Mais do que as cinzas de fanáticos do Boca Juniors atiradas para o relvado da Bombonera pelos seus entes queridos, que lhes satisfaziam o último pedido.
Mais do que a bandeira de oito quilómetros cosida e empunhada pelos adeptos do River Plate, unindo o Monumental ao velho campo Alvear y Taigle, cobrindo as ruas de Buenos Aires com o maior estandarte do mundo.
Mais do que os cânticos, com bombos e guarda-chuvas. E do que a chuva de papelitos dos recibimientos épicos nesses templos sagrados do futebol argentino.
Mais do que tudo isso, dizia, o que me impressionou no Boca-River da primeira mão da final da Taça Libertadores foi esta foto: um miúdo pendurado nas redes a vibrar com futebol.
Não sabemos o seu nome. Mas também não precisamos de o chamar. É apenas um miúdo tomado por aquela paixão precoce.
«Apenas» é força de expressão. Está lá tudo. Haverá poucas imagens que melhor sintetizem tantos sentimentos num só instante: o fervor e a inocência, a alegria e a ternura, o encanto e o destemor.
Ao vê-lo, recordo uma notícia que li por estes dias sobre Neymar: um documentário da France 2, citando documentos divulgados pelo Football Leaks, revelou que o craque brasileiro recebe no Paris Saint-Germain um bónus de 375 mil euros anuais por aplaudir os adeptos no início e no final dos jogos.
Se é verdade que um magnata disposto a esbanjar petrodólares e um astro mundial podem acordar o que quiserem entre si, também o é que este mercenarismo implícito a cada gesto do futebol pós-moderno está a tornar os adeptos cada vez mais cínicos e a matar-lhes aos poucos a paixão.
Há qualquer coisa de imoral em haver quem quantifique e cobre por gestos tão simples, aparentemente genuínos. Há um mundo de diferenças entre estes dois futebóis, que a separá-los muitas vezes não têm mais do que uma rede ou um fosso.
O antagonismo é gritante.
«Não é possível parar com as mãos os ventos da mudança», dir-me-ão os pragmáticos militantes ou os deslumbrados deste novo mundo.
Mesmo que assim seja, permitam àquele miúdo da Bombonera continuar a acreditar na autenticidade de cada aceno, na veracidade de cada ovação.
Na sua inocência, ele tem por certo aquilo que no mundo dos graúdos devia ser lei: no futebol, os aplausos não se cobram.
21 Novembro, 2018 at 22:33
Como é que está a classificação no Hóquei??
21 Novembro, 2018 at 23:52
1° Sporting 14
2° OC Barcelos 14
3° benfic@ 13
4° Porto 13
5° Oliveirense 11
6° HC Braga 11
Próxima jornada, este fim-de-semana:
Sporting-Porto
OC Barcelos-benfic@
HC Braga-Oliveirense
21 Novembro, 2018 at 22:33
vamos passar a liderar o campeonato…
21 Novembro, 2018 at 22:43
Sporting pede indemnização ao ex-presidente pelo ataque à academia!
Sendo assim, o Sporting desiste dos processos dos jogadores….o advogado espanhol há muito que já foi à vida.
21 Novembro, 2018 at 22:53
Quando apelas à união do grupo, mas esfaqueias um dos “teus”.
21 Novembro, 2018 at 23:08
Qual é a Fonte dessa informação?
22 Novembro, 2018 at 0:11
CMTV
Who else…
21 Novembro, 2018 at 23:44
Como é que o Sporting vai pedir indemnização a alguém que não foi julgado como culpado ?
Se esta notícia for verdadeira para mim é a prova que precisava que varandinhas está a mando de godinho.
Welcome back godinho, que saudades.
22 Novembro, 2018 at 16:07
Pavel, desculpa mas acho que, a bem da sanidade dos comentários ulteriores, quando lanças aqui uma “notícia ” dessas deves referir a fonte,
Caso contrário, deduzo que apenas estarás a querer lançar um boato provocatório.
Um abraço e saudações leoninas
21 Novembro, 2018 at 22:45
EO acima dos 20M.
Agora:
Reconheçam a resposta que muitos adeptos deram ao repto e que tornou isto possível.
Respeitem esse esforço e usem o dinheiro do Sporting com respeito e com cabeça. Nada de andar a rebentar em merda para a equipa principal!
E por último volto a dizer…espero que o aperto que sentiram vos tenha alertado para a necessidade de aproximar o clube dos adeptos, de defender o bom nome do clube e de não deixarem que o Sporting seja saco de porrada diariamente para esconder o que vai nos outros.
21 Novembro, 2018 at 23:54
Isto mesmo.
22 Novembro, 2018 at 0:12
Bom comentário!
22 Novembro, 2018 at 1:42
Com respeito? O Varandas apelou a “donativos” de 100 paus que basicamente não dão nada de retorno.
22 Novembro, 2018 at 1:46
Nem uma camisola para orgulhosamente exibir. Como a da Missão Pavilhão. Vergonha… Gostaria de saber quanto terá custado a campanha. O budget foi generoso.
21 Novembro, 2018 at 22:59
Sporting anuncia que já foram subscritos 18,98M do EO.
Talvez os sportinguistas tenham percebido que abandonar o Sporting agora seria um acto de traição como o que muitos criticaram num passado recente.
Independentemente do que penso em relação a falta de defesa do Sporting por parte de muitos responsáveis, ao permitir que sejam ditas mentiras por rivais e mesmo por paineleiros, falou mais alto o amor que sentem pelo clube.
Fico feliz pois não haverá desculpas para enfraquecer o futebol ou desinvestir nas modalidades que tanto custou ressuscitar pela anterior direcção.
21 Novembro, 2018 at 23:04
Desculpa o meio off:
Não sei se já publicaram, mas vejam isto:
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/uefa-fez-adepto-viver-jogo-do-sporting-e-mudar-opiniao-sobre-a-liga-europa?ref=HP_DestaquesPrincipais
Esqueçam a fonte e o resultado final e apreciem o vídeo!
21 Novembro, 2018 at 23:05
Ups, vi agora que o Miguel colocou lá bem em cima. Peço desculpa, mas vejam – vale a pena!
22 Novembro, 2018 at 0:13
Não é preciso pedir desculpa… 🙂
É digno de ver sim senhor!
21 Novembro, 2018 at 23:07
A propósito do EO e da “lavagem” a que fui sujeito para investir uma meia dúzia de patacos (oxalá fossem mais), não posso deixar de fazer notar que tivesse existido nos anos 2000 um cagagesimo da cautela agora demosbtrada pelos intermediários financeiros , e não teria existido crise financeira alguma.
Foi impressionante o empenho para que sentisse que estava a investir num activo ultra tóxico.
Perante o que vi, admito que muita gente, mesmo alguns sportinguistas com alguma vontade e algumas posses, tenham recuado.
E como tal, conseguir mais de 20M€ nestas circunstâncias, parece-me uma excelente notícia. E embora pouco provável, espero amanhã ser surpreendido pela subscrição na íntegra dos 30M€.
SL
22 Novembro, 2018 at 0:05
Adolfo, penso que isto também vai ter repercussões negativas nas obrigações dos rivais, pois eles têm cento e tal milhões em obrigações e o pessoal que lá investiu vai começar a querer receber o dinheiro que lá puseram, independentemente do bom juro que recebem.
21 Novembro, 2018 at 23:08
Perdoem o off mas não sei se já viram…o Sporting visto por um adepto do Arsenal…está brutal!
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/uefa-fez-adepto-viver-jogo-do-sporting-e-mudar-opiniao-sobre-a-liga-europa
22 Novembro, 2018 at 0:41
Pronto , já se sabe o que o Beto faz no clube 😉
O vídeo está bem esgalhado.
Sorte a nossa este miúdo ser do Arsenal (muito à vontade com a camera, parece um pro) e eles estarem no nosso grupo!
22 Novembro, 2018 at 7:55
O Arsenal já foi jogar a outros estádios. A escolha do nosso pela UEFA não foi inocente. Sabem que a festa é sempre bonita. Somos os melhores adeptos da Europa. 😉
22 Novembro, 2018 at 16:22
Esse é o mesmo adepto que “brindou” o Mundo amante do Futebol com um vídeo de quase 6 minutos sobre a incrível festança que os quase 6 000 adeptos leoninos fizeram nas ruas de Londres (no bairro de Highbury, onde vivi) e no Emirates; um vídeo e uma festa que pôs, mais uma vez, a Europa a pensar se não seremos mesmo nós OS MELHORES ADEPTOS DOP MUNDO!
Agora, perante estes 2 vídeos, seria um óptimo SERVIÇO PÚBLICO fazer deles uma distribuição personalizada com 3 destinos óbvios:
-Exmº Senhor Presidente da República, Marcelo de Sousa;
– Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues;
– Exmº Senhor Primeiro Ministro, António Costa
Eventualmente, até talvez fosse também alargar essa distribuição a outros destinatários específicos como, Presidente da FPF, Presidente do Conselho de Disciplina da FPF, Presidente do TAD, Presidente da LPFP; Presidente do IPDJ, Secretário de Estado do Desporto, Líderes de todas os G.O.A.s (legalizados ou não) de todo o país (incluindo os Nossos).
O que , decerto, não seria má Comunicação seria pedir ao adepto londrino para passar o seu vídeo da nossa presença em Londres no écran gigante do Estádio e do Pavilhão, antes e no intervalo dos jogos.
Saudações leoninas
22 Novembro, 2018 at 16:23
errata; “… seria pedir ao adepto londrino AUTORIZAÇÃO para passar o seu vídeo …”
SL
22 Novembro, 2018 at 11:36
A paixão nao se compra. Grande post a mostrar o que o futebol moderno se está a tornar. O amor ao dinheiro corrompe os valores morais…
23 Novembro, 2018 at 10:15
https://youtu.be/U4Em_hy70kc