«Há três formas de lidar com a derrota: com dignidade, assumindo e tentando perceber porque é que perdeu, olhar para dentro e perceber porque é que se perde um jogo; a versão histérica, com a frustração de perder uma meia-final em casa que não é fácil; e depois a versão cobarde, que é culparmos outras pessoas, falar em linhas… Se há coisa que eu sei é que neste momento a arbitragem está muito melhor com o VAR”.
Marcel Keizer e Abel Ferreira já tinham falado na zona de entrevistas rápidas e na conferência, António Salvador já tinha passado pela zona mista mas ainda havia mais uma intervenção no final do encontro entre Sporting e Sp. Braga, neste caso de Frederico Varandas. E depois de dedicar o triunfo ao técnico holandês, que recebeu esta quarta-feira uma notícia difícil do foro pessoal mas quis manter-se com a equipa, o presidente do Sporting Clube de Portugal teve o seu momento Bruce Lee e aviou tudo e todos.
“Enquanto presidente perdi em Tondela e perdi com o Portimonense, e perdi bem em ambas as situações. Empatei com o Porto e empatei bem. Certamente houve erros de um lado e de outro. Há três formas de lidar com a derrota: com dignidade, assumindo e tentando perceber porque é que perdeu, olhar para dentro e perceber porque é que se perde um jogo; a versão histérica, com a frustração de perder uma meia-final em casa que não é fácil; e depois a versão cobarde, que é culparmos outras pessoas, falar em linhas… Se há coisa que eu sei é que neste momento a arbitragem está muito melhor com o VAR”, destacou.
“Erram? Erramos todos. Erram árbitros, erram jogadores, erram treinadores. Mas a arbitragem está muito melhor, sinto uma arbitragem mais livre. O que me preocupa mais é ver um presidente [Luís Filipe Vieira] a dizer que um árbitro não pode voltar mais a arbitrar e hoje ler a notícia de que esse árbitro [Fábio Veríssimo] pediu licença por tempo indeterminado. Isto é que não pode voltar a acontecer. É preciso coragem para dizer as coisas, há um tempo que não pode voltar para trás. Eu e a minha direção do Sporting não vamos deixar que isto volte para trás, não vamos deixar”, acrescentou Varandas a esse propósito.
“Não vou comentar arbitragens, não comento. Se quiser posso dar a minha opinião, acho que o Sp. Braga não foi prejudicado neste jogo, há um penálti claro sobre o Coates, há uma falta antes do golo anulado ao Sp. Braga… Percebo uma fase mais emocional que leva as pessoas a dizerem alguns disparates, a via mais cobarde que é fazer das pessoas parvas. Fico muito frustrado com as derrotas mas gosto de olhar para dentro, para perceber o que falhou. Há erros de arbitragem, os erros de arbitragem vão sempre existir acho eu, o VAR é uma notícia importante para o futebol português. Há que melhorar o VAR? Há que melhorar a qualidade dos dirigentes e dos treinadores? Há. Pronto, é a minha opinião”.
E, digo eu ao Frederico, se for para opinar desta forma, que tenha sido a primeira de muitas intervenções!
24 Janeiro, 2019 at 10:27
FV, uma raridade, esteve bem.
Quando disse que há cobardes a refugiar-se em linhas estava a referir-se ao Vieira e às linhas de coca?
Colhões de alumínio!
24 Janeiro, 2019 at 10:31
Falou quando foi preciso falar e falou bem. Se for sempre assim não me queixo.
24 Janeiro, 2019 at 10:33
Parabéns ao Varandas que disse o que tinha de dizer em mais um momento do futebol português de fazer envergonhar qualquer um… triste espectáculo que estes dirigentes nos proporcionam… enfim, cada vez me sinto mais enojado com tudo isto… tenho um misto de sensações… amo o Sporting, adoro o futebol, mas cada vez + entro em conflito comigo por perder tempo a ver este triste espectáculo…
24 Janeiro, 2019 at 14:43
+1
24 Janeiro, 2019 at 10:34
Clap, clap, clap.
24 Janeiro, 2019 at 10:35
Esteve muito bem!
Mas atenção… a partir do momento que adopta este discurso não pode vir de futuro desculpar-se com arbitragens pois, caso contrário, tal como os restantes, perde toda a credibilidade.
Mas, para já, aplaudo o seu discurso assim como o do nosso treinador.
SL
24 Janeiro, 2019 at 10:37
Faria mais estragos se o fizesse com mais paixão. Mas foi bom ele tê-lo feito.
24 Janeiro, 2019 at 10:39
Eu achei que ele esteve muito bem, tocou nos pontos todos.
24 Janeiro, 2019 at 10:42
Muito soft… assim não vai lá… assim o Sporting não alcançara o que deseja.
24 Janeiro, 2019 at 13:58
Felizmente alcançou com o discurso bélico do Guru… O que seria de nós agora se isso não tem acontecido!
24 Janeiro, 2019 at 10:43
Esteve bem. Ponto.
24 Janeiro, 2019 at 10:43
Muito bem.
Agora só falta explicar como vai impedir que as coisas voltem para trás e quando.
Mas como intervenção está muito bem.
Uma pergunta aos tasqueiros:
O Veríssimo não é o do “Aguenta! Aguenta! Fora de jogo! Fora de jogo!!!”? (sinceramente não me lembro, mas se é acho uma maravilha de karma, podem ir todos para a puta que os pariu junto com os seus dirigentes)
24 Janeiro, 2019 at 11:21
Sim é! Ando há meses à procura desse video no youtube…
Z
24 Janeiro, 2019 at 11:25
O Mister do café tem isso lá de certeza, só não sei é se ainda está activo.
24 Janeiro, 2019 at 11:28
https://www.youtube.com/watch?v=yEeg3EY02_k
A partir do primeiro minuto do vídeo mais ou menos
24 Janeiro, 2019 at 11:29
Agora eu que digo ao Veríssimo:
Levaste tau tau do dono?
Aguenta! Aguenta!
😀 😀 😀
24 Janeiro, 2019 at 13:00
Bingo
24 Janeiro, 2019 at 11:30
Thks!
A primeira Caña pago eu! Quando vens? 🙂
Z
24 Janeiro, 2019 at 11:33
Breve breve, tenho de acabar um trabalhinho e depois tiro uma folga.
Ainda tenho de pedir o teu contacto ao patrão do estabelecimento.
24 Janeiro, 2019 at 11:35
Ok! de 4 a 7, não estou…
Z
24 Janeiro, 2019 at 11:36
Estou em Amsterdão… Se houver tasqueiros de lá… “Acusem-se”! 🙂
Z
24 Janeiro, 2019 at 11:55
Eu adapto…
Amesterdão, adoro, mas agora deve estar um gêlo de morrer. Fui lá uma vez com neve, perde a piada mesmo com ganza 😀
24 Janeiro, 2019 at 11:32
O que a minha filha se vai rir com isto! Estou farto de lhe contar a história! 🙂
Z
24 Janeiro, 2019 at 12:33
Epah afinal já tinhamos visto.. O que ando à procura é de uma paródia que alguem fez depois quando o varela deu um frango… “Aguenta… Não vale..É frango”!
Z
24 Janeiro, 2019 at 10:44
Já estava na altura de alguém defender a o Sporting clube de Portugal.
Tocou em algum s pontos fundamentais…….mas se eu dava gargalhadas a ouvir lfv, choro a ouvir o presidente do meu clube a falar……… Muito mau!!!!!
24 Janeiro, 2019 at 10:55
Varandas esteve muitíssimo bem. Só faltou dizer que graças à tecnologia há comprovadamente hoje muito menos erros graves de arbitragem com influência no resultado. Porque é isso que está em causa: os cães amestrados de Braga, com o amigo das linhas de coca, quiseram aproveitar o momento para enfiar o VAR num caixão e regressar directamente aos anos 80, quando o Humberto Coelho assinalava foras-de-jogo com o braço apontado ao céu no Estádio da Luz.
24 Janeiro, 2019 at 10:58
Acho que Varandas esteve muito bem, apesar de se notar que a comunicação pública não é o seu ponto forte. Mas as ideias passaram e isso é o mais importante.
Quanto ao último parágrafo, caro Cherba, permite-me discordar. Acho que um presidente não precisa de fazer muitas intervenções. Para mim o maior cancro do futebol português é precisamente este presidencialismo exacerbado, em que os Salvadores, Vieiras, Pintos e Brunos se tornam vedetas públicas. Todos os presidentes deveriam falar publicamente muito menos e certamente um pouco mais uns com os outros, em reuniões de trabalho. Isso sim é que era defender o tal “negócio” que parece preocupar a todos, mas que não passa, afinal, de um chavão.
Mais concretamente em relação à arbitragem de ontem, num país que vivesse o desporto de forma saudável, teria sido perfeitamente normal. Nenhuma decisão foi escandalosa. No golo anulado nota-se claramente que o Dyego Sousa salta nas costas sem intenção de jogar a bola mas apenas estorvar a acção de Acuna. O agarrão entre Ristovski e Dyego Sousa na área é mútuo e a bola está longe do raio de acção. O suposto duplo amarelo sobre o Gudelj é uma anedota, pois a segunda falta, além de ser no meio-campo, numa situação normal de jogo em que a nossa equipa estava toda posicionada defensivamente, nem parece existir. No penálti do Coates há agarrão, mas depois Coates deixa-se cair quando ainda tinha possibilidades de ir ao lance.
No fundo, existem dois lances discutíveis (o golo anulado e o penálti sobre Coates), ambos longe, muito longe, de permitirem uma análise peremptória de quem quer que seja. Aliás, a maior prova disso mesmo, é que se porventura o golo tivesse sido validado, quem estaria a reclamar pela falta de verdade desportiva era o Sporting, com um golo sofrido precedido de falta e um penalti não assinalado perto do fim do jogo.
Esta é a verdade. Fosse qual fosse a decisão do árbitro, a equipa que perdesse iria reclamar.
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:14
+1
24 Janeiro, 2019 at 14:28
“Para mim o maior cancro do futebol português é precisamente este presidencialismo exacerbado, em que os Salvadores, Vieiras, Pintos e Brunos se tornam vedetas públicas. Todos os presidentes deveriam falar publicamente muito menos e certamente um pouco mais uns com os outros, em reuniões de trabalho.“
Mas achas que isso é possível neste país?
Coates não soube ganhar a falta, simples. Está a ser puxado para trás e cai para a frente? Física hello? Lembra me aquele golo anulado ao slimani contra o nacional em que o argelino POUSA a mão esquerda nas costas do central e o gajo cai para trás. Merdas ridículas…
24 Janeiro, 2019 at 15:07
“(…) No penálti do Coates há agarrão, mas depois Coates deixa-se cair quando ainda tinha possibilidades de ir ao lance.” Adolfo, é uma “lei da física”, que quando um corpo em movimento próprio é sustido e depois largado tenda a ser projectado. Foi o que aconteceu. Os comentadeiros de serviço da RTP3, António Tadeia e César Peixoto, alegam que existe puxão e logo é penalti porque o jogador não precisa de cair, mas que o árbitro é engando pela queda para a frente do Coates. Primeiro, se é penalti e não é necessário cair, o árbitro não pode ser “enganado” ao visionar o lance no VAR (admito qu o fizesse em lance corrido por não se aperceber do puxão); segundo, se está em corrida e é puxado e largado, queriam que se caisse para trás???
Quando vejo sportinguistas terem este “discurso” não percebo como se queixam do discurso do Presidente.
SL
24 Janeiro, 2019 at 10:58
Histéricos e Cobardes.
2 adjetivos bem fortes. Tiro ao arco certeiro.
Falar poucas vezes mas acertar em cheio quando fala.
24 Janeiro, 2019 at 11:00
Esteve bem! É certo.
Mas fogo…se ele não consegue estar bem num momento destes (vitória e azia adversária) mais valia mesmo reformar-se…
24 Janeiro, 2019 at 11:13
+1
24 Janeiro, 2019 at 11:37
“É bom que os nossos adversários comecem a dar luta porque assim é demasiado fácil”.
Foi isto que foi dito há não muito tempo num momento de vitórias e azia adversária.
24 Janeiro, 2019 at 11:46
ninguém falou do bruno mas não conseguiste resistir
24 Janeiro, 2019 at 11:50
Fight, no outro dia falaste tu e então? Só se pode falar para algumas coisas?
Sobre a comparação algo a dizer? Não achas que é um bom exemplo para demonstrar que se pode dizer merda mesmo nessas alturas?
Eu também acho que é fácil falar nestas alturas mas como já vi de tudo limito-me a elogiar o que é bem feito e criticar o que está mal.
Deixo o fácil, fácil para outros.
Para já, falou bem. Espero que continue.
24 Janeiro, 2019 at 11:47
E ele reformou-se…ou foi reformado…
24 Janeiro, 2019 at 11:52
Só que pelos vistos aquilo que parece ser fácil para nós não é assim tão evidente para os cromos que andam neste mundo. Tal como disse ao fight, vou elogiar o que há para elogiar sem condicionantes. Já vi muita para coisa para ficar surpreendido facilmente.
24 Janeiro, 2019 at 15:10
Tiago, o que interessa é que, NESTE MOMENTO, esteve bem. Aplauda-se! Nos momentos em que está mal, ou simplesmente não está, critique-se. Fazer reconhecimentos relutantes é que não está com nada!
SL
24 Janeiro, 2019 at 16:31
Não é relutante…é reconhecendo que está numa situação fácil para não errar na comunicação…
Não vou aplaudir todo esfuziante um bom jogo contra uma equipa da 2 divisão em casa…
No dia em que o vir fazer isto bem numa situação difícil e apertada, aí terá o meu aplauso a sério.
24 Janeiro, 2019 at 11:05
Meio caminho andado para nós começarem a roubar à séria.
Devia ter falado nas histéricas do Salvador e do Abel, devia ter denunciado a coação de lfv, mas nunca dizer: todos erram, é normal e eu não vou comentar isso.
Não é aceitável que um gajos esteja sentadinho com uma Televisão à frente, a ver as repetições que quer e mesmo assim erre. O penalty a favor do porto, o fora de jogo do gajo do benfica, o penalty se ontem… Esse tipo de erros é inadmissível.
24 Janeiro, 2019 at 11:18
Eu acho que ele não precisava de estar ali a apertar novamente com os árbitros. Antes pelo contrário. Também não deve utilizar “nunca falarei” ou “só os xxx falam”…
Nunca percebi porque é que um clube como o Sporting nunca tem um plano de resposta para estas merdas. Não precisava de ser ontem nem devia ser, até para não tirar o foco dos outros ou pior ainda…ir na onda deles…
Mas por exemplo, o presidente do Sporting devia ter logo à mão propostas para melhorar a arbitragem e para ter maior transparência. Não o faria ontem para não mudar o foco…mas antes da final. E falaria (sem fazer um grande alarido) na necessidade de erradicar erros como foras de jogo indevidamente assinalados como nos aconteceu com o Moreirense ou como aconteceu na meia final da Taça da Liga ou penaltis por marcar gritantes como aconteceu na meia final da taça da liga…
Falaria na véspera da final…
24 Janeiro, 2019 at 11:22
Nem mais…
Para não falar no facto de ter prestado declarações ao mesmo tempo que o Abel estava em conferência de imprensa.
São pequenas pintelhices, mas têm impacto. Toda a gente falou em directo menos o presidente do Sporting CP.
Não haverá ninguém a dizer, “Olha, fala daqui a um quarto de hora!”?
24 Janeiro, 2019 at 15:19
” (…) nunca dizer: todos erram, é normal e eu não vou comentar isso.” (luisvt dixit).
Luis, não é justo nem honesto dizer que foi isso que o Presidente disse, quando não foi SÓ isso que disse. Na frase que cita, o contexto completo é: ““Erram? Erramos todos. Erram árbitros, erram jogadores, erram treinadores. Mas a arbitragem está muito melhor, sinto uma arbitragem mais livre. O que me preocupa mais é ver um presidente [Luís Filipe Vieira] a dizer que um árbitro não pode voltar mais a arbitrar e hoje ler a notícia de que esse árbitro [Fábio Veríssimo] pediu licença por tempo indeterminado. Isto é que não pode voltar a acontecer. É preciso coragem para dizer as coisas, há um tempo que não pode voltar para trás. Eu e a minha direção do Sporting não vamos deixar que isto volte para trás, não vamos deixar”. Como se vê é muito diferente, diria que quase o oposto que aquilo que o Luis insinuou ao truncar a citação.
Toda a intervenção foi pertinente, adequada e assertiva no conteúdo e no momento e, na minha opinião, no seu estilo, mesmo que se continuem a encontrar limitações na forma. E, quando é assim só se tem que aplaudir, exactamente da mesma forma que devemos criticar quando está mal ou quando, simplesmente, nem está.
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:08
Esteve muito bem!! Era o que mais faltava, ouvir no dia anterior um dos maiores corruptos deste país a dizer o que disse … Ontem o estúpido do Abel (tem que ter aquele discurso e naquele registo senão é despedido) , logo seguido pelo trolha caloteiro, aspirante a empreiteiro e o Sporting permitia tudo isto sem se defender!??? Espero que seja para continuar, até porque daqui para a frente vão serrar fileiras…!!
24 Janeiro, 2019 at 11:13
O Presidente do Sporting “disse o que era necessário ser dito”…
E nada mais havia a dizer…!
É tempo de “nos unirmos” em volta de quem dirige os destinos do Clube…
E acho que fez muito bem em “usar o tom” que usou…
“Não é por fazer muito barulho que se consegue mais”…
Até parece que “temos memória curta”…
“O que ganhámos” anteriormente “por tiradas descabeladas…?”
Possivelmente “ganhámos o mesmo”…mas pelo menos “não deu razão” para que venha agora a CS atacar-nos porque o Presidente…”disse…mas portou-se” como os outros…
Para espectáculo já chegou o que deram…
O orelhas
O trolha
O belinho…
“Podemos estar mal”…mas caramba…
“Nunca podemos esquecer que somos o Sporting…!”
Obrigado Presidente…(agora é para manter…e nem quer dizer que não fale quando formos prejudicados…aliás, ainda ontem o fomos…)
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:21
A diferença Max é que se fosse um presidente do Sporting, qualquer um, a dizer o que o orelhas e o trolha disseram em dois dias consecutivos, teria caído o Carmo e a trindade, a CS já estaria farta de dos “malhar” dizendo que era inadmissível o clima bélico criado por um nosso dirigente, o conselho de arbitragem já teria emitido um comunicado, o de disciplina, aberto um processo de inquérito e por aí adiante…!! Assim….apenas um árbitro que devido a pressões (faço uma pequena ideia do que terá recebido no seu telemóvel…) não quer estar no papel de vídeo árbitro!
24 Janeiro, 2019 at 11:28
Tem toda a razão “Pretoriano”…
Mas o que eu quis dizer…foi que se o Varandas tivesse por exemplo usado o “tom” que por exemplo usava Bruno Carvalho…
“Teria razão” na mesma…mas a CS não lhe perdoaria e colocá-lo-ia ao mesmo níve…dos outros “papagaios”…
Da forma como falou Varandas…não acredito que alguma CS tenha o desplante de o colocar “ao mesmo nível”…
Poderão até “fazer de conta” que não o ouviram…”mas não terão matéria para o minimizar…”
Não é “por muito gritar”…que se faz ouvir melhor…
Abr e SL
24 Janeiro, 2019 at 11:34
De acordo!
24 Janeiro, 2019 at 11:35
Mas alguém vai lembrar do que disse o varandas amanha???
24 Janeiro, 2019 at 11:43
eu vou…
24 Janeiro, 2019 at 12:06
Nesse caso já valeu a pena, duas pessoas se irão lembrar, o próprio e tu.
24 Janeiro, 2019 at 12:48
haverá mais certamente, e os que não se lembrarem das palavras exactas, lembrar-se-ão de uma intervenção assertiva, na mouche, focada, e certeira na forma e no conteúdo.
Certamente não será lembrada por ser um conjunto de tiradas boçais e eloquentemente estéreis.
24 Janeiro, 2019 at 12:53
Sim, ficará na recordacão um discurso bonito e que mudou para sempre o futebol português, mas depois quando um dia alguem for ao YouTube recordará que não foi nada disso.
O problema é que esse conjunto de tiradas boçais e eloquentemente estéreis serviam para muito, e eles andavam sempre com o rabo apertadinho…. Agora com o cão ninguem liga, porque os cães ladram mas a caravana passa.
24 Janeiro, 2019 at 13:41
Leonidas…
“Acrescente” mais um…eu também o vou lembrar…!!
SL
24 Janeiro, 2019 at 14:43
Mais um! E exactamente pelas mesmas razões que o Max eloquentemente elencou no seu anterior comentário.
1º – porque é Presidente do Sporting eleito democraticamente nas eleições mais concorridas de sempre, e, logo, a partir desse momento, também o meu Presidente.
2º – porque, enquanto sócio, procuro estar sempre atento aos actos e palavras dos Órgãos Sociais e dos dirigentes e responsáveis do Clube, para melhor exercer o meu dever de escrutínio.
SL
24 Janeiro, 2019 at 15:34
Mais um que se vai lembrar.
24 Janeiro, 2019 at 20:57
Eu também não vou esquecer.
Quem fala pouco, mas o faz quando é necessário é sempre ouvido com mais atenção.
24 Janeiro, 2019 at 12:16
Max, ontem à noite, um dos comentadeiros estava a criticar o toupeira, o trolha o belinho, mas teve de dizer que o Varandas tinha estado mal, pois ao falar como falou colocou-se ao nível dos outros.
Enfim ….
24 Janeiro, 2019 at 12:22
Se varandas não tivesse falado desconfio que os outros até nem teriam estado assim tão mal… ahahahahah metem nojo.
24 Janeiro, 2019 at 13:44
ASousa…
Já estamos habituados a “essa trampa de comentadeiros…”
São tão burrinhos…que nem conseguem “destrinçar os vários níveis…”
Aliás…o nível destes tipos…
Está abaixo…”no toupeiral…”
Abraço e
SL
24 Janeiro, 2019 at 15:29
“A diferença Max é que se fosse um presidente do Sporting, qualquer um, a dizer o que o orelhas e o trolha disseram em dois dias consecutivos, teria caído o Carmo e a trindade, a CS já estaria farta de dos “malhar” dizendo que era inadmissível o clima bélico criado por um nosso dirigente, o conselho de arbitragem já teria emitido um comunicado, o de disciplina, aberto um processo de inquérito e por aí adiante…!! ” (Pretoriano dixit)
O Pretoriano acaba de justificar a justeza de o Presidente do Sporting não usar esse tipo de discurso trauliteiro, porque só dá trunfos à CS. Não que modifique a opinião publicada por cartilhados e avençados (estes sim, como provaram os mails do cartilheiro-mor Janela). Mas retira o argumento de estar a ser incendiário. Ou, no mínimo, ridiculariza esse argumento quando é usado mesmo perante um discurso civilizado versus 3 atoardas trauliteiras (e houve um comentadeiro-jornalista oficial de uma TV que teve o desplante de afirmar que Varandas se colocou ao nível de Orelhas, Trolha e Belito).
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:19
Falou bem.
Agora quero é saber o que o Ele pode fazer, para impedir que “um tempo não volte para trás”.
24 Janeiro, 2019 at 11:31
Qual tempo?
24 Janeiro, 2019 at 11:25
Falou bem e vão ganhar muitos inimigos daqui para a frente… Agora é que vão ser elas varandas…vamos ver se tens estofo!
Z
24 Janeiro, 2019 at 11:27
É isto que se pretende ao Presidente do SCP, falar pouco mas acertivamente…
24 Janeiro, 2019 at 11:29
Ora ai está a diferença…:
“falar…e dizer” ao mesmo tempo…
SL
24 Janeiro, 2019 at 13:01
O caro Max também muitas vezes defendeu aqui o BdC. por militância ou convicção?
24 Janeiro, 2019 at 17:42
Defendi sim senhor…
E ainda defendo o que de bom ele fez…
Mas se acaso o amigo se lembra…condenei muitas vezes aquelas situações em que ele “arranjava com as mãos e estragava com os pés…”
Se há coisas que eu tento é ser sempre coerente com a minha maneira de ser, pensar e actuar…
Abr e SL
24 Janeiro, 2019 at 11:35
Esteve bem sim senhor.
Melhor ainda foi a sua postura, calma e serena.
Espero que consiga provar que um gajo ser educado é deiferente de ser palerma (conceitos demasiadas vezes associados por aqui).
Espero mesmo que não deixe que façam farinha connosco.
24 Janeiro, 2019 at 11:50
se for roubado nos jogos com o carnide é para manter a postura de perder com educação ?
24 Janeiro, 2019 at 11:56
Qual a tua dúvida sobre o que acabei de escrever?
Ser educado e ser banana são coisas diferentes. Pelo menos para mim.
Faço-te eu a pergunta ao contrário, devemos a fazer a figura do orelhas do Salvador ou do caão raivoso?
Sou apologista de dizer o que há para dizer, fazer o que há para fazer e manter os nossos valores. Se Varandas é capaz disso? Não sei, não tenho muitas esperanças mas, apesar de tudo, hoje mais do que ontem.
24 Janeiro, 2019 at 12:11
educação no futebol tuga ?
só se tiveres muito poder
24 Janeiro, 2019 at 12:11
Não depende de varandas! Varandas é o rosto, tudo o resto se movimenta e resolve nos bastidores, como sabemos!
24 Janeiro, 2019 at 15:36
“(…) Se Varandas é capaz disso? Se Varandas é capaz disso? Não sei, não tenho muitas esperanças mas, apesar de tudo, hoje mais do que ontem. (Ireland Time dixit)
Quase completamente de acordo! Apenas porque eu diria que o Varandas ontem foi capaz disso! Se o continuará a ser? Não sei, mas quero ter muita esperança de que o virá a ser.
Um abraço e saudações leoninas
24 Janeiro, 2019 at 11:35
Infelizmente, mesmo dando de barato que as palavras são certeiras, acho que cometeu a maior asneira possível e caiu na armadilha, tal como aliás BdC já o tinha feito.
Ao desculpar os árbitros, sabendo nós como sabemos a podridão que é a arbitragem e a influência que à vez, o carnide e o porto exercem, colocou-se completamente de parte para quando for preciso fazer criticas a essa mesma arbitragem.
E nós bem sabemos que mais tarde ou mais cedo, ficaremos reféns destas afirmações.
Mas prontos, somos diferentes.
Quando falamos, falamos baixinho e educadamente.
Os outros fingem que nos ouvem,
nós batemos palmas satisfeitos connosco próprios
e a vida de enrabanço e subalternização a tudo o que é podre e miserável lá continuará semana após semana.
Toda a preparação desta final four, tudo o que assisti quer nas tvs quer nos jornais, partia do principio que a final seria discutida entre os três grandes. o Benfica, o Porto e o Braga.
Não, não me enganei. É isto que o mendes quer. É isto que o Benfica quer …. e é isto que o braguilha quer …
Aparecer no final, com uma vitória arrancada a ferros no papo, não é coragem … é util, pertinente, mas não é coragem. E duvido que seja eficaz.
Coragem foi ter posto o VAR em cima da mesa e ser chamado de maluco por todos sem excepção. Os mesmos execráveis que agoram assobiam para o lado e falam à boca cheia como se tivessem sido eles a lutar por isso. Execráveis como LFV e o Salvador.
24 Janeiro, 2019 at 11:40
Está aqui um ponto interessante no qual pensei ontem.
Quando for preciso (esperemos que venha a ser preciso, seria bom sinal) seremos roubados com toda a força. Estas palavras de Varandas já estão na incubadora dos pseudo jornalistas que gravitam no desporto…
24 Janeiro, 2019 at 13:52
tens aqui o exemplo prático do que acabas de escrever, Ireland
https://twitter.com/TascaDoCherba/status/1088341997579108352
24 Janeiro, 2019 at 11:45
Excelente
24 Janeiro, 2019 at 11:53
Cada caso é um caso, e o pior que se pode fazer é colocar na mesa diversos assuntos. É o que a malta que prefere esconder os problemas gosta, desse modo, em vez de nos concentrarmos num problema identificado, andamos aos saltinhos.
Nesta “jornada”, há duas questões pertinentes.
1. relação causa-efeito entre declarações de um dirigente e uma auto-exclusão de um árbitro
2. ataque à utilidade do VAR
Tudo o resto, é, ao dia de HOJE, acessório.
Portanto, esteve bem ao centrar-se nesses pontos. Não vale a pena estar a discursar (oralmente ou via fb) durante meia hora, falar em 50 coisas diferentes. Uma batalha de cada vez.
24 Janeiro, 2019 at 12:31
Exactamente Nuno. A intervenção do Varandas é sobre as pressões do Vieira, do Salvador e do Abel para enterrarem o Veríssimo e o VAR.
24 Janeiro, 2019 at 12:43
Claro. A dica do Abel para tirarem as linhas… Houve algum caso no jogo do Braga de fdj? Nao, mas no dos lamps houve.
24 Janeiro, 2019 at 12:50
Bom comentário.
24 Janeiro, 2019 at 15:45
Paulo, onde é que ele desculpou os árbitros? Varandas apenas disse que eles, TAL COMO JOGADORES E TREINADORES, erram. Isso é desculpar? Não! É apenas fazer o reconhecimento sensato de uma realidade.
Para mais quando, na mesma intervenção comunicacional, o Presidente até apontou: ” Não vou comentar arbitragens, não comento. Se quiser posso dar a minha opinião, acho que o Sp. Braga não foi prejudicado neste jogo, há um penálti claro sobre o Coates, há uma falta antes do golo anulado ao Sp. Braga… Percebo uma fase mais emocional que leva as pessoas a dizerem alguns disparates, a via mais cobarde que é fazer das pessoas parvas. Fico muito frustrado com as derrotas mas gosto de olhar para dentro, para perceber o que falhou. Há erros de arbitragem, os erros de arbitragem vão sempre existir acho eu, o VAR é uma notícia importante para o futebol português. Há que melhorar o VAR? Há que melhorar a qualidade dos dirigentes e dos treinadores? Há. Pronto, é a minha opinião”. Mais claro ao apontar os erros do árbitro não podia ser. Não desculpou nada. E não se pôs a jeito de nada. Ao reconhecer que todos erram, mas ao apontar os erros, está a dizer que mesmo sendo humano errar, há que corrigir os erros e aproveitar as novas ferramentas para o fazer, mesmo que estas também possam ser melhoradas.
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:36
Esteve muito bem.
Inacreditáveis as declarações do Salvador e do Abel. Claramente a tomar as dores do dono.
24 Janeiro, 2019 at 15:48
Matias, é natural a reacção do Trolha e do Ressabiado! Para algo servem as alternadeiras de serviço do multi arguido Orelhas.
SL
24 Janeiro, 2019 at 11:38
O jogo, ao que parece, não foi grande espingarda.
Já o pós-jogo, foi uma espécie de revista à portuguesa. E como dizia o outro, é disto que o meu povo gosta.
O Abel fez um número à Rui Vitória, murros na mesa, alusões a respeito por famílias, acusações, só lhe faltou a gravata às riscas.
O Salvador fez o que costuma fazer quando perde com o Sporting, seja em futebol, futsal ou berlinde adaptado. Arbitragem, respeito, bla bla. Como referiram, ele quer marcar uma posição, o seu sonho é sentar-se à mesa dos grandes, e como os outros dois ocupam muito espaço, ele acha que o melhor modo é apertar constantemente o Sporting.
De resto, fui ouvindo os comentadeiros nos diversos canais, e consegui apanhar algumas pérolas.
Um comparava as palavras do Varandas às dos carroceiros lá cima. Outro dizia que um jogador puxado não podia cair para a frente. A juntar ao do dia anterior, que afirmava que discursos como o do Vieira faziam falta ao futebol português.
Quanto ao Varandas, esteve bem no que disse, e como disse. Não faria mal ser um pouco mais cáustico, mas se ele não domina a arte do humor e ironia, mais vale nem tentar.
24 Janeiro, 2019 at 11:55
Bom dia ,
sendo critico da atual situação do SCP , o Presidente ontem surpreendeu-me pela positiva , tiro-lhe o chapéu pela mini-conferencia de imprensa e pela resposta aos donos disto tudo .
ps. espero que tenha consciência e que assuma de uma vez o meio onde estamos inseridos e que para vencer ou lutar para vencer em Portugal não chega ter os melhores profissionais no retangulo de jogo .
24 Janeiro, 2019 at 12:00
Falou bem, mas deixou metade por dizer.
Onde é que ele disse que os castigos por palavras, que tantas vezes foram aplicados ao Presidente do Sporting, devem agora igualmente ser aplicados aos restantes presidentes? Onde é que ele disse que devem ser abertos inquéritos para esclarecer o que se passou com o caso do verissimo? Onde é que ele falou que quem se queixa agora, no passado foi beneficiado e bem beneficiado, como comprovam os emails?
Ele dizer que não pode aceitar é como dizer que não pode aceitar um aumento de inflacão, mas ele manda alguma coisa? Vai fazer alguma coisa?
Falar agora é como aquele tipo que diz “segurem que eu vou-me a ele” mas quando o largam fica caladinho.
Há quem veja o copo meio cheio, há quem veja meio vazio, mas não deixa de estar a meio. Falta-lhe a outra metade….
24 Janeiro, 2019 at 12:15
Apesar de achar que este bem, também acho que poderia e deveria ter chegado aí…dentro do mesmo tom!
Mas isso era levar as declarações de ontem para um outro nível!
24 Janeiro, 2019 at 12:16
Mas olha que histéricos e covardes… “Tem porras no capacete”!!
24 Janeiro, 2019 at 12:48
Esteve bem sim, há que reconhecer.
Mas como fala tão pouco, podia ter aproveitado que a torneira estava aberta e despejava mais umas coisas.
É que se o clube falasse ainda se percebia, mas desde que ele tomou posse que a lei da rolha parece imperar. Ninguem diz praticamente nada, e isso eu considero ser pior do que falar demasiado.
24 Janeiro, 2019 at 12:01
Não quero ser desmancha prazeres, mas depois de tudo o que se passou durante e após o jogo, vocês acham possível que o varandas, dissesse o que dissesse, ficaria mal na fotografia? Os astros alinharam-se e o varandas falou, não foi um acto de coragem, aproveitou o momento super positivo para falar.
Sinceramente, ontem preferia que ele não falasse, que deixasse o trolha e o servente matarem-se com o próprio veneno.
Mas também percebo, ávidos como estamos de qualquer declaração do Sporting, que tenhamos ficados contentes por ele ter falado.
24 Janeiro, 2019 at 12:19
Bolas, se ele ontem não falasse…hoje já lhe teríamos arrancado a pele…!!
24 Janeiro, 2019 at 12:25
Ou não, depende do tratamento que a cs desse aos 3 estarolas dos lamps a e b.
Se a comunicação do Sporting fosse mais assídua, ontem escusava-se de falar. Vide o exemplo do papa do norte, nem um piu, deixa-os enterrarem-se a eles próprios.
24 Janeiro, 2019 at 12:29
Ok, tb posso concordar com esse ponto de vista mas lembra-te que a norte, o papa tem um canal, um programa e um director de comunicação que arrasam o Carnide de forma sistemática!! O papa está confortável e a ganhar, que é o mais importante!
24 Janeiro, 2019 at 12:47
Nós temos a lpm, já era hora de perceber o que querem para a comunicação do Sporting.
24 Janeiro, 2019 at 15:16
Para a do Sporting?
Não chatear muito o carnide
24 Janeiro, 2019 at 12:45
Vamos ser sinceros, o velho xéxé não fala mais para ninguem perceber que está xéxé. Tenta recordar nos ultimos 5 anos quantas vezes o viste falar em publico?
Não é só estratégia de comunicacão, mas igualmente para os crentes não verem que ele já não diz coisa com coisa…. como o Fidel, que um dia deixou os discursos.
24 Janeiro, 2019 at 12:51
Ele não fala mais porque não têm credibilidade para isso, imagina a reação dos jornais lampionicos quando do o papa falasse de corrupção.
24 Janeiro, 2019 at 15:58
” (…) Os astros alinharam-se e o varandas falou, não foi um acto de coragem, aproveitou o momento super positivo para falar.” (Demoniac dixit)
Mas a comunicação institucional deve ser feita das bravatas de “actos de coragem” ou de aproveitamento sagaz dos momentos positivos para falar?
Acho que mal estaria (como já esteve vezes demais) se não aproveitasse “o momento super positivo para falar. Deveria falar quando? Nos momentos super negativos? Nos momentos assim-assim? Em todos os momentos e mais alguns?
” (…)Sinceramente, ontem preferia que ele não falasse, que deixasse o trolha e o servente matarem-se com o próprio veneno.
Mas também percebo, ávidos como estamos de qualquer declaração do Sporting, que tenhamos ficados contentes por ele ter falado.” (Demoniac dixit)
Isto define tudo! É o que se chama preso por ter cão e por não ter!
SL
24 Janeiro, 2019 at 17:55
É uma interpretação errada daquilo que eu disse.
Tu achas que só se deve falar quando ganhamos, eu não. Do que serviu aquele discurso ontem? Eu respondo, hoje os paineleiros de serviço falam do que o varandas disse e nem um pio sobre o trolha e servente.
O ficar contente foi mais por saber que alí ainda há vida e não pela intervenção em si.
24 Janeiro, 2019 at 12:08
Não o ouvi falar só li a transcrição daquilo que ele disse (atenção que no jornal a Burla vem uma versão “modificada” do que ele disse, para retirar força e despistar os alvos) achei que esteve muito bem chamou histérico ao Abel e cobarde ao salvador…..
Já critiquei aqui e noutros lados, algumas vezes que ficou calado e não devia, hoje (ontem) estou contente com o meu presidente, falou certo e certeiro e fê-lo depois de uma vitória o que tira a noção do “mau perder” e de “aclimemos” como é óbvio depois disto já está “registado” no mapa dos alvos a abater, pessoalmente prefiro assim!!!!
Obrigado FV ontem TiveOrgulho em ti!!!!!
Mantenho as mesmas dúvidas e reservas em relação a determinados assuntos, mas nem tenho agenda, nem sou hipocrita e se crítico também tenho de elogiar quando é caso disso e ontem foi “caso disso”
SL
24 Janeiro, 2019 at 12:09
“Calimeros” em vez daquela merda que o corretor lá meteu…..
24 Janeiro, 2019 at 14:47
De acordo com quase tudo que o Tenham Orgulho disse. A excepção é um pequeno detalhe: ele chamou histérico ao Salvador e cobarde ao Abel (que foi quem se escudou nas no VAR e nas linhas de fora de jogo … do jogo “dos outros”.
SL
24 Janeiro, 2019 at 16:48
Ou isso, obrigado por teres reparado e corrigido
SL
24 Janeiro, 2019 at 15:16
Isto
24 Janeiro, 2019 at 12:11
Falou bem !
Ontem era necessário alguém vir mostrar que no Sporting não é só comer e calar