«O caso E-Toupeira é um daqueles casos que põe toda a gente intrigada. Como é que é possível levar o assessor jurídico e um funcionário conivente com ele a julgamento e não levar a entidade para quem trabalhava o dito assessor jurídico, que era a SAD do Benfica? Isto tem de ser visto à luz da apreciação que os tribunais façam».
As palavras são de Ana Gomes, ainda no âmbito da detenção de Rui Pinto, o ‘hacker’ português suspeito de roubar e divulgar vários documentos privados de várias instituições do futebol português e internacional. Em declarações à SIC, Ana Gomes diz estar à espera que a justiça peça a colaboração de Rui Pinto.
“Quem tem que analisar o caso é a justiça portuguesa e as de outros países eventualmente envolvidos. Está em causa apurar a ilicitude de determinadas práticas e, depois, o interesse público da informação divulgada. Não tenho dúvida nenhuma de que há gente interessada em dar essa imagem e até mais interessada em pôr as mãos naquilo que ele [Rui Pinto] ainda possa ter para revelar. O advogado diz que ele tem colaborado com a justiça francesa, com a alemã… Espero é que seja solicitado pela justiça portuguesa a colaborar”, começou por dizer a eurodeputada.
“Ainda na semana passada, em Espanha, o Cristiano Ronaldo chegou a acordo e foi obrigado a pagar 19 milhões de euros. E graças ao Football Leaks o Estado espanhol está a recuperar milhões de euros de alguns jogadores. Em Portugal o que aconteceu? Estranho, não é? Não tenho notícia de que tenha acontecido alguma coisa… Ouvi dizer que, eventualmente, o processo E-Toupeira resulte de informação do Football Leaks, não necessariamente da informação trazida a público pelo Rui Pinto.”
29 Janeiro, 2019 at 17:26
Acordou prá vida?
29 Janeiro, 2019 at 17:40
Mais vale tarde…
SL,
29 Janeiro, 2019 at 19:54
Meus caros Olysipo e ZC, pouco me interessa o que protagonizou mal noutras ocasiões (nalgumas outras esteve bastante bem, a começar pelo seu corajoso papel no processo de Independência de Timor Leste e a acabar na denúncia do “caso” da enorme disparidade de informações às Bolsas de Lisboa e de Paris na transacção de Ivan Cavaleiro entre carnide- mendilhões- lavandaria do principado); aquilo que acho que deve ser realçado é que é das poucas (se não a única) figura política não conotada com o SCP que põe o dedo na ferida. Com coragem e sem papas na língua.
Medalha de Ouro!
SL
29 Janeiro, 2019 at 20:00
Conotada com o carnide, pode dize-lo porque é a verdade!
30 Janeiro, 2019 at 7:39
Sim, tal como o record é conotado como “o jornal afecto ao Sporting”….
Sempre que ouvia em Portugal isso tinha de me rir.
29 Janeiro, 2019 at 17:38
Pois…
Num país com uma “justiça a sério “
Até acredito que fosse possível que a “justiça fosse feita”…
Mas estamos em Portugal …
Trata -se de levar a julgamento um dos DDT’s deste país…e isso faz mesmo a diferença entre uma justiça “a sério “…
É uma “justiça à portuguesa “…
Pode ser que eu me engane…mas..,
SL
29 Janeiro, 2019 at 17:53
Alguém meta a mão no balde e não deixe a merda assentar… É mais que óbvio que esta decisão da lampiã juíza Ana Peres não faz qualquer sentido e foi tomada com o cachecol colocado ao pescoço…
É por merdas destas que eu defendo que devia haver alguma instituição que fiscalizasse as tomadas de decisão dos juízes quando numa instância superior um mesmo caso, com as mesmas provas, é julgado de forma diferente. Ainda que nada pudesse garantir que essa instituição não fosse corrupta também…
Quando a própria Justiça é corrupta, um país está todo fodido!
29 Janeiro, 2019 at 18:01
Muito bem Dra. Ana Gomes e o seu apelo à Justiça.
Demonstra mais uma vez coragem e independência, dando um extraordinário exemplo do dever político e consciência de cidadania, em prol do prestígio do País, das instituições e no combate à corrupção econômica e desportiva.
A batota jamais pode ser admitida e o lugar dos aldrabões e vigaristas do futebol têm que ser combatidos, levados a julgamento, condenados e presos.
As contas e as indemnizações seguem-se, sem qualquer perdão e até ao último cêntimo.
SL
29 Janeiro, 2019 at 18:21
o c@rnid€ meteu-se com o sistema judicial… independentemente duma juíz lã-piã… ou dum juíz amigo do rangel… a “classe” ficou bem fodida com as toupeiras e etc. e é um grande “etc.”. duma maneira ou outra, as toupeiras não ficarão a rir-se.
e não porque a Justiça funcione… mas porque infiltraram a justiça…
29 Janeiro, 2019 at 18:23
Pois, mas a senhora diz assim “Está em causa apurar a ilicitude de determinadas práticas e, depois, o interesse público da informação divulgada”, ou seja se as provas foram obtidas de forma ilegal, acontecerá o que aconteceu com os outros, toda a gente ouviu as escutas mas em tribunal valeram zero(BOLA).
SL
29 Janeiro, 2019 at 18:27
os procuradores já recorreram… o cadastrado e a sad não se vão livrar desta cena com tanta facilidade… nem que seja por uma questão de… corporativismo
29 Janeiro, 2019 at 18:29
Eu interpreto essa alusão à licitude das ações como estando a referir-se às ações do esselbê, não à maneira como os e-mails foram obtidos.
29 Janeiro, 2019 at 20:02
Sem qualquer margem para dúvidas, Ana.
Nem sei como lendo todas as declarações se possa inferir outra coisa.
Parece que não leram: “(…) O caso E-Toupeira é um daqueles casos que põe toda a gente intrigada. Como é que é possível levar o assessor jurídico e um funcionário conivente com ele a julgamento e não levar a entidade para quem trabalhava o dito assessor jurídico, que era a SAD do Benfica? (…)” ou “(…) O advogado diz que ele tem colaborado com a justiça francesa, com a alemã… Espero é que seja solicitado pela justiça portuguesa a colaborar” ou “(…) graças ao Football Leaks o Estado espanhol está a recuperar milhões de euros de alguns jogadores. Em Portugal o que aconteceu? Estranho, não é? Não tenho notícia de que tenha acontecido alguma coisa… Ouvi dizer que, eventualmente, o processo E-Toupeira resulte de informação do Football Leaks, não necessariamente da informação trazida a público pelo Rui Pinto.”
Mais claro que isso só dizendo que a juíza é corrupta ou que o DCIAP está a fazer um frete ao Carnide.
SL
30 Janeiro, 2019 at 7:45
Meu caro, uma escuta telefónica sendo ilegal não pode ser usada como prova, é a lei.
Mas não se pode reproduzir uma conversa que aconteceu no passado. Apenas se pode gravar futuras conversas, que podem nem sequer acontecer.
Um email tendo sido obtido de forma ilegal não pode ser usado como prova…. no entanto é possivel obter o email a posteriori de forma legal. Aí está a grande diferenca.
É que o email permanece no tempo, a não ser que seja apagado, e muito bem apagado…. não serão as doninhas do carnide que saberão apagar todas as provas. Algumas podem fazer desaparecer, mas quando a merda é grande, cheira sempre mal… Se não for por A será por B…
O carnide vai se foder, e eu vou cantar, fdp é na prisão, carnide sempre a roubar
29 Janeiro, 2019 at 18:30
“até tu Brutus”.
29 Janeiro, 2019 at 18:48
Tudo minado! Nem quero falar muito disto, porque só me dá vómitos e raiva!!
29 Janeiro, 2019 at 18:55
basta ver a notícia de hoje, por acaso positiva, nem sei como, em que o plenário do conselho superior da magistratura decidiu “ revogar” a decisão do relator do inquérito ao juiz do Porto que fez aquele acórdão miserável sobre a violação da miúda na discoteca, que tinha proposto o seu arquivamento. Felizmente houve umas alminhas queimação ao que era tao mas tao nojento que decidiram votar contra o arquivamento e nomear novo relator dizendo que a actuação do juiz ia contra o interesse público e a confiança na justiça. Esperemos que nas toupeiras não seja diferente. E a imagem da justiça que está em causa. E esta história da pj ir buscar o pinto a budapest cheira mal. Eles queriam era engaveta lo a cala lo. Foderam- se que o puto está bem amparado pela justiça alemã, francesa, Suíça etc…. .
29 Janeiro, 2019 at 18:55
Esta não dá ponto sem nó… Acordou agora… Mais vale tarde que nunca é um facto… Veremos se a veemência com que fechou os olhos antes é inversamente proporcional agora… ou se foi apenas uma noite mal dormida… Nao deixa de ser surpreendente, particularmente por estarmos em ano eleitoral… (claro que o tacho está mais que garantido… mas…)
29 Janeiro, 2019 at 20:08
ZE, talvez a “veemência com que fechou os olhos ATÉ AGORA se deva ao facto de só agora ter havido uma decisão estapafúrdia da juíza de instrução e só agora o DCIAP se tenha “aventurado” a pedir a extradição do Rui Pinto.
Ou seja, até agora, só tinha motivos para deixar a Justiça actuar. Não será?
Independentemente disso, será assim tão relevante esse timing? Está a querer dizer que não “vai a tempo”? E, já agora elucide-nos sobre qualquer outro político (unzinho que seja!) que, sobre estes casos de corrupção no Carnide tenha dado um (unzinho que seja) ponto (com ou sem nó).
SL
29 Janeiro, 2019 at 20:15
Tanto que havia para dizer sobre a Guiné bruxos e afins…e sobre TANTAS outras coisas….
https://www-dn-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.dn.pt/desporto/sporting/interior/amp/ana-gomes-denunciou-sporting-a-cmvm-e-ja-foi-aberta-uma-investigacao-4647544.html?usqp=mq331AQCCAE%3D&_js_v=a2&_gsa=1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fdesporto%2Fsporting%2Finterior%2Fana_gomes_denunciou_sporting_a_cmvm_e_ja_foi_aberta_uma_investigacao_4647544.html
29 Janeiro, 2019 at 20:16
Porquê agora….
29 Janeiro, 2019 at 18:57
E realmente a questão a colocar é mesmo essa….os órgãos de polícia criminal e o próprio ministério público deviam pedir ao pinto para colaborar com a justiça mas não para julga lo como criminoso ao serviço dos interesses dos rabolhos.
29 Janeiro, 2019 at 19:06
Isto vindo desta pessoa é uma surpresa.
29 Janeiro, 2019 at 19:07
Ana Gomes.
Surfista.
(Não surfistinha)
29 Janeiro, 2019 at 20:01
está em causa levar à falência mais uma chafarica do orelhas…
e isso é uma causa nacional que devia ser obrigatória, do tipo aprender a tabuada na escola primária.
29 Janeiro, 2019 at 20:06
Na maior nódoa cai o pano…
29 Janeiro, 2019 at 21:31
Pensei que dominassem só os meandros da liga, da fpf (chantagiando o pres.), os media, alguns clubes… mas quando vejo que dominam os juízes, conseguem tirar o pio ao opositor (osga da silva), têm o sec. de estado na mão, a defender as suas ilegalidades … uau .
O cancro está bem desenvolvido, muito pior do que eu pensava.
30 Janeiro, 2019 at 0:03
REFLEXÃO:. COMO É POSSIVEL ESTAREM TANTOS SPORTINGUISTAS PRESOS POR CAUSA DE ALCOCHETE,E UM HOMEM QUE MATOU UM ADEPTO DO SPORTING ESTAR EM LIBERDADE A AGUARDAR JULGAMENTO.SERÁ QUE A JUSTIÇA TAMBÉM TEM CAMISOLA?
30 Janeiro, 2019 at 1:16
Já presta?
30 Janeiro, 2019 at 1:34
Muito bem sua Jab@rda.
Agora explica-nos lá novamente a diferença entre os Xíiiaà e os Súunaà….quero ver esses beiços a jabard@rem um no outro.
30 Janeiro, 2019 at 7:52
O que se pergunta, e até um leigo percebe isso, é como julgam uma pessoa que cometeu crimes para beneficio do seu empregador, e não julgam o empregador.
Nada destes crimes foram para beneficio do próprio.
Quando um funcionário rouba num banco, o banco não é culpado. Mas se o funcionário roubar para beneficio do banco, o banco paga sempre por isso….
Claramente a “Justica” protegeu o carnide, mas isto não fica assim.
Já o disse muitas vezes, o carnide vai se foder, Agora a escolha é se o querem proteger e se fodem também, ou se o deixam foder sozinho….. Os “herois” vão se lixar todos, porque este caso já tomou proporcões muito grandes. A bem ou a mal o carnide vai se foder. A pergunta é se a punicão será ligeira ou se será severa.