Chegou sob uma chuva de desconfianças, foi apelidado de tudo e mais alguma coisa em tom jocoso e atacado, de forma a roçar o xenófobo, por vários treinadores portugueses. Começou por calar toda a gente, fez em duas semanas o que o seu antecessor não havia sido capaz de fazer em quatro ou cinco meses e conquistou o direito a, pelo menos, merecer o benefício da dúvida.
Marcel Keizer, assim se chama o homem de quem vos falo, é treinador do nosso Sporting Clube de Portugal. E eu não quis deixar de escrever este texto antes de se iniciar um ciclo de jogos incrível, durante e findado o qual este personagem de cabeça luzidia será alvo das mais variadas análises.
Takes more than combat gear to make a man
Takes more than a license for a gun
Confront your enemies, avoid them when you can
A gentleman will walk but never run
Há anos que eu defendo que o caminho do Sporting deveria passar pela contratação de um treinador estrangeiro. Não, obviamente que jamais me lembrei de Keizer e, disse-o na altura, a sua chegada fez-me levantar os dois sobrolhos em simultâneo, coisa que não é fácil e que daria um óptimo gif. Mas por muito desconfiado que estivesse, quase chocado, não me pareceu ser suficiente para tentar limpar o chão com alguém cujas capacidades desconhecia de todo.
Era a ausência de cv, era o ser um fantoche, era o vir a prazo porque o JJ estava a caminho, era o gajo que no Natal estaria a regressar a casa para pendurar as meias à lareira. E, creio, isto foram os comentários mais simpáticos, naquele que foi e continua a ser o primeiro grande obstáculo de Marcel Keizer: chegar a um clube em que milhares dos seus adeptos estão entrincheirados em duas valas de guerra e se recusam a aceitar que existe um Sporting no meio. E se o holandês tiver que servir de arma de arremesso para atingir outras pessoas, então que o seja.
Contra isso, Mister Marcel teve, desde logo, a grande vantagem de ser estrangeiro, não perceber português e, quase aposto, de não perder dois segundos a ler o que se escreve na internet. Chegou, trabalhou e a equipa correspondeu ao fim de três jogos. Jogadores soltos, processos de jogo bem definidos, vontade de marcar golos sob a máxima de que quantos mais marcares mais perto estarás de ganhar.
E ganhou. De goleada, uma atrás da outra, recuperando vários sorrisos no rosto de adeptos leoninos a precisarem de algo assim depois de dois anos de futebol mecânico de merda e mais quatro meses de merda sem mecânica. Mas, e há sempre um mas, até o mais optimista sabia que chegaria o momento de perder um jogo. Mas, e há sempre um mas, dezenas, centenas, milhares estavam de faca afiada, à espera do primeiro momento para espetá-la em Keizer. De adeptos a comentadores, muito boa gente sorriu face ao primeiro desaire, como se aquilo sim fosse o verdadeiro holandês sem currículo, como se aquilo sim fosse o estrangeiro que veio roubar o lugar aos Peseiros, aos José Motas, aos Miguéis Cardoso ou aos Silas desta vida.
Modesty, propriety can lead to notoriety
You could end up as the only one
Gentleness, sobriety are rare in this society
At night a candle’s brighter than the sun
Da minha parte, para lá da natural preocupação e irritação que qualquer derrota do Sporting me provoca, esteve longe de ser o fim do mundo esse desaire. Estivemos mal em Guimarães e perdemos com justiça; o homem pagou pelas próprias opções em Tondela, mas perdemos porque falhámos golos feitos; empatámos em casa, com o fcp, no momento que mais me incomodou pela ausência de risco, pelo atraiçoar de todas as ideias ofensivas que Keizer me apresentou quando chegou a Lisboa.
E esse é, em meu entender, o ponto essencial. O ponto que permite olhar Marcel Keizer como o legal alien que aterrou neste nosso futebol cheio de manhas, de lugares comuns, de compadrios, de treinadores que acham que basta parecer para o ser e que trocam tudo por resultados. «Foda-se! Mas tu não queres ganhar, ó Cherba?!?». Oh meu caro amigo, se quero… se quero! Não só por mim, mas pela minha filha e por todos os que da idade dela precisam de beber dessas felicidades para o seu Sportinguismo brilhar ainda mais.
Mas que isso não nos conduza ao caminho sombrio dos resultados. Unicamente dos resultados. #NoMoreMourinhos é uma expressão que eu gosto de utilizar e da qual me lembrei imediatamente assim que comecei a ler as comparações entre as percentagens de Keizer e de Peseiro. Como se tudo fossem números. Como se a ideia e o acreditar nela não valesse. E, claro, seguido da bipolaridade de atacar o “careca” porque ele abdicou do romantismo do futebol de ataque frente a fcp e na segunda parte, frente ao Moreirense. Em que é que ficamos, pessoal?
Eu sei qual a resposta que dou à pergunta: quero a ideia. E acredito que Keizer tem uma boa ideia. Tal como teve Mirko Jozic, técnico que acabou por nada ganhar, mas que nos ofereceu uma ideia de bom futebol e de crescimento de uma equipa que viria a ser a base da que nos deu aquelas lágrimas de felicidade, em 99/00.
A minha grande questão é “até onde está Keizer disposto a ir para defender a sua ideia?”. É essa resposta que quero que ele me/nos dê nas próximas semanas. Duras, duríssimas, onde todos vão ter que contar num plantel a quem foi oferecida uma pré-época patética e uma total anarquia táctica no arranque para aquela que já se sabia ser uma das mais complicadas épocas de sempre.
Quanto menos Mister Marcel abdicar da sua ideia, mais eu estarei ao seu lado. Até ao final desta e aguardando por uma em que lhe seja dado o direito de prepará-la de raiz. Melhor do que eu, ele saberá o quanto pesam os resultados, principalmente num clube a morrer à sede de vitórias no futebol como o Sporting. Mas jamais colocando de lado esse objectivo máximo de atingi-las, peço a este Dutchman in Lisboa que me mostre que acredita na sua ideia e que é ela o caminho para atingir os incontornáveis resultados.
If “manners maketh man” as someone said
He’s the hero of the day
It takes a man to suffer ignorance and smile
Be yourself no matter what they say
Be yourself no matter what they say
Be yourself no matter what they say…
23 Janeiro, 2019 at 10:00
Bom post. As ideias estão lá, mas demoram muito tempo a implementar. Já fugiu delas com a pressão de não perder e deu-se mal.
Vamos ver o que acontece, mas se não arranjar uma alternativa ao jogo maioritariamente interior para ir alterando, vai ser fácil anular a ideia de jogo.
PS: Adoro ter um treinador que não fala português e que inteligentemente se escuda nisso para cagar na tola dos jornalistas do regime.
23 Janeiro, 2019 at 11:53
Bom Post Cherba… como sempre.
Tudo ainda agora começou, Varandas (4/5 meses), durante a campanha o ouvi atentamente, li e sobretudo aqui compreendi o que queria, de pudesse votar, teria o meu voto… lhe desejo muito sucesso e que siga em freute com o seu projecto e sobretudo consiga cumprir o que nos prometeu.
Keizer (2 meses e Albums dias), com jogos atrás de jogos, sem tempo para trabalhar ideias… se o que fez até aqui não foi muito muito positivo? Então estamos a espera de um superhomem que não comete erros.
É verdade que ainda tem arestas por limar e potencial para progredir, e o futebol português é um bom lugar para aprender algumas coisas, com muito trabalho e sem os vícios que todos nós conhecemos pode e será campeão de Leão so peito.
23 Janeiro, 2019 at 10:01
“Quanto menos Mister Marcel abdicar da sua ideia, mais eu estarei ao seu lado. Até ao final desta e aguardando por uma em que lhe seja dado o direito de prepará-la de raiz. Melhor do que eu, ele saberá o quanto pesam os resultados, principalmente num clube a morrer à sede de vitórias no futebol como o Sporting. Mas jamais colocando de lado esse objectivo máximo de atingi-las, peço a este Dutchman in Lisboa que me mostre que acredita na sua ideia e que é ela o caminho para atingir os incontornáveis resultados.”
Excelente Cherba! De acordo!
Por isso é que em relação ao Keizer fiquei fodido pelas Peseiradas de colocar centrais na frente em Tondela ou de não ter refrescado os extremos contra o Porto.
Que seja mantenha fiel às suas ideias, corrigindo o que há para corrigir no seu modelo de jogo (sobretudo a transição defensiva).
23 Janeiro, 2019 at 10:02
gosto do keiser!!! gosto da ideia de futebol ofensivo e avassalador… contra o FCP se Dost estivesse em bom momento, teria marcado aquele golo de cabeça e provavelmente estariamos a dizer maravilhas da estratégia do mister… a ver vamos como passamos esta fase…
23 Janeiro, 2019 at 10:05
Concordo a 100%.
Fiquei surpreso (adjectivo simpático) quando o nome dele foi o apresentado, mas dei o beneficio da duvida. Custa-me agora ver pessoal a fazer ao Keizer o mesmo que a CS fez a BdC, jogar abaixo sem dar tempo de mostrar trabalho.
Os primeiros jogos de Keizer foram uma lufada de ar fresco, ideia de futebol ofensivo, nada de ideias italianas, mas Guimarães Tondela e fcp deixaram-me com um nó na garganta por motivos diferentes.
Espero que Keizer nao abdique da sua ideia até porque, caso o resultado seja negativo, prefiro jogar ao ataque e sair de cabeca levantada do que jogar para o pontinho e correr mal.
23 Janeiro, 2019 at 10:09
Mirko Jozic, aquilo é q era jogar á bola ( ainda gostava de ler uma entrevista do Mirko a falar das razões da sua saida )
PS
Na altura, os argentinos do plantel, frequentavam o prédio em q eu morava ( para visitar os manos do hóquei do Toupeirense )
Certo dia, ao sair para ir pôr o lixo, dou com o Acosta á minha porta ( depois da vitória sobre os corruptos originais, q nos deu o titulo ) e com o entusiasmo, deixo a chave por dentro e fico fechado na rua ( valeu a pena )
23 Janeiro, 2019 at 10:10
Bom petisco para um pequeno almoço tardio.
Concordo com a análise e com os princípios.
Precisa de tempo claro, irá cometer erros mas uma equipa e um modelo de jogo precisam trabalho.
Agora que os outros treinadores já perceberam a idéia de jogo do Keiser é preciso continuar a inovar.
Mas não se espere que deixemos de debater as questões técnicas e as opções e de apontar incongruências, como certas convocatórias e substituições. Há algumas coisas mal explicadas mas pode nem ter nada a ver com ele – pode ser política, como por exemplo a gestão do Jovane e do Miguel Luís, mas outras evidências já serão da suas responsabilidade (cada vez mais tardio nas substituições, não tentar ganhar o jogo com o Porto.
Nos últimos 3 ou 4 jogos, tirando o Tondela, , não jogámos um caralho. Aquele jogo de Sábado contra o Moreirense foi exasperante, ver aquela falta de atitude e de querer congelar o jogo. Espero que seja para acabar. Para futebol pouco atractivo preferia o JJ, porque ao menos o estilo “italiano” era propositado e dava resultados.
23 Janeiro, 2019 at 10:21
“Para futebol pouco atractivo preferia o JJ, porque ao menos o estilo “italiano” era propositado e dava resultados.”
Ai dava?
23 Janeiro, 2019 at 10:41
Pode parecer pouco para quem, com o Leonardo Jardim e uma equipa de pinos só não foi campeão porque o colinho não deixou, mas, ainda assim, segundo ou terceiro é um melhor resultado que quarto.
23 Janeiro, 2019 at 10:52
uma “equipa de pinos” com futuros campeões da europa… enfim… a memória é uma cena muito selectiva…
23 Janeiro, 2019 at 10:52
… tomara nós termos agora alguns daqueles “pinos”…
23 Janeiro, 2019 at 13:10
“Pinos” sim! Os mesmos da época anterior em que estávamos em 13º (!!!) à saída de Godinho Lopes e em que acabámos em 7º, pior classificação de 112 anos de História.
Os mesmos, é como quem diz … ainda saíram o Wolfsvinkel e o Bruma. Contratações foi o Slimani e regressaram Cédric e William Carvalho, que já eram do clube (se não jogavam e andavam emprestados, ou era porque ainda não estavam prontos, ou porque não se quis apostar neles).
Deixaram de ser “pinos” quando começaram a ter treinadores (Leonardo Jardim e, sejamos justos, Jesualdo Ferreira). Até lá, foram isso mesmo! Mas liderados por Oceanos e Vercauterens, não se podia exigir muito mais.
23 Janeiro, 2019 at 19:08
Ao Leonardo Jardim nunca vou perdoar a saída do João Mário para Setúbal por empréstimo e de nem sequer o ter aproveitado na primeira metade da época. Ele tinha tudo para ter resultado… ainda por cima tinha a concorrência de (foda-se… 😀 ): andré santos, gerson magrão, vitor silva. João Mário, Dier, Adrien, WC com o andré martins a desenrascar…
23 Janeiro, 2019 at 11:03
Pinos que andavam sem renovação de contrato e perdi-os por a Bélgica para jogarem o farnerud na época anterior. Faz me lembrar alguma coisa. Vá lá que já voltou o geraldes
23 Janeiro, 2019 at 11:06
Futuros campeões da europa porque alguém os meteu a jogar em vez de Rinaldos e Gelson Fernandes…ou em vez do Miguel Lopes…ou em vez de Valdez ou os outros que lá estavam…
Alguém apostou nos putos no lugar do entulho que fazia parte do plantel…
23 Janeiro, 2019 at 11:12
“Para futebol pouco atractivo preferia o JJ, porque ao menos o estilo “italiano” era propositado e dava resultados.”
Titulos –> 1 Supertaça e 1 Taça da Liga
Campeonato –> Duas vezes em 3º e uma vez 2º
Ai e tal mas fomos roubados….
E nos ultimos 40 anos só fomos roubados durante o reinado do JJ?
23 Janeiro, 2019 at 11:40
Roubados à italiana!?
23 Janeiro, 2019 at 10:17
O problema é que se há algumas ideias boas (o SCP cresceu com ele em Organização Ofensiva) há outras em que (espero que só por enquanto) temos estado muito mal. Há no entanto sinais de alguma evolução nos momentos de transição defensiva e organização defensiva mas ainda muito longe de uma organização de excelência nesses momentos (também sei que é difícil numa altura em que com tantos jogos o trabalho tem de ser quase só por vídeo).
23 Janeiro, 2019 at 10:19
A escrita encaixa bem na música. Contudo, é mais fiel à qualidade do autor que à realidade.
É que a fantasia cai por terra quando se percebe que o homem não perdeu um jogo, nem foi fortuito. Perdeu vários. Perdeu bem e não percebeu porque perdeu nem conseguiu esboçar a menor solução para deixar de perder justamente com equipas de pouquíssima qualidade.
A fantasia também fica mal quando se alvitra sobre a intransigência dos seus princípios de jogo quando, ao primeiro teste contra uma equipa forte se borrou todo e fez uma peseirada.
Mas nada disto teria uma importância mais do que relativa se, ao menos, viesse para potenciar os jovens. Não apenas não o fez (nem o puto holandês que merecia um joguito a defesa esquerdo, porra) mas incidiu na cobardia e na canalhice. Deu um quarto de hora num jogo decidido a três putos, não por eles, mas pelo próprio. Sem exemplo. Dias depois chegava o entulho. As crianças foram só escudo humano para memória futura.
E por mais músicas bonitas que se lhe queira associar, a única canção que me ocorre é a do dito responder, com calma e tranquilidade, que o Viviano não jogava porque os outros (Renan, ahahah, Renan, Salin, Max e Diogo Sousa, recorde-se) eram melhores. Depois de ver Viviano ser titular e o melhor em campo uma semana após chegar a Itália, só posso perguntar: Cego, fantoche ou canalha?
23 Janeiro, 2019 at 10:54
Viviano o “melhor em campo” no 16º classificado do campeonato italiano…
cla, clap, clap! aplaudo de pé o teu grau de exigência…
23 Janeiro, 2019 at 10:55
Viviano… o guarda-redes pefeito para o 16º classificado do campeonato italiano… quem diria, ãnh?!?
23 Janeiro, 2019 at 11:17
se foi considerado o melhor do jogo é poque fez bem o seu trabalho.
conversa de uma nazi está explicado.
23 Janeiro, 2019 at 11:20
Deixa lá isso. Hoje saiu o traveca na rifa, mas nem vale a pena ler. Logo se vai.
23 Janeiro, 2019 at 12:01
A Rota a falar de exigência é para rir?
23 Janeiro, 2019 at 12:23
Hadji seja justo e não habilidoso, você só anda aqui para defender Bruno de Carvalho. Por acaso Renan já não foi o melhor do jogo em diversos jogos ?
23 Janeiro, 2019 at 12:33
Para ser desonesto não seria necessário ser tão burro. É só estúpido querer colar-me a BdC quando eu andei aqui meses sozinho a criticá-lo pelas opções que tomou relativamente a jj. Todavia, é conveniente, porque expõe de uma forma indelével o seu papel aqui: Branqueamento puro e duro desta corja croquetista.
O tipo de argumentos usados, dos quais a campanha nojenta contra Viviano é só um exemplo que nem sequer é o pior, levam-me a dizer-lhe que, sem margem para dúvidas, é mesmo o maior filho da puta da tasca.
23 Janeiro, 2019 at 12:45
Há uma coisa que não sou o maior bêbado da tasca que isso deixo para si. Mas há uma coisa que não me respondeu só me ofendeu, O Renan já foi ou não o melhor em diversos jogos ? É que a sua defesa para o Viviano é que ele foi o melhor no último jogo do SPAL e critica o Keiser por ele ter dito que os outros eram melhores, se ainda não está completamente bêbado fale com os seus colegas de tasca e não ofenda.
23 Janeiro, 2019 at 12:56
Quero-lhe dizer mais duas coisas a minha mãe tem 93 anos e ainda está viva e vive comigo, quanto á merda do seu argumento para defender o Viviano, Bruno Gaspar também foi comprado por BC e até á sua lesão tem sido titular, você aqui persegue quem tem ideias diferentes e é ofensivo, mas deve é combater com as suas ideias o que pensa e não com ofensas.
23 Janeiro, 2019 at 12:58
Típico dos velhos gaiteiros. Vem armado em chico esperto a insultar e não gosta da resposta. É a vida. A habilidade da virgem ofendida está gasta.
Da próxima já sabes. Se atiras a pedra não te deixo esconder a mão.
23 Janeiro, 2019 at 14:48
Hadji,
como já deve ter ficado claro para ti, tens toda a liberdade de expor as tuas ideias, mesmo que o faças em loop.
Pensava que também já tivesse ficado claro que expressões como «levam-me a dizer-lhe que, sem margem para dúvidas, é mesmo o maior filho da puta da tasca» são, pelo menos para mim, totalmente inadmissíveis.
Com toda a certeza já passaram coisas do género que eu não vi, mas por azar teu (ou sorte, porque estás no limbo em que não sabes se queres sair ou continuar), dei de caras com isto.
E é realmente triste que algumas pessoas continuem a não entender as regras básicas de uma convivência, num espaço onde apenas e lhe pede o mínimo respeito pelos outros que aqui comentam.
23 Janeiro, 2019 at 15:16
Ó Cherba já que falas nisso. Uma dúvida. Tenho a ideia que o Saké saiu por iniciativa própria. E o Tadeu, foi corrido? Ou foi igual?
23 Janeiro, 2019 at 15:58
o Sake despediu-se em grande e foi posteriormente bloqueado
o Tadeu ignorou os meus pedidos para deixar de insultar as pessoas (por email, inclusivamente), foi bloqueado uma primeira vez e ao fim de alguns dias de ter regressado já estava no mesmo registo. Sim, foi bloqueado e não tenciono voltar atrás
23 Janeiro, 2019 at 18:19
OK… O Saké eu vi o seu testamento final. É pena ter optado por sair e ter sido bloqueado pelo seu testamento final. Tinha bons pontos de vista.
O Tadeu…enfim…apesar de partilhar as mesmas ideias dele, pisava muitas vezes o risco. E digo isto sabendo que também o piso, mas sem chegar à quantidade, violência e persistência dele.
23 Janeiro, 2019 at 13:26
E é algum crime defender Bruno de Carvalho?
23 Janeiro, 2019 at 13:17
Rute, se a burrice pagasse imposto, em vez de tatuagens tinhas carimbos nesse corpo todo! Um Guarda-Redes é forçado a muito mais trabalho no 16º lugar que na Juventus!
23 Janeiro, 2019 at 15:18
Lógico. Ele, ela, whatever é como o Fivelas: futebol, fácil, fácil. Depois chega a hora da verdade e é o que se vê.
23 Janeiro, 2019 at 11:30
Podiamos dizer que se a equipa é má o GR tem mais trabalho, logo se foi o melhor em campo é porque pelo menos, vou repetir…PELO MENOS, está em forma!
Nós temos oum GR titular emprestado a um clube da segunda divisão… clap clap pelo teu grau de exigência.
Z
23 Janeiro, 2019 at 12:56
Bom comentário.
23 Janeiro, 2019 at 13:03
Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah Ahahahahahahah
A banana-mor a falar em exigência quando nem há uma semana dizia “4o lugar? Nada mau”.
E o Chiquinho que já nos habituou à sua honestidade selectiva e que desde que aqui aterrou, vai subindo degraus até ao pódio da demagogia e hipocrisia a tentar enfiar na cabeça de algum acéfalo que o Sem-braços Renan foi o melhor em campo várias vezes! Ahahahahahahah Ahahahahahahah Isso foi quando? Quando jogava no Estoril para não descer de divisão. Bebe menos e vai intercalando com copos de água.
23 Janeiro, 2019 at 10:23
Se é para balanços vamos a eles…
Desconfiei muito do Keizer quando chegou. Não só da sua qualidade mas também do tempo que demoraria meter uma equipa a jogar o futebol que ele parecia gostar. Nos primeiros meses ele tirou a limpo a segunda desconfiança.
O que me parece neste momento do Keizer:
– Treinador que gosta de um futebol ofensivo mas que encurta a equipa nos jogos grandes tentando controlar mais o jogo.
– Treinador que trabalha muito um modelo com determinados jogadores e por isso tem mais dificuldade em acreditar e apostar nos restantes. Na linha, por exemplo de Bielsa…
A grande virtude que encontro no Keizer é que, de facto aquilo quando está tudo a funcionar é bom.
A grande duvida que tenho é se o Keizer é capaz de mais que isto. Ou seja, se ele é capaz de construir uma equipa consistente, que seja capaz de um futebol ofensivo mas que saiba defender.
O maior defeito que lhe encontro é a insistência sempre nos mesmos. E isso depois penso que gera todos os outros problemas. Sempre os mesmos significa mais cansados, mais cansados significa menos cabeça e capacidade de jogar como ele quer, significa também aguentar as substituições com medo de lesões a qualquer momento.
No deve e no haver neste momento não percebo se gosto do Keizer ou não. Neste momento sei que é o nosso treinador e, para mim, conseguiu pelo menos chamar a minha atenção para o que poderá ser. Se é ou não não sei. Eu darei tempo até perceber se ele é ou não o homem para o Sporting. E tem menos a ver com os resultados mas sim com o que disse acima na grande duvida e no defeito. Se se confirmarem como problemas, Keizer não é treinador para o Sporting. Se eu perceber que o Keizer está a evoluir, então o Keizer terá tempo para crescer. Independentemente dos resultados que terá neste proximo mês.
Mas isto sou eu. Que sou diferente do vejo. De forma um pouco inexplicável para mim, o Keizer parece já estar a testes decisivos e muitos adeptos (nem digo aqui…no estádio e com quem falo…) parecem achar que ele está no fio da navalha. E por isso confesso que tenho sérias duvidas que ele sobreviva este mês e meio…até pode acabar a época mas se não passar bem este mês penso que não começará a próxima…
23 Janeiro, 2019 at 10:45
Bem vistas as coisas o homem chegou à pouco mais de 2 meses, muito cedo para fazer uma avaliação justa, por vários motivos.
É um facto que apôs Peseiro fosse quem fosse, seria um up grade.
Aproveitou bem o elan da chegada e o facto primeiros jogos não serem de dificuldade muito elevada, aliada ao facto da sorte de jogo em determinados momentos e coleccionou pontos.
“Na linha, por exemplo de Bielsa…” e de JJ e da maior parte dos treinadores, digo eu.
A principal critica que faço e até acredito que não seja culpa dele é o facto de existindo fragilidades no plantel, não estarem colmatados ou em vias disso, logo nos primeiros dias de Janeiro. Veja-se, o ocorrido com o Porto e o plantel deles tem tudo menos fragilidades. Mas isso sou eu e para mim o futebol não é, fácil, fácil.
23 Janeiro, 2019 at 10:56
““Na linha, por exemplo de Bielsa…” e de JJ e da maior parte dos treinadores, digo eu.”
Uns levam isso ao limite. Por exemplo o Conceição vai rodando a equipa, tirando os 3 ou 4 indiscutíveis (claro que esse nunca ninguém roda). Guardiola e Klopp hoje em dia rodam bastante a equipa. Allegri, Touchel, Favre, Pochettino…todos eles vão rodando 4 ou 5 jogadores. Só se mantêm os essenciais.
Por exemplo o Bielsa é os mesmos 11 até partir (não sei se este ano no Leeds está a ser assim, confesso…tenho acompanhado menos o 11). Tal como o JJ. Até romper são os mesmo 11…mesmo que estejam o jogo todo em gestão de esforço. Keizer está a fazer o mesmo.
Eu percebo isso das fragilidades do plantel serem colmatadas. Mas para me queixar disso tinha de perceber que ele gosta de rodar a equipa, só não pode. E não acho isso. Se não ele andava a rodar Nani com Jovane, Diaby com Raphinha, B. Gaspar com Ristovky, Petrovic com Gudelj, M. Luis com Wendell…claro que os titulares são melhores mas mais vale estes suplentes a estes titulares cansados, em gestão de esforço e prendendo o treinador a fazer substituições com medo de lesões.
Por isso sou honesto…tenho duvidas que este problema seja de profundidade do plantel, acho que é do treinador. Compras jogadores melhores que os titulares. E os que hoje são titulares são muito pouco ou nada utilizados amanhã…
23 Janeiro, 2019 at 10:24
100% de acordo, Cherba!
Só peço que Keizer se mantenha fiel a si próprio (não invalida que pelo caminho vá ganhando um pouco da manha Tuga), e que prepare a próxima época tendo em conta a sua ideia de jogo. Obviamente que ajudava ir à CL, mas temos de manter-nos fieis à filosofia de jogo e não comprometer a identidade da equipa.
23 Janeiro, 2019 at 10:24
Ainda bem, porque vai acabar o mito do treinador estrangeiro.
23 Janeiro, 2019 at 10:31
Pessoalmente tive alguma desconfiança, como toda a gente, e tive medo que fosse mais um Vercauteren. Felizmente que tem ideias positivas, mas na minha opinião “viu-se” obrigado a apresentar serviço, e teve de mudar o chip para algo mais pragmático. Perdeu dois jogos em que é normal perder-se. Quando não se joga nada, e quando se falham golos em barda. É a normalidade num campeonato de futebol. Que siga com as ideias de futebol positivo, e que tenha a hipótese de preparar uma época pelas suas ideias e de as implementar a longo prazo. Terá o meu apoio.
23 Janeiro, 2019 at 10:32
Para mim o Mirko Josic foi um dos melhores treinadores que já tivemos no clube. No seu ano foi-nos roubado um campeonato limpinho pois éramos, de longe, a melhor equipa a jogar em Portugal!
Já aqui disse, e repito, fiquei desconfiado contente quando o Keizer foi apresentado. Desconfiado, porque não conhecia o homem de lado nenhum. Contente porque vem da escola do Ajax – que é o tipo de projecto que defendo para o Sporting há mais de 30 anos – e vi nisso um principio para se ter o projecto que nos tem faltado e que tenho falado aqui.
Os primeiros jogos mostraram que, afinal, o futebol não é assim tão complicado, como defendia o Zazuz, como defendia o Pe0! Obviamente, colocou logo o Keizer no verde, a cor da esperança!
Mas passada essa primeira fase, mesmo tendo em conta que o nosso plantel é limitado, vi sinais preocupantes: escolhas estranhas, decisões incompreensíveis, apostas absurdas, leitura de jogo muito limitada, gestão do plantel deficiente a lembrar Zazuz…
Neste momento estou preocupado e o Keizer deixou de estar no verde. Está no amarelo. Obviamente, ainda tem o beneficio da duvida mas já não tem, comigo, a margem que tinha no início. Tem de provar que tem mãos para lutar pelo titulo. Tem de provar que tem mãos para motivar os jogadores. Tem de provar que tem capacidade de ler o jogo e mexer com o jogo, quando isso é necessário. Tem de provar que é justo e joga quem é melhor no momento. Tem de provar que tem capacidade para perceber que o campeonato português é MUITO DIFERENTE do campeonato holandês e adaptar-se a isso de modo a que não hajam mais Tondelas nem Nunos Almeidas que nos fodam!
A ideia de trazer um Keizer pareceu-me MUITO BOA. Teoricamente, era exactamente o que eu defendia: um homem de projecto. Mas não basta ser um homem de projecto, nem vir duma escola como o Ajax. É preciso ser um treinador com conhecimentos, inteligente, exigente, que saiba motivar, que saiba exigir, que consiga elevar o patamar de exigência aos jogadores, que faça boas escolhas… É preciso não só um projecto, mas um projecto bom, com alguém capaz a liderar.
Não entendo a aposta no Renan.
Não é melhor que o Salin.
Não sendo melhor que o Salin, que não é um guarda-redes de futuro, porque se aposta nele? Não valia mais apostar no Max, especialmente neste ano em que as expectativas são tão baixas? Não valia mais estar a preparar o Max para o futuro?
Não percebo o que raio vê ele no Diaby para a equipa ser uma espécie de Diaby mais 10.
Não entendo a nula rotatividade e gestão do plantel, onde jogam sempre os mesmos e nem se chegam a fazer as 3 substituições habituais.
Não entendo que se mantenha um Dost ausente em campo, só porque é Dost!
Não entendo que se usem os jogadores até se lesionarem, numa versão moderna da gestão do plantel do Mestre da Táctica!
Não consigo entender que se entre em campo a passo e que não se consiga motivar a equipa para entrar com tudo e resolver rapidamente o jogo, especialmente com 80% das equipas que apanhamos por cá!
Não percebo como se chega e se coloca a equipa a jogar para a frente, em 2 e 3 toques, e passado 2 meses se joga a passo, para o lado e para trás, quase parecendo que o treinador voltou a ser o Pe0 ou o Zazuz!
O jogo de hoje é importantíssimo e vai mostrar muito que Keizer é este e com que Sporting podemos e devemos contar até ao final desta época.
Depois de ver ontem o Porto e o Benfic@, ou subimos muito a parada, ou estamos longe de os podermos acompanhar…
23 Janeiro, 2019 at 10:45
Será que o texto chega ao Mister?….eu gostava, e acho que ele tambem ia gostar
23 Janeiro, 2019 at 10:48
O mister e esta direção no verão vão porta fora ou por o clube ser vendido ou por imposição dos sócios. Tempo ao tempo.
23 Janeiro, 2019 at 10:52
Que se passa amigo?
23 Janeiro, 2019 at 10:54
Nada amigo, tempo ao tempo.
23 Janeiro, 2019 at 13:39
Deus te oica, ao menos seria sinal que os sócios ainda contam para alguma coisa. Eu até penso que isso já era.
O Kaizer até parece ser bom, mas hoje em dia já nada me surpreende. Mas ao menos não anda a fazer o trabalho sujo que o P0 andou a fazer.
23 Janeiro, 2019 at 15:10
O problema é a direção . E infelizmente o digo . Sinto me enganado . Mas para o bem do Sporting ou muita coisa muda ou serei um dos que no verão vai pedir eleições. O presidente pode não ter experiência , mas uma coisa que devia ter era um plano e uma voz ativa para os sócios e não ter uma atitude para agradar a rivais , a não ser que realmente o Sporting seja isto, o clube do politicamente correto, para aquelas pessoas que até nem gostam de futebol mas num país de futebol da jeito dizer que são do Sporting , as mesmas que não se preocupam se o Sporting ganha ou não , e as mesmas que não se preocupam em
Ir ao estádio apoiar a equipa e só o irão se der jeito e o Sporting estiver bem ou para ir ver o Porto , o benfica ou um grande europeu. Vejo o clube em curva descendente perigosa , e uma
Direção que após estes meses de trabalho não se entende o projeto . Um campeonato , mais um que está viciado , e a voz da denúncia vem do benfica é a fina ironia ,quando somos nós que temos tanta e tanta razão de queixa . Passamos do oitenta para o oito em termos de comunicação , e ao dia de hoje não percebo a visão que existe para o futuro do clube e no mês de janeiro já haverem vozes a dizer que “para o ano é que é” só me causa
Mais celeuma. Não contém
Comigo para o peditório quando na presente temporada não percebo
De que forma de estão a combater os
Interesses do Sporting. Secalhar o meu mal é não gostar do politicamente correto ou o silêncio quando isso implica o que se vê semana a semana . O que estão a conseguir e ver sportinguistas contentes com
A vitória do Porto ontem
Como se tivesse sido nossa, quando ser do Sporting não é voltar ao
Antigamente e acabar a época a torcer para que o benfica ou o Porto sejam campeões de acordo com
O círculo de amigos próximo ou dos ódios de estimação criados por qual deles é o
Mais corrupto. No meu entender Ver isso de novo a
Surgir só dá para perceber o quão mal o clube está e para
Onde caminha . Talvez visão demasiado pessimista , mas ainda acredito que no verão se dermos oportunidade a outra direção que sinta mais o clube e com um plano bem traçado mas conscientes que isso implica denunciar Porto e benfica e deixar o
Silêncio e o politicamente correto ,porque se queremos verdadeiramente ganhar
Alguma coisa terá de passar por aí . Se não queremos problemas e queremos ser o clube politicamente correto entao esta direção está no caminho óptimo mas parafraseando otreinador do
Benfica “são estas coisas que afastam as pessoas do
Futebol” e no caso concreto as que fazem
As pessoas de deixar de ir ao estádio de Alvalade e sentir o clube.
23 Janeiro, 2019 at 15:17
e é isto
23 Janeiro, 2019 at 10:50
De acordo com tudo.
No entanto começo a ficar preocupado com a insistência em jogadores que a meu ver não podem calçar no Sporting (ainda mais com alternativas válidas), nomeadamente Diaby (e em parte o Gudelj)…
Não percebo porque ele há-de tornar sempre os jogos mais difíceis ao começar com -1 em campo.. enfim. Será por imposição? Será porque efetivamente vê alguma coisa nesse cepo? será porque as alternativas estão com problemas (físicos, forma ou disciplinares)?
23 Janeiro, 2019 at 10:57
A minha grande questão é “até onde está Keizer disposto a ir para defender a sua ideia?
23 Janeiro, 2019 at 10:57
Tentando ser breve, Keizer trouxe uma ideia de jogo interessante, mas não a aplicou frente ao Porto (jogámos como se fôssemos uma equipa pequena) e o jogo contra o Tondela foi extremamente mal preparado.
Para além disso, não entendi a insistência no Jefferson e no Diaby. O raphinha tem provado (nos seus 15 minutos habituais) que é superior e jovane nem convocado tem sido…
23 Janeiro, 2019 at 10:59
Vamos lá ver uma coisa…
1) temos provavelmente o pior e mais desequilibrado plantel dos últimso 5 ou 6 anos
2) tivemos uma pré-época bastante atribulada
3) tivemos uma enorme instabilidade directiva no clube
4) tivemos um erro de casting com o Peseiro…
Sinceramente… o keiser até pode ser uma grande merda… mas CRUCIFICAR o homem ao fim de 2 meses… aliás! CRUCIFICAR o homem ainda ele nem tinha aterrado na Portela…
… enfim… não é futebol: é política.
23 Janeiro, 2019 at 11:05
Há coisas que antes de acontecerem já sabemos como acabam. Tipo o Peseiro . Mantenho a opinião o Keizer e o menos culpado , com esta direção não vamos a lado nenhum , a não ser um clube que não luta por títulos e Simpático até a venda da SAD.
23 Janeiro, 2019 at 11:18
… enfim… não é futebol: é política.
só tu para me fazeres rir.
23 Janeiro, 2019 at 11:26
Temos um plantel que custa o dobro do do Braga. Nao me venham com desculpas do plantel.
Sobretudo porque foste quem andou aqui a promover a Comissao de Gestao e as boas ideias do Cintra e outros golpistas. E que o Varandas era a solucao para as rescisoes. Agora aguenta a bomboca – e nao venhas arranjar desculpas do plantel e da preparacao da epoca.
O Keiser e como o melhoral – nao faz bem nem mal. O problema do clube e que esta entregue a acefalos e golpistas (a comecar com adeptos acefalos como tu) e por isso ainda acha que um treinador (seja ele o Keizer, seja ele o Guardiola) e que vai fazer o
Sporting ganhar titulos.
O treinador do Sporting neste momento so tem como vantagem dar-nos um assunto para animar blogs. Mas entretanto vai nos distraindo das discussoes importantes acerca da organisacao do clube, da falta de lideranca, e do bordel em que se tornou o nosso departamento de futebol profissional.
23 Janeiro, 2019 at 12:37
Assim mesmo… com os pontos nos “i’s” e os traços nos “t’s”.
23 Janeiro, 2019 at 14:25
Será que a Rute, ganhou discernimento para passar a considerar o Peseiro um erro de casting?
Não! É apenas mais uma pirueta com flic-flac e triplo mortal à retaguarda! Que ginástica para justificar o novo (velho) regime!!!
SL
23 Janeiro, 2019 at 15:17
A culpa é do outro
23 Janeiro, 2019 at 11:07
Off
quem é o Manuel Oliveira?
23 Janeiro, 2019 at 11:09
O realizador?
23 Janeiro, 2019 at 11:11
o apitador de mais logo…
o realizador é Manoel de Oliveira!
23 Janeiro, 2019 at 11:30
Nao vale estragar piadas. Para a proxima digo aniki bobo 🙂
23 Janeiro, 2019 at 14:32
É só o árbitro que no curso de árbitro de primeira categoria, viu a prova oral ser anulada por copiar e ficou em últimos nos testes físicos, mas foi o único a subir.
Um dos oito padres dos e-mails do carnide.
Um árbitro que, num Sporting B – Braga B, nos anulou um golo por fora de jogo inexistente (na pequena área e não assinalado pelo fiscal de linha) e permitiu que, durante as comemorações dos jogadores do Sporting, o Braga marcasse a falta, fora da grande área e contra atacasse sem ninguém a defender.
Foi na sequência dessa polémica que o Presidente da Associação de Futebol de Beja denunciou (documentando) o escândalo da sua promoção em detrimento de um árbitro de Beja.
SL
23 Janeiro, 2019 at 14:40
Álvaro, espreita o email, sff
23 Janeiro, 2019 at 11:23
é um árbitro horrível.
23 Janeiro, 2019 at 11:34
Existe algum que não seja?
23 Janeiro, 2019 at 12:15
Oh well…
23 Janeiro, 2019 at 13:23
Muito mau!
23 Janeiro, 2019 at 11:09
Cada vez me convenço mais que as táticas valem se tanto 20% no alcance do sucesso. Os treinadores de sucesso são porque fundamentalmente são bons gestores de recursos humanos: respeitam, fazem-se respeitar, controlam o balneário, conseguem motivar os jogadores, etc.
23 Janeiro, 2019 at 11:55
Durante Muitos anos era mesmo isso até Mourinho onde passou a ser 50% e até Guardiola onde Passou a ser 70%. Hoje só 30% está no imponderável do jogo (questões mentais, se a bola entra ou não por cm, se o fora de jogo é marcado ou não por cm etc..). Aliás cada vez mais as equipas muito bem trabalhadas e com grandes componentes estratégicas são as que andam pelo topo em todos os campeonatos (O Leicester foi a última excepção a confirmar a regra)
23 Janeiro, 2019 at 12:56
É isto mesmo! Não podia estar mais de acordo com este comentário e com o anterior onde fala sobre os preocupantes sinais de (falta) de organização coletiva defensiva.
Concordo que crescemos e muito em organização ofensiva com Keiser e sou adepto do tipo de ligações que promove com o jogo posicional que impõe nesse momento, no entanto, ou melhoramos rapidamente o controlo de largura, o controlo de profundidade e o condicionar da transição ofensiva dos adversários (condicionando o enquadramento das unidades em equilíbrio ofensivo) ou então nunca mais vamos fazer os pontos suficientes para ser campeão (no futuro) ou 2 lugar (esta época).
Custa me que falem mal dos treinadores estrangeiros só porque sim, mas também confesso estranheza quando duvidam da qualidades do treinador português, acreditem que estes também contribuíram bastante nos últimos anos para a evolução do jogo.
Façam o seguinte exercício, vejam um jogo de Keiser este ano (escolham o melhor) e alguns do JJ do ano passado (escolham o pior) e foquem se no momento defensivo… e depois opinem sobre as diferenças.
No que toca a organização ofensiva acho apenas que há espaço para melhorar o jogo exterior, mais que não seja para atrair o adversário abrindo espaços no corredor central ou entre corredores (contra o Feirense fizemo-lo bem durante alguns períodos de jogo pelo que tenho esperança que a equipa cresça a esse nível, defensivamente o pouco que vejo de crescimento advém de defender com mais unidades e com menos profundidade… algo que não é um bom pronuncio de todo, mesmo atendendo ao calendário apertado que temos tido)
SL
23 Janeiro, 2019 at 15:40
Concordo, também acho que as melhorias na organização defensiva são sobretudo quando joga mais baixo, embora nessa situação tenhamos o mínimo de organização com linhas juntas e coberturas, mas isto é o B-A BA e o momento mais fácil de trabalhar no futebol. Agora defender com poucos e bem, já é outra coisa e ai não vejo grande coisa. E também concordo que treinadores bons e maus há em todos os países. Mas dos campeonatos periféricos o nosso é muito superior em termos táticos ao Holandês, Belga, Turco, Russo etc…
Assim de repente temos cá em Portugal, Abel, Luis Castro e Silas como treinadores a demonstrar modelo (trabalho nos vários momentos do jogo) e estratégia (capacidade de mudar o desenho tático ao longo do jogo e em função do que o adversário faz), muito bons. E mesmo o Ivo Vieira (o Estoril já era o ano passado uma das equipas com melhor modelo) que percebeu que não pode ser o Barcelona com os jogadores que encontra no campeonato Português a refinar alguns aspectos do seu modelo e a ter um Moreirense muito interessante.
Por isso calma lá também em fazer o contrário do que se fez ao Keiser por ser estrangeiro em relação aos treinadores portugueses.
23 Janeiro, 2019 at 11:17
Bom post!
Muito bem e tudo certíssimo.
E acrescento que me apetece que o Sporting jogue. Em 15/16 também me sentia assim e antes dessa época não me lembro. Dá vontade que a bola comece a rolar!
23 Janeiro, 2019 at 11:21
Disseste tudo.
Os últimos 2 anos com JJ foi do mais mediocre que vi em termos futebolisticos.
23 Janeiro, 2019 at 11:18
“…Mas tu não queres ganhar, ó Cherba?!?». Oh meu caro amigo, se quero… se quero! Não só por mim, mas pela minha filha e por todos os que da idade dela precisam de beber dessas felicidades para o seu Sportinguismo brilhar ainda mais…”
A propósito…o Tomás (que é sócio com gamebox, se entusiasma em Alvalade e canta e salta e apoia…mas tem um pai “do outro lado”, que aos poucos “mo tem levado”…), esteve Domingo comigo no jogo…e de cada vez que voltamos a casa, “vem outro” (como eu anseio por uma grande vitória do nosso Sporting…”também” pelo meu Tomás…e por todos os outros pequenitos…)…
Ontem à noite teve treino de futebol na sua escolinha…
“Mãe…onde está o meu equipamento do Sporting…? – Quero levá-lo para o treino…”
E lá foi de verde e branco vestido…
Por cima o impermeável que a noite estava gélida e o recado da mãe…: “não dispas isso, nem tires o barrete…”…
Pois não…mal chegou e uns tantos “putos” à volta dele…: “Tomás…mostra lá a mais linda”…!
E lá foi o Tomás levar-me o impermeável e o barrete…
“Tomás…o que te disse a mãe…?”
“Oh avô…tu tás é velho…não está frio nenhum…” (como “aquece” um equipamento assim tão lindo…)
As minhas esperanças “ainda não morreram…”
SL
23 Janeiro, 2019 at 12:41
a ver se o Tomás acompanha o avô no próximo almoço 🙂
23 Janeiro, 2019 at 12:57
Ele está todo chateado…
É que em principio nem ao almoço, nem ao jogo…
Ao almoço porque tenho um serviço às 10.30 que não me permite estar em Lisboa a horas…
Ao jogo…porque já vi que o mesmo seria às 15:00 e isso quer dizer que devem sair das Caldas às 13:00… e eu só estarei despachado, cerca das 14:00…
Porca miseria…!!
SL
23 Janeiro, 2019 at 14:40
contra o benfica? é às 17h30
23 Janeiro, 2019 at 11:22
Keizer?
Não me convenceu minimamente ainda.
Que ganhe os próximos 20 jogos e aí talvez mude de opinião.
23 Janeiro, 2019 at 13:33
20?
A mim só convence se ganhar os próximos 2000.
Isso e os jogadores que são TODOS uma merda.
E o clube que morreu.
E mais nada que isto dá trabalho.
Tu ao menos és coerente. Agora não foi a gozar.
Mas olha que o almeida é polivalente.
23 Janeiro, 2019 at 11:27
Marcel Keizer, tem um conceito de jogo muito interessante, aberto, à holandesa e que traz espectadores aos estádios. É certo que com a fruta e o Moreirense não correu bem, espero também que esta noite já seja possível de se ver novamente a equipa a acreditar nela própria que foi algo que faltou nos últimos jogos e no trabalho que produz diariamente na Academia. Não houve dúvidas de que desde a chegada de Keizer até ao jogo com o Tondela, era o Sporting a equipa que melhor futebol praticava em Portugal e as goleadas demonstravam isso mesmo. Temos de retomar esse caminho para que seja possível a conquista dos tão ansiados títulos. SL
23 Janeiro, 2019 at 11:31
O maior teste de Kaiser nem foi o inicio, onde superou as expetativas, tendo alguns jogos faceis. Confesso que fiquei altamente desmotivado com o medo que demonstrou no jogo com os andrades. Agora nao tem como se esconder, braga, porto, benfa, villareal: um falhanco a toda a linha pode custar a continuidade no proximo ano, pois no futebol nao existe muita paciencia. Acho que temos tecnico, nao pode nunca e jogar com o porto como jogou. Para isso ja tinhamos o mestre e os jogos a italiana.
23 Janeiro, 2019 at 12:19
Evidente que se houver um falhanço em toda a linha (que obviamente não desjo) a coisa fica complicada, pois não haveria nem aposta clara na formação, nem resultados…
Z
23 Janeiro, 2019 at 11:32
Para mim ainda é cedo para avaliar. Não morro de amores para já…
Z
23 Janeiro, 2019 at 12:19
Estou igual a ti Zandonaide.
Vou-lhe dando o benefício da dúvida mas os sinais dos últimos jogos não são animadores e o bom futebol inicial tem vindo a desaparecer para dar lugar a algo muito parecido ao que se via com JJ a época passada.
23 Janeiro, 2019 at 12:21
Totalmente de acordo… Custa-me um pouco ver que se parece ter perdido um rumo que a muitos Sportinguistas agradava muito.
23 Janeiro, 2019 at 13:01
Pois… Foi sol de pouca dura.
23 Janeiro, 2019 at 11:32
Keizer está ao nível do Fuduico Bananinhas, uma bosta!
23 Janeiro, 2019 at 11:53
para curtir e relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=i4FqGPRQWFM
23 Janeiro, 2019 at 12:00
Como todos os outros (excepto peseiro e sinisa), tem direito a fazer pelo menos uma época.
Se a coisa nao correr muito mal, tem direito a fazer pelo menos uma pré temporada e preparar a equipa.
Ai não há desculpas
Problema, acho que não faz as equipas que quer.
Jogam e não jogam quem lhe dizem.
(Isto, obviamente, é uma opinião)
Como todos os outros, será julgado pelos resultados.
23 Janeiro, 2019 at 12:01
Não tenho Facebook e não leio mais nada em português, a não ser a Tasca. E aqui não vi ninguém a insultar ou menosprezar o Keizer.
A única questão que se levantou foi que ele nos foi “vendido” pela direção como o homem que ia apostar na academia. Essa era uma mentira fácil de desmontar porque ele foi despedido do Ajax nayso pelas fracas exibições e os muitos pontos perdidos, nas precisamente porque não apostava nos jovens.
Nós últimos 18 anos ao que parece o Ajax despediu 2 treinadores: 1 porque se tinha comprometido com um clube estrangeiro. O outro foi Keizer.
A questão da estatística é importante, por muito que sejamos românticos. E ter pior aproveitamento de pontos que Peseiro e estar ao nível de Vercauteren e de Waseige convenhamos, é mau.
De resto Keizer, na minha opinião, baqueou em Guimarães, onde tivemos sorte de não trazer um cabaz,,vê em Tondela. Pior, com o Porto traiu ideia de jogo que parecia querer implementar.
Uma pessoa inteligente percebe que ele jogou para não perder, para agarrar o lugar. Estou em crer que uma derrota iria trazer muita contestação. Portanto, e como dizes e bem, foi o jogo em que ele demonstrou o que é mais importante PARA ELE.
De resto, gosto do discurso e da educação do homem, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
23 Janeiro, 2019 at 12:13
Sir, não percebo isso que dizes de o Keizer tr sido despedido porque não apostava nos jovens.
Lembro-me que quando veio o Keizer fui ver a equipa com que ele jogava em vários jogos e a verdade é que os miúdos jogavam todos (notei também que havia maior rotação do que tem sido feita no SCP).
Inclusivamente mantem e reforça a aposta em Frenkie de Jong, Kluivert, etc.
23 Janeiro, 2019 at 12:16
esta dica foi o amego do PSV que lhe deu… em finlandês!
23 Janeiro, 2019 at 12:25
quantos jogadores da actual equipa do Ajax foram lançados pelo Keizer?
23 Janeiro, 2019 at 12:29
Diz tu, parece que já sabes a resposta e poupas trabalho à malta…
23 Janeiro, 2019 at 12:40
TPC
23 Janeiro, 2019 at 12:43
Ah pois… bem me parecia.
Até ficavam bem esses números e nomes no post.
Just saying.
23 Janeiro, 2019 at 12:50
isto não é um post a dizer-te para gostares do Keizer, até porque estás farto de denegrir o homem. É um post a dizer que eu estou disposto a dar-lhe tempo
23 Janeiro, 2019 at 13:05
Então andas a ler mal cherba. Diz-me um, somente um!. comentário a denegrir o homem.
Até agora apontei factos, somente.
De resto sim, também estou disposto a dar uma oportunidade a Keizer. Estou a torcer para que ele tenha todo o sucesso do mundo.
E mais, cherba, e o brave é testemunha, eu sempre disse que para mim não era fundamental ele apostar ou não nos putos. Neste momento estou a borrifar-me para isso, nete momento estamos mesmo a precisar de vencer um troféu.
Mesmo que seja a taça da carica.
Isso por si só iria dar mais tranquilidade, uma vez que o Varandas está a borrifar-se para os sócios e adeptos e não informa nada, não diz nada e andamos todos aqui frustrados porque não se sabe para onde se caminha…
23 Janeiro, 2019 at 13:26
não insultes a minha inteligência, por favor
23 Janeiro, 2019 at 15:13
Pois.
Não encontras nem um.
Siga…
23 Janeiro, 2019 at 16:29
Dou quatro:
Matthijs de Ligt
Frenkie de Jong
Donny van de Beek
David Neres
Apostas claras no Ajax em 2017/2018, estando até aí nos Jong (orientados por… Keizer). Quatro. Qualquer site de estatísticas confirma isto. Mais uma vez, apanhado com as calças na mão e a boca no mastro do novel escritor.
23 Janeiro, 2019 at 16:44
para o bobi do twitter…lançar é dar-lhe os primeiros minutos e não uma sequencia de jogos!!
Assim tipo JJ ter lançado o Gelson Dala….porque entrou ao minuto 89 num jogo 🙂
23 Janeiro, 2019 at 16:52
David Neres: mentira, já jogava em… 2016/2017
https://www.zerozero.pt/player.php?id=458729
Frenkie de Jong: mentira, já jogava em… 2016/2017
https://www.zerozero.pt/player.php?id=460465
Donny van de Beek: mentira, já jogava em… 2016/2017
https://www.zerozero.pt/player.php?id=386161
Matthijs de Ligt: mentira, já jogava em… 2016/2017
Matthijs de Ligt
MadaLion, é a primeira vez, e última, que troco uma palavra contigo. Mas fica registada a tua desonestidade intelectual.
23 Janeiro, 2019 at 16:54
Matthijs de Ligt
https://www.zerozero.pt/player.php?id=459574&epoca_id=147
PS: com 20 ou mais jogos já jogados… Eheheh bananas, do crl.
23 Janeiro, 2019 at 17:02
Matthijs de Ligt
Em 2016/17
564 minutos na Liga Holandesa…6 jogos a titulares….5 a suplente
https://www.zerozero.pt/player_results.php?grp=1&edicao_id=0&epoca_id=146&eve=&id=459574&op=zoomstats&tpstats=club
2017/18
A final de Agosto na época 2017/18 entre jogos da Liga Holandesa e pré-eliminatórias Europeias …..626 minutos!!!
Ou seja… só Até Agosto já tinha mais minutos que em toda a época anterior!!
Aldrabão do crl…é aquilo que tu és!!
E para quem diz que anda na selva em áfrica com dificuldades em ter internet… não andas nada mal!! 🙂
P.S. Eu bem digo que para ti o JJ lançou o Gelson Dala:)
23 Janeiro, 2019 at 18:32
Pelos vistos, ó canalha Robson, o mentiroso não sou eu. Nem foi preciso ver os links que apontam para coisas que nem sequer argumentei.
Os 4 jogadores passaram muito tempo na Jong no ano anterior. Vai ver o Transfermarkt, está lá especificado AO MINUTO o que ele jogou e em que equipa jogou. Viraram todos titulares com mais de 30 jogos na equipa principal na época em que Keizer era o timoneiro. Estrebucha o que quiseres, mas mais uma vez, foste apanhado.
Tu, o Mário Túlio, o Sake, o Tadeu e outros que tais vêm munidos de uma cartilha passada por um escroque. No entanto, mentira após mentira, processo judicial após processo judicial, são apanhados e levam derrota atrás de derrota. E ainda falta vir aí o melhor, que vos fará esconder DE VEZ da toca de onde nunca mais sairão.
23 Janeiro, 2019 at 19:21
O Mathis tem 23 jogos na época anterior… Os outros igual… Está ali tudo nos links 😀
“Nem vou abrir os links porque… Porque… Porque… Olha porque eu digo que foram lançados pelo Keizer e pronto!”
Eheheheh desonestidade level master 🙂
You had one job.
23 Janeiro, 2019 at 19:46
A cereja no topo do bolo é que, precisamente o Frankie de Jong (que se fala que vai ser vendido por 90M€ ao Barcelona) era sempre o sacrificado ou ficava no banco com Keizer. Foi esta polémica, mais que os mais resultados e o mau futebol apresentado, que acabou com a carreira de Keizer no Ajax.
Mas os amestrados gostam de bananar 🙂
https://www.transfermarkt.co.uk/frenkie-de-jong/leistungsdatendetails/spieler/326330/plus/0?saison=2017&verein=&liga=&wettbewerb=NL1&pos=&trainer_id=23940
23 Janeiro, 2019 at 12:42
Lançados como quem lança um Paz, Marques ou Thierry?
23 Janeiro, 2019 at 16:55
Sim teve desses.. com 3 jogos jogados…incompletos 😀
23 Janeiro, 2019 at 12:42
Preocupa-me mais que sejam fatores exteriores a condicionar as convocatórias.
23 Janeiro, 2019 at 12:43
O Jonathan Silva não tinha lugar no Sporting? Outro queimado pelo JJ.
23 Janeiro, 2019 at 12:51
numa perspectiva keizeriana do futebol, talvez. Com o JJ, jamais, pois é muito, muito mau a defender
23 Janeiro, 2019 at 13:01
Pois, e não é assim tão bom a cruzar. Mas tem jogado bem no Leganes.
23 Janeiro, 2019 at 12:44
Peseiro e Cintra andaram por cá tempo a mais a despachar jogadores que poderiam muito bem fazer parte do plantel e ao mesmo tempo a contratar flops que não se percebe o que aqui andam a fazer.
Ainda assim temos um plantel que é suficiente para lutar pelo 2º lugar neste campeonato e por uma ou outra taça.
Mesmo entrando a meio da época, não invalida que não se seja exigente com o atual treinador tal como o fomos com…o Peseiro.
Não serviu em nenhuma vertente e foi despachado.
Após 3 meses de treino com Keizer (equivalente a uma prolongada pré-época com níveis elevados) e servido por um plantel que considero não ser inferior ao da época passada (baliza e posição 6 são as exceções), é mais que hora de se começar a exigir que esta equipa lute por objetivos e conquistas mas sobretudo que mostre mais futebol e garra.
Depois do ciclo abaixo será hora de fazer novo balanço ao treinador e ao que nos deixa de objetivos para o resto da época:
2019-01-23 19:45 Braga
2019-01-30 21:15 (F) V. Setúbal
2019-02-03 17:30 (C) Benfica
2019-02-06 20:45 (F) Benfica
2019-02-10 20:00 (F) Feirense
2019-02-14 20:00 (C) Villarreal
2019-02-17 20:00 (C) Braga
2019-02-21 17:55 (F) Villarreal
23 Janeiro, 2019 at 13:07
Caro José, não podemos comparar 1 mês de pre-época com treinos bidiários, sem necessidade de descansar jogadores e com tempo para acertar aspectos tácticos, com aquilo que o Keizer fez em 3 meses.
Se calhar nestes 3 meses, teve 2/3 semanas com a equipa toda, com tempo apenas para treinar a parte táctica. Temos tido jogos de 3 em 3 dias, e neste período o máximo que há a fazer é recuperar os jogadores fisicamente.
24 Janeiro, 2019 at 8:15
Os primeiros jogos do Keizer foram bem suaves e os jogi9s da seleção pelo meio deram-lhe tempo para conhecer jogadores e plantel.
Tomara muitos ex-treinadores do Sporting terem tido a felicidade de ter um plantel destes à disposição.
23 Janeiro, 2019 at 13:48
Vais lutar pelo segundo lugar?
Mas o porco já tem o titulo na mão, e o carnide irá assegurar o segundo, ainda para mais que agora a Champions paga e bem, só por participar, e o terceiro fica a ver.
Vais é lutar com o braga pelo terceiro e isso é se tudo correr bem.
O polvo não anda a dormir, seja ele vermelho ou azul, mas não dorme.
23 Janeiro, 2019 at 12:52
Um post sobre treinadores estrangeiros (bons e ousados) no Sporting que fala no Jozic mas nao no Boloni?
Oh Cherba…
23 Janeiro, 2019 at 12:54
cada cabeça, sua sentença. E se eu me lembrasse de tudo, o que sobraria para o “hoje escreves tu!”? 🙂
a propósito, hoje é dia
23 Janeiro, 2019 at 13:30
O Josic dava 10-0 ao Boloni que só teve o sucesso que teve porque tinha o Jardel e uma grande equipa por trás dele…
23 Janeiro, 2019 at 13:55
O Boloni sem o Jardel era despedido antes do Natal .
23 Janeiro, 2019 at 14:45
Pois! O Jardel (que só veio à 4ª jornada)! Porque o Hugo Viana e o Quaresma Não contaram para nada! Isto para quem reclama as apostas em jogadores da “cantera”!
SL
23 Janeiro, 2019 at 21:25
Quaresma? JVP? Niculae? CR7?
Ah pois é, memória selectiva…
23 Janeiro, 2019 at 12:56
Estou a ver aqui um padrão:
1. Viviano chega à Spal e: faz um grande jogo, é considerado o melhor em campo e a comunicação social italiana exulta o seu regresso.
2. Misic chega ao PAOK, faz uma enorme jogo e marca este golo sensacional!
https://www.record.pt/multimedia/videos/internacional/detalhe/um-golaco-a-quaresma-misic-com-estreia-de-sonho-pelo-paok
23 Janeiro, 2019 at 13:05
Golaço!
Espero que por lá possa jogar, tal como o gauld na Escócia e o viviano em Itália.
23 Janeiro, 2019 at 13:09
é o ponto 3 😉
Estou a ver aqui um padrão:
1. Viviano chega à Spal e: faz um grande jogo, é considerado o melhor em campo e a comunicação social italiana exulta o seu regresso.
2. Misic chega ao PAOK, faz uma enorme jogo e marca este golo sensacional!
https://www.record.pt/multimedia/videos/internacional/detalhe/um-golaco-a-quaresma-misic-com-estreia-de-sonho-pelo-paok
3. Ryan Gauld regressa à Escócia e recebe elogios de toda a gente
23 Janeiro, 2019 at 13:52
Enquanto o pessoal apenas falar de “não tapar o lugar à formacão” não irão ver o verdadeiro talento.
Sempre achei que o Ryan era bom, mas teve uns azares com lesões.
Curiosamente temos muita “formacão” que implode lá fora, como o JM ou o Adrien…. Até o Slimani teve problemas. Eu gostava deles, têm qualidade, mas lá fora têm tido mais dificuldades.
23 Janeiro, 2019 at 13:08
Nunca achei misic um mau jogador mas notava-se o peso da camisola pela impaciência das bancadas.
Da 10 ao sérvio chinês
23 Janeiro, 2019 at 13:11
“Ah e tal o Gudelj é melhor do que o Misic e até tem melhor pontapé de meia distância…”
… só que não.
23 Janeiro, 2019 at 13:18
Foram motivados a provérbios.
23 Janeiro, 2019 at 13:54
Grande golo. Daí a ter lugar no Sporting ainda vai um bocado. O Gudelj tambem nao tem, verdade seja dita.
23 Janeiro, 2019 at 15:20
Teria que o ver a fazer alguns jogos. Olha tipo como o Gudelj, que já deve ter feito aí uns 25 jogos quase seguidos. Aí sim dá para dizer claramente se serve ou não.
Mas um gajo com 23 anos, figura de proa do Rijeka, internacional Croata, quando chegou estava a impor-se na selecção, mas que infelizmente tinha de aprender Mandarim para jogar no Sporting.
Keizer (terá sido mesmo o Keizer?) dispensa e fica com o Gudelj que nem é nosso jogador… enfim..
23 Janeiro, 2019 at 15:43
Gudelj Petro Misic, não se aproveita um. Espero que este Doumbia funcione melhor que o outro Doumbia, senão estamos lixados.
23 Janeiro, 2019 at 19:14
Doumbia só não marcou dez golos porque lhe anularam um perfeitamente válido para o campeonato. Contra nós na UEFA e na Liga esp. (cfr contra o patético) tem-se visto o que vale: Muito mais do que aqueles que vergonhosamente o trataram na sua saída… Doumbia Jr – a quem voto mais sucesso do que Agbenyenu, outro activo desperdiçado – já foi pretexto para alguém se encher.
Misic é o mais novo e barato desses jogadores e joga pela Croácia. Viviano foi obviamente torpedeado e só servirá para dar péssimo nome ao SPORTING e é provável que Gauld faça uma boa carreira para um jogador escocês da actualidade.
23 Janeiro, 2019 at 13:01
Mau a defender como:
jeff
zeegelar
schelotto
b gaspar
..e todos tiveram tantos minutos!!
Isso é treta
23 Janeiro, 2019 at 13:03
Como homem da 10 a zero a qualquer treinador que está em Portugal.
Tem o seu sistema, a sua forma de pensar o jogo……. Não tem o mais importante……. Equipa para implementar os seus métodos.
Falta. Lhe um 6, um central rápido e que dure 90 min e um lateral direito, caso saia acuna ficará a faltar um esquerdo tmb.
Contra equipas pequenas vai dando devido à falta de qualidade no momento de finalizar.
Contra equipas médias e da mesma valia é mto complicado o Sporting conseguir vencer.
São equipas q defendem bem e não precisam de 10 oportunidades para fazer 1 golo.
Para o adepto e amante do futebol podemos dizer que kaiser é sinal de golos marcados ou sofridos.
Para chegar ao título com este sistema tem q mudar algumas peças……. Devido à falta de euros julgo ser mais simples mudar o sistema…… Pois caso continue a encarar os adversários da forma como o tem feito arriscam. Nos seriamente a ficar com o 4 lugar.
23 Janeiro, 2019 at 13:10
É isto tudo Cherba!
23 Janeiro, 2019 at 13:29
Desconfiei quando chegou, surpreendeu nos 1os jogos, começou a a revelar um padrão defensivo mau nos 1os jogos em Alvalade, deixou dúvidas em Guimarães mas mantendo o benefício da dúvida. Em Tondela começou o descarrilamento: Convocatória, onze, apatia durante o jogo, impotência para alterar o rumo do jogo, substituições duvidosas, incapacidade defensiva confirmada, rgidez tática, não existe plano B.
Com o Porco foi do 8 ao 80. Precisava de ganhar, mas jogou para não perder, em casa, mas não sofreu golos. No último jogo voltou ao padrão: Golos sofridos, já nem atacar com qualidade conseguimos, 11 ridículo, substuicoes duvidosas, um autêntico passador a defender, sem plano B.
Ou hoje mostra alguma coisa ou vai ser um mês difícil. Até agora não convence. Melhor que P0, mas para isso não é preciso muito.
23 Janeiro, 2019 at 13:35
É com tristeza que tenho de concordar contigo. Não por concordar contigo, que é coisa rara, mas porque queria muito que o Keizer desse certo…
23 Janeiro, 2019 at 13:40
O seu, contrário, o seu oposto e o seu igual.
Maravilhoso.
23 Janeiro, 2019 at 15:47
LOOOL
23 Janeiro, 2019 at 18:12
Pronto, já fizeste a tua piadinha.
Agora sê homenzinho e explica lá isso…
23 Janeiro, 2019 at 14:11
Também queria e quero que resulte por várias razões:
Pela principal: Pelo Sporting.
Pela ideia de jogo que me atrai.
Por desde o 1 ano de JJ não se ver futebol a sério em Alvalade.
Pela lufada de ar fresco neste pântano que é o futebol português.
Pelo discurso e personalidade.
Pelos comentários xenófobos e anti-Sporting dos paineleros.
Pelos comentários xenófobos e corporativistas de caga-tacos como Mota e Pepa.
Infelizmente, tudo o que pode trazer de bom é traído pelo que referi acima, destacando-se pela negativa o comportamento defensivo penoso, a falta de flexibilidade táctica para mudar o sistema pois não tem jogadores para o implementar com sucesso. O desconhecimento do campeonato, o que é normal (essa parte devia ser compensada pela estrutura. Beto, Viana, etc) e até alguma ingenuidade e inocência sobre a forma como este campeonato de corruptos é muito jogado nos bastidores (Todos sabíamos que o Guimarães e Tondela iam jogar a vida nestes jogos, ao contrário do que fazem noutros jogos, e aí também é culpa da estrutura.)
Enfim… O futuro dele no banco vislumbra-se como o dia de hoje: cinzento e chuvoso. Pode ser que logo haja um click.
23 Janeiro, 2019 at 18:13
Absolutamente de acordo!
23 Janeiro, 2019 at 13:48
É verdade, Tondela foi o descalabro. Não pelo jogo em si porque infelizmente ao longo de décadas que somos brindados esporadicamente com jogos de merda contra estes mija na escada. O que me retirou parte da confiança foi 80% de nós termos percebido que o jogo ia ser assim apenas olhando para a lista dos convocados… Claro que o pensamento que o gajo não percebe da poda assalta imediatamente a cabeça de uma pessoa.
O jogo com o Porto foi uma machadada… Em Alvalade, para mim, nem que seja com os juniores contra o barcelona, NUNCA devemos jogar para empatar. Mas isso sou eu que sou demasiado romantico e acredito mesmo que o Sporting é gigante.
Ainda tenho esperança no Keizer quando me lembro dos jogos iniciais. Aquela troca de bola, excelentes movimentações atacantes, trabalho colectivo, etc… Levou logo com a boca que parecia o INATEL a jogar. Enfim… E os jogos não foram tão fáceis assim porque ir a vila do conde é tudo menos fácil.
Concluindo, mantenho boas expectativas e continua a depender dele o sucesso que terá no clube. Ou a equipa volta a jogar como no inicio ou reencarna o espirito tondela.
23 Janeiro, 2019 at 13:54
Totalmente de acordo
23 Janeiro, 2019 at 14:19
Estou como tu. O jogo com o Tondela derreteu a pequena esperança que ainda tinha de fazermos uma boa época. Começou na convocatória e acabou na incapacidade de defender contra 10 sofrendo 1 golo e não conseguir sequer o empate. Pelo meio o 11 inicial e as substituições…
23 Janeiro, 2019 at 14:48
Derreteu por termos o Luiz phelippe e afinal não serve. Então para que a contratação ? No Porto vão buscar o fernando andrade e olha já ontem marcou um golo . Pequenos pormenores
23 Janeiro, 2019 at 15:26
Lógico. Esse jogo em Tondela era um bom momento para ter lançado L Phelype. A titular ou entrar na 2a parte.
23 Janeiro, 2019 at 13:44
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Muito sinceramente, Keizer dificilmente será “julgado” por esta época. A não ser, claro, que suceda uma calamidade (tipo, ficarmos em 4º lugar no campeonato – sim, isto para mim é uma calamidade!) ou um milagre (tipo vencermos o campeonato).
Não nos devemos esquecer de todo um conjunto de factos que ocorreram desde o final da época passada e que condicionaram quer o início da presente época, quer o início de Keizer no SCP, quer o plantel que Keizer tem à sua disposição.
Não vale a pena estar a discorrer sobre isto, que já muito foi escrito sobre tal.
Sendo certo que o “estado de graça” de Keizer, para mim, já deixou de existir, a primeira época “a sério” do mesmo em termos de avaliação será, em princípio, a próxima.
SL
23 Janeiro, 2019 at 14:00
Na teoria concordo com o que o caro escreve mas…
O argumento de ter direito a fazer a pré época cai quando já esta época apresentámos futebol de bom nível.
Ficar em quarto não é opção. Nem penso nessa possibilidade. Se por acaso acontecer, não há pré época que o salve.
23 Janeiro, 2019 at 14:15
+1 ireland
23 Janeiro, 2019 at 15:04
Também concordo com o Ireland.
23 Janeiro, 2019 at 15:27
+2
23 Janeiro, 2019 at 15:44
Ja apresentámos bom futebol, mas a parte da pré epoca inexistente pode explicar os maus indices fisicos que nos fazem não conseguir dar sequência ao bom futebol que ja mostrámos
23 Janeiro, 2019 at 18:30
Não são só os resultados que te possibilitam perceber se é treinador para nós ou não – e isto não é restrito ao Keizer mas também a toda a equipa técnica.
A maneira como age, ganhe ou perca, é importante também.
Para mim, já foi muito limitado em Guimarães. Dá toda a sensação que o jogo foi mal preparado e depois a equipa entrou mal e nunca esteve por cima do Vitória. E ele não foi capaz de fazer nada para mudar isso e, praticamente, nem tentou.
Se, por um lado, se dá um desconto por ele ser estrangeiro e ter pouco tempo de Portugal, não se pode desculpar tudo porque tem adjuntos portugueses que o devem ajudar neste capitulo.
Em Tondela foi tudo isto, outra vez, mas 10 vezes pior. Até porque o Tondela é pior que o Guimarães e porque jogou a 2ª parte só com 10. Foi demasiado notório que o jogo foi mal preparado, que o jogo foi mal abordado, e que houve uma gritante incapacidade do treinador em mudar o que estava mal – absolutamente visível.
Com o Moreirense também não gostei de como mexeu no jogo, parecendo-me sempre muito passivo aos erros sucessivos como que a apostar que o Moreirense não conseguiria empatar – o que num jogo com a margem de 1 golo pode sempre acontecer num lance fortuito como uma bola parada ou um remate de longe.
Portanto, neste momento estou um bocado de “pé atrás” com o Keizer, mesmo mantendo a vontade de lhe dar o beneficio da duvida. Agora, ou ele mostra mãozinhas para uma equipa que se quer a lutar pelo titulo, ou não vale a pena estar cá para o ano, porque não é o facto de ter um plantel limitado que o impede de mexer bem em jogos com Guimarães, Tondela ou Moreirense!
Já com o Porto, ao contrário de muitos, eu acho que teve a abordagem correcta porque perdendo ficava a 11 pontos do Porto, a 4 do Benfic@ e a 3 do Braga, o que já era uma distância enorme para o 1º e grande para os outros.