Tens o Cristiano Ronaldo e o Miguel Maia, o Livramento e o Agostinho, o Carlos Lopes e o Manuel Brito… e vem isto a propósito de um comentário do Chico Faria, onde ele diz «[…] foi criminoso ter acabado naquela altura com aquela equipa de Basket, nem é acabar com o Basquetebol é acabar com aquela equipa. Ainda acompanhei o Queluz equipa para onde eles foram a seguir ser campeões, Lisboa que era nosso e como em todos os desportos temos os melhores jogadores portugueses de todos os tempos, foi para o nosso principal rival, ganhar campeonatos atrás de campeonatos, naquela altura todos nós sabíamos que ia ser o melhor jogador de Portugal de sempre.. Como Agostinho no ciclismo, Carlos Lopes no Atletismo, Cristiano Ronaldo no futebol, Manuel Brito no Andebol e Antônio Livramento no hóquei patins […] Este programa sobre os melhores de sempre, devia constar aqui um dia na nossa Tasca. Eu Penso que no Estádio ou no pavilhão, deviam de ter ainda um destaque maior do que aquele que já têm»
Assim sendo, vamos a isso! Hora de recordar os melhores de sempre, em toda e qualquer modalidade, que vestiram de verde e branco!
29 Novembro, 2018 at 10:04
Até hoje só nos escapou uma modalidade, para dizermos que tivemos os melhores de sempre em todas as modalidades, o Futsal, mas estou convencido que com o trabalho de base que fazemos nesta modalidade, mais ano, menos ano, ele há-de surgir. Por isto se vê o que Portugal deve ao Sporting e á formação que tem dado aos seus atletas, mas que os Media e o poder político nunca reconheceram, maltratando-nos e prejudicando-nos em relação aos nossos principais rivais.
29 Novembro, 2018 at 10:45
Só não lideramos ( nem lideraremos) a “ nova” modalidade a que chamam…
“Corrupção “ nessa há quem tenha ganho e vá continuar s ganhar..,
Enquanto não forem implementadas novas “regras” …
SL
29 Novembro, 2018 at 15:55
Max, nessa não podemos ganhar porque nem sequer nos inscrevemos para competir. Deixamo-la para toupeiras, fruteiros, trolhas e outros que tais. Quando alguém, dentro da casa tenta uma “inscrição” à revelia, é logo escorraçado (PPC).
Aquele Abraço e Saudações Leoninas
29 Novembro, 2018 at 10:47
– Carlos Lopes
– Joaquim Agostinho
– Pedro Miguel
– Carlos Silva
– João Costa
– Fernando Fernandes
– Ramalhete
– Benedito / Zezito / Alex
– Fernando Mamede / Mário Silva / Francis Obikwelu
29 Novembro, 2018 at 10:47
Tava difícil…
29 Novembro, 2018 at 16:11
Nuno, não estarás a por muitos “melhores de sempre”? Acho que só cabe um por Modalidade e por Género.
A minha lista:
CICLIMO – o enorme Joaquim Agostinho, aquele que, sendo eu pequeno pequeno, mais me fez gostar do Sporting
ATLETISMO – Carlos Lopes; (Rosa Mota, não é do Sporting, mas é justo!)
FUTEBOL – (GR) Vítor Damas; (Jogador de campo) Cristiano Ronaldo;
HÓQUEI (G-R) – Ramalhete; (jogador de pista) Livramento
TIRO DE FOSSO OLÍMPICO – Armando Marques
ANDEBOL – (G-R) Carlos Silva; (jogador de campo é dúbio entre 3: Carlos Resende, Manuel Brito e Ricardo Andorinho
FUTSAL – (G-R) João Benedito; (Jogador de campo) Ricardinho
FUTEBOL DE PRAIA – Madjer
VOLLEYBALL – Miguel Maia
BILHAR – Dr Jorge Theriaga
29 Novembro, 2018 at 16:20
GINÁSTICA – Diogo Ganchinho
NATAÇÃO – Alexis Santos
GOALBALL – qualquer dos 12 atletas que compõem as nossas 2 equipas (A e B) bicampeãs e bi-vice-campeãs nacionais e campeã Europeia.
Provavelmente, terei esquecido alguns.
Mas, dentro de poucos anos, com a qualidade da Formação em muitas modalidades, a lista vai ser bem engrossada.
Saudações leoninas
29 Novembro, 2018 at 16:50
Era suposto estes serem referenciado como os meus ícones desportivos. Infelizmente a Tasca censurou os comentários (acontece às vezes) e só entrou com o texto truncado.
Da lista referida poucos estão entre os “melhores” a nível mundial.
Lopes, Agostinho, Mamede, FF, talvez o Ramalhete.
Livramento, não me lembro de ver jogar. Muito menos o medalhado Armando Marques…
E não, propositadamente não coloquei qualquer futebolista.
29 Novembro, 2018 at 11:21
Do “Diário Insular” de Angra do Heroísmo!!
Temos craque!!!!!!!!!!!
“ATLETA ORIUNDO DA FORMAÇÃO DO PRAIENSE
Laurindo Júnior integra
Sporting em definitivo
Jogador de apenas sete anos terminou período de recrutamento.
Depois dos vários períodos de observação na época passada, tanto em Portugal como no estrangeiro, Laurindo Júnior é, em definitivo, jogador do Sporting Clube de Portugal. A qualidade do atleta oriundo da formação do Praiense ficou bem patente nesses vários momentos e os responsáveis leoninos asseguram, agora, o atleta para as equipas de sub-8, sub-9 (o seu escalão) e sub-10 da presente temporada. O jovem craque terceirense já marcou presença na apresentação do clube de Alvalade.
Embora de leão ao peito na nova temporada, Laurindo Júnior ainda não se muda de malas e bagagens para a Academia de Alcochete. Nesta fase, o jovem jogador, de apenas sete anos, estará em Lisboa uma vez por mês e por um período entre nove a 11 dias. Nas semanas em que está em casa, Laurindo continuará a treinar e a jogar pelo Praiense.
A frequentar o segundo ano de escolaridade, esta nova experiência obriga, também, a grande coordenação com a sua atual professora, que está em contato direto com os professores em Alcochete. Nos dias em que está em Lisboa, Laurindo Júnior frequenta as suas aulas na Academia leonina.
Em setembro, Laurindo Júnior esteve duas semanas no Sporting para a pré-época. Voltou em outubro e realizou dois jogos (Sporting 19 x 5 ADAM – marcou sete golos; Sporting 20 x 4 Santa Iria – marcou cinco golos). No presente mês de novembro, a trabalhar com as equipas de sub-8 e sub-9, esteve no Sporting 10 x 3 Barreirense (marcou três golos) e no Alta de Lisboa 2 x 7 Sporting (não chegou a marcar). Regressa entre sete e 18 de dezembro.”
SL
PS- Linda notícia logo de manhã!!
29 Novembro, 2018 at 11:23
Vejam o Diário Insular on-line: http://www.diarioinsular.pt, tem fotografia do puto!! (não a sei pôr aqui!!
SL
29 Novembro, 2018 at 14:16
Os putos nestas idades são tão giros… 🙂
Só do estilo dá para ver que é craque! 🙂
29 Novembro, 2018 at 11:40
Nem todos foram ‘os melhores de sempre’ mas são tantos, tantos os que foram dos melhores do mundo na sua época. Tentando não repetir os de cima e ficando tantos por referir: António Stromp, Bessone Basto, Chen Shi Chao, Armando Aldegalega, Jorge Theriaga, Professor Moniz Pereira, Fernando Fernandes, Naide Gomes, Manuela Machado, Peyroteo, Rendeiro, Sobrinho e Chana, Madjer, …
Não merece um post, merece uma rubrica.
29 Novembro, 2018 at 12:51
De acordo! Merece uma rúbrica!
29 Novembro, 2018 at 12:53
Maioria dos melhores portugueses de sempre em cada modalidade jogou no Sporting. Maioria dos feitos e conquistas do desporto nacional (quer por clubes, quer em seleções) está ligada ao Sporting.
O Portugal desportivo (e não só) deve muito ao Sporting. Deve-nos muito respeito.
Mas raramente se lembra disso.
29 Novembro, 2018 at 13:54
Dever, deve. Pagar é que está quieto! E quando digo pagar, é dar reconhecimento. Temos que ser nós a fazê-lo, sob pena de caírem no esquecimento.
29 Novembro, 2018 at 13:17
Uma rúbrica onde se fosse um pouco além do elencar de vitórias e conquistas. Alguns destes craques têm uma história ímpar para lá da pista, do court, do campo… caminhos que se cruzam com outras personagens ímpares. A Tasca devia ter uma rúbrica que seria uma pequena lição de história, de biografia, de recordar grandes momentos.
Se há clube no mundo que tem história para isso somos nós!
29 Novembro, 2018 at 13:32
A História do Sporting tem de facto muitos tiros nas patas, mas são imensamente inferiores à quantidade e qualidade de pessoas que por cá passaram e deixaram uma marca.
Somos ricos nesse aspeto.
29 Novembro, 2018 at 13:49
Carlos LOPES, que deveria emprestar o seu nome ao Estádio Nacional e
Joaquim AGOSTINHO, que desapareceu a competir pelo Sporting são os Maiores em termos simbólicos. Armando MARQUES só poderá perder o título de maior atirador português de sempre se João COSTA quiser e A. BESSONE BASTO é o maior exemplo de Ecletismo de um atleta em Portugal.
Belo tema, este. SL
29 Novembro, 2018 at 15:20
Eu, como grande fã das Modalidades extra-futebol, costumo dizer que a maioria dos Sportinguistas com 40 anos ou menos (é o meu caso), não o é por causa do futebol… Porém, “damos” tão pouco em troca às tais Modalidades que nos levaram a fazer a melhor escolha da vida (ser do Sporting CP) 🙁
Como ontem referi, tivemos uma equipa Bi-Campeã e outra Tri-Campeã a jogar ao mesmo tempo e não sei se houve 20 comentários sobre tal facto… Custa muito perceber isto 🙁
29 Novembro, 2018 at 15:48
Eu estive no JR e não percebo os comentários negativos acerca dos resultados: ambos os adversários eram 4ºs nas suas tabelas e o Andebol até jogou fora…
29 Novembro, 2018 at 15:20
Com todo o respeito…tenho sentimentos dúbios em relação a estas distinções.
Porque há muitos que deram tudo o que tinham pela camisola, com muitos sacrifícios, com muito esforço…e que são sempre esquecidos.
Por outro lado os maiores de sempre devem ser recordados e homenageados…
Por exemplo:
Ronaldo é tão venerado e sempre falado…mas e Sá Pintos, Oceanos…
Ou André Cruz, sempre uma referencia…e o Beto? Que deu toda a carreira ao Sporting e que sempre respeitou imenso o Sporting?
Para mim estas coisas são sempre dificeis. O melhor jogador de futsal que vi? Dificilmente faria uma referencia a João Matos. É justo?! Não.
Enfim…percebo a tendência para o fazer mas eu não gosto de o fazer porque invariavelmente acabo com uma lista gigantesca…