Esta é uma pergunta que me surge de cada vez que vou ao nosso Pavilhão e o vejo com meia casa. Ou menos.
Futsal, Andebol, Hóquei, Voleibol. Pelo menos nestas quatro modalidades, com especial incidência nas três primeiras, parece-me meio inexplicável que não tenhamos, sempre, pelo menos 2500 Sportinguistas a apoiar.
Podemos pensar que é uma questão cultural e que os números que atingimos até são bem bons tendo em conta os pavilhões às moscas que por aí há. Ou, se preferirem, podemos dar razão a quem defende que importa é ser campeão no futebol e o resto são brincadeiras que não contam.
Será que temos assim tantos adeptos a pensar desta forma?
Será que é um problema de má promoção dos jogos? Será que a comunicação dos mesmos não chega onde devia? Será que fazem falta bilhetes família? Será que é necessário um bilhete “dia de Sporting”?
Tanta pergunta que fica e eu só penso que Lisboa tem 500 000 habitantes e que esse número dispara para mais de 2,3 milhões se pensarmos na área metropolitana da capital, quemas incluí a margem sul do Tejo.
Quantos Sportinguistas aqui vivem? 750 mil? 1 milhão? Mais?
E onde é que eles andam, que, excetuando nas fases finais e nos jogos grandes, não marcam presença como deviam marcar naquele lugar onde o Sportinguismo se bebe em estado puro?!?
27 Novembro, 2018 at 12:20
Programação
Publicitação
Motivação
A ordem dos factores è aleatória ou talvez não……
SL
27 Novembro, 2018 at 18:17
+1
27 Novembro, 2018 at 14:03
No SCP entre sócios e adeptos devem haver uns 2%-3% que vão regularmente à agenda e andam super informados sobre o clube, sobre as equipas etc etc…
Depois devem existir uns 10% de sócios que são pessoas informadas e ocasionalmente vão à agenda do site e vão ver ocasionalmente modalidades, sobretudo quando há futebol no mesmo dia. ..
O resto são pessoas que adaptam a ida a avalade e JR de acordo com a sua vida, sem fazer disso uma prioridade.
Agora é ver onde está mais gente e trabalhar para motivar essa malta.
27 Novembro, 2018 at 15:20
E um dos problemas da Agenda do site é que, em muitas situações, é atualizada muito em cima do acontecimento… Eu, à 2ª feira, consigo ter o agendamento de toda a semana do Hóquei e do Futsal por exemplo!!! Se calhar, a maioria dos jogos destas Modalidades só lá vão aparecer 5ª ou 6ª…
Na minha opinião, não faz sentido e se eu, estando longe, sendo sozinho a gerir a página e apenas com o telemóvel consigo, como é que o próprio clube não consegue??? É que supostamente, há pessoas bem pagas para fazer esse trabalho…
27 Novembro, 2018 at 15:53
Pois… Não sei.
27 Novembro, 2018 at 15:13
Contributos para este tema:
– Acesso gratuito (apenas condicionado pela disponibilidade de bilhetes, como no caso dos jogos grandes) a TODOS os atletas da Formação de TODAS as modalidades do Sporting.
– Acesso gratuito a TODOS os sócios, reformados e menores de idade nos jogos das Formações/Escalões inferiores.
Isto fidelizaria e re-sedimentaria esta cultura.
Programação claramente anunciada, promovida e sinérgica com o Futebol sempre que possível. Combate permanente pela calendarização comercialmente favorável das provas em que participamos, evitando sobreposições de horários e palhaçadas como a do Futsal de Domingo passado. Elasticidade das Gameboxes (A) e Bilhetes transversais (A) por modalidades singulares ou conjuntas, transmissíveis ou não, para dias com mais de um jogo, promoções estilo «compre um bilhete para o pavilhão e isso ser-lhe-á descontado no estádio» etc) Quanto maior for a fidelidade, mais baratos os preços.
Dito isto, duvido que o JR não tenha tido mais espectadores do que qualquer outro pavilhão de clube desde a sua inauguração. É verdade que a convulsão (e os preços) afastaram muitas pessoas mas estamos grosso modo no fim do primeiro terço da época. Com aquilo que as nossas modalidades estão a mostrar, duvido que as assistências não cresçam ao ponto de, na Primavera que vem, estarmos aqui a ler que não se conseguem arranjar bilhetes para isto ou para aquilo. Por mim falo: o ambiente que ali se vive é um autêntico bálsamo para a alma e faço por lá ir, pelo menos, uma vez por semana.
27 Novembro, 2018 at 18:41
Acho que a publicação de um calendário de todas as modalidades do Sporting para calendários de grande consumo como o da Google ou Apple, ou ainda publicação desse calendário como eventos no Facebook era um avanço grande. Mais do que saber o quê e a que horas, permitia que os sócios e adeptos se organizassem da mesma forma como organizam tudo nas suas vidas. Sinceramente, quem tem paciência para ir ver todas as semanas o site do Sporting e passar à mão o que lhe interessa potencialmente ver?
Se a ideia já era velha, sorry for that.
27 Novembro, 2018 at 23:00
Porquê?
Acho que já esta tudo dito.
Na minha opinião, resumidamente
– cultural de Portugal
– anos de alienação, o facto de não termos pavilhão + desinvestimento /desinteresse das direcções nos
– ma / fraca programação/conjugação dos jogos no pavilhão + má comunicação.
Nota: ter orgulho no ecletismo do SCP não significa que se ache piada a qqr desporto.
O facto do Sporting competir num desporto, normalmente cria algum alerta para esse desporto mas daí a gostar e acompanhar vai uma grande distância.
28 Novembro, 2018 at 15:07
Para responder a esta questão, primeiro teríamos de saber dos 30 ou 40000 que vão regularmente a Alvalade, quantos são residentes em Lisboa. Acredito que, salvo raras excepções, poucos farão viagens de 30 ou mais km para ver 1 jogo no Pavilhão.
28 Novembro, 2018 at 15:07
****300 e não 30