Leao Sheffield
8 Janeiro, 2019 at 10:25
Falando mais a sério agora, isto é um problema enraizado na cultura do Sporting! Isto não é um problema de BdC, Varandas ou outro qualquer. O Sporting, na modalidade de futebol masculino profissional, tem uma cultura de derrota por mais que nos custe aceitar isso. Isto dura há anos e anos com excepções aqui e ali, nomeadamente por talento acumulado que nos permitia ganhar (Jardel, JVP, Niculae, Quaresma, Hugo Viana, etc) ou por um espírito de equipa tremendo e também algum talento (Vidigal, Acosta, Duscher, Andre Cruz, etc).
Não sei sinceramente como se resolve isto. Vejo facilmente estarmos a discutir a mesma coisa daqui a 5, 10 ou 20 anos.
Há uma coisa que eu sei. Goste-se ou não do estilo, BdC foi o único presidente que me lembro que deu uma verdadeira pissada nos jogadores. Eu sei que o estilo chocou muita gente, mais do que o conteúdo, mas a mim não me chocou nada. Há quantos anos andamos nós, como verdadeiros patinhos, a pagar gameboxes, quotas e sabe-se lá mais o quê, para apanhar desilusão após desilusão? Acham que os jogadores estão neste momento muito incomodados em Alcochete a mandarem-se todos para o caralho e todos de sobrolho franzido ou estão todos bem-dispostos como se nada se passasse?
Tudo isto leva de volta ao ponto de partida. A nossa cultura de exigência é 0. Somos um clube de mansos no que toca aos nossos padrões de exigência. Este ano foi Tondela (e sabe-se lá mais o quê), o ano passado foi Estoril e Madeira (seguida daquela espectacular final da taça), antes disso houve Tondelas, Moreirenses, Académicas, etc.
Podem continuar a discutir à vontade, insultarem-se, fazer concursos para ver quem tem a pila maior, etc. Até a própria cultura do clube mudar (no que toca ao futebol) não vamos passar da 3a roda no futebol português, os gajos que andam para aqui a fazer de bobos da festa. Eu já me cansei de dar para esse peditório.
psfilipe
8 Janeiro, 2019 at 10:41
Bom comentário, Sheffield.
Não é bem uma cultura de derrota.
No futebol temos uma cultura de clube pequeno.
Uma cultura de total desvinculação ao clube.
Os atletas de futebol no Sporting sabem (mesmo pouco tempo depois de chegarem) que os adeptos e direcção não cobram os falhanços.
Isso leva-os a apenas gerirem as suas carreiras. A ganharem o ‘seu’.
O William, por exemplo, foi um dos casos mais gritantes.
Nas modalidades passa-se exactamente o contrário.
Os atletas têm um compromisso bastante maior. E por vezes em condições bem adversas.
Esta era uma das características que eu mais apreciava em BdC.
Ele percebia este fenómeno e tentou combatê-lo.
Tenho muita pena que não o tenham deixado continuar porque acredito que seria dessa forma que mudávamos o paradigma do Sporting perdedor.
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
8 Janeiro, 2019 at 13:29
para lá da pertinência do que escreveram, agradeço a ambos o exemplo de que é possível trocar ideias e opiniões sem cair no vazio da etiquetagem
8 Janeiro, 2019 at 13:31
Concordo em absoluto…
O Sporting vive nas Modalidades, assim mesmo com um M daqueles.
Vejam o final dos jogos, a comunhão dos atletas, o respeito pela camisola.
O futebol, um dia que deixe de ser o Senhor futebol e passe a ser encarado como uma modalidade, vão ver se não arrepiam caminho.
8 Janeiro, 2019 at 13:48
não achas que é, também, uma questão de valores, Escondidinho? entre o que gera e o que paga aos “artistas”, o futebol é incomparável e suporta essa ideia de que, sem ele, tudo o resto deixa de existir.
8 Janeiro, 2019 at 13:58
Pois é… mas não funciona assim, passa essa ideia mas acho que entre o deve e o haver andam elas por elas. Entre o que a SAD investe nas Modalidades e o retorno das mesmas, em sócios, simpatizantes, merchandising, and so on…
Não sei não…
8 Janeiro, 2019 at 14:09
Quem suporta essa ideia são os adeptos…
Tiveste um exemplo flagrante na tão falada volta olímpica…
Nessa noite os jogadores, tal como o presidente o tinha sido, tinham de ter levado uma valente assobiadela… ai sim tínhamos posto toda a gente no seu devido lugar e o Sporting acima de tudo.
Mas não… preferiram afagar-lhes mais o ego, quando se via claramente ao que vinham nessa noite mal entraram para o aquecimento a pedir palminhas e interagirem como nunca o fazem. Fizeram todos os sócios de parvos e nós ainda agradecemos.
Rescindem e manda-nos à merda como se fossemos todos farinha do mesmo saco e como recompensa damos-lhes braçadeiras de capitão e sei lá mais o quê… esta é a merda de clube que temos actualmente e quem lá está, pouco ou nada demonstra querer fazer para o mudar.
8 Janeiro, 2019 at 14:11
Excelente comentário, subscrevo.
8 Janeiro, 2019 at 14:20
eu ouvi o teu comentario e retirando a ultima parte do texto é mesmo isto:
Quem suporta essa ideia são os adeptos…
Tiveste um exemplo flagrante na tão falada volta olímpica…
Nessa noite os jogadores, tal como o presidente o tinha sido, tinham de ter levado uma valente assobiadela… ai sim tínhamos posto toda a gente no seu devido lugar e o Sporting acima de tudo.
Mas não… preferiram afagar-lhes mais o ego, quando se via claramente ao que vinham nessa noite mal entraram para o aquecimento a pedir palminhas e interagirem como nunca o fazem. Fizeram todos os sócios de parvos e nós ainda agradecemos.
8 Janeiro, 2019 at 14:28
já escrevi várias vezes que discordo completamente da entrega da braçadeira ao Bruno Fernandes. E, sim, concordo contigo sobre também os adeptos promoverem essa situação em que o futebol é a “estrela”, muitas vezes como se o resto não existisse
8 Janeiro, 2019 at 14:55
nessa noite tinham todos tinham de ser assobiados, do presidente aos jogadores ao treinador.
ninguém esteve bem na fotografia e os jogadores teriam percebido que nós adeptos não aceitamos atitudes de mimados com comunicados ridiculos.
8 Janeiro, 2019 at 15:32
Relativamente ao Bruno Fernandes, 100% de acordo. Não deixo de dizer que é realmente um dos melhores jogadores da equipa, mas daí a capitão… longe vão os tempos em que ser capitão era mais do que uma feira das vaidades, era o símbolo da dedicação ao(s) clube(s).
E depois continua aqui atravessada a rescisão. Em Alvalade aplaudo as boas jogadas mas ainda não consigo aplaudir o jogador.
Quanto ao futebol vs modalidades, no fundo é inexplicável mas é… porque é, seja em Portugal como na maioria dos países. Estranho é não ser assim. Porquê? Boa pergunta.
No fundo o futebol é um Wrestling encapuzado. E nós papamos. Por mais que digamos que há muitas combinações, apitos e toupeiras, grande parte de nós está lá, mesmo nas alturas em que o sonho da época se foi.
Quem teria sido o gajo que decidiu que o futebol era uma modalidade muito mais importante do que as outras?
Mas também, se não fosse assim será que seríamos 170.000 sócios? Voltamos ao míudo Alex que há dentro de todos nós…
8 Janeiro, 2019 at 15:41
Bom comentário!
8 Janeiro, 2019 at 15:48
Subscrevo por inteiro, meu caro Moura! SL
8 Janeiro, 2019 at 16:21
Nem mais. Aquela volta olímpica foi vergonhosa, bem como os aplausos.
E separo perfeitamente o episódio dos assobios ao BC, não concordando no entanto com as ofensas.
8 Janeiro, 2019 at 17:50
Foda-se…é tão isto!!
Excelente.
8 Janeiro, 2019 at 15:47
Eu até percebo o vosso ponto de vista, mas pegando nas modalidades e nomeadamente no futsal, vê bem a equipa que temos.
Merlim um dos melhores jogadores do mundo, Guitta 4 ou 5 melhor guarda redes do mundo, Cardinal até à bem pouco tempo um dos melhores pivôs do mundo, Leo um dos melhores fixos chegou a ser considerado o melhor numa UEFA futsal Cup e Dieguinho que dispensa apresentações titular da seleção brasileira.
Isto é tudo muito bonito da vontade e tal mas sem bons jogadores não conseguimos ganhar.
Eu por mais vontade que tenha nunca vou ser mais rápido com o meu Renault megane do que o Porsche da minha vizinha que acabou de tirar a carta.
8 Janeiro, 2019 at 13:34
Já não sei o que diga … , o problema do Sporting são mesmo os Sportinguistas e a sua mentalidade
8 Janeiro, 2019 at 13:49
os Sportinguistas que aguentam o barco anos e anos e anos, dando tanto e recebendo tão pouco em troca?
8 Janeiro, 2019 at 14:25
O problema do Sporting é o Sporting, os sportinguistas é que teimam em fazer com que o Sporting viva… sem Sportinguistas não há Sporting.
8 Janeiro, 2019 at 15:34
Sim Cherba, os Sportinguistas são os grandes e maiores culpados deste “estado psicológico” a que o Sporting está confinado há anos.
Veja-se o exemplo dado nos comentários acima e percebe-se claramente como foi criada a situação por que passámos nos últimos meses e que ainda perdura e perdurará por bastante mais tempo. Já sei que provavelmente serei apelidado de Brunista, mas estou-me nas tintas para isso. Reconheço sem qualquer problema que o anterior presidente cometeu erros graves, bastante graves até, no entanto, conseguem fazer uma introspecção pessoal sem sentir tristeza (diria vergonha até) pela facilidade com que deixámos cair um dos nossos e sobretudo um dos poucos que tentou efectivamente mudar o paradigma existente?
Acreditam mesmo que todos nós não tivemos culpa nenhuma no descarrilar psicológico de BdC?
Acreditam mesmo que é culpa de outrem que o nosso clube seja auto-destrutivo por natureza intrínseca?
Para ambas as perguntas a resposta é, na minha opinião, bastante óbvia. Foi por isso que aqui disse que, pese embora já o fizesse de forma bastante pontual, não voltaria a comentar neste espaço (mas a doença é tão grande que seria uma promessa difícil de cumprir, como se comprovou). Porque foi assustador que mesmo perante tantas evidencias de que queriam (não só Sportinguistas, alias a maior parte não eram do nosso clube seguramente) correr com o presidente, de que os jogadores e sobretudo o treinador lhe fizeram a cama, esses que tantas alegrias nos deram e têm dado (iron mode ON), nós lhes tenhamos feito a vontade de forma tão fácil e singela…com direito a voltinhas olímpicas e tudo!
É impossível (à luz dos meus 31 anos de vida) acreditar que o Sporting pode ter um projeto no futebol, repito impossível! Porque nós não damos hipóteses para que tal aconteça. Mais uma pergunta, entre o ter e o haver, houve algum presidente do Sporting a elevar o nivel qualitativo dos planteis à disposição dos treinadores como fez Bdc? Não me lembro de nenhum… Não recebiam a horas, especialmente o treinador? FDX então porque carga de água é que não podia apertar com eles? perante uma época de futebol miserável o que é que vocês fariam?
Mas lá está, foi fácil demais correr com ele, assim como será fácil acontecer o mesmo quando aparecer outro que se atreva a tentar fazer o mesmo, chame-se Bruno ou Joaquim ou Miguel! Até lá, nos vamos discutindo a cor dos calções, a data das galas e o diabo a sete, enquanto do outro lado da barricada os outros ganham e fazem o que querem e bem lhes apetece, sem que nenhum dos adeptos se importe muito com os meios usados para tal. Atenção que não quero com isto dizer que não me importaria de ver o Sporting em esquemas similares de corrupção ou algo do género, dasse, deus me livre! Nisso espero que sejamos sempre diferentes. Mas o resto que nos separa dos outros também mina por completo as hipóteses de podermos ser felizes de forma regular e sustentada.
SL com tristeza, muita mesmo, por mais um baixar de nível, pela perspetiva de mais uns anos ate poder voltar a sonhar com um Sporting campeão.
E já agora, aproveitando que estou a responder ao dono do tasco, um obrigado pelo Sportinguismo e pela perseverança Cherba, deve ser dificil, alias, deve ser do caralho! Para quem, como eu, está longe, este espaço é importantíssimo. Muito obrigado.
8 Janeiro, 2019 at 15:46
Grande comentário!
8 Janeiro, 2019 at 16:58
Devia constar na ementa fixa, este petisco! Venham cá ler isto!
8 Janeiro, 2019 at 17:11
Nem mais. SL
8 Janeiro, 2019 at 18:19
Muito bom
8 Janeiro, 2019 at 19:45
Grande comentário.
8 Janeiro, 2019 at 20:07
É tudo isso Mike, é tudo isso mesmo!!
8 Janeiro, 2019 at 21:04
Apoiado.
8 Janeiro, 2019 at 21:20
Enorme comentário
8 Janeiro, 2019 at 22:40
Ya Viva Sporting clube de Portugal
8 Janeiro, 2019 at 15:49
Isto de culpar os sportinguistas não cabe na cabeça de ninguém. Nós os sportinguistas é a conta da nossa militância que o Sporting ainda é considerado um grande.
Porque se formos ver pelo que ganhamos…
8 Janeiro, 2019 at 18:21
Não pe cebeste ainda pois não? Sim é graças aos Sportinguistas que o SCP ainda é grande, mas é também devido a eles que não é o maior…..
8 Janeiro, 2019 at 20:09
É devido ao sportinguista comum que ainda somos enormes!! É graças ao Sportinguista pseudo notável (figura pública) que não passamos disto!! A juntar a isto o NR de votos por sócio…
9 Janeiro, 2019 at 1:24
E exigindo tão pouco! Esse é que é o problema. Não há exigência!
8 Janeiro, 2019 at 16:25
Os Sportinguistas não são o problema.
Fazem parte dele, mas podem perfeitamente ser parte da solução.
Os Sportinguistas que são sócios, que apoiam os atletas nos diferentes palcos e até os mais militantes que vivem a vida do clube extra-desporto são os grandes responsáveis pelo clube ainda existir.
Basta ver a quantidade de crianças no estádio e no JR e está ali um enorme trabalho dos pais.
8 Janeiro, 2019 at 13:36
Excelentes comentarios..mas nao acho que haja uma real vontade de mudar a própria cultura do clube (no que toca ao futebol). Pelo menos enquanto existirem socios com direito a 20 votos que sao as mais aversas a mudança por diferentes razoes.
8 Janeiro, 2019 at 14:22
1 socio 1 voto
por um clube democratico
8 Janeiro, 2019 at 15:50
LOL eu sou sócio a 37anos devo ter os mesmos votos que alguém só tem 1 ano de sócio?
Isso é simplesmente ridículo!!
8 Janeiro, 2019 at 17:16
Eu sou sócio há 43 e acho que sim
1 sócio = 1 voto
8 Janeiro, 2019 at 17:34
Então porque?
Ridículo é ter mais votos, por ter anos de sócio.
É democrático?
8 Janeiro, 2019 at 19:17
Ridículo porquê?
8 Janeiro, 2019 at 16:27
Não me choca nada ter 1 socio com 2 ou 3 votos se a antiguidade o justificar. Não mais que isto.
Mas é importante que sócios até 2 anos pelo menos não possam votar, pois facilmente se compra uma eleição.
Mas é um tema bem discutível. Há diversas formas de premiar a antiguidade.
8 Janeiro, 2019 at 16:53
exactamente brave,por mim até podia ser 3 anos de associado para poder votar e até podia tolerar pela antiguidade 2-3 votos mesmo sendo a favor de somente 1 voto por socio, sou socio por amor ao clube e não pelos votos.
8 Janeiro, 2019 at 17:10
Esse argumento de se poder “comprar” sócios para decidir o que quer que seja… Dei comigo a pensar que, se isso acontecesse, o clube sairia a ganhar. Cada vez que houvessem eleições ou decisões importantes, toca de “comprar” sócios. Se as fações seguissem todas esse método, olha a quantidade de sócios que o Sporting ganhava! O dinheirinho que entrava nos cofres do clube à conta dos que se fizessem sócios. Ui! Até poderia ser contemplado no orçamento como receita extra o agendamento de umas quantas assembleias anuais, preferencialmente para as pausas nas competições, quando as receitas são escassas, para entrarem uns euros extra. ‘Bora lá! Até nisso é boa essa história de 1 sócio = 1 voto. Saem todos a ganhar. Mais! Com a quantidade de chamadas que teriam de ser feitas, criar-se-iam call centers a ligar para toda a gente. Já se recebem tantas chamadas a “oferecer” tantos produtos… E sempre seriam mais uns quantos biscates para o pessoal que está no desemprego.
8 Janeiro, 2019 at 18:28
Ana, bem visto. É uma questão de se manterem muitos anos para valerem ainda mais mandatos, mas sempre com a obrigatoriedade de GB e sem petisco. 🙂
Bem… nunca haverá o método perfeito.
8 Janeiro, 2019 at 17:23
isso é ridículo Brave, desculpa…
aliás é um contra-senso gigante vir defender um modelo que não premeie a senioridade para depois discriminar entre sócios que podem votar e sócios que não podem votar…
8 Janeiro, 2019 at 17:25
Qualquer sócio com mais de 6/12 meses de associado deve poder votar.
8 Janeiro, 2019 at 17:28
Vá, 12 meses ininterruptamente, tal como é agora!
8 Janeiro, 2019 at 19:14
Como disse, nunca haverá um modelo que agrade a todos.
Num mundo perfeito, 1 sócio 1 voto.
8 Janeiro, 2019 at 17:32
Por mim 1 sócio = 1 voto apôs 2 ou 3 anos de filiação.
Queria ver se alguém comprava votos com tanta antecedência.
8 Janeiro, 2019 at 17:47
Isto
9 Janeiro, 2019 at 7:55
A solucão era bastante simples:
Votam apenas após 2 anos de serem sócios.
Cat A não votam, Cat B votam.
Após cada 10 anos de socio passam a ganhar 1 voto extra.
Assim acaba-se com essa treta de haver pessoal com votos para vender e as claques deixam de ter poder nas eleicões como têm hoje em dia.
8 Janeiro, 2019 at 18:23
Isso mesmo no máximo 5 votos e não se poderia votar nas 1as eleições a seguir a fazer-se sócio
8 Janeiro, 2019 at 20:34
Concordo
8 Janeiro, 2019 at 13:40
Será que os jogadores estão hoje de folga como estiveram no sábado?
É esta a cultura de exigência do Presidente Varandas.
8 Janeiro, 2019 at 23:36
Efeeeeeeeito varandas
9 Janeiro, 2019 at 1:49
Hoje foram de folga com menu pré-definido para as refeições …
Sabes o que é para o lanche?!?
Bananinhas …
8 Janeiro, 2019 at 13:41
86 pontos em 2015-2016.
Mas na época o que mais interessava — a alguns, não ao Sporting — era desvalorizar os 86 pontos. Porque o JJ isto, porque o BdC aquilo.
Cultura de exigência? Zero.
Não existe.
Temos pessoas nesta tasca a defender que a atitude não é um problema no Sporting, 24 horas depois de o Keizer se queixar da atitude dos jogadores nos primeiros minutos.
Querem exemplos fora do Sporting? Perguntem ao Mourinho quem é que lhe fez a cama no Man Utd e no Chelsea, se foram os dirigentes ou os jogadores. Perguntem ao JJ quanto vale um Luisão no balneário.
O futebol do Sporting exige compromisso total. Do primeiro ao último minuto. E não podemos ter jogadores — nem treinadores ou dirigentes — que não queiram nem entendam isto.
8 Janeiro, 2019 at 13:46
kova, isso leva-me a outra pergunta: tens um gajo que, mais ou menos inspirado, joga de dentes cerrados e sente a camisola, o Nani. Quantas vezes já ouviste dizer que o Nani podia ir com o caralho? Quantas vezes já ouviste dizer que o Nani só cá está porque ninguém o quer? Quantas vezes já foi assobiado?
Posso dar-te outros exemplo, mas seleccionei o mais paradigmático
8 Janeiro, 2019 at 13:53
Se fossem só os (alguns) adeptos a quererem-no fora do clube era o menos.
Nanaca é rei numa savana de hienas. Fez o que Ronaldos e Figos nunca irão fazer, voltar ao clube que os formou.
Musica para o Nanaca:
Se gosto de ti,
Se gostas de mim,
Se isto não chega tens o rampante ao contrário. O rampante ao contrárioooo….
8 Janeiro, 2019 at 13:57
dói-me tudo, especialmente a alma, quando assobiam o gajo…
8 Janeiro, 2019 at 14:26
nunca entendi assobiarem o nani, um idolo.
8 Janeiro, 2019 at 15:50
Ontem ao ver o Nani na flash, lembrou-me o Patrício naquela malfadada época do 7º lugar, em cada flash a carregar a frustração de milhões. Pena que esse, que na altura era um puto, não tenha aprendido nada com isso.
O Nani, merece o nosso grande apoio.
Voltou, até pode ter sido um reerguer da carreira, mas voltou, quando para a generalidade das opiniões o voltar é um sinónimo de retrocesso, fim. Pegou na equipa à capitão. teve logo no inicio um deslize numa substituição, mas até isso o fez crescer como figura da equipa, pois faz transparecer que aprendeu com esse deslize.
Se junto de alguns podia não ser uma figura simpática, tem esta época feito por subir na consideração dos Sportinguistas. Não podemos é exigir dele que seja o Nani de há 10 anos atrás.
8 Janeiro, 2019 at 14:27
Querem comparar mesmo a carreira de Nani e CR7 e Figo?? Gajos que estiveram 10/12 anos em clubes de topo e sempre a 100%?
Podemos gostar muito do nani e do seu Sportinguismo, mas convenhamos…em termos desportivos pouco acrescenta.
8 Janeiro, 2019 at 14:36
vai pró caralho!
8 Janeiro, 2019 at 16:10
lol
8 Janeiro, 2019 at 16:27
Lol o caralho,por culpa de ingratos como tu é que estamos como estamos.
Ingratidão é a palavra certa para muito Sportinguista.
8 Janeiro, 2019 at 16:41
Ingratidão por gajos que ganham milhões e têm todas as mordomias do mundo. Tá bem.
8 Janeiro, 2019 at 16:40
Para não dizer que o Nani estará a ser a par de Bruno Fernandes o melhor jogador do SCP a grande distância para os outros, mas isso é para quem consiga ver razões para as vitórias e derrotas no futebol para lá da “atitute”. Não falta atitute nem tem faltado, não tem faltado sequer o extra motivacional (porque na maior parte das épocas nem chegamos a essa parte ser necessária). O que tem faltado é competência e talento e mais vezes a segunda do que a primeira. E tudo isto são coisas diferentes de atitute, o que é afinal a “atitude” no futebol? O que tem de haver é talento e disponibilidade para cumprir todas as tarefas. Sinceramente no plantel actual quem é que se pode afirmar não ter disponibilidade, alias nos últimos anos só Carrillo nos primeiros tempos e Alan Ruiz revelavam falta de disponibilidade em campo para cumprir a sua tarefa, os outros fazem o que sabem (treinadores incluídos) o caminho meus amigos é melhorar essa competência escolhendo os melhores e despachando os que não cumprem. Essa conversa dos comentários enfim… para mim é zero e para todos os envolvidos no futebol a sério com que falo partilham desta opinião. O jogador tem o seu profissionalismo intrinseco, e ninguém rende mais porque há assobios da bancada ou apertões dos adeptos, aliás não se encontra um exemplo desses comportamentos dos adeptos que não redunde em épocas de merda seja qual for o desporto.
8 Janeiro, 2019 at 18:22
Fdx o que um gajo lê por aqui…
Tomara o SCP ter 11 Nani´s…
8 Janeiro, 2019 at 14:02
Cherba, totalmente de acordo contigo no caso do Nani. E, sim, muito do que é o Sporting no futebol tem origem no que é o Sporting na bancada. Uma mistura de ingratidão com negligência.
Mas podes juntar ao post as declarações do Keizer na flash da Sport TV: diz claramente que não entrámos com a mood certa. Um treinador que está cá há 2 meses e já não é primeira vez que avalia negativamente a maneira como entramos nos jogos. Porquê?
8 Janeiro, 2019 at 14:09
Basta ver o escrito de um jornalista isento:
“O jogo para o Atlético começou no túnel. Bastava dar uma olhadela para o perceber. De um lado os jogadores do Sporting despreocupados, abraço aqui, palmada acolá, todos felizes. Do outro os ‘rojiblancos’, os da casa, dispostos como um exército, em fila, muito sérios e concentrados. Já estavam a jogar, a bola já rolava. Segundos depois marcavam o primeiro”, escreveu o jornalista do As.”
No clube não queremos acreditar e penaliza-se quem possa tentar inverter a fatalidade.
8 Janeiro, 2019 at 15:04
Engraçado esse exemplo do Atlético, um clube que anos a fio sofreu do mesmo estigma de “perdedor”, e de forma bem mais agravada que o Sporting, pois até desceu de divisão.
Passados uns anos, algumas ligas europa no bolso, um campeonato espanhol (na era Ronaldo e Messi!) e duas finais da Champions (bastante mal perdidas).
Isto para realçar apenas uma coisa:
ESTE ESTIGMA PERDEDOR NÃO É UMA FATALIDADE. NÃO SE TRATA DE ADN ALGUM. É REVERSÍVEL!
E o mundo da bola está cheio de exemplos, alguns bem próximos. O FCP nos anos 60 até meados dos anos 70 sofreu exactamente do mesmo estigma. Passada uma década foram campeões europeus… Passados 40 anos têm um espírito vencedor inigualável em Portugal.
Portanto, a pior coisa que podemos achar é que o espírito derrotista está entranhado no clube e é irreversível. É um pensamento contraproducente, e até idiota quando vemos a nossa história e o palmarés nas mais diversas modalidades.
Depois, convém também perceber que os métodos utilizados por outros não são replicáveis no nosso caso. Cada clube tem as suas particularidades, e isso é relevante na forma como procuramos criar grupos vencedores.
Mas há, de facto, algo que é transversal, o compromisso. E compromisso faz-se com exigência, mas também com respeito. Sem este equilíbrio nada feito. PdC é mestre neste equilíbrio. E apesar de o homem já estar mais do que batido e estudado, na verdade é difícil encontrar líderes com perfil semelhante. E não me digam que o Bruno tinha características idênticas. Se as tivesse, garanto-vos que ainda era presidente do Sporting!
A verdade é que ainda é cedo para avaliar as reais capacidades de liderança de Varandas. Berrar muito ou pouco nada diz sobre um líder. Muito menos a fé. O que vai ditar essa avaliação, como sempre, serão os resultados. E obviamente Varandas merece pelo menos preparar uma época do zero. O Sporting 2019/20 é que ditará verdadeiramente se estamos no bom caminho ou se estaremos perante mais um tiro ao lado.
Até lá, sejamos vigilantes, exigentes, mas não excessivamente dramáticos. Até podemos ir afiando as facas, mas é claramente cedo para as atirarmos.
SL
8 Janeiro, 2019 at 16:30
É reversível de facto, mas muitos fatores têm de se conjugar.
Investimento, mentalidade, um treinador com os tomates no sítio, jogadores comprometidos com o projeto.
Isto no Sporting… vai faltar sempre um deles.
8 Janeiro, 2019 at 17:22
Comentário elevado a post?
8 Janeiro, 2019 at 17:31
Bom comentário.
9 Janeiro, 2019 at 1:28
É. Escolheram bem o presidente e apoiaram-no sempre sem hesitações…
8 Janeiro, 2019 at 13:48
Boas Tarde, Caros Tasqueiros.
Quanto ao tópico, apenas dois comentários:
1- A “pissada” foi tão “boa” que deu no que deu: guerra entre o Presidente e o plantel.
Com os resultados conhecidos.
2- A “cultura” perdedora que se encontra instalada no SCP, a nível do futebol profissional, só conseguir+a mudar com um paradigma há muito desejado mas nunca concretizado: equipe à base de jogadores da formação + verdadeiras mais valias contratadas.
Ainda tive essa esperança com Bruno de Carvalho, Leonardo Jardim e Marco Silva, mas Bruno de Carvalho + o Cancro deram cabo desta merd@ toda.
E o que foi “feito” no último jogo, em que não joga Miguel Luís (um puto de 19 anos que se está a mostrar!) e não é convocado o Jovane Cabral (o único com potencial para nos poder fazer esquecer os Gelsons Martins e Rafaeis Leões desta vida) só mostra que estamos muito longe desse patamar/paradigma que ambiciono/ambicionei.
SL
8 Janeiro, 2019 at 13:53
1 – faltou o meio termo. Mostrar publicamente que se está fodido é diferente de lavar o chão com os atletas. Obviamente que deu merda
2 – completamente de acordo, mas… se somos os primeiros a dizer que o Nani só cá está porque ninguém o quer, que o Adrien é um chulo filho da puta quando dentro de campo têm que parti-lo para torcê-lo, que o Palhinha é uma merda porque não joga em Braga ou que nem vale a pena dar uma hipótese ao Bragança, rapaz que enverga a braçadeira há anos, porque é mais um que só é bom na cabeça dos formação lovers…
8 Janeiro, 2019 at 14:07
1. O que o BdC fez foi passar todos os limites do razoável, não é exemplo para nada. Mas já agora lembrar que quando aconteceu dentro do balneário em Chaves, o BdC é que foi criticado. Por ralhar com os meninos.
8 Janeiro, 2019 at 14:16
Deixa-me pegar nisto para fazer um ensaio. BdC dava a pissada em Chaves. Os adeptos, em vez de cair em cima do homem, caiam ainda mais em cima dos jogadores. Os jogadores aprendiam alguma coisa e o presidente se calhar não chegava a ter de dar a pissada de Madrid. Boa?
8 Janeiro, 2019 at 14:30
“Deixa-me pegar nisto para fazer um ensaio. BdC dava a pissada em Chaves. Os adeptos, em vez de cair em cima do homem, caiam ainda mais em cima dos jogadores. Os jogadores aprendiam alguma coisa e o presidente se calhar não chegava a ter de dar a pissada de Madrid. Boa?”
Isto tudo, Bala78.
Aliás, sempre foi (e sempre será) essa a questão.
8 Janeiro, 2019 at 14:38
Bala, isso teria acontecido se o Bruno fosse gajo de ouvir conselhos… mas agora não vale a pena choramingar
8 Janeiro, 2019 at 14:47
E como ele não os ouvia o que é que fizemos?
Vingámo-nos!
Era o que faltava agora… Um presidente que não ouve os nossos conselhos! Como se atreve?!
Nós temos o mesmo clube mas estamos mesmo em planetas diferentes.
8 Janeiro, 2019 at 15:25
Interrogo-me que conselhos podemos dar agora ao Presidente varandas e se ele os vai ouvir…
9 Janeiro, 2019 at 1:53
Ele agora está a dormir …
#8horinhas
8 Janeiro, 2019 at 14:47
Ou então outra hipótese ainda: o presidente dava-lhes a pissada em Chaves; os adeptos nem chegavam a saber porque o(s) bufo(s) do balneário não existiam; os jogadores amochavam com a crítica do seu superior hierárquico e faziam o que se lhes dizia e que era sua função; a equipa continuava a ganhar e não havia necessidade de mais pissadas…
8 Janeiro, 2019 at 14:49
A meus braços, caralho!!
Dasse… Será muito difícil entender???
8 Janeiro, 2019 at 14:57
E como bufos também se pode entender “meninos mimados com os quais não se pode ralhar porque podem ficar de birra”.
8 Janeiro, 2019 at 15:04
E ainda gozam à descarada. Cara podre, mesmo.
E depois há ainda aquele comunicado conjunto que devia ter colocado todos os 3 milhões de adeptos do Sporting (diz-se, eu não acredito) contra eles.
Mas não… “São os ‘activos’ do clube e como tal podem fazer o que quiserem”.
Só a questão de precedente que isto carrega já seria o suficiente para colocar a massa adepta em sentido.
Fuck.
8 Janeiro, 2019 at 15:52
Para isso era preciso que não se tivesse ouvido fora do balneário o Bruno aos berros…
8 Janeiro, 2019 at 15:56
Não, para isso era preciso que meio país não estivesse interessado em enterrar o Sporting. Contigo e mais alguns na pole position.
8 Janeiro, 2019 at 15:58
Isto é que era. Mas os tempos são outros. Basta ver o que o Roy Keane disse acerca dos jogadores do naite por causa do despedimento do Mourinho.
8 Janeiro, 2019 at 15:43
FDX obrigado Bala! afinal não sou maluco lol
É tão isto!!!
SL
8 Janeiro, 2019 at 17:47
Caro cherba,
2- As opiniões dos sócios e adeptos Sportinguistas quanto a jogadores não são propriamente relevantes. Já vimos como os mesmos mudam de opinião como quem “muda de camisa”.
Quando o Cancro cá estava, quantos dos Caros Tasqueiros não começaram a afinar pela cartilha da “necessidade de amadurecer”, “não queimar etapas” quanto aos nossos jovens jogadores? QUASE TODOS!
Completamente embriagados pela dupla Bruno de Carvalho/Jorge Jesus, DE REPENTE a formação “já não era assim tão importante”, havia a “necessidade de rodar”. Jogadores com 21, 22 anos!
Não, Caro cherba. Estou-me a borifar para as opiniões dos Sportingustas quanto aos jogadores, e a demonstração das mesmas.
Se o sistema for bom e os resultados aparecerem tudo muda. Não é por aí.
SL
8 Janeiro, 2019 at 13:58
Sim porque foi por causa da pissada que no ano passado em 4 dias hipotecamos 2 objectivos da época, derrota em Braga e logo a seguir derrota em Madrid. Espera, a pissada foi depois dessas duas derrotas logo o problema deve ser a falta de atitude e de compromisso para com o clube que os tasqueiros demonstram nos comentários, antes e agora.
8 Janeiro, 2019 at 14:31
A memória já não é o que era… 😀
8 Janeiro, 2019 at 16:33
Volto a dizer, o problema não são as pissadas.
É a forma que elas são dadas.
E quem não o sabe fazer, ou arranja quem dá ou aprende a dar.
Jogadores de futebol… sei bem o que digo.
8 Janeiro, 2019 at 16:43
Quem quer dar uma piçada nos jogadores dá no balneário ou em reunião. Não dá pelo FB como é óbvio.
E se acha que os jogadores estão a facilitar e que as piçadas não mudam nada encosta os jogadores que os estão a fazer.
O problema da piçada de Madrid não foi só a piçada e onde foi dada…foi ter escolhido um jogo onde ela não faz ponta de sentido e te-la feito de cabeça perdida como depois se iria confirmar em tudo o que se passou depois…
Ao longo de 2 anos teve tantas…mas tantas oportunidades de mostrar desagrado por o que se passava. E nada. De repente salta-lhe a tampa. E claro…ele não sabe fazê-lo porque o fez em raiva e em descontrolo.
O BdC tentou implementar essa exigência máxima (para os outros mas ignorando isso…)?! Sim! Era bom a fazê-lo, sabia fazê-lo ou isso levava o Sporting para um patamar superior? Não. E portanto esta discussão para mim é estéril. BdC não serviu nem serve assim como o porreirismo também não.
E não me venham com a modalidades…são 2 universos incomparáveis (infelizmente).
8 Janeiro, 2019 at 17:07
Madrid foi 4 ou 5 dias depois de ter hipotecado no campeonato, a vitoria em Braga tinha-nos colocado a 3 pontos do primeiro os Orcs que ainda iriam visitar Alvalade e a 2 dos fruteiros que ainda teriam de visitar a etar.
Não pretendo justificar a razoabilidade das criticas mas apenas lembrar que vem na sequência das exibições deprimentes que culminaram na derrota em Madrid. Numa semana basicamente perdes tudo e mesmo a taça estava difícil pois tínhamos de recuperar da derrota contra os tripas.
Houve o post com as criticas e entramos numa serie de 7 ou 8 vitorias seguidas, não estou a querer dizer que é razão directa mas sim afirmar que foi um facto.
9 Janeiro, 2019 at 8:43
Malcom, a derrota em Madrid contou com duas coisas que poucos se querem recordar:
– Derrota em campo
– Coentrão e em especial Dost veêm um amarelo em lances ridiculos, em especial o Dost por ser o finalizador, e ficam de fora da segunda mão.
Foram dois lances tão ridiculos que os comentadores estrangeiros estavam incredulos, porque eram lances sem significado e eles tudo fizeram para levarem amarelo…. Tenho de lembrar que a segunda mão ficou 1-0? Com o dost tinhamos ganho o jogo.
O post em Madrid pecou por ter sido tão brando, isso sim!
8 Janeiro, 2019 at 19:18
Concordo inteiramente com o que dizes.
8 Janeiro, 2019 at 19:23
Pois…
8 Janeiro, 2019 at 15:36
“1- A “pissada” foi tão “boa” que deu no que deu: guerra entre o Presidente e o plantel.
Com os resultados conhecidos.”
Com a conivência dos sportinguistas!! Só foi possível com a conivência dos sportinguistas!!!
Regredimos 10 anos, 10!!!!!!!!!!!!!!!!!
8 Janeiro, 2019 at 17:50
Caro PRETORIANO,
Qual a conivência dos Sportinguistas na guerra que se instalou entre o Presidente e o plantel sénior (a mesma que o próprio André Geraldes referiu em entrevista)???
SL
8 Janeiro, 2019 at 19:45
A conivência dos sportinguistas diz respeito aos “resultados conhecidos” após esse post de Madrid…os sportinguistas em vez de apoiarem ou criticarem internamente (é legítimo), uns foram a correr para as televisões esmiuçar 30 moedas de prata cagando para o Sporting e para a anterior direção, outros, estupidamente, enfiaram todos os gelados que lhes deram pela testa dentro!! Não tenho mais palavras para esse assunto… é chover no molhado! No fundo, toda a gente sabe aquilo que aconteceu.
8 Janeiro, 2019 at 20:15
“Não tenho mais palavras para esse assunto… é chover no molhado! No fundo, toda a gente sabe aquilo que aconteceu.”
Caro PRETORIANO,
Pois… o que me parece é que as suas recordações do que aconteceu estão um pouco nubladas…
SL
8 Janeiro, 2019 at 23:02
Não creio mas… até posso admitir (com muito esforço), elucide-me então…eu agradeço.
8 Janeiro, 2019 at 23:06
lool se as tuas recordações estão nubladas as do Livramento estão fortemente afectadas por chuva forte e trovoada.
8 Janeiro, 2019 at 23:09
Não sejas Azevedo.
Mas o Anthímio, não o Bruno anti ciclone.
8 Janeiro, 2019 at 23:11
🙂
8 Janeiro, 2019 at 23:19
A água é tanta que fica sem pé…
8 Janeiro, 2019 at 23:28
Caro PRETORIANO,
1- Não foram “os Sportinguistas” que obrigaram todos os Órgãos Sociais do Clube (menos os remunerados, claro!) a abandonarem a anterior Direcção;
2- Não foram “os Sportinguistas” que obrigaram o anterior Presidente a entrar em guerra com quase todo o plantel profissional (a este propósito pergunto: já alguma vez isto aconteceu num país desenvolvido?);
3- Não foram “os Sportinguistas” que recomendaram à anterior Direcção a criação de “órgãos sociais” ilegais, com vista à realização de AG com vista a perpetuar UM HOMEM no poder;
4- Não foram “os Sportinguistas” que recomendaram à anterior Direcção que entregasse o futebol do Clube ao Cancro para o ver ser corrido a seguir (com uma mala cheeeeeia de €), depois do falhanço de todo o futebol profissional do Clube;
5- Não foram “os Sportinguistas” que pediram à anterior Direcção para fazer uma “aliança” com os andrades (surpresa; fomos “comidos de cebolada” – expressão outrora em voga aqui na Tasca);
6- Não foram “os Sportinguistas” que recomendaram à Direcção a suspensão de (quase) todo o plantel profissional, de forma a alinhar em jogo importante com… quem sabe… a equipe B (antes de esta descer de divisão, claro está);
7- Etc., etc., etc.
Onde está mesmo a “conivência” dos Sportinguistas?
Quanto muito esteve nos votos e no apoio esmagador que deu à anterior Direcção, e que terá sido um dos factores que levou ao que aconteceu.
Resumindo (muito): Bruno de Carvalho fez um excelente trabalho; depois enlouqueceu; depois aconteceu Alcochete, a Final da Taça e as rescisões; depois os Sportinguistas correram-no.
SL
8 Janeiro, 2019 at 23:32
Oh…
8 Janeiro, 2019 at 23:49
Ahahahahah …”depois enlouqueceu…” muito bom!!
Coitado do BdC…
De facto, não foi com a conivência dos Sportinguistas…JMS, por exemplo, não é Sportinguista! Não pode ser!! Nem aquele seu amigo…como é mesmo o nome dele…!?? Ah, já sei, o Estatutos…esse também não é Sportinguista!!
Livramento, vou-me retirar, o dever chama-me! Uma noite para si.
SL
8 Janeiro, 2019 at 23:54
Deixo-lhe uma pergunta para deixar-mos o assunto em aberto, se achar por bem!
Considera a Alemanha um país suficientemente desenvolvido!? E o Bayer de Munique um clube que possa rivalizar com SCP!??
8 Janeiro, 2019 at 23:55
Afinal são duas…fui.
8 Janeiro, 2019 at 13:51
“O Sporting não é o clube do tá-se bem”.
Esta frase do Paulo Freitas (que tem 1 ano e meio de Sporting!) devia estar em todos os balneários de Alcochete.
8 Janeiro, 2019 at 14:30
nem mais
8 Janeiro, 2019 at 13:54
O comentário do “Leao Sheffield” só vem reforçar aquilo que já tinha comentado no outro post. O problema deste clube no futebol tem a ver com a falta de cultura de exigência que está enraizada já vai para 40 anos. Até agora NINGUÉM, repito NINGUÉM conseguiu mudar isso, se tivesse conseguido tinhamos ganho campeonatos de futebol e não ganhámos. Portanto boas vontades à parte, boas ideias à parte, contas feitas… não ganhámos 1um caralho murcho mesmo tendo os maiores orçamentos e treinadores pagos a peso de ouro. Irei estender o meu tapete verde, ao Messias que conseguir mudar este paradigma, até agora nenhuma combinação de presidente, treinador, jogadores resultaram. E como disse, ninguém é culpado per si, ou se quiserem, todos têm a sua quota de culpa.
8 Janeiro, 2019 at 14:03
Ganhamos pelo menos o campeonato de 15/16, o fantoche disse que se fosse eleito revelava o que sabia sobre o roubo, eu não esqueço essa promessa.
Já ouvi o Aquilani, já ouvi o Ruiz, só não consigo ouvir é a marionette a falar sobre o que realmente importa.
8 Janeiro, 2019 at 14:10
Por esse prisma também ganhámos com orçamentos muito menores o campeonato da mão do Ronny do Paulo Bento (chegaram a jogar 9 da formação!) e o campeonato do Peseiro da falta do Luisão sobre o Ricardo.
E o que me refiro, não é se não deviamos ter sido campeões nesses 3 anos, é a falta de cultura de exigência que demonstramos há muitos anos para ganhar jogos aos mija nas escadas. Em 15/16 por ex. um triunfo contra o União da Madeira e tinhamos sido campeões. A cultura de exigência vê-se nestes jogos. Por muito que me custe, o porco está novamente a criar uma cultura de exigência. Os gajos entram em todos os jogos com vontade de vencer. Nós é conforme a vontade. Isso não é nada. Tem de haver continuidade para haver sucesso.
8 Janeiro, 2019 at 14:22
Eu disse pelo menos … percebo o teu ponto de vista, mas não valorizo tanto a derrota com o União ou a mão do Ronny pois num caso e noutro havia muito campeonato pela frente. Valorizo aquilo que o marquises disse, pois todos sabemos que estão em curso investigações na justiça civil relativas à muita trampa que os lampiões cometeram para ganhar esse campeonato. E o Varandas anunciou que tinha algo para clarificar sobre o roubo e depois … zero.
Quanto à cultura de exigência, coloquei num comentário acima a apreciação que um jornalista espanhol fez à entrada da nossa equipa em campo e isso uns dias depois de ter hipotecado as chances no campeonato, vale a pena ler pois é sintomático da cultura de exigência, ou melhor da falta dela, no nosso clube
8 Janeiro, 2019 at 14:01
Isto é tão triste como verdadeiro. Bruno foi uma oportunidade histórica desperdiçada por todos e com culpas de todos, a começar nos sócios que o depuseram sem ter nunca ter mexido uma palha para o resguardar e proteger. Mas é passado. Mais refeito do desgosto de ontem, ainda acredito neste novo projeto do careca holandês.
8 Janeiro, 2019 at 14:48
Eu também acredito. Não sei é se não será vítima da impaciência dos sportinguistas, se as coisas não saírem bem nos próximos jogos…
8 Janeiro, 2019 at 14:13
(S)empre a (C)horar em (P)ortugal! Já chega desta merda!
8 Janeiro, 2019 at 22:19
???
Já chega é de lampiões infiltrados aqui.
8 Janeiro, 2019 at 14:23
Últimas três finais da Taça de Portugal: perdemos com o Aves, perdemos com a Académica, com o Braga aos 25 minutos estávamos a levar duas batatas e o Cedric expulso.
Finais da Taça da Liga: perdemos a primeira com o Setúbal e no ano passado ganhámos ao mesmo Setúbal nos penaltis depois de uma exibição medonha em que o Gonçalo Paciência parecia o melhor ponta-de-lança do mundo.
Falta qualidade? Falta, mas o que há tem de chegar para estes momentos.
8 Janeiro, 2019 at 14:24
Concordo com ambos e apaludo de pé!!!!
8 Janeiro, 2019 at 14:25
Bons comentários, indeed.
Não sei se é cultura de derrota, apesar de querermos desesperadamente vencer. Não sei se é mentalidade de clube pequeno, apesar de sermos gigantes.
Aqui estamos, uma vez mais, entregues à nossa amiga e confortável depressão. De nada vale apontar dedos e dizer que a culpa é deste ou daquele, porque fazemos isso há décadas. Num clube de tantas sensibilidades (chamemos-lhe assim), encontro um veneno que todos bebem: o medo. O medo é o problema. O medo. Quando deixarmos de ter medo, não há arbitragens manhosas, corrupção, jornalismo tendencioso, patinhos feios, nada que nos impeça de, regularmente, molhar o pão na sopa.
Sem medo, metemos medo.
8 Janeiro, 2019 at 14:36
E o que é que nos aconteceu quando metemos medo? (e não duvidem que houve alturas em que metemos, e muito).
Fomos cilindrados pelo país inteiro. De norte a sul.
Até pelos nossos próprios adeptos.
Esta guerra dá imenso trabalho. Uma maçada. Uma chatice.
8 Janeiro, 2019 at 15:17
“(e não duvidem que houve alturas em que metemos, e muito)”
Verdade, filipe.
Fomos cilindrados porque tivemos saudades do medo e… cá estamos.
8 Janeiro, 2019 at 15:23
Olha eu não tenho saudades nenhumas.
8 Janeiro, 2019 at 23:58
Pois
8 Janeiro, 2019 at 14:32
E o Ilori, quando chega??
8 Janeiro, 2019 at 14:36
O Pepe já chegou ao Porto…
Ilori…que ridiculo. Recuso-me a acreditar que seja verdade.
Z
9 Janeiro, 2019 at 1:57
+1
8 Janeiro, 2019 at 14:41
Somos exactamente o mesmo clube de sempre, a mesma identidade, os mesmo anseios e devaneios, apenas uma pequena diferença, muitos perceberam que algumas coisas podem ser diferentes e por isso não se conformam. Para mim é das melhores coisas que o legado de BdC nos deixou.
8 Janeiro, 2019 at 14:42
claro que foi. É só não esquecer isso e estar atento
8 Janeiro, 2019 at 16:34
Senão a melhor.
Poderá a longo prazo valer mais que um pavilhão.
8 Janeiro, 2019 at 16:59
Eh pá, olha a blasfémia! Ainda levas no toutiço!
8 Janeiro, 2019 at 14:44
eu chamo de falta de militancia ( odeio essa palavra mas futebol é o que é ), de politiquices, demasiados grupinhos no universo Sportinguista, de intresses pessoais acima do clube, achar que o Sporting não é do povo mas da elite, intolerancia pelo proximo no pensar diferente, zero postura de combatentes, os meus caros da elegancia.
um cocktail de gin mas sem gin.
8 Janeiro, 2019 at 14:46
Há um problema cultural de facto que está ligado à (falta de) qualidade nas últimas décadas do plantel e equipa técnica: Bons treinadores nos últimos 20 anos contam-e pelos dedos de uma mão. Planteis ao nível de um grande, igual. Temos bons jogadores mas não com a diferença necessária para só com a sua classe poderem ganhar jogos às equipas médias correndo metade (à la Barcelona). Teriamos de saber sofrer como os outros, mas infelizmente os nossos jogadores (a começar nas camadas jovens) vivem na ilusão que são estrelas de club grande quando são apenas um bocadinho melhores.
Sempre faltou alguém, naquele balneário, que corte o vedetismo pela raiz! Mas não pode ser o presidente como fez BdC – isso é estratégia de clube pequeno.
Para mim, isto resolvia-se:
a) contratando jogadores com raça, logo a começar nos miúdos; conheço putos de 12 anos que vês logo passado 5mn de treino (nem falo de jogos) que eles detestam perder mesmo a feijões.
b) treinadores exigentes e preparadores físicos que ponham as vedetas a sofrer (comer a relva no jogo tem de ser canja comparado com a malha que levam nos treinos)
c) contrato por objectivos para todos: quando cada ponto perdido doer na carteira, o gajo que se esqueçeu de pressionar será logo apertado pelos colegas (não será necessário ser o treinador ou os adeptos a apertá-los)
A melhor maneira de resolver um problema de cultura de conformismo é forçando no próprio balneário uma cultura de exigência, incutir espírito de sacrifício e combater qq sinal de vedetismo. Tipo tropa! Tragam um gajo dos fuzileiros para coordenar os treinos desde os iniciados até à equipa A e vão ver como a mentalidade muda em 2 anos!!!
9 Janeiro, 2019 at 1:58
Bem dito!
Era terem levado as “prima donnas” a fazerem uns treinos nos fuzileiros …
Isso sim …
8 Janeiro, 2019 at 14:57
Quer se goste do estilo ou não, Maio do ano passado foi um momento fulcral e um divisor de águas para o que seria o futuro do futebol do Sporting, pela fratura completa que existiu.
De um lado um presidente que se “cansou” da aposta e que não tinha perfil psicológico para lidar com o insucesso e do outro profissionais de futebol principescamente pagos onde virou normal o jogar num grande sem a obrigatoriedade da vitória. O Sporting pagava na altura ao 10º treinador mais bem pago do MUNDO.
Deram-se voltas olímpicas… os sócios escolheram um lado… e o que ficou demonstrado é que os artistas têm um poder tal que se quiserem até fazem cair presidentes eleitos pelos sócios, logo mandam mais que os sócios.
Foi o cimentar de vez da cultura Sportinguistas, clube bonito, paga bem, boa montra mas onde não existe a obrigação de obter resultados. O Sporting é grande pela sua massa adepta mas desportivamente é só um pouco mais que o braguilha…. e esta é a realidade instaurada na cabeça dos nossos profissionais de futebol!
Em Maio legitimou-se claramente esta ideia! O treinador saiu a dizer que o maior erro foi ter aceite jogar aquela final (conseguem ver a gravidade da situação e o que vale aquele símbolo para os nossos profissionais???)!
Agora é lidar! Fácil… Fácil…
PS. O BdC fez muita merda, até poderia ser corrido, mas nunca naquele timing, nunca perdendo o braço de ferro com o plantel! A maioria não consegui ver a “big picture” e a mensagem que os sócios dariam em definitivo aos seus profissionais de futebol!
8 Janeiro, 2019 at 15:11
[…]um presidente que se “cansou” da aposta e que não tinha perfil psicológico para lidar com o insucesso[…]
Muito interessante. Nunca tinha colocado as coisas nesses termos.
Nem sei se estou ou não de acordo porque na realidade tudo o que aconteceu a BdC é muito mais complexo.
Mas gosto. Um tipo completamente obcecado por ganhar e que, obviamente, não aguentou a pressão incomensurável que o país inteiro lhe colocou em cima (esqueçam os Sportinguistas porque isto foi tão, mas tão, para lá disso).
8 Janeiro, 2019 at 15:29
O mesmo treinador que em 2004 dizia que os jogadores do Guimarães estavam borrados de medo devido às ameaças, pressões e agressões dos adeptos vitorianos, mas que tinham de jogar:
“O treinador assumiu que os “jogadores estão borrados e têm medo de jogar”. Mas o treinador fez outras revelações: “No intervalo do jogo com o Belenenses, o Rafael disse-me que não conseguia jogar”. Outra revelação: “Com o que ganho no Vitória podia treinar uma equipa da 3ª divisão”.
9 Janeiro, 2019 at 0:00
Isto
8 Janeiro, 2019 at 14:59
Renovei a gamebox e ainda não consegui por os pés em alvalade.
Tinha planeado fazer a estreia esta época contra os Andrades. Apesar de não me identificar com o novo status quo do clube, com o presidente a cabeça.
Infelizmente, ficarei mais uma semana em cada. Já não tenho força/motivação para continuar a dar tudo e depois assistir a falta de compromisso. Não se trata de falta de vitórias. Toda a vida soube aceitar isso. O problema é a falta de compromisso. Pagarei as quotas até morrer, renovação de gamebox e idas ao estádio só quando voltar a ter um vislumbre daquilo que pretendo que o meu clube seja. Nos últimos 40 anos nunca faltei com a minha parte. Esforço, dedicação e devoção. Com muito pouco em troca. Não consigo continuar neste paradigma.
Sporting sempre!
8 Janeiro, 2019 at 15:00
É um tema interessante. E eu acho que extravasa em muito o Sporting.
Eu sinto que na maioria dos Sportinguistas falta o orgulho de defender os princípios para o clube se estes forem contra os jogadores. Há um medo latente dos jogadores fazerem birra ou de ficarem contrariados e se perder dinheiro. E isto começa a ser algo que não afecta apenas o Sporting mas também Real, M. United, Chelsea, etc.
Por outro lado…durante os 90 minutos os adeptos do Sporting são mágicos em assobiar e em criticar a equipa ou jogadores em especifico.
Não vejo resolução para isto…não vejo como é que isto algum dia poderá mudar. Acho que nunca vai mudar e que só se agudizará.
O caso do Sporting a mim é o que mais me espanta. A falta de orgulho de muitos Sportinguistas levou isto ao limite. Tudo o que se passou devia levar os Sportinguistas a um distanciamento dos jogadores e a uma aproximação ao clube. Curiosamente levou ao contrário. A uma aproximação aos jogadores e a um intensificar deste medo e a um afastamento do clube e dos seus princípios…
8 Janeiro, 2019 at 15:22
Não tenho uma solução mas tenho uma ‘achega’ que poderá ajudar.
1º Acabe-se com o mito da base da equipa ter de ser formada pelo Sporting. No Sporting devem jogar os melhores. Venham de Alcochete ou de outra galáxia. Quem vestir a camisola e comer a relva é quem ganha o lugar.
2º Acabe-se com esta história dos ‘idolos’ (sim, já estou a dirigir-me para o caralho, Cherba. Não é preciso seres tu a mandar-me). Os Sportinguistas não podem idolatrar os seus atletas com a facilidade com que o fazem actualmente. O respeito vai-se ganhando e não pode ser conquistado por decreto.
3º OS ABUTRES DO MERCADO NUNCA, MAS NUNCA, MANDARÃO NO CLUBE!!
(agentes, pais, tios e o caralho que os foda todos).
Pronto. Está assim meio simplista mas foi o que saiu agora à pressa.
8 Janeiro, 2019 at 15:53
3º OS ABUTRES DO MERCADO NUNCA, MAS NUNCA, MANDARÃO NO CLUBE!!
Andas distraido.
O Mendes / FOSUN ja mandam no clube.
So que a diferenca e que agora comemos e pedimos mais…
Viva ao Wang 🙂
8 Janeiro, 2019 at 15:54
Era uma declaração de intenções.
Eu tenho uma carrada de defeitos mas olhinhos na cara ainda tenho.
8 Janeiro, 2019 at 16:09
Pois…
Eu estava a dizer para o clube porque os adeptos acho que não se vão comportar de forma diferente.
Quem perdeu o orgulho próprio dificilmente o recupera. Passará o tempo com medo dos jogadores e com medo da confrontação com eles. Até podem assobiar durante os 90 minutos um jogador e tomar um jogador de ponta…mas depois baixam as calças aos que têm medo de perder.
Adepto forte e implacável com o Petrovic mas fraco com o B. Fernandes, aceitando dar-lhe uma braçadeira porque acha-o imprescindível…
8 Janeiro, 2019 at 19:33
100% no teu ponto 1.
Em caso de igualdade dar primazia aos da casa.
No 2 nada contra os idolos qd o merecem… mas a verdade é que a grande maioria das vezes acaba em desilusão. Para os putos haverá sempre ídolos e ainda bem.
3. Keep dreaming.
8 Janeiro, 2019 at 15:25
Comunicado do Sporting a pedir respeito pelos adeptos que acompanham o clube!
8 Janeiro, 2019 at 15:39
Repara que foram precisos dois jogos para reclamar, só isso já me deixa fdd
8 Janeiro, 2019 at 15:51
comunicado pela pressão dos adeptos, iniciativa devia ter partido do proprio clube.
então o twitt
ergeuer a cabeça, foda-se é mesmo gozar connosco.
9 Janeiro, 2019 at 2:01
Claro …
Não fosse a LPM a coordenar …
8 Janeiro, 2019 at 15:37
Excelentes comentários, os do Leao Sheffiel e do psfilipe – concordo com as ideias expressas por ambos. Excelente exemplo de uma dialética civilizada e, simultaneamente, objectiva e complementar. Subscrevendo eu o que ambos lá dizem, atrevo-me a acrescentar: pegando no exemplo dos nossos dois rivais históricos, no que ao fuebol sénior masculino (o dito futebol profissional) diz respeito, é preciso acrescentar algo mais na gestão de um clube grande de futebol em Portugal, que é a vontade maciça de todos (ou de quase todos, que a unanimidade total é naturalmente impossível) em torno de UMA só figura e TODOS remarem para o mesmo lado – que é o mesmo que dizer que no futebol profissional em Portugal só se conseguem fases de verdadeira hegemonia e de conquistas sucessivas através de uma “ditadura”, da implementação de uma espécie de “estado totalitário”, muitas vezes mafioso, subversivo, most of the barely legal, but go on…, em que reina a lei, não do mais forte, ou do mais competente, ou do mais bem apetrechado, ou do mais ético, mas sim a lei daquele que, dê por onde der, faça lá o que fizer, consegue superar o(s) outro(s) e fazer-se, dessa forma, mais forte. Em que só se conjuga um verbo: GANHAR! Mais nada, apenas GANHAR! E arrastar com ele as massas. E com apoio maciço, quase unânime, de toda uma “nação”, seja amarela, seja azul, seja roxa, seja vermelha, seja cinzenta ou seja castanha – e com as fronteiras da ética, da deontologia e das normas de conduta desportiva “moldadas” e adequadas apenas aos seus próprios interesses e à sua prevalência em favor próprio. Para desta forma GANHAR! Ou seja, onde reina a filsofia de que sim, de que os fins justificam os meios. E, no fim, vencemos nós. GANHAMOS! Ponto final. E, no nosso caso, é inacreditável que quando finalmente apareceu alguém capaz de galvanizar verdadeiramente a nossa nação, a nação verde e branca, extraordinária e dedicada como poucas por esse mundo fora, esse alguém foi estraçalhado sem dó nem piedade, com uma voracidade atroz, com uma falta de ética surreal e com uma requintada crueldade, sem sombra de perdão para alguns defeitos que, muito naturalmente, também tinha (ou seja, nele foram “activadas” todas as tais características e mais algumas que precisavamos era de demonstrar aos nossos rivais, e a quem nos afronta diariamente, e, isso sim, com toda a nossa pujança e com a tal união de aço de que tanto se falava). E podem vir aqui os tasqueiros que quiserem criticar o que aqui escrevi, que não arredo pé desta tese: diz o povo que “à terra onde fores ter faz como vires fazer” e o futebol profissional em Portugal, sobretudo na luta dos milhões e milhões, é o paradigma que demonstra o (infeliz) acerto deste ditado popular. E é aqui que, ou muito mudamos, ou nunca sairemos deste dilema existencial – e onde só temos coragem de nos afrontarmos a nós próprios, ou aqueles de nós que vemos fragilizados nesta permanente luta fratricida, e NUNCA a quem realmente deviamos, e com toda a nossa força conjunta, e com toda a nossa fúria, e com toda a nossa pujança: aos nossos rivais, sem dó nem piedade (e, se necessário fosse, sem ética e pagando-lhes sempre com a mesma moeda, ou pior ainda). É esta a desconcertante (e politicamente incorrecta, bem sei) verdade! Mas é a vetdade! Não mudando este paradigma, continuaremos sempre na mesma. Por isso, tendo a concordar com quem diz que, muito provavelmente, não teremos solução e infelizmente estaremos mesmo condenados a este tipo de existência, época após época, ano após ano, década após decada. SL a todos/as
8 Janeiro, 2019 at 15:48
esse unanimismo em torno de um eventual líder advém das vitórias. Não havendo vitórias, lá se vai o crédito…
8 Janeiro, 2019 at 16:26
Subscrevo, meu caro Rf – e socorro-me precisamente do exemplo dos dois mais famigerados presidentes dos nossos dois rivais históricos, PdC e LFV (e dos seus inícios de “reinado”, em período homólogo) para consubstanciar a minha tese. E asseguro-lhe que BdC conseguiu muitos mais vitórias (e títulos em modalidades seniores) que qualquer um deles (e estou a incluir o futebol profissional). Mas se atentar bem no que escrevi, o cerne da minha análise não está em nenhuma figura em particular, mas sim numa questão de atitude e de filosofia reinante, e abrange o “espírito” que prevalece no clube há décadas e décadas, numa analise global e de contexto de análise individual e comparativa. SL
8 Janeiro, 2019 at 16:33
Pequena nota: quando digo “”E asseguro-lhe que BdC conseguiu muitos mais vitórias (e títulos em modalidades seniores) que qualquer um deles (e estou a incluir o futebol profissional).””, significa que estou a contabilizar também os do futebol profissional (que, infelizmente, não foram muitos – algins sabemos todos muito bem porquê (ou porque não…) na soma de todos os títulos em todas as modalidades.
8 Janeiro, 2019 at 15:37
Dado que, apôs guimarães e ainda ontem critiquei a ausência, hoje não me custa registar e elogiar:
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1082658220953477120
Sporting pede intervenção urgente da Liga na defesa dos adeptos
Contínua demora na entrada dos Adeptos. Em causa estão os factos ocorridos nos jogos em Guimarães e Tondela
8 Janeiro, 2019 at 15:45
Se impediram os adeptos de assistir àquilo parece-me uma atitude louvável das gentes de Tondela e de Guimarães.
8 Janeiro, 2019 at 15:46
😀 😀 😀
Podes crer. Serviço público!
8 Janeiro, 2019 at 16:09
😀
8 Janeiro, 2019 at 16:29
🙂
8 Janeiro, 2019 at 19:42
Vai dizer isso a quem fez kms…a
Mas a piada é top.
8 Janeiro, 2019 at 15:46
Boa Tarde.
Não sei muito bem o que escrever.
Para mim o Sporting sempre foi e será um “hobby”.
Ou seja não me importo de dedicar tempo ou dinheiro, perante tal “causa”, faço-o por “amor” ao clube e pela paixão ao desporto.
Cresci numa família que de uma lado era benf@ e da parte do meu pai, Sporting, que fez de mim Sportinguista.
Mas o amor cresceu por mim, não por X ou Y, já que o meu pai chegou a uma certa altura da vida que “cagou” literalmente para o futebol/Sporting.
Ainda que festejamos o dois últimos títulos juntos.
Devo ser também do mais novos por aqui, portanto a minha geração de 80/90, cresceu com este Sporting.
Sempre foi isto novelas, grupinhos de merda, que não respeitam a opinião contrária, acham-se diferentes, quando um clube precisa da “mão” e o “dinheiro” de todos.
A última vez que fomos campeões era o Dias da Cunha Presidente, este que foi o 1º a lutar contra o sistema na altura instalado em Portugal.
Já lá vão daqui nada “20” anos…
É muuuito tempo.
Nunca tivemos equilíbrio no clube, não falo em 100% de união( não existe), mas um clima estável, onde quem está por cima, lida-se bem com quem não se revê em algumas das suas politicas.
Como mudar o futebol Português, se o clube em si, não consegue ir a uma “guerra” em conjunto?
Acham que era com o Bruno Carvalho, que íamos? Quando o próprio andou a fazer “listas de Sporti…ngad…o..s”?
O homem infelizmente não soube ser frio e ver que a longo prazo, ia e vai precisar dos “notáveis/croquetes”, tinha que lidar com eles, nunca entrar em colisão.
Foi que cavou o próprio buraco, para ser destituído.
Da mesma Varandas vai precisar dos “Bru..nette..s”.
Com isto também não sei se vai ser com esta direcção, não tenho grande opinião, ainda é uma ferida que tarda em sarar.
Tenho pena que também seja este clube, que perde mais tempo a expulsar sócios, do que fazer um clube mais democrático e justo, na questão dos votos.
Bom relembrar que ninguém foi obrigado a votar no Godinho Lopes ou Bruno Carvalho, porque raio querem apagar a história boa ou má do clube?
É totalmente de rir, que um clube que não vence um campeonato á 20 anos, ande constantemente nestas “guerras internas”.
É nas eleições que mudam o sentido de voto, por arrependimento ou por aparecer um candidato melhor, na opinião de cada um, não em expulsar sócios.
Já agora levo a discussão, para questão dos votos.
Não faz absolutamente sentido algum, quem tem mais de anos tenha mais votos.
Andamos aqui a falar do “amor” ao clube e depois acham que têm que ter benefícios?
Então mas onde fica o amor aqui?
Por amor ao clube, és sócio e ajudas, porque gostas do clube.
Eu tou me a cagar para descontos, bilhetes para a Taça ou votos, eu pago porque QUERO e POSSO ajudar o clube.
É como quando um gajo ajuda um amigo, não é para no futuro vir a mandar a cara tal situação, mesmo se o gajo entretanto for um merdas contigo, a vida é mesmo assim, ou diz se SIM ou NÃO em ajudar, a tua consciência fica limpa.
Parece-me que há muito boa gente que faz coisas por benefícios, quando até parece que é obrigado a ser sócio.
O SPORTING tem que estar acima de qualquer interesse pessoal.
Isto tem que mudar.
Eu apesar de estar a cagar para descontos ou bilhetes para a Taça, acho que devem ser feitos tal ajustes, mas nunca em votos, isso ai desvirtuar um acto democrático que tem que ser justo e igual para todos.
É isto.
8 Janeiro, 2019 at 15:47
Eu por exemplo acho que os posts aqui na tasca mostram porque e que nao ganhamos. Continuamos a discutir lirismos – e nao pomos os olhos noutros clubes que se modernisaram e se tornaram vencedores novamente (apos muitos anos as escuras).
Precisamos de militancia e de uma cultura ganhadora sim senhora. Mas tudo isso nao serve de nada se nao houver alguem com (a) capacidade de desenvolver uma visao para o clube que seja mobilisadora (tanto para adeptos como para atletas) e alguem com (b) capacidade organisativa para executar a visao. Mas o problema do Sporting e que elegemos sempre gajos com base em (a) nao gosto do gordo ou (b) e um gajo bem falante, gosta do sporting etc. Quando deviamos eleger direcoes com base em ideias e planos concretos para o clube – e nao brochuras com frases feitas tipo (revolucao na formacao, que afinal quer dizer campo de footvoley e novo relvado para a academia).
Eu hoje sinceramente nao percebo o que o Sporting quer ou o que representa. Nem para o futebol profissional nem para nada. Nao temos visao nenhuma, quanto mais uma visao mobilisadora. Mas isso e o problema de se elegerem presidentes para atacar o que nao queremos em vez de se elegerem presidentes para nos dar aquilo que queremos. E depois ao nivel daqueles que veem para executar, cada vez temos mais gajos la metidos, e temos menos nocao de quem faz o que e para que (Beto, Hugo Viana, Vidigal, Quaresma, Raul Jose,…) Porra mas quem e que manda no futebol do Sporting? Ninguem me consegue responder.
8 Janeiro, 2019 at 16:03
É com felicidade que vejo o dono do Tasco dar relevo a comentários assertivos, ‘in casu’ da autoria de Leao Sheffield e psfilipe. Mais contente fiquei com o subsequente comentário do proprietário desta casa, no sentido de enaltecer a liberdade de expressar opiniões sem cair nas “armadilhas” dos rótulos e ofensas.
Tenho procurado seguir este mote, expressando a minha falível visão sobre o Sporting e procurando não ostracizar ninguém no processo. Ultimamente, tem-me sido difícil escrever por aqui, pois reina o total desrespeito pelo nosso Clube, sendo que todas as conversas acabam em “guerra de trincheiras”.
Quem alguma vez leu as minhas opiniões sabe perfeitamente donde venho, o que defendo e, sobretudo, o que me causa repulsa.
Ainda assim, mesmo muitas vezes furioso com alguns comentários lidos, tenho-me abstido de os criticar, pois não é minha intenção colocar mais “gasolina na fogueira”, nem “censurar” quem comigo discorda.
Contudo é-me impossível não pensar e, conseguintemente, escrever sobre tudo o que “passou se” em 2018, sendo incapaz de simplesmente “apagar tudo” da minha memória.
Com efeito, espero que com esta intervenção conjunta de Cherba, Leao Sheffield e psfilipe, nos seja possível a todos falar sobre o actual ‘status quo’ do Clube, em toda a sua plenitude, o qual me atormenta 24 por dia, dispensando recurso a frases feitas, “segregação” de Sportinguistas e insultos gratuitos.
Deixarmos de ser “caixas de ressonância” dos OCS e passarmos a discutir pelas próprias cabeças, sem ódios de estimação e “seguidismos idolátricos”, são os meus votos Sportinguistas para 2019. Conseguirmos isto seria uma grande vitória colectiva!
SL
8 Janeiro, 2019 at 16:07
Já na altura tinha reparado neste post. Concordo com a análise feita aos anos em que ganhamos, não tanto com a “solução” apresentada. Não é a “arrear nos meninos” que, para mim, as coisas vão ao sítio, apesar de ser obrigado a concordar que existe outro tipo de envolvência por parte dos jogadores das modalides. No entanto, isso deve-se, para mim, em grande parte ao facto de ser muito, mas muito mais fácil ganhar nas modalides, onde muitas vezes se joga contra amadores ou semi-amadores.
Faço também minhas as palavras do tasqueiro Amaral, que me parece ter consigo circunscrever o problema ao essencial:
“Desde que vejo o SCP com olhos de ver (meados da década de 80) as dificuldades em ganhar foram evoluindo, começou por um deteriorar da organização não acompanhando o evoluir do desporto passou por um problema grave de favorecimento aos adversários e culminou num diferencial grande de qualidade para os adversários diretos nos últimos 20 anos. Quando esse diferencial de qualidade diminuiu (esporadicamente) fomos campeões ou tivemos muito perto disso. A atitude dos jogadores tem sido o menor dos problemas, a navegação à vista constante as péssimas escolhas nas compras de jogadores e na composição de equipas técnicas e sobretudo a falta de modernização/profissionalização da estrutura base é que tem sido o problema. Escolher um modelo e trabalhar uma identidade futebolística; ter uma estrutura profissional competente a nível de preparação física, mental e pessoal escolher jogadores e treinadores sempre de acordo com estes mesmos pilares. É isso que falta.”
8 Janeiro, 2019 at 16:09
Muitos vão discordar, mas acho que falta também falar a verdade aos sócios e dizer, sem meias palavras, que, neste momento, não se pode prometer o título de campeão.
8 Janeiro, 2019 at 16:11
Não deixa de ser triste, mas expectável, que chegando a esta altura se estivessem a discutir estes assuntos.
Não foi por falta de aviso…não foi por falta de aviso…
Não tirando as culpas de quem efectivamente cometeu erros, principalmente e acredito, por cansaço. Cansaço de andar a combater exactamente os mesmos problemas de que hoje nos queixamos, que antes nos queixávamos, e que quem tinha os olhos abertos sabia que voltariam a aparecer!
Ao fazerem o chinfrim que foi feito em Abril/Maio/Junho, meteram o poder do futebol do clube nas mãos dos jogadores novamente. E dos seus empresarios/o. Mataram qualquer hipótese de respeito que eles poderiam vir a ter para connosco, e para com o simbolo que carregam ao peito(e que agora as vezes até apareçe ao contrario nas camisolas..). Entraram numa onde de histerismo, só para lhes fazer a vontade, a eles e a quem lhes andava a “maquinar” a cabeça, com as consequenciais que se esperavam.
Uns voltaram com mais regalias. Outros cagaram-se para todos vos outra vez, e fizeram aquilo que ja queriam a muito, que era ir embora.
E agora está tudo espantado por as coisas estarem a correr mal…
Passamos a ter uma estrutura cheia de betos e vianas, e outros desempregados que nunca esconderam a sua azia no últimos anos. Alguns deles, o que para mim é o pior mesmo de tudo, já com incompetência comprovada na area da gestão do futebol.
Passamos a ser os parolos da festa novamente.
Mas agora, já se volta a dizer que há falta de crença…de garra etc etc. A uns meses atras isso era ser mauzinho para os meninos…
Já o disse ontem aqui e volta a dizer. Sabem porque é que as modalidades correm bem?
Simples…porque há menos “tertúlias” a la meterem o bedelho!
E agora para terminar digo só isto…o outro era maluco? Queira Deus que daqui a uns anos não estejamos a precisar de um maluco outra vez….
8 Janeiro, 2019 at 16:28
“Goste-se ou não do estilo, BdC foi o único presidente que me lembro que deu uma verdadeira pissada nos jogadores. ”
Desisti de ler. Porque o escriba esquece que com esse presidente e após milhões e milhões investidos nos plantéis mais caros da nossa história, ganhámos a merda da taça da liga ao colosso Setúbal e nos penáltis. Haja decência.
8 Janeiro, 2019 at 16:31
E pelo menos o campeonato de 15/16, o fiv elas sabe e mais importante do que isso não deixou 100M de prejuízo para um maluco qualquer resolver.
8 Janeiro, 2019 at 16:34
Esse Presidente pegou num clube completamente moribundo, e pelo menos criou condiçoes para que ao final de uns quantos anos, companheiros como voce lhe possam estar a cobrar os titulos que nao ganhou.
É sinal que pelo menos se competiu por eles.
Veremos daqui para a frente como sera.
8 Janeiro, 2019 at 16:36
Pior do que nestes anos não será, quanto muito igual, porque não ganhámos nada.
8 Janeiro, 2019 at 16:40
Pior do que nao se vençer, é nem sequer ter a hipotese de se poder lutar para.
Como o outro dizia, nao se contar para o totobola.
Isto é que é bom?
Claro que sim. Para alguns é bom que as pessoas nao tenham os olhos abertos, e se afastem do clube.
9 Janeiro, 2019 at 2:07
1 Supertaça
1 Taça de Portugal
1 Taça da Liga
8 Janeiro, 2019 at 16:36
Mas atençao que eu tambem os cobro! Mas nao me esqueço do caminho que se teve de percorrer ate podermos ter a hipotese de discutir, e cobrar, as vitorias que nao se tiveram.
8 Janeiro, 2019 at 16:38
Mau sinal é quando, como neste ano, se diz que nao se pode exigir nada.
Mas este é a forma de estar com que alguns se sentem confortaveis.
Nao se exigir nada. Nao se ganhar nada. Nao contar para nada. Mas ir comendo a conta do clube, enquanto houver dinheiro para gastar.
Haja decencia caralho. O Sporting precisa é de gente decente.
8 Janeiro, 2019 at 16:43
jonascp recomendo-lhe leitura atenta do primeiro comentário do Cherba.
Mais não digo, pois “para bom entendedor meia palavra basta”!
SL
8 Janeiro, 2019 at 16:33
Por vezes (muitas, confesso) acho que a esmagadora maioria dos sportinguistas não sabe o que é o SCP, em futebol, pós década de 60…
Infelizmente, nos ultimos 40 anos (79-2019) o SCP ganhou 4 (QUATRO) campeonatos; 6 (SEIS) taças de Portugal; 8 (OITO) supertaças, uma taça da liga e foi a uma final europeia (o jogo que mais me custou ver ao vivo)…
Esta é a radiografia.
Mais, nos 30 titulos europeus conquistados pelo SCP apenas 1 (UM) foi no futebol!
Esta é a realidade.
Como se inverte este ciclo?
Como se “volta” aos anos 50 ou 60?
Obviamente, nao sei a resposta. Mas, conforme li nos comentários anteriores, se calhar podia ser analisado o que fez o Atletico Madrid.
Mudar mentalidades? Claramente!
Dotar o clube de profissionais competentes dos petizes aos seniores? Fundamental!
Ganhar peso fora das 4 linhas? Imprescindível!
Rever (reduzir os camioes de entulho) a poltica de contrataçoes? Obrigatorio!
Etc.. etc…
Os SPORTINGUISTAS aqui estão, como sempre estiveram, serenamente (isto é desporto, ok?), para julgar – em eleiçoes livres e democráticos – quem temporariamente ocupa o poder.
Para terminar, um pedido utópico (?): que os dirigentes olhem para o passado que referi (de 40 anos) e que olhem para o mundo do desporto (bons exemplos!) e inspirem-se, principalmente, na paixão que mais de 3 milhoes de leões têm por um Clube que nasceu e continuará a ser muito mais do que um clube de futebol!!!
8 Janeiro, 2019 at 16:39
O mesmo de sempre. A diferença para nos ou benfica ou Porto começa em nós! Simples adeptos que podemos até em termos de vida pessoal ser doutores licenciados etc mas em inteligência emocional somos dos mais burros . O último presidente representou e bem o que somos como adeptos , impulsivos e não sabermos ser inteligentes , não sabemos esperar por fins de época para tomar decisões nem por fins de processos . Um apito dourado ou e-mail toupeira no Sporting na semana a seguir dá direito a presidente demitido. Um Rui vitória no Sporting não tinha sido campeão . Fora o óbvio que no Sporting não há união e nunca houve , e que o campeonato português e o que é , numa altura que o poder de arbitragem anda à procura de dono entre Norte e Sul , nos em vez de criticarmos o óbvio e o que seria melhor para nós que é expor a agressividade dos jogadores do tondela no último jogo e a vergonha que foi a arbitragem andamos a criticar jogadores e treinadores . O porto leva mais um jogo com Var às cegas em que está 0-0 e há um pênalti que não é analisado pelo var a favor do nacional, mais um e nós continuamos calados perante a vergonha que tem sido os jogos do Porto. Nós levamos com um Acuña com um amarelo aos 92 e não fizemos nada . O maxi Pereira ri -se e da entrada que teve sem bola que fez no último jogo que nem levou amarelo. Isto chama se preparar o próximo jogo , se a arbitragem for igual para nos como foi em tondela e como tm sido para o Porto não sei quem é que ficará espantado ! O Porto levou um jogo como nós levamos com o tondela , que foi com o Boavista e saltaram logo a criticar e a denunciar. Nós tivemos um aviso em casa com o belenenses , ninguém diz nada, ainda levamos pior em tondela . É incrível a continuidade de faltas sofridas e maldosas que sofremos , mas é tudo normal . E aqui estamos a criticar jogadores treinadores e etc . Falta nos muita inteligência . O Bruno de Carvalho enquanto atacou o sistema foi do
Melhor que nos podia ter acontecido no clube quando caiu nesta tentação de criticar jogadores foi a”a morte do artista” , por sofrer do mal que nos adeptos somos tentados a fazer e que tanto jeito da aos rivais que assim não precisam de explicar 18 ou 19 vitórias seguidas e como algumas foram. Em resumo somos uns histéricos mas no meu ponto de vista no que não devemos ser. Devíamos de andar assim era com a vergonha das arbitragens e toupeiras e var cegos desta época . Este caminho de crítica a jogadores não nos vai levar a lado nenhum só para quem gosta mais de um Sporting liderado por Um partido ou o outro. Tenho dito e saudações leoninas
8 Janeiro, 2019 at 16:43
Há uns bons anos atrás fui delegado/treinador adjunto de uma equipa de infantis lá onde morava na margem sul. Havia lá 2 ou 3 miúdos que não terminavam qualquer jogo sem estarem todos esfolados (viva o pelado!), sujos de alto abaixo, e se não ganhávamos saíam a chorar de raiva e não se podia falar com eles o resto do fim de semana.
Podiam não ser tecnicamente os melhores jogadores, mas jogavam sempre.
Quem me dera ter pelo menos 1 destes no Sporting.
8 Janeiro, 2019 at 17:00
E não tens? O que não tem faltado nos últimos anos são baratas tontas a correr até ao último pingo de suor e até bons jogadores com grande disponibilidade para todas as tarefas exemplos de ambas as categorias: Bruno Fernandes, Bataglia, Acuna, Bruno Gaspar, Schelloto, Zegellar, Adrien, Patricio (até coxo defendeu penalties em finais), Slimani, Piccini, Coates, mais para trás, Liedson, Carriço, Vucjevic (este artista até um ombro partiu numa bola que já estava fora) enfim.. o que tem faltado é mais talento e competência.
9 Janeiro, 2019 at 0:08
Realmente, para um gajo da bola Não entendes mesmo o que o comum adepto quer dizer com atitude, pois nao?
E não, não é correr feito barata tonta.
É tão óbvio para mim que não sei explicar por outra palavra, talvez algum tasqueiro aqui possa.
Mas anda de mão dada com compromisso e isso, podes vir com os manuais todos do futebol, com a análise perfeita ao ataque e defesa do Sporting mas no futebol sénior do Sporting há sempre houve muito, demasiados atletas não comprometidos.
Olha. Pode ser por aí.
O que falta não é atitude, falta compromisso.
E uma coisita mais
8 Janeiro, 2019 at 16:44
Tens muita pena que não o tenham deixado continuar? Fodasssseeeee mas tu não tens vergonha do que escreves?
O problema do Sporting é falta de memória e falta de vergonha.
9 Janeiro, 2019 at 2:10
Isso … E acrescento … INGRATIDÃO!!!
8 Janeiro, 2019 at 16:52
Não falta atitute nem tem faltado, não tem faltado sequer o extra motivacional (porque na maior parte das épocas nem chegamos a essa parte ser necessária). O que tem faltado é competência e talento e mais vezes a segunda do que a primeira. E tudo isto são coisas diferentes de atitute, o que é afinal a “atitude” no futebol? O que tem de haver é talento e disponibilidade para cumprir todas as tarefas. Sinceramente no plantel actual quem é que se pode afirmar não ter disponibilidade? Já talento e competência…
Aliás nos últimos anos só Carrillo nos primeiros tempos e Alan Ruiz revelavam falta de disponibilidade em campo para cumprir a sua tarefa, os outros fazem o que sabem (treinadores incluídos) e o que sabem não tem chegado.
O caminho meus amigos é melhorar essa competência escolhendo os melhores e despachando os que não cumprem. Essa conversa dos comentários do post enfim… para mim é zero. A mim o que me chateia é que mesmo indo aumentando orçamentos continuamos consecutivamente a ter planteis fracos e cheios de jogadores sem a competência e talento necessário para ganhar títulos regularmente, é isto que não falta por exemplo nas modalidades de pavilhão onde temos planteis muito melhores do que no futebol.
8 Janeiro, 2019 at 17:09
Mais um excelente comentário, Amaral.
Lucidez em vez de exorcismos.
SL.
8 Janeiro, 2019 at 17:29
Amaral, isto parece-me ser uma questão de atitude e não de talento ou competência:
” …jogadores do Sporting despreocupados, abraço aqui, palmada acolá, todos felizes. Do outro os ‘rojiblancos’, os da casa, dispostos como um exército, em fila, muito sérios e concentrados. Já estavam a jogar…”
Já não foi a primeiro vez que Keizer se queixa dos inícios e isto não de agora nem deste treinador.
8 Janeiro, 2019 at 22:33
Atenção que eu defendo tempo para o Keiser! Mas ele tem é de preparar a equipa para fazer face ao que tem encontrado e não o está a fazer. A equipa procura sempre o mesmo e está a bater sempre na mesma parede. Óbvio que nos primeiros minutos é onde as estratégias se fazem mais notar é quando tudo está fresco e os jogadores começam com o plano de jogo que lhes foi dado. Temos falhado aí sobretudo porque falta algo ao nosso jogo. Mas as mesmas dificuldades notam-se ao longo do jogo todo, claro que a ganhar o adversário arrisca menos e coloca menos dificuldades defensivas e ao longo do jogo vão aparecendo falhas no adversário e mais algum espaço para executar. As más entradas são mais por isso e não uma questão de atitude aliás a maioria das más entradas de equipas no jogo são sobretudo por superioridade estratégica inicial do adversário.
Quanto a descrição do túnel em Madrid vale o que vale cada um lida com o nervosismo e ganha confiança á sua maneira vejo grandes equipas ganhadoras com sorrisos cumprimentos e brincadeiras no túnel a toda a hora. Lá dentro é que se avalia e em largos tempos o único jogo onde vislumbrei alguma falta de disponibilidade no SCP foi na Madeira o ano passado e parecia mais um bloqueio ânimico do que outra coisa.
9 Janeiro, 2019 at 0:09
Epa, para de branquear as prima donnas
9 Janeiro, 2019 at 2:11
Amaral, falta isto …
No entanto, o maior problema deste plantel é só um … FALTA DE ESPIRITO DE SACRIFICIO …
E isto é facilmente constatado na MISERÁVEL condição fisica que os jogadores do SCP apresentam jogo sim, jogo sim …
Todas as tácticas são muito bonitas, mas sem pulmão, poder de explosão e, sobretudo, resistência nada bate certo …
O maior problema deste plantel é tão só a MISERÁVEL CONDIÇÃO FISICA …
Fizeram 2 ou 3 jogos em que a troca de bola e as movimentações constantes funcionaram e ficou tudo louco … E de repente PUM … Cairam a pique e não sei mesmo se voltarão a levantar-se …
Não posso admitir, enquanto sócio do SCP, que jogadores de guimaraes e tondelas corram mais do que os jogadores do SCP … Que ganhem mais bolas divididas … Que os CHULOS e TRAIDORES que estão neste plantel se furtem ao choque fisico … E por aí fora …
Teremos que agradecer à mui nobre comissão de (di)gestão transitória a vara larga que deu ao incompetente do pZeiro e seus adjuntos para deixarem estes jogadorezecos de futebol (pois profissionais não podem ser chamados) fazerem o que quiseram e depois é o que se vê jogo após jogo … Oferecem-se 45, 50 ou mesmo 60 minutos aos adversários, sejam eles aves, tondelas, guimaraes, etc, etc —
PUTA QUE PARIU COM ESTES CHULOS E TRAIDORES
8 Janeiro, 2019 at 19:27
Este pessoal só diz que a atitude não é um problema pq se o afirmassem estavariam a dar golpes de coluna, assim, é mais facil continuar a dizer que o problema (um dos.. ) não é a atitude de certos jogadores em campo. Mesmo depois de Tondela…e mesmo depois do próprio treinador se queixar da maneira e da ausência de concentração nos jogos.
8 Janeiro, 2019 at 19:34
Uma coisa é inquestionável, certamente não seria preciso muito talento ou competência para ganhar a um Tondela reduzido a 10, ou no ano passado ao Estoril ou ao Setúbal, ou ao Marítimo ou ao Aves.
8 Janeiro, 2019 at 22:56
A falta de qualidade não aparece só quando o adversário é uma equipa inferior. Aparece aqui e ali contra qualquer adversário que mesmo inferior coloque dificuldades. Se não tens qualidade para consistentemente criar perante essas dificuldades vais ainda assim ganhar a maioria dos jogos. O problema é quando a nossa eficácia se reduz (andávamos com uma eficácia brutal em oportunidades de golo convertidas) e quando o adversário é anormalmente eficaz lá vem um empate ou uma derrota com uma equipa inferior.
8 Janeiro, 2019 at 23:04
Não tenho conhecimentos técnicos nem argumentos que permitam discordar do que afirmas, tenho apenas uma questão, não raras vezes vamos dizendo que os campeonatos perdem-se contra equipas pequenas e efectivamente já vimos grandes jogos com equipas grandes, um exemplo flagrante, as exibições europeias das equipas de JJ, não deveria ser nestes jogos grandes que a falta de talento e de competência mais se deveria notar?
Repara não estou a falar de uma excepção estou a falar de vários jogos durante uma época.
8 Janeiro, 2019 at 23:40
A qualidade do modelo e do processo nota-se sobretudo na regularidade, em como consegues ultrapassar vários tipos de contextos e dificuldades. O exemplo que das dos jogos de JJ contra equipas superiores tem que ver com o mesmo que nós sofremos com equipas menores com boa organização/estratégia. É mais fácil a organização defensiva e o condicionamento estratégico da primeira fase de construção adversária por exemplo do que jogar em organização ofensiva. A organização ofensiva é o momento mais complicado do jogo. Tens a bola logo tens de ser bom técnicamente e tens de desmontar a organização adversária logo tens de ser inteligente paciente etc… A organização defensiva se o treinador for bom qualquer matreco com capacidade cognitiva para entender os princípios básicos das contenções e das coberturas, para seguir instruções sobre indicadores de pressão etc.. vai conseguir executar. Já a organização ofensiva é completamente diferente. Daí muitas vezes nos jogos mais difíceis até consigas mostrar mais qualidade jj era muito forte em organização defensiva e transição defensiva e tinha um.modelo demasiado previsível e robótico em organização ofensiva daí a equipa ter brilhado em alguns jogos mais complicados e ter revelado dificuldades constantes em criar frente a organizaçoes defensivas fortes.
9 Janeiro, 2019 at 0:13
Embora alguns aspectos, a mim que sou leigo na matéria, não me pareçam ser assim tão lineares mas não me custa aceitar que até sejam, tenho de agradecer e reconhecer que a tua explicação está excelente.
9 Janeiro, 2019 at 0:30
Parece me simples.
Tecnicamente
Não é preciso ser muito bom para defender bem, gajos bons.
É ser competente e saber onde estar
É preciso ser bom para passar por gajos fracos bem organizados
É preciso ser muito bom para passar gajos bons a defender.
9 Janeiro, 2019 at 9:53
bom resumo do que disse.
8 Janeiro, 2019 at 22:44
Amigo tenho a guerra com a merda da conversa da atitude no futebol desde sempre. De forma abstracta e não só no Sporting no futebol em geral já tive várias intervenções nesse sentido em infelizmente vários períodos da história do SCP e não só. Isto porque defendo que a conversa da atitude é prejudicial porque tira o foco da verdadeira causadas Vitórias ou derrotas: a competência e o talento de jogadores e treinadores. Mais a conversa da atitude é típica d quem não percebe o suficiente do jogo para analisar o porquê de num jogo sairem jogadas colectivas e oportunidades em barda e no seguinte não se conseguir passar da fase de construção. Há sempre motivos e clube tem sucesso se pensar que se ganha ou perde jogos com a vontade é ridiculo pensar isso.
A atitude no futebol é o “GOD of the gaps” out seja a explicação para o que não conseguimos compreender.
Quanto a políticas como de costume não estou interessado nisso está sempre foi e será a minha opinião em relação a este assunto.
8 Janeiro, 2019 at 23:19
Amaral, achas mesmo que atitude são jogadores a correr que nem baratas tontas?
Atitude é uma ética de trabalho irrepreensível, uma ambição inabalável e uma capacidade de superação permanente.
É o que os jogadores fazem com o talento em cada circunstância: Tomané no golo da sua vida, por exemplo.
É o que leva o Cristiano Ronaldo da Madeira ao topo do mundo, o que separa os muito bons dos melhores.
O que nâo falta no desporto são exemplos de talentos subaproveitados e ao mesmo tempo de davids que se revelam golias. Mas acima de tudo não há campeões só com talento e competência: faz sempre falta o compromisso, a resiliência e a estrutura para executar sob pressão. Tudo questões de atitude.
9 Janeiro, 2019 at 0:09
Claro que sim individualmente um jogador é também fruto da sua personalidade mas isso não muda de jogo para jogo. Cada jogador é mais ou menos disponível para cada uma das componentes do jogo. Ou seja uma equipa não perde um jogo porque naquele dia faltou atitude é esse o ponto têm sempre que ver com questões tá ticas ou de vez em quando com jogos atípicos em termos de finalização. A equipa tem as características que tem como soma de todas as partes com as suas personalidades. E claro que um jogador que está focado e da dois passos atrás para respeitar uma contenção ou para ficar atrás da linha da bola é mais competente do que outro que não o faz. Mas é o sempre não o é hoje e no jogo seguinte deixou de o ser porque faltou atitude é sempre. Os jogadores têm sempre os seus pontos fortes e fracos e quando num jogo o contexto lhe é favorável brilha se no jogo a seguir o contexto vai de encontro às suas dificuldades passa o jogo a ver navios.
9 Janeiro, 2019 at 0:26
Amaral, até percebo o que dizes quando relativizas (ou negas a falta de) atitude e realcas a maior importância da qualidade mas gostaria que me explicasses se não existe falta de atitude, o que aconteceu com a equipa o ano passado nos últimos três jogos, os mais importantes de vencer?
E não me venhas com merdas de nervos, stress, não havia condições, etc.
Ab
9 Janeiro, 2019 at 10:03
Ao longo dos últimos anos há um ou outro jogo onde se notou mais a falta de concentração e disponibilidade (sejam quais forem as razões não vou por aí podes chamar-lhes atitute) o ano passado na Madeira. Mas por exemplo no União da Madeira no ano dos 86 pontos foi um puro jogo atípico e no Estoril o ano passado ou no famoso 3-0 em Guimarães do Marco Silva foi puramente falta de capacidade e não atitute no 3-0 em Guimarães os jogadores até se fartaram de correr. Depois também dei exemplos do que é falta de atitude Carillo nos primeiros anos por exemplo que nunca cumpria posicionamentos defensivos e se alheava do Jogo ou o Alan Ruiz. O que acho é que a maior parte das vezes nem é propositado são os jogadores que simplesmente não têm o perfil necessário. Isso para mim é qualidade, e não é uma questão de cultura de vitória mas sim de só querer ter jogadores com o perfil certo.
8 Janeiro, 2019 at 19:35
“planteis fracos e cheios de jogadores sem a competência e talento necessário para ganhar títulos regularmente, é isto que não falta por exemplo nas modalidades de pavilhão onde temos planteis muito melhores do que no futebol”
Pois é…
O pessoal fala nas modalidades, mas esquece, para lá da atitude ou garra, a qualidade. De certeza que o Poka, Centeno ou Losna tinham muita vontade, mas não chega.
O Ruesga é sempre exemplo, o tipo que nunca se esconde nos minutos decisivos, mas não se lembram que é um jogador com anos de Liga de excelência, LC, campeão mundial, já leva anos disto ao mais alto nível. Não é “ADN”, como se vestir a listada desse poderes mágicos.
O fecepe foi agora buscar o Pepe. Dez anos de Real Madrid. Admiram-se quando tipos desses, quando é a doer, metem os Monteros no bolso.
8 Janeiro, 2019 at 21:28
Muito bem, Amaral! Lucidez.
8 Janeiro, 2019 at 17:03
Escrevam o que quiserem, insultem o que quiserem! A cultura de mediocridade voltou em força (nunca de lá saíu, mas andou mais arredada). Há os que vivem felizes nisto!
8 Janeiro, 2019 at 17:14
Quem diz que o Nani está cá porque não o queriam em mais lado nenhum e se queixa da atitude dos jogadores merece todos os títulos que o Sporting tem ganho
8 Janeiro, 2019 at 17:48
Dia de folga na Academia hoje??
9 Janeiro, 2019 at 2:14
Parece que sim …
Estão cansadinhos e ficaram a dormir … #8horinhas …
8 Janeiro, 2019 at 18:05
Esta equipa só tem 2 jogadores que tinham lugar no Porto, eu disse aqui há uns dias que a equipa do Sporting era fraca para lutar por grandes conquistas e tinha um orçamento muito elevado para o valor que tinha e mais que os grandes culpados eram as Direções anteriores. Quanto a este treinador, veremos daqui a um ano, já com toques no plantel ao seu jeito, o seu valor, a partir daí responsabilizarei a atual Direção. Agora há uma coisa que é certa os Sportinguistas não merecem estes desgostos todos que têm acontecido no clube. Estão a estourar com a nossa ilusão.
8 Janeiro, 2019 at 18:16
Na mesma altura que explanei as minhas ideias sobre a equipa do Sporting e quando se começou a constar que Pepe, disse aqui para esta Direção se desfazer do Coates e contratar este homem, apareceram logo aqui os arautos a dizer que o Coates era muito melhor que o Pepe. Pepe era um dos poucos jogadores que pegava naquele balneario dava ali um palavrão e os colegas tinham que dar sempre mais alguma coisa, até pelo seu exemplo dentro do campo, um jogador com aquela agressividade, marca sempre 5/6 golos em bolas paradas por ano. Os nossos centrais não atacam a Bola, fazem faltas sobre os adversários, Pepe mesmo com 35 anos é muito mais rápido que alguma vez Coates ha~de ser, sei que a esposa é do Porto e ele tem os seus filhos radicados lá, mas a Direção do Sporting devia ter feito tudo para ficar com ele. No fim da época tinhamos sempre mais 7 ou 8 pontos.
8 Janeiro, 2019 at 20:40
Coates é o exemplo do endeusamento de certos jogadores que passaram pelo nosso clube, sem nunca perceber porquê. Da lista também fazem parte Capel, Rinaudo, Matias Fernandez…gajos completamente banais que levaram o cunho de craques.
8 Janeiro, 2019 at 19:10
Esse dia chegará quando tivermos eleições livres e democráticas.