Este fim-de-semana, ao dar os parabéns no Twitter à equipa de corta-mato que revalidou o título europeu, a conta do Sporting foi questionada sobre a contagem dos troféus internacionais das modalidades, nomeadamente porque assumir este como o 30.º título internacional coloca à parte o título de Campeão Europeu de Goalball, alcançado em 2018.
Depois de algumas trocas de argumentos, a resposta oficial foi: “Não se trata de discriminar modalidades. Apenas optamos por uma coerência de separar o desporto do desporto adaptado quando contabilizamos os troféus europeus. São troféus europeus na mesma e estarão no nosso museu, com o mesmo respeito de todos os outros”.
Puxando um pouco o filme atrás, a diferença para o que aconteceu até há bem pouco prende-se com o facto da anterior direcção assumir que, sendo o Goalball uma modalidade que pode ser jogada por pessoas que não têm limitações, deve ser vista como mais do que uma modalidade adaptada. Já esta direcção pensa precisamente o contrário, englobando-a na categoria de desportos adaptados, ou seja, estamos perante dois pontos de vista que dificilmente conduzirão a um entendimento.
Em minha opinião, possa ou não possa ser jogada por quem não tem limitações, é um título conquistado com o Rampante ao peito e, como tal, assim deve ser tratado e contabilizado.
4 Fevereiro, 2019 at 17:32
Ora nem mais.
4 Fevereiro, 2019 at 17:34
Não sabia que podia ser jogado por pessoas que não têm qualquer limitação. Se já antes achava que devia ser contabilizada, agora muito mais.
4 Fevereiro, 2019 at 18:37
ZFS, esse até poderia ser MAIS um argumento, mas nem acho relevante. O que é relevante é que é um Desporto, reconhecido internacionalmente, que constitui MODALIDADE PARALÍMPICA e que possui um Federação Europeia que organiza uma competição europeia para atribuição de título: a SEGL (Super European Goalball League).
Já agora, uma questão “ingénua”: o FCP, muito bem, desde o ano passado também aposta na Modalidade e compete no Campeonato Nacional e na taça de Portugal. Acham que (ou se) no dia em que conquistassem a SEGL a não considerariam um Título Europeu e não o somariam as seus outros Títulos Europeus conquistados em Futebol e Hóquei em Patins? … POIS!
Saudações leoninas
4 Fevereiro, 2019 at 17:48
É tão óbvio que nem argumento tem… a não ser o discriminatório… Mas ok… (Ok uma porra) Ta bom de se ver como esta direcção potencia o nome do clube… Incompreensível… para ser simpático…
4 Fevereiro, 2019 at 17:58
Andamos a pedir o reconhecimento de uns campeonatos para o nosso palmarés e… a menosprezar outro porque… hã… porque… hummmm…
Eh pá, é um título do Sporting! Tem de ser reconhecido e contabilizado. Mas qual é a dúvida? Olhem, perguntem a opinião aos atletas que os conquistaram. Ou não. Eu tinha vergonha para o fazer, por exemplo.
4 Fevereiro, 2019 at 18:30
Ana, devo dizer que a primeira vergonha que eu senti referente a esse título foi o facto de o jogo do título, em Lisboa, teve uma assistência de cinco pessoas (!!!): dois seccionistas do goalball, o vice Presidente para o desporto adaptado (Luis Giestas), o Presidente do CD (Bruno de Carvalho) e um adepto anónimo. Foi de tal maneira gritante a falta de sportinguismo geral, que o Presidente ofereceu a sua medalha ao adepto anónimo que esteve presente e fez questão de o apresentar aos atletas. E nem me venham falar de má promoção ou publicitação dos jogos porque andou a ser anunciado durante uma semana na Sporting TV, vinha na Agenda do Site e foi alvo de entrevista promocional no Jornal Sporting. Eu vivo em Santa Maria nos Açores, e sabia e acompanhei os jogos pela Sporting TV (e os das outras 3 etapas – Rostok, Oslo e Helsinkia via streamming).
No entanto, não deixo de estar PLENAMENTE DE ACORDO consigo quando refere a falta de coerência do clube (alarmante) ao reclamar contra o revisionismo histórico da FPF e praticá-lo dentro de portas.
Saudações leoninas
4 Fevereiro, 2019 at 18:14
Isto é nojice atrás de nojice!
4 Fevereiro, 2019 at 18:19
Caro Cherba, nem se trata apenas de ser uma Modalidade inclusiva (provavelmente a mais inclusiva de todas as Modalidades), que pode ser jogada por pessoas com ou sem deficiência. Trata-se de ser um Desporto e Ponto Final.
Por que raio é que têm de separar as Modalidades de Desporto e Adaptado e paralímpico das outras? São menos Desporto? Na minha opinião até são mais, porque exigem uma maior superação e porque conduzem a uma maior harmonia e inclusão sociais (e são estes os 2 principais desideratos do Desporto).
O Goalball é uma Modalidade Paralímpica!!! O que é mais do que o Hóquei em Patins, ou do que o Futsal, só para dar dois exemplos.
Na altura da conquista do Judo, quando esta Direcção veio com a não contabilização do Goalball, nasceu o argumento de que, assim, não seríamos ultrapassados por CSKA e nos aproximaríamos do Barcelona, pois estes não poderiam contabilizar o Hóquei no Gelo e o Baseball. Acontece que nem com os títulos europeus “oficiais” no Hóquei no Gelo (na realidade parte deles são euroasiáticos e outra não era oficial, por não ser organizada por uma federação ou associação de dimensão europeia), o CSKA se aproximaria dos nossos agora 31 títulos europeus; e acontece também que o Barcelona não tem qualquer título europeu de baseball, pois o Barcelona campeão europeu dessa Modalidade é o Barcelona Beisból y Softból Clúb e não o FC Barcelona! E que ambos os ditos clubes beneficiassem com essa contagem, qual o problema? Nada mais justo! São 2 desportos! Pouco jogados na Europa? Talvez! Mas talvez o Hóquei no gelo já tenha mais praticantes na Europa que o Hóquei em Patins.
A ânsia de operar a revisionismos históricos conduz a contradições insanáveis.
Contradições tanto mais graves quanto nós nos insurgimos, com toda a razão, contra o revisionismo da FPF e clamamos pela justiça da atribuição dos títulos de Campeão Nacional aos vencedores do antigo Campeonato de Portugal.
Haja coerência!
Saudações leoninas
4 Fevereiro, 2019 at 19:06
“Mas talvez o Hóquei no gelo já tenha mais praticantes na Europa que o Hóquei em Patins.”
Sempre teve.
4 Fevereiro, 2019 at 18:44
Há uma separação entre modalidades e modalidades adaptadas.
Optou-se por este modelo, é tão válido como outro.
O problema é o real e o Barcelona? Prioridades.
Desde que os atletas tenham condições, e façam o que gostam e tenham reconhecimento…
4 Fevereiro, 2019 at 18:50
Vê como se faz com as medalhas olímpicas e paralímpicas…
É esse o espírito da coisa!
Querer mais um titulo para ficar mais perto do Barcelona e do Real, só mesmo mudando as regras para nos beneficiar – partindo do principio que nenhum desses clubes também ganhou aí.
4 Fevereiro, 2019 at 19:17
As competições olímpicas e paraolímpicas não são disputadas por clubes…
4 Fevereiro, 2019 at 19:28
É por países.
E Portugal até tem mais sucesso na segunda vertente.
Repara, não vi aqui indignação por exemplo, pela localização do troféu ou pelo destaque no museu. É tudo Barcelona, conta aqui, potência dali… e o atleta que se lixe.
4 Fevereiro, 2019 at 20:10
“Vê como se faz com as medalhas olímpicas e paralímpicas…
É esse o espírito da coisa! (…)” (Miguel dixit).
Por vezes o amigo espanta-me. Mas o que tem o cú que ver com as calças? Claro que medalhas Olímpicas são Olímpicas e Paralímpicas são paralímpicas! Tal como vitórias em Campeonatos do Mundo são títulos Mundiais, da Europa são Europeus, da Ásia são Asiáticos e de Marte serão Marcianos!
Mas é isso, alguma vez o que está em causa? Apenas está em causa contabilizar títulos desportivos colectivos europeus de clubes!!! Ponto final! Parágrafo! Desportivos!!!! De Desportos com federação europeia que organize essas competições europeias.
Porquê, então, o Hóquei em Patins? Não é paralímpico nem Olímpico!
Porquê o Futsal? Porquê o Baseball? E, já agora porque não também assumir a distinção os Jogos Olímpicos de Verão e os de Inverno? e passar a só reconhecer como “desportos elegíveis a contabilização de título europeu de clubes” ou os Desportos de “Verão” ou os de “Inverno”?
Meu caro, duas das finalidade máximas da prática do Desporto são fomentar a permanente superação do ser humano e incentivar a harmonia e inclusão social. Poucos desportos cumprirão tão na perfeição estes 2 desideratos quanto o Goalball!!!
Saudações leoninas
5 Fevereiro, 2019 at 1:22
São atletas do Sporting que empregaram o mesmo esforço (ou muito provavelmente até muito mais, porque lutam contra o preconceito e a completa falta de visibilidade das modalidades paralímpicas) e dedicação para atingir a glória com a camisola do Sporting que qualquer outro atleta de modalidade olímpica. Que se foda a contagem de títulos feita por ou relativamente a outros colossos europeus. O clube tem é que fazer com que esses atletas se sintam incluídos e valorizados. Na nossa contagem esses títulos terão que ser incluídos. Se o Barcelona ou o CSKA ou o caralho que os fodam discordarem, estão no seu direito (Get goalballing, losers), mas o Sporting tem que sempre defender os seus atletas e o desporto no clube. Queremos mais e melhores paraatletas. E a melhor maneira de o conseguir é dar-lhes as honras devidas. Estes são campeões da Europa e merecem ser tratados como tal e respeitados como tal. Isto é o Sporting, ECLETISMO!!!
5 Fevereiro, 2019 at 1:28
Desculpa Álvaro, este comentário não era para aqui. Era para o geral. Mas creio que estamos em sintonia.
5 Fevereiro, 2019 at 13:00
Duplamente desculpado: pelo pedido e porque estou 1000% de acordo consiogo!
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: sobre as contagens dos desportos de Barça e CSKA, acho muito bem que contem as de hóquei no gelo que o CSKA tem que seja, de facto títulos europeus e não torneios euro-asiáticos (acho que são 4) e os de baseball do FC Barcelona … quabdo o FC Barcelona tiver basebol. Sobre a contagem do Goalball é EXACTAMENTE como diz: esses clubes que o passem a praticar!!!
4 Fevereiro, 2019 at 18:48
A postura destes bananas quanto às várias questões do palmarés do Clube é deprecável. Adaptado ou não, é um legítimo Título Europeu. Eu segui a prova, mas não fui à final por puro pudor. O Goalball é um desporto (a) sério e nesta versão requer Silêncio. Só espero que revalidem o título e que os apresentem aos adeptos, no JR e no estádio. O resto é falta de vergonha.
4 Fevereiro, 2019 at 18:48
Isto é um não assunto!
Quando se contabilizam as medalhas olímpicas dos países são só as do desporto “normal”.
As medalhas dos paralímpicos contabilizam-se noutra lista.
Não se mistura tudo.
Assim é que está feito desde sempre.
Nunca foram juntas e um dia separadas.
O facto do Bruno ter mudado isso foi mal feito mas, caraças, também não vinha mal ao mundo daí!
Foda-se! Sempre a criar polémicas, caraças!
4 Fevereiro, 2019 at 18:51
E misturar isto com o 22/18 titulos do futebol é a coisa mais cretina que já vi…
4 Fevereiro, 2019 at 20:23
Das poucas coisas cretinas que aqui leio, são muitos dos seus comentários, frequentemente a partir para a ofensa e sem qualquer respeito pela opinião alheia. Gosta de “impor” os seus “pontos de vista”, geralmente tão axiomáticos que a “vista” deve ter palas.
Não está em causa se são Olímpicos ou Paralímpicos nem como se contabilizam esses títulos.
Está em causa se são títulos desportivos europeus de clubes ou não.
Se conseguir aduzir um argumento válido (um que seja) para o Goalball não ser considerado Desporto ou para a SEGL não ser considerada uma competição europeia de clubes, então, poderei considerar a sua opinião.
De resto, não vi ninguém misturar “isto” (como o Miguel chama a um Título Europeu) com os 22/18 títulos do futebol. Primeiro porque o Sporting não reclama propriamente que lhe sejam contabilizados mais 4 títulos no futebol, mas sim que sejam reconhecidos todos os títulos (seus e de outros) do antigo Campeonato de Portugal; depois porque aquilo que li aqui sobre a questão que o Miguel chama de “mistura” foi a chamada de atenção para o FACTO de o Sporting, ao fazer revisionismo histórico sobre os títulos europeus, deixar de ter moral para se queixar do revisionismo histórico da FPF
SL
5 Fevereiro, 2019 at 2:50
Os meus comentários cretinos devem ser os que concordo consigo e onde elogio o seu trabalho e esforço na retórica.
De resto, do meu conhecimento sempre se separou o desporto “normal” , ou “regular” se preferir o termo, do desporto paralímpico. Por isso alguém disse que foi a Direcção do Bruno de Carvalho que teve outro entendimento e decidiu juntar o título do Goalball.
Quanto ao seu desporto “anormal”, aqui está um bom exemplo do que é um comentário cretino.
Mas de si eu tenho sempre esperança que evolua para o lado da razão pois longe vão os tempos em que a altura das moças era completamente irrelevante… 😉
Houve pessoas aqui que “chamaram ao assunto” a luta pelos 4 títulos nacionais antigos, o que em nada tem de similar com esta situação.
Internacionalmente o Goalball é uma modalidade paralímpica.
Internacionalmente existe uma separação contabilística entre conquistas em desporto “regular” – boa Álvaro? – e desporto paralímpico, não se misturando as conquistas de uns com as de outros, seja por países, seja por clubes.
Partindo desta evidência, é natural a contabilidade dos títulos que todas as Direções do Sporting fizeram e fazem com excepção da do Bruno de Carvalho.
Mais uma vez, o mundo está errado e o Bruno de Carvalho certo.
Fixe!
Não contar com o título do Goalball não tem nada de descriminatório ou de menor reconhecimento, até porque o Clube mantém a aposta na modalidade. Do mesmo modo, haver uma contabilidade de títulos e medalhas para o desporto normal/regular e outra para o desporto paralímpico, nada tem de descriminatório. Foi só uma maneira de diferenciar, talvez até dando assim ênfase a quem tem um maior empenho e apoio ao desporto para pessoas com deficiências
Achar que separar as contagens é dar menos importância, na minha opinião é estúpido. Meter aqui a revindicação dos 4 títulos no futebol é, na minha opinião, pior que estúpido.
Não concorda, Álvaro?
É um direito seu.
Como é meu de não concordar consigo e de me dar ao trabalho de demonstrar porquê.
😉
5 Fevereiro, 2019 at 13:04
Não Miguel, os seus comentários cretinos são aqueles em que opta por chamar de burros, estúpidos e cretinos a quantos discordem das suas opiniões, ou aqueles em que tenta “colocar” na escrita dos outros a quilo que eles não escreveram.
À parte isso, todos os seus comentários são pertinentes, mesmo aqueles (vários) com os quais não estou de acordo.
Se o amigo não quer apanhar com o ricochete, deixe de disparar balas.
Um abraço e saudações leoninas
5 Fevereiro, 2019 at 13:05
errata: não “a quilo” , mas sim “aquilo”
4 Fevereiro, 2019 at 22:21
Outra pérola do raciocínio lógico e do pensamento cartesiano: “(…) Quando se contabilizam as medalhas olímpicas dos países são só as do desporto “normal”. As medalhas dos paralímpicos contabilizam-se noutra lista.(…)” (Miguel dixit).
A minha primeira tentação é ser “mauzinho” e perguntar logo ao Miguel: Noutra lista? Qual? a do desporto “anormal”?
O que escarrapachado assim poderia parecer um aproveitamento malicioso, não deixa, contudo de ir ao fundo da questão: em termos de valoração (que É O QUE ESTÁ EM CAUSA QUANDO SE CONTABILIZAM OS TÍTULOS) não há que distinguir desporto normal de não normal! Por mais aspas que lhes coloquem! É Desporto e não há que acrescentar mais nada! O que está em causa é contabilizar os títulos DESPORTIVOS europeus de Clubes. Nem sequer é os Clubes Europeus com mais títulos porque essa seria uma contabilidade muito diversa onde entrariam TODOS os Títulos (distritais, regionais, ibéricos, latinos, nórdicos regionais, continentais, intercontinentais, mundiais, etc) em todas as Modalidades, em todos os Escalões e nos 2 géneros. Ninguém está aqui a contabilizar as Taças todas que temos em Museu. A contabilização é clara: de TÍTULOS DESPORTIVOS EUROPEUS DE CLUBES. São conquistados por clubes. Em competições de dimensão europeia. Organizadas por organismos internacionalmente reconhecidos. E são títulos de Desporto. Não são títulos europeus de desporto de pavilhão. Não são títulos europeus de desportos olímpicos. Não são títulos europeus de desportos com bola. Não são títulos europeus e desportos de combate. Não são títulos europeus de desportos adaptados, ou paralímpicos, ou inclusivos. São, pura e simples, curto e grosso, TÍTULOS DESPORTIVOS EUROPEUS DE CLUBES. Querer dar a volta a isto para excluir Modalidades e/ou competições, quaisquer que elas sejam, que cumpram com os requisitos de atribuírem, no desporto, títulos oficiais de dimensão europeia é negar a essência do Desporto Para Todos, inclusivo e universal. Vindo do Sporting ou de alguém do Sporting é, na minha opinião, negar a mais básica essência dos nossos Valores do Ecletismo, da Solidariedade Social, da Inclusão, do respeito pela Diferença, da valorização do Esforço de Superação.
Por isso, o(s) TÍTULO(s) EUROPEUS do GOALBALL (ou de qualquer outra Modalidade colectiva com competição europeia de clubes oficial) CONSTARÃO SEMPRE DA MINHA CONTABILIDADE.
Saudações leoninas
5 Fevereiro, 2019 at 3:01
Não concordo com esta argumentação que, na minha opinião, nem segue a norma internacional que separa as 2 vertentes do desporto, nem tem nada a ver com reconhecimento e valorização das modalidades, dos atletas ou dos clubes ou países.
Mas eu não chamo à sua opinião uma pérola do raciocínio lógico – eventualmente podendo considerar isso como uma maneira irónica de chamar de estúpido o raciocínio.
Sabe, Álvaro, eu sou um bocado básico. Para mim um estúpido é um estúpido. Não é uma pessoa com pérolas ver raciocínio lógico. Tal como um mentiroso é uma pessoa que mente e não que diz inverdades…
Razão tinha o Manuel Machado quando dizia que um vintém será sempre um vintém e um cretino será sempre um cretino. 😉
5 Fevereiro, 2019 at 7:32
Miguel, penso que estás quase lá, e agora só falta chegares ao ponto de que um troll será sempre um troll e tu és um….. troll.
Capisce?
5 Fevereiro, 2019 at 10:35
A parte do cretino deve aplicar-se a ti…
5 Fevereiro, 2019 at 13:27
Mas qual é a NORMA internacional que separa as duas “vertentes do Desporto?
Se ma indicar, talvez possa concordar! Claro que há conceitos de separação das duas vertentes de Desporto. Como há dos desportos de Verão para os Desportos de Inverno. Ou do Desporto Senior para o Desporto Universitário. O Hóquei no Gelo entra na contabilidade dos Títulos Europeus do CSKA (e parece que, nalguns títulos abusivamente, porque considerar títulos europeus torneios que incluem apenas equipas da Russia, da Republica Checa do Cazaquistão e da China, quando o Desporto é praticado em mais de uma dúzia de outros países europeus e a China ainda não é Europa – mais facilmente a Europa se torna China ). E é jogado nos Jogos Olímpicos de Inverno, de acordo com “a separação das 2 vertentes de Desporto: E haverá muitas mais vertentes de desporto “separáveis”: masculino de feminino; senior de junior ou juvenil; profissional de amador; de pavilhão ou ar livre; de combate ou de tiro; quaisquer combinações destas vertentes; e até podia fazer crescer a lista. Mas a questão volta sempre ao mesmo.
Contagem de TÍTULOS DESPORTIVOS EUROPEUS DE CLUBES.
Repito: Se conseguir aduzir um argumento válido (um que seja) para o Goalball não ser considerado Desporto ou para a SEGL não ser considerada uma competição europeia de clubes, então, poderei considerar a sua opinião.
Repito: Se me indicar qual é a NORMA internacional que separa as duas “vertentes do Desporto, talvez possa concordar.
O que aduziu são argumentos que considero destituídos de lógica (por vários motivos que escalpelizei) e daí a minha referência irónica. Não percebo porque considera o uso da ironia ofensivo e já não o faz a epítetos directos que tem usado como burro, estúpido e cretino.
Do mesmo modo, confesso não conseguir perceber, provavelmente por imbecilidade, quer a sua referência ” Tal como um mentiroso é uma pessoa que mente e não que diz inverdades… (…)” (Miguel dixit), quer a que afirma “Razão tinha o Manuel Machado quando dizia que um vintém será sempre um vintém e um cretino será sempre um cretino.”
Para quem afirma ser tão directo, talvez fosse de melhor tom explicitar a quem se dirige.
SL
5 Fevereiro, 2019 at 7:30
Esta situacão é tão ridicula quanto achar-se que existiram 71% de votos a favor da destituicão.
O Sporting ganhou ou não ganhou? Se querem contar os titulos do CLUBE têm de contar o goalball, se querem contar apenas os titulos de desportos de pavilhão não contam com o futebol e atletismo, se querem contar o crl contam o crl.
O clube tem 31 titulos europeus e mais nada, e o fivelas pode meter o dedo no cu para ver se acorda para a vida, isto não é o grupo dos Solteiros vs Casados. Merece respeito!!!