O golo de ontem, frente ao benfic@, ainda está fresco e representa o quarto tento apontado pelo jogador emprestado pelo Sporting ao Desportivo das Aves, durante este mês de dezembro, mais do que os que tinha marcado em qualquer outra temporada de sénior.
«Não me custa admitir que está a ser o melhor arranque de temporada na minha carreira. A confiança num jogador é muito importante e reconheço que hoje sinto-me um jogador mais confiante», disse Mama Baldé, em declarações à agência Lusa.
O futebolista guineense, de 23 anos, vê-se como “um polivalente”, capaz de fazer várias posições em campo, da defesa ao ataque, mas é na frente que se sente melhor. “No início era avançado e só mais tarde, na equipa B do Sporting, recuei para defesa direito, por lesão do Mauro Riquicho, acabando por ficar. A verdade é que me adapto bem, reconheço vantagens de ter jogado em várias posições, por isso me permitir explorar alguns espaços, mas é no ataque que me sinto melhor. Na frente tenho mais bola, posso aparecer nas zonas de finalização e fico mais perto da baliza e dos golos”, sublinhou.
Mama Baldé reforçou esta ideia com “velocidade e execução”, duas características que reclama para si, e admitiu que sempre teve uma boa relação com os golos. Para esta época fixou como meta uma dezena de golos, para, assim, pensar em regressar ao Sporting, com quem tem contrato até 2022, e lutar por melhores oportunidades. “Sinceramente, não vivo do amanhã, espero que as coisas aconteçam e faço por isso. Sou um jogador ambicioso e focado, que não gosta de amolecer no trabalho, e acredito que, se me dessem uma oportunidade no Sporting, conseguia fazer o meu trabalho, fosse no corredor lateral defensivo ou ofensivo”, afirmou.
Dispensado no início desta época, merecerá Mama Baldé, jogador explosivo e de inegáveis recursos atléticos, um segundo olhar por parte do clube que o formou?
29 Dezembro, 2018 at 12:49
Pré-época tem que fazer.
29 Dezembro, 2018 at 12:54
Fisicamente é um bicho
29 Dezembro, 2018 at 12:58
Até que ponto o Mama Baldé Não é uma opção válida para o nosso ataque, bem sei que não tem uma técnica fabulosa mas tem uma velocidade e força incríveis, ontem em vários momentos instalou o pânico na defesa do benfica.
Penso que jogadores destes são muito importantes em Portugal, durante anos tivemos o Slimani nos anos 90 quem não se lembra do outara ou Yekini (Setúbal) neste momento no Porto, Marega.
Apesar de a primeira vista não ser um jogador que aparente grandes qualidades, é um jogador muito importante em momentos em que o adversário tente subir a linha defensiva. Ver o bigode que ele deu na primeira parte ao Jardel, reconhecidamente um central rápido foi algo muito impressionante.
29 Dezembro, 2018 at 13:01
Aquela cabeçada foi qualquer coisa…
29 Dezembro, 2018 at 13:02
ele nos juniores e quando foi emprestado a primeira vez para castelo branco era mesmo ponta de lança, depois é que acabou nas faixas e desenrascou a lateral
está a fazer-lhe bem o emprestimo e em um treinador que percebeu onde ele rende mais, é que quando ele vai para lá vai como sendo lateral
acredito que possa ser obeservado na pre epoca, mas nao estou a ver em que posiçao podia ser util no plantel
29 Dezembro, 2018 at 13:32
Na posição do Diaby
29 Dezembro, 2018 at 13:35
diaby que esta a jogar na posiçao do raphinha, ja que a sua posiçao de origem é como avançado centro
29 Dezembro, 2018 at 13:47
Exactamente nessa posição, e quando formos a terrenos mais complicados podemos jogar com duas motas na frente e um meio-campo reforçado
29 Dezembro, 2018 at 13:17
Grande golo, um animal fisicamente.
Falta ali muita coisa, algumas ainda a tempo de aprender. Uma pré época ajudaria…
Marega style.
29 Dezembro, 2018 at 13:26
Merece uma oportunidade na próxima época.
Tem características de avançado que nós não temos, rapidez e força física. E a técnica não é fazer malabarismo com a bola… Ainda ontem colocou a bola onde lhe era mais favorável, portanto, tecnicamente esteve bem.
De qualquer das formas o Marega é mais um dia extenso rol de jogadores que se ri quando dizem que um avançado dos grandes tem de ser tecnicamente um malabarista.
29 Dezembro, 2018 at 14:14
Slimani também era um deus da técnica
29 Dezembro, 2018 at 14:17
Na final da taça comeu a relva e aviou o Acuña e, principalmente, o Battaglia, que se tinham armado aos cucos com ele, no campo. É desde então que o Aprecio; juntamente com Domingos Duarte e Gelson Dala, é para voltar no fim da época e ficar pelo menos um ano no plantel principal, como médio ofensivo (onde acho que rende mais) ou 2º avançado.
29 Dezembro, 2018 at 19:30
E no campeonato tuga este tipo de jogador pode fazer a diferença.
29 Dezembro, 2018 at 14:32
Nos Bs era claramente dos melhores jogadores sobretudo devido à consistencia que tinha no jogo. Foi chamado para a pre-epoca com o Jesus e esteve simplesmente horrível, parecia que nem uma bola sabia dominar.
A extremo parece-me muito curto para uma equipa como o Sporting, a DD o tempo em que achava que poderia lá chegar também já passou. Neste momento não tenho qualquer tipo de esperança.
29 Dezembro, 2018 at 22:28
Há determinadas personalidades que simplesmente derretem da cabeça com o jj.
Basta ver o jefferson pré e pós jj…
29 Dezembro, 2018 at 15:12
Gosto de ter sempre um tronco no plantel, um gajo que tenha mais valor físico do que técnico. Este ano é o Jovane (gosto dele, mas dá para ver que o que faz é sempre melhor quando enfrenta uma defesa já desgastada dado destacar-se pela velocidade e pelo físico), para o ano podemos juntar o Mama Baldé. Este é o típico abre-latas de que temos precisado, mas que nunca temos no plantel. Ter um jogador rápido e físico a sair do banco aos 70/80 min pode ser um trunfo muito grande para desbloquear jogos mais difíceis, é que parecendo que não, marcar um gajo alto e mortífero como o Bas cansa bastante e depois levar com um ponta ou extremo como o Mama Baldé é o inferno para os defesas.
29 Dezembro, 2018 at 15:22
Ele tem qualquer coisa, um je ne sais quoi, de que pode vir a ter sucesso no Sporting. Há que dar-lhe oportunidades, já ontem tive para escrever sobre ele e sobre o Pedro Silva que esta época só perdeu um jogo dos que disputou e foi contra o braguilha
29 Dezembro, 2018 at 15:51
Mama Baldé deu cabo da cabeça à defesa do Benfica, mal habituados ao braguinha do último jogo. É um jogador a seguir.
29 Dezembro, 2018 at 16:54
deixe-mo-lo a marinar na aves… um ambiente que já conhece e onde se está a sair bem.
já temos experiência de interromper empréstimos para marcar passo.
o desafio ao Baldé é continuar a marcar golos numa equipa de lampiões emprestados.
29 Dezembro, 2018 at 22:29
+1
29 Dezembro, 2018 at 19:54
Mama Baldé é um excelente jogador em posições em que estamos menos bem. Tem boas características para lateral defendendo bem e atacando melhor.
Rodar fez-lhe bem. A Academia, não fosse a estrangeirinha que, o bandido Angolano e o seu comparsa Judeu (de nome Cristão) armaram ao Bruno de Carvalho, pode dizer-se ser um lugar “seguro” para o desenvolvimento dos nossos Jovens mas, a vida real dá lições que lhes permitem amadurecer e repensar a carreira na perspectiva de um desejado regresso a casa.
30 Dezembro, 2018 at 14:34
Visto que, em minha opinião, nem Ristovsky nem Bruno Gaspar convencem, talvez Mama Baldé fosse uma hipótese válida para o lugar.
30 Dezembro, 2018 at 18:15
Um potencial bom lateral direito…
Alguém o ensine!