, tudo vai piorar porque nós temos uma equipa pouco potente, pouco física, ao contrário do Braga, com a agravante que elas têm jogadoras altas para fazer um futebol directo para a área e nós não!
Praticamos hoje, esta época, um futebol muito pior do que o que praticámos na época passada e, especialmente, na parte final da 1ª época.
Não são as jogadoras que estão em causa. Elas sempre deram tudo e o que eu vejo é que continuam a esforçar-se a a dar tudo mas o que têm para dar hoje é muito menos futebol do que nas épocas passadas. A equipa parece gasta. Joga devagar ou devagarinho, um jogo muito mastigado, às vezes até parece que nem sabem bem o que fazer à bola. A solução é sempre meter a bola na Ana Borges que ela resolve. Tudo o resto é previsível – isso também mas com a Ana Borges não adianta saberem o que vai fazer pois não a apanham – e fácil de combater e defender.
Dificilmente ganharemos a este Braga em Alvalade! Quase que arrisco a dizer que, a jogar assim, se não perdermos já será positivo pois uma derrota em casa será uma machadada no nosso orgulho e um grande rombo na nossa moral. Além de que este Braga não perderá pontos com equipa nenhuma a não ser com o Sporting! Não contem que o Braga perca pontos com outras equipas por isso, para sermos campeões, só ganhando todos os jogos e empatando um com elas.
Não percebo que raio de contratação foi a desta sueca. A serio que não entendo. Então vão buscar estrangeiras para suplentes? E, sendo uma extrema, nem com a Ana Borges lesionada é titular?
Enfim… não entendo!
E gostava de saber quem é o expert que faz estas contratações que, volto a dizer, em todas as que fizeram para estas 2 ultimas épocas, acertaram 2 que realmente trouxeram algo a mais à equipa do 1º ano: a Carole e a Damjanovic. Todas as outras, ou eram piores das que já cá estavam, ou eram similares! E eu até gosto da Baldwin e da Sharon, que são moças que dão tudo o que têm. Não têm para dar é o que a equipa sempre necessitou: altura e poder físico! E isso só se terá trazendo de fora porque a jogadora portuguesa não é assim…
19 Novembro, 2018 at 22:06
A carlyn marcou de cabeça, esta semana, só para te lixar na questão do físico 😉
Concordo contigo sobre a evolução do braguilha (a Vanessa está a mais em Portugal, tal como a Ana Borges) e sobre a nossa (inexistente) qualidade de jogo.
19 Novembro, 2018 at 23:18
Aconselho ambos a irem mais acima consultar os comentários/post (na realidade foi uma “finta” ao Cherba) com dados/factos sobre as equipas presentes nos oitavos de final da actual edição (2018/19) da Champions League. Por aí poderão aquilatar que altura não certifica NADA. Acrescentaria que as equipas francesas e a equipa checa que passaram (Lyon campeã em título, PSG e Slavia Praga), estão a colher os frutos do mesmo tipo de trabalho na formação que fez o Sporting (havendo, no caso das francesas um must de terem poderio financeiro para contratar boas estrangeiras).
Finalmente, criticar as escolhas do Sporting é falar de barriga cheia e, ainda assim com mais olhos que barriga: porque mesmo com essas más escolhas ganhámos 5 de 6 títulos disputados, e somos bicampeões (esta é a parte de falar coma barriga cheia); no nosso mercado e com as nossas (SCP)capacidades, pretender muito mais nas contratações é utopia (esta é a parte de ter mais olhos que barriga – mesmo estando esta bem cheia).
Saudações leoninas
20 Novembro, 2018 at 1:31
Caramba, Álvaro!
Vai rever o Avaldsnes-Sporting e o Braga-Sporting da Supertaça. depois diz-me quantos lances de cabeça ganhámos e qual foi a percentagem… Escusas de falar que nos 4 golos sofridos nesses 2 jogos 75% foram de cabeça!
Revê também o Sporting-Ouriense, que ganhámos 3-0, e ouve o que os comentadores dizem sobre a nossa dificuldade evidente nas bolas altas!
Quanto a esse teu fantástico trabalho sobre as alturas das equipas da WCL – gabo-te a pachorra – já dei a minha opinião lá e explico porque acho que estás a ver a coisa de uma forma errada.
Aliás, basta ver jogadores como o Luisão para perceber a importância da altura num jogo de futebol – ainda que seja óbvio que ter altura não faz dele o melhor central do mundo!
Insistir que a altura não é importante é chamar burros a todos os técnicos das grandes equipas que procuram jogadores altos – especialmente para determinadas posições (centrais, trinco, ponta de lança).
20 Novembro, 2018 at 1:21
Com o Fófó também… 🙂
19 Novembro, 2018 at 21:50
Obrigado Álvaro!
Um Abraço Leonino, para os LEões e Leoas dessas fabulosas ilhas Atlânticas!!!
Viva o SCP!
19 Novembro, 2018 at 21:55
OFF…
A ouvir Salgado Zenha no grande jornal da Sporting TV. Tivesse o Varandas um décimo do carisma a discursar. Só não me convenceu com o apelo final. Não consigo esquecer nem deitar para trás das costas o que aconteceu no Sporting. De resto… bem que lhe podiam propor uma acumulação de funções. Porta-voz.
As meninas futebolistas que perdoem o OFF.
19 Novembro, 2018 at 22:11
Os 15 estão perto…
19 Novembro, 2018 at 22:18
Segundo Zenha, basta que o ritmo de subscrição decorra como no dia de hoje.
19 Novembro, 2018 at 22:17
Também ouvi, Ana. E gostei de ouvir que herdou um clube financeiramente sustentável mas com um problema de publicidade negativa à sua volta.
Está confiante com a forma como está a correr a compra das obrigações (já com 11 milhões). Ao contrário da Ana, achei importante a mensagem final de FSZ.
A estabilidade financeira depende é muito de concentrar-nos forças em defesa do clube. Provavelmente cada um de nós terá a sua forma de o fazer.
19 Novembro, 2018 at 22:42
A defesa do clube faz-se indo ao estádio, torcendo por vitórias, ajudando o clube, não as pessoas. Essa treta da união, vai demorar muito a ser igual à que tivemos até fevereiro deste ano. Não me exijam que esqueça o que se passou, não me peçam para calar a revolta. O que interessa são as ações, não as palavras. E as ações são eles que as têm de tomar. Preocupem-se com as que os conspiradores de sempre fazem. Espero que o tenham feito na reunião de hoje. Que não tenham pedido apenas dinheiro. O boicote ao EO não partiu apenas dos adversários. Foi de gente “nossa” que tem e move influências. A nós, adeptos, só nos é exigido o amor que sempre demos ao clube. E o pilim, o que cada um puder, conseguir, quiser dar. Não se atribua aos adeptos o insucesso do que quer que seja. Tenha quem nos governa e quem os boicota metade do amor à causa.
19 Novembro, 2018 at 23:01
Eu sei e não discordo do que diz.
Penso mesmo que FSZ quando disse aos Sportinguistas (com S maiúsculo) para não darem atenção à tudo que se diz sobre o Sporting e as suas contas, se referia a muitos destes “sportinguistas” (entre aspas e com s pequenino) que no seu ódio pela anterior direcção estão a cagar para o Clube e a prejudica-lo.
19 Novembro, 2018 at 23:51
Bem dito Ana!
Grande LEoa num post sobre as nossas queridas LEOAS!!!
19 Novembro, 2018 at 22:49
Grande post sobre as nossas meninas, muito bem estruturado e com muita informação!!
Desculpe agora o off
Tentei subscrever Obrigações do SCP no Caixa Directa da CGD mas eles não estão a negociar essas Obrg.
Amanhã tenho de tratar disso com urgência.
SL
19 Novembro, 2018 at 23:04
Conto fazê-lo amanhã também…
19 Novembro, 2018 at 23:21
Desculpe, mas tinha a ideia que elas eram negociadas através do Montepio Geral.
SL
19 Novembro, 2018 at 23:34
Penso que a subscrição pode ser feita em qualquer agência bancária, mesmo não pertencendo ao Montepio.
Mas o Montepio é o Banco responsável pelas obrigações.
20 Novembro, 2018 at 1:38
Tem toda a razão JHC. O triste é que não vi qualquer instituição financeira a “vender” esse produto mesmo sabendo que ele tem um rentabilidade bastante atractiva. Parece que não estão interessadas em cumprir o seu serviço aos clientes. É mais uma área em que se torna notória a abrangência tentacular do polvo vermelho. Este país está cada vez mais refém daquela corja de marginais, corruptos e corruptores.
SL
20 Novembro, 2018 at 1:56
Cabe-nos a nós, os indefectiveis LEÕES e LEOAS espalhados pelos 4 cantos do Mundo não permitirmos que esta corja de malfeitores continue a mentir, a mentir e a voltar a mentir, até que a mensagem que eles querem passar seja verdade …
Eu faço o que posso … Nos cafés e restaurantes aqui ao pé de mim … Se há rabolhagem a dizer mal do SCP e a mentirem descaradamente daquelas bocas de piano … Quando eu entro, silêncio (que se vai cantar o fado) … Ou então quando há algum que se arma ao pingarelho, há uma ligeira troca de argumentos, quando não interessa prosseguir, é ENXOVALHO e pronto, silêncio …
Para quem pensa que esta gentalha (desde os mais básicos aos doutores) não afina pelo mesmo diapasão de fanáticos, desenganem-se … Eles têm inveja do SCP, são mesquinhos, aldrabões, bocas de piano, rabolhos e lãpiões … Quem tem a razão do seu lado nada deve temer . . .
Eu como, felizmente para mim e para aminha familia, não devo nada a ninguém, falo o que bem me apetece contra esta gentalha … Se tiverem que levar uma lamparina na tromba, siga a marinha que o exército já lá vai … Chamem-me de maluco, mas ao pé de mim, não há rabolho que faça farinha!
SL
20 Novembro, 2018 at 2:00
“Parece que não estão interessadas em cumprir o seu serviço aos clientes”
Parece não!
Pode ter a certeza!!
Num Banco de Investimento Online…que não interessa qual…. tenho “resmas” de Obrigações disponiveis….. com particular destaque para a Mota & Engil….. mas sobre o Sporting…. NADA!!
Questionei por mail… e ai sim me disseram que comercializavam e me enviaram formulário.
E é nestes pequenos “pormenores que se vê o “boicote”…..
E reforço que estamos a falar de um banco de investimento…
Num outro banco mais conhecido coloquei a questão online na 6º f…. e responderam ontem (2ºf) a dizerem que reencaminharam a questão para a agencia….
Entretanto o tempo passa…e nada de esclarecimentos….
20 Novembro, 2018 at 3:21
Sintomático … E vergonhoso!
E é tudo a assobiar pro lado …
Até quando Sporting CP?
Até quando Portugal?
19 Novembro, 2018 at 22:52
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Excelente post e excelente trabalho do Caro Álvaro Antunes!
Obrigado!
SL
19 Novembro, 2018 at 22:57
OFF TOPIC
André Geraldes a partir o pivot da CMTV ….
19 Novembro, 2018 at 23:02
Em que canal?
19 Novembro, 2018 at 23:03
LOL
19 Novembro, 2018 at 23:16
O 707?
Podia estar num qq canal a falar mal da cmtv. Se for na própria, dispenso. E paz às almas que acompanham essa Criação.
19 Novembro, 2018 at 23:04
Pedro Proença a escachar o boizana Pedro berra no prolongamento!
19 Novembro, 2018 at 23:06
A verdadeira questao é como ele aceita ir a merda TV depois de inventarem o cashball..
20 Novembro, 2018 at 0:24
A pergunta que fica para o Geraldes é:
– O que é que estás a fazer no canal que te montou a armadilha do Cashball?
Há coisas que nao dá mesmo para perceber…
20 Novembro, 2018 at 0:29
A resposta a essa pergunta pode muito bem ser a explicação para muita coisa …
A seguir com atenção … cenas dos próximos capítulos …
19 Novembro, 2018 at 23:09
O EO está em vias de cair, daí a reunião de hoje. Se o marquises tiver cedido, amanhã desisto de comprar as milhares de obrigações que tinha previsto.
A justiça portuguesa morreu hoje.
19 Novembro, 2018 at 23:15
Agradeça a Bruno Azevedo que colocou a sad na lama. Acha que depois de ter falhado um pagamento de EO íamos ter resmas de pesssoas a correr a novo empréstimo sem o outro estar pago?
Bruno Azevedo rebentou com o clube e só não o enterrou por ter sido empedido.
19 Novembro, 2018 at 23:53
Toma Kompensan que isso passa …
19 Novembro, 2018 at 23:10
O gajo não desmente as afirmações que terá proferido acerca do Bruno de Carvalho! Entala bastante o ex presidente e o clube por arrasto.
19 Novembro, 2018 at 23:16
Uns posts atrás eu tinha comentado a estranheza por ele ir trabalhar para o Farense (clube amissíssimo do esselbê). Agora vai à CMTV. Cheira-me a esturro. Tanto, tanto…
19 Novembro, 2018 at 23:17
Ir para o Farense e ter propostas de França, Espanha e… Arábia Saudita.
19 Novembro, 2018 at 23:12
O andre geraldes a confirmar que o Sporting , leia-se bruno Azevedo , tinha despedido o jj.
Bruno Azevedo deve ser expulso.
Tem que ser colocado na mesma parteleira de Godinho e Elsa Judas.
19 Novembro, 2018 at 23:18
Sim, todos sabiam. Assim despedido presencial e oralmente.
Expulso?
Caso se comprovem crimes, até concordaria, até lá tem o direito ao associativismo.
19 Novembro, 2018 at 23:21
Incluindo criar órgãos fictícios! Nada de grave, só colocou um figurinha Elsa judas em destaque num órgão inexistente e que nunca poderia liderar uma ag!!
19 Novembro, 2018 at 23:24
Faça o favor de ir comentar para o seu clube, sua carraça!
SL
19 Novembro, 2018 at 23:26
Caladinho! Aguenta.
19 Novembro, 2018 at 23:26
Deixa o homem sossegado.
Morreu, quem quiser chora o cadáver, o resto segue a sua vida.
Chamas as viúvas de carpideiras mas não vives sem a memória do homem.
19 Novembro, 2018 at 23:28
Meu caro,
Para limpeza terá que ser expulso. Doa a quem doer.
Expulso com deliberação em praça pública.
Tanto quis exposição pública que tem que ser assim..
Inadmissível o comportamento de Bruno Azevedo!
19 Novembro, 2018 at 23:37
Monteiro, és tu?
19 Novembro, 2018 at 23:40
N, mas o Carlos Vieira também anda por aí.. e tirou o tapete ao rei.. só fiou o triste Godinho.. quem diria.. um godinhho..
19 Novembro, 2018 at 23:55
Tu também andas por aqui e … já poucos te ligam …
Nem os enxovalhos que levas aqui diariamente te servem …
Que badalhoca …
19 Novembro, 2018 at 23:41
O Freddy?
20 Novembro, 2018 at 0:25
Não, o outro que mandou cumprimentos a BdC pela TV.
20 Novembro, 2018 at 0:27
Só dizes mesmo merda…
19 Novembro, 2018 at 23:32
“Despediu Jorge Jesus?
Então merece ser expulso”
Como é possível uma besta mesmo sem cérebro ter a capacidade para dizer uma merda destas?
Só é pena q alguém não te expulse deste mundo primeiro.
19 Novembro, 2018 at 23:34
A questão é que Azevedo jurou que não o tinha demitido.. houve comunicado formal e tudo.. estava tudo normal…
Mas podiam pôr a taça no cu.. dizia o REI..
19 Novembro, 2018 at 23:37
Azevedo Azevedo
Azevedo Azevedo
Gajos como tu mereciam um presidente pior q o Godinho Lopes q falisse o clube de vez e o atirasse para as distritais.
Aí sim eu gostava de ver a tua conversa.
Mas depois ninguém te via em lado nenhum vá se lá saber porquê.
19 Novembro, 2018 at 23:39
Atão, pá? Isso é o que ele quer. Olha lá! Meu querido Sporting!
20 Novembro, 2018 at 0:11
Olha q quando olho para o desfile de carinhas antes da “reunião” q houve hoje em Alvalade não consigo dizer q é um cenário totalmente impossível.
19 Novembro, 2018 at 23:49
Olha que o Bruno era capaz de caber na “parteleira” da Elsa
20 Novembro, 2018 at 1:43
“Tem que ser colocado na mesma parteleira de Godinho e Elsa Judas.” (Carraça dixit).
A “parteleira” deve ser o lugar onde o Carraça “parte” os pratos.
Quem devia de ser colocado numa prateleira era o Carraça; e de preferência numa prateleira que contenha um dicionário e uma gramática de português.
Mas não se pode exigir muito a um lampião!
19 Novembro, 2018 at 23:17
Vi 5 minutos desta figurinha AGeraldes.
Não sei se estará ou não envolvido em qq esquema, mas se era este o responsável pelo futebol profissional, acho que explica muita coisa.
A tentativa de se escapar ao ataque dà academia é só ridículo.
Só merda
19 Novembro, 2018 at 23:19
Um yes man inventado por Bruno Azevedo. Tanto podia ser director geral como apanha bolas. Foi isto que Azevedo fomentou. Mediania ligada a um líder abaixo de medíocre.
19 Novembro, 2018 at 23:21
Eh pá… mediania? Então, França, Espanha e Arábia Saudita chamam por ele…
19 Novembro, 2018 at 23:24
Estão chamando..
eu digo mediania pois o resto era abaixo de medíocre ..e o rapaz até era esforçado e… calado
19 Novembro, 2018 at 23:29
É realmente estranho. Se calhar Bruno para além de DJ também é Midas e os dirigentes do Betis foram cegados pelo brilho do rapaz.
Como alguém avaliar o profissionalismo de Geraldes sem trabalhar no Sporting para ver os seus resultados?
Criticar por criticar…
19 Novembro, 2018 at 23:35
Só merda.
19 Novembro, 2018 at 23:50
Pelo Geraldes? E acaba no Farense?
20 Novembro, 2018 at 0:23
Daí a estranheza…
20 Novembro, 2018 at 0:24
E não disseram que clube de França e da Arábia o queriam. De clubes, só se mencionou o Sevilha. Caramba, não me lembro onde ouvi isso. Se me lembrar, digo.
20 Novembro, 2018 at 1:36
E o gajo vai para o Farense…
Acreditas em tudo o que queres!
E o outro é que lhe convinha pensar antes de comentar…
20 Novembro, 2018 at 7:52
Tinha decidido não te responder mais… mas aqui vai:
https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/jorge-jesus-e-andre-geraldes-apontados-ao-sevilha-9338791.html
Já agora, repara na data da notícia, sendo que tens lá muitas anteriores a essa. Copiei o link desta por achar a data “emblemática”. Vai ao google e escreve Geraldes Sevilha, tens lá muito com que te entreter.
20 Novembro, 2018 at 0:02
Peço desculpa pelo off desde já.
19 Novembro, 2018 at 23:19
Da tentativa de escapar a responsabilidades a alcochete concordo em absoluto. Ridículo.
19 Novembro, 2018 at 23:21
Que figurinha este Geraldes… E esteve à frente do nosso futebol. Ao que chegámos!
Ainda mais preocupante é a situação financeira em que está o Sporting. Mas o que seria de esperar? Algum clube em Portugal poderia pagar 600 mil por mês a um treinador??? E outros negócios ruinosos, ao bom estilo de godinho.
19 Novembro, 2018 at 23:35
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/francisco-salgado-zenha-sporting-nao-esta-em-falencia-tecnica
Lê isto 100 vezes até a merda q tens na cabeça começar a raciocinar.
20 Novembro, 2018 at 1:52
S Melo, esse e mais alguns (Carraça, Tiago Coração de Gato, etc) primeiro tinham de aprender a ler (a interpretar e não apenas a debitar sonoramente o vêem graficamente); depois teriam que ter mais que um neurónio activo para poderem executar uma conexão neural que pudesse, com muita sorte, levar a uma qualquer espécie de algo vagamente próximo de um raciocínio. No estadio de desenvolvimento cognitivo em que se encontram (um pouco, alguns milhões de anos anterior ao do astrolopithecus erectus) não há que esperar o que quer que seja dessas amebas. Ao menos podiam ir conspurcar outros espaços. Será que não existem blogues de rabolhos?
Saudações leoninas
19 Novembro, 2018 at 23:52
Não defendam o bom nome do Sporting e continuem a deixar a CS fazer diariamente um festim de lama para cima dele e este é apenas o primeiro tiro no pé de muitos…
Continuem com a converseta do “fazer em vez de falar” e deixem-os dizer o que querem e lhes apetece…
Um tem processos no lombo até ao caralho, estão 10 vezes mais entalados que nós.
Outro não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego mesmo com champions e campeões… Bem pior que nós…
Eles estão na boa e nós nem 15M conseguimos colocar…
20 Novembro, 2018 at 1:58
” (…) Eles estão na boa e nós nem 15M conseguimos colocar…” (Tiago dixit)
Ó Tiaguinho! E tu? Já subscreveste? Ou é só paleio de alcoviteira desempregada? Ao menos 100 euritos? 20 subscrições! Ou já gastaste tudo nas “Operações Coração” da tua agremiação de bairro?
20 Novembro, 2018 at 7:55
Já. 5000 euros. Não dava para mais…
Já posso falar?! Ou 5000 euros não chegam para ter voz?!
19 Novembro, 2018 at 23:22
Mil desculpas, caro Álvaro Antunes, por fugir ao assunto do post nos meus comentários anteriores.
Excelente trabalho. Parabéns!
Não sou capaz de acrescentar ao tema tanto quanto alguns tasqueiros como o Miguel e o Pavel, por exemplo, mas tenho lido com atenção estes seus posts, que percebemos todos são feitos com muito cuidado e paixão.
Saudações Leoninas
19 Novembro, 2018 at 23:44
Penso que antes de centrais precisamos de laterais. A saída da Matilde Fidalgo tem-se feito sentir esta época, em especial desde que a Ana Borges está lesionada. No ano passado, a velocidade das duas jogadoras na direita fez a diferença em muitos jogos, algo que não se verifica este ano. Quando não existe velocidade na esquerda também e as equipas adversárias optam por, ao contrário de anos anteriores, jogar fechadas dentro da área, é muito mais difícil fazer golos.
Carole, Damjanovic, Mariana Azevedo e Matilde Figueiras, penso que são suficientes para este ano. Joana Marchão e Rita Fontemanha são as únicas laterais… e desde o ano passado que a Joana sido vítima de várias leões.
Quanto às contratações deste ano. Penso que não há dúvidas quanto à Damjanovic: desde que chegou que se assumiu como patroa da defesa e mesmo da equipa, em muitas situações! A Carolina Mendes já não é tão consensual, mas quem vê os jogos todos já deve ter notado a sua influência não só nos golos que marca mas em todo o processo ofensivo da equipa, abrindo espaços e fazendo tabelas para as extremas e médias. Não tenho estatísticas, mas deve ter participado em mais de metade dos golos da equipa. Ainda ontem foi ela quem fez o remate que permitiu a recarga da Baldwin para golo. Quanto à Nathalie, ainda não jogou suficiente para ter uma ideia do seu valor. Não me impressionou no pouco tempo que a vi jogar.
Finalmente sobre a Carlyn Baldwin, porque foi mencionada noutro comentário. Nos jogos ouço de vez em quando comentários a depreciarem o seu valor, embora ultimamente também já sejam frequentes comentários de sentido contrário. Como alguém dizia nas bancadas no jogo contra o Ouriense, já jogou em tantas posições que só falta vê-la jogar à baliza! Percebo que muitos adeptos não se entusiasmem com o seu futebol de passe curto e muitas vezes lateral e para trás, procurando sempre manter a posse em vez de apostar no risco (keep the ball, grita agora a Nevena). Mas no ano passado foi a sua pressão no vértice inferior do triângulo do meio campo, a ganhar constantemente as segundas bolas, a evitar contra ataques e a cobrir as investidas das laterais ou da Carole que permitiu à equipa chegar ao fim do campeonato em primeiro lugar. Na minha opinião, e vi todos os jogos em casa e alguns fora, foi a jogadora mais influente da equipa a seguir à Ana Borges.
Concluindo: acho que devemos dar tempo à equipa, tal como se fez no primeiro ano. E se não ganharmos o campeonato, o que pode perfeitamente acontecer, tão como podia ter acontecido nos dois anos anteriores, tal foi o equilíbrio, o mundo não acabará de certeza! É preciso é continuar a apoiar a equipa e a ir aos jogos (os espetáculos continuam excelentes).
19 Novembro, 2018 at 23:45
Muito bem André Geraldes . Assumiu com todas as letras que as
Mensagens do whatsapp não eram dele o que vem estragar muitas narrativas e fez uma outra coisa simples e de elementar bom senso . Não contem comigo para esfolar bdc . Simples
19 Novembro, 2018 at 23:48
Eh pá… estou de pé atrás com ele. Que esteja bem enganada.
19 Novembro, 2018 at 23:51
Ana tb acheio um pouco estranho dar entrevista à cmtv incluindo o ter o número de telefone do pivot . Em todo o estou a limitar me somente ao conteúdo do que disse .
19 Novembro, 2018 at 23:55
Manoel eu passei pela CMTV apenas para saber quem eram os artistas hoje e vejo lá o Geraldes e fiquei e do que vi, ele colocou a CMTV na merda, olhos nos olhos na casa deles tanto que não gostaram e já lhe cortaram o pio …
20 Novembro, 2018 at 0:04
Foi o que achei João . Entalou os a todos e as narrativas oficiais que querem fazer passar
19 Novembro, 2018 at 23:54
Caro Manoel,
Porque deveria Geraldes falar o que quer que seja contra quem lhe deu emprego (e destaque) durante vários anos?
Surpreso fiquei eu quando Geraldes referiu “problemas pessoais” de BdC que “poderão ter levado” aos problemas de comunicação que teve no fim do seu segundo mandato… No diferendo jogadores/Presidente Geraldes não se alongou muito, mas foi visível que não está do lado do ex-Presidente…
Já quanto ao que sucedeu no Aeroporto, o que Geraldes disse foi.. risível… Qualquer coisa como “não era da minha competência”, “ninguém ia adivinhar”… mediocridade.
Interessante (via CMTV), o “diálogo” entre a Procuradora e Fernando Mendes, aquando do seu interrogatório. A primeira, fora de si. O segundo, a mentir com quantos dentes tem na boca…
SL
19 Novembro, 2018 at 23:57
E não se lembra se recebeu alguma mensagem a avisar que iam à Academia. 😉
20 Novembro, 2018 at 0:01
Cara Maria,
Eu curto essas memórias que “vão e vêm”… O Geraldes já admitiu ter recebido a mensagem telefónica do Bruno Jacinto…
Mais um profissional competentíssimo que tinhamos dentro de nossa casa….
SL
19 Novembro, 2018 at 23:58
A Procuradora é … uma histérica …
Que figura … Ao que chegámos …
20 Novembro, 2018 at 0:04
Uma vergonha … o respondente a dizer que tinha falado com Jorge Jesus e ela responde “não se atreva” Uma vergonha … mas o que é esta merda. Do que ouvi é vergonhoso …
Espero uma atitude do CSMP
Devia ter sido depois do almoço este interrogatório …
20 Novembro, 2018 at 0:06
Podes esperar sentado João . Foi aviltante
20 Novembro, 2018 at 0:09
Ainda estou em choque…
Nunca estive a frente de uma procuradora mas pelas ameaças confessava de certeza.
Isto não é terrorismo verbal?
20 Novembro, 2018 at 1:11
O tom desta Procuradora … A forma como ela puxa o Bruno de Carvalho para a conversa … Fodasssssssss
E, como o Fernando Mendes está a dizer-lhe algo que não cola com o ‘ensaio sobre a cegueira’ que esta ganilha do Ministério Público, sem a PJ ao barulho, quer que tenha sido assim … Lança um “Não se atreva…” …
Daqui do meu cantinho digo eu para essa Procuradora, vocÊ representa o tom bafiento, pestilento, peganhento do tempo da outra senhora … Você é só, mais uma das pessoas em portugal dos pequeninnos que NÃO MERECE OCUPAR O CARGO QUE DESEMPENHA! Não tem MÉRITO, nem tão pouco condições para tal … Você parece uma doente mental, como tal procure ajuda do foro psiquiátrico e TRATE-SE, mas longe de qualquer cargo no ministério público …
Ao que chegámos … Isto é a (in)justiça à portuguesinha …
Já têm a condenação e o Acordão redigido, tudo o que sai fora do guião … “Não se atreva” …
Esta mini-frase não pára de ecoar na minha cabeça, isto não pode acontecer em 2018 num tribunal portuga, mas, aconteceu …
20 Novembro, 2018 at 10:30
Xupa….estou contigo um autêntica vergonha. Era criar um movimento NÃO SE ATREVAM mas é a brincar com o povo e a fazer o que bem vos apetece.
20 Novembro, 2018 at 0:11
Caro livramento em que ficamos ? Não diz mal de bdc porque este lhe deu de comer mas
Afinal pelas
Observações que fez quanto a problemas pessoais já demonstram que não está do lado dele !! A questao aqui não é a solidariedade de Geraldes pra
Com
Bdc ou o ter ou não sentido crítico e a sua própria opinião quanto ao comportamento de bdc . Favorável ou não . E registar que não embarcou como muitos outros companheiros de viagem no silêncio cúmplice de quem quer destruir alguém que por acaso foi presidente do sporting .
20 Novembro, 2018 at 0:15
Manoel : Deves estar a ver outra entrevista.
O Geraldes está a entalar e bem o BdC.
Não ouviu mas não diz que não houve. Não diz porque está em segredo de justiça mas a investigação está a fazer um bom trabalho.
Queres mais entalanço que este?
20 Novembro, 2018 at 0:47
Maria do que ouvi mostrou se crítico quanto a fase final de bdc dando a entender claramente que este entrou num descontrolo motivado por questões
Pessoais . Acho até importante saber a opinião de Geraldes sobre se período . Não me pareceu de todo que a intervenção dele fosse no sentido de lançar bdc pra fogueira de alcochete . Digo mais se sabe de algo que não tenha sido até aqui dito tem
O dever e a obrigação de ir ao processo dize lo . Ele ou qualquer outro
20 Novembro, 2018 at 0:21
Caro Manoel,
Simples: o que André Geraldes disse foi o que muitos Sportinguistas dizem: BdC fez um excelente primeiro mandato, no fim do seu segundo (que foi encurtado) as coisas correram “menos bem” (foi a expressão utilizada) tendo BdC “problemas de comunicação”.
De interessante foi ele referir a questão dos “problemas pessoais” e de dar a entender não estar do lado do ex-Presidente no diferendo que este teve com os jogadores. O que também se explica pelo facto dele (Geraldes) ser o Team Manager.
Geraldes não quer passar por tôlo na TV e, enquanto Team Manager do SCP, não iria fazer a ode pública a BdC… MAS, POR OUTRO LADO, não era de esperar que fosse publicamente “espetar a faca nas costas” de quem o “alimentou profissionalmente”, certo?
Olhe, outra: para Geraldes, o Cancro é, em termos “técnico-tácticos” (acho que foi isso que disse) o “melhor treinador do mundo”. Se isto não é um ataque a BdC… 😛
SL
20 Novembro, 2018 at 0:41
Caro livramento minguem estaria à espera que Geraldes fosse fazer oh sanas ao ex patrão. Mas pelos vistos a leitura do livramento e que o Geraldes mal por mal la
Foi espetando umas farpas . Como essa do chiclas . Ou seja , afinal até cuspiu na mão que lhe deu de comer . Não faço essa leitura . Digo tão soment que Geraldes , e bem , fez um Statement que me pareceu o adequado quanto a bdc mesmo percebendo se que não esteve de acordo com ele em muita coisa .’alis criticou o . Quanto ao chiclas estou consigo .
19 Novembro, 2018 at 23:48
E mais disse claramente que os sportinguistas podiam estar totalmente descansados e que no final podiam haver surpresas …
19 Novembro, 2018 at 23:58
E vão haver …
Aposto o esquerdo do Sá …
19 Novembro, 2018 at 23:54
Dsc Álvaro . Dizer que é notável o trabalho que por ti e feito quanto ao futebol feminino. E com pessoas como tu que se vão alavancando as modalidades .
19 Novembro, 2018 at 23:58
Pena acabar-se por contaminar, este belo petisco semanal aqui servido pelo Álvaro Antunes, para discutir uma entrevista da cmtv…
20 Novembro, 2018 at 0:09
Caro dasCaldas,
De minha parte peço desculpas ao Caro Álvaro Antunes e aos Caros Tasqueiros pelos off-topic, mas não há post recente para se poder discutir esta matéria, que é bastante importante…
SL
20 Novembro, 2018 at 0:12
Sl livramento . Não coloquei por esquecimento no comentário anterior
20 Novembro, 2018 at 0:27
Concordo, por o tema ser importante, acaba por ser muito comentado, tornando difícil seguir os relativos ao post, daí o meu lamento.
De resto longe mim acusar alguém, até porque contra mim falaria
SL
20 Novembro, 2018 at 0:16
Sem dar audiências a esses cabrões dei uma olhadela rápida num direto no facebook q está a transmitir a entrevista/debate e ouvi está pérola:
“Do ponto de vista técnico-tático Jorge Jesus é o melhor treinador do mundo”
Epah oh Geraldes, vai dormir fdx.
20 Novembro, 2018 at 0:37
Obviamente que o Geraldes nunca iria falar mal de Jesus.
Foram duas épocas a contratar e a avalizar muito jogador de merda em conjunto com o Mestre da Táctica…
20 Novembro, 2018 at 0:40
Fosga.se este tarado do carriço está mesmo desesperado e carente……o aleluia nunca mais sai para o consolar .