Esta é uma pergunta que me surge de cada vez que vou ao nosso Pavilhão e o vejo com meia casa. Ou menos.
Futsal, Andebol, Hóquei, Voleibol. Pelo menos nestas quatro modalidades, com especial incidência nas três primeiras, parece-me meio inexplicável que não tenhamos, sempre, pelo menos 2500 Sportinguistas a apoiar.
Podemos pensar que é uma questão cultural e que os números que atingimos até são bem bons tendo em conta os pavilhões às moscas que por aí há. Ou, se preferirem, podemos dar razão a quem defende que importa é ser campeão no futebol e o resto são brincadeiras que não contam.
Será que temos assim tantos adeptos a pensar desta forma?
Será que é um problema de má promoção dos jogos? Será que a comunicação dos mesmos não chega onde devia? Será que fazem falta bilhetes família? Será que é necessário um bilhete “dia de Sporting”?
Tanta pergunta que fica e eu só penso que Lisboa tem 500 000 habitantes e que esse número dispara para mais de 2,3 milhões se pensarmos na área metropolitana da capital, quemas incluí a margem sul do Tejo.
Quantos Sportinguistas aqui vivem? 750 mil? 1 milhão? Mais?
E onde é que eles andam, que, excetuando nas fases finais e nos jogos grandes, não marcam presença como deviam marcar naquele lugar onde o Sportinguismo se bebe em estado puro?!?
26 Novembro, 2018 at 23:13
Só um “achega”… Sei que o post se refere à presença/ausência no PJR mas há outras possibilidades de acompanhar e apoiar ao vivo as nossas equipas!!! Eu vivo a 130 km do Estádio/Pavilhão mas em tanta Modalidade, quase todas as semanas tenho o Sporting a jogar no meu distrito… E da mesma forma que tenho eu, terão muitos de nós e todos os outros que não frequentam a Tasca!!! Façam ao menos esse esforço e levem um cachecol ou uma camisola para os atletas vos verem 🙂 Acreditem que vale a pena essa presença também nos jogos fora… Mesmo que seja uma modalidade que não agrade, vão!!! Eu não gosto de desportos de combate mas ainda a semana passada estive na Nazaré a assistir a um encontro de Kickboxing e foi fixe 🙂
27 Novembro, 2018 at 0:12
É assim mesmo!!!
Isso é sentir o SCP!!!
27 Novembro, 2018 at 4:58
Sentir, todos sentimos… Cada um à sua maneira 🙂
Porém, e como meio a brincar e meio a sério costumo dizer, ninguém com menos de 40 anos é do Sporting por causa do futebol!!! Sendo assim, seria importante retribuir às outras modalidades, a bela escolha que nos proporcionou…
27 Novembro, 2018 at 12:14
Eu se morasse no norte tentaria sempre estar presente nos estádios e pavilhões onde me fosse possível deslocar.
Trabalho em lx e moro a 25 kms, sou um privilegiado.
27 Novembro, 2018 at 9:25
Serjão, quem é do norte principalmente, quer no futebol quer nas “principais” modalidades, se quisesse acompanhar o Sporting ao vivo, não havia fim-de-semana que não tivesse um jogo para ver… Tudo que é equipa é praticamente de lá…
27 Novembro, 2018 at 9:45
Comentei precisamente isso ontem… Eu sou da zona centro e praticamente todos os fins de semana tenho o Sporting a jogar perto de mim!!! Seja em que modalidade for 🙂
No próximo Sábado, vou ver a equipa B de Hóquei no Valado, por exemplo…
26 Novembro, 2018 at 23:26
Parece que não estamos sozinhos nesta questão.
Os nossos velhos rivais europeus, Barcelona, também têm registado o mesmo problema de baixas assistências no Palau blaugrana.
“El Palau blaugrana es uno de los pabellones con peor asistencia de toda la liga ACB. Y es habitual que los equipos culés de balonmano, fútbol sala y hockey jueguen en familia salvo cuando llegan los partidos claves. Es difícil de comprender en un club que cuenta con 155.000 socios y 1.283 peñas en todo el mundo: 456 en Cataluña, 700 en el resto del estado español y 127 en el resto del planeta.”
https://www.google.com/amp/s/www.mundodeportivo.com/opinion/20180104/434052831424/marcal-barca-asistencia.html%3ffacet=amp
26 Novembro, 2018 at 23:27
E também um sentido de que: às vezes não vale a pena…
O fácil que é fazer um vaidoso falar para um microfone… (Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Ferro Rodrigues)
Então, um gang altamente conhecido e temido pelos estudantes de Braga, aterrorizava ou não aterrorizava?… (o ridículo de quem diz que se enquadra na lei. E não falta ridículo por aí no que se refere ao Sporting nos últimos meses. O Cashball uma encomenda que nem deu em acusação que apareceu convenientemente em certo dia. E muito mais casos ridículos vão aparecer. O que não vai aparecer novamente é: Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Ferro Rodrigues a comentarem Fait Divers do futebol, nem a falarem de terrorismo. Onde estavam quando das mortes em estádios, em rotundas ou em ataques vis e sequestrantes em hotéis. Alguns recentemente. O fácil que é fazer um vaidoso falar para um microfone.)
https://capas.newsplex.pt/capas/capa_jornal_i_26_11_2018.jpg
27 Novembro, 2018 at 0:13
Podes crer!
Subscrevo por inteiro e reafirmo a vontade de elaborarmos uma Carta Aberta aos mais altos signatários desta nação a exigir uma mudança de 180º nesta miserável conduta que, configura uma profunda desigualdade de tratamento.
SL
27 Novembro, 2018 at 0:27
Caro Jordão2,
IMHO, uma coisa é haver alguma discriminação negativa contra o SCP no que toca quer à CS quer a intervenções de políticos no que toca ao assalto a Alcochete (por mim, só posso apelidar de discriminação se existir tratamento desigual para situações iguais. Como não conheço (nem ninguém) situação igual à que se passou em Alcochete…
Outra coisa é menorizar Alcochete. Comparar o que aconteceu (pré e pós) com Guimarães é absolutamente risível. Com gangs criminosos que sempre (e infelizmente) existiram na nossa sociedade civil, não cola.
É-me algo incompreensível que se apelide o SCP de Grande instituição e depois se compare aquele episódio com crimes que (ainda infelizmente) acontecem semanalmente em cidades do nosso país.
E ainda me é mais incompreensível quando o SCP foi “líder” na luta contra a violência no futebol. Com intervenções na própria… Assemleia da República. Obviamente, na altura queríamos que o “poder político” actuasse porque se tratava dos milhafres. Agora queremos que o “poder político” se cale porque se trata… de nós.
Sportinguistas invadiram a Academia de futebol do SCP para espancar jogadores do CPS. Isto depois de ameaças no aeroporto, e nas garagens do estádio. Jogadores que (ao que dizem, não consigo confirmar) altura houve em que tiveram que contratar segurança pessoal…
Onde existou algo parecido?
SL
27 Novembro, 2018 at 0:37
jogadores que fizeram de propósito para o SCP perder …
Sim, mereciam mais uma “volta olímpica” … Mas era a serem lavados a mangueirada de chorume. . .
27 Novembro, 2018 at 0:38
Esses TRAIDORES mais o treinador TRAIDOR … E muitos mais TRAIDORES …
27 Novembro, 2018 at 0:59
Caro Livramento, vou-lhe fazer uma pergunta muita directa que pode atestar da gravidade ou não da gravidade do assunto (tem a ver com o princípio da proporcionalidade da defesa):
-Havia alguma arma branca ou de fogo entre os atacantes? Se havia, foi usada para intimidar ou causar dano físico? Não vai querer comparar uma fivela (que efectivamente pode matar uma pessoa mas não foi criada para isso) com uma arma de fogo ou corte, pois não? (Se souber Krav Maga, até um lápis é uma arma mortal).
Se não havia armas mortais e quase toda a gente ali usava calças, acho que os cintos deviam estar bem distribuídos.
Se entraram 40, num plantel de 30 mais tachos, não faltariam gajos para dar troco (mas alguns passaram calmamente pela situação sabendo que não seriam atacados).
Você certamente não sabe o que é terror. Não sabe o que é ter que passar todos os dias no mesmo caminho sabendo que pode ser assaltado ou violada.
Esses meninos mimados (sim, de facto não tem outro nome, nunca tiveram) não sabem certamente o que é terror. E, às confusões que armam aos anos por essa noite fora, certamente que não tem problemas em andar ao sopapo.
O verdadeiro terror que sentiram foi saberem que tudo fizeram para ficar em terceiro no campeonato e a consciência não lhes ter dado descanso.
A gravidade, foi a comunicação social que a deu. Digo-lhe de fonte segura que em Guimarães foi muito mais grave. É aqui ao lado. Não brincam ali. Só têm meio neurônio para as funções motoras.
(Mais uma vez lhe digo: para esses meninos, que se fartam de andar em rixas, muitas vezes com armas de fogo – já vem do tempo do Kennedy, só para falar do meu tempo – que são todos amigos desses bandidos das claques, que passeiam soberba pelas passarelas do país, não ali nenhum terror. Há só cagança.)
27 Novembro, 2018 at 1:15
Caro Jordão2,
Em primeiro lugar, eu não estava a comparar os jogadores do SCP com habitantes de países onde o ISIS é um flagelo.
E não, ao que se saiba não havia nem armas brancas nem “armas mortais”.
Obviamente, isso tem pouco a ver com o que eu escrevi.
Referi que “Sportinguistas invadiram a Academia de futebol do SCP para espancar jogadores do SCP” para tentar demonstrar, numa só frase, o que o acontecimento deveria dizer a nós, Sportinguistas.
Mas cá se volta com os “ah, mas os meninos são mimados”, “ah, a coisa não foi assim tão má”, “ah, eles é que deviam ter a consciência pesada porque fizeram para perder o jogo com o Marítimo”, etc., etc..
Desculpe-me o Caro Tasqueiro, mas isso é “conversa para boi dormir”, como se diz na minha terra.
Pode-se questionar desde a qualificação jurídica dos factos à adequação das medidas de coacção, o que se quiser. Estou perfeitamente de acordo que a Defesa no processo alegue o que bem entender na defesa dos arguidos. Incluindo relativizar/menorizar o sucedido.
Nós, Sportinguistas, fazer isso? Não.
A coisas foram o que foram. Nem mais, nem menos (menos o que ainda se puder averiguar no processo em curso). Mas o que já se sabe que aconteceu deveria envergonhar fortemente qualquer Sportinguista. Pelo menos é a minha forma de pensar…
SL
27 Novembro, 2018 at 1:19
“Não sabe o que é ter que passar todos os dias no mesmo caminho sabendo que pode ser assaltado ou violada.” – isto é em Portugal e muito mais comum que aquilo que deve pensar.
27 Novembro, 2018 at 1:59
Houve jogadores do fcp que levaram no focinho nem piaram, o treinador holandês ficou com o carro que parecia uma árvore de natal.
O Seixal do que me lembro foi invadido e elas também caíram.
Em Guimarães foi praticamente igual a Alcochete.
Podia dar mais episódios.
Diferença?
Tratamento da comunicação social com os notáveis e políticos a carregar em força.
Se gostei ?
Não gostei e condeno mas não faça do seu clube como se fosse o único caso em que a violência aconteceu.
Diferença?
Nos outros casos não houve pessoas de dentro a mandar fotos e vídeos passado 5 minutos para a comunicação social , chama-se a isso salvaguardar os interesses do clube.
Vale tudo quando se quer chegar a um objectivo.
O Bruno Fernandes por exemplo de repente já se sente em segurança?
Somos todos burrinhos se calhar.
Não me diga que é amor ao clube
27 Novembro, 2018 at 2:03
“Não gostei e condeno mas não faça do seu clube como se fosse o único caso em que a violência aconteceu.”
Pois…
Não vale a pena…
SL
27 Novembro, 2018 at 2:17
Qual foi a parte que não percebeu ?
Repito: condeno
mas não é infelizmente caso único para seu desagrado é o sr. não se importa de o Sporting ter o tratamento diferente dos rivais porque ajuda à narrativa.
Pensei que primeiro o Sporting depois o resto mas é quando intressa.
Podia copiar também as outras partes que escrevi mas isso já não lhe intressa.
27 Novembro, 2018 at 2:18
Uma boa noite
27 Novembro, 2018 at 4:04
Meu caro Livramento. Não se trata de comparar nada: Trata-se de tratamento discriminatório sim! porque, independentemente da caracterização, e até da qualificação, ou mesmo da gradação que se queira fazer da acção violenta a verdade é que há muito mais violência de G.O.As reportadas ao longo dos anos (até com mortes, com feridos hospitalizados) que não mereceram qualquer reparo da parte dos dirigentes políticos das instituições estatais.
Além disso, há que também saber escrutinar (independente até da descriminação)o conteúdo dessas mesmas intervenções. Um Presidente da AR (2ª figura do Estado), por exemplo afirmar na 4ª feira antes do jogo que o mesmo se devria realizar no Estádio do desportivo da Aves é de uma demagogia, populismo e oportunismo completamente irresponsável. Será que ninguém o fez notar que tais sugestões são um incentivo potencial à disrupção social e à violência. O que fariam, se a sugestão vingasse, os muitos milhares que tinham, pago não só os bilhetes do jogo como deslocações (até de avião) e estadias em hotéis? Iam pedir o reembolso ao sr Presidente da AR?
As declarações dos três estarolas naquela 4ª Feira foram apenas uma demonstração do mais reles populismo e da mais aviltante demagogia oportunista.
SL
27 Novembro, 2018 at 8:15
Andas distraído como sempre quando dizes que não houve situação idêntica à que se passou em Alcochete.
O mesmo vimos passar-se em Guimarães e no Seixal e nenhum comentário se ouviu de políticos, nem a CS teve interesse em tratar a fundo os temas.
Por esta altura ainda não percebeste que o circo montado em Alcochete, Cashball e outras novelas apenas serviram um propósito.
És demasiado “inocente”…
27 Novembro, 2018 at 9:23
Caro José Silva,
Em Guimarães e no Seixal:
– Os jogadores foram ameaçados em aeroporto, e posteriormente na garagem de um estádio?
– Os responsáveis do Clube ouviram o “líder” da claque dizer que iam fazer uma “visitinha” e nada fizeram?
– Houve jogadores que tiveram que recorrer a protecção privada (ainda não consegui confirmar isto, só pelo que se ouve por aí…), por temerem pela sua segurança?
– Os jogadores foram alvo de um ataque premeditado e previamente estruturado, incluindo “alvos” para cada agressor?
– Os agressores invadiram as instalações desportivas à vista de toda a gente, e com honras de transmissão televisiva?
– Os jogadores recusaram-se a voltar àquelas instalações, por receio de que as coisas se pudessem repetir?
– Jogadores saíram de Lisboa, para o Norte, para se sentirem mais seguros?
– Etc., etc.
Deixe-me adivinhar: não.
Mas, já agora, que “circo montado” foi esse relativamente a Alcochete?
SL
27 Novembro, 2018 at 11:35
pega lá
Nos outros casos não houve pessoas de dentro a mandar fotos e vídeos passado 5 minutos para a comunicação social , chama-se a isso salvaguardar os interesses do clube.
Vale tudo quando se quer chegar a um objectivo.
O Bruno Fernandes por exemplo de repente já se sente em segurança?
Somos todos burrinhos se calhar.
Não me diga que é amor ao clube
26 Novembro, 2018 at 23:29
So enche nos jogos que dao o titulo ou contra os lampioes! Valia mais ficarem em casa assim davam lugar a quem acompanha nos outros jogos! Devem ser os mesmos que fazem o black friday, e um acontecimento de massas logo tem que la estar!
26 Novembro, 2018 at 23:36
Não dá jeito nenhum tantas modalidades. Isto de ter tantas é o cabo dos trabalhos para manter o pavilhão cheio. O melhor é mesmo começar a cortar algumas.
27 Novembro, 2018 at 0:14
Como diria o Soares Franco, é ficar com o futebol e acabar com as amadoras todas. Um dos expoentes do ecletismo croquetiano.
27 Novembro, 2018 at 0:35
Sóares de Franco >>> O pior presidente do SCP
27 Novembro, 2018 at 1:02
Que tal trocar algumas cadeiras com as do estádio para parecer um pavilhão cheio?
27 Novembro, 2018 at 1:03
Que tal trocar algumas cadeiras com as do estádio para parecer um pavilhão cheio?
27 Novembro, 2018 at 0:07
Até aqui…
Onde estão os avatares fixes, concierge??
27 Novembro, 2018 at 0:14
Deixa-te de ideias … eheheheh
(o que me calhou em sorte … fosgasse …)
27 Novembro, 2018 at 0:10
Boa Noite.
Discussão boa esta.
Não acho que seja um problema de direcção A ou B.
É uma questão cultural.
Não somos um pais com cultura desportiva, nem o Governo parece estar para ai virado ou preocupado com tal assunto.
Entretanto chegam os JO e é tudo a “pedir” medalhas.
Malta da minha geração fim de 80/inicios de 90, conhece bem o desporto escolar e a fraca aposta em tal projecto.
O exemplo tem que começar por baixo, nos miúdos.
Na minha altura a rapaziada queria era jogar á bola, cheguei a faltar a N de aulas para ir jogar á bola…não á incentivo para praticar outro desporto e por vezes nem as escolas têm condições para tal.
Portanto no Sporting não ia ser diferente.
O que acho é pode haver uma maior divulgação dos jogos das modalidades.
Já aqui falei numa aplicação para o telemóvel por exemplo, só para as modalidades no pavilhão.
Agora pavilhão cheio, vai ser complicado.
Mesmo falando no futebol, não temos casas “cheia’s” tirando os 3 grandes e mesmo assim, depende da fase em que o clube se encontra.
Para finalizar, eu não tenho muita moral para falar, já que a minha “paixão” sempre foi e será o futebol, tirando fases finais ou jogos importantes, não tenho grande interesse.
Vai valendo a Tasca para me manter atualizado.
Como eu há muitos e aqui também entra a vida pessoal e profissional, onde há prioridades maiores.
27 Novembro, 2018 at 0:22
A resposta é simples: existem dois clubes dentro de um, o Sporting Clube de Futebol de Lisboa e o Sporting Clube Eclético de Portugal.
27 Novembro, 2018 at 0:50
Em Off …
E os ‘criminosos’ lá continuam o seu passeio pelos tribunais …
“Os presidentes do Sp. Braga, do V. Guimarães e o antigo jogador Nuno Gomes foram esta segunda-feira ouvidos na instrução do processo ‘e-toupeira’ como testemunhas arroladas pela SAD do Benfica, que prescindiu da inquirição de Sousa Cintra.
Júlio Mendes abandonou o tribunal às 15h24. Antonio Salvador saiu da garagem às 15h49 num carro com os vidros traseiros fumados. Não prestou declarações aos jornalistas.
Rui Patrício, advogado do Benfica, esclareceu que os encarmados é prescindiram da audição de Sousa Cintra.
“Sousa Cintra não faltou, fomos nós que prescindimos do seu depoimento. Justificámos ao tribunal as razões que estiveram na base desta decisão e que tem a ver com a divulgação pública do conteúdo das diligências a semana passada. Entendemos que nesse sequência devíamos tomar determinadas decisões hoje e uma delas foi prescindir do depoimento do sr Sousa Cintra”, disse acrescentando que “não vai haver mais diligências de prova”.
João Medeiros, outro dos advogados da Benfica SAD, mostrou-se satisfeito. “A fase de Instrução correu muito bem. Foi produzida muita prova, muito esclarecedora. É uma instrução, tudo pode acontecer. A fase de instrução correu muitíssimo bem. Satisfeitos, satisfeitos ficaremos se a SAD não foi pronunciada”, afirmou.
E quanto à divulgação dos áudios referiu: “Em causa está a prática de um crime público. É ao Ministério Publico que cabe investigar.”
…
É aguardar …
27 Novembro, 2018 at 1:12
Off 2
https://www.youtube.com/watch?v=62UhyE9qdLQ
27 Novembro, 2018 at 1:12
Off 3
https://www.youtube.com/watch?v=wlzEplcqtrY
27 Novembro, 2018 at 1:26
Cavalas… (que o gajo dos robalos está para ir dentro…)
27 Novembro, 2018 at 1:38
Dizem algumas alminhas que sim …
Ele são cavalas … Eles são cavalinhas …
Tem sido um regabofe …
27 Novembro, 2018 at 1:25
Em resposta à pergunta do Post …
“O que impede o João Rocha de estar sempre cheio?”
R: https://www.youtube.com/watch?v=Zk2gB3v-mjA
27 Novembro, 2018 at 1:40
Melhor momento … Aos 31 segundos … Imperdivel …
27 Novembro, 2018 at 1:28
Então não se esqueçam, hoje 3ª. f às 20 h Voley internacional no Pavilhão JR
SL
27 Novembro, 2018 at 4:13
Manda-lhes uma SMS, mais pertinho da hora, não vão eles esquecer-se!
SL
27 Novembro, 2018 at 8:36
Acredito que, poderemos melhorar muito as assistências, se for feito um verdadeiro cross selling…
Há um problema de divulgação e de agendas. Por exemplo, em dia de jogo de futebol em Alvalade, este deve ser realizado entre dois jogos de pavilhão.
Verdadeiros super dias de leão!
Mas isto choca com os direitos de tv e com os horários impostos…
27 Novembro, 2018 at 8:44
Façam um teste…. junto dos adeptos, vossos amigos, que mais criticam tudo e todos quantas vezes foram ao JR… se calhar nem 2/3% já lá foram…
vou regularmente e vejo sempre as mesmas pessoas… as que apoiam em qq circunstância… falta de cultura desportiva…. muito português…
27 Novembro, 2018 at 9:25
Pah eras o melhor GR de sempre do Championship Manager…tu e o Tó Madeira eram as compras da praxe…ah e o Kim Kallstrom também eheheheh 🙂
27 Novembro, 2018 at 10:27
E o Prospar? Jogador de Malta?
27 Novembro, 2018 at 11:04
Esse falhou-me, não me lembro do gajo
27 Novembro, 2018 at 12:13
Falha grave… marcava golos para caraças e era barato…
27 Novembro, 2018 at 8:53
Em permanente actualização:
AGENDA
De 27 a 30 – Open de Cadetes e Juniores (Ténis de Mesa)
Dia 27
Voleibol Masculino Seniores
20h – Sporting CP vs Stroitel Minsk
Dia 28
Andebol Masculino Seniores
20h – CF Belenenses vs Sporting CP
Futsal Masculino Seniores
20h30m – Sporting CP vs Eléctrico FC
Dia 29
Futebol Masculino Seniores
17h55m – Qarabag vs Sporting CP
Dia 30
Futebol Masculino Sub-23
15h – CD Feirense vs Sporting CP
Ténis de Mesa Masculino Seniores
19h – Sporting CP vs Borusiia Dusseldorf
Boxe
21h – Título Nacional 76,2 kg
Dia 1
Futsal Masculino Seniores
14h30m – Viseu 2001 vs Sporting CP
Hóquei em Patins Sub-17
16h – Sporting CP vs SL Benfica
Hóquei em Patins Masculino Seniores
18h – Liceo vs Sporting CP
Hóquei em Patins Sub-13
18h – AJ Salesiana vs Sporting CP
Hóquei em Patins Equipa B
19h – BIR vs Sporting CP
Dia 2
Hóquei em Patins Sub-20
??? – Paço de Arcos vs Sporting CP
Tiro com Arco
10h – Campeonato Nacional de Sala
Futebol Feminino Serniores
15h – Vilaverdense FC vs Sporting CP
Andebol Masculino Seniores
15h50m – Silkeborg vs Sporting CP
Hóquei em Patins Sub-15
16h – HC Sintra vs Sporting CP
Voleibol Masculino Seniores
17h – Sporting CP vs Esmoriz GC
Voleibol Feminino Seniortes
18h30m – Sporting CP vs CN Ginástica
Dia 3
Futebol Masculino Seniores
20h15m – Rio Ave FC vs Sporting CP
Dia 4
Futebol Masculino Sub-23
18h – SL Benfica vs Sporting CP
Dia 5
Voleibol Masculino Seniores
16h – Stroitel Minsk vs Sporting CP
Andebol Masculino Seniores
19h – Sporting CP vs Arsenal CD
Hóquei em Patins Masculino
21h – AD Oeiras vs Sporting CP
Nota: a agenda é feita através da consulta às diversas páginas oficiais das Modalidades e com a colaboração de alguns amigos… Qualquer alteração de última hora, é alheia ao “Eis o Sporting Clube de Portugal”!!!
27 Novembro, 2018 at 8:57
Isto que o amigo Serjão fez é muito bom para nós nos poderemos organizar.
27 Novembro, 2018 at 9:50
É a Agenda que tenho na minha página e que tento ter o mais atualizada possível… Porém, nem sempre é fácil!!! Umas vezes porque o tempo é escasso para tanta coisa e outras porque é complicado obter a informação…
27 Novembro, 2018 at 17:58
Thanks!
27 Novembro, 2018 at 9:11
Razão? Porque simplesmente o Sporting cada vez mais, tem uns adeptos de merda. Gostam de falar de ecletismo, mas só quando é para encherem o peito e afogarem mágoas para dizerem que ganharam isto e aquilo.
27 Novembro, 2018 at 9:36
Adeptos de merda tem muitos, sim. Infelizmente, basta andar plas redes sociais. Felizmente a grande maioria dos socios é bastante decente…
27 Novembro, 2018 at 10:04
90% dos sócios nem do ecletismo fala.
A Tasca e os outros blogs assim como páginas nas redes sociais são exceções à regra.
Já aqui o disse mais do q uma vez.
Por isso é q é em junho se esperava pelas sondagens nestas páginas (assim como na Tasca) a manutenção de BdC e o resultado foi o totalmente inverso.
Com maior ou menor aldrabice, a verdade é q isto quer dizer muita coisa.
27 Novembro, 2018 at 10:21
O sócio comum tem uma visão só do futebol.
Quando BdC disse para os sócios não verem programas desportivos na tv, nem cmtv, nem comprarem jornais desportivos, nem cm, ele não estava à falar para a minoria q estava à frente dele (esses provavelmente ou já seguiam ou facilmente seguiriam a mensagem).
O problema está em todos aqueles q não estavam lá e diariamente fazem exatamente o oposto e alimentam aquela merda q nos fode.
Se este clube tivesse militância, os adeptos de Lisboa e proximidades chegariam para encher dois estádios de Alvalade todas as semanas.
O pavilhão podia ter 6 mil em vez de 3 mil lugares e estaria sempre cheio também.
Falam que os adeptos do Sporting são incríveis pq não somos campeões aos anos e continuamos a ir ao estádio (e eu em parte concordo), mas esquecem se q o Dortmund (só me lembrando de eles terem ganho uma vez na última década) têm o estádio lotado para a época toda antes da primeira jornada, e o Liverpool, e o Atlético, e o Tottenham, e o Arsenal…
Queixam se tanto das claques.
Quem é q acham q faria o ambiente no estádio se não fosse as claques?
Ou ligavamos o sistema de som também ou podíamos ficar sentados até cair q os croquetes cantassem alguma coisa.
M I L I T Â N C I A
27 Novembro, 2018 at 11:39
Nós com o tipo de adeptos que temos, sem claques, o estádio poderia estar sempre cheio que o barulho seria… ensurdecedor! Curiosamente, no pavilhão vejo um comportamento muito diferente por parte de quem lá vai…não vou lá tantas vezes quanto gostaria mas quando vou vejo um público muito mais participativo do que no estádio!! Acho que isso se deve em grande medida à proximidade dos adeptos ao jogo e aos atletas! No estádio, se procedessem ao fecho do fosso com a colocação de mais lugares junto ao relvado, estou em querer que iria haver uma maior envolvência dos adeptos com o jogo!! Por último, face ao nr de adeptos que o clube tem, a falta de militância nas modalidades sempre existiu e, na minha opinião, desde os tristes acontecimentos que abalaram e dividiram os sportinguistas, essa falta de militância acentuou-se ainda mais, tanto no pavilhão como no estádio!
Não é só falta de cultura desportiva ou falta de informação, é desinteresse mesmo!!
27 Novembro, 2018 at 9:40
Ficou-se a saber que o aparato policial na casinha da JL foi por causa de 16 gramas de cocaína.
Uns com 16 gramas outros com 10 kilos sem aparato e sem diretos televisivos.
27 Novembro, 2018 at 10:01
Os Sportinguistas perderam o hábito de ir ao pavilhão. No ano de inauguração do João Rocha, o Sporting não soube potenciar a militância.
27 Novembro, 2018 at 14:11
Pois não. Além de ter construído e inaugurado o melhor pavilhão de um clube português , o Sporting ainda recuperou duas modalidades históricas (hóquei e voleibol) e dotou todas as suas equipas de jogadores talentosos mas foram «somente» quatro títulos nacionais, todos decididos na sua casa repleta e com um apoio Extraordinário dos adeptos. Mas agora, com o basquetebol da formação a gerar os primeiros séniores – foi o vento a organizar isso…- é que vai ser.
27 Novembro, 2018 at 10:04
Ontem coloquei duas vezes esta mensagem, não apareceu. Uma derradeira tentativa para ver se o problema ainda existe.
Os adeptos de Lx não valorizam aquilo que têm, que é enorme.
Tenho pena, muita pena, que apenas se mobilizem para destituir o presidente, bem que poderiam ter ficado em casa nesse dia de sol e praia.
27 Novembro, 2018 at 10:07
Desculpa-os. Estavam só fartos de ouvir falar em Sporting na cmtv. Foram lá, mataram o bicho e seguiram a sua vida. Longe disso de deslocações a pavilhões e outros incómodos.
27 Novembro, 2018 at 10:13
Não percebo bem…
Então afinal antes havia mobilização e o problema é desta direcção ou nunca houve mobilização e apenas se mobilizaram para destituir o presidente e afinal o problema não é desta direcção…
27 Novembro, 2018 at 10:35
Só não percebes porque não queres.
Onde falei em antes!!!?? Onde falei desta direcção.
Se meterem na programação semanal um auto de fé a meio da tarde e a execução a meio da noite, terás o pavilhão sempre cheio, aliás será pequeno para tantos adeptos com vontade de participar.
Isto de ir ver jogos de equipas competitivas é uma chatice.
27 Novembro, 2018 at 11:33
Estava apenas a tentar perceber as diversas razões que aqui apontam no post para haver poucos adeptos no pavilhão.
Já percebi que consideras que é um problema dos adeptos desde sempre. Não tinha percebido pelo comentário inicial…
27 Novembro, 2018 at 11:55
Como é óbvio o sucedido em Junho em nada ajudou, mas não sou maluquinho para pensar que com BdC teríamos o pavilhão sempre cheio.
Tenho pena é que a militância que levou os adeptos ao altice para destituir o presidente não se manifeste semanalmente a encher o pavilhão, basta 1/5 dos que apareceram no altice para garantir o pavilhão cheio. Dá para fazer uma rotação enorme.
27 Novembro, 2018 at 12:03
Isto pode levar-me a concluir que são sócios que só manifestam militância para fazer “merda” ou ainda pior, são adeptos do Sporting Clube de Futebol, volto a dizer 1/5 e tinhas o JR cheio todas as semanas e cada um só precisava de ir uma vez em cada 5 semanas.
Esta cena leva-me a pensar que o ecletismo poderá ter os dias contados, o que interessa à larga maioria é mesmo o futebol.
27 Novembro, 2018 at 12:12
Quantos é que foram ao Altice e quantos é que votaram na eleição de BdC vs Madeira Rodrigues?
27 Novembro, 2018 at 18:08
Esse dia seria desnecessário se dos 90 na AG 20 ou 30 fossem passear no fds.
Bruno saía pelo próprio pé, o que na realidade pretendia pelas suas palavras dias depois.
27 Novembro, 2018 at 10:05
O nome.
Mudassem JR para Jaime Rata e estaria cheio que nem um ovo.
27 Novembro, 2018 at 17:53
Eh eh eh
Conversa entre scpguistas :
Já foste ao rata esta semana?
Onde vais este fds?
Vou ver umas bolas a bater no rata.
Sportinguista que é sportinguista vai ao rata antes de ir a estádio.
27 Novembro, 2018 at 10:08
Capa do CM de hoje:
“Amigo de Ricciardi trava empréstimo”
Começo a achar q o Varandas é o dono daquela merda 🙂
27 Novembro, 2018 at 10:10
Em primeiro lugar, é um problema cultural. Basta olharmos aqui para o país do lado: o investimento que é feito, tanto a nível escolar como a nível autárquico/regional, nos mais variados desportos, leva a que qualquer pavilhão ou campo na terra mais recôndita tenha várias centenas de adeptos; por outro lado, deste pequenos os jovens são encaminhados para desportos que não o futebol. Para isto foi preciso interesse em implementar programas, assim como infraestruturas. O resultado foi que, em quase todos os desportos, conseguiram, nos últimos anos, estar sempre lá em cima. Ou seja, o investimento nas bases levou ao desenvolvimento e alavancagem de atletas e adeptos.
Por cá, é tudo deixado à boa vontade do stôr de educação física – com péssimas condições – e os poucos que seguem os desportos federados são os que, mais à frente, irão assistir aos jogos das diferentes modalidades. Das autarquias e Estado central, pouco se vê.
Além daqueles alguns que seguiram desporto federado até ao fim da adolescência, apenas alguns ‘malucos’ que papam tudo o que os clubes competem contribuem para a assistência dos pavilhões.
Pessoalmente, não gosto de todas as modalidades. Não me peçam para ir ver hóquei (talvez futsal); gosto de andebol, volei, ténis de mesa, basquetebol, e mais uma ou outra coisa amadora.
E aqui, a minha visão ainda mais pessoal, prende-se com a gestão da vida pessoal: não há tempo para tudo (é um dos grandes desafios do nosso tempo) e tem que se fazer escolhas. Há quem queira dedicar 100% da vida ao clube; mas ter que conciliar o clube com a família, com os amigos, com (muitos ou poucos) hobbies, outras actividades, tudo isto é a verdadeira ginástica. No meu caso, por exemplo, com crianças pequenas, e por imensa vontade que tenha, é-me muito difícil ir ao PJR as vezes que desejava – infelizmente só 2 ou 3 nesta época.
Concordo que se todos os sócios/adeptos tivessem vontade de ver uns jogos, talvez o PJR estivesse mais composto, pelo menos nas modalidades e escalões mais interessantes.
A tal aplicação, com opção de consultas de agenda por diferentes perspectivas (modalidade -» diária; semanal; mensal / todas as modalidades -» diária; semanal; mensal), por exemplo, poderia ajudar a malta que não segue com afinco a estar mais em cima do acontecimento.
27 Novembro, 2018 at 10:25
Vocês estão a falar de um problema cultural, atacam os Sportinguistas de Lisboa e arredores, do nosso falso ecletismo, mas esquecem-se que os estádios de futebol também estão vazios, incluindo, o nosso.
Digo vazios, porque na perspectiva de um gestor do estádio, 60% de ocupação é estar vazio.
Pavilhão João Rocha – Capacidade 3000 – Ocupação 60% = 1800 Pessoas
Estádio de Alvalade – Capacidade 52000 – Ocupação 60% = 31200 Pessoas
27 Novembro, 2018 at 10:47
Num “País de Futebol”, no qual jogamos em casa, de 15 em 15 dias, colocamos 30000 pessoas no estádio.
Eu consigo encontrar muitos culpados, tal como vocês.
A questão não é saber o que é que impede de encher.
É como é que podemos encher.
27 Novembro, 2018 at 11:05
A diferença é que se a equipa de futebol estiver bem, essa taxa de ocupação aumenta bastante. O rendimento desportivo pouco influencia as lotações das modalidades.
A questão da (falta de) cultura também se estende ao futebol, o pessoal é resultadista, quer ver a equipa ganhar.
Mas é inquestionável que o pontapé na bola domina, aliás basta ver a diferença de espectadores entre o futsal e o andebol/hoquei.
27 Novembro, 2018 at 17:55
Isto….
As modalidades estão top.
Se o futebol estivesse assim, estava lotado!
Mais, nas modalidades temos tri campeões, bicampeão…
Bem, Alvalade com um bicampeonato e a jogar bem!!!
27 Novembro, 2018 at 10:48
Em vez de estarem contra os sportinguistas de Lisboa e arredores, vão ter com a Ornelas, talvez ela vos dê uma boa explicação para a alteração que BC teve na sua maneira de ser. Pode acontecer com qualquer um de nós, quando estamos perdidamente apaixonados e as coisas não dão certo.
27 Novembro, 2018 at 19:35
És tu, Maya?
27 Novembro, 2018 at 22:48
Lol…
Esta é nova no tag #aculpaédebdc,
O pessoal não enche o João rocha por causa da relação dele com a joana.
Priceless
27 Novembro, 2018 at 10:49
Bom dia a todos.
No fim de semana que a ”modalidade’ do futbol 11 jogou contra o Chaves, eeu aproveitamos também o facto de haver jogo de futsal no nosso pavilhão, fui a Lisboa acompanhado pela minha filha mais nova que estuda no Porto. Somos do concelho de Almeida…Foi a peimeira vez que fomos ao pavilhão, e essa
27 Novembro, 2018 at 10:51
A questão é que a maioria do pessoal não liga às modalidades. Sem falar do Sporting, mas no geral as pessoas não seguem e não vibram. O futebol é um culto, uma religião, e nem todos sentem o mesmo pelo resto das modalidades.
A TV deveria fomentar o desporto e não o faz. As escolas deveriam fomentar o desporto e pouco fazem. O Estado deveria apoiar mais o desporto e menos o futebol…. enfim, muito há a fazer.
Eu gostaria de ver mais jogos das modalidades, mas são transmitidos? Nem sei, mas todos deveriam ser transmitidos online pois os emigras não podem assistir de outra forma.
Não podemos criticar os outros. O desporto não é a vida de muita gente.
27 Novembro, 2018 at 11:01
Lol…desculpem, chamada no telemovel e publiquei sem terminar…
continuando…a ida ao pavilhao foi a principal razão da nossa ida para apoiar o nosso clube. Agora vejam, ir a Lisboa a pagar portagem desde a porta de casa, no final dos jogos levar a miuda ao Porto e regressar a casa…ufa!!! Bela conta em portagens…mas valeu a pena!!! Respira-se Sporting no pavilhão, utilizando as palavras de muitos de vocês aqui! E ver o brilho nos olhos da minha filhota a vibrar com os golos da equipa de futsal!! Não há dinheiro que pague isto!
Foi dipendioso para mim, mas ás vezes gastamos em coisas que não nos fazem falta nenhume nem nos trazem nada de novo ao nosso dia á dia…portanto para mim, acho que é mais falta de vontade de todos nós para enchermos o pavilhão! Basta organizar as nossas prioridades!
SL
27 Novembro, 2018 at 11:47
Eu, que fui muitas vezes ao Casal Vistoso ver o andebol e ao Paz e Amizade ver o futsal e cheguei até a ir à Casa do Gaiato ver o Hóquei, estava muito pessimista com as assistências no novo pavilhão.
Se o futsal até tinha boas assistências (mas quase sempre inferior a 1000 pessoas, acho eu), o andebol tinha quase sempre na casa das 200-300 pessoas.
Havia a esperança de que a proximidade ao estádio fizesse aumentar as assistências, mas quando ouvia ou lia comentários de que 3000 seria pouca lotação para o PJR, eu ria.
Em termos de estratégia, a aposta foi boa: temos uma TV que necessita de conteúdos e um pavilhão novo que só faz sentido com presença dos adeptos, logo teve que se apostar muitíssimo em equipas competitivas. Por outro lado, havia um novo elan nas assistências do estádio, que fazia todo o sentido capitalizar para o pavilhão.
No entanto, os sportinguistas, apesar de ansiarem pelo pavilhão, foram perdendo o hábito de acompanhar as suas equipas nos pavilhões alugados por aí. De repente, passou a existir uma enorme oferta de espectáculo desportivo, que não tinha lugar nas rotinas de cada um.
Como avaliação após o primeiro ano, acho que o que se passou no ano passado superou largamente as minhas expectativas. As equipas foram muito mais competitivas do que esperava e beneficiaram muito com a casa própria e com as assistências muito maiores do que estavam habituados.
Para que as coisas melhorem é necessário manter as equipas competitivas e divulgar muito.
Não basta fazer agendas, é necessário chegar às pessoas de uma forma mais interactiva, não apostando na divulgação de todo o calendário, mas divulgar de forma diferenciada, em função das preferências de cada um. Quem não gosta de hoquei não tem que levar com lembretes para essa modalidade, mas está muito receptivo a lembretes da modalidade que prefere. Isto parece um pouco ‘anti-ecletista’, mas tem que ser assim.
A oferta não devia ser apenas o jogo em si. Antes e depois do jogo devia haver mais actividades, dar a possibilidade às pessoas para terem pequenas experiências relacionadas com o clube, que as façam ter vontade de voltar.
Podia haver bancas a vender com desconto bilhetes para o futebol/outras modalidades/merchadising só para que esteja dentro do pavilhão, premiando desta forma quem vai aos jogos.
É claro que tudo isto esbarra no custo que essas actividades têm versus o benefício da venda de mais alguns bilhetes, que nem têm assim tanto impacto directo no orçamento do clube.
27 Novembro, 2018 at 12:40
Bigfoot, fala quem sabe
27 Novembro, 2018 at 14:02
Eu, que nunca fui muito do bola-cá-bola-lá do andebol, este ano tenho ido a imensos jogos no JR. Em grande medida porque sinto que é das últimas coisas do antigo Sporting que os 71 ainda não conseguiram destruir.
Hóquei é giro, mas sem ver a bola não dá.
Face a estas particularidades acho que a diferenciação faria todo o sentido. Por um lado continuo a receber os mails institucionais, predominantemente com traidores a dar a tromba, apesar de ter comunicado a cessação da minha condição de sócio. Como activei o filtro de spam, isso já nem vai parar ao inbox. Por outro até acharia piada a ter, mesmo como simples adepto, um Ruesga pequenino a saltar no écran do telemóvel, dizendo com dois ou três dias de antecedência que quinta às 20 há jogo (e se devo levar guarda-chuva e casaco ou não) e, no próprio dia, em função da localização, que está na hora de ir lá.
27 Novembro, 2018 at 14:55
Hadji acima de tudo gosto do Sporting, do clube como tudo, de resto só gosto de ver o Ronaldo, a liga dos campeões e a NBA e de Desporto está
27 Novembro, 2018 at 15:00
Feito, às vezes vejo o snooker Internacional na Eurosport
27 Novembro, 2018 at 18:16
No hóquei ao vivo vê-se bem a bola, depois eu é que preciso de óculos.
Todas as equipas no JR têm raça, só por isso têm o meu apoio.
Seja lá quem for o presidente.
27 Novembro, 2018 at 11:59
Sim, os lembretes ou agendas ou calendários são essenciais.
O pessoal não devia ser comodista. Pois não, mas também não devia ser sendentário, nem passar horas agarrado às redes sociais. Em vez que olharmos para o mundo como desejamos que fosse, convém olhar para o mundo tal como ele é.
Com um adicional: é importante ir ao JR, apoiar as modalidades de pavilhão, mas há muito atleta to Sporting semanalmente espalhado por esse país, que se calhar também gostava de ter meia dúzia de marmelos a baterem palmas. O tipo da natação, o judoca, o ginasta.
Muitas provas acontecem em diferentes cidades sem que os próprios habitantes tenham delas conhecimento.