Tendo em vista a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, Mário Moniz Pereira, um dos mais conceituados treinadores do mundo de Atletismo, o senhor Atletismo em Portugal e uma das figuras mais lendárias não só do desporto português como do Sporting Clube de Portugal, apresentou ao mais alto representante nacional do governo na área desportiva um projecto de trabalho tendo em vista uma melhor performance nos jogos de Montreal, com estágios e planeamento de treinos que somente míster Moniz Pereira e as suas ideias avançadas no tempo, se afiguravam como tentadoras de inspirações de feitos.
Após o 25 de Abril de 1974, o Atletismo, e as corridas de estrada, ou os denominados grandes prémios começaram a proliferar no país, surgindo novos talentos para se juntar aqueles que já brilhavam à época nas distâncias de meio fundo e fundo. O Sporting Clube de Portugal, surgia como clube de grandes tradições e resultados de destaque na modalidade, com Manuel Faria, vencedor de duas São Silvestres de São Paulo e Manuel Oliveira (4º) nos 3000 metros obstáculos dos Jogos de Tóquio de 1968 a serem exemplos.
Foi com estes planeamentos de treinos em pista (séries) e estágios, alguns deles realizados na zona das Açoteias (Algarve) para um melhor espírito de grupo, que o talento, a raça e a qualidade que alguns dos atletas leoninos deram início a uma longa tradição de domínio ao nível do corta mato europeu, com quinze vitórias das Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.
Assim em 1977, na cidade espanhola de Palência, realizou-se a primeira edição e o primeiro de mais catorze títulos leoninos. Carlos Lopes seria o campeão individual, Fernando Mamede seria sexto e Aniceto Simões o oitavo. Entre 1977 e 1982 apenas três atletas por equipa contavam para a geral equipas, mas o atleta Carlos Cabral ainda seria o 26 nesta edição inaugural.
A partir da edição de 1983 passaram a contar quatro atletas para a classificação colectiva.
O Sporting viria a conquistar as edições (15) de 1977, 1979, 1981; 1982; 1983; 1984; 1985; 1986; 1989; 1990; 1991; 1992; 1993; 1994 e 2018, sendo que os seus atletas venceram e foram campeões europeus de forma individual em 12 destas 15 edições.
Domingos Castro seria o mais títulado com cinco (5) vitórias em 1989; 1991; 1992; 1993 e 1994.
Carlos Lopes foi três (3) vezes vencedor da prova em 1977, 1982 e 1985.
Fernando Mamede venceria por duas (2) vezes em 1981 e 1983.
Dionisio Castro em 1990 e Davis Kiplangat em 2018, sagrar-se iam também campeões europeus.
O Sporting perderia as edições de 1988 e 1989, a favor de um dos seus rivais de sempre da década de oitenta do século passado a equipa italiana do Pró Pátria, que tinha em Alberto Cova, Francesco panneta e Demadonna, a armada que se batia até aos últimos metros pelo título europeu de corta mato.
Os nossos bravos leões sagrar-se iam por duas vezes, seis vezes campeões europeus consecutivas (1981 a 1986) e (1989 a 1994).
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e pelo seu colectivo sagraram-se campeões europeus os seguintes atletas:
Carlos Lopes, Fernando Mamede, Aniceto Simões, José Sena, Joaquim Pinheiro, Ezequiel Canário, Hélder de Jesus, Rafael Marques, Domingos Castro, Dionisio Castro, Fernando Couto, Carlos Patrício, Eduardo Henriques, Alberto Maravilhas, Carlos Monteiro, João Junqueira, Paulo Guerra, Davis Kiplangat, Rui Pedro Silva, Rui Teixeira e Lícinio Pimentel.
Contribuíram ainda e estiveram presentes pelas equipas do Sporting, embora não se classificando para a tabela colectiva, os atletas, Carlos Cabral, Fernando Miguel, Bernardo Manuel, Artur Pinto, Carlos Capítulo e Bruno Albuquerque, que integraram estas equipas que o meio fundo e fundo leonino apresentou com enorme qualidade, sob a batuta e galhardia de um treinador e coordenor do nosso atletismo, o inesquecível professor Moniz Pereira, um homem do desporto português e do Sporting Clube de Portugal em particular, o artífice de enormes campeões e das conquistas entre 1977 e 1994.
No passado, com Carlos Lopes, como director e Carlos Silva como director técnico e treinador o nosso clube viria a regressar vinte e quatro anos depois ao título colectivo masculino, obtendo ainda o feito da conquista do título feminino, com as atletas Jessica Augusto (2ª), Sara Moreira (5ª), Inês Monteiro (7ª); Svetlana Kuzdelich (8ª), e ainda Catarina Ribeiro em 10ª e Carla Salomé Rocha (12ª).
A estes títulos convém ainda recordar os títulos europeus obtidos pelo Sporting Clube de Portugal em Pista Masculinos (2000 – em Vila Real de Santo António) e 2 – títulos femininos em pista alcançados em 2016 e no ano passado.
Aqui vai a minha justa homenagem ao talento, à raça, à entrega, à dedicação de todos estes nossos atletas, que se bateram por todas estas conquistas, elevando o nome de Portugal e do Sporting Clube de Portugal ao mais alto nível europeu na modalidade. A todos eles que fizeram do lema Esforço, Dedicação, Devoção, obtendo a justíssima GLÓRIA, o nosso clube deve muito do nosso historial europeu.
Que este ano os nossos sócios e adeptos possam vitoriar e festejar de novo novas conquistas europeias, no crosse, na estrada ou nas provas de pista. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… O Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
3 Fevereiro, 2019 at 1:57
Bons sonhos, O Sonhador. Obrigado por nos relembrares Quem somos.
3 Fevereiro, 2019 at 4:45
Excelente post!
Obg
3 Fevereiro, 2019 at 6:31
Muito bom!
Obrigado.
3 Fevereiro, 2019 at 8:27
Bom dia.
Leitura a fazer lembrar aqueles crosses nas Amendoeiras, vistos ao domingo de manhã numa TV a preto e branco, mas cuja listada não deixada dúvidas sobre quem apoiar.
Bom post!
3 Fevereiro, 2019 at 9:07
um certo arrepio ao ler isto…
tivemos equipas fantásticas e um domínio total…
tudo isto claro antes da chegada do contigente africano que tem reconhecidamente grande potencial. São também eles corredores natos.
3 Fevereiro, 2019 at 9:15
Os Leões vão defender o título ganho na época passada em Mira, onde conquistaram a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Desta vez, o palco é a Pista de Atletismo das Açoteias, em Albufeira, onde a equipa verde e branca realizou o seu estágio.
Carlos Silva, director técnico de Atletismo do Sporting, foi peremptório: “Não é um sonho, não é uma expectativa. É algo que já conquistámos e queremos voltar a conquistar.”
Apesar de considerar que o grupo feminino é bastante forte, na vertente masculina, o dirigente assume que a concorrência é maior: “A maior incógnita é, de facto, maior nos rapazes, porque não sabemos como vêm as equipas externas. As outras equipas este ano vão chegar mais reforçadas e acreditamos que o nível competitivo vai subir.”
Licínio Pimentel também prestou declarações ao Jornal Sporting e à Sporting Tv, e afirmou que “a equipa está muito motivada”, mas que todos têm noção que “há mexidas nas outras equipas”, dando o exemplo de Clubes espanhóis e turcos. O capitão da equipa masculina recordou a vitória do ano anterior. “Foi um dia muito especial. A Taça foi disputada em Mira, de onde sou natural. Tínhamos feito o nosso trabalho de casa e estávamos todos bem.” Mais emotiva foram as palavras de Rui Teixeira, atleta que fez parte do grupo vencedor: “Ainda me arrepio ao lembrar-me desse momento.”
Sara Moreira, líder do grupo feminino, considerou que, no dia 4 de Fevereiro de 2018, “foi tudo perfeito”, mas que esse feito servirá de “inspiração” para esta prova. Em relação à corrida do próximo fim-de-semana, a atleta considera que o “percurso, por si é uma dificuldade”, por causa dos seis obstáculos colocados em pista, mas acredita que essa irá ser a dificuldade maior.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato irá realizar-se dia 3 de Fevereiro, na Pista das Açoteias, em Albufeira. Pela equipa masculina irão correr Rui Teixeira, Rui Pedro Silva, Davis Kiplangat (primeiro classificado no ano passado), Alberto Paulo, Hélder Santos, Licínio Pimentel (capitão), Miguel Marques e António Silva. A vertente feminina será representada por Sara Moreira (capitã), Carla Salomé Rocha, Jéssica Augusto, Sara Catarina Ribeiro, Ana Mafalda Ferreira, Susana Godinho, Inês Monteiro e Fancy Cherono. O Sporting irá ter também em competição uma equipa de sub-20 feminina, formada por Bárbara Neiva, Joyceline Barros, Leila Semedo, Fabiana Sousa, Carolina Oliveira, Daria Meinyk, Nádia Carvalho e Beatriz Cruz.
3 Fevereiro, 2019 at 9:18
09:30
Camp. Nacional de Juvenis em Pista Coberta
Atletismo – Expocentro (Pombal)
10:00
Sub-20 – Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
Atletismo – Feminino – Albufeira
11:25
Seniores – Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
Atletismo – Feminino – Albufeira
12:10
Seniores – Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
Atletismo – Masculino – Albufeira
15:30
Meeting Cidade de Pombal – Pista Coberta
Atletismo – Juvenis, Juniores e Seniores – Expocentro (Pombal)
3 Fevereiro, 2019 at 9:49
Serviço público leonino do Cherba e excelente post do Sonhador.
Um excelente domingo à todos os tasqueiros e sportinguistas pelo Mundo!
Vamos a eles leões!
3 Fevereiro, 2019 at 10:38
Acho q a RTP se baldou
https://youtu.be/QNB4xiAUk8w
3 Fevereiro, 2019 at 10:54
O slbe arranjou um escuro sub20 para correr sozinho, mas o resto da malta não acompanha.
Hoje vai ser difícil revalidar os títulos… não impossível, mas difícil.
3 Fevereiro, 2019 at 11:05
TVI, parece
3 Fevereiro, 2019 at 11:19
Lembro-me de estar até às tantas acordado para ouvir o relato da São Silvestre de São Paulo a dar a corrida do Manuel Faria.
SL
3 Fevereiro, 2019 at 11:26
É na abola tv, começou agora a transmissão com o choro das toupeiras terem ficado em 2 nos sub-20 masc.
Alguém sabe como ficaram as mini-leoas?
3 Fevereiro, 2019 at 11:33
Prova sénior feminina a decorrer.
3 Fevereiro, 2019 at 11:37
Para já temos as 4 atletas nas 10 primeiras.
3 Fevereiro, 2019 at 11:40
Não tenho a BolaTV na Inácio…
3 Fevereiro, 2019 at 11:43
https://www.youtube.com/watch?v=QNB4xiAUk8w
3 Fevereiro, 2019 at 11:50
Obrigado!!!
3 Fevereiro, 2019 at 11:39
Novidades?
3 Fevereiro, 2019 at 11:42
Estamos em 1 colectivo destacado a meio da prova.
Individualmente a nossa queniana está em 2.
3 Fevereiro, 2019 at 11:43
https://www.youtube.com/watch?v=QNB4xiAUk8w
3 Fevereiro, 2019 at 11:45
temos 24 pontos contra 50 do 2 classificado ja a meio da ultima volta
3 Fevereiro, 2019 at 11:48
Vamos tambem ganhar individualmente na ultima curva!
3 Fevereiro, 2019 at 11:48
Leoa em 1.!!!!!!!!!!!!!!!
3 Fevereiro, 2019 at 11:49
Campeões femininos.
Mais um título europeu.
3 Fevereiro, 2019 at 11:49
Já cá canta o feminino! Colectivo e individual!
Individual
1 Cherono
5 Catarina Ribeiro
6 Sara Moreira
13 Jessica Augusto
3 Fevereiro, 2019 at 11:50
20 Inês Monteiro
3 Fevereiro, 2019 at 11:51
28 Salomé Rocha
3 Fevereiro, 2019 at 11:50
1+
5 (Catarina) +
6 (Sara) +
13 Jessica
25 pontos, campeas da Europa!
Parabens Leoas!
3 Fevereiro, 2019 at 12:04
Agora é a vez da equipa masculina!
3 Fevereiro, 2019 at 11:51
Campeãs!
3 Fevereiro, 2019 at 11:51
Bicampeãs!!!
Spooooorting!!!
Parabéns Leoas!
3 Fevereiro, 2019 at 11:52
Rumo ao bi bi.
3 Fevereiro, 2019 at 11:53
Sara Moreira está lavada em lágrimas!
Grandes Leoas!
Obrigado Leão Verde pelo link!
3 Fevereiro, 2019 at 11:55
Sporting CP 25
Bilbao 47
Podlasie (Polónia) 55
3 Fevereiro, 2019 at 11:57
Como está o top 3 de clubes em títulos europeus? Ainda apanhamos o Real Madrid este ano?
3 Fevereiro, 2019 at 12:08
Estamos a 3 de igualar o Real Madrid. Seriam 2 se não tivessemos retirado o Goalball do palmarés…
3 Fevereiro, 2019 at 12:13
Cross masc.
Pista coberta fem.
Ténis de mesa
Hóquei
Futsal
Volei
É possível ultrapassar este ano e aproximar do barça
3 Fevereiro, 2019 at 13:00
Pista coberta não há penso eu. Será pista ao ar livre!
3 Fevereiro, 2019 at 13:14
Estamos a 4 sem o Goalball.
Eu considero o Goalball (até porque é modalidade paralímpica e de desporto inclusivo)!
SL
3 Fevereiro, 2019 at 13:13
Temos 31 e o Real Madrid 34. Ainda estamos na luta em: Ténis de mesa masculino (forte possibilidade); Ténis de mesa feminino (fraca possibilidade); Goalball (forte possibilidade); Atletismo Clubes Pista Aberta Feminino (forte possibilidade); Voleibol (forte possibilidade); Andebol (fraca possibilidade); Hóquei em Patins (boa possibilidade); Futsal (boa possibilidade); Futebol (fraca possibilidade); Futebol de Praia (possibilidade mediana).
O Real tem: Futebol (boa possibilidade)
SL
3 Fevereiro, 2019 at 13:14
o real tamebm tem ainda o basquetebol( que sao os campeoes em titulo da euroliga)
3 Fevereiro, 2019 at 11:58
A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL – TÃO GRANDE COMO OS MAIORES DA EUROPA – É CAMPEÃ EUROPEIA DE CORTA MATO!!!!!!!!!!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
3 Fevereiro, 2019 at 12:00
Que esta raça e gratidão pelas condições que o clube cria aos seus atletas fosse transversal a todas as modalidades.