Uma goleada impressionante, contra uma das boas equipas da série, acaba por marcar uma semana positiva, em que apenas os dois trambolhões seguidos dos sub23 entram nos destaques menos bons.
Os nossos Juniores venceram o Belenenses por 12×1 com um hat-trick de Félix Correia, uma manita de Tiago Rodrigues, bis de Hevertton e golos de Bernardo Sousa e Samuel Lobato. O excelente resultado não disfarça a péssima temporada que os juniores têm protagonizado até aqui, nem a clara incompetência do seu treinador em tornar a equipa competitiva e apelativa, mas permite-nos segurar o terceiro posto com mais segurança e estar a poucas partidas de garantir o acesso ao apuramento de campeão. Ainda assim, devemos classificar-nos a quatro pontos do Tondela e a uns humilhantes vinte pontos do Benfica.
No escalão de Juvenis mantém-se a igualdade pontual com o Benfica no primeiro posto, ainda mais potenciada pelo empate a uma bola do passado dia 12. Um resultado justo ao jogo disputado, numa fase em que o Benfica parece estar com mais golo que o Sporting. Gonçalo Batalha, médio de 16 anos, foi o marcador do golo leonino. Ele que leva a impressionante média de um golo por jogo (apesar da posição que ocupa).
Já os Iniciados solidificaram a liderança da sua série depois de uma goleada de 7-0 frente ao Real Massamá. Mateus Fernandes (2x), Tiago Sousa (2x), Lucas Anjos e Isnaba Mané foram os marcadores da vitória que permite ao Sporting isolar-se no comando com uma vantagem de 4 pontos (Benfica tem um jogo a menos).
Próximo jogo, dia 27 de Janeiro, joga-se o derby que ajudará a decidir quem termina esta fase no primeiro posto.
Para terminar, os nossos sub23 tinham a semana passada a oportunidade de passar para primeiro lugar na Liga Revelação. Não só perderam essa oportunidade de ouro como decidiram perder de novo frente ao Estoril. E mesmo tendo em conta que foram claramente prejudicados, a falta de garra e ambição nesta fase das suas carreiras não deixa de ser um sinal preocupante.
Com estes resultados, o Sporting está no terceiro lugar a três pontos do líder Benfica e a próxima partida será frente ao Belenenses.
Como nota final, o absurdo empréstimo de Daniel Bragança ao Farense. Não vou alongar-me de novo no talento de Daniel Bragança, por todos nós reconhecido, e na minha opinião de que já deveria ser opção na equipa principal do Sporting. Um empréstimo de uma das nossas maiores pérolas ao Farense (ou ao Paços de Ferreira) é uma falta de respeito pela nossa própria formação, é falta de amor próprio, falta de visão a médio prazo e tenho muitas dúvidas que jogadores com a qualidade de Elves e Daniel precisem de rodar na Segunda Liga para aprender algo sobre futebol.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
16 Janeiro, 2019 at 14:15
é incrível como os sub-23 emperraram em duas oportunidades de agarrar a liderança. Incrível e, às tantas, sintomático do que depois acontece na equipa principal…
quanto à “rodagem” que os nossos jovens jogadores parecem ter sempre que fazer… por este andar um dia candidato-me mesmo à presidência tendo como uma das motivações acabar com essa estupidez
16 Janeiro, 2019 at 14:25
Meus são só meia dúzia de votos, mas com um programa desses são teus.
Sou apologista que só devíamos comprar jogadores internacionais e entre os 23/26 anos, de resto, é usar o que formamos. Para projetos, temos os nossos…
16 Janeiro, 2019 at 14:31
O Porto foi buscar o Militão (20 anos) por 4M…um bom scouting dá muito dinheiro.
16 Janeiro, 2019 at 14:49
A questão é que somos um clube com pouco dinheiro. Ou seja, a margem de erro no scouting, para nós, é bastante inferior ao Porto, etc.
Depois, tb pq temos pouco guito, alicerçar o projecto em scouting quer dizer que temos de ver o jogador primeiro que FCP, raboulhos, pq ambos têm mais guito que nos para dar (ver agora o Doumbia). E já nem falo de Man. City, Barça e mais não sei qtos tubarões que tb não andam a dormir e se podem dar ao luxo de falhar 5 contratações dessas para acertar uma. Ou seja, num modelo assente no scouting, temos de ser bem melhores do que perfeitos…
Com isto não quero dizer que o scouting é para abandonar… Apenas que para investir em projectos, é preferível desenvolver os nossos… É mais barato e melhor investimento ^^
16 Janeiro, 2019 at 14:55
Militão e Wendell são jogadores de selecção brasileira…não é propriamente um achado de scouting…
16 Janeiro, 2019 at 16:48
Depende das competências do dptmo. Até onde pode ir.
Ter uma BD ou andar em cima de promessas e oportunidades, funções claras.
Mas saber aquelas que aparentemente são “impossíveis” e depois com uma ginástica (ou mangonga) financeira são comprados… mesmo sabendo que o destino é outro em pouco tempo.
Entra a guita no final e alguns até deixam títulos.
Não sei se alguém tem ideia como vamos funcionar com Raul José e Quaresma (este será só observador de adversários?).
16 Janeiro, 2019 at 14:57
Sim, eu percebo Hikikomori. Só que acho que o conceito deve ser mais abrangente: jovens, com alguns jogos nas pernas já, com margem de progressão desportiva e financeira.
(atenção que acho que a gestão do Porto está longe do que já foi. No ano passado deixaram sair Marcano e Reyes a custo zero, este ano Herrera e Brahimi podem assinar e sair no final da época a custo zero também).
16 Janeiro, 2019 at 14:35
Com Petrovic e Gudelj, quem precisa do Bragança? 😀
16 Janeiro, 2019 at 15:33
Eu até admitia um empréstimo a um clube de primeira. Mas reconheço que para miúdos tão jovens em equipas em que a experiência é muito valorizada seria complicado entrarem no onze. Mas então para quê emprestar?! Para quê? Com todo o respeito que o Farense merece, aquela nunca será a realidade do Bragança. Aprende mais nas poucas oportunidades que teria na principal. Ya, o João Mário rodou no Setúbal e não sei que… comparar a realidade da Primeira com o décimo lugar da Segunda é de loucos. É não valorizar as nossas maiores promessas
16 Janeiro, 2019 at 16:22
A ideia deve ser eles perceberem o lado “pelintra” do futebol, o puro e duro. Para darem valor ao que tiveram e ao que podem vir a alcançar.
16 Janeiro, 2019 at 19:02
Isso é tudo tretas,os lampiões metem semedo,gedson,félix,sem nunca terem sido emprestados,só no Sporting é que precisam rodar..E até aos 23 anos é novo,depois dos 28 é velho…e andamos nisto a gastar dinheiro mal gasto quando em casa temos igual ou bem melhor.
16 Janeiro, 2019 at 18:33
Cherba,
Candidata-te que o meu voto singelo vai para ti! Só precisas de ter esta medida no programa. Levamos décadas nesta palhaçada.
Abraço,
16 Janeiro, 2019 at 14:37
Não vi estes 2 jogos dos sub23. Por isso é ainda mais difícil de perceber o que raio se passou, numa equipa claramente em ascensão, principalmente exibicional.
O empréstimo do Bragança…não sei o que dizer.
Por um lado a 2 liga é muito melhor do que estes sub23. Esta competição Mas custa-me a perceber como é que um gajo que tinha lugar no plantel do Sporting há 1 mês (antes do regresso do Geraldes) não se consegue um bom empréstimo na 1 liga. O Chaves acabou de perder o Eustáquio por exemplo. É uma sensação de tão pouquinho o Farense para um talento tão grande….
16 Janeiro, 2019 at 14:46
Tb pensei que fosse jogadores para Chaves, com o Tiago Fernnades lá.
Misic e Petrovic fora do clube e Bragança na A. Era assim sem medos!
16 Janeiro, 2019 at 14:53
Num ano como este ano…era mesmo isso…
Gudelj e Petrovic fora, Bragança e o Doumbia 2.0 na principal…mas já nem vou por aí…
16 Janeiro, 2019 at 15:46
“…falta de garra e ambição nesta fase das suas carreiras não deixa de ser um sinal preocupante…”
Eu também se calhar no lugar de um Paz ou Thierry, também estava pouco motivado em jogar num campeonato de solteiros e casados, quando a época passado andei a jogar uma 2º liga onde o nível é MUITO superior e há objectivos em jogo.
“Um empréstimo de uma das nossas maiores pérolas ao Farense (ou ao Paços de Ferreira) é uma falta de respeito pela nossa própria formação, é falta de amor próprio, falta de visão a médio prazo e tenho muitas dúvidas que jogadores com a qualidade de Elves e Daniel precisem de rodar na Segunda Liga para aprender algo sobre futebol.”
Considero uma maior falta de respeito pela formação, acabar com a equipa B a época passada e ainda descer de divisão.
Na 2º Liga não vão aprender?
E nos Sub-23, vão aprender o que? A jogar contra o refugo? Gajos que não calçam nos A e nos Juniores já deram o que tinha a dar…
Já aqui escrevi, por mim nem era criar sub-23, era mesmo emprestar a malta ao CNS ou 2º liga, o melhor era 1º Liga, mas a maioria não tem essa qualidade, para já.
Posto isto também gostava de ver o Bragança nos A, não tendo espaço na 1º liga, acho este empréstimo um bom cenário.
Thierry, Marques e o Paz, poderiam seguir o mesmo caminho.
16 Janeiro, 2019 at 15:59
Do jogo dos sub-23 contra o Rio Ave não posso opinar, mas contra o estoril posso dar uma opinião baseada naquilo que vi (a partir dos 30 minutos).
SCP com um jogador expulso logo aos 19 minutos, dificultou bastante a nossa tarefa, uma ez que recuámos linhas e o Pedro Mendes foi obrigado a um esforço inglório para conseguir aparecer à frente e atrás. Para não me alongar, só dizer que minutos antes do golo sofrido, há um penalty clarissimo (não houve repetição, pelo que baseio-me na imagem em directo) sobre o P. Marques que o árbitro não assinala.
Destaques sub-23: Tomás Silva (excelente controlo de bola) e Bruno Paz
16 Janeiro, 2019 at 17:10
Não concordo a 100% com a análise à despromoção à segunda liga.
Os sub-23, é uma competição para aquecer. Vale pouco.
O ideal seria o empréstimo a uma equipa de I Liga (para mim, o ideal até é estrangeiro), mas a II Liga é um cenário competitivo muito acima daquela coisa dos sub-23. Agora, podemos dizer que uma coisa é o Paços, que luta para subir (tem certa exigência), outra é o Farense que, se tudo correr bem, mais umas semanas e tem a temporada feita.
16 Janeiro, 2019 at 17:13
“Como nota final, o absurdo empréstimo de Daniel Bragança ao Farense. Não vou alongar-me de novo no talento de Daniel Bragança, por todos nós reconhecido, e na minha opinião de que já deveria ser opção na equipa principal do Sporting. Um empréstimo de uma das nossas maiores pérolas ao Farense (ou ao Paços de Ferreira) é uma falta de respeito pela nossa própria formação, é falta de amor próprio, falta de visão a médio prazo e tenho muitas dúvidas que jogadores com a qualidade de Elves e Daniel precisem de rodar na Segunda Liga para aprender algo sobre futebol. ”
Tenho duvidas que qualquer um deles possa ser já uma opção consistente na equipa A.
É minha opinião que ambos precisam de aumentar bastante os níveis de competitividade que demonstram ter para se afirmarem num clube como o Sporting.
Se o Bragança até é um gajo que sempre em jogo e até tem alguma competitividade, não me parece ainda ser suficiente para uma primeira equipa. Ir para Faro jogar na 2ª Liga onde a intensidade e competitividade dos jogos é grande pode ajudá-lo a melhorar isso mas eu teria tentado empresta-lo a uma equipa da 1ª Liga que tivesse um bom treinador.
O Elves é um gajo com algum talento mas que tanto faz grandes jogos, onde parte tudo, como faz outros onde passa completamente ao lado. Precisa de decidir melhor, ser mais consistente e ser mais competitivo. Ir treinar com o Vitor Oliveira é uma excelente oportunidade para aprender mais qualquer coisa!
16 Janeiro, 2019 at 17:31
O estado de espírito do D. Bragança no seu último jogo frente ao R. Ave e a sua falta contra o Estoril foi demasiado evidente mostrando que talvez seja o nosso melhor médio, acima do B. Paz e mesmo do Miguel Luís.
Mas vendo o M. Kaizer a chamar jogadores conforme a sua folha salarial e a pressão externa (que falta de pulso e liderança), tenho a certeza absoluta que o Bragança será mais um jogador desperdiçado da nossa formação.
16 Janeiro, 2019 at 17:50
As notícias sobre Tiago Djalo não são nada animadoras.
Depois de Bruma, Dier, Ilori, Rafael Leão (e outros que saíram em idades inferiores – Camará que recentemente renovou contrato com o Benfica é um exemplo) podemos estar perante mais um jogador de elevado potencial com 0 aproveitamento na equipa A.
16 Janeiro, 2019 at 18:54
Só mais um. …
16 Janeiro, 2019 at 20:11
Paciência é aceitar e seguir em frente. Não há de ser só no SCP.
16 Janeiro, 2019 at 19:47
Bem, logo agora que ia sair o arquivo do orelhas apanham o tipo….
16 Janeiro, 2019 at 19:50
Publicou informações sobre processos delicados (essencialmente políticos) e enjaularam-no. Acabou a brincadeira aí!
16 Janeiro, 2019 at 20:07
Apanharam o ácaro.
16 Janeiro, 2019 at 20:31
Ahahahah
16 Janeiro, 2019 at 20:33
Apanharam o puto que roubou e-mails falsos que não provam nada. É isso?
16 Janeiro, 2019 at 20:35
Emails falsos que precisam do Ronaldo, Messi e Neymar da advogacia para provar que são falsos!
16 Janeiro, 2019 at 20:40
Tudo truncado
16 Janeiro, 2019 at 20:16
O “ataque” à PLMJ foi em Dezembro e o PJ já andava a investigar desde essa altura é sempre apontaram para este tipo
No final da semana passada soube que algo ia acontecer.
Mas do que soube ainda faltam umas novidades e aparentemente mete divergências entre polícias
Esperemos
16 Janeiro, 2019 at 20:18
Vôlei
SCP 16 – 12 turcos
1 set
16 Janeiro, 2019 at 20:24
24-15
16 Janeiro, 2019 at 20:25
25-16
1-0
16 Janeiro, 2019 at 20:26
Bom primeiro set!
Faltam dois sets e o golden set.
16 Janeiro, 2019 at 20:32
Vamos vólei!!!
16 Janeiro, 2019 at 20:36
Misic no PAOK
Alan no real pénis que o pirafe
16 Janeiro, 2019 at 20:46
Vôlei
16-17
16 Janeiro, 2019 at 20:49
20-18
17 Janeiro, 2019 at 14:41
O Daniel Bragança é um miúdo com talento e ainda por cima boa pinta. Espero enganar-me redondamente mas não acredito que dê jogador de topo.
Já o Elves parece-me que daqui a dois ou três anos irá dar afirmar-se no Sporting.
Mas o presente neste momento chama-se Miguel Luís e sobretudo Jovane. Este último é para mim um craque e se pudesse meter uns euritos no passe dele, nem pestanejava.