Nemanja Gudelj e Radosav Petrović. Têm nomes de craque, mas estão longe de convencer os adeptos leoninos que se habituaram a ter um William Carvalho à frente da defesa, às vezes um Adrien, e que guardam na memória nomes como William Douglas, Oceano, Paulo Sousa ou Stan Valckx.
A verdade é que, neste momento e contrariando todas as previsões, Petrovic voltou a ganhar alguns apoiantes na resposta à pergunta: quem deve jogar na posição 6? Com Palhinha emprestado sem ter tido uma real oportunidade com a camisola do clube que o formou, Petro jamais foi consensual, desde logo pela incapacidade de oferecer uma saída de bola com qualidade e pelo elevado de faltas estúpidas que faz nas imediações da sua grande área (ou dentro dela, como se viu este sábado).
Veio Gudelj, rapaz com escola holandesa e, dizia-se, peça que faltava ao duplo pivot de José Peseiro (um banho de sal, já!). O problema é que o segundo sérvio veio com curso de mandarim, mas sem ritmo de jogo que lhe permitisse, por exemplo, subir no terreno e criar os desequilíbrios ofensivos ou testar a meia distância. Com a chegada de Keizer, Nemanja fixou-se, definitivamente, na posição 6, dando liberdade a Wendel e a Bruno Fernandes. E, nos primeiros jogos, pareceu funcionar bem no início do carrossel de toca, foge e marca.
Acontece que o modelo de jogo de Mister Marcel obriga, também, a uma enorme capacidade do número 6 garantir as correctas transições defensivas, funcionando como verdadeiro homem elástico que limpe as costas dos 1, 2, 3, 4, 5, às vezes com um lateral à mistura, homens que se balanceiam no ataque. E a verdade é que Gudelj se tem mostrado incapaz de dar essa estabilidade defensiva, além de ter perdido qualidade de passe nas saídas de bola.
E é aqui que ressurge Radosav, o Petrovic. Aquelas chuteiras 46 não auguram grandes gestos técnicos, mas se quem tem pés mais pequenos também pouco oferece nesse capítulo, a pergunta que se coloca é: não valerá mais a pena apostar em que é melhor a destruir e a defender, tanto pelo chão como pelo ar?
É a embirração do dia que vos deixo: dois sérvios e uma cadeira!
31 Dezembro, 2018 at 12:19
Também acho que o Petro merece uma oportunidade. Da forma como jogamos é preciso um trinco que “varra” o jogo do adversário. Consta também que o Gudelj tem feito a sua carreira a jogar mais à frente. Talvez pudesse ser um solução interessante, para jogos mais difíceis, apostar num meio campo Petro – Gudelj – Bruno.
31 Dezembro, 2018 at 12:28
Para a posição 6, claramente a aposta deveria recair no Petrovic (que está mais rotinado com a mesma, embora mais para as funções de varrimento defensivo), quanto às faltas, até nem o acho um jogador assim tão faltoso. Basta ver estatísticas para perceber que, também nesse capítulo o Gudelj é bem menos assertivo e, não só comete muitas faltas, como várias delas são bastante ostensivas, O penalti do Petrovic só foi penalti na visão do Rui Costa e na ausência de um VAR: a mão está em cima do ombro do jogador do Feirense, no acto da impulsão de Petrovic e não exerce qualquer pressão; o adversário sente-a e manda-se para o chão; o visionamento televisivo não sancionaria o penalti até pela forma como o jogador “cai” (para a frente, em sentido absolutamente inverso ao que seria natural se tivesse havido pressão sobre o seu ombro).
Saudações leoninas
31 Dezembro, 2018 at 12:30
Defensivamente, Petro é superior.
Entre os dois, ia buscar alguem com mais qualidade. A não ser possivel, jogava com Petro
31 Dezembro, 2018 at 12:36
Não era nada mau ir buscar o Pepe, Coentrão e Eustáquio durante esta janela de inverno. Se conseguirmos mais um avançado como o Carlos Vinicius era Ouro sobre azul.
31 Dezembro, 2018 at 17:51
eu não defendo contratações em janeiro, mas se tiver que ser pois….
pepe/adien/slimani …. e vamos lá ganhar tudo!
Boas entradas malta, SL
31 Dezembro, 2018 at 12:37
Nesta altura precisamos mais do Petrovic que do Gudelj. Defensivamente é superior e em certas situações, principalmente a defender contra-ataques será o nosso 3 central. É pouco vistoso, mas arrisca pouco no passe e isso é bom, quando ao lado se tem o BF e um puto como o Miguel Luis. Outro ponto a favor é a altura que em lances de bola parada adicionará mais do que o Gudelj.
Por mim o Gudelj seria suplente do Miguel Luis, e o Petrovic teria o lugar só para ele, dada a falta de opções viáveis no plantel principal.
31 Dezembro, 2018 at 12:37
Sem dúvida as duas posições mais carenciadas do plantel, um 6 e um 8 entra alguém ou muito me engano ficamos em 4º…
31 Dezembro, 2018 at 12:41
Petrovic não é grande espingarda, mas parece ser o melhor de entre as opções. Não tem culpa do salário, ou de ter “encostado” o Palhinha, está cá, joga.
Pepe, estaria disponível a ano e meio pro bono?
Eustáquio, é isso tudo o que dizem dele?
Coentrão não… no RA joga solto, sem preocupações tácticas, já não tem pedal. Deixem o rapaz ser feliz.
A ideia é de que vão tentar o Adrien. Pode jogar a 6 ou 8, qualidade com bola, defensivamente top. Solução a curto prazo.
31 Dezembro, 2018 at 12:56
Coentrão tenho de discordar, ainda neste último jogo em Alvalade mostrou toda a qualidade. Jogador ainda rápido, excelente técnica e uma fibra de campeão incrível.
Pepe ainda é um jogador que está aí para as curvas, a defesa central ou a 6 a limpar o meio-campo seria um jogador que iria ajudar a melhorar o nosso processo defensivo
Eustáquio é um jogador que pode jogar a 6 ou a 8, aqui devo dizer que estaria indeciso entre ele e dar uma oportunidade ao Bruno Paz.
31 Dezembro, 2018 at 16:25
Adrien para mim é fraco a 6.
31 Dezembro, 2018 at 12:43
Caros Tasqueiros,
Esclareçam-me uma dúvida: Bruno Paz joga a 6 ou a 8 ?
É que considero que poderia ser um bom suplente de Radosav Petrovic.
O que acham?
31 Dezembro, 2018 at 12:49
Nos juniores se me lembro bem jogava a 6 e depois foi adaptado a lateral direito pelo Tiago Fernandes.
31 Dezembro, 2018 at 14:08
Correcto. Mas na verdade é um 6 que pode jogar a 8.
31 Dezembro, 2018 at 15:59
Ainda não percebi bem a melhor posição para ele e não é por falta de o ver jogar.
Com mais oportunidades na A talvez chegue lá.
31 Dezembro, 2018 at 12:48
se o Pepe só quiser dinheiro… não vem.
se quiser jogar mais uns meses… pode ser possível.
31 Dezembro, 2018 at 12:50
São jogadores diferentes, mas não tanto.
Para mim era, grosso modo, Gudelj nos jogos em casa e Petro nos jogos fora onde é preciso correr menos risco.
Petrovic é melhor defensivamente e ligeiramente mais rápido mas também tem muitos bons pés. Um Matic mas com hipotiroidismo. Havia de melhorar a adaptação ao árbitro português (que não admite contacto físico de jogadores de verde e branco)
O Gudelj tem melhor leitura, técnica, remate e posicionamento, mas se se descuida não consegue compensar. Notas um bom 6 em organização defensiva quando a bola nem sequer é lá metida ou seja ele nem aparece no jogo.
Mas gosto que o Petrovic cale muita gente, não sendo uma estrela é um jogador útil.
31 Dezembro, 2018 at 13:05
O “maior problema” do Petro é…
Que sempre “que sopra” sobre um adversário é falta e cartão…
SL
31 Dezembro, 2018 at 13:14
O Petrovic para mim é o único 6 no nosso plantel neste momento. Jogador com bom passe curto e longo, protege bem a bola e boa cultura táctica que compensa a pouca velocidade.
Agora ele veio para disputar a titularidade com o William Carvalho, e aí a falta de jogos acabou por descambar em falta de confiança e consequentemente uma falta de confiança da massa adepta.
31 Dezembro, 2018 at 13:09
Depois de ver Gudelj jogar consecutivamente a titular deu para perceber quem nem é um 6 nem é um 8.
Neste momento precisamos de alguém que saiba destruir naquele meio campo, que dê uma ajuda aos centrais e que ainda ofereça altura e força nas bolas paradas.
Que jogue o Petrovic!
31 Dezembro, 2018 at 13:12
A mim nenhum me convence!! Petrovic tem melhores características para jogar a 6, no entanto é muito mais faltoso e BURRO no tipo de faltas que faz…apesar de ser melhor nessa posição que gudelj, não tem qualidade para ser titular numa equipa que tem médios, extremos e avançado: BF, Nani, acuna, Wendel, raphinha e dost. É preciso um 6 de qualidade!!! Serve para suplente e de preferência com pouca utilização!
31 Dezembro, 2018 at 13:17
Petrovic tem ainda contra si o facto de jogar no SPORTING!! Porque apesar de tudo não é inferior ao caceteiro fejsa, mas esse joga noutro campeonato…
31 Dezembro, 2018 at 13:24
Fodasse, clubismos a parte… Comparares Fejsa ao Petrovic… meu deus…
31 Dezembro, 2018 at 13:26
Então!???
31 Dezembro, 2018 at 16:01
Fejsa é duro, dá fruta, é uma barreira.
Tb sabe trocar a bola.
Sempre campeão onde passou.
É bom jogador, admito-o sem qq problema.
31 Dezembro, 2018 at 13:44
É muito diferente… Não tem nada a ver…
Petro sai melhor a jogar. Mas cobre 1/4 do espaço que o Fedja cobre, tem metade ou menos da velocidade dele e ainda menos inteligência de posicionamento.
São o oposto. O Fedja só sabe defender. O Petro defende em espaços muito curtos mas sabe sair a jogar…
31 Dezembro, 2018 at 13:57
O Fedja de esguelha é o melhor médio do Carnide. Não joga bonito, só faz passes de 5m mas a defender é tudo dele, posiciona-se melhor que os outros e a fazer dobras é muito melhor que Batta ou mesmo o Danilo. Quem me dera tê-lo no Sporting, a ele ou mesmo ao Danilo. Precisamos urgentemente de um 6 completo, porque com Petro ou Gudelj não vamos lá
31 Dezembro, 2018 at 14:03
O problema do Feiza é estar preso por arames.
De qualquer modo, sendo muito bom defensivamente, as lacunas físicas (piques) são colmatadas pela carta branca para dar porrada.
O Enzo por aqui tb limpava tudo, e em Espanha, era 5 noites, 5 film… cartões.
31 Dezembro, 2018 at 14:20
É verdade que há um critério mais alargado, mas a sua qualidade não fica só pelo saber distribuir porrada, pelo menos é o que acho.
31 Dezembro, 2018 at 14:28
Ele tem muita qualidade, mas infelizmente (para ele), as constantes lesões tiraram muita capacidade física. Ele compensa com uns pancadões. Noutros poisos, ou andava volta e meia na rua, ou então tinha de se conter, e neste caso, não “varria” tanto como faz por cá.
Nada a ver com o Ruben Dias, por exemplo, esse é burro que nem uma porta, tecnicamente fraco, e só sabe mesmo dar pau.
31 Dezembro, 2018 at 15:15
Critério mais alargado…!?? Dddaaass para os médios defensivos do carnide e têm sido vários, lembro-me de um espanhol, o Javi Garcia, ddaass aquilo é que era dar pau!! O mesmo se passa com os centrais… já para não falar do maxi Pereira, nunca vi coisa mais vergonhosa…do outro lado, Eliseu…enfim, se os critérios fossem, semelhantes, as classificações teriam por certo alguns ajustes…
31 Dezembro, 2018 at 14:21
Ia escrever mais ou menos isto. É como o Maxi Pereira nos encarnados e nos azuis. Era como o João Pereira nos encarnados e no Sporting. Quando dizem que as camisolas pesam, não é só nos jogadores…
31 Dezembro, 2018 at 18:09
Exatamente isso!
31 Dezembro, 2018 at 15:07
Calma amigo Pretoriano…
Ao pé do Fedja o Petro “é uma anjinho”…
Só que como nem é do “porco” nem “lampião”…leva cartões “por atacado”…aliás isso acontece com a maior parte dos nossos jogadores amarelados…
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:31
Existe um preconceito evidente em relação a Petrovic.
Dizem que é um jogador muito faltoso, mas tem uma m édia de faltas que é metade da do Gudelj (e muito menos evidentes e maldosas que as deste).
Até tem poucas faltas assinaladas para um trinco (ainda menos para um trinco do SCP).
Já jogou 2 vezes a central (uma delas contra a Juve, se não estou enganado) e jogou bem e sem cometer faltas.
O problema é que as poucas faltas que lhe assinalam ou é penalti ou cartão, a maior parte imerecidos.
O penalti e amarelo de Santa Maria da Feira é um caso evidente: só é penalti e amarelo porque o árbitro era o Rui Costa e por não haver VAR.
Mas também, … se os próprios adeptos do Sporting são os primeiros a “cultivar” esse mito do Petrovic faltoso … não se admirem de os apitadores de batina terem a sua missa facilitada.
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:37
É precisamente isso Álvaro!! Petrovic a jogar no clube de fejsa era logo outro jogador…muito mais liberto para fazer faltas…jogar no limite sem levar cartão, os índices do confiança disparam …a qualidade de jogo aumenta… é assim que eles têm vendido flops por 30 e 35M. Faz tudo parte do mesmo esquema e nós continuamos a dormir…e a falar com o presidente da FPF…
31 Dezembro, 2018 at 14:40
Mas para mim continua a não ter qualidade para jogar a 6 no SPORTING!!! Ele que me contrarie dentro de campo e eu ficarei satisfeito!
31 Dezembro, 2018 at 16:20
Isso é outra coisa, Pretoriano! Eu diria que tem qualidade para estar no plantel do Sporting mas não a titular!
Apostaria na aquisição do Eustáquio: também muito possante (e rápido) defensivamente, e com boa qualidade na construção da transição ofensiva. tem o potencial do William e talvez até venha a ser melhor por ser mais rápido.
O Petrovic seria sempre uma boa opção para qualquer lesão do Eustáquio ou de centrais (ou do 8, passando o Eustáquio para essa posição); a quem eu não vejo qualidade suficiente para estar no Sporting são o Misic e o Gudelj (para além de André Pinto, Lumor, Jefferson, Carlos Mané – a quem louvo o muito sportinguismo – Castaignos, Renan, Salin, não sei se Viviano).
Se “despachassem” estes todos em Janeiro, tinham o suficiente para adquirir o Eustáquio, o Beto e o Coentrão (e garantir o empréstimo do Adrien); entretanto, “trabalhar” bem na “Academia” os GR jovens (Luis Maximiano e Pedro Silva) e laterais (na esquerda, o Mees de Wit , bem trabalhado nos aspectos defensivos, tem tudo para ser um ala idêntico ao Coentrão quando jovem; na direita, não consigo ver qualidade suficiente no Thierry e o Riquicho, nunca mais foi o mesmo de antes da grave lesão de há 3 épocas; para a posição 8 com variante de 10 ou 6 é trabalhar bem o Bruno Paz, na minha opinião o nosso jovem jogador mais completo técnica e tacticamente para as posições de construção a meio-campo)
Com a entrada do Eustáquio, o Petrovic fazia esta época e mais outra no Sporting e depois era vendido para regressar o Palhinha (a maior aberração de “negócio” desta pré-época).
SL
31 Dezembro, 2018 at 18:14
O Eustaquio não é possante:
Altura: 1,78 m
Peso: 66 kg
31 Dezembro, 2018 at 13:23
Percebem agora quando muitas vezes vos disse que Batta era de longe o nosso melhor 6? Mesmo para o estilo de jogo de Keiser é o melhor.
Mas sem Batta, e entre os 2 eu prefiro Gudelj. Mas ha jogos en que pede Petrovic (tipo um jogo com o Porto).
De qualquer modo há um gajo que resolveria esse problema na boa, chama se Adrien! Não é 6 puro, mas desenrasca muito, muito bem.
31 Dezembro, 2018 at 13:42
Não… Não percebo…
Se o batta tivesse disponível o Cherba só tinha de acrescentar 1 paragrafo a perguntar se preferiamos um touro que corre sem saber bem para onde a não ser que é atrás da bola ou com ela e que não consegue 1 passe de 2 metros sob pressão…
31 Dezembro, 2018 at 13:54
Exacto. O Battaglia tecnicamente deixa a desejar, e não tem noção das próprias limitações, tipo bujardas para a 2a circular
31 Dezembro, 2018 at 14:30
Não faças disso um cavalo de bataglia.
Mas ele no Chaves não conhecido por levar a bola quase de uma área a outra? Desprendeu ou era daqueles casos em que só sabia correr a direito?
31 Dezembro, 2018 at 14:35
Quanto espaço ele tinha nesse chaves para correr com ela e quantos adversários apanhava pela frente? Pois… É que correr para a frente com 11 gajos entre ele e a balisa… Nunca correu bem…
Quantas vezes ele fez isso no Sporting?! Correr corre ele… Como eu disse… Com a bola ou atrás dela. Depois o que fazer com ela é que é o crl…é correr até perto de um gajo a quem ele pense passar e depois tentar acertar o passe de 2 metros vá…É o futebol ofensido do Battaglia no Sporting…
31 Dezembro, 2018 at 14:39
Estou a perguntar, não seguia o Chaves o suficiente para sequer me lembrar dele. Mas tinha a ideia de que falavam dele como um daqueles box-to-box, que levava a bola no pé duma ponta a outra. Inclusivamente como um tipo que mandava umas bujardas de fora da área.
31 Dezembro, 2018 at 14:44
Era isso que ele fazia lá.
E não desaprendeu. Está é num clube grande onde tem de fazer muito mais que isso e em que oportunidades de fazer isso são 1 ou 2 de 3 em 3 jogos. Ele fazia isso porque tinha 2 ou 3 adversários em 60 metros para correr. Fazer isso com 11 em 40 metros… Faz com que essa corrida desenfriada seja para onde há espaço. Para trás e para o lado.
Ele não mudou. Faz exatamente o mesmo. Correr correr correr para onde à espaço e depois logo se vê o que faz à bola…como não a sabe passar, no Chaves chutava. Aqui, como é correr paralelo ao meio campo ou para trás… Tem de passar. Às vezes acerta o passe…
31 Dezembro, 2018 at 16:30
Na minha opinião, no nosso meio campo, em todo o plantel, pior ou tão limitado quanto ele, só o Misic.
O Battaglia foi o pior regresso dos “arrependidos”; até por aquilo que o Sporting lhe deu (convocatórias para a selecção), a sua “enorme ingratidão” (para citar Newton Mendonça no “Desafinado de Tom Jobim) merecia o veredicto da FIFA Disputes Resolution Chamber (e ver qual o clube que pegaria nele).
Outra coisa que me faz espécie neste retorno do Battagli é o facto de ter sido o “retornado” mais bem recompensado: e, mesmo assim, o Braga “mamar” à conta para o “empréstimo” do Palhinha e ainda reclamar 20% do passe!? Mas qual passe? Ele não rescindiu alegando justa causa? Para “voltar” não teve de assinar outro contracto? Nesse contracto o passe não é do Sporting? O Sporting não pagou (a ele e ao empresário) por esse “regresso”. Porra! Nem filho nem pródigo! Não sei como algum sportinguista consegue aclamar um carácter destes!
SL
31 Dezembro, 2018 at 16:57
Não sei se o Battaglia encaixará neste futebol do Keizer, em que a equipa tenta sair sempre a jogar, o que é quanto a mim a grande debilidade do jogador.
Batta, Petro ou Gudelj, venha o diabo e escolha.
Todos desenrascam, nenhum dá garantias.
31 Dezembro, 2018 at 13:27
Não me lembro de ver o petro a fazer um jogo mau.
Não me lembro de ver o petro fazer 3-4 jogos seguidos.
No kamikaizer o 6 tem de ser essencialmente bom a defender e rápido na transição, até pode ser bola para o lado.
Petro é bom no passe longo. Vejo isso uma vantagem para jogadores rápidos como o SCP tem na frente.
Os dois primeiros pontos relativamente ao gud, já o vi fazer mais jogos seguidos e vi maus jogos.
Mesmo com Battaglia disponível nem percebo porque petro não foi sempre a opção.
Das duas uma, não tenho curso de treinador e não estou nos treinos ou o keizer não é assim tão livre de escolher quem quer
31 Dezembro, 2018 at 13:28
Atenção.
Tirando a traição nada tenho contra batta e até acho muito importante um jogador como ele no plantel
31 Dezembro, 2018 at 13:30
Batta a titular nunca o veria como um 6 posicional.
Tem disponibilidade, era a correr o jogo sempre em cima da bola (à sousa).
Tendo outro médio inteligente a fazer a defesa posicional.
31 Dezembro, 2018 at 16:35
O Keiser nunca teve “oportunidade” de “escolher” o Battaglia. Lesionou-se com o Tiago Fernandes no comando, nos Açores.
SL
p.s.: num comentário anterior em resposta ao Pretoriano, apontei os jogadores que acho que estão a mais no plantel do Sporting e de que nos deveríamos “aliviar” nesta janela de mercado: faltou o Battaglia, mas apenas porque não haverá quem o queira mais aleijado do que já era.
31 Dezembro, 2018 at 13:37
Discordo do problema de saida de bola do Petrovic. Eu acho que provavelmente é a sua melhor qualidade e o que tem melhor que os outros. O problema do Petrovic é a lentidão extrema (não é só lentidão… É moleza…ele joga em meia dúzia de m2 e mais nada) e a dureza de rins, aliada a não ser um gajo extremamente inteligente no posicionamento.
A defender confesso que nem Petrovic nem Gudelj me parecem jogadores muito fortes. O que eu distingo dos 2 é que o Petrovic sai melhor a jogar quer curto quer logo, o Gudelj tem mais tecnica e é mais mexido… Mais intenso.
Sinceramente se eu manda-se… Tentava despachar 1 deles e ia buscar o Eustaquio. Não é muito bom a defender mas é mais intenso, sai melhor a jogar e tem mais ritmo que os 2. Se Eustaquio se revela-se impossível nesta fase e conseguissemos garantir para o próximo ano, aí tentava o Adrien e garantia o Eustaquio para 18/20.
31 Dezembro, 2018 at 13:38
Neste próximo jogo, talvez dê para jogarem os dois.
Quando o Bruno joga na perto do Bas, acho importante ter o Petro. Fora isso, prefiro o Gudelj.
Tem a palavra o mister Marcel
31 Dezembro, 2018 at 13:42
Se fosse o Peseiro jogavam os dois de certeza!
31 Dezembro, 2018 at 14:02
Devem jogar os dois contra o Belém, até porque tirando o Acuña não temos mais ninguém a jogar regularmente no meio campo. Falam em Nani, mas o Nani não tem nem pernas nem capacidade defensiva para jogar no meio campo. Para o Belem jogavam Petro, Gudelj e deixava o Miguel Luis a jogar em terrenos mais avançados.
31 Dezembro, 2018 at 14:07
O Geraldes não está em forma?
Sei que é um risco mas não deixa de ser opção. Pode jogar à frente do triângulo e o Miguel Luís a 8, mas aí eu metia o Gudelj e não o Petro.
O Gudelj a 8 não gosto porque não creio que tenha a mobilidade necessária. É facilmente anulado
31 Dezembro, 2018 at 14:19
Não percebo porque é que o Paz desapareceu de circulação desde que se sabia que o B. César estava de saída. Vamos acabar 1 mês inteiro sem médio centro suplente sem motivo nenhum. Ele nunca devia ter saído dos convocados. M Luís titular e ele suplente. Andamos sem médio suplente desde a lesão do Wendel sem necessidade nenhuma…
Eu preferia o Bragança até mas se ele apostou no Paz que mantivesse a aposta…
Nisto acho que o Keizer fez mal…e ainda por cima se dizem que ele é formador… Tinha tido uma grande oportunidade de o mostrar. E mesmo com necessidade… Nada…
31 Dezembro, 2018 at 14:22
É muito esquisito de facto, com a falta de tantos jogadores, entre lesões e castigos, e houve 0 jogadores jovens a ser promovidos.
Eu diria que afinal os dirigentes do Ajax tinham a sua razão…
31 Dezembro, 2018 at 14:26
Começa a ser difícil olhar para isto e achar que ele é formador e aposta nos miúdos. Com estas oportunidades todas e não o faz…
31 Dezembro, 2018 at 14:46
Os 18 dele têm sido sempre os mesmos (excepto o jogo com o Poltava, mas esse pouco contava). Roda 1 ou 2 no onze inicial.
Vamos ver se com o plantel completo, mantém a filosofia.
Custa-me mais (salvo seja) ver um banco sem um PL suplente, que seria o Pedro Marques, do que não ter o Paz
31 Dezembro, 2018 at 14:55
Também é outra coisa que acho estranha.
Nesta altura parece consensual que não é um treinador com grande apetência para colocar os nossos jovens da academia.
E já existiram muitas e boas oportunidades para isso. Foi este tipo de coisas que não resultou, essencialmente, para além dos fracos resultados e exibições pobres, no Ajax.
Ainda vai a tempo de apostar nos nossos jovens?
31 Dezembro, 2018 at 14:56
Ambos…
Custa-me ver o banco sem medio centro e sem PL.
Com o plantel completo penso que vai rodar mais dentro do plantel. O que estranho é que sem outras opções estes não tenham sido…
31 Dezembro, 2018 at 15:01
Não sei qual a apetência dele.
Disse na altura que meter 4 ou 5 no jogo com o Poltava valia zero (e tive direito a missa cantada e tudo), portanto esse jogo não servia de bitola.
A verdade é que apostou no Miguel Luis. Talvez não o fizesse com Wendel, mas isso são suposições. Em concreto, o miúdo está lá, podiam perfeitamente jogar ali o Misic, o Acuna (o peseiro pô-lo) ou o Gudelj.
Agora, isso quer dizer que confia nos miúdos? Miguel Luis tanto pode ser regra como excepção.
Sinceramente, é-me indiferente. Quero um treinador que ponha os melhores, e que acima de tudo não tenha dogmas, ou seja, não encoste A ou B porque não sabe chinês ou tenha de nascer 10 vezes.
Até ver, poucas queixas tenho da sua gestão.
Sim, aviar a malta com 4 e 5 ajuda…
31 Dezembro, 2018 at 15:03
Claro que vai a tempo de apostar nos jovens.
Ele chegou com o Sporting na luta pelas 4 frentes, não era tempo de fazer “pré-época” com uma época perdida.
Não podia vacilar ou fazer testes no onze.
Começou bem até ao momento, com exibições q.b. e goleadas.
Agora em Janeiro, com o mercado aberto vai dar para arrumar um pouco a casa á sua maneira.
No entanto tem que continuar a ter resultados e não “inventar” muito.
Só no mercado de Verão é que vamos ter a 100% uma ideia do que é o projecto, entre o Keiser/Varandas.
Agora do meio-campo para frente, vai ser difícil mexer muito.
Só o Miguel Luis e quem sabe o Paz, vão ter minutos.
Na defesa sim, já tinha lançado o Max contra o Feirense.
31 Dezembro, 2018 at 15:03
Sir
O que me parece é que ele tem um plantel fixo e que raramente sai desse plantel. Com o regresso de Geraldes e a contratação do PL menos ainda.
Não creio que nenhum deles volte a ser utilizado este ano. O que poderá acontecer é algum deles fazer parte do plantel no próximo ano e fazendo parte do plantel ele não tem medo de os utilizar.
Acho que terá a palavra a “estrutura” com ele na preparação do plantel do próximo ano. Não acho que ele faça como o JJ de pedir sempre mais e deixar os putos de lado. Se lhe disserem que tem de colmatar posições com putos penso que o fará sem levantar ondas. É a ideia que tenho formada sobre ele…
31 Dezembro, 2018 at 15:10
Eu também não acho mal ou bem não apostar nos putos da academia. É uma forma de lidar com as coisas e pela amostra nesse aspecto é um treinador conservador, ou vá lá, mais pragmático.
De qualquer das formas com tantas ausências fica estranho não teres no banco um médio centro e um ponta de lança.
É esquisito.
E Max, nem uma oportunidade? Ainda mais esquisito é.
As vitórias claro que mascaram muita coisa, sempre foi assim.
31 Dezembro, 2018 at 14:58
A questão das convocatórias é um ponto muito importante na relação treinador/jogador e representa uma janela de oportunidade para, por exemplo, compensar bons desempenhos nos treinos. Toda a questão do grupo e da forma como é gerido passa por este ponto. Para nós, estando de fora, é fácil opinar sobre a razoabilidade da convocatória, naquela que acaba por ser uma visão redutora da realidade.
Efetivamente escasseiam opções e já fomos “obrigados” a ir a jogo com Bruno Paz, Thierry Correia ou Pedro Marques, que são para muitos, caras desconhecidas. O treinador chegou há mês e meio e está a conhecer os cantos à casa, tendo nesta janela de transferências uma primeira oportunidade de moldar o plantel à sua imagem.
Avaliar um mês e meio de trabalho é possível, claro, e até permite tirar algumas ilações. Agora, também temos que perceber que a amostra é limitada no tempor e condiciona naturalmente as conclusões retiradas.
Se neste espaço de tempo fôssemos analisar cada convocatória feita e respetivos jogadores utilizados desde a chegada de Marcel Keizer, e identificássemos quais os jogadores provenientes da formação do Sporting, à primeira vista salta que aparecem de forma recorrente atletas Made in Alcochete. Nani e Mané à parte, aos acima mencionados, juntam-se nomes como Jovane Cabral ou Miguel Luís, o que factualmente é ter em consideração a prata da casa.
O próprio regresso de Francisco Geraldes indica que a mensagem é olhar para dentro (mesmo que andem desterrados lá fora).
SL
31 Dezembro, 2018 at 15:03
“O próprio regresso de Francisco Geraldes indica que a mensagem é olhar para dentro
Calma…
31 Dezembro, 2018 at 17:31
Com calma fazia-se também regressar o Matheus Pereira!
31 Dezembro, 2018 at 14:24
Em relação ao Gudelj, como é que podemos jogar com ele a 6, quando o homem perde bolas fáceis a meio-campo que desiquilibra a defesa do Sporting.
31 Dezembro, 2018 at 14:27
Sinceramente nem me lembrei que o Geraldes poderia jogar já dia 3 lol. Não sei se está em forma ou não, seria um bocado arriscado, mas se é para ver o Chico a jogar de verde e branca em Alvalade vale a pena o risco…
31 Dezembro, 2018 at 16:39
Petro, Miguel Luis e opções para 10 não faltam: Wendel, Montero (se já estiver bem), Carlos Mané, Nani, Diaby.
Gudelj e Petro não dá para jogarem juntos (e ainda por cima com o Miguel Luis) porque todos terão mais tendência a ocupar posicionamentos defensivos e voltaríamos à Peseirada.
Saudações leoninas
31 Dezembro, 2018 at 16:44
E “esqueci-me” do Geraldes nesta lista de disponíveis para a posição 10.
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:18
Eu prefiro o Petrovic, como acima explicou bem o Tiago. Tem melhor saída de bola, tanto curta como longa, o que é importante neste modelo. Defensivamente as diferenças são colossais, perguntem ao Renan (o Renan!) O porquê do ralhete dado ao Gudelij.
O que nos venderam – na verdade foi um empréstimo – (por 6M€) foi um médio que deveria fazer a diferença. Bom, e faz, mas para pior.
Eu dispensava o dispendioso Gudelij, com a poupança conseguíamos um gajo melhor, ou na impossibilidade subia o Paz.
É preciso começar a fazer render a Academia.
Na baliza igual, Max já merecia um joguinho…
31 Dezembro, 2018 at 14:22
Como disse acima estou com dificuldade em perceber porque é que desde a lesão do Wendel não subiu 1 médio em definitivo ou pelo menos num longo prazo (vai fazer 1 mês) à equipa A. Andamos com 2 laterais no banco e sem médios centro… Não percebo. Se ele até apostou supostamente no Paz… Era manter.
31 Dezembro, 2018 at 14:19
* subia o Paz e o Bragança.
31 Dezembro, 2018 at 16:49
Essa vossa insistência em realçar não ter o Bruno Paz e o Pedro Marques no banco como sendo um comprovativo de não aposta na formação é que eu acho o máximo!?
Qualquer dos dois (e ainda mais alguns) têm estado RECORRENTEMENTE, nos treinos do plantel principal. Essa é a aposta! Ficar no banco da A sem jogar nos sub23, nestas circunstâncias, não é apostar é queimar!
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:23
Voto no Petro com um penteado semelhante ao do Fejsa ou com umas orelhas iguais ás do Herrera de modo a não levar tantos amarelos.
31 Dezembro, 2018 at 14:32
O Guldelj em forma e com vontade, é o 2º melhor médio do Sporting.
O Gudelj fora de forma, mas sobretudo sem VONTADE, perde o lugar para o Petrovic.
Não acho que o Gudelj seja um nº6, acredito que em alguns jogos sobretudo em Alvalade ele possa jogar nessa posição, sem grande problema.
A posição dele é a de nº8, mas ai esta tapado, pelo maestro e mvp da equipa, o Bruno Fernandes.
Um dos seu pontos fortes, é a meia distancia, quantas vezes ele tem oportunidade para tal em campo?
A nº6 não vai ter, com certeza.
Posto isto acho que vai continuar a rotação até ao final de época.
Contra o Porto era capaz de ir com o Petro.
Mas por exemplo, antes contra o Belenenses em casa e Tondela fora, ia com o Gudelj.
É tudo uma questão táctica.
Confio no Marcel.
Tou mais preocupado é com a defesa.
Do meio campo para frente, temos qualidade para vencer o campeonato.
31 Dezembro, 2018 at 18:18
Qual forma? É que ele está há meia época a jogar sempre… Não tarda nada estamos a acabar a época e o disco riscou aí…
31 Dezembro, 2018 at 18:26
ele chegou ca e começou a jogar logo, o problema é que nos 6 meses anteriores pelo menos, nao jogou.
ele nao foi inscrito na equipa chinesa onde estava porque quando contrataram o Talisca, tiveram que deixar um estrangeiro de fora e ele teve 6 meses sem jogar, ou seja chegou cá sem ritmo de jogo e se nos primeiros 2 ou 3 jogos entrava do banco e nao se notava a falta de ritmo, depois começou a jogar sempre e comecou agora a notar-se o tempo que esteve parado.
o Gudelj que jogava na holanda, nao era apenas isto e o keizer conhece-o porque o ano que ele esteve no Ajax, foi o ano do Keizer na equipa b do Ajax onde treinou o irmao
31 Dezembro, 2018 at 14:34
No estado do nosso futebol, sem dinheiro para contratar – ou a contratar mal, dava a oportunidade ao Bruno Paz e mandava o Gudelj devolvido.
31 Dezembro, 2018 at 14:36
Quanto ao Petro, uma nota (vale o que vale)
Um tipo internacional, com cartel (nem que seja no papel e na cabeça dele), fez meia época num Rio Ave, ao que parece com empenho e dedicação. Sim, sim, não faz mais que a obrigação dele como profissional bem pago, mas a vida não é como achamos que deve ser mas sim como é, e o que não faltam são casos destes em que o jogador se acha acima do clube e simplesmente ca*a para aquilo e se fica por umas férias.
Mostra empenho, nos dias que correm não se pode desprezar.
31 Dezembro, 2018 at 14:38
Sim, é outra cultura.
Também esta no melhor do clube da carreira.
Boa cidade e salário.
Não levanta ondas por não jogar…
Acho um bom gajo para ter no banco.
31 Dezembro, 2018 at 16:53
Mais um! Também é a minha opinião! Deveríamos contratar o Eustáquio, manter o Petrovic e despachar o Misic e o Gudelj, uma vez que para 8 temos Miguel Luis, Geraldes, Bruno Fernandes e Bruno Paz).
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:38
Cadê Sturaro?
31 Dezembro, 2018 at 14:48
esta na enfermaria!
31 Dezembro, 2018 at 14:54
Ao tempo que lá anda, está a uma invasão de academia de se tornar presidente.
31 Dezembro, 2018 at 15:49
😀
31 Dezembro, 2018 at 14:42
em princípio o Miguel Luis já não sai da equipa principal.
o regresso do Xico vai fechar outras falhas que existem no meio campo, sobretudo quando nos falta ligação entre setores.
necessidades mais urgentes são a cobertura à frente da defesa…
um central de equipa grande como alternativa.
as laterais… sobretudo a defender. A atacar não há problema.
Luis Filipe tem de entrar rápido na equipa. Precisamos de golos com facilidade… do tipo Raphinha.
31 Dezembro, 2018 at 14:44
Off:
Será mesmo assim!??? Alguém sabe!??
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1171717/rafael-camacho-esta-preparado-para-aceitar-o-desafio-no-sporting
31 Dezembro, 2018 at 14:50
Elves pede licença…
aceito o empréstimo do camanho mas o Elves é o nosso projeto de jogador.
31 Dezembro, 2018 at 14:50
*camacho.
31 Dezembro, 2018 at 15:05
Penso que só faz sentido se tiver uma opção de compra acessível, o Sporting só pode contratar jogadores por empréstimo desde que sejam mais valias indiscutíveis que não tenhamos nos nossos quadros.
31 Dezembro, 2018 at 17:12
Não ponho em causa a enorme qualidade potencial deste jogador, mas não é de extremos que estamos necessitados. Urgentes são as posições 1, 5 e 6 (eventualmente, se houver boas oportunidades de negócio ou empréstimo que acrescentem algo, também as posições 2 e 8). No resto, estamos bem servidos.
O que eu gostava (embora talvez seja pedir “muito” a esta Direcção):
G-R: Beto (e ficar com Salin e Maximiano a suplentes; devolver Renan e vender Viviano);
Ala Esquerdo: Coentrão (e Acuña a suplente ou vice-versa e vender Lumor e Jefferson; preparar defensivamente o holandês dos sub23 Mees de Veet para render Coentrão para o ano);
Trinco: Eustáquio (mantendo Petrovic como suplente e vender Misic e Gudelj; Battaglia era pô-lo a “jogar” quando recuperasse da lesão par a o vender no Verão);
para a posição 8 temos várias soluções, mas, se houvesse a hipótese de ter o Adrien 5 meses sem custos, seria um acrescento qualitativo que não se poderia descurar (pese o facto de “tapar” mais Miguel, Luís, Wendel, Geraldes e Bruno Paz);
para a ala direita, onde julgo que necessitamos de mais qualidade, não vejo quem realisticamente possamos ir buscar nesta janela que acrescente algo ao que temos (é uma janela de mercado muito limitada).
SL
31 Dezembro, 2018 at 14:44
e volto a insistir na bacorada…
Raphinha é um rato de área… não pode jogar longe da baliza.
31 Dezembro, 2018 at 15:01
O Petro é o patinho feio desde o início, obvio que já deu para ver que não é para esperar grandes rasgos mas a verdade é que os treinadores mudam e ele lá se mantém, pelo menos nos convocados, o que parecendo que não diz certamente qualquer coisa (o mesmo se poderia dizer de Geraldes mas ao contrário, por mais qualidade que tenha – e tem – começa a ser estranho que treinador após treinador acabem por não contar com ele. Enfim, espero que regresse em força mas estou convencido que será a última oportunidade a sério que lhe é dada em Alvalade, a verdade é que há alguns jogadores que parece que a camisola pesa, um pouco como o Iuri também)
O Gudelj não sei bem que achar, a qualidade está lá mas falta dar ali um clic, precisa de consistência e níveis físicos elevados.
Grande abraço a todos os tasqueiros e um especial ao dono do tasco. Feliz 2019, que seja um grande ano para todos nós !
31 Dezembro, 2018 at 15:07
Especulando… Quando estás a dar treino vês dois jogadores, um com qualidade e com pouca vontade de trabalhar…outro com limitações mas que se esforça, dá tudo no treino e tenta colmatar as suas limitações com trabalho… é óbvio que o primeiro, se tiveres mais opções, encosta! O segundo, mesmo com outras opções, pensas, está aqui um suplente viável…! Penso que Petrovic se enquadra no segundo exemplo!!
31 Dezembro, 2018 at 15:14
Sim é por aí, especulação ou não é a explicação que encontro
31 Dezembro, 2018 at 15:14
Malta,
Quero desejar um bom ano para todos vocês Tasqueiros. Principalmente para os Sportinguistas. E vá lá que hoje é dia de concórdia, para os antis também.
Que seja um bom ano para todos e com muitas vitórias nas vossas vidas.
E para o Sporting tudo o que nós for possível de bom. O campeonato era óptimo, mas já ficaria mais ou menos satisfeito com o segundo lugar e uma taça.
Saudações Leoninas!
31 Dezembro, 2018 at 15:19
+1
Para os antis do Varandas (Brunistas), ou dispois do Bruno (Varandetes), um próspero 2019
31 Dezembro, 2018 at 15:26
Faço minhas as tuas palavras…em parte!
Eu ficaria satisfeito com o campeonato e a entrega da taça nas meias ou na final!
Tenho ainda uma tênue esperança relativamente à liga Europa mas, era preciso um excelente mercado de inverno e que o keiser fizesse do Sporting uma equipa consistente que, ainda não é!! Com os lesionados Wendel e Nani recuperados… A esperança é verde!
SL
31 Dezembro, 2018 at 15:29
Bom ano.
31 Dezembro, 2018 at 18:13
Bom ano. Que as discordias entre todos sejam feitas com respeito.
31 Dezembro, 2018 at 15:27
Antes Petrovic que Gudelj (que é mais 8). Espero que nenhum deles cá fique no ano que vem e que usemos Palhinha e Paz.
31 Dezembro, 2018 at 16:02
O Palhilha é fraco, só se ficar como segunda linha. Que é o que anda a fazer no Braga…
31 Dezembro, 2018 at 17:17
Para usares o Palhinha para o ano, tens de pagar 1,2M€ ao Braga.
Se conseguires que o geriátrico Cintra pague do seu bolso (como seria sua obrigação, já que foi ele que fez esse “negócio”), aí estarei de acordo contigo.
Caso contrário é esperar pelo fim dos 2 anos(!!!) de “empréstimo”!
SL
31 Dezembro, 2018 at 15:40
Não concordo muito com isso do Petro ser melhor a defender e pior a atacar.
A defender o Petro desposiciona-se menos simplesmente porque tem um raio de ação extremamente curto, ao contrário do Gudelj que consegue cobrir o campo todo e andar sempre de um lado para o outro (o problema é que fa-lo mal e desposiciona a equipa). A atacar o Petro tem melhor saída de bola pois tem melhor qualidade de passe e decisão mas é também um bocado parado e tem movimentos muito curtos a oferecer linhas de passe.
Para uma equipa mais consistente e que não se exponha tanto o Petro parece-me melhor, para jogar mais no risco o Gudedj oferece outras soluções. Nenhum deles me enche as medidas sinceramente.
Já que andamos numa de apostar em valores de baixo custo na nossa liga, um jogador que me tem impressionado é o Loum do Moreirense (tem jogado mais a 8 do que a 6). 22 anos, muito forte fisicamente mas com pés e boa capacidade de decisão.
31 Dezembro, 2018 at 18:01
o Loun é do braga, ja tem clubes estrangeiros a perguntar ao salvador quanto quer por ele
31 Dezembro, 2018 at 18:40
Pensei que o Braga o tinha dispensado. Mas tens razão, está por empréstimo.
Sendo assim a coisa complica bastante.
31 Dezembro, 2018 at 16:04
Técnico que levou o Sporting ao título em 2017/18 foi distinguido pelo projeto HockeyPatines.com, sucedendo a Alejandro Dominguez
Paulo Freitas foi eleito Treinador do Ano pelo projeto HockeyPatines.com, que anualmente leva a cabo uma votação online composta por um painel de jurados e pelo público.
31 Dezembro, 2018 at 16:13
Não me querendo armar em “doutor” esta pergunta é relativamente fácil se Wendel jogar prefiro (de longe) o Gudelj se o zuca não jogar quero lá dentro o Petrovic….
Se for preciso elaboro mas é de tal maneira óbvio para todos (incluindo o nosso treinador) que carece de mais explicações….
Quanto aos sonhadores que para aí estão de ter um médio defensivo raçudo e varre tudo, esqueçam nunca no SCP os árbitros Portugueses permitirão que um médio defensivo do Sporting utilize sequer metade da agressividade e luta corpo a corpo dos médios do porco e do carnide…
Trinco no SCP tem de actuar em soupless cada vez que for “á luta” é falta contra nós e já nos podemos dar por contentes se não for amarelo ou vermelho…
Parece que já se esqueceram de que em Portugal o SCP joga com regras de basket contra equipas que usam regras de râguebi, algumas só quando jogam contra nós, mas duas dessas equipas (dos trincos que vi aqui elogiados) jogam assim sempre, em todos os jogos…
O último trinco em força com algum sucesso que tivemos chamava-se Oceano e só podia jogar daquela maneira (igual á maneira como jogavam os centro-campistas do tripas e do carnide) porque a maioria dos árbitros tinha medo (sim medo) físico do nosso jogador e que lhe saltasse a tampa se começassem a improvisar…
SL
31 Dezembro, 2018 at 16:14
Não sei o que vale Gudelj. Este que conheço não tem lugar.
Para já Petro, mas culpa do William (mesmo a passo) e para mim é mercado.
Eustáquio, por exemplo.
31 Dezembro, 2018 at 16:26
Dois Sérvios e uma cadeira, trabalhos forçados.
Duas Sérvias e um mastro, amores dobrados.
LET THE PROVERBS BEGIIIIIN ….!!!!!
31 Dezembro, 2018 at 17:46
o elefante branco vai voltar a abrir.
31 Dezembro, 2018 at 16:28
Petro é o nosso 6 a não ser que venha um melhor.
Adrien nunca seria solução para 6, joga na mesma posição de miguel luis.
31 Dezembro, 2018 at 18:06
Duscher, Vidigal, Paulo Bento… Mais nomes de boa memória.
Petrovic, o mal menor.
31 Dezembro, 2018 at 18:11
O que Petrovic tem melhor é mesmo a saída com qualidade. Decide bem e procura ligar o jogo pelos espaços mais prometedores e fazer passes verticais. Falta maior qualidade técnica. Mas não é tão mau como os adeptos o foram pintando.
31 Dezembro, 2018 at 19:19
Qual escolhias então? Opinião sobre o Gudelj ?
31 Dezembro, 2018 at 23:10
Ambos podem fazer o lugar. Gudelj parece-me ter mais argumentos técnicos e muitas das dificuldades que lhe têm sido apontadas tem mais que ver com problemas que a equipa ainda apresentava ( fazer sempre pressão sem grande coordenação e sem saber quando entrar em controlo, e muito espaço entre linhas devido a essa mesma pressão feita muita vezes em contextos em que é fácil ser batida.) Nós últimos jogos a organização defensiva tem evoluído e já vamos tendo fases de controlo onde defendemos em 4 4- 2 e com linhas mais juntas tenho de ver gudelj de novo com a equipa mais organizada nesses momentos para perceber como se porta.
31 Dezembro, 2018 at 18:14
Para mim Gudelj é melhor jogador que Petrovic. Tem um sentido posicional superior e embora seja mais um 8 que um 6 , pode fazer este lugar bastante bem. Pode parecer contraditório, mas neste momento Petro funciona melhor na equipa de Keiser que Gudelj, porque é um jogador mais entrosado com o resto da equipa, Gudelj está a pagar a factura de ter estado no futebol chinês, o que aliado a uma necessária adaptação ao futebol português.
Petrovic é como o filho de uma vizinha minha, que comentava quando a professora lhe disse que o rapaz não tinha cabeça para a escola. “Ele cabeça tem! Não tem é memória”. Pois ….
Ele pés tem!!!
A todos um Feliz Ano Novo, principalmente com muita saúde e bons jogos do Sporting.
31 Dezembro, 2018 at 18:35
Feliz ano novo .
O campeonato vai ser nosso !
31 Dezembro, 2018 at 18:53
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Até ao momento, nem Gudelj nem Petrovic se têm afirmado como o possível “6” titular num SCP candidato ao título.
Gudelj tem imensas características melhores que Petrovic para a posição, mas provavelmente a falta de hábito para a posição (tem sido “8” quase a carreira toda) leva-o a ser bastante desastrado nas transições defensivas.
Petrovic, pelo seu lado, é um médio defensivo com raio de acção muito limitado, que mais parece um terceiro central à frente da defesa. Trapalhão.
Como suponho que o SCP não irá ao mercado por um “6” (o cêpo do Battaglia, quando regressa?), esperemos que Gudelj melhore nas suas exibições (que não sáo más, só ainda não “estão lá”).
Um Bom Ano para os Caros Tasqueiros.
SL