Pretendo com este comentário “meter as mãos na massa” e questionar todo o raciocínio que os Sportinguistas têm sido levados a fazer relativamente ao plantel. Pretendo demonstrar que o nosso problema não se resolve antes de mais com compras, mas com vendas, bem como arguir que não temos hipóteses de ser campeões este ano, por isso só nos resta formar um plantel campeão para um horizonte de 2/3 anos. Peço-vos que analisem com atenção. Vejamos:
Plantel actual do Sporting (entre parêntesis jogadores que são formalmente parte do plantel actualmente, mas relativamente aos quais a ideia não parece ser que fiquem, com excepção do Thierry, do qual falarei em pormenor):
gr: renan, salin, luis maximiano
de: lumor, acuna, jefferson
dd: bruno gaspar, risto, (thierry)
dc: mathieu, coates, andré pinto
mdc: gudelj, petrovic, misic, batta (lesionado), (bruno paulista?)
mc: miguel luis, wendell, bruno fernandes, chico geraldes
ext:jovane,raphinha, nani, mane, (alan ruiz?)
av:freddy, bas dost, diaby, castaignos, luis phellype
total: 28 (+ 3)
dispensáveis de caras: castaignos, misic, jefferson (+ alan ruiz e bruno paulista)
total depois de dispensas óbvias = 26 (25 + thierry – é um lateral direito campeão europeu e julgo que deve fazer parte do plantel a 100%, porque não nos é fácil arranjarmos melhor – veja-se como gastámos 4M e contratámos o bruno gaspar, mesmo que contratássemos bem, custaria dinheiro que não me parece que devemos gastar quando podemos lançar o nosso dd para o futuro)
para recomposição do plantel
saídas: renan (jeitoso, mas defende “no buraco”, não assume a área nem a saída de bola); acuña (dava um bom negócio e não é um enorme jogador); coates? (não defende bem a profundidade); bruno gaspar (já se viu que não serve); gudelj (não serve para o queremos e não o queremos para o que serve); petrovic (não é jogador para o sporting); diaby (epah, é jeitoso, mas só – mt trapalhão); freddy ? (31 anos e já se viu que é bom jogador, mas não é aquele jogador que queremos ali)
Atentem que, mais coisa menos coisa, é esta a reestruturação que temos mesmo de fazer. Os jogadores que temos e que não têm lugar no nosso plantel são estes, não há volta a dar-lhe. Pelo menos, estes. Poderão vir dizer-me que, por exemplo, o mané devia sair também, mas eu decidi incluir o mané porque (i) é jovem (ii) da formação (iii) já provou que é bom jogador e pode ser muito útil (iv) nomeadamente, tem “golo”, (v) não é particularmente caro mantê-lo (vi) pretende relançar a carreira pelo que é um bom jogador de plantel, que poderá esperar novamente pela sua oportunidade e voltar a brilhar. São seis razões discutíveis, mas que eu decidi acolher.
Decidi manter o lumor porque, ainda que nos pareça que não conta, a verdade é que é um jovem internacional, com mercado e com margem de progressão. Pode não ser hoje o jogador de que precisamos, mas pelo menos tem o potencial, coisa que o jefferson e o acuña já não têm, para o bem e para o mal são “jogadores feitos” e, mais coisa menos coisa, foram feitos assim como estão.
Decidi ainda manter, para já, o andré pinto porque é 3.º/4.º central, cumpre como 3.º/4.º central,não é particularmente caro e não tem aspirações e sabe que vale como 3.º/4.º central. E é o que está. Mas, a prazo, pode ir à vida dele também.
Se fizéssemos esta reestruturação, ficávamos com 18 ou 20 jogadores (se mantivéssemos coates e freddy). Vou assumir que são 20, apesar de em rigor achar que deviam ser 18 porque a ideia é resolvermos os problemas e não adiá-os. Nesse caso, ficam assim distribuídos:
gr: salin, luis maximiniano
de: lumor
dd: risto, thierry
dc: mathieu, coates, andré pinto
mdc: batta (lesionado)
mc: miguel luis, wendell, bruno fernandes, chico geraldes
ext:jovane,raphinha, nani, mane,
av:freddy, bas dost, luis phellype
São 20 jogadores, sendo que há mais dois que devemos pensar em substituir o quanto antes. É curto, muito curto. Mas o 11 não ficava significativamente pior se apostássemos nos miúdos. Vejamos (e vou fazer ênfase nos miúdos que entrariam no 11 inicial):
GR – luis maximiniano (iria errar, mas temos o renan, não penso que fôssemos perder muito por aí, sendo que é um gr com escola do Sporting e potencial, só precisa de uma oportunidade e não há razão para que não imite o Patrício a partir de 2019/2020)
DE – Lumor (temos tido algum dos nossos laterais esquerdos pelo qual devamos suspirar se em vez deles jogar o lumor? não creio)
DD – Risto (ficaria igual à melhor opção que temos agora, suplente seria o thierry)
DC – Coates e Mathieu (ficaria igual ao que temo agora)
MDC – Aqui temos um problema, mas para efeitos deste raciocínio admitamos que adaptávamos o miguel luís ou o wendell. Perdíamos muito face ao Gudelj que temos? Não creio, provavelmente até ganhávamos.
MC – Wendell e Bruno Fernandes ou Miguel Luís e Bruno Fernandes, Chico Geraldes a morder os calcanhares, ficávamos pior? Não.
Extremos: Nani e Raphinha + Jovane e Mané. Ficávamos iguais ao que estamos.
Avançado: Bas Dost (+ Montero e Luis Phellype, na prática só perdiamos o… Diaby)
PRIMEIRO PONTO ASSENTE: Se fizéssemos uma limpeza radical, não perdíamos grande coisa em termos de 11 base, com excepção do caso particular da posição 6, devido à lesão do battaglia (e atenção que eu também acho que o battaglia poderia ir à vida dele quando fossem o coates e o freddy, porque não é o battaglia que queremos ali e tem mercado)
SEGUNDO PONTO ASSENTE: Com um plantel de 20 jogadores, mas com um lesionado na posição 6, que é a mais carecida, precisaríamos de compor o plantel com mais 5/6 jogadores, para ficarmos dentor dos 25/26 recomendados.
Quem ocupar esses seis lugares, jogadores da formação ou jogadores adquiridos no mercado? Em que posições? Julgo que a solução deve passar (i) pelo preenchimento das posições necessitadas de alternativas, (ii) pela opção preferencial pela aposta na formação, salvo se for evidente que conseguimos melhor no mercado.
Sugiro assim uma solução que, tendo em conta as limitações financeiras, a necessidade de construir uma equipa que possa vir a lutar pelo título e o custo/benefício, tenda a optar por (i) ir preferencialmente ao mercado quando for preciso no imediato colmatar um lugar no 11 e (ii) ir preferencialmente à formação quando a ideia for colmatar um lugar no plantel. Temos ainda de ter em conta que temos a rodar jogadores da formação que tanto podem receber um lugar no plantel em 2019/2020 como podem mesmo entrar directamente no 11.
PODEMOS AGORA IR ÀS COMPRAS.
1. DE QUE POSIÇÕES PRECISAMOS? Precisamos de 1 terceiro GR (porque ficamos só com 2). Precisamos de um lateral esquerdo para entrar directamente no 11; Precisamos de um 3.º central; Precisamos de um 6 directamente para o 11 e outro 6 como opção; Podemos precisar de mais um extremo ou avançado, para compor plantel;
Vamos assumir que são:
2 jogadores para entrar directamente no 11
4 jogadores para compor plantel
Vamos ainda pensar que temos Domingos Duarte, eventualmente (quem dera) Demiral, Palhinha, Ryan Gauld, Matheus Pereira e Gelson Dala (pelo menos estes) prontos a regressar em 2019/2020 e que deixámos para a próxima época ou, pelo menos, para o médio prazo, os “problemas” Coates (não defende a profundidade), Mathieu (já não é novo), André Pinto (não dá mais), Batta (com muito mercado e poucos pés), Nani (já não é novo), Freddy (não dá mais e já não é novo);
Feito este raciocínio:
DE directamente para o 11 – não sei quem possa ser, mas tem de ser top.
MDC directamente para o 11 – apostaria em Eustáquio, mas estou aberto a sugestões. Tem de ser top.
3.º GR – Temos o Stoijkovic e ficava com ele. Se não correr bem a nenhum dos dois no resto desta época, iria buscar um 1.º GR, mas só para 2019/2020, ou resgatar o Viviano, se estiver bem na SPAL.
2.º MDC – Alô, Bragança, Bruno Paz?
3.º Central – Eu queria o Demiral ou o Domingos Duarte, mas o Ilori parece-me boa aposta, rápido, boa saída de bola, boas características para o controle da profundidade, deve ter ganho músculo no Championship. Contra tenho apenas a forma como saiu. Outra alternativa é subir o Kiki ou, caso renove, o Tiago Djaló, porque é para compor plantel.
O 6.º – Subia de vez ou o Pedro Marques (temos o Dala, lembram-se?), ou o Bruno Paz. Apenas um deles, sendo que o outro podia continuar a vir treinar com os grandes.
Esta era, em suma, a abordagem que propunha. Substituir jogadores que não dão mais por jogadores que podem dar mais e têm tudo para dar mais, começar a construir uma equipa que pode ser campeã, sem perder ou até ganhando qualidade no imediato e reduzindo custos, mas assumindo que este ano o 1.º lugar é miragem e o 2.º só se nos correr muito bem e/ou correr mal aos outros. Mas com foco em construir a base de uma equipa campeã, que esta manifestamente não é.
E sobretudo, sem ir ao mercado fazer o que podemos fazer com prata da casa. Olhemos para Castaignos, Renan, André Pinto, Gudelj, Misic, Petrovic, Diaby, Marcelo, Bruno Gaspar e outros, e pensemos: para que raio fomos gastar dinheiro com eles? O que é que eles nos trouxeram que um miúdo qualquer da formação não possa trazer no imediato, sendo capaz de trazer em dobro ou no triplo ao fim de meia época? Qual a lógica? Se sabemos que quando contratamos para o plantel em regra não sai grande coisa, para que é que vamos contratar sem termos a certeza que é um Dost, um Mathieu, um Raphinha ou um Nani, quando temos os campeõezinhos à espera de uma oportunidade, como anos de clube e escolhidos a dedo ao longo de anos de selecção? Temos “tomates” para assumirmos esta empreitada? Somos capazes de dar a uma equipa assim condições para crescer? É o que veremos. Eu faria assim. Deixo-vos esta reflexão.
Comentário feito por Rui Moreira
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
11 Janeiro, 2019 at 14:19
Apesar de tudo, este plantel tem ou tinha qualidade mais do que suficiente para lutar pelo título. Peseiro não retirou dele o máximo e diga-se que teve de se desenrascar sem Dost durante 2 meses, o que nos fez perder pontos.
Ainda agora em Tondela, foi bem perceptível a falta que faz a esta equipa.
11 Janeiro, 2019 at 14:22
Isso eram ideias para termos uma época à Godinho para o ano.
11 Janeiro, 2019 at 14:25
Então mas não foi nisso em que se votou?
12 Janeiro, 2019 at 18:01
Vamos ver se para o ano a desculpa do “com o que aconteceu no fim da época” ainda cola… Ou qual vai ser a próxima?
11 Janeiro, 2019 at 14:22
Caro Rui, partilho muito dessa visão, apesar de algumas pequenas discordâncias (por exemplo em relação ao Acuna, que considero um grande activo).
Já agora, num dos últimos posts, acho que fui mal interpretado em relação às críticas que fiz ao Paz e ao Thierry. Obviamente que face às deficiências e mediocridade de alguns elementos do nosso actual plantel, a aposta nestes miúdos faz sentido. Outra coisa, e era aí que queria chegar, é considerar que estes jogadores atingirão o nível que todos queremos na nossa equipa principal, ou seja, o top (pelo menos nacional). E aí mantenho as minhas reservas, pelos factores que já enunciei. Isso não significa que os mesmos não possam ultrapassar essas aparentes deficiências e alcançar o nível que desejamos. Potencial eles têm, de facto! E se calhar só mesmo jogando na primeira equipa é que o revelarão! Mas confesso que essa ideia me faz um pouco de confusão. Um bom jogador tem que dar o máximo em qualquer circunstância, muito mais um jovem que quer fazer disto a sua vida. Viver do “potencial” e mostrar-se apenas de vez em quando, deixa-me de pé atrás, tenho de admitir. Mas porventura serei eu a estar ultrapassado.
Grande post! Parabéns!
SL
11 Janeiro, 2019 at 17:29
Também concordo com as linhas gerais do “raciocínio” desenvolvido por Rui Moreira neste post e até com a maioria das considerações mais de detalhe.
Partilho das dúvidas do Adolfo relativamente ao Thierry, mas já nãoo acompanho na avaliação do Bruno Paz, que acho um jogador com um extraordinário potencial e com tudo para dar um bom 8 ou 10 (joga muito bem de costas para o adversário, tendo leitura de jogo e qualidade técnica para saber virar e encontrar rapidamente soluções de progressão do jogo ofensivo).
Tal como o Rui Moreira acho que as mudanças passariam por colmatar com o maior recurso possível à prata da casa as posições/jogadores que elencou.
Apenas discordo da saída imediata do Acuña. Não iria encontrar nesta janela de mercado quem o substituísse por uma relação preço/qualidade aceitável. Se se trata de uma saída no final da época então acho que, se trabalharem os aspectos defensivos do Mees de Witt, teremos ali um ala muito completo (fazer o mesmo que JJ fez com Coenrão no Carnide). Quanto ao 6 (MDC) é por demais evidente que não temos qualquer solução no nosso actual plantel que não seja um “remendo” (Gudelj, Miguel Luís, Wendel) ou de qualidade insuficiente (Petrovic até se poderia manter como suplente, se não se conseguir uma boa venda, mas não tem qualidade para titular; Battaglia tal como o Petro não oferece saída ofensiva e varre defensivamente dando muito mais pau).
Os restantes, penso exactamente igual.
Mas a questão é esta janela de Janeiro: o que ainda queremos fazer nela e com ela? Recompor/retocar o plantel com que objectivos em mente? Para lutar pelo título? Acho uma tarefa mirífica! Para lhe dar uma réstea de esperança, necessitaríamos de ganhar ao Porto neste sábado e de fazer de imediato um investimento “grande” num G-R (Beto ?), num defesa central, num defesa esquerdo e num 6 de topo. E, mesmo assim, seria difícil ser campeão (até porque há outros “investimentos~” que não fazem parte do nosso ADN – felizmente – e que também pesam nas contas do título). Para lutar pelo 2º Lugar? Acho essa meta muito importante, dada a questão dos dinheiros da LC que poderão vir para nós (ainda há uma pré-eliminatória para a Fase de Grupos), mas que, SEGURAMENT, deixaria de encher os cofres de outros. E a competição no Futebol Desporto de hoje começa por ser assegurada na concorrência do Futebol Negócio. Ora aí acho que o GR e um 6 de topo fazem falta a este plantel; o resto “acomoda-se” bem (seguindo as “sugestões do Rui Moreira) até à próxima janela de mercado.
SL
11 Janeiro, 2019 at 14:25
Com jeitinho o Braga ainda enviava de volta o Palhinha porque não está lá a fazer nada.
11 Janeiro, 2019 at 17:34
Mesmo com muito jeitinho, só poderia voltar no final da época; o regulamento aprovado na AG da Liga por o Grupo dos 16 “pequeninos” (15 mais o Carnide), não permite regressos a meio da época a não ser por rescisão do Clube que o registou na competição.
Neste caso, mesmo para o resgatar no fim desta época (porque o empréstimo é de 2 épocas) teríamos de indemnizar (???) o Toino Arguido Salvador Trolha em mais de 1M€ (“negócios” à Sousa Cintra + Comissão Geriátrica).
SL
11 Janeiro, 2019 at 14:28
O Sporting nunca teve um projeto desportivo do clube. O Sporting não pode ser um projeto de um treinador, tem que ser um projeto do clube. É assim que os clubes que ganham assiduamente fazem independentemente do treinador que está á frente do clube. Independentemente de não ganharmos por neste momento não termos ninguém na esfera do poder do futebol português á frente, temos que ser mais competitivos e para isso temos que ter líderes de balneário e jogadores que independentemente do seu ( mais ou menos ) valor dêem tudo dentro de campo ou seja um plantel compacto.
11 Janeiro, 2019 at 14:29
Grande post.
Eu acho que há 2 formas da direcção encarar esta época.
1º Olhar para este ano como o preparativo do próximo. Aceito esta visão se o Sporting não tiver recursos para ir ao mercado a sério e pela certa em Janeiro.
Neste caso interessa fazer um plantel que prepare o nosso futuro. E por isso as minhas escolhas seriam:
GR: Renan e Max
DD: Ristovky e Thierry (vender B. Gaspar).
DC: Coates, Mathieu e A. Pinto (caso não seja possivel recuperar D. Duarte ou Demiral e aí vendia o A. Pinto). Não vejo nos sub23 qualidade para ser aposta.
DE: Acuna e Empis (sim…tenho muitas duvidas sobre o Empis…Mas É melhor que Lumor e Jefferson)
MDC: Gudelj e Paz (vendia o Petrovic…mesmo achando melhor que o Gudelj para trinco, acaba contrato e não creio que renovar seja uma opção. Apostaria em Bragança em vez de Paz mas já saiu.).
MC: M. Luis, Wendell, B. Fernandes e Geraldes
Alas: Raphinha, Nani, Diaby e Jovane (não dando para recuperar Matheus nem Iuri)
PL: Dost, LP e Montero.
Talvez a saída de Montero mais cedo se desse para recuperar Matheus ou Iuri ou se se pensa-se em subir o P. Marques ou o Mendes.
E trabalhar este plantel a fundo para a próxima época. Sabendo de todos os problemas de consistência que existem e existiriam.
2º Há dinheiro para reforçar.
E nesse caso comprava por ordem: M. Defensivo (e o Paz ficava nos sub23), D. Esquerdo (e o Empis ficava nos sub23), D. Direito (E vendia B. Gaspar e o Theirry ficava nos sub23) e Central (vendia o A. Pinto).
O maior problema que vejo nos 2 modelos é um modelo prático. Temos muitos jogadores com muito difícil colocação o que nos colocaria num dilema…Manter esses jogadores no plantel para tentar valorizar ou encostá-los e estar a desperdiçar esse dinheiro…
Pelo que sinto e vejo ser feito….não vejo grande movimento no sentido de colocar o “entulho”…não vejo grande vontade de subir putos…não vejo grande presença no mercado. Ou seja temo que nada disto aconteça e vamos andar a fazer remendos…
11 Janeiro, 2019 at 17:47
Tiago, o problema prático que coloca, deixa de ser um problema se for analisado numa perspectiva de custo e rentabilidade. O que é melhor ceder definitivamente Castaignos, ou insistir em querer vendê-lo sem sucesso e continuar a gastar em ordenados num peso morto? O mesmo se aplica a muitos outros, sendo que nalguns casos sempre conseguiríamos alguma coisa com vendas mesmo que baixas (casos de Petrovic, Misic, Alan Ruiz, Bruno Paulista, André Pinto, Gudelj). Já outros dos jogadores elencados para venda no final da época podem render algo mais (Acuña, Battaglia, Bruno Gaspar eventualmente Coates e Diaby).
Saudações leoninas
11 Janeiro, 2019 at 14:32
“mas eu decidi incluir o mané porque (i) é jovem (ii) da formação (iii) já provou que é bom jogador e pode ser muito útil (iv) nomeadamente, tem “golo”, (v) não é particularmente caro mantê-lo (vi) ”
Quando a base de um jogador do plantel é que é jovem, que é da formação e que não é caro mantê-lo …
Não concordo. Sempre gostei de Carlos Mané. Não, não é um potento de técnica. Não! Não é nem nunca foi um poço de raça e de golos, mas continuo a achar que não é extremo puro.
Porém dos jogos que vi esta época parece-me claramente que de momento não serve ao Sporting. Vem de 1 ano e meio de paragem. Tudo junto, a juntar a qualidade dos outros alas (os 4) Mané deverá sair.
Para mim o principal requisito para se jogar no Sporting tem de ser a qualidade e o potencial! Não me interessa ter um 4º central que seja da formação mas que não joga porque não tem qualidade e fica no plantel só porque é da formação.
A mesma coisa o contrário. Não aceito que não se aposte em Miguel Luis ou em Jovane por terem 18 ou 19 anos e se coloque Misic´s ou Castaignos desta vida que tem outra estaleca.
Qualidade!
11 Janeiro, 2019 at 15:04
O Mané, quanto a mim, não tem nada de extremo. É avançado, segundo avançado, mas extremo não.
JJ achou que sim e passou a ser visto como tal. E qualquer dia não é uma coisa nem outra
11 Janeiro, 2019 at 16:49
Exemplo flagrante do mal que nos fez JJ — tudo o que fez bem está longe de compensar o mal que nos causou. O ostracismo a que vem sendo remetido Mané em nada abona a favor do Clube, que assim se priva de um talento do nossa própria escola.
Qual extremo, porra, é um avançado e bastante bom. Mesmo as indicações dadas esta época nada ficam a dever ao que Diaby vem mostrando, pelo contrário, para não falar em custos financeiros.
Ou vem melhor do que o que temos ou vamos a jogo com os nossos, que era exactamente o plano da anterior direcção para esta época, com Inácio como director desportivo, numa inflexão do erro estratégico que acabou por ser a aposta no cérebro jesuíta.
Agora? É o que se vê. Ainda há pouco fomos a Tondela praticamente sem avançados e Mané nem no banco sentou.
Por muito que se queira, o lado político do jogo manda muito e parece haver quem calça por decreto. Jogarem os melhores? Um dia, quem sabe…
11 Janeiro, 2019 at 14:35
Para clube que se orgulha em ser formador ganhámos um complexo muito esquisito em lançar jovens, não sei se foi de darmos muitos ouvidos ao “a formação não ganha campeonatos”, mas o facto é que as nossas últimas apostas têm sido feitas muito tarde… Adrien tinha uns 24/25 anos, WC 22/23, João Mário 22 etc. Matamos jogadores de formação porque temos medo de os por em campo, porque têm de rodar e porque têm de ganhar calo, depois chegam, não rendem o mesmo e a desculpa é porque a camisola pesa demasiado. Olho para o nosso plantel e vejo 5 gajos que seriam facilmente postos de parte em detrimento de jogadores dos sub-23 (ou jogadores mais novos como é o caso do Lumor que é melhor que o Jeff e tem margem de progressão tal como o tasqueiro Rui referiu). Gudelj, Misic, Castagnios, Renan e Diaby estão claramente a mais no plantel, não têm qualidade para cá estar ponto. Nos sub-23 temos o João Queiros (superior ao Kiki, defende bem e sabe sair a jogar), Daniel Bragança (foi emprestado mas próxima época tem de ficar nos séniors), Bruno Paz, o Max e acho que o Paulinho com uns jogos de sénior pode melhorar muito o seu jogo. São estes os jogadores que nos podem dar mais retorno desportivo e futuramente financeiro e todos eles podem estar a uma época de se tornarem essenciais para o plantel.
E tem sido este o nosso problema, acentuado nos últimos 3 anos, as direcções olham primeiro para fora, quando cá dentro temos muito material para trabalhar.
Parece haver um medo nefasto de meter um miúdo de 19 anos a jogar pelo Sporting, e depois o Miguel Luis parece quase um milagre…
Resumindo, concordo e muito com a necessidade de renovação, mas é uma renovação que facilmente pode ser feita a partir de dentro sem baixar a competitividade do plantel e pode ser feita já em Janeiro, basta livrarmos-nos de peso extra que nem calça
12 Janeiro, 2019 at 2:16
Tal e qual!
11 Janeiro, 2019 at 14:36
Não concordo nada com o que dizem de Petrovic e Gudelj. Gudelj é 8 Petrovic é 6.
Gudelj que jogava na Holanda é um excelente ativo. Petrovic não é tão mau quanto o pintam. Não é estrela, mas é um bom ativo. Boa saída, bom passe e desarma e posiciona-se bem.
Acrescentava ainda aos dispensados, os que estão em final de carreira e será urgente substituir (ex. Mathieu)
11 Janeiro, 2019 at 14:37
e são os dois de uma mediania atroz!
11 Janeiro, 2019 at 14:48
Fdd é aparecer o Gudelj da Holanda. Este é suplente do Miguel Luis e só joga a trinco porque o Petro é lento que doí. Com o Battaglia bom nem entrava nas contas porque não tem qualidade para tal
11 Janeiro, 2019 at 15:46
Acho que está enganado! Gudelj e Petrovic são mais é 0.
11 Janeiro, 2019 at 14:37
já que falamos em plantel, fica complicado perceber que Miguel Luis e Chico Geraldes fiquem de fora da convocatória para o clássico…
11 Janeiro, 2019 at 14:41
É fácil perceber.
Basta querer.
11 Janeiro, 2019 at 14:48
7 anos, 11 meses, 20 dias, 11 horas e 15 minutos
11 Janeiro, 2019 at 14:54
Os pacóvios que foram votar no regresso do godinhismo deviam por os olhos nisto.
Os croquettes estão-se a cagar para tudo o que envolve o clube, excepto a sua sede de poder. A única coisa em que conseguem pensar é a raiva a quem lhes tirou a mama e o seu único motivo de celebração é terem garantido que a oligarquia se vai perpetuar, pelo mais 7 anos.
Vai dar para fazer o que iam conseguindo com o tanso do godinho I.
Por isso é que, apesar dos seus enormes defeitos, o gordo era o único que podia ter salvo o clube (e fê-lo uma vez) destes animais.
12 Janeiro, 2019 at 5:18
A luz, a luz…
12 Janeiro, 2019 at 5:19
Como pacóvio, parabéns pela urbanidade.
11 Janeiro, 2019 at 14:42
Não faz sentido…um deles tinha de estar. O Diaby para mim está a mais.
A não ser que o Kamikeizer esteja a pensar jogar de inicio com Dost e Diaby no meio e Wendell no banco. Mas isto parece-me demasiado louco mesmo para o sistema Kamikeizer…
11 Janeiro, 2019 at 14:45
É o que aparenta, levarmos só 4 médios para um sistema que usa 3 não faz sentido
11 Janeiro, 2019 at 14:47
o Chico ainda aceito, pois nem bem em que estado estará, mas o Miguel Luis…
11 Janeiro, 2019 at 14:51
Jovane e luiz na convocatória… nao era isso que o pessoal queria?
11 Janeiro, 2019 at 14:57
Não. Era um convocatória equilibrada…
11 Janeiro, 2019 at 15:56
+1
11 Janeiro, 2019 at 14:59
também era isso
11 Janeiro, 2019 at 15:07
Até molhastes a cueca só pela possibilidade de fazer este comentário.
11 Janeiro, 2019 at 14:58
Acho inacreditável o Miguel Luis não ser convocado.
O Keizer já não se deve lembrar que o Miguel Luís lhe deu a vitoria contra o Nacional (entra pelo Bruno Cesar ao intervalo qdo estavamos a perder)
e marcou um golão contra o Belenenses.
Dps disso foi para o banco em Tondela (perdemos) e agora n foi convocado…
Parece o Rui Bitoques a gerir o João Felix.
11 Janeiro, 2019 at 14:51
As escolhas deste treinador estão a roçar o absurdo.
11 Janeiro, 2019 at 17:20
Não digas isso …
É para bater palminhas, apoiar, e gastar muito dinheiro em merchandising …
11 Janeiro, 2019 at 15:00
Do Chico até percebo…
Miguel Luis não entendo. Até porque era titular de caras!
11 Janeiro, 2019 at 15:04
Bastante
11 Janeiro, 2019 at 15:07
Miguel Luis tinha que ser TITULAR!!!
E por isso faz ainda menos sentido ficar fora da lista dos 18!!
11 Janeiro, 2019 at 15:28
Só fica complicado, caso não se ganhe o jogo e nesse caso, não exista explicação lógica.
Desta forma o 11 inicial fica facilitado, não será o que eu apostava, mas julgo que será assim:
Renan
Gaspar-Coates-Mathieu-Jefferson
Raphinha- Gudelj, BFernandes, Nani
Diaby-Dost
Conforme necessário;
Substituições defensiva Petrovic e APinto
Substituição atacante Jovane e Philippe
Para controle do jogo Wendel
Como já disse eu apostava num 3-5-2 ou pelo menos num esquema de 4-3-3, mas qs de certeza que será neste esquema que MK vai apostar, embora não acredite que o faça, adiantava BFern. ou Nani e trocava o Diaby pelo Wendel
11 Janeiro, 2019 at 15:34
Renan
Risto Coates Pinto Mathieu
Petro BF Wendel
Raphinha Dost Nani
11 Janeiro, 2019 at 15:35
Isso era o que tb queria, mas duvido muito que aconteça, não mudava ninguém no 11 que colocastes.
11 Janeiro, 2019 at 15:58
era o meu onze também
11 Janeiro, 2019 at 16:17
Atendendo as circunstâncias essa seria a equipa para ganhar ao Porto.
Se entrar o Jeferson é um jogador a menos a defender e ainda por cima vai obrigar um médio a fechar a esquerda, abrindo buracos ao centrp dp campo.
11 Janeiro, 2019 at 16:05
Não percebo parece-me que o treinador já está a entrar numa fase meio “perdida” em que não percebe o que está a falhar.
Por um lado diz e bem que a história da pressão alta só existe quando se tem qualidade de passe para chegar a zonas altas (pior ainda quando há pouco espaço e tempo com os adversários a terem já estudo a melhor forma de condicionar) e depois tira da convocatória um jogador que tem uma percentagem de acções acertadas infinitamente superior ao Gudelj e ao Petrovic enfim…
Parece-me que já está numa de por jogadores supostamente mais defensivos e fortes nos duelos (dai o medo de excluir Gudleji ou Petrovic) achando que (maior medo que tenho) que o problema está nos jogadores mais ou menos defensivos. Isto quando ainda tem tanto para melhorar para evitar esses mesmos duelos e a exposição continua da equipa, isto quando ainda apresenta pouca ou nenhuma organização nas transições defensivas e em organização defensiva aspectos em que andamos a jogar à brasileirão.
11 Janeiro, 2019 at 14:57
Faltam pelo menos 2 laterais,um GR e um 6.Sem isto não há luta pelo título.
Pode ser que com um ou 2 reforços certeiros em Janeiro se consiga ir à Champions,sem isso é esquecer.
E convinha Keizer começar a atinar com as convocatórias,identificou e bem o nosso maior problema na qualidade de passe agora convém resolvê-lo,deixar de fora Miguel Luis e Geraldes dificilmente será a solução
11 Janeiro, 2019 at 15:39
“Faltam pelo menos 2 laterais,um GR e um BOM 6.Sem isto não há luta pelo título.”
Resume-se assim a situação!
11 Janeiro, 2019 at 14:58
Miguel tinha de ser titular, é o único que corre…
11 Janeiro, 2019 at 15:01
Tão simples e bem pensado.
Anda lá uma cambada de gajos a receber fortunas e resultados nada.
É só comissões e Promiscuidade com os empresários.
11 Janeiro, 2019 at 15:06
Este plantel continua a dar para o 2º lugar.
Primeiro arrumar e casa, depois comprar…não havendo €€€ então é apostar no que temos e na prata da casa, do meio campo para frente temos qualidade para fazer um 2º lugar.
Campeonato mesmo ganhando amanhã, é complicado.
Entretanto Chaby regressa, mas é emprestado ao Estoril, negócio sem algum sentido.
Parece quando o Sancidino voltou ao benfa “b”, depois de fazer merda em Inglaterra, a diferença é que o Chaby parece ter “cabeça”, mas aos 24/25 já passou a fase do Sporting.
11 Janeiro, 2019 at 18:09
Stalley, concordo que já passou a fase do Sporting. Mas então vendam-no, mesmo que por pouco, não prolonguem a agonia de um vínculo sem futuro.
SL
11 Janeiro, 2019 at 15:09
Chaby para quê???
Pode ser Sportinguista….mas isso também somos Nós….
11 Janeiro, 2019 at 15:55
Não entendo, sinceramente.
11 Janeiro, 2019 at 16:00
O Renan deve ter algo a ver com isso, digo eu.
11 Janeiro, 2019 at 16:24
Quase de certeza. O que é pena, porque é sinal que vamos mesmo comprar o Renan
11 Janeiro, 2019 at 15:27
Boa posta, pá.
Vou comentar enquanto vejo o futsal, hoje não me apetece fazer nada.
O nosso plantel deste ano não é um plantel para título, não vamos inventar. Isso não significa que não se lutasse por ele até bem mais tarde, mas eu tenho consciência que também não é normal o Porto levar 18 vitórias seguidas.
Gosto imenso do Keizer, naturalmente que tem muito a provar e merece começar uma época de início, mas é mesmo por gostar dele que estou perfeitamente à vontade para criticar o que acho que deva ser criticado.
A não aposta no MAX. Nada a perder. E aqui entra o Varandas, onde a compra do Renan em definitivo demostra uma falta de visão enorme, uma falta de tomates e pior que isso, fazer dos adeptos parvos.
O jogo de Tondela, mal preparado e vergonhamente perdido contra 10.
Não convocar o ML… custa muito deixar de fora Gudelj ou Diaby? Custa… não sei pq, mas custa.
O mau reforço do plantel. Não há guita? Então metam os putos, assuma-se isso, apoiamos até ao fim e no verão atacamos em força o mercado.
É que falta um verdadeiro 6, até os laterais agradeciam…
Portanto… pode ser que amanhã seja um dia melhor.
11 Janeiro, 2019 at 15:33
E é isto.
11 Janeiro, 2019 at 15:41
O Porco leva 18 vitórias seguidas porque tem sido levado ao colo…
11 Janeiro, 2019 at 15:54
Nem coloco isso em causa… mas 18 seguidas tb justifica de certa forma que não estejamos no topo.
Aliás, com Keizer vejo os 3 pontos de Tondela como catastróficos (culpa nossa), não os de Guimarães.
11 Janeiro, 2019 at 16:01
A não aposta no MAX. Nada a perder. E aqui entra o Varandas, onde a compra do Renan em definitivo demostra uma falta de visão enorme, uma falta de tomates e pior que isso, fazer dos adeptos parvos.
O jogo de Tondela, mal preparado e vergonhamente perdido contra 10.
Não convocar o ML… custa muito deixar de fora Gudelj ou Diaby? Custa… não sei pq, mas custa.
O mau reforço do plantel. Não há guita? Então metam os putos, assuma-se isso, apoiamos até ao fim e no verão atacamos em força o mercado.
É que falta um verdadeiro 6, até os laterais agradeciam…´
é isto brave
11 Janeiro, 2019 at 16:14
Deve ser de estares “folgado”….mas hoje estás inspirado!!
Tudo clarinho e 100% de acordo!!
Apenas acrescento que estou super curioso em relação ao 11 inicial para amanhã….
Confesso que estou a começar a ver um Keizer a duvidar do esquema dele próprio…. e com isso a “inventar”…..
Oxalá Eu esteja enganado!!
11 Janeiro, 2019 at 16:15
Tudo dito Brave!
11 Janeiro, 2019 at 15:35
Infelizmente, o entulho tem de jogar para ter colocação… ninguém vai querer um jogador que não jogue.
Quanto ao Miguel Luís, eu acho que ainda não tem arcaboiço para um clássico. Fisicamente ainda é muito verde e lutares contra um meio campo de danilo, herrera com o brahimi à mistura a vir de fora para dentro, duvido que o Miguel Luís aguentasse… mas posso estar errado.
11 Janeiro, 2019 at 15:37
O “bad”elj não vai aguentar quase de certeza… mas o Sporting é perito a caçar com gatos.
13 Janeiro, 2019 at 5:00
Concordo e compreendo quando diz que ninguém quer um jogador que não jogue, mas o Sporting foi buscar o cepo do Gudelj à China e pagou uma fortuna pelo empréstimo dum jogador que não jogava.
11 Janeiro, 2019 at 15:39
as escolhas começam a fazer pouco sentido. em tondela sem dost aposta no cepo do diaby no meio, falha 3 golos certos, e não leva nem o jovane nem o luiz.
agora deixa de fora o puto. se for tudo por lesões tudo ok, agora por escolhas técnicas o gajo começa a perder a aura toda que ganhou. já para nem falar do geraldes.
outra coisa inaceitável é saber-se que não há defesa esquerda e estarmos a meio de janeiro e ainda não veio ninguém. é que se em todas as outras posiões se desenrasca qq coisa, lateral esquerdo, tirando o caso misterioso do lumor, não temos mesmo.
começa a ser dificil perceber tudo isto.
11 Janeiro, 2019 at 15:42
Eu apostaria num 2-1 muito suado. Recuperado o terceiro lugar ou mesmo o segundo em caso de tropeção do beifica.
A ver vamos.
11 Janeiro, 2019 at 15:52
Plantel que devia ter começado a época:
Max ; Salin ; Diogo Sousa
Ristovski ; Bruno Gaspar
Coates ; Domingos Duarte
Mathieu ; Ivanildo
Acuña ; Lumor
Battaglia ; Petrovic
Bruno Fernandes ; Miguel Luís
Wendel ; Geraldes ; Rafael Barbosa
Raphinha ; Jovane ; Mané
Nani ; Matheus Pereira
Dost ; Montero ; Dala
Com: Thierry, Djalo, Queiroz, Conte, Bragança, Paz, Paulinho, Elves, de Wiit, Marques e Mendes nos sub23 para qualquer eventualidade
Demiral emprestado a equipa do top8 SEM opção de compra
Plantel que dadas as circunstâncias devíamos ter a 1 de Fevereiro:
Max, Salin, Diogo Sousa
Ristovski, Bruno Gaspar
Coates, André Pinto
Mathieu, Queiroz
Acuña, Lumor
Gudelj, Petrovic, Bragança
Bruno Fernandes, Miguel Luis, Paz
Wendel, Geraldes, Paulinho
Raphinha, Diaby, Mané
Nani, Jovane,
Dost, Luiz Phellyppe, Montero
Terminava empréstimo de Renan
Dispensava Misic, Jefferson e Castaignos
11 Janeiro, 2019 at 20:01
Muito daquilo que o Autor inicial tinha escrito já era Acertadíssimo, mas tu afinaste ainda mais o exercício com os critérios que se impõe: controlo de custos e o emprego de formandos que, caso não sirvam, poderão ser colocados na época que vem. Para o ano e tal como deveria ser Sempre, TODOS os actuais emprestados devem ser pessoalmente avaliados pelo treinador na pré época, antes de se gastar um chavo: o plantel do Sporting comporta muito bem meia dúzia de formandos nossos. Poupança e um passo de distância menor de uma valorização do que no caso de (mais) um empréstimo. Castaignos, Jefferson e Misic não gerarão entre eles aquilo que as zebras de Turim nos devem pelo Cem mil mas aposto que não haverá competência senão para «poupar salários»…
11 Janeiro, 2019 at 20:02
e.c. impõeM.
11 Janeiro, 2019 at 16:04
uma coisa que não percebi foi o dost não ter jogado em tondela na segunda e na terça já treinava.
coisas esquisitas
11 Janeiro, 2019 at 16:11
percebo a observação…. mas uma coisa é ir a jogo…outra é “treinar”….
11 Janeiro, 2019 at 18:14
Sim, o treino é acompanhado e condicionado. O jogo é a rasgar, ou não vale a pena.
SL
11 Janeiro, 2019 at 16:24
Essa não discuto, acredito mesmo que por precaução não pudesse ainda jogar e um treino pode ser feito com outros cuidados.
O que ainda hoje não percebo é não lever o LP.
11 Janeiro, 2019 at 16:29
Pois!
Luiz Phelipe e Miguel Luís tinham de ter entrado na 2a parte contra o Tondela!
Luiz Phelipe está com golo e Miguel Luis dá posse e boa tomada de decisão no meio campo!
11 Janeiro, 2019 at 18:16
Eu diria que deviam ter entrado de início, mas ainda dou de borla que o Luiz Phelyppe só entrasse na 2ª parte dado o pouco entrosamento com a equipa. Miguel Luís, até a 6 oferece mais que Gudelj.
SL
11 Janeiro, 2019 at 16:16
Formar um plantel para ser campeão, começa na FPF, passa pela liga, contratam-se uns jogadores(zinhos) para “mascarar” a coisa, sobem-se uns putos da formação (que passam logo a craques e a nossa formação é logo a melhor do mundo…), é dinheiro em caixa!!
11 Janeiro, 2019 at 16:19
Foda-se… estamos a perder para a taça da liga de futsal.
11 Janeiro, 2019 at 16:25
Bem, liguei há dez minutos, e que roubalheira… Não sei como tem sido o jogo, mas se foi sempre assim…
o Sporting marca o segundo, nos entretantos. Perdemos por 3-2. Vamos lá a ver.
11 Janeiro, 2019 at 16:26
qto tempo falta Ana?
11 Janeiro, 2019 at 16:28
7 minutos
11 Janeiro, 2019 at 16:30
Obrigado
11 Janeiro, 2019 at 16:30
Na cmtv os comentadores do Electrico vs Sporting dizem isto: “o Sporting é das melhores equipas do país e da europa”
Fodace! Mas estes cabrões não entendem que o Sporting é a SEGUNDA melhor equipa do MUNDO!
11 Janeiro, 2019 at 16:35
Boa posta do Rui Moreira. Concordo com muito do que está escrito.
Há decisões urgentes para tomar relativamente a alguns dos jogadores mais caros do plantel, ou seja, Coates, Acuña e Bas Dost: tendo em conta as idades, é para vender e aproveitar a derradeira oportunidade de fazer dinheiro a sério com eles?
11 Janeiro, 2019 at 16:41
Gooooooloooooooo!
3-3. penáltis à vista
11 Janeiro, 2019 at 16:41
Golão!
11 Janeiro, 2019 at 16:41
Vamos crllll 3-3
11 Janeiro, 2019 at 16:43
Este Rocha a rodar é um monstro!
Vai ser golo de livre!
11 Janeiro, 2019 at 16:46
Olhando para mais uma convocatória e palavras do treinador, volto a escrever: mais um treinador fraco!!
E não costumo falhar muitas vezes.
Futsal a perder? Tb já aqui referi que esta equipa a jogar assim n tem hipótese de revalidar o título.
11 Janeiro, 2019 at 16:48
Mas estás sequer a ver o jogo? ??
Foi uma roubalheira da dupla de assaltantes que está a “arbitrar”
11 Janeiro, 2019 at 17:10
Hoje não vi, mas já assiti a jogos do campeonato e vão de encontro ao que já disse aqui 100x…esta equipa está muito abaixo do que pode render.
Árbitros??
Epá não gozem comigo! Uma equipa que tem internacionais das 3/4 melhores selecçoes do mundo??? Vir falar de árbitros??
11 Janeiro, 2019 at 17:12
Por uma questão de coerência, fala-se de árbitros sempre. Ou agora por jogarmos mal temos de nos calar em relação às arbitragens?
11 Janeiro, 2019 at 17:23
Claro que se fala sempre!
é sempre uma boa desculpa
11 Janeiro, 2019 at 16:46
Penalties…
Mete o Gonçalo!
Meter um ex-treinador do carnide a comentar o jogo o Sporting é um hino à imparcialidade. Parabéns cmtv
11 Janeiro, 2019 at 16:59
8-7 perdemos nos penalties
Taça da Liga pro carnide
11 Janeiro, 2019 at 16:59
Off – mais um ROUBO dantesco, desta vez no Futsal: expulsão sem qualquer motivo de Merlim que já tinha visto um amarelo imaginário e terceiro golo dos adversários precedido de falta (somada às outras seria a 6ª). No primeiro tempo houve duas agressões a Dieguinho e a Rocha sem cartão sequer. Temos mais uma lucília.
11 Janeiro, 2019 at 17:06
Deve ser por termos sido considerados a segunda melhor equipa do mundo. Há que começar a empurrar para baixo. Até contra uma equipa que no ano passado estava na segunda divisão nos prejudicam. Se isto não é gozar o prato… É menos um troféu que conquistamos este ano. A cmerda não afz flash interviews? Gostava de ter ouvido o Nuno Dias.
11 Janeiro, 2019 at 17:16
É uma entrada para amanhã. O Futsal está mais que a tempo de salvar a face – hoje não perdeu o jogo, ficou 3-3 com um golo irregular de mais uns MERDAS que só mostraram Pau e Ronha – nas provas que importam e na F4. Mas os bois de hoje traziam-na estudada para mostrarem quem os ferra…
11 Janeiro, 2019 at 17:00
Já fomos
11 Janeiro, 2019 at 17:04
Já podemos dizer que há motivo para preocupação com o Futsal ou ainda é ajustamento e gerir o jogo porque não precisamos de mais?
11 Janeiro, 2019 at 17:12
não está tudo bem.
a gerir para futsal cup
11 Janeiro, 2019 at 17:07
Eliminados pelo elétrico, isto está bonito.
11 Janeiro, 2019 at 17:08
Menos um troféu… Siga!!
11 Janeiro, 2019 at 17:08
De entre tudo o que chamei ao árbitro, esse foi um nome que não me ocorreu.
11 Janeiro, 2019 at 17:10
Isto era resposta ao Val Verde. 😛
11 Janeiro, 2019 at 17:15
O árbitro até podia ter jogado pelo electrico, que isso nunca justificaria a nossa eliminação. Não pode ser desculpa!
Não podemos ser o 2º melhor clube do mundo, só quando nos dá jeito.
11 Janeiro, 2019 at 17:09
Sai post do Albuquerque! Não?
11 Janeiro, 2019 at 17:10
Gamados, mas esperava muito mais.
Começa bem o fds…