Que bom fim-de-semana este! Ganhar, ganhar e ganhar!! “Sporting Gosto Tanto! E Cada Vez Eu Gosto Mais!”. No voleibol também foram dias de alegrias e impulsionadores para o que aí vem. O próximo jogo da equipa masculina é, hoje, para as competições europeias e a equipa feminina jogará o CD Aves no Domingo.
Equipa Feminina.
Neste Domingo, em directo na SportingTV e ao som dos óptimos comentários de Solange Rodrigues, o Sporting venceu o Marítimo. O resultado de 3-0 espelha o que se passou no jogo. A equipa da Madeira é esforçada, tem uma jogadora de outro campeonato, no entanto como equipa tem algumas dificuldades. Serviu para preparar e motivar todas as atletas para o próximo embate. O próximo jogo não decide nada no que respeita ao campeonato, mas será de extrema importância porque é com o CD Aves. O primeiro classificado terá de sair do PJR com uma derrota porque representará, aquilo que em inglês se diz, um statement. Uma declaração de presença e de luta para a fase decisiva que se aproxima. Ganhar, ou até uma derrota cheia de “relva comida”, será uma transparência da vontade de vencer o campeonato e subir de divisão. Neste jogo com o Marítimo, o treinador Rui Costa mostrou que todas serão precisas, utilizando praticamente todas as nossas craques. Vamos a elas:
4 – Sarra Serrano (c): Sempre bem no serviço onde se voltou a destacar. Achei que não entrou bem no jogo, principalmente com o passe para a entrada. Terá um papel importante na fase decisiva.
20 – Beatriz Rodrigues: A crescer imenso. A Beatriz do mês de Setembro e esta são pessoas diferentes. Está a evoluir monstruosamente. Duas notas de elogio: (1) Passe para a Kate está no ponto e (2) bola a um pé também está muito boa!
6 – Dalliane Dias: Há um estilo de bola que já lhe pertence. A “china” (a bola que vai bater à zona 2) está com uma eficácia elevadíssima e é a sua bola de confiança.
8 – Rita Mira: Esteve bem no jogo. Faz um bloco importante a fazer o 14-14 no 3º set numa altura que era importante pontuar.
7 – Natalya Haramisiyv: O destaque é todo para ela no final do jogo. Primeiro com um grande bloco aos 23-18 e, de seguida, deu-nos a vitória com um ataque numa bola rápida no meio.
14 – Bárbara Pereira: Será que a Bárbara obriga a que a primeira bola do jogo seja sempre sua? Que resulta, resulta. Sempre ponto! Destaco uma defesa fantástica aos 23-15, que mostra que, para além do bloco e ataque, também é competente a defender.
2 – Catarina Barbosa: Gosto muito do seu jogo. Gosto da entrega, da concentração e da qualidade que coloca em cada movimento. Teve bons rasgos, como uma bola muito boa, rematada à linha, aos 7-5, no entanto, já vi muito melhor. Pareceu-me que está com a confiança em índices baixos. É uma jogadora importante na equipa e será também essencial na fase final.
3 – Fernanda Silva: Craque! A Fernanda é um pilar de qualidade nesta equipa e não é por acaso que não é substituída. Bem a servir, bem a atacar, bem a defender e a receber. Creio que a bola de zona 6 lhe baixa a confiança porque lhe tira eficácia no remate.
19 – Luísa Vitorino: (Penso que) não jogou. Ainda assim merece uma palavra porque já reparei nela em outros jogos. Fortíssima no ataque! Um braço rápido, perigoso e eficaz. Ainda com margem de evolução ao nível da recepção, mas tudo a seu tempo.
11- Maria Palma: Foi daqueles jogos que a Maria atacava e elas estavam sempre a defender. Se a mim já me irritava a bola não cair, imagino à Maria que continuava a insistir no ponto. Há dias assim. Começou por tremer na recepção, mas foi acertando até ao fim do jogo.
13 – Mariana Veiga: Muito bem na recepção. Segura e com a tranquilidade necessária para a posição de líbero. O facto de ser discreta durante o jogo, não lhe tira importância nem qualidade. Bom jogo.
17 – Matilde Saraiva: A nossa segunda líbero este domingo entrava apenas para defender, à semelhança do João Fidalgo na equipa masculina. A defesa foi um ponto fraco de toda a equipa neste jogo, por isso pode ser um reforço interessante para ajudar a melhorar.
15 – Rachel Cox: Um reforço! A Beatriz deu-lhe bola e Rachel fazia ponto. Motivada, eficaz e com uma recepção muito segura. A Rachel é uma agradável surpresa e, agora, as expectativas começam a ficar altas.
18 – Kate Yeazel: Pontuadora. Teve igualmente muitas bolas servidas pela Beatriz e foi correspondendo sempre muito bem. Fez imensos pontos e chegou a esta equipa em boa forma. A Kate é o reforço que precisávamos. Ataca quase a totalidade das suas bolas na diagonal, por isso terá de rever este pormenor para não se tornar previsível. Ainda assim, fantástica!
Próximo jogo:
Domingo, 11h no Pavilhão João Rocha
Vs CD Aves
Equipa Masculina
Mais um jogo, mais uma vitória. Não é necessariamente verdade que tenha sido um jogo fácil, mas foi a vitória da melhor equipa. Posso dizer que estamos no melhor momento da época e o jogo com o AJ Fonte Bastardo vem no timing certo. Neste último jogo há três jogadores que se destacaram: Marshall, Wallace e Sanches.
Os dois primeiros são mais conhecidos porque apresentam-se como habitais titulares, tendo tido já muito destaque nesta época. Voltámos a ter um Leonel Marshall pontuador, atingindo uns óptimos 18 pontos. Destaque para o Wallace que está melhor a cada dia que passa. Este é um jogador crítico para o nosso sucesso este ano. O Hélio Sanches tem perdido a titularidade nos jogos mais importantes, mas é um jogador a ter em conta. Com o Famalicense faz 10 pontos e assume a vontade de querer ganhar a titularidade.
Próximo jogo:
Hoje, 20h no Pavilhão João Rocha
Vs AJ Fonte Bastardo
CEV Challenge Cup
Falei na semana passada sobre o problema do pavilhão vazio em jogos importantes. Hoje há mais um jogo decisivo e domingo há um outro importante! Estou muito expectante em perceber como estará a lotação do pavilhão em ambos os jogos.
No domingo, dia de dérbi no futebol, vai haver muitos sportinguistas logo pela manhã em Alvalade. As meninas mereciam uma moldura humana “à Sporting” para o jogo com o CD Aves. Há tempo para preparar este momento. Apesar de não conhecer a equipa adversária, quero acreditar que estamos preparadas para ganhar este desafio.
Para hoje, a divulgação praticamente não existiu o que não ajuda a alertar os leões para este embate. Espero que as claques se tenham mobilizado e encham o seu sector fazendo o ambiente ferver. Precisamos de uma vitória por 3-0 ou 3-1 para irmos aos Açores confirmar a nossa (possível) superioridade qualificando-nos para as meias-finais da CEV Challenge Cup.
Notas finais:
(1) Excelente acção da equipa masculina de voleibol, visitando a escola do Lumiar e levando a modalidade e o Sporting aos mais pequenos.
(2) Ontem, no programa Dia Seguinte, o Rodrigo Roquette deu os parabéns à equipa de voleibol masculina do Sporting pelo seu trajecto nas competições europeias. Boa forma de levar a modalidade aos directos da televisão e serviu como lançamento ao jogo de hoje.
Vamos lá ganhar isto!!
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
29 Janeiro, 2019 at 15:04
estou a ver se consigo sair a horas de ir buscar a miúda e rumar ao João Rocha! Quem puder que vá lá jantar, que o petisco promete!
quanto à iniciativa na escola, óptima! Só faltou, mesmo, terem levado atletas da equipa feminina. Espero que o façam numa próxima oportunidade!
«O voleibol do Sporting CP foi até à Escola Secundária do Lumiar, numa acção idealizada por Miguel Albuquerque, Director Geral das Modalidades Leoninas, e colocada em prática pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento das Modalidades, com a colaboração de Rui Miranda, professor na escola visitada e antigo basquetebolista Leonino. A receber os atletas estavam cerca de 70 alunos e os respectivos professores, numa manhã que ficou ainda marcada pela surpresa que a equipa de voleibol do Sporting CP tinham preparada para a rapaziada.
Os Campeões Nacionais, representados por Miguel Maia, Kibinho, Roberto Reis e Hugo Ribeiro, fizeram a delícia dos mais novos quando abriram o jogo: com eles tinham 400 bilhetes para oferecer a quem quisesse assistir ao encontro entre os Leões e o Fonte do Bastardo, para os quartos-de-final da Taça Challenge, agendado para terça-feira, às 20h00, no Pavilhão João Rocha.
Depois de distribuir ingressos e alguns conselhos, foi a vez de passar das palavras aos actos e nada melhor do que saltar para dentro da quadra. Afinal de contas não é todos os dias que temos a hipótese de bater umas bolas com quatro Campeões Nacionais de voleibol.
Em declarações ao Jornal Sporting, Miguel Mais realçou a importância de o Sporting CP apostar na “integração destes jovens, tentando atraí-los para a modalidade”, uma vez que para a próxima temporada, “o Sporting terá, para além dos escalões de formação femininos, todos os escalões de masculinos”. “Cabe-nos, a nós atletas, tentar cativar estes jovens”, sublinhou o capitão da equipa Leonina.
Em relação ao encontro de terça-feira, Miguel Maia assumiu “o favoritismo do Sporting”, mas lembrou os cuidados a ter “com uma equipa do Fonte de Bastardo com qualidade e com um projecto que se tem vindo a cimentar nos últimos anos, com conquistas de alguns títulos nacionais.”
29 Janeiro, 2019 at 15:28
As modalidades, o ecletismo é a maior riqueza do Sporting.
E estes atletas, das diversas modalidades, têm sido exemplares na forma como transportam as nossas cores por esse país fora.
E o Pavilhão João Rocha é o que é … lindo e a imagem do que os Sportinguistas unidos conseguem fazer contra tudo e contra todos.
E para que o Cherba pudesse começar uma crónica com “Encher o Pavilhão João Rocha …” cada um que pisa aquele chão e se senta numa daquelas cadeiras, devia olhar à sua volta e agradecer a todos os que tornaram a casa das modalidades uma realidade. Nomeadamente, a João Rocha, pois claro, o presidente que tornou tudo possível.
29 Janeiro, 2019 at 15:35
Faço aqui um mea culpa.
É de salientar, que me parece que se continua a trabalhar bem nas modalidades.
Albuquerque parece manter a bitola que traz do futsal.
O meu culpa é porque, acho que não o verbalizei mas temi pela aposta nas modalidades.
Isto penso que já disse, estou desiludido com o futebol mas enquanto as cotas forem para onde vao NUNCA me passara pela cabeça não as pagar.
29 Janeiro, 2019 at 15:53
Lá estarei mais logo, confesso que apesar de ter gb modalidades por vezes tenho de optar e como prefiro andebol e hiquei o volei e o futsal ficam para trás, mas hj não poderia faltar.
Espero um grande jogo e mais uma vitória para mais um feito inédito, atingir as meias finais da challenge.
29 Janeiro, 2019 at 16:26
Lá estarei.
29 Janeiro, 2019 at 17:13
Realmente a falta de divulgação é um problema grave. Apesar de esta não ser nem pouco mais ou menos a principal responsabilidade do cherba, era uma ideia haver aqui na tasca um post todas as semanas com os jogos das modalidades para essa semana, com possível antevisão (curta para não “roubar” conteúdo que será mais da responsabilidade dos “especialistas” semanais de cada modalidade, que tão bom trabalho fazem) e especial destaque para os no pavilhão joão rocha, de forma a incentivar a malta a planear a sua semana e a ir a estes jogos.
SL,
Ricardo Andrade
29 Janeiro, 2019 at 17:38
Estive presente, com a minha filhota, no jogo feminino e esteve um ambiente porreiro. Pouco publico – na bancada do lado da câmara nunca está ninguém e a outra bancada devia ter 1/3 da ocupação, sendo que os topos estavam ambos fechados – o que é uma pena até porque não se paga.
Podiam divulgar estes jogos juntos das escolas para ver se levavam os mais jovens a assistir aos jogos.
Já desafiei o Cherba para incluir o jogo Sporting-Aves no programa da Tasca para domingo – mas até agora não me ligou nenhuma 🙂 .
Sendo o jogo às 11h, e sendo com quem é, acredito que será disputadíssimo e 2 horas de intervalo para a hora do almoço parece-me muito curto. Portanto, ou se inclui o jogo no encontro da Tasca e depois vamos todos almoçar, ou dava jeito que a hora do almoço fosse mais para as 13h30 ou 14h para dar tempo a ver o jogo e seguir daí para o almoço – que convinha fosse de fácil acesso de metro a partir de Alvalade.
Tem a palavra o mestre Cherba!
SL
29 Janeiro, 2019 at 23:04
o mais certo é o pessoal aparecer todo mais perto das 13h30, no restaurante, mas em relação ao voleibol estou completamente out, pois tenho um trabalho para fazer que acaba perto das 12h
Claro que posso promover a ideia e desafiar o pessoal a juntar-se antes
29 Janeiro, 2019 at 22:58
Grande vitória da nossa equipa, frente a um adversário que em muito valorizou a conquista! As meias finais estão mesmo ali ao lado!
30 Janeiro, 2019 at 0:31
A vitória que se esperava, numa dificuldade também previsível. A AJ Fonte Bastardo reforçou-se bem neste mês de Janeiro e chegou ao nosso pavilhão cheia de vontade.
Um primeiro set disputadíssimo e daqueles que decidem jogos. Vencer um set aos 35-33 foi animicamente decisivo para vencer o jogo. A média de idade aqui conta, e muito! Maturidade, confiança, tranquilidade vieram ao cimo e conquistamos o ponto decisivo.
O segundo set controlado por nós e foi vencido com uma vantagem confortável. Depois de um 25-20 era expectável um terceiro set calmo também.
Nada disso aconteceu. O adversário, sempre bem comandada pelo distribuidor Francisco Pombeiro, voltou à carga. Chegaram a ter uma vantagem que me levava a pensar num quarto set. O treinador Hugo Silva não concordou comigo e mexeu na equipa. Aos 22-19 o Roberto Reis vai para o serviço e o Miguel Maia e o Angel Denis foram jogar. Fizemos 6 pontos seguidos e fechámos o jogo com um 3-0.
A eliminatória está bem encaminhada mas longe de estar decidida. A AJ Fonte do Bastardo é muito forte no seu pavilhão!! O seu 7 inicial é muito competitivo e ainda apresentam o Caique (internacional português) no banco. Claro, é assustador terem um jogador com 2,13m a jogar!
Os nosso um a um:
Hernan: Não estava nos seus dias. Pouco inspirado e sempre com medo de jogar pelo centro de rede. Os adversários abusaram do seu bloco o que não ajudou à confiança. Também tem direito a ter dias maus!
Wallace: MVP! MVP! MVP! Está um monstro. Joga que se farta! Foi o nosso melhor jogador neste jogo.
Roberto Reis: Algumas dificuldades na recepção e no ataque, mas nada de grave. Esteve muito bem serviço e fez um bom jogo.
Leonel Marshall: Melhor que o parceiro de posição. Sempre estável e confiante. Fez, também ele, um jogo bom.
André Brown: Teve pouca bola por isso não se notou tanto no ataque. Costuma também fazer mais blocos o que também não aconteceu. Os centrais da AJ Fonte Bastarde eram bons e deram muita luta.
Nikolov: Classe ao serviço da verde e branca. Chegou a ter bloco triplo no centro mas foi conseguindo (quase) sempre o ponto. Costuma ser mais decisivo no bloco e no serviço. No que respeita ao bloco, tal como disse sobre o André, os adversários eram bons e isso pode justificar alguma coisa.
Miguel Maia: Entra e joga 2 bolas imediatamente pelo meio para o Nikolov. Em ambas, o central adversário ficou aos papeis. É um craque e tem umas mãos de ouro. No banco esteve sempre incansável no apoio.
Angel Denis: Entrou com o Maia, mas sem expressão decisiva. Certamente que olhar para a rede e ver o Denis, Marshall e Nikolov assusta! Só por isso vale a pena.
Hugo Ribeiro: Era um jogo exigente! A recepção foi de qualidade, no entanto foi tendo um ou outro erro não decisivo. Assumiu muitas vezes a recepção com bastante área do campo como a sua qualidade justifica. Bom jogo!
João Fidalgo: Gostei muito do jogo do João Fidalgo. Sempre mexido, atento e esforçado. Foi conseguindo, a espaços, fazer defesas decisivas que ajudaram a conquistar esta vitória.
Treinador Hugo Silva: Leu sempre bem o jogo e mexeu quando devia. Houve um momento que o Roberto Reis estava a vacilar na recepção e os adversários estavam a insistir nele. Era também uma decisão importante deixá-lo em campo ou substituir. Colocou o Bojic, mas depressa reverteu (e muito bem) a substituição fazendo regressar o Roberto. Esta substituição, juntamente com a entrada do Maia e Denis, fizeram ganhar o 3º set.
598 leões numa bancada cheia de jovens, reflexo da dinâmica feita e referida no comentário do Cherba a este post. Fez-se uma vez e dá nisto, imaginem se fosse algum movimento mais recorrente e organizado. As claques voltaram a não achar o voleibol interessante. Estavam alguns, mas a bancada estava muito despida.
30 Janeiro, 2019 at 1:21
Cumprimos!
Primeiro set muito complicado, depois gerimos bem.
Lá temos de ganhar dois sets ou a negra.
Estou confiante…
Wallace impressionante!
30 Janeiro, 2019 at 13:57
Excelentes jogo e vitória mas apenas cerca de 200 pessoas a mais do que no último jogo da Challenge… A promoção da modalidade pelo Clube deixa muito a desejar. Os açorianos tem uma belíssima equipa, a nossa passagem Não é trigo limpo. Wallace e Maia cruciais, bom jogo de Nikolov e de Reis.
O próximo fim de semana traz jogos importantes: ida à lixeira dos masc. (imitem o Hóquei, Leões, e a vantagem no play off será quase seguramente nossa), recepção ao aves com possibilidade de chegar ao topo da tabela para as Leoas no dia do Derby. Enchamos o JR que elas também merecem. SL