Muito interessante artigo publicado, esta semana, no Jornal Sporting, onde Miguel Cal fala de mitos em negociações, do peso do Sporting na relação de forças com os dois principais rivais e da intervenção dos Sócios e Adeptos leoninos.
Muito interessante artigo publicado, esta semana, no Jornal Sporting, onde Miguel Cal fala de mitos em negociações, do peso do Sporting na relação de forças com os dois principais rivais e da intervenção dos Sócios e Adeptos leoninos.
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
6 Janeiro, 2019 at 8:35
Bom post
Digo o mesmo que disse no Artista (que parece estar de volta!).
Apesar de isto ser o bê-à-bá é importante comunicar esta mensagem
Preferia que ele tivesse qualificado melhor a razão pela qual o Sporting vende tantos jornais: não é por grandeza apenas. É por causa da imprensa nojenta lampiã que temos. Lembram-se das célebres capas do CM do verão?
Era o Saké acho eu que andava aqui a listar as gordas, e depois o Mister também andou a fazer essa recolha.
O público alvo não eram apenas sportinguistas, eram os próprios lampiões que adoram uma boa schadenfreude
6 Janeiro, 2019 at 8:47
Mas alguém ( que não coma gelados com a testa)…
Tem dúvidas de que muita “ da grandeza”” Lampianica” é fruto da propaganda indecorosa que pseudo jornalistas mantém nos órgãos de CS onde “ganham” a sua vida…?
Veja-se o último episódio da RTP que levou a que alguns de nós recorrêssemos ao Provedor…
6 Janeiro, 2019 at 9:10
a idade média do rabolhense é uns 60 anos… vem do tempo do estado novo. Basta sair da capital e ir aos cafés onde passam os jogos.
estão em decadência absoluta.
6 Janeiro, 2019 at 9:13
assim se explica também a exclusão informática, a fraca participação na vida do clube e a perpetuação de ditadores.
são velhos, analfabetos funcionais, e em geral papam tudo.
6 Janeiro, 2019 at 9:28
muito ao contrário do nosso clube onde estamos presentes em todas as faixas etárias… também fruto do esforço da anterior direção nessa área.
o Sporting cultiva a ideia de clube desportivo… de vários desportos.
quando ganha… e quando não ganha.
e isso interessa ao mercado.
6 Janeiro, 2019 at 15:19
Muito mais que qualquer Direção, somos nós sportinguistas que passamos de geração para geração esta paixão pelo clube.
Se estivéssemos à espera das Direções dos últimos 30 anos, este clube tinha metade dos adeptos que tem hoje.
6 Janeiro, 2019 at 9:29
Acho que estás sondagens negligenciam bastante as pessoas que não tem clube.
Tenho por base a minha família em que 50% (pelo menos) ligam zero a desporto ou clubes. ZERO. Ao ponto de nem saberem bem quem é o atual campeão de futebol.
Pelo que noto no trabalho, etc… acho que não andará muito longe desta amostra.
A razão desta discrepância, talvez seja a questão ser demasiado básica?
“Qual é o seu clube?” Alguns dos famiares que referi responderão um clube qualquer, mas a verdade é que não têm clube. Estao-se borrifando e até têm má imagem do futebol em geral…
Quero com isto dizer que acredito mais nos estudos que atribuem adeptos na ordem dos 1 a 2 milhões de adeptos para cada grande, do que as que no total somam 10M, pois os portugueses não são tão Futebolística como parece.
6 Janeiro, 2019 at 9:33
Exactamente
6 Janeiro, 2019 at 10:38
Concordo, é totalmente descabido que apenas 11% dos portugueses tenho preferência por outros clubes ou simplesmente não tenham preferência.
Julgo que esse valor é bastante mais elevado.
Números como os apresentados por um estudo do expresso serão bem mais próximos da realidade.
6 Janeiro, 2019 at 10:58
Exacto
https://www.tsf.pt/desporto/benfica/interior/estudo-alemao-atribui-22-milhoes-de-adeptos-ao-benfica-1144301.html
6 Janeiro, 2019 at 12:56
E nunca o scp tem menos que o fcp ! Algo nao esta bem aí.
7 Janeiro, 2019 at 8:28
Estás correcto.
O mito comecou quando o carnide de uma sondagem que deu 60% das respostas eram do carnide e assumiu a totalidade da populacão portuguesa.
Sempre disse que isso era uma grande mentira porque nenhuma sondagem pode usar a populacão total sem mais nem menos.
Assumindo que 60% da populacão tem clube (e estou a ser muito generoso) as percentagens têm de ser aplicadas a 6 milhões e não a 10.
E vejamos porque nâo se pode usar a populacão total:
– muitas mulheres não têm clube e não ligam a futebol, já para não falar de homens que não ligam igualmente a isso
– recém-nascidos não têm clube, e apenas podemos assumir uma crianca com clube a partir dos 4 ou 5 anos, quando já tem nocão das coisas…. ora, nesse artigo até usam 15 anos o que eu acho demasiado, mas perfeitamente aceitavel
– nem todos os adeptos são adeptos dos 3 grandes…. sim, isto parece que é esquecido por muitos, mas existem muitos mais clubes
Tudo isto junto dá uma percentagem de uns 35/40% para o carnide (clube claramente dominador em Lisboa, mas com menos peso fora). Adeptos principalmente das classes mais baixas da populacão.
Sporting com uns 30%/35% (clube que está bem implementado por todo o pais, entre as classes media e media-alta.
Porco com 30%, claramente dominante a norte e na Madeira, mas tirando isso está muito diluido.
Assumindo 40/30/30, temos que aplicar isto sobre os 6M, o que dá 2,4M para o carnide, e 1,8M para Sporting e Porco.
São percentagens bem mais reais e crediveis, e claramente em linha com os 2,5/3M de adeptos do Sporting de que falava o BdC (temos adeptos fora de Portugal). O carnide falava em 6M apenas em Portugal(e depois corrigiu para 5M embora ninguem se “lembre” disso).
6 Janeiro, 2019 at 9:31
o que é que vale mais?
a resiliência.
o que é que vale menos?
a manada.
é só ver quem tem resiliência e que é a manada.
6 Janeiro, 2019 at 10:27
Desculpem, mas a primeira pergunta a fazer é qual a credibilidade disto. Se os outros clubes fizerem um trabalho semelhante vão apresentar numeros completamente diferentes destes.
6 Janeiro, 2019 at 10:32
É interessante e até acredito que muito válido mas deixa-me a pensar sobre o péssimo trabalho que é feito em termos de merchandising onde o Sporting não depende de ninguém. Sou do Norte e tenho plena noção de que Porto e mesmo Braga ou Guimarães vendem muito mais perto capita de que nós
6 Janeiro, 2019 at 10:57
o porto não vende um par de peugas no algarve.
o jornal deles (o jogo) não se vende aqui, ninguém o compra.
6 Janeiro, 2019 at 15:36
Certo. Daí ter dito per capita
6 Janeiro, 2019 at 10:58
Bom dia…
Bom Domingo de Reis para a Familia da Tasca…!!
Abraço e SL
6 Janeiro, 2019 at 11:16
O estudo vale o que vale, como já aqui foi dito não acho possivel que apenas 11% dos portugueses ou não têm preferência por algum dos grandes ou têm preferência por outro.
Agora parece-me evidente que o Benfica sempre se colocou em bicos de pés para se fazer maior do que realmente é. Também me parece um erro atirar a dizer que o Porto não é um clube com implantação nacional. Até porque pela minha vivência isso não é verdade, sobretudo nas camadas mais jovens.
A história dos 6M em Portugal e dos 14M pelo mundo fora é simplesmente ridícula de tão megalómana.
Mas é sempre bom expor números para desmistificar certas mentiras que são repetidas diariamente, o que não me admira pois infelizmente mtos adeptos comem a palha toda que é colocada na CS. Querem realidades vejam estudos imparciais. Como por exemplo o numero de seguidores nas redes sociais de cada um dos grandes cá e lá fora.
https://www.socialbakers.com/statistics/facebook/pages/local/portugal/sport/
ou então um estudo feito por uma empresa estrangeira
https://expresso.pt/desporto/benfica-so-tem-22-milhoes-de-adeptos-em-portugal=f497658#gs.0vvqCQTi
Não trabalho em marketing mas julgo que existe muito a ser feito em vários vectores no Sporting sobretudo a nível comercial, não só com a expansão de locais de venda como na multiplicidade de produtos à venda. A loja na baixa julgo que foi uma boa aposta assim como os quiosques em diversos centros comerciais de várias cidades. Mas terão de ser cada vez mais. Depois a pouca diversidade de artigos é gritante. Em merchandising julgo que poderemos subir muito as nossas receitas.
Mas também lá por fora, onde me parece que temos um potencial de expansão enorme potenciado o facto de termos formado dois bolas de ouro um deles que perdurará nas bocas do mundo muitos anos mesmo depois de a sua carreira terminar. (Neste patamar hoje em dia o Porto já está num nível bastante superior ao Benfica)
Por fim consolidar o bom trabalho que foi feito pela anterior direcção na transformação de adeptos em sócios, aqui sim temos uma vantagem em relação aos opositores pois a % que temos de sócios em relação ao numero total de adeptos é bastante interessante. Neste parâmetro bastará continuar o bom trabalho que tem sido feito.
SL
6 Janeiro, 2019 at 11:37
O pior nem é acharem que são maiores que os outros todos juntos, é a ideia de que a competição gira em volta deles.
Não percebem que um espectador, normal, não vê um jogo do Benfica, vê um jogo do Benfica contra alguém. Eles até podiam ser 99% do país, mas sozinhos não jogam.
6 Janeiro, 2019 at 11:37
Estes dados são fidedignos? É que da última vez…
6 Janeiro, 2019 at 11:49
“Lampiões” e “estudo” no mesmo post retira credibilidade à coisa…
6 Janeiro, 2019 at 11:55
Eu penso que o benfica não tem de facto o número de adeptos que diz ter, mas tem uma coisa que nós não temos, conseguiu ao longo dos anos, construir a imagem que tem esses adeptos.
Neste mundo dominado pelos media e pelas redes sociais, Isto mais que ser é preciso parecer.
Todos os dias vemos que os vermelhos infiltraram a sociedade, começando pelos órgãos de comunicacao social que é quem faz o maior trabalho, mas alastrando a todas as áreas da sociedade, nas escolas onde se fala do benfica como um simbolo nacional, na arte, quantas canções quando falam de bola referem o benfica? Alguma fala do Sporting?
Quantos políticos afirmam publicamente serem do Sporting? Muito poucos mesmo aqueles que todos sabem que o são, parecem ter vergonha de o afirmar, ao contrário quando vemos as tribunas dos vermelhos, vê-se a quantidade de governantes ali sentados e nenhum tem quslquer problema em afirmar publicamente o seu amor clubistico e em demonstrar até por favorecimento essa paixão.
Não tem ajudado nada para este penorama, o facto não sermos campeões há muito tempo, penso que o campeonato que nos foi roubado em 2015/2016 foi um dos maiores golpes feitos ao Sporting desde a sua fundação, pois contribuiu ainda por cima para o crescimento de quem efectuou o roubo.
O facto da anterior presidencia não ter conseguido mobilizar a justiça , alguma comunicação social e alguns pensamentos dominantes, a nosso favor, por ter aberto guerras contra tudo e contra todos só tem favorecido a politica vermelha e o facto de termos servido de pau de cabeleira em favor dos corruptos do Norte voltou novamente a prejudicar-nos desta vez a favor dos azuis que pouco a pouco vão reconquistado o seu espaço.
6 Janeiro, 2019 at 12:10
“Não tem ajudado nada para este penorama, o facto não sermos campeões há muito tempo, penso que o campeonato que nos foi roubado em 2015/2016 foi um dos maiores golpes feitos ao Sporting desde a sua fundação, pois contribuiu ainda por cima para o crescimento de quem efectuou o roubo.”
Estava mais que na hora do presidente se chegar à frente…mas isso… tá quieto.
A propaganda do carnide para as “massas” é feita essencialmente através da CS… para as elites… pela bajulação e subserviência mútuas…e este Portugal gosta tanto…!! O Morcão não vai na cantiga e esperneia! Nós, deixamo-nos enrolar e espalhar ao comprido na primeira casca de banana e para isso (ao longo de muitos anos) têm contribuído muitos sportinguistas ditos notáveis mas que não passam de uns nojentos que aproveitam o “jogo” da CS para aparecer, ganhar algum, servindo os intentos do carnide e denegrir sucessivamente a imagem do Sporting. Esses tinham que ser expulsos do clube!! Estão identificados, fazem-no repetidamente, sempre que há problemas no Sporting!
6 Janeiro, 2019 at 12:23
O conselho disciplina da FPF decidiu levantar um processo ao Sporting porque umseu comentador disse sobre um jogador jovem, adversário, que este era um calmeirao e em tom jocoso que, já devia ter sido operado à próstata…( Não o deveria ter dito!!), Agora imaginem tudo aquilo que já foi dito por inúmeros sportinguistas, sobre o Sporting,…em programas televisivos de prime-time!! São sócios!?? Podem fazê-lo sem consequências!?? Vêm adeptos de outros clubes ditos grandes fazê-lo!???
6 Janeiro, 2019 at 12:59
Uma coisa não tem a ver com a outra.
O processo é bem metido. Foi uma vergonha.
6 Janeiro, 2019 at 13:23
Eu não disse o contrário!! Disse que “não devia ter dito!!”, Simplesmente criei um termo de comparação…toda a gente pode dizer mal do Sporting publicamente, em todo o lado… sportinguistas ou não e sem qq tipo de consequências…apenas isso!!
6 Janeiro, 2019 at 13:34
O que me preocupa nesta questão é que sendo o Sporting é um mero pretexto para malhar no clube, sendo que os senhores da FPF cagam de alto para o racismo, mas bater no verde é sempre bem visto.
E sendo um assunto sério e consensual estou para ver o que nos vai cair em cima.
Como termo de comparação vejam a total inimputabilidade dos rivais em toda e qualquer questão.
6 Janeiro, 2019 at 13:37
Nem mais!!
6 Janeiro, 2019 at 13:17
Os comentários foram uma vergonha,não há como defender isto,de nenhuma maneira,nem forma,por isso não tenho pena nenhuma.
6 Janeiro, 2019 at 13:29
Acabei de o fazer no cantinho do off topic. Os afectados estão a ingerir erva rabolha…
6 Janeiro, 2019 at 13:31
Tal como já disse no comentário anterior, não defendi nada!! Pelo contrário, disse “não devia ter dito!!”, Apenas criei um termo de comparação…todos (sportinguistas sobejamente conhecidos) dizem mal de nós, em todo o lado, sem qq tipo de consequências…!! Também está mal, tb é uma vergonha e tb não há forma nenhuma de defender isso, pelo contrário, tem que ser combatido, a bem da saúde do clube! Como!? Criando uma relação de causa e efeito! Não é difícil…
6 Janeiro, 2019 at 14:00
Obviamente
6 Janeiro, 2019 at 14:21
Claro que há como defender…
7 Janeiro, 2019 at 11:19
Desculpa lá mas qual a base para o processo?
Que eu saiba ainda existe liberdade de expressão, e fazer piadas não é crime.
Se tivesse dito que por ser preto não sabia escrever ou algo, seria racismo e haveria razão para isso, mas achar que um jogador é mais velho e como sabemos o pessoal a partir de certa idade tem de se dobrar e tossir (ouvi dizer porque nunca fiz o exame) não tem nada de ofensivo.
6 Janeiro, 2019 at 13:20
O discurso dos lampiões baseia-se no somos os maiores — e é mau. Mas um discurso do Sporting tipo somos os melhores ou somos diferentes é igualmente mau. Não é esse o caminho.
6 Janeiro, 2019 at 13:27
Bas Dost falha Tondela!! Muitas lesões têm este gajo…
6 Janeiro, 2019 at 13:32
Traumatismo craniano..ainda a fivela…
6 Janeiro, 2019 at 13:48
Comentário de merda.
6 Janeiro, 2019 at 14:26
Olha… tás cá, sê bem vinda. Estavam a faltar comentários ao teu nível… põe ordem isto!
6 Janeiro, 2019 at 17:00
Boa tarde Ruth
Há uns posts atrás falou-se De um gajo chamado Wang, que o Mendes nos impingiu, e discutiu-se muito se o Sporting era a nova puta do Mendes.
Toda a gente ficou à espera da tua douta opinião.
6 Janeiro, 2019 at 18:13
É preciso mais uma “douta” opinião para além da sua!!! Descanse que a sua luz é suficiente para nos iluminar a todos.
6 Janeiro, 2019 at 14:25
Ou então meteu-se com uma ucraniana casada.
6 Janeiro, 2019 at 17:14
Pretorianus, és um triste de um ressabiado. Tem vergonha na cara, pá.
6 Janeiro, 2019 at 23:38
Eu tinha vergonha era de ter esse nick…vai dar banho ao cão meu enjoado manso.
6 Janeiro, 2019 at 18:28
Foda-se tu és Sportinguista?
6 Janeiro, 2019 at 23:39
Vá-se…
6 Janeiro, 2019 at 13:35
Mané e Luiz P., na convocatória, espero. Os bois voltarão a atacar na próxima jornada; há que deixar os tripeiros «fazer figura» na Champions. Acuña e Gudelj serão os alvos desses chifrudos. Se sacarmos um empate será um pau…
6 Janeiro, 2019 at 13:55
Não tenho qualquer dúvida que continuamos a ser o segundo maior clube nacional em número de adeptos (ainda que o PUERCO tenha crescido muito e muitíssimos apaniguados menores, também à custa de roubos que os andrades nos fizeram). A demografia da cidade e as conquistas inter/nacionais do Clube ajudam-nos a manter esse status quo. A única política possível é a da Competência na manutenção dos adeptos existentes e na captivação de jovens e estrangeiros. As modalidades são Imprescindíveis para todos estes efeitos: só neste século, roubaram-nos 4 títulos nacionais: 05, 07, 14, 16. Ainda no ano passado nos roubaram mais uma Taça de Portugal e uma possível ST.
A Cal digo o mesmo que ao Zenha: Talk is Cheap. Mostrem resultados, tão claramente como os vossos predecessores.
(Alguém sabe o resultado do voleibol feminino de hoje?)
SL
6 Janeiro, 2019 at 15:07
Falando de resultados, estamos a levar 2-0 ao intervalos no Modicus
6 Janeiro, 2019 at 15:12
Não está fácil.
Não vencer hoje acaba com qualquer hipótese de ficar em primeiro.
6 Janeiro, 2019 at 15:20
O Porto não ter implantação nacional é ridículo. Sem duvida que tem. Conheço portistas em todo o país, especialmente nas gerações mais novas. Mas também não duvido que temos mais adeptos que eles. A questão da dimensão é mais um elemento de nivela tipo CM. Pergntem à NOS se não conhece a dimensão do sporting.
6 Janeiro, 2019 at 19:52
Ha portistas sim.. Numa relaçao de 1 para 8/9 scp/slb..
7 Janeiro, 2019 at 11:34
Não há termos de comparacão.
Quando andei na escola preparatória tinha 4 ou 5 colegas do porco, eu do Sporting e o resto do carnide. A escola ficava em Benfica.
Quando passei para a secundária e universidade erámos 2 ou 3 do Sporting, 2 ou 3 do porco e o resto do carnide.
Se for por ai posso afirmar que o carnide domina o Pais….. mas sabemos que não é assim. Temos de ver para além do nosso mundo.
Existem adeptos do porco por todo o lado, mas fora da zona norte são quase insignificantes.
Ao passo que o Sporting em qualquer parte do Pais tem muitos adeptos, sendo mesmo o clube com mais casas e filiais por isso mesmo.
O carnide tem certos pontos onde domina: Lisboa, Coimbra, Leiria, mas fora disso o numero é bem mais reduzido.
Penso que a ideia de que existem menos adeptos do Sporting é derivado ao facto dos adeptos serem mais calados, ou seja, fazem menos barulho. Trocando por miudos, são menos peixeiros. Quantas pessoas vês com equipamentos do Sporting no dia-a-dia? Eu vejo quase diariamente pessoal com casacos ou calcas (para ser sincero parecem mesmo pessoal das barracas) do carnide, no porco temos aquelas camisolas copiadas dos italianos (a copiar é que eles se safam bem) com as letras na frente….. enfim, os adeptos do Sporting dão menos nas vistas e por isso se criou a ideia de que somos menos, mas o numero é bem grande.
6 Janeiro, 2019 at 15:35
2-2 João matos
6 Janeiro, 2019 at 15:35
Seria interessante perceber a ficha da sondagem, onde, como e a quem foram feitas as perguntas.
6 Janeiro, 2019 at 15:35
CHUPA! VAI BUSCAR! 2-2
6 Janeiro, 2019 at 15:38
Golão.
Dia não da equipa, mas não viramos a cara à luta.
Falta um…
6 Janeiro, 2019 at 15:44
Off
Brutal
https://youtu.be/_8S6otVvMFY
Ao vivo
6 Janeiro, 2019 at 15:53
Brutal mesmo! Bancadas bem compostas.
6 Janeiro, 2019 at 15:44
Não esquecer que o Barreirense e o Atlético albergam cerca de 1 milhão de adeptos deste cantinho Ibérico.
6 Janeiro, 2019 at 15:48
900 mil comentadores + 100 mil pasteleiros.
6 Janeiro, 2019 at 15:58
“recontei agora”…:
1 000 0002,5…!!
SL
6 Janeiro, 2019 at 15:50
Golooo
6 Janeiro, 2019 at 15:51
3-2 Rocha!!!!
6 Janeiro, 2019 at 17:11
MVP Absoluto: a assistência para o empate também é dele e fez uma jogada absolutamente espectacular no coração da área que não deu o 3-2 por cms. O golo é Magnífico e ele voltatá à selecção.
Uma palavra para o Capitão. Crucial, a sua obra prima que fez o 2-2. Como é possível contestá-lo? Campeão europeu, pluricampeão nacional, sempre na frente de batalha… Já é Maior que o jb. No dia em que acabar é para ser levado em ombros do campo para fora.
Não havia Deo, Merlim nem Dieguinho. O Rolo fez jus ao nome e ao estatuto internacional. Nuno Dias merece tudo do Clube.
6 Janeiro, 2019 at 15:53
Foi sofrido mas deu.
6 Janeiro, 2019 at 15:55
Muito bem o Nuno Dias.